57 e 68 - arquivo.ifrs.edu.br... ifrs – concurso público edital 02/2012 – caderno de provas –...

9
57 e 68

Upload: ngoquynh

Post on 18-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

57 e 68

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Engenharia Civil

1

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas 1 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50

Viajar para dentro

Os brasileiros estão viajando mais. Pouco importa o destino: a verdade é que os pacotes turísticos e as passagens mais baratas estão tirando as pessoas de casa. Muita gente lucra com isso, como os donos de hotéis, restaurantes, locadoras de automóveis e comércio em geral. Alguém perde? Talvez os psicanalistas. Poucas coisas são tão terapêuticas como sair do casulo. Enquanto os ônibus, trens e aviões continuarem lotados, os divãs correm o risco de ficar às moscas.

Viajar não é sinônimo de férias, somente. Não basta encher o carro com guarda-sol, cadeirinhas, isopores e travesseiros e rumar em direção a uma praia suja e superlotada. Isso não é viajar, é veranear. Viajar é outra coisa. Viajar é transportar-se sem muita bagagem para melhor receber o que as andanças têm a oferecer. Viajar é despir-se de si mesmo, dos hábitos cotidianos, das reações previsíveis, da rotina imutável, e renascer virgem e curioso, aberto ao que lhe vai ser ensinado. Viajar é tornar-se um desconhecido e aproveitar as vantagens do anonimato. Viajar é olhar para dentro e desmascarar-se.

Pode acontecer em Paris ou em Trancoso, em Tóquio ou em Rio Pardo. São férias, sim, mas não só do trabalho: são férias de você. Um museu, um mergulho, um rosto novo, um sabor diferente, uma caminhada solitária, tudo vira escola. Desacompanhado, ou com um amigo, uma namorada, aprende-se a valorizar a solidão. Em excursão, não. Turmas se protegem, não desfazem vínculos, e viajar requer liberdade para arriscar. Viajando, você come bacon no café da manhã, passeia na chuva, vai ao super de bicicleta, faz confidências a quem nunca viu antes. Viajando, você dorme na grama, usa banheiro público, anda em lombo de burro, costura os próprios botões. Viajando, você erra na pronúncia, usa colar de conchas, troca horários, dirige do lado direito do carro. Viajando, você é reinventado.

É impactante ver a Torre Eiffel de pertinho, os prédios de Manhattan, o lago

55 60 65

Como, o Pelourinho. Mas ver não é só o que interessa numa viagem. Sair de casa é a oportunidade de sermos estrangeiros e independentes, e essa é a chave para aniquilar tabus. A maioria de nossos medos são herdados. Viajando é que descobrimos nossa coragem e atrevimento, nosso instinto de sobrevivência e conhecimento. Viajar minimiza preconceitos. Viajantes não têm endereço, partido político ou classe social. São aventureiros em tempo integral.

Viaja-se mais no Brasil, dizem as reportagens. Espero que sim. Mas que cada turista saiba espiar também as próprias reações diante do novo, do inesperado, de tudo o que não estava programado. O que a gente é, de verdade, nunca é revelado nas fotos. Adaptado de : MEDEIROS, Martha. Viajar para dentro, in Trem-Bala, L&PM Pocket, 2011

1. Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.

A) Uma viagem, que oportunize boas experiências e crescimento ao indivíduo, tem benefícios equivalentes ao aprendizado adquirido nos bancos escolares.

B) Considerados estatisticamente, os exemplos oferecidos pela autora levam a concluir que ela vê mais oportunidades de aproveitamento e fruição em viagens para o estrangeiro do que em viagens dentro do território nacional.

C) Para alcançarem-se os efeitos benéficos que uma viagem pode oferecer ao indivíduo, é preferível que ele viaje anônimo, possibilitando, assim, uma completa sensação de liberdade.

D) As pessoas que têm o hábito de viajar são mais despojadas e corajosas, tornando-se isentas de medos e preconceitos.

E) Viajar equipara as pessoas, na medida em que elas abandonam, de certa forma, suas peculiaridades originais.

