revista nossa cidade são luiz do paraitinga

44

Upload: prefeitura-sao-luiz-do-paraitinga

Post on 06-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Projeto Editorial: EcO2 Mídia / Foto da Capa: Nana Vieira / Fotos: Arquivo Municipal / Impressão: Resolução Gráfica / Tiragem: 3.000

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga
Page 2: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga
Page 3: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Expediente:PUBLICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA

Projeto Editorial: EcO2 MídiaFoto da Capa: Nana VieiraFotos: Arquivo Municipal

Impressão: Resolução GráficaTiragem: 3.000

Administração Pública

ÍNDICE

0614203036

0818263238

Educação

Desenvolvimento

Esporte

Saúde

Reconstrução

Preservação do Patrimônio

Turismo

Cultura

Integração Social

Foto

: Arq

uiv

o J

uve

nti

no

Gal

har

do

Page 4: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

“Reconstrução de São Luiz: um exemplo de transparência, honestidade

e dedicação de um povo.”

Page 5: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Cumprindo a Constituição Brasileira e seus princípios de direito à transparência e informação é que o Poder Público apresenta esta edição de Aniversário da Cidade para destacar os desafios e conquistas da Reconstrução e das oportunidades de um futuro melhor para a cidade e seu povo!

São Luiz passou por uma catástrofe em 2010, deu a volta por cima e hoje é reconhecida no Brasil, pela forma que enfrentou a situação de calamidade pública: o povo arregaçou as mangas, o comércio lutou bravamente, voluntários e amigos da cidade ajudaram e o Poder Público conduziu muitas melhorias.

Com a parceria do povo, da iniciativa privada e apoio do Governo Federal e Estadual, a cidade seguiu adiante!Vale ressaltar, a ação de cada trabalhador público que, não mediu esforços, lavou ruas, escorou casas, escreveu projetos e acreditou na importância do seu papel no processo de reconstrução. A Administração Municipal é sempre quem planeja e executa os projetos, as obras e os serviços. Assim, os créditos da reconstrução devem

ser divididos com cada funcionário municipal!

Neste informativo, nota-se que as oportunidades de um futuro melhor foram lançadas! Reerguer um Município, enfrentar problemas ambientais e urbanos, provocados por anos de omissão, depende de

trabalho, paciência e vontade do povo e do Poder Público! Uma cidade não resolve todos os seus desafios em um ou dois anos. É preciso investir nas mudanças e estas se iniciam a partir da ação de cada um, em prol

do interesse coletivo da cidade.

Portanto, o projeto de futuro do Município é investir nas pessoas e no desenvolvimento econômico sustentável!

São Luiz do Paraitinga consagrou-se como Estância Turística, todavia, cada cidadão precisa entender as possibilidades de geração de renda e melhoria da qualidade de vida por meio dessa atividade. Assim, a Administração Pública, juntamente com o Conselho de Turismo – COMTUR, inicia neste ano, um grande projeto de planejamento estratégico para o turismo, no qual o foco é o luizense!

Em paralelo, Poder Público e Sociedade Civil, por meio dos Conselhos de Planejamento e de Meio Ambiente, discutem a elaboração de projetos e ações para retomada do desenvolvimento econômico da grande e importante Zona Rural.

Em 2012 foi criada a Diretoria de Meio Ambiente e, em breve, será lançado o projeto de coleta seletiva!

O conhecimento e experiência adquiridos pelo povo e o Poder Público nestes últimos dois anos – que valeram por vinte – dão a garantia de afirmar que: São Luiz pode ser ainda melhor! Entretanto, cada Luizense tem que acreditar e continuar participando desse processo: cuidando do seu lixo, construindo de forma regular, plantando árvores e participando de Conselhos Municipais, Audiências Públicas e fóruns de discussão. Um povo informado não é enganado e sabe escolher o melhor para a sua cidade!

Boletim daTRANSPARÊNCIA

Caros Luizenses!

Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga

Page 6: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

O ano de 2011 trouxe avanços importantes na qualidade de vida do funcionário público luizense.Afinal, é com respeito ao trabalho do servidor municipal que teremos uma cidade mais organizada e com pessoas empenhadas em fazer o bem!Veja abaixo os benefícios conquistados, nos últimos anos, pelo trabalhador:

Benefíciospara o funcionalismo público

Investir nos funcionários é condição para a melhoria no atendimento à população

6

Administração Pública

Page 7: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Com a extrema necessidade de organizar um espaço com capacidade para abrigar setores importantes da Administração Municipal, o pátio da Prefeitura foi reestruturado. O novo pátio, localizado na área da antiga Vigor, abriga o Setor de Obras, Serviços Urbanos e Rurais, Defesa Civil, Fundo Social, Almoxarifado e Refeitório. Construções feitas com respeito e compromisso ao dinheiro público.

Novo Pátio da Prefeitura - frota segura e maior interação entre os Departamentos

Melhoriasna Administração

Antigo Pátio da Prefeitura

Antes

Depois

Almoxarifado organizado e com mais espaço diminui a burocracia no dia a dia

Servidora Municipal trabalhando no Almoxarifado

Estruturação dos locais de trabalho e mais agilidade no serviço público

7

Page 8: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

a realização de um sonho!

