7 série 1 trim revisão parcial bandeias b

4

Click here to load reader

Upload: carlos-zaranza

Post on 17-Jun-2015

2.595 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: 7 série 1 trim revisão parcial   bandeias b

1. (CESGRANRIO - RJ) A pecuária, apesar de ter desempenhado importante papel na ocupação de determinadas áreas do território brasileiro, conservou seu caráter complementar na economia colonial especializada para a exportação, disso decorrendo: a) seu equilíbrio em relação as atividades agrícolas e extrativas na ocupação efetiva do território. b) constantes crises de abastecimento dos alimentos, cuja produção era preterida pelas culturas de exportação. c) a exportação da produção de abastecimento, o que gerou superávit no comércio colonial. d) a direção estatal da metrópole sobre a pecuária por força do monopólio região sobre o sal e a carne. e) sua subordinação ao capital comercial europeu. Resposta:

2. (UFPR) Sobre a pecuária na vida brasileira durante o Período Colonial, é correto afirmar: 01) No século XVIII, a pecuária no Sul não teve qualquer relação com o surto minerador das Minas Gerais. 02) A atividade pecuária foi muito importante para a expansão do território brasileiro. 04) Era realizada desde o século XVI na costa nordestina, coexistindo lado a lado com a produção canavieira. 08) Graças a pecuária, a existência de carne e leite no sertão nordestino amenizava a vida dura dos sertanejos, e o couro lhes era matéria prima fundamental. 16) Cidades como Feira de Santana, na Bahia, e Sorocaba, em São Paulo, eram importantes centros de comercialização de gado. 32) No Rio Grande do Sul, o charque tornou-se grande fonte de renda. Resposta:

3. (UFPR) O comentário de Frei Vicente Salvador sobre as dificuldades encontradas pelos portugueses em explorar terras brasileiras, no início da colonização é bastante conhecido: Contentavam-se em as andar arranhando ao longo do mar como caranguejos, disse ele. E correto afirmar, porém, que ao longo do tempo a expansão e o povoamento do território brasileiro no período colonial foram efetivados através de movimentos diversos: 01) Na Amazônia, com o desenvolvimento de monoculturas que atraíram mão-de-obra de outras regiões brasileiras. 02) No Nordeste, pela disseminação das fazendas criadoras de gado ao longo do rio São Francisco e interior de diversos estados, como o Ceara, o Piauí e o Maranhão. 04) No Sudeste, e em outras regiões, pelo bandeirantismo incentivado pela Coroa portuguesa com o objetivo de buscar metais preciosos no interior do continente. 08) No Sul, pelo tropeirismo, atividade de comerciantes que conduziam principalmente tropas de mulas desde o Rio Grande do Sul até São Paulo para, a seguir, serem vendidas na região das minas. 16) No centro-oeste, pela instalação de missões religiosas com a finalidade de fixar limites com os territórios vizinhos ocupados por espanhóis, franceses e ingleses. Resposta:

4. (ULBRA - RS) Relacione as colunas levando em consideração informações sobre o Brasil Colônia:

Page 2: 7 série 1 trim revisão parcial   bandeias b

1. Exploração do pau-brasil 2. Exploração do Açúcar 3. Extração do ouro

( ) ação litorânea envolvendo a mão-de-obra indígena.

( ) aguçou o interesse holandês no Brasil, propiciando a invasão batava no Nordeste.

( ) produção vinculada à existência de latifúndios.

( ) deslocou o eixo de atenção do Nordeste para o Sudeste e estimulou atividades

econômicas em outras regiões do país.

( ) a organização visava à monocultura para a exportação. a) 1, 3, 2, 2, 3 b) 2, 2, 3, 3, 1 c) 1, 2, 2, 3, 2 d) 2, 1, 2, 3, 2 e) 3, 3, 1, 2, 2 Resposta:

5. (FGV - RJ) No século XVIII a produção do ouro provocou muitas transformações na colônia. Entre elas podemos destacar: a) A urbanização da Amazônia, o início do ciclo do tabaco, a introdução do trabalho livre com os imigrantes; b) A introdução do trafico negreiro, a integração do índio, a desarticulação das relações com a Inglaterra; c) A industrialização de São Paulo, a expansão da criação de ovinos em Minas Gerais; d) A preservação da população indígena, a decadência da produção algodoeiro, a introdução de operários europeus; e) O aumento da produção de ali¬mentos, a integração de novas áreas por meio da pecuária e do comércio, a mudança do eixo econômico para o sul. Resposta:

