ºa-e-b-e.f.-2º-bim..docx · web viewestado de mato grosso do sul. secretaria de estado de...

65
1 ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES DE 19/05 A 05/06 - 2020 ENSINO FUNDAMENTAL - MATUTINO 9º A e B LÍNGUA PORTUGUESA – EDVANIA Todas as APCs planejadas e elaboradas deverão conter detalhamento da ação, as habilidades das APCs, lembretes, dicas e exemplos de como realizá-las, especificar como será o processo avaliativo, ou seja, o professor deverá direcionar a atividade ao estudante de forma descritiva, clara e com linguagem apropriada ao ano escolar. INSTRUÇÕES: Arquivo Word; Utilize fonte Arial – 11; espaçamento simples; utilize um arquivo por disciplina para todo o período. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR: EDVANIA FELIX DE OLIVEIRA ARAUJO DATA:19/05/2020 ANO/TURMA: 9º ANO A e B TURNO: MATUTINO E-mail do Professor: [email protected] PERÍODO: 20/05 a 05/06 QUANTIDADE DE AULAS: 12 PRAZO PARA DEVOLUTIVA: 05 / 06 / 2020 HABILIDADES: (EF89LP01) Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos. (EF89LP24) Realizar pesquisa, estabelecendo o recorte das questões, usando fontes abertas e confiáveis. (EF89LP09) Produzir reportagem impressa, com título, linha fina (optativa), organização composicional (expositiva, interpretativa e/ou opinativa), progressão temática e uso de recursos linguísticos compatíveis com as escolhas feitas e reportagens multimidiáticas, tendo em vista as condições de produção, as características do gênero, os recursos e mídias disponíveis, sua organização hipertextual e o manejo adequado de recursos de captação e edição de áudio e imagem e adequação à norma-padrão. (EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. (EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário,

Upload: others

Post on 10-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

1

ESTADO DE MATO GROSSO DO SULSECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES DE 19/05 A 05/06 - 2020

ENSINO FUNDAMENTAL - MATUTINO

9º A e B

LÍNGUA PORTUGUESA – EDVANIATodas as APCs planejadas e elaboradas deverão conter detalhamento da ação, as habilidades das APCs, lembretes, dicas e exemplos de como realizá-las, especificar como será o processo avaliativo, ou seja, o professor deverá direcionar a atividade ao estudante de forma descritiva, clara e com linguagem apropriada ao ano escolar. INSTRUÇÕES: Arquivo Word; Utilize fonte Arial – 11; espaçamento simples; utilize um arquivo por disciplina para todo o período.

LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSOR: EDVANIA FELIX DE OLIVEIRA ARAUJO DATA:19/05/2020

ANO/TURMA: 9º ANO A e B TURNO: MATUTINO E-mail do Professor: [email protected]

PERÍODO: 20/05 a 05/06 QUANTIDADE DE AULAS: 12 PRAZO PARA DEVOLUTIVA: 05 / 06 / 2020

HABILIDADES: (EF89LP01) Analisar os interesses que movem o campo jornalístico, os efeitos das novas tecnologias no campo e as condições que fazem da informação uma mercadoria, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos.

(EF89LP24) Realizar pesquisa, estabelecendo o recorte das questões, usando fontes abertas e confiáveis. (EF89LP09) Produzir reportagem impressa, com título, linha fina (optativa), organização composicional (expositiva, interpretativa e/ou opinativa), progressão temática e uso de recursos linguísticos compatíveis com as escolhas feitas e reportagens multimidiáticas, tendo em vista as condições de produção, as características do gênero, os recursos e mídias disponíveis, sua organização hipertextual e o manejo adequado de recursos de captação e edição de áudio e imagem e adequação à norma-padrão.

(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

(EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.

(EF89LP29) Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e oblíquos, pronomes demonstrativos, nomes correferentes etc.), catáforas (remetendo para adiante ao invés de retomar o já dito), uso de organizadores textuais, de coesivos etc., e analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento.

(EF09LP11) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais).

CONTEÚDOS: Aulas 1 até 6 - Gênero textual: notícia e elementos constituintes

Aulas 7 até 9 - Produção de texto: notícia

Page 2: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

2

Aulas 10, 11 e 12 - interpretação de texto

AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, levando em conta o desenvolvimento da aprendizagem em relação às atividades realizadas. VALOR TOTAL DA APC: 10,0

Nome do Estudante: Nº Ano/Turma: TURNO: MATUTINO

INSTRUÇÕES:

1º SEMPRE COLOOUE SEU NOME EM SUAS ATIVIDADES;

2º USE MATERIAL DE APOIO PARA REALIZAR AS ATIVIDADES;

3º PARA ENVIAR POR E-MAIL, COLOQUE EM ASSUNTO: SEU NOME/SÉRIE/NÚMERO/CONTEÚDO REALIZADO;

EX: ASSUNTO: EDVANIA/9ºANO AC/Nº 07/INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Observação: (as atividades deverão ser realizadas por todos os alunos, pois as mesmas serão avaliadas e utilizadas para composição do desenvolvimento e rendimento escolar).

Estudante:Encaminhe sua atividade respondida, de acordo com as instruções do professor, dentro do prazo estabelecido; Caso o estudante tenha retirado atividade impressa na escola, faça a devolução na própria escola dentro do prazo estabelecido.

AULAS 1, 2, 3 e 4: Ler os textos de apoio sobre o gênero textual notícia e assistir às videoaulas sobre os temas abordados. Fazer os registros em seu caderno.

SUGESTÕES PARA ESTUDAR OS TEMAS E CONTEÚDOS PROPOSTOS:

https://www.estudopratico.com.br/o-texto-noticia/ https://www.todamateria.com.br/genero-textual-noticia/

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875

https://portalibre.fgv.br/navegacao-superior/noticias/pandemia-ja-afeta-trabalho-de-53-5-das-familias.htm

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/05/21/desemprego-cresce-e-atinge-333-mil-pessoas-no-df-em-meio-a-pandemia-de-coronavirus.ghtml

Notícia

A notícia é um dos principais tipos de textos jornalísticos existentes e tem como intenção nos informar acerca de determinada ocorrência. Trata-se de um texto bastante recorrente nos meios de comunicação em geral, seja na televisão, em sites pela internet ou impresso em jornais ou revistas.

Este texto caracteriza-se por apresentar uma linguagem simples, clara, objetiva e precisa, pautando-se no relato de fatos que interessam ao público em geral.

A estrutura da notícia

Page 3: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

3

A estrutura da notícia é denominada pirâmide invertida, pois caracteriza-se por apresentar, logo no primeiro parágrafo, a principal e mais relevante informação. Este primeiro parágrafo é chamado de lead, e nele são expostos os traços peculiares condizentes ao fato, buscando expor as informações básicas relacionadas às seguintes questões: Quem? Onde? O que? Como? Quando? Por quê?

Os elementos constituintes do texto notícia são os seguintes:

Manchete ou título principal – Geralmente é grafado de forma bastante evidente, com o objetivo de chamar a atenção do leitor.

Título auxiliar – Serve como um complemento do principal, com o acréscimo de algumas informações, a fim de torná-lo ainda mais chamativo ao leitor.

Lide (lead) – Corresponde ao primeiro parágrafo e nele são expostas as informações que mais despertar a atenção do leitor para continuar com a leitura do texto. Busca responder às questões: Quem? Onde? O que? Como? Quando? Por quê?. Esta estratégia é bastante utilizada em jornais devido ao seu caráter informativo e por poder levar informações rápidas e claras ao leitor.

Corpo da notícia – Trata-se da informação propriamente dita, com a exposição mais detalhada dos acontecimentos mencionados. Após trazer as informações mais importantes no primeiro parágrafo, os parágrafos seguintes apresentam os outros acontecimentos sempre em ordem decrescente de relevância. As informações realmente necessárias para o entendimento dos fatos – tais como as personagens, o espaço e o tempo – são priorizadas.

As principais caraterísticas do gênero textual notícia são:Texto de cunho informativoTextos descritivos e/ou narrativosTextos relativamente curtosVeiculado nos meios de comunicaçãoLinguagem formal, clara e objetivaTextos com títulos (principal e auxiliar)Textos em terceira pessoa (impessoais)Discurso indiretoFatos reais, atuais e cotidianos

Leia a notícia e responda às atividades

Brasil tem novo recorde e registra 1.188 mortes em 24hForam 18.508 novos casos registrados nas últimas 24 horas, elevando o total para 310.08721/05/2020 19:00 - Estadão Conteúdo

 Em novo recorde, o Brasil contabilizou 1.188 novas mortes decorrentes da Covid-19, o que elevou o total de óbitos para 20 047 segundo dados divulgados nesta quinta-feira (21), pelo Ministério da Saúde. O país também atingiu a marca de mais de 310 mil casos confirmados do novo coronavírus, sendo mais de 100 mil novas infecções em apenas uma semana. Foram 18.508 novos casos nas últimas 24 horas, elevando o total para 310.087. Nas duas últimas semanas, em números absolutos, o Brasil saltou da sétima para a terceira posição entre as nações com mais casos de Covid-19. Com isso, se mantém como um dos países em situação mais crítica do mundo em número de infecções, atrás de Rússia, que contabiliza 317 mil casos, e Estados Unidos, com mais de 1,5 milhão.Na lista de países com mais mortes acumuladas, o Brasil ocupa a 6ª posição. Só fica atrás de Estados Unidos (93.863), Reino Unido (36.124), Itália (32.486), França (28.218) e Espanha (27 940).O Brasil tornou-se nos últimos dias o país com maior crescimento de casos de Covid-19 por milhão de habitantes (pmh). De acordo com o cruzamento de dados da plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford, desde quarta-feira (20), o país passou a liderar o ranking que considera a confirmação de casos em um período de 24 horas e os dilui por milhão de habitantes, o que permite uma comparação de como a covid-19 está afetando países de populações distintas.Se descolou de outras nações bastante afetadas pela covid-19 e que continuam tendo mais casos pmh considerando a somatória desde o começo da pandemia; enquanto Espanha, Itália, França, Canadá e Alemanha têm conseguido controlar as novas infecções, os casos diários no País batem recordes quase que diariamente. https://www.correiodoestado.com.br/cidades/brasil-tem-novo-recorde-e-registra-1188-mortes-em-24h/372404

Page 4: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

4

AULAS 5 e 6: Responder os exercícios usando os textos de apoio e suas anotações.

Atividades

1. notícia, assim como a entrevista, a reportagem e o editorial, é um gênero jornalístico.a) Qual é o objetivo de uma notícia?b) A que tipo de público uma notícia se dirige?c) De que a notícia se ocupa: de informação ou de comentário?d) A notícia em estudo confirma sua resposta à questão anterior?

2. Uma notícia geralmente compõe-se de lead (lê-se “lide”) e corpo. O lead consiste normalmente no primeiro parágrafo da notícia e é a parte que apresenta um resumo, feito em poucas linhas, no qual são fornecidas respostas às questões fundamentais do jornalismo: o que (fatos), quem (personagens ou pessoas), quando (tempo), onde (lugar), como e por quê. Na notícia em estudo identifique:

a) O fato principal:b) As pessoas envolvidas:c) Quando ocorreu o fato:d) O lugar onde ocorreu o fato:e) Por que o fato aconteceu:

AULAS 7 ,8 e 9: Ler os textos de apoio e assistir às videoaulas sobre o tema proposto para produzir a notícia. Escolha o tema e siga as orientações. Pesquise em outras fontes e discuta com seus familiares sobre o assunto escolhido.

Produção de texto: Notícia Produza uma notícia sobre um tema atual no Brasil ou no mundo, por exemplo, a crise na saúde devido à pandemia do Coronavírus, a crise na política, o aumento do desemprego causado pela pandemia, as pesquisas científicas sobre a vacina para imunizar a população mundial contra o Coronavírus, etc.Feito a escolha, pesquise sobre o tema e discuta com seus familiares e amigos. Mais adiante, organize o texto segundo a estrutura básica dos textos jornalísticos: títulos, lide e corpo da notícia.Para produzir o texto é importante ressaltar que a notícia é um texto curto e objetivo, portanto, não deverá aparecer a opinião de seus autores. Fique atento à linguagem utilizada, a qual deverá ser formal, sem perder de vista a clareza e as regras gramaticais.

Título:___________________________________________________________

Page 5: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

5

AULAS 10, 11 e 12: Interpretação de texto: Ler os textos com atenção para responder às questões propostas.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Leia os próximos dois textos para responder às questões 1 e 2:

TEXTO I

A Lenda de Oz

[...] O Mágico de Oz é até hoje uma referência cinematográfica, um verdadeiro clássico, com trilha e atuações inesquecíveis [...]. Agora, é a vez de A Lenda de Oz tentar se aproveitar da fama do original.

