5º bloco 3 fundamentos teóricos da tática e da estratégia adalberto monteiro

21
23/06/22 23/06/22 1 CONCEPÇÃO, HISTÓRIA E CONCEPÇÃO, HISTÓRIA E LUTAS DO PARTIDO LUTAS DO PARTIDO COMUNISTA COMUNISTA 3ª PARTE 3ª PARTE FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA TÁTICA E ESTRATÉGIA E SUA TÁTICA E ESTRATÉGIA E SUA RELAÇÃO DIALÉTICA RELAÇÃO DIALÉTICA

Upload: wladimir-crippa

Post on 01-Jul-2015

1.157 views

Category:

News & Politics


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 11

CONCEPÇÃO, HISTÓRIA E CONCEPÇÃO, HISTÓRIA E LUTAS DO PARTIDO LUTAS DO PARTIDO

COMUNISTACOMUNISTA

3ª PARTE3ª PARTE

FUNDAMENTOS TEÓRICOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA TÁTICA E ESTRATÉGIA E DA TÁTICA E ESTRATÉGIA E SUA RELAÇÃO DIALÉTICASUA RELAÇÃO DIALÉTICA

Page 2: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 22

1. Introdução1. Introdução

As classes sociais ao se confrontarem As classes sociais ao se confrontarem pela conquista e a preservação do pela conquista e a preservação do poder político têm procurado elaborar poder político têm procurado elaborar estratégias e táticas adequadas aos estratégias e táticas adequadas aos seus objetivos. seus objetivos.

O proletariado e seus teóricos O proletariado e seus teóricos também extraíram lições dessa luta.também extraíram lições dessa luta.

Page 3: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 33

As contribuições de Marx e As contribuições de Marx e EngelsEngels

A tática e a estratégia do proletariado A tática e a estratégia do proletariado desde o início são partes integrantes do desde o início são partes integrantes do acervo teórico do marxismo e categorias acervo teórico do marxismo e categorias indispensáveis à ação transformadora.indispensáveis à ação transformadora.

Marx e Engels tiveram grande papel na Marx e Engels tiveram grande papel na elaboração da estratégia do proletariado elaboração da estratégia do proletariado nas revoluções populares do século XIX.nas revoluções populares do século XIX.

Page 4: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 44

As contribuições de Marx e As contribuições de Marx e EngelsEngels

Lênin destaca algumas contribuições Lênin destaca algumas contribuições de Marx e Engels neste campo.de Marx e Engels neste campo.

A primeiraA primeira. Para se elaborar uma tática . Para se elaborar uma tática justa é preciso ter uma visão global da justa é preciso ter uma visão global da realidade econômica, social e política do realidade econômica, social e política do país em que se atua e, simultaneamente, país em que se atua e, simultaneamente, o domínio da realidade mundial e suas o domínio da realidade mundial e suas múltiplas relações.múltiplas relações.

Page 5: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 55

As contribuições de Marx e As contribuições de Marx e EngelsEngels

A segundaA segunda. As classes e os países . As classes e os países devem ser analisados no seu devem ser analisados no seu movimento, em sua transformação e movimento, em sua transformação e não de modo estático. E o motor não de modo estático. E o motor desse movimento são as situações desse movimento são as situações econômicas de cada classe e a luta econômicas de cada classe e a luta que elas travam entre si.que elas travam entre si.

Page 6: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 66

As contribuições de Marx e As contribuições de Marx e EngelsEngels

A terceiraA terceira. Se opõe ao pensamento . Se opõe ao pensamento vulgar dos “evolucionistas” que vulgar dos “evolucionistas” que concebem as mudanças históricas concebem as mudanças históricas como decorrentes de contínuas como decorrentes de contínuas alterações brandas. O acúmulo alterações brandas. O acúmulo progressivo de conflitos e progressivo de conflitos e contradições numa dada sociedade contradições numa dada sociedade provoca rupturas e transformações. provoca rupturas e transformações.

