4mi boletim nÚmero do dia - maquinadoesporte.uol.com.br · em atitude raramente democrática,...

4
Palmeiras e Corinthians disputarão no próximo domingo (8), no Allianz Parque, a segunda final do Campeo- nato Paulista de 2018. A disputa, que começou no último sábado com a vi- tória alviverde, ganhou novos capítulos ao longo da semana, graças à decisão das equipes em colocar torcedores nos treinos anteriores ao jogo principal. Em atitude raramente democrática, ambos os clubes decidiram abrir seus respectivos estádios para que as equi- pes recebam o apoio de seus fãs. O Corinthians já havia usado a mesma estratégia em clássicos anteriores, mas nunca na proporção atingida desta vez. O clube do Parque São Jorge abriu venda de ingressos para o treino, ao custo de um quilo de alimento não-pe- recível, tanto na internet para sócios quanto em bilheterias convencionais. O resultado foi surpreendente, com fi- Treinos lotados aquecem clássico decisivo do Paulista POR REDAÇÃO BOLETIM NÚMERO DO DIA EDIÇÃO • 974 SEXTA-FEIRA, 6 DE ABRIL DE 2018 WWW.MAQUINADOESPORTE.COM.BR Corinthians vai conseguir arrecadar 41 toneladas de alimentos para serem doados com abertura do treino antes do clássico decisivo do Paulistão; sem mais ingressos para o jogo, que só terá torcida do Palmeiras, saída é ir a treinamento 1 4mi De reais deve ser a renda do Palmeiras no duelo decisivo do Paulistão, contra o Corinthians; 40.000 bilhetes foram vendidos OFERECIMENTO

Upload: lybao

Post on 09-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Palmeiras e Corinthians disputarão no próximo domingo (8), no Allianz Parque, a segunda final do Campeo-nato Paulista de 2018. A disputa, que começou no último sábado com a vi-tória alviverde, ganhou novos capítulos ao longo da semana, graças à decisão das equipes em colocar torcedores nos treinos anteriores ao jogo principal.

Em atitude raramente democrática, ambos os clubes decidiram abrir seus

respectivos estádios para que as equi-pes recebam o apoio de seus fãs. O Corinthians já havia usado a mesma estratégia em clássicos anteriores, mas nunca na proporção atingida desta vez.

O clube do Parque São Jorge abriu venda de ingressos para o treino, ao custo de um quilo de alimento não-pe-recível, tanto na internet para sócios quanto em bilheterias convencionais. O resultado foi surpreendente, com fi-

Treinos lotados aquecem clássico decisivo do Paulista

POR REDAÇÃO

B O L E T I M

ME

RO

DO

DIA

EDIÇÃO • 974 SEXTA-FEIRA, 6 DE ABRIL DE 2018

WWW.MAQUINADOESPORTE.COM.BR

Corinthians vai conseguir arrecadar

41 toneladas de alimentos para serem doados

com abertura do treino antes do clássico decisivo

do Paulistão; sem mais ingressos

para o jogo, que só terá torcida do

Palmeiras, saída é ir a treinamento

1

4miDe reais deve ser a renda do Palmeiras

no duelo decisivo do Paulistão, contra o

Corinthians; 40.000 bilhetes foram vendidos

O F E R E C I M E N T O

WWW.MAQUINADOESPORTE.COM.BR2

C O PA F E C H A C O M M A I S U M R U S S O

A companhia ferroviária Russian Railways será patrocinadora regional da Copa do Mundo. Agora, a pouco mais de dois meses da competição, são três as empresas russas vinculadas ao Mundial, já que o banco privado Alfa-Bank e a telco Rostelecom já haviam fechado com a Fifa.

A companhia que fará transporte gratuito de mais de 400 mil pessoas ao longo de todo o Mundial, uma das principais ações da Fifa na Copa.

F 1 E M L S F O RT E S N O E - S P O RT S

A Fórmula 1 e a Major League Soccer anunciaram novos patrocínios para suas temporadas de eSports. Enquanto a F1 renovou e ampliou a parceria com a desenvolvedora de videogames e especialista em eSports Gfinity, a MLS terá o PlayStation em sua estreia nos esportes eletrônicos.

O PlayStation 4 será divulgado durante a programação da eMLS Cup, que terá suas competições nos Estados Unidos e no Canadá.

