229

24
Dia dos Pais: meu pai é um super herói PÁG. 11 Especial Eleição da Associação de Moradores do Santa Regina é investigada PÁG. 14 Cidade Prefeitura fecha Farmácia Popular no Monte Alegre PÁG. 8 Cidade Perfil: Conheça a professora Ednete Mateus Pág. 16 aqui Camboriú é notícia www.linhapopular.com.br @LinhaPopular Siga-nos no twitter R$1 Camboriú, 9 de agosto de 2013 Ano V - nº 229 Linha Popular Jornal Fernando Assanti/LP Obras do PAC são denunciadas para o Governo Federal Página 6 Jane Stefenn e Ângelo César Gervásio denunciaram o andamento das obras do Parque Linear (foto) e do Conde Vila Verde. Assessor de deputado esteve na cidade para verificar se denúncias procediam. Líder do governo na Câmara destaca que entraves burocráticos comprometem andamento das obras

Upload: jornal-linha-popular-camboriu-sc

Post on 29-Feb-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 229 do jornal Linha Popular de Camboriú/SC.

TRANSCRIPT

Page 1: 229

Dia dos Pais: meu pai é um super heróiPÁG. 11

Especial

Eleição da Associação de Moradores do Santa Regina é investigadaPÁG. 14

Cidade

Prefeitura fecha Farmácia Popularno Monte AlegrePÁG. 8

Cidade

Perfil:Conheça a professora Ednete Mateus Pág. 16

aqui Camboriú é notíciawww.linhapopular.com.br

@LinhaPopularSiga-nos no twitter

R$1

Camboriú, 9 de agosto de 2013Ano V - nº 229

Linha PopularJorn

al

Fern

ando

Ass

anti/

LP

Obras do PAC são denunciadas para o Governo Federal

Página 6Jane Stefenn e Ângelo César Gervásio denunciaram o andamento das obras do Parque Linear (foto) e do Conde Vila Verde. Assessor de deputado esteve na cidade para verificar se denúncias procediam. Líder do governo na Câmara destaca que entraves burocráticos comprometem andamento das obras

Page 2: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 20132

Site

Gustavo Zonta - Mtb/SC 3428 JPFernando Assanti - Mtb/SC 3424 JPStefani Ceolla

Redação

Rua Maria da Glória Pereira, nº 149 - sala 102 - 2º pisoCentro - CamboriúCEP 88340-000

Sede

Tiragem2 mil exemplares

- PERIODICIDADE SEMANAL -

EditoraNaiza Comel - Mtb/SC 2899 JP

www.linhapopular.com.br

Impresso na Gráfica Rio Sul

As opiniões expressas em artigos e colunas não representam a opinião do jornal e são responsabilidade de seus autores.

Leandro FranciscaChargista

ContatoTel.: 3365-4893Cel.: 9983-0763

Redaçã[email protected]@gmail.com

Este jornal integra o CCJ - Cadastro Catarinense de Jornais

Opinião

Todo mundo sabe que a defi-nição de democracia passa

pelo poder que emana do povo. Tanto sabem que é com base nes-te argumento que as pessoas que integram os poderes constituídos alegam que só estão lá porque o povo quis assim. E é verdade. Somos nós que escolhemos nos-sos representantes e precisamos que eles estejam sempre lá, pron-tos para nos ouvir.

É neste ponto que chega-mos a um momento crítico em Camboriú. Às vezes, no calor da emoção da tomada de decisão e na correria do dia a dia, nossos gestores esquecem o detalhe de que precisam estar atentos ao que diz a comunidade. Não é porque foram eleitos uma vez pelo povo que têm o poder de resolverem tudo somente com suas cabeças. Nós estamos aqui e queremos ser ouvidos. Queremos democracia todo o dia, não só de quatro em quatro anos.

Dizemos isto, nesta sema-na, porque a Prefeitura fechou a Farmácia Popular do Monte Alegre, mesmo sabendo que par-te da população gostaria que ela continuasse aberta. (veja maté-ria na página 8). A Secretaria de Saúde, responsável pelo local, certamente tomou esta decisão

com base em critérios técnicos e prevendo o melhor para Saúde Pública da cidade. A alegação é que a farmácia gerava muitos gastos em relação ao benefício que trazia e a promessa é de que uma Farmácia Municipal substi-tuirá a fechada.

Este editorial não ques-tiona o fechamento da farmácia, mas a forma como o processo foi feito. Enquanto, dentro da Secre-taria, gestores tomavam a melhor decisão para cidade, do lado de fora, com pouca informação, mais de três mil moradores da cidade faziam um abaixo-assi-nado pedindo que a farmácia se mantivesse aberta. Faltou diálo-go, faltou debate, faltou dividir o problema com a comunidade, chamar as pessoas para a conver-sa, faltou democracia.

Certamente a Prefeitura vai trabalhar rápido para que a população não fique muito tem-po sem assistência de uma far-mácia pública no Monte Alegre. Certamente a decisão dos ges-tores visava otimizar os gastos de dinheiro público, pensando no bem da comunidade. Mas mesmo quando há a melhor das intenções, é preciso lembrar que o poder que emana do povo tem que ser respeitado todos os dias.

Democracia todo o dia

Editorial Charge

Artigo

Foz do Itajaí: Mobilidade e transporte integrado

Há algumas semanas fiz uma provocação aos man-

datos dos vereadores Giova-ni Félix, Thiago Morastoni e Marisa Zanoni a respeito da integração do transporte co-letivo entre Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú. Recebi respostas positivas e em breve definiremos a criação de um grupo de trabalho que construa propostas de políticas públicas referentes a este tema nas res-pectivas Câmaras Municipais.

Pensar a mobilidade de maneira regional significa bus-car alternativas aos rios e mor-ros que embelezam nosso rele-vo, mas que também se tornam obstáculos naturais para o trân-sito de pessoas e de mercado-rias. Significa ainda encarar de forma corajosa as debilidades de nosso transporte coletivo e pro-por saídas para os monopólios locais das empresas de ônibus, fazendo com que elas possam competir entre si, trazendo mais qualidade, mais linhas e melhor preço ao serviço. Porque preci-samos de um transporte coletivo integrado entre as cidades, com terminais de uso conjunto e bi-lhete único.

Mas além destas medi-

das, que são óbvias e cabíveis ao nosso tempo, é necessário planejar o futuro da mobilidade na região, investindo na am-pliação e integração da malha cicloviária, criando corredores específicos para ônibus e ta-xis, implantando cinturões de estacionamento nos limites e nos centros das cidades e cons-truindo pontos de embarque e desembarque para o transporte solidário.

Precisamos avançar, mes-mo que de forma preliminar, na discussão de um sistema de me-trô ou VLT entre nossas cidades e suas periferias. Podemos seguir o exemplo chileno de Valparaíso e Viña del Mar - similar demo-graficamente e geograficamente à nossa realidade - ou de mui-tas outras concentrações urbanas com menos de 500 mil habitantes que já avançam a passos largos na implantação deste modelo. Pode parecer loucura pensar nes-se tipo de transporte em nossas cidades neste momento, mas em breve será loucura desconsiderar esses modais.

Para uma região que as-pira ser uma metrópole, esta-mos muito atrasados na discus-são da mobilidade e transporte

integrado entre nossos princi-pais municípios. Com exceção do túnel do Ariribá que, ao que parece, virou uma peça de re-tórica no Plano Plurianual de Itajaí, muito pouco tem sido feito ou pensado neste sentido. Soluções inovadoras e ousadas para os problemas de mobilida-de da região são cada vez mais urgentes, sob pena de começar-mos a nos transformar em uma metrópole apenas a partir de nossos problemas.

Nossa região está em pleno desenvolvimento e, a considerar a era de ouro que o Brasil viverá nos próximos anos, este crescimento se apro-fundará ainda mais. Precisamos pensar mobilidade e transporte com os olhos de uma socieda-de desenvolvida, com um olhar para o amanhã, à altura do Bra-sil e dos novos desafios que nosso país nos impõe cotidia-namente. Um desenvolvimento local socialmente justo passa por este debate.

Felipe Damo, jornalista e mestre em Políticas Públicas

Page 3: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 2013

Painel LP

Foto da semana

Curtas

3

ONLINE

www.linhapopular.com.br

No nosso FACEBOOKwww.facebook.com/linhapopular

www.twitter.com/linhapopular

Volta ao mundoUm inglês que conheceu todos os países do mundo sem pegar nenhum avião é apresentado pelo jor-nalista Fernando Assanti no blog “Olha a placa”. Confira ainda dicas de como conhecer vários países economizando. Acesse!

Alemaria Rosa diz (sobre a matéria referente ao IDH publicada na última edição do LP): “Acredito na minha cidade, pois moro aqui! Vejo com tristeza esses números, penso que a solução é parar de apontar o que outros fizeram de ruim no passado e batalhar hoje, para que possamos ter um futuro com melhor qualidade de vida para todos nós! Publicar é real-mente tarefa da imprensa”.

Grasiella Rodrigues diz (sobre a falta de vagas em creches): “Aqui em Camboriú deveria acontecer como em Itajaí, que o juiz determinou que todas as crianças que estão na lista de espera de vaga pra creche fossem colocadas no prazo de 60 dias”.

Tesouros escondidosVocê já ouviu falar sobre tesouros escon-didos em Camboriú? A jornalista Stefani Ceolla conta um causo sobre esse assunto no blog “Teve aquela vez”. Leia também outras histórias curiosas sobre Camboriú. Confira!

“Busco recursos incansavelmente para Camboriú. Ato politiqueiro e irresponsável poderá trazer sé-rios prejuízos. Darei publicidade.”

@luziacoppiLuzia Coppi Mathias, prefeita de Camboriú, sobre as denúncias no Ministério das Cidades

Softwares do IFCCom a proposta de contribuir com a educação da comunidade, o Pro-grama de Educação Tutorial - PET, do Instituto Federal Catarinense - IFC, campus Camboriú, lançou o banco de dados de softwares livres educativos. Desenvolvido por bolsistas, o banco apresenta uma seleção de softwares livres relacionados com as disciplinas de matemática, química e português. A base conta com 14 softwares, sendo cinco de matemática, quatro de química e cinco de português. Todos são periodicamente atua-lizados pela equipe de bolsistas. Conheça em: http://www.pet.ifc-camboriu.edu.br/software/

Plano Municipal de Cultura IA Fundação de Cultura realiza na quinta-feira, dia 15, o 1º Fórum de Planejamento da Cultura de Cam-boriú. O evento será realizado às 19h, na Câmara de Vereadores, e tem como objetivo mobilizar os artistas, produtores culturais e a sociedade em geral para parti-cipar do processo de construção do Plano Municipal de Cultura - PMC. Para ser legítimo, o plano deve ser construído com a parti-cipação efetiva da sociedade civil, devendo contemplar as demandas apresentadas pela comunidade com relação a serviços e equipa-mentos públicos de cultura. As ações elencadas terão prioridade nos próximos dez anos.

Plano Municipal de Cultura IIO PMC é um instrumento da ges-tão pública e um dos elementos constitutivos do Sistema Municipal de Cultura - SMC, conhecido como o "SUS da Cultura". A partir da as-sinatura do acordo de cooperação com o Ministério da Cultura, a Pre-feitura se compromete a implemen-tar o seu Conselho, Plano e Fundo da Cultura, instrumentos que vão subsidiar as ações estruturantes da Política Cultural do município.

Defesa CivilDurante o Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas, no Centro Multiuso de São José, realizado na semana passada, Camboriú foi uma das 15 cidades que receberam uma viatura. O veículo faz parte do Kit de Fortalecimento das Defesas Civis. Além de uma caminhonete 4x4, o município irá ganhar um tablet, um computador, um estabi-lizador, uma impressora multifun-cional, um aparelho de fax, quatro rádios transmissores, duas máqui-nas fotográficas digitais, dois apa-relhos GPS, oito coletes de identi-ficação, oito capas de chuva e duas trenas métricas digitais.

Festa do Senhor Bom JesusSerá realizada nesse fim de sema-na, na paróquia do Monte Alegre, a Festa do Senhor Bom Jesus. Amanhã, sábado, dia 10, a missa festiva será realizada às 19h. Em seguida, iniciam os festejos e bin-

go. No domingo, a missa é às 9h e será celebrada pelo arcebispo me-tropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. Após a mis-sa, as festividades continuam.

Bolsa Família IA Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social comunica as famílias beneficiárias do progra-ma Bolsa Família que quem está com o cadastro desatualizado há mais de dois anos, ou recebeu a mensagem do Governo Federal no extrato bancário, deve procurar a Secretaria de Assistência Social ou o Centro de Referência de As-sistência Social - Cras para realizar a atualização do cadastro até o dia 16 de agosto.

Bolsa Família IIPara a atualização é necessário que os interessados apresentem os seguintes documentos: RG, CPF, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho de todos os familiares residentes no domicílio, além dos comprovantes de residência, renda e atestado de frequência dos filhos, caso sejam estudantes. "Em Cam-boriú recebemos uma listagem de 250 famílias com alguma irregu-laridade, por isso a importância das pessoas em comparecer para a atualização do cadastro. Esta é uma simples atualização, mas que contribui para evitar o bloqueio do benefício", comentou o secretário John Lenon Teodoro.