___________________________________________

2. Assinale a passagem que melhor refere o tema do texto.

A) Os brasileiros estão viajando mais. (l. 01)

B) Poucas coisas são tão terapêuticas quanto sair do casulo. (l. 08-10)

C) São férias, sim, mas não só do trabalho. (l. 30-31)

D) Mas ver não é só o que interessa numa viagem. (l. 51-52)

E) O que a gente é, de verdade, nunca é revelado nas fotos. (l. 67-68)

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Engenharia Civil

2

3. Considere as afirmativas abaixo, com relação ao texto. I. Desmascarar-se (l.28) significa “abandonar as suas hipocrisias”.

II. Uma boa viagem equivale a uma psicoterapia, já que seus efeitos são os mesmos.

III. Tramandaí ou Capão da Canoa, por exemplo, poderiam ser destinos para a viagem recomendada pela autora.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.

_______________________________________________

4. Considere as propostas de deslocamento da palavra “somente” na frase Viajar não é sinônimo de férias, somente. (l. 14). I. Para antes de Viajar.

II. Para entre Viajar e não.

III. Para entre é e sinônimo.

Quais podem manter o significado da frase original?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.

_______________________________________________

5. Considere a passagem Em excursão, não. Turmas se protegem (l. 37). Se o ponto final que há entre não e Turmas fosse substituído por uma vírgula, quatro das palavras ou expressões abaixo poderiam ser inseridas logo após essa vírgula, mantendo o significado original da passagem, EXCETO uma. Assinale-a. A) conquanto

B) visto que

C) já que

D) porquanto

E) uma vez que

______________________________________________

6. Considere as propostas de substituição, no texto, para a passagem ao que lhe vai ser ensinado. (l. 24-25). I. a influência nova qualquer.

II. a quase totalidade de eventos do mundo. III. a toda a gama de conhecimentos. Quais devem ter acrescentado o acento grave, indicativo da ocorrência de crase, sobre a palavra sublinhada? A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.

7. Considere as afirmações abaixo, em relação à pontuação do texto. I. O motivo de emprego das vírgulas que estão antes e depois de restaurantes (l. 06) é o mesmo das que estão antes e depois de do inesperado (l. 66). II. A vírgula após lotados (l. 11) justifica-se pelo mesmo motivo da que está após viajando (l. 39).

III. O motivo de emprego da vírgula que está após vínculos (l.38) é o mesmo da que está após independentes (l. 54). Quais estão corretas?

A) Apenas I. B) Apenas I e II. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III. E) I, II e III. ______________________________________________

8. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase. Mantém aceso o ideal sempre lutamos e próximos os parceiros, sonhos tanto convivemos e eu. A) com o qual de quem nos você B) para o qual em cujos os você C) pelo qual com cujos você D) por que com cujos tu E) com que em cujos os tu ______________________________________________

9. Considere as frases abaixo, em relação à sua correção gramatical. I. Discussões houve, é verdade; todavia, hoje reina o consenso. II. Entre eu e tu, não há mais dívidas: estou quite contigo.

III. Senhores jornalistas, a secretária do deputado solicitou às policiais que entregassem elas mesmas o documento a Vossa Excelência. Quais estão corretas?

A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas I e II. E) Apenas II e III. ______________________________________________

10. Considere as frases abaixo, em relação à sua correção gramatical. I. Bastantes motivos já devia haver para que interpuséssemos uma medida de segurança. II. Era talvez meio-dia e meia quando o jurista expôs sua opinião acerca do processo.

III. Vimos, por este meio, requerer a Vossa Senhoria que assessore seus funcionários em tarefa tão árdua. Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Engenharia Civil

3

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11. Considerando-se a ancoragem das armaduras longitudinais tracionadas de uma viga de concreto armado é CORRETO afirmar que: A) Quando utilizadas barras sem nervuras o comprimento de ancoragem é menor do que nas barras nervuradas.

B) Para uma mesma tensão o uso de barras de maior área da seção transversal resulta em um comprimento de ancoragem maior.

C) Na zona de má aderência o comprimento de ancoragem deverá ser inferior em relação à condição em zona de boa aderência.

D) Nas barras tracionadas a ancoragem deve ser sempre em gancho.

E) O comprimento de ancoragem das armaduras tracionadas e comprimidas de uma mesma viga é sempre igual.

______________________________________________

12. Nos projetos de estruturas de concreto armado segundo a NBR 6118, deve-se realizar a verificação da segurança em relação aos estados limites último ou de ruína. Dentre as alternativas abaixo assinale o item que NÃO necessita ser verificado neste estado limite. A) estado limite de instabilidade do equilíbrio, quando a

estrutura é sujeita a efeitos de segunda ordem.

