27/07/2013 - saúde & beleza - edição 2946

8
Bento Gonçalves :: Sábado :: 27 de julho de 2013 REPRODUÇÃO Cuidados redobrados com a queda das temperaturas Página 6 As crianças e o inverno Especial aborda os tratamentos ortodônticos Páginas 4 e 5 Renove seu sorriso

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 09-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

27/07/2013 - Saúde & Beleza - Edição 2946 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 27/07/2013 - Saúde & Beleza - Edição 2946

Bento Gonçalves :: Sábado :: 27 de julho de 2013

REPROD

UÇÃO

Cuidados redobrados com a queda das temperaturasPágina 6

As criançase o inverno

Especial aborda os tratamentos ortodônticosPáginas 4 e 5

Renove seu sorriso

Page 2: 27/07/2013 - Saúde & Beleza - Edição 2946

2 Sábado | 27 de julho de 2013

Diversas pessoas praticam exercícios físicos no inverno, mas devem se precaver antes de treinar

REPRODUÇÃO

Cuidados para treinar nos dias de frio

O inverno chega e traz aquele frio mais carre-gado, que faz com que

muita gente deixe a atividade física de lado – apesar de essa prática regular ser benéfica em todas as épocas do ano. Caso você consiga manter o ânimo e o comprometimento, saiba que treinar no frio tem suas parti-cularidades. Cuidados como a roupa adequada e proteção re-dobrada contra doenças devem ser levados em conta.

Conversamos com o fisiologis-ta do esporte Raul Santo, que deu dicas valiosas sobre os cui-dados necessários – mas muitas vezes esquecidos – na hora de se exercitar em dias frios.

Aquecimento e alongamento: é costume de muita gente optar entre o alongamento ou o aque-cimento antes de uma atividade física. Ou simplesmente pular as duas etapas. É importante lem-brar que o aquecimento deve ser feito antes do alongamento, e no geral é uma corrida leve ou caminhada e movimentos de braços e pernas.

De acordo com o fisiologista do esporte Raul Santo, o risco de lesões aumenta nos dias frios, pois nossos receptores cerebrais ficam com a atividade limitada, demorando mais tempo para enviar reforços a articulações, musculatura e ligamentos. Por isso, é importante dar mais atenção ao aquecimento e alon-gamento durante os dias frios. Na hora de alongar, a dica é au-mentar o número de repetições para cada região do corpo e com maior envergadura, ou seja, es-ticando mais a musculatura na hora da execução.

Roupas adequadas: usar rou-pas normais e em excesso pode fazê-lo suar mais, fazendo com que o rendimento caia e leve à fadiga. Raul Santo afirma que é importante usar roupas espe-cíficas para a atividade física, pois elas facilitam o processo de sudorese.

Outra recomendação é sempre manter bem aquecidas as extre- Fonte: minhavida.com.br

midades do corpo, como mãos, pés e cabeça, pois no frio nosso corpo concentra o calor em seu centro. Então, não se esqueça das luvas, meias e touca! “Se a pessoa sentir calor durante o treino, ela pode retirar o exces-so de roupas aos poucos, mas nunca tudo de uma vez, pois o corpo pode sofrer o choque tér-mico”, diz o fisiologista.

No frio, também é essencial usar roupas sempre bem secas. Caso contrário, você estará mais suscetível a doenças.

Diminua a dose: no inverno, o rendimento também cai, até por conta do excesso de rou-pas. “Nessa fase, por cautela e para evitar lesões, é importante dosar mais os treinos, tanto em volume quanto em velocidade”, aconselha Raul.

Por isso, comece mais leve e vá aumentando o ritmo no de-correr da semana ou do próprio dia, sempre respeitando seus limites. “O que não pode é trei-nar forte todos os dias, pois o organismo não vai suportar a de-manda”, alerta o especialista.

Evite lugares com muita polui-ção: fazer exercícios em gran-des avenidas ou cursos que te-nham muitos carros prejudica o rendimento. A poluição deixa o ar mais denso e seco. Por isso, se for treinar ao ar livre, prefira horários de menor fluxo.

Use protetor solar e labial: frio não é desculpa para dei-xar de lado a proteção da pele. O sol continua lá e o ar

está mais seco do que nunca. Por isso, é essencial usar pro-tetor solar - na pele e nos lá-bios - mesmo quando o calor vai embora.

