a educação especial em nossa cidade

8
Folheie nosso jornal DIGITAL: www.jornalcidadepe.com.br Águas Belas, 30 de julho de 2012 | Ano II | Nº 23 | Fundação: 31/08/2010 www.jornalcidadepe.com.br | [email protected] | (87) 9921-2133 R$1,00 A Educação Especial em nossa cidade Página 07 Página 03 Dr. Milton se despede de Águas Belas Página 06 Prevenção contra as drogas Página 05 Espaço Nordeste faz oficina de cachecol e colar em lã Página 06 Clínica Dr. Aluízio é reinaugurada Foto: Divulgação Tivemos durante estes anos, o bloco de carnaval Bi- cho Maluco Beleza, acompa- nhado pela orquestra juven- tude dourada do Sr. Braúlio Melo, oficina de produção de chocolate, teatro da ressur- reição, palestra sobre câncer de mama para as mães, mui- to forró e animação, palestra sobre o direito do deficiente, curso de libras, torneio de futebol, ficamos em 3º lugar na apresentação de trabalhos sobre a dengue. Passeatas, desfiles no 7 de setembro com banda própria. 01.indd 1 26/07/2012 22:36:48

Upload: jornal-cidade

Post on 22-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

A Educação Especial em nossa cidade

TRANSCRIPT

Page 1: A Educação Especial em nossa cidade

Folheie nosso jornal DIGITAL: www.jornalcidadepe.com.br

Águas Belas, 30 de julho de 2012 | Ano II | Nº 23 | Fundação: 31/08/2010 www.jornalcidadepe.com.br | [email protected] | (87) 9921-2133 R$1,00

A Educação Especial em nossa cidade

Página 07 Página 03

Dr. Milton se despede de Águas Belas

Página 06

Prevenção contra as drogas

Página 05

Espaço Nordeste faz oficina de cachecol e

colar em lãPágina 06

Clínica Dr. Aluízio é reinauguradaFoto: Divulgação

Tivemos durante estes anos, o bloco de carnaval Bi-cho Maluco Beleza, acompa-nhado pela orquestra juven-tude dourada do Sr. Braúlio Melo, oficina de produção de chocolate, teatro da ressur-reição, palestra sobre câncer de mama para as mães, mui-to forró e animação, palestra sobre o direito do deficiente, curso de libras, torneio de futebol, ficamos em 3º lugar na apresentação de trabalhos sobre a dengue. Passeatas, desfiles no 7 de setembro com banda própria.

01.indd 1 26/07/2012 22:36:48

Page 2: A Educação Especial em nossa cidade

www.jornalcidadepe.com.br

02 Águas Belas, 30 de julho de 2012VARIEDADES

EXPEDIENTE

O Jornal Cidade tem tiragem de 1.000 exemplares. Toda matéria assinada é de extrema responsabilidade de seu autor. É proibida a reprodução dos lay-outs e artes finais deste jornal.

Jornal CIDADERua Cleto Campelo, s/n – 1º andar – Centro – Águas Belas/PEFone: (87) 9921-2133

Site: www.jornalcidadepe.com.br

E-mail: [email protected] [email protected]

Dir. Geral: Robson Ferreira (9921-2133)

Dir. Financeira: Mônica Carrilho (8817-8120)

Dir. Comercial: Mayara Carrilho (9163-2707)

Dir. Marketing: Igor Kliver (9919-4873)

Editora-Chefe: Rosângela Ferreira (9926-6991)

Colaboradores: Gerson Lima Valquíria Santos João Carlos Pereira Izaquiel Braz (Tié) Jadson Bezerra

Consultor de Vendas: José Neto (9633-1944)

Diagramação e Arte: Timóteo Brasil (8813-1325)

Mais uma biblioteca inaugurada em Águas Belas

Por que devemos preservar o Meio Ambiente?

Foi inaugurada dia 27 de junho, a segunda biblioteca Pública Municipal, no Distri-to de Curral Novo. A biblio-teca recebeu o nome Tercília Maria Rodrigues, uma das primeiras professoras daquela localidade. A Dona Teu, como é conhecida por todos, hoje é aposentada. Debaixo de mui-ta emoção, ela agradeceu a homenagem recebida, pela contribuição que deu ao lon-go de sua vida à formação e à educação do povo do Distrito de curral Novo. O Secretário de Cultura, falou da impor-tância que tem para o municí-pio a implantação da segunda biblioteca pública municipal, instalada naquela ocasião, pois só assim, melhoramos a qualidade da educação e for-talecemos a cultura local.