Div

ulga

ção/

LP

Stef

ani C

eolla

/LP

Foto: PMC/Divulgação/LP

A Prefeitura de Camboriú, através da Secretaria de Saneamento Básico - Sesb, iniciou a obra de ampliação da rede de água no bairro Taboleiro com o intuito de melhorar o abastecimento na

localidade. A ampliação da rede inicia na rua Guaraparim, onde está localizada a adutora, segue pela Tarumã e termina na Guaramirim. A obra deve levar de 30 a 60 dias para ser concluída.

Page 4: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 20134Política

Receber uma crítica negativa é sempre desagradá-vel. Ter que ouvir seus erros, ver seus defeitos ex-postos, ter suas falhas apontadas é desconfortável para todos nós, em qualquer situação. Talvez este mal estar atrelado à crítica venha implicitamente da origem da palavra, que remete a julgamento, a seleção. Ninguém gosta de ser julgado. É fato. Eu não gosto.

Digo isso porque talvez o jornalismo seja uma das áreas de atuação profissional que mais lida com críticas em seu cotidiano. Não deve haver, no mundo, sequer uma edição de jornal que não teça críticas a alguma situação, pessoa, instituição. Da mesma forma em que não deve haver redações que nunca receberam uma ligação cheia de opiniões, um e-mail insatisfeito ou mesmo um comentário ofensivo na página do jornal no Facebook.

Quando falamos de jornalismo local, este pratica-do por jornais como o Linha Popular, que estão diretamente inseridos na comunidade, esta troca é ainda mais intensa e instantânea. Basta o jornal chegar às ruas para que as reações surjam de todos os lados e cheguem até nós.

Abordo este assunto por conta da grande repercus-são que a capa da última edição do Linha Popular teve na cidade. Nela, o jornal trazia em manchete que Camboriú é a pior cidade da região para se vi-ver. Para embasar a chamada, uma matéria densa, recheada de dados, mostrava porque a Organização das Nações Unidas – ONU, baseada em uma série de critérios, colocou Camboriú nesta triste posição perante as cidades vizinhas.

Na mesma edição, o jornal usou seu editorial – texto que expressa a posição da empresa – para falar sobre a tristeza de estampar aquela manchete, mas também para reafirmar a necessidade de se conhecer e enten-der os dados para que a cidade possa melhorar.

É lógico que um jornal que ousa estampar em sua capa uma crítica à cidade – mesmo que sustentada por dados confiáveis: precisa estar disposto a re-ceber o feedback da sociedade. Mais do que isso, precisa estar pronto para absorver as críticas que vêm, refletir sobre elas e usá-las para melhorar ainda mais a qualidade editorial do veículo. Um jornal deve respeitar sempre a pluralidade de opi-niões, sob pena de ser excluído do convívio de seus leitores, razão de viver do jornalismo.

Pelo e-mail, pelo telefone, pelo Twitter, pelo Fa-cebook. Foram várias as formas com que os mo-radores de Camboriú se manifestaram a partir da capa do jornal. Somente na fanpage, 99 comparti-

lhamentos e 60 comentários emitiam opiniões so-bre a manchete. A maioria entendendo a função do jornalismo, lamentando os dados e instigando mu-danças. Mas também houve muitas críticas à posi-ção do veículo, que foi acusado de fazer oposição à Prefeitura e torcer contra o desenvolvimento da cidade.

Da redação, acompanhei tudo de perto. Cada co-mentário, cada sugestão, cada opinião. Junta, a equipe do jornal debateu todos os pontos de vista, respondeu aos leitores, interagiu com aqueles que cobravam respostas. Afinal de contas, como um jornal daqui tem a petulância de nos expor tanto, de revelar nossas fragilidades para todos? A per-gunta é pertinente e a dúvida, sempre bem-vinda. Será que foi a escolha certa do jornal? Será que a manchete foi pesada? Carregada da opinião dos jornalistas? Será que as pessoas que vivem aqui sentem esta realidade de desenvolvimento aquém do restante da região no seu dia a dia? Todas estas perguntas foram debatidas naquela sexta-feira.

Ao mesmo tempo em que a população reagiu com argumentos e debates, o Poder Público do Municí-pio também foi obrigado a sair de sua zona de con-forto. Pelo Twitter, a prefeita Luzia Coppi afirmou que “Camboriú é a melhor cidade para se viver”. Na mesma tarde, a assessoria de comunicação da Pre-feitura enviou release à imprensa regional mostran-do que os índices usados pela ONU melhoraram em Camboriú nos últimos 20 anos – informação verda-deira e que constava na matéria do Linha Popular.

Pelos bastidores, a reação à notícia foi ainda mais interessante. Cargos de confiança do Executivo afirmavam que o jornal havia assumido sua linha de oposição. Estava claro: publicar dados da ONU é indício de um jornalismo vendido e descompro-missado com a coletividade.

Neste ponto, divido ainda mais dúvidas com vocês. Será que nossos governantes estão preparados para lidar com crises? Será que as pessoas entenderam que levantamentos como o IDHM não levam em conta só aspectos relacionados às Administrações Municipais? Será que todo aquele debate docu-mentado nas redes sociais não pode servir de base para que o Poder Público trace metas, desenvol-va ações e busque resolver problemas básicos que melhorariam a qualidade de vida das pessoas?

O jornalismo, assim como a vida, é melhor quan-do há pontos de interrogação. Olhar para dentro e tentar resolver problemas a partir de estímulos externos só nos faz crescer, seja na qualidade pro-fissional, seja em aspectos pessoais, ou mesmo à frente da gestão de uma cidade. Depois desta capa do Linha Popular, Camboriú certamente ganhou um jornal ainda melhor, mais reflexivo e aberto ao debate. Minha expectativa é que da mesma for-ma como usamos as críticas que recebemos para crescer, Camboriú aproveite este momento como degrau para transformar esta cidade em um lugar melhor para se viver.

BastidoresPor Fernando Assanti

[email protected]@FernandoAssanti

Sobre críticas e crescimento{

MMA: Camboriuense vence em estreia internacional PÁG. 23

Esporte

Equipe do Samu faz parto e escolhe nome de bebêPÁG. 13

Cidade

Perfi l:Saiba mais sobre a vida de seu Bicudo Pág. 16

aqui Camboriú é notíciawww.linhapopular.com.br

@LinhaPopularSiga-nos no twitter

R$1

Camboriú, 2 de agosto de 2013Ano V - nº 228

Linha PopularJorn

al

Camboriú ainda não se inscreveu no Programa Mais Médicos PÁG. 17

Saúde

Gus

tavo

Zon

ta/L

P

Estudo divulgado pela ONU aponta que a cidade tem o pior Índice de Desenvolvimento Humano – IDH da Amfri. Quantidade de crianças e adolescentes fora da escola é a principal causa do mau desempenho

Página 5

Camboriú éa pior cidade para viver na região

Funcionário da Prefeituraé preso por crime passionalJunior Pimenta é apontado como mandante do assassinato de dois homens. No último fim de semana, os corpos foram encontrados dentro do porta-malas de um carro no bairro da CanhandubaJunior Pimenta Página 15

Foto

Fac

eboo

k/LP

É lógico que um jornal que ousa estampar em sua capa uma crítica à cidade - mesmo que sustentada por dados confiáveis, precisa estar disposto a receber o feedback da sociedade

Page 5: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 2013 5Política

Homenagem do VereadorToninho Portella

Feliz Dia dos Pais!Ser pai é ensinar com exemplos, é orientar para a caminhada da vida. Ser pai é dar a certeza de

que temos um amigo para sempre. Parabéns!

´

Feliz Dia dos PaisHoje o sorriso

é só paravocê, papai!

Zé Pedro é o novo vice-presidente da Câmara

Eleição ocorreu na primeira sessão ordinária após o recesso, na terça-feira, dia 6

A primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores

após o recesso, na noite de ter-ça-feira, dia 6, teve eleição para o cargo de vice-presidente da Casa. Isso foi necessário por-que o vereador Jakson Genésio da Rosa, o Jakinho, que ocupa-va este cargo, saiu da Câmara para assumir como secretário de Obras.

Três vereadores coloca-ram seus nomes para a dispu-ta: Josué Pereira (PP), Ânge-lo César Gervásio (PMDB) e José Pedro Costa, o Zé Pedro (PSDB). A votação foi secreta e Zé Pedro conquistou o cargo com oito votos. Ângelo rece-beu cinco votos e Josué, dois.

“O vice-presidente tem por função substituir o pre-sidente em sua ausência”, aponta Zé Pedro. Por isso, o seu trabalho na Câmara não deve ter alterações. “Minha postura continua a mesma e sigo como líder do Governo”, completa.

Fernando Assanti/LP

Eleição. Votação para o cargo foi secreta e Zé Pedro rece-beu oito votos

Presidente destacou trabalhos

durante o recesso Márcio do Kido apontou o número de

sessões extraordinárias e a atuação dos vereadores neste período

O presidente da Câmara de Vereadores, Márcio

Aquiles da Silva, usou a tri-buna para falar da retomada dos trabalhos na Casa. Ele destacou o número de sessões extraordinárias no período - foram sete sessões no reces-so. Destacou também a atu-ação dos vereadores nestes

dias, com busca de recursos para a cidade e atendimento nos gabinetes.

Márcio do Kido apontou a vontade do Legislativo de re-alizar sessões itinerantes no se-gundo semestre e falou das ne-gociações adiantadas para que seja implantada a TV Câmara no município de Camboriú.

Page 6: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 20136

Homenagem do Vereador

Zeca Simas

Pai, homem que carrega a experiência de orientar vidas, sendo exemplo de dedicação

e carinho. Neste Dia dos Pais, deixo minhas sinceras

homenagens atodos os homens

de Camboriúque têm o dom da

paternidade.

Feliz Diados Pais

Info

rme

Com

erci

al

Política

Obras do PAC: vereadores falam das denúncias feitas ao Ministério das Cidades

Jane Stefenn e Ângelo César Gervásio denunciaram o andamento das obras do Parque Linear e do Conde Vila Verde. Assessor de deputado esteve na cidade para verificar se denúncias procediam

Problemas verificados no andamento de obras feitas

com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC levaram os vereadores Jane Stefenn (PSDB) e Ânge-lo César Gervásio (PMDB) a fazer denúncia ao Ministério das Cidades. Duas obras estão em andamento em Camboriú com estes recursos federais: o Parque Linear e a reurbaniza-ção do Conde Vila Verde.

Na sessão de terça-fei-ra, dia 6, os vereadores co-mentaram as denúncias. Jane explica que o Parque Linear foi denunciado porque não está de acordo com o proje-to que os vereadores tiveram acesso. Além disso, eles leva-ram em conta a data prevista para a finalização. A constru-ção começou em janeiro de 2012 e o cronograma inicial previa que a obra seria entre-gue em 18 meses, ou seja, em junho de 2013.

O Parque Linear com Bacia de Detenção no Rio Camboriú está orçado em R$ 9 milhões. Ele deve funcio-nar como ponto de armazena-mento de água em época de seca e dará mais tempo para que a comunidade seja avi-sada em períodos de cheias. "Está tudo largado lá, até a

Assessor de depu-tado esteve em Camboriú para verificar a situação

Um assessor parlamen-tar do deputado federal Décio Lima (PT) esteve em Cambo-riú para verificar se as denún-

Líder do governo destaca entraves burocráticos

A equipe do Linha Po-pular tentou contato com a prefeita Luzia Coppi Mathias para que ela comentasse as de-

placa da obra está no chão", afirma a vereadora.

No Conde Vila Verde, a preocupação é com as etapas já concluídas, que apresentam problemas. "Muitas ruas que já foram entregues apresen-tam problemas sérios no asfal-to. Há trechos em que já está completamente destruído", aponta. Para Ângelo, "não é preciso ser técnico para per-ceber que há problemas lá".

O projeto de reurba-nização do Conde Vila Ver-de prevê dez quilômetros de ruas pavimentadas, 80 uni-dades habitacionais, quadra poliesportiva coberta, praças e recuperação ambiental do morro da caixa d'água e lo-teamento Madre Paulina. O custo será de R$ 11 milhões. A obra começou em abril de 2012 e a previsão de conclu-são era agosto daquele ano.

cias procediam. Tannay Vaz Júnior veio para a cidade para verificar a situação de obras do PAC e outras feitas com re-cursos federais, como a Uni-dade de Pronto Atendimento - UPA. O chefe de gabinete do deputado, Alcides Volpato, diz que recebeu as denúncias através de uma comitiva de cidadãos de Camboriú que es-tiveram em Brasília. Tannay diz que fez um levantamento, conversando com os mora-dores e através de fotos. "O que percebemos foram alguns problemas. Caso do asfalto no Conde Vila Verde, que tem pontos onde escorreu", conta o assessor.

Volpato esclarece que, como Tannay atua em Santa Catarina, pediu que ele ve-rificasse aqui o que estava ocorrendo, para saber se as denúncias procediam. "Deixo

claro que não houve qualquer denúncia por parte do Décio ou do gabinete, o que esta-mos fazendo é acompanhar o que está ocorrendo", aponta. No entendimento do chefe de gabinete, o Ministério das Cidades deve iniciar uma in-vestigação. "Se tiver erros, pode ocorrer o envolvimento da Polícia Federal". Ele res-salta, entretanto, que "toda esta tramitação no Ministério é sigilosa".

núncias durante toda a quarta e quinta-feira. Conversamos com alguns assessores, mas não conseguimos retorno das ligações.