Continue tomando bastante água: é comum sentirmos menos sede nos dias frios, entretanto, quando o assunto é exercício fí-sico, devemos fugir a essa regra.

Troque de roupa: imediata-mente após o término do exer-cício você deve tirar as roupas que estava usando e trocar por outras secas, mesmo que vá tomar banho só quando chegar em casa. Se for tomar banho, a temperatura deve ser de morna a quente e a vestimen-ta do pós-treino deve incluir um agasalho.

Não se exponha ao frio após o treino: no pós-treino, é impor-tante não se expor ao frio, pelo mesmo motivo que devemos trocar de roupa. O corpo está quente por causa da atividade física e expô-lo imediatamente ao frio pode causar uma inver-são térmica, seguida de hipoter-mia. “O corpo deve esfriar gra-dualmente”, afirma Raul.

Prefira lugares abertos: essa regra vale tanto para quem trei-na ao ar livre quanto para os atletas de academia. As chan-ces de contrairmos algum vírus ou infecção são maiores no frio, principalmente se estamos em lugares muito fechados ou pou-co ventilados.

Page 3: 27/07/2013 - Saúde & Beleza - Edição 2946

3Sábado | 27 de julho de 2013

IMAGENS REPRODUÇÃO

Cirurgia guiada para implantesArtigo | Saúde bucal

Dr. Rafael

Zanette

Cirurgião Bucomaxilofacial Clínica Dentalclin

3452-8921

Dr. Luis Otávio

Batista

Especialista em Implantodontia

Clínica Dentalclin3452-8921

Praticamente sem cortes, nem pontos, a cirurgia guiada para implantodon-

tia é um método moderno e me-nos invasivo, além de rápido e pouco doloroso. Cirurgia guiada é o termo utilizado para se re-ferir à técnica de fixação de im-plantes sem a necessidade de re-talho gengival (corte com bisturi

da gengiva). Comumente, para isso, é necessário que o cirurgião visualize o tecido ósseo e realize a incisão na gengiva e a abertu-ra do retalho gengival. Quando falamos em cirurgia guiada, essa visualização do tecido ósseo não é necessária, uma vez que se trata de um procedimento guia-do pelo exame tomográfico. É

praticamente um procedimento sem cortes e sem pontos.

Esta técnica é relativamen-te nova e representa mais um recurso que pode ser utilizado para nossos pacientes. Consi-derando que as cirurgias menos invasivas são uma tendência já há alguns anos na medicina, a Odontologia também caminha

nesse sentido.A maior vantagem desse tra-

tamento é, sem dúvida, o pós--operatório do paciente. Quando não se realizam incisões (cor-tes), há diminuição considerável da possibilidade de dor e infla-mação pós-operatória, além da menor necessidade de uso de medicamentos. Outra vantagem

é a rapidez. Esse procedimento reduz significativamente o tem-po cirúrgico quando comparado ao convencional.

A primeira condição para que possa ser possível a cirurgia guiada é ter condição óssea sufi-ciente. Portanto, naqueles casos em que verificamos pouca quan-tidade óssea, o método conven-cional ainda é o mais adequado.

O tempo de realização da cirurgia guiada depende muito do planejamento de cada caso. Com certeza esse procedimento leva metade do tempo de uma cirurgia convencional. Por exem-plo, um procedimento de reabi-litação de um arcada dentária toda com cerca de 6 implantes que na convencional levaria de duas a três horas, neste proce-dimento o tempo se reduziria para cerca de uma hora.

À esquerda, técnica guiada, e, à direita, técnica convencional

Alguns fatores que contribuem para a queda de pessoas idosas podem ser evitados

Fonte: saude.ig.com

Veja como evitar as quedas dos idosos

De todas as mortes relacio-nadas a quedas, mais de 60% envolve pessoas acima dos 75 anos de idade. De acordo com a Associação das Lesões Cere-brais da América, as quedas são uma das principais causas de lesões cerebrais traumáti-cas entre os idosos.

Com o envelhecimento, al-guns fatores que contribuem para as quedas são dificul-dade de caminhar, perda de equilíbrio, deficiências neu-rológicas e musculares, uso de medicamentos, demência e enfraquecimento da visão.

