6º congresso da fem/cut-sp informÁtica · nº 383 - 1ª edição - abril - 2011 acesse: 6º...

4
Nº 383 - 1ª Edição - Abril - 2011 ACESSE: WWW.STIMSALTO.ORG..BR 6º CONGRESSO DA FEM/CUT-SP INFORMÁTICA Diretores participam do maior fórum da entidade, realizado a cada três anos Novas inscrições para cursos gratuitos começam dia 25 de abril. PÁGINA 04 PÁGINA 02 Do total dos votos válidos, os in- tegrantes da Chapa 1 foram escolhi- dos em 98,48% deles, para serem os novos representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Salto, na gestão 2011-2015. O 2º turno das eleições aconte- ceu nos últimos dias 04 e 05 de abril, e a apuração novamente contou com o auxílio de diversos diretores de sin- dicatos da cidade e da região. Nessa etapa, a votação foi mais abrangente que no primeiro turno, sen- do válida para todos os sócios de to- das as empresas do ramo metalúrgico de Salto. Mesmo com uma única chapa, os votos dos trabalhadores foram extre- mamente importantes para demons- trarem qual caminho deve ser segui- do de agora em diante. Como a Cha- pa 1 foi escolhida pela quase totali- dade deles, ficou evidente a satisfa- ção de todos com o trabalho exerci- do até o momento e o desejo da conti- nuidade do mesmo, bem como o an- seio pela realização das propostas de luta apresentadas. No total, 28 pessoas foram elei- tas pela Chapa 1, sendo elas: Alexandro Garcia, presidente reeleito do Sindicato - Créditos Fotos: KR Comunicação

Upload: others

Post on 14-Jun-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Nº 383 - 1ª Edição - Abril - 2011

ACESSE: WWW.STIMSALTO.ORG..BR

6º CONGRESSO DA FEM/CUT-SP INFORMÁTICA

Diretores participam do maior fórum da entidade, realizado a cada trêsanos

Novas inscrições para cursos gratuitos começamdia 25 de abril.

PÁGINA 04 PÁGINA 02

Do total dos votos válidos, os in-tegrantes da Chapa 1 foram escolhi-dos em 98,48% deles, para serem osnovos representantes do Sindicatodos Metalúrgicos de Salto, na gestão2011-2015.

O 2º turno das eleições aconte-ceu nos últimos dias 04 e 05 de abril,e a apuração novamente contou como auxílio de diversos diretores de sin-dicatos da cidade e da região.

Nessa etapa, a votação foi maisabrangente que no primeiro turno, sen-do válida para todos os sócios de to-das as empresas do ramo metalúrgico

de Salto.Mesmo com uma única chapa, os

votos dos trabalhadores foram extre-mamente importantes para demons-trarem qual caminho deve ser segui-do de agora em diante. Como a Cha-pa 1 foi escolhida pela quase totali-dade deles, ficou evidente a satisfa-ção de todos com o trabalho exerci-do até o momento e o desejo da conti-nuidade do mesmo, bem como o an-seio pela realização das propostas deluta apresentadas.

No total, 28 pessoas foram elei-tas pela Chapa 1, sendo elas:

Alexandro Garcia, presidente reeleito do Sindicato - Créditos Fotos: KR Comunicação

...EXPEDIENTE..................................................................................................................................................................................................................................................................

........................................................................................................................................................................................................................................................................................

Informativo Quinzenal do Sindicato dos Metalúrgicos de Salto - www.stimsalto.org.br - [email protected] - Sede: Rua Antonio Vendramini, 258, Vila Teixeira - Salto/SP Fone/Fax: (11) 4602-7600

Diretor responsável: Alexandro Garcia Ribeiro - Secretaria de Imprensa: Aparecido Duarte, Claudemir Trovilho, Marcos Aparecido Ferraz

Redação e Diagramação: KR Comunicação Integrada - www.krcomunicacao.com.br / [email protected] - Impressão: Gráfica Periscópio - Tiragem: 4500 Exemplares - Distribuição: Dirigida

“O conteúdo dos textos aqui divulgados reflete a opinião e ponto de vista do Sindicato dos Metalúrgicos de Salto”.

