28/03/2015 - empresas&empresários - edição 3.116

4
Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 28 de março de 2015 Empresas Empresários & O diretor, Humberto Giacomello, recebeu o prêmio do Ranking Inteligência Empresarial da Construção (ITC) DIVULGAÇÃO ConstruBelmais é destaque no ranking ITC A ConstruBelmais está no ranking das 100 maiores construtoras do país, segundo pesquisa realizada pela Inte- ligência Empresarial da Cons- trução (ITC). O diretor, Hum- berto Giacomello, recebeu o prêmio do Ranking ITC, no início de março, em São Paulo (SP). A cerimônia de premia- ção ocorreu dentro da maior feira de revestimentos e aca- bamentos da América Latina, a Expo Revestir, no Transa- mérica Expo Center, em São Paulo (SP). É a 11ª que o ITC - uma das consultorias mais tradicionais em fornecimento de dados da indústria da cons- trução - realiza a pesquisa. O levantamento engloba as 100 maiores do setor tanto com construtoras que atuam nos segmentos comercial, residen- cial e indústria e elenca as que mais construíram no ano. A ConstruBelmais atua em todo estado do Rio Grande do Sul, principalmente nas ci- dades da Serra Gaúcha e tem hoje mais de 1000 unidades em projeto e execução. Este número representa mais de 100.000m² de área construída. “Estar nesse ranking é o re- conhecimento de todo nosso trabalho”, destaca Giacomello. A ConstrubelMais projeta e executa obras de alto padrão. Os empreendimentos são pro- duzidos com qualidade, de acordo com os requisitos regu- lamentares e prima pela total satisfação dos clientes A ConstruBelmais está com vários lançamentos no mer- cado imobiliário da Serra. O Monreale, localizado na aveni- da Alvi Azul em Bento Gon- çalves - empreendimento do programa Minha Casa Minha Vida - tem sacada aberta estilo gourmet, clube de lazer com dois salões de festas (adulto e infantil), sala de jogos, sauna seca com sala de relax, além de outros diferenciais. Outro empreendimento é o Residencial Sollarium, lo- calizado rua Hugo Marco Perasolo, 371 em Caxias do Sul. “O Sollarium está com as últimas unidades à venda”, completa o diretor. História da empresa Dirigida pelos irmãos Dio- go e Humberto Giacomello, A ConstruBelmais foi funda- da em 1982, em Carlos Barbo- sa, atuando no ramo da cons- trução civil em toda a região da Serra. Inicialmente a empresa atu- ava em diversos segmentos do setor, como construções de pavilhões industriais, postos de gasolina, estabelecimentos comerciais e públicos, refor- mas e residências em geral. A partir do início da década de noventa, começou a mudar de atuação no mercado, par- tindo para o ramo de incor- poração imobiliárias, na área habitacional. Desde o ano de 2005 a em- presa é certificada pela Norma ISO 9001:2008 e pela Norma Sistema de Gestão da Quali- dade PBQP-H Nível. No iní- cio deste ano a emprea que era Construbel, passou a se cha- mar ConstruBelmais. A construtora está localiza- da na rua Pedro Baldasso, 82, em Carlos Barbosa. O telefo- ne para contato e mais infor- mações é o (54) 3461-1734 . O site é o www.construbel- mais.com.br.

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 21-Jul-2016

229 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

28/03/2015 - Empresas&empresários - Edição 3.116 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 28/03/2015 - Empresas&empresários - Edição 3.116

Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 28 de março de 2015

Empresas Empresários&

O diretor, Humberto Giacomello, recebeu o prêmio do Ranking Inteligência Empresarial da Construção (ITC)

DIVULGAÇÃO

ConstruBelmais é destaque no ranking ITCA ConstruBelmais está

no ranking das 100 maiores construtoras do país, segundo pesquisa realizada pela Inte-ligência Empresarial da Cons-trução (ITC). O diretor, Hum-berto Giacomello, recebeu o prêmio do Ranking ITC, no início de março, em São Paulo (SP). A cerimônia de premia-ção ocorreu dentro da maior feira de revestimentos e aca-bamentos da América Latina, a Expo Revestir, no Transa-mérica Expo Center, em São Paulo (SP). É a 11ª que o ITC - uma das consultorias mais tradicionais em fornecimento de dados da indústria da cons-trução - realiza a pesquisa. O levantamento engloba as 100 maiores do setor tanto com construtoras que atuam nos segmentos comercial, residen-cial e indústria e elenca as que mais construíram no ano.