Construção da nova

Escola Estadual Monsenhor Ignácio Gióia,

A unidade terá capacidade para receber 250 crianças com idades entre 0 e 5 anos. O terreno para a construção da creche já foi comprado, com recursos de impostos municipais. O novo prédio será construído no bairro São Benedito, em frente ao conjunto habitacional Monsenhor Tarcísio de Castro Moura. O Termo de Adesão ao Programa Creche Escola, já foi assinado e aguarda liberação.

A partir deste ano, os moradores de São Luiz do Paraitinga podem con-tar com salas destinadas à Educação Infantil em todas as escolas da Zona Rural. Ao todo serão cinco salas que deverão aten-der uma demanda inicial de até 100 alunos. A Prefeitura dispo-nibiliza transporte e Monitor de Transporte Escolar para to-das as crianças.

Educação Infantil chega à todas as nossas escolas rurais

Novidade: Primeira Creche Municipal em nossa cidade!

Terreno adquirido para construção da creche municipal.8

Educação

Page 9: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

A unidade foi construída à pedido da Prefeitura Municipal - que cedeu terreno e buscou recursos do Governo do Estado. A nova escola tem quadra poliesportiva

coberta, laboratório multiuso e salas de informática e de leitura.

Desde 2010, diretores, coordenadores pedagógicos e professores de Escolas Municipais,

trabalham com material didático desenvolvido pelo Sistema SESI. Os educadores também participaram do

curso de capacitação oferecido pela Instituição. A implementação dessa

mudança está melhorando a qualidade do ensino nas escolas da Rede Pública de São Luiz e contribuindo para que as nossas

crianças tenham a oportunidade de um futuro melhor!

Sistema chega para reforçar Educação Luizense

Curso técnico agora é realidade em São Luiz!

A Prefeitura, em parceria com o Estado, cria curso Técnico em Informática. A primeira turma, cerca de 40 alunos, foi aprovada no vestibulinho da ETEC e estuda no prédio da EMEF Coronel Domingues de Castro. Novas turmas poderão ser abertas, de acordo com a demanda.

Alunos do curso profissionalizante do ETEC em aula

9

Page 10: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Mil e novecentos kits de uniforme esco-lar foram distribuídos aos alunos da Rede Municipal de Ensino. A padronização e caracterização dos estudantes das escolas

municipais estão entre os principais ob-

jetivos do uso do uniforme. Dessa forma, é possível estabelecer identidade e igual-dade entre as crianças. O Kit foi entregue pela Prefeitura, em parceria com a empre-sa Mercosul.

Acesso à Internet – DIREITO À INFORMAÇÃO PARA TODOS OS LUIZENSES: Prefeitura cria o programa de inclusão digital e abre dois pontos de internet livre:ALTO DO CRUZEIRO: (PROMID – Programa Municipal de Inclusão Digital) parceria com a AMABAC (Associação dos Moradores do Bairro Alto do Cruzeiro), disponibiliza dentro da sede, acesso à internet em computadores com impressora.CATUÇABA: Apoio à Tecnologia para Inclusão Social (Catis), sala com acesso gratuito à internet para a população e espaço para conexão à internet funcionando 24h por dia.

Uniformes escolares

Educandopara o Futuro

Inclusão Digital

Sede da Associação dos Moradores doBairro - AMABAC

CATIS Catuçaba

10

Educação

Funcionários municipais estão traba-lhando em projeto para a utilização da

informática como ferramenta de melhoria dos serviços públicos: em integração “on-line” dos Departamentos Municipais, di-minuindo custos com telefonia e tornando a informação e o atendimento mais efica-zes; Disponibilização de atendimento “on-line” à população, principalmente no Setor

de Tributos; Implantação de Sistema de Informação Geográfica para armazenar e articular dados de todos os Departamentos Municipais sobre os luizenses, moderniza-ção que facilitará a escolha de prioridades do Gestor Público, pois aquele que não conhece seu povo, não tem condições de escolher o que é melhor!

Page 11: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

8 projetores

Projeto elaborado por professores e alunos municipais resultou na parceria entre a UNITAU e a empresa FIBRIA, dando origem a obra: “A IMPERIAL SÃO LUIZ DO PARAITINGA”. O livro foi distribuído para todos os alunos da rede e visa registrar e preservar a cultura da cidade e servir de material didático nas escolas.

Resgatando a história:

Lançamento e distribuição de livro para todos os alunos da Rede Municipal

“Nova casa para os funcionários que trabalham na administração do Setor de Educação”

EducaçãoInvestimentos da

8 lousas interativas (digitais) 7 parques infantispara as Escolas Municipais

100 computadores para laboratórios de

informática e secretaria

3 máquinas Scanner/copiadora

6 laboratóriosde ciências

10 notebooks

A Assessoria de Educação é responsável por 8 escolas municipais, 220 funcionários e 1890 alunos.