O município tem res-ponsabilidade para com a educação dos jovens águas--belenses, propiciando a eles igualdade de condições de conhecimento e sabedoria. É bastante significativo para o estudante não ter que se des-locar do distrito e região para ter que pesquisar, na bibliote-ca da cidade. Agora, os jovens estudantes e famílias em geral podem ter a oportunidade de leitura bem pertinho de suas casas e da escola. Na ocasião, foi falado sobre a importância e o avanço que a educação vai ter com esta biblioteca, pois, no passado, havia muitas di-ficuldades para os estudantes, realizarem trabalhos e pes-quisas, sem ter onde encon-trar material suficiente para pesquisar.

Na homenagem a dona Téu, foram ditas belas pala-vras, mostrando que sua vida foi dedicada a formação dos jovens de Curral Novo, no conhecimento as primeiras letras, o que fizeram com que Curral Novo hoje tivesse uma escola na proporção que é a escola Manoel Francisco dos Santos. A diretora Maria da Paz Rodrigues Agradeceu emocionada a homenagem a sua mãe e disse que era jus-ta, pois conheceu as primei-ras letras do alfabeto, através dela como tantos outros hoje formados.

Após o corte da fita, todos adentraram e se surpreende-ram com os 3 mil títulos de li-vros disponíveis à população local.

É com essa pergunta provocativa que iniciamos o texto desse mês. Somos obrigados a preservar o meio ambiente? Como ajudar na preservação dessa dádiva? No dia 5 de junho comemora-mos o “Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia” criado em 1972 para marcar a abertura da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano, em junho de 2012 o Brasil acolheu a Rio+20 – Conferência das Nações Uni-das sobre Desenvolvimento Sustentável – evento em co-memoração aos 20 anos da Rio-92, também ocorrida no Rio de Janeiro em 1992 para discutir a problemática am-biental global.

O objetivo da Conferên-cia Rio+20 ‘é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento susten-tável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cú-pulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes’. Espera-se desse Evento um acordo mundial que garanta a preservação do meio ambiente e um desen-volvimento sustentável que

respeite o ambiente de todos. Representantes de quase to-das as Nações do Mundo es-tiveram reunidos em busca desse acordo universal de va-lorização e respeito ao meio ambiente.

Mas, por que devemos preservar o meio ambiente? Toda a vida no planeta Terra está envolvida com as rela-ções entre os seres vivos. A chuva, por exemplo, é for-mada mediante a relação de diversos fatores, e as florestas tem seu papel importante nes-se cicl. Preservar a Floresta Amazônica é contribuir, não somente com a continuida-de da floresta, seus animais, micro-organismos, insetos, plantas, mas participar ati-vamente da preservação dos outros ambientes naturais do País e garantir um ciclo regu-lar de chuvas que traz bene-fícios para todos, principal-mente para os agricultores e consequentemente todos que consomem os produtos do campo.

Contudo, algumas atitudes diárias tem atrasado a preser-vação ambiental no Brasil. A modificação desnecessária do Código Florestal Brasileiro,

o desmatamento, queimadas, tráfico da biodiversidade, produção desenfreada de lixo, são alguns dos fatores que, se não cuidados, aceleram a destruição do meio ambiente. Existem algumas atitudes que ajudam a preservar o ambien-te? Quais são algumas delas?

A conscientização de que o meio ambiente não é um de-pósito, é a primeira parte do desafio. Observando isso, aí saberemos que o papel, latas de alumínio, vidro, papelão e diversos outros materiais podem ser transformados (o que chamamos de recicla-gem). Outra opção é tomar consciência e direcionar ma-teriais para o lugar correto, por exemplo, lixo eletrônico, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, lixo hospita-lar, resíduos industriais, lixo orgânico... São muitas as op-ções que nos fazem contribuir com a preservação ambiental. Cabe a cada um de nós tomar-mos essa consciência e agir.

‘Recomeçar: a hora é ago-ra!’. O tempo que nos resta ainda dá para fazer algo e lu-tar pela preservação do meio ambiente.

Jadson [email protected]

Viver em socie-dade participando de eventos sociais, re-quer alguns cuidados especiais. Para cada tipo de evento, se faz necessário uma pos-tura diferente. Aqui, enumeramos algumas regras que são impor-tantes, e que devem ser colocadas em prática

Se você é convidado para um evento, seja ele qual for,nunca re-cuse, exceto se houver um motivo forte que justifique. Telefone ou fale pessoalmente justificando a sua au-sência, e nunca mande recado.

