88 bio março 99

8
Ano X - n° 88 - Março -1999 Senhor, dai-nos um coração compassivo e operoso como o do Bom Samaritano, solidário com os desempregados, persistente na busca de novas alternativas de trabalho, para garantir vida digna e esperança para todos; um coração comprometido com uma nova sociedade de justiça e paz.

Upload: boletim-informativo-da-diocese-de-osasco

Post on 12-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

88. Boletim Informativo da Diocese de Osasco - BIO - Ano X - N º 88 - Bio Março de 1999

TRANSCRIPT

Page 1: 88 bio março 99

Ano X - n° 88 - Março -1999

Senhor, dai-nos um coração compassivo e operosocomo o do Bom Samaritano, solidário com os

desempregados, persistente na busca de novasalternativas de trabalho, para garantir vida digna eesperança para todos; um coração comprometido

com uma nova sociedade de justiça e paz.

Page 2: 88 bio março 99

JUBILEU E DIVIDA EXTERNA

Realizou-se de 25 a 28 de janeiro emHonduras, Guatemala, um importante en-contro, reunindo diversas representaçõesdas Igrejas e de sociedades civis, para o lan-çamento da Campanha Latino-Americanapara o cancelamento da Dívida Externapara os países pobres, no contexto do Jubi-leu. Diversas iniciativas foram concertadasneste encontro, em vista do fortalecimentoda dimensão do "perdão das dívidas" nacelebração do Jubileu. Do Brasil participouDom Demétrio Valentini, responsável peloSetor Pastora! Social na CNBB, junto comtrês membros da coordenação do "Tribu-nal da Dívida Externa", que se realizará nomês de março no Rio de Janeiro.

CONGRESSO MISSIONÁRIO

As crianças, como protagonistas, terãodestaque especial no l- Congresso Mis-sionário Americano (CAM 1) e no 6- Con-gresso Missionário Latino-AmericanofCOMLA 6), que será realizado emParaná, Argentina, de 28 de setembroa 03 de outubro deste ano. Do Brasilparticipará uma delegação de 450 pes-soas. O lema do congresso é: "Améri-ca, com Cristo sai de sua terra".

ENCONTRO DIOCESANODE LITURGIA

* Tema: Salmos - Uma Experiênciada Igreja Orarite (Estudo e Cantos).* Data: 14 de março* Horário: das 8 às 16:30h* Local: Colégio N. Sra. Misericórdia

Rua Madre Rossello, 100 - Osasco* Taxa: R$ 3,00 (três reais)* Material: para anotações, Bíblia, lan-che comunitário.* Informações: Fone: (011) 7081-8834* corn Fátima.

FAFA COMEMORA 20 ANOS DEPONTIFICADO E LANÇA CD

Segundo comunicado da Sony, o primei-ro CD de João Paulo II. com oraçõesem cinco línguas e mais de dez pronun-ciamentos, além de composições musi-cais que vão desde música clássica àmúsica étnica. Será lançado em nívelmundial no dia 23 de março e será co-memorativo dos 20 anos de pontificadode João Paulo II.

DOCUMENTO SOBRE AIDS

A Igreja pretende desenvolver um pro-grama de ação com o objetivo de com-bater a AIDS. O projeto foi estudadoem dezembro de 1998, com represen-tantes de diversos países. Em breve, oPontifício Conselho deverá publicar umdocumento de orientação para os pro-fissionais que trabalham com portado-res de HIV e recomendações à popula-ção para inibir a expansão da AIDS.

BEATIFICAÇÃO

• O Papa João XXIII, "O Papa Bom11,será Beatificado no ano 2000.O processo foi iniciado em 1965 porPaulo VI, está na fase final.Se o juízo teológico for positivo, JoãoPaulo II, terá a possibilidade de beatifi-car o seu predecessor.

ONU DECLARA 1999"ANO DOS IDOSOS"

A Organização das Nações Unidas(ONU) declarou 1999 o Ano Internaci-onal dos Idosos.Lema: "Rumo a uma sociedade paratodas as idades". Segundo o Secretáriogeral da ONU, "promove uma socieda-de que os considere agentes e beneficiá-rios de desenvolvimento".

DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES

No Dia 24/01 foi divulgada a mensa-gem do Papa, para o Dia Mundial dasComunicações, com o tema: "Mass me-dia: Presença amiga ao lado de quemprocura o Pai". O Dia Mundial das Co-municações será celebrado no dia 16 demaio próximo, festa da Ascensão doSenhor. Por decisão da última Assem-bleia Geral da CNBB, também no Brasilserá celebrado nesse dia, embora sem-pre foi celebrado no dia 05 de maio. Pordecisão da última Assembleia Geral dosBispos, a partir desse ano passa a cele-brar-se na data proposta pelo Pontifício

Conselho. O Papa escreve em sua men-sagem que o "Dia apresenta algumasinterrogações: Como poderiam os Mei-os trabalhar com Deus ao invés de agircontra Ele? Como poderia constituir-seem, companheiros gratos para aquelesque buscam a presença do amor de Deusem suas vidas? Finalmente, o tema ex-pressa urn convite e uma esperança: Queos responsáveis pelo rnundo das comu-nicações sociais se comprometam cadavez mais a ajudar em vez de impedir abusca do sentido que é parte essencialda vida humana".

