27/07/2013 - regional - edição 2946

4
Bento Gonçalves :: Sábado :: 27 de julho de 2013 R gional a Em busca da energia trifásica LINHA FERRI FOTOS ESTEFANIA V. LINHARES Comunidade luta para que a energia elétrica fornecida deixe de ser monofásica e assim amenize as quedas de luz Pág. 3 Centenas de pessoas prestigiaram a programação Pág. 2 Agricultores são homenageados em festa SANTA TEREZA Safra de 2013 registrou quebras que ultrapassam 50% Pág. 2 Futuro do cultivo de kiwi aflige fruticultor LINHA AMADEU Daniel Tonet se dedica ao cultivo de uvas e à Feira Livre Pág. 3 De viticultor a feirante LINHA FERRI

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 07-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

27/07/2013 - Regional - Edição 2946 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 27/07/2013 - Regional - Edição 2946

Bento Gonçalves :: Sábado :: 27 de julho de 2013

R gionala

Em busca da energia trifásica

LINHA FERRI

FOTO

S ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES

Comunidade luta para que a energia elétrica fornecida deixe de ser monofásica e assim amenize as quedas de luzPág. 3

Centenas de pessoas prestigiaram a programação

Pág. 2

Agricultores são homenageadosem festa

SANTA TEREZA

Safra de 2013 registrou quebras que ultrapassam 50%

Pág. 2

Futuro do cultivo de kiwi aflige fruticultor

LINHA AMADEU

Daniel Tonet se dedica ao cultivo de uvas e à Feira Livre

Pág. 3

De viticultor a feirante

LINHA FERRI

Page 2: 27/07/2013 - Regional - Edição 2946

2 R gionalSábado | 27 de julho de 2013

a

Linha Amadeu Perdas da fruta é uma das preocupações atuais

Fruticultor se preocupa com o futuro do kiwi

A Escola Estadual Pedro Migliorini, de Monte Belo do Sul, promoveu a Feira das Et-nias. A atividade foi o desta-que do primeiro semestre do ano letivo.

Para marcar o encerramento do projeto, uma apresentação foi realizada na segunda-feira,

A Festa do Agricultor(a) foi promovida no sábado, 20, no Ginásio de Esportes de Santa Tereza. A programação contou com a celebração da missa e a benção dos instrumentos de tra-balho dos agricultores.

Durante o evento, foi promo-vido um jantar compartilhado, onde cada família leva uma cesta de produtos contendo basica-mente frango, pão, queijo, vinho,

Os últimos frutos de kiwi produzidos pela família

Possa, na Linha Amadeu, em Pinto Bandeira, foram entre-gues na primeira semana do mês de julho. As frutas esta-vam sendo conservados em uma câmara fria.

Para o produtor Lucindo Possa, a última safra foi avalia-da como fraca, tanto em quan-tidade como em qualidade. Conforme ele, no ano passado, a colheita chegou a 90 mil qui-los; neste ano, foram cerca de 30 mil quilos. Isto é uma queda de mais de 50%. “O problema dos kiwis é que morrem bas-tante. Se continuar assim, em três ou quatro anos vai desapa-recer”, alerta.

O fruticultor lembra que poucas pessoas comentam e sabem, mas o kiwi é uma fruta ecológica, pois não são utiliza-dos agrotóxicos e nem vene-nos. “Além disso, possui um alto índice de vitaminas que auxiliam no combate à gripe”, explica. Os frutos produzidos na propriedade são destinados à Central de Abastecimento

MONTE BELO DO SUL

Entre os povos que integraram as atividades para estudo estiveram os portugueses

Comunidade participou de atividades no Ginásio de Esportes do município

Família Possa se dedica agora aos cuidados com os caquizeiros e a poda

Festiqueijo encerra amanhã

DIVULGAÇÃO

ESCOLA PEDRO MIGLIORINI, DIVULGAÇÃO

Feira das Etnias mobilizou os estudantes da rede estudual

Festa do Agricultor reúne centenas de pessoas

SANTA TEREZA

(Ceasa), em São Paulo. Os pés de kiwi estão morren-

do, e Possa está cortando fora boa parte do pomar, que dará lugar às parreiras. “É uma pena, se achassem uma solução, mas não tem”, lamenta. No local em que as plantas resistem está sendo realizada a poda e, com a chegada do frio, o fruticultor ressalta que é uma fruta que gosta de temperaturas baixas. “Se der bastante frio, é uma produção certa, pois, mesmo fazendo a dormência, pode dar uma safra ruim”, esclarece.

