edição nº 4262 •sexta-feira • 6 d e julho de 2018 •smabc.orged232408-2e78-43bb-8992... ·...

3
Edição nº 4262 • Sexta-feira • 6 dE julho dE 2018 • SMABC.ORG.BR ADONIS GUERRA PÁGINAS 2 E 3 Em assembleia realizada ontem na Regional de Diadema, os companheiros aprovaram o tema da Campanha Salarial deste ano e os eixos de reivindicação. Se você acha que o Sindicato pode fazer mais REPOSIÇÃO TOTAL DA INFLAÇÃO e AUMENTO REAL! Convenção Coletiva é Direito , Participação é Democracia , Salário é Emprego . VENCEREMOS! +

Upload: duonghanh

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Edição nº 4262 •Sexta-feira • 6 d E julho dE 2018 •smabc.orgED232408-2E78-43BB-8992... · O presidente da Federação Es-tadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, Luiz

Edição nº 4262 • Sexta-feira • 6 dE julho dE 2018 • smabc.org.br

adon

is g

uerr

a

Páginas 2 e 3

em assembleia realizada ontem na regional de Diadema, os companheiros aprovaram o tema da campanha salarial deste ano e os eixos de reivindicação.

Se você acha que o

Sindicato pode fazer

maisREPOSIÇÃO TOTAL DA INFLAÇÃO

e AUMENTO REAL!

Convenção Coletiva é Direito, Participação é Democracia,

Salário é Emprego.

venceremos!

+

Page 2: Edição nº 4262 •Sexta-feira • 6 d E julho dE 2018 •smabc.orgED232408-2E78-43BB-8992... · O presidente da Federação Es-tadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, Luiz

Crime Contra a humanidade - 1A Corte Interamericana de Direitos Humanos responsa-bilizou o Estado brasileiro pela falta de investigação da prisão política, tortura e assassinato de Vladimir Herzog.

Crime Contra a humanidade - 2E também pela violação dos di-reitos dos familiares do jornalis-ta de conhecer a verdade, e pela omissão quanto a assegurar a integridade pessoal de Herzog.

VaCinas obrigatórias

Uma em cada 4 cidades não atingiu o objetivo de vacina-ção obrigatória para bebês e crianças, segundo o Programa Nacional de Imunizações.

ConCentração de renda

O número de milionários no Brasil cresceu 4,25% em 2017, passando de 164,5 mil para 171,5 mil. A riqueza deste grupo chega a US$ 4,5 trilhões.

ministro afastado

O ministro do Trabalho, Hel-ton Yomura, foi afastado do cargo pela Operação Registro Espúrio, da PF, que também cumpriu mandado de busca e apreensão na casa dele.

fotos: divulgação

Notas e recados

2 Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 6 de julho de 2018

HoJe, Às 20h30

canal 44.1 HD

Saiba mais

É comum ouvirmos nas de-clarações de jogadores e jorna-listas esportivos que futebol e política não se misturam. Mas, será que é assim mesmo? Nos limites deste espaço vamos mencionar dois momentos ligados à luta pela democracia envolvendo o futebol.

Comecemos pelo jogo en-tre Palmeiras x Corinthians, o chamado “jogo vermelho”, ocorrido no Estádio do Pa-caembu em 13 de outubro de 1945, com o propósito de arrecadar fundos para o Movimento Unificador dos Trabalhadores, o MUT, orga-nização intersindical criada pelo Partido Comunista Bra-sileiro, o PCB.

O jogo terminou com a vitória do Palmeiras por 3x1 e arrecadou Cr$ 114.464,00, sendo parte deste montante direcionado também para custear a campanha dos can-didatos comunistas às eleições de 02 de dezembro de 1945 num momento de grande mobilização nacional pela redemocratização do País, depois de quase oito anos de Ditadura do “Estado Novo” – (10 de novembro de1937 a 30 de outubro de 1945).

Outro momento, mais conhecido e mais marcante, foi a “Democracia Corin-thiana”, liderada pelos joga-dores Sócrates, Casagrande e Wladimir. Movimento de grande ousadia política ini-ciado em 1982, tanto pela gestão compartilhada entre os jogadores em relação às principais decisões do clube, como pela forma aberta como se posicionava politicamente.

O time chegou a estampar nas suas camisas, em plena ditadura militar, frases como: “Diretas Já” ou “Eu quero votar para presidente”. O País vivia um momento de rear-ticulação dos movimentos sociais e crescimento da luta contra o regime militar que desembocou na Campanha das “Diretas Já” em 1984, cujos grandes comícios, con-taram com a participação ativa dos jogadores líderes da Democracia Corinthiana.

REPOSIÇÃO TOTAL DA INFLAÇÃO e AUMENTO REAL!

Se você acha que o

Sindicato pode fazer

mais

Futebol e políticaparte 1

Comente este artigo.

