4º bimestre plano de desenvolvimento · analisar o papel da religião cristã na cultura e nos...

17
Material Digital do Professor História – 6º ano 4º bimestre – Plano de desenvolvimento Este plano de desenvolvimento tem por objetivo ser um apoio para o professor no desenvolvimento do trabalho com a Unidade 4 “A Idade Média: o Ocidente cristão, a África e o Islã”. Aqui estão detalhados os objetos de conhecimento e as habilidades previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relacionados aos conteúdos didáticos desenvolvidos no volume. Assim, este plano apresenta sugestões de procedimentos didáticos a serem adotados em sala, a cada aula de História do 6º ano, ao longo das dez semanas letivas do 4º bimestre. Na parte final, há uma indicação de projeto integrador abarcando as disciplinas de História e Arte no decurso do 4º bimestre. 1. Objetos de conhecimento e habilidades da BNCC Para facilitar a organização e o planejamento das atividades ao longo do 4º bimestre letivo, no quadro abaixo estão listados os tópicos de conteúdo dos capítulos 10, 11 e 12, da Unidade 4, e os objetos de conhecimento e as habilidades previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trabalhados em cada um desses capítulos. Referência no material didático Objetos de conhecimento Habilidades Capítulo 10 O feudalismo europeu Senhores e servos no mundo antigo e no medieval Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa medieval e África) Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos. (EF06HI16) O papel da religião cristã, dos mosteiros e da cultura na Idade Média Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. (EF06HI18) O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais. (EF06HI19)

Upload: others

Post on 05-Nov-2019

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 4º bimestre Plano de desenvolvimento · Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. (EF06HI18) O papel da mulher na

Material Digital do Professor

História – 6º ano

4º bimestre – Plano de desenvolvimento

Este plano de desenvolvimento tem por objetivo ser um apoio para o professor no

desenvolvimento do trabalho com a Unidade 4 “A Idade Média: o Ocidente cristão, a África e o Islã”.

Aqui estão detalhados os objetos de conhecimento e as habilidades previstos na Base Nacional Comum

Curricular (BNCC), relacionados aos conteúdos didáticos desenvolvidos no volume.

Assim, este plano apresenta sugestões de procedimentos didáticos a serem adotados em sala,

a cada aula de História do 6º ano, ao longo das dez semanas letivas do 4º bimestre. Na parte final, há

uma indicação de projeto integrador abarcando as disciplinas de História e Arte no decurso do 4º

bimestre.

1. Objetos de conhecimento e habilidades da BNCC

Para facilitar a organização e o planejamento das atividades ao longo do 4º bimestre letivo, no

quadro abaixo estão listados os tópicos de conteúdo dos capítulos 10, 11 e 12, da Unidade 4, e os

objetos de conhecimento e as habilidades previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

trabalhados em cada um desses capítulos.

Referência no material didático

Objetos de conhecimento Habilidades

Capítulo 10 O feudalismo

europeu

Senhores e servos no mundo antigo e no medieval Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa medieval e África) Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval

Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos. (EF06HI16)

O papel da religião cristã, dos mosteiros e da cultura na Idade Média

Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. (EF06HI18)

O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval

Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais. (EF06HI19)

Page 2: 4º bimestre Plano de desenvolvimento · Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. (EF06HI18) O papel da mulher na

Material Digital do Professor

História – 6º ano

4º bimestre – Plano de desenvolvimento

Capítulo 11 O Islã em

expansão: África e Europa

As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma • Domínios e expansão das culturas grega e romana • Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-estados e sociedades linhageiras ou aldeias

Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas. (EF06HI13)

O Mediterrâneo como espaço de interação entre as sociedades da Europa, da África e do Oriente Médio

Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado. (EF06HI15)

Capítulo 12 África: reinos ao sul

do Saara

As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma • Domínios e expansão das culturas grega e romana • Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-estados e sociedades linhageiras ou aldeias

Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas. (EF06HI13)

2. Atividades recorrentes na sala de aula

Com o objetivo de favorecer o desenvolvimento adequado dos objetos de conhecimento e

habilidades previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 4º bimestre do 6º ano e dar

mais efetividade ao trabalho docente cotidiano, são indicadas como atividades recorrentes em sala de

aula:

• Leitura e problematização dos textos introdutórios dos capítulos 10, 11 e 12 do Livro do Aluno, com a análise das imagens e o debate das atividades propostas na abertura de cada um desses capítulos.

Page 3: 4º bimestre Plano de desenvolvimento · Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. (EF06HI18) O papel da mulher na

Material Digital do Professor

História – 6º ano

4º bimestre – Plano de desenvolvimento

• Exposições didáticas dos tópicos de conteúdo dos capítulos 10, 11 e 12 do Livro do Aluno, com a construção de esquemas, linhas do tempo, tabelas explicativas no quadro e/ou apresentação de slides de conteúdo, leitura e problematização de trechos específicos dos capítulos e análise cuidadosa das imagens, dos mapas, dos textos de apoio e das fontes históricas neles presentes.

• Orientações constantes para que o aluno realize leituras atentas dos tópicos de conteúdo dos capítulos 10, 11 e 12, registre os esquemas explicativos e informações trabalhadas em sala a cada aula e responda adequadamente, em seu caderno, a todas as atividades propostas nos referidos capítulos.

• Correções regulares das atividades propostas nos capítulos 10, 11 e 12, reservando momentos em que o aluno possa se expressar oralmente acerca das respostas que elaborou e revisar os registros produzidos no caderno.

• Apresentação e análise de filmes, documentários, músicas, imagens e mapas históricos selecionados pelo professor e relacionados a cada um dos tópicos de conteúdo dos capítulos 10, 11 e 12 do Livro do Aluno, reservando momentos para que os alunos possam se expressar oralmente sobre os temas abortados em tais materiais audiovisuais.

• Utilização dos recursos computacionais disponíveis no laboratório de informática da escola para a realização de pesquisa de textos e imagens históricas e a elaboração de slides sobre temas a serem estudados em sala de aula.

• Realização de cartazes e elaboração de painel coletivo pela turma, com orientações prévias para a pesquisa de materiais e informações sobre temas abordados em sala de aula e previsão de momentos para a apresentação dos trabalhos realizados em grupo.

• Aplicação de provas previamente agendadas, com questões objetivas e discursivas relacionadas ao conteúdo dos capítulos 10, 11 e 12 do Livro do Aluno.