10° ENCONTROINTERECLESIAL DE CEB's

» Data: de 11 a 15 de julho do ano 2000* Local: Ilhéus (BA)* Tema: "CEB's Povo de Deus, 2000Anos de Caminhada"Já está disponível no secretariado o tex-to-base do 10- Intereclesial, que podeser solicitado no seguinte endereço:Caixa Postal 32 - CEP 45650-000 -Ilhéus (BA)•Fone: (073) 231-6945;* FAX: (073) 634-2730;* E-mail: [email protected]* Home Page: http://www.ongba.org.br/memória/1 Ocebs

MAIS TRÊS SANTOS

Dia 09 de janeiro o Papa João Paulo II,anunciou a canonização de mais três san-tos:» Pé. Giovanni Calábria (fundador dasCongregações dos Pobres Servos e Po-bres Servas da Providência)* Pé. Marcelino Champagnat (fun-dador dos Irmãos Maristas}* Ir. Agostina Píetrantoni (do Institu-to das Irs. da Caridade)

ENCONTRO REGIONAL DECOMUNICAÇÃO

Será realizado, de 12 a 14 de março,ern Araras - SP, o IV Encontro Regionalde Comunicação, promovido pelo Se-tor de Comunicação do Regional Sul lda CNBB. O encontro terá corno tema:"Comunicação: vai acabar!". Este en-contro è destinado para representantesda PASCOM Diocesana.

NOTÍCIAS DO EPISCOPADO

-^ Dom Geraldo Majjela Agnelo, nodia 13/01, foi nomeado Arcebispo paraa Arquidiocese de Salvador (BA). É o novoPrimaz do Brasil, uma vez que Salvadorfoi a primeira Diocese criada no Brasil.•> Dom António Aparecido Tosi Mar-ques, na mesma data, foi nomeado Arce-bispo para a Arquidiocese de Fortaleza (CE).•» Pé. Giuliano Frigeni,no dia 20/01,foi nomeado Bispo para a Diocese deParintins (AM).•̂ Dom Eduardo Koaik, Bispo dePiracicapa (SP), celebrou no dia 06 de ja-neiro, 25 anos de Ordenação Episcopal.•̂ Dom Lucas Moreira Neves, no dia30/01, foi nomeado para Prefeito da Con-gregação para os Bispos, novo membroda Congregação para a Evangelização dosPovos.

BlO-02 Março 1999

Page 3: 88 bio março 99

D. SALVADOR, BISPO DANOVA DIOCESE DE OURINHOS

Agradeçamos a Deus e o louvemos pelas maravi-lhas que realiza entre nós. Ele escolheu entre os sacer-dotes que trabalham em nossa Diocese, o Pé. SalvadorParuzzo para o ministério episcopal na nova Diocese deOurinhos, no Estado de São Paulo.

Esta nova Diocese foi desmembrada da Arquidiocesede Botucatu com treze (13) municípios, da Diocese de As-sis com oito (8) municípios e da Diocese de Itapeva comdois (2) municípios.

Diocese nova certamente exigirá do nosso bispomuito trabalho e dedicação. E para que o conheçamosmelhor e por ele e por sua nova diocese ofereçamos asmelhores de nossas orações, apresento aqui os dadosbiográficos desse amigo e precioso colaborador.

Dom Salvador Paruzzo nasceu em Montedoro, pro-víncia de Caltanissetta (Itália), aos 15 de outubro de 1945,filho de Alessandra Paruzzo e Luigina Morreale Paruzzo. Seuspaís, já no Paraíso, tiveram cinco filhos: Felicetta, Calogero,Giovanni e Alessandra, sendo Salvador o terceiro filho. Amãe ficou viúva em 1949, depois de oito anos de casamen-to, e levou em frente a família com coragem e determinação.

Dom Salvador realizou os estudos para o sacerdó-cio no Seminário Episcopal de Caltanissetta. Foi ordena-do sacerdote por Dom Francisco Mónaco no dia 29 dejunho de 1969.

Dom Salvador nos seus 30 anos de vida sacerdo-tal trabalhou:

DEZ ANOS NA DIOCESE DE CALTANISSETTA3 1969 - Vigário paroquiai na paróquia Santa Luzia emCaltanissettaO Assistente diocesano dos Juniores da Ação CatólicaO 1970 - Participou à Escola sacerdotal do Movimentodos Focolares em Grottaferrata (Roma)3 1973 - Pároco na Paróquia de Santa Bárbara(Terrapelata) em CaltanisseítaO 1974 - Arcipreste na Matriz de N. Sra. do Rosário emMontedoro (CL)O 1976 - Arcipreste na Paróquia Matriz de São Ludovico

CONVITEDom Salvador, no dia 19de março de 1999, às16hOO, será ordenado Bis-po na Mariápolis Araceli etomará posse da novaDiocese de Ourinhos, nodia 21 de março de 1999,às 10hOO.Esperamos você e sua co-munidade.

em Mussomeli (CL)C Delegado do Mo-vimento "ParóquiasNovas" para toda a Si-cília.O Como missionário"Fidei donum" foi en-viado pelo Bispo DomAlfredo Maria Garsiade Caltanissetta ao bis-po de Piracicaba (SP)Dom Aniger Maria deMelillo.

