31 - jornal compasso janeiro 2016 · a fna escuteiros adultos quer ser na igreja e na ... todo o...

14
Órgão Oficial da Fraternidade de Nuno Álvares - COMPASSO ANO XI - Nº 31 - janeiro 2016

Upload: buinhu

Post on 10-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Órgão Oficial da Fraternidade de Nuno Álvares - COMPASSO

ANO XI - Nº 31 - janeiro 2016

janeiro 20162

COMPASSO

É habitual, por esta altura, passar em revista o que de mais importante ocorreu no ano que acabou e traçar os projetos a implantar no ano que agora se inicia.Também na Fraternidade de Nuno Álvares não fugimos a essa regra.Estamos a preparar os Relatórios, a preparar os Planos de atividades, enfim todo um ciclo de rotinas já há muito instituído quer na vida empresarial; associativa e até mesmo pessoal.Em relação à FNA, 2015 foi um ano onde se pode realçar a realização do nosso VIII Acampamento Nacional; as comemorações dos 60 anos de FNA autónoma, com a peregrinação pelo país da imagem do nosso Patrono, S. Nuno

de Santa Maria; as ações de Formação e também a Expansão com a criação de novos Núcleos.Ficou também marcado pelo impasse ocorrido em relação á discussão e votação das alterações dos nossos Estatutos e Regulamentos.Sobre esta matéria, e em relação ao passado, apesar de nem tudo ter sido dito, muita coisa já foi referida, sendo que, infelizmente, nem todas as afirmações foram proferidas no contexto devido, distorcendo nos aspetos mais delicados, a verdadeira essência do que o articulado preconizava.Estamos prestes a encontrar-nos em mais um Conselho Nacional, cujo prato forte será, uma vez mais e espero que última, a questão dos Estatutos e Regulamentos.Parece ser inegável que a FNA precisa de novos instrumentos para funcionamento adequado aos tempos de hoje.Apregoamos constantemente que “o Escuta e Leal”!Pois sejamos leais, primeiro para connosco próprios e depois perante os outros e estou convicto de que chegaremos a bom porto, em prol da FNA, pois é para ela e por ela que cá andamos.Este ano marca também o fim de mandato do atual executivo Nacional.Gostaríamos de o encerrar de forma digna e marcante, com a realização das Jornadas 2016, que terão lugar em Novembro, no PORTO.Estamos empenhados para que tal aconteça, e iremos ao longo do ano, motivar-vos para que se inscrevam (na altura própria) pois tal cerimónia, sem a vossa presença, não terá qualquer importância.Temos pois, só nestes dois pontos (pois muitos mais, felizmente existirão) matéria para nos interessarmos e trabalharmos, para que alcancemos o tal fim de ciclo, iniciado há muito.Com uma forte canhota fraterna.

Jorge CariaPresidente da Direção Nacional da FNA

ANO NOVO, FIM DE CICLO.

A Direção Nacional, dando cumprimento ao seu programa, no Plano de Atividades para 2016, vai realizar nos dias 19 e 20 de novembro 2016 as Jornadas da FNA, na Casa Diocesana do Vilar no Porto.

O tema destas Jornadas prende-se com a criação de uma Metodologia necessária e própria para Escuteiros Adultos. Esta será de grande utilidade para ajudar o trabalho na vida dos Núcleos e de todos os Associados.

Em breve daremos notícias com todo o pormenor para que com tempo nos preparemos para esta tão grande atividade, faremos tudo para que seja participada por toda a Associação. O distintivo do ano estará em breve à venda nos Serviços Centrais DN.

COMPASSO

3janeiro 2016

No dia 16 de janeiro de 2016 em Guimarães, Região de Braga, no Solar Quinta da Mata – Oleiros S. Vicente, decorreu mais um encontro entre a Direção Nacional, Departamentos Nacionais, Direções Regionais e alguns Núcleos de Regiões sem Direções Regionais.Da ordem de trabalhos constavam vários assuntos de interesse relevante para toda a Associação, tais como a apreciação de Estatutos e Regulamentos para sua apresentação em Conselho Nacional próximo, assuntos referentes ao próximo ato eleitoral para os Órgãos Nacionais a realizar no final do ano, assim como atividade Nacional Jornadas da FNA 2016 no Porto e Acampamento Nacional da FNA em 2018.Um debate aceso e leal Fraterno fez luz sobre a realidade que está a viver a FNA, num crescimento que aconteça de forma, a que os Escuteiros Adultos Católicos da FNA sejam exemplo feito com caráter de EXCELÊNCIA.Em todo o encontro, tivemos a participação de toda a Direção Nacional, Chefes de Departamentos Nacionais e a maior parte dos representantes das diversas regiões. A FNA Escuteiros Adultos quer ser na Igreja e na Sociedade uma força viva e atuante, afirmando-se assim por valores. A todos desejamos um bom trabalho e votos de Boa Caça para todo o ano 2016.

Em ano jubilar da misericórdia, é este um dos desafios do Santo Padre para toda a Igreja, e também para nós. Após desfiar à escuta da Palavra, e à Peregrinação, em contexto de Ano Santo, o Papa desafia a fazer a experiência de abrir o nosso coração àqueles e aquelas que estão em situações, muitas vezes criadas pelo mundo contemporâneo de forma dramática.

Estamos no início de mais um ano, a Igreja já nos proporcionou a celebração do dia Mundial da Paz e de Nossa Senhora como Mãe de Cristo, da festa Epifania e do Baptismo de Jesus. A encarnação de Cristo e o seu nascimento, a visita dos magos, e o recordar do nosso baptismo juntamente com o ano jubilar são motivo suficiente para nos ajudar a recomeçar de novo. Antes de mais na nossa conversão a Cristo e à sua Palavra. Em consequência da escuta da Palavra e da nossa Peregrinação interior, caminho de conversão, vamos ao encontro dos que mais precisam de nós com acções, atitudes e palavras de auxílio. Vamos por “outro caminho” como os magos: o caminho do Amor e da Caridade que Jesus Cristo nos chama a fazer. O caminho do “Sempre Alerta para Servir” que nos ensina Baden Powell. Como Escuteiros Adultos vamos ao encontro dos mais carenciados, dos que já não têm força nem voz para pedir e suplicar ajuda, os que já desanimaram e desistiram. Mas também os que pedem auxílio. Saibamos discernir e ler os “sinais dos tempos” no mundo de hoje para agirmos cristãmente no Mundo e na Igreja.

Como Nossa Senhora, Mãe dos Escutas, e S. Nuno de Santa Maria, saibamos ser simples e generosos. Saibamos fazer o silêncio da escuta de Deus e do Mundo, e com oração intensa vamos ao encontro dos irmãos servindo com Fé e Esperança no exercício da verdadeira Caridade. Vamos reflectir sobre as Obras de Misericórdia, lendo no Evangelho de S. Mateus capítulo 25, dos versículos 31 a 45, e procurar pô-las em prática.

Pa. Joaquim Nazaré Domingos - Assistente Nacional da FNA

4

COMPASSO

janeiro 2016

É o momento de fazer o balanço do que foi feito, e pensar o futuro. Pensar “Formação”, não é mais do que tentar munir os membros da FNA, de conhecimentos que os levem a conhecer melhor a Associação e, o caminho que queremos trilhar.Foi com esta linha de orientação, que durante o ano de 2015, que agora terminou, se ministraram sete cursos base, onde participaram 133 Associados da FNA, membros de 28 núcleos. De realçar que este curso se destina às bases, ou seja a todos os membros, principalmente aqueles que acabam de entrar na Associação.Para que os núcleos sejam ativos e tenham vida, é muito importante que tenham “Líderes”, com capacidade para dinamizar a vida de núcleo em toda a sua dimensão. Por isso, criámos e implementámos o “Curso de aprofundamento”. Este curso destinado aos Presidentes e Vice-presidentes das direções de Núcleo, foi ministrado a 60 membros, divididos por 39 núcleos.Poderemos dizer que graças ao empenho de todos, a nossa formação começa a ter resultados de norte a sul do País. Porém é absolutamente necessário o empenho daqueles que ainda acham que a formação não lhes faz falta. Aqui esperamos que os mais audazes, façam o seu trabalho de campo, e com o seu exemplo deitem a semente à terra, para que no futuro tenhamos ainda mais adesão a estas iniciativas.Para este ano 2016, está previsto finalizar os cursos de gestão e de animadores regionais. O que deve vir a acontecer conforme previsto durante o En'Forma a decorrer em Maio. Se assim for, ainda serão feitas algumas ações de formação destes dois cursos, no decorrer deste ano.Neste momento já há diversas ações programadas pelas regiões. Esperamos que os núcleos onde não há Direções Regionais constituídas, se interessem igualmente pela implementação da formação nos seus planos de atividades.Todo o processo é dinâmico, e por isso tem vindo a ser objeto de atualizações conforme os resultados alcançados nas diversas ações realizadas. Por esse motivo o documento que regula a formação, “Sistema da formação” que foi aprovado em Concelho Nacional, está a ser atualizado por forma a ser submetido de novo a apreciação e substituição numa nova versão.Estamos convictos que a formação é uma mais-valia para o desenvolvimento da FNA. Para isso é absolutamente necessário o empenho de todos, Formandos e Formadores. A Formação será aquilo que nós associados quisermos, para um objetivo comum, que é o de formar melhores “Escuteiros Adultos”.

António Cardoso - Secretário Nacional para a Formação

COMPASSO

5janeiro 2016

COMPASSO

Decorreu de 22 a 27 de Outubro em Marraquexe-Marrocos o 15º Encontro do Mediterraneo, tendo como tema de fundo – Energias Renovaveis, o caminho do futuro para preservarmos o nosso planeta. O maior palestrante foi um Fraterno Marroquino professor universitário,Dr. Abdelaziz Bennouna que dissertou sobre as várias fontes de energias renovaveis, salientando que a região sul do Mediterraneo está classificada como uma das mais ricas do mundo em fontes de energias renovaveis. A Amizade Marroquina de Escuteiros e Guias apresentou e proporcionou aos 130 participantes várias actividades típicas da cultura marroquina. Foi ainda abordada a situação no mar Mediterraneo, que sempre teve um papel importante na aproximação dos dois continentes e está novamente em cena pelas mais tristes notícias de perdas diárias de vidas em fuga, o que naturalmente nos preocupa. Decorreu neste Encontro do Dia da Amizade, em que se fez uma recolha de Fundos para a Reconstrução do HAITI, um projeto da ISGF, apoiando o Escutismo Adulto daquele País da America Central devastado pelo Terramoto. Foram introduzidas ligeiras alterações nos Estatutos da Sub-Região do Mediterraneo, e eleito o novo Comité, bem como o seu Representante na Mesa do Comité Mundial. A votação foi favorável ao Candidato apresentado pelo MASCI, Franco uma personalidade muito ligada ao voluntariado e ao ensino na Africa Sub-sahariana. Foi ainda votado e aprovado por unanimidade a realização do 16º Encontro do Mediterranao em 2018 na Grécia. Para além de uma visita à cidade de Marraquexe, tivemos oportunidade de visitar a cidade de Essaouira, importante porto de pesca, na costa atlantica, com muitos e bem visiveis traços da presença portuguesa. Nos tempos de pausa e durante as refeições fomos dando conta do que era o Movimento Escutista em Portugal para Adultos, tendo aproveitado a oportunidade para a distribuição do nosso desdobrável, que sempre foi bem aceite, e em que eram apresentadas as nossas mais destacadas actividades e iniciativas. Nestes Encontros são tratados temas previamente elaborados, mas são igualmente lançados desafios e projectos de cada Grupo ou País para o desenvolvimento do Escutismo, nas várias vertentes. A FNA tem estado a trabalhar num Projeto voltado para Cabo-Verde e onde há prespectivas de apoio da ISGF, além de outras entidades; como dizia o poeta “o Sonho comanda a vida”.