A Associação dos Trabalhadores Meta-lúrgicos de Salto foi criada em 1981 e reco-nhecida como Sindicato em 13 de maio de1983.

A partir daí, o Sindicato dos Metalúrgicosde Salto permanece com o principal objetivode defender o trabalhador metalúrgico asso-ciado ou não, e outras categorias que nãopossuem representação no município, juridi-camente e politicamente.

Desde 1990, quando assumimos a di-reção deste local, iniciamos um trabalho vol-tado à criação do Sindicato Cidadão, ou seja,aquele que participa e intervém em todos osespaços de debates que envolvam o traba-lhador ou a sociedade em geral, além de seraquele que também apresenta oportunidadesque a comunidade muitas vezes não possuiatravés do Estado.

Baseado nisso, o Sindicato oferece umcurso profissionalizante de computação to-talmente gratuito aos sócios e à comunida-de carente, além de um Telecurso, iniciadoem parceria com o SESI/SP e voltado àaprendizagem do Ensino Fundamental eMédio, destinado aos trabalhadores que nãoterminaram os estudos. Esse Telecurso apre-senta um modelo atraente, que não se resu-me somente em assistir vídeos e tirar dúvi-das com o professor, mas sim, em interagircom o mesmo, argumentando e dando opini-ões para que assim, o senso crítico e o inte-resse em aprender sejam cada vez maiores.

Dessa forma, é possível dizer que tudoaquilo que é do interesse da sociedade epossível de ser realizado, a direção do Sindi-cato se empenha em concretizar, enquantoentidade representativa sem fins lucrativos.

Vale destacar ainda, a inclusão daspessoas com deficiência no mercado de tra-balho, que hoje é um dos temas mais deba-tidos dentro do nosso município; o “Natal semFome” e a inserção no Conselho de Saúdedo Município, na Comissão de Emprego, noConselho da Educação e na Comissão quediscute o planejamento do município são al-guns exemplos.

O Sindicato possui também um jornalquinzenal e um site, que têm como objetivotransmitir aos trabalhadores o que ocorredentro do chão de fábrica de cada empresa,conscientizá-los sobre os principais assun-tos do setor e mantê-los informados sobrequalquer conteúdo que seja interessante parao crescimento e o desenvolvimento do seg-mento, da cidade de Salto e de toda a soci-edade.

Em linhas gerais, o Sindicato Cidadãobusca ocupar um lugar na sociedade, comoum órgão propositivo de discussão e de in-clusão, voltado a melhoria e ao bem-estarsocial.

Após a reformulação que fizemos noprédio do Sindicato para facilitar o atendimen-to a todos trabalhadores e cidadãos de Sal-to, vamos agora direcionar nossos esforçospara área de lazer, iniciar a construção deum clube de campo em um terreno que jápertence ao Sindicato e melhorar as opçõesde férias. Nesse último, vale ressaltar que jáassinamos contrato com a Suzamar paranovas opções de colônias.

Para que tudo isso continue sendo pos-sível, e nosso trabalho tenha continuidade,precisamos do empenho de todos e tambémdo aumento periódico do número de associ-ados. Por isso, iniciaremos logo mais umaforte campanha de sindicalização e conta-mos com a divulgação e incentivo de todosvocês para ampliarmos ainda mais a nossarepresentatividade.

VAMOS CONTINUAR COM NOSSOTRABALHO...

PARABÉNS METALÚRGICO!

Neste mês, o Sindicato dos Me-talúrgicos de Salto dá destaque parauma data especial: o Dia doMetalúrgico, comemorado em 21 deabril.

“Como primeira categoria a orga-nizar-se, enquanto ramo, no interior daCUT”, os metalúrgicos foram perso-nagens fundamentais na história doBrasil, influenciando diretamente norumo da economia e na geração deriquezas para o país.