DEZ ANOS NA DIOCESE DE PIRACICABAO 1979 - Vigário na Paróquia de São Pedro (Vila Rezen-de) PiracicabaE com o novo Bispo Dom Eduardo Koaik trabalhou como:O 1980 - Diretor Espiritual dos Seminaristas de filosofiada Diocese

C Animador Diocesano da Pastoral vocacionalC Delegado do Movimento "Paróquias Novas" para os es-tados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro.O 1984 - Reitor do Seminário Teológico da Diocese eVigário na Paróquia São José em Santa Barbara D'0esteO Membro do Conselho dos Presbíteros.

DEZ ANOS NA DIOCESE DE OSASCOO Com o Bispo Dom Francisco Manuel VieiraO 1989 - Vigário Paroquial na Paróquia N. Sra. das Gra-ças em Vargem Grande Paulista.O Membro do Conselho dos presbíterosO Membro da Equipe Diocesana de Formação Permanen-te do CleroO Assistente na Mariápolis Araceli;O Delegado dos sacerdotes. Responsável da Escola Sa-cerdotalO Diretor da Revista "Perspectivas de Comunhão"O Membro da Redação da Revista "Cidade Nova".

No dia 15 de dezembro de 1998 o Santo Padre oPapa João Paulo II erigiu a nova Diocese de Ourinhos(SP), com território desmembrado da arquidiocese deBotucatu e das dioceses de Assis e Itapeva e nomeou oPé. Salvador Paruzzo como 19 Bispo da Nova Diocese.

No dia 30 de dezembro de 1998 a Santa Sé tor-nou pública a nomeação.

Rezemos todos pelo feliz pastoreio de D. Salva-dor na nova Diocese de Ourinhos e que toda a sua aten-ção sacerdotal devotada em nossa Diocese e de modotodo especial na Mariápolis e na Paróquia de N. Sra.das Graças em Vargem Grande Paulista sirva de apoioe de incentivo em seu novo ministério.

+ FRANCISCO

Março 1999 03- BIO

Page 4: 88 bio março 99

CAMPAN H A DA FRATERNIDAC

"DESEMPREGO E TRABALHO"

1. AcolhidaMaterial: Bíblia, cartaz da Campanhacia Fraternidade, vela, gravuras de pes-soas trabalhando, manchetes de jornaisque falem do desemprego.Animador(a): "A Fraternidade e osDesempregados" é o terna da C. F. desteano e é o que nos reúne aqui. Busque-mos nestes encontros luzes da Palavrade Deus sobre a pergunta que a nossaIgreja está fazendo este ano: "Sem traba-lho... por quê?". Vamos iniciar este en-contro cantando.2. Canto Inicial: Canto de Aberturada CF-99, refrão e estrofes l e 2.3. OraçãoO povo judeu, desde muito tempo an-tes de Jesus nascer, sempre rezou aDeus e evocou os acontecimentos da suahistória. De um lado para não esquecerda escravidão a que foi sujeito, de outrolado para agradecer e louvar a miseri-córdia do Deus libertador que sempretira o povo da Casa da Servidão e oleva para a Terra da Promessa. Reze-mos a oração que está no livro doDeuteronõrnio 26,5-10.Leitor 1: (O (a) Leitor(a) fala uma frase

e todos repetem.)Animador(a): olhemos o cartaz da CF99e os recortes de jornais... O que chama aatenção nesse cartaz e nesses recortes dejornais? De que histórias eles fazem a gentese lembrar? (Deixar todos falarem.)

4. Reflexão do texto* Comparando o texto do livro do Deu-teronõrnio, com a história de vida das nos-sas famílias, ou famílias de pessoas queconhecemos, o que tem acontecido: te-mos melhores condições de vida do queantigamente ou não? Por quê? (Momen-to de silêncio para interiorização)

5. Convite à AçãoNesta C.F. somos convocados à solida-riedade com os desempregados. Mas agente só pode alcançar este objetivo seconhecermos bem a realidade do de-semprego à nossa volta. Por isso, a pri-meira ação concreta que queremos re-alizar é o conhecimento do desempre-go na nossa própria comunidade. Paraisso, cada um(a) de nós, durante estasemana, vai procurar saber quantas equais sãos as pessoas, jovens e adultas,da nossa comunidade que estão desem-pregadas. E vamos procurar saber háquanto tempo estão sem trabalhar ecomo estão fazendo para se sustentar.No próximo encontro, cada urn(a) de nósvai trazer uma folha com os nomes destaspessoas, que vão ficar ao lado da Bíblia.Trazer também pessoas desempregadas.6. OraçãoElevemos nosso coração a Deus, pedin-do forças para sermos, irmãos e irmãsdos desempregados e desempregadas.Por isso, carinhosamente chamamos Deusde Pai: "Pai Nosso que estais no Céu..."7. Canto Final: Canto de Abertura daCF-99, refrão e estrofes 3 e 4.