M A D R I D T E R Á S A M S U N G E M R E D E

Real Madrid e Samsung fecharam um acordo de parceria para anúncio na página do clube no Twitter. Válido por um ano, o contrato prevê que a Samsung patrocine todo o conteúdo em vídeo a ser produzido no canal.

O conteúdo terá entrevistas com os jogadores, imagens de bastidores, inclusive dos vestiários, material usado nas entrevistas de imprensa e imagens de treinos, além de gols e momentos da história do Real.

las para adquirir a entrada. Em pouco tempo, 41.500 tíquetes foram comercializados. A expectativa é reunir 41 toneladas de limentos, que serão entregues à ONG For Life Foundation.

Caso o público se confirme, o treino corintiano será o sétimo evento com maior presença de torcedores no futebol brasileiro neste ano. O encontro passaria Grêmio e Independiente, jogo pela Copa Libertadores, com um pouco mais de 40 mil pagantes.

O Palmeiras não deverá ter tanto público porque o clube abrirá apenas o anel inferior do Allianz Parque para o treino. O clube

anunciou os detalhes da troca de ingressos na quinta-feira (5), e as vendas acontecerão ao longo desta sexta-feira.

A estratégia dos times só não foi melhor porque a ideia pouco agradou ao Ministério Público do Estado de São Paulo. Ambos os treinos estavam marcados para o próximo sábado, um dia an-tes da final do Paulistão, para o período da manhã. A Polícia Mi-litar, no entanto, argumentou que não conseguiria garantir a se-gurança dos torcedores. A Arena Corinthians e o Allianz Parque ficam nas extremidades de uma única linha de metrô na capital paulista. O jogo em si acontecerá de novo com torcida única.

Na quinta-feira, a diretoria do Corinthians anunciou que não iria se indispor com o poder público. O treino, então, passou para um horário pouco convencional: às 20 horas da sexta-feira. O evento à noite foi a maneira encontrada para desagradar me-nos quem já havia comprado o ingresso. O clube também anun-ciou que fará filtro de isolamento nas entradas do estádio. Na internet, chegou a circular um movimento de torcedores que, sem ingresso, iriam apoiar o time no estacionamento da Arena.

Com os bilhetes para a decisão esgotados e a torcida única, os treinos viraram a alternativa para a torcida sem ingresso.

Há alguns meses, mostramos aqui como treinos e centros de treinamento têm se tornado propriedades comer-ciais nos Estados Unidos, com even-tos, atividades para os mais jovens, relacionamento entre outros. Nesta semana, tivemos um bom exemplo do quanto essa possibilidade precisa ser pensada para o mercado brasileiro.

Corinthians e Palmeiras fizeram um duelo à parte antes do jogo final do Paulistão: fazer a maior festa de apoio em treinamento para a decisão. Em Itaquera, quase 42 mil ingressos fo-ram vendidos, ao custo de um quilo de alimento. Mesmo com os entre-

veros com o Ministério Público, que conseguiu levar o evento para a sexta--feira, o estádio deverá ter uma pre-sença impressionante de torcedores.

Mais do que apoiar o time, estar pre-sente nos treinamentos é uma enorme oportunidade de estar próximo de equipes e estádios; Arena Corinthians e Allianz Parque têm sido locais de ex-clusão ao público de renda mais baixa.

Por isso mesmo, dificilmente daria para entender que haja um conflito de eventos, entre treino e jogo. Essa, na verdade, é mais uma oportunidade de ter o torcedor próximo e, adaptado ao público, vender mais. Os clubes pre-

cisam achar um modelo que, mesmo com altos custos de manutenção, faça valer abrir a porta de seus estádios de vez em quando para treinamentos.

Essa é uma oportunidade de vender uma propriedade diferente do que normalmente uma empresa espera das novas arenas. No último mês, o Sport Journal Business destacou que até a MLS tem feito esse uso, com pa-trocínios específicos aos uniformes de treino. Isso em um mercado em que é difícil imaginar 41 mil pessoas na arena somente para apoiar um treino.

Dérbi ressalta propriedade pouco explorada no Brasil

O P I N I Ã O

WWW.MAQUINADOESPORTE.COM.BR

Próximo da conquista do título inglês, o Man-chester City anunciou um acordo com o apli-cativo de namoro Tinder. O app vai patrocinar as equipes masculina e feminina do City e tam-bém o clube-irmão dos ingleses, o norte-ame-ricano New York City FC, que disputa a MLS.