Riscos ambientais: como superfícies escorregadias, solos irregulares, ilumina-ção fraca, tapetes soltos e móveis instáveis têm papel importante. Independen-temente dos fatores que contribuem para as quedas, veja a seguir como elas po-

dem ser evitadas:Sempre pratique exercícios

regularmente.Realize uma avaliação da

segurança doméstica.Remova itens que podem

provocar tropeços, guarde objetos usados com frequên-cia em armários que podem ser alcançados sem a necessi-dade de um banquinho.

Instale barras na banheira e no box, use tapetes antiderra-pantes em banheiros e boxes, instale corrimões e luzes nas escadas e na área externa.

Solicite a seu plano de saú-de uma revisão de todos os seus medicamentos, mesmo aqueles vendidos sem receita do seu médico.

Use sapatos que sejam ro-bustos, com solados finos e antiderrapantes.

Page 4: 27/07/2013 - Saúde & Beleza - Edição 2946

4 Sábado | 27 de julho de 2013

Os aparelhos ortodônti-cos são fundamentais hoje para resolver pro-

blemas, alinhando os dentes e corrigindo sua posição, tanto para fins estéticos quanto fun-cionais. A evolução tecnológica permite que a duração dos tra-tamentos seja menor, devido à qualidade dos materiais e téc-nicas aprimoradas.

A principal questão que ainda invade os consultórios é qual o melhor momento para iniciar um tratamento em crianças. Para isso, a ortodontista, Juliana Zago Martins, da clínica Proorto, esclarece diversas dúvidas sobre o tema, destacando as medidas preventivas como fundamentais para evitar problemas.

“O uso exagerado da chupeta, chupar o dedo ou respirar erra-do pela boca e fatores heredi-tários aumentam a necessidade de um tratamento ortodôntico. Aconselhamos que a criança, a partir de cinco anos realize a primeira avaliação para preve-nir o desenvolvimento incorreto da dentição. Quanto mais cedo ocorrer a intervenção, melhor, independente se a criança ain-da está com os dentes de lei-te”, afirma.

Quem indica o uso do aparelho na idade ideal é o ortodontista, após a análise de exames espe-ciais que revelam o tipo facial, a posição dos dentes, o cresci-mento ósseo e outros elementos que demonstram se há necessi-dade de iniciar o tratamento e qual o momento adequado.

Como o tratamento ortodôntico está dividido

Para crianças de 5 a 12 anos:Preventivo: previne pro-

blemas como manter o espa-ço da perda precoce do den-

Especial

Guia ortodôntico: renove o seu sorriso A dentista Juliana Zago Martins explica qual o momento ideal para inicial um tratamento e tira todas as suas dúvidas

DIVULGAÇÃO

A dentista Juliana Zago Martins, da Proorto, atua há 23 anos no ramo da odontologia

Josiane [email protected]

te de leite; Interceptivo: intercepta a

mordida errada o mais preco-cemente possível como corri-gir mordida cruzada e mordi-da aberta;

Ortopédico: redireciona o crescimento dos maxilares quando há necessidade, apro-veitando o período de pico de crescimento também chamado de “fase de estirão de cresci-mento”. O tratamento preventi-vo ameniza e até algumas vezes elimina a necessidade de trata-mento corretivo.

Para maiores de 12 anos:Ortodontia Corretiva: com

uso de aparelho fixo, corrigindo o alinhamento dos dentes, fe-chamento de espaços interden-tais, entre outras correções.

Alimentação

Segundo a dentista Juliana Zago Martins quan-do se usa aparelho ortodôntico, alguns alimen-tos devem ser evitados, pois podem causar da-nos ao aparelho. Por isso evite:

Alimentos duros ou crocantes, como pipo-ca, amendoim, nozes, frutas com caroço, gelo e etc.;

Alimentos grudentos e pegajosos, como goma de mascar e caramelo;

Doces, como biscoito, balas e chocolates;Frutas e verduras cruas (maçã e cenoura) sem

antes cortá-las em pequenos pedaços. Cortando--as a pressão sobre o seu aparelho reduzirá.