"O QUE DEVO FAZER, MEU PAI?"

l. Acolhida (Dar as boas vindas e espe-cial atenção para as pessoas desempre-gadas que foram convidadas.)Material: Bíblia, cartaz da C.F., vela,pessoas desempregadas, folha com onomes de pessoas desempregadas.Animador(a): Nosso gesto concreto deconhecer a realidade do desemprego nanossa comunidade é a nossa oferendade hoje. Nós te apresentamos, ó Pai,

estes irmãos e irmãs desempregados(as),e para eles dirijamos as intenções deste2- Encontro. Por isso, cantemos.2. Canto Inicial: Canto das Oferendasda CF-99, refrão e estrofes l e 2.3. OraçãoNos dias de dor e nos dias de alegria, so-rnos chamados a nos lembrar dos sofrimen-tos dos nossos pais no passado e das chagasque estão abertas em nós e em nossos ir-mãos e irrnãs. Refiitamos sobre o Evange-lho de Jesus, segundo Mateus 25, 31-46,que é muito exigente.Segundo este Evangelho, nossos gestos con-cretos ern relação aos nossos irrnãos(ãs) maispobres revelam a autenticidade de nossarelação filial com o próprio Deus. É combase nessa relação que seremos avaliadosno julgamento fina). (Que os leitores sejam,de preferência, os desempregados convidados).Leitor 1: Mi 25, 31-36Leitor 2: Mt 25, 37-41Leitor l: Mt 25, 42-464. Reflexão do Texto:# Diante da situação de desemprego nanossa comunidade, que atitude concretaeste texto pede de nós, enquanto cristãos?

(Momento de silêncio para interiorização).5. Convite à AçãoDurante esta semana vamos dedicar nos-so tempo livre, para conversar, ler e estu-dar sobre as causas da miséria e do de-semprego no nosso país. Vamos conver-sar com pessoas que tenham conhecimen-to sobre o assunto, ler artigos de jornais,revistas, etc. Dessa forma nós estamos nospreparando para realizar gestos proféti-cos e solidários como Deus espera de nós.6. OraçãoChamados pelo próprio Pai para sermos,solidários com os sofredores deste tem-po. Vamos emprestar a nossa voz paraessa multidão que está pelos campos epelas ruas do Brasil, cansada, abatida,corno ovelha sem pastor. Apresentemospara o Deus da Vida a nossa lamentação.(O(a) Animador(a) motiva para que asorações sejam feitas sempre se colocan-do no lugar dos sofredores do nosso tem-po e se dirigindo pessoalmente a Deus).# Ó meu Pai, tem compaixão dos que dor-mem nas filas para disputar um emprego.7. Canto Final: Canto das Oferendasda CF-99, refrão e estrofes 3 e 4.

BIO-04 Março 1999

Page 5: 88 bio março 99

"PELOS FRUTOS SE CONHECE A ARVORE"1. Acolhida (dar boas-vindas com umabraço e dizer uma palavra amiga.)Material: Bíblia, vela, cartaz da CF-99,galho seco de árvore, palavras de morte(desemprego, fome... etc, colados nogalho.). Uma planta grande/verde.Palavras de vida (emprego, justiça,amor, abundância, etc., para seremcolocadas na planta verde bonita, nofinal do encontro como gesto de aco-lhida ao novo, vida nova).Animador(a): O Deus que viu nos-sa miséria e nossa opressão esperaque nós também vejamos o sofrimen-to e sejamos solidários com os de-sempregados de nossa comunidade.Esse mesmo Deus Libertador sonhaque nós sejamos seus parceiros (as)na construção de urn mundo de ir- \.mãos: justo, fraterno e solidário.2. Canto Inicial: a escolha.3. OraçãoVamos pedir ao Pai que nos dê força paranão ficarmos de braços cruzados diantedas injustiças que assolam o nosso país.Ao mesmo tempo, vamos dizer este mes-mo Deus e Pai Nosso que nós acredita-

mos na sua infinita misericórdia e temoscerteza que está próximo o dia em queofereceremos no seu altar, os frutos daterra que Ele nos deu. Por isso rezamos,

Pai Nosso...Leitor l:Mt 23,13-14Leitor 2: Mt 23, 23-244. Reflexão do Texto* Qual a denúncia que Jesus faz sobrea política do seu tempo?* O que Jesus diria se visse como cer-

tas pessoas que ocupam cargos públi-cos tratam a nós brasileiros?* O que a atitude de Jesus nos inspirafazer na nossa realidade atual?

5. Convite à Ação-#• A realidade do desemprego exi-ge de nós exame de consciência pes-soal e gestos proféticos de denúncia.# Fazer uma peça de teatro e apre-sentar na Igreja, salão comunitárioou escola?* Promover debates com diferen-tes grupos da comunidade?6. Oração (Retira-se as palavras demorte do galho seco e, enquanto sefaz a oração final coloca-se as pala-

5 vras de vida na planta verde).$ Apresentemos a Deus a nossa indig-f* nação diante das injustiças, da

corrupção e da indiferença com quecertas pessoas nos tratam. As palavras devida são colocadas na planta para mostrarque apesar de tudo ainda acreditamosnuma vida nova.7. Canto Final: Escolher um canto quefale da necessidade do gesto proféticode denunciar as injustiças.