Ao ser convidado para um jantar em uma residência, é muito elegante levar flores, chocolate ou um bom vinho para o anfitrião. Nunca chegue muito cedo, nem atrasado. O ideal é chegar quinze minutos antes da hora marcada. Não se “dar uma passadinha,” em um evento, principal-mente se o convite é

para jantar. Observe os anfitriões, e no me-nor sinal de sono ou cansaço, é a hora de se retirar.

Ao chegar cumpri-mente a todos sempre com um sorriso, mes-mo que alguns você não conheça. E não reclame da distância, do trânsito ou do es-tacionamento, porque nada disso depende dos anfitriões.

Participe das con-versas, evite conversar a noite toda com um só convidado. Não fale mal de pessoas, prin-cipalmente daquelas que já se retiraram.

É de muito mal gosto monopolizar e falar o tempo todo de um só assunto. Saber ouvir é também uma arte.

Se gosta de beber, não se exceda, prin-cipalmente se você for do tipo que se torna inconveniente.

Fazer um “tour” pelos cômodos da casa

sem ser convidado, abrir gavetas e portas, são atitudes de péssi-mo gosto, e não com-bina com uma pessoa educada.

Não fale alto, modere o tom de voz e evite gargalhadas estridentes. Contro-le suas emoções, para não dizer ou cometer ações que mais tarde venha a se arrepender.

É importante uma reciprocidade entre os convidados, ou seja, que este momento aconteça também em suas respectivas resi-dências.

Enfim, seja um convidado alegre, par-ticipativo, agradável e acima de tudo educado, para que os convites se repitam.

Nosso recado: Receba bem nossos turistas, durante todo o ano.Jane Ávila é proprietária da

Ornatus Assessoria e Cerimonal.

E-mail: [email protected]

por Jane Ávila

Etiqueta sem

frescuraQuando Você é o Convidado

02-03.indd 2 26/07/2012 20:26:05

Page 3: A Educação Especial em nossa cidade

www.jornalcidadepe.com.br

03Águas Belas, 30 de julho de 2012 CIDADE

Dr. Aluízio Farias amplia instalações de sua ClínicaFotos: Rob ferreira

Dr. Aluizio Farias, médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco em Recife no ano 1976, pós-gra-duado em Homeopatia e Pro-grama de Saúde da Família.

Natural de Monteiro - Pa-raíba, filho de agricultores, pessoas humildes que não eram médicos, mas teve gran-de incentivo dos seus pais para fazer medicina. Logo cedo, apesar de ser filho úni-

co, foi residir em Recife, para dar continuidade aos estudos, uma vez que na sua cidade natal, ainda não funcionava o 2º grau. Morou em pensões, casa do estudante, passando por sérias dificuldades, as quais foram importantíssimas para sua formação médica e humanística. Sabe valorizar muito bem os períodos de baixa da vida, uma vez que esses obstáculos o fizeram

amadurecer muito cedo. Mes-mo assim, dificuldades en-contradas, obstáculos quase que intransponíveis, seu espí-rito empreendedor, sua garra incansável, optou, escolher Águas Belas há 6 anos atrás, fazendo um grande bem aos aguabelenses, cidade carente de médico. Os médicos que chegavam por aqui eram ape-nas para trabalhar em regime de plantão e iam embora. Dr.

Aluizio não, acreditou nas pessoas, tornou-se um amigo delas, a cidade onde reside e trabalha e atende toda a re-gião (Ouro Branco, Iati, Itaí-ba, Tupanatinga, Manari, etc)

Continua atendendo no mesmo local desde a sua che-gada, à Rua João Rodrigues Cardoso, 36 fone 3775-2032 e 9997-8757 e cada vez evo-lui como médico, como ser humano e como empresário.

Está ampliando as dependên-cias de sua clínica, implan-tando internamentos, serviço de endoscopia, eletrocardio-grama, pequenas cirurgias e o mais espetacular, implantou no seu serviço um desfibrila-dor (ressuscitador cardíaco), aparelho usado em paradas cardiorrespiratórias. Os be-nefícios são incalculáveis para a comunidade devido à eficácia dos seus serviços. A

maioria dos ambientes são climatizados com decoração, oferecendo uma boa estrutura e comodidade para todos os seus pacientes, fazendo com que todos se sintam em casa e que saibam que nós nos pre-ocupamos com seu conforto.

Esperamos sua visita, para conhecer todos esses benefí-cios em suas mãos, confira de perto este espaço, que foi me-lhorado pra todos vocês.