Outras culturas

Além do cultivo dos kiwis, o fruticultor produz caquis. A safra 2013 da fruta foi uma das melhores dos últimos anos para os Possa. Os bons resultados foram conquistados através do acompanhamento e orientação por parte da família na hora da colheita. “A safra de caqui foi muito boa e de qualidade. A fru-ta bastante bonita, doce, graúda e bem colorida e não tivemos perdas”, relata. Os caquizeiros estão passando por podas.

chá e café. Após a confraterni-zação aconteceu um baile com a Banda Musical Diversão.

A festa contou com a parti-cipação de 25 comunidades. O evento é uma promoção da Pa-róquia Santa Tereza, prefeitura, Emater, Cooperativa Santa Te-reza, Associação Trivênita (Can-toria Italiana) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves (STR).

CARLOS BARBOSA

15, no Ginásio de Esportes da Escola, e envolveu toda a co-munidade escolar. Inicialmen-te, o projeto fazia parte do En-sino Politécnico, mas devido ao grande interesse dos alunos foi estendida as demais turmas do colégio que se mobilizaram para o sucesso das atividades.

A edição 24º Festiqueijo chega ao último final de semana. O visi-tante poderá degustar os mais de 40 tipos de queijos oferecidos no festival e adquirir seus preferidos no varejo do evento, anexo ao sa-lão paroquial.

Os visitantes também podem fazer compras na 17ª Feira de Compras ACI, na rua coberta e conferir as ofertas de malhas e couros, entre outros produtos. O festival é considerado o melhor festival gastronômico da Serra Gaúcha, e se encerra amanhã, 28.

Rústica

A 1ª Rústica e Minirrústica Festiqueijo/Sesc serão disputa-das amanhã, 28. A competição é fruto de uma parceria firmada entre a Secretaria de Esportes,

Visitantes poderão conferir as atrações do último final de semana do festival

AGÊNCIA ALVO GLOBAL, DIVULGAÇÃO

Lazer e Juventude e o Sistema Fecomércio-RS/Sesc, e engloba a programação do festival.

O percurso da Rústica é de 6,4 quilômetros, com a larga-da na rua Ubaldo Baldasso, ao

lado do Centro Municipal de Eventos. O percurso da Minir-rústica 10 a 12 anos e 13 e 14 anos é de 2,4 quilômetros. A premiação da prova será consti-tuída de medalhas e troféus.

Page 3: 27/07/2013 - Regional - Edição 2946

R gional 3Sábado | 27 de julho de 2013

a

Trem Regional será debatido em audiêndia

FARROUPILHA

A primeira audiência para debater sobre a implantação do Trem Regional ficou agendada para o dia 26 de agosto, às 9h, no Salão Nobre da Prefeitura de Farroupilha. A primeira re-união da nova diretoria do Co-mitê Trem e Desenvolvimen-to Regional da Serra Gaúcha aconteceu na terça-feira, 23, na Prefeitura de Caxias do Sul. O presidente do Comitê, pre-feito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, o vice-presidente Nelson Sbabo, representan-te da CIC, e integrantes da secretaria executiva do Trem Regional discutiram as ações para o segundo semestre do ano e definiram a realização de audiências públicas nos municípios participantes.

FOTOS ESTEFANIA V. LINHARES

Linha Ferri Após conquistar a água encanada para a comunidade, agora a luta é pela energia

Luz trifásica é o novo desafioDando continuidade ao Pro-

jeto de Valorização dos Vinhos Coloniais, aconteceu na manhã de terça-feira, 23, mais uma edição da avaliação de Vinhos. A análise foi realizada com 27 amostras de vinhos coloniais de 17 viticultores da Comunidade da Linha Paulina, Faria Lemos.

