23 3 s+ 06 2019 atv · 2019-08-27 · política, por vezes chamada de “apaziguamento europeu”,...

11
SIGMAIS :: set/2019 | 3ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 23_3_S+_06_2019_atv.docx 1 LÍNGUA PORTUGUESA As quatro gares infância O camisolão O passarinho O oceano A visita na casa que a gente sentava no sofá adolescência Aquele amor Nem me fale maturidade O Sr. e Sra. Amadeu Participam a V. Exa. O feliz nascimento De sua filha Gilberta velhice O netinho jogou os óculos do avô Na latrina (Oswald de Andrade) 1. Assinale a opção que contém uma característica literária da fase “heroica” no poema. A Acentuado sentimento de nostalgia. B Intenso nacionalismo crítico. C Tema mais universal. D Recusa do rigor formal. E Vocabulário mais erudito. Vidas Secas, romance publicado em 1938, retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. A obra, conhecida como regionalista, pertence à segunda fase modernista, e é qualificada como uma das mais bem-sucedidas criações da época. A cachorra Baleia estava para morrer. Tinha emagrecido, o pelo caíra-lhe em vários pontos, as costelas avultavam num fundo róseo, onde manchas escuras supuravam e sangravam, cobertas de moscas. As chagas da boca e a inchação dos beiços dificultavam-lhe a comida e a bebida. Por isso Fabiano imaginara que ela estivesse com um princípio de hidrofobia e amarrara-lhe no pescoço um rosário de sabugos de milho queimados. Mas Baleia, sempre de mal a pior, roçava-se nas estacas do curral ou metia-se no mato, impaciente, enxotava os mosquitos sacudindo as orelhas murchas, agitando a cauda pelada e curta, grossa na base, cheia de moscas, semelhante a uma cauda de cascavel. Então Fabiano resolveu matá-la. [...] Sinha Vitória fechou-se na camarinha, rebocando os meninos assustados, que adivinhavam desgraça e não se cansavam de repetir a mesma pergunta: — Vão bulir com a Baleia? [...] Ela era como uma pessoa da família: brincavam juntos os três, para bem dizer não se diferençavam, rebolavam na areia do rio e no estrume fofo que ia subindo, ameaçava cobrir o chiqueiro das cabras. Quiseram mexer na taramela e abrir a porta, mas sinha Vitória levou- os para a cama de varas, deitou-os e esforçou-se por tapar-lhes os ouvidos: prendeu a cabeça do mais velho entre as coxas e espalmou as mãos nas orelhas do segundo. Como os pequenos resistissem, aperreou-se e tratou de subjugá-los, resmungando com energia. Ela também tinha o coração pesado, mas resignava-se: naturalmente a decisão de Fabiano era necessária e justa. Pobre da Baleia. [...] 3ª série Ensino Médio • Módulo 6 • 3º período ESTE SIGMAIS TEM DE SER ENTREGUE NO DIA 02/09, ATÉ ÀS 7H15.

Upload: others

Post on 12-Mar-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 23 3 S+ 06 2019 atv · 2019-08-27 · política, por vezes chamada de “apaziguamento europeu”, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população

SIGMAIS :: set/2019 | 3ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 23_3_S+_06_2019_atv.docx 1

LÍNGUA PORTUGUESA As quatro gares

infância O camisolão O passarinho O oceano A visita na casa que a gente sentava no sofá adolescência Aquele amor Nem me fale maturidade O Sr. e Sra. Amadeu Participam a V. Exa. O feliz nascimento De sua filha Gilberta velhice O netinho jogou os óculos do avô Na latrina

(Oswald de Andrade)

1. Assinale a opção que contém uma característica literária da fase “heroica” no poema.

A Acentuado sentimento de nostalgia.

B Intenso nacionalismo crítico.

C Tema mais universal.

D Recusa do rigor formal.

E Vocabulário mais erudito.

Vidas Secas, romance publicado em 1938, retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. A obra, conhecida como regionalista, pertence à segunda fase modernista, e é qualificada como uma das mais bem-sucedidas criações da época.

A cachorra Baleia estava para morrer. Tinha emagrecido, o pelo caíra-lhe em vários pontos, as costelas avultavam num fundo róseo, onde manchas escuras supuravam e sangravam, cobertas de moscas. As chagas da boca e a inchação dos beiços dificultavam-lhe a comida e a bebida.