B) estado limite de deformação plástica excessiva dos

materiais.

C) estado limite de abertura de fissuras.

D) estado limite de perda do equilíbrio da estrutura

admitida como um corpo rígido.

E) estado limite provocado por solicitações dinâmicas.

______________________________________________

13. No projeto de vigas de concreto armado deve ser calculada a armadura de suspensão apenas no caso de: A) cargas concentradas transmitidas à viga por pilares com altura maior do que 4 metros.

B) cargas concentradas transmitidas à viga por pilares, no caso de vigas com altura menor do que 30 centímetros.

C) cargas concentradas transmitidas à viga por outra viga ou elemento que se apoie ao longo ou em parte de sua altura.

D) cargas concentradas transmitidas à viga por outra viga no caso de elementos com altura igual ou inferior a 40 centímetros.

E) cargas concentradas transmitidas à viga por outra viga apoiada sobre a face superior da primeira.

14. No recebimento em obra de um concreto dosado em central o engenheiro responsável verificou que a consistência do concreto estava abaixo do especificado para o traço. Considerando-se que a perda de abatimento foi decorrente da evaporação, somente se admite adição suplementar de água para correção de abatimento se: I. O tempo decorrido entre a primeira adição de água aos materiais até o início da descarga não for inferior a 20 minutos. II. Antes de se adicionar água, o valor de abatimento obtido deve ser igual ou superior a 10 mm.

III. Esta correção não aumente o abatimento em mais de 25 mm.

IV. O abatimento após a correção não seja superior ao limite máximo especificado. A(s) alternativa(s) correta(s) é(são): A) Apenas I e II.

B) Apenas II, III e IV.

C) Apenas IV.

D) Apenas II e IV

E) Apenas I, III e IV.

______________________________________________

15. A NBR 7212 – Execução de concreto dosado em central define as tolerâncias para a fixação do abatimento do tronco de cone. De acordo com estas tolerâncias a única especificação de abatimento de correta, em milímetros, é A) 170 ± 30

B) 90 ± 20

C) 100 ± 10

D) 220 ± 20

E) 80 ± 20

_____________________________________________

16. Conforme a NBR 9062 – Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado, para a confecção de alças de içamento devem ser utilizados materiais que apresentem ductilidade adequada. Considere os materiais: I. aço CA-50.

II. aço CA-25. III. aço CA-60. IV. cordoalhas engraxadas. Podem ser utilizados na confecção de alças: A) Apenas II.

B) Apenas I e III.

C) Apenas IV.

D) Apenas II e III.

E) Apenas I, III e IV.

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Engenharia Civil

4

17. Complete os parênteses com V ou F para as afirmações verdadeiras ou falsas, respectivamente. ( ) materiais pulverulentos são materiais finos que passam através da peneira de abertura de malha 0,075 mm por lavagem. ( ) o desgaste por abrasão de agregados graúdos deve ser verificado através do método de “Los Angeles”. ( ) agregados graúdos são aqueles cujos grãos passam pela peneira de abertura 50 mm e ficam retidos na peneira de abertura 4,75 mm. Assinale a sequência correta: A) F – F – V

B) V – V – V

C) V – F – F

D) F – V – V

E) V – V – F

______________________________________________

18. A ligação do pilar de aço com a fundação merece especial atenção do projetista calculista, pois o comportamento das estruturas está intimamente ligado neste sistema de fixação. Em geral, os pilares são fixados às fundações através de placas de base e chumbadores. Em alguns casos o pilar é embutido diretamente dentro do bloco de fundação. A placa de base tem por finalidade distribuir as cargas dos pilares em uma determinada área do bloco de fundação, e os fixadores tem por função fixar esta base ao bloco de concreto de tal maneira que o esquema estrutural adotado seja respeitado. Existem praticamente dois tipos de base para unir o pilar à fundação: bases rotuladas e bases engastadas. Quanto às bases engastadas, podemos afirmar que: I. São dimensionadas para resistir apenas as cargas verticais de compressão. II. É o tipo de base adotado no caso de pilares isolados que suportam pontes rolantes e que permitem menor esforço lateral.