Porém, o líder do Go-verno na Câmara, José Pedro Costa, o Zé Pedro (PSDB), comentou as denúncias na sessão de terça-feira. Ele afir-mou que é importante que se conheça a real situação das obras. "Eu fico até feliz que houve esta cobrança no Mi-nistério, por que pode parecer que há desinteresse da Prefei-tura, má vontade e até desvio. Não se trata de nada disso", destacou.

Segundo Zé Pedro, as obras estão paradas por ques-tões burocráticas. No caso do Parque Linear, o projeto teve que ser refeito em virtude da barragem prevista. Este novo projeto já está na Caixa Eco-nômica. O líder do governo esclareceu ainda que nenhuma obra do PAC foi concluída. "O Parque Linear está com 43% de conclusão. Não se pode fa-lar como se a obra já tivesse sido entregue", ressaltou.

Sobre a obra de revitali-zação do Conde Vila Verde, Zé Pedro apontou que duas em-presas estão desistindo da atu-ação. E que isso prejudica o andamento das obras. "A Cai-xa Econômica cria constrangi-mento para todos nós", apon-tou. Ainda segundo Zé Pedro, os vereadores vão se organizar para ir até Blumenau, no setor responsável pela aprovação dos projetos e acompanha-mento destas obras, para ve-rificar o que está ocorrendo, saber o porquê da demora nas avaliações.

Fernando Assanti/LP

Visita. Assessor de deputado esteve em Camboriú para verificar a situação do Parque Linear e do asfalto do Conde

Page 7: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 2013 7Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 2013 7

[email protected] | www.adjorisc.com.br

A notícia que você A notícia que você A lê aqui, mais de 800 mil pessoas também leem. Esta página circula em 52 jornais.

SECRETÁRIO DA AGRICULTURA , JOÃO RODRIGUES

Volume de investimento leva otimismo ao campoA agricultura catarinense está

vivenciando uma fase de otimis-mo com as conquistas do setor, realizadas com apoio do Gover-no do Estado, da iniciativa priva-da e dos próprios agricultores, como a abertura do mercado japonês à carne suína e também pela perspectiva de boas safras nas culturas em que o Estado é líder. O secretário de Estado da Agricultura e Pesca e deputado federal licenciado, João Rodri-gues (PSD), que está no sexto mandato eletivo e na eleição de 2010 foi o quarto deputado fede-ral mais votado de Santa Catari-na, comanda a pasta a convite do governador Raimundo Colombo. À Agência de Notícias da Adjori/SC, o secretário falou sobre a atu-ação da secretaria e de projetos futuros.

Revelou que, até o mês de agosto deste ano, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca aplicou R$ 1,551 milhão em pro-gramas e projetos para o fomento da pesca no Estado. Vai investir R$ 60 milhões na perfuração de poços artesianos, aquisição de distribuidores de adubo líquido e construção de 1.632 cisternas com capacidade de 500 mil litros para suinocultores e avicultores no combate à estiagem, além de manter os investimentos nos diversos programas de apoio ao agricultor catarinense. Acompa-nhe os principais pontos da en-trevista.

Como está a agricultura ca-tarinense?

Rodrigues: Santa Catarina é referência internacional em ali-mentos industrializados à base de frango e suínos. No mercado doméstico, lidera a produção de cebola, maçã, suínos, pescados, ostras e mexilhões; é o segundo produtor de frango, arroz, fumo e quarto produtor de banana e tri-go. Um diferencial é a estrutura fundiária baseada na agricultura familiar. Nove entre dez proprieda-des rurais têm menos de 50 hec-tares e elas respondem por 70% da produção agropecuária, com 572 mil pessoas empregadas. O agronegócio representa 62% das exportações catarinenses.

De que forma a abertura do mercado japonês à carne suína catarinense beneficia o Esta-do?

Rodrigues: Além do reconhe-cimento da qualidade da car-ne suína catarinense pelo mais exigente importador mundial do produto, a abertura do mercado japonês beneficia a expansão do setor produtivo e industrial da suinocultura, com manutenção e geração de empregos no meio rural e urbano, e incremento da economia estadual. A abertura do mercado japonês, por si só, representa uma grande conquis-ta em função do seu potencial de importação anual avaliado em 1,2 milhão de toneladas de carne suína, ao custo aproximado de

US$ 5 bilhões. A parcela inicial de 10% a 15% desse mercado significa uma condição decisiva para a estabilidade no destino da produção catarinense, estimada em 800 mil toneladas em 2013. Por outro lado, mercados consu-midores competitivos, a exemplo da Coréia do Sul, que mantém negociação com a mesma finali-dade em Santa Catarina, poderá considerar a decisão japonesa em termos de segurança sanitá-ria para definir de forma favorável às importações de carne suína catarinense.

Qual a participação da se-cretaria neste processo?

Rodrigues: É exclusivamente manter o Estado livre de febre aftosa sem vacinação e desen-

volver as políticas públicas corre-tamente, que são avaliadas pelo mercado externo para aprovar a compra do nosso produto. Prova disso é que já concretizamos a exportação da carne suína.

Quais os investimentos que estão sendo feitos para que a estiagem não cause ainda mais prejuízos?

Rodrigues: O maior volume de investimentos da história de Santa Catarina em ações no combate à estiagem estão sendo realizadas pelo governo Raimundo Colom-bo e Eduardo Pinho Moreira. São R$ 60 milhões na perfuração de poços artesianos, aquisição de distribuidores de adubo líquido e construção de 1.632 cisternas com capacidade de 500 mil litros para suinocultores e avicultores, além de mais três comboios de perfuração de poços artesianos, compostos por perfuratrizes, fer-ramentas auxiliares e caminhões de apoio. Cada comboio de per-furação de poços artesianos tem capacidade de atingir até 500 metros de profundidade, sendo que em solo catarinense a profun-didade média dos poços é de 150 metros.

O que isso representa em vo-lume financeiro?

Rodrigues: No total, são qua-se R$ 100 milhões de investi-mentos e mais R$ 10 milhões do Programa Juro Zero – Agricultura/Piscicultura para construção de cisternas. Com estes investimen-tos estaremos tirando quase 30 mil pessoas dos problemas cau-sados pela estiagem. Além disso, esse Programa está oferecendo recursos do Pronaf aos agriculto-res, onde a Secretaria da Agricul-tura e da Pesca paga os juros em projetos de investimento em água, para até R$ 50 mil por produtor.

Quais suas pretensões políti-cas para 2014?

Rodrigues: Pretendo ser can-didato a deputado federal nestas próximas eleições. Agora, se for preciso, e preparado estou, meu nome está à disposição para qualquer desafio para compor a chapa majoritária. Em 2018, a meta é participar da chapa majo-ritária.

BRDE

Aumento de 180% em financiamentos

No primeiro semestre de 2013, o BRDE contabilizou R$ 722,679 milhões em operações de crédi-to em Santa Catarina, valor 180% maior do que o do primeiro semes-tre do ano passado. Tal injeção financeira resultou em R$ 1,374 bilhão em investimentos realizados no Estado, que asseguram a gera-ção de 21.340 empregos diretos e indiretos, devendo representar R$ 180,8 milhões em ICMS. O desem-penho operacional nos seis primei-ros meses deste ano foi apresenta-do pela diretoria do banco no dia 6 de agosto, com a presença do governador do Estado, Raimundo Colombo, do presidente do BRDE, Renato Viana, do presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, entre outras autoridades.

EFAPI 2013

R$ 120 milhões em negócios e 650 expositoresÉ o que projetam os realizadores da maior feira mutissetorial do sul do país

Jornalistas, empresários, expo-sitores, patrocinadores, autorida-des e lideranças participarão, no dia 22, do lançamento da Exposi-ção-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI 2013), programado para as 19h30 no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. A EFAPI é considerada a maior festa, expo-sição e feira multissetorial do sul do Brasil. Está programada para o período de 4 a 13 de outubro des-te ano, com a participação de 650 expositores (todos os espaços es-tão vendidos). A previsão é de 550 mil visitantes e os negócios devem atingir R$ 120 milhões.

Principais programas da Secretaria

J Juro Zero-Agricultura/Pisci-cultura: desde 2010 já beneficiou 8.245 famílias de produtores ru-rais, com R$ 12.536.833,00 de juros pagos pelo Fundo de De-senvolvimento Rural

J Programa Terra Boa: já aten-deu a 48.126 famílias, com distri-buição de 831.385 toneladas de calcário, mais 136.996 famílias, com distribuição de 503.026 sa-cos de sementes de milho, e 8.107 famílias, com 8.107 kits for-rageiras

J Programa de Fomento Geral:

foram beneficiadas 1.942 famí-lias, com R$ 12.363.251,00

J Programa Armazenar: foram subvencionados, desde 2010, R$ 4.373.004,00

J Programas de apoio à pisci-cultura, com distribuição de 12 tratores e 26 guinchos elétricos para colônias de pescadores

J Programas de regularização fundiária, crédito fundiário (Fundo Estadual de Sanidade Animal - Fundesa), Programa de Controle da Anemia Infecciosa Equina e o de Erradicação da Brucelose.

A agricultura brasileira vive um bom momento, em espe-cial para Santa Catarina em

razão de muitas ações e políti-cas públicas promovidas pelo Governo do Estado. Podemos dizer que conseguimos evoluir e crescer muito, principalmen-

te com a conquista do mer-cado japonês à carne suína

catarinense”.

Page 8: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 20138Cidade

Gustavo Zonta/LP

Fechada. Unidade fechou no dia 31 de julho. No local, será aberta a farmácia municipal

Prefeitura fecha Farmácia Popular do BrasilAbaixo-assinado reunia cerca de 3 mil assinaturas de moradores que pediam que unidade continuasse aberta.

Alegando prejuízos, Prefeitura decidiu fechar

Desde o mês de maio des-te ano se discute a possi-

bilidade de encerramento das atividades da Farmácia Popu-lar do Brasil em Camboriú. A estrutura, inaugurada em 2006, funcionava no distrito do Mon-te Alegre. A Farmácia Popular foi criada pelo Governo Fede-ral para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cida-dãos através de convênio com o município. Mas, segundo a Prefeitura de Camboriú, não atendia a todas as necessidades dos moradores e gerava gas-tos. "A Farmácia Popular é um grande problema para o muni-cípio, tem um custo absurdo e o repasse do Governo Federal é pequeno", alega a secretária de Saúde, Márcia Freitag.

O assunto começou a ser discutido com mais intensidade quando a Farmácia Popular do Brasil mudou de endereço: saiu da rua Monte Agulhas Negras e foi para a rua Monte Nevada. A plotagem com identificação do programa do Governo Fe-deral continuou na sede antiga. O novo endereço não recebeu a padronização e moradores garantem que, desde que a mu-dança ocorreu, começaram a faltar remédios.

Temendo o possível fe-chamento e percebendo que a Farmácia Popular do Brasil já não contava com todos os re-médios, um grupo de morado-res decidiu se unir e iniciar um abaixo-assinado. O documento pedia que a Farmácia Popular continuasse aberta e atendendo adequadamente a população.

O abaixo-assinado reu-niu cerca de 3 mil assinaturas e foi entregue por um dos organi-zadores, Agostinho Ribeiro, ao presidente da Comissão de Saú-de da Assembleia Legislativa

"A população não vai ficar sem medicamento", diz secretária

As atitudes não surti-ram efeito. No dia 31 de ju-lho, a Farmácia Popular do Brasil fechou. Na fachada, comunicados foram afixados. Eles informam que estão en-cerradas as atividades e será aberta no local a farmácia municipal.

A secretária de Saúde afirma que o que motivou a decisão foi a necessidade de se fazer a correta gestão de recursos. "Eu sei o que estou fazendo. A minha função é ser gestora, é fazer mais com me-nos", explica. "A população não vai ficar sem medicamen-to, a farmácia municipal vai atender as necessidade. Por-que as pessoas não entendem isso?", questiona a secretária.

Para Agostinho, as pes-soas não entendem porque nada foi explicado. Quando os boatos do possível fecha-mento surgiram, a própria secretária afirmou que só tomaria essa decisão depois de fazer uma reunião com a população. Isso não ocorreu. Márcia alega que as pessoas não participariam.

Ela ainda afirma que o abaixo-assinado não pode ser

Farmácia Municipal

Farmácia Popular do Brasil em Santa CatarinaNo estado, apenas 15 municípios contam com a Farmácia Popular do Brasil. Deles, somente quatro têm menos de 100 mil habitantes. Camboriú era um deles. A cidade é a primeira do estado a fechar a Farmácia Popular do Brasil. Blumenau também já solicitou ao Ministério da Saúde o encerramento das atividades. O projeto Farmácia Popular foi criado para ampliar o acesso dos brasileiros a medicamentos essenciais. Ao todo, existem mais de 107 itens oferecidos ao cidadão a baixo custo.

de Santa Catarina, o deputado Volnei Morastoni. Vereadores da cidade também se mobili-zaram. Jane Stefenn e Ângelo César Gervásio apresentaram um requerimento na Câmara em que pediam que a Prefeitura mantivesse o credenciamento junto ao Governo Federal.

tomado como uma represen-tação do desejo da popula-ção. "As pessoas que estavam assinando nunca entraram na Farmácia Popular. Ele foi conduzido por um grupo con-trário ao governo", afirma. Ela ainda acusa os organiza-dores de falsificar assinaturas e afirma que moradores de outros bairros, como o São Francisco de Assis, foram in-duzidos a assinar sem saber do que se tratava.