"QUANTOS PAES VOCÊS TEM? VÃO VER!"1. Acolhida (receber cada participan-te bem animado, para que sejam con-tagiados pela sua alegria e percebamque ainda há esperança, apesar detudo).Material: Bíblia, vela. cartaz da CF-99.flor, pãezinhos.Animador(a): Dom Hélder Câmara di-zia há tempos atrás que a problemáticasocial é como uma guerra: "precisamosenfrentar as próximas batalhas até a vi-tória final, rnas também recolher os feri-dos que caern pelo caminho". Enquantolutamos pelas grandes transformaçõespolíticas da nossa sociedade, ao mesmotempo, é necessário realizar pequenosgestos concretos de solidariedade queresgatem a dignidade e preservem a vidae devem ser sinal da transformação pes-soal da conversão interior.2. Canto Inicial: canto de comunhão,estrofes l e 2.3. OraçãoO Reino de Deus é o já e o ainda não.Ele está no meio de nós, mas nós aindaprecisamos íazê-lo chegar "aos confinsda terra" e esperar a sua realização ple-na e definitiva. De qualquer maneira, nós

já podemos fazer a festa, porque já sen-timos o sabor do que vai ser na plenitu-de do Reino. E esse sabor nós sentimostoda vez que testemunhamos na vidapessoa! e social os valores humanos ecristãos. E por isso. nós dizemos: PaiNosso...Leitor 1: Mc 6.30-37 (Pode ser apre-sentado como teatro.)Leitor 2: Mc 6, 38-444. Reflexão do Texto* Quando ficou tarde, quais as duassoluções que os discípulos deram parao problema da fome do povo?* Hoje, o que significa ir ver o que opovo tem, sentá-lo em grupos, abenço-ar e repartir?5. Convite à AçãoNeste último Encontro da CF-99, vamosfazer uma pequena avaliação e plane-jar o seguimento da campanha:* Como vamos dar continuidade às re-flexões e gestos concretos em torno doproblema do desemprego e da miséria?6. Oração e AgradecimentoPeçamos a Deus, Pai de infinita bonda-de, para sermos discípulos fiéis que es-cutam a voz do mestre que ordena:

"Dêem vocês mesmos de comer". Porisso, rezamos: "Pai nosso..."Agradecimentos a todos que participaramdestes encontros. Vamos agora, mais do quenunca, nos sentir motivados para realizar-mos ações solidárias junto aos desempre-gados. A nossa missão cristã não tem fim.7. Canto final: Cantemos o canto quemais nos marcou durante estes encon-tros. (Partilhemos o pão)

Março 1999 05- BIO

Page 6: 88 bio março 99

DOM HÉLDER90 ANOS DE VIDA E PROFETISMO. PARABÉNS!!!

No dia 07 de fevereiro, Dom Hélder Câ-mara, Arcebispo Emérito de Olinda e Re-cife (PE), celebrou 90 anos de vida. Elenasceu dia 07 de fevereiro de 1909, emFortaleza (CE). Dom Hélder, suscitou em1952 a criação da Conferência Nacionaldos Bispos do Brasil (CNBB), e foi o seu PSecretário Geral. Tanto na CNBB quantona sociedade brasileira sempre foi presen-ça profética. A Igreja e a sociedade noBrasil devem muito a este homem frágilem seu físico, mas forte ria fé, na oração ena coragem diante das situações mais do-lorosas e conflitivas pelas quais passou nos-so País ao longo dos anos. Destacou-se eminúmeras realizações eclesiais e sociais. E

uma vida inteira dedicada à defesa dosmais pobres, dos direitos humanos e dodiálogo com as outras Igrejas e religiões,no Brasil e no mundo. Nos anos de ple-na atividade, sua pregação emocionoumultidões e questionou governos dospaíses dos dois lados do Atlântico, doNorte e do Sul. Pôs o dedo nurna feridaantiga: por que a riqueza de poucos àscustas da pobreza da imensa maioria?Empenhou-se pelo :im ca violência e doracismo, das guerras e desigualdades so-ciais. Tomou-se o Bispo de homens emulheres de boa vontade.A Diocese de Osasco, agradece a DeusPai pelo dom da sua vida Dorn Hélder.