Envie um e-mail para [email protected]

Departamentode Formação

assembleias

De mobilização

Ontem, durante o dia, o Sindicato realizou assembleias de mobili-zação para o início da Campanha Salarial com os trabalhadores nas em-presas IGP, em Diadema, e Toledo e ZF em São Bernardo.

Os companheiros na Rassini, em São Bernardo, elegem na quarta-feira, dia 11, seus representantes de CIPA na fábrica.

Vote em Márcio Rodri-gues, o Hulck, Expedição, nº 1; Fernando Pereira, o Papagaio, Manutenção, nº 2; José Reginaldo, o Joe, Helicoidal, nº 3; Marcelo Costa, o Meu Mano, Prepa-ração, nº 4; Marco Antonio, o Biruta, Montagem, nº 6; Mauricio Lisboa, o Mauri-cio do Grampo, Grampo, nº 7; Winterley Martins, Pre-paração, nº 12; José Carlos, o Guinu, Montagem, nº 13; Luiz Manoel, o Luizinho, Grampo, nº 14; Marcelo Teixeira, o Barba, Monta-gem, nº 15.

Eles são apoiados pelo Sindicato, comprometidos e bem preparados para defender as condições de saúde e segurança dos tra-balhadores.

A reunião com os tra-balhadores na Metaltork e General Fix será na quar-ta-feira, dia 11. Às 13h30 para os trabalhadores do 2º turno e às 16h30 para os companheiros do 1º turno. Na pauta, banco de horas. Sala Havana da Regional Diadema do Sindicato. Av. Encarnação, 290.

EDITAL PARA CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA NA DURA AUTOMOTIVE SOBRE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS

“O SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO ABC convoca todos os tra-balhadores na empresa DURA AUTOMOTIVE SYSTEMS DO BRASIL LTDA (sócios e não sócios, na produção e na administração), com endereço na AV. DOM PEDRO I, Nº 743, Centro, Rio Grande da Serra, a participarem da Assembleia Extraordinária, que será realizada no dia 12, do mês de julho, do ano de 2018, quinta-feira, no seguinte horário: 14 horas, na portaria principal da empresa, com a seguinte ordem do dia: a) Discussão e deliberação sobre proposta de Acordo de “Participação nos Lucros ou Resultados”; b) Discussão e deliberação da contri-buição negocial como recurso essencial para custeio desta negociação coletiva, visando à celebração da norma coletiva que contemple os interesses dos trabalha-dores, sindicalizados ou não, na empresa; c) Autorização para a diretoria celebrar o respectivo acordo coletivo de trabalho ou aditamento; d) Outros assuntos de interesse dos trabalhadores na empresa. São Bernardo do Campo, 6 de julho de 2018. Wagner Firmino de Santana. Presidente”.

EDITAL PARA CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA NA ZAPSOBRE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS

“O SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO ABC convoca todos os trabalha-dores na empresa ZAP INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO LTDA (sócios e não sócios, na produção e na administração), com endereço na Av. Vereador Aroldo Alves Neves, nº 1600, Bairro Somma, em Ribeirão Pires, a participarem da Assembleia Extraordinária, que será realizada no dia 13, do mês de julho, do ano de 2018, sexta-feira, no seguinte horário: 7 horas, na portaria principal da empresa, com a seguinte ordem do dia: a) Discussão e deliberação sobre proposta de Acordo de “Participação nos Lucros ou Resultados”; b) Discussão e deliberação da contribuição negocial como recurso essencial para custeio desta negociação coletiva, visando à celebração da norma coletiva que contemple os interesses dos trabalhadores, sindicalizados ou não, na empresa; c) Autorização para a diretoria celebrar o respectivo acordo coletivo de trabalho ou aditamento; d) Outros assuntos de interesse dos trabalhadores na empresa. São Bernardo do Campo, 6 de julho de 2018. Wagner Firmino de Santana. Presidente”.

Os metalúrgicos do ABC aprovaram os eixos e o tema da Campanha Sa-

larial 2018 em Assembleia Geral ontem, na Regional Diadema.

O presidente da Federação Es-tadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, explicou os quatro eixos da Campanha Salarial.

“O 1º é ‘Convenção Coletiva é direito’. As cláusulas sociais são a resistência em defesa das con-quistas para impedir a reforma Trabalhista”.

O 2º eixo é ‘Participação é demo-cracia’, o 3º, ‘Salário é emprego’ e o 4º, ‘Reposição integral da inflação e aumento real’. “A FEM-CUT, se tiver o apoio da categoria, só vai assinar acordo que tenha aumento real”, defendeu.

