29910 - acea - jornal - dezembro 2013 · agradecer a deus cada um dos raios de sol que ele envia...

6
Ano III - Nº 31 - Dezembro de 2013 - Associação Cearense dos Economiários Aposentados e Pensionistas Filiada à FENACEF IMPRESSO Mais um Natal se aproxima e mais um ano chega ao fim…É tempo de, mais uma vez, desejar ao próximo um Feliz Ano -Novo. É tempo de renovar a esperança, de procurar ouvir os sons dos pássaros nos bosques, de agradecer a Deus cada um dos raios de sol que Ele envia para nos iluminar. É tempo de acreditar no futuro e na Paz, apesar de tantas imagens tristes que fomos obrigados a assistir no ano que passou… Chegou a hora de acreditar num radiante amanhã, amigo! Chegou a época de fazer um balanço de tudo o que aconteceu, de tudo o que nos acompanhou no ano que passou… Chegou o momento de lembrar das perspectivas que surgiram e, principalmente, das lições que pudemos aprender a partir de qualquer episódio que tenhamos presenciado. O próximo ano será melhor, certamente! Que as dificuldades passadas nos inspirem a caminhar com mais firmeza. que os problemas nos incentivem a procurar soluções e a lutar por bons ideais, sem nunca perder a ternura! Que o amor prevaleça sobre todas as coisas… que as eventuais lágrimas expressem e reflitam apenas a alegria de viver e de poder brindar a cada momento de convívio, a cada momento de comunhão e solidariedade. Feliz Natal, Feliz Ano-Novo!!

Upload: dangkhanh

Post on 09-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ano III - Nº 31 - Dezembro de 2013 - Associação Cearense dos Economiários Aposentados e Pensionistas Filiada à FENACEF

IMPRESSO

Mais um Natal se aproxima e mais um ano chega ao fi m…É tempo de, mais uma vez, desejar ao próximo um Feliz Ano -Novo.

É tempo de renovar a esperança, de procurar ouvir os sons dos pássaros nos bosques, de agradecer a Deus cada um dos raios de sol que Ele envia para nos iluminar.

É tempo de acreditar no futuro e na Paz, apesar de tantas imagens tristes que fomos obrigados a assistir no ano que passou… Chegou a hora de acreditar num radiante

amanhã, amigo!Chegou a época de fazer um balanço de tudo o que aconteceu, de tudo o que nos

acompanhou no ano que passou…Chegou o momento de lembrar das perspectivas que surgiram e, principalmente, das lições

que pudemos aprender a partir de qualquer episódio que tenhamos presenciado.O próximo ano será melhor, certamente! Que as difi culdades passadas nos inspirem a

caminhar com mais fi rmeza. que os problemas nos incentivem a procurar soluções e a lutar por bons ideais, sem nunca perder a ternura!

Que o amor prevaleça sobre todas as coisas… que as eventuais lágrimas expressem e refl itam apenas a alegria de viver e de poder brindar a cada momento de convívio, a cada

momento de comunhão e solidariedade.

Feliz Natal, Feliz Ano-Novo!!

ExpedienteExpedienteACEA INFORMA

DIRETORIA EXECUTIVA

PresidenteFrancisco Vagner Dantas Leite

Vice-Presidente João Carlos Fernandes de Miranda

Secretário Geral José Alípio Pereira Leitão

Diretora Social Vera Maria Holanda Pimentel

Diretora de Administração e Patrimônio Vera Maria de Freitas Chaves

Diretor Financeiro Antônio Carlos de Lima Araújo

Vice-Diretora Financeira Maria das Dores Magalhães Pacheco

CONSELHO DELIBERATIVO

Vítor Aurélio Teixeira Zilma Diógenes Pinheiro

Tozel Diógenes Bessa Nivaldo Lourenço dos Santos

PresidenteAlberto Mota Junior

Vice-PresidenteMaria Celeste de Sampaio Felismino

SecretáriaMaria das Graças Girão

SuplenteJosé Múcio Mar ns Gomes Filho

CONSELHO FISCAL

Francisco de Menezes Pimentel Neto Rita Maria Brasileiro de Oliveira

Alfrêdo Alves da Costa Filho

SuplentesEudes da Cunha Angelim

Felipe Ferreira de Morais Filho Antônio Galvão Coelho de Holanda

Jornalista responsável Carolina Blum CE2185JP

Concepção Gráfica Taliba

Impressão Expressão Gráfi ca e Editora

Tiragem 800 exemplares

Rua Barão de Aracati, 2135 - Salas 107/110 - Joaquim Távora -

CEP: 60.115- 082 - Fortaleza/CEFone: (85) 3224.8601/ 3877.1218 -

Fax: (85) 3877.1219E-mail: [email protected]

Site: www.acea-ce.com.br

CurtasOs prepara vos para a quinta edição dos Jogos FENACEF que será re-alizada em 2014, entre os dias 05 e 10 de abril, em Natal (RN) seguem dentro do cronograma. Os treinos terão início em janeiro, breve divulga-remos mais informações.

Nosso recesso será a par r do dia 23/12 retornando as a vidades no dia 02 de janeiro de 2014.

Nossos associados conheceram mais um cartão portal do Brasil. Dessa vez o roteiro foi pela belíssima praia de Jericoacoara cartão postal do nosso Ceará. Em 1984, Jeri havia sido transformada em APA (Área de Proteção Ambiental), condição que contribuiu para a conservação de sua peculiar paisagem de caa nga e coqueiros nas beiradas do oceano.

A par r de janeiro a ACEA dará início ao cadastro de todos os colegas aposentados que exerçam alguma a vidade liberal. Nosso obje vo é divulgar os nomes e a vidades em nosso site para que outros colegas possam contratar os serviços. O cadastro será feito somente na sede da ACEA e será preciso os seguintes itens:1. Nome completo2. Razão social3. Nome fantasia4. CNPJ/CPF5. A vidade 6. Endereço completo e telefone

No dia 22/11 aconteceu no Clube da Caixa mais uma edição do almo-ço entre amigos com a presença dos amigos Paulo Carlos Dias, Paulo Roberto Borges, Julio Pessoa Viana e José Aldemir Ba sta. O próximo almoço será no dia 24/01 às 14 ho-ras no Clube da Caixa e terá a coor-denação do colega Nunes.

Na noite do dia 26/11 na sede social do Tribunal do Trabalho houve o 1º amistoso do vôlei com as equipes ACEA x TRT. Os treinos de vôlei misto acontecem no Clube do Vôlei sempre as terças e quintas das 20h30 às 22 horas. Venha par cipar conosco!

V jogos da FENACEF

Recesso ACEA

Viagem para Jericoacoara

Cadastramento de colegas que exerçam a vidade liberal

Almoço entre amigos

1º jogo da equipe de vôlei

Ano I

II - N

º 31

- De

zem

bro d

e 201

3As

socia

ção

Cear

ense

dos

Eco

nom

iário

s Apo

sent

ados

e Pe

nsio

nista

s Filia

da à

FEN

ACEF

Asso

ciaçã

o Ce

aren

se d

os E

cono

miá

rios A

pose

ntad

os e

Pens

ioni

stas F

iliada

à F

ENAC

EF

02

Fonte: www.vida10.com.br

A expecta va média de vida, tomando por base o Brasil, segundo dados ofi ciais, era, em 1910, de aproximadamen-te 34 anos, passando para cerca de 66 anos em 2000. Além da duração da vida ter pra camente dobrado nesse pe-ríodo, a sua qualidade foi bastante melhorada, especialmente pelos maiores cuidados com a saúde, a higiene e os hábitos alimentares que foram sendo incorporados a nossa cultura com o passar dos anos. As mulheres nham ou-tro agravante: múl plas gestações, em geral, e em idade muito tenra, o que também as debilitava precocemente. Dessa forma, as pessoas a ngiam o que hoje seria a meia idade, já com poucas perspec vas e com a aparência sica e estado psíquico de um ser humano bastante idoso e frágil. Ora, se a duração da vida humana aumentou, a

consequência disso é que se passou a encarar suas diversas fases sob outro prisma. Evidentemente, não podemos parar o tempo, mas por que não envelhecermos com qualidade e dignidade, sem falarmos na autoes ma? A cirurgia plás ca, hoje, quando indicada a pacientes acima dos 65 anos é, muitas vezes, vista com reserva por algumas pessoas, como se fora excesso de vaidade, falta de aceitação da própria idade, o que, na verdade, não passa de falta de compreensão e, até de certa dose, de preconceito de quem assim a julga. Por isso, é importante que se entenda que a busca de melhor aparência por pessoas de idade avançada não signifi ca que elas queiram negar que o tempo passou, mas, sim, ao invés de se acomodarem, procurar atenuar os seus efeitos fazendo exer-cícios regularmente, alimentando-se bem, tratando de seus dentes, ocupando bem o corpo e a mente e também lançando mão dos grandes bene cios que a cirurgia plás ca pode lhes proporcionar. Em outras palavras, cuidar-se mais para procurar viver melhor. A cirurgia do rejuvenescimento facial em uma paciente de 70 anos não deve nem pode ter a pretensão de torná-la com a aparência de uma mulher de 30 ou 40 anos. Entretanto, o cirurgião plás co consciente, empregando as téc-nicas adequadamente de forma a suavizar a fl acidez da pele e remover as bolsas em torno dos olhos, por exemplo, pode proporcionar a essa paciente uma grande sa sfação pela sensação de conforto e bem-estar ob dos, sem cair no erro de alterar sua expressão natural, o que traria um aspecto desagradável por causar uma desarmonia com o restante do seu corpo e da sua faixa etária. Da mesma forma, muitas pacientes mais idosas se sentem altamente gra fi cadas por melhorarem sua silhueta, apenas eliminado um abdômen globoso ou seios muito volumosos e caídos que lhe davam uma aparência de des-cuido consigo, má postura e deselegância. Pálpebras caídas, aparentando cansaço, são muitas vezes incongruentes em homens com um espírito ainda jovial e bem disposto. Por vezes, um pequeno detalhe que passa até desaperce-bido por quem não dele padece pode fazer toda a diferença para a obtenção de um convívio social mais feliz para o idoso, possível hoje graças à maravilhosa conquista da longevidade. Ao prolongar a vida humana, a ciência vem produzindo uma legião de pessoas com idade cada vez mais avançada. Estas, sem pensarem no passado e nem no futuro, enquanto o passar do tempo, inexoravelmente, as faça cada dia mais velhas, buscam com sua luta por mais vida, que essa lhes traga a mágica sensação de ter valido a pena ter vivido cada momento como realmente novo.

A cirurgia plástica na

terceira idade

Ano I

II - N

º31

- Dez

embr

o de

201

3An

o III

- Nº3

1 - D

ezem

bro

de 2

013

Asso

ciaçã

o Ce

aren

se d

os E

cono

miá

rios A

pose

ntad

os e

Pens

ioni

stas F

iliada

à F

ENAC

EFAs

socia

ção

Cear

ense

dos

Eco

nom

iário

s Apo

sent

ados

e Pe

nsio

nista

s Filia

da à

FEN

ACEF

03

Benefícios e gratuidades que os idosos têm direito

Passe-livre nos ônibus urbanos e meia-entrada no cinema não são os únicos direitos de quem tem mais de 60 anos. Embora muitos idosos não saibam, a legislação garante vários outros bene cios a essa faixa etária.

As isenções de impostos como o Imposto de Renda (IR) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) são menos conhecidas dos idosos, mas só valem em alguns casos. No caso do imposto de renda, só tem direito à isenção quem recebe aposentadoria ou pensão e tem doenças graves como câncer, cardiopa a ou Parkinson.