III. São dimensionadas para resistir às cargas verticais, horizontais e aos momentos fletores.

IV. Não transmitem momentos fletores às fundações. V. São as mais econômicas para as fundações e podem ser usadas em qualquer tipo de solo. Estão incorretas as alternativas: A) II, III e V

B) I, IV e V

C) I, II e IV

D) III, IV e V

E) I, III e V

19. O cabo é uma barra em que seu comprimento é tão predominante em relação à sua transversal que se torna flexível, ou seja, não apresenta rigidez nem à compressão e nem à flexão. O cabo apresenta apenas resistência quando tracionado, devendo ser usado em situações em que ocorra esse tipo de esforço. Sendo assim, podemos afirmar que: I. As estruturas em cabos, conhecidas como estruturas suspensas ou pênseis, são estruturas que podem vencer grandes vãos com pequeno consumo de material. II. Para um determinado carregamento e vão, a força horizontal necessária para dar o equilíbrio ao cabo aumenta com a diminuição da flecha. III. Existe uma relação inversa entre a flecha do cabo e a reação horizontal nos apoios, com a reação vertical mantendo-se constante. IV. Para dado carregamento e vão, a solicitação no cabo depende da variação da força horizontal e na do valor da flecha. V. Quanto maior a flecha, maior será a solicitação no cabo. Estão corretas as alternativas: A) III, IV e V

B) I, III e V

C) II, III e IV

D) I, III e IV

E) I, II e III

______________________________________________

20. Sempre que possível em um elemento técnico as peças devem ser representadas em escala real. Mas na prática isso nem sempre é possível. Para que determinada peça seja representada de forma clara e precisa, deve-se usar escalas de conversão. Estas escalas convertem as dimensões reais da peça para as dimensões da representação gráfica. De acordo com a NBR 8196, podemos citar as seguintes definições: I. Escala: Relação entre a dimensão do objeto representado no papel e a dimensão real do mesmo. II. Escala de redução: Quando a dimensão real do objeto é menor que a dimensão do objeto no desenho. Escala 1:x, com x<1. III. Escala de ampliação: Quando a dimensão real do objeto é maior do que a dimensão do objeto no desenho. Escala x:1, com x<1. IV. Escala de redução: Quando a dimensão real do objeto é maior do que a dimensão do objeto no desenho. Escala 1:x, com x>1. V. Escala de ampliação: Quando a dimensão real do objeto é menor que a dimensão do objeto no desenho. Escala x:1, com x>1. Estão corretas as alternativas: A) I, III e V

B) I, IV e V

C) II e III

D) IV e V

E) I, II e III

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Engenharia Civil

5

21. A Flambagem é o fenômeno que distingue radicalmente o comportamento entre barras submetidas à tração e barras submetidas à compressão simples. A flambagem depende de diversos fatores e o controle deles é que garante um comportamento adequado das barras submetidas à compressão. Com relação à flambagem, não é correto afirmar que os fatores as serem considerados são: A) A intensidade da força aplicada sobre a barra.

B) O tipo de material que compõe a barra.

C) A forma e dimensões da seção da barra.

D) O tempo de aplicação da carga sobre a barra.

E) A maneira como o material está distribuído em

relação ao centro de gravidade da seção.

______________________________________________

22. A colocação de cotas nos desenhos deve obedecer a um conjunto de regras a fim de facilitar a leitura e interpretação do desenho. Entre estas regras podemos destacar: I. As cotas indicadas nos desenhos dependem da escala usada para representação da peça.

II. Devem ser evitados, sempre que possível, cruzamentos de linhas de cota entre si ou com outras linhas do desenho.

III. Os elementos devem ser cotados preferencialmente na vista que há mais informação em relação à sua forma ou à sua localização.

IV. As cotas devem ser localizadas preferencialmente, dentro do contorno das peças.

V. Não pode ser omitidas nenhuma cota necessária para a definição da peça.

Estão incorretas as alternativas: A) I, II e IV B) I e IV C) IV e V D) II, III e V E) II e V ______________________________________________

23. A NBR 6492 - Representação de projetos de arquitetura - dentre outras definições apresenta a caracterização de cada uma das fases do projeto de arquitetura. Com relação à fase de Anteprojeto, analisa as afirmativas a seguir: I - Devem estar bem caracterizados os elementos construtivos, com indicação de medidas, níveis, áreas, denominação de compartimentos, topografia e orientação, eixos e coordenadas. A descrição dos materiais adotados deve atender às necessidades da etapa.