Recepção da clínica

Sala de endoscopia da Clínica Aluízio Farias

Clínica passa a contar com dois leitos climatizados

Dr. Aluízio, feliz, fala sobre o melhoramento de sua clínica

O Desfibrilador (ressuscitador cardíaco) é um

aparelho utilizado em paradas car-diorrespiratórias

Consultório do Dr. Aluízio

Foto

mer

amen

te il

ustr

ativ

a

02-03.indd 3 26/07/2012 22:17:44

Page 4: A Educação Especial em nossa cidade

www.jornalcidadepe.com.br

04 Águas Belas, 30 de julho de 2012SAÚDE

ESCRITÓRIO CONTÁBILESCRITÓRIO CONTÁBILESCRITÓRIO CONTÁBILESCRITÓRIO CONTÁBILSua Empresa em boas mãos!Sua Empresa em boas mãos!Sua Empresa em boas mãos!Sua Empresa em boas mãos!

Zeza Bezerra

Praça Nossa Senhora da Conceição, 151 - Centro - Águas Belas - PEPraça Nossa Senhora da Conceição, 151 - Centro - Águas Belas - PE

Contabilidade Geral - Abertura de FirmasCarteira Trabalhista - Imposto de Renda - ITR

Contabilidade Geral - Abertura de FirmasCarteira Trabalhista - Imposto de Renda - ITR

3775-1957

A população brasileira, nas últimas décadas, experi-mentou grandes transforma-ções sociais que resultaram em mudanças no seu padrão de saúde e consumo alimen-tar. Essas transformações acarretaram impacto na dimi-nuição da pobreza e exclusão social e, consequentemente, da fome e desnutrição. Por outro lado, observa-se au-mento vertiginoso do excesso de peso em todas as camadas da população, apontando para um novo cenário de proble-mas relacionados à alimenta-ção e nutrição.

De acordo com recente estudo realizado pelo Minis-tério da Saúde brasileiro, que abrangeu todas as capitais do país, incluindo o Distrito Federal, há dados alarmantes sobre os fatores ligados às doenças crônicas, às mortes precoces, ao excesso de peso, ao sedentarismo e à hiperten-são arterial: 43% dos adultos de todas as capitais brasileiras estão acima do peso, sendo que 11% deles têm obesidade. A obesidade também atinge 10% das crianças brasileiras e as leva a ter doenças de adul-tos, como diabetes e hiperten-são.

O estilo de vida atual fa-vorece a um maior número de refeições realizadas fora do domicílio. Essa é compos-ta, na maioria dos casos, por

alimentos industrializados e ultra-processados como refri-gerantes, cerveja, sanduíches, salgados e salgadinhos indus-trializados, imprimindo um padrão de alimentação que, muitas vezes, é repetido no

domicílio. O declínio do ní-vel de atividade física, aliado à adoção de modos de se ali-mentar pouco saudáveis, com a adesão a um padrão de dieta rica em alimentos com alta densidade energética e baixa concentração de nutrientes, o aumento do consumo de ali-mentos ultra-processados e o consumo excessivo de nu-trientes como sódio, gorduras e açúcar têm relação direta com o aumento da obesidade e demais doenças crônicas, como o diabetes e a hiper-tensão e explicam, em parte, as crescentes prevalências de sobrepeso e obesidade obser-vadas nas últimas décadas.

O alimento é a condição única e essencial para a ma-

nutenção da vida. Sem uma alimentação em quantidade e variedade adequadas o or-ganismo não se desenvolve corretamente e nem dispõe de resistências (reservas nutri-cionais) para lutar ativamente contra doenças, conseqüen-temente, além de contribuir para a morte e o envelheci-mento precoce, também é a causa de um viver muito de-ficiente, sem saúde.

É importante pensar sobre o assunto e realizar uma auto--avaliação. Trata-se de um desafio que requer esforço e disciplina, mas que é possí-vel superar quando o objetivo maior for saúde e qualidade de vida. Também é preciso dar atenção para a regularida-de, variedade e qualidade dos alimentos que são ingeridos.

Confira algumas dicas de como escolher e preparar uma alimentação rica em nutrien-tes para uma vida saudável:

1° Faça pelo menos 3 re-feições (café da manhã, al-moço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2° Inclua diariamen-te 6 porções do grupo do cereais(arroz, milho, trigo pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a macaxeira nas refeições. Dê preferência aos grãos inte-grais e aos alimentos naturais.

3° Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das re-feições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4° Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse pra-to brasileiro é uma combina-ção completa de proteínas e bom para a saúde.

5° Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, pei-xes ou ovos. Retirar a gordu-ra aparente das carnes e a pele

das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6° Consuma, no máxi-mo, 1 porção por dia de óle-os vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com meno-res quantidades de gorduras trans.

7° Evite refrigerante e su-cos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

8° Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite con-sumir alimentos industriali-zados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de ve-getais, sopas, molhos e tem-peros prontos.

9° Beba pelo menos 2 li-tros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consu-mo de água nos intervalos das refeições.

10° Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo me-nos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de li-mites saudáveis. Em caso de dúvida consulte um nutricio-nista.

Fonte: Ministério da Saúde – Brasil/2005

Dra. Fernanda FerreiraNutricionista

Hábitos Alimentares

04-05.indd 4 25/07/2012 23:12:18

Page 5: A Educação Especial em nossa cidade

www.jornalcidadepe.com.br

05Águas Belas, 30 de julho de 2012 CIDADE

Sentir solidão não é a mes-ma coisa que estar sozinha... A solidão geralmente é um estado de isolamento acom-panhado do desejo de ter companhia.

No entanto nós, as vezes, nos afastamos do convívio normal com outras pessoas por vontade própria assim alguém talvez queria ficar so-zinha em algumas situações como seja para orar ou medi-tar a palavra de Deus, para es-quecer algumas amarguras... Jesus fazia assim se retrair ficava sozinho para orar...

Em Mateus 14v13 diz as-sim: Jesus ouvindo isto se re-tirou dali num barco, para um lugar deserto. Jesus também nos seus últimos momentos,

antes de sua prisão, por 3 ve-zes se retirou dos discípulos para orar, então estava solitá-rio. Apenas falava com o pai, por tanto é o que temos que fazer em nossa solidão falar com Deus verdadeiro.

A solidão por outro lado é um sentimento doloroso.

Em cidades grandes, mi-lhares – até mesmo milhões – de pessoas vivem muito próximas uma das outras. É irônico, mas esse agitamento causa solidão. A correria de vida urbana impede muito de conhecer seus vizinhos. Quem mora em cidades gran-des, vive cercada de depres-são, não se pode ter própria privacidade. Estes são os mo-tivos de solidão em grande

parte das pessoas. Assim elas sentindo como uma árvore que foi arrancada de um lu-gar, plantada em outro.

A crise econômica causa a razão de muitas pessoas se mudarem para outro lugar a fim de arranjar emprego, es-tudar etc. Este é um motivo de desespero, ai vem às con-seqüências da solidão, de-pressão...

As barreiras da tristeza que a solidão nos traz é o se-guinte: falta de amigos morte de pessoas queridas doenças por longos tempos isto nos traz grandes momentos da so-lidão.

Há maneiras práticas de li-dar com a solidão. Como seja crer em Deus, ver o poder que

ele tem, como ele nos ama... Ler palavras nos momentos da tristeza, orar, falar dire-to com o Senhor nosso Deus verdadeiro. Sair, andar em lugar tranqüilo, trabalhar... Ocupar a mente, costurar, bordar, ler etc.

A leitura que falo deve ser a Palavra de Deus, pois o melhor é fazer amizade com Deus. Não podemos alimen-tar tristeza, por que a palavra de Deus no salmo 126 v3 diz assim:

Como efeito grandes coi-sas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.

Jesus nos sonda e conhece nossos corações.

Alaíde

O uso de drogas é hoje uma triste realidade que as-sombra nossa sociedade. Cada vez mais cresce o nú-mero de crianças, jovens e adultos que são atraídos por esse universo cruel. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação de Águas Belas, através do projeto “De mãos

dadas contra as drogas”, tem realizado ações de preven-ção e combate ao uso dessas substâncias, com o objetivo de orientar e proteger aqueles que fazem parte da comuni-dade escolar.

Dentre essas ações, destaca-se um proveitoso

encontro entre pais e alunos da Escola Municipal Elisa Cabral e a equipe do Progra-ma Educacional de Resis-tência às Drogas-PROERD. A palestra realizada no dia 05/07/2012, abordou os prin-cipais aspectos relacionados ao uso de drogas, de modo a sensibilizar e conscientizar

os ouvintes. Marcada pela interação e participação dos alunos, o momento foi um sucesso, com vistas a repetir--se em futuramente em outras escolas.

Na mesma semana tam-bém foi realizada no povoado de Tanquinhos, uma expo-

sição cultural envolvendo a temática das Drogas. Com o auxílio dos professores, que trabalharam o tema em sala de aula, os alunos exploraram o assunto através de recitais de poesia, peças teatrais, mu-sicais, desenhos, etc. É a cria-tividade ajudando no comba-te ao uso de drogas!