CONSTRUINDO A PASCOM

Pastoral da ComunicaçãoAssistimos, nos últimos tempos, aoefervescer de projetos de comunicaçãonos mais diversos campos da atividade hu-mana. A tecnologia dos satélites, a rnicroinformática e as políticas de alianças quepossibilitam a formação de redes acaba-ram por revolucionar o mundo da infor-mação.Tanto grandes empresascomo pequenos grupos domovimento popular demons-tram entender, cada vez mais,que sem uma comunicaçãoplanejada e um uso eficientedos recursos disponíveis toma-se praticamente impossívelsobreviver num mundo carac-terizado por urna intensa equase selvagem competição.Tal perspectiva explica a cor-rida em torno da posse doemprego dos meios de co-municação, principalmenteos eletrônicos, como rádio e Sa televisão, assim como dossistemas provedores das re-des de informação por computadores.Com o rápido aperfeiçoamento tecnológicodos canais de difusão coletiva, as mensa-gens se multiplicam, apresentadas de for-ma cada vez mais sofisticadas e atraentes,envolvendo e buscando seduzir cada leitor,ouvinte ou telespectador.Os habitantes de uma cidade ou de umpaís são tomados como consumidoresem potencial, não apenas de algumproduto qualquer que se anuncia, masprincipalmente dos próprios veículos

que elaboram e apresentam a progra-mação. Os meios de informação buscama fidelidade de seus usuários, fazendotodos acreditar que sem eles a vida setorna monótona e sem valor.Neste contexto, a Igreja presente nomundo e profundamente comprometi-da corn o destino das pessoas e dos gru-pos humanos se pergunta por sua rela-

ção com o mundo da informação e porseus próprios processos e meios de co-municação.Sendo assim, a organização da Pasto-ral da Comunicação (PASCOM) nãoé apenas uma iniciativa da nossa Dio-cese; é urn trabalho mais amplo que vemsendo sugerido pela equipe de reflexãodo setor de comunicação social da CNBBhá mais de 15 anos, estando presenteentre as recomendações do texto-baseda Campanha da Fraternidade de 1989

(comunicação para a verdade e a paz),e tendo sido reafirmado, como de abso-luta necessidade, para toda a Igrejapelo documento 59 da CNBB.E, para facilitar este trabalho, a equipeda PASCOM (Pastoral da Comunicação},formou a equipe diocesana conformerepresentação das equipes regionais:-> Região Carapicuíba:

* Paulo Francisco Dias* Dorival Cândido Alves•̂ Região Bonfim* Maurício Lozano de Oli-veira* Edilson José Orsi-> Região Santo Antó-nio* Dorival Cabassa* Osrnar Miranda•> Região Barueri' Arnaldo Lopes dos Santos* Suzana Aparecida Fer-reira•> Equipe Diocesana* Pé. Attílio de Sousa* Pé. Edileis Silva de Araújo* Sem. Marcelo Pereira da

Silva* Francisca Aparecida Barbosa Lodi* Ivani de OliveiraCom a construção da Pascom (Pastoralda Comunicação), nossa Diocese ganhanovo impulso evangelizador, que possi-bilitará um novo ardor missionário atra-vés dos meio de comunicação social(MCS).* Próxima reunião da Pascom, será dia13/03 às 9h, no CECAD ( Av. DomPedro I, 88)

BIO-06 Março 1999

Page 7: 88 bio março 99

1. P€RMRN€NT€

O Espírito Santo, o pentecostalismo e os movimentos livres con-temporâneos, foi o tema da quarta etapa da Formação per-manente para o clero, religiosos e religiosas da nossa Diocese,realizada de 24 a 26 de Novembro, tendo como assessor o Pé.José Sometti especialista em psicologia e parapsicologia.No último dia foi realizado um diálogo sobre vários assuntospastorais.

Na revisão foram apresentadas algumas propostas:a) integrar com outros padres e religiosas a equipe responsável:b) dar a responsabilidade do "dia de Pastoral" ao Coordena-dor da Pastoral;c) variar o lugar de encontro para incentivar a per-manência dos participantes;d) ter uma equipe fixa de animação da liturgia.

2. PROPOSTO I>€ FORMRCÃO P€R-MRN€NT€ PflRfl O ANO D€ 1999

* Tema: "O Deus deJesus Cristo"a) "A experiência deDeus" nos povos esuas religiões e no povo deIsrael. De 23 a 25 de Fevereirode 1999.b) "O Deus de Jesus Cristo na reve-lação" (Sinóticos, São Paulo e São João).

De 25 a 27 de Maio de 1999. . , 9

c) "Deus rico em misericórdia em nossa / / / * ivida" (Retiro). De 28 a 30 de Setembro de * / , l f1999. * ' Jd) "Deus Pai" na reflexão da Igreja (Santos Padres eteólogos). De 23 a 25 de Novembro de 1999.

DfiTflS f>€ CONFRATERNIZAÇÃO PARA O R NO D€ 1999:a) logo depois da Páscoa, de 5 a 9 de Abril (Solemar PraiaGrande);b) dia do Padre, 02 de Agosto;c) antes do Natal, 13 de Dezembro.

3. ASSOCIAÇÃO DOS PR€SBÍT€ROSFoi apresentado o Estatuto e o resultado da eleição da Direto-ria do núcleo da Associação:* Presidente: Pé Claudemir.« Vice presidente: Pé. Sebastião

* l- Secretário: Pé. Edileis, 2° Secretário: Pé. Padol- Tesoureiro: Pé. Gilvan, 2- Tesoureiro: Pé. Aparecido

* Conselho Fiscal - Os Padres: Riomar, André. Cláudio.

* Suplentes: João Carlos, Xavier, José Grossi.

4. €QUIP€ D€ LITURGIAEm nome da Região Pastoral Bonfim foi apresentada a pro-posta de fazer somente dois encontros por ano em níveldicesano e dois em nível regional.

5. CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASILFoi apresentada a nova Equipe responsável da animação: Ir.Elvira, Pé. Bogaz e Ir. Noemia.

PROGRAMAÇÃO 1999Para maior desenvolvimento de nossas atividades Pastorais ereligiosas, se destacou a importância dos encontros regionaisa serem realizados no corrente ano:

"=> l- ENCONTRO: Refundacão da Vida Religiosa e Desa-fios.

* Assessoria: Um Membro da Diretoria da CRB São Paulo* Dia: 17 de Março de 1.999

* Hora: das 14 às 17h

« Local: Monjas Passsionistas - Tel: 7209-0553* Av. Dr. Altair Martins, 169 - Via Raposo Tavares, Km 20,5

- 2- ENCONTRO: Congresso VocacionalAssessoria: Pé. Angelo Mezzari. RCJ

» Dia: 22 de Maio de 1.999Hora: Das 8:30 às ll:30h

Local: Carmelo Imaculado Coração deMaria e Sta. Terezinha

- Av. Joaquim Barreto, 162 -Centro Cotia -Tel: 493-2000

«=> 39 ENCONTRO: Teo-logia de Fronteira:

(Mística do Corpo: Ques-tões de Género; Desafios Éticos

Morais)

* Dia: 25 de Agosto de 1.999

* Hora: Das 14 às 17h' # Local: Irmãs Sacramentinas não Videntes -

Tel: 492-3616 - Via Raposo Tavares, Km 26 -• Orionitas

<=> 49 ENCONTRO: Espiritualidade: Avaliação e Confra-ternização.* Dia: 20 de Novembro de 1.999* Hora: Das 8:30 às ll:30h

* Local: Irmãs Ursulinas - Tel: 429-2252

Rua Poloponeso. 51 - Jd. Semirame - Via Raposo Tavares,Km 21.5

6. COMISSÃO MISSIONÁRIA DIOC6SANA (COMIDI)Sobre a COMIDI deu-se como destaque a experiência realiza-da em 98; e a suas novas formas de atuações para o ano de1999, conforme calendário:

a) Visita e animação missionária nas paróquias que pediram.

b) Surgimento da "Infância Missionária" em várias paróqui-as.c) Constituição das Comissões Missionárias Paroquiais(COMIPAS)d) Visita às Regiões Pastorais:Santo António: 9/1 (Paróquia Imaculada)Bonfim: 13/2 (Paróquia Helena Maria)Carapicuiba: / 3 (Paróquia N. Sra. Aparecida)

Cotia: /5 (Paróquia N. Sra. das Graças, Vargem Grande Pta.)São Roque 12/6 (Paróquia de São Roque)

e) Encontro Diocesano das COMIPAS 10/7 - Pé. Cláudio -Semana Social

Março 1999 07- BIO

Page 8: 88 bio março 99

Í) v O SZrJL— V * i -V—-'*-

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODALC Tema - "Ecciesia in America" desen-volve a temática do Sínodo em 1997: "Oencontro corn Jesus Cristo vivo, caminhopara a conversão, a comunhão e a solida-riedade na América",w O conteúdo - A Exortação Apostó-lica "Ecclesia in America". Sabemos queo projeto "Nova Evangelização", comseu programa prático "Tertio MillenioAdveniente" adaptado no Brasil pelo"Projeto Rumo ao Novo Milénio" colo-ca, com especial ênfase, para a Igrejatoda, a pr ior idade da missãoevangelizadora. Esta Exortação Apos-tólica reconfirma que é missão da Igre-

ja propor e favorecer o "encontro comJesus Cristo vivo". Para isso ela deve uti-lizar muitos meios , mas deve perpassartudo pela 'Interada fé e vida", isto é, pelaleitura da fé da complexa e desafiante re-alidade sócio-econômica-política e culturalda vida e do mundo, no caso aqui. da Amé-rica (Cap. 2). O encontro com Jesus exiden-ternente provoca a ''conversão", uma con-versão pessoal e também comunitária (Cap.3) e encaminha para atitudes e gestos con-cretos de "comunhão", internamente naIgreja e para fora. com as demais confis-sões cristãs, as religiões, todas as forçassociais que se comprometem com a cons-

trução de um mundo justo e fraterno, par-ticularmente com os pobres e excluídos(Caps. 4 e 5). E a Igreja na América, nestadinâmica de renovação, é impulsionada,pela Exortação Apostólica, a dar passossignificativos quanto ao compromisso mis-sionário (Cap. 6).C A Catequese no documento - ACatequese aparece explicitamente no n-69. Mas é importante referir-se aos n5s46, 47, 48 que falam da família, dos jo-vens e das crianças, assim corno aos nesque falam de conversão (n% 26-31), en-contro com Cristo (n5s 8-12) e solidarie-dade (n-s 52-58) e missão (n^s 66-68).

02 - T - Coordenadores de Pastoral - CEO - 9h03 -Q- PP Região Pastoral Barueri - 9h

- Ministros e Equipes de Batismo - S. Sagr. Família - 20h- Conselho do Voluntariado-14h- Comissão Executiva- Região Bonfim - Piratininga-20h

04 -Q- Terceira SSB - Past. Social - Centro Pastoral - 20h- Reunião Dioc. Pastoral Familiar - Cotia

05-S- Coord.RCC-S.Sagr. Família-Reg. Past.S.toAnt.-20h06 -S- Conselho Região-Carapicuiba-8:30h

- Executiva do Conselho Reg. Barueri - Silveira - 14h- Pastoral Carcerária-Reg. Carapicuiba- Sta "^ita -15h

07-D- 35 DOMINGO DA QUARESMA- CEBs - Reg. Barueri - Jardim Belval - I4:30h- Conselho de Pastoral - Reg. Barueri - Silveira -15h- RCC - Reunião Coord. Dioc. Reg. e Secr. Diocesanos- Retiro Past. Familiar - Reg. Pasí. StoAnt. - Catedral- Pastoral Carcerária - Piratininga -14h

_^ Coord. Recj.jyiÍnist._-^eg^C_arap. - N. SraAparec.-20h09-T- PP. Região Carapicuiba-9h

- Past. da Comunicação - Reg. Carap. - Sta Rita - 20h10 -Q- PR Região São Roque

- Equipes de Cursos de Noivos - S. Sagr. Família - 20h- Gomis. R. Past. Fam. - R. Carap. - N.SraApar.-20h

11 -Q- PR Região Bonfim - 9h- PP. Região Sto António - Arpoador -10h- Pastoral Familiar - Reg. Bonfim - Piratininga - 20h- RCC - Retiro Secretaria - Moisés - Ibaté - até dia 14/03- Conselho Deliberativo da Caritas - 9h

13 - S - Assembleia Diocesana - C. Pastoral - das 8:30 às 12h- ECO - Cotia - S. Roque - Vargem Grande - das 14 às 17h- Pastoral da Saúde - Reg. Barueri -15h- Formação Catequistas - Barueri -15h- Past. Familiar - Reg. Barueri - Aparecida - Jandira -16h- PASCOM - Reunião Diocesana - CECAD - das 9 às 12h

14-D- 45 DOMINGO DA QUARESMA- Past. da Juventude - Reg. Barueri - S. P Apóstolo -14h- Encontro Diocesano de Liturgia - Colégio Miseri-

córdia-das 8 às 16:30h- Ene. Past. Vocac. - Reg. Carap. - N. Sra Aparec.-14:30h- Ministros - Coord. Regional - Região Bonfim -16h

Província de São Paulo - Reg. Sul 1 - das 9 às 13h 15h

16 - T- Conselho de Presbíteros - São José - 9h- Conselho S. N. Sra. Graças - Reg. Past. Sto Ant. - 20h

18-Q- Conselho S. Sagr. Família-Reg. Past. Sto Ant. - 20h- Apostolado da Oração - Reg. Barueri - Silveira -15h

19 -S- Comissão Administrativa-CEO-9h- RCC - Coord. Dioc. - Reg. e Secr. Diocesanos- ECO Diocesana-das 8:30 às 12h- Ene. das Past. Sociais - C. de Pastoral - das 8 às 16h- Fé e Política - Região Barueri -16h- Pastoral da Juventude Diocesana - Carapicuiba- Pastoral da Saúde - Reg. Bonfim - Centro Pastoral - 9h- Coord. Dioc. Pastoral Familiar SP2 - Sto André- A. Social-Educ.Adult.-Reg. Bonfim-Hel.Maria-19h

21 -D- 5^ DOMINGO DA QUARESMA- Retiro de Ministros - Região São Roque- Pastoral da Comunicação Barueri - Silveira -15h- Legião de Maria - Barueri -15h- Ene. de Comunidades - Reg. Carap. - das 15 às 17h- Catequistas - Reg. Bonfim - Seminário - São José -14h- Coord. Reg. de Cateq. - Reg. Carap. - N. Sra. Aparec.

!2-S- SP2-Penha-9h25-0- ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

PR Região Cotia-14hEscola de Fé e Política - Reg. Pastoral Sto António -das 9 às 12hPast. da Saúde - Reg. Past Carap. - N. Sra. Aparec. - 20h

- Conselho Pastoral - Região Cotia - 20h- Conselho Pastoral - São Roque - 20h- RCC - Região Barueri - Cristo Rei - 20h- Apostolado da Oração - Reg. Bonfim - 15h

27 - S - Conselho Reg. Sto Ant. - Centro Pastoral -15h- Coord. Cateq. - S. Imaculada - Reg. Past. Sío Ant. -14h- Cons. Reg. Carapicuiba-N. Sra. Aparecida-8:30h- Encontro Vocacional - Paulo VI - das 9 às 16h- Pastoral da Juventude - SP2 - Santos

28-D- DOMINGO DE RAMOS- Apostolado da Oração - Missa Regional - Barueri -15h- Past. da Juventude - Reg. Carapicuiba - S. Lucas - U:30h- Retiro Diocesano - Pastoral Familiar- Assembleia Regional - Região Bonfim - Rochdale

31 -Q- Celebração dos Santos Óleos-Catedral-20h

BIO-08 Março 1999