A ConstruBelmais atua em todo estado do Rio Grande do Sul, principalmente nas ci-dades da Serra Gaúcha e tem hoje mais de 1000 unidades em projeto e execução. Este número representa mais de 100.000m² de área construída. “Estar nesse ranking é o re-conhecimento de todo nosso trabalho”, destaca Giacomello.

A ConstrubelMais projeta e executa obras de alto padrão.

Os empreendimentos são pro-duzidos com qualidade, de acordo com os requisitos regu-lamentares e prima pela total satisfação dos clientes

A ConstruBelmais está com vários lançamentos no mer-cado imobiliário da Serra. O

Monreale, localizado na aveni-da Alvi Azul em Bento Gon-çalves - empreendimento do programa Minha Casa Minha Vida - tem sacada aberta estilo gourmet, clube de lazer com dois salões de festas (adulto e infantil), sala de jogos, sauna

seca com sala de relax, além de outros diferenciais.

Outro empreendimento é o Residencial Sollarium, lo-calizado rua Hugo Marco Perasolo, 371 em Caxias do Sul. “O Sollarium está com as últimas unidades à venda”,

completa o diretor.

História da empresa

Dirigida pelos irmãos Dio-go e Humberto Giacomello, A ConstruBelmais foi funda-da em 1982, em Carlos Barbo-sa, atuando no ramo da cons-trução civil em toda a região da Serra.

Inicialmente a empresa atu-ava em diversos segmentos do setor, como construções de pavilhões industriais, postos de gasolina, estabelecimentos comerciais e públicos, refor-mas e residências em geral. A partir do início da década de noventa, começou a mudar de atuação no mercado, par-tindo para o ramo de incor-poração imobiliárias, na área habitacional.

Desde o ano de 2005 a em-presa é certificada pela Norma ISO 9001:2008 e pela Norma Sistema de Gestão da Quali-dade PBQP-H Nível. No iní-cio deste ano a emprea que era Construbel, passou a se cha-mar ConstruBelmais.

A construtora está localiza-da na rua Pedro Baldasso, 82, em Carlos Barbosa. O telefo-ne para contato e mais infor-mações é o (54) 3461-1734 . O site é o www.construbel-mais.com.br.

Page 2: 28/03/2015 - Empresas&empresários - Edição 3.116

DIVULGAÇÃO

VIRGINIA SILVEIRA

- Sábado, 28 de março de 20152 Empresas Empresários&

Aurora promove vinhos na Alemanha

Fórum de Segurança aborda NR-15

Comitiva da Expoclara faz convite ao Governador

A Vinícola Aurora divulgou os vinhos Brazilian Soul na Prowein

Representantes na 10º Explocara em visita ao Governo do Estado

Envie seus comentários e/ou sugestões para [email protected]

Adelgides Stefenon é economista, mestre em marketing, consultor nacional e internacional, professor universitário.

Adelgides stefenon, Msc.

negócios

eMpresAs&

Gosto de opinar de forma livre e com vistas a construir um país melhor, sempre. Para mim, as manifestações do último 15 de março tiveram um único endereço bem definido: a saída da Presidente Dilma. Vimos diversos cartazes com este pedido, além de fora PT e chega de corrupção. Tudo o que se disser fora disto seriam tentativas de esconder o sol com a peneira.

Mas realmente é um pouco difícil de entender o que se passa nes-se país quando o assunto é política, partidos políticos e a corrupção.

No Mensalão, ninguém sabia de nada. No Petrolão, “não é comigo”. “Tudo o que recebemos é legal”. “Não recebemos di-nheiro de propina de ninguém”. “Não há provas”. “Nunca falei com o Youssef ”. “Ninguém foi autorizado a receber dinheiro em nome de nosso partido”. PT, PMDB e PP possuíam “geren-tes da propina na Petrobrás” e ninguém sabia de nada. É difícil construir este país quando milhões trabalham, ganha-se salários baixos, não se tem saúde, educação, segurança, estradas dignos e vê-se que, para alguns, a lei não é mesma. Tomara que o MPF e a justiça continuem isentos, bem como, o STF quando começar a julgar os amigos do Rei ou da Rainha, além dos outros casos de corrupção.

Seria bom instituir um Recall de políticos. Recall é o nome dado à solicitação dos fornecedores de produtos ou serviços quando são identificados problemas que podem causar preju-ízos ao consumidor, inclusive graves, normalmente utilizado pela indústria automobilística.

Vejamos o que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) fala sobre substituição de produtos ou serviços:

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tor-nem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

Ainda no CDC, é crime toda publicidade enganosa ou abusiva.Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abu-siva.§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mes-mo por omissão, capaz de induzir em erro o consumi-dor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.§ 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discrimi-natória de qualquer natureza, a que incite à violên-cia, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudi-cial ou perigosa à sua saúde ou segurança.§ 3° Para os efeitos deste código, a publicidade é en-ganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.

Os artigos 66 e 67 do CDC trazem as penas para este crime prevendo detenção de 3 meses a um ano e multa.

Os profissionais do Direito vão dizer que isto não se aplica no caso dos políticos que dizem uma coisa e fazem outra. Recall de políticos? Perguntaríamos todos nós: por que não?

Pense nisso e sucesso.

teMos RECALL pArA presidente?

A comitiva da 10° Expoclara realizou o convite ao governa-dor José Ivo Sartori e à primei-ra dama Maria Helena para que participem da abertura da feira, no dia 23 de abril, às 15h. O grupo foi recebido no gabinete do governador, no Palácio Pira-tini, no último dia 19. O depu-tado estadual Alexandre Postal também estava presente na re-cepção da comitiva.

Participaram da comitiva o presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier, o diretor da Cooperativa Santa Clara, Alexandre Guerra, o di-retor da Expoclara 2015, Carlos Alberto Gomes de Araújo, o coordenador da Exposição de Máquinas e Implementos, Fa-

biano Borsoi, os vices-prefeitos de Garibaldi, cidade sede do evento, Antônio Fachinelli, e de Carlos Barbosa, cidade sede da Santa Clara, Evandro Zibetti,

além do presidente da Ocergs/Sescoop-RS, Vergilio Perius.

A Expoclara 2015 ocorre de 23 a 26 de abril, no Parque da Fena-champ, em Garibaldi.

O tecnologista e engenheiro da Fundação Jorge Duprat Fi-gueiredo de Segurança e Medici-na do Trabalho (Fundacentro), Augusto Portanova Barros, será o palestrante, nesta segunda--feira (30), da primeira edição de 2015 do Fórum de Seguran-ça, promovido pela Ascon Vi-

nhedos. O tema será a Norma Regulamentadora número 15 (NR-15), que trata de atividades e operações insalubres. Durante a palestra, Barros abordará os prin-cipais anexos da NR-15 dando maior ênfase aos que envolvem o setor da construção civil, tais como ruídos, exposição ao calor,

A Vinícola Aurora, maior ex-portadora de vinhos do Brasil e líder em vendas de vinhos bra-sileiros na Alemanha, apostou no seus vinhos top de linha em sua participação na 22ª Prowein, uma das mais importantes feiras de vinhos do mundo. Os desta-ques foram os vinhos de expor-tação Brazilian Soul, os rótulos com Indicação de Procedência Aurora Pinto Bandeira e o ícone da vinícola, o Aurora Millésime 2011 (vinho elaborado exclu-sivamente em safras excepcio-nais). Realizada em Dusseldorf, de 15 a 17 de março, a Prowein reuniu mais 5 mil expositores de 50 países e recebeu mais de 52 mil visitantes, profissionais de várias nacionalidades.