O tema da Campanha Salarial dialoga diretamente com os quatro eixos e é um chamado a toda cate-goria: ‘Se você acha que o Sindicato

pode fazer mais, faça com a gente’. O secretário-geral dos Metalúr-

gicos do ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, avaliou que o cenário é desfavorável aos trabalhadores. Ele citou um caso em Extrema, Minas Gerais, onde já existe trabalhador terceirizado na linha de produção.

“Precisamos reverter o quadro e defender a Convenção. Antes tinha a ultratividade, se as partes não entrassem em acordo, o antigo con-tinuaria a valer. Hoje as cláusulas sociais têm a mesma importância que as econômicas”, alertou.

A secretária da Mulher da FEM-CUT, Andrea Ferreira de Sousa, a Nega, falou sobre os perigos da reforma. “Quantos já não estão mais no pé da máquina, quantos estão desempregados? Se não nos empenharmos na Campanha, per-deremos todas as conquistas”, disse.

Para o coordenador de São Bernardo, Genildo Dias Pereira, o Gaúcho, a categoria tem unidade

para avançar. “Os golpistas aniqui-laram a CLT com a reforma Traba-lhista e agora os grupos patronais querem aniquilar as Convenções Coletivas, mas nós não permitire-mos”, defendeu.

O coordenador da Regional Diadema, Claudionor Vieira do Nascimento, ressaltou as dificulda-des do momento. “Estamos vendo o massacre que a classe trabalhadora está sofrendo com as ofensivas impostas por esse governo golpista. Vamos fazer a luta necessária”.

“Querem que a gente engula o sapo da Fiesp, mas não vamos engolir’, disse o coordenador da Regional de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos.

Os trabalhadores estão convo-cados para o Dia Nacional de Luta em 10 de agosto. “Amanhã (hoje) completam 90 dias da prisão políti-ca de Lula, que mudou a história do nosso País”, lembrou o presidente da

Confederação Nacional dos Meta-lúrgicos da CUT, a CNM-CUT, Paulo Cayres, o Paulão. “Temos que ir para as ruas dar a resposta contra os ataques”, convocou.

Os companheiros nas mon-tadoras, que já tem acordos de Campanha Salarial, participaram da assembleia em solidariedade.

Rota 2030Temer anunciou ontem o novo

regime automotivo do País, o Rota 2030. “O programa não incentiva o conteúdo local nem a indústria nacional. O pacote de benefícios às empresas não tem contrapartida de emprego ou regra de importa-ção de veículos ”, criticou Aroaldo.

“O Inovar-Auto foi construído com sindicatos, governo, empre-sas e universidades. O Rota 2030 ouviu só a Anfavea, o sindicato patronal das montadoras. Nem o Sindipeças, patronal de autopeças, foi ouvido, já que querem importar tudo”, concluiu.

fotos: adonis guerra

Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 6 de julho de 2018

edu guimarães

luta no sinDicato

e nas fábricas

“Temos que brigar pela renovação das cláusulas sociais, só assim vamos barrar a implementação da reforma Trabalhista. É preciso unidade para demonstrar ao patronal que não estamos de brin-cadeira nessa Campanha”. Coordenador de área e CSE na IGP, Antônio Claudiano da Silva, o Da Lua

“O trabalhador na ZF está mobilizado e preparado para a luta, consciente de que a Campanha tem que ser fechada antes do dia 31 de agosto, já que é muito arriscado entrar setembro sem a ultra-tividade e sem nossa Convenção Coletiva assinada”. Coordenador de área e CSE na ZF, Jonas Brito.

“Só com a unidade e pensando no coletivo vamos conseguir barrar essa gana dos empresários para a retirada de direito dos trabalha-dores. É bem provável que esta seja a Campanha Salarial mais difícil dos últimos anos”. Coordenador de área e CSE na Toledo, José Caitano Lima.

reunião com trabalHaDores na metaltork e

general fix

ciPa na rassini

Convenção Coletiva é Direito, Participação é Democracia,

Salário é Emprego.

+

Page 3: Edição nº 4262 •Sexta-feira • 6 d E julho dE 2018 •smabc.orgED232408-2E78-43BB-8992... · O presidente da Federação Es-tadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, Luiz

Tite confirmou Fernandinho no lugar de Casemiro, suspen-so por cartão. Marcelo (foto), recuperado de espasmo na coluna, retorna na lateral.

O técnico contou que conver-sou com os laterais, mas estava em uma encruzilhada por conta do desempenho de Filipe Luís (foto). “Por critério volta o Marcelo”, disse.

Miranda será o capitão pela segunda vez nesta Copa. O ca-misa 3 passa a ser o jogador que mais vezes usou a braçadeira com Tite, cinco vezes.

Thiago Silva e Paulinho, que tinham se queixado de dores, fizeram fisioterapia e, logo em seguida, treinaram com bola no último treino para hoje.

