95 bio outubro 99

8
BOLETIM INFORMATIVO DE OSASCO Ano X - n" 95 - Outubro -1999

Upload: boletim-informativo-da-diocese-de-osasco

Post on 23-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

95. Boletim Informativo da Diocese de Osasco - BIO - Ano X - N º 95 - Bio Outubro de 1999

TRANSCRIPT

Page 1: 95 bio outubro 99

BOLETIM INFORMATIVODE OSASCO

Ano X - n" 95 - Outubro -1999

Page 2: 95 bio outubro 99

PARABÉNS, DOM FRANCISCO

"Quem ama sempre encontrauma razão para existir emqualquer idade da vida. "

Dom Francisco, sua vida é um Domde Deus para nós. Que Deus continueiluminando-o na caminhada, pois maisdo que Bispo, o reconhecemos comPai e Pastor. Agradecemos ao Cria-dor pelo Dom de sua vida.

Abraços, Diocese de Osasco!

DIA NACIONAL DA JUVENTUDENa nossa Diocese o DNJ será comemo-rado na Região Pastoral Bonfim, noSEST/SENAT - Av. Cândido Porti-nari, 1100 - Vila Piauí.Teremos a Missa da Juventude ediversas atividades: futebol, voley,salas de jogos (ping-pong, s inuca,pebolim), viodeokê, teatro, ginástica/aeróbica, Show, estandes diversos, tria-gem dentária, cantinho bate-papo: a im-portância da doação de sangue, preven-ção ao uso de drogas, cooperativas, a-presentaçao das culturas negra e indí-gena, etc.* Dia: 31 de Outubro* Horário: das OShOO às 17hOO* Tema: Juventude e Dívidas Sociais.* Lema: Vida em PlenitudeTrabalhopra Juventude.Contribuição: R$ 2,00 (dois reais)"Trazemos, porém, este tesouro emvasos de argila, para que esse in-comparável poder seja de Deus enão de nós" (2Cor 4,7). Sabemosque o sonho da juventude é, tam-bém, o sonho de Deus e acredita-mos que "Avançar é Ousar!"Maiores informações: com Keli - F.:3621-4015 e/ou Ivani F.: 9724-7186.

NOVO MISSAL ROMANOO Secretário da Congregação para aLiturgia e a Disciplina dos Sacramentos,Dom Francesco PioTamburrino, anunciouque será publicado novo Missal com o ob-jetivo de motivar a renovação litúrgica.inclui festas dos santos canonizados recen-temente, e as normas litúrgicas aprova-das desde a edição anterior. Existem ou-tros documentos litúrgicos que serão pu-blicados a tempo para o Jubileu do ano2000, como: um novo volume de textosda Sagrada Escritura e Padres da Igrejapara serem usados no Ofício de Leitura,um novo Martirológio e um guia propon-do normas para o discernimento de tradi-ções populares que podem ser adapta-das na Liturgia.

CURSO DE COMUNICAÇÃOA Pascom (Pastoral da Comunicação),juntamente com o SEPAC (Serviço àPastoral da Comunicação), promoverãono dia 17 de Outubro, na ParóquiaImaculada Conceição - Km 18 das9hOO às 17hOO, um Curso de Comu-nicação para Agentes de Pastoraise Movimentos, terá como objetivo tra-balhar a comunicação, enquanto rela-ção entre os agentes de pastorais pararevitalizar a participação do povo navida da Igreja. E necessário a valoriza-ção da acolhida em nossas Paróquias eComunidades. O Curso terá corno tema:"Acolher é Comunicar". Contaremoscom a assessoria da Ir. Maria HelenaCorazza (SEPAC/Paulinas). Participem esejam agentes de transformação, no pro-cesso de comunicação nos dias de hoje.Inscrições nas paróquias. Informações:Iva, fone: 7081-7663 de 3- a 6- feira

,das 13hOO às IShOO. (vagas limitadas)

CNBB MUDOU SUA CENTRALTELEFÓNICA

A Secretaria Geral da CNBB pededesculpas por eventuais transtornos queo novo sistema possa ter causado no pe-ríodo da mudança. A nova central ofe-rece diversos benefícios, entre eles aexpansão de 69 para 144 ramais in-ternos. Os novos números da CNBBsão: Fone: Oxx61 313-8300 e Fax:Oxx61 313-8303. O telefax diretodo Secretário Geral continua o mes-mo: Oxxó l 322-4120.

NOMEADO ENVIADO DASANTA SÉ AO COMLA VI

O Papa João Paulo II nomeou comoseu enviado especial ao COMLA VI o Car-deal Josef Tomko, prefeito da Congre-gação para a Evangelização dos Povos.O COMLA VI, acontecerá de 28/09 a03/10 em Paraná, Argentina.

NOTÍCIAS DO EPISCOPADO» Dom Alair Vilar Fernandes deMelo, faleceu no dia 20 de agosto, Ar-cebispo Emérito de Natal (RN).* Dom Rino Carlesí, faleceu, emVerona, Itália, no dia 25 de agosto, Bis-po Emérito de Balsas (MA).» Dom Hélder Pessoa Câmara, fa-leceu no dia 27 de agosto, ArcebispoEmérito de Olinda e Recife (PE).* Dom Geraldo de Proença Sigaud,faleceu no dia 05 de setembro, Arce-bispo emérito de Diamantina (MG).