11

Page 12: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

A Administração Municipal investe continuamente na ampliação e modernização de sua frota para atender melhor a população. Alguns veículos foram adquiridos com recurso próprio: Kombis, o Uno, o Logan e o Caminhão Ford; Outros, como: três micro-ônibus zero km, duas kombis e dois Berligo seminovos foram doados pelo Governo do Estado, por meio do FDE (Fundo para o Desenvolvimento da Educação).

Melhoria da frotaGarantia de 100% de crianças transportadas, com segurança e qualidade, para as escolas!

Caminhão ¾ cabine dupla usado na manutenção das escolas

12

Educação

Page 13: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

“Com a aquisição da nova frota pela Prefeitura conseguimos atender, por dia, cerca de 1.600 estudantes das redes.”

da EducaçãoGarantia de 100% de crianças transportadas, com segurança e qualidade, para as escolas!

3 micro-ônibus 0Km;3 kombis 0 km;1 automóvel Uno 0 km;1 automóvel Logan 0 km;

1 caminhão ¾ cabine dupla;2 automóveis Berlingo seminovos (doação do Estado);2 kombis seminovas (doação do Estado);

Ampliação da frota da Educação com a compra de:

13

Page 14: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Desenvolvimentoeconômico da Zona Rural

Prefeitura investe na geração de rendae produtores rurais já colhem os resultados

“Quero me dedicar cada vez mais, porque tô vendo

que dá certo” Isaías Bispo - Produtor Rural

Foto

: Je

rry

Ro

dri

gu

es

14

Desenvolvimento

Page 15: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Boa alimentação: criança sadia e contente!

Agricultura Familiarpara Merenda Escolar

A Prefeitura se empenha e cumpre a Lei Federal 11.947/2009, comprando alimentos de

agricultores luizenses para compor a merenda escolar. Cada agricultor pode vender até R$ 9 mil, por ano, em alimentos. O projeto pode gerar renda mensal de até R$ 900 no bolso das famílias da Zona Rural.

Após trabalhos de informação e mobilização realizados pelo Conselho Rural, Setor de Agricultura e de Educação o número de produtores/fornecedores saltou de 3 para 16! A Prefeitura quer ampliar o programa, assim aquele que tiver interesse em participar, basta procurar a Casa da Agricultura!

15

Page 16: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Equipamentos estão sendo usados para a melhoria e recuperação das estradas rurais e construção de pontes!

Novos maquináriospara atender a Zona Rural

• 2 motoniveladoras

• 1 retroescavadeira

• 1 pá-carregadeira

• 1 caminhão de lixo

• 2 caminhões de estradas rurais

• 2 caminhões cabine dupla (1 São Luiz e 1 Catuçaba)

16

Desenvolvimento

Page 17: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Projetos e parcerias:mais benefícios à população Rural a Zona Rural

• Bairro da Água Santa;• Bairro da Fábrica (Defesa Civil);

• Bairro do Chapéu; • Bairro Rio Acima.

Dade2012 – Recuperação de Estradas

Melhoria das Estradas:Recurso Federal: Recuperação de 79,2 Km de estradas rurais: Alvarenga, Mato

Dentro, Torres, Perobas, São Roque, Selado, Oriente, Rio Abaixo, Velosos, Morro Acima, Pamonã e Pico Agudo.

Recurso Estadual: Recuperação de 80 Km de estradas rurais: Chapéu, Bairrinho,

Bom Retiro, Santa Cruz, São Sebastião, Pinga, Pimentas e Rio Acima.

Recurso Municipal: Recuperação de 300 km de estradas com pontes, galerias e

cascalhamento.

Novas pontes para a Zona Rural:

Construção da ponte feita pela Prefeitura no Bairro da Fábrica

Destaque para a DOLOMIA Empresa parceira da Prefeitura Municipal

fornece o cascalho para a melhoria das estradas rurais.

Apoio às Festas RuraisPrefeitura libera recursos para contra-tação de shows e montagem de palco. Uma ação importante para fortalecer as raízes e a cultura da nossa gente!

Parceria entre Município e Estado trazem projeto “Melhor Caminho” para a recuperação de 6km da estrada rural Bairro dos Lobos

A Prefeitura, pela primeira vez, investe recursos do DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas, na Zona Rural. Trechos rurais que dão acessos à produtos turísticos rurais, nos bairros do Pinga, Mato Dentro, Santa Cruz do Rio Abaixo e Perobas, serão pavimentados.

17

Arq

uiv

o M

un

icip

al -

Do

ação

: Ben

ito

Cam

po

s

Page 18: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Novas instalações em: Catuçaba e Bairro Santa Terezinha.

Novos parquinhos: Conjunto Habitar Brasil, Catuçaba e Praça de Eventos.

Esporte é lazer e saúdepara a população

Prefeitura realiza, participa e apóia eventos esportivos, confira:

Prefeitura revitaliza Estádio Juventino Lopes Figueira

Luizenses ganham equipamentos de ginástica e lotam a 1ª Academia

ao ar Livre da Cidade

Construção e iluminação de quadra de areia e pista de caminhada, reforma de vestiários, troca de alambrado.