Já no caso do IPTU, a isenção depende de o município ter legislação que garanta esse direito. Por isso, as regras variam. Em São Paulo, por exemplo, só têm direito os idosos que não têm outro imóvel no município e com renda de até três salários mínimos. Um bene cio que costuma gerar muitas dúvidas é a gratuidade no transporte interestadual. Ela não vale só para ônibus, mas também para trens e barcos.

Em cada veículo, devem ser reservados dois lugares gratuitos para idosos com renda de até dois salários mínimos. Caso os lugares já estejam ocupados, os idosos nessas condições têm direito a 50% de desconto no preço da passagem. Para comprovar a renda, podem ser usados vários documentos, mas no caso de idosos que não têm nenhuma renda ou não têm como comprová-la, pode-se pedir uma carteirinha na assistência social do município.

No entanto, mesmo os idosos que viajarem gratuitamente têm que pagar taxas de pedágio, u lização do terminal e alimentação.

Plano de saúde

Um grande peso no orçamento dos idosos costuma ser o plano de saúde. Desde 2004, os contratos de plano de saúde não podem aumentar o valor pago pelos consumidores quando eles completam 60 anos ou depois disso.

Por isso, resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determina o aumento do valor por faixas etárias, até o consumidor completar 59 anos; depois disso, não pode mais haver aumentos, a não ser o reajuste anual permi do pela agência.

Legislação

O Estatuto do Idoso vale para todo o Brasil e garante a maioria dos bene cios aos idosos. Além do estatuto, a Cons tuição Federal e as Cons tuições Estaduais, além de leis municipais, também garantem bene cios aos idosos.

Alguns bene cios, como a gratuidade nos transportes urbanos, são garan dos pelo Estatuto do Idoso, mas regulamentados em nível municipal ou estadual. Por isso, as regras específi cas de como obter o bene cio podem variar de local para local.

Fonte: ww.g1.globo.com

Fique ligadoFique ligado ACONTECEU NA ACEAAn

o III

- Nº 3

1 -

Deze

mbr

o de 2

013

Asso

ciaçã

o Ce

aren

se d

os E

cono

miá

rios A

pose

ntad

os e

Pens

ioni

stas F

iliada

à F

ENAC

EFAs

socia

ção

Cear

ense

dos

Eco

nom

iário

s Apo

sent

ados

e Pe

nsio

nista

s Filia

da à

FEN

ACEF

04

35º Simpósio da FENACEF

Aniversariantes de setembro e outubroNo dia 06/11 aconteceu a comemoração dos aniversariantes de setembro e outubro na sede da ACEA.

O evento aconteceu de 28 a 31/10 em Porto de Galinhas (PE) com a par cipação de 33 colegas do Ceará.

ACONTECEU NA ACEAACONTECEU NA ACEA

Ano I

II - N

º31

- Dez

embr

o de

201

3An

o III

- Nº3

1 - D

ezem

bro

de 2

013

Asso

ciaçã

o Ce

aren

se d

os E

cono

miá

rios A

pose

ntad

os e

Pens

ioni

stas F

iliada

à F

ENAC

EFAs

socia

ção

Cear

ense

dos

Eco

nom

iário

s Apo

sent

ados

e Pe

nsio

nista

s Filia

da à

FEN

ACEF

05

Parabenizamos os(as) aniversariantes do mêsde Dezembro pelo dia tão especial. Felicidades!

DIA NOMESDIA NOMES DIA NOMES

Quer vender, trocar ou oferecer seus produtos? Anuncie em nosso informativo mensal. O espaço pode ser para pessoa sica ou jurídica. Caso tenha interesse entre em contato conosco e garanta seu espaço.

Classifi cados

Agenda

Fique por dentro de nossas a vidades semanais e palestras. Veja as datas e programe-se!