Cada distrito promoverá um jantar enogastronômico, vi-sando valorizar a cultura local, preservando a gastronomia e a arte de elaboração de vinhos. De acordo com o secretário de Agricultura, Thompsson Dido-né, o projeto já está em seu ter-ceiro ano de acompanhamento e orientações sobre a produção de uvas, elaboração de vinhos.

O jantar de Faria Lemos está sendo organizado para o dia 27 de setembro, onde os partici-pantes terão a oportunidade de degustar a gastronomia e os vi-nhos produzidos naquele distri-to. Participaram da avaliação de vinhos o diretor do IFRS/BG professor Luciano Manfroi, o enólogo da Embrapa/BG Raul Bem e o enólogo e secretário Thompsson Didoné.

Os moradores da Linha Ferri estão engajados

para que a energia elétrica da comunidade, que atualmente é monofásica, seja transformada em trifásica. Recentemente, as famílias foram beneficiadas com água encanada pela Cor-san, após 10 anos de luta. Ago-ra o desafio é em prol da luz.

Assim como na busca pela água encanada, uma comis-são foi formada para articu-lar a mudança na rede elétri-ca da localidade. A integrante da comissão Teresinha Tonet explica que uma reunião está agendada para expor o pedi-do e o auxílio aos vereadores do município. Com o aumen-to da capacidade energética será possível a instalação de microempresas ou até mesmo minimercados na comunidade.

Segundo Terezinha, quando um morador que possui um motor o liga e o vizinho tam-bém está utilizando a energia elétrica, a chave acaba caindo ou a luz fica fraca. “Já conver-samos com um dos vereadores para que ele se engaje neste novo projeto”, comenta.

Feirante há 40 anos, Daniel Tonet se divide entre o cultivo das verduras e frutas para co-mercialização na Feira Livre e os cuidados com os parreirais. Com clientes fiéis desde que iniciou a comercializar seus produtos, Tonet afirma que é um momento bom.

No ano passado, os pro-dutores receberam do Poder Executivo, uma balança e uma cobertura para a banca. Porém, ele está preocupado com as discussões sobre a mudança do local da Feira Li-vre e é enfático: “Se trocar de lugar vou desistir. Sempre foi ali e o pessoal está acostuma-do”. O agricultor relata que alguns de seus fregueses vão até o local para comprar os produtos mesmo que esteja o tempo frio, ensolarado ou chovendo. “Eles não deixam de fazer suas compras. Além disso, chegam e conversam,

FARIA LEMOS

Teresinha Tonet integra comissão que está batalhando por uma nova rede elétrica

Daniel Tonet se dedica à poda dos parreirais e aos sábados é feirante na Feira Livre

Vinhos coloniais são analisados

Dedicação à Feira Livre e aos parreirais

contam histórias. É uma tera-pia”, comenta.

Tonet durante a colheita da uva, chega a não participar al-gumas vezes na Feira Livre, e afirma sentir falta. “Os outros feirantes gostam de vir para bater um papo e para com-prar algumas coisas naturais”,

frisa. Diante disso, caso o lo-cal seja modificado já tomou a decisão de não comercializar mais seus produtos.

O agricultor planta aipim, batata, tomate e outros produ-tos. “Na minha banca é pos-sível encontrar batata inglesa, banana branca e caturra, ce-

bola, mamão, abacaxi, moran-ga, lima, bergamota e laranja”, ressalta. Alguns dos produtos são comprados para serem co-mercializados pelo produtor na Feira Livre.

Viticultura

A chegada do frio animou Daniel Tonet que aproveitou para podar e ao mesmo tempo amarrar os seus parreirais. O vi-ticultor explica que as uvas são consideradas precoces e assim possuem algumas vantagens, entre elas, que não precisa pa-gar o transporte até as vinícolas.

O início da colheita está sen-do planejada para o dia 1º de dezembro. Porém, Tonet alerta que não se pode esquecer que tudo depende do tempo. “Há anos que não fazia frio na épo-ca certa”, comenta. Em seus parreirais são cultivadas uvas Niágara branca e rosa.