6. (UFES) - A extração do ouro no século XVIII, assim como a produção açucareira, em época anterior, assegurou para Portugal a posse e a ocupação da colônia portuguesa na América, além de estimular o povoamento, o tráfico negreiro e as atividades intermediarias, como a pecuária e o plantio de tabaco e do algodão. Não obstante as semelhanças, a economia aurífera se diferenciou da açucareira essencialmente porque: a) contribuiu para diminuir os preços dos alimentos e dos animais de transporte das regiões vizinhas, desestimulando, assim, os investimentos na produção de gêneros alimentícios. b) estimulou o povoamento do interior da colônia, além de propiciar surto urbano considerável e incrementar o mercado consumidor local. c) promoveu a expansão da pecuária e da extração das "drogas do sertão" no extremo sul da colônia, onde ocorreu grande absorção da mão-de-obra escrava negra. d) impediu que as bandeiras organizadas para prospecção de metais preciosos no território colonial ultrapassassem os limites territoriais estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas. e) exigiu maiores investimentos em capital e mão-de-obra escrava, obtidos dos negociantes da Companhia das Índias Ocidentais, os quais se especializaram em transações de empréstimo de dinheiro a juros aos mineradores. Resposta:

7. (UNESP - SP) A partir de 1750, com os Tratados de Limites, fixou-se a área territorial brasileira, com

Page 3: 7 série 1 trim revisão parcial   bandeias b

pequenas diferenças em relação à configuração atual. A expansão geográfica havia rompido os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas. No período colonial, os fatores que mais contribuíram para a referida expansão foram: a) a criação de gado no vale do São Francisco e o desenvolvimento de uma sólida rede urbana. b) apresamento do indígena e constante procura de riquezas minerais. c) cultivo de cana de açúcar e expansão da pecuária no Nordeste. d) ação dos donatários das capitanias hereditárias e Guerra dos Emboabas. e) incremento da cultura do algodão e penetração dos jesuítas no Maranhão. Resposta:

8. (UERGS - RS) - Com a assinatura do Tratado de Tordesilhas, em 1494, linha imaginaria que, contadas 370 léguas náuticas a partir do_________________, rumo ao_______________estabelecia um ponto terminal de onde se traçaria um paralelo, de pólo a pólo, dividindo o mundo em duas metades. Por esse acordo, as terras, descobertas ou a descobrir, existentes a oeste, pertenceriam a______________e as existentes a leste, a____________ . Complete o texto acima assinalando a única alternativa que preenche to¬das as lacunas corretamente: a) Arquipélago de Cabo Verde; Ocidente; Espanha; Portugal; b) Litoral africano; Sul; Portugal; França; c) Arquipélago dos Açores; Ocidente; Holanda; Espanha; d) Cabo Bojador; Oriente; Portugal; Espanha; e) Cabo Branco; Norte; Inglaterra; França. Resposta:

9. (UEL-PR)-A administração portuguesa na colônia desenvolveu uma política expansionista utilizando-se da tese do uti possidetis de Alexandre de Gusmão, segundo o qual um território deveria pertencer a quem o tivesse efetivamente ocupado. Essa tese, que proporcionou ao Brasil quase a mesma configuração que tem hoje, foi consolidada através do Tratado de: a) Tordesilhas, de 1494; b) Lisboa, em 1681; c) Utrech, em 1715; d) Madri, em 1750; e) Badajós, em 1801. Resposta:

10. (FUVEST - SP) Entre 1750, quando assinaram o Tratado de Madri, e 1777, quando assinaram o Tratado de Santo Ildefonso, Portugal e Espanha discutiram os limites entre suas colônias americanas. Nesse contexto, ganhou importância, na política portuguesa, a idéia da necessidade de: a) defender a Colônia com forças locais, daí a organização dos corpos militares do centro-sul e a abolição das diferenças entre índios e brancos. b) fortificar o litoral para evitar ataques espanhóis e isolar o Marques de Pombal por sua política nitidamente pró-bourbônica. c) transferir a capital da Bahia para o Rio de Janeiro, para onde fluía a major parte da produção açucareira, ameaçada pela pirataria. d) afastar os jesuítas da colônia por serem quase todos espanhóis e, nessa qualidade, defenderem os interesses da Espanha. e) aliar-se política e economicamente à França para enfrentar os vizinhos espanhóis, impondo-lhes suas concepções geopolíticas na América.

Page 4: 7 série 1 trim revisão parcial   bandeias b

Resposta:

11. (Fuvest – SP) – a atual configuração do território brasileiro foi definida em suas linhas gerais no século XVIII pelo tratado de: a) Tordesilhas, que fixou os domínios portugueses e espanhóis na América. b) Santo Ildefonso, pelo qual foram cedidos a Portugal os Sete Povos das Missões. c) Utrecht, que incorporou ao Brasil a Província Cisplatina. d) Lisboa, que garantiu os direitos de posse sobre o território do Acre. e) Madrid, que reconheceu a ocupação territorial além da linha de Tordesilhas. Resposta:

12. (UNE/ICSA-DF) No século XVII, contribuíram para a penetração do interior brasileiro, o (a):

a) Desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar e da cultura do algodão.

b) Apresamento de indígenas e a procura de riquezas minerais.

c) Necessidade de defesa e o combate aos franceses.

d) Fim do domínio espanhol e a restauração da monarquia portuguesa.

e) Guerra dos Emboabas e a transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro.

Resposta: