27/07/2013 - cardeno s - edição 2946

12
Bento Gonçalves Sábado | 27 de julho de 2013 Cynthia U ma pessoa que se preocupa com o bem das demais, que se dedica ao que faz com amor e que encontra na família o seu porto seguro. Cynthia Beatriz Gomes Costa Pasin é casada com o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin; com quem tem uma história de quase 13 anos e há poucos meses tiveram a imensurável alegria de dividir sua união matrimonial com a família e amigos íntimos. Filha de Vera Beatriz T. Gomes e Roberto Cesar Costa, a primeira-dama de Bento Gonçalves divide a sua atuação à frente do gabinete com sua profissão: a odontologia. Pós-graduada em Ortodontia, Cynthia considera o momento que está vivendo um dos mais especiais de sua vida. “Posso contribuir com a melhoria da vida dos cidadãos de Bento, tanto como odontóloga como através do gabinete; seguindo sempre os princípios na busca pelo bem estar pleno dentro de um olhar humanista ”, afirma. Nascida em 6 de maio de 1982, a taurina se descreve como bem humorada, companheira e dedicada a superar os desafios que enfrenta. Natural do Rio de Janeiro, veio para Bento Gonçalves ainda bebê. “Nasci no Rio, mas fui batizada aqui, então me considero bento-gonçalvense! Bento é uma cidade com uma linda e rica cultura, de pessoas trabalhadoras e de destaque no potencial econômico’’. Para Cynthia, a família é a estrutura que conduz e guia suas escolhas, a amizade é mais que uma palavra e a vida é um presente de Deus. “A vida é uma passagem onde aprendemos e evoluímos conforme nossas escolhas’’. Para ela, a felicidade são momentos onde surge um sorriso espontâneo, encontrado na simplicidade do dia a dia; numa roda de chimarrão com amigos, refeição com a família e até num telefonema inesperado do seu marido. Adepta da leitura de crônicas como de Arnaldo Jabor, Luis Fernando Veríssimo e Lya Luſt, diz ali encontrar diferentes olhares sob os mesmos temas; abordando visões por hora críticas, porém com toques de sensibilidade e bom humor. Esta é Cynthia, uma mulher que, além de linda, é forte, simpática, otimista e crê que “se você acredita, você pode fazer!”. Foto Pavan A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido. (Marxell Maltz) Beatriz Pasin

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 20-Feb-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

27/07/2013 - Cardeno S - Edição 2946 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 27/07/2013 - Cardeno S - Edição 2946

Bento GonçalvesSábado | 27 de julho de 2013

Cynthia

Uma pessoa que se preocupa com o bem das demais, que se dedica ao que faz com amor e que encontra na família o seu porto seguro. Cynthia Beatriz Gomes Costa Pasin é casada com o

prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin; com quem tem uma história de quase 13 anos e há poucos meses tiveram a imensurável alegria de dividir sua união matrimonial com a família e amigos íntimos. Filha de Vera Beatriz T. Gomes e Roberto Cesar Costa, a primeira-dama de Bento Gonçalves divide a sua atuação à frente do gabinete com sua profissão: a odontologia. Pós-graduada em Ortodontia, Cynthia considera o momento que está vivendo um dos mais especiais de sua vida. “Posso contribuir com a melhoria da vida dos cidadãos de Bento, tanto como odontóloga como através do gabinete; seguindo sempre os princípios na busca pelo bem estar pleno dentro de um olhar humanista ”, afirma.

Nascida em 6 de maio de 1982, a taurina se descreve como bem humorada, companheira e dedicada a superar os desafios que enfrenta. Natural do Rio de Janeiro, veio para Bento Gonçalves ainda bebê. “Nasci no Rio, mas fui batizada aqui, então me considero bento-gonçalvense! Bento é uma cidade com uma linda e rica cultura, de pessoas trabalhadoras e de destaque no potencial econômico’’.

Para Cynthia, a família é a estrutura que conduz e guia suas escolhas, a amizade é mais que uma palavra e a vida é um presente de Deus. “A vida é uma passagem onde aprendemos e evoluímos conforme nossas escolhas’’. Para ela, a felicidade são momentos onde surge um sorriso espontâneo, encontrado na simplicidade do dia a dia; numa roda de chimarrão com amigos, refeição com a família e até num telefonema inesperado do seu marido. Adepta da leitura de crônicas como de Arnaldo Jabor, Luis Fernando Veríssimo e Lya Luft, diz ali encontrar diferentes olhares sob os mesmos temas; abordando visões por hora críticas, porém com toques de sensibilidade e bom humor.

Esta é Cynthia, uma mulher que, além de linda, é forte, simpática, otimista e crê que “se você acredita, você pode fazer!”.

Foto Pavan

A felicidade é um bem quese multiplica ao ser dividido.

(Marxell Maltz)

Beatriz Pasin

Page 2: 27/07/2013 - Cardeno S - Edição 2946

CadernoS2 Sábado | 27 de julho de 2013

Flávio Luiz Ferrarini

[email protected] - www.flavioluisferrarini.com.br

Não adianta encher a boca para dizer:– Não sei e nem quero saber.– Não me pergunte que não respondo.Tente responder sem pestanejar... Experimente! Qual é a profundidade do seu medo?Qual é a intensidade do seu amor?Qual é a extensão da sua angústia?Qual é o tamanho da sua dor? Qual é o senso da sua urgência?Qual é o espaço da sua solidão?Qual é o peso da sua consciência?Qual é a verdade do seu perdão? Qual é a dimensão da sua gratidão?Qual é o compromisso da seu relacionamento?Qual é o elemento da sua deficiência?Qual é a finalidade do seu engajamento? Qual é a fonte da sua incerteza?Qual é o tamanho da sua fé?Qual é a força da sua coragem?Qual é o poder da sua mensagem? Qual é o sentido da sua existência?Qual é o princípio do seu fim?Qual é a sua ferramenta para falar com Deus?Qual é o conceito da sua imagem? Qual é o ponto do seu equilíbrio?Qual é a frequencia do seu erro?Qual é o nível do seu desespero?Qual é o limite da sua liberdade? Qual é a escora da sua maior virtude?Qual é o ritmo do seu descompasso?Qual é a conteúdo da sua seriedade?Qual é o calor do seu abraço? Qual é a razão da sua indiferença?Qual é o pretexto da sua raiva?Qual é o volume da sua emoção?Qual é a trilha sonora da sua vida? Qual é a fervura da sua indignação?Qual é o avesso da sua falsidade?Qual é o começo da sua comodidade?Qual é a bandeira da sua rebeldia? Qual é a direção da sua esperança?Qual é a altura da sua dúvida?Qual é o degrau da sua loucura?Qual é a espessura da sua segurança? Qual é a inspiração dos seus sonhos?Qual é a cor da sua melancolia?Qual é o sabor da sua saudade?Qual é a medida da sua inconformidade? Qual é o seu pretérito mais que perfeito?Qual é a metade da sua maçã?Qual é o seu vício que não tem jeito?Qual é a sua ponte para o amanhã? Qual é a resposta da sua inquietação?Qual é a onda da sua balada?Qual é a boa obra da sua missão? Qual é a graça da sua piada? Qual é a sua lembrança mais pura?Qual é a sua parte mais escura?Qual é o seu sonho mais recorrente?Qual é a sua mania mais deprimente? Qual é a sua real visão de mundo?Qual é o seu papel na sociedade?Qual é a sua missão aqui na terra?Qual é a sua compreensão de eternidade?

Qual é a sua?

Adelino Omizzollo, Amélio Perin, Ana Bor-tolini da Rolt, Anita Marcolin, Antonio C. Ro-magna, Caroline Catanio, Cátia Trucolo, Clarete Ana Capellari, Daniela Pozza, Danilo Dalzochio, Danilo Flamia, Domingos de Paris, Elias Japur, Élvio Basso, Flávio de Freitas, Gabriela Belé, Gabriela Cousandier, Genir Tramontina De Villa, Gentil D. Rigo, Jociel Trindade, Jorge A. Berga-min, José Carlos da Rosa, Justina Gatto, Lademir Damiani, Liliane Borges, Lisandra Fin, Lucas Muniz de Quevedo, Mansuetto Zandavalle, Ma-ria Nelci Chassott, Maria Orsato Capoani, Maril-da Melotti, Marisa Stefani,Miriam Vanni, Narvi-lho Peruzzo, Natalina Ambrosi, Paulo da Silva, Pedro Borges, Raquel Mattiello, Reni Fornazier, Ricieri Dalcin, Salete Marangon Ribeiro, Salete T. Arruda da Silva, Seteni da Cruz, Silvana Tre-velin de Souza, Simone Bonotto, Tiago Trevisan, Valdomiro Orso, Veronice L. Zat.

Dia 27/07

Adão de Paula, Aldérico José Giusti, Amandio Salvi, Arcelina B. de Ávila, Arminolo Merlo, As-sunto Gueno Pertille, Bruna de Oliveira, Cecílio Augusto Villa, Celito José Faé, Cinara Geremia, Cleber Sassi, Cleci Orso, Constatino da Campo, Daniel Ferreira, Daniel Martineli, Daniela Pastório, Dener de Paula, Dilvani Seli, Elizabete Giordani, Elizabete P. de Almeida, Elvira Pasqualini Spolti, Erdelio Perin, Ernesto Balotin, Euclides Baggio, Inês Bertolini, Ivan Carvalho, Jessi Barbosa, João Camerini, Joelma Rosane de Mello, José Salvini, Leomar Verruck, Lindones Lurdes Tasca Gatto, Loreno Cavalleri, Lucinda de Almeida, Luiz Car-los Bordin, Marcele Pauletto, Marco Cardoso, Mi-rella Sassi Moreira, Moacir A. Pasini, Nair Sartori Chiaramonte, Natália Tumelero, Neli Lago, Nelson Sonaglio, Regina Vignati, Renato Furlanetto, Ro-sangela M. Dal Magro, Rosmary Ana Pesin, Sadi Bogono, Simone Rossatto, Thiago Nalin, Valmor Prezzi, Vera Balestrin, Walmor Prezzi.

Dia 28/07

Agenor Bortolon, Alícia De Barba, Antônio Euclides Premaor, Araci Boscardim, Arestino Zini, Armindo Pozza, Augusto Lazzari, Beatriz Dreher Giovannini, Denerei José Pereira, Everton Cesar de Melo, Gabriele Luiza Caprara, Inácio Fronza, Isa-bel Kronhardt Hansen, Ivete Zambom Todero, Ivo Zanatta, Ivone Giacomelli, Jane M. De Lima, João Civardi, Joceli de Mozzi, Josiane Laikowski, Josia-ne Pelizzari, Julio Cesar Predebon, Lauri Federizzi, Leonardo Fontanella, Letícia Fin, Lourdes Somera, Lucas Casagrande, Lucas Vivan Casagrande, Luiz Zanette, Maria Rosa Pradella, Michele Menegot-to, Narciso Massoco, Natalia Beatriz Rigatti, Nei-va Sonaglio, Nelcir Bau, Nestor Rigatti, Odalino Ferri, Orvalino Maldotti, Pietro Luiggi di Marco, Robertinho de Moraes, Severino Capovilla, Sônia Greggio, Tiago Zilio, Valdemir Dietrich, Valter Capeletto,Walter Valério, Zairo Antonio Baldo.

Dia 29/07

Adriano Forratti, Amalia Cusin, Ana Maria Fia-metti Zanatta, Antonio Faccin, Bernardino Mattuella, Bernardino Matuela, Cleonira Cabral de Mozzi, Cris-tiano de Conto, David Angheben, Denise Valduga, Dirce Chini Rigo, Edgar Stello Junior, Eloi Fachin, Elzi Rossetti Panizzi, Eneiva Fardo, Evani Trinda-de, Felipe Stail,Geninho Baroni, Gustavo Valduga, Herbert Weirich, Iria Comim, Iriane da Cunha, Ivair José Girelli, Ivo Luiz Gasperin, José Carlos Peliciolli, Juliano Pegoraro, Juvenil Idalêncio, Larissa Flamia,

Dia 30/07

Agostinho Bottega, Antonio Pecin, Arlindo Sa-lini, Avelina Fabris, Bianor João Ferri, Carlos Eugê-nio Glauche, Carlos Lazzari, Carmelinda Marcolin, Cesar Scarton, Dair Luís Míssio, Denise Sonaglio Tondo, Diva Ferronato, Diva V. Casagrande, Do-lores F. Laval, Edis Derocir Araldi, Elzi Panizzi, Felipe Sartor, Geraldo Luiz Turmina, Gilmar Gritti, Hildo Todeschini, João Inácio da Silva, Jorge Go-dinho, Lidia Bertarello, Ludia Terezinha Bertarello, Marcos Falcão, Maria Teixeira, Maria Valéria P. Bello, Marlene Tondo Guisso, Milton Nunes Dor-neles, Mônica Battistelo, Mosieli de Mozzi, Nacir Demari, Nair Margotti, Noely V. Machado, Pedro Guizzo, Ramon Bertamoni, Remi Maria Possamai, Rosane Brandalise, Tatiane Scalon, Tiago Schutko-vski, Valdir Paese, Vilson Pedro, Viviane Bortolini, Viviane Rodrigues, Wilmar Alves Montiel.

Dia 31/07

Adelino Argenta, Alan Corrêa, Alan dos San-tos, Aline Giacomelli, Alvor Antonio Poloni, André Pompermayer, Anita Guarnieri, Bernardete Rancan, Dalvino Longo, Daniel Dall’Agnoll, Darci J. Carra-ro, Diogo Pianezzola, Dominga Macagnan, Durval Brino, Edgar Brevia, Fabiana Maciel, Gentil Pomper-mayer, Guinter Walter Wunsch, Helena Dall‘Oglio Moro, Hilário Postal, Irma Miglioretto, Isabel Conti Lovera, Jandir Tremarin, Josiele dos Santos, Júlio Duarte, Jurema Dal Mas, Leani Grave, Leani Wahl-rinck Grave, Licea S. Scalon, Lidia Beatriz Roque de Maranesi, Lourdes Pelegrini Salini, Lúcia Melatti, Luiza Hansen, Maria Lazzarotto, Mariana Carra Bet, Marilaine Araújo, Marildo Zanotto, Mario Geisse, Marisa Dal Castel, Marlene Marini, Marli Favretto, Marta Pertille, Mauro Mortari, Moacir Calliari, Pri-mo Consoli, Rovilho Vigo, Sibila Bem, Sidnei Mo-acir Cegagno, Silvia Formentini, Silvio Lorenzini Neto, Terezinha Girolometo, Venilde Terezinha Dias Vieceli, Virgínia Vargas, Waldemar Geremia, Zelia Trindade, Zulmir Nichetti.

Dia 01/08

Ademar Cantoni, Agenor Ambrosi, Albino Iaro-czenski, Alcebíades Luchese, Aldo B. de Aguiar, Alécio Roman, Aline dos Santos, Aline Munari, Altemir Ca-ppellaro, André Garbini, Ângelo Gava, Aparício Garcia Machado, Arlindo F. Balzan, Artur Spadari, Caroline Mari Osmarini, Cátia Casagrande, Celso Luiz Ozela-me, Clário Jerônimo Tasca, Claudete Teixeira De Souza, Danilo Arcari, Elia Schneider, Elierge Do Carmo Perin, Elisabete Picolloto, Enilda Masiero, Hero Elson Soares, Inês Pilotti, Irani José Bronca, Isalino Todeschatto, Jana da Silva Machado Nardi, Jorge Martini, Leonilda Froi, Luiz Carlos Tomazini, Lurdes Dal Magro, Márcia Fran-ceschitte, Maria Ross Peruffo, Maria de Toni Lovera, Maria Helena Tesser Poloni, Marines De Toni, Marisa Neis, Marlene Walendorf, Mônica Camerini Berto, Neu-sa Somensi, Paulo Merlo, Raquel Possamai, Renata Zie-ro, Ricardo Grando, Rodrigo Bellora, Sabrina Scotta, Sa-lete Giroldi, Selvino Casagrande, Stevan Boni, Tatiana Patrícia, Vicente Chies, Vilson Pilletti, Vinícius Antonio M. Nardi, Volmir Bellé.

Dia 02/08

AniversáriosLeda Carraro, Leonardo Casagranda, Leonilde Pan-dolfo Prezzi, Letícia de Bacco, Letícia Frare, Lorena Gedoz, Lourenço Cesca, Luciane Schwede, Marinês Chimarosti, Marinês Zanetti, Mário Pegoraro, Marle-ne Costa, Milton Orbach, Nelaine Alves Pereira, Neo-cir Zeni, Orides Santo Riggo, Paulina Mignon Bechi, Paulo R. B. Capoani, Ricardo Baggio, Rui Sartori, Sirlei T. Rizzardo, Telmo Clos Ambrosini, Terezinha Pastório, Vanda Neis, Veranice do Amaral, Verônica Bertoldi, Vivelda Terribile, Viviane Michaoeski, Vi-viane Rodrigues, Zelia Vitória.

Page 3: 27/07/2013 - Cardeno S - Edição 2946

CadernoS

[email protected] Bergsleithner

3Sábado | 27 de julho de 2013

Andressa Bergsleithner

Os sócios Tevah, Uiliam Rocha e Wanice Machado da Silva, promoveram um saboroso coquetel na reinauguração da Tevah Premium, na noite de quarta-feira, 24. A loja está linda e cheia

de novidades para homens elegantes e de bom gosto!

Sociais

“Dançando a Bordo” Os preparativos para o jantar baile “Dançando a Bordo”, promovido pela Via Attiva, continuam

em ritmo acelerado. O jantar harmonizado com espumantes e vinhos acontece no próximo sábado, 3 de agosto, na Vinícola Lovara. Após o jantar, um magnífico baile com Danças de Salão promete

embalar a noite de quem puder curtir esse evento!

Eles na Cozinha Acontece na noite do dia 31 de agosto, no Ginásio da UCS, a XV Comenda do Jantar Eles na Cozinha, com um cardápio especial. O evento em benefício à Liga Feminina de Combate ao Câncer tem o intuito

de arrecadar fundos para a manutenção, ampliação e melhorias no atendimento da instituição. Quem participar, além de experimentar deliciosos pratos, terá a oportunidade de prestigiar o excelente show da

Orquestra de Teutônia. Vale a pena participar!

Uniasselvi de casa novaO Grupo Uniasselvi - Centro Universitário Leonardo Da Vinci inau-gura suas novas instalações em Bento Gonçalves na quarta-feira, dia 31. O evento de apresentação acontece às 19h, na Rua Paraná, nº 40,

no bairro Humaitá.