Agostinho defende a legitimidade do documento.

Márcia garante que esta foi a decisão acertada. "Quando a farmácia munici-pal for aberta, vão perceber que estávamos certos", afir-ma. Ela explica que além dos

"A Farmácia Popular é do município, não do bairro. To-dos os moradores tinham o direito de assinar", afirma.

medicamentos que os mo-radores já encontravam na Farmácia Popular, remédios conseguidos através de deci-sões judiciais também serão fornecidos pela farmácia mu-nicipal, o que vai evitar que a população do Monte Alegre tenha que ir até o centro da cidade fazer a retirada.

A farmácia municipal deve ser aberta após o dia 15 de agosto, depois que a Fio-cruz fizer a retirada dos me-dicamentos e o encerramento formal das atividades da Far-mácia Popular do Brasil.

O vereador José Pedro Costa, o Zé Pedro, líder do go-verno na Câmara, ressaltou na sessão de terça-feira, dia 6, a necessidade da Secretaria de Saúde prestar esclarecimentos sobre a atitude, tomada sem a comunicação à população. A secretária este reunida com os vereadores na tarde de ontem, quinta-feira, dia 8, para expli-car o motivo do fechamento.

Page 9: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 2013 9

Eleito o Melhor Escritório de Arquitetura da Região

TROFÉU MÚTUA 2012

O PRÊMIO AREA – TROFÉU MÚTUA consiste no reconhecimento aos profissionais e empresas em destaque no mercado da construção civil, por meio de seus projetos, ações e obras. As camboriuenses Deise Soares e Danusa Soares, juntamente com seu pai Lenildo Soares, diretor da empresa, receberam a premiação na Associação Regional de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos – AREA Itajaí

Na noite do dia 27 de julho aconteceu a entrega do Prêmio AREA - Troféu MÚTUA para as empresas e profissionais que se destacam no mercado da construção civil. O reconhecimento para os melhores do ano de 2012 marcou a comemoração dos 32 anos da Associação Regional de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos - AREA de Itajaí. Na ocasião, a empresa LDD Engenharia e Arquitetura foi premiada como o melhor escritório de arquitetura da região.

A LDD ARQUITETURA é um dos escritórios de arquitetura líderes no mercado imobiliário da região do Vale do Itajaí. Com sede em Balneário Camboriú, desenvolve projetos arquitetônicos de empreendimentos residenciais, comerciais, plano de massas, loteamento urbano e aeronáutico. O escritório é dirigido por Lenildo Soares, na responsabilidade técnica da Arquiteta e Urbanista Deise Soares e da Engenheira Civil Danusa Soares.

Em Camboriú, o escritório assina o projeto do Plano de Massas Alameda Provence, a ser lançado na cidade pela construtora Carelli. O empreendimento será um dos maiores do município, composto por um centro comercial e doze torres de edifícios distribuídos em sessenta e cinco mil metros quadrados.

A arquiteta Deise Soares, responsável técnica pela LDD, recebe o Troféu Mútua 2012 das mãos de Paulo Sergio Arias, presidente da AREA de Itajaí

A engenheira civil Danusa Soares e a arquiteta Deise Soares, responsáveis técnicas pela LDD Arquitetura Contemporânea

Danusa e Deise com o pai Lenildo Soares, diretor da LDD Arquitetura Contemporânea

Deise e Danusa com Carlos Alberto Kita Xavier presidente do CREA de Santa Catarina

Profissionais que integram a equipe da LDD Arquitetura Contemporânea

www.lddarquitetura.com.br

Fotos: Gustavo Zonta/LP

Page 10: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 201310

OBRA MAL SINALIZADA E INDENIZAÇÃO

Alô, alô, galera, voltei... falando pra nossa terrinha, as verdades e meias verdades, das doideiras que estão por aí!

É comum se andar por aí e ver obras públicas mal sinalizadas.

O dia em que os administradores forem responsa-bilizados pessoalmente por acidentes ocasionados devido à deficiência de sinalização nas obras, a bagunça deverá acabar.

O desleixo dos responsáveis pela execução das obras, quando ocasionam acidentes, quase sempre acaba estourando no bolso do contribuinte.

Há alguns anos uma rua de Camboriú foi alargada e um poste de energia elétrica foi deixado no seu leito, ocasião em que um motociclista bateu no obstáculo e se machucou.

O município de Camboriú e a Celesc foram con-denados a pagar indenização, que hoje soma cerca de R$ 70 mil.

No ano passado um motociclista se acidentou numa outra obra pública em Camboriú. A empresa contratada pela municipalidade construiu um bueiro quase no meio da via e como sinalização, inadequadamente, ao invés de usar placas refletivas, colocou uma telinha sustentada por duas barrinhas de ferro.

Diante da sinalização ineficaz o motoqueiro bateu nos ditos ferros, se desequilibrou e acabou caindo e fra-turando o antebraço.

Ele chegou a passar por cirurgia, além de sofrer com cicatriz que lhe foi deixada no acidente.

Em consequência do acidente o motociclista sofreu danos morais, ante a dor, o sofrimento, a tristeza e demais prejuízos que são comuns em casos como este.

Agora a vítima está pedindo na justiça uma indeni-zação da empreiteira responsável pela execução da obra.

Na semana passada a 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina também confir-mou uma sentença que condenou a Casan e o município de Indaial a pagarem cerca de R$ 12 mil por danos mo-rais, materiais e estéticos, a um pai e seu filho.

A dupla, quando transitava em via pública, se depa-rou com um cavalete impróprio para sinalização de obras e colidiu com um automóvel que vinha em sentido con-trário.

Do sinistro resultaram prejuízos e sequelas que jus-tificaram a condenação indenizatória.

Diante de todos estes casos a população deve recla-mar uma melhor sinalização das obras públicas, para que no caso de acidente não tenha que acabar pagando pela incompetência dos seus executores.

Por agora é isso, porque eu vou procurar saber como anda a sinalização das obras da cidade. Fui!

Hélio MarcosBenvenuttiemail: [email protected]

twitter: @HMBenvenutti

Funcionários da Celesc defendem qualidade dos serviços

prestados à populaçãoNo Vale do Itajaí, greve ocorreu ontem, quinta-feira. Agência de Camboriú,

que tem apenas um funcionário e um estagiário, não aderiu

Loreci Meurer é síndico de um prédio que fica no cen-

tro de Camboriú. Ele já perdeu as contas de quantas vezes soli-citou atendimento à agência da Celesc da cidade e voltou para casa insatisfeito. Para Loreci, a falha começa na leitura do con-sumo de energia e se estende até a falta de estrutura e profis-sionais da agência.

A última vez que pro-curou atendimento foi na sex-ta-feira, dia 2. Ele conta que apesar de cadeiras e senha ele-trônica terem sido instalados no local, os problemas continuam. “O atendimento é muito demo-rado”, explica.

Isso ocorre principal-mente porque faltam profissio-nais para atender na agência da Celesc de Camboriú. E o pro-blema não existe somente aqui. Garantir que o cidadão tenha o atendimento adequado pela Celesc foi uma das motivações dos funcionários da empresa que, nesta semana, paralisaram os serviços.

Em nota oficial, o Sin-dicato dos Trabalhadores Ele-tricitários do Vale do Itajaí - Sinditevi afirma que “os tra-balhadores da Celesc, em Esta-do de Greve, paralisaram suas atividades na quinta-feira, dia 8, em defesa da qualidade dos serviços prestados à população catarinense”.

A nota continua: “As su-cessivas reclamações dos con-sumidores, motivadas pela falta de pessoal e investimentos, não nos deixaram outra alternati-va que não seja a mobilização como forma de dar um basta neste processo de desmonte da empresa. A Celesc já foi refe-rência nacional em relação ao atendimento de seus clientes. Hoje enfrenta dificuldades em função da redução de seu qua-dro de empregados”.

Camboriú não aderiu à paralisação porque para que seja legal, um número mínimo de funcionários tem que con-tinuar trabalhando. E a cidade só conta com um funcionário

e um estagiário. Segundo o Sinditevi, aqui também não há mais eletricistas. A gerência da Celesc de Itajaí já se manifes-tou afirmando que solicitou ao governo novos profissionais e pretende investir na rede elétri-ca da cidade e região, mas isso ainda não ocorreu.

“A diretoria da empre-sa vem protelando a recom-posição do quadro de pesso-al, acarretando não só a piora no atendimento à população, mas também à sobrecarga nos trabalhadores, expondo-os a sérios riscos de saúde e segu-rança em uma atividade de alta periculosidade como a do setor elétrico”, alega o sindicato da categoria.

A manifestação dos tra-balhadores exige a imediata chamada dos aprovados nos úl-timos concursos públicos, a re-alização de um novo concurso para a recomposição das vagas administrativas e de atendi-mento e a contratação de mais trabalhadores.

Atendimento. Na agência de Camboriú, atendimento segue normalmente

Gustavo Zonta/Arquivo/LP

Cidade

Page 11: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 2013 11Especial

Homenagem de Neto SantanaPresidente do PSD Camboriú

Parabéns a todos os pais.Nossa homenagem nessedia especial e sempre.Felicidades!

Neto Santanae famíliaFeliz Dia dos Pais!

Aos pais biológicos e para aqueles que não são, aos pais presentes e para aqueles que

não podem estar sempre presentes, aos pais casados e aos solteiros, aos pais de todas

as idades, enfim, para todos aqueles que assumiram esta missão, nossa homenagem

nesse dia muito especial.

Trabalho em equipe. Márcio se tornou mecânico do filho Carlinhos, piloto de velocross

Há um ditado que diz que "mãe é tudo igual". Pai não

é. Pai não carrega o filho na bar-riga por nove meses, não sente as dores do parto, não tem a mesma preocupação. Mas isso não torna os pais inferiores. As preocupa-ções deles são diferentes. Há os fi-lhos que os acusam de ser menos carinhosos, mais práticos, mais distantes. Mas até também os que os idolatram, os que afirmam que eles são "o primeiro amor de sua vida", seus super-heróis.

Em Camboriú, temos mui-tos exemplos de pais presentes, atuantes e que vivem em nome de seus filhos. E eles não são todos iguais. Na semana passada, o perfil do Linha Popular foi com Antônio Milton Garcia, o Bicudo. Há mais de 20 anos, ele se separou da es-posa e, sozinho, criou seis filhos. Sozinho. Dava banho, alimentava, levava e buscava da escola. E não se arrepende de nada.

Outro pai exemplar é Ailton Pereira, padeiro de 49 anos. Sua mulher, Adriane, afirma que apesar de passar quase 14 horas dentro de uma padaria, sempre foi "um pai super dedicado e presente".

Ailton é pai de Jackson, de 28 anos, Jeferson, de 18, Camile, de 2 anos, e tem o enteado Vitor, de 13 anos. Entre as atividades que exer-ce como "paizão", busca a filha na creche todos os dias e cuidou dos filhos para que a esposa pudesse es-tudar. "Ele é um grande exemplo", diz Adriane.

Não faltam exemplos de bons pais por aqui. Homens que são mo-delo de dedicação e responsabilidade com os filhos. Como não é possível apresentar todos, selecionamos a his-tória de um pai que mostra que tudo é possível para fazer um filho feliz.

Márcio trabalha para o filho, que só tem 11 anos

Na década de 90, Márcio Gervasi participava de com-petições de velocross. Sempre gostou de moto, mas não pode levar a carreira adiante por di-ficuldades financeiras. Ele tem dois filhos, Marcel, de 23 anos, e Carlos, de 11. Foi o mais jo-vem que demonstrou a mesma paixão do pai. Carlinhos, como é conhecido, participa de com-petições de velocross e já con-tabiliza títulos importantes. E para evitar que a carreira do filho fosse interrompida, como a sua foi no passado, Márcio decidiu transformar sua vida.

"Nós compramos a moto dele, mas não tínhamos dinhei-ro para pagar o mecânico. En-tão eu fiz um curso e aprendi", ele conta. Os dois formam um time de sucesso. A cada con-quista de Carlinhos, a emo-ção de pai e filho extravasa. "Sempre que ele está correndo, participando de competições,

Para comemorar o Dia dos Pais, o Linha Popular conta a história de um homem que transformou sua vida para realizar o sonho do filho

MEU PAI É UM SUPERHERÓI

Sxc.hu/Divulgação/LP

quando a prova encerra a gen-te chora. É uma emoção muito forte", conta o pai.

O que mais orgulha Már-cio é ver a seriedade com que Carlinhos encara a carreira. "Ele é muito técnico, tem mui-ta responsabilidade. Para ele, não é uma brincadeira", afir-ma. Márcio percebe: "Eu acho que o Carlinhos se espelha em mim".

O menino não nega. A primeira palavra que usa para definir Márcio é "paizão". "Ele está comigo sempre, me ajuda em tudo, faz tudo por mim", diz o menino, que conta que sempre recorre ao pai para pe-dir conselhos nos momentos de dificuldade. Para Carlinhos, o trabalho em conjunto com o pai é o que faz sua carreira dar certo. Para Márcio, também. "Hoje eu estou me realizando junto com ele", garante. "Ele é meu sonho", diz Márcio.