Page 7: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 77

As contribuições de Marx e As contribuições de Marx e EngelsEngels

O movimento, conforme a correlação O movimento, conforme a correlação de forças, vive períodos de fluxo e de forças, vive períodos de fluxo e refluxo. No período de defensiva, refluxo. No período de defensiva, acumula-se força fazendo crescer o acumula-se força fazendo crescer o nível de consciência, organização e nível de consciência, organização e capacidade de luta da classe, de tal capacidade de luta da classe, de tal modo que ela se prepara para modo que ela se prepara para retomar a ofensiva quando a retomar a ofensiva quando a situação for alterada favoravelmente.situação for alterada favoravelmente.

Page 8: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 88

As contribuições de Marx e As contribuições de Marx e EngelsEngels

A quartaA quarta. Marx sublinha a . Marx sublinha a importância de o movimento sindical importância de o movimento sindical classista forjar no curso das lutas classista forjar no curso das lutas salariais e econômicas a unidade e a salariais e econômicas a unidade e a consciência da classe. No curso dos consciência da classe. No curso dos movimentos reivindicatórios, deve-se movimentos reivindicatórios, deve-se elevar o grau de coesão e elevar o grau de coesão e consciência política das massas.consciência política das massas.

Page 9: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 99

As contribuições de Marx e As contribuições de Marx e EngelsEngels

A quintaA quinta. O Manifesto do Partido . O Manifesto do Partido Comunista (1848), sublinha Lênin, Comunista (1848), sublinha Lênin, estabelece “o seguinte principio do estabelece “o seguinte principio do marxismo como postulado da luta marxismo como postulado da luta política”: “Lutam eles (os comunistas) política”: “Lutam eles (os comunistas) pela realização de objetivos e de pela realização de objetivos e de interesses imediatos da classe operária, interesses imediatos da classe operária, mas representam no movimento mas representam no movimento presente também o futuro do presente também o futuro do movimento”. movimento”.

Page 10: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 1010

A tática e a Estratégia A tática e a Estratégia Leninistas Leninistas

Lênin desenvolveu a tática e a estratégia do Lênin desenvolveu a tática e a estratégia do proletariado. Esse tema é tratado em quase proletariado. Esse tema é tratado em quase toda sua obra, especialmente em Que Fazer; toda sua obra, especialmente em Que Fazer; Duas táticas da social-democracia na Duas táticas da social-democracia na revolução democráticarevolução democrática; O Imperialismo, fase ; O Imperialismo, fase superior do capitalismo; Teses de Abril; superior do capitalismo; Teses de Abril; Esquerdismo, doença Infantil do comunismo. Esquerdismo, doença Infantil do comunismo.

Todos esses livros são importantes, mas tem Todos esses livros são importantes, mas tem relevância especial, relevância especial, O esquerdismo doença O esquerdismo doença infantil do comunismoinfantil do comunismo. .

Page 11: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 1111

A tática e a Estratégia A tática e a Estratégia LeninistasLeninistas

A estratégiaA estratégia

EstratégiaEstratégia: É o objetivo principal numa : É o objetivo principal numa determinada fase da revolução e ocupa-se das determinada fase da revolução e ocupa-se das forças motrizes desta revolução. Ela indica a forças motrizes desta revolução. Ela indica a direção da luta. Por isso é relativamente fixa e direção da luta. Por isso é relativamente fixa e apenas modifica-se quando uma revolução passa apenas modifica-se quando uma revolução passa de uma fase a outra.de uma fase a outra.

A etapa da revolução determina a estratégia. As A etapa da revolução determina a estratégia. As revoluções russa, chinesa e cubana, por exemplo, revoluções russa, chinesa e cubana, por exemplo, passaram por duas etapas e portanto existiram passaram por duas etapas e portanto existiram dois grandes planos estratégicos.dois grandes planos estratégicos.

Page 12: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 1212

A tática e a Estratégia A tática e a Estratégia LeninistasLeninistas

A TÁTICA LENINISTAA TÁTICA LENINISTA

A tática determina a linha política durante A tática determina a linha política durante um período relativamente curto de fluxo e um período relativamente curto de fluxo e refluxo do movimento revolucionário. refluxo do movimento revolucionário.

Enquanto o plano estratégico permanece Enquanto o plano estratégico permanece relativamente invariável a tática modifica-relativamente invariável a tática modifica-se várias vezes durante determinada fase se várias vezes durante determinada fase da revolução.da revolução.