Equipe responsável:Zaíra Ferreira Silva

(Coordenadora de projetos)Lucimárcia Silva

(Coordenadora Eja)Josefa Pollyanne

(Fonoaudióloga)Januária Barbosa

(Psicóloga)

Solidão

Ações de prevenção e combate ao uso de drogas

Apresentação Teatral Palestra do NUPREV

Recital de PoesiasPalestra do NUPREV

Fotos: Divulgação

04-05.indd 5 26/07/2012 21:47:10

Page 6: A Educação Especial em nossa cidade

www.jornalcidadepe.com.br

06 Águas Belas, 30 de julho de 2012CIDADE

Instituto Educacional Santa Cecília“Compromisso e responsabilidade por uma educação de qualidade”

Gestores, professores, funcionários, alunos, pais e ex-alunosUma história de sucesso escrita por nós

“Rumo aos 25 anos”

PORTABILIDADE BANCÁRIA

Conselho Monetário Nacional, o servidor público municipal, estadual ou federal tem o direito de escolher o banco para receber o seu salário.

Traga o seu salário para o BRADESCO e tenha as menores tarifas e melhores taxas do mercado.

BRADESCO, lado a lado com o servidor público.

Atacadão Ciana ShowShow de preços baixos

Rua João Rodrigues Cardoso - Centro

A

Dr. Francisco Milton se despede de Águas Belas

1ª Oficina de Formação Arte-Identidade: gerando

renda com cidadaniaCurso de Cachecol e Colar em lã

Caros conterrâneos aguas-belenses:

Depois de quase nove anos servindo a vocês com entusiasmo, estou me despe-dindo.

No dia 09.07.12, o Tribu-nal de Justiça de Pernambuco promoveu intensa movimen-tação de magistrados. Julgou quase cem editais de remoção e promoção de juízes, depois de longo período sem tomar dita medida.

Por graça de Deus, e por ter méritos reconhecidos pela unanimidade dos Desembar-gadores, fui promovido para Comarca de Segunda Ent-rância (Garanhuns), dando seguimento à carreira na ma-gistratura.

Cuidou-se de rara oportu-nidade. Não sei quando teria outra para tentar transferência para Garanhuns onde reside minha família.

Já se fazia necessário ini-ciar minha trajetória na Se-gunda Entrância, de modo a possibilitar-me chegar um dia ao Recife, na Terceira e Últi-ma Entrância.

Sou grato a Deus e a vocês por tudo que me proporciona-ram: respeito, carinho, aco-lhida, solidariedade, amizade, atenção etc. etc. etc.

Compartilho com vocês os méritos pelas conquistas que obtivemos neste período. Sem a participação da socie-dade não se faz Justiça. Subli-nho, particularmente, a deci-siva contribuição de vocês no Tribunal do Júri e nas Mesas Receptoras das Sessões Elei-torais.

Seguramente, da pers-pectiva do Poder Judiciário, Águas Belas não é a mesma que conheci no ano de 2003. Todavia, há ainda muito a fa-zer até que o Poder Judiciário preste a vocês serviços com as qualidades que lhes são de direito. Mas, certamente, quem me suceder irá envidar todos os esforços para dar continuidade aos avanços que inegavelmente obtivemos em coautoria.

Agradeço penhoradamen-te aos integrantes do Ministé-

rio Público, das Corporações Policiais e da Ordem dos Ad-vogados do Brasil. Agradeço também a contribuição valio-sa dos demais Poderes cons-tituídos.

Entretanto, não poderia deixar de dar ênfase especial à gratidão eterna que devo a todos os servidores com os quais laborei nestes anos, sempre em espírito de equipe, sempre num ambiente de ca-maradagem, respeito, lealda-de, profissionalismo, sempre, numa palavra, em ambiente de verdadeira família. Muitís-simo obrigado a todos. Será difícil construir o mesmo por onde eu caminhar doravante.

Estarei sempre pronto para servi-los, no que for possível, lá em Garanhuns ou em outro lugar. Não deixem de me pro-curar no Fórum ou em minha casa quando assim desejarem.

Sou aguasbelense com muito orgulho. De vez em quando, retornarei aqui para reencontrá-los. Águas Be-las fará parte da minha vida para sempre, entrou na minha massa sanguínea. No cumpri-mento da missão que Deus me confiou, aprendi a amar Águas Belas e seu bondoso povo.

Até breve.