"EM TUAS MÃOS, SENHOR"

Este é o forte, comprometido e bonitolema de Dom Hélder Pessoa Câ-mara que se concretizou plenamenteno ciia 27 ds agosto de 1999. quandofaleceu, aos 90 anos. em sua residên-cia, nos fundos da Igreja das Frontei-ras, na Boa Vista, em Recife (PE). Re-percute no Brasil corno a constataçãoda natureza jovem que toda boa obraadquire, qualquer que seja o tempo emque se desenvolveu. D. Hélder é oprincipal articulador na caminha-da da Igreja Católica no séculoXX, líder de movimentos populares,fundador da Conferência Nacional dosBispos do Brasil (CNBB) e ajudou nacriação do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), é presença quecontinua a servir de referencial às no-vas transformações. A rnorte do Arce-bispo Emérito de Olinda e Recife (PE)acontece num momento de forte pres-são por mudanças no país. E algo que

vincula a ima-gem de DomHélder a mo-vimentos queele conheceude perto, dasreivindicaçõespor justiça, em-prego, respeitoaos direitos hu-manos - mar-cas do seu legado e testemunho de coe-rência cristã.Dom Hélder parte com seu gran-de anseio por um Milénio semfome."Por que não aproveitar a chega-da do Novo milénio para levantarnosso Mundo contra a Miséria?"(D. Hélder)A Diocese de Osasco manifesta seu pe-sar e solidariedade à CNBB, e apreçoà pessoa de Dom Hélder Câmara.

BIO-02 Outubro 1999

Page 3: 95 bio outubro 99

APROXIMA-SE O ANO SANTOO papa João Paulo 11, ao escrever a Bula "Incarnationis

mysterium" alegra-se pela proximidade do Grande Jubileudo ano 2000. Trata-se de um evento que será celebrado simul-taneamente em Roma e em todas as dioceses espalhadas ps!omundo. Terá dois centros: um será em Roma e o outro naTerraSanta.

O tempo jubilar chama o homem à conversão e àpenitência, princípio e caminho de sua reabilitação e tam-bém condição para recuperar aquilo que não poderia con-seguir só com as suas forças: a amizade de Deus, a suagraça e a vida sobrenatural.

Os anos de preparação para o Jubileu foram coloca-dos sob o signo da Santíssima Trindade: por Cristo - noEspírito Santo - a Deus Pai, pois o mistério da Trindade éorigem e caminho da fé.

O caráter ecuménico do Jubileu deve ser o sinal con-creto do caminho que estão a realizar os fiéis das diversasIgrejas e Comunidades eclesiais.

O Jubileu nos faz lembrar os grandes acontecimentosdo milénio que se encerra e também as falhas e pecados dahumanidade.

A história mostra também o grande ímpeto com queo povo de Deus sempre viveu os Anos Santos, vendo nelesum tempo em que se fazia sentir mais intensamente o convi-te de Jesus à conversão.

Durante o pontificado de João Paulo II foi proclama-do por ele o Jubileu Extraordinário da Redenção, em 1983.O Jubileu convida a Igreja e os adeptos de outras religiõese mesmo os que estão longe da fé em Deus a erguer o hinode louvor e ação de graças ao Pai. A graça da misericórdiavem ao encontro de iodos para que quantos forem reconci-liados possam também ser "salvos pela sua vida"(Rm 5,10).

A instituição do Jubileu foi-se enriquecendo, ao lon-go da sua história, com sinais que manifestam a fé e favore-cem a devoção do povo cristão.

Entre estes sinais temos a peregrinação. É a condi-ção do homem que gosta de descrever a sua própria exis-tência como um caminho. Do nascimento até à morte cadaum vive na condição de viajante.

Ao lado da peregrinação temos o sinal da porta san-ta, aberta pela primeira vez na Basílica do Santíssimo Salva-dor de Latrão, durante o Jubileu de 1428. Ele nos lembra apassagem do pecado à graça, que cada cristão é chamadoa realizar. Jesus disse: "Eu sou a porta"(Jo 10,7) para indicarque ninguém pode chegar ao Pai senão por Ele.

Outro sinal peculiar ao Jubileu é a indulgência. Nele semanifesta a plenitude da misericórdia do Pai, que vem ao en-contro de todos com o seu amor, manifestado pelo perdão dasculpas. Ordinariamente Deus Pai concede o seu perdão pormeio do sacramento da Penitência e da Reconciliação. A Igreja,tendo recebido de Cristo o poder de perdoar em seu nome (Mt16,19; Jo 20,23) é, no mundo, a presença viva do amor de Deusque se inclina sobre toda aã fraqueza humana para acolher noabraço de sua misericórdia. Pela indulgência é concedida, aopecador arrependido, a remissão da pena têmpora! devida pe-los seus pecados já perdoados quanto à culpa.

Entre outrossinais temos o sinal dapurificação da memó-ria , Este sinal requer deiodos um ato de cora-gem e de humildade parareconhecerem as faltascometidas por quantosdetiveram e detêm onome de cristãos. O AnoSanto é, por sua nature-za, um tempo de cha-mada à conversão."Arrependei-vos e a-creditai na Boa No-va"(Mc 1,15). O Espírito impele cada um a "cair em simesmo"e a sentir a necessidade de regressar à casa do Pai(Lc 15,17-20). Todos pecaram e ninguém pode declara-se justodiante de Deus (1Rs 8,46). Repita-se sem temor: "Peca-mos"(Jer 3,25) mas mantendo viva a certeza de que "ondeabundou o pecado, superabundou a graça (Rm 5,20).

