a cÁbula - paroquiadepacodearcos.com¡bula... · 8 de janeiro de 2017 folha informativa da...

2
8 DE JANEIRO DE 2017 FOLHA INFORMATIVA DA PAROQUIA DE PAÇO DE ARCOS A Manifestação! O que celebramos em dia de Reis? É somente uma questão cultural ou torna-se uma questão central de Fé? Até 354, que se saiba, a festa do nascimento de Jesus era celebrada no dia 6 de Janeiro, apoiada numa antiga festa helenística de origem egípcia que celebrava a luz. E nesse dia celebrava-se não só o nascimento de Jesus mas também a visita dos Magos e o Baptismo de Jesus. Era a Epifania, a aparição do soberano aos seus súbditos.O patriarcado de Roma, no século IV transferirá a solenidade do Nascimento de Jesus para dia 25 de Dezembro, o dia do nascimento do sol vitorioso, e trata-lo-á como o dia do mistério da Encarnação do Verbo. Mas a comunidade ortodoxa e quase todo o cristianismo oriental manterá o caráter epifânico deste dia 6, celebrando-o como a presença do Rei dos Reis diante do seu povo. Se por um lado, a separação da solenidade do Nascimento da festa da Epifania retirou, na nossa tradição ocidental, de algum prestigio ao dia de Reis, por outro lado deixou vincada e possível de ser valorizada a primeira consequência efectiva da Encarnação do Verbo. Jesus é Luz e Salvação para todos os povos…e não só para os crentes! Daqui não advém a obrigação da imposição da fé cristã a todos os homens, mas a compreensão da vida de todos os homens em todos os povos à luz de Jesus Cristo. Dizer que Jesus é a Luz do mundo significa interpretar toda a realidade humana, e não só, a partir da pessoa de Jesus. Esta é uma das tarefas principais da Igreja, particularmente do seu magistério. Mas também há que acreditar que Jesus é Salvação para todos os povos. E por esta a necessidade da acção e atitude missionária permanente no coração da própria Igreja, missão dos pastores e dos leigos no mundo, e em última instância, a razão de ser da própria Igreja: compreender o Homem para salvar o Homem. Por isso, os magos, sinais da sabedoria humana, que procuravam na natureza, a estrela, a compreensão definitiva de tudo, são levados junho ao presépio, onde a estrela cede o seus lugar ao menino recém nascido, e a humanidade por estes, oferece os seus dons(ouro) a sua oração (o incenso) e o seu sofrimento (a mirra) que serão resgatados pelo Menino Deus, assim que chegar a sua “hora”. [email protected] HTTP://WWW.PAROQUIADEPACODEARCOS.COM PARÓQUIA Hora do pergaminhoSegunda dia 9, no Centro Paroquial, pelas 21h15. PATRIARCADO “Instituição de Acólito do Rui Macedo” Sábado, dia 14, pelas 12h15, no Seminário dos Olivais. CATEQUESE “Peça Teatral: A Boa Nova” Sábado, dia 14, às 21h00, no Salão paroquial A CÁBULA Telefone:214432145 214435802 Serviço de acolhimento e de Cartorio: Terça a Sábado: 10h00-12h00 Terça a Sexta: 16h-19h00

Upload: ngominh

Post on 20-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

8 DE JANEIRO DE 2017 FOLHA INFORMATIVA DA PAROQUIA DE PAÇO DE ARCOS

A Manifestação! O que celebramos em dia de Reis? É somente uma questão cultural ou torna-se uma questão central de Fé?

Até 354, que se saiba, a festa do nascimento de Jesus era celebrada no dia 6 de Janeiro, apoiada numa antiga festa helenística de origem egípcia que celebrava a luz. E nesse dia celebrava-se não só o nascimento de Jesus mas também a visita dos Magos e o Baptismo de Jesus. Era a Epifania, a aparição do soberano aos seus súbditos.O patriarcado de Roma, no século IV transferirá a solenidade do Nascimento de Jesus para dia 25 de Dezembro, o dia do nascimento do sol vitorioso, e trata-lo-á como o dia do mistério da Encarnação do Verbo. Mas a comunidade ortodoxa e quase todo o cristianismo oriental manterá o caráter epifânico deste dia 6, celebrando-o como a presença do Rei dos Reis diante do seu povo.

Se por um lado, a separação da solenidade do Nascimento da festa da Epifania retirou, na nossa tradição ocidental, de algum prestigio ao dia de Reis, por outro lado deixou vincada e possível de ser valorizada a primeira consequência efectiva da Encarnação do Verbo. Jesus é Luz e Salvação para todos os povos…e não só para os crentes!