Através de suas reivindicações,diversas conquistas essenciais foram

Happy Infancy - Empresa voltada àanimação e recreação de eventos em geral.Dispomos de palhaço, pintura fa-cial, escul-tura em bexiga, cama elástica, tobogã, fute-bol de sabão, dentre ou-tros.Fone: (11) 4022-2669 / 9517-1126

Site: www.happyinfancy.com

Alugo: Casa na Praia - Gaivotas/Itanhaém

Tratar com ToninhoFone: (11) 9803-7573

Vendo: Moto Honda CG 125 FAN KSano 2009, nova, 24 parcelas deR$ 228,65. Necessário transferência da dívi-da.

Falar com JúniorFone: (11) 7191-0334Fone: (11) 7191-0334

DOA-SE: 04 filhotes de gato, sendo umafêmea e três machos

Tratar com FlávioFone: (11) 9361-3073

Envie-nos seu anúnciopelo e-mail: [email protected]

CLASSIFICADOS

obtidas para os trabalhadores, modi-ficando totalmente a realidade e fa-zendo com que a categoria fossecada vez mais considerada e valori-zada.

Coincidência ou não, também éno dia 21 de abril que comemoramoso dia do revolucionário Tiradentes,outro personagem que ficou marcadona história.

Além dos metalúrgicos, em espe-cial dos saltenses, não podemos dei-xar de mencionar também asmetalúrgicas, que a cada dia estão

mais presentes à frente das direçõessindicais, inserindo suas pautas naslutas do segmento e contribuindo de-cisivamente para a inclusão e a igual-dade profissional e social.

O Sindicato dos Metalúrgicos deSalto então, aproveita a oportunida-de para parabenizar a todos os tra-balhadores metalúrgicos saltenses esalientar sua parceria erepresentatividade na luta dos direi-tos dos mesmos, e por um mercadode trabalho cada vez mais respeitá-vel.

NOVAS INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE INFORMÁTICA SERÃO ABERTASEM BREVE

O período para as novas inscri-ções dos cursos de Informática ofe-recidos pelo Sindicato está próximo.

Entre os dias 25 e28 de abril, os trabalha-dores metalúrgicos as-sociados poderão seinscrever para o cursode Noções Básicas oude Formação, enquan-to no dia 29 de abrilserá a vez da populaçãoem geral.

O conteúdo das au-las de Noções Básicasé voltado a iniciantes,

com o ensino de digitação, Word eInternet. Já o das aulas de Formação

é adequado para pessoas que dese-jam aprimorar a usabilidade e o co-nhecimento que já possuem na área.

Todos os cursos são oferecidosgratuitamente pelo Sindicato, quecumpre com seu papel cidadão e estásempre preocupado em proporcionarcondições para que o trabalhadorsaltense conquiste e melhore sua ocu-pação no mercado de trabalho.

Até o momento, centenas de alu-nos já se formaram.

Mais informações podem ser ob-tidas através do telefone (11) 4602-7600, com o professor Marquinhos.

Este espaço é para você, leitor,ficar informado sobre as exigênciasprofissionais do mercado de trabalho,ou seja, sobre o perfil de trabalhadorque as empresas buscam atualmen-te.

Nas edições passadas já falamossobre a necessidade do conhecimen-tos sobre sustentabilidade e tambémsobre os meios digitais, principalmen-te as redes sociais, tais comofacebook, twitter, linkedin, dentre ou-

tras.Nesta edição falaremos sobre o

preparo e as atitudes que o candida-to deve ter em uma entrevista de em-prego.

Confira algumas dicas:

1 - Antes da entrevista: Informe-se sobre a empresa, ou seja, o queela faz, quem são seus concorrentes,qual seu diferencial no mercado; leveuma cópia do seu currículo; na véspe-ra da entrevista, durma e se alimente

bem e procure re-laxar; vá vestidocom roupas ade-quadas: nada dedecote ou jóias,bermuda ou rega-tas; não se atrase,pois isso contamuitos pontos - oideal é chegar cer-ca de 15 minutosantes do horáriomarcado; seja e-ducado ainda nasala de espera,desligue o celular,

não abuse do cafezinho e não fiqueolhando para o relógio; nunca fala malde sua antiga empresa.