Page 6: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

6

Assim como o live-action de 2013, a animação de 2014 não consegue capturar o espírito do original. A história é muito simples, mesmo em se tratando de um filme infantil. Não há conflito. [...] O vilão não é nem um pouco ameaçador e você nunca duvida que no final tudo vai dar certo.

Deve-se evitar maiores comparações com O Mágico de Oz, afinal são produções de tamanhos e qualidades completamente diferentes. O novo filme é até corajoso ao deixar um pouco de lado personagens clássicos, [...] mas não é eficiente ao criar um novo grupo de amigos para a protagonista.

[...] Sem grandes momentos, o espectador acompanha os 88 minutos de duração sem momentos de êxtase.

Dirigido por Dan St. Pierre e William Finn, o longa conta com músicas nada memoráveis e com uma animação apenas razoável [...]. Disponível em: adorocinema.com

TEXTO II

[...] Neste ano de 2014, [...] temos a estreia na telona de “A Lenda de Oz”.

Na nova produção, a garota [...], recém-chegada da aventura de Oz, descobre que os tios estão prestes a perder a fazenda em que vivem. Contudo, junto do cachorrinho Totó, a menina é levada de volta ao mundo mágico.

Assim, embarca em um arco-íris. Como o tempo passou rápido em Oz e não para Dorothy? Simples. A duração cronometrada da cidade de Kansas passa devagar quando comparada a de Oz, onde tudo é muito mais rápido, inclusive os vários problemas pipocam para os seus moradores. Sendo assim, o retorno da menina que mata bruxas é inevitável.

Em Oz, Dorothy reencontra os velhos amigos [...] e descobre que todos os habitantes do reino estão em risco, pois o malvado Bufão [...] não tem limites. [...]

Bufão, irmão da bruxa Má do Oeste, herda a vassoura mágica e empunhando-a comete absurdos. A cada região de Oz que passa, sequestra os líderes e deixa um rastro de escuridão. Logo, Dorothy é a única esperança de que a paz volte a reinar naquele universo que era harmonioso. Para lutar pelo bem, a menina ganha três novos companheiros de aventura [...].

Em um 3D fantástico, o belo colorido, os números musicais explodem na telona e seguram a atenção do público. Vale ressaltar que as canções têm efeito chiclete, mas agradam e muito. [...]

resenhando.com

(Habilidade: Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos de um mesmo tema.)

1) Sobre o filme “A lenda de Oz”, esses textos apresentam opiniões

A) semelhantes.

B) idênticas.

C) diferentes.

D) complementares.

(Habilidade: Inferir informação em texto verbal)

2) No Texto 2, no trecho “... as canções têm efeito chiclete...”, entende-se que as músicas do filme

A) são de má qualidade.

B) são facilmente memorizadas.

C) agradam a todas as pessoas.

D) misturam vários estilos.

Leia o texto e responda à questão:

Porto de Galinhas

– Inesquecível...!!!!! [...] Porto é lindíssimo, tudo que se vê nas fotos é real. E o melhor é que não tem mistério, se você quer passear e comer bem o negócio é ficar no centro, tem de tudo lá, não falta nada

Page 7: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

7

(desde supermercado até farmácia) [...]. Passeios têm vários, pesquise, tem para todos os bolsos... [...] uma coisa muiiito curiosa é a chuva, teve um dia que amanheceu um verdadeiro dilúvio, pensamos que iríamos ficar dormindo o dia todo... que nada, 20 minutos depois tava lá um baita sol. feriasbrasil.com

(Habilidade: Identificar os níveis de linguagem e/ou as marcas linguísticas que evidenciam locutor e/ou interlocutor.)

3) No Texto 1, no trecho “... depois tava lá um baita sol.”, as palavras destacadas são características da linguagem

A) científica.

B) informal.

C) regional.

D) técnica.

Leia o texto para responder à questão:

(Habilidade: Distinguir fato de opinião relativa ao fato.)

4) Nesse texto, há uma opinião no verso:

(A) "Com seus burricos a pastar na praça...".

(B) "Nuvens que venham, nuvens e asas,".

(C) "Não param nunca, nem um segundo...".

(D) "Sem pouso fixo (que triste sinal!)".

Leia e depois responda:

Espelho no cofre

De volta de uma longa peregrinação, um homem carregava sua compra mais preciosa adquirida na cidade grande: um espelho, objeto até então desconhecido para ele. Julgando reconhecer ali o rosto do pai, encantado, ele levou o espelho para sua casa. Guardou-o num cofre no primeiro andar, sem dizer nada a sua mulher. E assim, de vez em quando, quando se sentia triste e solitário, abria o cofre para ficar contemplando “o rosto do pai”.

Sua mulher observou que ele tinha um aspecto diferente, um ar engraçado, toda vez que o via descer do quarto de cima. Começou a espreitá-lo e descobriu que o marido abria o cofre e ficava longo tempo olhando para dentro dele.

Depois que o marido saiu, um dia ela abriu o cofre, e nele, espantada, viu o rosto de uma mulher. Inflamada de ciúme, investiu contra o marido e deu-se então uma grave briga de família. O marido sustentava até o fim que era o seu pai quem estava escondido no cofre. Por sorte, passava pela casa deles uma monja. Querendo esclarecer de vez a discussão, ela pediu que lhe mostrassem o cofre.

Page 8: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

8

Depois de alguns minutos no primeiro andar, a monja comentou ainda lá de cima: 

— Ora, vocês estão brigando em vão: no cofre não há homem nem mulher, mas tão somente uma monja como eu! ESPELHO no cofre. In:  literatura universal.

(Habilidade: Reconhecer gênero discursivo.)

5) Esse texto é um exemplo de

(A) biografia.

(B) conto.

(C) lenda.

(D) piada.

Leia o próximo texto e depois responda a pergunta:

São Paulo,15 de junho de 2010.

Prezado diretor Rodrigo,

O senhor e eu podemos afirmar que em nossa escola, o desperdício de papel é imenso. Para chegar a tal conclusão, só é preciso ver o chão das salas após a entrega de folhetos. São poucos os alunos que se interessam pela leitura, sendo que a maioria que não lê, e por isso não obtém informação.

Porém, acredito que esse quadro não seja irreversível. Poderíamos incentivar as visitas aos sites da escola, pois a nova tendência é estudar pela internet, os alunos se interessariam bem mais, e teriam melhor acesso às informações, sem risco de perdê-las, como ocorre no caso de levar um papel para casa.

Imagine como seria vantajosa a diminuição das despesas em papel, e usá-las para promover algo ainda mais útil, como cestas de lixo reciclável. A maior vantagem da reciclagem é a minimização da quantidade de resíduos que necessitam do tratamento final, como a incineração ou o aterramento, que são prejudiciais ao meio ambiente.

Espero que o senhor tenha percebido a importância de economizar papel, e ainda mais importante em uma instituição tão conhecida como a nossa.

Atenciosamente,

De alguém que deseja ser atendido. oficinamente.blogspot.com

(Habilidade: Identificar o propósito comunicativo em diferentes gêneros.)

6) Esse texto tem como objetivo

(A) dar uma informação.

(B) ensinar um processo.

(C) fazer uma reclamação.

(D) narrar um evento

Leia o texto para responder a próxima questão:

AS ROSAS NÃO FALAM

Bate outra vez

Com esperanças o meu coração

Pois já vai terminando o verão

Enfim, volto ao jardim

Com a certeza que devo chorar

Pois bem sei que não queres voltar

Page 9: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

9

Para mim

Queixo-me às rosas

Mas que bobagem,

As rosas não falam

Simplesmente as rosas exalam

O perfume que roubam de ti, ai

Devias vir

Para ver os meus olhos tristonhos

E, quem sabe, sonhavas meus sonhos

Por fim.

Composição de Cartola

(Habilidade: Localizar informação explícita)

7) A certa altura da letra da canção, o eu poético, na certeza de ter sido abandonado por sua amada, revela que faz queixas amorosas

(A) às rosas do jardim.

(B) ao verão que termina.

(C) aos olhos de sua amada.

(D) às esperanças do seu coração.

Leia e depois responda:

Querido

Muita gente diz que o tempo é inimigo do amor, que as relações se desgastam com o passar dos meses e anos. Mas, isso não é verdade, pois vêm os dias, as noites, mudam as luas e as estações e eu continuo te amando com a mesma paixão de quando te conheci. Na verdade, sinto como se o tempo reforçasse os nossos sentimentos a cada dia, como se os laços que nos unem estivessem mais estreitos e firmes a cada minuto. E o melhor é que esses laços apertados não nos oprimem nem limitam os nossos movimentos, não nos retiram a liberdade individual mas, pelo contrário, nos dão a sensação exata da grandiosidade do amor, este sentimento que permite que você se complete no outro sem deixar de ser você mesmo!

Eu te amo. Cada vez mais e mais a cada dia, porque sei que juntos somos capazes de vencer todas as barreiras, de vencer as horas com alegria e de voar sobre as asas do tempo, sugando os bons ares da experiência que ele proporciona, e tornando-nos cada vez mais confiantes na eternidade deste sentimento que nos une.Mesmo tendo a certeza de que esse amor é para sempre, ainda sim quero dizer-lhe que valorizo cada minuto que passamos juntos, como só tenho boas recordações de todos os momentos que já desfrutamos ao longo deste nosso feliz relacionamento.Um beijo.mensagemcomamor.com

(Habilidade: Reconhecer as relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade.)

8) No trecho "... sugando os bons ares de experiências que ele proporciona, ...", a palavra em destaque refere-se a

(A) amor.

(B) outro.

(C) dia.

(D) tempo.

Leia o texto e responda à questão:

Page 10: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

10

    EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA

          Às vezes, escutamos nossos pais falando que antigamente tudo era bem diferente: eles brincavam nas ruas, não tinha violência e havia muito menos apologia a ela. Os tempos mudaram. Violência é rotina e muitos princípios têm sido colocados à prova. Atitudes violentas envolvendo jovens aparecem sempre na mídia. 

           Muitas crianças e adolescentes veem brigas dentro de casa e até na novela. Nesse contexto, professores, que têm obrigação de passar conhecimento, acabam tendo que educar. Mas a educação vem de casa, junto com o caráter psicológico de cada um. E acho que aí está a causa de tanto desrespeito nas escolas: a culpa não é dos professores nem dos alunos, mas da falta de diálogo sobre o que é certo e errado. 

           A educação que os pais passam para seus filhos é essencial para formar uma pessoa. Está reunir a família e jogar limpo numa conversa no meio da mesa!  Revista Capricho, 26 de abril de 2009.

(Habilidade: Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas marcadas por conjunções, advérbios etc.)

9) O trecho do texto abaixo que indica ideia de oposição é

(A) “... não tinha violência e havia muito menos apologia a ela.”.

(B) “Mas a educação vem de casa, junto com o caráter psicológico de cada um.”.

(C) “... e havia muito menos apologia a ela.”.

(D) “... a culpa não é dos professores nem dos alunos...”.

Leia a piada:

Juquinha estava chorando muito, quando seu avô, não aguentando mais aquele chororô, perguntou: – Eu perdi uma moeda de 1 real que ganhei do meu pai.

– Toma lá 1 real. Pronto, nada de choro. Resolvido. Pouco depois, o Juquinha voltou a chorar.

– Que é isso, Juquinha? Será que perdeu o real que te dei? – pergunta o avô. – Não vovô. Tá aqui!

– Então, por que está chorando de novo? – É que se eu não tivesse perdido o que o papai me deu, eu teria 2 reais agora!

Disponível em: http://www.piadas.com.br

(Habilidade: Reconhecer efeitos de humor e de ironia.)

10) O humor desse texto está no fato de

(A) o avô dar uma moeda de um real ao seu neto.

(B) o avô querer saber o motivo do choro do neto.

(C) o menino chorar porque poderia ter mais dinheiro.

(D) o menino perder a moeda que o pai havia lhe dado.

O professor não faz para si, a participação dos alunos garante o êxito da aula. Quanto maior a participação, maior a possibilidade de atingir a aprendizagem.

Page 11: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

11

LÍNGUA INGLESA – MAYARATodas as APCs planejadas e elaboradas deverão conter detalhamento da ação, as habilidades das APCs, lembretes, dicas e exemplos de como realizá-las, especificar como será o processo avaliativo, ou seja, o professor deverá direcionar a atividade ao estudante de forma descritiva, clara e com linguagem apropriada ao ano escolar. INSTRUÇÕES: Arquivo Word; utilize fonte Arial – 11; Espaçamento Simples; utilize 1 arquivo por disciplina para todo o período;

PROFESSOR: MAYARA PRADO LEAL DATA: 19/05/2020

ANO/TURMA: 9ºA,B TURNO: MATUTINO E-mail do Professor: [email protected]

PERÍODO: 20/05 à 05/06 QUANTIDADE DE AULAS: 6 PRAZO P/ DEVOLUTIVA: 05 / 06 / 2020

HABILIDADES: Apreender as ideias principais de um determinado texto; reconhecer características próprias do tipo textual - sequências linguísticas – ou do gênero a que pertence; reconhecer o nível semântico por intermédio do contexto e do conhecimento morfossintático e lexical; identificar as funções dos conectores dentro da estrutura global do texto; estabelecer relações entre as partes de um texto, identificando repetições, substituições ou associações que contribuem para coesão e coerência.

CONTEÚDOS: estratégias de leitura

AVALIAÇÃO: Leitura atenta do conteúdo; realização das atividades propostas: respostas completas e corretas. VALOR TOTAL DA APC: 0 a 10,0

Nome do Estudante: Nº Ano/Turma: TURNO:

INSTRUÇÕES: Observar as instruções para cada atividade proposta dentro do arquivo.

Observação: (as atividades deverão ser realizadas por todos os alunos, pois as mesmas serão avaliadas e utilizadas para composição do desenvolvimento e rendimento escolar).

Estudante: Encaminhe sua atividade respondida, de acordo com as instruções do professor, dentro do prazo estabelecido; Caso o estudante tenha retirado atividade impressa na escola, faça a devolução na própria escola dentro do prazo estabelecido.

Nessas primeiras aulas do Segundo bimestre aprenderemos um pouco sobre as estratégias ou técnicas de leitura e escrita na língua inglesa.

Attention!!!

Para a realização das atividades propostas aqui, você deverá, primeiramente, fazer a leitura do conteúdo a seguir.

As estratégias ou técnicas de leitura, como o próprio nome diz, vão nos ajudar a ler um texto. Existem técnicas variadas, mas veremos as mais utilizadas. Ao ler um texto em Inglês, lembre-se de usar as técnicas aprendidas, elas vão ajudá-lo. O uso da gramática vai ajudar também.

As principais técnicas são: a identificação de cognatos, de palavras repetidas e de pistas tipográficas. Ao lermos um texto vamos, ainda, apurar a ideia geral do texto (general comprehension) e utilizar duas outras técnicas bastante úteis: skimming e scanning.

Cognatos

Welcome to 2nd

Page 12: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

12

Os cognatos são palavras muito parecidas com as palavras do Português. São as chamadas palavras transparentes. Existem também os falsos cognatos, que são palavras que achamos que é tal coisa, mas não é; os falsos cognatos são em menor número, estes nós veremos adiante. Observe a seguir exemplos de palavras cognatas em inglês.

Palavras repetidas

As palavras repetidas em um texto possuem um valor muito importante. Um autor não repete as palavras em vão. Se elas são repetidas, é porque são importantes dentro de texto.

Muitas vezes para não repetir o mesmo termo, o autor utiliza sinônimos das mesmas palavras para não tornar o texto cansativo.

Pistas tipográficas

As pistas tipográficas são elementos visuais que nos auxiliam na compreensão do texto. Atenção com datas, números, tabelas, gráficas, figuras... São informações também contidas no texto.

Os recursos de escrita também são pistas tipográficas. Por exemplo:

• ... (três pontos) indicam a continuação de uma ideia que não está ali exposta;

• negrito dá destaque a algum termo ou palavra;

• itálico também destaca um termo, menos importante que o negrito;

• ‘’ ‘’ (aspas) salientam a importância de alguma palavra;

• ( ) (parênteses) introduzem uma ideia complementar ao texto.

General Comprehension

A ideia geral de um texto é obtida com o emprego das técnicas anteriores. Selecionando-se criteriosamente algumas palavras, termos e expressões no texto, poderemos chegar à ideia geral do texto.

Page 13: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

13

Por exemplo, vamos ler o trecho abaixo e tentar obter a “general comprehension” deste parágrafo:

“Distance education takes place when a teacher and students are separated by physical distance, and technology (i.e., voice, video and data), often in concert with face-to-face communication, is used to bridge the instructional gap.”

From: Engineering Outreach

College of Engineering – University of Idaho

A partir das palavras cognatas do texto (em negrito) podemos ter um a ideia geral do que se trata; vamos enumerar as palavras conhecidas (pelo menos as que são semelhantes ao Português):

• distance education = educação a distancia

• students = estudantes, alunos

• separeted = separado

• physical distance = distância física

• technology = tecnologia

• voice, video, data = voz, vídeo e dados (atenção: “data” não é data)

• face-to-face communication = comunicação face-a-face

• used = usado (a)

• instructional = instrucional

Então você poderia dizer que o texto trata sobre educação a distância; que esta ocorre quando os alunos estão separados fisicamente do professor; a tecnologia (voz, vídeo, dados) podem ser usados de forma instrucional.

Você poderia ter esta conclusão sobre o texto mesmo sem ter muito conhecimento de Inglês. É claro que à medida que você for aprendendo, a sua percepção sobre o texto também aumentará. Há muitas informações que não são tão óbvias assim.

Skimming

“skim” em inglês é deslizar à superfície, desnatar (daí skimmed milk = leite desnatado), passar os olhos por. A técnica de “skimming” nos leva a ler um texto superficialmente. Utilizar esta técnica significa que precisamos ler cada sentença, mas sim passarmos os olhos por sobre o texto, lendo algumas frases aqui e ali, procurando reconhecer certas palavras e expressões que sirvam como ‘dicas’ na obtenção de informações sobre o texto.

Às vezes não é necessário ler o texto em detalhes. Para usar esta técnica, precisamos nos valer dos nossos conhecimentos de Inglês também.

Observe este trecho:

“Using this integrated approach, the educator’s task is to carefully select among the technological options. The goal is to build a mix of instructional media, meeting the needs of the learner in a manner that is instructionally effective and economically prudent.”

From: Engineering Outreach

Page 14: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

14

College of Engineering – University of Idaho

Selecionando algumas expressões teremos:

• integrated approach = abordagem (approach = abordagem, enfoque) integrada

• educator’s task = tarefa (task = tarefa) do educador – ‘s significa posse = do

• tecnological options = opções tecnológicas (tecnological é adjetivo)

• goal = objetivo

• a mix instrucional media = uma mistura de mídia instrucional.

Com a técnica do “skimming” podemos dizer que este trecho afirma que a tarefa do educador é selecionar as opções tecnológicas; o objetivo é ter uma mistura de mídias instrucionais de uma maneira instrucionalmente efetiva e economicamente prudente.

Scanning

“Scan” em Inglês quer dizer examinar, sondar, explorar. O que faz um scanner? Uma varredura, não é?! Logo, com a técnica de “scanning” você irá fazer uma varredura do texto, procurando detalhes e idéias objetivas.

Aqui é importante que você utilize os conhecimentos de Inglês; por isso, nós vamos ver detalhadamente alguns itens gramaticais no ser “ Estudo da Língua Inglesa”.

Olhe este trecho:

“ Teaching and learning at a distance is demanding. However, learning will be more meaningful and “deeper” for distant students, if students and their instructor share responsibility for developing learning goals: actively interacting with class members; promoting reflection on experience; relating new information to examples that make sense to learners. This is the challenge and the opportunity provided by distance education.”

Poderíamos perguntar qual o referente do pronome “ their” em negrito no trecho?

Utilizando a técnica de skimming, seria necessário retornar ao texto e entender a sentença na qual o pronome está sendo empregado. “Their “ é um pronome possessivo ( e como tal, sempre vem acompanhado de um substantivo) da terceira pessoa do plural ( o seu referente é um substantivo no plural).

A tradução de “their instructor” seria seu instrutor . Seu de quem? Lendo um pouco para trás, vemos que há “students”; logo concluímos que “their” refere-se a “students, ou seja, instrutor dos alunos”.

Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/estudos/ingles/tecnicas-de-leitura-em-ingles

Atividade 1- Observe as imagens e o texto abaixo.

Page 15: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

15

Atividade 2 – Retire do texto acima todas as palavras cognatas. Não confunda palavras cognatas (aquelas parecidas com o português) com as palavras conhecidas por você (aquelas que você aprendeu ouvindo música, jogando videogame, assistindo a um filme e etc; não necessariamente se parecem com o português).

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 3 – Retire do texto as palavras que e repetem mais de uma vez.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 4 – Retire as pistas tipográficas presentes no texto, identifique o tipo e dê um exemplo de cada uma.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 5 – No início, o texto traz algumas imagens, elementos visuais que nos auxiliam na sua compreensão. Você conseguiria identificar sobre o que o texto fala através das imagens, antes de fazer a leitura dele? Qual é o nome desse tipo de técnica de leitura onde utilizamos figuras e imagens como auxilio para a compreensão de um texto?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 6 – Em português, utilizando todas as estratégias de leitura aprendidas nessas aulas, escreva abaixo a ideia principal do texto. (não é a tradução dele, mas sim o que você entendeu dele, de forma resumida, informações mais importantes.)

Page 16: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

16

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 7 – Qual das estratégias você utilizou para responder à atividade 6, skimming ou scanning? Por que? Justifique sua resposta.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA – LAURA

Todas as APCs planejadas e elaboradas deverão conter detalhamento da ação, as habilidades das APCs, lembretes, dicas e exemplos de como realizá-las, especificar como será o processo avaliativo, ou seja, o professor deverá direcionar a atividade ao estudante de forma descritiva, clara e com linguagem apropriada ao ano escolar. INSTRUÇÕES: Arquivo Word; Utilize fonte Arial – 11; Espaçamento Simples; Utilize 1 arquivo por disciplina para todo o período;

PROFESSOR: Laura Cristina Miranda de Souza DATA: 20/05 a 05/06 2020

Page 17: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

17

ANO/TURMA: 9º A/B TURNO: MATUTINO E-mail do Professor: [email protected]

PERÍODO: 20/05 à 05/06 QUANTIDADE DE AULAS: 6 PRAZO P/ DEVOLUTIVA: 05 / 06 / 2020

HABILIDADES: MS.EF.89.EF.00.s.09

CONTEÚDOS: Dança, danças folclóricas, danças regionais de Mato Grosso do Sul.

AVALIAÇÃO: Da devolutiva da APC concluída VALOR TOTAL DA APC: 5,0

Nome do Estudante: Nº Ano/Turma: TURNO:

INSTRUÇÕES: (dicas, exemplos de como realizar as atividades, como devolver a atividade, textos de apoio, links de site, etc):Observação: (as atividades deverão ser realizadas por todos os alunos, pois as mesmas serão avaliadas e utilizadas para composição do desenvolvimento e rendimento escolar).

Estudante:Encaminhe sua atividade respondida, de acordo com as instruções do professor, dentro do prazo estabelecido; Caso o estudante tenha retirado atividade impressa na escola, faça a devolução na própria escola dentro do prazo estabelecido.

Dança

A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria

Danças folclórica

As danças folclóricas : são danças representativas de expressões culturais e artísticas, com base em tradições e costumes. Podem ser realizadas de diversas formas, dependendo do seu caráter, origem e expressividade do ritmo. Além disso, essas danças carregam uma carga histórica e reflexos dos seus integrantes nas danças.

Conhecendo as danças folclóricas sul-mato-grossenses

Com trajes típicos e bota no pé, conheça um pouco das danças folclóricas em Mato Grosso do Sul, que foi dividido em três regiões.

REGIÃO DO BOLSÃOA primeira é a Região do Bolsão, relativa à bacia Sucuriú de Costa Rica e Três Lagoas e inclui Camapuã e seus distritos. Possui bases culturais influenciadas pelos goianos, pelos paulistas e pelos mineiros.

A danças da Região do Bolsão são:Arara, Cobrinha ou Revirão: É quando um dançador tira outro e outro, até que a fila apresente-se longa, indo ora para um lado, ora para o outro, fazendo movimentos semelhantes aos de uma cobra. Depois, os dançadores fazem pares e aquele que estiver sozinho deve pedir o par do outro. Quando a música é interrompida, aquele que estiver só, deve pagar uma “prenda”, geralmente declamando um verso.

Caranguejo: Ciranda em que é feita uma roda e os pares que batem palmas e sapateiam, permeando com volteados e passeios.

Page 18: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

18

Catira: Sapateado e palmeado ao som da moda de viola, é dança só de homens, e a mulher raramente participa dela, apenas em momentos de reserva familiar. É dançada nas festas antes de começar o baile.

Engenho de Maromba: Em ritmo valseado, seus movimentos imitam passos dados no engenho de cana. Em fileiras, homens e mulheres ficam rodando em sentido contrário. Com versos e coreografias são tristes, a dança é feita no fim das festas, como despedida.

Engenho Novo: Aqui o movimento se assemelha ao do engenho de cana, com versos que lembram passagens de trabalho com essa máquina e conversas dos operadores. A música possui andamento rápido e alegre.

Sarandi ou Cirandinha: Assim como uma roda de ciranda, a dança tem melodia infantil, em que os participantes dão meias-voltas e voltas inteiras, trocando de pares. A dança acaba quando todos os versos são cantados por todos os homens da roda.

