91 bio junho 99

8
Q D: de Ano X -n° 91 - Junho - 1999 evemas pedr .7 » .._ «.-,,<: íu , . ., , , m

Upload: boletim-informativo-da-diocese-de-osasco

Post on 07-Mar-2016

247 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

91. Boletim Informativo da Diocese de Osasco - BIO - Ano X - N º 91 - Bio Junho de 1999

TRANSCRIPT

Page 1: 91 bio junho 99

Q SÁ

D: de

Ano X -n° 91 - Junho - 1999

evemas pedr.7 » .._ «.-,,<: íu, . ., , ,

m

Page 2: 91 bio junho 99

DIA MUNDIAL FARÁ AS

Celebrou-se, no dia 16 de maio, o DiaMundial para as Comunicações so-ciais. Apresentou questões sérias:"Como poderiam os meios de comuni-cação trabalhar ao lado de Deus emlugar de ser contra Ele?", "Como pode-riam os meios de comunicação ser com-panheiros daqueles que buscam a pre-sença do amor de Deus em suas vidas?".Tudo isto - responde o Pontífice -"Traz consigo também uma afirmaçãode fato e uma razão para agradecer.O que os meios fazem às vezes é aju-

RO MARIA DOSTRABALHADORES

Acontecerá a 123 Romaria dos Tra-balhadores que traz o lema: "E nãohavia necessitados entre eles", re-úne principalmente romeiros dos Esta-dos de SP, MG, ES, RJ. E um lema quenos chama a atenção pela situação demiséria e exclusão que vivem milhõesde brasileiros. Não podemos ficar cala-dos: Temos que Gritar em favor da Vidae Diginidade.

PARTICIPE DESDE JÁ!Pastora] Operária, Pastoral dos Migran-tes, CPT/MG e CIMI/SUL organizam aRomaria.O Data: 07 de Setembro,w Local: Aparecida

CONCURSO MUNDIALPOESIA E PROSA

O Grande Jubileu do Ano 2000 será cele-brado contemporaneamente em Roma, naTerra Santa e em todas as Igrejas particu-lares espalhadas pelo mundo. O Jubileutem em si uma relevância e urna valênciaespiritual, religiosa, cultural, histórica e so-cial, e é neste sentido que todos são convi-dados à reflexão. Todavia o convite à cele-bração bimilenária do mistério central dafé cristã é antes de mais nada urn convitea um caminho de reconciliação e de puri-ficação, de aprofundamento da fé e de zelomissionário.

COMUNICAÇÕES SOCIAISciar aos que estão buscando Deus paraque realizem uma nova leitura do li-vro da natureza, que é o reino da ra-zão e do livro da revelação, a Bíblia,que é o reino da fé".João Paulo II lança um convite queé, ao mesmo tempo, uma profundaesperança: "Que os responsáveispelo mundo das comunicações so-ciais se empenhem em ajudar, e nãoa impedir, a busca do pleno sentidoque está no próprio âmago da vidahumana".

GRITO DOS EXCLUÍDOSPelo quinto ano consecutivo, realiza-seno Brasil o Grito dos Excluídos. Nesteano o lema é: "Um filho teu não fogeà luta". O crescimenio do Grito, a cadaano que passa, mostra cus. apesar dosofrimento e da crescente exclusão, hámuitos filhos desra párria que acreditamnas mudanças, por isso. não fogem àluta.C Data: 07 de setembro.O Local: Em todo BrasilO Informações: Secretaria do Gritodos ExcluídosO Rua: Caiambé, 126 - Ipiranga -04264-060São Paulo - SPO Fone/Fax: (011) 272-0627O E-mail: [email protected].

NOTÍCIAS DO EPISCOPADO* Dom Henrique Muller, renunciouao governo da Diocese de Joaçaba (SC),e Dom Osório Bebber, tranferido daPrelazia territorial de Coxim (MS), foinomeado para ser seu sucessor.* Dom Joel Ivo Catapan, Bispo Au-xiliar de São Paulo desde 1975. na Re-gião Episcopal de Sníana. faleceu dial- de Maio. A Diocese de Osasco sesolidariza com a família de Dom Joel,com a Congregação do Verbo Divino ecom a Arquidiocese de São Paulo e pedea Deus que o acolha em seu Reino.

CURSO TEOLÓGICO - PASTORALPara todos os que já terminaramo terceiro ano, haverá no segundo se-mestre deste ano, um curso de apro-fundamento bíblico sobre o livro doApocalipse, com turmas aos sába-dos ou às quartas-feiras, sempreno Centro de Pastoral.O Sábados: das 08H30 às 12h30O Dias: 15 e 29/08; 12 e 26/09;10,17 e 31/10, 14 e 28/11.O Quartas, das 20hOO às 22hOO

O Dias: 18 e 25/08; 01, 08, 15 22 e29/08; 06, 13, 20 e 27/10; 03, 10,17 e 24/11.Recomenda-se a leitura de todo o livrodo Apocalipse para um estudo maisaprofundado.As inscrições podem ser feitas nosCentros de Formação ou por car-ta, para: Pé. Xavier Cutajar - Rua Prof.Sud Menucci, 86/158 - Jd. HelenaMaria - CEP 06250-250 - Osasco - SP.