3. Relação entre a prática didático-pedagógica e o

desenvolvimento de habilidades

Em plena sintonia com a proposta desta coleção – que é auxiliar o professor a pôr em prática

a vivência do ensino de uma História plural, livre de ortodoxias, atenta às diversidades regionais e

sociais de nosso país –, as atividades e procedimentos didático-pedagógicos aqui previstos colocam

sempre o aluno do 6º ano do Ensino Fundamental como protagonista fundamental do processo de

aprendizagem e desenvolvimento gradual das habilidades indicadas na BNCC. Para o alcance das

habilidades diretamente relacionadas ao capítulo 10 do Livro do Aluno “O feudalismo europeu”, são

sugeridos ao professor e descritos a seguir, no item 4 deste plano de desenvolvimento, procedimentos

e atividades que envolvem a análise e o debate de textos, imagens, mapas, filmes, fontes históricas e

questões que incentivam o aprofundamentos dos estudos e a pesquisa e interpretação de imagens e

dados históricos, bem como propõem desafios de interpretação, com orientações para que o aluno

realize registro no caderno e tenha momentos em sala para se expressar oralmente sobre os

conteúdos estudados e as informações audiovisuais que lhe foram apresentadas.

Page 4: 4º bimestre Plano de desenvolvimento · Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. (EF06HI18) O papel da mulher na

Material Digital do Professor

História – 6º ano

4º bimestre – Plano de desenvolvimento

Nas sugestões para o trabalho em sala dos temas presentes no capítulo 10, destaca-se,

primeiramente, a proposta de permitir uma melhor compreensão dos modos de vida e das relações

de poder no seio da nobreza feudal, por meio de uma atividade em que o aluno pesquisará e

apresentará imagens e informações sobre castelos medievais. No próximo tópico de conteúdo do

capítulo 10 “O senhorio e a servidão camponesa”, as atividades para o alcance das habilidades da BNCC

estão vinculadas à compreensão do papel da mulher na sociedade medieval e das formas de

organização do trabalho e da vida social durante o feudalismo. Além das aulas expositivas e realizações

de exercícios propostos no Livro do Aluno, as atividades envolvem a realização de oficina para

confecção e apresentação de cartazes sobre as temáticas abordadas no tópico.

Por sua vez, as indicações de atividades e procedimentos didáticos para o desenvolvimento de

habilidades relacionadas ao capítulo 11 “O Islã em expansão: África e Europa”, e ao capítulo 12 “Reinos

ao sul do Saara”, seguem a mesma perspectiva didático-pedagógica de colocar os alunos no centro da

produção do conhecimento histórico escolar, sempre sob constante e cuidadosa orientação do

professor. No caso do capítulo 11, a habilidade prevista na BNCC (EF06HI15), que consta na proposta

presente no próximo item deste plano desenvolvimento, deverá ser desenvolvida com a participação

ativa e organizada da turma, para a construção de um painel coletivo sobre a religião, a cultura e os

conhecimentos técnicos e científicos no mundo islâmico entre os séculos VII e XI.

Por fim, para a análise das diferentes formas de organização política na África – reinos,

impérios, cidades-estados e sociedades linhageiras ou aldeias –, a proposta central de abordagem do

capitulo 12 envolve a realização de atividades pelos alunos, sob a mediação do professor, no

laboratório ou sala de informática da escola, onde deverão ser pesquisados textos, imagens e mapas

relativos aos reinos de Gana, Mali, Songai, Congo e Angola, visando à confecção de cartazes temáticos

sobre tais reinos. Após a devida preparação, a turma fará as apresentações dos cartazes com as

informações históricas relacionadas a cada um dos cinco reinos africanos citados acima, contando

sempre nesse processo com o devido suporte do professor.

4. Gestão da sala de aula

O quadro abaixo contém sugestões para uma gerência das aulas à altura dos desafios que a

diversidade e a relativa complexidade de conteúdos e habilidades a serem trabalhados durante o 4º

bimestre colocam para o professor, no desenrolar efetivo de seu trabalho educativo junto à turma do

6º ano do Ensino Fundamental. Com efeito, ao lado do planejamento do desenvolvimento semanal

dos tópicos de conteúdo dos capítulos 10, 11 e 12, encontram-se nesse quadro propostas detalhadas

de atividades e procedimentos didático-pedagógicos que podem possibilitar ao professor uma melhor

organização de seu trabalho em sala e a construção, em conjunto com a turma, de um ambiente de

estudos tranquilo, disciplinado, colaborativo, criativo e propício para o alcance das habilidades e dos

conhecimentos previstos na BNCC.

Page 5: 4º bimestre Plano de desenvolvimento · Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. (EF06HI18) O papel da mulher na

Material Digital do Professor

História – 6º ano

4º bimestre – Plano de desenvolvimento

Desenvolvimento semanal dos tópicos de conteúdo

Relação entre a prática didático-pedagógica e o desenvolvimento de habilidades previstas na BNCC

SEMANA LETIVA

Referência no

material didático

Sugestão de atividades e procedimentos didáticos

Habilidades

SEM

AN

A

Introdução ao capítulo 10

e A nobreza feudal

1ª aula: Analise com a turma a imagem e o texto introdutório ao capítulo 10, referentes aos grupos que compunham a sociedade feudal – clérigos, nobres, cavaleiros e servos –, incentivando cada aluno a expressar oralmente suas impressões iniciais sobre as diferenças entre a Idade Antiga e a Idade Média. Utilizando o quadro, explique as características do poder, da formação guerreira e dos laços de suserania e de vassalagem mantidos entre os membros da nobreza, entre os séculos IX e XII, na Europa feudal. Nos momentos finais da aula, oriente a turma a realizar em casa a leitura necessária a fim de resolver no caderno as questões 1, 2, 3, 4 e 5 da seção “O que aprendemos” e para empreender a pesquisa sobre castelos medievais indicada na seção “Outras histórias”. Neste caso, enfatize que o aluno deve buscar imagens e informações sobre um castelo de sua escolha, registrando as informações no caderno e as apresentando aos colegas na aula seguinte.