Caros Amigos e Irmãos Escuteiros: “Presidentes Regionais e Presidentes de Nucleos”Há já algum tempo que um grupo de escuteiros e dirigentes do Agrupamento da AECV no Tarrafal se está a organizar para formarem uma Fraternidade tal como já acontece em S. Domingos, Praia. Uma das tarefas da futura Fraternidade será o apoio a um Grupo de 15 Crianças e Jovens deficientes motores em idade escolar devido a problemas genéticos. Esta intensão foi-nos oportunamente comunicada pelo futuro Chefe da Fraternidade, que é um professor na Escola Secundaria do Tarrafal e a situação foi-nos confirmada pelo Delegado de Saúde local que se vê confrontado com precários meios para acompanhar estes jovens. Tendo tomado conhecimento desta realidade e na qualidade de Secretário Internacional da FNA aproveitei as minhas recentes deslocações à Belgica e a Marrocos para estudar as possiveis intervenções da ISGF-AISG a favor destas crianças. Colhi informações sobre a apresentação de Candidatura a Programas de Ajuda Humanitária e quais os moldes e formulários em que as referidas Candidaturas deveriam ser apresentadas, para futuras e favoráveis decisões da ISGF-AISG. Pretende-se que esta Candidatura seja envolvente e apresentada a várias instancias não só Escutistas, já abordei outras instituições nesse sentido com alguns resultados. Neste momento é necessária a ida ao Tarrafal com alguma urgência, de uma pequena equipa de três pessoas, incluindo dois técnicos de fisioterapia para fazerem uma avaliação individual de cada caso, e das necessidades a curto prazo para se criar uma “Tenda de Saude”, a expressão é dos futuros dirigentes da Fraternidade local, onde possam ser aplicados com condições mínimas os tratamentos adequados a cada caso, e esses tecnicos voluntários durante a sua permanencia de duas semanas irão ministrar formação a pessoas e ou familiares disponiveis para exercitarem esses deficientes, que de momento estão entregues aos cuidados de um massagista, cuja capacidade, formação, competencia e disponibilidade desconhecemos. De posse da análise e dos relatórios desses dois tecnicos, que futuramente farão um acompanhamento personalizado à distância das evoluções de cada caso, poderemos elaborar a Candidatura a Apoios da ISGF, já que Cabo Verde faz parte do Ramo Central, e somos um País membro com alguma influência e prestigio pelo trabalho feito na area de expansão além-fronteiras. Para a deslocação dessa equipe tecnica de avaliação, já contactei pessoas formadas, disponiveis e com espirito de voluntariado, uma das quais é escuteira, fez parte de um Agrupamento do CNE em Bougado; consegui apoio do Lions Club da Lusofonia que se responsabiliza pelo alojamento e alimentação durante a estadia no Tarrafal, resta-nos conseguir a verba para pagamento das viagens que rondará os mil euros. É um montante que não sendo demasiado elevado teriamos que pensar num mecenas que de momento não temos, para criar um Fundo Solidário com o Tarrafal. (F.S.-Tarrafal) gerido pela Direção Nacional da FNA. Lanço pois aqui a iniciativa na expectativa de que dentro em breve os pequenos contributos vindos dos Núcleos, das Regiões e os Mecenas nos ajudem a iniciar o apoio aos nossos Irmãos Escuteiros do Tarrafal. Os Fundos recolhidos para esta inicitiva serão objecto de uma contabilidade e escrituração independente da Direção Nacional. Para qualquer informação mais detalhada que queiram saber estou ao v/ inteiro dispor, e confiante na vossa generosidade e solidariedade. Termino citando um provérbio bem conhecido: Tenho uma viagem marcada, mas quando a faço ainda não sei. Do que tenho não levo nada, apenas levo o que na vida dei.Bem hajam Alerta para Servir António Fontinha - Secretário Internacional

COMPASSO

6 janeiro 2016

A Fraternidade de Nuno Álvares consciente do risco de degradação do povoamento florestal do Campo Nacional de Atividades Escutistas, associou-se por acordo de cooperação com o Corpo Nacional de Escutas e juntas implementaram, entre os anos de 2010 a 2015, um projeto de intervenção direta na reflorestação do local, em equilíbrio com a prática regular de atividades escutistas.

A estratégia inovadora do projeto baseou-se em ações técnicas regulares realizadas em parceria entre a FNA e o CNE, que visaram numa primeira fase a recuperação ecológica dos socalcos do Campo, através da fixação de plantação pioneira com rega localizada, com resultados evidentes no combate à erosão, à criação de barreiras corta-vento e condições para acampamento.

Na prossecução destes objetivos foi estabelecida uma segunda fase destinada a minimizar a perda de Biodiversidade, através do adensamento do coberto vegetal com espécies autóctones e protegidas, com plantas previamente aclimatadas e endurecidas, num esforço conjunto para tornar este Campo Escutista num verdadeiro bosque, onde as mais variadas espécies estão a ocupar o seu lugar.

A Reflorestação do CNAE durante a expressão deste acordo de cooperação representou um compromisso para a FNA na forma de vivência como escuteiros adultos e como exemplo para impulsionar a sensibilização progressiva da mudança de comportamentos ambientais e de redução da pegada ecológica do movimento escutista em Portugal.

Esta também é ocasião para demonstrar o reconhecimento aos apoios deste projeto pela EDP - Gestão da Produção de Energia e pelo Município de Idanha-a-Nova, entidades que foram determinantes para a operacionalidade material do voluntariado ambiental da Fraternidade.

No ano da comemoração do seu 60º aniversário, Idanha-a-Nova 15 de Novembro de 2015.

David Loureiro

Chefe do Departamento Nacional de Ambiente da FNA

COMPASSO

7janeiro 2016

Nascido de uma parceria entre a Fraternidade Nuno Álvares (FNA) - Núcleo Cidade de Vila Real e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, através do Parque Natural do Alvão, o CRIAR RAÍZES afirma-se como uma atividade ambiental de referência nacional no nosso Movimento Escutista.

Desde a sua edição anterior conta com todo o apoio do Departamento Nacional de Ambiente, possibilitando assim mais valências originando uma outra dinâmica que nos fez crescer.

Ao longo das suas quatro edições, participaram no CRIAR RAÍZES cerca de 110 pessoas, entre fraternos e escuteiros do CNE, que contribuíram para a preservação da área protegida.

