9º ano - história

3
1. (Uerj) Nascida em Capivari, no interior do estado de São Paulo, Tarsila do Amaral (1886- 1973) cumpriu um papel fundamental na arte brasileira. A boa posição financeira herdada da família permitiu a ela viajar para a Europa várias vezes para estudar. A influência marcou sua produção. Operários foi pintada em 1933 e exibe a força do estilo de Tarsila ao retratar a população paulistana e, ao fundo, chaminés e fábricas em formas geométricas. Adaptado de vejasp.abril.com.br, 21/01/2011. A década de 1930, quando a tela Operários foi pintada, caracterizou-se pela deflagração do processo de industrialização na sociedade brasileira. Nessa tela, por meio da representação proposta pela artista, pode-se observar o seguinte aspecto do operariado nacional na época: a) defasagem salarial b) diversidade cultural c) associativismo sindical d) disparidade educacional 2. (Uftm) Entre os motivos alegados por Getúlio Vargas para decretar o Estado Novo, em novembro de 1937, pode-se citar a) a iminência do início da 2ª Guerra Mundial e a necessidade de proteger as nossas fronteiras. b) as greves operárias, os saques e as depredações que tomaram conta do país no período. c) a descoberta de uma suposta insurreição comunista, o chamado Plano Cohen. d) as denúncias de fraudes no processo de escolha do seu sucessor, publicadas pela imprensa. e) a insatisfação da elite paulista com o regime, que ameaçava separar-se do restante do país. 3. (Uespi) Em 1943, foi publicada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que passou a regulamentar, no Brasil, de forma sistematizada, as relações de trabalho entre patrões e empregados. Essa publicação ocorreu durante: a) o período de redemocratização do país no governo de Jânio Quadros. b) a presidência de Juscelino Kubitscheck, constando do seu Plano de Metas. c) o período do chamado Estado Novo, sob a presidência de Getúlio Vargas. d) o período posterior à volta de Getúlio Vargas ao poder, na qualidade de presidente eleito. e) o governo do presidente Rodrigues Alves, durante o qual também ocorreu a denominada Revolta da Vacina. 4. (Enem) É difícil encontrar um texto sobre a Proclamação da República no Brasil que não cite a afirmação de Aristides Lobo, no Diário Popular de São Paulo, de que “o povo assistiu àquilo bestializado”. Essa versão foi relida pelos enaltecedores da Revolução de 1930, que não descuidaram da forma republicana, mas realçaram a exclusão social, o militarismo e o estrangeirismo da fórmula implantada em 1889. Isto porque o Brasil brasileiro teria nascido em 1930. MELLO, M. T. C. A república consentida: cultura democrática e científica no final do Império. Rio de Janeiro: FGV, 2007 (adaptado). O texto defende que a consolidação de uma determinada memória sobre a Proclamação da República no Brasil teve, na Revolução de 1930, um de seus momentos mais importantes. Os defensores da Revolução de 1930 procuraram construir uma visão negativa para os

Upload: sergio-rego

Post on 10-Feb-2016

17 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

história

TRANSCRIPT

Page 1: 9º Ano - História

1. (Uerj)

Nascida em Capivari, no interior do estado de São Paulo, Tarsila do Amaral (1886- 1973) cumpriu um papel fundamental na arte brasileira. A boa posição financeira herdada da família permitiu a ela viajar para a Europa várias vezes para estudar. A influência marcou sua produção. Operários foi pintada em 1933 e exibe a força do estilo de Tarsila ao retratar a população paulistana e, ao fundo, chaminés e fábricas em formas geométricas.

Adaptado de vejasp.abril.com.br, 21/01/2011.A década de 1930, quando a tela Operários foi

pintada, caracterizou-se pela deflagração do processo de industrialização na sociedade brasileira.Nessa tela, por meio da representação proposta pela artista, pode-se observar o seguinte aspecto do operariado nacional na época:

a) defasagem salarial b) diversidade cultural c) associativismo sindical d) disparidade educacional

2. (Uftm) Entre os motivos alegados por Getúlio Vargas para decretar o Estado Novo, em novembro de 1937, pode-se citar a) a iminência do início da 2ª Guerra Mundial e a necessidade de proteger as nossas fronteiras. b) as greves operárias, os saques e as depredações que tomaram conta do país no período. c) a descoberta de uma suposta insurreição comunista, o chamado Plano Cohen. d) as denúncias de fraudes no processo de escolha do seu sucessor, publicadas pela imprensa. e) a insatisfação da elite paulista com o regime, que ameaçava separar-se do restante do país.

3. (Uespi) Em 1943, foi publicada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que passou a regulamentar, no Brasil, de forma sistematizada, as relações de trabalho entre patrões e empregados. Essa publicação ocorreu durante: a) o período de redemocratização do país no governo de Jânio Quadros. b) a presidência de Juscelino Kubitscheck, constando do seu Plano de Metas. c) o período do chamado Estado Novo, sob a presidência de Getúlio Vargas. d) o período posterior à volta de Getúlio Vargas ao poder, na qualidade de presidente eleito. e) o governo do presidente Rodrigues Alves, durante o qual também ocorreu a denominada Revolta da Vacina.

4. (Enem) É difícil encontrar um texto sobre a Proclamação da República no Brasil que não cite a afirmação de Aristides Lobo, no Diário Popular de São Paulo, de que “o povo assistiu àquilo bestializado”. Essa versão foi relida pelos enaltecedores da Revolução de 1930, que não descuidaram da forma republicana, mas realçaram a exclusão social, o militarismo e o estrangeirismo da fórmula implantada em 1889. Isto porque o Brasil brasileiro teria nascido em 1930.