(EF06HI16) (EF06HI19)

2ª aula: Com o auxílio do quadro da sala de aula, realize, com a turma, a correção das respostas às questões 1, 2, 3, 4 e 5 da seção “O que aprendemos”. A seguir, exiba um trecho (de 15 a 20 minutos) do documentário Grandes castelos da Europa (Estados Unidos: Discovery Channel, 2002). Na sequência, organize um debate para que a turma possa apresentar as imagens e comentar as informações obtidas na pesquisa que realizou sobre castelos medievais. Essa atividade de pesquisa e de apresentação de imagens e informações sobre castelos medievais pode ser um dos instrumentos de avaliação formativa do 4º bimestre letivo.

O senhorio e a servidão camponesa e Transformações no

feudalismo

3ª aula: Realize uma leitura compartilhada do texto presente na seção “Documentos”, incentivando o aluno a se expressar oralmente sobre quais grupos e suas respectivas funções na sociedade são mencionados nesse documento. Na sequência, explique à turma como se organizava a propriedade feudal, em que consistiam as obrigações servis, qual era o papel da mulher nessa época e quais transformações se processaram no feudalismo entre os séculos XI e XIII. Nos momentos finais da aula, divida a turma em cinco grupos para a realização de cartazes na aula seguinte sobre as condições de vida dos servos e o papel da mulher na Idade Média. Oriente o aluno a trazer os materiais necessários para a composição de um cartaz temático, trabalho a ser realizado em grupo.

(EF06HI16) (EF06HI19)

4ª aula: Organize a turma para a realização de cartazes sobre as

condições de vida dos servos e o papel da mulher na Idade Média, dividindo e orientando os grupos a partir de cincos temas: 1. A organização do feudo; 2. Os tipos de trabalhos realizados no feudo pelos servos; 3. As obrigações servis; 4. O papel da mulher na Idade Média; e 5. As crenças religiosas dos servos. Após todos os grupos terem concluído os cartazes, incentive-os a fazer uma rápida apresentação de seus trabalhos, que deverão ser afixados em espaço adequado na sala de aula. Essa oficina de confecção e de apresentação de cartazes sobre as condições de vida dos servos e o papel da mulher na Idade Média pode ser um dos instrumentos de avaliação formativa do 4º bimestre letivo.

Page 6: 4º bimestre Plano de desenvolvimento · Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. (EF06HI18) O papel da mulher na

Material Digital do Professor

História – 6º ano

4º bimestre – Plano de desenvolvimento

SEM

AN

A

A Igreja medieval e

As Cruzadas

1ª aula: Utilizando o quadro da sala de aula, analise tanto o papel da

Igreja na Europa medieval e suas estreitas relações com os senhores

e os monarcas feudais, quanto as razões e consequências do

movimento cruzadista empreendido entre os séculos XI e XIII.

(EF06HI18)

2ª aula: Exiba um trecho de cerca de 40 minutos do filme Cruzada

(Direção de Ridley Scott. Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e

Alemanha: Fox, 2005), previamente selecionado. Organize um debate

em que o aluno possa relacionar as cenas assistidas ao conteúdo

estudado na aula anterior: o papel da Igreja na Europa medieval, suas

relações com os senhores e os monarcas feudais e o movimento

cruzadista empreendido entre os séculos XI e XII.

3ª aula: Organize a turma em grupos no início da aula e oriente o

aluno a resolver no caderno as questões 6, 7, 8, 9 e 10 da seção “O

que aprendemos” e as atividades propostas nas seções

“Documento”, “Outras Histórias” e “O seu lugar na História”.

4ª aula: Com auxílio do quadro, corrija as respostas das questões 6, 7, 8, 9 e 10 da seção “O que aprendemos” e das atividades das seções “Documento”, “Outras Histórias” e “O seu lugar na História”, incentivando o aluno a se expressar oralmente em relação às respostas que elaborou.

SEM

AN

A

A Reforma Gregoriana

e O combate aos hereges

1ª aula: Explique à turma a importância da Reforma Gregoriana

(século XI), do movimento de combate às heresias desencadeado

pela Igreja no século XIII e das características fundamentais da

arquitetura medieval, realçando tais explicações com a análise de

textos e imagens presentes no capítulo.

(EF06HI18) 2ª aula: Organize a turma em grupos, orientando-os a resolver no

caderno as atividades propostas nas seções “Pesquisa”, “Imagens

contam a História” e “O passado presente”. Nos momentos finais da

aula, com o auxílio do quadro, realize a correção dessas atividades

com a ajuda da turma, incentivando o aluno a se expressar oralmente

em relação às respostas que elaborou.

Os reis feudais e A morte de

Guilherme

3ª e 4ª aulas: Utilizando o quadro, explique a formação e a

consolidação, entre os séculos IX e XII, de três das principais

monarquias feudais desse contexto: a França, o Sacro Império

Romano-Germânico e a Inglaterra.

(EF06HI16) (EF06HI18)

SEM

AN

A

Introdução ao Capítulo 11

e As fontes para a

História da África

1ª aula: Analise com a turma o texto introdutório do capítulo 11, referente aos conflitos ocorridos durante a expansão islâmica na região do Magreb, no século VII, destacando os elementos da gravura de 1881, que retrata a Grande Mesquita de Kayrawan, na Tunísia, e debatendo com a turma o que existe em comum entre as palavras Islã, muçulmano, Maomé e Alá. Oriente o aluno a registrar no caderno a resposta elaborada coletivamente. Na sequência, utilizando o quadro, exponha as informações referentes aos principais tipos de fontes utilizadas na escrita da história da África (fontes de tradição oral, registros escritos e vestígios arqueológicos).

(EF06HI13) (EF06HI15)

2ª aula: Organize a turma em grupos e oriente a resolver as questões 1, 2, 3, 4 e 5 da seção “O que aprendemos”. Solicite ao aluno que registre suas respostas no caderno e realize uma pesquisa sobre os camelos e o uso desse animal entre os habitantes do deserto do Saara nos dias atuais. Nos momentos finais da aula, com o auxílio do quadro, realize com a turma a correção das atividades da seção, incentivando o aluno a se expressar oralmente em relação às respostas que elaborou.

Page 7: 4º bimestre Plano de desenvolvimento · Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. (EF06HI18) O papel da mulher na

Material Digital do Professor

História – 6º ano

4º bimestre – Plano de desenvolvimento

O nascimento do Islã

3ª e 4ª aulas: Utilizando o quadro, explique o tópico de conteúdo referente ao contexto histórico de surgimento do islamismo na península Arábica, no século VI, e os princípios fundamentais dessa religião, analisando o mapa e as imagens presentes no tópico.