Além da plantação das espécies autóctones, nos dois dias de atividade são ainda desenvolvidas outras ações ao nível da proteção ambiental e conservação do Parque Natural, como por exemplo limpeza de algumas zonas e manutenção de arvoredo. No ano anterior a nossa ação teve a sua incidência no controlo de Hakea sericea (espécie invasora) na zona das Fisgas de Ermelo. Este ano para além da continuação do trabalho anterior vamos desenvolver o adensamento da galeria ripícola com arvoredo no rio Olo na zona de Lamas D`Olo.

O convite que fazemos é para trabalhar, para nos ajudar a criar mais raízes, sendo certo que se tratará de uma jornada também de convívio, partilha e descobertas do Parque Natural, um pequeno recanto mágico do mundo, pelo qual vale a pena todo o esforço em preservar, construindo assim um mundo melhor.

O voluntariado ambiental é o mote para apresentar a “Serra Mágica” do Alvão a todos os nossos fraternos, de Norte a Sul do País! Queremos que todos sintam o orgulho e satisfação de ver a “nossa” serra crescer. Queremos que o “nosso” Alvão passe também a ser “VOSSO”. Queremos que voltem com as vossas famílias e amigos, queremos que sejam verdadeiros embaixadores deste “Reino Maravilhoso”.

Contamos convosco!

Movidos pelo Escutismo; É Tempo de Criar Raízes!

“Criar Raízes V” Voluntariado no Parque Natural do Alvão Vila Real – 30 e 31 de Janeiro de 2016

COMPASSO

8janeiro 2016

Depois de ter sido constituído formalmente no passado mês de outubro, os membros fundadores do Núcleo da Lourinhã da Fraternidade de Nuno Álvares realizaram os seus compromissos no passado dia 20 de dezembro, último domingo do Advento, numa cerimónia que teve lugar na igreja de Santa Maria do Castelo, na Lourinhã, integrada na Eucaristia Dominical da comunidade paroquial.Na noite anterior, os novos elementos fizeram a sua vigília de interiorização do Compromisso que tomaram, recebendo na capela de Nossa Senhora dos Anjos, na Lourinhã, a imagem de S. Nuno peregrino e a Luz da Paz. Na vigília foram relembradas outras duas figuras incontornáveis da história de Portugal que, em conjunto com São Nuno de Santa Maria, constituíam o grupo de conselheiros mais próximos do Rei D. João I: o Dr. João das Regras que foi donatário das terras da Lourinhã e o arcebispo de Braga, Dom Lourenço Vicente, natural da Lourinhã e que mandou construir a igreja onde ocorreram os compromissos.Por estarmos no 4º domingo do Advento o Evangelho contou-nos a visita de Maria a sua prima, Isabel, e da alegria causada no menino que estava no seu seio, João Batista. Maria, após ter conhecimento de que vai acolher Jesus no seu seio, partiu ao encontro de Isabel e, solidariamente, fica com ela, até ao nascimento de João. Quer isto dizer-nos que temos consciência de que acolher Jesus é estar atento às necessidades dos irmãos, partir ao seu encontro, partilhar com eles a nossa amizade e ser solidário com as suas necessidades. No fundo, é uma mensagem de consciencialização para o serviço, aquele que agora os membros do Núcleo da Lourinhã da FNA se comprometem a fazer.O dia grande de festa contou com a presença de Jorge Caria (Presidente Nacional), João Policarpo (Presidente Regional), padre Joaquim Nazaré (Assistente Nacional), para além de outros elementos das estruturas nacionais e regionais e de outros Núcleos da Fraternidade de Nuno Álvares, a que se juntaram elementos do Agrupamento 489 da Lourinhã, da Junta de Núcleo do Oeste do CNE e outros convidados, tendo terminado com um convívio alargado às famílias no magnífico Vale d'Azenha, na Columbeira (concelho do Bombarral).Afirmando-se Alerta para Servir, os novos membros procurarão manter-se ao serviço do próximo, tentando deixar o Mundo um pouco melhor do que o encontraram.Agora é tempo de colocar os talentos a render!

Realizou-se no sábado dia 14 de Novembro a cerimónia de fundação do Núcleo de Lago, o primeiro da Região de Braga no concelho de Amares. Estiveram presentes associados de 25 Núcleos.

As cerimónias iniciaram-se com um Desfile, que passou pelo cemitério paroquial para homenagear os escuteiros falecidos. A Eucaristia solene, presidida pelo Assistente, Rev. Padre Alberto Bezerra, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Amares, Prof. Moreira, do Presidente da Junta de Freguesia de Lago, Sr. Delfim Rodrigues, do Agrupamento 560 do CNE, superiormente dirigido pelo Chefe Pedro Arantes, um dos grandes entusiastas da fundação de um Núcleo da FNA em Lago, da madrinha do Núcleo, D. Maria Augusta, e dos órgãos nacionais e regionais da FNA. Além da bênção da Bandeira do Núcleo e da imposição do lenço castanho ao Assistente, a Eucaristia teve como ponto alto a cerimónia de Investidura dos novos associados.

Passados ao Salão do Centro Social e Paroquial de S. Martinho – Lago, procedeu-se á cerimónia de tomada de posse da Direção do Núcleo e aos discursos dos convidados ilustres. Usaram da palavra o Presidente da Câmara Municipal, o Presidente da Junta de Freguesia e o Chefe do Agrupamento de Lago do CNE.

A festa terminou com um lanche-convívio, pleno de alegria e fraternidade.A fundação deste Núcleo é o resultado direto da passagem da imagem peregrina de S. Nuno pelo Arciprestado de Braga e do empenho e exemplo dos Núcleos da FNA do concelho de Braga. Só por isto, já valeu a pena a passagem de S. Nuno pela nossa Região.