REGIÃO DO PANTANALA Região do Pantanal, na porção oeste do Estado, tem características da cultura pantaneira, desde a fundação de Corumbá, e influência gaúcha, argentina, paraguaia e boliviana.

As danças da Região do Pantanal são:Cururu: Como uma brincadeira, a dança é praticada por homens que tocam suas violas de cocho e ganzás ou cracachás (reco-recos), cantando versos improvisados ou não, falando do cotidiano pantaneiro.

Siriri: Os pares ficam em fila ou roda fazendo gestos alegres e gentis, com palmas aos pares e ao som de toadas. Os movimentos são de fileiras simples, duplas, frente a frente, roda e túnel. Para a música são usados os instrumentos viola de cocho, reco-reco, (ganzá) de bambu com talho no sentido longitudinal e tocado com um pedaço de osso e o mocho (tambor) tocado freneticamente com dois bastões de madeira.

REGIÃO DA FRONTEIRAA terceira região é a da Fronteira, que traz forte influência das culturas paraguaia, japonesa e gaúcha.

Page 19: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

19

As danças da Região de Fronteira são:Chupim: Simbolizando a polca paraguaia, a dança é realizada por três pares, que imitam a ave de mesmo nome para conquistar as fêmeas. Castanholas são utilizadas para dar o ritmo da dança, que possui movimentos como a catena, tourear o par, danças e rodar o par.

Palomita: dança de salão feita ao som de polca paraguaia e/ou chamamé, revezando os casais enquanto dançam.

Polca de Carão: Chamada também de Polca do Fora, a dança tem uma brincadeira inserida no contexto, em que os dançantes devem levar um carão (ou um fora) do seu pretendente. E continua até que todos passem por isso.

Xote aos Pares: Conhecido ainda como Xote de Três, a dança é também equivalente ao Xote de Duas Damas, que é muito executado na Região Sul do Brasil.

Em Campo Grande, é comum o gênero polca-rock, com ritmos da fronteira, como a polca-paraguaia, o chamamé, a guarânia, o rasqueado.

Leia com atenção o texto e responda as questões abaixo:

1.O que é dança?

2. Defina danças folclóricas.

3.Cite e explique 3 danças da região do Bolsão.

4.Na região de Fronteira as danças sofrem influência paraguaia,cite duas danças folclóricas dessa região.

5.O cururu e o Siriri são danças consideradas folclóricas .Diga de que região elas são e explique cada uma delas.

ARTE – MARCOS

Page 20: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

20

PROFESSOR: MARCOS ARAÚJO DATA: 21-05-2020

ANO/TURMA: 9ºA e B TURNO: MATUTINO E-mail do Professor: [email protected]

PERÍODO: 20/05 à 05/06 QUANTIDADE DE AULAS: 06 PRAZO P/ DEVOLUTIVA: 05 / 06 / 2020HABILIDADES:MS. EF69AR17. s.19Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.MS. EF69AR19. s.22Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.MS. EF69AR20. s.23Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.

CONTEÚDOS:- Meios de circulação musical- Gêneros musicais- Estilos musicais- Elementos constitutivos da música

AVALIAÇÃO:Leitura e respostas das questões propostasRelato de atividades práticas.

VALOR TOTAL DA APC: 5,0

Nome do Estudante: Nº Ano/Turma: TURNO:

INSTRUÇÕES: (dicas, exemplos de como realizar as atividades, como devolver a atividade, textos de apoio, links de site, etc):Observação: (as atividades deverão ser realizadas por todos os alunos, pois as mesmas serão avaliadas e utilizadas para composição do desenvolvimento e rendimento escolar).

Estudante:Encaminhe sua atividade respondida, de acordo com as instruções do professor, dentro do prazo estabelecido; Caso o estudante tenha retirado atividade impressa na escola, faça a devolução na própria escola dentro do prazo estabelecido.

Aula 01 – Você e a música

(0,5) Atividade I

A música em nossa cultura se faz presente desde quando nascemos até o momento em que morremos. Exemplo disso são as músicas cantadas pra bebes ou as músicas tocadas em cerimônias fúnebres.

Tente lembrar de algumas fases da sua vida e relate aqui que tipo de música você ouvia ou cantava.

1. Quando era criança?

2. Quando era pré adolescente?

3. E agora?

(0,5) Atividade II

Investigue com seus familiares quais músicas eles ouviam e cantavam

1. Quando criança?

2. Quando eram adolescentes?

3. E agora?

4. Você sabia que existem pessoas que não gostam de música?

Page 21: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

21

5. A explicação para isso não é tão simples. Quando escutamos música, o nosso corpo libera uma substância chamada dopamina no cérebro. Conhecida como "neurotransmissor do prazer", a dopamina é "ativada" quando recebemos estímulos relacionados a situações prazerosas, como comida ou sexo. Mas o que acontece com as pessoas que não gostam de música? Os autores da pesquisa sugerem uma explicação neurobiológica. Para uma determinada parcela da população, o estímulo musical simplesmente não é "intenso" o suficiente para provocar sensação de prazer.

6. Você conhece alguém que não suporta ouvir música?

Fonte: https://reverb.com.br/artigo/por-que-algumas-pessoas-simplesmente-nao-gostam-de-musica

Aula 02 – música – Classificação

Atividade I – Leitura do texto Gêneros musicaisEssa primeira classificação leva em consideração quem executa a música, em que situações e, de uma maneira geral, por que ela é executada. Dentro de cada classificação, encontramos composições com uma intenção: religiosa; ou profana.

Dentro dessa perspectiva, consideramos como gêneros:- música étnica;

- música folclórica;

- música popular; - músicas criadas pela indústria cultural; - música erudita.

Música tradicional ou étnica É a música de raiz, feita pelo povo, normalmente com caráter de ritual. Esse tipo de música mantém-se há séculos da mesma forma, refletindo as crenças e a vida dos povos. Fazendo parte desse gênero, citamos a indígena, a de tribos africanas, a dos aborígenes australianos, entre outras.

Música folclórica

A música folclórica normalmente é aquela criada e aceita coletivamente, que mostra idéias e sentimentos comuns de um grupo. A maioria das músicas folclóricas é transmitida por tradição oral, tem compositor desconhecido e é divulgada e transformada com o passar do tempo.

Música popularÉ a música feita por autor conhecido e que, normalmente, alcança todas as camadas da sociedade. A maior parte das músicas populares possui grandes produções artísticas e certo apoio da mídia, e é característica dos centros urbanos.

Músicas criadas pela indústria cultural São as músicas de massa ou comerciais. Aquelas feitas para serem assimiladas por um grande número de pessoas, com estrutura de composição simples e cuja intenção é o consumo alienado da população. Ela é estritamente ligada à moda e considerada arte de consumo. Às vezes, alguns grupos fazem muito sucesso em um ano e depois somem do mercado completamente.

Música erudita

É a feita normalmente por pessoas que estudaram ou estudam música formalmente. Considera-se

música erudita toda música que não é popular, étnica, folclórica ou comercial. De acordo com

Magnani (1996, p. 112), “a música erudita possui, por sua própria natureza, ambições de comunicar

Page 22: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

22

mensagens estéticas universalmente válidas”. Isso quer dizer que a música erudita segue padrões

de composição criados em determinados contextos, ou então rompe com esses padrões.

Músicas religiosas

Em todos os cinco gêneros de música (étnica, folclórica, popular, indústria cultural e erudita), podemos encontrar músicas religiosas, ligadas à espiritualidade e à religiosidade dos povos. Independentemente da crença religiosa, todos os povos possuem músicas para rezar, agradecer, celebrar, abençoar ou pedir bênçãos aos seus deuses.

Músicas profanas

Considera-se música profana toda aquela que não é religiosa: músicas de divertimento, de dança, para dormir, guerrear, trilhas sonoras, para relaxar etc. Em todos os gêneros, encontramos músicas profanas

Fonte: http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/14870.pdf

(1,0) Atividade II

Analise as imagens abaixo e por meio dos itens acima classifique de que tipo de música se trata

Classificaçãoa) Música erudita (exemplo)

b)

c)

d)

Aula 03 – Estilos musicais

(0,5) Atividade I

Existem centenas de estilos musicais. Marque os estilos que você conhece.

AlternativoAxéBluesBoleroBossa Nova

BregaClássicoCountryCuartetoCumbia

DanceDiscoEletrônicaEmocoreFado

FolkForróFunkFunk Internacional

Gospel/ReligiosoGrungeGuarâniaGótico

Page 23: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

23

Hard RockHardcoreHeavy MetalHip Hop/RapHouseIndieIndustrialInfantilInstrumentalJ-Pop/J-RockJazz

Jovem GuardaK-Pop/K-RockMPBMamboMarchas/HinosMariachiMerengueMúsica andinaNew AgeNew WavePagode

PopPop RockPost-RockPower-PopPsicodeliaPunk RockR&BRancheraReggaeReggaetonRegional

RockRock ProgressivoRock and RollRockabillyRomânticoSalsaSambaSamba EnredoSertanejoSka

Soft RockSoulSurf MusicTangoTecnopopTrovaVelha GuardaWorld MusicZambaZouk

(0,5) Atividade II

Agora escolha dois estilos que você não conhece e realize uma pesquisa destacando as principais caraterísticas e principais artistas desses estilos.

Aula 04 – Estilos musicais – Continuação

(1,0) Atividade I

Analise a tabela, pesquise e classifique as bandas ou artistas de acordo com seu gênero e estilo.

Artista/Banda Gênero EstiloMetálica – Exemplo Popular Heavy MetalMC KevinhoMozartIvete SangaloThiaguinhoAline BarrosCharlie Brown JrJorge e MatheusBob MarleyFalamansaHeitor Villa LobosMichael Jakson

Aula 05 – Elementos constitutivos da música

Atividade I – Leitura

A música possui três elementos básicos

Page 24: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

24

Ritmo

O ritmo é que vai ditar o tempo musical e estilo de música. Através da duração de cada som e a sua duração, é possível dar ritmo para a música. A acentuação se destaca neste elemento, ela faz marcação regular entre a sucessão de sons fortes e fracos, dividido em porções de valor chamadas compassos. Observe que o ritmo é representado na partitura de forma linear e sem variação de altura.

A melodia É uma sequência de notas musicais. Com uma sucessão de sons ritmados, que organizados de forma, proporcionam um sentido musical para quem está escutando. Através da melodia, podemos reconhecer as músicas com um simples assovio.Abaixo temos a partitura de parabéns a você. Observe que além do ritmo variar a posição das notas variam também para baixo e para cima. Essa variação vai formando a melodia.

Harmonia Quando dois ou mais sons são reproduzidos simultaneamente, produzindo um acorde, são chamados de harmonia. Existem duas maneiras de se referir a harmonia: para nos referirmos à seleção de notas que compõem determinado acorde (formação), e em sentido amplo, para descrevermos o desenrolar ou a progressão dos acordes durante toda uma composição.No exemplo abaixo podemos observar que as notas estão agrupadas e esse agrupamento quando tocado ao mesmo tempo forma a harmonia.

Aula 06 – Ritmo

Atividade I

O ritmo é um elemento que podemos criar de forma simples e sem precisar de instrumento. Por exemplo, podemos fazer um ritmo com nosso corpo ou com qualquer objeto.

Assista os vídeos para entender melhor.

Barbatuques

https://www.youtube.com/watch?v=_Tz7KROhuAw

Stomp

Page 25: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

25

https://www.youtube.com/watch?v=US7c9ASVfNc

https://www.youtube.com/watch?v=ik8jICj8juc

Ritmo com copos

https://www.youtube.com/watch?v=Y4SAlcTrlDU

Ritmo com canetas

https://www.youtube.com/watch?v=edeGrBi3vv8

(0,5) Atividade II

Com base nos vídeos, tente criar um ritmo corporal ou um ritmo com qualquer objeto que você tiver. Você pode também acompanhar uma música que você gosta.

(0,5) Atividade III

Relate como foi a experiência, Conseguiu, não conseguiu, qual material você usou etc.

MATEMÁTICA – MARCIO

PROFESSOR: Márcio Guidorizi DATA: 19 de maio de 2020

ANO/TURMA: 9º Ano A e B TURNO: MATUTINO E-mail do Professor: [email protected]ÍODO: De 19/05 à 05/06 QUANTIDADE DE AULAS: 12 PRAZO P/ DEVOLUTIVA: 05 / 06 / 2020

HABILIDADES: MS.EFM09MA05.s.05: Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira. MS.EFM09MA06.s.06: Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.CONTEÚDOS: - Porcentagens: problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivo - Funções: representações numérica, algébrica e gráfica.

AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, participativa e somativa e serão prevalecidos os aspectos qualitativos sobre os quantitativos como acordado com as normativas vigentes.