(EF06HI13) (EF06HI15)

SEM

AN

A

A expansão do Islã

1ª aula: No primeiro momento da aula, analise com a turma as informações presentes na pintura relativa à Batalha de Poitiers e no mapa sobre a expansão árabe nos séculos VII e VIII. Na sequência, utilizando o quadro da sala de aula, exponha o processo de expansão islâmica, realçando os territórios conquistados pelos muçulmanos nessa época, as formas de governo dessas regiões dominadas e suas principais atividades econômicas, tanto na África e na Ásia quanto na península Ibérica. Nos momentos finais da aula, oriente o aluno a responder no caderno às questões 6, 7, 8, 9 e 10 da seção “O que aprendemos” e todas as atividades propostas nas seções “Imagens contam a história” e “O passado presente”.

(EF06HI13) (EF06HI15)

A cultura árabe

2ª aula: A partir da leitura dos textos das seções “O seu lugar na História – Língua portuguesa” e “A História não está sozinha – Línguas”, estabeleça um debate com a turma sobre as relações existentes entre a língua árabe e a religião muçulmana e sobre as múltiplas contribuições desse idioma para a língua portuguesa. Em seguida, utilizando o quadro, exponha as principais contribuições artísticas, culturais, técnicas e científicas dos povos árabes ao mundo Ocidental. No encerramento da aula, informe a turma acerca da elaboração do painel coletivo, a ser realizado na 4ª aula dessa semana, sobre a religião, a cultura e os conhecimentos técnicos e científicos no mundo islâmico entre os séculos VII e XI. Organize os grupos para a pesquisa de informações e imagens a partir de cinco temas: 1. Origem e fundamentos da religião muçulmana; 2. A expansão do Islã na África; 3. A presença muçulmana na península Ibérica; 4. A influência da língua e da cultura árabe no mundo Ocidental; e 5. A importância dos avanços técnicos e científicos dos povos árabes para o Ocidente.

Os árabes na África

3ª aula: Com o auxílio do quadro, realize a correção das questões 6,

7, 8, 9 e 10 da seção “O que aprendemos”, das atividades propostas

nas seções “Imagens contam a história” e “O passado presente”. Na

sequência, utilizando o quadro, analise o processo de islamização

ocorrido no Egito, no Magreb, no norte e no oeste da África e no sul

do deserto do Saara. Na parte final da aula, discuta com a turma as

atividades propostas nas seções “Outras histórias – lugares”, “Outras

histórias – tecnologias” e “Documento”, orientando o aluno a

registrar no caderno as repostas construídas coletivamente.

(EF06HI13) (EF06HI15)

4ª aula: Organize a turma para a construção do painel coletivo sobre

a religião, a cultura e os conhecimentos técnicos e científicos no

mundo islâmico, entre os séculos VII e XI, com base na pesquisa

realizada pelos grupos anteriormente definidos e orientados. A

princípio, cada grupo fará um cartaz relacionado ao tema de sua

pesquisa. Após ter concluído a realização dos cartazes temáticos,

incentive os alunos a fazer uma rápida apresentação de seu trabalho,

que será, posteriormente, incluído no painel coletivo.

Essa oficina de construção do painel coletivo pode ser um dos

instrumentos de avaliação formativa do 4º bimestre letivo.

SEM

AN

A

Revisão dos capítulos 10 e 11

1ª e 2ª aulas: Realize uma revisão do conteúdo dos capítulos 10 e 11,

identifique e procure esclarecer as principais dúvidas da turma,

preparando-a para a primeira prova bimestral.

(EF06HI13) (EF06HI15)

Page 8: 4º bimestre Plano de desenvolvimento · Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. (EF06HI18) O papel da mulher na

Material Digital do Professor

História – 6º ano

4º bimestre – Plano de desenvolvimento

Primeira prova bimestral

(capítulos 10 e 11)

3ª e 4ª aulas: Aplique a prova com questões dissertativas e de

múltipla escolha, relacionadas ao conteúdo dos capítulos 10 e 11 do

Livro do Aluno.

(EF06HI16) (EF06HI18) (EF06HI19)

SEM

AN

A

Introdução ao capítulo 12 e A África

e a História

1ª aula: Examine com a turma a gravura que representa a cidade de Loango no século XII e o texto introdutório do capítulo 12, discutindo com o grupo a seguinte questão: “Se a maioria dos povos africanos era ágrafa, como conhecemos, hoje, a história dessas sociedades?”. A partir das respostas, enfatize a importância da tradição oral na história e na cultura dos povos africanos, analisando as informações textuais e a imagem do griot que constam no Livro do Aluno. Na sequência, exiba um trecho, de 15 a 20 minutos, do filme Pantera Negra (Direção de Ryan Coogler. Marvel e Walt Disney: Estados Unidos, 2008), previamente selecionado, que mostre as características fundamentais das cinco tribos integrantes de Wakanda – reino africano fictício, altamente desenvolvido do ponto de vista tecnológico e cuja riqueza principal é o poderoso metal vibranium. Na parte final da aula, divida a turma em cinco grupos para a realização de estudos no laboratório ou na sala de informática da escola e a confecção de cartazes sobre os reinos africanos abordados no capítulo 12 e que serão apresentados na próxima semana letiva. Confira no item 7 deste plano de desenvolvimento a proposta detalhada de projeto integrador entre História e Artes sob o tema “Os reinos africanos são tão impressionantes quanto Wakanda”.

(EF06HI13)

2ª aula: No laboratório ou sala de informática da escola, organize os cinco grupos para a pesquisa de informações e de imagens necessárias à composição, na próxima aula, de cartazes com os seguintes temas: 1. O reino de Gana; 2. O reino do Mali; 3. O reino de Songai; 4. O reino do Congo; e 5. O reino de Angola. Salve todo material pesquisado pelos grupos em um pendrive, fazendo a seleção do que será impresso (caso seja possível utilize a impressora da escola), garantindo a qualidade do material. No encerramento desta aula, oriente os alunos a realizar em casa os estudos necessários para a resolução das questões 1, 2, 3, 4 e 5 da seção “O que aprendemos” e das atividades propostas nas seções “Outras Histórias” e “Pesquisa”.