18

Esporte

Page 19: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Cobertura da Quadra Bairro São Sebastião

Construção de Quadra e de Galpão Multiuso – Núcleo do Bairro Caetanos

Espaços adequados e qualidade de vida para estudantes da Zona Rural.

Obra será executada para revitalizar a área do

antigo pátio da Prefeitura. O local terá quadras de tênis, society, poliesportiva e vestiário. O projeto está em fase de licitação e tem início previsto para junho.Valor da 1ª etapa: R$ 2 milhões.Recursos: Fundo dos Interesses Difusos; Projeto: CERESTA, UNESP E INSTITUTO ELPÍDIO DOS SANTOS.

Construção de quadras nas escolas rurais

Você lembra do Centro de Lazer do Trabalhador?AGORA, sim: São Luiz vai ganhar um “Centro de Lazer Sócioambiental”

Em março, São Luiz recebeu o jogador Zico para dar início à escola de Futebol que irá atender 150 crianças e adolescentes. O projeto foi idealizado

e será coordenado pela Prefeitura, por meio do Departamento de Esportes.

PROJETO “ZICO 10” dá pontapé inicial em nossa cidade!

19

Construção de Quadras Bairro Alvarengas

Arq

uiv

o M

un

icip

al -

Do

ação

: Lu

cian

o C

oca

Page 20: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Respeito e dedicação aos pacientes:Parceria entre Estado e Município reforça

investimento em obras e melhorias no Setor

O novo prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) oferece atendimentos básicos em

Pediatria, Ginecologia, Fisioterapia, Enfermagem e Odontologia. No local, são realizadas consultas

médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Construção da UBS com investimento de R$ 300 mil

Unidade de Saúde (PSF Oswaldo Cruz) infraestrutura ampliada para maior conforto da população.

20

Saúde

Page 21: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

São Luiz do Paraitinga é+Saúd e

Paciente durante tratamento na nova sala de fisioterapia

“Hoje, os pacientes estão mais satisfeitos! As consultas são feitas

por médicos de diversas especialidades e a Central de Vagas

para atendimento em outros hospitais, funciona! . Agora tudo é

mais prático e rápido ...” Michele Cruz - Funcionária da UBS

Foto: Jerry Rodrigues

21

Page 22: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Unidade PSF Oswaldo Cruz

Melhorias do PSF Oswaldo Cruz

Saúde: direito fundamental do ser humano!

Para se avaliar o nível de desenvolvimento humano dos municípios, um indicador

muito importante é o índice de mortalidade infantil, que corresponde ao número de crianças que vão a óbito antes de completar um ano de idade.São Luiz do Paraitinga destaca-se pela marca ZERO em taxa de mortalidade infantil por três anos consecutivos!Isto significa que todos os profissionais da Saúde estão fazendo a lição de casa e atendendo muito bem a população luizense. Parabéns a toda equipe!

• R$ 77 mil para a aquisição de equipamentos;

• R$ 29.200 para a aquisição de materiais de consumo;

• R$ 43.800 para a contratação de serviços de terceiros;

• R$ 40 mil para a compra de cadeiras de rodas e cadeiras de banho. Além disso, parte do recurso foi utilizada na aquisição de cadeiras de rodas especiais, proporcionando mais saúde, melhor locomoção e qualidade de vida aos cadeirantes e suas famílias.

22

Saúde

Page 23: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Prédio da Santa Casa

Prevenir é o melhor remédio!

Saúde também na Escola!

Com acompanhamento supervisionado por profissionais das áreas de Psicologia e Serviço Social foi possível despertar a consciên-cia dos moradores, por meio de um trabalho de Educação Preventiva:

O PSE (Programa Saúde na Escola) foi realizado ao longo de 2011, graças ao permanente trabalho integrado e articulado, desenvolvido pelas Assessorias de Saúde e Educação.

O Programa contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

A nossa vontade em melhor servir a população revela-se na transparência e respeito no uso dos recursos destinados à Saúde.

Como parceira da Santa Casa, a Prefeitura disponibiliza à entidade: veículos com motorista, auxílio na realização de festas do município, apoio à obras e aquisição de insumos de uso diário, como soro. Em 2011, o Poder Público repassou para a Santa Casa mais de R$ 609 mil para serem investidos no Pronto Atendimento; R$ 20 mil para execução de obras; Mais de R$ 38 mil destinados à folha de pagamento dos plantões extras em festas. Em 2012, a previsão é destinar R$ 720 mil à entidade. Além disso, será possível investir mais R$ 150 mil, conseguida por meio de Emenda Parlamentar. Assim é que se faz! Santa Casa e Assessoria de Saúde unidas pela qualidade no atendimento à população!

Administração Municipal apóia o grandetrabalho realizado pela Santa Casa

• Grupos de caminhada;• Grupos de gestante;

• Grupos de prevenção às drogas;• Grupos de planejamento familiar.