Observação:Valor da nota desta APC será de ZERO a DEZ pontos.

Nº Turma: 9º Ano ___

Page 26: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

26

Aluno(a):

Observação: As atividades deverão ser realizadas por todos os alunos, pois as mesmas serão avaliadas e utilizadas para composição do desenvolvimento e rendimento escolar.

Estudante: Encaminhe sua atividade respondida, Para o e-mail do professor, no endereço [email protected] de acordo com as instruções do professor, dentro do prazo estabelecido o mais rápido possível.

Aulas de 01 e 02: INSTRUÇÕES: Os exercícios a seguir referem-se porcentagem. Caso tenha acesso à internet, faça uma pesquisa em sites como por exemplo www.somatematica.com.br lá haverá muitas informações sobre esse conteúdo.. Você também pode acessar o link https://youtu.be/nUgAGtEBleM e https://youtu.be/e4YR_fAUjMk disponibilizado no youtube.

1-) Represente cada porcentagem na forma decimal (número com “vírgula”). Para ajudar acesse o link no youtube https://youtu.be/SysfEiP1xQ0 .

Exemplos:

Forma porcentual Forma fracionária Forma decimal

50%50

100 = simplificando = 5

10 = simplificando = 12

Dividindo 1 por 2 = 0,5 ou 0,50

25%25

100 = simplificando = 520 = simplificando =

14

Dividindo 1 por 4 = 0,25

Agora é com você:

Forma porcentual Forma fracionária Forma decimal

10%

60%

2-) Numa sala de reuniões, há 120 pessoas entre homens e mulheres. Se 60% são homens, qual a quantidade de mulheres presente na reunião?

a-) ( ) 72.

b-) ( ) 48.

c-) ( ) 80.

d-) ( ) 40.

3-) Na minha cidade, foi feita uma pesquisa sobre o meio de transporte utilizado pelos alunos para chegarem à escola. Responderam à essa pergunta 2 000 alunos. 42% responderam que vão de carro, 25% responderam que vão de moto, e o restante de ônibus. Qual a porcentagem de alunos que utilizam o terceiro meio de transporte? Lembre-se: Na porcentagem o total corresponde a 100%.

Resp:________________________________________________________________________________

4-) De uma barra de chocolate sabe-se que Marcos comeu mais da metade. Isso, em porcentagem significa que ele já consumiu desta barra de chocolate:

a-) ( ) Menos de 50% .

b-) ( ) Mais que 50%.

c-) ( ) Exatamente 50%.

d-) ( ) Um pouco menos que 50

Page 27: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

27

5-) Pense e responda: Quanto é 10% de R$300,00?

Resp:________________________________________________________________________________

Aulas de 03 e 04: INSTRUÇÕES: Agora vamos tratar sobre funções. Caso tenha acesso à internet, você pode acessar sites como por exemplo www.somatematica.com.br lá haverá muitas informações sobre esse conteúdo. Também pode acessar o youtube pelo link https://youtu.be/qbafCJrDCDw .

Funções

Definição: Uma função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto a um único elemento de outro. O primeiro conjunto é chamado de domínio, e o segundo, contradomínio da função. A função determina uma relação entre os elementos de dois conjuntos.

A importância das funções:

O estudo de função não é restrita apenas aos interesses da Matemática, as funções fazem parte do nosso cotidiano e estão presente na realização das coisas mais elementares que fazemos. Foi Dirichlet quem criou a definição "formal" de função moderna, para ele uma função é um caso especial de uma relação entre duas grandezas. É muito comum encontrarmos as funções aplicadas em corridas de taxis e aplicativos, em pagamentos de salários, produção industrial, dentre outras situações. Faça uma pesquisa mais profunda, você irá descobrir que as funções estão bem mais presentes em sua vida do que você imagina.

Tipos de funções existentes.

São vários os tipos de funções existentes. A turma estudará inicialmente as funções:

- Do 1º grau ou também conhecida como função afim;- Do 2º grau também denominada função quadrática.

Para efeito de conhecimento, também existem:

- Funções exponenciais, Funções logaríticas, Funções modulares, Funções inversas, dentre outras.

Exemplos de aplicação das funções e alguns cálculos relacionados a elas.

Exemplo 01.

Na produção de peças, uma fábrica tem um custo fixo de R$ 16,00 mais um custo variável de R$ 1,50 por unidade produzida. Sendo x o número de peças unitárias produzidas, determine:

a) A lei da função que fornece o custo da produção de x peças; f(x) = 1,5x + 16 ou y = 1,5.x + 16

b) Calcule o custo de produção de 400 peças.

f(x) = 1,5x + 16f(400) = 1,5*400 + 16f(400) = 600 + 16f(400) = 616

O custo para produzir 400 peças será de R$ 616,00.

Numa função:

F(x) o mesmo que y; O asterisco (*) significa que é necessário

fazer uma multiplicação.

Page 28: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

28

Exemplo 02.

Um motorista de táxi cobra R$ 4,50 de bandeirada mais R$ 0,90 por quilômetro rodado. Sabendo que o preço a pagar é dado em função do número de quilômetros rodados, calcule o preço a ser pago por uma corrida em que se percorreu 22 quilômetros?

f(x) = 0,9x + 4,5 f(22) = 0,9*22 + 4,5 f(22) = 19,8 + 4,5f(22) = 24,3

O preço a pagar por uma corrida que percorreu 22 quilômetros é de R$ 24,30.

6-) Acesse o link https://youtu.be/7iL-7B3a1f0 . Caso não tenha esse acesso observe o exemplo indicado na tabela a seguir:

Quantidade de chocolates Valor pago em por cada barra, em reais (R$)1 Barra R$ 4,002 Barras R$ 8,00½ Barra ....3 Barras ....6 Barras ....10 barras ....

Seguindo o mesmo padrão indique:

a-) O valor de ½ barra. Resp:_________________ b-) O valor de 3 barras. Resp:_________________

c-) O valor de 6 barras. Resp:_________________ d-) O valor de 10 barras. Resp:________________

7-) Na revelação de um filme, uma óptica calcula o preço a ser cobrado usando a fórmula “função” P = 12,00 + 0,6.n, onde P é o preço, em reais, a ser cobrado e “n” o número de fotos reveladas do filme.

Exemplo: Se eu revelar 2 fotos.

Neste caso n = 2

Então:

P = 12,00 + 0,6.n

P = 12,00 + 0,6. (2)

P = 12 + 1,2

P = 13,20

Logo o preço pago por 2 fotos será de R$ 13,20

Utilizando o mesmo processo, calcule o preço pago por 20 fotos reveladas.

Observação: Neste caso, você deverá substituir no “n” o número 20 e descobrir o valor das fotos reveladas em reais.

Resp:_________________________________________________________________________________

Atenção: Multiplique primeiro e depois faça a soma.

Page 29: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

29

Aulas de 05 e 06: INSTRUÇÕES: O conteúdo a seguir, trata-se ainda de funções mais precisamente sobre a sua representação no plano cartesiano. Se você tem acesso à internet, faça uma pesquisa em sites como por exemplo www.somatematica.com.br lá haverá muitas informações sobre esse assunto. Foram feitos alguns exemplos para que você possa responder os exercícios e entender o conteúdo. Também pode ser acessado o link https://youtu.be/-4J55d39QOg disponibilizado no youtube o mesmo também irá ajudá-los bastante.

Plano cartesiano

Definição: O plano cartesiano é um objeto matemático plano e composto por duas retas numéricas perpendiculares, ou seja, retas que possuem apenas um ponto em comum, formando um ângulo de 90°. Esse ponto comum é conhecido como origem e é nele que é marcado o número zero de ambas as retas. O plano cartesiano recebeu esse nome por ter sido idealizado por René Descartes e é usado fundamentalmente para sistematizar técnicas de localização no plano.Retas numéricas: abcissa e ordenadaAs duas retas que dão origem ao plano cartesiano precisam ser retas numéricas, pois essa é a condição que tornará possível encontrar localizações de pontos quaisquer no plano. Essa localização é a base fundamental de muitos conhecimentos comuns no cotidiano, como distância entre pontos.Uma reta numérica é uma reta comum em que foi estabelecida uma correspondência com os números reais. Desse modo, cada ponto da reta está ligado a um único número real e é esse fato que permite qualquer localização. Um número real qualquer terá apenas uma localização em toda a extensão infinita da reta.

O plano cartesiano é formado por duas dessas retas: Uma responsável pela coordenada horizontal e outra responsável pela coordenada vertical. É comum usar as letras x para a primeira e y para a segunda e os termos “coordenada x” e “coordenada y”.No plano cartesiano, a reta vertical responsável pelas coordenadas y é chamada de ordenada, e a reta horizontal, responsável pelas coordenadas x, é chamada de abcissa.

Importante: Os pontos de encontro “intersecção” no plano ou gráfico cartesiano normalmente são indicados por x e y e representado por (x, y). É importante manter uma ordem, ou seja, como é um par ordenado, temos que mantermos uma ordem logo primeira o valor de “x” e depois o valor para “y”.

Exemplo: No par ordenado (-2 , 6), x = -2 e y = 6

Page 30: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

30

Informação complementar:

René Descartes foi um importante filósofo e matemático, além de ter deixado significativas contribuições para a Física. Seu método filosófico introduziu um pensamento mais exato no campo da Filosofia — o que o fez ser considerado o primeiro filósofo da vertente racionalista e colocou-o em posição de destaque para a constituição do pensamento moderno. Graças ao rigor dos estudos matemáticos de Descartes e à criação de seu plano de coordenadas, é possível hoje estabelecer os estudos da geometria.Laia mais em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/rene-descartes.htm

Aulas de 07 e 08: Estas aulas serão destinadas a resolução dos exercícios a seguir. Se acharem melhor, retornem às aulas anteriores e façam a atividade seguinte.

8-) Complete as tabelas abaixo, seguindo o modelo apresentado.

Tabela 01.

Valor para “x” Cálculo de “y” na função y = x + 2 (Par ordenado) (x, y)X = 1 Y = 1 + 2 = 3 (1 , 3), le-se: 1 para x e 3 para yX = 2 Y = ___ + 2 = ___X = (-1) Y = ___ + 2 = ___

Tabela 02.

Page 31: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

31

Valor para “x” Cálculo de “y” na função y = x - 5 (Par ordenado) (x, y)X = 2 Y = 2 – 5 = -3 (1 , -3), le-se: 2 para x e -3 para yX = 4 Y = ___ -5 = ___X = (-2) Y = ___ -5 = ___

9-) No plano cartesiano a seguir, qual é o par ordenado que formam o ponto B?

a-) ( ) -6 e -3.

b-) ( ) 6 e -3.

c-) ( ) 6 e 3.

d-) ( ) -6 e -3.

Plano cartesiano

Aulas de 09 e 10: INSTRUÇÕES: Nestas aulas ainda de estudaremos o plano cartesiano. Foi feito um exemplo para que você possa responder os exercícios e entender o conteúdo.

No plano cartesiano abaixo, os M, N,O, P e Q, estão representados pelos pares ordenados

10-) Posicione no plano cartesiano a seguir os pares ordenados (x, y) representados por A (-2, 2); B (-1, 1); C(0, 0); D (1, -1) e E (2, -2). Una os pontos A e E, passando por C e verifique o que acontece. Atenção: Você precisará de uma régua

Page 32: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

32

Responda: Ao unir os pontos, que representação geométrica você verificou?

a-) ( ) uma curva.

b-) ( ) uma reta.

c-) ( ) um triângulo.

d-) ( ) um quadrilátero.

Aulas de 11 e 12: Estas aulas estarão voltadas a resolução de um exercício extra que valerá 1,0 ponto para quem os fizerem corretamente.

INSTRUÇÕES:

Parte I – No Plano cartesiano é possível a partir da união de seus pares ordenados que são valores atribuídos primeiramente a x e depois a y (x , y) que por sua vez forma pontos e visualizarmos algumas representações geométricas.

Observe as ilustrações 01 e 02.

Ilustração 01: Ilustração 02:

Você é capaz de unir os pontos B, C e D e descobrir qual figura plana esta representada no neste plano cartesiano?

Resp:_____________________________

Page 33: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

33

Parte II- A partir da tabela representada e da função representada por y = x +1, construa (esboce) um gráfico indicando os pares ordenados.

Atenção:

Caso forem fazer a atividade no caderno copiem os exercícios somente; Façam a caneta de cores azul ou preta; Se forem tirar fotos, procurem tirá-las em ordem numérica.

Bom estudo a todos!!!

Page 34: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

34

CIÊNCIAS – KARINA

PROFESSOR: Karina Roberta Baseggio DATA: 19.05.20

ANO/TURMA: 9º A/B TURNO: Matutino E-mail do Professor: [email protected]ÍODO: 20/05 à 05/06 QUANTIDADE DE AULAS: 10 PRAZO P/ DEVOLUTIVA: 05 / 06 / 2020

HABILIDADES:

- (MS.EF09CI04.s.04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.