14a SEMANA DO MIGRANTEO Serviço Pastoral dos Migrantes - SPM,realizará em nível nacional a Semanado Migrante -de 14 a 20 de junho.Como sempre, retoma e aprofunda naperspectiva das migrações, o tema daCampanha da Fraternidade, neste anoatendendo sugestões recebidas, traba-lhamos o lema: "Pão em todas as me-sas" - O migrante e o desemprego.Adquira o seu material: Círculos Bí-blicos (com a celebração do Dia do Mi-grante), Texto Base (em forma de tablói-de), cartaz grande e pequeno (gratuito)fazendo o seu pedido com antecedên-cia.O LOCAL: Rua Caiarnbé, 126 - [pirangaO CEP: 04264-080 - São Paulo - SPO TEL/FAX.:(011)6163-7064 e Tel.:(011)272-1228O E-MAIL:[email protected]

PASTORAL DA JUVENTUDERomaria da Juventude - Tema: "Ju-ventude e Trabalho", Lema: "Mariaguia os passos da real liberdade".C Dia: 25 de JulhoO Local: AparecidaC Informações: Com o coordenadordo grupo de jovens de sua Comunidadeou com: Karina - Fone: 7298-2991,Davi - Fone: 7205-6223 ou AnaCláudia - Fone: 7091-2241

DIRETRIZES DA AÇÃOEVANGELIZADORA/ MISSÃO

E MINISTÉRIOS DOS LEI-GOS E LEIGAS

Os dois Documentos aprovados na úl-tima assembleia da CNBB já forarn im-pressos e estão sendo distribuídos naslivrarias católicas em todo o Brasil.Estarão também, à disposição em HomePage da CNBB, em breve.

BIOÉTICA EPASTORAL DA SAÚDE

O Centro Universitário São Camilo,de São Paulo, está promovendo umCurso de Especialização em Bioéticae Pastoral da Saúde.Destina-se a todos interessados pela saú-de. O programa está concentrado emtrês etapas nos meses de Janeiro e Ju-lho, em regime de tempo integral.O Informações e inscrições:Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga - São Paulo- SP - CEP: 04263-200 - Fone: (011)272-6077-FAX: 215-2361E-mail: [email protected]

BIO-02 Junho 1999

Page 3: 91 bio junho 99

FESTAS QUE MARCAMOMÊSDEJUNHO

•=> Iniciamos o mês de junho com atesta deCorpus Christí {3 de junho). A Festa de CorpusChristi é a festa de Jesus, presente na Eucaristia.

O sacramento da Eucaristia foi instituído porJesus na última ceia pascal que Ele realizou com osseus apóstolos, antes de ser levado à morte e mortede cruz, como Cordeiro imaculado, Vítima Sa-crosanta, imolada em Redenção de toda a humani-dade.

Jesus é o Pão vivo; Ele é a própria vida deDeus que se dá generosamente aos homens e aomundo para que todos tenham vida e a tenham emabundância. Na festa do "Corpo do Senhor" somosanimados a refletir, a viver e a celebrar este pãovivo: Jesus Eucarístico, manifestação permanen-te e real do seu amor por todos nós.

Discutiam entre si os judeus, como ainda mui-tos de nós, interiormente, não entendemos: como éque Ele pode dar a sua carne a comer? E Jesus res-ponde com juramento: "Em verdade, em verdadeeu digo: se vocês não comerem a carne do Filhodo homem e não beberem do seu sangue, não te-rão a vida.." Cristo traz a vida eterna aos homens.Ele é o filho de Deus, feito homem. Verdadeiro Deusassume a natureza humana para redimi-la e torná-laagradável aos olhos de Deus Pai, segundo os desíg-nios da Criação. Ideníificando-se com os homens,mostra a todos nós o caminho da salvação e mani-festa os mistérios do Pai. Ele é o caminho, a verdadee a vida; quem o segue tem a vida eterna. Jesus tema vida de Deus. Depois da Paixão e Morte, ressusci-ta, levando para o alto a nossa humanidade e sobe,por sua própria força divina, aos céus, na Ascensão.No céu prepara as nossas moradas. As moradas paraaqueles que neste mundo criam vida e santidade,tornando permanente entre os homens a ação re-dentora do próprio Cristo.

A comunhão eucarística significa, portanto, aidentificação com Cristo, Filho de Deus. Já a temospelo Batismo, mas a manifestamos a nós, à comuni-dade cristã e ao mundo, crendo no Cristo, pão vivoe alimentando-nos d'Ele, como prova desta identi-dade com Ele.

A festa de "Corpus Christi" quer nos lembraro amor de Deus para conosco que, por seu Filho,realiza uma refeição de intimidade com seus amigos.Esta refeição, a pedido de Jesus, deve repetir-se atéà consumação dos tempos: "Fazei isto em minhamemória".