Outro sinal da misericórdia de Deus é o da caridadeque abre os nossos olhos às carências daqueles que vivempobres e marginalizados.

Outro sinal presente aos Anos Santos é a memóriados mártires. O seu testemunho não pode ficar esquecido.Eles anunciaram e anunciam o Evangelho, dando a vida poramor. Sobretudo nos nossos dias o mártir é sinal daqueleamor maior que contem em si todos os outros valores.

E a alegria jubilar é coroada por Aquela que, complena obediência ao Pai, para nós gerou na carne o Filhode Deus. Chamada a ser a Mãe de Deus, Maria viveu plena-mente a sua maternidade desde o dia da concepção virgi-nal até achar o seu coroamento no Calvário aos pés da cruz.

Peçamos à Nossa Senhora que nos ajude a prepararo Jubileu que se aproxima na expectativa de inteira consa-gração a Deus e vivê-lo na alegria e na paz de quem sesantifica através dos meios que Deus nos oferece durantetão precioso ano.

t FRANCISCO

NOVAS PAROQUIASEstão sendo criadas na Diocese cinco novas paróquias.DUAS \ REGIÃO PASTORAL SANTO ANTÓNIO:C Paróquia São Gabriel da Virgem Dolorosa - CipavaPé. André José Zammit - Pároco.C Paróquia Imaculada Conceição - DracenaPé. António Machado Ferreira - Pároco.

UMA NA REGIÃO PASTORAL BONFIM:O Paróquia São José Operário - Munhoz JúniorPé. Brendan Patrik Hynes - Pároco.

DUAS NA REGIÃO PASTORAL BARUERI:C Paróquia Rainha Santa Izabel - Parque VianaPé. Valdivino Aparecido Gonçalves - Pároco.O Paróquia Santa Cruz - Cruz PretaPé. Adinael Carlos Miguel - Pároco.

Outubro 1999 03- BIO

Page 4: 95 bio outubro 99

OS LEIGOS RUMO AO NOVO MILÉNIO

A cada ano nos reunimos para celebrar,na Festa de Cristo Rei, o "Dia doLeigo". Nestes encontros ouvimos e res-pondemos à vocação que recebemos noBatismo, de "anunciar a Boa Nova atoda criatura". A cada vez, esta voca-ção - este chamado - se faz ouvir comnovos acentos, corn novos apelos, comnovas exigências das "criaturas". Ela

toca o coração do Mestre. Ele ouve suavoz, e a faz ecoar na nossa vida, na nos-sa sensibilidade, na nossa consciênciacristã. Aproximamo-nos de completardois mil anos de "anúncio da BoaNova a todas as criaturas" e aindavivemos uma realidade em que a gran-de maioria das criaturas não têm comover. no grande Dom da Vida, uma "BoaNova". Nossa realidade histórica não éurna boa notícia. E antes uma má noti-cia, principalmente para os pobres, quevivem aprisionados por fortes correntes,que os excluem do banquete da vida.Aumentam os índices da fome. Crescemos aros e processos cê violência. Dia-a-día. semana-a-semana. mês-a-mês. asestatísticas registram aumento dos de-sempregados. Os meios de comunica-ção reproduzem uma gigantesca destrui-ção cultural, a que o povo responde compequenos restos de cultura resistente,corno os israelitas do tempo de Jesus,com tentativas violentas de sobrevivên-cia, com sinais de desorientação. Vive-mos um processo de destruição da ci-dadania, em nome da modernidade.

Quando Jesus anunciou um "JUBI-LEU", estava se referindo ao "tempode graça", ern que os escravos deixa-vam de ser escavos, os parentes vendi-dos em pagamento de dividas e por cau-sa de dívidas voltavam ao convívio dafamília, os terrenos eram vendidos e porcausa do empobrecimento voltavam aosdonos originais. O "Jubileu" era a "re-construção" da cidadania. A Igreja,neste fim de milénio, quer fazer ecoar,no mundo de hoje, esta voz: "Eu vosanuncio o fim da escravidão, do des-monte cultural, do engano ideoló-gico, o começo da volta a uma vidade trabalho que produz vida emabundância pra todos". Ele nos con-vida a assumirmos decididamente oSERVIÇO, DIÁLOGO, ANÚNCIO ETESTEMUNHO. Para isto, lançou o"Projeto de Evangelização da Igre-ja no Brasil, em preparação aogrande Jubileu do Ano 2000". Nãoé um projeto da hierarquia para a hie-rarquia, mas da Igreja que somos todosnós, para a transformação da socieda-de de que somos parte.

LEIGOS E LEIGAS CAMINHANDO COM JESUS1. Acolhida (mesa bem decorada,bíblia, cartaz escrito: "Quem sou eu?"e urn espelho)Animador: Vamos nos acolher como ir-mãs e irmãos muito queridos! E para mar-car esta nossa caminhada rumo ao "DiaNacional do Leigo", como sinal donosso compromisso batismal, iniciemosem nome da Trindade Santa, cantando:-Em nome do Pai, em norne do Filho,em nome do Espírito Santo... - Nestemomento podemos formar duplas.2. Canto Inicial: Deus charna a gentepra um momento novo...3. Oração Inicial: Senhor Jesus Cris-to, faze com que nós, cristãos leígos(as),respondamos com a vida ao Teu cha-mado, assumindo nossa vocação e mis-são na nossa vida pessoal, na família,na comunidade, no trabalho, na açãopolítica e na sociedade, que possamosassumir com responsabil idade ediscernimento a exigência de novos mi-nistérios, respondendo criativamenteaos desafios de nosso tempo, Rumo aoNovo Milénio. Amém.4. Ouçamos a Palavra de Deus: (Bí-blia, cartaz e espelho, em lugar visível).Canto de Aclamação a escolher.Leitor: "O Senhor esteja conosco..." -