9 janeiro 2016

COMPASSO

Antigos escuteiros conscientes e de livre vontade entenderam integrar o Núcleo Penha de França da FNA no passado Domingo dia 8 de Novembro de 2015.A cerimónia foi presidida pelo Rev. Padre Joaquim Nazaré Domingos, Assistente Nacional da FNA, coadjuvado pelo Padre Binu Mathew, Pároco da Penha de França, e pelo Padre João de Brito, que com a sua iniciativa se deve a criação do Agrupamento 42 do Corpo Nacional de Escutas.Os “doze” que ali estivemos, parte de um grupo mais alargado, bem como familiares, amigos, convidados, dirigentes nacionais e regionais da FNA e núcleos convidados testemunharam que em qualquer momento da vida, o homem tem sempre a oportunidade de trilhar novos “caminhos” e que o ideal escutista se alicerça na família, na natureza, na socialização.Mais do que fazer a reportagem escrita do que aconteceu no passado dia 8 de novembro de 2015, que com as novas tecnologias está muito bem documentado e propagado, pensamos que devemos interiorizar o que representou para todos nós aquele momento sublime de mão estendida sobre as bandeiras Nacional e do nosso novo Núcleo, em que o compromisso de cada um nos transportou à essência do nosso ser, numa fase da vida, onde já percorremos vários caminhos, mas que nunca nos desviámos dos valores que interiorizámos na juventude quando fizemos a promessa de escuteiros.O sorriso expresso no rosto de cada um transparecia a tranquilidade decorrente de valores, de ética e de moral que sempre nos pautou, nas décadas de vida que já temos, e que nos propusemos de novo, em solene compromisso, a trilhar com o mesmo entusiasmo e servir.A cerimónia teve como principal testemunha a imagem peregrina de São Nuno de Santa Maria, Patrono da Fraternidade de Nuno Álvares, que ali iniciou o seu percurso por vários Núcleos da Região de Lisboa, e consequente presença espiritual desse grande e dedicado homem de causas que a todos abençoou e que é o grande azimute do Escutismo Adulto e que numa sociedade complexa, desumanizada que hoje vivemos, nos incita a ser simples, humildes, corajosos e a experimentar novos caminhos para proporcionar às pessoas a esperança de um mundo mais fraterno e igual.

O almoço convívio seguidamente preparado pelo Agrupamento 42 e pelo respetivo grupo de Pais, autênticas forças vivas da paróquia, fez-nos sentir mais responsáveis pelas expectativas que a comunidade tem do nosso desempenho e que de certeza não vamos defraudar.Por último, um especial agradecimento ao Padre João de Brito, aos dirigentes da FNA que nos inspiraram e apoiaram e aos dirigentes do Agrupamento 42 que nos receberam: acreditem todos que o Núcleo de Escuteiros Adultos da Penha de França vai sempre mas sempre SERVIR, pelo que fica doravante ALERTA.Um bem-haja a todos os que já estão investidos e desejamos que rapidamente possamos estar a assistir a novas investiduras.

A Direção Regional de Braga reuniu com um grupo de "antigos" escuteiros de Oliveira Santa Maria, uma paróquia de Riba d'Ave, no concelho de Vila Nova de Famalicão. Graças à influência de um associado do Núcleo de Pedome, do empenho de alguns destes candidatos que tinham já bem pesquisado na Internet os passos necessários para a fundação de um Núcleo da FNA, da prévia troca de correspondência com a Direção Regional, e do entusiasmo do Agrupamento local do CNE, em cujas instalações decorreu a reunião e que foi representado por um caminheiro/futuro Dirigente, a conclusão foi extremamente positiva, ficando decidido a oficialização do Núcleo para o mês de janeiro e a cerimónia de fundação para data a marcar, o mais breve possível.

10 janeiro 2016

COMPASSO

Conforme o Programa da Direção Nacional, para a área da Expansão, criámos meios fáceis e modernos para fazer chegar com facilidade uma melhor apresentação e explicação de toda a vida Associativa em ações de Expansão.

Assim criámos no Site Nacional da FNA no separador dos “Recursos” uma página para a “Expansão” com os documentos necessários para quem pretender ser associado e também para a formação de um Núcleo. Em especial nos locais onde não existam Direções Regionais podermos dar a conhecer e ajudar “entrevir”, tais como apresentação em ficheiro PowerPoint de “A FNA sua Missão e Fins” e “9 passos para fundar um Núcleo da FNA”, assim como a documentação necessária para ser associado, sugestão para Cerimónia de investidura e fundação de um Núcleo, com textos de apoio, cartazes de distintivos, propostas de admissão de Associados e filiação de Núcleo.

Está a ser criado e brevemente estará ao dispôr um folheto e cartaz de divulgação da FNA para que a nível local possamos fazer a divulgação, assim como os passos necessários para poder ser Associado ou formar um Núcleo.

No ano de 2015 depois de um estudo aprofundado sobre as Regiões começámos a atuar, arranjando contactos e aproveitando já alguns existentes, fizemos algumas intervenções nomeadamente na Região de Santarém com a fundação do Núcleo de Almeirim já filiado, que em breve fará a festa de inauguração, a possibilidade de reabertura dos Núcleos de Salva Terra de Magos e Abrantes e com contactos com a possibilidade de fundação de um Núcleo em Asseiceira. Na Região da Guarda com a preciosa ajuda do Núcleo da Covilhã fundámos o Núcleo do Fundão já filiado, que em breve fará a festa de inauguração. Estamos na Região de Évora com contactos com a possibilidade de fundação de um Núcleo em Nossa Senhora de Manchede e Reguengos de Monsaraz. Temos contactos para fundação de um ou dois Núcleos em Bragança, assim como a possibilidade de um Núcleo em Portalegre e possíveis marcações de apresentação para este ano 2016, com perspetiva de criação de novos Núcleos.

Queremos felicitar o trabalho feito nas Regiões pelas Direções Regionais, nesta área da Expansão, quer criando mais Núcleos, quer nos já existentes aumentando o número dos seus efetivos.

Levámos a efeito no âmbito das Comemorações do 60º Aniversário da FNA e como atividade de Expansão a Peregrinação Nacional de S. Nuno de Santa Maria com a “Imagem do Patrono da FNA”, que acompanhámos a par e passo com muita devoção e entusiasmo dos Associados que levaram a vários Núcleos das diversas Regiões, passando uma mensagem da força e presença da FNA Escuteiros Adultos, entusiasmando assim alguns antigos escuteiros a poderem fazer parte da nossa Associação. Agradecemos a todos que colaboraram nesta tão nobre atividade que consideramos um sucesso.

Domingos Leal do Paço - Secretário Nacional para a Expansão

No passado dia 05 de dezembro de 2015 a Região do Porto da Fraternidade Nuno Álvares comemorou o seu X Dia da Região no mesmo concelho onde realizou o primeiro. Santo Tirso, neste caso Burgães, recebeu estas comemorações.Tendo estado presentes os núcleos de Alfena, Bougado S Martinho, Burgães, Campanhã, Centro histórico do Porto, Ermesinde, Fânzeres, Nogueira do Cravo, Grijó, Oliveira Douro, Rebordões, Romariz, Valbom, Vizela (Sto Adrião), assim como o agrupamento 400 de Burgães e o Presidente da Direção Regional de Braga entre muitos outros escuteiros e familiares que

compuseram a moldura humana que ultrapassou os 200, pela primeira vez nos 37 anos de história da região.A manhã foi preenchida com o apoio do município, pelas visitas guiadas ao Museu de Escultura Contemporânea e à Exposição Internacional de Presépios, onde no trajeto todos puderam desfrutar da mágica paisagem que Santo Tirso tem para oferecer.Já no almoço as comemorações puderam contar com a presença do presidente da União das Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e São Miguel) e Burgães, Jorge Gomes, e do Vereador do Município, Tiago Araújo. Estes tiveram oportunidade de testemunhar o espirito escutista existente entre todos os associados da FNA e as possibilidades para as comunidades quando associados ao projeto do CNE, como o vivido pela comunidade de Burgães.Já após a Eucaristia, na cerimónia de encerramento foi dada posse às novas direções dos núcleos de Romariz e Burgães, assim como homenageados os núcleos e associados que se destacaram ao longo do ano 2015.

COMPASSO

11janeiro 2016

Fraternidade de Nuno Álvares

ACTOS OFICIAIS

MESA DOS CONSELHOS NACIONAIS

Nos termos do Artigo 21.º do Regulamento Geral da Fraternidade de Nuno Álvares, e para os efeitos convenientes se publica o seguinte: (três).

DELIBERAÇÕES DO CONSELHO NACIONAL PLENÁRIO Fátima, 24 outubro de 2015

1 – Apresentação das Listas Candidatas aos Órgãos Nacionais – O Presidente da Mesa, informou que, em 21 (vinte e um) de outubro, recebeu uma carta de desistência da Lista B, pelo que só há a concorrer a Lista A. De seguida foi dada a palavra ao Presidente da Lista concorrente, para que apresentasse os membros candidatos e as linhas orientadoras da acção que pretende seguir.

2 – Votação da Lista Candidata ao Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional - Após o escrutínio dos votos, apuraram-se os seguintes resultados: Votos a favor – 113 (cento e treze); Votos Brancos – 2 (dois); Votos Nulos – 11 (onze);

3 – Tomada de posse das listas eleitas - A Mesa dos Conselhos Nacionais, deu posse aos Associados que compõem o Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional.

Fátima, 24 de outubro de 2015

António Augusto Campos de Sousa Presidente da Mesa dos Conselhos Nacionais

(documento original assinado e arquivado)

ORDEM DE SERVIÇO NACIONAL N.º 29 DEZEMBRO DE 2015

Nos termos do Artigo 45.º do Regulamento Geral da Fraternidade de Nuno Álvares, e para os efeitos convenientes se publica o seguinte:

1 – DETERMINAÇÕES

- Nada

2 – CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS E ÓRGÃOS NACIONAIS, REGIONAIS E DE NÚCLEO

2.1 – A Nível Nacional

- Nada

2.2 – A Nível Regional

- Nada

2.3 – A Nível Núcleo

REGIÃO DE BRAGA

É filiado com efeitos a 06/07/2015 - Núcleo de Pe. Rosas - Infias

É filiado com efeitos a 14/11/2015 - Núcleo de S. Martinho Lago

REGIÃO DA GUARDA

É filiado com efeitos a 04/12/2015 - Núcleo do Fundão

REGIÃO DE LISBOA

É filiado com efeitos a 19/09/2015 - Núcleo da Penha de França

É filiado com efeitos a 10/10/2015 - Núcleo da Lourinhã

REGIÃO DE SANTARÉM

É filiado com efeitos a 06/10/2015 - Núcleo de Almeirim

3 – EXTINÇÃO / SUSPENSÃO DE ESTRUTURAS E ÓRGÃOS NACIONAIS, REGIONAIS E DE NÚCLEO

3.1 – A Nível Nacional

- Nada

3.2 – A Nível Regional

- Nada

3.3 – A Nível de Núcleos Nos termos do Artigo 48.º, número 4 do Regulamento Geral da FNA, são Suspensos, os seguintes Núcleos:

- Nada

Nos termos do Artigo 48.º, número 5 do Regulamento Geral da FNA, são Extintos, os seguintes Núcleos:

REGIÃO DE AVEIRO Com efeitos a 31-12-2015 - Núcleo de Alavarium - Núcleo de Cacia

REGIÃO DE SETÚBAL Com efeitos a 31-12-2015 - Núcleo de S. Jorge – Cova da Piedade

4 – MOVIMENTO DE ASSOCIADOS PARA OS CARGOS

4.1 – Movimento de Associados a Nível Nacional

Nos termos do artigo 10.º do Regulamento Geral da FNA

- Nada

4.2 – Movimento de Associados a Nível Regional

REGIÃO DE LISBOA

- Mesa do Conselho Regional Cessaram funções com efeitos a 07/02/2015 Presidente: Eduardo Ferreira Trepado Marques Vice-presidente: José Carmo Transmontano Trindade Secretária: Raquel Martins Sousa Morgado Secretária: Susana Graça Matias Gomes Secretário: João António Gomes Pena

Foram eleitos e tomaram posse em 07/02/2015 para o triénio de 2015/2018 Presidente: Eduardo Ferreira Trepado Marques Vice-presidente: José Carmo Transmontano Trindade Secretária: Magda Teresa Mendes Abreu Secretária: Ana Isabel Fernandes Santos Secretária: Margarida Pinto Barata Ferreira