23

Page 24: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Maior agilidade no atendimento à populaçãoCom o objetivo de oferecer mobilidade e eficácia aos agentes da Saúde, a Administração Municipal equipou o PSF com sete novas bicicletas elétricas, destinadas à:

01 Vigilância Sanitária;

02 Programa de Saúde da Família Dr. Oswaldo Cruz;

02 Programa de Saúde da Família Catuçaba;

02 Programa de Saúde da Família São Sebastião.

Com a aquisição de novos veículos, a população é transportada para realizar

exames, consultas e até mesmo se submeter a cirurgias em hospitais de referência na região. Entre eles, está a ambulância destinada para

atendimento à Santa Casa. O novo veículo é bem mais equipado, possui duas macas e conta com espaço adequado para equipamentos, acompanhamento médico, oferecendo maior segurança e comodidade aos pacientes.

Prefeitura investe nafrota da Saúde

24

Saúde

Page 25: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Aquisição de veículos para a Saúde

Prefeitura investe nafrota da Saúde

01 Van modelo Kombi;

02 Vans modelo Boxer;

01 Microônibus de 32 lugares;

01 Ambulância Renault Master;

01 Carro de apoio para 5 pessoas modelo Uno;

01 Carro de apoio para 5 pessoas modelo Prisma.

25

Page 26: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Que morador nunca sonhou com uma cidade mais organizada, limpa e segura? Para conseguir estes

resultados é preciso planejar, coibir construções em áreas de risco e de proteção ambiental, monitorar e realizar obras em áreas de risco, construir moradias populares, cuidar da destinação correta do lixo, regularizar loteamentos, arborizar ruas, praças e margens de rio.Estas ações já são realidade em nossa cidade e contam com uma importante Lei Municipal a seu favor: a Lei do Plano Diretor que cria regras e ações que o Prefeito deve seguir para alcançar estes objetivos. Não importa qual é a pessoa do Prefeito: construções em áreas de risco estão proibidas,

loteamentos irregulares não são permitidos, áreas ambientais devem ser reflorestadas, novos loteamentos regulares devem ser incentivados. Além das ações públicas, a população tem um importante papel: fazer a sua tarefa de casa em nome de uma cidade melhor! Portanto, quando for construir, procure a Prefeitura. Preserve as calçadas e áreas verdes, elas são espaços de todos! Não provoque barulho em horários noturnos! Respeite seu vizinho! Participe da equipe da Defesa Civil Municipal, ela deve ser uma ação do povo! Cuide de seu lixo: comece a separa-lo, em junho vem aí o Projeto da Coleta Seletiva.

Uma nova forma de ocupação da cidade - Construção modelo, em área privilegiada, definida pelo Plano Diretor, com infraestrutura, jardins, áreas de lazer e área verde, recebe 151 famílias vindas de área de risco muito alto – um passo importante da história da cidade!”

Com planejamento, construção de moradias, obras nas áreas de risco, incentivos à expansão urbana e respeitando o meio ambiente teremos uma cidade melhor!

R$ 12.290 milhões são investidos na limpeza do Rio Paraitinga, como ação para conter pequenas enchentes.

com mais qualidade!Habitação & Moradia

Desassoreamento do Rio Paraitinga

26

Reconstrução

Page 27: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Pela primeira vez, funcionários de carreira da Prefeitura trabalham exclusivamente nas ações da Defesa Civil. Hoje

nossa equipe executa, continuamente, ações de monitoramento de áreas de risco, acompanhamento de previsões de enchentes, trabalhos de prevenção a incêndios, etc. Em 2012, conseguimos parceria da FIBRIA e teremos um CAMINHÃO PIPA para auxiliar no combate aos incêndios. A Defesa Civil, como o próprio nome diz, deve ser formada pela Sociedade Civil e tem que contar com a colaboração da comunidade! Luizense fique de olho: estamos na época das secas. Colaborem na prevenção aos incêndios!

Prefeitura leva infraestrutura e segurança às moradias construídas em áreas de risco

Valor total das obras: R$ 37.981 milhões, realizadas pela Sabesp,DER e Recursos do Ministério da Integração Nacional

Obras de contenção

Ações da Defesa CivilMonitoramento das áreas de risco e inundação, Acompanhamento das obras de contenção,Remoção de famílias das áreas de riscoCongelamento de áreas vulneráveis a novos deslizamentos.

27

Page 28: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Esgoto: obra concluída.Paralelamente e sem perder tempo Prefeitura consegue benefícios que foram escolhidos em

reunião no Bairro.

Área de lazer: R$ 250 mil serão investidos na construção de quadra e academia ao ar livre

Regularização Fundiária

Regularização Santa Terezinha

Projeto Xaides

Prefeitura busca parceria do Governo do Estado e do Instituto de Terras de São Paulo – ITESP e, inicia, pela

primeira vez em sua história, a regularização de imóveis de toda a Zona Urbana e alguns núcleos rurais. O projeto levará legalidade e documentação para os proprietários. Estão cadastrados os seguintes bairros: Santa Terezinha,

Alto do Cruzeiro, Órris, Pimentas, Benfica, Centro, Várzea dos Passarinhos, Chácara do Vitório, Ribeiros, Ovídio, São Benedito e Distrito de Catuçaba. Bairros rurais como São Sebastião, Barra/Damiões e Turvo estão em análise para que sejam incluídos.