3ª aula: Organize a sala para a confecção dos cartazes sobre os reinos africanos, distribuindo o material impresso para cada grupo e orientando os alunos a realizar uma leitura atenta dos tópicos de conteúdo, mapas e imagens do capítulo 12, referentes aos reinos de Gana, Mali, Songai, Congo e Angola. Revise com os grupos as informações presentes nos cartazes, que serão apresentados nas aulas seguintes. Essa oficina de confecção e apresentação de cartazes sobre os reinos africanos abordados no capítulo 12 pode ser um dos instrumentos de avaliação formativa do 4ª bimestre letivo.

Page 9: 4º bimestre Plano de desenvolvimento · Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. (EF06HI18) O papel da mulher na

Material Digital do Professor

História – 6º ano

4º bimestre – Plano de desenvolvimento

Os reinos do Sudão ocidental

e A escravidão na África ao sul do Saara

4ª aula: Utilizando o quadro, explique para a turma o tópico de conteúdo referente às características geográficas, políticas, históricas e culturais do Sudão Ocidental, região na qual se desenvolveram os reinos de Gana, do Mali e de Songai. Aborde as origens e as evoluções da escravidão na África subsaariana, região onde estavam localizados os reinos do Congo e de Angola, destacando as informações presentes no mapa e nas imagens encontradas no capítulo. Na sequência, faça a correção das respostas elaboradas pela turma das questões 1, 2, 3, 4 e 5 da seção “O que aprendemos” e das atividades propostas nas seções “Outras Histórias” e “Pesquisa”, orientando os alunos a realizar as revisões, eventualmente necessárias, de suas respostas. Encerre a aula dando as orientações necessárias para a realização das apresentações dos cartazes, marcada para a semana seguinte.

(EF06HI13)

SEM

AN

A

O reino do ouro: Gana

1ª aula: Na parte inicial da aula, organize a turma em um grande círculo, fornecendo ao primeiro grupo o devido suporte para que seja feita a apresentação do cartaz com as informações históricas do Reino de Gana, que ao final será afixado em espaço adequado na sala. Na sequência, analise com a turma a questão sobre as minas de sal no deserto do Saara (seção “A História não está sozinha”). No encerramento da aula, oriente o aluno a realizar em casa os estudos necessários para a resolução das questões 6, 7, 8, 9, 10 e 11 da seção “O que aprendemos” e das atividades propostas nas seções “Que há na imagem?” e “Documento”.

(EF06HI13)

O Mali

2ª aula: Na parte inicial da aula, organize a turma em um grande círculo, fornecendo ao segundo grupo o devido suporte para que seja feita a apresentação do cartaz com as informações históricas do Reino do Mali, que ao final será afixado em espaço adequado na sala. A seguir, analise com a turma as atividades propostas nas seções “Documento” e “Imagens contam a História”.

Império de Songai

3ª e 4ª aulas: Na parte inicial dessas aulas, organize a turma em um grande círculo, fornecendo ao terceiro grupo o devido suporte para que seja feita a apresentação do cartaz com as informações históricas do Reino de Songai, que ao final será afixado em espaço adequado na sala, junto aos demais cartazes já apresentados. Na sequência, realize com a turma a atividade relacionada à cidade de Tombuctu, presente na seção “Outras Histórias”.

SEM

AN

A

Ao sul do Saara: a

África centro-ocidental e do Sul

1ª e 2ª aulas: Nos momentos iniciais, organize a turma em um grande

círculo, fornecendo ao quarto grupo o devido suporte para que seja

feita a apresentação do cartaz com as informações históricas do

Reino do Congo, que ao final será afixado em espaço adequado na

sala, junto com os demais cartazes já apresentados. Na sequência,

analise com a turma o texto e as atividades sobre vocábulos do

português que têm origem na língua banta e as questões presentes

na seção “O passado presente”

(EF06HI13) 3ª e 4ª aulas: Inicie as aulas organizando a turma em um grande círculo, fornecendo ao quinto grupo o devido suporte para que seja feita a apresentação do cartaz com as informações históricas do Reino de Angola, que ao final será afixado em espaço adequado na sala, junto com os demais cartazes já apresentados. A seguir, examine com a turma o texto “Do Saara ao Atlântico” e faça a correção das questões 6, 7, 8, 9, 10 e 11 da seção “O que aprendemos”, das atividades propostas nas seções “Que há na imagem?” e “Documento”, também com orientações para que sejam realizadas no caderno as revisões porventura necessárias.

Page 10: 4º bimestre Plano de desenvolvimento · Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. (EF06HI18) O papel da mulher na

Material Digital do Professor

História – 6º ano

4º bimestre – Plano de desenvolvimento

10

ª SE

MA

NA

Revisão do capítulo

12

1ª e 2ª aulas: Realize uma revisão do conteúdo dos capítulos 11 e 12 identificando e procurando esclarecer as principais dúvidas da turma a fim de prepará-la para a segunda prova bimestral.

(EF06HI13) Segunda prova bimestral

(capítulo 12)

3ª e 4ª aulas: Aplicação de prova com questões dissertativas e de múltipla escolha relacionadas ao conteúdo do capítulo 12 do Livro do Aluno.

5. Acompanhamento do aprendizado dos estudantes

Partindo do princípio pedagógico de que o processo de avaliação deve ser contínuo, esteja

atento para que os instrumentos de avaliação não se limitem às duas provas bimestrais indicadas na

descrição de atividades do item 4. Nesse sentido, um caminho bastante positivo é a adoção de

procedimentos de avaliação formativa, valorizando sempre a participação e o interesse dos alunos e

atribuindo pontos relevantes para a realização das diferentes tarefas individuais e/ou em grupo

programadas para as dez semanas letivas do 4º bimestre, como: os registros em caderno das

explicações e dos esquemas de aula; a resolução das atividades do Livro do Aluno indicadas; a

participação na oficina de cartazes e na construção do painel coletivo e a apresentação oral de

trabalhos e debates organizados em sala. Importante ressaltar também é a possibilidade de o

professor incluir o desenvolvimento do projeto integrador “Os reinos africanos são tão

impressionantes quanto Wakanda”, detalhado no item 7 este plano de desenvolvimento, como parte

dos instrumentos de avaliação formativa a ser adotado ao longo do 4º bimestre.