A linha de vinhos seleciona-dos Brazilian Soul teve seu lan-çamento na Prowein de 2013. Em poucos meses, os vinhos já estavam distribuídos em todo o

frio, agentes químicos, entre ou-tros. O evento, destinado a em-presários, engenheiros e técnicos de segurança, terá recepção às 18h30 e início da palestra às 19h. As vagas são limitadas. É neces-sário confirmar presença pelo te-lefone 3454-5734 ou pelo e-mail [email protected]

território alemão, em lojas das principais redes de varejo. “Que-remos ampliar nossa participação na Alemanha introduzindo mais rótulos de nosso portfólio, para reforçar a construção da marca Aurora naquele mercado”, ex-

plica, a gerente de exportação da Vinícola Aurora, Rosana Pasini. “Em 2014, nossas exportações para a Alemanha chegaram a US 457 mil, representando 55% de toda a receita das vendas do Wi-nes Of Brasil para aquele país”.

Page 3: 28/03/2015 - Empresas&empresários - Edição 3.116

EDUARDO BENINI

ANDRÉIA DE DEUS

Pratos elaborados no Gran Mangiar

Concessionária Scapini lança o HR-V da Honda

Gerente de Vendas, Roberto Pilotti e a equipe comercial no lançamento do novo carro da Honda

- Sábado, 28 de março de 2015 3Empresas Empresários&

A Scapini, concessionária Honda em Bento Gonçalves, realizou na tarde do último dia 20, o coquetel de lançamento do HR-V: um SUV (Sport Utility Vehicle) com design inconfundí-vel, performance arrojada com baixo consumo, tecnologias in-tuitivas, espaço interno versátil e muita segurança e conforto. De-sign inspirador aliado à inovação e uma experiência marcante. As-sim é o Honda HR-V. Um carro onde cada detalhe foi pensado para facilitar a vida. Como, por exemplo, o conceito invisible handle, em que a maçaneta foi embutida nas portas traseiras, acentuando o aspecto arrojado e elegante do carro.

São diversas configurações de

banco para expandir ainda mais o espaço interno do carro, de um jeito prático e versátil. Eles também podem ser baixados juntos, ficando quase que uma minivan. Perfeito para viajar e levar tudo o que se precisa. Mas não é só o espaço que é bastante atraente. O painel encanta logo à primeira vista e, além disso, o SUV tem motor 1.8 i-VTEC, freio de estacionamento eletrô-nico e um dos mais modernos sistemas multimídias.

Disponibilizado nas versões LX (manual e CVT – Trans-missão Continuamente Variá-vel), EX (intermediário) e EXL (versão top e com CVT), traz modalidades interessantes de interação com o condutor, per-

mitindo um toque pessoal. No velocímetro há um indicador de luz de consumo de combustí-vel, que pode ser personalizado em até sete cores. Quando a luz acende, o condutor saberá que está economizando gasolina naquele momento.

O design do Honda HR-V é imponente e muito robusto e a frente do modelo expressa essa virtude, com faróis e vin-cos marcantes. Combinação perfeita de inovação e sofisti-cação com a robustez de um SUV. O lançamento da Honda pode ser conferido na Scapi-ni, localizada na BR 470, KM 213, 4 nº 6000, no bairro São Roque. O telefone para mais informações é o 2105-5500.

O Restaurante Gran Man-giar, localizado nos Caminhos de Pedra, oferece um local di-ferenciado. Além das belezas naturais que cercam o local, a gastronomia que o restaurante oferece são pratos à la carte, com um toque contemporâ-neo. Entre os pratos ofereci-dos pelo Gran Magiar, estão ri-sotos, massas, carnes e peixes.

O lado externo do restau-rante conta com um deck de madeira, que proporciona uma vista privilegiada da re-gião. “Nosso cardápio é dife-renciado e o local é agradável para estar com a família e ami-gos”, destaca o proprietário Claudino Grando.

O Gran Mangiar atende de quarta a sábado à noite, e sába-dos e domingos ao meio-dia. O restaurante conta com a possi-bilidade de atendimentos em-presariais e jantares exclusivos.