Acolhamos a Boa Notícia: Mt 4,18-225. Relebrando o texto: Alguém po-deria contar com as próprias pala-vras o que acabou de ouvir? De quenos fala o texto? O que os discípu-los estavam fazendo quando Jesusos chamou? Como receberam ochamado de Jesus?6. Reflexão: Passando espelho de mãoe mão, cada um reflete sobre a pergun-ta: "Quem sou eu?" O Evangelho nosrelata o convite pessoal de Jesus aos seusprimeiros discípulos e o entusiasmo comque abandonaram tudo e o seguiram.Essa primeira comunidade é como um

espelho para nós. Você se reconhececomo discípulo de Jesus? (Pausa)Como você está seguindo Jesus?7. Rezando a vida a partir do texto:Acabamos de ouvir e refletir o que Deusnos quer dizer hoje. E nós, o que gostarí-amos de dizer a ele? Vamos abrir o nos-so coração e conversar corn o nosso Pai!Cantemos o Salmo da CF 99.8. Assumindo o compromisso: Seguindo o exemplo de Jesus, que um dia,à beira do rnar convidou seus discípulospara segui-lo, vamos convidar alguémpara participar de nossa Comunidade,de nosso grupo... A Igreja do Brasil con-voca a "todos os cristãos para umnovo Projeto de Evangelização quevisa especialmente alcançar os queestão mais afastados da comunida-de eclesial" (CNBB doe. 56).9) Oração Final: Senhor, Jesus Cris-to, que hoje se revigorem em nós asmotivações e a graça do Sacramento doBatismo e da Crisma, doados pelo amorda Trindade Santa, tornando-nos "pro-tagonistas da evangelização", teste-munhando presença na construção deuma sociedade justa e solidária. Amém!10. Canto Final: (escolher um cantobem animado)

BIO-04 Outubro 1999

Page 5: 95 bio outubro 99

OS SETE SINAIS DO JUBILEU 2OOO

1. PEREGRINAÇÃO (símbolo: umcajado de peregrino)Animador: A instituição do jubileu foi seenriquecendo, ao longo da sua história comsinais que atestam a f é e favorecem a de-voção do povo cristão. Dentre eles recor-demos, antes de mais nada, a peregrina-ção. Prestemos atenção à palavra do Papa.Leitor 1: Do nascimento até a rnorte,cada um vive na condição de peregri-no. A História da Igreja é o diário vivode uma constante peregrinação. Atra-vés da vigilância, do jejum e da oração,o peregrino avança pela estrada da per-feição cristã, esforçando-se por chegar,com a ajuda da graça de Deus, "ao ho-mem adulto, à medida completa daplenitude de Cristo". (Ef 4,13).- Pa-lavra da Igreja. Todos: Graças a Deus!2. PORTA SANTA (símbolo: Portaou Livro dos Evangelhos)Animador: Ligado à peregrinação, te-mos o sinal da Porta Santa, abertapela pr imeira vez na Basílica doSantíssimo Salvador de Latrão duranteo Jubileu de 1423.Leitor 2: Jesus disse: "Eu sou a porta.Quem entra por mim, será salvo." (Jo10,9a). Jesus quer dizer que ninguémpode ter acesso ao Pai senão por Ele. Háum único acesso que abre a entrada navida de comunhão com Deus: este acessoé Jesus, caminho único e absoluto de sal-vação. Só a Ele se podem aplicar, na suaverdade plena. Passar por aquela portasignifica confessar que Jesus Cristo é oSenhor, revigorando a fé Nele para vivera vida nova que Ele nos deu. Ao cruzar olimiar da Porta Santa na noite de 24 para25 de dezembro de 1999, o Papa mos-trará à Igreja e ao rnundo o Santo Evan-gelho, fonte de vida e de esperança parao Terceiro Milénio. - Palavra da Igreja.Todos: Graças a Deus!3. INDULGÊNCIA (símbolo: crucifixo)Animador: Outro sinal peculiar bem co-nhecido dos cristãos, é a indulgência, umdos elementos do acontecimento jubilar.