2 - Durante a entrevista: troque umaperto de mão firme com seu entre-vistador, mesmo que ele seja do sexo

oposto; se estiver sentado quando eleentrar, levante-se para isso; apresen-te-se, sempre mantendo o contato vi-sual, ou seja, olhando nos olhos; pres-te atenção no que o entrevistador res-ponder, principalmente no nome delepara não esquecê-lo depois; não falemuito alto e nem muito baixo, e simem tom adequado, com frases claras,transmitindo confiança; se errar, cor-rija dizendo que está um pouco apre-ensivo e mantenha a calma; evite fa-zer piadas e ser irônico; não fuja dasperguntas; no final da entrevista, emgeral, você será convidado a fazersuas próprias perguntas – nesse mo-mento questione objetivamente sobrea atividade que vai desempenhar e asituação do mercado deste segmen-to, por exemplo; por último, despeça-se com um sorriso, demonstrandosegurança e tranquilidade.

Diretoria StimSalto

A Secretaria Municipal de Saúdede Salto, por intermédio da Vigilân-cia Epidemiológica, também realiza-rá uma Campanha Nacional de Vaci-nação Contra Influenza, Prevenção eDiagnóstico Precoce do Câncer Bu-cal, no período de 25 de abril a 13 demaio.

A vacinação acontecerá de se-gunda a sexta-feira, das 8h às 17h,em todos os postos de saúde, e serádestinada a idosos a partir dos 60anos de idade, trabalhadores da saú-de, pessoas com doenças crônicas,gestantes, população indígena e cri-anças na faixa etária entre 6 meses a1ano, 11 meses e 29 dias. Na oca-sião, os idosos também poderão serexaminados por um cirurgião dentis-ta, para prevenção e diagnóstico doCâncer Bucal.

DIRETOR ESTARÁ PRESENTE NA 10ª EDIÇÃO DA FEIRA REATECH

O diretor executivo e responsávelpela Secretaria de Inclusão Social doSindicato, Valter Luiz, participou, noúltimo dia 15 de abril, da 10ª ediçãoda Reatech – Feira Internacional deTecnologias em Reabilitação, Inclusãoe Acessibilidade.

O principal intuito da participaçãofoi obter informações sobre as novi-dades e as tendências da área, como objetivo de, cada vez mais, fazer doSindicato um espaço de inclusãopara todos os cidadãos. Além disso,

o diretor também se reuniu com o Pro-curador da República, RobertoGurgel, e com o Superintendente Re-gional do Trabalho e Emprego do Es-tado de São Paulo, José Roberto deMelo, para discutir informações rela-cionadas à acessibilidade.

A Reatech, maior feira do setorno mundo, aconteceu entre os dias 14e 17 de abril, no Centro de Exposi-ções Imigrantes, em São Paulo, e con-tou com a presença de mais de 250expositores.

:: EMBASALTOLamentável! Nessa empresa os

trabalhadores da prensa e do fornoestão registrados como ajudantesgerais. Até quanto vai isso??? Quemmanuseia a prensa tem que serprensista e registrado como tal. Alémdo mais, a lei assegura muitos direi-tos para ele!!! Vamos ficar de olho!

Vacinação contrainfluenza e diagnóstico

precoce do câncerbucal

No local, os visitantes tiveram en-trada franca e andaram sobre um pisotátil direcional, que facilitou a locomo-ção e foi considerado um dos gran-des diferenciais da Feira neste ano.Dessa forma, todos puderam conferiras diversas novidades apresentadas,tais como test-drive de carros adap-tados, cadeiras de rodas motorizadase demonstração com cães-guia, den-tre outras, além de participarem depalestras, seminários e atividadespráticas.

:: NAGEL/PITTLERDevido à boa fase que vem pas-

sando a empresa, a nova gestão daCIPA sente dificuldades em dar con-tinuidade aos cursos. Somente o cur-so de Primeiros Socorros foi feito,mas com pouca participação doscipeiros.

