a cientificidade da psicologia em william james

3
A cientificidade da psicologia em William James Por: Pablo Vinícius Martins Pacheco Ciência (...) ciência natural é um mero fragmento de verdade, dividida do todo para o bem da efetividade prática (...). Filosofia (...) como sobre a existência do mundo físico ou de estados mentais. É dever da filosofia geral responder por estas questões, e não da ciência natural. “Acreditamos estar implícito em seu posicionamento que seria necessária alguma mudança na sua base epistemológica para que esta ciência se elevasse ao patamar de consolidação teórica em que se encontravam a física e a química.” “Em seu artigo “The Hidden Self” (James, 1890/1983a), James critica a atitude de considerar como absurdos e falsos fenômenos não classificados dentro dos sistemas científicos vigentes. Segundo ele, a absorção de novos fenômenos ainda não classificados pelo sistema científico em questão é fundamental para que a ciência cresça.”. “E as soluções encontradas por James parecem delimitar os contornos de uma ciência da mente que considere não apenas os fenômenos psíquicos, mas outros estados mentais relacionados (Sech Jr., Araujo & Moreira-Almeida, 2013).” (...) “em um primeiro momento de sua produção o vemos esforçando-se para publicar um livro-texto enciclopédico de base “cerebralista” (buscando desenvolver a psicologia de modo a traçar paralelos

Upload: idalina-de-carvalho

Post on 12-Nov-2015

19 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Resenha

TRANSCRIPT

A cientificidade da psicologia em William James

Por: Pablo Vincius Martins Pacheco

Cincia (...) cincia natural um mero fragmento de verdade, dividida do todo para o bem da efetividade prtica (...).

Filosofia (...) como sobre a existncia do mundo fsico ou de estados mentais. dever da filosofia geral responder por estas questes, e no da cincia natural.

Acreditamos estar implcito em seu posicionamento que seria necessria alguma mudana na sua base epistemolgica para que esta cincia se elevasse ao patamar de consolidao terica em que se encontravam a fsica e a qumica.

Em seu artigo The Hidden Self (James, 1890/1983a), James critica a atitude de considerar como absurdos e falsos fenmenos no classificados dentro dos sistemas cientficos vigentes. Segundo ele, a absoro de novos fenmenos ainda no classificados pelo sistema cientfico em questo fundamental para que a cincia cresa..

E as solues encontradas por James parecem delimitar os contornos de uma cincia da mente que considere no apenas os fenmenos psquicos, mas outros estados mentais relacionados (Sech Jr., Araujo & Moreira-Almeida, 2013).

(...) em um primeiro momento de sua produo o vemos esforando-se para publicar um livro-texto enciclopdico de base cerebralista (buscando desenvolver a psicologia de modo a traar paralelos entre os estados mentais e os estados cerebrais), focado na cognio; e em uma segunda fase encontramos abertura para vrios fenmenos excludos do mainstream da investigao cientfica.

Objetivo Em nosso estudo, relacionaremos a primeira posio de James com os Principles of Psychology (James, 1890/1981) e a segunda com as obras psicolgicas subsequentes - (The Hidden Self (James, 1890/1983a), The Varieties of Religious Experience (James, 1902/1985), The Lowell Lectures (Taylor, 1984) e seus artigos psicolgicos.

Hiptese Nos Principles, James apresentou uma psicologia com bases epistemolgicas menos controversas, focando nos resultados prticos que esta cincia poderia gerar. O resultado um livro-texto basicamente naturalista e positivista. Posteriormente, a obra The Varieties of Religious Experience (James, 1902/1985) incrementa os assuntos da psicologia, abarcando novas esferas da experincia humana, para alm da cognio regular. J no The Hidden Self (James, 1890/1983a) e Lowell Lectures (Taylor, 1984), James expande ainda mais o escopo da psicologia, com o estudo de uma variedade maior de fenmenos e consequentemente forando tal cincia a rever suas bases epistemolgicas frente a estes novos fenmenos.

Mtodo Leitura de literatura primaria: Obras de James de 1890 a 1902 juntamente com a correspondncia da poca.Leitura em Ordem CronolgicaCritrio de Incluso e Excluso implcitos (pertinncia ao tema das cartas, perodo)Forma de anlise, eixos temticos, no definidos. Aguardar leituras