Além de destacar a dimensão autoavaliativa necessária ao aperfeiçoamento contínuo de seu

trabalho docente, a adoção pelo professor de procedimentos de avaliação formativa, como os

indicados acima, lhe permitirá não apenas compreender melhor as dificuldades dos alunos em cada

tópico de conteúdo, como também tornará mais fácil identificar qual aluno necessita de

acompanhamento constante e abordagens diferenciadas para avançar juntos com toda a turma,

adquirindo nível significativo de aprendizagem. Por conseguinte, ao final das atividades do 4º bimestre

letivo, os alunos deverão ter adquirido as seguintes habilidades essenciais para o desenvolvimento dos

estudos de História nas próximas etapas de aprendizagem dos anos finais do Ensino Fundamental:

• Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços, desenvolvida a partir do estudo circunstanciado das características sociais e históricas dos árabes muçulmanos e da Europa ocidental no período do feudalismo.

• Compreender as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado, alcançado com base na análise tanto do processo de expansão islâmica entre os séculos VII e XI quanto do movimento cruzadista e dos contatos e conflitos mantidos entre a cristandade ocidental e o mundo muçulmano de 1096 a 1270.

• Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, por meio do estudo

Page 11: 4º bimestre Plano de desenvolvimento · Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. (EF06HI18) O papel da mulher na

Material Digital do Professor

História – 6º ano

4º bimestre – Plano de desenvolvimento

consistente das relações sociais de produção e poder mantidas entre senhores, clero e servos no contexto socio-histórico da Europa medieval.

• Reconhecer os diferentes papéis e condições sociais das mulheres durante a Idade Média.

• Entender a influência política e ideológica da Igreja católica na produção artística e cultural e nos modos de organização social durante a Idade Média, na Europa ocidental.

• Constituir a noção histórica de império, com base na análise circunstanciada da trajetória histórica dos árabes muçulmanos e das monarquias da Europa ocidental, no período do feudalismo; bem como dos reinos e impérios existentes no continente africano nas idades Antiga e Média.

• Entender a importância da relação entre as noções de história e cultura e entre as disciplinas História e Artes na compreensão, em especial, das diferentes formas históricas de organização política e social na África, por meio do estudo circunstanciado dos reinos de Gana, Mali, Songai, Congo e Angola.

6. Fontes de pesquisa para uso em sala de aula ou para

apresentar aos estudantes

Com o objetivo de ampliar as fontes de pesquisa e informação para que o professor

enriqueça crescentemente as suas aulas e motive sua turma a ampliar ainda mais os seus

horizontes culturais, no quadro abaixo seguem sugestões de sites, vídeos, filmes, notícias

relevantes, artigos científicos e livros relacionados a temas presentes nos capítulos 10, 11 e

12:

Capítulos Tipos de fontes

Sugestões para o professor

CA

PÍT

ULO

10

Site Projeto A Idade Média em sala de aula foi desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB) e disponibiliza imagens, documentos escritos e jogos sobre a Idade Média para público não especialista. Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=www.idademedianaescola.+com.br&rlz=1C1GCEA_enBR808BR808&oq=www.idademedianaescola.+com.br&aqs=chrome..69i57j69i60.2522j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8>. Acesso em: 3 out. 2018.

Filme O incrível exército de Brancaleone. Direção de Mário Monicelli. Produção: Itália, 1965. Utilizando-

se sempre da sátira, o filme de Monicelli focaliza a decadência das relações sociais no mundo

feudal, o poder da Igreja católica, o cisma do Oriente e a presença ameaçadora dos muçulmanos

na Europa.

Artigos científicos

NASCIMENTO, Maria Filomena Dias. Ser mulher na Idade Média. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/textos/article/viewFile/5807/4813> Acesso em: 4 out. 2018.

MENEZES NETO, Geraldo Magella de. História Medieval no ensino fundamental: relato de experiências em uma escola pública do distrito de Mosqueiro (Pará). Disponível em: <http://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/viewFile/4193/3053>. Acesso em: 4 out. 2018.

Page 12: 4º bimestre Plano de desenvolvimento · Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. (EF06HI18) O papel da mulher na

Material Digital do Professor

História – 6º ano

4º bimestre – Plano de desenvolvimento

Livros GOFF, Jacques Le. A Idade Média explicada aos meus filhos. São Paulo: Agir, 2007. O historiador Jacques Le Goff, um dos maiores especialistas em história medieval, escreveu um livro para contar como era a vida nesse período, de forma simples e divertida.

GALDINO, Luiz. As Cruzadas. São Paulo: Quinteto Editorial, 2006. O livro apresenta características de cada Cruzada, seus personagens e objetivos.

CA

PÍT

ULO

11

Artigo científico

LOPES, André Leme. O conflito entre o Islã e o Ocidente: da ascensão dos árabes ao ocaso otomano. Disponível em: <http://www.unieuro.edu.br/sitenovo/revistas/downloads/hegemonia_01_conflito_entre_o_isla_e_o_ocidente.pdf>. Acesso em: 4 out. 2018.

Livros LIMA, Heloísa Pires; LEMOS, Mário; DNEKA, Georges. A semente que veio da África. São Paulo: Salamandra, 2005. Escrito por uma brasileira e dois africanos, o livro traz diversas histórias africanas, além de ensinar o awalé, um jogo de estratégia que se joga com sementes.

MANSUR, Alberto Jorge Simões. Árabes: das origens à expansão. Curitiba: Positivo, 2002. Neste livro, conheça a história do povo árabe e como a sua cultura, junto com a religião muçulmana, se expandiu pela África, pela Ásia e pela Europa, assimilando e transmitindo conhecimentos de outros povos.

MACHADO, Ana Maria. Histórias árabes. São Paulo: FTD, 2012 (Coleção Histórias de outras terras). Neste livro, a premiada escritora brasileira Ana Maria Machado reconta histórias presentes em As mil e uma noites, entre elas a de Simbad, o marujo.

CA

PÍT

ULO

12

Sites A Casa das Áfricas trabalha com a preservação e a divulgação de informações sobre a história e a atualidade do continente africano. Disponível em: <http://www.casadasafricas.org.br>. Acesso em: 3 out. 2018.

Filme Kiriku e a feiticeira. Direção de Michel Ocelot. Produção: França, 1998. 74 min.

Animação com base em uma lenda da África ocidental, conta a história de Kiriku, um menino que

decide combater a malvada feiticeira Karaba, depois de ela secar as fontes de água e sequestrar

todos os homens de sua aldeia.

Notícias relevantes

PERES, Paula. 5 maneiras de falar sobre Pantera Negra na sua aula. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/10143/cinco-maneiras-de-falar-sobre-pantera-negra-na-sua-aula>. Acesso em: 12 ago. 2018.

