5,6bi boletim nÚmero do dia - maquinadoesporte.uol.com.br · ... rússia 2018 e qatar 2022. ......

5
A Fifa assinou com a Vivo seu terceiro patrocínio com uma empresa chinesa. Pelo contrato, a fabricante de celula- res se tornou uma das patrocinadoras das próximas duas edições da Copa do Mundo: Rússia 2018 e Qatar 2022. O negócio amplia a dependência de empresas chinesas na entidade máxi- ma do futebol, que desde o estouro do escândalo de corrupção envolvendo alguns de seus principais dirigentes, teve apoio de marcas da China e Qatar. “Esperamos uma forte aliança com o espírito do futebol e mostrar aos con- sumidores de todo o mundo a imagem de uma marca criativa, alegre e inter- nacional que é a Vivo”, afirmou Ni Xu- dong, vice-presidente da empresa. O acordo, válido por seis anos, tam- bém inclui a Copa das Confederações Fifa amplia dependência da China em novo patrocínio POR ADALBERTO LEISTER FILHO BOLETIM NÚMERO DO DIA EDIÇÃO • 768 QUINTA-FEIRA, 1º DE JUNHO DE 2017 WWW.MAQUINADOESPORTE.COM.BR A fabricante de telefone celular Vivo fez um evento em Pequim, no Templo Ancestral Imperial, para apresentar o patrocínio com a Fifa, válido por seis anos; é a terceira empresa da China a fechar patrocínio com a entidade após o escândalo que derrubou dirigentes 1 5,6bi De dólares é o quanto a Fifa estima arrecadar no período entre 2015 e 2018; receita maior deve vir no ano que vem, na Copa da Rússia OFERECIMENTO

Upload: vannguyet

Post on 10-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A Fifa assinou com a Vivo seu terceiro patrocínio com uma empresa chinesa. Pelo contrato, a fabricante de celula-res se tornou uma das patrocinadoras das próximas duas edições da Copa do Mundo: Rússia 2018 e Qatar 2022.

O negócio amplia a dependência de empresas chinesas na entidade máxi-ma do futebol, que desde o estouro do escândalo de corrupção envolvendo

alguns de seus principais dirigentes, teve apoio de marcas da China e Qatar.

“Esperamos uma forte aliança com o espírito do futebol e mostrar aos con-sumidores de todo o mundo a imagem de uma marca criativa, alegre e inter-nacional que é a Vivo”, afirmou Ni Xu-dong, vice-presidente da empresa.

O acordo, válido por seis anos, tam-bém inclui a Copa das Confederações

Fifa amplia dependência da China em novo patrocínio

POR ADALBERTO LEISTER FILHO

B O L E T I M

ME

RO

DO

DIA

EDIÇÃO • 768 QUINTA-FEIRA, 1º DE JUNHO DE 2017

WWW.MAQUINADOESPORTE.COM.BR

A fabricante de telefone celular Vivo

fez um evento em Pequim, no Templo Ancestral Imperial, para apresentar o patrocínio com a

Fifa, válido por seis anos; é a terceira

empresa da China a fechar patrocínio

com a entidade após o escândalo que

derrubou dirigentes

1

5,6biDe dólares é o quanto a Fifa estima arrecadar no período entre 2015 e 2018; receita maior deve vir no ano que

vem, na Copa da Rússia

O F E R E C I M E N T O

WWW.MAQUINADOESPORTE.COM.BR2

R O N A L D O C R I A P L A N O PA R A Á S I A

O ex-jogador Ronaldo Fenômeno esteve na Ásia para visitar a unidade de Hong Kong da Ronaldo Academy e analisar os planos de expansão da franquia pelo continente.

Com o CEO Rafael Bertani, ele visitou a escola internacional de Hong Kong Academy em Sai Kung e compartilhou alguns dos seus conhecimentos de futebol com os jovens. Ele foi recebido por mais de 300 estudantes.

A D I D A S R E N O VA C O M A L L B L A C K S

A seleção de rúgbi da Nova

Zelândia renovou contrato por mais quatro anos com a Adidas, que se mantém como fornecedora de material esportivo dos All Balcks até 2023. O compromisso anterior só venceria em 2019.

Com a renovação, serão 24 anos de parceria. “Não vemos a Adidas só como patrocinador, mas como uma parceira de nosso jogo”, diz Steve Tew, diretor de seleções do país.