- (MS.EF09CI05.s.05) Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.

- (MS.EF09CI06.s.06) Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc.

- (MS.EF09CI07.s.07) Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.).

CONTEÚDOS:

- Radiações e suas aplicações na saúde

AVALIAÇÃO:

- Participação e interesse;

- Coerência na resolução das atividades.

VALOR TOTAL DA APC: 10,0

Nome do Estudante: Nº Ano/Turma: TURNO:

INSTRUÇÕES: - Os alunos deverão ler os textos presentes nas APCs e fazer as atividades propostas em seus cadernos, enviando fotos do caderno para o e-mail citado anteriormente.

- Os exercícios serão disponibilizados no Google Sala de aula. Cabe ao aluno consultar os materiais repassados e resolvê-los.

- Se o aluno não tiver acesso à internet, pode responder no material impresso, acrescentando as folhas em que estão presentes os resumos e outras atividades que após serão devolvidas para serem coladas no caderno. Ressaltando que o material impresso deve ser entregue na escola até o prazo estabelecido.

- OBS: Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail citado anteriormente, [email protected], pelo facebook Karina Baseggio ou pelo Whattsapp 98117-4449.

Observação: (as atividades deverão ser realizadas por todos os alunos, pois as mesmas serão avaliadas e utilizadas para composição do desenvolvimento e rendimento escolar).

Estudante:Encaminhe sua atividade respondida, de acordo com as instruções do professor, dentro do prazo estabelecido; Caso o estudante tenha retirado atividade impressa na escola, faça a devolução na própria escola dentro do prazo estabelecido.

ATIVIDADES DA APC

Aulas 1 e 2 - Ler atentamente o texto abaixo e fazer um resumo do mesmo no caderno.

OndulatóriaOndulatória é um ramo da Física que estuda as ondas. Ondas consistem em perturbações que se propagam periodicamente sem o transporte de matéria.

Exemplos: ondas de rádio, luz e raio-x.

Page 35: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

35

Quanto a natureza, as ondas podem ser divididas em dois tipos:- Ondas mecânicas: precisam de um meio material para se propagar. Por exemplo: ondas do mar e

ondas sonoras.- Ondas eletromagnéticas: não precisam de um meio material para se propagar, podendo se

propagar inclusive no vácuo (ambiente sem ar). Exemplos: luz e raio-x.A óptica, por sua vez,  é uma área que busca compreender fenômenos relacionados à luz. A seguir

serão apresentados alguns conceitos fundamentais para o seu estudo da óptica:

- Fontes de luz: corpos que emanam luz. Podem ser: Primárias - produzem luz. Exemplos: sol, chama de uma vela e lâmpada acesa; Secundárias: refletem a luz que incide sobre eles. Exemplos: Lua, seres humanos e vegetais.

- Classificação da luz de acordo com sua cor: Luz monocromática - composta de apenas uma cor, como por exemplo a luz vermelha emitida por um laser e Luz policromática - composta por uma combinação de duas ou mais cores monocromáticas, como por exemplo a luz branca emitida pelo sol ou por lâmpadas comuns.

Aulas 3 e 4 – Ler atentamente o texto abaixo e fazer um resumo do mesmo no caderno.

Estudo das cores

Quando uma luz branca incide sobre algum objeto, parte dela é absorvida por ele. Essa luz que foi absorvida pode ser transmitida diretamente para os átomos, excitando-os e fornecendo-lhes energia térmica (calor), por exemplo. No entanto, parte da luz incidente será refletida de volta, e é essa parte que define a cor dos corpos iluminados. Portanto, quando olhamos para uma bola vermelha, só a vemos assim porque seus átomos não são capazes de absorver a luz vermelha, eles a refletem. Assim, a cor dos objetos depende da cor que é refletida por eles.

As cores são também a forma como o cérebro interpreta os estímulos visuais. O olho humano é capaz de detectar um intervalo de frequências de ondas eletromagnéticas conhecido como radiação visível e conta com diferentes tipos de células sensíveis a três picos de frequência, que correspondem às cores verde, vermelho e azul. É com base na combinação desses três estímulos que o cérebro humano “cria” a nossa percepção das cores.

A luz branca, seja ela proveniente do Sol ou de uma lâmpada incandescente, quando muda de um meio de propagação para outro, sofre refração, isto é, sofre mudança na velocidade de propagação. Essa mudança de meio de propagação faz com que a luz branca se decomponha em infinitos raios de luzes, conhecidas como as sete cores do arco-íris.

Na figura abaixo podemos ver a decomposição da luz branca em um prisma.

Esse mesmo processo explica a ocorrência do arco-íris, sendo que a gota de chuva é comparada ao prisma. Quando os raios de sol penetram na gota, a luz branca é decomposta nas sete cores do arco-íris.

CURIOSIDADE: O branco e o preto (convencionalmente designados por cores) são apenas o resultado da presença ou ausência de luz. A cor branca é a luz pura, quando há uma reflexão total das sete cores. Já a cor preta, nada mais é, do que a ausência total de luz, porque nesse caso as cores não se refletem, elas são absorvidas. Assim, quando a luz do sol incide em um objeto branco, este reflete os raios solares, enquanto um objeto preto absorve todos os raios solares. Esse fato demonstra porque é mais

Page 36: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

36

agradável utilizarmos roupas claras em dias quentes. Se utilizarmos uma camiseta preta, por exemplo, a radiação solar é absorvida e assim, passamos a sentir mais calor.

Aulas 5 e 6 - Acessar os links a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=GDN8Uyw1uRI e https://www.youtube.com/watch?v=VXV1lNnt8RU e assistir à animação sobre o Estudo das cores e a vídeo aula referente ao conteúdo de óptica. Fazer anotações na forma de tópicos (no mínimo cinco) no caderno sobre aspectos importantes dos vídeos.

OBS: Se necessário assista mais de uma vez para entender melhor os vídeos e relacioná-los com os textos das aulas anteriores.

Aulas 7 e 8 – Acessar o Google Sala de aula e resolver as atividades abaixo de acordo com os textos e vídeos das aulas anteriores.

OBS: Se o aluno estiver utilizando o material impresso, consulte os textos das aulas anteriores e responda nele.

EXERCÍCIOS- Ondulatória e Óptica

1- Sobre o estudo das ondas, assinale a única alternativa incorreta

a) Ondas são perturbações que se propagam sem o transporte de matéria. b) Ondulatória é um ramo da Física que estuda as ondas. c) A luz, o raio-x e o som são exemplos de ondas.d) A óptica é uma área que busca compreender fenômenos relacionados ao som.

2- Analise as afirmações associadas a classificação das ondas em: mecânicas e eletromagnéticas e assinale a alternativa correta:a) O som é uma onda mecânica, pois precisa de um meio material para se propagar (ar).b) Ondas mecânicas podem, inclusive, se propagar no vácuo.c) A luz é um exemplo de onda mecânica, assim como o som.d) A onda do mar não precisa de um meio material para se propagar.

3- Com relação às fontes de luz, assinale a única alternativa incorreta:

a) Tanto as estrelas como a Lua e os planetas são fontes de luz.

b) O sol é uma fonte de luz primária também considerado corpo luminoso, pelo fato de produzir luz.

c) Uma vela acesa não constitui uma fonte de luz por se tratar de algo artificial.

d) Um pássaro é uma fonte de luz secundária (corpo iluminado), pois reflete a luz que incide sobre ele.

4- No que se refere ao estudo das cores, julgue as opções abaixo e assinale a única opção incorreta:

a) A cor dos objetos depende da cor que é refletida por eles.b) Quando a luz branca incide sobre algum objeto, ela é refletida em sua totalidade.

c) O olho humano detecta apenas a radiação visível, sendo sensível às cores verde, vermelho e azul. d) Vemos um objeto azul, pois seus átomos absorvem diferentes cores, porém, refletem a cor azul.

5- Um estudante fez várias afirmações corretas relacionadas ao estudo das cores. Porém, em uma delas, se enganou. Assinale a alternativa que apresenta informações errôneas.a) A cor branca é a união de todas as cores, assim, quando é decomposta forma as sete cores do arco-íris.

Page 37: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

37

b) É melhor utilizar roupas escuras em dias frios, pois estas absorvem a radiação solar.c) Em dias quentes, roupas claras dão uma sensação térmica agradável, pois refletem a luz solar.d) No estudo das cores, consideramos que o preto significa presença de luz e o branco, ausência de luz.

Aulas 9 e 10- Fazer o esquema abaixo que indica vários tipos de elementos ou equipamentos presentes em nosso dia-a-dia que emitem ondas eletromagnéticas, no caderno. Acrescente as informações relacionadas à sua classificação (exemplo: rádio, micro-ondas etc.) e os valores que diferenciam as ondas a partir de seus comprimentos de onda. OBS: Em momento posterior, haverá explicação e atividades associadas a esse esquema.

ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO

Page 38: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

38

HISTÓRIA – ESRONTodas as APCs planejadas e elaboradas deverão conter detalhamento da ação, as habilidades das APCs, lembretes, dicas e exemplos de como realizá-las, especificar como será o processo avaliativo, ou seja, o professor deverá direcionar a atividade ao estudante de forma descritiva, clara e com linguagem apropriada ao ano escolar. INSTRUÇÕES: Arquivo Word; Utilize fonte Arial – 11; Espaçamento Simples; Utilize 1 arquivo por disciplina para todo o período;

PROFESSOR: Esron E Monteiro DATA:19/05/2020

ANO/TURMA: 9ºA e B TURNO: Matutino E-mail do Professor: [email protected]

PERÍODO: 19/05 á 05/06 QUANTIDADE DE AULAS: 15 aulas PRAZO P/ DEVOLUTIVA: 05 / 06 / 2020

HABILIDADES: -.Analisar os principais elementos constitutivos dos governos totalitários e militaristas no período entre guerras.- Compreender o período conhecido como Era Vargas.

CONTEÚDOS: -Ascensão dos governos totalitários, militarista, princípios e outros elementos constitutivos-A Era Vargas: democracia, ditadura e reabertura

AVALIAÇÃO: Os estudantes serão avaliados através de uma auto -avaliação, produção de textos, atividade dissertativa e de acordo com as atividades e os exercícios realizados, no qual será contemplado, participação, realização das atividades, comprometimento e desempenho.

VALOR TOTAL DA APC:10,0

Nome do Estudante: Nº..... Ano/Turma:9ºA e B

Turno: Matutino

INSTRUÇÕES:1) Primeiro-Atividade: Regime Totalitário: acesse o site- www.google.com.br e escreva - regime totalitário resumo. Uma página abrirá. Clique no Tema: Regime Totalitário na Europa-Toda Matéria e faça a pesquisa. Terminado a pesquisa assista o vídeo citado abaixo:

-VIDEO AULAAcesse o site-www.google.com.br e escreva vídeo aula regime totalitário. Escolha o vídeo com o título: X da Questão regime Totalitário. Assista o vídeo e faça uma síntese do que compreendeu.

2) Segundo-Atividade- Era Vargas.acesse o site- www.google.com.br e escreva - era Vargas resumo. Uma página abrirá. Clique no Tema: Era Vargas: Características e resumo – Toda Matéria. e faça a pesquisa. Terminado a pesquisa assista o vídeo que se encontra na mesma página citado acima.:

-VIDEO AULAAcesse o site-www.google.com.br e escreva: era Vargas resumo .Escolha o vídeo com o título: Era Vargas: Resumo para o Enem Assista o vídeo e faça uma síntese do que compreendeu.

Page 39: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

39

1- PRIMEIRA ATIVIDADE: REGIME TOTALITÁRIOSite: www.google.com.br

PESQUISA-assuntos a ser pesquisados* Regime Totalitário.* resumo.* Principais Regimes.* Stalinismo soviético.* Fascismo

* Nazismo.* Salazarismo.*Franquismo.*Regime Totalitário na Atualidade.