Realizando acelebração euca-rística nos tornamosconscientes da mis-são de Jesus e O fa-zemos presente pelanossa adesão de fé epelo nosso testemu-nho de recebê-LOcomo pão vivo, des-cido do céu."Quem comerdeste pão, diz Jesus, viverá eternamente".Identifiquemo-nos a Cristo pela Eucaristia. Por Eleviveremos e nos projeíaremos para a eternidade. Pois,"quem come a minha carne e bebe do meu san-gue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no últi-mo dia"; diz Jesus.

"=> Ao celebrarmos no dia 11 de junho a festado Sagrado Coração de Jesus realizamos a 5? jor-nada de oração pela santificação dos presbíteros.Os sacerdotes de nossa Diocese se reunirão no Se-minário Diocesano São José, a partir das nove horaspara uma reflexão sobre a carta do Santo Padre JoãoPaulo II aos sacerdotes na última quinta-feira santa epara uma hora de encontro com Jesus Eucarístico.Pedimos a todos os fiéis que se unam aos nossos sa-cerdotes nesse dia e no sábado e domingo seguintesem oração pela santificação de todos os sacerdotes.

^> Também neste mês de junho, no dia 13, ce-lebramos o dia de nosso Padroeiro Santo António.

Santo popular atrai os corações das pesso-as simples e pobres. Ele se dedicou à evangelizaçãodo povo e manifestou em vida um grande amor pe-las Sagradas Escrituras. E transmitia por seu teste-munho de pobreza e santidade o próprio Jesus aben-çoando o povo. Zelemos para que a nossa prega-ção seja simples e acessível à inteligência de todasas pessoas para que elas se sintam atraídas por Je-sus, nosso Salvador. Devotemos grande amor e de-dicação a Bíblia e para que o anúncio do Evangelhoseja transmitido com simplicidade mas também coma força renovadora que ele nos dá.

Peçamos a Santo António que abençoe osnossos sacerdotes, todos os nossos ministros paraque sejamos todos comunicadores insignes da BoaNova, imitadores de tão excelso padroeiro.

t FRANCISCO

lunho 1999 03- BIO

Page 4: 91 bio junho 99

A BUSCA DO SACRADO

A vida humana se caracteriza por pergun-tas e respostas relacionadas ao conheci-mento, ao prazer, ao sentido da vida. Énesta troca de buscas e satisfações que o

ser humano vai construindo sua históriapessoal tecida ern três dimensões: biológi-ca, psicológica, espiritual. Estes três gran-des aspectos da vida humana demandamrespostas segundo a natureza das indaga-ções de todo e qualquer ser humano.Quem já não se perguntou: para quenasci? Para que estou gastando a mi-nha vida? Por que sinto necessidade deamar e de ser amado? Por que as pes-soas têm fé? Por que e para que existeDeus? Por que sinto este sentimento tãoforte de justiça? O que vai acontecercomigo após a morte? Estas e centenasde outras perguntas estão em nossascabeças e nos atormentam. Parece que

o homem se apresenta com uma tríplice"fome": a) forne de tudo aquilo que serelaciona com sua realidade da vida elhe dá prazer; b) fome de tudo aquiloque se relaciona com a afetividade, oamor, a valorização pessoal e lhe dáprazer; c) fome de tudo aquilo que estárelacionado com o sagrado, o sentimen-to religioso, Deus, os mistérios da vidae do além. Estas "fornes ou sedes" pre-cisam ser satisfeitas para realizar o equi-líbrio humano.

Para refletir: Que "fomes ou sedes"tem a pessoa humana em sua vida?E a sua comunidade? E o seu grupo?

O SENTIMENTO RELICIOSOA questão da busca do sagrado, ou sim-plesmente falando, a busca de Deus, éalgo ligado e próprio da natureza hu-mana. O sentimento religioso, a inquie-tude do coração humano é que gerou,através dos tempos, as diferentes reli-giões. A tendência para Deus é um fe-nómeno universal, misterioso e incon-testável. Ele está no nível da experiên-cia pessoal. Érico Veríssimo, romancis-ta gaúcho, escreveu: "Meu nicho inte-rior está vazio à procura de uma ima-gem". Santo Agostinho expressou a es-sência da atitude religiosa em seu gritoespiritual: "Fizesíe-nos para Ti, Se-nhor, e o nosso coração permanece in-quieto enquanto não repousar em Ti".A raiz da fé, da religiosidade está naabertura do homern para o infinito, oeterno, o permanente.

Cada pessoa procura alimentar-se se-gundo suas necessidades e preferênci-as, mas precisa se alimentar, pois ali-mento é vida. A manifestação do senti-

mento religioso - a religiosidade ou areligião - é algo encontrado nos gruposhumanos desde sua aparição no teatroda vida, no palco da história. Esta ex-pressão foi cultivada entre os povos maisprimitivos e ern todas as populações dequalquer nível cultural. Um grande es-tudioso no assunto, Félicien Challayeafirma: "O sentimento religioso é amais complexa inclinação que sepode descobrir no fundo do coraçãodo homem; em torno desta tendên-cia fundamental agrupam-se todasas espécies de aspirações, entusias-mos, curiosidades sobre a vida, so-bre o universo, sobre o além".