L I G A FA Z V I V O T V A C E I TA R C A N A L

A Vivo TV começou a transmitir os canais EI Maxx a partir dos planos Ultra e EI Maxx 2 a partir do pacote Ultimate. Com isso, os assinantes da operadora poderão acompanhar a final da Liga dos Campeões, entre Juventus e Real Madrid, neste sábado, nos canais do Grupo Turner.

Entre as atrações do EI também estão as Copas do Nordeste e Verde, as Séries C e D do Brasileirão, estaduais, MMA e e-esportes.

de 2017, que começa dia 17 e não terá o Brasil, e a de 2021. Os valores do contrato não foram divulgados. A Vivo ficará no

mesmo nível de Hisense, McDonald’s e Budweiser, que são pa-trocinadores da Copa do Mundo, mas não de outros eventos da Fifa, como o Mundial de Clubes e torneios de seleções de base.

Com um aporte superior estão o Grupo Wanda, que se tornou o primeiro patrocinador chinês da Fifa, além de Adidas, Coca--Cola, Gazprom, Hyundai-Kia, Visa e Qatar Airways. A compa-nhia aérea assinou em maio um acordo com a federação de olho em ativações até a Copa do Mundo do Qatar, sede da empresa.

Entre as propriedades adquiridas pela empresa de celulares es-tão a presença publicitária em todas as partidas, nos backdrops de entrevistas e exposição de marca nas redes sociais da Fifa.

Uma ativação programada pela empresa é a escolha de um torcedor para viver um dia de fotógrafo em campo durante o aquecimento dos jogadores. Obviamente, utilizando o equipa-mento da marca. Até a Copa de 2014, essa propriedade era da Sony, que deixou a Fifa ao término do último ciclo do Mundial.

“O futebol e a tecnologia estão cada dia mais próximos. Den-tro e fora de campo. É um grande momento para ter uma aliança dessa natureza”, disse Fatma Samoura, secretária geral da Fifa.

A marca chinesa também conta com outros patrocínios esporti-vos em seu portfólio, como ser o celular oficial da NBA na China.

Desde que os escândalos do futebol mancharam a imagem da Fifa, a entidade perdeu patrocinadores importantes, como Sony e Emirates. Por conta da redução das receitas, a federação anun-ciou, em abril, que fechou 2016 com um prejuízo recorde de US$ 369 milhões (R$ 1,2 bilhão), após vários anos operando no azul.

A garota se surpreendeu ao encon-trar o atleta famoso passeando por Paris de maneira descontraída, acom-panhado por um amigo. Não teve dúvidas: chegou até ele e puxou papo. Parecia interessada. Fez algumas per-guntas. O jovem pensou ter tirado a sorte grande naquela tarde e tentou beijá-la. A garota resistiu ao assédio, tentando se esquivar. Mas ele a abra-çou e continuou tentando agarrá-la.

O parágrafo acima poderia estar nas redes sociais relatando um caso de as-sédio na balada. Mas o ambiente em que o incidente ocorreu foi em pleno Torneio de Roland Garros. O atleta é

o tenista Maxime Hamou, 22 anos e 287º do mundo, que já havia sido eli-minado da competição.

A garota é Maly Thomas, que longe de estar participando de uma micare-ta, trabalhava para o programa Avan-tage Leconte, do canal Eurosport. Ela qualificou o ataque de “grosseiro”.

“Se não estivéssemos ao vivo, eu o te-ria socado. É uma situação desagradá-vel, que reflete a relação entre homens e mulheres na vida cotidiana. Isto não deveria existir”, afirmou Maly, em en-trevista ao Huffington Post.

Atitudes como a do tenista já não são mais tratadas como “engraçadinhas” e

“uma simples brincadeira”. Isso é as-sédio. Com o agravante de ter criado uma situação constrangedora para a repórter ao vivo pela TV. Não se pode contemporizar incidentes como esse.

Em processo cada vez maior, as mu-lheres reivindicam mais igualdade e a ocupação de espaços. Querem ser ou-vidas e respeitadas na sociedade.

Roland Garros agiu rápido e teve a única atitude inteligente no episódio: tirou a credencial de Hamou. Lição que precisa ser aprendida por outros torneios, clubes e entidades esportivas.

