2_roteiro de estudo - enigma da religião

2
PROFESSOR: Manuel Cândido Domingues CULTURA RELIGIOSA I E N I G M A D A R E L I G I Ã O R O T E I R O D E L E I T U R A Na leitura do texto, esteja atento (a) aos seguintes temas e/ou momentos do texto: 1. A diversidade ou pluralidade de respostas à pergunta: Por que os homens fazem religião? Ter presente a relação com cultura . 2. Os conflitos entre o universo da religião e o científico na busca de apreensão e compreensão do mundo e do homem. Haveria, por acaso, incompatibilidade entre ciência e religião, ou seja, entre a fé e a razão? A experiência religiosa seria apenas pra pessoas primitivas e atrasadas, simples e ignorantes e/ou sem racionalidade crítica? 3. A compreensão da essência da religião não como coisa (objeto), mas como relação. Explicitar a relação com a natureza e na (com a) cultura. 4. A relação entre as formas institucionalizadas de religião e a consciência religiosa. Explicitar a diferença e a relação necessárias entre instituição e carisma (espírito), 5. Como o autor Rubem Alves articula e caracteriza a relação Imaginação – Religião – Conhecimento. Preste atenção na relação entre imaginação (subjetividade – sujeito) e conhecimento(objetividade- objeto) e seus papéis.

Upload: diego-cabral

Post on 21-Jun-2015

181 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2_Roteiro de Estudo - Enigma da Religião

PROFESSOR: Manuel Cândido Domingues

CULTURA RELIGIOSA I

E N I G M A D A R E L I G I Ã O

R O T E I R O D E L E I T U R A

Na leitura do texto, esteja atento (a) aos seguintes temas e/ou momentos do texto:

1. A diversidade ou pluralidade de respostas à pergunta: Por que os homens fazem religião? Ter presente a relação com cultura

.2. Os conflitos entre o universo da religião e o científico na busca de apreensão e

compreensão do mundo e do homem. Haveria, por acaso, incompatibilidade entre ciência e religião, ou seja, entre a fé e a razão? A experiência religiosa seria apenas pra pessoas primitivas e atrasadas, simples e ignorantes e/ou sem racionalidade crítica?

3. A compreensão da essência da religião não como coisa (objeto), mas como relação. Explicitar a relação com a natureza e na (com a) cultura.

4. A relação entre as formas institucionalizadas de religião e a consciência religiosa. Explicitar a diferença e a relação necessárias entre instituição e carisma (espírito),

5. Como o autor Rubem Alves articula e caracteriza a relação Imaginação – Religião – Conhecimento. Preste atenção na relação entre imaginação (subjetividade – sujeito) e conhecimento(objetividade- objeto) e seus papéis.

6. Imaginação e conhecimento do real. Pense que o homem faz perguntas assim: o que são as coisas? Como são as coisas? Como podem ser as coisas? O homem não tem a capacidade de conceber o ideal e acrescentar algo ao real?

7. O conflito entre princípio do prazer e o princípio da realidade. Veja, por exemplo, o que pensa Freud, Camus, Scheler e Sartre..

.8. Complementariedade e especificidade da linguagem científica e da linguagem religiosa.

Medite nesta diferença essencial: a pretensão da ciência é explicar e descrever o mundo enquanto a religião pretende explicitar como o homem vive em relação com o mundo.

9. A necessidade e a presença da religião nas sociedades contemporâneas. Será que é possível haver paz no mundo sem haver paz entre as religiões?Será que não é já tempo de os crentes, ateus, indiferentes e à toa se unirem para enfrentar os grandes e urgentes problemas comuns da humanidade e como consequência no nosso planeta Terra?