- Direcção Regional Cessaram funções com efeitos a 05/07/2015 Presidente: João Carlos Castelo Nunes Policarpo Vice-presidente: João Pedro André Ferreira Rodrigues Lopes Secretária: Ana Maria Gonçalves Teodósio Secretário: Domingos José Borralho Oliveira Secretário: José António Pimenta Abreu

Foram eleitos e tomaram posse em 05/07/2015 para o triénio de 2015/2018 Presidente: João Carlos Castelo Nunes Policarpo

1

COMPASSO

12 janeiro 2016

Vice-presidente: João Pedro André Ferreira Rodrigues Lopes Secretária: Ana Maria Gonçalves Teodósio Secretário: José António Pimenta Abreu Secretário: Pedro Miguel Pereira Chaves Assistente: Pe. Bernardo Xavier (Pe.) (reconduzido no cargo pela competente autoridade eclesial)

- Conselho Fiscal Regional Cessaram funções com efeitos a 05/07/2015 Presidente: António Henrique Lopes Alves Vice-presidente: Luís Artur Pinto Amaral Frazão Secretário: Carlos Alberto Silva Gomes

Foram eleitos e tomaram posse em 05/07/2015 para o triénio de 2015/2018 Presidente: António Henrique Lopes Alves Vice-presidente: Carlos Manuel Jesus Sachim Secretário: Carlos Alberto Silva Gomes

4.3 – Movimento de Associados a Nível de Núcleo Nos termos do artigo 10.º do Regulamento Geral da FNA

REGIÃO DE BRAGA

- Núcleo de Pe. Rosas - Infias Foram eleitos e tomaram posse em 06/07/2015 para o triénio de 2015/2018 Presidente: Hélder José Sousa Magalhães Vice-presidente: José Carlos Gomes Amaral Silva Secretária: Adelaide Filipa Pinto Silva Secretário: Fernando Ribeiro Ferreira Secretária: Maria Manuela Mendes Xavier Assistente: Pe. Rosas (nomeado pela competente autoridade eclesial)

- Núcleo de S. Dâmaso Cessaram funções com efeitos a 24/11/2015 Presidente: Fernando Alberto Dias Lopes Fernandes Vice-presidente: Fernando José Dantas Maia Secretária: Ângela Sofia Lima Freitas Secretário: António Fernando Macedo Ribeiro Secretário: José Carlos Ribeiro Casal

Foram eleitos e tomaram posse em 24/11/2015 para o triénio de 2015/2018 Presidente: Jerónimo Costa Miranda Vice-presidente: Fernando José Dantas Maia Secretário: José Carlos Ribeiro Casal Secretário: Armando António Ferreira Gomes Secretária: Cátia Sofia Mendes Correia Assistente: Pe. José Luís Pimenta (reconduzido no cargo pela competente autoridade eclesial)

- Núcleo de S. Martinho Lago Foram eleitos e tomaram posse em 14/11/2015 para o triénio de 2015/2018 Presidente: Manuel Veloso Vice-presidente: Maria Carmo Costa Machado Secretária: Maria Celeste Pereira Faria Secretário: Camilo Ferreira Pinto Secretária: Suzana Isabel Pereira Araújo

Assistente: Pe. Manuel Alberto Bezerra Alves (nomeado pela competente autoridade eclesial) REGIÃO DE LEIRIA

- Núcleo da Marinha Grande Cessaram funções com efeitos a 20/09/2015 Presidente: Margarida Rosário Barosa Carvalho Vice-presidente: Pedro António Correia Fonseca Secretário: Simão Frederico Mendes Gomes Secretário: Jorge Humberto Costa Gomes Secretária: Sandra Isabel Felício Adriano

Foram eleitos e tomaram posse em 20/09/2015 para o triénio de 2015/2018

Presidente: João Luís Cardoso Sobreira Vice-presidente: Simão Frederico Mendes Gomes Secretário: Jorge Humberto Costa Gomes Assistente: Pe. Armindo Castelão Ferreira (reconduzido no cargo pela competente autoridade eclesial)

REGIÃO DE LISBOA

- Núcleo da Penha de França Foram eleitos e tomaram posse em 19/09/2015 para o triénio de 2015/2018

Presidente: Nuno Miguel Pais Felgueiras Costa Vice-presidente: Pau la Alexandre Santos Jesus Secretário: João Raul Abreu Cotrim Secretário: Evaristo Pereira Santos Silva Secretário: José Miguel Vicente Monteiro Alves

- Núcleo da Lourinhã Foram eleitos e tomaram posse em 17/10/2015 para o triénio de 2015/2018 Presidente: Sérgio Manuel Alfaiate Fernandes Vice-presidente: João Paulo Leonardo Subtil Secretário: Nuno Oliveira Silva Leitão Secretária: Lídia Conceição Santos Pedro Secretário: Duarte Nuno Neto Gonçalves

REGIÃO DO PORTO

- Núcleo de Burgães Cessaram funções com efeitos a 15/11/2015 Presidente: Victor Manuel Costa Santos Vice-Presidente: Ana Paula Lopes Correia Secretário: António Adélio Fernandes Neto Secretário: Joaquim Fernandes Machado Secretário: Joaquim Ferreira Martins

Foram eleitos e tomaram posse em 15/11/2015 para o triénio de 2015/2018 Presidente: Victor Manuel Costa Santos Vice-presidente: Ana Paula Lopes Correia Secretário: Joaquim Fernandes Machado Assistente: Pe. Manuel Torres (nomeado pela competente autoridade eclesial)

- Núcleo de Fânzeres Cessou funções com efeitos a 05/12/1025 Vice-presidente: Alberto Manuel Moreira

Foi cooptado e tomou posse em 05/12/2015 para o mandato que termina em 23/03/2017 Vice-presidente: António Augusto Ferreira Branco

- Núcleo de Santo Isidoro de Romariz Cessaram funções com efeitos a 06/11/2015 Presidente: Victor Nuno Borges Silva Resende Vice-presidente: Jonathan Deyuts Soares Almeida Secretário: José Pinho Santos Secretário: Pedro Miguel Ferreira Azevedo