Para refletir: Como é que vivemoshoje a manifestação do religioso emnossa Comunidade? E em nossa vida?

D E VO LTA AO S AC RADODepois de um certo tempo obscurecidaou abafada, hoje a questão religiosavolta à cena pública corn urna força sur-preendente e um r i tmo acelerado.A expressão religiosa volta com novasformas e sem os limites de espaços, tem-pos e rituais. Reza-se em estádios dian-te de massas humanas: vale lembrar aúltima Copa, há bem pouco tempo. Nadecisão de campeonatos. No início derodeios. Neste momento as pessoas (20,30, 50, 60, 100 mil pessoas), fazemurn profundo e respeitoso silêncio.Esta volta ao sagrado, no dizer deUmberto Eco, não é moda. A busca sem-pre existiu, o que mudou são as formasde expressar essa busca. Nunca, no pas-sado, se virarn na televisão tantos progra-

mas, notícias, entrevistas, debates, filmes,tanta preocupação com o tema religioso.Estão surgindo a cada dia mais movimen-tos de cunho religioso, construção de tem-plos de oração, terreiros de Umbanda,salas de meditação oriental, capelas,oratórios domésticos, centros esotéricos,santuários visando preencher o vazio in-terior que as pessoas sentem. O turismoreligioso está em alta. Organizam-se via-gens, excursões a cidades onde existemvidentes, paranormais, sensitivos, padresfamosos, lugares santos, ou para "tomarum banho" de energia cósmica.Refletir sobre Deus exige, logo de início,purificar os caminhos que nos conduzem aEle. No decorrer da história da relação comDeus, os seres humanos criaram uma sé-

rie muito grandede atitudes e prá-ticas espirituais,umas santas econforme a dig-nidade divina,outras falsas eofensivas a ela.Só alcançandosua raíz teológicaé que se conse-gue distinguir eseparar o joio dotrigo.

Para refletir: Por que existe, hoje,um retorno e uma busca maior dosagrado?

BIO-04 Junho 1999

Page 5: 91 bio junho 99

:

MERCADO ESPIRITUAL

Quando a procura, a busca é grande,intensa e urgente, surgem as ofertas.Nossa sociedade vê-se invadida pormagos, videntes, bruxos, sacerdotizas,

tarólogos, astrólogos, pais-de-santo,gurus, até padres, de toda sorte ofere-cendo cada um a sua proposta espiritu-al muito "light" que seduz e atrai. En-tenda-se aqui, todos os programas, cur-sos, técnicas, terapias, meditações, mis-sas, terços oferecidos através dos meiosde comunicação social. Parecem saciara busca de Deus. Em meio a este turbi-lhão de ofertas, que mais se poderiachamar de "mercado espiritual", queprometem responder as ansiedadesmais profundas do coração humano, pe-rmeiam ambiguidades e contradições.E neste mês de junho vivemos essa rea-lidade da busca do Sagrado, pois é omês do Santíssimo Sacramento doCorpo e Sangue de Cristo (dia 03),Sagrado Coração de Jesus (dia 11),Imaculado Coração da Virgem Ma-ria (dia 12), Dia dos Namorados(dia 12) e das Festas mais Popula-res Santo António - o casamenteiro(padroeiro de nossa Diocese - dia 13),

São João - protetor dos batizados(dia 24), São Pedro - protetor dasviúvas (dia 29).Mês da pipoca, do quentão, do milho,do bolo de fubá, da pamonha, do vinhoquente, da paçoca, enfim das comidastípicas lá do interior. Vivamos este mêscom muita alegria, muita quadrilha, dançacaipira, e com o coração cheio de espe-ranças Rumo ao Novo Milénio.Por isso muito cuidado com o alimentoque vai dar ao espírito que não seja falsi-ficado pelo colorido e pelas facilidadesatraentes dos pacotes oferecidos: isto valepara a realização da felicidade humananas três dimensões, em especial a espi-ritual, que responde ao sentido da vida.

Para refletir: Que ofertas são feitasno "mercado espiritual" da socieda-de? Que ofertas há na sua comuni-dade? Como discernir estas ofertaspara encontrarmos um caminho paraa realização da felicidade humana?