MEDEIROS, Ayana Kissi de. O filme Pantera Negra – entre a ficção e a valorização da cultura africana. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/o-filme-pantera-negra-entre-ficcao-e-valorizacao-da-cultura-africana/> Acesso: 3 out. 2018.

Artigo científico

GABARRA, Larissa Oliveira e. O destino do Reino do Congo no Brasil de Minas Gerais. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/8861/9817> Acesso em: 4 out. 2018.

Livros

SELLIER, Marie. A África, meu pequeno Chaka... São Paulo: Companhia das Letras, 2006. Para o pequeno Chaka, seu avô tem o tamanho do baobá, árvore que alcança vinte metros de altura, e a sabedoria dos marabus, sacerdotes venerados pela religião muçulmana. É o avô quem conta ao neto a história da África, da sua África.

EISNER, Will. Sundiata. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. Neste livro o leitor vai conhecer uma versão em quadrinhos da tradicional história do oeste da África, que descreve a luta do príncipe Sundiata e do povo do Mali contra a opressão do poderoso rei dos sossos.

PINGUILLY, Yves. Contos e lendas da África. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. (Coleção Contos e lendas). Dezessete histórias da literatura oral de diversas nações africanas, guardadas no imaginário dos homens e mulheres que percorrem as diferentes paisagens que formam o continente. O livro traz mapa e glossário de palavras africanas.

Page 13: 4º bimestre Plano de desenvolvimento · Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. (EF06HI18) O papel da mulher na

Material Digital do Professor

História – 6º ano

4º bimestre – Plano de desenvolvimento

7. Projeto integrador

Esta proposta de projeto integrador envolvendo os componentes curriculares História e Arte,

intitulado “Os reinos africanos são tão impressionantes quanto Wakanda”, relaciona-se mais

diretamente a objetos de conhecimento e habilidades desenvolvidos no capítulo 12 “Reinos ao sul do

Saara”, do Livro do Aluno. Sua adoção é indicada em função da possibilidade de permitir, por meio de

atividades que integram conhecimentos de Artes, uma melhor compreensão das diferentes formas

históricas de organização política e social na África, com base no estudo circunstanciado dos reinos de

Gana, Mali, Songai, Congo e Angola, e da aplicação em sala de aula dos princípios das leis federais n.

10.639/2003 e n. 11.645/2008, que instituíram no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade

da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

Título: “Os reinos africanos são tão impressionantes quanto Wakanda”

Tema Reinos africanos

Problema central a ser enfrentado

Existiram na história da África reinos e impérios tão impressionantes quanto o reino fictício de

Wakanda, mostrado no filme Pantera Negra (Direção de Ryan Coogler. Marvel e Walt Disney:

Estados Unidos, 2008)?

Produto final Cartazes temáticos elaborados pela turma, que serão apresentados para a comunidade escolar e/ou para a comunidade local, composto por textos, imagens e mapas relativos aos reinos africanos de Gana, Mali, Songai, Congo e Angola.

Justificativa

Esta proposta de projeto integrador entre os componentes curriculares História e Arte,

relacionada às indicações de objetos de conhecimento e às habilidades previstos na BNCC, tem como

objetivo central desenvolver a percepção dos alunos sobre as variadas relações entre os campos da

história e da cultura. Evidenciando, assim, que o historiador também utiliza fontes artísticas na

constituição das teorias historiográficas. Complementar a isso, este projeto integrador possibilita a

pesquisa sobre os diferentes tipos de organização política e social que estiveram presentes na África

Antiga e Medieval, por meio do estudo circunstanciado dos reinos de Gana, Mali, Songai, Congo e

Angola.

Page 14: 4º bimestre Plano de desenvolvimento · Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. (EF06HI18) O papel da mulher na

Material Digital do Professor

História – 6º ano

4º bimestre – Plano de desenvolvimento

Competências gerais desenvolvidas

• Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço, e com base em elementos históricos, artísticos e culturais de reinos africanos do passado.

• Refletir sobre as formas de adaptação de elementos provenientes das artes visuais para a linguagem cinematográfica, por meio da análise comparada de cenas dos quadrinhos Pantera Negra e do filme homônimo.

• Constituir noções sobre as relações entre os campos da história e da cultura, bem como entre os componentes curriculares História e Arte.

Objetivos

Habilidades em foco

Disciplina Objeto de aprendizagem Habilidade

História

As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma • Domínios e expansão das culturas grega e romana • Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-estados e sociedades linhageiras ou aldeias

Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas. (EF06HI13)

Artes Contextos e práticas

Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. (EF69AR02)

Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc. (EF69AR03)

Duração

Uma semana letiva, englobando quatro aulas de História, duas aulas de Artes e um momento

para a apresentação do painel a pessoas da comunidade.

Material necessário

Para o desenvolvimento deste projeto integrador serão necessários os seguintes recursos

materiais:

• Projetor multimídia conectado ao computador e a caixas de som.

Page 15: 4º bimestre Plano de desenvolvimento · Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. (EF06HI18) O papel da mulher na

Material Digital do Professor

História – 6º ano

4º bimestre – Plano de desenvolvimento

• Uma ou mais edições do quadrinho Pantera Negra (Tamboré: Panini, 2017).

• Filme Pantera Negra (Direção de Ryan Coogler. Marvel e Walt Disney: Estados Unidos, 2008).

• Computadores conectados à internet.

• Impressões em cores de textos, mapas e imagens históricas.

• Folhas de papel pardo para a composição de painel.

• Kits com cola, tesoura, régua e canetas coloridas.

• Máquina fotográfica digital ou smartphone para registro de fotos e vídeos curtos.

Perfil dos professores coordenadores do projeto

Os coordenadores do projeto devem ministrar aulas de História e Artes em uma mesma turma

do 6º ano do Ensino Fundamental II, precisam conhecer as características históricas, artísticas e

culturais dos reinos africanos de Gana, Mali, Songai, Congo e Angola, sendo desejável ainda que já

possuam alguma experiência com a aplicação em sala de aula dos princípios das leis federais n.

10.639/2003 e n. 11.645/2008.

Desenvolvimento

O projeto será desenvolvido em uma semana letiva, englobando quatro aulas de História, duas

aulas de Artes e um momento, previamente agendada com a direção da escola, para a apresentação

do painel a pessoas da comunidade, conforme detalhamento abaixo.