Para ela, a expectativa é que essa luta dure bem menos que os 10 anos que foi a água en-canada. “Quem sabe daqui quatro ou cinco anos conse-guimos. Sempre tem um para puxar, às vezes leva pedrada, mas não pode desistir. Tem uma coisa que sou persistente e se me meto, as coisas têm que conseguir”, relata. O pri-meiro encontro com os repre-sentantes do Legislativo deve acontecer nos próximos dias.

Conforme a Rio Grande Energia (RGE), os procedi-

mentos para troca da rede monofásica em trifásica estão previstas na Resolução nº 414 da Agência Nacional de Ener-gia Elétrica (Aneel), e podem ser consultados no site www.aneel.gov.br. “É nesta norma que estão previstos os custos, as contrapartidas e os prazos para a adequação”, esclarece a RGE. A companhia não locali-zou nenhuma solicitação oficial da comunidade da Linha Ferri para esta troca de rede, tendo em vista que o processo está no início. De acordo com a

concessionária é necessário que seja formalizado o pedido junto a empresa para que seja verifi-cado as condições da rede.

Rede de água

A água encanada chegou à comunidade após uma déca-da de luta. Foram mais de 30 quilômetros de rede e mais os ramais que beneficiaram cerca de 150 famílias. Antes de ser consolidado com a Corsan foi tentado perfurar poços artesia-nos. “No primeiro foi achado pouca água e o segundo pos-suía água em abundância e po-deria beneficiar 300 famílias e possuía 450 metros de profun-didade foi constatada impró-pria para consumo após aná-lises”, relata Teresinha Tonet. O encanamento e as máquinas foram fornecidos pela prefei-tura de Bento Gonçalves e os moradores tiveram que realizar a entrada para fazer a ligação. Os moradores estão com a água potável encanada há dois meses disponível, porém algu-mas ainda estão fazendo os ca-nais que ligam a rede de água.

Page 4: 27/07/2013 - Regional - Edição 2946

EspetáculoO Arte Sesc no domingo, 4 de agosto, em Garibaldi,

a magia e o mistério do espetáculo de um dos ilusionistas de maior expressão no Brasil, o mágico Kronnus. A atração acontecerá no Clube Integração, às

19h30. O espetáculo é uma mistura de mágica,

ilusionismo, humor, dança e poesia que

formam um ambiente fantástico. Inspirado

nas grandes produções mágicas de Las Vegas, o show é recheado com

grandes ilusões de calibre internacional. Outras

informações pelo telefone (54) 3261-6526.

MúsicaO músico e compositor

George Israel, saxofonista e violonista da banda Kid Abelha, apresenta seu trabalho solo em

Farroupilha, no dia 3 de agosto. Com o show “13 parcerias com Cazuza”, realizado pelo Arte Sesc – Cultura por toda parte,

Israel se apresentará a partir das 20h, no

Auditório da UCS. Os ingressos podem ser adquiridos no Sesc.

Encontro de Carros antigosEstão abertas as inscrições

para o 6º Encontro de Carros Antigos, que acontece

durante o 16º Encontro das Tradições Italianas (Entrai),

no dia 11 de agosto, em Farroupilha. Os interessados

em participar precisam realizar a pré-inscrição na Secretaria Municipal de

Desenvolvimento Econômico e Turismo, no horário de

experiente, das 11h às 16h. Os primeiros 300 inscritos terão direito a almoço no Clube Vasco da Gama, além de certificado de

participação, camiseta e brinde. As inscrições seguem

até 9 de agosto.

São ValentimA comunidade de São Valentim

promove hoje, 27, um jantar. A programação contará com celebração de missa às 18h, e após será servido o jantar no Salão da Comunidade do 8

da Graciema.

Leopoldina A Festa em honra a Nossa

Senhora das Neves acontece no domingo, 4 de agosto, a partir das 11h, no 6 da Leopoldina.

Bochas A comemoração aos 50

anos da Liga Garibaldense de Bochas está previsto para

ocorrer no sábado, 3 de agosto.