Foram eleitos e tomaram posse em 06/11/2015 para o triénio de 2015/2018 Presidente: Licínio Gonçalves Castro Vice-presidente: Vítor Manuel Soares Costa

Secretário: Veríssimo Oliveira Azevedo Secretária: Maria Manuela Pereira Secretário: Diamantino Augusto Lima Silva Assistente: Pe. Sérgio Filipe Pinho Leal (reconduzido no cargo pela competente autoridade eclesial) REGIÃO DE SETÚBAL

- Núcleo da Baixa da Banheira Cessaram funções com efeitos a 24/10/2015 Presidente: Fernando Mourato Diniz Vice-presidente: Rui Manuel M. Davide Secretária: Beatriz Leonor Mourato Monteiro Secretário: António Aparício Batista Soares

Foram eleitos e tomaram posse em 24/10/2015 para o triénio de 2015/2018 Presidente: Beatriz Leonor Mourato Monteiro Vice-presidente: António Aparício Batista Soares Secretário: Fernando Mourato Diniz Secretário: Armando Augusto Rodrigues Cordeiro Secretário: Osvaldo Pimenta Pina Gomes Ribeiro

5– DISCIPLINA / ACÇÕES DISCIPLINARES - Nada

6 – DISCIPLINA / DISTINÇÕES E PRÉMIOS

DIPLOMA DE MÉRITO É atribuído o Diploma de Mérito às seguintes Entidades/Personalidades

Por proposta do Núcleo da Covilhã: - António Bento Duarte

LOUVOR NACIONAL É atribuído um Louvor Nacional, aos seguintes Associados:

Por proposta da Direção Regional do Porto - Joaquim Jacinto Freitas Pereira Mota – Núcleo de Ermesinde

- José Adriano Freitas Pereira Mota – Núcleo de Ermesinde

- Carla Alexandra Neves Correia – Núcleo de São Cristóvão de Nogueira do Cravo

MEDALHA DE SOLIDARIEDADE É atribuída a Medalha de Solidariedade, ao seguinte Associado:

Por proposta da Direção Regional de Braga - Carlos Manuel Silva Pinheiro – Núcleo de Avidos

Por proposta do Núcleo de Mortágua - Ivo Manuel Mateus Alves – Núcleo de Mortágua

MEDALHA DE D. JOSÉ DE LENCASTRE É atribuída a Medalha de Solidariedade, ao seguinte Associado:

Por proposta do Núcleo da Covilhã - Manuel Fernando Antunes Gonçalves – Núcleo da Covilhã

7 – HOMOLOGAÇÕES

- O Núcleo de Beato Nuno, passa a denominar-se NÚCLEO DE S. NUNO DE SANTA MARIA

8 - QUALIFICAÇÕES

- Nada

9 – RECTIFICAÇÕES

- Nada

Lisboa e Sede Nacional, aos 31 de dezembro de 2015

Jorge Manuel Caria Lopes Cardoso Presidente da Direcção Nacional

(documento original assinado e arquivado)

2

Público-alvoresponsáveis de comunicação das regiões, núcleos, das equipas nacionais do CNE e outros interessados.

Data12 e 13 de março de 2016

LocalLisboa

Preço por pessoa: 30€

Inscrições:https://goo.gl/ZtYNiO

O Encontro Nacional de Comunicação | #com4scoutss procura explorar áreas específicas de trabalho da comunicação como o Design, o Gabinete de Imprensa, as Redes Socais, a Informática e a revista Flor de Lis.

COMPASSO

13

Diretor:Jorge Caria

DesignerExecução Gráfica:

Domingos Leal do Paço

Jornalista:Maria Meireles

Reportagem fotográfica:João Gomes

Duarte Lopes

Internet:Duarte Lopes

Colaboraram neste número:Jorge Caria

Manuel TomásAntónio FontinhaAntónio Cardoso

David LoureiroJorge Marques

Órgão Oficialda Fraternidadede Nuno Álvares

Ano XI - Nº 31janeiro 2016

Ficha Técnica

PENSAR GLOBALMENTE É AGIR

Comunicamos pelas novas Tecnologias a INTERNET

COMPASSO

14 janeiro 2016

O Acarádio é uma atividade de radioescutismo, que reúne escOUteiros, radioamadores e simpatizantes no radioamadorismo. É sempre um espaço de partilha de conhecimentos para as atividades de radioescutismo que se realizam ao longo do ano, sejam atividades de SOTA, o JOTA/JOTI, o NetDay ou a Ceia de Natal. Este ano a atividade realiza-se no aeroporto de Lisboa.

No Acarádio vamos visitar uma estação meteorológica, assistir ao lançamento e observação de um balão meteorológico, realizar comunicações utilizando satélites de orbita polar, modos digitais e claro os novos modos de participação no Jamboree no Ar.

A participação nesta atividade é livre mas os participantes devem formalizar a inscrição por e-mail para , devido à capacidade do espaço, com a informação seguinte: Nome; Mail; EscOUteiro: (caso seja, ex: Associação - AEP/CNE ou Núcleo FNA); Região: (ex: Lisboa); Secção ou cargo: (ex: caminheiro ou dirigente); Radioamador: (caso o seja, indicativo pessoal).

[email protected]

O Departamento Nacional de Radioescutismo encerrou o ano de 2015 e inicia 2016 com duas grandes atividades a nível nacional, a Ceia de Natal que decorreu na internet no passado dia 19 de dezembro e o Acarádio que se realiza em Lisboa no próximo dia 20 de fevereiro.

A atividade de Ceia de Natal reuniu cerca de duas dezenas de associados de norte a sul do país que compareceram entre as 20:00 às 23:30, para brindar e comemorar a época natalícia. Foi um momento de grande fraternidade na nossa associação. Foi bastante interessante, pois para além do momento que se vivia

na internet, neste mesmo dia foram vários os núcleos que realizaram também o seu jantar de natal. Alguns participantes da Ceia de Natal mostraram em direto utilizando a internet o momento de alegria que viviam.

Não esqueças:Conselho Nacional PlenárioInscreve-te para o , a realizar em Fátima, na Casa de

Retiros de Nossa Senhora das Dores, em 9 e 10 de abril de 2016