a edição ano 1 cpf é de uso pessoal e intransferível · de obsolescência ao criar um novo...

4
Informativo São Paulo Previdência São Paulo, 31 de maio de 2010 2 a edição Ano 1 SPPREV também é responsável pelas pensões militares pag. 2 SECRETARIA DA FAZENDA Os beneficiários cadastrados na São Paulo Previdência – SP- PREV que ainda não possuem o CPF (Cadastro de Pessoa Física) devem procurar as agências dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para emissão do documento. O número do CPF é único e obrigatório para o recadastramento em 2010, inclusive para os menores de 16 anos, pois – além de man- ter os dados atualizados – evita problemas cadastrais em nosso sistema e coíbe possíveis fraudes. O pensionista ou aposentado que não possuir o seu próprio número de CPF no cadastro da SPPREV não conseguirá fazer o recadastramento junto aos bancos do Brasil e Nossa Caixa. Para regularizar essa situação, após a emissão do número pró- prio de CPF, o beneficiário deverá comparecer a um dos postos de atendimento presencial da SPPREV para a atualização dos dados cadastrais e realização do seu recadastramento. CPF é de uso pessoal e intransferível Exclusividade do documento evita problemas cadastrais e fraudes O uso do mesmo número de CPF para diferentes beneficiários, além de ser proibido por lei, pode acarretar problemas de acesso aos demonstrativos de pagamentos disponibilizados em nosso en- dereço eletrônico (www.spprev.sp.gov.br), pois o sistema da SP- PREV foi concebido para cada número de CPF ser compatível com apenas um único processo de pensão mensal. O que é o CPF? O Cadastro de Pessoa Física – CPF é um banco de dados cadastrais controlado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. Cada cidadão possui seu próprio número, que é pessoal e intransferível. Por meio desse cadastro, o Governo controla a declaração de Imposto de Renda de todos os cidadãos, além das movimentações financeiras de cada pessoa, como salários, pensões e aposentadorias. SPPREV cria núcleo para detecção de fraudes pag. 2 Dependentes devem respeitar o prazo para habilitação da pensão inicial pag. 3 Utilize corretamente os serviços da Ouvidoria pag. 4 30298008 jornal.indd 3 09/06/10 15:49

Upload: vankien

Post on 20-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informativo

São Paulo PrevidênciaSão Paulo, 31 de maio de 2010 2a edição Ano 1

SPPREV também é responsável pelas pensões militares

pag. 2

SECRETARIA DA FAZENDA

Os beneficiários cadastrados na São Paulo Previdência – SP-PREV que ainda não possuem o CPF (Cadastro de Pessoa Física) devem procurar as agências dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para emissão do documento. O número do CPF é único e obrigatório para o recadastramento em 2010, inclusive para os menores de 16 anos, pois – além de man-ter os dados atualizados – evita problemas cadastrais em nosso sistema e coíbe possíveis fraudes.

O pensionista ou aposentado que não possuir o seu próprio número de CPF no cadastro da SPPREV não conseguirá fazer o recadastramento junto aos bancos do Brasil e Nossa Caixa. Para regularizar essa situação, após a emissão do número pró-prio de CPF, o beneficiário deverá comparecer a um dos postos de atendimento presencial da SPPREV para a atualização dos dados cadastrais e realização do seu recadastramento.

CPF é de uso pessoal e intransferívelExclusividade do documento evita problemas cadastrais e fraudes

O uso do mesmo número de CPF para diferentes beneficiários, além de ser proibido por lei, pode acarretar problemas de acesso aos demonstrativos de pagamentos disponibilizados em nosso en-dereço eletrônico (www.spprev.sp.gov.br), pois o sistema da SP-PREV foi concebido para cada número de CPF ser compatível com apenas um único processo de pensão mensal.

O que é o CPF?

O Cadastro de Pessoa Física – CPF é um banco de dados cadastrais controlado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. Cada cidadão possui seu próprio número, que é pessoal e intransferível. Por meio desse cadastro, o Governo controla a declaração de Imposto de Renda de todos os cidadãos, além das movimentações financeiras de cada pessoa, como salários, pensões e aposentadorias.

SPPREV cria núcleo para detecção de fraudes

pag. 2

Dependentes devem respeitar o prazo para habilitação da pensão inicial pag. 3

Utilize corretamente os serviços da Ouvidoria

pag. 4

30298008 jornal.indd 3 09/06/10 15:49

Informativo São Paulo Previdência

2

Prezado (a),

Nesta edição, você entenderá a importância de cada pensionista possuir um número próprio de CPF para iden-tifi cação do seu processo junto à SPPREV, conhecerá o plano de reestruturação dos postos regionais distribuídos pelo interior – que inaugurou novo posto em Franca – e sa-berá como atualizar o seu endereço com mais comodidade e rapidez por meio do nosso endereço eletrônico (www.spprev.sp.gov).Todas essas inovações em ações e serviços fazem parte da proposta de sermos referência na gestão de regimes próprios para todo o País.