Leitor 3: Na indulgência manifesta-se aplenitude da misericórdia do Pai, que vemao encontro de todos com o seu amor,expresso sobretudo no perdão das cul-pas. A Igreja é, no mundo, a presençaviva do amor de Deus que se inclina so-bre toda a fraqueza humana para a aco-lher no abraço da sua misericórdia. - Pa-lavra da Igreja. Todos: Graças a Deus!4. PURIFICAÇÃO DA MEMÓRIA(símbolo: Livro da História da Igreja)Animador: Os três sinais anteriores jáfazem parte da tradição da celebraçãojubilar. Mas o povo de Deus não deixaráde manter a sua mente aberta para reco-nhecer outros possíveis sinais da miseri-córdia de Deus, que atua no Jubileu. Te-mos o sinal da purificação da memória.Leitor 4: O Ano Santo é, por sua natu-reza, um tempo de chamada à conver-são: "O tempo já se cumpriu, e oReino de Deus está próximo. Con-vertam-se e acreditem na Boa No-tícia. "(Mc 1,15). A Historiada igreja éuma História de santidade. Esta santi-dade manifesta-se nas vidas de tantosSantos e Beatos reconhecidos pela Igre-ja, mas também na vida de uma imensamultidão de mulheres e homens desco-nhecidos, cujo número é impossível cal-cular (Ap 7,9). A sua vida confirma averdade do Evangelho, oferecendo aomundo o sinal visível de que podemosser perfeitos. - Palavra da Igreja. To-dos: Graças a Deus!5. CARIDADE (símbolo: um Cora-ção ou um Globo)Animador: Urn sinal da misericórdia deDeus, particularmente necessário hoje, éo da Caridade, que abre os nossos olhosàs carências dos pobres e marginalizados.Leitor 5: Numerosas nações, especial-mente as mais pobres, vivem oprimidaspor uma dívida corn proporções tais, queo seu pagamento se tornou praticamen-te impossível. Não se deve prorrogarmais o tempo em que o pobre Lázaronão possa sentar-se ao lado do rico parapartilhar do mesmo banquete, e conti-nue obrigado a alimentar-se do que caida mesa (Lc 16,19-31). O jubileu é maisum apelo à conversão do coração, atra-vés da mudança de vida. - Palavra daIgreja. Todos: Graças a Deus!6. MEMÓRIA DOS MÁRTIRES (sím-bolo: Palma do Martírio)Animador: Um sinal perene, e hojeparticularmente expressivo, da verda-de do amor cristão é a Memória dosMártires.

Leitor 6: Os Mártires anunciaram oEvangelho, dando a vida por amor. Es-tes dois mil anos depois do nascimentode Cristo, estão marcados pelo teste-munho persistente dos Mártires. Tam-bém este século conheceu numerosís-simos Mártires. Pessoas de diversas con-dições sociais sofreram pela sua fé, pa-gando com o sangue a sua adesão aCristo e à Igreja ou enfrentando corajo-samente infindáveis anos de prisão e deprivações de todo o género, para nãocederem a uma ideologia que se trans-formou nurn regime de cruel ditadura.- Palavra da Igreja. Todos: Graças aDeus!7. MARIA (símbolo: ícone de Mariacom o Menino)Animador: A alegria jubilar não seriacompleta, se o nosso olhar não se vol-tasse para Maria, aquela que. com ple-na obediência ao pai, gerou na carne,para nós, o Filho de Deus.Leitor 7: Em Belém, completararn-separa Maria "os dias para o parto"{Lc 2,6a); e, cheia do Espírito, deu à luzo seu filho Primogénito da nova criação.Chamada a ser Mãe de Deus, Maria vi-veu plenamente a sua maternidade,desde o dia da concepção virginal até oseu coroarnento no Calvário, aos pés dacruz. Lá, por admirável dom de Cristo.Ela tornou-se também Mãe da Igreja, atodos indicando o caminho que conduzao Filho. Os povos jamais se cansarão

de invocar a Mae de Misericórdia, e sem-pre encontrarão refúgio na sua prote-ção. -Palavra da Igreja. Todos: Gra-ças a Deus!

Outubro 1999 05- BIO

Page 6: 95 bio outubro 99

'000

l ° ENCONTRO INTERDIOCESANO DE CATEQUESEPARA NECESSIDADES ESPECIAIS

Fruto do compromisso assumido na 13-Assembléia de Catequese do Regi-onal Sul l, a Diocese de Osasco ficouresponsável em organizar um Encon-tro Interdiocesano para que de umaforma mais tranquila os representantesdas diversas Dioceses do Regional pudes-sem refletir sobre quais inciatiuas e cami-nhos que estão sendo percorridos nessadimensão da catequese.

O Encontro foi realizado nos dias 04 e05/09, na Casa de Encontro da Juven-tude em Pirapora do Bom Jesus, e tevecomo tema: "Catequese para neces-sidades especiais: um desafio para

nossas Comunidades". No sábadorefletiu-se, sobre a Presença do Porta-dor de Deficiência na Bíblia, com a as-sessoria da Maria Paula, e na parte datarde, foi visto o Panorama dos Docu-mentos da Igreja, com o Maurício. Quantoà Catequese especial, tivemos partilhadas experiências realizadas no InstitutoSanta Terezinha que é uma escola parasurdos onde falaram da catequese, ensi-no religioso e acompanhamento de ca-sais surdos. Houve, também, o momen-to para troca de experiências entre osparticipantes. Contamos corn a presen-ça do Pé. Marcos que presidiu a Cele-bração Eucarística, e à noite houve urnaanimada confraternização. No domingo,fornos assessorados pela fonoaudiótogaSandra que trabalha na Fundação dosRotaryanos. Escola Especial para Sur-dos; pela professora universitária CéliaRegina que falou sobre os portadores deDeficiência mental e pela Pedagoga