MELLO, M. T. C. A república consentida: cultura democrática e científica no final do Império. Rio de Janeiro: FGV, 2007

(adaptado). O texto defende que a consolidação de uma

determinada memória sobre a Proclamação da República no Brasil teve, na Revolução de 1930, um de seus momentos mais importantes. Os defensores da Revolução de 1930 procuraram construir uma visão negativa para os eventos de 1889, porque esta era uma maneira de a) valorizar as propostas políticas democráticas e liberais vitoriosas. b) resgatar simbolicamente as figuras políticas ligadas à Monarquia. c) criticar a política educacional adotada durante a República Velha. d) legitimar a ordem política inaugurada com a chegada desse grupo ao poder. e) destacar a ampla participação popular obtida no processo da Proclamação.

5. (Ufpr) Com relação ao Estado Novo, de 1937 a 1945, é correto afirmar: a) Foi um período de desenvolvimento do liberalismo democrático no país, permitindo com isso a consolidação da liderança política de Getúlio Vargas. b) Ampliou os conflitos oligárquicos e a pressão do capital internacional, culminando com o suicídio de Vargas. c) A política desenvolvimentista de abertura ao capital estrangeiro permitiu o crescimento das alianças políticas e comerciais entre Brasil e Estados Unidos. d) A proximidade política de Vargas com os regimes totalitários nazi-fascistas levou o Brasil a apoiar militarmente os países do Eixo na II Guerra Mundial. e) Foi marcado pela crítica à democracia liberal e pela organização de um estado autoritário, encarregado de promover o progresso dentro da ordem.

6. (IFCE) O período Constitucional da Era Vargas, que se estende de 1934 a 1937, foi marcado por tempos difíceis e conturbados. Melhor identifica esse período: a) teve lugar um movimento de rebeldia conhecido como Revolução Constitucionalista, que exigia que se fizesse uma nova constituição para o país. b) foi instituída uma nova moeda para o país – o cruzado – como forma de estabilizar o país que sofria os efeitos da crise de 1929. c) pela primeira vez na história do país, um governante era processado por crime político (impeachment), perdendo seu mandato. d) tem lugar a luta entre duas forças: “nacionalistas” e “entreguistas”, ocasião em que acontece a nacionalização do petróleo – “o petróleo é nosso”. e) foram firmados dois movimentos antagônicos, que refletiam, aqui, o crescimento das ditaduras na Europa: a

Page 2: 9º Ano - História

Ação Integralista Brasileira (fascista) e a Aliança Nacional Libertadora (comunista).

7. (CFTSC 2010) Sobre a Era Vargas, podemos dizer que nesse período para sair da Crise de 1929, foi implementada uma política de substituição de importações que buscou integrar o território nacional. Nesse aspecto, podemos afirmar que a substituição das importações ligada à integração do território nacional teve como objetivos: a) fortalecer o modelo agrário exportador e oferecer preços mais baixos no mercado externo, tendo em vista a ampliação das vendas para os EUA, gerando o capital necessário aos projetos de integração do território. b) ampliar a produção industrial no Brasil e criar um mercado interno para consumo dessa produção, integrando boa parte do território nacional, especialmente o eixo Centro-Sul, onde se concentraram as atividades econômicas mais importantes desse período. c) expandir o setor de serviços e fortalecer os sindicatos, de modo que fosse possível a integração do território nacional pela união dos trabalhadores em grandes centrais sindicais. d) reforçar o setor agrícola e diminuir os investimentos em indústrias para que houvesse menos importações de máquinas e equipamentos dos EUA e Europa, necessários às empresas do setor industrial que estavam plenamente integradas no território nacional. e) fortalecer as exportações de máquinas e equipamentos e gerar investimentos externos no país, para que o Brasil se desenvolvesse com maior rapidez, permitindo a construção de uma infraestrutura homogênea de integração do território nacional.

8. Em seu segundo governo, Getúlio Vargas sofreu uma forte pressão política por parte de setores conservadores da sociedade. O principal partido que polarizou esta oposição foi a União Democrática Nacional, a UDN, que tinha como mais destacado líder:a) João Goulart. b) Café Filho. c) Luís Carlos Prestes.d) Carlos Lacerda. e) Juscelino Kubitschek.

9. (Cesgranrio - RJ) A eleição, em 1950, de Getúlio Vargas para um novo mandato presidencial apresentou um dos momentos mais representativos do chamado Estado populista, porque Vargas:a) fora eleito com o apoio do grande capital conservador, interessado em conter o avanço das camadas populares e a entrada de capital estrangeiro.b) inverteu a política econômica que vinha sendo seguida pelo governo Dutra, liberando as importações e a remessa de lucros pelas empresas estrangeiras.c) buscava apoio das massas populares para os seus programas econômicos, através de suas ligações com o movimento trabalhista.d) esvaziou, em definitivo, o partido que lhe fazia oposição desde o Estado Novo, ao derrotar o candidato da UDN.e) foi beneficiário do clima de conciliação nacional, reunindo todas as forças políticas, aterrorizadas pela Guerra Fria.

10. Durante o Governo Vargas (1951-1954) foi organizada uma Comissão Mista Brasil-EUA com o objetivo de definir as diretrizes da política econômica brasileira. Dos trabalhos desta comissão resultou a criação:a) da Sudene. b) da Eletrobrás. c) do BNDE.d) da Petrobras. e) da Hidrelétrica de São Francisco.