Daqui não advém a obrigação da imposição da fé cristã a todos os homens, mas a compreensão da vida de todos os homens em todos os povos à luz de Jesus Cristo. Dizer que Jesus é a Luz do mundo significa interpretar toda a realidade humana, e não só, a partir da pessoa de Jesus. Esta é uma das tarefas principais da Igreja, particularmente do seu magistério.

Mas também há que acreditar que Jesus é Salvação para todos os povos. E por esta a necessidade da acção e atitude missionária permanente no coração da própria Igreja, missão dos pastores e dos leigos no mundo, e em última instância, a razão de ser da própria Igreja: compreender o Homem para salvar o Homem.

Por isso, os magos, sinais da sabedoria humana, que procuravam na natureza, a estrela, a compreensão definitiva de tudo, são levados junho ao presépio, onde a estrela cede o seus lugar ao menino recém nascido, e a humanidade por estes, oferece os seus dons(ouro) a sua oração (o incenso) e o seu sofrimento (a mirra) que serão resgatados pelo Menino Deus, assim que chegar a sua “hora”.

[email protected] HTTP://WWW.PAROQUIADEPACODEARCOS.COM

PARÓQUIA

“Hora do pergaminho”

Segunda dia 9, no Centro Paroquial,

pelas 21h15.

PATRIARCADO

“Instituição de Acólito do Rui

Macedo”

Sábado, dia 14, pelas 12h15, no Seminário

dos Olivais.

CATEQUESE

“Peça Teatral: A Boa Nova”

Sábado, dia 14, às 21h00, no Salão

paroquial

A CÁBULA

Telefone:214432145 214435802

Serviço de acolhimento e de Cartorio: Terça a Sábado: 10h00-12h00 Terça a Sexta: 16h-19h00

8 DE JANEIRO DE 2017 FOLHA INFORMATIVA DA PAROQUIA DE PAÇO DE ARCOS

Unidade dos cristãos! A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2017, que no hemisfério norte se celebra de 18 a 25 de janeiro, vai evocar os 500 anos da reforma protestante, iniciada por Martinho Lutero. O documento de reflexão preparado e publicado em conjunto pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé) e a Comissão Fé e Constituição (Conselho Mundial de Igrejas) tem como tema central a “reconciliação”. “Que pessoas e Igrejas possam ser impelidas pelo amor de Cristo a viver vidas reconciliadas e a derrubar as paredes da divisão”.

Na nossa comunidade este tempo está a ser organizado pela equipa do ecumenismo e o momento comunitário de oração terá lugar no dia 21 sábado. Mais proximamente farei referência ao horário e a outras actividades.

Partimos. Vamos. Somos. Começou a segunda temporada do “Partimos. Vamos. Somos.” O Musical voltará à cena no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa,  nos seguintes dias e horários:

Dia 12 de Janeiro: 21h30 

Dia 13 de Janeiro: 21h30

Dia 14 de Janeiro: 18h15 e 21h30

Dia 15 de Janeiro: 16h30

Os bilhetes também podem ser comprados diretamente nas lojas Worten, Fnac, ou online em:

https://t icket l ine.sapo.pt/evento/part imos-vamos-somos-300-anos-patriarcado-l-15927

“O acontecimento de Fátima O Curso Interdisciplinar decorre em Lisboa, em horário pós-laboral, na Faculdade de Teologia.  O curso é da responsabilidade do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima e da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e é aberto a todos os interessados (cf. regulamento). Terá mais informação no seguinte link: 

http://www.ft . l isboa.ucp.pt/site/custom/template/ucptpl_fac.asp?SSPAGEID=934&lang=1&artigoID=1920

[email protected] HTTP://WWW.PAROQUIADEPACODEARCOS.COM

Oração aos Santos Reis

Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Melchior e Gaspar! Vós que fostes avisados e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela estrela do Oriente.

Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar e amar a Jesus menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra. Q u e r e m o s , e m n o s s a f r a q u e z a , i m i t a r - v o s , s e g u i n d o a e s t re l a d a verdade.

Não podemos oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, como fizestes. Mas queremos oferecer-lhe o nosso coração contrito. Queremos oferecer-lhe a nossa vida, buscando vivermos unidos à sua Igreja. Esperamos alcançar de vós a intercessão para receber de Deus a graça que tanto necessitamos.

Esperamos, igualmente, alcançarmos a graça de sermos verdadeiros cristãos. Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos.

Derramai vossas bênçãos sobre as nossas humildes famí l ias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, e da Virgem Maria, nossa Mãe, e de São José seu esposo.

Nosso senhor Jesus Cristo, o Menino do presépio, seja sempre adorado e amado por todos.

Amém!