SEMANA DE FE ECOMPROMISSO SOCIAL

A Semana de Fé e CompromissoSocial da Diocese, foi realizada de 24a 27/08, no Centro Diocesano de Pas-toral. Dorn Francisco fez a abertura daSemana estimulando os presentes à par-ticipação, citando a Carta de São Tiagoque fala da Fé e do Testemunho. "AFé, não é coisa teórica ou mero sen-timento interior; é o compromissoque se manifesta concretamente ematos e fatos visíveis" (cfr. Mt 7,21).Com o tema: "Resgate das DívidasSociais", a Semana transcorreu commomentos de espiritualidade, reflexãoda realidade, apresentação de experi-ências práticas, ligadas aos subtemas.l2) A Globalização e o Mundo doTrabalho, foi assessorado por Val-demar Rossi, rnernbro da Pastoral Ope-rária de São Paulo. "A esperança é:criar formas de solidariedade, ou-sar reconstruir a utopia de umanova sociedade onde o trabalhoseja para o homem e não o homempara o trabalho". Experiência práti-ca: Fórum do Desemprego (ParóquiaCristo Rei/Itapevi). 29) A EconomiaSolidária, foi abordada por CelsoJordão, do CEB1, que afirmou ser ne-cessário criar formas alternativas decombate ao desemprego, como por

exemplo, a parceria solidária na pro-dutividade, como forma de resistir aogrande mercado. Experiências apresen-tadas: Padaria Comunitária (VargemGrande), Quadro de Oportunidades(Obra Kolping). 3°) A Dívida Socialrelacionada à saúde, foi o subtemaabordado pelo Dr. João Palma, médicosanitarista, que fez críticas à privatizaçãoda saúde que se dá através dos convé-nios particulares.Os Conselhos de Saú-de que já existem em algumas cidadesde nossa diocese, foram apresentadoscom muito vigor, confirmando a propo-

ícis: Alrton Nascimento

sição do assessor. A semana foi coroadacom a missa presidida por Dom Francis-co, que disse: "a fé significa reconhe-cimento e compromisso com a pes-soa de Jesus que se identifica com ospobres e oprimidos... Evangelizamospessoas e não anjos".

Jí-rr*.

Maria Helena que compartilhou de suaexperiência na alfabetização de criançasportadoras de Deficiência Visiual. Foiuma experiência fabulosa. Formou-seuma Equipe Executiva que viabilizarájunto à Coordenação do Regional umapesquisa em todo o Estado de São Pauloe organizará o próximo encontro que fi-cou marcado para abri! do ano 2000.Agradecemos a ajuda da equipe doECC da Catedral Santo António quese responsabilizou pela cozinha e com suaanimação e pontualidade proporcionouaos participantes deliciosas refeições.

LITURGIAVIDA DA IGREJA

FUNÇÕES LITÚRGICAS (3a Parte)

j O Função do Comentarista:| A função do comentarista, é animar,

provocar e convidar à participação,à escuta da Palavra de Deus, à ora-ção e ao canto. O comentarista nãodeve fazer discursos, mas brevesindicações de orientação, deve serurna pessoa orante, pois comentárioé oração.* No início da Celebração - convidar todos a cantar.* Antes da proclamação das Lei-turas - criar um ambiente de escutae acolhida da Palavra.# Antes da Aclamação ao Evan-gelho, convidar para em pé cantar.# Procissão das Oferendas - mo-tivar, sem explicar os símbolos.# Convidar o povo para comun-gar.+ Combinar com o Celebrante asequência da Celebração.+ Agir de forma simples, mas co-municativa.* Falar olhando para as pessoase "não enfiar o nariz no folheto".O comentarista não deve ocupar omesmo lugar onde são feitas asleituras e deve ficar sempre entre aequipe de canto e o Celebrante.

BIO-06 Outubro 1999

Page 7: 95 bio outubro 99

000

CÓNEGOS LATERANESES RECEBEMRELÍQUIAS DE SANTO AGOSTINHO

No dia 24/08, uma celebração solenemarcou a chegada das relíquias deSanto Agostinho na Diocese deOsasco. A recepção celebratiua deu-se na Paróquia Nossa Senhora dos Re-médios, onde comernorou-se tambémos 100 anos de presença dos Agosnnia-nos no Brasil e os 50 anos da ParóquiaNossa Senhora dos Remédios. A missafoi concelebrada pelos padres Luciano.José Carlos, Raimundo, Pasqualle e pe-los representantes da Federação Agos-tiniana no Brasil. No início da celebra-ção o Pé. Luciano expressou sua ale-gria dizendo: "Santo Agostinho éSanto Agostinho, não tem Santoparecido com ele, pois era pecadore converteu-se, tornou-se Padre eBispo de nossa Igreja". Na homilia,Pé. Luciano explicou sobre a relíquiaque é um osso da mão, o metatarso:"É um osso da mão que tantas ve-zes estendeu para abençoar, aten-der e socorrer as pessoas.A mesma mão que escreveu tantos li-vros que influenciaram a historia da hu-

man idade .Propaguemnão só a ima-gem de San-to Agostinho.mas tambémseu ensina-mento. Quenosso que-rido SantoAgostinhoabençoe anossa Paróquia, com a sua sabe-doria, pois hoje ela celebra seus 50anos de caminhada evangelizandoo Povo de Deus. Depois as relíquiasforam recebidas na Paróquia Nossa Se-nhora Aparecida - Vila Piauí e ern suasComunidades, e na Paróquia Santo An-tónio - Vila Jaguara. "Tarde Te amei,Senhor, ó beleza sempre antiga etão nova, tarde eu Te amei! Eis quehabitavas dentro de mim e eu te pro-curava do lado de fora! Estavas co-migo e eu não estava contigo..."(Confissões 10,27,38)

3a ASSEMBLEIAREGIÃO BONFIM

Dia 22/08, na Paróquia São João Ba-tista, Jd. Rochdale, realizou-se a 3- As-sembleia da Região. Contou com aparticipação de 73 pessoas entre pa-dres, coordenadores de Pastorais, Mo-vimentos, Associações e membros dosConselhos Pastorais das Paróquias. O Pé.Bruno falou da importância de se fazeruma Ação Concreta de Evangelização noano 2000 ressaltando o Jubileu. Houveapresentação de propostas. A coorde-nação dos ministros apresentou a se-guinte proposta: no l2 semestre doano 2000 estudar o doe. da CNBB,sobre os ministérios dos leigos eleigas. Outra proposta é da Comis-são Executiva da Região: que cada Co-munidade se organize para visitare fazer uma pesquisa em todas asfamílias e entregar como lembrançado Ano Santo urna placa de acrílico como símbolo do Ano e com a inscrição - "APaz esteja nesta casa", com data e norneda Comunidade. Que as visitas sejamcontínuas a partir das respostas da pes-quisa. Às 17hOO, terminou corn oração.