SAÚDEASSEMBLEIAS DE PPR

Novas reuniões de PPR – Progra-ma de Participação nos Resultadosforam feitas com empresas saltensesnas últimas semanas.

Na Thermoid S/A Mat. de Fricção(foto), a proposta apresentada foi re-jeitada por 90% dos trabalhadores e,por isso, uma nova reunião está sen-

do agendada. O mesmo acontece naempresa Brose do Brasil Ltda.

Já na Bemel Indústria Met. Ltda.,na Corti Indústria Mecânica Ltda., naSalvador Tomirotti Júnior e na Mon-técnica Eletro Mecânica Ltda., as pro-postas foram aceitas pelos trabalha-dores.

Ainda estão em andamento acor-dos referentes ao assunto nas empre-sas Kanjiko do Brasil Indústria Auto-motiva Ltda., ITT Brasil Equipamentospara Bombeamento e Tratamento deÁgua e Efluentes Ltda. e Agritech La-vrale S/A Maquinário Agrícola e Com-ponentes.

SALTO REALIZA 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE

A 2ª Conferência Municipal daJuventude de Salto foi realizada noúltimo dia 16 de abril, sábado, no CEC– Centro de Educação e Cultura.

O principal objetivo do evento foia discussão de diversos temas rela-cionados à juventude, promovendo vi-

sibilidade, conscientização e reflexãosobre os mesmos. Além disso, a eta-pa municipal do evento também visou“colher subsídios para a etapa esta-dual e para a conferência nacional,que acontecerão de 08 a 11 de se-tembro, em Brasília, e na qual Salto

tentará eleger dois delegados e umsuplente.

O evento foi promovido pela Pre-feitura da Estância Turística de Salto,por intermédio da Secretaria da AçãoSocial e Cidadania – Coordenadoriada Juventude.

Assembleia realizada na Thermoid

No último dia 7 de abril a Prefei-tura da Estância Turística de Salto di-vulgou um relatório com dadosatualizados sobre os casos de den-gue no município.

De acordo com essas informa-ções, a Secretaria da Saúde registrouum total de 91 notificações da doen-ça na cidade. Dessas, 54 casos eramnegativos, 23 positivos e 14 aindaencontram-se em sorologia (em exa-me).

Do total dos 23 casos confirma-dos, 07 foram importados de outrosmunicípios, tais como Sorocaba eCampinas, e 16 são autóctones, ouseja, tiveram origem em Salto (08 nobairro Cecap, 03 no Jardim SantaCruz, 02 no Condomínio Monte Belo,01 no Jardim Planalto, 01 no Condo-mínio João Jabour e 01 no JardimSanta Marta).

Esses números mostram quemais uma vez é importante a atençãode todos quanto aos sintomas, e prin-cipalmente quanto à prevenção dadoença.

Dados atualizados daDengue em Salto

(Mais detalhes na próxima edição. Aguardem!)

A licença-maternidade de 180dias é uma das principais metas dacategoria metalúrgica da CUT e, porisso, vem sendo reivindicada desdea última campanha salarial.

Diversas empresas já aderiram aessa ampliação e recentemente, emreunião com o Sindicato dos Meta-lúrgicos de Pindamonhangaba, a di-reção da empresa Dong Woo tambémassumiu o compromisso de concedera licença de 180 dias.

Nesta empresa, a ampliação se-rá de extrema importância, pois dos600 funcionários que nela trabalham,90% são mulheres.

PRESIDENTE E DIRETORES MARCAM PRESENÇA NO 6º CONGRESSO DA FEM/CUT-SP

O presidente do Sindicato dosMetalúrgicos de Salto, AlexandroGarcia Ribeiro, acompanhado dosdiretores Rosemilda da Silva Pereirae Agenor Aparecido da Silva, partici-pou recentemente do 6º Congressoda FEM/CUT-SP.

O evento, que é o maior fórum daentidade e realizado somente a cadatrês anos, aconteceu entre os dias 6e 8 de abril, na cidade de Atibaia, in-terior de São Paulo, e teve como ban-deira “Organizar para seguir conquis-tando”.