Arquivo da família/Divulgação/LP

Page 12: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 201312

KarinaElisa [email protected]/kasocial

Estúdio Fotográfico Marciane/LP

Jéssica Stolfi está soprando velinhas hoje, dia 9, e recebe aqui esta homenagem repleta de muita positividade, amor, saúde e realizações. Que você seja muito, muito feliz, querida!

Como homenagem a todos os pais de Camboriú, publi-camos aqui a foto do paizão Ailton Pereira com a filha Camile. Desejamos um feliz Dia dos Pais para todos aqueles homens que dedicam grande parte de suas vidas para cuidar de seus filhos.

Fotos: Arquivo pessoal/LP

Quem aniversaria na quarta-feira, dia 14, é a editora do Linha Popular, a jornalista Naiza Comel. Na foto, ela durante a viagem que fez a Machu Picchu, no Peru. Pessoa muito querida por todos, Naiza recebe aqui os parabéns de toda a equipe do LP e de seus amigos. Parabéns, amiga, muitas felicidades e sucesso!

Os familiares dos noivos Rubya Tarasiuk e Marlon Tomelin desejam a eles muito amor e felicidade pela passagem de seus aniversários. Ele fez níver no dia 2 e ela faz hoje, dia 9. Parabéns ao belo casal!

Page 13: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 2013 13

Feliz Dia dos

PAIS

Neste dia 11 de agosto,nosso abraço especial

para o único Super Heróique a gente acredita existirmesmo depois de grande.

Page 14: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 201314 Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 201314

Eleição da Associação de Moradores do Santa

Regina é investigadaChapa derrotada denuncia mudança nas regras da eleição no dia do pleito e sem

comunicação prévia. Uamca avalia denúncia

No dia 27 de julho, foi realiza-da a eleição da Associação de

Moradores do bairro Santa Regina. A chapa 2, presidida por Adarto Jesus Gonçalves, venceu a chapa 1, de Samuel Cosmo da Silva, por uma diferença de 13 votos - 143 contra 130. No entanto, o edital de confirmação do pleito não chegou a ser publicado pela comissão eleito-ral. Isso porque denúncias apontam irregularidades no processo.

A denúncia foi feita pela chapa 1 e é avaliada pela União das Associações de Moradores de Camboriú - Uamca. Segundo Mi-guel Oliveira, presidente da comis-são eleitoral, o principal problema foi uma mudança de última hora na realização do pleito. "O edital pre-via que a eleição só poderia ter dois votos por lote, mas no dia, a chapa 2 disse que tinha trabalhado em cima de mais votos e pediu que o número fosse aberto", conta Miguel.

De acordo com a comissão eleitoral, foi a Uamca que "libe-rou" o número maior de votos por lote no pleito. Com isso, a chapa 1, que teria trabalhado seguindo a orientação do edital, se sentiu le-sada e fez a denúncia formal no dia seguinte à eleição.

Miguel Eufrazino de Lima, presidente da Uamca, garante que a entidade não foi a responsável pela liberação do maior número de

votos por lote. "A responsabilidade pelo pleito é da comissão eleitoral", esclarece.

Ele explica que houve muita confusão em torno da solicitação da chapa 2, o que acabou atrasando o início da votação. "Para tentar con-tornar a situação e dar andamento à eleição, nosso jurídico sugeriu que fosse aberto para mais votos", diz Miguel Eufrazino. "Eu não me ma-nifestei porque a Uamca só acom-panha a eleição. A comissão elei-toral concordou com a sugestão", completa o presidente da entidade.

Miguel Eufrazino salienta que não está culpando a comissão eleitoral pela confusão. "Não hou-ve culpados, houve muita confusão naquele dia e essa foi a saída encon-trada", explica.

A denúncia foi recebida pela Uamca e encaminhada à Federação das Associações de Moradores do Estado de Santa Catarina - Famesc, que deve avaliar a situação. "Espe-ramos a orientação da Famesc para saber de que forma essa eleição vai ficar", diz o presidente da Uamca. De acordo com a comissão eleito-ral, caso a Uamca não se manifeste sobre a denúncia, o Ministério Pú-blico será procurado. Por enquanto, o pleito continua valendo, mas a chapa eleita não toma posse en-quanto não for publicado o edital de confirmação da eleição.

Cidade

PAI:Homenagem do Vereador Guigo (PDT)

EXEMPLO. AMIZADECARINHO. ADMIRAÇÃO

População pode auxiliar no combate à sonegação fiscal

Estado lançou programa para orientar consumidores, empresários e comerciantes e pede ajuda da comunidade para identificar casos de irregularidade

Toda empresa, seja de pres-tação de serviço, indústria

ou comércio, tem a obrigação de emitir notas fiscais. A nota fiscal é a certidão de nascimento da com-pra. Ela mostra onde e quando o consumidor adquiriu o produto, comprova a garantia e informa sobre outros dados. Assegura ain-da o direito na hora de registrar a reclamação nos órgãos de defesa do consumidor.

Exigindo a nota fiscal, a população está assegurando a arrecadação de impostos que au-xiliam na construção de escolas, creches, hospitais, e são pagos pelos estabelecimentos ao gover-no. Por isso, empresas que não emitirem o documento estão so-negando impostos e prejudicando a população.

Um morador de Camboriú procurou a reportagem do Linha Popular alertando para estabele-cimentos comerciais da cidade que não emitem notas fiscais. No caso de prestadores de serviço, o imposto é pago à Prefeitura, que faz a fiscalização. Já no caso do comércio o imposto é recolhido pelo Estado, que elabora medidas para combater a sonegação.

"Gostaria muito que todos os que não cumprem as leis fos-sem investigados, pois isso não gera arrecadação e com isso vêm as falhas do sistema", opina o mo-rador que identificou o problema na cidade.

Ele chama a atenção para a situação e pede que Prefeitura e Ministério Público investiguem a situação dos comércios. Isso, se-gundo o Governo do Estado, já começou a ser feito.

Em junho deste ano, pro-fissionais da Secretaria de Estado da Fazenda, Ministério Público e Procuradoria Geral do Estado as-sinaram um documento chamado de Carta por Santa Catarina.

Entre as resoluções pre-sentes na Carta estão: definir, a curto prazo, uma política de com-bate a devedores de tributos; in-tensificar o compartilhamento de informações; divulgar, periodica-mente, condenações criminais re-sultantes das ações do MP na área de combate à sonegação fiscal; e compartilhar ações de proteção ao consumidor, entre outras.

O secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, ressalta que

o Estado precisa custear uma sé-rie de estruturas, e os valores que são sonegados acabam fazendo falta para todos. "Estamos atra-vessando um momento de lenta recuperação da arrecadação, mas de acelerado crescimento de de-mandas", disse.

O procurador-geral de Jus-tiça, Lio Marcos Marin, destaca que o Ministério Público tem pri-vilegiado a questão da ordem tri-butária. "Hoje, em todo Estado, já existem promotorias regionais da ordem tributária com foco no com-bate à sonegação fiscal", afirma.

Para auxiliar o governo e o Ministério Público na fiscali-zação, o consumidor pode atuar. Através do site da Secretaria de Estado da Fazenda, a denúncia pode ser feita. Acesse: http://www.sef.sc.gov.br/servicos-o-rientacoes/diat/denuncia-de-sone-gacao-fiscal.

Site. Cidadãos podem realizar denúncia através da Internet, na página da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado

Reprodução/LP

VereadoraJane Stefenn

Ser pai é ser exemplo de lutae trabalho sem perder o amor!

Feliz Dia dos Pais!

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 2013 15Segurança

DIC/Divulgação/LP

Preso. Elvis confessou que recebeu R$ 250 para co-meter o crime

Jovem confirma que foi contratado para matar

gerente de postoPolícia Civil pretende concluir inquérito hoje, sexta-feira, dia 9, e pedir a

prisão dos outros envolvidos

A Polícia Civil prendeu na sex-ta-feira passada, dia 2, Elvis

Pires, de 21 anos. Ele confessou o envolvimento na morte de Le-onardo de Sá Rodrigues, de 26 anos, e de Alexsander Bernardes, 27. Segundo o delegado Celso Pereira de Andrade, da Divisão de Investigações Criminais - DIC de Itajaí, Elvis confirmou a versão de Josiane Gonçalves. Ela está presa e disse à polícia que foi procurada por seu amigo, Junior Pimenta, que pediu ajuda para que contra-tasse alguém para matar Leonar-do. A motivação seria passional.

"Ele confessou o envol-vimento, mas disse que quem

Delegada conclui inquérito sobre briga envolvendo lutadores de MMAKauê Mena e Maiquel Falcão são apontados como vítimas. Dois envolvidos

responderão por tentativa de homicídio e os demais, por lesão corporal

A Polícia Civil concluiu nesta semana o inquérito

policial sobre a briga envol-vendo dois lutadores de MMA, ocorrida no dia 6 de julho em um posto de combustíveis em Camboriú. Os atletas Kauê Mena e Maiquel Falcão são apontados como vítimas. Dos seis agressores, dois responde-rão por tentativa de homicídio e quatro por lesão corporal.

De acordo com a dele-gada Daniela de Souza, falta apenas a conclusão do laudo pericial do exame de corpo de delito indireto ao qual Kauê foi submetido. O lutador está

Vítimas e acusados

Os dois lutadores fo-ram apontados como vítimas. Falcão responderá a outro processo aberto pela mulher que teria sido assediada e agredida por ele no posto, o que deu início à confusão. Os outros envolvidos são apon-tados como acusados.

Um menor, de 15 anos, e outro homem, responderão por tentativa de homicídio. O menor é o autor da paulada que atingiu Kauê na cabeça. O outro acusado chutou e deu socos no lutador quando ele já estava desmaiado. Agora, o caso segue na Justiça.

internado em estado grave desde a briga, e foi transfe-rido para um hospital do Rio Grande do Sul, seu estado de origem. "Conversei com mé-

dicos e o inquérito será enca-minhado ao Fórum ainda esta semana. Já temos imagens, ouvimos todos os envolvi-dos", disse a delegada.

matou foi um menor que fazia parte do grupo contratado", disse o delegado. Elvis ainda afirmou que recebeu R$ 250 para come-ter o crime. No entanto, ele disse que o plano inicial era de "dar um susto", mas que não mataria Le-onardo. "Ele disse que só matou os dois porque foi reconhecido", conta o delegado.

Leonardo e o amigo foram encontrados dentro do porta-ma-las de um carro na Canhanduba. Além do menor envolvido no cri-me, outro homem teria participa-do. Eles ainda não foram detidos. Segundo o delegado, o inquérito deve ser concluído ainda hoje.

Jovem é assassinado no Rio do Meio

Este foi o 15° homicídio registrado em Camboriú em 2013

Um homem de 25 anos foi morto na madrugada de

sábado, dia 3, na rua João da Costa, Rio do Meio, em Cam-boriú. Leandro Alves foi atin-gido por três tiros em frente ao Rancho Zé Camila. Segun-do testemunhas, dois homens

aguardavam por ele no local e depois do crime, fugiram em uma moto. Leandro era pedrei-ro e morava em Camboriú. Este foi o 15° homicídio registrado em Camboriú em 2013. Desde o dia 13 de junho, nenhum as-sassinato ocorria na cidade.

Acusado de homicídio vai a júri popular

Crime ocorreu em agosto de 2012 após briga de trânsito, no centro de Camboriú

Será realizado hoje, sexta-feira, dia 9, o julgamento

de Henrique Martins de Frei-tas, o Paulista. Ele é acusado de ter matado Luiz Fabiano Rodrigues da Silva em agos-to de 2012, após uma briga de trânsito.

O crime ocorreu em uma tarde de domingo no centro de Camboriú. Luiz Fabiano e um amigo, Leandro Machado, es-tavam em um carro que bateu atrás de uma Sportage na rua José Francisco Bernardes, no centro da cidade. Depois do acidente, ocorreu uma discus-são no local, e, em seguida, Luiz Fabiano e Leandro segui-ram, de carro, até a rua Lauro Müller, em frente ao Itaú, ao lado da Praça da Igreja Matriz.

Os envolvidos no aci-dente teriam se reencontrado e o motorista da Sportage atirou contra os dois. Luiz Fabiano foi atingido por um tiro na cabeça. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. Leandro foi atingido por um tiro no bra-

ço. Ele tentou fugir correndo do local do crime e foi encontrado pelo Samu, que o encaminhou ao hospital.

A Sportage era condu-zida por Paulista. Ele fugiu do local e horas após o crime, um menor procurou um vigilante do campo de golf, no bairro São Francisco de Assis, e mos-trou dois revólveres. Ele foi en-caminhado à polícia e disse que estava envolvido com o crime. No entanto, a suspeita era de que o autor do homicídio havia entregado as armas usadas para o adolescente, que foi detido para esclarecimentos.

Cerca de um mês após o homicídio, Paulista foi preso em uma residência do bairro Taboleiro. Ele está no Presí-dio Regional da Canhanduba e deve se apresentar acompanha-do do advogado, que pretende alegar inocência. O adolescente que havia assumido o crime vai depor como testemunha. O júri popular está marcado para as 13h no Fórum de Camboriú.

