30 de junho (1)

26
Realinhando as ações de Formação Continuada SEDUC/SUFP/CEFAPRO/ ASSESSORIA COORDENADORA DE FORMAÇÃO CEFAPRO/SINOP SARA CRISTINA GOMES PEREIRA [email protected]

Upload: sara-cristina

Post on 20-Jul-2015

73 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: 30 de junho (1)

Realinhando as ações de Formação Continuada SEDUC/SUFP/CEFAPRO/ASSESSORIACO O R D EN AD O R A D E FO R M A Ç ÃO

C E FA P R O /S I N O P

SA R A C R I ST I N A G O M ES P E R E I R A SA R A . P ER E I RA @ S E D UC .MT.GOV.B R

Page 2: 30 de junho (1)

Apresentação para:Sala de Educador do Cefapro/Reunião com assessores.

Coordenadora de Formação – Sara Cristina GomesPereira

Tema: Realinhando as ações de Formação ContinuadaCEFAPRO/ASSESSORIAS

Data 30 de junho de 2014

Participantes: Equipe gestora do CEFAPRO, ProfessoresFormadores e Assessores do POLO/SINOP.

Page 3: 30 de junho (1)

Dimensões da Formação Continuada do CEFAPRO/Sinop (SEDUC/SUFP/CEFAPROS/ASSESSORIAS/ESCOLAS)

Art.2° Os CEFAPROS/MT têm por finalidade a FormaçãoContinuada, o uso de novas Tecnologias no processo ensinoaprendizagem e a inclusão digital dos Profissionais daEducação Básica da rede pública de ensino.

Segundo Decreto 7.542 de 05 de maio de 2006

Page 4: 30 de junho (1)

Coordenador de Formação do CEFAPRONo art. 9° Das atribuições dos profissionais doCEFAPRO no inciso I letra p – Orienta ao Coordenadorde Formação: Propor, em articulação com a Direção, aimplantação e implementação de medidas e ações quecontribuam para promover a melhoria da qualidade doensino.

Page 5: 30 de junho (1)

Parcerias estabelecidasNeste sentido a equipe gestora do CEFAPRO/Sinop, emparceria com as assessorias, secretarias municipais edemais instituições de educação tem realizado noBiênio 2014/2015 com o aprovação da SUFP/SEDUC, asseguintes ações de Formação ( Projetos avaliados evalidados para 2014 ).

Page 6: 30 de junho (1)

Projetos em DesenvolvimentoTodos os projetos em desenvolvimento, tem como baseo Parecer Orientativo 01/2014 referente aoDesenvolvimento do Projeto Sala de Educador para oano de 2014 ( ainda não temos o orientativo da SUFPpara os projetos Sala deGestores/Formadores/Coordenadores, tais orientativosestão em construção...)

Page 7: 30 de junho (1)

Projeto Sala de Educador do CEFAPRO: Organizado com o grupo de educadores do CEFAPRO eASSESSORIA de SINOP:

Desenvolvido em 2 momentos, carga horária mínima 80horas, coordenado pela Coordenadora do Cefapro:

Grupo 1 – educadores do CEFAPRO Coordenado e orientadopela coordenadora do CEFAPRO, 2ª feiras no matutino.

Grupo 2 - educadores do CEFAPRO e ASSESSORIA de Sinop,coordenado pela coordenadora do CEFAPRO e orientadopela diretora do CEFAPRO, 6ª feiras no vespertino.

Page 8: 30 de junho (1)

Projeto Sala de Gestores : Parceria CEFAPRO e ASSESSORIAS (Sinop, Colíder, Lucas do RioVerde, Sorriso).

Formação para os gestores escolares durante o ano, com cargahorária de 80 horas mínimas.

05 encontros presenciais de 8 horas totalizando 40 horas.

20 horas presenciais reservadas para o Seminário em outubrocom todos os Polos de Assessorias em Sinop.

20 horas à distância para registros no BLOG, e-mail, para o relatoe registro do desenvolvimento das práticas pedagógicas,relacionadas aos temas estudados.