Após 10 anos de indefinição, loteamento será concluído! A Prefeitura pediu na Justiça, foi nomeada gestora do empreendimento e será responsável pela conclusão das obras, com recursos do loteador. O projeto já está pronto e foi encaminhado à Justiça para aprovação. Novas construções serão autorizadas após a liberação da Justiça!

A Prefeitura conseguiu ainda R$ 450 mil para fazer parte da pavimentação e construirá um Centro Comunitário no local.

Reuniões nos bairros são realizadas para esclarecer a população sobre a regularização.Alto do Cruzeiro Catuçaba

28

Reconstrução

Page 29: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Auxílio para reformas de imóveis tombados e novas moradias populares!

Construção de mais moradias

Lei Municipal foi criada para autorizar a doação de material de construção para as famílias de baixa renda. A seleção de

famílias é feita pelo Departamento Social e privilegia moradias em situação de risco.

A Administração Municipal dá destinação correta e prioritária aos recursos das doações das enchentes e

propõe, na Justiça, a desapropriação e aquisição de nova área. De acordo com o Plano Diretor, as novas moradias serão construídas na Av. Celestino Campos Coelho. O novo Loteamento será realizado pelo Governo do Estado, por intermédio da CDHU e pode atender até 150 famílias.O Município também escreveu projeto e foi contemplado

com mais 40 moradias do Programa Federal “Minha Casa Minha Vida”. Neste projeto serão atendidas famílias que já possuem terrenos legalizados. Daí a importância de ter seu imóvel participando do Programa de Regularização Fundiária! Sem documentação, nem particular e nem Poder Publico, conseguem apoios financeiros para o sonho da casa própria e de melhorias para a cidade!

Famílias do Centro Histórico são beneficiadas com subsídio integral para a reforma de seus imóveis, atingidos pela enchente.

1ª Etapa de obras: Licitação contempla 14 reformas

Projeto da Prefeitura consegue R$ 542.550 mil do Governo Federal para a reforma de imóveis do Conjunto Habitar

Brasil. Reformas estão em andamento!

29

Page 30: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Com fiação Sem Fiação

Obras do PACH (Plano de Ação das Cidades Históricas) estão sendo realizadas em nosso

Município:

Projeto da Prefeitura foi aprovado por edital de seleção do Fundo dos Interesses Difusos e terá injeção de

recursos de R$ 2 milhões, para a implantação da 1ª fase que atenderá as ruas: Monsenhor Ignácio Gióia, Cel.

Domingues de Castro (até os Quatro Cantos), Barão do Paraitinga e Praça Dr. Oswaldo Cruz. O projeto está em fase de licitação.

Prefeitura e IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), dias após a enchente, escreveram plano de ações para São Luiz que devem ser priorizado pelos Governos Federal, Estadual e Municipal. Entre as medidas à serem adotadas estão a: restauração da Capela das Mercês, da Igreja do Rosário e da Casa de Oswaldo Cruz. As obras que estão sendo executadas com recursos federais, por meio do Instituto Elpídio dos Santos.

Fiação subterrânea:riqueza arquitetônicamais visível

30

Preservação do Patrimônio

Page 31: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Município consegue a doação de prédio de grande valor histórico

para a cidade

O Poder Público, em ação enérgica, articula e consegue a doação do antigo prédio da Câmara para o Município. O prédio está sendo restaurado com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas (DADE) e abrigará o Setor de Turismo, o COMTUR e o Posto de Informações Turísticas (PIT).Valor da obra: R$ 850 mil.

Doação de Tintas

Parceria com a Basf permitiu a doação de tintas para pintura de fachadas do Centro Histórico. Entidades como a Vila São Vicente de Paula e Santa Casa de Misericórdia

foram beneficiadas.

Com fiação Sem Fiação

Projeções da imagem com a fiação dos postes embutida.

Foto: Jerry Rodrigues

Foto: Jerry Rodrigues

31

Page 32: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Ôôô,São Luiz voltou,São Luiz voltou,São Luiz voltou... ooou!Quem não ficou emocionado ao ouvir a multidão cantando estes versos?‘O Carnaval Amora em Flor’ celebrou a alegria, a criatividade e a originalidade luizense num grande evento de sucesso, realizado pela Prefeitura Municipal e população.Blocos desfilaram em harmonia pelas ruas do Centro Histórico, acompanhados da banda tocando marchinhas e das vozes do povo cantando, perpetuando nossa cultura e

respeitando o nosso patrimônio.

32

Turismo

Page 33: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Pesquisa da UNESP, realizada durante os dias de Carnaval, confirma o trabalho planejado e eficaz dos funcionários da Prefeitura na realização do Carnaval 2012. Entre as informações da pesquisa destacamos:

O publico do Carnaval mudou. Hoje a faixa etária dos foliões é de 29 a 30 anos, formado por trabalhadores da iniciativa privada.

O consumo em restaurantes aumentou e a avaliação dos serviços de pousadas e restaurantes foi excelente.

A limpeza pública teve avaliação “BOA” e o problema do xixi na rua, dos carnavais anteriores, foi esquecido.