Page 13: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 1313

A tática e a Estratégia A tática e a Estratégia LeninistasLeninistas

O desenvolvimento da tática está O desenvolvimento da tática está intimamente ligado com o problema intimamente ligado com o problema da correlação de forças.da correlação de forças.

• Dessa análise deriva ofensiva e Dessa análise deriva ofensiva e defensiva; compromissos e acordos; defensiva; compromissos e acordos; as alianças; as formas concretas de as alianças; as formas concretas de luta e organizaçãoluta e organização

Page 14: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 1414

A tática e a Estratégia A tática e a Estratégia LeninistasLeninistas

A tática deriva da estratégia e a ela serve. É através A tática deriva da estratégia e a ela serve. É através dela que a vanguarda se vincula às massas uma dela que a vanguarda se vincula às massas uma vez que colocam em movimento amplas camadas vez que colocam em movimento amplas camadas do povo por conquistas parciais que acumulam do povo por conquistas parciais que acumulam forças para o alcance da estratégia. forças para o alcance da estratégia.

A tática tem a ver com a conduta política diante das A tática tem a ver com a conduta política diante das tarefas colocadas pela conjuntura diante do tarefas colocadas pela conjuntura diante do proletariado. proletariado.

Resumindo: o fim da estratégia é ganhar a guerra e Resumindo: o fim da estratégia é ganhar a guerra e o da tática ganhar esta ou aquela batalha que nos o da tática ganhar esta ou aquela batalha que nos aproxima da vitória final. aproxima da vitória final.

Page 15: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 1515

A tática e a Estratégia A tática e a Estratégia LeninistasLeninistas

A tática leninista se caracteriza pela capacidade A tática leninista se caracteriza pela capacidade de se fazer alianças amplas e estabelecer de se fazer alianças amplas e estabelecer compromissos, sem abrir mãos de seus princípios compromissos, sem abrir mãos de seus princípios e dos objetivos estratégicos. e dos objetivos estratégicos.

É preciso, para realização de cada tarefa, que a É preciso, para realização de cada tarefa, que a força revolucionária aglutine o maior número de força revolucionária aglutine o maior número de aliados, ainda que vacilantes.Existem alianças aliados, ainda que vacilantes.Existem alianças pontuais e táticas para a resolução de problemas pontuais e táticas para a resolução de problemas imediatos. Essas alianças poderão ser bastantes imediatos. Essas alianças poderão ser bastantes amplas e em envolver forças díspares. Existem amplas e em envolver forças díspares. Existem também alianças estratégicas, que devem ter também alianças estratégicas, que devem ter uma duração mais longa e, em geral, duram todo uma duração mais longa e, em geral, duram todo um período. um período.

Page 16: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 1616

A tática e a Estratégia A tática e a Estratégia LeninistasLeninistas

Os acordos e alianças são imprescindíveis Os acordos e alianças são imprescindíveis para que se reúna forças políticas e sociais para que se reúna forças políticas e sociais capazes de derrotar o inimigo principal em capazes de derrotar o inimigo principal em dada batalha concreta. dada batalha concreta.

Em todas as batalhas é preciso definir Em todas as batalhas é preciso definir corretamente e concentrar o fogo no inimigo corretamente e concentrar o fogo no inimigo principal, neutralizando as forças centristas e principal, neutralizando as forças centristas e vacilantes e incorporando todas as demais vacilantes e incorporando todas as demais que possam ser incorporadas para realização que possam ser incorporadas para realização das tarefas centrais de cada período.das tarefas centrais de cada período.

Page 17: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 1717

A tática e a Estratégia A tática e a Estratégia LeninistasLeninistas

A tática muda conforme o fluxo e os refluxos da A tática muda conforme o fluxo e os refluxos da luta de classes. Ela pode ser ofensiva ou luta de classes. Ela pode ser ofensiva ou defensiva.defensiva.

A tática se ocupa das bandeiras, palavras de A tática se ocupa das bandeiras, palavras de

ordens, formas de luta e de organização do ordens, formas de luta e de organização do proletariado, das suas mudanças e combinações.proletariado, das suas mudanças e combinações.

Lênin dizia que o segredo da tática era saber Lênin dizia que o segredo da tática era saber agarrar o elo principal, pelo qual se domina toda agarrar o elo principal, pelo qual se domina toda corrente de acontecimentos. corrente de acontecimentos.