Como escovar os dentes

Durante a escovação, se estiver usando elásticos intermaxilares, retire-os. Utilize preferen-cialmente uma escova dental ortodôntica e lembre-se de trocá-la sempre que as cerdas come-çarem a abrir;

No lado de fora de todos os dentes e no lado de dentro dos dentes de trás, posicione a escova num ângulo de 45° na linha da gengiva e faça pequenos movimentos de vai e vem;

Onde houver o fio metálico ortodôntico, introduza e vibre as cerdas da escova entre o dente e o fio. Faça isto com as pontas viradas para baixo e depois para cima;

Você pode fazer o mesmo com uma escova interdental, limpando os espaços entre os dentes e ao redor do aparelho ortodôntico;

Na superfície de mastigação dos dentes, use a escova na horizontal com movimentos de vai e vem;Na parte de dentro dos dentes da frente, use a escova na vertical com movimentos para

cima para baixo;Escove a parte de cima da língua.

Como usar o fio dental

O uso do fio dental é tão importante quanto a escovação. Ele é fun-damental para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos que ficam entre os dentes, lugares onde a escova não alcança. Após as refeições, além da escovação, limpe os dentes com um fio dental de ponta rígida ou utilize um fio normal com a ajuda do passa-fio. Não utilize palitos de dente, eles podem danificar o aparelho ortodôntico.

Page 5: 27/07/2013 - Saúde & Beleza - Edição 2946

5Sábado | 27 de julho de 2013

Guia ortodôntico: renove o seu sorriso A dentista Juliana Zago Martins explica qual o momento ideal para inicial um tratamento e tira todas as suas dúvidas

A dentista Juliana Zago Martins, da Proorto, atua há 23 anos no ramo da odontologia

Dúvidas frequentes

A ortodontista Juliana Zago Martins esclarece as principais dúvidas :

Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico? A duração varia de acordo com a complexidade do problema, mas geralmente dura entre 24 a 30 meses.

É importante que o paciente faça a manutenção uma vez por mês? Sim, a manutenção é es-sencial para o dentista verificar o progresso do tratamento.

Usar muita chupeta ou chupar o dedo na infância prejudica o crescimento correto dos dentes? Pode prejudicar sim, pois os dentes superiores tendem a se projetar para a frente, enquanto os inferiores se inclinam um pouco para trás. A chupeta e/ou dedo servirá de “molde”.

A ajuda de um fonoaudiólogo pode ajudar no tratamento? Alguns tratamentos são multidis-ciplinares e requerem a necessidade de associar fonoaudiologia, por exemplo. O tratamento fonoaudiologico irá reeducar a postura da língua e lábios. Hábitos, respição bucal e fatores hereditários são os principais responsáveis pelo desenvolvimento de uma mordida errada sendo necessário tratamento ortodôntico.

A genética influencia se a criança terá que usar aparelho? Respiração incorreta, uso de chupeta ou chupar o dedos são hábitos que estão associados com os problemas na dentição. No entanto, a herança genética pode influenciar também quanto ao tamanho dos dentes e dos ossos da face.

O aparelho ortodôntico pode favorecer o aparecimento de cáries? O aparelho dificulta a hi-gienização, mas existem acessórios como escovas e fio dental que facilitam a escovação. O nú-mero de pessoas que apresentam cárie ou manchas após remover o aparelho, é muito pequeno.

Pessoas adultas podem usar aparelho? Hoje estamos tratando cada vez mais pessoas na faixa adulta. Geralmente os pais buscam tratar os filhos primeiro. Como ficam satisfeitos com o resultado, acabam buscando também o tratamento. Não há uma data limite para colocar apa-relho, desde que haja uma avaliação do dentista e saúde bucal satisfatória.

Como escovar os dentes

Durante a escovação, se estiver usando elásticos intermaxilares, retire-os. Utilize preferen-cialmente uma escova dental ortodôntica e lembre-se de trocá-la sempre que as cerdas come-çarem a abrir;

No lado de fora de todos os dentes e no lado de dentro dos dentes de trás, posicione a escova num ângulo de 45° na linha da gengiva e faça pequenos movimentos de vai e vem;

Onde houver o fio metálico ortodôntico, introduza e vibre as cerdas da escova entre o dente e o fio. Faça isto com as pontas viradas para baixo e depois para cima;

Você pode fazer o mesmo com uma escova interdental, limpando os espaços entre os dentes e ao redor do aparelho ortodôntico;

Na superfície de mastigação dos dentes, use a escova na horizontal com movimentos de vai e vem;Na parte de dentro dos dentes da frente, use a escova na vertical com movimentos para

cima para baixo;Escove a parte de cima da língua.