A Trupe Dosquatro realizou a abertura da instalação “Por 2” no SESC BG, na terça-feira, 23. A exposição “Por 2” apresenta ao público registros foto-cênicos das peças “Quem tem medo de Bagunça?” e “Pocket, teatro e dança de bolso”, dois trabalhos do grupo que tiveram grande repercussão. As fotos permanecem no SESC BG até o dia 9 de agosto. Vale a pena prestigiar esta exposição, que retrata todo o esforço, dedicação e talento deste belo grupo! Na foto, os

integrantes da Trupe Dosquatro, Ederson Rodrigues, Camila Arioli, Luana Flores, Regina Ferrari, Cristian Bernich, Fernanda Rodrigues, Amábile Deretti, Edson Possamai e Renata Zanchettin

Andressa Bergsleithner

Page 4: 27/07/2013 - Cardeno S - Edição 2946

4 Sábado | 27 de julho de 2013 CadernoS

Maria de Loudes Braczek

Sociais

Aproveitando o melhor que a vida tem a oferecer, o grupo de amigas pode curtir as maravilhas oferecidas em Punta Cana, em uma viagem inesquecível

Revista Afrodite A 18ª edição da revista Afrodite será lançada no dia 30, às

19h30min, na eiffel Citroën, em Caxias do Sul. Durante o evento haverá a presenção especial de Tita Sachet e Rafa Gubert, com

set de músicas francesas. Os convidados serão recepcionados um saboroso coquetel e espumantes.

70 anos A CNEC comemora seus 70 anos no dia 1º de agosto. Um ato solene ocorrerá nas dependências da Uni-dade da Rede Cenecista de Bento Gonçalves a partir das 19h30min.

Arthur Somensi Manfredini festejou seu primeiro aninho na Moove Play, no sábado, dia 20. Muito alegre, Arthur foi bajulado pelos pais

Maichel e Aline Somensi Manfredini, familiares e amigos

Retratu’s Atelier Fotográfico

“Quem é Adália de Jesus Beumon?”O escritor bento-gonçalvense Douglas D’Avila lança o seu livro “Quem é Adália de Jesus Beumon?”

na quinta-feira, 8 de agosto, no Clube dos Subtenentes e Sargentos, no 6º BCom, no bairro São Roque, às 19h. O livro, com mais de 300 páginas, conta uma história de amor entre uma senhorita e um va-lente guerreiro, em meio à Revolução de 1923. Mesclando fatos históricos verídicos e ficção, o livro torna-se uma ótima e agradável opção de leitura. O escritor, que é também Militar do Exército, levou 10 anos para concluir este belíssimo trabalho e agora colhe os bons frutos de sua dedicação e paixão

pela história e literatura. Vale a pena prestigiar!

Page 5: 27/07/2013 - Cardeno S - Edição 2946

5Sábado | 27 de julho de 2013CadernoS

Andressa BergsleithnerAndressa Bergsleithner

As soberanas da Mostra Guaporé estiveram visitando o Sistema S e divulgando o evento que ocorre nos dias

2,3,4,9,10 e 11 de agosto, no Autódromo Internacional de Guaporé. A Mostra destaca-se por ser referência nacional

no setor de joias e lingeries. Durante toda a feira acontecem desfiles exclusivos com lançamentos e tendências do setor

Café Sensorial do SEC-BGO Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG), com o apoio da UGT e do SEC-SP, promove no dia 2 de agosto o Café Sensorial, sob o tema “Deficiente não é invisível. Não ignore-o!”. O evento, que tratará sobre a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de

trabalho, acontece a partir das 8h30min no Salão de Eventos do Hotel Laghetto Viverone.

A recreacionista Josiane Zortéa no espaço Kids da Piacenza. A Pizzaria oferece entretenimento para as crianças enquanto os pais podem desfrutar do rodízio de pizzas e massas

Divulgação

Page 6: 27/07/2013 - Cardeno S - Edição 2946

6 Sábado | 27 de julho de 2013 CadernoS

Sociais

Jonas Iunes

A unidade de Bento Gonçalves do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), recebeu a Portaria de Louvor e Agradecimento na sexta-feira, 19, no plenário Fernando Ferrari. A

homenagem foi concedida ao instituto pelos 10 anos de trabalho no município. Na foto, a presidente do Imama do RS, Maira Caleffi, a supervisora do Imama de Bento, Andressa Ben,

e os vereadores na Casa Legislativa

Daiane e Norberto De Bortoli durante o coquetel de entrega dos apartamentos do Maison Blanche Residence, promovido pela

De Toni Empreendimentos Ltda

Andressa Bergsleithner

Hoje Alcemo e Gemile Pasquali Chassot comemoram 50 anos de casados. A celebração será no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio com os filhos Sérgio, Luiz e Angela, noras Iraci e Lorete, genro Gilmar e os netos Bruno, Felipe, Cristine, Guilherme e Miguel

Studio 7

Arquivo Pessoal

Page 7: 27/07/2013 - Cardeno S - Edição 2946

7Sábado |27 de julho de 2013CadernoS

Gestão de Pessoas

Nos dias 20 e 21 de agosto, a As-sociação dos Recursos Humanos

de Bento Gonçalves (ADRH) realiza o 6º Seminário “Gestão de

Pessoas”, no Dall’Onder Gran-de Hotel. Diversos palestrantes

debaterão sobre o tema.

San Francisco NightNo dia 17 de agosto, acontece o jantar baile “San Francisco Night”, no Clube Susfa. A recepção

ocorre às 20h e o jantar, que terá um cardápio especial do Restaurante Estrada Velha, será servido às 21h. A animação fica por conta da banda “Mania de Você”, de Santa Catarina.

O advogado, ex-deputado e autor da emenda constitucional que garantiu o voto aos jovens a partir dos 16 anos, interventor e ex-diretor superintendente da Vinícola Aurora, Hermes Zaneti, completa seus 70 anos no dia 3 de setembro. Para comemorar a data, uma grande festa acontece neste domingo, dia 28, na localidade de Monte Bérico, em Veranópolis. Bem quisto por toda a comunidade, para Zaneti este é momento de celebrar uma vida intensa, aguerrida e feliz! Ele recebe o carinho e as

felicitações de todos os familiares, amigos e da equipe do Jornal Semanário

Roseli Lucietto, Maria Rosani B. Caffrin, Emiliana Menegotto, Marcia Rosina, Tais Ferri, Raquel Provensi Dias, equipe da Escola Municipal As Sementinhas, durante o jantar da escola com a Sociedade São Bento

Andréia de Deus

Reprodução

Ong dos Peludos

A Ong dos Peludos, de Farroupilha, realiza no dia 17 de agosto a sua 2ª Feijoada. O evento inicia às 20h e será

realizado no Restaurante Paladare, em Farroupilha.

Page 8: 27/07/2013 - Cardeno S - Edição 2946

8 Sábado |27 de julho de 2013 CadernoS

Felipe Ferri, cola grau em Engenharia Mecânica, neste sábado dia 27, pela Universidade de Caxias do Sul.

