23, 24 e 25 de novembro de 2007 · 23, 24 e 25 de novembro de 2007 25 de novembro acontecendo...

6
23, 24 e 25 de novembro de 2007 25 de novembro acontecendo ultimamente na maioria dos festivais, principalmente nos campeiros. Sempre tem aqueles que persistem num modelo já desgastado e acham que podem ganhar no grito e e não no canto, com letras cheias de palavras e metáforas que nem mesmo eles entendem. Tafona garante a sua continuidade e qualidade Demonstrando que a mudança de data, a realização no centro da cidade e o desligamento do Rodeio, deram plenamente certo, a Tafona da Canção Nativa teve sua 18ª edição neste final de semana atingindo um público que veio num crescendo desde a primeira até a última noite quando teve o Ginásio da CNEC lotado. Houve a tentativa de distorcer a verdade por um certo site, mostrando uma foto tirada estrategicamente de uma parte do ginásio com cadeiras vazias, foto essa batida nos instantes inicias da abertura da segunda noite quando chovia muito, mas logo que a chuva parou e antes mesmo da primeira música concorrente ser apresentada o ginásio já tinha praticamente 70% de sua lotação. E melhor, com um público educado que foi lá para realmente assistir, participar e valorizar o festival. Quanto à seleção das doze finalistas, uma pequena injustiça foi cometida pela coordenação do festival que, por força do regulamento, obrigava a classificar para a final a mesma quantidade de músicas em cada linha. Segundo alguns jurados, duas músicas da linha de manifestação riograndense tiveram que ser sacrificadas para a permanência de outras de menor qualidade da linha campeira. Nem tudo que foi definido e registrado em Ata nas primeiras reuniões, foi observado pela coordenação. A cobertura acústica funcionou. O som, sempre com boa equalização, mostrou- se ágil na troca de músicas. Mas, em certos momentos, teve o volume geral muito acima do necessário e suportável. Na noite final isso foi corrigido. Desta vez, não foram só os grupos litorâneos que vieram bem preparados e ensaiados. Quase todos os participantes demonstraram - por respeito ao público e a magnitude do festival - estar afiados.Isso não vinha Com um nível musical de médio para bom, algumas músicas se destacaram podendo, qualquer uma destas estar entre as vencedoras. Na linha campeira, Matungo (apesar do tema já muito batido, uma letra impecável de Carlos Omar Vilela Gomes, e uma música não menos perfeita de Pedro Guerra); na linha de manifestação rio- grandense mais três músicas se destacaram além da vencedora: Povo de fé, Honra e De Rédea Firme na Mão. Um resultado sem muitas surpresas foi anunciado: Composto por José Carlos Batista, Eduardo Muñoz e João Bosco Ayalla com interpretação de Ângelo Franco, Quando o Poncho Bota Culo foi o chamamé vencedor da Linha de Manifestação Campeira além de ter ficado também com o troféu Tafona de Ouro. Na Linha de Manifestação Rio-grandense a vencedora foi Duas Redes, com letra e música de Nilton Júnior e interpretação de Adriana Sperandir que foi declarada a Melhor intérprete.

Upload: others

Post on 26-Jul-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 23, 24 e 25 de novembro de 2007 · 23, 24 e 25 de novembro de 2007 25 de novembro acontecendo ultimamente na maioria dos festivais, principalmente nos campeiros. Sempre tem aqueles

23, 24 e 25 de novembro de 2007

25 de novembro

acontecendo ultimamente na maioria dos festivais, principalmente nos campeiros. Sempre tem aqueles quepersistem num modelo já desgastado e acham que podem ganhar no grito e e não no canto, com letras cheias depalavras e metáforas que nem mesmo eles entendem.