II - Devem estar bem representadas as relações dos setores que compõem o empreendimento, suas ligações, necessidades de área, características especiais, posturas municipais (código de obras), códigos e normas pertinentes.

III - Devem estar representados os elementos construtivos, ainda que de forma esquemática, de modo a permitir a perfeita compreensão do funcionamento do programa e partido adotados, incluindo níveis e medidas principais, áreas, acessos, denominação dos espaços, topografia, orientação.

IV - Compreende a definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares (estrutura, instalações, etc.). Nesta etapa, o projeto deve receber aprovação final do cliente e dos órgãos oficiais envolvidos e possibilitar a contratação da obra.

De acordo com a referida norma são corretas as alternativas: A) I e II B) II e III C) II e IV D) III e IV E) I e IV ______________________________________________

24. Uma escada não pode ser colocada arbitrariamente em uma edificação. Dependendo das dimensões do espelho e da base dos degraus pode tornar-se cansativa, ou não oferecer um bom apoio para o pé. A Fórmula de Blondel é utilizada como referência para o dimensionamento de escadas confortáveis. Além deste parâmetro a NBR 9077 indica limites mínimos e máximos para a altura dos degraus. Considerando uma escada de uso geral (excetuam-se escadas exclusivamente de serviço e que não sejam utilizadas como saída de emergência), a partir dos dados abaixo fornecidos, assinale a solução que atende plenamente os parâmetros de dimensionamento acima mencionados. Dados: - escada com início no pavimento térreo e final no segundo pavimento; - pé direito = 2,67metros; - espessura da laje de piso do segundo pavimento = 8cm - espessura do revestimento do segundo pavimento = 5cm A) número de degraus = 17; altura do espelho =

16,47cm; dimensão da base = 28,06cm

B) número de degraus = 18; altura do espelho =

15,55cm; dimensão da base = 32cm

C) número de degraus = 16; altura do espelho = 17,5cm;

dimensão da base = 28,5cm

D) número de degraus = 16; altura do espelho =

17,19cm; dimensão da base = 29cm

E) número de degraus = 16; altura do espelho = 17cm;

dimensão da base = 29cm

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Engenharia Civil

6

25. Com relação a utilização de viewports no Auto CAD 2008 é INCORRETO afirmar que: A) É necessário criar um layer específico para as viewports, para que o mesmo possa ser desativado e o contorno da viewport não seja impresso. B) Uma viewport só pode ser criada na forma de quadrado ou retângulo. C) O comando MVIEW cria e controla viewports de layout. D) A utilização de duas ou mais viewports, dentro da guia Layout, permite que um mesmo modelo seja impresso em escalas diferentes, sem que isso mude o modelo original criado no Model. E) A utilização de duas ou mais viewports, dentro da guia Layout, permite que um mesmo modelo seja impresso com visualizações diferentes, sem que isso mude o modelo original criado no Model. ______________________________________________

26. Com relação a NBR 5626 - Instalação predial de água fria, marque V para as definições verdadeiras e F para as falsas. Após assinala a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) alimentador predial: Tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico. ( ) barrilete: Tubulação que se origina no reservatório e da qual derivam as colunas de distribuição, quando o tipo de abastecimento é direto. ( ) coluna de distribuição: Tubulação derivada do barrilete e destinada a alimentar ramais. ( ) ramal predial: Tubulação derivada da coluna de distribuição e destinada a alimentar os sub-ramais. ( ) sub-ramal: Tubulação que liga o ramal ao ponto de utilização. A) V - F - V - F - V. B) V - V - V - F - V C) F - V - F - V - V D) F - F - V - V - F E) V - V - F - F – V ______________________________________________

27. Determine o valor em kN da força centrada P que aplicada na viga da figura é capaz de anular sua deformação quando esta sofre uma variação de temperatura de 20° C para 30º C. Considere o módulo de elasticidade e o coeficiente de dilatação térmica do material igual a 30 GPa e 5 x 10-6 / °C, respectivamente. A) 60