Sabemos que nosso caminho é árduo e que obstáculos surgirão, tais como a recente falha ocorrida na consolida-ção dos dados para os Informes de Rendimento do Im-posto de Renda, que acabou gerando atraso no envio para os pensionistas As inconsistências se deram porque não houve a perfeita comunicação entre o antigo sistema da Prodesp e o Sigeprev, nova ferramenta que estamos im-plantando para melhor gerir as pensões e aposentadorias. Esclarecemos ainda que a decisão do atraso no envio foi tomada para evitar uma retifi cação das declarações dos pensionistas junto à Receita Federal, buscando minimizar os efeitos da nossa falha.

Pedimos, portanto, desculpas pelos transtornos causa-dos e esperamos que a confi ança no nosso trabalho não esmoreça, pois estamos nos esforçando para mudar anos de obsolescência ao criar um novo mecanismo de gestão que tem por fi nalidade melhor controlar os gastos públicos e reduzir a ocorrência de fraudes contra o RPPS. Como forma de ampliar esse controle, apresentamos ainda nesta edição o Núcleo de Investigação e Pesquisa – NIP, que tem por fi nalidade cruzar nosso banco de dados com os de ou-tros órgãos municipais, estaduais e federais, para detecção de irregularidades.

Queremos garantir todos os direitos e aprimorar cada vez mais nossos serviços para atender aos benefi ciários.

Seremos rigorosos com quem frauda o sistema e, com isso, prejudica quem realmente tem direito aos benefícios geridos pela SPPREV.

Cordialmente,Cordialmente,

Carlos Henrique FloryDiretor-presidente da SPPREV

SPPREV também é responsável pelas pensões militares

Com a publicação da Lei 1.010/2007, a São Paulo Previdên-cia – entidade gestora única do Regime Próprio de Previdência do Estado de São Paulo –absorveu as funções previdenciárias da Caixa Benefi cente da Policia Militar – CBPM. A CBPM continua a funcionar no mesmo endereço, mas atualmente ad-ministra apenas a assistência médico-hospitalar e odontológica dos militares, por meio de convênio com a Associação Cruz Azul de São Paulo.

Em breve, a SPPREV também será responsável pelas aposen-tadorias dos policiais militares, mas enquanto a base de dados não for absorvida pela autarquia, os policiais reformados (aposenta-dos) devem procurar o Centro de Despesa de Pessoal (CDP), que fi ca à Avenida Cruzeiro do Sul, 260, Canindé, São Paulo.

SPPREV cria núcleo para detecção de fraudesNIP fará cruzamento de bancos de dados para apurar irregularidades

A criação do Núcleo de Investigação e Pesquisa – NIP faz parte do planejamento estratégico da São Paulo Previdência e tem como objetivo combater fraudes contra os regimes pró-prios de previdência dos servidores e dos militares do Estado de São Paulo (RPPS e RPPM). O NIP será formado por servi-dores com formação específi ca para identifi cação de irregulari-dades e fará o cruzamento do banco de dados da SPPREV com órgãos municipais, estaduais e federais.

A partir dessa comunicação com outras bases cadastrais será possível averiguar, entre outras coisas, se os benefi ciários pos-suem outras fontes de renda ou têm estado civil incompatível com o declarado e, por isso, recebem benefício indevidamente. De acordo com Carlos Henrique Flory, diretor-presidente da SPPREV, “temos por obrigação garantir a efi ciência da gestão previdenciária dos regimes próprios do Estado, assim como oferecer o melhor serviço aos participantes. Portanto, devemos zelar para que todos os pagamentos realizados pela autarquia sejam justos e devidos”.

Eventualmente, A SPPREV recebe denúncias sobre fraudes contra o sistema previdenciário ou detecta procedimentos irre-gulares, que implicam na suspensão do benefício impróprio e na penalização legal do infrator. Pretende-se com o NIP sistemati-zar essa conferência da base cadastral e impedir a continuidade das irregularidades. Nesses casos, a medida recomendada pelo NIP, após a investigação e a apuração de provas, será a adoção dos procedimentos legais cabíveis para que não haja qualquer prejuízo aos cofres previdenciários.

30298008 jornal.indd 4 09/06/10 15:49

Informativo São Paulo Previdência

3

A São Paulo Previdência iniciou um projeto de reestrutura-ção nos postos regionais que anteriormente atendiam somente aos pensionistas civis do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo. Após a incorporação das funções previdenciárias do IPESP pela SPPREV, foi realizado um levantamento do número de servi-dores ativos, inativos e pensionistas por região administrativa do Estado e uma análise da estrutura física oferecida nos atuais locais de atendimento distribuídos pelo interior.