De acordo com o Tinder, a ideia é criar “ex-periências empolgantes e exclusivas para usuá-rios do aplicativo e fãs de futebol”, o que inclui acesso exclusivo a jogos do City e ativações.

A parceria surge cerca de sete meses depois que o principal rival do clube, o Manchester United, quase fechou com o app um patrocínio para as mangas. Antes do City, o Tinder che-gou a fazer aportes pontuais e ações promo-cionais com DC United e Napoli, no futebol, e

o Atlanta Hawks, da NBA, nos últimos anos.“O Tinder é uma enorme plataforma global

que, assim como o futebol, está reunindo mi-lhões de pessoas todos os dias em todo o mun-do. O futebol é uma comunidade de fãs, que compartilham momentos, emoções e paixão pelo esporte que amam. Com o Tinder, temos uma grande oportunidade de explorar o apelo significativo do aplicativo para alcançar nosso público global e criar ainda mais relacionamen-tos de uma maneira nova, divertida e criativa”, diz Tom Glick, diretor comercial do City.

Para celebrar e ativar a parceria, o City pro-moverá um voo de dirigível pelo céu de Man-chester. Por seu lado, o Tinder mudou a cor de sua plataforma do vermelho para o azul do City.

Manchester City fecha parceria com aplicativo de namoro Tinder

3

POR REDAÇÃO

POR DUDA LOPES

novos negócios da Máquina do Esporte

WWW.MAQUINADOESPORTE.COM.BR4

O Vitória inovou em uma ação para o jogo contra o Bahia do pró-ximo domingo, que vai decidir o campeão baiano de 2018. O clube colocou seus próprios jogadores para servirem de vendedores de in-gressos nas lojas oficiais do time e também na bilheteria do Barradão.

A ação, realizada durante o perí-odo da tarde e da noite, pegou de surpresa boa parte dos torcedores:

quem chegava em algum dos lo-cais de venda, tomava um susto ao ver que um de seus ídolos estava ali para efetuar a venda do ingresso.

A bilheteria do Barradão recebeu a presença do meia Yago. Já o volan-te Fillipe Soutto e o meia Guilher-me estiveram na loja do Shopping Capemi. O meio-campista Rhayner ficou no Shopping Paralela, e o ale-mão Baumjohann atendeu os torce-

dores na loja no Center Lapa.O objetivo do clube foi alcançado:

atletas e torcedores tiveram grande interação. Os torcedores conversa-ram com seus ídolos, tiraram fotos e pegaram autógrafos. No sábado, em mais uma ação visando interação entre time e torcida, a diretoria do Vitória já anunciou que vai abrir os portões do último treinamento an-tes da partida decisiva.

Em campo, o Vitória tentará o tri-campeonato consecutivo em cima do Bahia, já que foi campeão baten-do o rival em 2016 e 2017. A tarefa, no entanto, não é fácil. No primeiro jogo, na Arena Fonte Nova, o Bahia venceu por 2 a 1 e, por isso, terá a vantagem do empate no segundo jogo, que será no Barradão.

A partida terá torcida única, após uma decisão tomada de realizar os Ba-Vi do primeiro semestre só com torcedores de uma das equipes. A medida veio após briga generaliza-da dos atletas no primeiro duelo en-tre os dois times neste ano.

POR REDAÇÃO

Vitória escala jogadores para vender ingressos para decisão

Além de colocar os atletas para fazer a venda de ingressos, o Vitória decidiu tomar uma decisão democrática na comercialização dos ingressos da final. O clube disponibilizou uma carga de 3.294 bilhetes ao custo de R$ 10. A venda foi feita ape-nas na terça-feira, no estádio do Barradão.

Em poucas horas, a carga total do bilhete popu-

lar foi vendida. O preço mínimo dos ingressos em jogos do Campeonato Baiano é de R$ 40, com a meia entrada custando R$ 20. O mais caro, é R$ 60.

A medida foi tomada pelo clube para dar mais acesso a torcedores de baixo poder aquisitivo. Para coibir a compra de bilhetes por cambistas, só foi permitido comprar dois ingressos por pessoa.

Clube esgota rapidamente bilhete popular