B) 55

C) 65

D) 70

E) 80

28. Em um sistema de coleta e transporte de esgoto sanitário todos os trechos horizontais previstos devem possibilitar o escoamento dos efluentes por gravidade, devendo, para isso, apresentar uma declividade constante. Para tanto a NBR 8160 - Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e execução - recomenda para os ramais de descarga e esgoto as seguintes declividades mínimas: A) 1% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75mm; 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou superior a 100mm. B) 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 50mm; 1% para tubulações com diâmetro nominal igual ou superior a 75mm. C) 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75mm; 1% para tubulações com diâmetro nominal igual ou superior a 100mm. D) 1% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 50mm; 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou superior a 75mm. E) 1% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75mm; 0,5% para tubulações com diâmetro nominal igual ou superior a 100mm. ______________________________________________

29. Determine o tipo e a intensidade da solicitação imposta pelo carregamento sobre a barra BH da treliça. Desconsiderar o peso próprio da estrutura. a) esforço normal igual a zero b) esforço normal de tração igual a 15 kN c) esforço normal de compressão igual a 15 kN d) esforço normal de compressão igual 30 kN e) esforços normal de tração igual a 30 kN

______________________________________________

30. Para a preparação da cabeça das estacas devem ser atendidos os seguintes critérios, EXCETO: A) a recomposição das estacas até a cota de arrasamento deve garantir sua continuidade estrutural. B) utilização de lastro de concreto magro com espessura não inferior a 5 cm para a execução do bloco de coroamento. C) a seção resultante do preparo da cabeça deve ser plana e perpendicular ao seu eixo. D) utilização de lastro de brita graduada com espessura não inferior a 5 cm para a execução do bloco de coroamento. E) especificar em projeto a ligação estaca-bloco como forma de garantir a transferência de esforços.

D

EF

G

H

C

A

B

3 m 3 m 3 m 3 m

4 m

30 kN

8 m

10 cm

20 cm

P

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Engenharia Civil

7

31. Dentre as amostras de solo apresentadas, a única que se encontra com um teor de umidade correspondente ao limite de liquidez de acordo com o método brasileiro utilizando o Aparelho de Casagrande é:

Teor de umidade (%) Número de golpes

A) 52,9 23

B) 52,3 29

C) 44,8 38

D) 54,8 13

E) 49,89 25

______________________________________________

32. Para a pintura dos quatro andares de um prédio comercial foram utilizados 8 latas de tinta acrílica fosca de 18 litros cada. Cada andar é composto por quatro salas, sendo duas de dimensões 5 x 12 metros e as duas com dimensões 8 x 10 metros, ambas com pé-direito igual a 3 metros. Sabendo que foram utilizadas duas demãos de tinta, determine o consumo de tinta por metro quadrado. Considerar a pintura das lajes e paredes e desconsiderar os vazios das janelas e portas das dependências. A) 0,08

B) 0,12

C) 0,02

D) 0,10

E) 0,13

______________________________________________

33. Segundo a NBR 5410/2005 em qualquer ponto de utilização da instalação, a queda de tensão verificada não deve ser superior aos seguintes valores, dados em relação ao valor da tensão nominal da instalação. Assinale a alternativa correta. A) 5%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT, no caso de transformador de propriedade da(s) unidade(s) consumidora(s);

B) 6%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT da empresa distribuidora de eletricidade, quando o ponto de entrega for aí localizado;

C) 7%, calculados a partir do ponto de entrega, nos demais casos de ponto de entrega com fornecimento em tensão secundária de distribuição;

D) 8%, calculados a partir dos terminais de saída do gerador, no caso de grupo gerador próprio.

E) 5%, calculados a partir do ponto de entrega, nos demais casos de ponto de entrega com fornecimento em tensão secundária de distribuição;

34. Admite-se que os condutos fechados contenham condutores de mais de um circuito quando as condições seguintes forem simultaneamente atendidas, assinale a alternativa correta. A) Os circuitos pertencerem à mesma instalação; as seções nominais dos condutores de fase estiverem contidas dentro de um intervalo de dois valores normalizados sucessivos; todos os condutores tiverem à mesma temperatura máxima para serviço contínuo; e todos os condutores forem isolados para a mais baixa tensão nominal presente;

B) Os circuitos pertencerem à mesma instalação, as seções nominais dos condutores de fase estiverem contidas dentro de um intervalo de três valores normalizados sucessivos; todos os condutores tiverem à mesma temperatura máxima para serviço contínuo; e todos os condutores forem isolados para a mais alta tensão nominal presente.