Recebe os cumprimentos com carinho dos pais Clóvis e Naídes Ferri, irmã Paula, namorada Angélica, familiares e amigos

Optimus Produções

Concurso Cultural Estão abertas até o dia 16 de agosto as inscrições para o concurso cultural “25 anos de Histórias e

Memórias”, promovido pelo Sindiserp. 25 histórias vivenciadas e contadas pelos servidores públicos, ativos ou inativos, associados ao Sindiserp, serão selecionadas.

Casa Show Eventos A Casa Show Eventos, no bairro Licorsul, será inaugurada no sábado, 3 de agosto, com os shows dos grupos Essência do Forró e Modelo. Na 2ª pista, no telão, Túnel do Tempo e Sertanejo Universitário. No

domingo, 4, show com a banda Corpo e Alma.

Mudando atitudes, Superando DesafiosCom o intuito de preparar as pessoas para o mercado de trabalho, o CIC/BG promove a palestra “ Dale Carne-gie - Mudando atitudes, Superando Desafios”, no dia 31 de julho. A palestra é uma apresentação para o curso

de Relações Interpessoais, Comunicação e Liderança, com início previsto para o dia 7 de agosto, no CIC.

Feijoada BeneficenteO CTG Laço velho promove no dia 10 de agosto a 12ª edição da Feijoada Beneficente, em benefício ao Lar da Caridade. O evento inicia às 20h e a

animação fica por conta do Musical Gilmar.

Curso de Piloto PrivadoEstão abertas as inscrições para o Curso de Piloto Privado no Aeroclube de Bento Gonçalves.

Esta é uma grande oportunidade para quem tem o sonho de se tornar piloto, pois o aeroclube está oferecendo o curso com preços promocionais. As inscrições seguem até o dia 9 de agosto.

A equipe do Sidy Restaurante, em parceria com a Sociedade Barracão, comemora os seus 15 anos de atividades realizando atendimento diferenciado em festas e eventos, além de servir

buffet e comidas industriais. A comemoração aconteceu com muito trabalho, quando o restaurante recebeu 400 funcionários da rede de lojas Quero Quero para uma confraternização. De parabéns os proprietários Sidnei e Ivete Bittencourt e seu quadro de funcionários

Marcelo Maciel

Page 9: 27/07/2013 - Cardeno S - Edição 2946

9Sábado | 27 de julho de 2013CadernoS

Ana Clara filha de Magali Carissimi e Vagner Cézar Guarnieri.Dia 19/06

Manuella filha de Mariani Cristina Arend Rigon e Márcio Ri-gon; Davi filho de Marciane de Villa e Mario Dalle; Gabriela filha de Sheila Daniele Dalferth e Sandro Alexandre Toledo; Ana Karolina filha de Kátia de Freitas da Silva e Rudinei B. da Silva; Sthephany filha de Cleonice da Silva e Edson Stra-da; Luciano Afonso filho de Ivete de Vargas e Ronaldo Amo-rim; Nathaly filha de Daiane dos Santos Bilhalva e Kelvin Anderson Coelho.

Dia 20/06

Milena filha de Kelly Saldanha e Fábio Bellé Casagrande; Le-andro filho de Marilene Lopes e Luis Carlos Guzzo; Nina filha de Desirê Tarso Maioli e Ricardo Rafael Maioli; Yuri filho de Taíse Martins Hitter e Regis Augusto Almeida; Bianca filha de Luciane Marini e Maico A Berton; Murilo filho de Zélia Albu-querque e Claudinei dos Santos.

Dia 21/06

Andrei Victor filho de Sandra Saron de Vargas e Andres Ju-cinei dos Santos; Rafael filho de Jessica Miranda Minusso e Marciano Grandek; Heloísa filha de Claudete da Silva e Márcio Matos; Manuella filha de Carla Manuel de Souza e Alex Sandro de Souza.

Dia 22/06

Bernardo filho de Laressa Favaretto e Emerson S. de Souza; Ana Clara filha de Martiele Gonçalves dos Santos e Alexandre Paulo Berton; Miguel filho de Jesoalva Maria Laikowski e Jo-senir Matias da Silva.

Dia 23/06

Nascimentos

Horóscopo

Áries21/3 a 20/4

Dia que potencializa importantes curas emo-cionais e espirituais, nativo de Áries. Perceba como as emoções têm influência sobre todas as questões de sua vida. Entregue-se aos mis-térios, ao que não tem compreensão racional, lógica, mas que você sente intuitivamente.

Câncer21/6 a 20/7

Fé, espiritualidade, ideais, sonhos, intui-ções, conhecimentos e viagens ativadas. O contato com o distante, como outros países e culturas, pode representar um chamado. Ampliar seus horizontes culturais, mentais e emocionais é muito importante, canceriano.

Touro21/4 a 20/5

Perceba o futuro se insinuando em pressen-timentos e sinais, nativo de Touro. Esteja com pessoas e grupos com os quais se sente espiritualmente e emocionalmente sintoniza-do. Auxilia, aja compassivamente, mas não banque o mártir ou a vítima com amigos.

Leão21/7 a 22/8

Intimidade e compartilhar de recursos mate-riais e de sentimentos são temas importantes. Não se deixe seduzir por ilusões ou aparên-cias. O momento pede profundidade, leoni-no. O que você está necessitando curar emo-cionalmente? E o que é sagrado para você?

Libra23/9 a 22/10

Utilizar a criatividade, a sensibilidade e as emoções é fundamental na realização profis-sional libriana. Insatisfações, caso esteja agin-do apenas com base na razão lógica. Cuide da saúde. Perceba que o traz qualidade e bem--estar a sua vida é o seu encantamento por ela.

Capricórnio22/12 a 20/01

Ouça a intuição e se expresse com o coração. Muitos sinais e sincronicidades. Não tente se enganar ou iludir a respeito de assuntos que esteja fugindo, capricorniano. A relação com pessoas próximas pede que seja compreensi-vo e amoroso. Curas acontecendo.

Aquário21/01 a 19/02

A vida lhe retribui o que você tem emanado. Bençãos em meio aos desafios. Questões ma-teriais, emocionais e espirituais estão ativadas neste momento, aquariano. Utilize os seus dons e habilidades com sensibilidade. Intuição e pressentimentos. Preste atenção.