Page 9: 30 de junho (1)

A elaboração e o desenvolvimento deste projeto tem se dado da seguinte Forma:

Pautas com elaboração e desenvolvimentocompartilhadas CEFAPRO/ASSESSORIAS(Gestoras do Cefapro, assessores e professoresformadores).

Page 10: 30 de junho (1)

Relembrando o processo de construção do ProjetoSala de Gestores do CEFAPRO

1º passo no mês de janeiro, estiveram em todas asassessorias (sub-polos) apresentando a proposta aosassessores e gestores das escolas e consolidando aparceria.

2º passo os assessores vieram ao CEFAPRO emfevereiro, para organização do Cronograma e Temas deinteresse solicitados pelos gestores das escolas.

Page 11: 30 de junho (1)

Dinâmica da Formação3º passo: A dinâmica desta Formação envolve a atuação daGestão do CEFAPRO (diretora e coordenadora) e professoresformadores, que elaboram e desenvolvem junto com osassessores e professores formadores por subpolos pautas cujodesenvolvimento é cooperativo e colaborativo,

Havendo nestas formações nos subpolos sempre a presença dosassessores, da diretora e ou da coordenadora do CEFAPRO juntoaos formadores.

No município SEDE há a presença dos assessores, grupo deFormadores e de ambas as gestoras do Cefapro, por nãodemandar agendamento de diárias para a ação.

Page 12: 30 de junho (1)

Projeto – Formação de Coordenadores e Assessores:Tendo em vista a dinâmica do encontro de gestores, queenvolvem também os coordenadores das escolas, foramprevistos apenas 03 momentos formativos com todos oscoordenadores e assessores do Polo durante o ano de 2014.Desenvolvido pela equipe gestora do CEFAPRO com a atuaçãodos professores formadores segundo organização deatendimento às escolas.

1º momento em Fevereiro – Para Ressignificação do ProjetoSala de Educador

2º momento em Maio – Para ressignificação dos PPPs

3º momento em agosto – Para ressignificação dos PPPs

Page 13: 30 de junho (1)

Projeto Sala de Educador das Escolas:

O Polo do CEFAPRO de Sinop atende ao Projeto Sala deEducador de 15 municípios com 54 escolas, sendo 19escolas na sede, Sinop e 35 escolas nos municípios doPolo do CEFAPRO.

Page 14: 30 de junho (1)

Como são elaborados e desenvolvidos?

Estes projetos são elaborados e desenvolvidos pelasescolas, com a orientação e certificação pelo CEFAPRO,nesta ação os professores formadores e acoordenadora de formação, estão diretamente ligados,pois ambos trabalham desde a orientação daelaboração dos projetos durante o seudesenvolvimento e orientando a avaliação dosmesmos.

Page 15: 30 de junho (1)

Programas e Projetos em parceria com outras instituiçõesTais ações passam pela orientação e organização dacoordenadora de formação no sentido de orientar osplanejamentos, organizar cronograma, organizarmateriais e fortalecer as ações dos professoresformadores para o desempenho nestes.

Estes incluem os programas do MEC as parcerias comas secretarias municipais as parcerias com asuniversidades e outras instituições ligadas a educação.

Page 16: 30 de junho (1)

Demanda Formativa, onde surgem:Das análises dos relatórios dos projetos, Sala deEducador de anos anteriores (2013).

Das análises de diagnósticos elaborados e aplicados aosgestores no inicio do ano para levantamento denecessidades formativas dos gestores.

Das Observações e registros dos formadores queatuam diretamente junto as unidades escolares.

Page 17: 30 de junho (1)

Demandas FormativasDas análises dos cronogramas formativos elaboradopelas escolas nos projetos de Formação Continuadapara o ano corrente (2014).

Das Formações e Orientações oferecidas pelaSEDUC/SUFP e demais superintendências.

Em breve também das análises dos PPPs que estãosendo ressignificados pelas escolas.

Page 18: 30 de junho (1)

Objetivos das Políticas de Formação desenvolvidas pelo CEFAPRO e demais instituições de educação:

Observação e análise dos diagnósticos feitos pelasescolas, pelo CEFAPRO em parceria com as assessoriase pela própria SEDUC/SUFP, apontam para a seguintedemanda formativa neste biênio 2014/2015

Fortalecimento da Formação Continuada.