MAS... QUEM E SANTO ANTÓNIO?Santo António nasceu em Portugal.Foi batizado em Lisboa urna semana apóso seu nascimento, onde recebeu o nomede Fernando. Aos 15 anos entrou noMosteiro dos Cónegos Regulares de San-to Agostinho, onde fez o noviciado. Mu-dou-se para Coimbra, aos vinte anos. EmSanta Cruz terminou a formação e é or-denado sacerdote. Destinado ao cargode Porteiro, teve a oportunidade de co-nhecer os Frades Menores de São Fran-cisco. Em Santa Cruz aprofundou os seusestudos teológico-filosófico, adquirindo apreparação necessária à escrita dos seusSermões. Mudou-se dos Cónegos para osOlivais, onde recebeu o hábito franciscano.Por motivos de saúde regressou à Pátriamas, segundo a tradição, o seu barco foiparar na Sicília, em Messina, onde acon-tecia o Capitulo Geral dos Frades Meno-

res. Aí conheceu o seu fundador, SãoFrancisco de Assis. Foi nomeado então aensinar teologia aos frades. Viajou para aFrança, onde permaneceu por 2 anos.Regressou à Itália como Provincial. Em1231 pediu dispensa do cargo parase retirar em contemplação.Um ano mais tarde, já doente e sen-tindo a morte, pediu que o levassemde volta para Pádua. Morreu no ca-minho e foi enterrado em Pádua.Foi elevado aos altares em 1232 porGregório IX. O seu processo de cano-nização foi o mais brevíssimo da his-tória da Igreja. Em 1946 é oficial-mente proclamado Doutor da Igrejapor Pio XII. Santo António tornou-seum dos santos de maior devoção detodos os povos é o lg português emprojeção universal.

ORAÇÃO DE SANTO ANTÓNIO(PADROEIRO DOS NAMORADOS)

Santo António, eu sei que o casamentoé urna vocação abençoada por Deus. Eo sacramento do amor, comparado aoamor que Cristo tem para com a Igreja.Eu me sinto chamada(o) ao casamento:por isto, Santo António, ajuda-rne a en-contrar um namorado(a} born. amável,

sério e sincero, que tenha os mesmos - sen-timentos de afeto que eu sinto. Faze quenos completemos um ao outro e forme-mos urna união abençoada por Deus, paraque nós dois, juntos, sejamos capazes devencer possíveis problemas familiares econservemos sempre vivo o nosso amor,

para que nunca falte a compreensão ea harmonia familiar. Santo António,abençoa-nos a mim e a meu (minha)namorado(a); acompanha-nos até o al-tar e conserva-nos unidos pelo resto danossa vida. Santo António, rogai por nós.Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

lunho 1999 05- BIO

Page 6: 91 bio junho 99

A Pastoral da Comunicação (PASCOM).preocupada em ampliar seus trabalhosnas Regiões Pastorais firma o compro-misso estabelecido no Regional Sul I ena própria Diocese.Reafirma a implantação da PASCOMnas Paróquias. Entretanto, as nossas 6Regiões sofrem as dificuldades da im-plantação da PASCOM devido às diver-sidades de serviços pastorais existentesem cada Paróquia. Porém, essa diversi-dade significa que a comunicação já semanifesta em níveis contrários à própriaComunicação Social, e a transforma numa

PASCOM NAS REGIÕEScomunicação Evangelizadora do Povo deDeus.Sendo assim, foram programadas as se-guintes datas por Regiões, para se res-tabelecer a construção da PASCOM nasRegiões:* 22 de Agosto - Região Cotia* 12 de Setembro - Região Carapicuiba* 03 de Outubro - Região Santo António* 24 de Outubro - Região Bonfim* 07 de Novembro - Região Barueri* 14 de Novembro - Região São RoqueOs encontros acontecerão sempre às15HOO.Cada Região será acompanhada pelosAssessores da PASCOM Diocesana,juntamente corn as Equipes Paroquiaisde cada Região. Pois sabemos que co-municar é efetivar uma organização den-tro da Diocese.

"Comunicar é saber compreendera própria comunicação..."

OBSERVAÇÕES^ Comunicamos que já se encontra noCECAD a fita sobre a PASCOMQuem desejar adquiri-la o valor é deR$ 20,00 (vinte reais), através do te-lefone 7081-7663 (com ívani - das13HOO às IShOO, de terça a sexta-feiras).

Q> Aguandem o l9 Festival da PASCOM,que acontecerá dia 15 de Agosto e con-tará com a presença de diversas bandas.^ Para atender a todos, as informaçõespara o BIO deverão ser entregues até odia 15 de cada mês - fone: 7081-7663.

PASTORAL DA JUVENTUDEAssessora Nacional da Pastoral daJuventude do Brasil, Carmem Lú-cia Teixeira, visitou no dia 15 de maioos 80 jovens que par t ic ipavam do"Curso para Coordenadores dePastoral da Juventude" promovidopela Equipe Diocesana. O mesmo foirealizado na Casa da Irmãs Filhas de N.Sra. da Misericórdia em Vargem Gran-de, Região Pastoral Cotia. A visita da nos-sa Assessora Nacional foi uma grande ale-gria para a PJ Diocesana, realmenteabrilhantou o nosso Curso com suas pala-vras e com sua breve visita. A Carrnem fezuma colocação sobre o trabalho junto àjuventude e respondeu a diversas questõesfeitas pelos jovens. Fragmentos da falada nossa Assessora: "A vida da Pasto-ral da Juventude é marcada pela vida dosgrupos. Num grupo de jovens todos sãoacolhidos. O grupo se organiza a partir desua identidade e a beleza está quando so-rnos diferentes. Todo grupo deve ter umplanejamento, não há grupo sem plano ea avaliação é fundamental para que elecresça, pois percebemos pela avaliação,se a coordenação está ou não responden-do aos anseios do nosso grupo. Deve ha-ver num grupo muita humildade, solidarie-

dade, amizade e diálogo. Nos momentosde crise deve-se procurar ajuda de alguémde fora do grupo e da comunidade, asses-sor, assessora. O entrosarnento e a inte-gração são elementos importantes paraque urn grupo cresça. Não existem res-postas para o grupo de jovens ern livros,pois as respostas estão no próprio grupo.Ninguém cresce sem passar pela cri-se, é assim que vamos crescendo esomando. O grupo tem que ser a cé-lula da PJ. A PJ não é a coordena-