Peixes20/02 a 20/03

Lua e Netuno em seu signo sinalizam um dia muito sensível e inspirador aos piscianos. Sin-tonia com a voz interior, com intuições. Mas cuidado com idealizações exageradas. Aceita-ção, perdão e desapego são essenciais. Muitos aprendizados espirituais.

Escorpião23/10 a 21/11

Dia com forte conotação afetiva aos escor-pianos. Mas cuidado com as ilusões. Esti-mulo à criatividade, ao contato com filhos, à imaginação, ao que lhe seja inspirador. Per-ceba a força das energias espirituais atuando e da necessidade de se sintonizar com elas.

Sagitário22/11 a 21/12

Dia que pede atenção carinhosa e compassiva nos assuntos familiares, sagitariano. Pode es-tar ocorrendo uma cura em família, mas não se tratam de temas fáceis. Perceba como o que você viveu na infância, com os pais, está ago-ra fortemente ativado.

Gêmeos21/5 a 20/6

Os geminianos podem estar sentindo um cha-mado em termos vocacionais. Cuidado com ilusões ou idealizações excessivas. Imagina-ção, inspiração e criatividade enfatizadas. Per-cepção de que o objetivo mais importante de vida é o desenvolvimento espiritual.

Virgem23/8 a 22/9

Atenção com expectativas irreais que têm em seus relacionamentos, virginiano. Não se dei-xe iludir por falsas promessas. Mas seja com-preensivo e empático. Nas relações realmente importantes em sua vida precisa haver uma sintonia espiritual.

Resumo das Novelas

Flor do Caribe(RBS TV - 18h)

Duque chama por Cassiano, que está desaparecido sob os es-combros. Maria Adília avisa aos filhos que ficará em Vila dos Ventos por tempo indetermina-do. Ester culpa Alberto pela ex-plosão na mina. Carol entende mal a conversa que escuta entre Lino e Candinho, e acredita que o namorado está apaixonado por Taís.

Bibiana e Donato perguntam para Hélio se ele conhece Arruda, e percebem que o filho pode estar envolvido no sequestro de Sa-muel. Bibiana pede a Juliano que vá à polícia contar que viu Hélio e Arruda no resort. Carol decide viajar para ficar longe de Lino e Taís, e comenta com Mila que fingirá para a mãe que está indo viajar a trabalho.

Samuel celebra com Cassiano a notícia sobre as pedras preciosas. Amadeu avisa a Samuel que de-pois do resultado da análise do ma-terial recolhido na mina ele poderá afirmar se a explosão foi intencio-nal. Juliano conta a Cassiano e aos tenentes sobre o que viu no resort e avisa que vai à polícia falar o que sabe. Hélio informa a Dionísio que, se for obrigado a ir à polícia, não poupará o antigo patrão.

HOJE

SEGUNDA

TERÇA

Sangue Bom(RBS TV - 19h)

Bento considera a sinceridade de Amora. Verônica consegue se es-conder de Érico. Isaura autoriza Charlene a ficar com Pedrinho. Bento conta para Malu sobre o encontro com Amora. Giane foto-grafa Nelson e Rosemere juntos. Filipinho sugere que Luz se una a ele para ajudar Xande. Malu se pre-ocupa com o que Amora pode fazer para separá-la de Bento.

Malu fica abalada com as intrigas de Amora. Charlene considera a hi-pótese de perdoar Wilson. Brunettý dispensa Tito. Mari seduz Zito e des-cobre onde Bárbara está internada. Dorothy e Kevin pedem para Plínio se casar com Irene. Érico comemora o sucesso da Crash Mídia. Mari foto-grafa Bárbara na clínica de repouso. Socorro avisa a Amora que estará na clínica no dia em que Plínio e Fabi-nho fizerem o exame de DNA.

HOJE

SEGUNDA

TERÇA

Plínio discute com Fabinho. Socor-ro avisa a Amora que já sabe como vai trocar as amostras do exame de DNA. Silvia procura Verônica. Isaura considera as declarações que Wilson faz sobre Charlene. Bento se preocupa com o suposto surto da ex-namorada. Irene ouve Amora ameaçar Fabinho. Kevin e Dorothy estranham a atenção que Amora dá para Socorro.

Amor à Vida(RBS TV - 21h)

Paloma pede para César revelar por que Mariah desistiu dela. Wagner deseja ficar com Edith. Paloma acei-ta as explicações do pai. Félix chega em casa com os cabelos molhados, e César o observa. Edith se recusa a ficar perto do marido. Bernarda des-confia da explicação que César deu para Paloma. Maciel filma Atílio e Márcia juntos. Michel fala para Sil-via que vai se divorciar dela.

Márcia constata que levou um golpe e fica arrasada. Maciel leva Valdirene para a suíte mais cara do motel e a deixa sem pagar a conta. Tamara atrapalha o encontro entre Wagner e Edith. Márcia descobre que perdeu sua van e se desespera. Félix se anima com o vídeo do ca-samento de Atílio. César fica tenso com a confirmação de que Elenice pode ter sido assassinada.

Paloma estranha a presença de César na casa de sua mãe biológi-ca. Mariah pede para sua vizinha avisá-la se um dos dois aparecer em sua casa novamente. César convence Paloma de que foi pro-curar Mariah para ajudá-la. Aline consegue fotografar Anjinho e Félix dentro do flat. César con-corda que Jonathan seja obrigado a fazer a faculdade de Medicina. Félix discute com Edith.

HOJE

SEGUNDA

TERÇA

Page 10: 27/07/2013 - Cardeno S - Edição 2946

10 Sábado | 27 de julho de 2013 CadernoS

Dica de filme

Missão madrinha de casamento

Com produção assinada por Judd Apatow, o mesmo que trabalhou nos basti-dores de Ligeiramente Grávidos e O Virgem de 40 Anos, o filme Missão Ma-drinha de Casamento aumenta a lista de comédias lançadas em 2011. A atriz Kristen Wiig protagoniza a história, que é uma verdadeira corrida ao altar. Sua personagem Annie descobre que sua melhor amiga, Lilian, está noiva e, mesmo sem ter o seu próprio amor, encara de frente o desafio de proporcionar momentos inesquecíveis para a amiga ainda solteira. Ao lado das damas-de--honra, a noiva tímida - interpretada por Maya Rud ph - vive muita confusões, enquanto Annie ainda procura um par. O filme recebeu duas indicações ao Oscar 2012: melhor atriz coadjuvante (Melissa McCarthy) e roteiro original.

A FRASENÃO perca a serenidade, seja alegre e otimista, pois DEUS está dentro de você! (.)