Esporte tem que estar atento às transformações da sociedade

O P I N I Ã O

WWW.MAQUINADOESPORTE.COM.BR

O Santos lança hoje o segundo uniforme da equipe em parceria com a Kappa. Para o lança-mento, o clube escalou 15 jogadores do elen-co e o técnico Dorival Júnior para participar de ações em sete unidades diferentes da Santos Store, espalhadas por quatro cidades: Santos, São Paulo, Guarulhos e São Bernardo.

“Assim como no primeiro uniforme, o segun-do segue se apoiando na enorme tradição do Santos, junto à tecnologia vindas da Itália”, afirmou Alex Watanabe, gerente de marketing da SPR, representante da Kappa no Brasil.

“O lançamento, inclusive, marcará uma ten-dência no futebol, com a tentativa de levar ao máximo de torcedores possíveis a experiência e os valores de ser santista”, acrescentou.

A Santos Store da Vila Belmiro terá a presença de Ricardo Oliveira e de Dorival Júnior. Renato e Jean Mota estarão na loja da Rua Augusta, em São Paulo. No Shopping Metrô Tatuapé es-tarão David Braz e Kayke Moreno. A Centauro do Tietê Plaza terá Zeca e Thiago Maia.

Bruno Henrique, Cléber, Yuri e Yan irão inau-gurar a Santos Store do Shopping Campo Limpo. A unidade do Internacional Shopping Guarulhos terá Vitor Bueno e Léo Cittadini. Já o Shopping Metrópole, de São Bernardo do Campo, terá Lucas Lima e Victor Ferraz.

Todos os eventos começam às 20h. Os 50 pri-meiros que comprarem a camisa na pré-venda terão prioridade para autografar o uniforme e tirar foto com os jogadores nas lojas oficiais.

Santos cria evento simultâneo em sete lojas para lançar nova camisa

4

POR REDAÇÃO

POR ADALBERTO LEISTER FILHO

diretor de conteúdo da Máquina do Esporte

WWW.MAQUINADOESPORTE.COM.BR5

O Fox Sports, em parceria com o LiveLike, irá transmitir a decisão da Liga dos Campeões da Uefa em realidade virtual. A exibição do canal será através de seu aplicativo e exclusivamente para o público norte-americano.

O jogo entre Juventus e Real Ma-drid está marcado para o estádio Millenium, em Cardiff, no País de Gales, neste sábado (dia 3).

Não é a primeira iniciativa da emissora na transmissão de jogos

de futebol em realidade virtual. Em parceria semelhante no ano passado, Fox Sports e LiveLike exibiram o jogo entre Toronto e Seattle Sounders, que decidiram a MLS, principal liga de futebol dos Estados Unidos.

Para desfrutar da experiência em 360 graus, os usuários terão que baixar o aplicativo Fox Sports VR, disponível em iOS e Android. Não é necessário ter nenhum eq-uipamento especial de realidade

virtual para assistir ao jogo.Além da MLS, o Fox Sports já

exibiu outros eventos nesse forma-to durante o ano passado. Foram os casos do Super Bowl e do Ab-erto dos Estados Unidos de tênis.

Outras ligas do país já usaram o formato. Em novembro, a NFL iniciou a veiculação de conteúdos do futebol americano em parceria com a NextVR.

A NBA, por sua vez, foi a pio-neira na utilização da tecnologia de realidade virtual. A liga norte-americana de basquete testou o formato pela primeira vez na tem-porada passada, ao exibir o jogo Golden State Warrios e New Or-leans Pelicans.

Entre os clubes, quem saiu na fr-ente foi o Real Madrid. Em março, o time espanhol anunciou acordo com a Movistar, marca da Tele-fónica. A empresa irá produzir conteúdos em 360 graus para o Real Madrid, que serão veiculados nas redes sociais do clube.

POR REDAÇÃO

Final da Liga dos Campeões terá realidade virtual nos EUA

A Federação Paulista de Futebol anunciou a criação do Departamento de Governança e Com-pliance, que será dirigido pelo empresário Salim Haddad Neto, vice-presidente da entidade.

Segundo a federação, a iniciativa “tem como ob-jetivos controlar e garantir o cumprimento de leis e regulamentos internos e externos, além de atuar

pela transparência da entidade”.O setor terá consultoria de Edman Altheman, do

Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e diretor da Faculdade Rio Branco. Ele implemen-tou compliance na Policia Civil de São Paulo, entre outtros. Também será criada uma Comissão para desenvolver ferramentas de compliance na FPF.

FPF cria departamento de governança