Das pessoas entrevistadas, apenas 02 não aprovaram a redução do horário da Festa.

A realização de shows no Centro Histórico e na Praça de Eventos foi aprovada.

Para terminar... Carnaval planejado em 2012 superou as expectativas de 70% dos entrevistados, número crescente das avaliações anteriores (2009 teve avaliação de 40%). Os resultados confirmam que a equipe da Prefeitura trabalhou com planejamento e conseguiu realizar uma grande festa. Para saber mais acesse: www. saoluizdoparaitinga.sp.gov.br

Prefeitura se dedica,planeja e executa

carnaval de qualidade

Fotos: Jerry Rodrigues

33

Page 34: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Projeto de sinalização turística vai direcionar melhor o visitante por nossa cidade

O Ministério do Turismo aprovou o projeto da Prefeitura Municipal, em parceria com a Unesp, para a criação do CIT (Centro de Informações Turísticas) de São Luiz do Paraitinga. A execução dos serviços está prevista para 2012, com localização próxima ao trevo principal da cidade. A obra está orçada em R$ 780 mil.

Projeto de Centro de Informação Turística

Retomada do turismo

O futuro econômico do Município depende do turismo e de projetos para a Zona Rural que envolvam toda a comunidade e divulguem nossos potenciais!

Em 2012, a Prefeitura está focada no fortalecimento do COMTUR (Conselho de Turismo) e na execução de

projetos com parceiros, como UNESP e ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). As parcerias vão contribuir para a execução do Plano Estratégico em Turismo, cuja principal meta é despertar na comunidade o interesse pela geração de renda por meio da exploração dessa atividade.Com foco em ações sociais de incentivo ao turismo, hoje o

Departamento Social conta com uma profissional especializada para articular ações comunitárias nesta área de negócio. O COMTUR agora intensifica seus trabalhos para criação de cartilhas educativas para orientar o trabalhador do Turismo, bem como estruturar a melhoria dos serviços.Luizense você já pensou que o Turismo pode ser uma oportunidade de trabalho e geração de renda? Venha participar do COMTUR e refletir sofre o futuro da nossa Estância Turística!

Valor Total: R$400 milParceria: Governo Federal

34

Turismo

Page 35: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Revista Viaje Mais - n. 125

São Luiz nas páginas das principais publicações de Turismo do Brasil!Prefeitura investe R$ 60 mil em divulgação da cidade para trazer o turista de volta.

Salto Grande - Foto: Lívia Cecília

e projetos para o futuro

Novo Site e Logomarca de São Luiz do Paraitinga!

O projeto é resultado da parceria entre a Prefeitura e a ESPM. O novo site e logomarcas criados para estimular a divulgação do

turismo em nossa cidade foram lançados em evento realizado este mês. Com um formato leve e contemporâneo, o site e logomarcas projetados pelos alunos Cristiano, Felipe e Tomás dão destaque à aspectos relevantes da cultura luizense, como: a musicalidade, o artesanato, a culinária, o folclore, entre outros.

Site UOL Viagem

35

Page 36: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Foto

s: N

ana

Vie

ira

36

Cultura

Page 37: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Cultura: nosso maior patrimônio

Município ganha centro cultural e nova bibioteca

O patrimônio cultural luizense, representado por suas festas

populares, casarões e principalmen-te pelo seu povo é o responsável pelo otimismo e força que encorajaram todos a reerguer a cidade após a gran-de enchente de 2010.Em 2011, a Prefeitura ampliou fortemente os investimentos em eventos culturais que somados ultrapassaram R$ 900 mil. Entre as realizações mais importantes

podemos destacar: a criação do Calçadão Cultural, que contribuiu para valorizar o trabalho dos artesãos locais; A realização de grandes shows, como: Demônios da Garoa, Marcelo Jeneci e Fabiana Cozza; E a formação de novas turmas para o curso de Iniciação Musical e aula de violão, em parceria com o Sesi.Além disso, com o apoio do Governo do Estado, foi possível retomar a Semana da Canção Brasileira e mais

uma vez projetar o talento do povo luizense em âmbito nacional. Para 2012, atendendo à pedidos, a Prefeitura Municipal também pro-moverá o1º Encontro Gospel de São Luiz do Paraitinga.Também foi criado o 1º Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural do Município que tem atuado como parceiro nas ações que envolvem patrimônio material e imaterial.

Temporada de Inverno 2011 - Show Demônios da Garoa

O novo prédio está sendo construído nas ruínas da antiga escola, destruída nas enchentes de 2010. O projeto construtivo, de autoria da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico, foi aprovado pelo CONDEPHAAT e pelo IPHAN e, propõe um novo modelo de construção, para não haver qualquer cópia dos prédios antigos do passado e assim representar a sua verdadeira época. A conclusão da obra está prevista para este semestre e o local contará com espaço para a Biblioteca Nelson Ferreira Pinto, dotada de salas equipadas, Auditório para apresentações, Praça de Lazer (área do antigo recreio da escola) e vai ser um incentivo para a leitura e para produção de eventos culturais! O prédio receberá a denominação de “Centro Cultural Prof. Dr. Azis Ab’ Saber”, em homenagem ao ilustre cientista luizense, falecido em março deste ano, que lutou pela

cidadania e progresso científico Brasileiro, e, em especial, tinha um carrinho e um enorme zelo pela Biblioteca Municipal, destruída em 2010.