Segundo Fabiana Ishikawa, Supervisora do Atendimento Regional, “os postos de atendimento no interior são importantes porque permitem a utilização de todos os serviços de forma des-centralizada e aumentam o vínculo entre os participantes do RPPS e a SPPREV”. Por isso, foi elaborado um programa de treina-mento que visa uniformizar todos os procedimentos presenciais da autarquia, assim como estipulado um programa de reformas nas instalações dos atuais postos, visando melhorar as condições de atendimento ao público.

NovidadesO posto localizado na cidade de Franca será o primeiro dentro

do projeto de reestruturação a mudar suas instalações. A partir de agora, o atendimento da SPPREV será realizado, no CIRG -Cen-tro Integrado do Governo, com outros órgãos, na Rua Major Clau-diano, 1488 – sala 15, Centro, CEP 14400-690. Até outubro, serão abertas novas unidades de atendimento da SPPREV nas cidades de Araraquara, Avaré, Bauru, São José dos Campos e Taubaté.

Além da sede, localizada na capital paulista, a autarquia conta hoje com treze unidades distribuídas pelo Estado, sendo doze em cidades do interior, e uma situada no Poupatempo de Santo Ama-ro. As cidades que, hoje, possuem postos são: Araçatuba, Franca, Jales, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Rita do Passa Quatro, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e no Pou-patempo de Campinas. Para conhecer os endereços e os horários de funcionamento dos postos regionais, acesse o link “Locais de Atendimento” no nosso site.

SPPREV reestrutura os postos regionais

Dependentes devem respeitar o prazo para habilitação da pensão inicial Benefício deve ser solicitado em até 60 dias após o óbito do ex-servidor

Atualmente, o principal benefício previdenciário concedido pela São Paulo Previdência é a pensão por morte, valor mensal que os dependentes do ex-servidor têm direito a receber sendo, em geral, igual à totalidade da remuneração no cargo efetivo em que se deu o óbito ou à dos proventos do inativo na data do óbito, até o limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social, acrescido de 70% da parcela que exceder esse limite. Entretanto, antes de solicitar a pensão inicial, é importante conhecer quem tem direito ao benefício e quais são os procedi-mentos para seu requerimento.

Quem tem direito à pensão?Os dependentes que têm direitos a recebimento de pensão são:

os cônjuges ou companheiros que comprovem união estável ou homoafetiva; os filhos de qualquer condição ou sexo, não eman-cipados, que tenham idade igual ou menor de 21 anos; os filhos inválidos para o trabalho ou incapazes civilmente, que compro-vem dependência econômica do servidor e os pais do ex-servidor, desde que comprovem dependência econômica e que não existam os dependentes mencionados anteriormente.

Prazo para solicitaçãoO pedido de habilitação da pensão inicial deve ser realizado

no prazo de 60 dias. Uma vez dentro dessa data, o futuro pensio-nista tem a proteção legal, de acordo com as Leis Complementa-res 1.012/07 e 1.013/07, de que a SPPREV dará uma resposta ao requerente em até 180 dias, sendo que, normalmente, caso toda a documentação seja entregue em conformidade, a resposta não costuma ultrapassar 60 dias. Outro ponto importante é que o be-nefício retroagirá à data do óbito do ex-servidor, se o prazo de 60 dias para entrada a documentação for cumprido. Caso esse prazo seja ultrapassado, o futuro pensionista somente receberá o bene-fício a partir da data na qual deu entrada no pedido de pensão inicial.

Local de entrega da documentaçãoA entrega da documentação referente à solicitação de pensão

inicial deve ser feita presencialmente na sede da SPPREV ou em qualquer um dos postos regionais, podendo ainda ser enviada pe-los Correios para um dos endereços (disponíveis no site www.spprev.sp.gov.br).

Importante!É imprescindível apresentar toda a documentação necessária,

pois, sem o cumprimento das exigências, o processo não poderá ser iniciado apropriadamente. Para verificar a lista dos documen-tos exigidos, acesse o link “Benefícios” no nosso endereço eletrô-nico e preencha todos os campos conforme requisitado.

30298008 jornal.indd 5 09/06/10 15:49

Informativo São Paulo Previdência

4

ExpedienteSecretário da Fazenda:Mauro Ricardo Costa

Diretoria-executiva:Carlos Henrique Flory (Diretor-presidente), José Roberto de Moraes (Secretário Executivo), Carmen Silva Pagotto (Adminstração e Finanças), Maria Nunes Pires (Relacionamento com o

Segurado), Karina Spechoto (Benefícios Civis), Cel. Tomaz Alves Cangerana (Benefícios Militares)

Edição:Elke Mendonça (MTB CE 01423 JP) e Patrícia Costa (MTB 31.870)

Repórteres:Carolina Neves, Ricardo Simões e Bruna Assolini

[email protected]

Tele-atendimento:

(11) 2902-6909 – (11) 4002-7738

Para conhecer o currículo da Diretoria acesse:

www.spprev.sp.gov.br

Principais dúvidas no atendimento

Quais documentos preciso providenciar para fazer a reinclusão universitária? Os documentos necessários são: 1) declaração de Matrícula original, contendo, obrigatoriamente, a indicação do curso e a sua duração; 2) atestado de frequência do semestre anterior, devidamente assinada pela instituição de ensino com reconhecimento de firma; e 3) certidão de nascimento ou casamento original, com data atualizada.