Francisco Milton Araújo JúniorJuiz de Direito

O objetivo da oficina é capacitar lideranças e refe-rências comunitárias para geração de trabalho e renda por meio da produção de ob-jetos de arte a serem comer-cializados, gerando sustenta-bilidade para a comunidade. Esta atividade acontece em parceria com o INEC, que tem como missão o combate a pobreza e o fortalecimento da cidadania, atuando nas áreas de cultura, educação e geração de renda. Carga Ho-rária: 16 horas-aula nas datas de 03 a 06 de julho, a produ-ção de cachecol e colar em lã foi um sucesso. Em breve mais inscrições abertas para mais cursos.Por Instituto Nordeste Cidadania

Fotos: Rob Ferreira

Dr. Francisco Milton Araújo Júnior

Dr. Milton e os servidoresTurma do Curso de Cachecol e Colar em lã

Trabalhos de Oficina

Material Produzido durante a oficina

06-07.indd 6 26/07/2012 21:17:38

Page 7: A Educação Especial em nossa cidade

www.jornalcidadepe.com.br

07Águas Belas, 30 de julho de 2012 CIDADE

Malharia Gaúcha

Rua João Rodrigues Cardoso - CentroÁguas Belas / PE

Org. Gaúcha e Família

Rua Cleto Campelo - CentroÁguas Belas / PE

Rua Cleto Campelo - CentroÁguas Belas / PE

Praça N.S. da Conceição Centro - Águas Belas / PEPraça N.S. da Conceição Centro - Águas Belas / PE

Casa DuarteArmarinho

e variedades

Lanchonete Maria Bonita, uma ótima opção na nossa gastronomia

A Educação Especial em nossa cidade

Mais uma opção em nosso município, trata-se da Lanchonete Maria Bo-nita, que foi inaugurada no último dia 16 deste, ofe-recendo um cardápio va-riado em comidas típicas e uma gastronomia bem regional com tempero ca-

seiro em um ambiente com características que nos le-vam ao passado. A nova lanchonete, além de dispor de um vasto cardápio, tem ares de restaurante, pois, seu leque de guloseimas como: tapioca recheada, pé de moleque, bolo de

milho, pamonha, batata doce, macaxeira, arruma-dinho, xerém com galinha de capoeira e sanduíches... ainda serve almoço tipica-mente caseiro, como boi, bode e porco guisados, frango assado de dar água na boca. Não deixe de fa-

zer uma visita e deguste o que há de melhor na culi-nária regional.

O endereço: Rua João Rodrigues Cardoso, 20, bem no centro da cidade.

Rob Ferreira

Ao longo desses 15 anos conhecemos e vivemos expe-riências transformadoras em nossa vida e em nosso muni-cípio.

Até o ano de 1997 nada conhecíamos no que se diz respeito ao deficiente, porque só conhecíamos os doidinhos como assim eram chamados.

Ao receber o convite para trabalhar no primeiro centro de educação especial, me as-sustei.

Como poderia trabalhar com essas pessoas tão di-ferentes, conhecidas como doidos? Mas aceitei o desafio e hoje aqui me recordo das maravilhosas experiências que adquiri com pessoas tão especiais.

Pude viver e ver, aos pou-cos, a sociedade compreen-dendo que ser diferente são características normais e na-turais aos seres, sejam eles humanos ou animais.

As pessoas portadoras de deficiência, assim os cha-

mam, naquela época já não os chamavam de “doidinhos”, começaram a ser respeitadas e terem seus direitos assegu-rados no município de Águas Belas. Vivemos momentos maravilhosos, de respeito, dignidade e inclusão social. A cada dia que passava, mais deficientes chegavam para alegrar a nossa vida e o nos-so centro. Digo nosso, porque me sinto parte deste contexto, afinal foram anos de convi-vência e experiência.

Foi então que veio um momento muito difícil . O momento da tão sonhada e discutida inclusão.

O sonho tornou-se pesade-lo! De inclusão à exclusão.

O centro foi fechado ge-rando um mal-estar, um mal--entendido. Tanto da parte dos governantes como dos pais.

Os pais não entenderam e nem aceitaram a proposta da inclusão, pois naquela época não houve explicação, apenas

fechou. Os pais tinham medo de que os seus filhos sofres-sem preconceitos por aqueles que se dizem normais.

E para nossa felicidade cá estamos de novo, fazendo re-nascer o respeito e a dignida-de por estes agora chamados de pessoas especiais. É tanta nomenclatura dada para eles, que me deixa indignada. Por que não podemos apenas di-zer deficiente? Ou melhor ainda, tratá-los pelo nome, porque cada um o tem.