Como usar o fio dental

O uso do fio dental é tão importante quanto a escovação. Ele é fun-damental para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos que ficam entre os dentes, lugares onde a escova não alcança. Após as refeições, além da escovação, limpe os dentes com um fio dental de ponta rígida ou utilize um fio normal com a ajuda do passa-fio. Não utilize palitos de dente, eles podem danificar o aparelho ortodôntico.

Page 6: 27/07/2013 - Saúde & Beleza - Edição 2946

6 Sábado | 27 de julho de 2013

Cuidados com os pequenos nos dias frios

As temperaturas estão caindo e, à medida que os termômetros vão re-

gistrando essas mudanças no clima, começam a aumentar a preocupação dos pais com a grande incidência de casos de doenças relacionadas ao siste-ma respiratório. Os pequenos são mais vulneráveis, princi-palmente as crianças até os cinco anos de vida. O motivo? Até essa idade, os mecanismos de defesa contra vírus e bac-térias ainda estão se desen-volvendo no organismo infan-til. Por isso, as complicações podem ser mais graves do que em adultos.

Para garantir a saúde dos seus filhos neste e nos pró-ximos invernos, Filumena Gomes, pediatra e médica--assistente do Departamento de Pediatria do Instituto da Criança do Hospital das Clíni-cas, e Milena de Paulis, pedia-tra do Hospital Israelita Albert Einstein e médica especializa-da em emergência, dão dicas importantes e explicam as particularidades de cada perí-odo da infância.

Em qualquer idadePrimeiro, é preciso ter aten-

ção para os cuidados que va-lem para todos os pequenos:

Manter uma boa hidratação, pois a época é mais seca e o tempo com baixa umidade ir-rita as mucosas do corpo, fa-vorecendo as infecções.

Ter uma boa alimentação, garantindo a ingestão dos nutrientes necessários para que o sistema imunológico seja fortalecido.

Lavar as mãos com água e sabão para diminuir o risco de transmissão das infecções respiratórias.

As crianças necessitam de cuidados redobrados com a chegada da estação mais fria do ano e com a queda brusca das temperaturas

REPRODUÇÃO

Fonte: noticias.r7.com.br

Evitar ambientes mal venti-lados ou com aglomerações.

Usar somente analgésicos e antitérmicos em caso de ne-cessidade e não medicar os pequenos com antibióticos, pois a maioria dos quadros respiratórios é viral. O ideal é consultar um médico.

Manter a carteira de vacina-ção em dia.

Cuidados com recém-nasci-dos até três meses de idade

É a faixa etária de maior risco, pois o sistema imu-nológico da criança está em desenvolvimento e ela ainda não recebeu todas as vaci-nas. Por isso, principalmen-te no frio, tente não sair de casa com a criança.

Se receber visitas, peça às pessoas que não beijem e pe-guem muito a criança. Vírus que nós podemos ter (mesmo que não nos façam mal) po-dem ser passados para ela e causar doenças por causa de sua imunidade ainda baixa.

Nessa fase, também podem ser comuns os quadros virais de vias aéreas inferiores, principalmente a bronquio-lite, que, em algumas crian-ças, pode ter uma evolução mais grave.

Casas com bebês não devem ficar fechadas. Pelo contrá-rio! Abra as janelas, mas lem-bre-se de deixar o pequeno fora da corrente de ar.

Crianças até três me-ses de vida sentem mais as mudanças de temperatura. Por isso, fique atenta em momentos como a hora do banho. Por outro lado, não exagere nos agasalhos por-que o suor pode desencade-ar alergias na pele. A dica é usar o bom senso.

Três meses a dois anosO berçário e a escola po-

dem ser focos de infecções. Por isso, o cuidado deve ser redobrado. O ideal é deixar a criança em casa quando esti-ver doente.

A partir dos seis meses, não deixe de dar a vacina de gri-pe, disponível na rede pública de saúde.

Assim como em bebês me-nores, não exagere nos aga-salhos. Uma muda de roupa a mais é suficiente para manter o corpo aquecido.

Dois a cinco anosAtenção às peças de frio que

ficaram guardadas no armá-rio: lave-as e deixe-as secar em local arejado.

Se o seu filho tem apego a um cobertor ou “paninho”, lave-os regularmente, pois podem acumular vírus e bac-térias.