IG Variedades

[email protected] Luiz Giacomello

CORPOREGRUPO DE CORRIDA...

ACOMPANHAMENTO profissional, cardápio de atividades aprimorado-exercitando corpo e men-te- é a Corpore Academia anunciando mais novida-des. Com atividades em grupo – treinamentos, se-gurança e acompanhamento, agora os interessados podem desfrutar de mais uma boa opção. É o Grupo de Corrida Corpore! Até onde você quer chegar? A Corpore sabe o caminho! Verifique os benefícios da participação e informe-se 3451 5279. Treinos extra Academia toda 4ª feira 18h30 e sábado às 9h00. Às dirigentes da Corpore Academia, Fabiana Geremia-Bucco, Viviana Geremia e equipe, cumprimentos e sucesso! É corpo e mente em ação!

MOVERGSPROJETO COMPRADOR

A MOVERGS – promove nos dias 07 e 08 de agosto de 2013 no Hotel Holiday In – ao lado do Anhembi – em São Paulo – SP o PROJETO COMPRADOR da Brasil Móveis. Segundo Ivo Cansan presidente da MOVER-GS empresas nacionais e dezenas de importa-dores estarão alinhando parcerias e através do BrazilianFurniture com apoio da Apex-Brasil estimulando bons negócios para o setor mo-veleiro. Fique ligado!

IN VINO VERITAS

LIDERADA pelo presidente Marcos Valduga a Confraria In VinoVeritas reuniu-se na noite de 08 de julho 2013, no Dall’Onder Grande Hotel – Cantina Cabernet – e recepcionada pela Gerente de Eventos Maria da Glória De GasperiTodeschini e equipe. Ambiente fraternal e amigo, foram degustados os vi-nhos: Cabernet Sauvignon/Merlot – safra 2009 – Vi-nícola Peruzzo, Bagé/RS; Cabernet Sauvignon Sal-vattore 2010 Vinícola Salvador, Flores da Cunha/RS e Cabernet Sauvignon 2011 Província São Pedro, Santana do Livramento/RS. Bons Vinhos! Valeu!

CASA BRASILDESIGN APURADO

UM dos eventos marcantes e que cresce a cada edição é a CASA BRASIL – feira de alto nível promovida pelo SINDMÓVEIS e que acontece na Fundaparque em Bento Gon-çalves – RS de 13 a 16 de agosto 2013. Ge-rando lançamentos, novidades e negócios a presidente Cátia Scarton destaca que a feira reunirá alta tecnologia, centenas de empresas expositoras de importantes Estados brasilei-ros e 30 mil visitantes. A CASA BRASIL é a maior feira de design de móveis e para todos os gostos da América Latina. Alto padrão, re-quinte e novidades vem por aí!

TACCHINI – NOBRE MISSÃO...

A semente em terra fértil germinou! A se-mente de outrora representa hoje a frondosa árvore disponibilizando bons e constantes frutos, beneficiando a comunidade bentogon-çalvense e região. A frondosa árvore, ganhan-do formas e modernidade, através dos tem-pos, tem em seu tronco, nobre missão. Missão dedicada à saúde, um serviço prestado com qualidade pelo Hospital Tacchini. Atendi-mento profissional buscando a cada dia o bem estar da comunidade. É isso aí!

MOVELSUL BRASIL 2014

SEGUEM os preparativos da 19ª MOVELSUL BRASIL, Parque de Eventos, Bento Gonçalves – RS de 24 a 28 de março de 2014. Promovida pelo SIND-MÓVEIS a MOVELSUL BRASIL é a grande vitri-ne da maior e mais representativa feira internacional de móveis da América Latina. A Diretoria Executiva alinhada com o presidente Henrique Tecchio – Ben-tec – espera uma feira de grandes novidades, quali-ficada e bons negócios. Para o presidente Henrique Tecchio – a MOVELSUL BRASIL – organização, credibilidade e hospitalidade vai surpreender aos mi-lhares de visitantes pela linha de produtos, tecnolo-gia e qualidade da feira! É Bento na frente!

Agenda

Jantar em São Valentim A partir das 18h de hoje, a comunidade São Valentim realiza uma missa e, após, um jantar no salão paroquial da comunidade. Mais informações pelo telefone (54) 3452-1574.

Dia do Motociclista Dia de São Clemente de Ochrida

Dia do Agricultor Dia de São Nazário e São Celso

Festa de Cristo Rei A abertura da Festa de Cristo Rei ocorre hoje, a partir das 18h, com uma missa na igreja matriz, seguida de um jantar baile no Salão Paroquial Nossa Senhora das Graças, na comunidade 8 da Graciema. Mais informações pelo telefone (54) 3452-1093.

Hoje

Amanhã

Exposição de planador Hoje é o último dia de exposição do planador Duo Discus, no L’America Shopping, promovido pelo Aeroclube de Bento. Mais informações pelo telefone (54) 3452-1657.

Banda Púrpura Os clássicos do Rock’n’roll poderão ser curtidos hoje à noite no Ferrovia Live, com a banda Púrpura. Ingressos “OFF” até as 22h. Mais informações pelo telefone (54) 3453-1153.

Clube A BomboneraO Musical Brilha Som e o Grupo Estirpe Campeira, além do DJ, se apresentam hoje no Clube A Bombonera. Mulheres não pagam até às 23h30min. Mais informações pelo telefone (54) 9126-3314.

FestiqueijoHoje é o penúltimo dia para aproveitar a Festiqueijo, em Carlos Barbosa. Às 11h30min, o Grupo Tchê Peguei sobe ao palco, com músicas Nativistas. Às 14h é a vez do Vento Norte, também Na-tivista, se apresentar. Às 16h, Fabinho Soares e Banda cantam o melhor do Sertanejo Universitário. A partir das 19h, o Rock’n’roll toma conta da festa, com Fulvio Motta e Trio. E, para encerrar o dia, Paulo Costa e Banda sobem ao palco, com músicas nativistas.

FestiqueijoE a Festiqueijo, em Carlos Barbosa, encerra hoje. Mas ainda dá tempo de aproveitar! Hoje, às 11h30min, o Coro Canarinhos de Carlos Barbosa se apresenta no festival. A partir das 13h30min, Guido Gremo traz o melhor da música italiana e às 16h acontece a Invernada do CTG Trilha Serrana. Além disso, acontece a partir das 9h a 1ª Rústica e Minirrústica Festiqueijo/SESC, com largada no Centro Municipal de Eventos. Corra para aproveitar o último dia deste maravilhoso festival gastronômico da Serra Gaúcha!