Não podemos criar rótulos para as pessoas só pelo fato de serem diferentes, afinal ser diferente é normal. Anormal é ser igual.

Mas sonho eu com o dia em que a sociedade irá enten-der que o que é mais impor-tante nas pessoas é seu cará-ter, sua dignidade, e não suas diferenças visíveis.

Hoje temos no centro 83 deficientes, que quase todos freqüentam diariamente, sen-do recebidos com respeito,

dignidade e muito amor.Trabalhamos alguns pro-

jetos em que o deficiente pôde mostrar seu potencial e capacidade.

Tivemos durante estes anos, o bloco de carnaval Bi-cho Maluco Beleza, acompa-nhado pela orquestra juven-tude dourada do Sr. Braúlio Melo, oficina de produção de chocolate, teatro da ressur-reição, palestra sobre câncer de mama para as mães, mui-to forró e animação, palestra sobre o direito do deficiente, curso de libras, torneio de futebol, ficamos em 3º lugar na apresentação de trabalhos sobre a dengue. Passeatas, desfiles no 7 de setembro com banda própria, serenata para os professores, participação no eco-natal com reciclagem, apresentação do coral nata-lino, oficinas de arte com as mães ,apresentação da banda marcial na inauguração do es-paço nordeste, café da manhã e, recentemente, recebemos a

visita do projeto TAMPOPO, do Japão, que virá em breve fazer uma palestra no nosso centro.

E aí eu pergunto: O fato de ser diferente os torna incapa-zes?

Deficiências e limitações todos nós temos. Mas o que nos diferencia deles, é que eles superam suas limitações com muito mais entusiasmo que qualquer um de nós.

“Felicidade”! Este adjeti-vo define muito bem a pessoa com deficiência.

E aqui encerro estas mi-nhas palavras de contenta-mento por estar contribuindo para que a qualidade de vida dessas pessoas tão especiais seja cada vez melhor.

Como diz uma grande amiga: trabalhar com defi-cientes não é uma profissão, é uma missão. E eu completo, uma missão de amor e muito carinho.

Por Gilcélia Bezerra

Fotos: Divulgação

06-07.indd 7 26/07/2012 20:44:55

Page 8: A Educação Especial em nossa cidade

www.jornalcidadepe.com.br

08 Águas Belas, 30 de julho de 2012SOCIAL

OFFO Caminho da SaúdeCOMPLETO SORTIMENTO DE

MEDICAMENTOS E PERFUMARIAMATRIZ: Pça. Cel. Francisco Martins, 178 - CentroFone: (87) 3775-1009 / 3775-1033 - Águas Belas - PEFILIAIS: R. João Rodrigues Cardoso, 42 - Águas Belas - PE,

Garanhuns e Bom Conselho

Trabalhamos em parceria com a Farmácia Popular do Brasil

Fotos: Divulgação

Rejane Inacio parabéns por mais um ano de vida de

sua amiga Ivanir e todos do sindicato

Parabéns Ana Kelly que comemorou idade nova ao lado da sua filha Anyella Parabéns Agrillym Leticia

que completou idade novaParabéns para a adorável

Marcela Carla, sempre linda!

Os sócios do Rotary Club O Rotaract Club marca presença na cerimônia do novo presidente do Rotary Club de Águas Belas

O estilo despojado de Marcelinho acompanha todo o charme de Ezia no arraiá

do Santa Cecília

O casal Raony e Joyce transparecendo glamour

e felicidade

O casal Marcelo e Sandreane prestigiaram o evento do Rotary Club

O Casal José Carlos e sua esposa Ivanira fizeram-se presentes na festa do Rotary

Club

O Casal Joseane e Tanda

No último dia 17 de Julho foi a vez da secretaria de assistência social Maria José (Mara) soprar as

velinhas

Josy Brandão orgulhosamente acompanha o seu esposo Dr Rolando em sua posse a

presidencia do Rotary Club

Francisco Matos e sua sua amada futura esposa

Feliz Aniversário Fernanda Natalia

Entrega do balaio junino do cred matriz

Edilazio Wanderley esbanja elegancia ao lado do seu filho Dr. Edilazio Wanderley

Filho em noite festiva

Dr Júnior esbanja felicidade ao lado da sua esposa Marta e da sua filha, Maria Fernanda

Dj Pety faz aniversário neste mês

Candidatas ao concurso Miss Águas Belas 2012

08.indd 8 26/07/2012 20:26:11