a charge como estÍmulo ao imÁginÁrio do interlocutor redefor-lp/iel-unicamp

1
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor: Paulo Gomes da Silva Agência Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Esfera jornalística; Gênero: charge; Sequência Didática; Ensino Médio. 1. INTRODUÇÃO 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3. O GÊNERO CHARGE 4. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS Esta charge é uma crítica clara à atuação imperialista dos EUA. Entretanto, conseguimos perceber esse efeito crítico, se fizermos uma série de considerações sobre como a imagem e a história são construídas. Inicialmente vemos uma grande águia (símbolo norte-americano da liberdade) se alimentando de algo que percebemos ser o globo terrestre. Não se trata de uma águia qualquer, pois ela leva em sua plumagem as cores e detalhes da bandeira estadunidense. (Além disso, essa águia se alimenta de um pedaço especial do globo terrestre; com um pouco de conhecimento, percebemos que ela “bica” aquilo que nos mapas corresponderia à parte norte da América do Sul, onde está a região amazônica. um trabalho bastante interessante sob o ponto de vista da proporção: a águia é maior do que a parte do globo que conseguimos visualizar na imagem. Metaforicamente, critica-se o papel dos EUA que seriam apenas mais um país do globo, e não maiores que o globo como, em muitos momentos, parecem ser. Mas você não falou da SD, apenas da charge.

Upload: paul-bennett

Post on 02-Jan-2016

26 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor: Paulo Gomes da Silva Agência Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Esfera jornalística; Gênero: charge; Sequência Didática; Ensino Médio. 1. INTRODUÇÃO. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP

A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTORREDEFOR-LP/IEL-UNICAMP

Autor: Paulo Gomes da Silva

Agência Financiadora: SEE-SP

Palavras- Chave: Esfera jornalística; Gênero: charge; Sequência Didática; Ensino Médio.

1. INTRODUÇÃO1. INTRODUÇÃO

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3. O GÊNERO CHARGE3. O GÊNERO CHARGE

4. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA4. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta charge é uma crítica clara à atuação imperialista dos EUA. Entretanto, só conseguimos perceber esse efeito crítico, se fizermos uma série de considerações sobre como a imagem e a história são construídas. Inicialmente vemos uma grande águia (símbolo norte-americano da liberdade) se alimentando de algo que percebemos ser o globo terrestre. Não se trata de uma águia qualquer, pois ela leva em sua plumagem as cores e detalhes da bandeira estadunidense. (Além disso, essa águia se alimenta de um pedaço especial do globo terrestre; com um pouco de conhecimento, percebemos que ela “bica” aquilo que nos mapas corresponderia à parte norte da América do Sul, onde está a região amazônica. Há um trabalho bastante interessante sob o ponto de vista da proporção: a águia é maior do que a parte do globo que conseguimos visualizar na imagem. Metaforicamente, critica-se o papel dos EUA que seriam apenas mais um país do globo, e não maiores que o globo como, em muitos momentos, parecem ser.

Mas você não falou da SD, apenas da charge.