Festival do BoloAcontece hoje, no Ginásio da Associação dos Moradores do bair-ro Progresso, o Festival do Bolo. O evento inicia às 14h e vai até às 17h. Diversas delícias poderão ser saboreadas neste evento. Mais informações pelo telefone (54) 3452-6492.

Page 11: 27/07/2013 - Cardeno S - Edição 2946

11Sábado | 27 de julho de 2013CadernoS

Tem oito anos, é filha de Marcelo Orsatto e Solange Somenzi e estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental Floriano Peixoto.Qual é a importância da família na sua vida? Minha família é a base do meu jeito de ser.Quem são seus melhores amigos? Bruna, Felipe, Andressa e Yasmim.O que você gosta de fazer? Brincar com meus amigos e gosto de estudar também.O que você quer ser quando crescer? Quero ser veterinária. Qual é o seu sonho? Que todas as crianças tenham um lar e o que comer.

Letícia Somenzi Orsatto

Janice Mezacasa Cavalini

Psicóloga - PsicopedagogaPós-graduanda em psicoterapia psicanalítica

Foto Leyser

Acreditem sempre quetudo vai dar certo!

A Clínica Jeito de Ser sempre busca inovar, com o objetivo de oferecer o melhor para seus pacientes e a sociedade como um todo. Pensando nisto, estamos promovendo um curso di-recionado aos professores, psicopedagogos, pedagogos, fono-audiólogos, psicólogos e demais envolvidos com a educação.

No curso será abordado a Alfabetização e Reabilitação dos Distúrbios da Leitura e Escrita, baseado no método das Bo-quinhas. Este método Fonovisuarticulatório, utiliza-se além das estratégias fônicas ( fonema/som) e visuais ( grafema/letra), as articulatórias ( articulema/boquinhas). Seu desen-volvimento foi alicerçado na fonoaudiologia em parceria com a pedagogia, que o sustenta, sendo indicado para alfa-betizar quaisquer crianças e reabilitar os distúrbios da leitu-ra e da escrita.

Este método foi criado pela fonoaudióloga Renata Jardini e o curso será ministrado pela fonoaudióloga Cíntia Costa-milan, que abordará alguns assuntos como: patologias da lei-tura e escrita, a dislexia e o TDAH, metodologias de alfabeti-zação, análise de escritas, pressupostos teóricos do “Método das boquinhas”, exercícios para o desenvolvimento da leitu-ra e escrita , entre outros assuntos.

O curso será realizado nos dias 23 e 24 de Agosto, 18h30m às 22h30m na sexta-feira e no sábado das 8h às 12h e das 13h e 30 às 17h e 30. Para adquirir o cronograma completo do curso e maiores informações entre em contato pelo telefone 3453-7688 ou pelo email [email protected] . Apro-veitem os valores diferenciados do investimento para inscri-ções antecipadas e grupos de 5 pessoas.

Janice mezacasa cavaliniPsicóloga CRP 07/12545PsicopedagogaPós-graduanda em psicoterapiapsicanalítica de crianças,adolescentes e adultosClínica jeito de serFones: (54) 9988 1358 (54) 3454 4092

Curso Alfabetização e Reabilitação dos Distúrbios da Leitura e Escrita

Wellington Eduardo completou 12 anos dia 25 e recebe os parabéns cheio de carinho dos pais, André e

Patricia Soares e da vovó Maria

Laura de Miranda comemorou seus sete anos na Allegria Festas, no dia 22 de maio, e recebeu o carinho

dos pais Franciele e Luis Gustavo, amigos e familiares

A linda Antônia Pilan, de um ano e nove meses, filha de Itacyr e Silvania Pilan, posando para a foto durante o

coquetel da Tevah Premium

A gatinha Emily Bolzan de Lima, completou cinco anos no dia 11 e recebeu o carinho dos dindos

Alcindo e Ivanice, da Amanda, da tia Andrelisse, dos pais Cléber e

Andréia e dos avós Albinoe Terezinha

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal Arquivo Pessoal Andressa Bergsleithner

Page 12: 27/07/2013 - Cardeno S - Edição 2946

12 Sábado | 27 de julho de 2013 CadernoS

Mande sua Notícia feliz, fotos e sugestões para:[email protected]

Facebook: Taise AgostiniLaura Manfroi – 6 anos

A Leitura me faz viajar nomundo da imaginação

Taise Agostini

[email protected]

Professora, Pedagoga, Pós Graduada em Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia Clínica/Institucional

Dicas de Livros

Neurociência e aprendizagem Elvira Souza Lima

&

Notícia feliz!O que você gostaria de ler na próxima edição?

Alexander Luria

A Construção da Mente

O papel da neurociênciana aprendizagem

Como ocorre a aprendizagem?

Neurociência e sala de aula

As descobertas no campo da neurociência relacionada ao processo ensino/aprendizagem é uma revolução para o meio educacional. Ela estuda como o cérebro aprende. É a compreensão de como as redes neurais são criadas no mo-mento da aprendizagem, como também de que maneira os estímulos chegam ao cérebro e de que maneira as memórias se consolidam.

A aprendizagem é a reação do cérebro aos estímulos do am-biente que ativa as sinapses tornando-as mais intensas. A cada novo estímulo consolidam as informações que se deseja, crian-do a memória. A neurociência nos mostra o que acontece com o cérebro no momento da aprendizagem. Sendo o cérebro o órgão responsável e primordial no processo do aprender.

Estudos na área neurocientífica, mostram que a aprendiza-gem ocorre quando dois ou mais sistemas funcionam de forma integrada. Assim, podemos entender como é valioso aliar a mú-sica e os jogos em atividades escolares, pois há a possibilidade de se trabalhar mais de um sistema: o auditivo, o visual e o cinestésico. Os jogos no meio acadêmico são importantes para manter os alunos atentos, pois possibilitam estimular o raciocí-nio lógico, a concentração e os conceitos matemáticos.

Uma aula enriquecida com esses pré-requisitos é en-volvente e dinâmica. O educador deve saber fazer uso de estra-tégias assertivas onde conhecimentos neurocientíficos e educa-ção caminham lado a lado.

Como estimular océrebro brincando!

Divirta-se realizando com sua família testes de ilusões de óptica e estimuleseu cérebro para aprendizagem.

De frente ou de perfil?Quantos rostos de pessoasvocê consegue ver?

Geometria enganosaQuantas barras existem

na figura?

Quantos quadrados há na figura abaixo?