MISSÃO DA CARITAS BRASILEIRAA Caritas Brasileira reunida em For-taleza (CE), de 13 a 17 de setembro parao l5 Congresso Nacional e 12- As-sembleia Geral, assumiu para o próxi-mo quadriénio, o seguinte objetivo:C a Caritas Brasileira, testemunhan-do e anunciando o Evangelho da Espe-rança de Jesus, compromete-se a pro-mover e animar o serviço da solidarie-dade ecuménica libertadora;O participar da defesa da vida, da orga-nização popular e da construção de umprojeto de sociedade a partir dos excluí-dos (as), contribuindo para a conquistada cidadania plena para todas as pes-soas, a caminho do Reino de Deus.

TENDO COMO LINHASPRIORITÁRIAS:

1. Construção e conquista de rela-ções democráticas e de políticaspúblicas:* fóruns, conselhos, orçamento partici-pativo;* iniciativas de construção de projetopopular para o Brasil;* Grito dos Excluídos e outras mobili-zações populares;* Campanha Jubileu 2000 (dívida ex-terna).2. Fortalecimento da organização

CONSTRUINDO m. ,„..0

da Caritas:* atuação em rede:* articulações e parcerias;* utilização de pesquisas e banco dedados;* intensificação da comunicação;* ampliação e fortalecimento das CaritasDiocesanas e Paroquiais.

3. Formação de agentes para a prá-tica da solidariedade:•#- nas dimensões: de cidadania, de místi-ca, de relações de género, de uma meto-dologia participativa; de competência téc-nica.4. Valorização e promoção da eco-nomia popular solidária:* projetos alternativos comunitários;*• redes de produção e comercialização;* desenvolvimento sustentável e agroeco-lógico.5. Atuação em áreas de emergên-cia naturais e sociais:* pessoas e grupos em situação de ris-co nas cidades e no campo;* desempregados;* apoio à luta pela terra.6. Desenvolvimento da cultura dasolidariedade:* Campanha Permanente de Solidarie-dade;* Engajamento na promoção da Cam-panha da Fraternidade.7. Convivência com o Semi-Árido* água de qualidade para consumo hu-mano;* políticas públicas para o Semi-Árido;* educação para a convivência com oSemi-Árido.

Outubro 1999 07- BIO

Page 8: 95 bio outubro 99

3cí̂ i<flA O/AjLJ iix] ií&^LiáJ© L -̂'í̂ L\í;ívlálíL> ° tóGÍ?L^Ulii/lAsCí) v?©n*lií̂ \̂ lii*"sV' • -- • " - ' • ______ • • • • : - - - - • : " = .

01 -S- 2^ Etapa -ECC. -Região Carapicuiba -até dia 03/10- Retiro do 35 ano do C.T.P - até dia 03/10 - Ibaté

02 -S- Conselho - Região Carapicuiba- 8:30h- 3a SSB - Past. Social - Centro Pastoral - 20h- Executiva do Cons. - Reg. Barueri - Silveira - 1 4h- Revisão Fé e Política - Reg. Sto. António - 15h- Past. Carcerária - Reg. Carapicuiba - Sta. Rita - 1 5h- Encontro de Espiritualidade da Coord. Catequese -

Santa Fé - das 8:30 às 1 2h - até dia 03/1 003 -D- 27Q DOMINGO TEMPO COMUM

- Cons. Past. Reg. Barueri - Silveira - 1 5h- RCC-Reun.com Coord. Dioc. Reg. e Secr. Diocesanos- Encontro Metodologia Pastoral - Região Santo An-

tónio - Centro Pastoral - das 8:30 às 1 6h05 -T- Coordenadores de Pastoral - CEO - 9h06 -Q- PP Região Barueri - 9h

- Conselho do Voluntariado- I4h- Comissão Executiva -Reg. Bonfim- Piratininga -20h

07 -Q- Conselho Setor Imaculada - Reg. Sto. António - 20h08 -S- Diretoría Executiva da C.D.O. - 9h09 - S- Coordenação Pastoral Diocesana - 9h

- Formação de Catequistas - Barueri - 1 5h- COMID - Reg. Barueri - Aparecida - Jandira - 1 6h- Past. Familiar - Reg. Barueri - Aparecida - Jandira - 1 6h- PASCOM - Reunião Dioc. - CECAD - das 9 às 1 2h- Reunião da Coord. C.T.P - C. Formação - Osasco - 9h- Pastoral da Saúde - Região Barueri - 1 5h- Pastoral Juventude Diocesana - Cotia - 1 4h

10 -D- 28Q DOMINGO TEMPO COMUM- CEBS - Região Barueri - N. Sra. Escada - 1 4:30h- RCC - Reunião Secretaria - Davi- Encontro Pastoral Vocacional - Região Carapicuiba

- Nossa Senhora Aparecida - 1 4:30h11 -S- Pastoral Carcerária- Piratininga- 14h

- Coord. Reg. dos Ministérios - Reg. Carapicuiba -Nossa Senhora Aparecida - 20h

- Jornal Regional - Reg. Bonfim - Piratininga - 20h12 -T- FESTADENOSSASENHORAAPARECIDA-DIADAS

CRIANÇAS- RCC- Cenáculo Mariano

13 -Q- PP. Região Carapicuiba - 9h- PP. Região São Roque- Pasí. da Saúde - S. Imac. - Reg. Past. Sto. Ant. - 1 4h- Comissão Reg. da Past. Familiar- Reg. Carapicuiba

- Nossa Senhora Aparecida - 20h14 -Q- PP Região Bonfim -9h

- PP. Região Santo António - N. Sra. Graças - 1 0h- Pastoral Familiar - Reg. Past. Bonfim - Piratininga - 20h

1 5 - S- RCC - Oração Coord. Dioc. Reg. e Secr. Diocesanos- Retiro Fé e Política - Reg. Sto. António - até dia 1 7/1 0- Abertura da CF - 2000 - líaici - até dia 1 7/1 0

16 -S- Comissão Dioc. de CEBs- Centro Pastoral - 14:30h- Fé e Política- Região Barueri - 16h- RCC - Reunião Secretaria - Moisés

- Past, da Saúde - Região Bonfim - Centro Pastoral - 9h- Ministros - Coord. Regional - Região Bonfim - 16h

17 -D- 29^ DOMINGO TEMPO COMUM- Catequistas- Reg. Bonfim -Sem. São José- 14h- Encontro de Ministros - Região São Roque- Pastoral da Comunicação - Barueri - Silveira - 1 5h- Legião de Maria - Barueri - 1 5h- Past. Juventude - Reg. Barueri - Fátima - Jandira - 1 4h- Encontro Vocacional- Reg. Barueri- Apost. da Oração - Reg. Barueri - passeio a Itu - SP- Coordenação Reg. Catequese - Reg. Carapicuiba -

COHAB - São Paulo Apóstolo- Encontro de Comunidades - Memória Histórica Ident.

e Missão - Região Carapicuiba - das 1 5 às 1 7h1 8 - S- Festa de São Lucas - Região Carapicuiba1 9 -T- Conselho de Presbíteros - São José - 9h

- Cons. Setor N. Sra. Graças - Reg. Santo António - 20h21 -Q- Cons. Setor Sagr. Família - Reg. Sto. António - 20h

- Apostolado da Oração - Reg. Barueri - Silveira - 1 5h- Escola dos Ministérios - Setor Imaculada - Região

Santo António -20h22 -S- Comissão Administrativa- CEO -9h

- Conselho Região Cotia - 20h- RCC - Região Barueri - Cristo Rei - 20h- Assembleia das Igrejas - Itaici - até 24/1 0- Congresso Sul Brasileiro - Pastoral Familiar - Porto

Alegre -até 24/10- ECC. 1 § Etapa - Reg. Bonfim - Remédios - até dia 24/1 0

23 -S- Encontro de Catequistas - Setor Imaculada - Reg.Santo António - Santa Isabel - 8h

- Conselho Reg. de Pastoral - Região Carapicuiba -Nossa Senhora Aparecida - 8:30h

24 -D- 305 DOMINGO TEMPO COMUM- Apost. da Oração - Missa Regional - Barueri - 15h- 2Q Encontro de Namorados - Região Carapicuiba -

Santo António25 -S- Dia Nacional da Juventude - Reg. Carapicuiba28 -Q- PP. Região Cotia - 1 4h

- Pastoral da Saúde - Região Carapicuiba - NossaSenhora Aparecida - 20h

29 -S- ANIVERSARIO - DOM FRANCISCO- Coordenadores G.O da RCC - Reg. Past. Sto. Ant.- Encontro para Ministros (as) - Reg. Carapicuiba -

Nossa Senhora Aparecida - das 8 às 1 2h- Conselho Pastoral - São Roque - 20h

31 -D- 31 ç DOMINGO TEMPO COMUM- Encontro Diocesano de CEBs -das 8 às 17h- RCC - Reunião Geral - Coord. Dioc. Reg. Gr. de

Oração e Secr. Dioc. e Regionais- RCC - Retiro aberto - Colégio Misericórdia - Secre-

taria Marcos- Past. Juventude - Reg. Carap. - Sta. Rita - 1 4:30h- Mês das Missões - PJ. Carapicuiba- Dia Nacional da Juventude - Reg. Bonfim - das 8 às 1 7h

COMIDI (CONSELHO MISSIONÁRIO DIOCESANO)Dia 12/09, na Paróquia Nossa Senho-ra das Graças, em Vargem Grande, àsOShOO, foi realizada a Missa de envio aos37 missionários que farão, nomes de ou-tubro, missões populares. Após a Ce-lebração houve formação para os Agen-

tes Missionários. São pessoas de vários mo-vimentos e pastorais da Reg. Cotia, crian-do entre eles relações de caminhada e ver-dadeiramente espírito de Comunidade. Oobjetivo das missões populares é le-var o Cristo Libertador a todos, valo-

rizando a dignidade humana. Durante aformação ficou claro que o missionário nãoé aquele que sabe falar bonito, mas simaquele que sabe ouvir. Desejamos boa sor-te aos nossos missionários, que o Senhorlhes dê forças neste grande desafio.

BIO-08 Outubro 1999