O período entre- guerras -Nazismo e FascismoOs países europeus enfrentavam muitas crise econômica, social e política. Na verdade o Liberalismo político e econômico entrava em colapso. O cenário europeu era composto de inflação, desemprego em massa, declínio agrícola e comercial, ou seja, a desilusão, a fome e a miséria, eram as principais características do período.A palavra fascismo vem do termo fascio, feixe de varas, significando que a união fortalece o grupo. O Fascismo é uma ideologia que se caracteriza pelo totalitarismo, nacionalismo,militarismo, corporativismo, anti-liberalismo e propaganda controlada.O fascismo na Itália surgiu e se expandiu em meio ao nacionalismo frustrado, as implicações da Primeira Grande Guerra e a crise política parlamentarista. Em 1921 foi fundado o Partido Nacional Fascista e seus membros pretendiam chegar ao poder vencendo as eleições. Mas quando essas se realizaram no ano seguinte, os fascistas foram severamente derrotados. Esse fato levou o Líder fascista Mussolini a organizar a Marcha sobre Roma, o que lhe garantiu a nomeação para o cargo de primeiro-ministro. A partir de 1928 Mussolini passou a concentrar todos os poderes, passando a ser o Duce.O chefe, o condutor do Estado Fascista. Uma das características da ideologia fascista é a exaltação do chefe, segundo a qual um grande povo necessita de um grande homem como guia e a ele deve-se total obediência.A ascensão do Nazismo se deu em meio a crise econômica, ocasionada pela crise de 1929,com fortes implicações Sociais, como o desemprego , a fome e a miséria da classe operária. Politicamente, a República de Weimar não conseguia atender as reivindicações dos sete milhões de trabalhadores desempregados. Esses fatos eram as Condições objetivas para que os nazistas ascendessem ao poder. Em 1930 os nazistas conseguiram expressivasvitória nas eleições e em 1932, Hítler, o Líder do partido, foi nomeado chanceler. No ano de 1934, com a morte do presidente Hindenburg, Hítler assumiu a presidência da Weimar, adotou o título de Fuhrer (guia) e anunciou a fundação do III Reich (terceiro império alemão). Os nazistas estavam consolidados no poder.O Estado Nazista era totalitário, nacional e unitário, racista, perseguia os judeus, comunistas e liberais, militar e Intervinha em todos os setores da economia..........O período entre-guerras -Nazismo e FascismoOs países europeus enfrentavam muitas crise econômica, social e política. Na verdade o Liberalismo político e econômico entrava em colapso. O cenário europeu era composto de inflação, desemprego em massa, declínio agrícola e comercial, ou seja, a desilusão, a fome e a miséria, eram as principais características do período.A palavra fascismo vem do termo fascio, feixe de varas, significando que a união fortalece o grupo. O Fascismo é uma ideologia que se caracteriza pelo totalitarismo, nacionalismo,militarismo, corporativismo, anti-liberalismo e propaganda controlada.O fascismo na Itália surgiu e se expandiu em meio ao nacionalismo frustrado, as implicações da Primeira Grande Guerra e a crise política parlamentarista. Em 1921 foi fundado o Partido Nacional Fascista e seus membros pretendiam chegar ao poder vencendo as eleições. Mas quando essas se realizaram no ano seguinte, os fascistas foram severamente derrotados. Esse fato levou o Líder fascista Mussolini a organizar a Marcha sobre Roma, o que lhe garantiu a nomeação para o cargo de primeiro-ministro. A partir de 1928 Mussolini passou a concentrar todos os poderes, passando a ser o Duce.O chefe, o condutor do Estado Fascista. Uma das características da ideologia fascista é a exaltação do chefe, segundo a qual um grande povo necessita de um grande homem como guia e a ele deve-se total obediência.A ascensão do Nazismo se deu em meio a crise econômica, ocasionada pela crise de 1929,com fortes implicações Sociais, como o desemprego , a fome e a miséria da classe operária. Politicamente,

Page 40: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

40

a República de Weimar não conseguia atender as reivindicações dos sete milhões de trabalhadores desempregados. Esses fatos eram as Condições objetivas para que os nazistas ascendessem ao poder. Em 1930 os nazistas conseguiram expressivas vitória nas eleições e em 1932, Hítler, o Líder do partido, foi nomeado chanceler. No ano de 1934, com a morte do presidente Hindenburg, Hítler assumiu a presidência da Weimar, adotou o título de Fuhrer (guia) e anunciou a fundação do III Reich (terceiro império alemão). Os nazistas estavam consolidados no poder.O Estado Nazista era totalitário, nacional e unitário, racista, perseguia os judeus, comunistas e liberais, militar e Intervinha em todos os setores da economia.

Responda as questões com apoio do texto acima.1) O que é o Fascismo?

..................................................................................................................................................2) Quais são as características da ideologia fascistas?

.............................................................................................................................................................3) Como surgiu e se expandiu o fascismo na Itália?

.................................................................................................................................................. 4) Quem era o Duce?

..................................................................................................................................................5) Como ocorreu a ascensão do Nazismo na Alemanha?

..................................................................................................................................................6) Quais eram as características do Estado Nazista?

..................................................................................................................................................

1) SEGUNDA ATIVIDADE: ERA VARGASPESQUISA- assuntos a ser pesquisados.*Era Vargas.*Governo Provisório.*Governo Constitucional*Estado Novo.*Era Vargas e Segunda Guerra Mundial.Fim da Era Vargas*Curiosidade dobre a Era Vargas.

Pesquise no site: www.Google.com.br as respostas desta atividade.

1) Naturalidade de Vargas:..................

2) Número de anos que Vargas governou:............................

3) Com Vargas, pela primeira vez no Brasil, a mulher adquiriu o direito de:..................

4) Com o Golpe de 1930,Vargas começou a governar provisoriamente. Deveria concorrer a

presidência em 1937, mas deu um....................................................... e tomou o poder, alegando

defender o Brasil do comunismo.

5) Vargas consolidou as Leis Trabalhistas e nessa CLT estão contido os.........................dos

trabalhadores.

6) Nome dado a ditadura de Vargas:.............. .....................

7) Vargas assumiu o poder depois da.........................................

8) As pressões contra Vargas aumentaram em 1954.Os militares exigiram que ele se retirasse do

governo.Getulio disse: “..........................................................................

Page 41: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

41

9) Vargas escreveu uma carta testamento onde disse: ”Deixo a vida para entrar na História” e

suicidou-se no .................................. com um tiro no peito.

10) O Último ato de Vargas no governo foi sua:..............................

11) Vargas criou a Justiça do Trabalho, o salário mínimo, os direitos trabalhistas como a carteira

profissional, a carga horária de 48 horas semanais e férias remuneradas. Isso lhe rendeu o título

de:......................................

12) A ditadura de Vargas proibiu as manifestações políticas e sociais como protestos,...................

e passeatas.

13) A moeda durante o governo Vargas era o:...........................

14) Vargas continuou com uma política nacionalista. Criou a Campanha do “Petróleo é nosso”, que

resultaria na criação da ......................................

15) Vargas entregou Olga Benário, esposa de Carlos Prestes, para o governo nazista, porque ela

tinha nacionalidade: ...........................................

16) Durante o governo Vargas o Brasil lutou na 2º Guerra Mundial ao lado dos..................

(Inglaterra, França, EUA e URSS), com o envio da FEB (Força Expedicionária Brasileira) aos

campos de batalha na Itália.

17) Vargas teve apoio da população (principalmente classe média e militares), que tinham medo do

................................... . Começou assim um período ditatória. (Estado Novo).

18) Último presidente da República do Café com Leite derrubado por Vargas com a Revolução de

1930: .......................................

19) Na infra- estrutura, Vargas criou a Companhia Siderúrgica Nacional, a CSN,

a............................................... e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco.

20) Por ser ditadura, o governo Vargas censurou a comunicação (rádio, revista e jornais) e ás

manifestações artísticas. Em plena Era do Rádio, o programa

“........................................................”foi criado para exaltar o governo.

21) Nome dado ao suposto plano comunista para dominar o Brasil:..............................................

22) No governo Vargas foi criado o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda),como forma

de controle e .............................. da oposição.

23) Vargas foi deposto pelos militares, mas o povo que era a favor de seu governo fez diversas

manifestações pela sua volta através do movimento Queremismo, que se originou do

slogan................................................................ . Então, em 1950,Vargas voltou

ao poder agora eleito de forma democrática.

24) Depois da Guerra e a derrota do nazismo, a oposição pública começou a contestar a ditadura

varguista. Intelectuais, artistas e grande parte da população queriam a:......................................

25) Uma das características do governo Vargas foi fazer leis que agradavam o povo. Isso se

chama..........................

Page 42: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

42

GEOGRAFIA – MAURICIO

PROFESSOR: Maurício dos Santos DATA: 20/05/2020

ANO/TURMA: 9ºA e 9ºB TURNO: MATUTINO E-mail do Professor: [email protected]

PERÍODO: 20/05 à 05/06 QUANTIDADE DE AULAS: 6 PRAZO P/ DEVOLUTIVA: 05 / 06 / 2020HABILIDADES: (MS.EF09GE16.s.01) Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.CONTEÚDOS: Europa: quadro natural e regionalização

AVALIAÇÃO: Aspectos qualitativos (e quantitativos), evolução nas atividades, Tarefas, atendimento ao que foi solicitado nas atividades, prazo cumprido e qualidade mínima para identificação visual.

VALOR TOTAL DA APC: 10

Nome do Estudante: Nº Ano/Turma: TURNO:

INSTRUÇÕES: Fazer a leitura do material disponibilizado neste arquivo e em seguida responder a 8 questões. Observação: Como sugestão utilize como complemento dos estudos o vídeo: Aspectos gerais do continente Europeu link:https://www.youtube.com/watch?v=2G7qtjsQAZs&list=RDCMUC2mmP8ysfyko40KSn90x6Og&start_radio=1&t=46

Observação: (as atividades deverão ser realizadas por todos os alunos, pois as mesmas serão avaliadas e utilizadas para composição do desenvolvimento e rendimento escolar).

Estudante:Encaminhe sua atividade respondida, de acordo com as instruções do professor, dentro do prazo estabelecido; Caso o estudante tenha retirado atividade impressa na escola, faça a devolução na própria escola dentro do prazo estabelecido.

Regiões da Europa

O continente europeu possui características bastante heterogêneas quando analisado todo o seu território. Para facilitar o estudo das áreas que o constituem, algumas classificações dividem-no em quatro regiões. Essas regiões foram estabelecidas segundo critérios de ordem espacial e econômica. São estas: Europa Ocidental: é composta pelas nações banhadas pelo Oceano Atlântico, como Alemanha, Bélgica, França e Reino Unido, e também por países que possuem relação com o Ocidente. Europa Meridional: é composta por nações banhadas pelo Mar Mediterrâneo situadas na Península Ibérica, como Espanha, Andorra, Grécia e Itália. Europa Centro-Oriental: é composta pelos países que formam a ex-União Soviética e tornaram-se independentes, como Bósnia, Herzegovina, Kosovo, Moldávia, Macedônia do Norte, entre outros. Europa Setentrional: é composta por países que se situam no extremo norte do continente, como os Países Nórdicos (Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Islândia).

Mapa de regionalização da Europa

Relevo e hidrografia

Maçiços Antigos: Montanhas muito antigas, que se situam no centro-norte e no leste do continente, entre as quais se destacam os Montes Urais, que separam a Europa da Ásia, a leste- e os Alpes Escandinavos.

Page 43: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

43

Planícies Centrais: Localizadas na região central, apresentam grande extensão e solos muito férteis, onde predominam o cultivo de cereais e a criação de gado. Cordilheiras recentes: Montanhas jovens e de elevadas altitudes: os Pirineus, os Cárpatos, os Alpes, os Apepinos, os Alpes Dináricos, os Bálcãs e a cadeia do Cáucaso. Também são encontradas no continente algumas áreas de depressão, ou seja, que estão abaixo do nível do mar. A mais conhecida é a dos países baixos, país famoso pelos seus diques e pôlderes. Em áreas de clima de alta montanha ou próximas às regiões polares, há vazios demográficos. Outra característica física que se destaca na Europa é seu aspecto recortado e irregular devido ao grande número de penínsulas e arquipélagos e aos mares interiores. A rede hidrográfica europeia é densa e apresenta numerosos cursos de água. Seus rios e mares são utilizados para a produção de energia, irrigação, comércio e navegação. Além disso, constituem importantes eixos de integração entre os países do continente. Dentre os rios europeus, destacam-se o Volga- o mais extenso, na Rússia-, e o Reno, que nasce nos Alpes suíços e deságua no Mar do Norte, junto ao porto de Roterdã (países baixos).

O clima e as paisagens

Com base nos aspectos naturais, podemos distinguir três grandes regiões europeias com características climáticas e formações vegetais bem definidas. Europa do norte: Nas latitudes superiores a 60ºN, predominam os climas frio e polar, onde encontramos a Floresta Boreal e a Tundra, e menor densidade demográfica. Europa das planícies: Destaca-se pelo clima temperado oceânico (com temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano) e continental (mais seco que o oceânico e com grandes variações de temperatura). A vegetação típica é a Floresta Temperada. Na porção leste da região, ocorrem o clima semiárido e as Pradarias. Europa do sul: As terras voltadas para o mar Mediterrâneo apresentam as médias térmicas mais altas da Europa, com verões secos e invernos chuvosos, principais características do clima mediterrâneo. Lá encontramos formações vegetais arbóreas e arbustivas que constituem a Vegetação Mediterrânea. Nessa região há também as cadeias montanhosas, marcadas pelo clima frio de montanha e pela Vegetação de altitude.

