4°a

10
FOLCLORE Eliane, Valquiria e Ana Cristina – 4°A

Upload: silviaholanda

Post on 25-Jul-2015

117 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 4°a

FOLCLOREEliane, Valquiria e Ana Cristina – 4°A

Page 2: 4°a

O QUE É FOLCLOREPodemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração.

EXEMPLO DE LENDAS FOLCLÓRICAS PisadeiraÉ uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.

Page 3: 4°a
Page 4: 4°a

O SÃO LENDAS ?As lendas são histórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Page 5: 4°a
Page 6: 4°a

O QUE SÃO PARLENDAS?As parlendas são versos com rimas que servem para divertir, acalmar, ajudar a decorar os números ou a escolher quem deve iniciar a brincadeira.Em cada momento que as pessoas vão falar as parlendas, elas falam de uma maneira diferente porque elas aprendem de maneira diferente.E para que tornem parlendas elas precisam ser divertidas, ser faladas por muito gente, e tem que ser de gerações para gerações

Page 7: 4°a
Page 8: 4°a

O QUE SÃO CANTIGAS?As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. São muito executadas em escolas, parques e outros espaços frequentados por crianças. As músicas e coreografias são criadas por anônimos, que adaptam músicas e melodias. As letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil.

Page 9: 4°a
Page 10: 4°a

Capelinha de melãoCapelinha de melão É de São João É de cravo, é de rosa, É de manjericão São João está dormindo Não acorda, não Acordai, acordai, Acordai, João! 

Escravos de Jó Escravos de Jó Jogavam caxangá Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar.Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.