Como faço para transferir minha conta da Nossa Caixa – de uma agência de São Paulo para outra em outro Estado?Com a compra do Banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil, a transferência de conta pode ser realizada em qualquer agência do Banco do Brasil e, posteriormente, notificada pelo pensionista à São Paulo Previdência.

Meu aniversário foi em março e esqueci de fazer o recadastramento. Como faço para voltar a receber o benefício?O beneficiário que esquecer de se recadastrar no mês de aniversário deverá solicitar a Liberação de Pagamento Retido por falta de recadastramento. Toda documentação e formulários necessários estão disponíveis no site da SPPREV (www.spprev.sp.gov.br).

Compareci à agência da Nossa Caixa e não consegui fazer o recadastramento, pois parece ter havido uma falha no sistema. Quais são os procedimentos agora?Compareça a um dos locais de atendimento da SPPREV e verifique se os seus dados cadastrais estão atualizados para realizar o seu recadastramento regularmente.

Como posso atualizar meu endereço no cadastro? Para alteração de endereço, o beneficiário deverá mudança de endereço no nosso site, ou enviar a solicitação pelo correio para a sede da SPPREV (Rua Bela Cintra, nº 657, Consolação – São Paulo).

Existe algum meio pelo qual eu possa acompanhar o andamento de um processo?Para consulta de processo de pagamento de pensão, o beneficiário deve fazer um requerimento e entregá-lo presencialmente, ou enviá-lo pelo correio, à Rua Bela Cintra, 657, Consolação, São Paulo. Os formulários para requerimento estão disponíveis no site da SPPREV, no link Pensão Mensal, opção Vistas ao Processo.

Minha mãe solicitou pagamento de pensão no final do ano. Quanto tempo vai demorar a liberação da pensão inicial?O pedido de habilitação da pensão inicial deve ser realizado no prazo de 60 dias. Uma vez dentro dessa data, o futuro pensionista tem a proteção legal, de acordo com as Leis Complementares 1.012/2007 e 1.013/2007, de que a SPPREV dará uma resposta ao requerente em até 180 dias.

Utilize corretamente os serviços da Ouvidoria

Com o intuito de melhorar a qualidade do atendimento da São Paulo Previdência, a autarquia conta com a Ouvidoria – canal de co-municação entre os beneficiários e o órgão – para reclamações, su-gestões, elogios ou dúvidas, que tem a função de representar os parti-cipantes junto à SPPREV. Para entrar em contato com a Ouvidoria é necessário informar o número de protocolo, disponível ao fim de cada atendimento, seja presencial, seja por telefone. O número de protoco-lo é fundamental para que a dúvida ou a reclamação possa ser enca-minhada à Ouvidoria, a fim de apurar o histórico do seu atendimento.

As Ouvidorias de Órgãos Públicos foram instituídas pela Lei nº 10.294, de 20 de abril de 1999, visando garantir os serviços prestados, correção de erros e omissões e proteção dos direitos dos usuários. Entre as atribuições do ouvidor estão: a representação do cidadão junto à instituição, a atuação na prevenção e solução de conflitos e o encaminhamento das questões ou dúvidas ao setor competente, acompanhando as soluções e repassando-as ao cidadão que solicitou as informações no menor tempo possível, com clareza e objetividade.Acesse a Ouvidoria

Para entrar em contato com a ouvidoria da SPPREV, tenha em mãos o seu número de protocolo de atendimento, acesse o link “Ouvidoria” no site www.spprev.sp.gov.br e envie uma mensagem.

Os beneficiários cadastrados na São Paulo Previdência – SP-PREV já podem realizar a alteração de endereço pela internet. O serviço está disponível no link Mudança de Endereço do site www.spprev.sp.gov.br. Para ter acesso a essa ferramenta basta digitar o número do CPF (login) e a data de nascimento (senha). Importante!

Manter o cadastro atualizado evita problemas de não rece-bimento ou extravio de documentos enviados pelos Correios, assim como facilita o processo de conferência de dados para recadastramento junto aos bancos do Brasil e Nossa Caixa.

Alteração de endereço pela InternetBeneficiários podem manter cadastro atualizado sem sair de casa

30298008 jornal.indd 2 09/06/10 15:49