Dias 04, 11, 18/12Encontro entre amigos. Horário: 16 horasLocal: ACEA

1 ELODIA MARIA MILITÃO1 JOSÉ HUMBERTO DE ARAÚJO2 EDILMA TELMA MACEDO L. DIOGENES2 ROZIANE GOMES DE SÁ DINIZ5 ANALDINA ELIZABETH DE M. SALGADO5 MARIA ROSENEIDE RIBEIRO DA COSTA6 ARINALDO DE MELLO FERNANDEZ7 MARIA LEOPOLDINA CHAVES FRANKLIN8 JOANA OLIVEIRA BURLAMAQUI8 JOÃO BEZERRA DE ALMEIDA8 MARIA JOSÉ MENEZES CAMURÇA9 IDALINA DE JESUS CARVALHO9 JESUS LEANDRO FERNANDES10 ARNALDO CORREIA DE ARAUJO10 DENISE MIRANDA DE MORAES11 MARGARIDA MARIA ALVES LIMA11 MIRIAM CELESTE VERAS DA SILVA11 SONIA MARIA SILVA SALVADOR12 GERALDO SARAIVA RIBEIRO12 JOSÉ TARCISIO TEODOSIO DE OLIVEIRA

12 JOSE VALTEMIR BARREIRA12 RAIMUNDO CLEITANO DIOGENES PAIVA12 RUTH MARIA FERNANDES M. DOURADO13 WILLAMES ALVES DE CASTRO14 DIANA MENDES PINTO NOGUEIRA14 FRANCISCA NEURISMAR CORREIA14 MARIA MARIANO TEIXEIRA RODRIGUES15 ALBERTO MOTA JÚNIOR15 ANA CRISTINA FERREIRA MONTEIRO15 ELEONE DE QUEIROZ HOLANDA15 FRANCISCO AIRTON LOPES DA SILVA16 DARCKLES MACK WILD M. MARINHO16 HELMA CRISTINA SABÓIA CARVALHO16 MARIA OLDENIR DE SABOIA E SILVA17 ANTÔNIA EDNA VIANA DA SILVA17 JOSÉ BOMFIM ALBUQUERQUE17 VAN JOHNSON SOLOS DO MAR18 MARIA DE FATIMA ALVES MARTINS22 JOSÉ MESSIAS FILOMENO DA SILVA22 LUCIA DE FATIMA BESSA DE MORAES

22 MARIA SANDRA CARNEIRO DE ARAÚJO24 ANTONIO CARLOS CAMPELO COSTA24 JOSÉ CARLOS MACHADO DE BRITO24 MARTA MARIA ALMEIDA PESSOA25 ANA MARIA MAGALHÃES DA C. REGO25 HERBERT ARAÚJO MEIRELES25 JOÃO ALBERTO ALVES25 PAULO ROBERTO BATISTA SILVA26 IVANIRA HOLANDA BESERRA GOMES26 MARIA ACACIO MENEZES PAZ26 MARIA ARMINDA MALVEIRA FREITAS27 MARIA BRIGIDA MAIA MATOS27 MARIA ELCYRA CRAVEIRO MOURÃO28 GEVALISIO CRUZ DE ARAÚJO28 MARIA JULIA DA SILVA CRUZ28 TANIA TEIXEIRA DE CARVALHO28 VERA BRAGA DE MIRANDA 29 MARIA VILANI OLIVEIRA LIMA29 ZILMA DIOGENES PINHEIRO

Que o Ano-Novo que se aproxima, possamos viver intensamente cada

momento com muita Paz, Amor e Esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus!

Feliz 2014

Ano I

II - N

º 31

- De

zem

bro d

e 201

3As

socia

ção

Cear

ense

dos

Eco

nom

iário

s Apo

sent

ados

e Pe

nsio

nista

s Filia

da à

FEN

ACEF

Asso

ciaçã

o Ce

aren

se d

os E

cono

miá

rios A

pose

ntad

os e

Pens

ioni

stas F

iliada

à F

ENAC

EF

06