Nas segundas e terças à noite, atende apenas com reserva e o atendimento é efetuado pelos proprietários. Os telefones para contato e reseva são os 3455-0106 ou 3453-7473.

O cardápio do restaurante se distingue pela culinária contemporânea

Page 4: 28/03/2015 - Empresas&empresários - Edição 3.116

FOTO PAVAN

REJANE FOSSÁ

4 Empresas Empresários& - Sábado, 28 de março de 2015

Salton recebe distinção na França

ConTIgo reúne profissionais de TI

Jordano Zanesco, Anderson Locatelli, Ademir Picolli, Luis Otavio Zanelli e Lênio Zanesco, na primeira edição do evento conTigo

Na Foto Pavan, Páscoa com doces recordações

Um dos mais importantes con-cursos internacionais do mundo dos vinhos, o Vinalies, em Paris, premiou a Vinícola Salton em sua mais recente edição. Único espumante safrado da vinícola, o Salton Prosecco, assegurou me-dalha de prata.

Foram avaliadas mais de 3,5 mil amostras, de 42 países, por 150 degustadores, que destaca-ram os produtos de oito vinícolas

brasileiras, entre as quais a Salton. Com a avaliação realizada a par-tir de degustações às cegas, que aguçam o paladar dos jurados considerando somente a análise organoléptica, o Salton Prosecco despertou os sentidos dos espe-cialistas presentes no concurso.

Brilhante e com coloração cla-ra esverdeada, o Salton Prosecco possui um perlage abundante, de finas borbulhas e excelente for-

mação de espuma. O perfume agradável de flores e frutas, como pera, maçã verde e pêssego, con-fere sabor fresco e equilibrado ao espumante, que faz perfeita harmonização com sopa de le-gumes, canapés, carnes brancas e frutos do mar.

Proveniente da Serra Gaúcha, tem a chancela da qualidade dos espumantes produzidos no Sul do país.

Para estreitar ainda mais os laços com seus clientes, a Co-mabe organizou, em parceria com a Kyocera, a primeira edição do conTIgo, evento destinado exclusivamente aos profissionais de TI e interes-sados. A Comabe recebeu no dia 12, cerca de 50 pessoas, no Restaurante Canta Maria, em Bento Gonçalves. Entre as ati-vidades promovidas, destaque às três palestras: “Aumento de Eficiência e Customização de Processos”, com Luiz Otavio Zanelli, da Kyocera; “Seguran-ça da Informação em Sistemas de Impressão”, com Anderson Locatelli, Diretor de Marke-ting e Vendas da NDDigital e, por fim, “Tendências em TI”, com Ademir Picolli, Consultor de Negócios em TI. Os pales-trantes apresentaram dados

promissores a respeito da tec-nologia global, cenário em que, cada vez mais, o profissional de TI assume o protagonismo na busca por soluções e oportuni-dades sustentáveis de negócio. Com o sucesso, o evento pro-mete novas edições em bre-ve. A ideia é abrir à inscrição

de mais profissionais de TI, montando uma programação dinâmica, objetiva e que seja referência enquanto ferramen-ta criativa e inovadora na bus-ca por soluções no segmento, sobretudo quanto ao arquiva-mento, compartilhamento e impressão de documentos.

O tema Páscoa é uma ótima opção para fotografar as crianças

Para quem deseja presentear com criatividade nessa Páscoa, a Pavan é uma ótima opção. O pacote de Páscoa, voltado para crianças até cinco anos, conta com cinco fotos no tamanho 15X21, além de um baleiro em formato de coração persona-lizado com foto e doces. Os cenários transitam pelo mundo dos coelhos e dos ovos colo-ridos, criados para compor os ensaios alusivos à Páscoa.