ção, é o grupo articulado. Devemossempre mostrar valores, mesmo que so-fremos por isso, queremos que as pessoassejam felizes, por isso trabalhamos e pen-samos nesses valores, pois estamos traba-lhando com gente, precisamos respeitar avida dessas pessoas. Todo cuidado é pou-co, não podemos ter medo, não podemosfazer urn Reino de faz de conta." Mensa-gem final: "Tudo o que falei não é res-posta única, é como alguém que está pen-sando e que caminhou e vem trabalhandohá anos, como jovem, como coordenado-ra, assessora Diocesana, enfim devemospartilhar as experiências que a gente vaiacumulando. Há respostas melhores quea minha. E essa resposta está no grupo,pois quando alguém formula uma perguntaele já tem a metade da resposta." Agra-decemos à Carmem pelas palavras e pe-dimos a Deus que continue iluminando-ana caminhada com a juventude do Brasil.O nosso muito obrigado também a todaEquipe que colaborou e se empenhou bas-tante para que esse Curso acontecesse acontento. "Seprá irprá luta eu vou, seé prá tá presente eu tou, pois na vidada gente o que vale é o amor. " É issoaí, gente: "Avançar é ousar!"-

BIO-06 Junho 1999

Page 7: 91 bio junho 99

'ooo

DIOCESE FESTEJA O SEU10° ANIVERSÁRIO

coes-. Presidente: D. Francisco Manu-el Vieira, Vice-Presidente: Pé. ElidioMantovani, Secretários Diocesano:03 pessoas; Coordenadores das Re-giões Pastorais: 06 pessoas: Execu-tivas das Regiões Pastorais: 18pessoas: Executivas dos Setores dasPastorais: 12 pessoas: Executivasdos Serviços Missionários, Associ-ações e Movimentos de Evangeli-zação: 06 pessoas. A posse dos novosmembros foi comemorada com a Cele-bração do IO9 Aniversário da Diocese.D. Francisco ressaltou que a comemora-ção do dia l- de Maio se concretizoucom a Comemoração dos 10 anos nosda Diocese e a criação da Coordena-ção Diocesana, e que esta data foi es-colhida por ser a grande Festa do Tra-balhador. Foi lida uma carta em favordos desempregados, enviada pela Pas-toral Operária e se enfatizou "a impor-tância da solidariedade para com os de-sempregados, e de ouvir os apelos desofrimentos de injustiças para com osque sofrem esta causa social em nossoPaís". Após a leitura da carta, D. Fran-cisco pede a todos para rezarem pelosdesempregados e que haja mais solida-riedade entre nós cristãos.Ao término da Celebração pudemosver estampada no rosto das pessoas aesperança.

No dia do trabalhador (l- de Maio),que tem como padroeiro São JoséOperário, marcou-se a efetivação doConselho Diocesano de Pastoral, que re-cebeu das rnãos de D. Francisco a pos-se e o envio para as atividades em nos-sa Diocese. A Instituição do ConselhoDiocesano de Pastoral, formado pelasexecutivas das 6 Regiões Pastorais e dosseis setores das pastorais diocesanas eserviços missionários ficou constituídopor diversos membros nas seguintes fun-

LITURCIAVIDA DA IGREJAAS FESTAS CIVIS - O QUE SÃO?

No decorrer da nossa caminhada, vári-os eventos acontecem, tais como: diados Pais, das Mães, das Crianças,da Consciência Negra, do índio, daMulher, Bodas, etc, que queremos ce-lebrar e resgatar um sentido espirtual ede gratidão a Deus. As Equipes deLiturgia devem preparar com criati-vidade e espiritualidade colocando osacontecimentos sempre à luz do Misté-rio Pascal. A Vida Humana é colocadanuma relação de fé com a ação de JesusCristo. Embora esses eventos sejam ci-vis, a dimensão religiosa é vivida na pre-sença de Deus. Vale a pena percorrero itinerário dessa relação de Fé e de-pois perguntar se realmente você con-seguiu dar sentido profundo à própriaexistência humana.