Page 18: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 1818

A tática e a Estratégia A tática e a Estratégia LeninistasLeninistas

As palavras de ordemAs palavras de ordem

As palavras de ordem concentram em si todas as As palavras de ordem concentram em si todas as análises e objetivos da tática política. É a parte análises e objetivos da tática política. É a parte mais nítida e incisiva da tática. mais nítida e incisiva da tática.

Uma orientação tática pode ter ao curso de sua Uma orientação tática pode ter ao curso de sua vigência várias palavras de ordem uma vez que a vigência várias palavras de ordem uma vez que a realidade política está em constante mudança. realidade política está em constante mudança. Dessa maneira, as palavras de ordem com a Dessa maneira, as palavras de ordem com a evolução dos acontecimentos podem se tornar evolução dos acontecimentos podem se tornar realidade no todo ou em parte. Ao contrário realidade no todo ou em parte. Ao contrário podem também não se concretizar, assim podem também não se concretizar, assim ocorrendo “caducam”, ficam superadas. ocorrendo “caducam”, ficam superadas.

Page 19: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 1919

A tática e a Estratégia A tática e a Estratégia LeninistasLeninistas

Cada período histórico, cada país, cada Cada período histórico, cada país, cada situação concreta exigem tática e estratégias situação concreta exigem tática e estratégias próprias e singulares, não se concebendo próprias e singulares, não se concebendo receitas tático-estratégicas de caráter receitas tático-estratégicas de caráter universal. universal.

Cabe às forças revolucionárias de cada país Cabe às forças revolucionárias de cada país traçarem os objetivos maiores (estratégia) a traçarem os objetivos maiores (estratégia) a serem alcançados num determinado período serem alcançados num determinado período histórico e os diferentes movimentos - histórico e os diferentes movimentos - alianças, compromissos, formas de alianças, compromissos, formas de organização e luta etc. – (tática).organização e luta etc. – (tática).

Page 20: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 2020

A tática e a Estratégia A tática e a Estratégia LeninistasLeninistas

Renato Rabelo, afirma que a definição de Renato Rabelo, afirma que a definição de tática “emana da correlação de forças (...) tática “emana da correlação de forças (...) em cada momento da luta política (...) Por em cada momento da luta política (...) Por sua vez, a essência da estratégia consiste na sua vez, a essência da estratégia consiste na conquista da hegemonia política pelo partido conquista da hegemonia política pelo partido do proletariado, durante um longo período de do proletariado, durante um longo período de muitos embates, contra os setores da classe muitos embates, contra os setores da classe burguesa. Esse êxito estratégico (...) é burguesa. Esse êxito estratégico (...) é produto das várias vitórias táticas, em vários produto das várias vitórias táticas, em vários momentos, e, sobretudo, num momento que momentos, e, sobretudo, num momento que pode ser o decisivo”.pode ser o decisivo”.

Page 21: 5º Bloco   3   Fundamentos TeóRicos Da TáTica E Da EstratéGia   Adalberto Monteiro

14/04/2314/04/23 2121

Bibliografia sobre tática e Bibliografia sobre tática e estratégiaestratégia

Lênin, V. I. – As duas táticas da social democracia na Lênin, V. I. – As duas táticas da social democracia na revolução democrática.revolução democrática.

Lênin V.I. - Esquerdismo, doença infantil do comunismo, Lênin V.I. - Esquerdismo, doença infantil do comunismo, editora Anita Garibaldi. (prefácio de Renato Rabelo)editora Anita Garibaldi. (prefácio de Renato Rabelo)

Lênin V. I. – Karl MarxLênin V. I. – Karl Marx Dimitrov Jorge – Informe e discurso de encerramento do VII Dimitrov Jorge – Informe e discurso de encerramento do VII

Congresso da Internacional Comunista Congresso da Internacional Comunista

Harnecker, Marta – Estratégia e Tática, Ed. Expressão Harnecker, Marta – Estratégia e Tática, Ed. Expressão Popular, 2004.Popular, 2004.

Buonicore, Augusto - Marx e Engels e a Revolução Alemã Buonicore, Augusto - Marx e Engels e a Revolução Alemã

de 1848 in Princípios, 54 – agosto de 1998 de 1848 in Princípios, 54 – agosto de 1998