Por isso Fabiano imaginara que ela estivesse com um princípio de hidrofobia e amarrara-lhe no pescoço um rosário de sabugos de milho queimados. Mas Baleia, sempre de mal a pior, roçava-se nas estacas do curral ou metia-se no mato, impaciente, enxotava os mosquitos sacudindo as orelhas murchas, agitando a cauda pelada e curta, grossa na base, cheia de moscas, semelhante a uma cauda de cascavel.

Então Fabiano resolveu matá-la. [...] Sinha Vitória fechou-se na camarinha, rebocando os meninos assustados, que adivinhavam desgraça e não se cansavam de repetir a

mesma pergunta: — Vão bulir com a Baleia? [...] Ela era como uma pessoa da família: brincavam juntos os três, para bem dizer não se diferençavam, rebolavam na areia do rio e no

estrume fofo que ia subindo, ameaçava cobrir o chiqueiro das cabras. Quiseram mexer na taramela e abrir a porta, mas sinha Vitória levou-os para a cama de varas, deitou-os e esforçou-se por tapar-lhes os ouvidos: prendeu a cabeça do mais velho entre as coxas e espalmou as mãos nas orelhas do segundo. Como os pequenos resistissem, aperreou-se e tratou de subjugá-los, resmungando com energia.

Ela também tinha o coração pesado, mas resignava-se: naturalmente a decisão de Fabiano era necessária e justa. Pobre da Baleia.

[...]

3ª série

Ensino Médio • Módulo 6 • 3º período

ESTE SIGMAIS TEM DE SER ENTREGUE NO DIA 02/09, ATÉ ÀS 7H15.

Page 2: 23 3 S+ 06 2019 atv · 2019-08-27 · política, por vezes chamada de “apaziguamento europeu”, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população

SIGMAIS :: set/2019 | 3ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 23_3_S+_06_2019_atv.docx 2

Na luta que travou para segurar de novo o filho rebelde, zangou-se de verdade. Safadinho. Atirou um cocorote ao crânio enrolado na coberta vermelha e na saia de ramagens. Pouco a pouco a cólera diminuiu, e

sinha Vitória, embalando as crianças, enjoou-se da cadela achacada, gargarejou muxoxos e nomes feios. Bicho nojento, babão. Inconveniência deixar cachorro doido solto em casa. Mas compreendia que estava sendo severa demais, achava difícil Baleia

endoidecer e lamentava que o marido não houvesse esperado mais um dia para ver se realmente a execução era indispensável. Graciliano Ramos.

Assinale a opção correta a respeito do fragmento apresentado.

A O primeiro e o segundo parágrafos elucidam a necessidade do sacrifício de Baleia: foi mordida por uma cascavel.

B Sinha Vitória aceitou, passivamente, a ideia do sacrifício de Baleia, pois não gostava de animal e preocupava-se, exclusivamente, com o bem-estar dos filhos.

C A decisão de matar Baleia revela a intensa agressividade de Fabiano também com os animais.

D O comportamento de sinha Vitória, na camarinha, caracteriza-a como uma mulher insensível com os filhos.

E A palavra “Mas”, no último parágrafo, antecede uma explicação do conflito entre razão e emoção vivido por sinha Vitória.

2. Leia os trechos abaixo e assinale a opção que apresenta a melhor ordenação quanto à coerência do texto.

1) É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

2) E isso tem nos prejudicado: ela é, provavelmente, o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade.

3) A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver.

4) Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% são de água subterrânea. Isso quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima perto da quantidade total existente na Terra.

5) No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.

A 5, 3, 4, 1, 2.

B 2, 3, 1, 4, 5.

C 5, 3, 1, 4, 2.

D 5, 2, 3, 4, 1.

E 4, 2, 3, 5, 1.

3. Assinale a frase correta quanto às normas gramaticais do português padrão, à coesão textual e à coerência.

A Em Florianópolis, os salários são, em média, 50% menores do que os de Brasília, mas, apesar do custo de vida ser menor.

B A taxa de desemprego subiu para 9,4% em maio, a maior desde 1983, mas a perda de postos de trabalho ficou em 345 mil, bem inferior ao esperado, de 520 mil vagas.