C) Os condutores pertencerem à circuitos diferentes da instalação; as seções nominais dos condutores de fase estiverem contidas dentro de um intervalo de três valores normalizados sucessivos; todos os condutores tiverem à mesma temperatura máxima para serviço contínuo; e todos os condutores forem isolados para a mais baixa tensão nominal presente;

D) Os circuitos pertencerem à mesma instalação; as seções nominais dos condutores de fase estiverem contidas dentro de um intervalo de quatro valores normalizados sucessivos; todos os condutores tiverem à mesma corrente máxima para serviço contínuo; e todos os condutores forem isolados para a mais baixa tensão nominal presente;

E) Os circuitos pertencerem à mesma instalação; as seções nominais dos condutores de fase estiverem contidas dentro de um intervalo de quatro valores normalizados sucessivos; todos os condutores tiverem à mesma corrente máxima para serviço contínuo; e todos os condutores forem isolados para a mais alta tensão nominal presente;

______________________________________________

35. A taxa de ocupação do eletroduto, dada pelo quociente entre a soma das áreas das seções transversais dos condutores previstos, calculadas com base no diâmetro externo, e a área útil da seção transversal do eletroduto, não deve ser superior a: A) 31% no caso de dois condutores.

B) 31% no caso de três ou mais condutores.

C) 40% no caso de um condutor.

D) 40% no caso de três ou mais condutores.

E) 53% no caso de dois condutores.

IFRS – Concurso Público Edital 02/2012 – Caderno de Provas – Engenharia Civil

8

36. Toda edificação deve dispor de uma infra-estrutura de aterramento. Das estruturas descritas abaixo, quais opções são admitidas pela NBR5410/2005: I) preferencialmente, uso das próprias armaduras do concreto das fundações; II) uso de fitas, barras ou cabos metálicos, especialmente previstos, imersos no concreto das fundações; III) uso de malhas metálicas enterradas, no nível das fundações, cobrindo a área da edificação e complementadas, quando necessário, por hastes verticais e/ou cabos dispostos radialmente (“pés-de-galinha”); IV) no mínimo, uso de anel metálico enterrado, circundando o perímetro da edificação e complementado, quando necessário, por hastes verticais e/ou cabos dispostos radialmente (“pés-de-galinha"). A) I e III. B) I, II, III e IV. C) II e IV. D) I, II e IV. E) I, III e IV. ______________________________________________

37. Segundo a Norma 224-3115-01/02 da Telebrás Tubulações Telefônicas em Edifícios, as tubulações telefônicas são divididas em três partes. Assinale a alternativa correta. A) Tubulação Primária, Tubulação Secundária e Tubulação de Distribuição. B) Tubulação Primária, Prumada e Tubulação de Distribuição. C) Tubulação Primária, Prumada e Tubulação Secundária. D) Tubulação de Entrada, Tubulação Secundária e Prumada. E) Tubulação de Entrada, Tubulação Primária e Tubulação Secundária. ______________________________________________

38. As curvas admitidas nos lances de tubulações devem obedecer aos seguintes citérios: A) As curvas podem ser reversas, desde que em número máximo de duas. B) As curvas não podem ser reversas, e em número máximo de três. C) As curvas podem ser reversas, desde que em número máximo de uma. D) As curvas não podem ser reversas, e em número máximo de duas. E) Não podem existir curvas. ______________________________________________

39. A elaboração do PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção é obrigatório nas obras que tenham quantos trabalhadores? A) A partir de cinco trabalhadores.

B) Mais de cinqüenta trabalhadores.

C) Setenta e cinco trabalhadores ou mais.

D) Mais de cem trabalhadores.

E) Vinte trabalhadores ou mais.

40. Segundo a NR-18, os alojamentos em canteiros de obras devem: I. ter pé –direito de 2,50m para camas simples e de 3,00m para camas duplas. II. ter pé –direito de 2,50m para camas simples, de 3,00m para camas duplas e de 3,50m para camas triplas.

III. ter área de ventilação de no mínimo 1/15 da área do piso.

IV. ter área mínima de 3 metros quadrados por módulo cama/armário, incluindo área de circulação As afirmativas corretas são: A) II e III. B) III e IV. C) I e IV. D) I, II e III. E) I, III e IV.