Ressignificação dos PPPs/PPDC

Desenvolvimento dos Programas do MEC Pactos.

Page 19: 30 de junho (1)

Necessidades FormativasGestão Democrática e participativa.

Concepção de Formação Humana na Educação Básica.

Organização Curricular por Complexo Temático ( currículo inclusivo, metodologias por projetos, avaliação formativa dentre outros)

Formação Continuada no contexto educacional de Mato Grosso.

Ressignificação da Formação Continuada via projeto Sala de Educador

Desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o Fortalecimento das práticas pedagógicas nos anos iniciais de educação fundamental e do Ensino Médio, em breve dos demais Ciclos.

Page 20: 30 de junho (1)

Considerações importantes:Desta Forma Todas as ações de Formação sob acoordenação e desenvolvimento deste Centro deFormação com as parcerias até aqui estabelecidas, comorientação e avaliação da SEDUC/SUFP tem objetivoscomuns, dentre eles:

Page 21: 30 de junho (1)

Objetivos Comuns

Fortalecer os Educadores através da FormaçãoContinuada ( gestores, professores, técnicos, apoio edemais envolvidos na ação educativa) para aelaboração de Projetos Políticos Pedagógicos queestejam em harmonia com a Concepção de FormaçãoHumana que preconizam as Orientações Curricularestanto Nacional quanto Estadual, orientando para queestes projetos sejam de fato construído pelo coletivodas escolas e representem a realidade de cadainstituição escolar.

Page 22: 30 de junho (1)

Formação de GestoresSubpolo Inscrito

Presentes

1º Encontro 2º Encontro 3º Encontro

Colíder 32 45 32 24

Lucas do Rio Verde 26 22 14 26

Sorriso 33 32 33 18

Sinop 73 56 41 36

Encontro de CoordenadoresInscritos Presentes

96

1º Encontro 2º Encontro

14/02 05/05 06/05

85 89 81

Page 23: 30 de junho (1)

Sala de Educador do CEFAPROAté o momento estavam previsto 11 encontros tantopara o grupo 1 quanto para o grupo 2, já realizamos 09destes, poderemos a partir do segundo semestreavalia-los e ressignifica-los.

Quanto as orientações aos Projetos das escolas estãoem processo a maioria ainda não terminou o previstopara o primeiro semestre devido ao cronogramadiferenciado deste ano, assim que estiveremconcluindo faremos as orientações para o registrosemestral.

Page 24: 30 de junho (1)

ProposiçõesAnalisar as avaliações dos cursistas de cada projeto.

Analisar as nossas estratégias e metodologias.

Propor novos encaminhamentos com objetivo derealinhar e dar continuidade as ações de Formação nosegundo semestre, tendo em vista que está previstoainda 02 encontros de gestores, 01 encontro comcoordenadores e assessores do Polo e o seminário de02 dias com as experiências da Formação dosEncontros de Gestores/Coordenadores.

Page 25: 30 de junho (1)

Encaminhamentos...Dar respostas as dúvidas das escolas, que a teoria seja colocada em prática, com estudo de caso, como fazer na escola. Além do trabalho com os gestores, como trabalhar com o coordenador o seu real Papel?(Sala de Educador).

Ficou claro de fato para os gestores o que é Formação Continuada?

A avaliação precisa ser repensada, onde estão os encaminhamentos? Na escola está sendo compartilhada as informações?

Que venha sempre a pessoa que trabalha com o Sala de Educador? Esta pessoa tem o compromisso de fazer os encaminhamentos às escolas? Isto ainda não está acontecendo.

Page 26: 30 de junho (1)

Encaminhamentos...O que é autonomia da escola? A escola não sabe ou não quer saber sobre os temas estudados ?

Os educadores estão construindo o conhecimento destes conceitos agora/ Como este entendimento aparece no Currículo e no PPP das escolas?

O que fazer no encontro de coordenadores/assessores? O que faremos nos encontros de gestores?

Marco referencial – Foi feito com as escolas.

Diagnóstico – o diagnóstico precisa ser feito...

Plano de Ação – precisa ser feito...