Além de uma recordação úni-ca, as imagens podem ser utiliza-das como cartão de felicitações ou inseridas na produção de pre-sentes especiais e personalizados como canecas, almofadas, ca-misetas, entre muitas outras op-ções que fazem parte do mix de

fotoprodutos da Pavan. A ação de Páscoa segue até o dia 10 de abril. Agora, é sair da toca e pular para as fotografias divertidas da Pavan, que está localizada na rua

Marechal Deodoro, 175 e conta com uma página no Facebook, onde os trabalhos podem ser vi-sualizados. Os telefones são os 3452-6606 e o 9144-2006.

EmpresarialAlini Pegoraro Vieira - OAB/RS 57.144*

*Alini Pegoraro Vieira é Advogada, Especialista em Direito Empresarial OAB/RS 57.144 - Fone: (54) 3451.6980 |[email protected]

“ ”Comissões de corretagem cobradas na compra de

imóveis em plantões de venda das construtoras são indevidas

Com o advento da construção civil nos últimos anos, vê-se um considerável aumento não somente em quantidade, mas em abuso de poder por parte de grandes construtoras. Tal crescimento deu origem a um número imensurável de novos empreendimentos imobiliários lançados no mercado de consumo. Por consequência, as negociações de vendas de imóveis também foram elevadas.

O assunto abordado no artigo de hoje diz respeito, desta forma, a um tema extremamente útil: o pagamento indevido da Comissão de Corretagem em Contratos de Promessa de Compra e Venda de Imóvel.

Muitas empresas do ramo imobiliário atentam-se mais com a lucra-tividade nas vendas, não investindo em uma assessoria jurídica pre-ventiva, erguendo, cada vez mais, o número de demandas judiciais por parte dos consumidores. Uma das práticas abusivas adotadas na comercialização daquelas unidades imobiliárias é a imposição, pela própria construtora, de “corretores” para a concretização do negócio.

Conforme o artigo 722 do Código Civil, “pelo contrato de correta-gem, uma pessoa, não ligada a outra em virtude de mandato, de pres-tação de serviços ou por qualquer relação de dependência, obriga-se a obter para a segunda um ou mais negócios, conforme as instruções recebidas”. Isto quer dizer que o contrato de corretagem somente irá existir, caso o corretor contratado (aquele que está obrigado a obter um ou mais negócios) não tenha nenhum vínculo (mandato, presta-ção de serviços ou qualquer relação de dependência) com a pessoa que o contrata.

Nessa vertente, a efetiva prestação do serviço de corretagem vin-cula-se a uma condição: o corretor não possuir nenhuma relação de dependência com quem o contrata. Ele, de maneira independente, irá adotar medidas para que duas pessoas realizem algum negócio.

Reiteradas decisões dos Tribunais de Justiça de todo o País têm fir-mado o entendimento de que as comissões de corretagem cobradas na compra de imóveis em plantões de venda das construtoras são indevidas.

É importante destacar novamente que o fato ocorre quando o com-prador se dirige diretamente ao local em que está sendo construído o empreendimento, onde geralmente há casas decoradas e plantões de venda da construtora, e, chegando nesses locais, é atendido por Corretores de Imóveis que se apresentam como um funcionário da incorporadora, no entanto, são representantes de imobiliárias locais que estão prestando um serviço à incorporadora, mas indevidamente pagos pelo cliente.

A comissão de corretagem somente é devida quando se contrata um corretor de imóveis para que ele preste seus serviços na busca de um imóvel de acordo com as características informadas pelo cliente; mas não quando o corretor é um mero intermediador entre o cliente e a construtora. Nestes casos, o serviço prestado pelas imobiliárias de-veria ser pago diretamente pela incorporadora e não pelo cliente, mas somente no momento da assinatura do contrato é que o comprador toma conhecimento de que é devida também uma alta comissão a título de corretagem, não tendo a oportunidade de negociar o valor, uma vez que está atrelado ao preço do imóvel.

Desta forma, caso você tenha adquirido algum imóvel em plantão de vendas da incorporadora/construtora, você tem direito a devolu-ção do valor pago a título de comissão de corretagem. Para isso basta o contrato de compra e venda e o recibo de pagamento da comissão.

Em caso de dúvidas procure um advogado e esclareça sua situação.

Pagar Comissão de Corretagem é ilegal!