COPA DO MUNDOQUARTAS DE FINAL

Hoje – 11hUruguai x França

Hoje – 15hBrasil x Bélgica

Amanhã – 11hSuécia x Inglaterra

Amanhã – 15hRússia x Croácia

Tribuna Esportiva

fotos: divulgação

4 Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 6 de julho de 2018

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Ribeirão Pires – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Aroaldo Oliveira da Silva. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Luciana Yamashita e Olga Defavari. Arte e Diagramação: Rogério Bregaida. CTP e Impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

smabc.org.br

fotos: divulgação

adonis guerra

exceto quando alertado, todos os eventos registrados nesta página têm entrada gratuita.

São berNardo

SaNto aNdré

tarde SertaNeja Na aMaJá estão à venda os ingressos para a Tarde Sertaneja da Associa-ção dos Metalúrgicos Aposentados do ABC, AMA-ABC. Dia 28, das 15h às 22h. Na sede da AMA. Rua José Bonifácio, 731. Ao lado do Sindicato. O ingresso no valor de R$ 30 dá direito a 4 espetinhos e 2 bebidas. Tel. 4127.2588.

SaMba da FaMíliaO companheiro Fabrício Sgarbi, o Bola, trabalhador no setor de manutenção na Ford, convida todos para uma tarde com muita música no show Projeto Samba da Família & Convidados. Do-mingo, 8. A partir das 15h. Casablanca. Av. Queiroz dos Santos, 1927, Casa Branca. Tel. 2325-6023.

MarciNho do cavacoO companheiro Marcinho do Cavaco, trabalhador no Sin-dicato, canta e toca clássicos do samba, acompanhado de músicos da melhor qualidade. Hoje, a partir das 19h. PB Bar. Rua Carlos Teodoro Belinghausen, 28, Demarchi. Tel. 4396-7340.

arraiá doS MetalúrgicoSA 19ª edição da festa terá a tradicional quadrilha improvisada, comidas típicas, muita música com diferentes bandas, espaço Kids e estrutura para toda a família. Dias 20 e 21, a partir das 17h. Regional Diadema. Av. Encarnação, 290, Piraporinha. Tel. 4061-1040.

São berNardo

diadeMa

sinDicato Divulga 2ª lista De emPresas Por sinDicatos Patronais

Diadema – AB TECH, AGEM, AIRDESIGN VENTILADORES, ALEXANDRE TAKESHI, ALPHA INNOCVATIONS, AMC SYSTEMS, ANGRA SAT, ARLEN, ASPIRAMAQ, ATMOS AMBIENTAL, AUT CONTROL, BRASCOELMA, CEGELEC, CETAPRO, CFM, CL EMENDAS, CONEXEL, CSI, DENNEX, DM ROBÓTICA, DNX PRODUTOS, EMECO, ERB, ESA, FEDERAL, GALTRANS, GAMA, HARMONIC, HEMATEC, HERAEUS, INTERFASE, KINETRON, KITEC, KITEC EQUIPAMENTOS,

KREMATEC, MAGMA, MC QUALIDADE, MEGA COMÉRCIO, MEGAPRESS, MELFEX, MELFEXLED, MHF, MOREY, MOTOMAN ROBÓTICA, MTL, NAPRO, NEW JAPAN, NOVO JAPAO, PASELI, PRESS-HOLD, QUIMITRON, RITOM, ROCKT TAIL, SAN-TERM, SAREL, SEC POWER, SEECIL, SENSOR TECHN, SERBIN, SHEKINAH SYSTEMS, STERILIFER, TEASE, TEC MED, TECNO PAINÉIS, TECNOMON, TOP-LINE, TRC, VABSCO, VMG, LACERDA SISTEMAS DE ENERGIA,

BALCANS, JOSE MASSAO AKIYOSHI, VIPOWER, SOTONYI & NASCIMENTO FORNOS INDUSTRIAIS, BR SOLUÇÕES E TECNOLOGIA, MASHTEC, PAULO GUY PAGNANO MARIZ, N S DA SILVA MECATRONICA, REALBAT TECNOLOGIA AUTOMOTIVA E ENERGIA, PRODESBUS, NKP, THINKLED, YASKAWA e GL.

Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – ADVANSAT, HS, MKR, NEWTECHNIK, START, UGIMAG e WORLD SYSTEM.

Confira as empresas em Diadema e em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra que pertencem ao Sindicato da Indústria de Apa-relhos Elétricos Eletrônicos e Similares do Estado de São Paulo, o SINAEES, do Grupo 2. Acesse a lista completa em smabc.org.br.

Em função do jogo da Seleção Brasileira na Copa, o Sindicato (Sede e Regionais Diadema e Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) funcionará hoje até às 12h. Na segunda-feira, 9, feriado, não haverá expediente. Se o Brasil passar para a semifinal, também não haverá expediente no dia 10.

exPeDiente Do sinDicato