REUNIÕES DOCONSELHO DIOCESANO

DE PASTORAL (CDP)

<" 12 de Junho - Reunião Geral das Exe-cutivas das Regiões Pastorais, na sala dereuniões da Secretaria Diocesana de Pas-toral (SDP) - das 9 às 12h - (Pé. Geraldo)C* 10 de Julho- Reunião Geral das Exe-cutivas dos Setores de Serv. Missionáriose Movimentos de Evang., na sala de reu-niões da SDP - das 9 às 12h - (Pé. Riomar)•:• 14 de Agosto - Reunião Geral dasExecutivas do Setores de Pastoral, na salada SDP - das 9 às 12h - (Pé. João Carlos)*> 11 de Setembro - AssembleiaDiocesana para tratar do 3- Plano Dioce-sano de Pastoral e encaminhamentos doAno Jubilar. Das 8 às 12h30, no plenáriodo Centro Diocesano de Pastoral.* 09 de Outubro - Encontro com As-sessores das Pastorais Diocesana, Associ-ações, Movimentos e Entidades para ela-boração do Calendário Dioc. - ano 2000.Das 9 às 12h, na sala de reuniões da SDP.-:* 13 de Novembro- Reunião Geraldos Secretários Diocesanos e Executi-vas, para calendário do ano 2000, nasala de reuniões da SDP. Das 9 às 12h.

CONSELHO DIOCESANO DE PASTORAL

No dia 27 de Março, às 8h, no Cen-tro de Pastora! Diocesano realizou-seo Encontro dos Setores de Pasto-rais. Em consequência da convocaçãofeita pelo Pé. João Carlos, participaramdesta reunião as lideranças e os coorde-nadores de todas as pastorais. O encon-trou iniciou-se com uma oração feita peloPé. João Carlos, em seguida o Pé. Ge-raldo falou sobre as executivas e colo-cou a pauta da reunião, a qual teve comoponto fundamental o estudo da forma-ção das executivas para os setores depastorais. Sendo assim, cada setor teveum momento para diálogo a fim de ele-ger um coordenador e dois representan-tes para formar a executiva. Foram elei-tas as seguintes equipes:

SETOR PASTORALBÍBLICO-CATEQUÉTICO

^ Pé. Marcos Galdino(Coordenador)

^ Virgínia Siroco Fugi Tecce (Re-presentante)^> Adilson Dias Rampaso (Represen-tante)

SETOR FAMÍLIA^ Pé. Mário Pizetta (Coordenador)Ç> Reinaldo José de Oliveira (Repre-sentante)<*> Napoleão (Representante)

SETOR COMUNICAÇÃO SOCIAL^ Pé. Atílio de Souza(Coordenador)^ Marcelo Pereira (Representante)^> Francisca (Representante)

SETOR PASTORAL SOCIALx> Pé. Cláudio Gabriel dos Santos(Coordenador)^ Gilma Maria Ramos da SilvaRossafa (Representante)^ Maria Aparecida Lopes dos San-tos ( Representante)

Junho 1999 07- BIO

Page 8: 91 bio junho 99

01 -T- Coordenadores de Pastoral - CEO - 9h02 -Q- PP. Região Barueri - 9h

- Conselho do Voluntariado- 14h- Comissão Executiva - Reg. Bonfim - Piratininga - 20h

03 -Q- Corpus Christi - Catedral - 14h- Corpus Christi - Reg. Past. Sto. Ant. - Arpoador - 8:30h- Reunião Diocesana - Past. Familiar - Cotia

05 -S- Conselho - Região Carapicuiba - 8:30 h- Coord. Dioc. de Catequese - CECAD - das 9 às 12h- Executiva do Conselho Regional Barueri - Silveira -14h- RCC - Esc. Paulo Apóstolo - Encontro 7 - até dia 06/06- Reunião - Fé e Política - Reg. Past. Sto. António • 15h- Pastoral Carcerária- Reg. Carapicuiba-Sta. Rita- 15h

06- D- 1 09 DOMINGO TEMPO COMUM- Conselho de Pastoral - Reg. Barueri - Silveira - 1 5h- RCC - Reunião Coord. Dioc. Reg. e Secr. Diocesanos

08-T- PP Região Carapicuiba -9h- Past. da Comunicaçáo - Reg. Carap. - Sta Rita - 20h

09 -Q- PP. Região São Roque- Past. da Saúde - S. Imaculada - Reg. Past. Sto. Ant. -14h- Comissão Regional - Past. Familiar - Reg. Carap. -

Nossa Sra. Aparecida - 20h10 -Q- Pastoral Familiar - Região Bonfim - Piratininga - 20h

- PP. Região Bonfim - 9h- PP. Região Sto António - Vila Yara - 10h

11 -S- SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS- Dia de Oração para a Santificação do Clero- Conselho Deliberativo da C.D.O. - 9h

12 - S- Coordenação Pastoral Diocesana - 9h- ECO - Cotia - S. Roque - Vargem Grande - das 14 às 17h- Pastoral da Saúde - Região Barueri -15h- Coord. Reg. Catequese - Barueri -15h- Past. Juventude Diocesana-Santo António- 14h- Past. Familiar - Reg. Barueri - Aparecida - Jandira -16h (