Por falar em cobertor... pre-fira os de algodão, pois ofere-cem menos riscos de alergias.

Limpe bem o nariz da crian-ça e faça inalações quando necessário.

Ensine o seu filho a colocar a mão na frente da boca ao tossir e espirrar (isso evita a transmissão de doenças) e a lavá-las em seguida.

Cinco anos em dianteA partir dessa idade, a

criança já foi bastante expos-ta a vírus e bactérias. Por isso, tende a ficar menos doente por conta de sua imunidade.

Os cuidados são mais pareci-dos aos de um adulto.

A limpeza nasal é importan-te para evitar complicações como sinusite.

Page 7: 27/07/2013 - Saúde & Beleza - Edição 2946

7Sábado | 27 de julho de 2013

O barato pode sair caro! Resista aos bufês de hotéis

IMAGENS REPRODUÇÃO

Ela começa cerca de dois dias antes e pode per-duras por até dois dias

depois do início da menstru-ação. Muitas vezes é acompa-nhada de intolerância à luz e ao barulho, além de enjoo e mal estar. Conhecida por cer-ca de metade das mulheres, a enxaquecacatamenial é aque-la dor de cabeça que aconte-ce durante o ciclo menstrual e precisa ser corretamente diagnosticada e tratada.

O estrógeno e progesterona são os principais hormônios que regulam o ciclo menstru-al na mulher. Esses hormônios permanecem em níveis eleva-dos até bem próximo ao iní-cio da menstruação, quando então seus níveis no sangue caem. É justamente essa os-cilação hormonal, principal-mente devido à diminuição dos níveis de estrógeno no sangue, que causa a enxaque-ca catamenial. Isso porque um dos papéis do estrógeno é controlar os níveis cerebrais de serotonina, o hormônio do bem-estar. Quanto mais es-trógeno, mais serotonina e, quando os níveis de estrógeno caem, os níveis de serotonina também caem. A redução da serotonina causa o aumen-to no organismo da chamada substância P, que atua cau-sando vasodilatação – e é jus-tamente esta vasodilatação a causa da enxaqueca.

A enxaqueca pode ser acompanhada de oscilações do humor, cólicas menstruais

Quando a gente se hospeda em hotéis que tem o café da manhã incluído, uns dos cuida-dos a se tomar para não come-çar logo na primeira refeição do dia a acumular calorias, é não surtar com tantas opções e sair colocando no prato to-das as variedades de pães, bo-los, frutas e sucos. A mistura, a quantidade e o teor calórico desses alimentos podem fazer com que a sua querida calça jeans não entre mais em você.

Então cuidado com as es-colhas, a gula, e a ansiedade ao ver tanta comida à dispo-sição. Procure não sair da sua rotina de alimentação e se experimentar coisas novas faça substituições. Coma ou isso ou aquilo e não tudo que tiver no bufê.

A maior parte das pessoas não come bolo de chocolate, torta de morango, ovos mexi-dos com bacon, croissant, pão de milho e tapioca ou cereais açucarados, iogurte e granola todas as manhãs.

Entenda a dor de cabeça pré-menstrual

Fonte: minhavida.com.brFonte: gnt.globo.com

A enxaquecacatamenial é a dor de cabeça que inicia cerca de dois dias antes da menstruação

Hotéis que têm café da manhã incluído podem causar um desequilíbrio na dieta

Estou hospedada em um ho-tel e tenho visto as pessoas se servirem no café da manhã como se fosse a sua última refeição da vida na Terra. É como se, comendo desse jei-to, não fossem precisar ingerir mais nada o resto do dia. Ledo engano. Quanto mais se come, mais fome se tem. Quanto mais gordura, açúcar e farinha se come mais se quer comer gordura, açúcar e farinha.

Não pire no café da manhã por estar incluso na diária do hotel. Quando estiver se servindo de todos os tipos de pães que existem, pense no trabalho que vai dar para eli-minar as consequências des-te exagero.

O barato, às vezes, sai caro. É mais fácil engordar do que emagrecer. Eu sei que um belo bufê de café da manhã enche os olhos, mas aprecie com moderação. Conselho de amiga!

e dores nas mamas, fazendo parte da conhecida tensão pré-menstrual, ou TPM. Mes-mo as mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais não estão livres desse tipo de enxaqueca, pois na ?pausa? da tomada do medicamento também acontece esta dimi-nuição do estrógeno.

Saiba o que fazer durante uma crise

Muitas vezes é necessário que a mulher troque o an-ticoncepcional na tentativa de evitar a enxaqueca ca-tamenial. As pílulas normal-mente contém estrógeno e progesterona em diferen-tes dosagens a depender da

marca – são chamadas de an-ticoncepcionais combinados. Algumas pílulas de dosagem hormonal mais baixa são me-nos associadas à enxaqueca.

Para mulheres mais predis-postas a ter a enxaqueca ca-tamenial ou associada à pau-sa do anticoncepcional, as pílulas que contem apenas progesterona podem ser uma das opções, além do uso dos anticoncepcionais de forma continuada, sem pausa. Uso de anti-inflamatórios alguns dias antes da menstruação também pode reduzir a en-xaqueca e os sintomas da Tensão Pré-menstrual.

Page 8: 27/07/2013 - Saúde & Beleza - Edição 2946

8 Sábado | 27 de julho de 2013

Abusar do sal pode prejudicar a visão

O uso excessivo de sal preju-dica a saúde da visão, de acordo com o oftalmologista do Institu-to Penido Burnier, Leôncio Quei-roz Neto. No Brasil, em média, cada pessoa consome mais que o dobro dos cinco gramas de sal recomendados pela OMS (Orga-nização Mundial da Saúde).

Segundo o especialista, o abu-so no consumo de sal dobra a chance de surgir a catarata do tipo subcapsular posterior.

O excesso de sódio na cor-rente sanguínea dificulta a ma-nutenção do baixo nível intra-celular de cálcio que garante a transparência da lente do olho.

Apesar de ser difícil “escapar da catarata”, pois a doença está relacionada ao envelhecimento, com o consumo excessivo do sal, a doença pode surgir mais cedo. Fonte: noticias.r7.com

Artigo | Podologia

Podóloga3052.0552 /

9166.7280

Rejane Meassi

Para calcanhar rachado realizam-se procedimentos podológicos e aplicação de laser

DIVULGAÇÃO

O aparecimento de racha-duras ocorre por vários fatores: defeitos ortopé-

dicos, hereditariedade, altera-ções climáticas, consequência de psoríase, diabetes, doenças vasculares, micoses, agressões químicas, andar descalço e usar calçados abertos ou inadequa-dos entre outros.

As fissuras calcâneas podem variar em espessura, algumas lesam a pele apenas superficial-mente e outras podem até atin-gir tecidos profundos, ocasio-nando sangramento devido ao espessamento e endurecimento da camada externa da pele, onde o tecido perde a elastici-dade e abre pela pressão ao se movimentar.

No entanto, muitas pessoas tentam ignorar os sinais e os

incômodos do calcanhar, man-tendo as atividades e os agen-tes que causam dor. Quando se continua a esforçar um calca-nhar, simplesmente se piora a situação, que pode se transfor-mar em lesão crônica, condu-zindo a mais problemas. A Eri-sipela também é uma infecção que pode ter origem nas fissu-ras calcâneas, (Calcanhares) a qual se torna porta de entrada para microrganismos.

Esse problema pode se tor-nar extremamente dolorido,

dificultar os movimentos, além de causar aspecto desagradável dos calcanhares.Pés de pessoas diabéticas requerem especial atenção pela facilidade em de-sencadear lesões que esses pa-cientes apresentam.

Para o calcanhar rachado realizam-se os procedimen-tos podológicos e a aplicação com o laser dependendo de cada situação, após será reco-mendado o uso de hidratantes adequados onde resulta em melhoras notáveis.

Laser para tratar calcanhares rachadosPrevenção e tratamento

Uma das dicas para reduzir o consumo de sal é eliminar o saleiro da mesa. Além disso, optar por temperos naturais, evitar produtos embutidos, conservas e alimentos indus-trializados que contenham glutamato de sódio.

O oftalmologista ainda afirma que os olhos também devem ser protegidos da ra-diação ultravioleta emitida pelo sol durante o ano todo nas atividades ao ar livre com lentes que contenham filtro ultravioleta, chapéu ou boné. O consumo frequente de be-bida alcoólica e cigarro são outros fatores de risco evitá-veis, ressalta.