C “O Estatuto da Cidade avançou com relação à CF, ao prever a obrigatoriedade do Plano Diretor não só para cidades com mais de vinte mil habitantes (art. 182, parágrafo 2º), como também em outras hipóteses [...]”

D O MPE encaminhou um oficio à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano solicitando informações sobre estágio que está o projeto e a execução do projeto, se foram feitos EIA/RIMA, EIV e GDU da obra e se esta possui Licença Ambiental de Operação e se foi realizada audiência pública para esclarecer à população sobre a obra.

E O Chico Oliveira foi o único namorado que tive; eu conheci ele através da internet e logo fiquei loucamente apaixonada.

4. Leia o soneto "Suave Mari Magno", de Machado de Assis, para responder à questão.

Lembra-me que, em certo dia, Na rua, ao sol de verão, Envenenado morria Um pobre cão. Arfava, espumava e ria, De um riso espúrio e bufão, Ventre e pernas sacudia Na convulsão.

Page 3: 23 3 S+ 06 2019 atv · 2019-08-27 · política, por vezes chamada de “apaziguamento europeu”, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população

SIGMAIS :: set/2019 | 3ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 23_3_S+_06_2019_atv.docx 3

Nenhum, nenhum curioso Passava, sem se deter, Silencioso, Junto ao cão que ia morrer, Como se lhe desse gozo Ver padecer.

5. Com base no texto, assinale a opção correta.

A O texto é predominantemente temático, pois representa o mundo, cria uma imagem do mundo por meio dos substantivos abstratos que denotam as reações paradoxais do cão: dia, rua, sol de verão, cão, riso, ventre, pernas, convulsão.

B O texto é predominantemente temático, pois explica o mundo por meio de substantivos abstratos.

C O texto é predominantemente figurativo, pois representa o mundo por meio de substantivos concretos.

D O texto é predominantemente figurativo, pois representa o mundo por meio de substantivos abstratos.

E O texto é predominantemente temático; pois, por meio da presença dos substantivos abstratos, a figura de um cão para analisar as ações humanas e seus acontecimentos.

HISTÓRIA 6. Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain, sustentou

sua posição política: Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a Tchecoslováquia da destruição. Mas eu também tinha outro propósito ao ir até Munique. Era o de prosseguir com a política, por vezes chamada de “apaziguamento europeu”, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães.

Sabendo que o compromisso assumido por Hitler em 1938, mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em 1939, infere-se que

A Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa, além da região dos Sudetos.

B a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia.

C o rompimento desse compromisso inspirou a política de “apaziguamento europeu”.

D a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas.

E a forma que Chamberlain escolheu para lidar com o problema dos Sudetos deu origem à destruição da Tchecoslováquia.

7. Realizar o Anschluss era um velho sonho dos nazistas. E isso começou a ser conseguido por Hitler em março de 1938. A expressão entre aspas e a data são suficientes para elucidar o sonho nazista de

A ocupação da região do Reno, desmilitarizada pelo Tratado de Versalhes.

B anexação do corredor polonês, restabelecendo a relação com a Prússia.

C repúdio total às imposições do Tratado de Versalhes.

D ascensão de Hitler ao poder.

E marchar sobre a Áustria, a sua anexação e a concretização da ideia do pangermanismo (reunificação das etnias alemãs).

8. Os anos sessenta do século XX demarcaram, no cenário internacional, um período de contestação social e de manifestação de variadas utopias políticas. No Brasil, houve a emergência de um intenso debate entre projetos de ação reformista e revolucionária.

Com relação a esses projetos, no Brasil, é correto afirmar que

A o debate sobre a questão agrária intensificou-se durante o governo de João Goulart (1961-1964), cuja proposta de Reforma Agrária, inserida no programa de reformas de base, recebeu críticas tanto de setores de direita quanto de esquerda.

B as discussões sobre reforma universitária orientaram boa parte das ações da União Nacional dos Estudantes, contrária às propostas do Governo João Goulart de favorecer, além da extinção da cátedra, a privatização de estabelecimentos públicos de ensino.

C as ações do movimento negro, inspiradas nas lutas de descolonização do continente africano, conduziram à organização de núcleos antirracistas, destinados à promoção de ações revolucionárias e terroristas.

D intelectuais e artistas, adeptos de manifestações culturais politicamente engajadas, tornaram-se, a partir do golpe militar de 1964, as principais lideranças da resistência armada contra o novo regime.

E os resultados positivos alcançados pela Política Externa Independente garantiram sua manutenção pelos governos

Page 4: 23 3 S+ 06 2019 atv · 2019-08-27 · política, por vezes chamada de “apaziguamento europeu”, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população

SIGMAIS :: set/2019 | 3ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 23_3_S+_06_2019_atv.docx 4

militares, aprofundando o intercâmbio comercial com os países do Leste Europeu.

9. O regime militar brasileiro iniciou-se com

A a renúncia de Jânio Quadros, em 1961, e se encerrou com a vitória eleitoral de Fernando Collor nas eleições presidenciais de 1989.

B o golpe que derrubou João Goulart, em 1964, e se encerrou com a posse de José Sarney na presidência da República, em 1985.

C a decretação do Ato Institucional nº 5, em 1968, e se encerrou com a Campanha das Diretas, entre 1983 e 1984.

D o desenvolvimentismo de Juscelino Kubitschek, em 1955, e se encerrou com a anistia geral aos presos políticos, em 1979.

E a instauração do bipartidarismo, em 1966, e se encerrou com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva na presidência da República, em 2003.

10. Os anos 70, que se iniciaram em 1969, foram terríveis. Todo mundo parecia apoiar a ditadura. Os brasileiros começaram a década torcendo pelo Brasil na Copa, '90 milhões em ação', unidos em torno da excelente seleção, que levou o tricampeonato. A vitória deu grande prestígio a Emílio Garrastazu Médici, o militar de plantão no governo. O plano econômico, apelidado de 'milagre brasileiro', além de enriquecer ainda mais a burguesia, propiciou a expansão da classe média e elevou os padrões de consumo de muitas famílias: eletrodomésticos, um carro, o segundo carro, financiamentos da casa própria pelo Banco Nacional da Habitação, o BNH. Mas, principalmente, o começo dos anos 70 marca o início da era da televisão no Brasil.

Maria Rita Kehl. As duas décadas dos anos 70.

O texto faz um balanço da década de 1970 no Brasil e destaca, entre outros aspectos, o

A aumento da carestia, o avanço do populismo e a explosão no consumo de bens de primeira necessidade.

B surgimento da indústria automobilística, a vitória eleitoral dos militares e a forte repressão à oposição institucional.

C aumento da prática de esportes, a militarização do cotidiano e o declínio do regime militar.

D surgimento do sonho da casa própria, a superação da hiperinflação e a plena democratização do país.

E aumento das desigualdades sociais, o avanço da cultura de massa e o autoritarismo político.

GEOGRAFIA 11. O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o

número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do

A declínio da taxa de natalidade e do aumento da longevidade.

B aumento da natalidade e da diminuição da longevidade.

C crescimento vegetativo e do aumento da taxa de natalidade.

D aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.

E declínio da taxa de mortalidade e da diminuição da longevidade.

12. Analise a tabela abaixo e marque a opção correta.

População

(em milhões)

Densidade

demográfica

Expectativa de

vida

Crescimento

demográfico

Brasil 193,7 22,7 76 anos 1%

China 1.345,8 140,5 75 anos 0,6%

Estados Unidos 314,7 33,5 81 anos 0,9%

Afeganistão 28,2 43,2 44 anos 3,4%

Mônaco 0,033 (33 mil) 16.417 85 anos 0,3%

A Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, a China é o país mais populoso e mais povoado.

B O Afeganistão é a nação que apresenta o maior crescimento demográfico e a maior taxa de mortalidade.

C Entre os países analisados, o Brasil é o terceiro mais superpovoado, além de ser o menos povoado.

D Com aproximadamente 33 mil habitantes, Mônaco possui a maior expectativa de vida, além de ser o mais povoado.

E Estados Unidos é menos populoso que a China e mais povoado que o Afeganistão, além de possuir crescimento demográfico superior a Mônaco.

Page 5: 23 3 S+ 06 2019 atv · 2019-08-27 · política, por vezes chamada de “apaziguamento europeu”, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população

SIGMAIS :: set/2019 | 3ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 23_3_S+_06_2019_atv.docx 5

13. O quadro abaixo mostra a taxa de crescimento natural da população brasileira no século XX.

Período Taxa anual média de

crescimento natural (%)

1920-1940 1,90

1940-1950 2,40

1950-1960 2,99

1960-1970 2,89

1970-1980 2,48

1980-1991 1,93

1991-2000 1,64

Analisando os dados, é correto caracterizar o período entre:

A 1920 e 1960 como de crescimento do planejamento familiar.

B 1950 e 1970 como de nítida explosão demográfica.

C 1960 e 1980 como de crescimento da taxa de fecundidade.

D 1970 e 1990 como de decréscimo da densidade demográfica.

E 1980 e 2000 como de estabilização do crescimento demográfico.

14. Os acontecimentos na Tchecoslováquia em 1968 chamaram a atenção de Moscou, que buscou realizar reuniões com as lideranças checoslovacas. Em agosto de 1968, a Tchecoslováquia foi invadida por tropas soviéticas, e as reformas em curso no país foram interrompidas. Qual fator explica a ação soviética?

A Temor de que o exemplo tchecoslovaco contaminasse outras nações do bloco comunista e enfraquecesse o poderio dos soviéticos.

B Os protestos na Tchecoslováquia haviam interrompido a produção industrial nos Sudetos, o que prejudicava a economia soviética.

C O governo de Moscou era inimigo declarado de Dubcek, pois este foi criado no Quirguistão, uma república rebelde que formava o território soviético.

D O governo soviético usou os eventos da Tchecoslováquia como pretexto para fazer uso de seus novos armamentos, produzidos no ciclo 1965-1967.

E Derrubar Alexander Dubcek e estabelecer Nicolau Ceausescu no comando da Tchecoslováquia.

15.

Daqui a pouco será o aniversário de 60 anos da leitura, na tribuna do XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, do relatório Kruschev. Foi um auê. Nikita Kruschev, secretário-geral do PC, discursou em 23 de fevereiro de1956, ao fim de um congresso modorrento. Os 1450 delegados do partido ficaram em choque.

Folha de São Paulo. 9/2/2016.

A surpresa, que atingiu os delegados do Partido Comunista reunidos no XX Congresso do PCUS, ocorreu porque o relatório

A denunciou os crimes cometidos por Lênin em 1917.

B denunciava a execução da família do czar pelas autoridades comunistas durante a guerra civil.

C acusava Lênin de haver colaborado com a Alemanha na Primeira Guerra Mundial.

D denunciou que Stálin mandara torturar e matar centenas de milhares de inocentes.

E expunha os crimes cometidos pelo governo de Stálin na repressão da Insurreição Húngara de 1956.

MATEMÁTICA 16. Sabendo que � e � são números reais, considere o polinômio cúbico ( ) 3 2 .p x x ax x b= + + + Se a soma e o produto de

duas de suas raízes são iguais a –1, então ( )1p é igual a

A 0.

B 1.

C 2.

D 3.

E 4.

Page 6: 23 3 S+ 06 2019 atv · 2019-08-27 · política, por vezes chamada de “apaziguamento europeu”, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população

SIGMAIS :: set/2019 | 3ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 23_3_S+_06_2019_atv.docx 6

17. Considere o polinômio ( ) ,p x dado por ( ) 3 22 16,p x x ax bx= + + − com , .a b∈R Sabendo que ( )p x admite raiz dupla

e que 2 é uma raiz de ( ) ,p x então o valor de b a− é igual a

A 24.

B 12.

C 6.

D –12.

E –24.

18. Os preços que aparecem no cardápio de um restaurante já incluem um acréscimo de 10% referente ao total de impostos. Na conta, o valor a ser pago contém o acréscimo de 10%, relativo aos serviços (gorjeta). Se o valor total da conta for � reais, o cliente estará desembolsando pelo custo original da refeição, em reais, a quantia de

A .

1,2

p

B .

1,21

p

C 0,8.p×

D 0,81.p×

E 0,2.p×

19. Considere a reta �, mediatriz do segmento, cujos extremos são os pontos em que a reta :2 3 12 0s x y− + = intercepta

os eixos coordenados. Então, a distância do ponto ( )1; 1M à reta t é

A

13 3.

11

B

10 13.

13

C

13 11.

13

D

3 11.

13

E

3 3.

11

20. Sendo ( ); 5A m e ( )7; B n pertencentes à reta de equação 4 3 11,y x− = a distância entre os pontos A e B é igual a

A 1.

B 2.

C 3.

D 4.

E 5.

FÍSICA

Page 7: 23 3 S+ 06 2019 atv · 2019-08-27 · política, por vezes chamada de “apaziguamento europeu”, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população

SIGMAIS :: set/2019 | 3ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 23_3_S+_06_2019_atv.docx 7

21. Considere-se o misturador alimentado por uma fonte de tensão contínua.

Com base nos conhecimentos de eletricidade, é correto afirmar que

A a diferença de potencial U estabelecida nos terminais do misturador é igual à força contraeletromotriz, menos a queda de potencial em forma de dissipação, devido à resistência dos enrolamentos e dos contatos.

B o misturador transforma, integralmente, a energia elétrica em energia mecânica durante o seu funcionamento.

C a força contraeletromotriz do misturador em funcionamento sempre será inferior à tensão fornecida a ele por sua fonte de alimentação.

D a diferença de potencial dissipada pelo misturador depende, exclusivamente, da sua resistência interna.

E a potência útil do gerador equivale à potência útil do receptor elétrico a ele ligado.

22. Um motor elétrico sob tensão 220 V é alimentado por uma corrente elétrica de 10 A. A potência elétrica útil do motor é de 2000 W. A força contraeletromotriz desse motor, em volts, e a sua resistência interna, em ohms, valem, respectivamente:

A 100 e 1,1.

B 200 e 2,0.

C 200 e 2,2.

D 400 e 4,0.

E 400 e 4,4.

23. Se um fio metálico retilíneo estiver conduzindo corrente elétrica e for aproximado à parte superior de uma bússola,

A o ponteiro da bússola se alinha com a perpendicular do fio.

B o ponteiro da bússola se alinha em paralelo, em sentido coincidente com a corrente.

C o ponteiro da bússola se alinha em uma posição intermediária entre as direções paralela e perpendicular ao fio.

D o ponteiro da bússola se alinha em paralelo, em sentido contrário à corrente.

E a bússola não é afetada pela corrente elétrica.

24. Os grandes aviões comerciais voam em altitudes em que o ar é rarefeito e a pressão atmosférica é baixa. Devido a isso, eles têm o seu interior pressurizado em uma pressão igual à atmosférica na altitude de 2.000 m. A figura mostra o gráfico da pressão atmosférica em função da altitude.

A força, em N, a que fica submetida uma janela plana de vidro, de 20 30 cm2, na cabine de passageiros na altitude de 10.000 m, é, aproximadamente,

A 12.400.

B 6.400.

C 4.800.

D 3.200.

E 1.600.

×

Page 8: 23 3 S+ 06 2019 atv · 2019-08-27 · política, por vezes chamada de “apaziguamento europeu”, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população

SIGMAIS :: set/2019 | 3ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 23_3_S+_06_2019_atv.docx 8

25. Um bloco maciço de ferro, de massa m = 500 g, está suspenso por um cabo preso a uma superfície fixa (Figura A). O bloco é, então, submerso em água (Figura B). Considere desprezíveis tanto a massa do cabo como o empuxo do ar. Considere a densidade do ferro igual a 7,90 g/cm3 e da água igual a 1,00 g/cm3. Considere g = 10 m/s2.

Os módulos aproximados da força de tensão no cabo antes da submersão do bloco na água (Figura A) e depois da submersão (Figura B), considerando o bloco em repouso nas duas situações, são, respectivamente:

A 5,00 N e 4,37 N.

B 5,00 103 N e 6,3 102 N.

C nulos.

D 5,00 N e 1,33 N.

E 5,00 103 N e 6,3 10–1 N.

QUÍMICA 26. Considere a seguinte reação química em equilíbrio, em um sistema fechado, a uma temperatura constante:

� �� � � �� � 31,4 ���� ⇌ �� �� � ��

A respeito dessa reação, são feitas as seguintes afirmações.

I. A reação direta trata-se de um processo exotérmico.

II. O denominador da expressão da constante de equilíbrio, em termos de concentração em quantidade de matéria (KC), é igual a [H2O].[C].

III. Se for adicionado mais monóxido de carbono (CO) ao meio reacional, o equilíbrio químico será deslocado para a esquerda, no sentido dos reagentes.

IV. O aumento na pressão total sobre esse sistema não provoca deslocamento de equilíbrio.

V. Caso a temperatura do sistema aumente, o equilíbrio químico seria deslocado para a direita, no sentido dos produtos.

Dadas essas afirmações, estão corretas:

A todas.

B I e II.

C II e IV.

D I e III.

E III e V.

27. A amônia (NH3) é uma substância que reage com a água, produzindo uma solução de caráter básico. Essa reação pode ser representada pela equação química a seguir.

�� �� � � �� ⇌ ��� ��� � �� ���

Uma solução aquosa de amônia apresenta concentração inicial de 0,02 mol/L. Nessas condições, assinale a opção que corresponde ao valor da concentração de íons �� no equilíbrio químico.

Dado: Constante de basicidade de amônia: ! " 1,8. 10�$.

A 3,6 & 10�� mol/L.

B 6,0 & 10�� mol/L.

C 1,8 & 10�� mol/L.

D 3,6 & 10�� mol/L.

E 6,0 & 10�� mol/L.

× ×

× ×

Page 9: 23 3 S+ 06 2019 atv · 2019-08-27 · política, por vezes chamada de “apaziguamento europeu”, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população

SIGMAIS :: set/2019 | 3ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 23_3_S+_06_2019_atv.docx 9

28. A amônia (NH3) é amplamente utilizada na produção de fertilizantes e como precursor para a produção de diversos polímeros. A formação da amônia a partir da reação entre gás hidrogênio (H2) e gás nitrogênio (N2) é uma reação química industrial importante, representada pela equação a seguir.

� �� � 3 �� ⇌ 2 �� �� ∆ " ) 46,2 �*/,-�

Essa reação (direta) é normalmente realizada utilizando-se um excesso de gás hidrogênio. Com base nessas informações, julgue os itens.

I. A reação direta é endotérmica, enquanto a reação inversa é exotérmica.

II. A remoção de amônia do sistema deslocará o equilíbrio para a direita, no sentido de formação dos produtos.

III. O aumento da temperatura favorecerá o processo de produção de amônia.

IV. A redução na pressão do sistema deslocará o equilíbrio para a esquerda, no sentido da reação inversa.

V. A adição de gás hidrogênio em excesso ao sistema favorecerá a reação de formação dos reagentes.

VI. A presença de um catalisador reduzirá o tempo necessário para que a reação atinja o equilíbrio.

Estão corretos os itens

A II, IV e VI.

B I, II e III.

C I, III e V.

D II, III e VI.

E I, IV e V.

29. Na tabela a seguir, estão representadas algumas substâncias químicas e seus respectivos valores para a constante de ionização ácida (Ka).

Estrutura da Substância Ka

I

56,3 10−×

II

43,8 10−×

III

101,3 10−×

IV

87,2 10−×

V

41,0 10−×

VI

116,5 10−×

Page 10: 23 3 S+ 06 2019 atv · 2019-08-27 · política, por vezes chamada de “apaziguamento europeu”, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população

SIGMAIS :: set/2019 | 3ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 23_3_S+_06_2019_atv.docx 10

Considerando os dados apresentados, é correto afirmar que

A a base conjugada mais fraca, entre os fenóis, será a gerada pela ionização da substância III.

B grupos ligados ao anel aromático não influenciam no caráter ácido das substâncias apresentadas.

C a substância I tem menor caráter ácido do que a substância II.

D a substância com maior caráter ácido, de todas as representadas, é a VI.

E o grupo nitro ligado ao anel aromático diminui o caráter ácido dos fenóis.

30. Considere a reação a seguir e julgue os itens.

Dados: �� � . " )7�; ���� � . " 16�

I. O metanol é um doador de par de elétrons.

II. O ���� é um carbocátion.

III. Considera-se a equação química como uma reação ácido-base de Bronsted-Lowry, mas não uma reação ácido-base de Lewis.

IV. Segundo a teoria de Lewis, o metanol, nessa reação, age como base.

V. Como o �� é um ácido forte, a base conjugada dele, o íon ���, é fraca.

Estão corretos os itens

A II e III.

B I e II.

C I, III e V.

D I, IV e V.

E todos.

BIOLOGIA 31. Um indivíduo com o genótipo AaBb produz gametas nas seguintes proporções: 25% AB, 25% Ab; 25% aB e 25% ab.

Outro indivíduo, com o genótipo DdEe, produz gametas nas seguintes proporções: 50% DE e 50% de. Um terceiro indivíduo, com o genótipo RrSs, produz gametas nas proporções: 45% de RS, 5% de rS, 45% de rs e 5% de Rs. Podemos concluir que

A os genes A e B segregam-se independentemente e entre eles nunca ocorre crossing-over.

B os genes A e B estão ligados e entre eles não ocorre crossing-over.

C os genes D e E segregam-se independentemente e entre eles não ocorre crossing-over.

D os genes D e E estão ligados e entre eles ocorre crossing-over.

E os genes R e S estão ligados e entre eles ocorre crossing-over.

32. Ainda considerando as informações apresentadas na questão 1, assinale a opção correta.

A A distância entre os genes A e R é de 30 morganídeos.

B A distância entre os genes A e D é de 75 morganídeos.

C A distância entre os genes D e E é de 50 morganídeos.

D A distância entre os genes A e B é de 25 morganídeos.

E A distância entre os genes R e S é de 10 morganídeos.

33. O esquema representa uma célula somática de um organismo de uma determinada espécie animal.

As letras representam genes que estão nos cromossomos.

Page 11: 23 3 S+ 06 2019 atv · 2019-08-27 · política, por vezes chamada de “apaziguamento europeu”, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população

SIGMAIS :: set/2019 | 3ª SÉRIE :: ENSINO MÉDIO | 23_3_S+_06_2019_atv.docx 11

Com relação ao animal e à célula, assinale a afirmação incorreta.

A O cromossomo portador dos genes C e D é homólogo do cromossomo portador dos genes c e d.

B As células diploides desse animal apresentam 4 cromossomos.

C Após o período S da intérfase, uma célula somática desse animal apresenta 8 moléculas de DNA, compondo a cromatina.

D A célula esquematizada possui 2 pares de cromossomos homólogos.

E Durante a metáfase, uma célula somática desse animal apresenta 8 cromossomos.

34. O sistema nervoso trabalha, em conjunto com o sistema endócrino, para integrar até as partes mais distantes do organismo. Sobre o sistema nervoso nos seres humanos, julgue as afirmações.

I. O sistema nervoso central (SNC) compreende o encéfalo e os nervos cranianos que dele emergem e que percorrem a cabeça e o pescoço.

II. O sistema nervoso autônomo (SNA) funciona sem a consciência do indivíduo, e, portanto, necessita de um mecanismo autorregulador.

III. O sistema nervoso central (SNC) possui envoltório ósseo e membranas chamadas meninges, que têm por função protegê-lo.

IV. Os sistemas simpático e parassimpático são grupos de nervos do sistema nervoso somático, uma porção do sistema nervoso periférico (SNP), que atuam acelerando e desacelerando os batimentos cardíacos, respectivamente.

V. Os nervos raquidianos possuem duas raízes, uma dorsal e outra ventral. A dorsal é sensitiva e traz informações originadas do ambiente, ou em órgãos internos; a ventral é motora e atinge órgãos musculares, provocando a movimentação do organismo.

Estão corretas somente as afirmações:

A I e V.

B I, II e IV.

C III e V.

D III, IV e V.

E II e IV.

35. Observe o esquema abaixo, considere seus conhecimentos biológicos e assinale a opção incorreta.

A Infere-se, da observação do esquema, que há interação funcional entre diferentes organoides citoplasmáticos.

B O retículo endoplasmático granuloso caracterizado-se pela presença de ribossomos aderidos à sua membrana de revestimento.

C Em função da sua origem, o retículo endoplasmático granuloso apresenta membrana de revestimento composta à base de fosfolipídios e proteínas.

D As vesículas de secreção são ricas em enzimas digestivas, que serão utilizadas no processo de digestão intracelular.

E Além das funções apresentadas no esquema, o complexo golgiense forma o acrossomo dos espermatozoides.