Diversas autoridades, imprensa equase 200 pessoas de 14 sindicatosfiliados estiveram presentes no local,além dos presidentes da CUT-SP, Adidos Santos Lima, da CUT Nacional,Artur Henrique da Silva Santos e daCNM-CUT, Carlos Grana (deputadoestadual PT-SP), que juntos debate-

ram temas importantes para o ramometalúrgico cutista no Estado de SãoPaulo, e definiram a nova Direção daFederação para o triênio 2011-2014.Dentre os assuntos abordados, osprincipais foram a importância da OLT– Organização no Local de Trabalhoe a sustentação financeira dos sindi-catos.

Durante o evento também acon-teceu o lançamento de uma cartilhasobre as trabalhadoras metalúrgicase de uma pesquisa sobre “O Perfil doMetalúrgico no Estado de São Pau-lo”, feita pelas Subseções do Dieeseda FEM-CUTSP e da CNM-CUT, aqual revelou importantes informações,tais como o crescimento do empregona indústria metalúrgica paulista nosúltimos 16 meses, a elevação da for-mação escolar dos metalúrgicos e ovalor da média salarial dos trabalha-

MAIS UM SINDICATO CONQUISTALICENÇA-MATERNIDADE

DE 180 DIAS

dores no Estado de São Paulo, queestá em R$ 2.296,09 (saiba informa-

ções mais completas sobre a pesqui-

sa na próxima edição deste jornal).No Congresso também foram re-

alizadas a leitura e aprovação do re-gimento interno e a apresentação doprojeto “Leitura nas Fábricas”, queatravés de uma parceria entre sindi-catos, prefeituras e Ministério da Edu-cação, tem como principal missãoencaminhar livros sobre temas diver-sas às empresas, para que os traba-lhadores, bem como suas famílias,tenham acesso aos mesmos.

O presidente do Sindicato dosMetalúrgicos de Salto, AlexandroGarcia Ribeiro, também foi parabeni-zado durante o evento, devido o re-sultado das eleições sindicais, bemcomo aplaudido ao falar sobre arepresentatividade dos Comitês Sin-

dicais de Empresa. Na ocasiãoAlexandro ressaltou a importância dodirigente sindical presente na base,como formador de opinião e, portan-to, como grande responsável pela efi-cácia das ações realizadas com ostrabalhadores. “O ponto fundamentalpara a organização dos Comitês é odirigente sindical que está na base.Um passo muito importante e que ser-ve de modelo em nossa eleição é queos próprios trabalhadores é quemescolhem a pessoa que os irá repre-sentar. A partir daí, essa pessoa é agrande responsável pelos avançosnas negociações com a empresa.Quando os trabalhadores de um localdecidem parar, por exemplo, é porqueaí dentro existe uma pessoa na qualeles respeitam e confiam. Então,onde tem Comitê as coisas são me-lhores resolvidas”, disse.

Fique por dentro do que acontece nos Sindicatos de nossaregião!

Durante o 6º Congresso, os par-ticipantes reelegeram o metalúrgicode Taubaté, Valmir Marques da Silva,o Biro-Biro, como presidente da Fe-deração dos Sindicatos Metalúrgicosda CUT-SP. Marcos AparecidoFerraz, do Sindicato de Salto, foi elei-to vice-presidente, e João de MoraesFarani, de Sorocaba, e José Carlosda Silva, de Cajamar, ficaram respon-sáveis pela Secretaria Geral, enquan-to a tesouraria ficou a cargo de JoséPaulo Nogueira, do Sindicato dosMetalúrgicos do ABC.

O Congresso da FEM tambémaprovou mudanças na estruturaorganizacional da Federação, crian-do as Secretarias da Juventude eSaúde, e de Meio Ambiente. Os no-vos diretores, respectivamente, sãoLuciano da Silva (Pindamonhangaba)e Nilson Coutinho (Taubaté).

BIRO-BIRO É REELEITOPRESIDENTE DA FEM/CUT-SP

Crédito Fotos: KR Comunicação

Créditos: FEM