- PASCOM - Reunião Diocesana - CECAD - das 9 às 12h- Reun. Coord. / C.T.R - C. Form. Barueri - Jd. Belval - 9h

13-D- 119DOMINGOTEMPOCOMUM- FESTA DE SANTO ANTÓNIO - CATEDRAL - 9h- CEBs - Reg. Barueri - Aparecida - Jandira - 14:30h- Past. da Juventude- Reg. Barueri-Jd. Belval - 14h- Ene. Pasí.Vocac.-Reg.Carap.-N.Sra.Aparec.-14:30h- Festa de Sto. António - Req. Carap. - V. Caldas -16h

14 -S- Pastoral Carcerária- Piratininga- 14h- Coord. Reg. dos Minist. - Reg. Carap. - N. Sra. Apar. - 20h- Jornal Regional - Reg. Bonfim - Piratininga - 20h

15 -T- Conselho de Presbíteros-São José-9h- Assembleia - Regional Sul 1 - Itaici - até dia 17/06- Cons. - Setor N. Sra. Graças - Reg. Sto. António - 20i i

17 -Q- Conselho Seíor Sagr. Família - Reg. Sto. António - 20h- Apost. da Oração - Reg. Barueri - Silveira -15h• Conselho Setor Imaculada - Reg. Sto. António - 20h

18 -S- Comissão Administrativa- CEO -9h- RCC - Oração Coord. Dioc. Reg. e Secr. Diocesanos

19 - S- ECO Diocesana - das 8:30 às 12h- Comissão Dioc. de CEBs - Centro Pastoral -14:30h- Fé e Política - Região Barueri -16h- Curso Teologia Pastoral - Ene. dos Participantes -

das9às12:30h- Reunião - Equipe Reg. de Liturgia - Centro Pastoral -

das16às17:30h- Pastoral da Saúde - Reg. Bonfim - Centro Pastoral - 9h- Coord. Dioc. Past. Familiar SP2 - São Miguel Paulista- Ministros Coord. Regional - Reg. Bonfim - 16h

20-D- 12QDOMINGOTEMPOCOMUM- Pastoral da Comunicação - Barueri - Silveira -15h- Legião de Maria - Barueri -15h- Coord. Reg. Catequese - Reg. Carap. - São Roque- Ene. de Comunidades - Reg. Carap. - das 15 às 17h- Crianças e Adolescentes - Reg. Carapicuiba- Catequistas - Reg. Bonfim - Seminário São José -14h

24 -Q- PR Região Cotia - 14h- Past. da Saúde - Reg. Carap. - N. Sra. Aparecida - 20h

25 -S- Conselho Região Cotia - 20h- Conselho Pastoral - Reg. São Roque - 20h- RCC - Reg. Barueri - Cristo Rei - 20h- Coordenadores G.O. da RCC- Apostolado da Oração - Reg. Bonfim - Helena Maria- Ação Social - Educ. Adult. - Reg. Bonfim - Helena Maria- ECC. 1g Etapa-Reg. Bonfim-Piratin. - até dia 27/06

26-S- Past. Vocacional- Reg. Barueri- 15:30h- Equipes de CEBs - Reg. Sto. António - das 15 às 17h- Conselho Regional Pastoral - Reg. Carapicuiba -

Nossa Sra. Aparecida - 8:30h27-D- 13QDOMINGOTEMPOCOMUM

- Apostolado da Oração - Missa Regional - Barueri -15h- Ministros - Reg. Barueri - Sagrado -15h- Pastoral Juventude - Região Carapicuiba - Santo

António -14:30h- ECC. 1g Etapa • Região Bonfim - Término

29 -T- Festa São Pedro -Reg. Carap. -Sul Americana -20h

SANTÍSSIMO SACRAMENTO DO CORPO E SANCUE DE CRISTONa Quinta-Feira Santa comemoramosa instituição da Santíssima Eucaristia.Fazemos uma procissão solene com oSantíssimo, do altar-rnor a uma capelalateral, ricamente ornada, e fazemosalgumas horas de adoração. Mas tudojá tem o gosto da Sexta-Feira Santa. Aprocissão deixa atrás de si um altar des-nudo para lembrar o abandono de Cris-to na Paixão. Por isso, a Igreja retomao tema da Eucaristia dia 03 de junho(Corpus Christi), e sai em procissão fes-tiva pelas ruas e praças da cidade. ODeus escondido no pão e encerrado no

tabernáculo é o Senhor do mundo, dascoisas visíveis e invisíveis, e sobre tudo

ele reina por direito e conquista. Ado-ramos pão que é carne: Carne que é oFilho de Deus. E o mistério da Eucaris-tia, que pode receber todos os adjetivosaplicáveis a Deus: amoroso, misericor-dioso, terno, vivo, vivificante, e quantoselogios a língua humana puder encon-trar. É deste pão feito carne de Deusque se alimenta o cristão."Eu sou o Pão vivo descido do céu.Quem comer deste pão viverá eter-namente. E o Pão que eu darei é aminha carne dada para a vida domundo!" (Jo 6,51)

BIO-08 lunho 1999