Page 15: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 2013 15Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 2013 15Segurança

DIC/Divulgação/LP

Preso. Elvis confessou que recebeu R$ 250 para co-meter o crime

Jovem confirma que foi contratado para matar

gerente de postoPolícia Civil pretende concluir inquérito hoje, sexta-feira, dia 9, e pedir a

prisão dos outros envolvidos

A Polícia Civil prendeu na sex-ta-feira passada, dia 2, Elvis

Pires, de 21 anos. Ele confessou o envolvimento na morte de Le-onardo de Sá Rodrigues, de 26 anos, e de Alexsander Bernardes, 27. Segundo o delegado Celso Pereira de Andrade, da Divisão de Investigações Criminais - DIC de Itajaí, Elvis confirmou a versão de Josiane Gonçalves. Ela está presa e disse à polícia que foi procurada por seu amigo, Junior Pimenta, que pediu ajuda para que contra-tasse alguém para matar Leonar-do. A motivação seria passional.

"Ele confessou o envol-vimento, mas disse que quem

Delegada conclui inquérito sobre briga envolvendo lutadores de MMAKauê Mena e Maiquel Falcão são apontados como vítimas. Dois envolvidos

responderão por tentativa de homicídio e os demais, por lesão corporal

A Polícia Civil concluiu nesta semana o inquérito

policial sobre a briga envol-vendo dois lutadores de MMA, ocorrida no dia 6 de julho em um posto de combustíveis em Camboriú. Os atletas Kauê Mena e Maiquel Falcão são apontados como vítimas. Dos seis agressores, dois responde-rão por tentativa de homicídio e quatro por lesão corporal.

De acordo com a dele-gada Daniela de Souza, falta apenas a conclusão do laudo pericial do exame de corpo de delito indireto ao qual Kauê foi submetido. O lutador está

Vítimas e acusados

Os dois lutadores fo-ram apontados como vítimas. Falcão responderá a outro processo aberto pela mulher que teria sido assediada e agredida por ele no posto, o que deu início à confusão. Os outros envolvidos são apon-tados como acusados.

Um menor, de 15 anos, e outro homem, responderão por tentativa de homicídio. O menor é o autor da paulada que atingiu Kauê na cabeça. O outro acusado chutou e deu socos no lutador quando ele já estava desmaiado. Agora, o caso segue na Justiça.

internado em estado grave desde a briga, e foi transfe-rido para um hospital do Rio Grande do Sul, seu estado de origem. "Conversei com mé-

dicos e o inquérito será enca-minhado ao Fórum ainda esta semana. Já temos imagens, ouvimos todos os envolvi-dos", disse a delegada.

matou foi um menor que fazia parte do grupo contratado", disse o delegado. Elvis ainda afirmou que recebeu R$ 250 para come-ter o crime. No entanto, ele disse que o plano inicial era de "dar um susto", mas que não mataria Le-onardo. "Ele disse que só matou os dois porque foi reconhecido", conta o delegado.

Leonardo e o amigo foram encontrados dentro do porta-ma-las de um carro na Canhanduba. Além do menor envolvido no cri-me, outro homem teria participa-do. Eles ainda não foram detidos. Segundo o delegado, o inquérito deve ser concluído ainda hoje.

Jovem é assassinado no Rio do Meio

Este foi o 15° homicídio registrado em Camboriú em 2013

Um homem de 25 anos foi morto na madrugada de

sábado, dia 3, na rua João da Costa, Rio do Meio, em Cam-boriú. Leandro Alves foi atin-gido por três tiros em frente ao Rancho Zé Camila. Segun-do testemunhas, dois homens

aguardavam por ele no local e depois do crime, fugiram em uma moto. Leandro era pedrei-ro e morava em Camboriú. Este foi o 15° homicídio registrado em Camboriú em 2013. Desde o dia 13 de junho, nenhum as-sassinato ocorria na cidade.

Acusado de homicídio vai a júri popular

Crime ocorreu em agosto de 2012 após briga de trânsito, no centro de Camboriú

Será realizado hoje, sexta-feira, dia 9, o julgamento

de Henrique Martins de Frei-tas, o Paulista. Ele é acusado de ter matado Luiz Fabiano Rodrigues da Silva em agos-to de 2012, após uma briga de trânsito.

O crime ocorreu em uma tarde de domingo no centro de Camboriú. Luiz Fabiano e um amigo, Leandro Machado, es-tavam em um carro que bateu atrás de uma Sportage na rua José Francisco Bernardes, no centro da cidade. Depois do acidente, ocorreu uma discus-são no local, e, em seguida, Luiz Fabiano e Leandro segui-ram, de carro, até a rua Lauro Müller, em frente ao Itaú, ao lado da Praça da Igreja Matriz.

Os envolvidos no aci-dente teriam se reencontrado e o motorista da Sportage atirou contra os dois. Luiz Fabiano foi atingido por um tiro na cabeça. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. Leandro foi atingido por um tiro no bra-

ço. Ele tentou fugir correndo do local do crime e foi encontrado pelo Samu, que o encaminhou ao hospital.

A Sportage era condu-zida por Paulista. Ele fugiu do local e horas após o crime, um menor procurou um vigilante do campo de golf, no bairro São Francisco de Assis, e mos-trou dois revólveres. Ele foi en-caminhado à polícia e disse que estava envolvido com o crime. No entanto, a suspeita era de que o autor do homicídio havia entregado as armas usadas para o adolescente, que foi detido para esclarecimentos.

Cerca de um mês após o homicídio, Paulista foi preso em uma residência do bairro Taboleiro. Ele está no Presí-dio Regional da Canhanduba e deve se apresentar acompanha-do do advogado, que pretende alegar inocência. O adolescente que havia assumido o crime vai depor como testemunha. O júri popular está marcado para as 13h no Fórum de Camboriú.

Page 16: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 201316Perfil

Se no imaginário das pes-soas existe a típica pro-

fessora de escolinha do inte-rior, ela é a Ednete Mateus. A fala é calma, o jeito sutil. Ela passa a todos a sensação de tranquilidade. Ednete tem 41 anos e é uma mulher pe-quena e de aparência frágil. Passou por momentos difí-ceis da vida, mas por trás da roupa discreta, longos cabe-los escuros e óculos de grau, se esconde uma pessoa forte, realizada e convencida de que as dificuldades a torna-ram melhor.

Ednete é mãe de Bruna, de 18 anos, e de 49 crianças que estudam na Escola de Campo Hercílio Zimmer-mann, na localidade dos Ma-cacos. Mãe é a palavra que a define na função de profes-sora porque apesar da calma, tranquilidade e da paixão pe-los alunos, não deixa de cha-mar a atenção das crianças quando é necessário. “Com os alunos eu sou mãezona, mas ao mesmo tempo alguns dizem que sou muito brava”, ela conta. Seu objetivo é que tenham uma educação de qualidade e que cresçam ci-dadãos de bem.

Seu sonho sempre foi educar. Ednete, filha de Ge-túlio e Benta, é nascida e criada na Vila Conceição. Ela estudou na escola em que hoje dá aula. Sempre teve suas professoras como refe-rência. “Eu trazia na alma a vontade de ser professora”, ela afirma.

Concluiu os estudos na escola José Arantes, no cen-tro da cidade, onde também fez magistério. Fez faculdade e pós-graduação na área. Seu primeiro emprego como pro-fessora foi em 1991, quando foi chamada para ensinar na escola em que ela mesma foi alfabetizada. “Fiquei dois anos aqui e voltei para o cen-tro de Camboriú. Fiquei oito anos no Andrônico Perei-ra, cinco no Clotilde Ramos Chaves e agora estou aqui novamente desde 2008”, re-lata.

Ednete sempre teve o apoio da família para estu-dar. “Para casar, a condição do pai foi que eu teria que continuar os estudos”, conta. Aos 18 anos, ela se casou. A relação teve altos e baixos e resultou na separação cinco anos atrás. “Nós, no interior,

“Eu trazia na alma a vontade de ser professora”

Gustavo Zonta/LP

casávamos com aquele sonho viver juntos para sempre. A palavra ‘separada’ parecia um rótulo que eu não era ca-paz de suportar”, ela expli-ca. “Mas quando decidi, foi amigável e não voltei atrás”, completa.

Ednete voltou com a filha para o interior. Naquele ano, teve graves problemas de saúde e passou por qua-tro cirurgias. Enfrentou ain-da uma enchente e perdeu o pouco que tinha. “A família tinha medo que eu morresse. Eu dizia que não. Quem tem plano não morre”, afirma a professora.

Voltou a dar aula na escola em que cresceu. Foi professora até da filha e en-controu ali a força que pre-cisava para recomeçar. “Eu posso ter muitos problemas em casa, mas quando chego na escola, é outro mundo. Eles dizem que me amam, mandam cartinhas. Mostram aquele amor verdadeiro, sem

falsidade. Eles são o que são, não mentem”, acredita.

Mas Ednete admite que foi difícil: “Tem que ter uma estrutura muito boa para não cair, mas tenho a família, os amigos, meus alunos”. Os altos e baixos continuaram,

e no ano passado, três fatos tristes a abalaram. Duas alu-nas faleceram com problemas de saúde. Eram crianças que Ednete também tinha como filhas. Em seguida, foi seu ex-marido, pai de sua filha que morreu.

Focou em ajudar Bru-na a passar por esse momen-to e mais uma vez, recome-çar. Tem funcionado. “Você aprende com a vida, até mesmo com as coisas ruins. Hoje meus amigos dizem ‘o que está acontecendo com a Ednete? Era uma no passado e outra agora’”, ela conta. E responde: “Eu não sou mais a mesma, foi como se come-çasse uma vida nova”.

A religião também a ajudou. Evangélica, frequen-ta a igreja e procurou na fé ajuda para passar pelas cri-ses. “A gente sofre, chora porque é ser humano, mas a gente não sabe qual o plano de Deus. Superei”, garante.

E foi com a fé e a von-tade de viver renovada que passou pelos momentos difí-ceis e hoje se considera rea-lizada. A filha, Bruna, iniciou a faculdade de Direito e mora com uma amiga de Ednete, Sandra, na cidade. “A Sandra é um anjo que apareceu em

nossa vida”, afirma.A casa da família,

também na região central de Camboriú, está em fase final de construção e, em breve, mãe e filha voltam a morar juntas. “Eu sou mãezona de-mais. Tem pessoas que dizem que eu sou superprotetora, mas é porque eu só tenho ela. Babo mesmo, ela é tudo”, afirma, rindo.

Ednete percebe muito dela na filha. “Eu sou muito certinha, responsável ao ex-tremo. Às vezes isso até me prejudica. Não deixo nada para a última hora, sempre planejo. O pai passou isso para nós, a responsabilida-de”, conta. E compara: “A Bruna ainda é mais assim do que eu. A diferença é que eu tenho muita tranquilidade, mas a Bruna não. Não dá pra bater de frente com ela”.

Vai voltar a morar com a filha, mas apesar da mu-dança, promete que não vai deixar sua escola no interior. “Vou continuar vindo todos os dias. Não largo eles não”, afirma. “É paixão, eu amo todos. Na hora de brigar eu brigo, mas educo. A Hercílio Zimmermann tem um lema: respeito e família. Eu acredi-to nisso”, diz.

E ela sabe que é reco-nhecida. “As famílias têm uma confiança muito grande em mim, porque hoje meus alunos são filhos dos meus ex-alunos. Já é a segunda ge-ração”, ela conta. “Aqui res-gatamos valores, o bom dia, por favor, obrigada”, afirma.

Sabe, porém, que a educação não é mais tão va-lorizada quanto era na sua infância, que muitos pais acabaram fazendo com que a escola educasse seus filhos. Sabe que o professor não é mais aquela referência, aque-la autoridade na comunidade, como era em sua época. Sabe que falta valorização e teme que ninguém mais queira ser professor.

É por isso que conti-nua na escolinha do interior. Porque ali ainda pode exercer a função que sonhou seguir. Porque ali tem o apoio das fa-mílias, o respeito dos alunos, é referência na comunidade. Ali, a educação ainda é como em seu tempo. É na pequena escola, multiseriada, longe da cidade, que Ednete pratica a educação em que acredita.

Quem tem plano não

morre

Se ser educadora é um dom, Ednete Mateus nasceu com ele. Professora da Escola de Campo Hercílio Zimmermann, acredita na educação

como forma de transformar crianças em adultos de bem

Page 17: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 2013 17Saúde

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIOComarca - Camboriú / 1ª Vara CívelRua São Paulo, 1271, Loteamento Santa Regina III, Areias – CEP 88345-662, Fone: 47, Camboriú – SC – E-mail: [email protected]íza de Direito: Juliano Rafael BogoEscrivão: Taiana Mariel Nascimento

EDITAL DE INTERDIÇÃO - Art. 1184, do CPC - PRAZO DO EDITAL: 10 DIASInterdição nº 0004605-78.2012.8.24.0113Requerente: Fernando Rocha e outro Interditando: Marina Kellermann

Interditando(a)(s): Marina Kellermann, Rua Fracisco Barreto, 161, Centro - CEP 88340-000, Camboriú-SC, CPF 414.858.749-04, RG 4/R.572.419, nascida em 11/12/1954, Di-vorciada, brasileiro(a), natural de Blumenau-SC, Comerciante, pai Ralf Kellermann, mãe Maria Mendes Kellermann. Doença Mental Diagnosticada: doença cerebral vascular. Data da sentença: 29/10/2012. Curador(a) Nomeado(a): Sabrina Rocha Schroeder. Por intermédio do presente, os que virem ou dele conhecimento tiverem, ficam cientes de que, neste Juízo de Direito, trami-taram regularmente os autos do processo epigrafado, até sentença final, sendo decretada a medida postulada, conforme transcrito na parte superior deste edital, e nomeado(a) o(a) curador(a), o(a) qual, aceitando a incumbência, prestou o devido compromisso e está no exercício do cargo. E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de constume e publicado 3 vez(es), com intervalo de 10 dias na forma da lei.