Tafona garante a sua continuidade e qualidade Demonstrando que a mudança de data, a realização no centroda cidade e o desligamento do Rodeio, deram plenamentecerto, a Tafona da Canção Nativa teve sua 18ª ediçãoneste final de semana atingindo um público que veio numcrescendo desde a primeira até a última noite quando teve oGinásio da CNEC lotado. Houve a tentativa de distorcer averdade por um certo site, mostrando uma foto tiradaestrategicamente de uma parte do ginásio com cadeirasvazias, foto essa batida nos instantes inicias da abertura dasegunda noite quando chovia muito, mas logo que a chuvaparou e antes mesmo da primeira música concorrente serapresentada o ginásio já tinha praticamente 70% de sualotação. E melhor, com um público educado que foi lá pararealmente assistir, participar e valorizar o festival. Quanto àseleção das doze finalistas, uma pequena injustiça foicometida pela coordenação do festival que, por força doregulamento, obrigava a classificar para a final a mesmaquantidade de músicas em cada linha. Segundo algunsjurados, duas músicas da linha de manifestação riograndensetiveram que ser sacrificadas para a permanência de outras demenor qualidade da linha campeira. Nem tudo que foi definidoe registrado em Ata nas primeiras reuniões, foi observado pelacoordenação.

A cobertura acústica funcionou. O som,sempre com boa equalização, mostrou-se ágil na troca de músicas. Mas, emcertos momentos, teve o volume geralmuito acima do necessário e suportável.Na noite final isso foi corrigido. Destavez, não foram só os grupos litorâneosque vieram bem preparados e ensaiados.Q u a s e t o d o s o s p a r t i c i p a n t e sdemonstraram - por respeito ao público ea m a g n i t u d e d o f e s t i v a l - e s t a r“afiados”.Isso não vinha

Com um nível musical de médio para bom,algumas músicas se destacaram podendo,qualquer uma destas estar entre asvencedoras. Na linha campeira, Matungo(apesar do tema já muito batido, umaletra impecável de Carlos Omar VilelaGomes, e uma música não menos perfeitad e P e d r o G u e r r a ) ; n a l i n h a d emanifestação rio-grandense mais trêsmú s i c a s s e d e s t a c a r am a l ém d avencedora: Povo de fé, Honra e DeRédea Firme na Mão. Um resultado semmuitas surpresas foi anunciado:

Composto por José Car los Bat is ta ,Eduardo Muñoz e João Bosco Ayalla cominterpretação de Ângelo Franco, Quandoo Poncho Bota Culo foi o chamamévencedor da Linha de ManifestaçãoCampeira além de ter ficado tambémcom o troféu Tafona de Ouro. Na Linhad e Manifestação Rio-grandense avencedora foi Duas Redes, com letra emúsica de Nilton Júnior e interpretaçãode Adriana Sperandir que foi declaradaa Melhor intérprete.

Page 2: 23, 24 e 25 de novembro de 2007 · 23, 24 e 25 de novembro de 2007 25 de novembro acontecendo ultimamente na maioria dos festivais, principalmente nos campeiros. Sempre tem aqueles

Como Melhor Tema Litorâneo e Música Mais Popular o maçambique Canoeiro de Paulinho DiCasa e PC. OMelhor Tema Osório 150 Anos fo i Coração de Areia de Thiago Suman, Guilherme Suman e Nilton Júnior,interpretada pela Loma. O prêmio de Melhor Instrumentista foi para Emerson Motta. Há alguns detalhes aserem alterados e corrigidos para as próximas edições, mas no seu todo se constata que o evento teve plenoêxito.

24 de novembro

As classificadas para a final da Tafona Após ter-se assistido a apresentação das dezesseis músicas concorretes na 18ª Tafona da Canção Nativa deOsório, fica a expectativa para a noite final com as doze classificadas:

A música Coração de Areia, mesmo não tendo sido classificada para a final jé é detentora do prêmio MelhorTema 150 Anos de Osório. A solução do anteparo acústico de cobertura do teto do Ginasio de Esportesresolveu quase que totalmente o problema da sonorização, porém a equipe técnica peca no volume exageradopara o tamanho do público e do próprio ginásio. O disco, por ter sedo duplicado, tem falhas e saltos nas faixasde 10 a 15 em alguns lotes. Espera-se que isso não aconteça em toda a tiragem.

Ordem Título Letra Música Interpretação Ritmo Linha 01 Ronca Grosso Leandro Berlesi Tomaz Schuch Leandro Berlesi

Grupo Beira D’Estrada Bugio Campeira

02 Tempo de Ser Renato Junior Cássio Ricardo Renato Junior Canção Rio-grandense

03 Matungo Carlos Omar Vilella Gomes Pedro Guerra Léo Almeida Milonga Campeira

04 Duas Redes Nilton Junior Nilton Junior Adriana Sperandir CançãoRio-grandense

05 À Luz da Zamba Jorge Nicolas Prado Leonardo Diaz Morales

Leonardo Morales Zamba Campeira

06 Honra Carlos Omar Vilella Gomes Pedro Guerra Pirisca Grecco MilongaRio-grandense

07 A Rodada Alex Silveira Érlon Péricles Cristiano Quevedo Chamarra Campeira

08 Povo de Fé Ivo Ladislau / Renato JuniorCarlos Catuípe / Cássio Ricardo

Carlos Catuípe e Cléa Gomes Canção do Divino Rio-

grandense

09 Quando o Poncho

Bota Culo José Carlos Batista de Deus /Eduardo Muñoz João Bosco Ayalla Ângelo Franco Chamamé Campeira

10 Canoeiro Paulo César PC Paulinho Dicasa Paulinho Dicasa MaçambiqueRio-grandense

11 De Seca e de ChuvaCristiano Rauber /Sabani Felipe de Souza

Sabani Felipe de Souza

Leonardo Paim Milonga Arrabaleira

Campeira

12 De Rédea Firme na

Mão Érlon Péricles Tuny Brum Luiz Carlos Borges MilongaArrabaleiraRio-grandense

22 de novembro

Comentarios Convidado pelo amigo Claucir da Rádio Itaramã FM de Tramandaí, estarei atuando como comerntarista da 18ºTafona da Canção durante os três dias do evento. A Rádio Itaramã FM estará transmitindo ao vivo também pelainternet, basta clicar aqui em http://www.itaramafm.com a partir das 20h30min de hoje, amanhã e domingo.

22 de novembro

Lançamento do CD da Tafona da Canção Nativa Ocorreu nesta terça, 20/11, nas dependências da Rádio Osório, o lançamento do CD da Tafona da Canção Nativa.

Abrindo os pronunciamentos o secretário de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer Gilmar Luz falousobre a retomada da realização do festival e disse que a Tafona vai ser realizada separada do rodeio com ointuito de proporcionar cultura a toda população. Também elogiou o trabalho dos músicos osorienses que foram osvencedores da XXII edição do Musicanto, realizado de 14 a 17 de novembro, em Santa Rosa.

O prefeito Romildo fez um histórico das edições anteriores da Tafona. Salientou que a última edição não foi àaltura do festival. “Queremos popularizar a Tafona trazendo-a para o centro da cidade e fazendo com que apopulação participe dela num todo”.

Após os pronunciamentos, a dupla Enzo y Rodrigo apresentou um pouco do que será seu show de sábado, 24, naTafona da Canção Nativa. (Texto: litoralnorters.com.br - fonte: Imprensa/Prefeitura)

20 de novembro

Abertura Agora, Kako Xavier e Tribo Maçambiqueira (verncedores do 22º Musicanto) fazem o show de abertura dasegunda noite da 18ª Tafona da Canção em Osório no sábado dia 24, às 20h30min.

25 de outubro

SEXTA FEIRA – 23 DE NOVEMBRO DE 2007 Ordem Título Letra Música Interpretação Ritmo Linha

01 Ronca Grosso Leandro Berlesi Tomaz Schuch Leandro Berlesi

Grupo Beira D’Estrada Bugio Campeira

02 Tempo de Ser Renato Junior Cássio Ricardo Renato Junior Canção Rio-grandense

03 Matungo Carlos Omar Vilella Gomes Pedro Guerra Léo Almeida Milonga Campeira

04 Duas Redes Nilton Junior Nilton Junior Adriana Sperandir Canção Rio-grandense

05 Pra um Fundo de Campo Zeca Alves /Ricardo Martins Ricardo Martins Ricardo Martins Chamarra Campeira

06 Coração de Areia Thiago Suman / Guilherme Suman Nilton Junior Loma Valsa Rio-grandense

Page 3: 23, 24 e 25 de novembro de 2007 · 23, 24 e 25 de novembro de 2007 25 de novembro acontecendo ultimamente na maioria dos festivais, principalmente nos campeiros. Sempre tem aqueles

07 À Luz da Zamba Jorge Nicolas Prado Leonardo Diaz Morales

Leonardo Morales Zamba Campeira

08 Honra Carlos Omar Vilella Gomes Pedro Guerra Pirisca Grecco Milonga Rio-grandense

SÁBADO – 24 DE NOVEMBRO DE 2007

Ordem Título Letra Música Interpretação Ritmo Linha 01

De Rédea Firme na Mão Érlon Péricles Tuny Brum Luiz Carlos Borges MilongaArrabaleira Rio-grandense

02 Um Verso de CampoMiguel Bicca / Maximo Fortes / Julio Martins

Sabani F. Souza / Wolmar Flores

Flávio Hansen Milonga Campeira

03 Povo de Fé Ivo Ladislau / Renato JuniorCarlos Catuípe / Cássio Ricardo

Carlos Catuípe e Cléa Gomes Canção do Divino Rio-grandense

04 A Rodada Alex Silveira Érlon Péricles Cristiano Quevedo Chamarra Campeira

05 Canoeiro Paulo César PC Paulinho Dicasa Paulinho Dicasa Maçambique Rio-grandense

06 Quando o Poncho

Bota Culo José Carlos Batista de Deus /Eduardo Muñoz João Bosco Ayalla Ângelo Franco Chamamé Campeira

07 Escrava Anastácia Dirceu Abrianos Carlos Madruga Kako Xavier Afro- Rio-grandense

Rio-grandense

08 De Seca e de ChuvaCristiano Rauber /Sabani Felipe de Souza

Sabani Felipe de Souza

Leonardo Paim Milonga Arrabaleira

Campeira

Informação: Jairo Reis

23 de outubro

bom e ruim O Secretário Gilmar Luz me informou da possibilidade de um patrocínio que cobrirá as despesas de adaptação(acústica) do Ginásio de Esportes para a realização da Tafona nos dias 23, 24 e 25 de novembro, e a contrataçãoda melhor empresa de sonorização da atualidade no Estado (sem necessidade de licitação para que não se repitao que houve na última edição). Por outro lado, o prazo para a confecção do CD em tempo para ser lançadodurante o evento já se esgotou. É impossível que as fábricas de CD confeccionem até a data discos através dareplicação que é o método industrial de qualidade e alta tecnologia. Ficando, porém, a alternativa de ter-se em

tempo hábil CDs feitos pelo sistema de duplicação de qualidade bem inferior.

06 de outubro

Músicas Classificadas para a 18ª Tafona da Canção Nativa de Osório. (Com exclusividade - primeiro e único site a anunciar o resultado no dia da triagem)

MANIFESTAÇÃO RIO-GRANDENSE

1. CANOEIRO Letra: Paulo Cezar Oliveira Música: Paulinho DiCasa

Intérprete: Paulinho DiCasa

2. DE RÉDEA FIRME NA MÃO Letra: Érlon Péricles Música: Tuny Brum

Intérprete: Tuny Brum

3. TEMPO DE SER Letra: Renato Júnior

Música: Renato Júnior / Cássio Ricardo Intérprete: Renato Júnior

4. ESCRAVA ANASTÁCIA Letra: Dirceu Abrianos Música: Carlos Madruga Intérprete:Kako Xavier

5. DUAS REDES Letra e Música: Nilton Júnior da Silveira

Intérprete:Adriana Sperandir

6. HONRA Letra: Carlos Omar Vilella Gomes

Música: Pedro Guerra Intérprete: Pedro Guerra e Costa Lima

7. CORAÇÃO DE AREIA Letra: Thiago Suman / Guilherme Suman

Música: Nilton Júnior da Silveira Intérprete: Loma

8. POVO DE FÉ Letra: Ivo Ladislau / Renato Júnior

Música: Carlos Catuípe / Cássio Ricardo Intérprete: Carlos Catuípe e Cléa Gomes

MANIFESTAÇÃO CAMPEIRA

1. RONCA GROSSO Letra: Leandro Berlesi / Tomaz Schuch

Música: Leandro Berlesi Intérprete: Beira de Estrada

2. À LUZ DA ZAMBA Letra: Jorge Nicola Prado

Música: Leonardo Diaz Morales Intérprete: Leonardo Diaz Morales e Jorge Freitas

Page 4: 23, 24 e 25 de novembro de 2007 · 23, 24 e 25 de novembro de 2007 25 de novembro acontecendo ultimamente na maioria dos festivais, principalmente nos campeiros. Sempre tem aqueles

3. UM VERSO DE CAMPO Letra: Miguel Bicca / Máximo Fortes/ Julio Martins Música: Sabani Felipe de Souza / Wolmar Flores

Intérprete:Cristiano Quevedo

4. PRA UM FUNDO DE CAMPO Letra: Ricardo Martins / Zeca Alves

Melodia: Ricardo Martins Intérprete: Ricardo Martins

5. MATUNGO Letra: Carlos Omar Vilella Gomes

Melodia: Pedro Guerra Intérprete: Léo Almeida

6. DE SECA E CHUVA Letra: Cristiano Rauber / Sabani Felipe de Souza

Melodia: Sabani Felipe de Souza Intérprete:Leonardo Paim

7. A RODADA Letra: Alex Silveira

Melodia: Érlon Péricles Intérprete: Walther Morais

8. QUANDO O PONCHO BOTA CULO Letra: José Carlos Batista de Deus / Eduardo Muñoz

Melodia: João Bosco Ayalla Intérprete: Ângelo Franco

05 de outubro

Aumenta o número de canções inscritas na Tafona (Texto: Imprensa PMO)

A Secretaria de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, informa a inscrição de mais 85 músicas parao festival. Anteriormente, 220 composições haviam sido inscritas, com as novas músicas o total chega a 305concorrentes, 180 na linha riograndense e 125 na linha campeira. Segundo a comissão organizadora, aprorrogação da data foi o fator determinante do aumento das composições.

No sábado, 06/10, a comissão de jurados irá escolher as 16 concorrentes a premiação da 18ª Tafona da CançãoNativa.

A composição do júri é formada por Mário Tressoldi, Jaime Vaz Brasil, Loreno dos Santos, Nelcy Vargas e WilsonTubino que substitui Rodrigo Bauer.

A Tafona será realizada nos dias 23, 24 e 25 de novembro deste ano, no Pavilhão de Esportes da CNEC, comshows de Leonel Gomez, na sexta-feira (23), Enzo y Rodrigo, no sábado (24) e Pirisca Grecco (25). Antes decada show, acontecem as apresentações das músicas concorrentes ao prêmio do festival. Concorrem àspremiações 16 músicas, oito serão apresentadas na sexta-feira e outras oito no sábado, 12 delas serãoclassificadas e reapresentadas no domingo, onde também ocorre a divulgação da canção vencedora e a entregada premiação.

26 de setembro

Tafona Com inscrições prorrogadas até o dia 2 de outubro, a 18ª Tafona da Canção Nativa é uma promoção da PrefeituraMunicipal de Osório, através da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer comparticipação da Associação Cultural Sesmaria. O festival, atendendo a solicitação de participantes, aguarda que

Page 5: 23, 24 e 25 de novembro de 2007 · 23, 24 e 25 de novembro de 2007 25 de novembro acontecendo ultimamente na maioria dos festivais, principalmente nos campeiros. Sempre tem aqueles

mais inscrições sejam efetivadas neste período. Segundo palavras do Secretário Gilmar Luz, todos os detalhesestão sendo ajustados e finalizados para possibilitar a sua tão esperada e desejada realização do evento no mêsde novembro.

12 de setembro

Festivais De 21 a 23 de setembro acontece o Laçador do Canto Nativo em Porto Alegre. De 27 a 30 também deste mês,tem a Reculuta da Canção Crioula em Guaíba. Em outubro, de 11 a 14, o III Rio Grande Canta os Açores em Capãoda Canoa; e de 26 a 28 a Escaramuça da Canção Gaudéria de Triunfo. De 14 a 17 de novembro tem o Musicantode Santa Rosa, um dos maiores festivais sul-americanos que conta com a participação de compositores eintérpretes de vários países, e que ainda está com seu período de inscrições até 30 de setembro. De 23 a 25 denovembro a 18ª Tafona da Canção Nativa de Osório que está com as inscrições abertas até o dia 21 próximo.Mais informações sobre estes e outros festivais que acontecem no Rio Grande do Sul até o final do ano podem serobtidas no IGTF pelo site www.igtf.rs.gov.br - Espera-se ainda que aconteça neste ano, em dezembro, a 35ªCalifórnia da Canção Nativa de Uruguaiana que já foi transferida três vezes e - apesar das promessas de seusorganizadores - não se pode ter certeza de sua realização.

04 de setembro

Divulgando lá na Guarita A exemplo do que já tinham feito na Moenda, estiveram em Torres, divulgando a 18ª Tafona da Canção Nativa, oSecretário Gilmar Luz e o produtor Jairo Reis. Aproveitaram para observar a realização da II Guarita da Canção e,certamente, depois dessas duas observações (Moenda e Guarita), concordam comigo que, em termos deacústica, ginásios de esportes não são os locais mais adequados para a realização de eventos musicais.

07 de agosto

Júri da Tafona Os membros da Comissão Avaliadora da 18ª Tafona serão: Nelci Vargas, Mauro Ferreira, Mário Tressoldi, Loreno Santos e Jaime Vaz Brasil.

06 de agosto(trecho retirado de uma notícia do site www.osorio.rs.gov.br) (...) Foram definidas as comissões responsáveis pela realização do festival: Comissão de Honra, formada peloprefeito Romildo Bolzan Júnior e demais autoridades. Comissão Central: formada pelo secretário de Turismo e vice-presidente Nésio Marçal, coordenador Jairo Reis e a Comissão Organizadora, formada por Romeu Webber, JúlioRibas, Mailor Kingeski, Carlos Alves, Maria Aresi, Débora Lenitz e Selma Borges. (...)

31 de julho

18ª Tafona A 18ª Tafona da Canção Nativa está com as inscrições abertas até 21 de setembro. A folheteria e Regulamentoserão lançados na Moenda 21, e o festival tem data prevista para 23, 24 e 25 de novembro no Pavilhão deEsportes da FACOS. Com alguns avanços e algumas regressões nos artigos do novo regulamento, o que importa éque o retorno e a continuidade desse importante evento estão sendo garantidos pela Prefeitura Municipal atravésda Secretaria de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. Uma Comissão Permanente se forma paraque, independentemente de mudanças políticas, o evento tenha sua estabilidade através de seu vínculo a umaAssociação Cultural e Artística. Mudanças O festival será dividido em duas linhas e terá uma fase eliminatória com dezesseis músicas classificando-se dozepara a noite final. O sistema de notas continua, porém as notas mais alta e mais baixa de cada música serãodescartadas.

Jurados Por indicação do Sr Prefeito Municipal, um dos jurados já está definido: Loreno Santos. Os outros quatroavaliadores serão escolhidos através de votação a partir das sugestões dos integrantes da ComissãoOrganizadora na próxima reunião.

Participação Convidado que fui, estou lá presente em todas as reuniões opinando, passando experiências e disposto a auxiliara Comissão Organizadora da Tafona. Sou "voto vencido" na maioria das vezes, mas pelo menos estou participandoe tentando garantir e preservar, dentro do possível, algumas das conquistas da nossa música e cultura litorâneas.

19 de julho

Tafona será em novembro Ainda dentro da programação dos 150 anos de Osório, a Tafona da Canção volta em novembro. Em reuniãorelaizada ontem ficaram definidos já muitos pontos importantes para a tão esperada reativação e continuidade doFestival. A nova fórmula e o regulamento serão finalizados na próxima reunião em 30 de agosto.

18 de julho

Reunião Tafona No encerramento desta edição (como gosta de dizer o Antão) fui convidado pelo Secretário Gilmar Luz para umareunião onde seriam tratados assuntos pertinentes à Tafona da Canção. Continuidade, datas, regulamento,Tafoninha, etc. Na próxima edição da coluna espero ter boas novidades sobre o nosso importante festival.

04 de julho

E a Tafona? “Cartas para a redação...”

30 de maio

E a Tafona?