Page 44: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

44

Matriz energética europeia

As principais fontes de energia que constituem a matriz energética da Europa são: Gás e petróleo = a exploração e a produção desses recursos energéticos em território europeu ocorrem no Mar no Norte, na costa da Dinamarca, da Escócia, da Inglaterra e da Noruega, a principal produtora. No entanto, essa produção é incapaz de suprir a demanda europeia, e alguns países são obrigados á importar grandes quantidades desses recursos. Carvão: Embora ainda seja bastante utilizado nas termelétricas, sua produção vem desacelerando, em virtude do esgotamento e das limitações na exploração das jazidas carboníferas, além da pouca viabilidade econômica dessa fonte de energia altamente poluente. Os maiores produtores atuais são Alemanha e Polônia. Energia Nuclear: É a principal fonte de energia usada na Europa. Em alguns países, como França, Bélgica e Eslovênia, mais de 50% da energia é gerada por usinas atômicas. O uso de energia nuclear foi antes uma opção política do que tecnológica, em decorrência do preço do petróleo, que disparou na década de 1970. Além disso, essa fonte de energia é considerada limpa, pois não libera gases poluentes.

A importação de fontes de energia

Um dos principais problemas da Europa é a dependência em relação a seus poucos fornecedores de petróleo e gás natural. A maior parte do gás utilizado na Europa vem da Rússia e, em seguida, da Líbia e da Argélia. O petróleo é importado da Líbia e da Rússia. O gás natural russo atravessa diversos países europeus. Alguns deles, como a Ucrânia, já impuseram restrições à sua passagem por questões comerciais e políticas. Isso demonstra a fragilidade europeia diante de uma questão estratégica para a sua economia e sobrevivência, pois os sistemas de aquecimento das casas no inverno dependem desse recurso.

1) Cite as três principais unidades do relevo europeu e em seguida coloque dois exemplos de cada uma delas.R:2) Com a ajuda dos mapas descreva a localização da Europa, ou seja, os seus limites.R:3) Qual a importância de rios e mares europeus?R:4) Informe a região de cada país dentro da regionalização da Europa. Utilize o texto e principalmente o mapa para a resolução desta questão.

a) PortugalR:b) França

Page 45: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

45

R:c) IslândiaR:d) GréciaR:e) NoruegaR:f) PolôniaR:g) AlemanhaR:

5) Pesquise em livros ou sites sobre o maior acidente nuclear da Europa. Mínimo 10 linhas. Observação: Utilize sites confiáveis como Brasil escola, mundo educação entre outros. Não pesquisar em Wikipédia.R:6) Que tipos de problemas a Europa enfrenta normalmente com algumas fontes de energia?R:7) O carvão é uma matriz energética ainda bem utilizada na Europa, porém, ao longo dos anos esta utilização vem diminuindo significativamente. Por que?R:8) Com base no mapa climático responda: Que tipo de clima atua na Itália? Qual é a característica do referido clima?R:

Page 46: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

46

PROJETO DE VIDA – ROGÉRIO

PROFESSOR: ROGERIO SPENCER DISCIPLINA: PROJETO DE VIDA DATA: 20/05/2020

ANO/TURMA: 9 anos A e B TURNO: MATUTINO [email protected]

PERÍODO: 19/05 a 05/06/2020 QUANTIDADE DE AULAS: 06 PRAZO P/ DEVOLUTIVA 05/06/2020,HABILIDADES: Criar vínculos positivos com as pessoas da escola, os colegas e os professores; desenvolver uma atitude de empatia com os demais; fortalecer o aprender a ser, desenvolvendo o autoconhecimento; aumentar a percepção a respeito de si próprio e de sua identidade; simbolizar características pessoais; desenvolver a auto- percepção; desenvolver a reflexão a respeito da autonomia e da autoria; saber comunicar-se com clareza; apresentar-se para os colegas; ser empático com os colegas; resgatar e sistematizar a linha do tempo da história de vida familiar, destacando episódios mais marcantes; identificar valores presentes na história de vida familiar e em momentos significativos de sua vida; identificar valores presentes em personagens e nos familiares; identificar as forças e os recursos pessoais para projetar o futuro; identificar valores pessoais que ancoram o projeto de vida; desenvolver a capacidade de avaliação dos conteúdos trabalhados e a auto- avaliação

CONTEÚDOS: SONHOS, FAMILIA, FUTURO, OBJETIVOS NA VIDA.

AVALIAÇÃO: AVALIAÇÃO CONTÍNUA E COM O RECEBIMENTOS DAS ATIVIDADES VALOR TOTAL DA APC: 5,0

Nome do Estudante: Nº Ano/Turma: TURNO:

INSTRUÇÕES: PENSE SOBRE SEUS SONHOS, E DEPOIS FAÇA AO QUE SE PEDE: LEIA AOS TEXTOS EFAÇA AO QUE SE PEDE, RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU PRÓPRIO CADERNO., POR FAVOR AO DEVOLVER AS ATIVIDADES, PELO AMOR DE DEUS, COLOQUE O NOME E A TURMA.Observação: (as atividades deverão ser realizadas por todos os alunos, pois as mesmas serão avaliadas e utilizadas para composição do desenvolvimento e rendimento escolar).

Estudante:Encaminhe sua atividade respondida, de acordo com as instruções do professor, dentro do prazo estabelecido; Caso o estudante tenha retirado atividade impressa na escola, faça a devolução na própria escola dentro do prazo estabelecido.

Page 47: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

47

2ª AULA

: Minha família e meu projeto de vida

Redija um texto sobre seus projetos de vida, incluindo sua família como fonte maior, de no mínimo 15 linhas.

3ª AULA

O que eu quero que seja verdade até o final do ano?

Eu já tinha ouvido o David Allen fazer essa pergunta, mas foi o texto da Thais Godinho, que indiquei lá no início, que realmente fez essa ideia se firmar de vez. A ideia de fazer novas resoluções do ano e de criar metas de ano novo sempre desceu errado para mim – principalmente porque a maioria de nós não pára pra pensar em objetivos realmente práticos, lógicos e quantificáveis. “Ser mais gentil” é uma excelente intenção, por exemplo, mas ela é só isso – uma vontade abstrata válida que pode terminar sendo posta para escanteio se você não se comprometer em materializar esse sentimento em algo realmente prático.

Essa pergunta me fez modificar o enquadramento das famosas “metas para o ano”.

Eu não estou só escolhendo meia dúzia de sentimentos abstratos e nobres para colocar no meu mural e me sentir bem comigo mesma – eu estou, ao invés disso, dedicando um tempo precioso para começar a criar o meu futuro desde agora. E é isso que o David Allen reforça: o poder que existe no exercício de “viajarmos” até o futuro e criamos uma imagem mais ou menos definida de como queremos que ele seja e registrando isso no papel depois. Nossa, cara – isso faz milagres.

O que eu quero que seja verdade até o final desse ano dá abertura para outras perguntas, também.

O que você quer que seja verdade até os seus 30 anos? Ou até os 40? O que você quer que seja verdade até o dia em que você se aposentar? Ou até o dia em que você se formar na faculdade? O que você quer que seja verdade na sua vida antes de você ter o seu primeiro filho? Ou antes dos seus pais morrerem? Cês percebem a quantidade de portas que essa simples pergunta abre, meu povo?

RESPONDA AS QUESTÕES QUE ESTÃO NO PRÓPRIO TEXTO ACIMA;

4ª AULA

Alguns objetivos para cada área da vida

Para facilitar, divida a sua vida em grandes categorias: pessoal (o seu desenvolvimento intelectual, o seu lazer, a sua saúde, os seus estudos, a sua prática espiritual, a sua vida financeira), social (os seus relacionamentos amorosos, a sua família, imediata ou distante, os seus amigos, os seus colegas e os seus eventos sociais) e profissional (o seu trabalho voluntário, os seus clientes, o seu novo negócio, os seus cargos ou atribuições na sua empresa, a ONG para a qual você está contribuindo), o que for.

O que você gostaria que fosse verdade no seu trabalho até o final do ano? Você quer ganhar um aumento, mudar de posição, conquistar mais clientes ou fazer uma transição radical de carreira? Quanto dinheiro você quer ter guardado até o final do ano? Você quer investir um valor fixo todo mês, quer pagar uma dívida, quer fazer uma grande compra? O que você quer fazer pela sua saúde nos próximos meses?

Você quer perder peso, ganhar peso, fazer alguma aula de dança, mudar alguma coisa na sua alimentação? Quer começar a fazer terapia ou fazer um check up geral de exames? Pense em termos gerais e guarde essa lista de objetivos do ano em um lugar seguro. Vou te mostrar o que fazer com ela, ó.

 RESPONDA AS QUESTÕES DO PRÓPRIO TEXTO;

Page 49: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

49

Todas as APCs planejadas e elaboradas deverão conter detalhamento da ação, as habilidades das APCs, lembretes, dicas e exemplos de como realizá-las, especificar como será o processo avaliativo, ou seja, o professor deverá direcionar a atividade ao estudante de forma descritiva, clara e com linguagem apropriada ao ano escolar. INSTRUÇÕES: Arquivo Word; Utilize fonte Arial – 11; Espaçamento Simples; Utilize 1 arquivo por disciplina para todo o período;

PROFESSOR: Letícia Luiz Rodrigues e Felipe Arruda Curci DATA: 21/05/2020

ANO/TURMA: 9ª A e B TURNO: MATUTINO

E-mail do Professor: [email protected] [email protected]

PERÍODO: 20/05 à 05/06 QUANTIDADE DE AULAS: 3 PRAZO P/ DEVOLUTIVA: 05 / 06 / 2020

HABILIDADES: Conhecer pesquisas de natureza quantitativa e qualitativa e suas diferenças por meio de exemplos.CONTEÚDOS: Tipos de pesquisa

AVALIAÇÃO: Processual VALOR TOTAL DA APC: 10

Nome do Estudante: Nº Ano/Turma: TURNO:INSTRUÇÕES: A atividade poderá ser entregue na sala virtual disponibilizada pela SED, no google Classroom ou, caso o estudante não tenha acesso, entregar o caderno de atividades na escola. Qualquer dúvida sobre a atividade, entrar em contato com a professora por e-mail.

Observação: (as atividades deverão ser realizadas por todos os alunos, pois as mesmas serão avaliadas e utilizadas para composição do desenvolvimento e rendimento escolar).

Estudante: Encaminhe sua atividade respondida, de acordo com as instruções do professor, dentro do prazo estabelecido; Caso o estudante tenha retirado atividade impressa na escola, faça a devolução na própria escola dentro do prazo estabelecido.

APÓS A LEITURA DO TEXTOS/VÍDEOS RECOMENDADOS PELA PROFESSORA REGISTREM A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS TIPOS DE PESQUISAS E BUSQUEM EXEMPLOS EM MÍDIAS DIGITAIS, EM JORNAIS TELEVISIVOS OU IMPRESSOS DE PESQUISAS JÁ REALIZADAS QUE TENHAM CARÁTER QUALITATIVO OU QUANTITATIVO E CLASSIFIQUE-OS.

OBS.: OS ESTUDANTES DEVERAM LEVANTAR NO MÍNIMO TRÊS EXEMPLOS (RECORTES) DE CADA TIPO DE PESQUISA.

Sugestões de textos:

encurtador.com.br/ehxCG

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/pesquisa-quantitativa-qualitativa.htm

Sugestões de vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=JEMrOC1XIt8

https://www.youtube.com/watch?v=iKX2J-H_iwE

https://www.youtube.com/watch?v=fSgeg91c7j8

O que são pesquisas quantitativas e qualitativas?

Pesquisas qualitativas e quantitativas são métodos complementares que podem ser combinados nas suas pesquisas para obter resultados aprofundados e abrangentes.

Simplificando, a principal diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa é a seguinte: dados quantitativos apresentam os números que comprovam os objetivos gerais da pesquisa, enquanto dados qualitativos permitem compreender a complexidade e os detalhes das informações obtidas.

Page 50: ºA-e-B-E.F.-2º-BIM..docx · Web viewESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS. ATIVIDADES PEDAGÓGI

50

Para obter os melhores resultados a partir desses métodos nas suas pesquisas, é importante entender as diferenças entre eles. Vamos dar uma olhada.

Definição de pesquisa quantitativa

Dados quantitativos visam coletar fatos concretos: números. Dados quantitativos são estruturados e estatísticos. Eles formam a base para tirar conclusões gerais da sua pesquisa.

Definição de pesquisa qualitativa

Dados qualitativos coletam informações que não buscam apenas medir um tema, mas descrevê-lo, usando impressões, opiniões e pontos de vista. A pesquisa qualitativa é menos estruturada e busca se aprofundar em um tema para obter informações sobre as motivações, as ideias e as atitudes das pessoas. Embora essa abordagem proporcione uma compreensão mais detalhada das perguntas da pesquisa, ela dificulta a análise dos resultados.