Camboriú (SC), 21 de novembro de 2012.

Homenagem. Quinze profissionais receberam o Prêmio Mérito em Saúde

Profissionais da Saúde recebem homenagem na Câmara de VereadoresPrêmio Mérito em Saúde foi entregue a quinze pessoas que atuam na área em Camboriú

A Câmara de Vereadores de Cambo-riú entregou, esta semana, o Prêmio

Mérito em Saúde. Quinze profissionais da área foram homenageados na sessão solene realizada na quarta-feira, dia 7. O Prêmio Mérito em Saúde foi criado em 2010, por proposta do então vereador

José Rodrigues Pereira, o Zé Branco. O Prêmio visa o reconhecimento dos tra-balhos de profissionais que atuam na ci-dade, através da indicação de um nome por vereador.

Veja outras fotos do evento na página do LP no Facebook.

Naiza Comel/LP

Page 18: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 2013

APOLAR IMÓVEIS – APAR-TAMENTO no Centro, ESTÁ-CIO DE SÁ, 01 suíte + 01 dorm. Sala de estar e jantar, cozinha, área de serviço, sacada com churrasqueira, garagem privativa, portão eletrônico. R$ 190.000,00 PRONTO PRA MORAR! Refe-rência 104643 Fone: (047) 3365-6820 CRECI-SC-Prot. 1766/13 www.apolar.com.br

18

apartamentos

vendaImóveiscasas

Vendo Casa em alvenaria com 2 dormitorios e demais dependencias em terreno de 12 x 24 mts,em frente ao ponto de ônibus, rua asfalta-da proximo a todo o comér-cio do Sta Regina. R$ 170 mil. 3365-6955 / 9636-6873.

Vendo sítio a 8 km de Cam-boriú, com 50 mil m2 e cacho-eira. R$ 360 mil. Aceito casa, carro ou apto. 8427-9202 (Pa-raná) / 9918-2503 (Rike)

Vendo ou troco casa em Camboriú. 2 quartos, 2 ba-nheiros, churrasqueira e fo-gão a lenha. 80m2 de área construída. Livre de en-chente. R$ 180 mil. Aceito proposta 9739-5538 / 8828-2050

Vendo casa c/ 5 quartos, sala cozinha, garagem. Rua Sa-mambaia, Monte Alegre. Tro-ca por sítio (motivo de saúde). 8486-5502

Vendo casa no Monte Ale-gre, rua Monte Serra Negra. 3 quartos, sala, cozinha, banhei-ro, lavanderia, garag. 2 car-ros, churrasq. 478m2. Galpão no fundo. Valor a combinar. 3363-9126 c/ Darcilo.

Sobrados

Vendo casa no centro com ter-reno de 300 metros, com área total construída de 100m², 3 dormitorios, sala de estar e jan-tar, cozinha, wc social. Mais edicula com 1 suite e cozinha. R$ 300.000,00, proprietária tem interesse em permuta. 3365-5102 - 8422-3252

Vendo casa no Centro com sala, cozinha, banheiro, três quartos, área de serviço, ga-ragem e salão de festas, e um ótimo terreno. R$ 280.000,00. 3365-6733 / 9968-0848

APOLAR IMÓVEIS – APARTAMENTO NO BAIRRO AREIAS, 64 m² de área privativa, 01 suíte + 01 dorm. E demais depen-dências, 01 garagem priva-tiva. R$ 180.000,00 Refe-rência 104637 Fone: (047) 3365-6820 CRECI-SC-Prot. 1766/13 www.apolar.com.br

terrenos

Vendo terreno de esquina no Centro de Camboriú, ótima localização para comércio e re-sidência, com 350m2, R$ 300 mil. 3365-6733 / 9968-0848

Vendo sobrado c/ 1 suíte c/ sacada + 2 dorms., banheiro, sala de estar, lavabo, cozinha, área de serviço, churrasquei-ra, vaga 2 carros, 121,72m2, direto c/ construtora. Centro de Camboriú. 9920-8754

APOLAR IMÓVEIS – Ter-reno com 387 m² no Centro de Camboriú, ótima locali-zação, pronto para construir. R$ 250.000,00. Aceita pro-postas. Ref. 12165. Fone: (047) 3365-6820 CRECI--SC- Prot. 1766/13 www.apolar.com.br

Vendo terreno na rua Biguaçu, bairro dos Municípios. R$ 250 mil. 3365-1704 c/ Gói ou 9101-2902 c/ Juliana

Vendo terreno de 300 m2 Rio do Meio ao lado do Clu-be Brejeiro, R$ 80.000,00 aceita-se proposta. Fones: 47 99102018 / 48 98146650 e 48 32990993 email: [email protected]

Vendo casa em Bombas, aprox. mil metros da praia, 2 quartos. Valor R$ 120 mil. Aceito troca por quitinete em Camboriú e Itapema. 3363-8428 / 8411-9355

Vendo sobrado novo no bair-ro Cedro c/ 2 dorm., garagem p/ 2 carros. R$ 120 mil. Finan-ciamento Minha Casa, Minha Vida. 9636-6873 / 8491-6732

Vendo sobrados no bairro Santa Regina, com 2 dor-mitórios, sala, cozinha, wc social e lavabo, área de servi-ço, 1 ou 2 vagas de garagem, ótimo acabamento. Finan-ciamento pelo plano minha casa minha vida. 3365-5102 - 8422-3252

Vendo terreno localizado próximo ao Forum, em rua pavimentada e com exce-lente valorização. Bairro Santa Regina. Valor: R$ 150.000,00 Fone: 3365-1956 / 9626-2626

Vendo casa no Rio Peque-no. Terreno 12x20, casa 8x8 semi-pronta. R$ 140 mil ou troco por caminhão caçamba. 8472-7914 / 9609-2740

Vendo casa grande próximo à Policlínica, no centro de Camboriú. 3 dormitórios (1 suíte), 3 salas e área de lazer. 3365-6709 / 9660-5691

Vendo sobrado no bairro dos Municípios, com 2 dormitó-rios, 2 wc social, sala, cozi-nha, área de serviço, 1 vaga de garagem. R$ 260.000,00. Aceita proposta. 3365-5102 - 9190-0757

Vendo apto. com entrega pre-vista para abril de 2013, com 2 dorm., sala, cozinha, wc social, 1 vaga garag., sacada. Entrada facilitada e financiamento pelo minha casa minha vida. R$ 130 mil. 3365-5102 - 8422-3252

Vendo excelente sobrado geminado no bairro santa Regina VI, possui uma suíte com sacada, um dormitório, entrada facilitada, valor R$ 140.000,00 Fone: 8441-8252 / 9168-0424 / 33654995 CRECI.12.981

Vendo bela casa de tijolo a vista. Com ótima vista. Dois grandes quartos, sendo um suite. Ampla cozinha. Grande sacada com deck de madeira e lindo jardim. Valor: R$ 700 mil. 3365- 1956 / 9626-2626

Vendo kitinete na rua Campos Novos, no bairro dos Municí-pios, em BC. R$ 60 mil. 8423-4894 ou 3263-0568 c/ Roseli

Vendo casa no centro de Camboriú, com 2 suítes mais 2 dormitorios, sala, cozinha, área de serviço. Por apenas R$ 250 mil. Ótima oportunidade. 3365-5102 - 9965-8610.

Vendo terreno 300m2, R$ 110 mil. Rua pavimentada, área no-bre. 9921-9054 / 8430-2598 - Creci 20250

Vendo terreno com casa em obra, localizado no bairro santa Regina II, o terreno esta quitado, Aceita-se permuta no local e outras propostas, Valor R$ 130.000,00 Fone: 8441-8252 / 9168-0424 / 3365-4995 CRECI.12.981

Vendo ótima casa no bairro Monte Alegre, o terreno além desta casa possui uma casa de madeira aos fundos totalizando uma área de 300 m² Valor R$ 120.000,00. Aceita financiamen-to, Fone: 8441-8252 / 9168-0424 / 3365-4995 CRECI.12.981

Vendo sobrado para ser aca-bado no Minella, em terreno de 300m². Troca por imóvel até R$ 150 mil e transfere 74 parcelas de R$ 1.180,00 direto com loteador. 3365-6955 / 9636-6873

Vendo terreno de 16,5 X 25 mts de esquina com 1 casa de alvenaria de 1 suite + 2 dormts e 1 casa de 1 dormt e demais dependencias, bairro Sta Regina 1, local livre de alagamentos. R$ 176 mil. 3365-6955 / 96366873.

Vendo casa em alvenaria, 4 quartos, 2 banh. Edícula com lavanderia, salão c/ 178 m2 p/ comércio c/ porta p/ 2 ruas. Terreno mede 428m2 na rua Atenas, esq. c/ Jerusalé, bairro Santa Regina, próx. do novo ginásio da Prefeitura. R$ 230 mil. 9636-5915

Vendo terreno no centro de Camboriú. Área 1.600 m2. R$ 1.500.000,00 – 9957-8004

Vendo sobrado no Santa Re-gina 4, 2 suítes, cozinha, sala, lavabo, churr., garagem, área de serviço. Área constr. 84 m2. R$ 130 mil. 50% entrada restante em janeiro de 2013. 9957-8004

Vendo sobrado no Santa Re-gina 5, c/ 2 suítes, cozinha, sala,WC, churr., garagem, área de serviço. Área contr. 112 m2. R$ 155 mil. 9957-8004

Vendo terreno com 2 casas simples, 586m2, Pedra de Amolar, Ilhota. Aceito tro-ca. R$ 70 mil. 8444-8614 / 9627-5364 c/ Dete

[email protected] 3365-4893

Anuncie!É grátis

Imóveis Troca Empregos Automóveis MotosAluguel Negócios Serviços

Vendo casa no Monte Alegre, rua Samambaia, 681. Com 13 peças e garagem para 4 car-ros. Fone: 9995-2938

Vendo casa nos fundos (com entrada da rua) no bairro Ce-dro. R$ 40 mil. Aceita-se car-ro de R$ 15 mil. 8449-2238

Vendo terreno c/ 2 casas em Lages, próx. ao centro da ci-dade, ou troco por outra casa na região de Camboriú. (49) 9971-3357

APOLAR IMÓVEIS – APARTAMENTO no Santa Regina V, 02 dorm., sala de estar e jantar, cozinha integra-da, BWC social, área de servi-ço, 01 vaga de garagem, Área de festas. R$ 165.000,00 Ref. 104636. Fone: (047) 3365-6820 CRECI-SC-Prot. 1766/13 www.apolar.com.br

APOLAR IMÓVEIS - EEx-celente IMÓVEL RESIDEN-CIAL E COMERCIAL com 480 m² de área construída, pró-ximo ao Forum, terreno com 360m², SALA COMERCIAL E APTO COM 03 DORM. E demais dependências, churras-queira, garagem, piscina e sa-lão de festas. . Ref.108201. R$ 750.000,00. Fone: (047) 3365-6820. CRECI-SC - Prot. 1766 www.apolar.com.br

APOLAR IMÓVEIS – APARTAMENTO no CEN-TRO de Camboriú, 69 m², 01 suíte + 01dorm., sala de estar e jantar, cozinha integrada, BWC social, área de serviço, 01 vaga de garagem, ENTREGA 03/14. R$ 170.000,00 Ref. 104631. Fone: (047) 3365-6820 CRE-CI-SC - Prot.1766/13 www.apolar.com.br

APOLAR IMÓVEIS - CASA DE ALVENARIA no Santa Regina III, terreno com 360m², completa área de lazer com churrasqueira, 01 suíte, 01 dorm., closet, sala de estar e jantar, cozinha, área de servi-ço, garagem coberta, fundação para o 2 piso, jardim, canil, por-tão eletrônico .R$ 270.000,00.Ref.104639. Fone: (047) 3365-6820. CRECI-SC - Prot. 1766 www.apolar.com.br

APOLAR IMÓVEIS – TER-RENO NO BAIRRO AREIAS com 339 m², 15x22,60 CAM-BORIÚ, com 339 m², 15 m x 22,60 m, ÓTIMA LOCALI-ZAÇÃO! R$ 180.000,00. Re-ferência. 104633 Fone: (047) 3365-6820 CRECI-SC - Prot. 1766/13 www.apolar.com.br

APOLAR IMÓVEIS - Ex-celente sobrado no Bairro Tabuleiro, 02 demi-suítes, sala de estar e jantar, cozi-nha, amplo quintal, BWC social, 02 vagas de gara-gem, fácil acesso e fino acabamento. Somente R$ 200.000,00. Pronto pra mo-rar. Ref. 104627. Fone: (047) 3365-6820 CRECI-SC-Prot. 1766/13 www.apolar.com.br

APOLAR IMÓVEIS – APARTAMENTO no BAIR-RO FAZENDA em Itajaí, 89 m² de área privativa, 01 suíte + 01dorm. Sala de estar e jantar, cozinha, área de serviço, saca-da com churrasqueira, salão de festas, piscina, academia, qua-dra poliesportiva, garagem. R$ 376.000,00. Ótimas condições de pagto. Referência 104646 Fone: (047) 3365-6820 CRE-CI-SC-Prot. 1766/13 www.apolar.com.br

APOLAR IMÓVEIS – APARTAMENTO alto padrão no Bairro Pioneiros em Balne-ário Camboriú, 119 m² de área privativa, 01 suíte + 02 dorm., sala de estar e jantar, ampla sa-cada com churrasqueira, cozi-nha integrada, área de serviço, 02 vagas de garagem, piscina e salão de festas. R$ 850.000,00 Ref.104649. Fone: (047) 3365-6820. CRECI-SC - Prot.1766 www.apolar.com.br

Page 19: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 2013 19Classi Popular

Procuro casa ou kitinete para alugar no centro, ou próximo ao centro, de Camboriú. Com cozinha, sala, po-dem ser integrados, com quarto e ga-ragem. 8481-9007

Alugo apto., 2 dorm., R$ 750. Resi-dencial Maria Helena, no Cedro. 9690-2762 / 9932-4180

Alugo sala comercial c/ 33m2, pon-to de antena parabólica, área externa coberta, banheiro c/ chuveiro. Em frente a Central de Luto. 9143-9749 (Tim) ou 84415025 (Oi).