Etapa 1 – Exposição conceitual e sensibilização da turma

1ª aula (História):

A princípio, utilizando preferencialmente um projetor multimídia, o professor de História lança

à turma a seguinte questão: “Existiram na história da África reinos e impérios tão impressionantes

quanto o reino fictício de Wakanda, retratado no filme Pantera Negra?”. Em seguida, após comentar

as respostas dadas, apresente o projeto, enfatizando a relação entre as noções entre os campos da

história e da cultura e entre os componentes curriculares História e Arte na compreensão, em especial,

das diferentes formas históricas de organização política e social na África, tema central do capítulo 12

do Livro do Aluno. Após isso, exiba um trecho previamente selecionado de 15 a 20 minutos do filme

Pantera Negra que mostre as características fundamentais das cinco tribos integrantes de Wakanda,

um reino africano fictício, altamente desenvolvido do ponto de vista tecnológico e cuja riqueza

principal é o poderoso metal vibranium. Na parte final da aula, divida a turma em cinco grupos para a

realização de estudos no laboratório ou na sala de informática da escola e confecção de cartazes sobre

os reinos africanos abordados no capítulo 12 e que serão apresentados para a comunidade local.

Page 16: 4º bimestre Plano de desenvolvimento · Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. (EF06HI18) O papel da mulher na

Material Digital do Professor

História – 6º ano

4º bimestre – Plano de desenvolvimento

Etapa 2 – Pesquisa de informações

2ª aula (História):

No laboratório ou sala de informática da escola, distribua os cinco grupos nos computadores

disponíveis para a pesquisa de informações e imagens necessárias à composição de seis cartazes

temáticos com os seguintes temas: 1. O reino de Gana; 2. O reino de Mali; 3. O reino de Songai; 4. O

reino do Congo; e 5. O reino de Angola. No decorrer dessa etapa, oriente o aluno a realizar também

leituras atentas, conforme o tema do trabalho de seu respectivo grupo, dos tópicos de conteúdo,

mapas e imagens do capítulo 12. No encerramento da pesquisa, salve todo material pesquisado pela

turma em um pendrive, selecionando em momento oportuno o que será impresso em uma impressora

da escola e garantindo material de qualidade para que todos os grupos possam elaborar os seus

cartazes durante a oficina, que será conduzida pelo professor de Artes.

Etapa 3 – Oficina de cartazes

3ª e 4ª aulas (Artes):

A princípio, utilizando o quadro ou equipamento multimídia, o professor de Artes desenvolverá com a turma reflexões gerais sobre as formas de adaptação de elementos da arte visual para a linguagem cinematográfica, exemplificando tais reflexões por meio da análise comparada das cenas do filme Pantera Negra, assistidas anteriormente pela turma, e de edições do quadrinho que deu origem ao filme. Na sequência, para a confecção de cartazes, o professor distribuirá aos grupos, conforme o tema de cada um, o material pesquisado impresso, orientando o desenvolvimento do trabalho.

Etapa 4 – Apresentação dos cartazes para a turma

5ª e 6ª aulas (História):

Em um primeiro momento, faça com cada um dos cinco grupos a revisão das informações

presentes nos cartazes, dando orientações para implementarem as modificações eventualmente

necessárias e para que possam fazer a apresentação oral dos trabalhos. Após esse momento, organize

a turma em um grande círculo, fornecendo aos integrantes dos cinco grupos o devido suporte para

que seja realizada a apresentação dos cartazes com as informações históricas dos reinos de Gana, Mali,

Songai, Congo e Angola. No momento final dessas aulas, apresente orientações complementares para

que a turma se sinta segura e possa ter o melhor desempenho possível na etapa em que os cartazes

serão apresentados para a comunidade escolar e a local, a ser convidada previamente pela direção da

escola.

Etapa 5 – Apresentação do projeto

Em horário agendado com antecedência e em comum acordo com a direção da escola, os

professores de História e de Artes coordenarão a apresentação, a ser feita pela turma, dos cinco

cartazes temáticos aos convidados. À medida que os cartazes forem sendo apresentados, eles deverão

ser afixados em uma área adequada, lado a lado, para que depois possam ser vistos em detalhes pelo

público presente e para que os integrantes dos grupos possam dar maiores explicações sobre os seus

Page 17: 4º bimestre Plano de desenvolvimento · Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. (EF06HI18) O papel da mulher na

Material Digital do Professor

História – 6º ano

4º bimestre – Plano de desenvolvimento

respectivos temas. Convém ressaltar que essa atividade, se houver possibilidade, pode integrar uma

programação mais geral, por exemplo, da semana de cultura e consciência afro-brasileira da escola

e/ou da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, o 20 de novembro, data instituída pela

Lei Federal n. 12.519/2011.

Proposta de avaliação das aprendizagens

Os professores das duas disciplinas envolvidas neste projeto integrador, História e Artes,

entendendo que o processo de avaliação deve ser contínuo, poderão incluí-lo no conjunto de

instrumentos de avaliação formativa que programarem para o 4º bimestre letivo. Neste caso, precisam

estar atentos ao registro de participação efetiva de cada aluno nas diversas etapas – “exposição

conceitual e sensibilização da turma”, “construção coletiva do painel” e “momento de culminância” –

informando o aluno acerca dos critérios referentes à avaliação. Por outro lado, contemplando a

dimensão autoavaliativa necessária ao aperfeiçoamento contínuo de seu trabalho, os docentes

necessitam de um “diário de bordo” para registrar todos os momentos de seu desenvolvimento e, ao

final, elaborar conjuntamente um relatório sintético da experiência, destacando os pontos negativos

e positivos e as possíveis alterações, inclusões ou adaptações de atividades para uma futura reedição

do projeto.

Para saber mais – aprofundamento para o professor

Livros, artigos e documentos

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final.

Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-

content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 5 out. 2018.

BRASIL. Presidência da República: Casa Civil. Lei n. 10.639 de 9 de janeiro de 2003.

Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases

da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a

obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras

providências. Brasília, 2003. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 5 out.

2018.

PERES, Paula. 5 maneiras de falar sobre Pantera Negra na sua aula. Disponível em:

<https://novaescola.org.br/conteudo/10143/cinco-maneiras-de-falar-sobre-pantera-

negra-na-sua-aula>. Acesso em: 5 out. 2018.