37

Page 38: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Para o desenvolvimento da cidade é necessário educação, informação, transparência e participação de todos! E foi com muita dedicação, café e boa

prosa que essa Gestão procurou ouvir cada morador no projeto “Café e Prosa”. Nas reuniões, funcionários públicos conversavam e ouviam as necessidades de cada comunidade a fim de buscar soluções e traçar novas metas para a nossa cidade.Além disso, os moradores ficavam por dentro de todo o trabalho envolvido no processo de reconstrução do município e das vantagens da Agricultura Familiar, do Banco do Povo e de outros projetos importantes para a

melhoria de renda da população.A Prefeitura também intensificou a realização de audiências públicas para a discussão de importantes temas com a comunidade (Reconstrução do Patrimônio Historico; Causas da Enchente de 2010; Exposição dos Mapeamentos das áreas de Risco; Importância da Regularização Fundiária), bem como tem apoiado a atuação de Conselhos Municipais, em que a participação da comunidade tem sido fundamental para as escolhas do Poder Público. Graças a você, luizense, estamos construindo uma nova história!

Gestão Participativa

Café e Prosa: para conversar com a comunidade

Bairro Alvarengas

Catuçaba

Bairro Pamonã

Bairro São Sebastião

Bairro Caetanos

Igreja Assembléia de Deus

38

Integração Social

Page 39: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

CRAS Centro de Referência de Assistência SocialCriação doMais oportunidades para a família luizense

O CRAS oferece serviços de proteção social básica à população em situação de vulnerabilidade social, numa parceria sócioeducativa. As ações de proteção social básica, desenvolvidas nos CRAS compreen-dem: o Cadastro Único, Atendimento social, Convi-vência social e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, qualificação profissional, projetos para crianças ou jovens, realizados em parceria com órgãos governamentais ou não governamentais, com a participação da comunidade.

Fundo Social de Solidariedade Prefeitura oferece qualificação Profissional

A missão do Fundo é diminuir as diferenças sociais, au-xiliando no desenvolvimento da cidadania por meio de programas e atividades que contribuam para a conscien-tização e capacitação de pessoas e comunidades. Também resgata a cidadania e a autoestima de cada cidadão atendi-do. Para tanto, vários cursos buscam inserir a comunidade em trabalhos de geração de renda. Alguns deles são reali-zados em parceria com a Casa da Agricultura:• Turismo Rural• Horta orgânica (Olericultura)

Reuniões sócioeducativas dos programas de transferência de renda: Ação Jovem, Renda Cidadã e Bolsa Família, no qual os participantes buscam a qualificação profissional e têm oportunidade de gerar renda.Cursos Profissionalizantes - Programa de Educação para o Trabalho• Camareira;• Garçon;• Recepção em meios de hospedagem;

Projeto Ação JovemProjeto Restauro Programa Renda Cidadâ

Prefeitura auxiliando quem precisa

Entidades beneficiadas com recursos do FUNDICAD – Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes:

O Poder Público repassa recursos às instituições públicas parceiras do Município para cobrir despesas de manutenção. Abaixo as entidades que recebem auxílio:

ABLOC – Associação dos Blocos de CarnavalAssociação Cavalhada São Pedro de CatuçabaAssociação Luizense Protetora dos Animais – ALPAAssociação Novo TempoCasa da Criança e do Idoso Maria de Nazaré

Corporação Musical São Luiz de TolosaFanfarra Monsenhor Ignácio Gióia – FAMIGProjeto PimentinhasSanta Casa de MisericórdiaVila São Vicente de Paula

Fanfarra Monsenhor Ignácio Gióia – FAMIGCasa da Criança e do Idoso Maria de NazaréProjeto Pimentinhas

Associação Novo TempoCorporação Musical São Luiz de TolosaAPM – EMEIF Mª Vitória de Campos Azevedo

39

Page 40: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Muito trabalho porSão Luiz do Paraitinga

Pavimentação e infraestrutura Rua Benildo Vaz de Campos

Pavimentação Rua Benedito Tobias da Rocha

Reformade moradias

Construção do VelórioCatuçaba

40

Page 41: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga

Construção da Rede Coletora de Esgoto Bairro Sta. Terezinha

Recuperação do Asfalto Rua Osni Pereira Mereilles

Melhoria do Campo Habitar Brasil

Colocação de guiasRua Benildo Vaz de Campos

Confira algumas das ações realizadas em nossa Cidade

41

Construção do Novo Terminal Rodoviária (Recursos DADE 2009)

Construção da Praça de Eventos(Recursos DADE 2010)

Reforma da Quadra Poliesportiva (Recursos DADE 2010)

Contenção no entorno do Córrego Bairro São Sebastiao

Urbanização e Drenagem Via de Acesso Renato Aguiar

Page 42: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga
Page 43: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga
Page 44: Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga