7º ano história

4
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARAÍSO DO TOCANTINS – TO ESCOLA ESTADUAL GIRASSOL DE TEMPO INTEGRAL TRAJANO COELHO NETO Aluno:_______________________________________ __ 7º ano Professoras: Danúzia Dalat Data:_________/______/ 2015 Disciplina: História Valor: (3,0) Avaliação Bimestral _____________________________________________________________________________________ ______ HABILIDADES: * Conhecer os fatores econômicos, políticos e sociais que deram origem à reforma protestante. *Identificar as principais características do Estado Absolutista e suas relações com a política mercantilista. _____________________________________________________________________________ _______________ 1) "É preciso ensinar aos cristãos que aquele que dá aos pobres, ou empresta a quem está necessitado, faz melhor do que se comprasse indulgências". (Martinho Lutero) As Indulgências eram: (0,3) a) documentos de compra e venda de cargos e títulos eclesiásticos a qualquer pessoa que os desejasse. b) cartas que permitiam a negociação de relíquias sagradas, usadas por Cristo, Maria ou Santos. c) dispensas, inserções de algumas regras da Igreja Católica ou de votos feitos anteriormente pelos fiéis. d) proibições de receber o dízimo oferecido pelos fiéis e incentivo à prática da usura pelo alto clero. e) absolvições total ou parcial das penas aplicadas como punição pelos pecados cometidos. 2) A principal crítica de Martinho Lutero à Igreja foi: (0,3) a) a divisão do clero em secular e regular. b) a venda de relíquias santas aos fiéis, oferecendo em troca a salvação.

Upload: danuzia-dalat

Post on 19-Aug-2015

68 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 7º ano    história

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARAÍSO DO TOCANTINS – TO ESCOLA ESTADUAL GIRASSOL DE TEMPO INTEGRAL TRAJANO COELHO NETO Aluno:_________________________________________ 7º ano Professoras: Danúzia Dalat Data:_________/______/ 2015

Disciplina: História Valor: (3,0)

Avaliação Bimestral

___________________________________________________________________________________________HABILIDADES:* Conhecer os fatores econômicos, políticos e sociais que deram origem à reforma protestante.*Identificar as principais características do Estado Absolutista e suas relações com a política mercantilista.____________________________________________________________________________________________1) "É preciso ensinar aos cristãos que aquele que dá aos pobres, ou empresta a quem está necessitado, faz melhor do que se comprasse indulgências".

(Martinho Lutero)

As Indulgências eram: (0,3)a) documentos de compra e venda de cargos e títulos eclesiásticos a qualquer pessoa que os desejasse.b) cartas que permitiam a negociação de relíquias sagradas, usadas por Cristo, Maria ou Santos.c) dispensas, inserções de algumas regras da Igreja Católica ou de votos feitos anteriormente pelos fiéis.d) proibições de receber o dízimo oferecido pelos fiéis e incentivo à prática da usura pelo alto clero.e) absolvições total ou parcial das penas aplicadas como punição pelos pecados cometidos.

2) A principal crítica de Martinho Lutero à Igreja foi: (0,3)a) a divisão do clero em secular e regular.b) a venda de relíquias santas aos fiéis, oferecendo em troca a salvação.c) a venda de indulgências.d) a atuação da Inquisição.e) a construção da Basílica de São Pedro.

3) Assinale o nome do movimento protestante que pregava o Sacerdócio universal. Todos os crentes podem interpretar por si mesmo a Bíblia. (0,3)a) Luteranismo.b) Medievalismo.c) Jansenismo.d) Calvinismo.e) Judaísmo.

4) A Reforma Protestante iniciada por Lutero abriu caminhos para novos reformadores, como o calvinismo e o anglicanismo. Assinale C (calvinismo) e A (anglicanismo) nas frases correspondentes às doutrinas dessas correntes protestantes. (0,3)

( ) Deus já havia, desde sempre, escolhido as pessoas que seriam salvas.( ) A fé não levava à salvação, mas era o sinal da graça divina.( ) Ato de supremacia, que proclamou o rei como único e supremo chefe da Igreja.( ) A riqueza e o lucro deixavam de ser um pecado, passavam a ser vistos como um meio para glorificar a Deus.( ) Movimento reformador que teve origem essencialmente política e também por um pedido de divórcio do rei negado pelo papa.

Page 2: 7º ano    história

5) No período da Contra-reforma os cardeais da Igreja Católica, sob a direção do papa, reuniram-se entre 1545 e 1563 na cidade de Trento, na Itália, para discutir as reformas. Assinale V (verdadeiro) e F (falso) nas frases que trazem as reformas do Concílio de Trento. (0,3)

( ) O Concílio de Trento aceitou as mudanças doutrinárias realizadas pelos reformistas.( ) Condenou a corrupção interna proveniente da venda de cargos eclesiásticos, relíquias e indulgências.( ) Reafirmou que um bom católico é julgado por suas fé e pelas obras que faz.( ) Exigiu-se que o clero voltasse a ter uma vida simples, sem necessidades de reforma intelectual.( ) O Concílio de Trento reafirmou a junção da comunidade cristã, integrando católicos e protestantes.

6) A Cristandade na Europa do século XVI estava dividida em várias igrejas. Dentro de cada país as pessoas eram obrigadas a seguir a religião do rei, e na França essa divisão era mais acirrada entre católicos e calvinistas. Assinale abaixo a alternativa que descreve a mais grave crise entre os fiéis dessas religiões e a mando de quem. (0,3)

a) A perseguição huguenote, a mando do rei da França, que era Luterano.b) A Noite de São Bartolomeu, com o massacre de cerca de 3 mil huguenotes, em Paris, a mando da mãe do rei.c) O terrível episódio do massacre protestante em Lion, a mando da mulher do rei.d) A Noite de São Bernardo, onde vários evangélicos foram massacrados em Lion, a mando do rei.

7) A Reforma católica teve forte apoio dos reis de Portugal e da Espanha, países que contribuíram com a expansão do catolicismo na América através das missões dos: (0,3)

a) Padres diocesanos da ordem de São Pedro.b) Papas da ordem de São Bento.c) Jesuítas da ordem da Companhia de Jesus.d) Capuchinhos da ordem de São Francisco.

8) A Reforma Católica surgiu, no seu interior, com dupla finalidade nesse período tão conturbado para o clero romano. Assinale a alternativa que relata tais finalidades para a contra-reforma. (0,3)

a) Montar seminários para os padres e catequese.b) Criar novas doutrinas e aceitar novas propostas religiosas.c) Mudar os rituais católicos e se separar da política.d) Conter o avanço do protestantismo e alcançar novos fiéis.

9) O soberano não é proprietário de seus súditos. Deve respeitar sua liberdade e seus bens em conformidade com a lei divina e com a lei natural. Deve governar de acordo com os costumes, verdadeira constituição consuetudinária. (...) O príncipe apresenta-se como árbitro supremo entre as ordens e os corpos. Deve impor a sua vontade aos mais poderosos de seus súditos. Consegue-o na medida em que esses necessitam dessa arbitragem."

(André Corvisier, HISTÓRIA MODERNA.)

Page 3: 7º ano    história

Esta é uma das caracterizações possíveis a) dos governos coloniais da América.b) o ser humano como o centro do universo.c) do Império Carolíngio.d) dos califados islâmicos.e) das monarquias absolutistas.

(0,3)

10) O fortalecimento do poder real atingiu seu ponto culminante no século XVII, com o regime absolutista. São os legistas que, através de doutrinas leigas ou religiosas, tentam legalizar o Absolutismo. Um deles é Thomas Hobbes: que defendia a ideia de que a natureza era, desde sempre, má e egoísta. “O homem é lobo do homem”, dizia ele. Só um estado forte seria capaz de limitar a liberdade individual, impedindo a “guerra de todos contra todos”, como afirmou em sua obra: (0,3)

a) "Leviatã"b) "Do Direito da Paz e da Guerra"c) "República"d) "O Príncipe"e) "Política Segundo as Sagradas Escrituras"