Linha PaulinaA comunidade da Linha

Paulina promove no domingo, 11 de agosto,

a Festa das Bochas. Mais informações podem ser

solicitadas através dotelefone 3452.1574.

JantarO Jantar Dançante da

Comunidade Veríssimo será realizado no sábado, 10 de agosto, a partir 19h30min.

São MiguelA Festa de São Miguel ocorre

no domingo, 11 de agosto, a partir das 10h30min, na

Comunidade Santo Antônio.

4 R gionalSábado | 27 de julho de 2013

a

ESTEFANIA V. LINHARES

ANDRESSA BERGSLEITHNER

Estefania V. Linhares

[email protected]

Está em andamento o recadastramento vitícola do Rio Grande do Sul 2013, que se estende até 31 de outubro. Os produtores devem estar atentos para o cronograma de aten-dimento no estabelecimento credenciado em sua comunida-de, como o sindicato dos trabalhadores rurais, escritório da Emater ou secretaria municipal da Agricultura, a ser divulgado pelo próprio. Como em anos anteriores, também segue sendo possível a atualização diretamente pela internet, pelo endereço http://cadastro.cnpuv.embrapa.br. O viticultor poderá preen-cher o cadastro à mão, com as informações de produção de cada setor e eventuais alterações (como, por exemplo, o au-mento da área de cultivo de determinada variedade). Os pro-dutores cujas propriedades já foram georreferenciadas (casos de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Farroupilha e Vale dos Vinhedos) deverão informar, a partir do mapa georreferencia-do, qualquer modificação que tenham feito em seus parreirais. A ficha será tratada como um “rascunho” que dará mais agi-lidade ao recadastramento anual. A atualização anual do Ca-dastro pelo viticultor está estabelecida na lei número 7.678, de 8 de novembro de 1988, em seu artigo 29º. Os documentos necessários para efetivação do recadastramento são o CPF, o recadastro do ano anterior revisado e o nome e número da ins-crição estadual de cada vendedor de uva. Não é preciso apre-

sentar o talão de produtor.

Recadastro vitícola

Ângela Petroli, Rita Spagnolo Petroli e Mayara Petroli, moradores do Vale Aurora, em Bento Gonçalves

Sadi e Tania Toniolo prestigiaram as atrações do Filó Italiano realizado na Linha Eulália

GestãoOs trabalhos da empresa de gestão foram contratados pelo município de Monte Belo do Sul, e não por Pinto Bandeira, como foi informado na edição de sábado, 20. A prefeitura

de Pinto Bandeira possui interesse futuro em contratar uma empresa de georreferenciamento, conforme o prefeito do

município João Pizzio.

Interiorização do Governo O fortalecimento da agricultura familiar foi um dos pontos destacados pela Caravana de Interiorização do Governo do

Estado, que teve entre os municípios visitados Pinto Bandei-ra. O incentivo às pequenas agroindústrias familiares esteve

na pauta. O prefeito do município recém-criado, João Pizzio, entregou ao governador uma reivindicação com sete pontos

prioritários. Alguns itens já obtiveram encaminhamentos posi-tivos, entre eles, a obra na escola estadual. Outro destaque foi a reivindicação de estudantes para o incentivo à permanência

no campo. O pedido veio através dos alunos da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra) recentemente inaugura-da e está instalada em Garibaldi para que a instituição receba auxílio estadual. O colégio utiliza como método de ensino a pedagogia da alternância, e tem por objetivo manter o jovem no campo. A população ficou satisfeita com os apontamentos do Governo do Estado, agora é acompanhar para que as ações

e as promessas saiam do papel.

Transporte O transporte coletivo urbano do município de Garibaldi pas-sará a ser realizado pela empresa Transporte Coletivo Santo Antônio. O transporte, realizado pela empresa Transportes Amigos da Serra (TAS), será feito até o final do dia 19 de agosto. A população não sofrerá prejuízo com a mudança, uma vez que o itinerário seguirá sendo cumprido normal-

mente pela empresa de transporte.

Agenda festa no interior