Alugo casa com 1 quarto na rua Ja-maica, bairro das Nações, BC. 3361-6470

Anuncie!É Grátis

Alugo kitinetes no Taboleiro, rua Sassafrás, 344. R$ 500 – livre de água e luz. 9211-0892 / 9629-9818

Alugo casa c/ 1 quarto, mobiliada, cen-tro de Camboriú. 9955-5184

Alugo 2 aptos. com 02 dorm. de-mais peças, com garagem coberta, no Bairro Areias Rua Bahia esq. Goi-ás. R$ 650,00. CRECI 19.531 - (47) 8404.4306

Alugo aptos em Balneário Camboriú de 1, 2 e 3 dormitórios. Tratar (47) 3367-2829

Vendo Uno 96 4p verde ótimo estado – R$ 8.800,00 - 47-8454-8484

Vendo Gol 2011, 1.0, geração 4, branco, flex, 2 portas, c/ ar. 3365-2250 / 9932-4180

Vendo Golf prata 02/03, completo, revisado. R$ 17 mil à vista. 9608-7253 / 8426-8153

Vendo Uno Mille Fire, duas portas, ano 2004/2005, branco, gasolina. R$13 mil. 3365-6733 / 9932-1166

Vendo FIESTA 2010, completo! Ar, direção, faróis de neblina, vidros elétricos, alarme. Quitado. Contato: (47) 9902-4054, 9977-1363

Imóveis Troca Automóveis MotosAluguel Negócios ServiçosEmpregos

Vendo Classic Preto, 2012. Finan-ciado – R$ 18,5 mil já pagos. Assu-mir parcelas. Aceito propostas (moto ou carro de menor valor). 8431-0911

Rua Cel. Benjamin Vieira, 50Sala 03 - centro

www.acacioimoveis.com.br

47 3365-3305

VENDO - Terreno de 300,00 m.² no centro com edificação R$ 270.000,00 - Ref. 0131.

VENDO - Casa de alvenaria com 3 quartos, 1 suíte, 3 vagas de garagem no centro. R$ 350.000,00 - Ref. 0133

VENDO - Sitio no Caetés de 2.730,00 m.² R$ 150.000,00 - Ref. 0100.

VENDO - Sítio no Cerro de 1.950,00 m.² com casa de alvenaria de 130,00 m.² R$ 400.000,00 - Ref. 0091

VENDO - Terreno no bairro São Francisco de 327,00 m.² com casa de 64,00 m.² R$ 150.000,00 Ref. -120

Alugo kitinete mobiliada. 3365-1967 / 9941-9306

Alugo 3 salas comerciais de 105m2 em BC, próx. à Av. Central. R$ 2.300. Fones: 9739-5538 / 8828-2050

Alugo kitinete na rua Acyla Garcia, 85, Centro. 3365-2064/9933-2974

Alugo casa no bairro Cedro, 3 quar-tos, rua Rodrigo Faveri, 156. Fone: 9657-2081 ou 9659-9413. Falar com Elton ou Terezinha.

Alugo apartamento 2 dormitórios, no Dom Amaro - próx. escola Clotil-de. R$ 750. 9918-0503 c/ Júnior

Vendo ponto de Krep´s Suíco conten-do: 1 geladeira, 2 estufas (uma quente e uma fria), um freezer, balcão de pia, 2 máquinas de kreps, uma máquina de sorvete. Entrar em contato pelos fo-nes: (47) 8481-9755, (47) 9953-1632 ou (47) 3264-8536. Falar com Paulo.

Vendo máquinas de sorvete expres-so. (51) 3586-7115 / (51) 8286-4542

Arrendamos sítio/pesque pague. Camboriú. R$ 1.100,00. CRECI 19.531 - (47) 8404.4306

Vendo ou troco por Biz, equi-pamentos de salão de beleza completo semi-novo. R$ 3,5 mil. 9957-8004

Vendo Empresa de Salgados com carteira de clientes ativos, com faturamento de aproxima-damente R$ 20 mil/mês, sediada em Camboriu-SC. Informações: Marcos – 9927-8006

Vendo carta de crédito que ser-ve para compra de imóveis (casa, apartamento, sítio ou construção), valor da carta R$ 100.000,00 entra-da de R$ 4.800,00 + parcelas de R$ 850,00 Contato: (48) 3626-3141

NegóciosVendo máquina de costura da marca Elgin, reta. Bom esta-do. Feita manutenção. R$ 150. 8449-2238 c/ Ana

Vendo violão de sete cordas novo e acordeon Scandalli. 9973-7196

Vendo televisão 29’’ marca Mitsubishi e geladeira Consul. 3368-3069 / 9982-0842

Vendo táxi em Camboriú. 9977-3100 c/ Zênio.

Vendo máquina de sorvete monofá-sica, em bom estado. Contato pelos fones: 8481-9755 ou 9953-1632 com Paulinho

Vendo padaria completa com clientela formada. Ponto c/ boa localização, próximo a entrada de Camboriú. Tratar direto com o pro-prietário: 3363-7717

Alugo casa na rua Pedro Saut Junior, 307. Kitinete. R$ 450 + água e luz. 9660-6332

Alugo sala comercial no residencial Maria Helena, no Cedro. R$ 800. 9690-2762 / 9932-4180

aluguelImóveis

Alugo kitinete na rua Jamaica, no bair-ro das Nações, em Balneário Cambo-riú. 3361-64701 / 9619-11646

Alugo SALA COMERCIAL, CEN-TRO, CAMBORIÚ. Excelente lo-calização. 75m², reformada, ilumi-nação de emergência, copa, BWC mobiliado. (47) 9645-4290 CRECI/SC Prot.1765/13

Alugo kitnete no Rio do Meio, ao lado do Clube Brejeiros. 1 dorm, sala conj. cozinha, banheiro R$ 300,00 Fones: 47 99102018 / 48 98146650 e 48 32990993 Email: [email protected]

Vendo máquina de escrever Olivetti Studio 45 com maleta. P/ colecionador, perfeito estado. Melhor oferta. 9967.0164

Ofereço serviço de profissional adequado para cuidar de criança, com local. Horário e preço a com-binar. 8449-2238

Vendo tudo para montagem de em-presa de salgados. Relação de clien-tes, freezer dupla ação, fritadeira grande Eccel, forno Venâncio para duas formas, máquina para fazer mas-sa Progaz, cilindro para abrir massa, diversas bacias, formas e equipamen-tos para linha de produção. Contato: 3365-5078 ou 8819-6355

Contrata-se aux. técnico p/ trabalhar em empresa de internet via rádio em Camboriú. É preciso ter mais de 18 anos e cart. de habilitação. Compare-cer no local c/ docs. e currículo. Rua José Fco. Bernardes, nº 733, 2º piso.

Vendo lancheria, com móveis no-vos, em Perequê - Porto Belo. Bom faturamento. Motivo da venda: dono não pode atender. 8492-2902

Vendo perfumes importados e ori-ginais a preço acessível. Mais infor-mações: 9690-2769

Vendo máquina de sorvete ex-presso direto de fábrica. (51) 9586-7115 / (51) 8286-7542

Vendo aparelho de musculação completo. Marca Athletic. R$ 800. Fone: 9658-1796

Vendo Montana 2010, prata, em perfeito estado, completa. Bom pre-ço. 9934-3098

automóveisVeículos

Vendo Bongo K2500 TCI com-pleto, ar quente e frio, 14 mil KM. Ano 2010. 9116-5151

Vendo Tempra 97/97 completo, GNV e couro. R$ 6 mil. Fone: 9924-1474.

Vendo Gol Special, ano 2002, pra-ta, doc. em dia. R$ 10.500. 3361-7080 / 9670-4494 c/ Monique ou Rodeniulson

Vendo Gol Geração 3, 2001, c/ ar e direção hidráulica. R$ 11.000. 8472-4503

Vendo Palio 2007, básico, 2 portas, prata. R$ 14 mil. 9932-4180

Vendo Palio EX 1.0 Mod. 99, pa-rata, 2 portas. 2º dono, licenciado. 8836-2420

Vendo Pampa 91. R$ 8 mil. 8486-5502

EmpregosOfereço-me para lavar roupas em domicílio, preço a combinar. 8449-2238 ou 8489-3584

Procuro emprego na área de segu-rança ou vigilância ou somente para eventos no final de semana. Tenho ex-periência. 8841-2924 ou 9908-1977.

Vendo capa de sofá 2 e 3 lugares (aquela com estático/toda franzida) semi-nova. Valor R$ 80. 8481-9007 9908-1977.

Vendo vidraçaria já estabilizada e pronta para trabalhar com muita clien-tela e serviço. Rua Theonilia Simas Ramos, 130, centro de Camboriú.

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIOComarca - Camboriú / 1ª Vara CívelRua São Paulo, 1271, Loteamento Santa Regina III, Areias – CEP 88345-662, Fone: 47, Camboriú – SC – E-mail: [email protected]íza de Direito: Juliano Rafael BogoEscrivão: Taiana Mariel Nascimento

EDITAL DE CITAÇÃO - MONITÓRIA - COM PRAZO DE 30 DIASMonitória nº 0003838-74.2011.8.24.0113Autor: DB S.A Comércio de Móveis e Eletrodomésticos Réu: Zélia Aline dos Santos Silva

Citando(a)(s): Zélia Aline dos Santos Silva, Rua Olga Bernardes Amorim, em frente ao nº 709, atrás do Posto de Saúde, Centro – CEP 88340-000, Cambo-riú-SC, CPF 075.763.849-05, brasileira. Valor do Débito / Descrição do(s) Bem(ns): R$ 930,28. Data do Cálculo: confor-me inicial. Por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atu-almente em local incerto ou não sabido, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para efetuar(em) o pagamento do montante exigido ou a entrega da coisa reclamada ou oferecer(em) embargos, em 15 dias, contados do transcurso do prazo deste edital. Em caso de cumprimento ficará o réu isento do pagamento de custas e ho-norários advocatícios (art. 1.102-c, § 1º, do CPC). ADVERTÊNCIA: Não sendo oferecidos os embargos no prazo marcado constituir-se-á de pleno direito, o título executivo judicial (art. 1.102-c, do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1vez(es) com intervalo de 0 dias na forma da lei.

Camboriú (SC), 29 de julho de 2013.

Alugo casa no Santa Regina I. Dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Fone 9212-4880 c/ Cléber

HÉLIO MARCOS BENVENUTTI SOCIEDADE DE ADVOGADOS - OAB-SC 2007/2012

HÉLIO MARCOS BENVENUTTI – OAB/SC 7087

MARIELZA A. DE SOUZA – OAB/SC 21905

LUIZ FILIPI TESTONI – OAB/SC 28070

INDENIZAÇÕES – QUESTÕES TRABALHISTAS –

APOSENTADORIAS E PENSÕES – OUTRAS CAUSAS

Rua Cel. Benjamin Vieira, 10, 2º Piso, Sala 05, Centro, Camboriú/SC - F: 3365-1395

Page 20: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 201320Variedades

Verá a sua vida evoluir de uma forma inesperada. Não terá motivos para es-

tar inseguro ou desconfiado, pelo contrário, a conjuntura é de grandes afinidades e pro-pícia ao crescimento afetivo.Melhor dia: Sexta-feira

Semana repleta de surpresas. Deve ousar ir mais além e pôr em prática

novos projetos. Vai sentir o apoio e o reco-nhecimento do seu trabalho. Tem de arru-mar a casa e definir exatamente o que quer.Melhor dia: Terça-feira

Áries Sagitário

A conjuntura é rica em movimenta-ções e permite ir ultrapassando difi-

culdades. Porém, está longe do fim do ca-minho. Reforce suas convicções e dedique mais tempo à sua vida sentimental.Melhor dia: Quinta-feira

Leão

Libra

Semana em que podem ocorrer im-previstos, embora a tendência seja

para que tudo decorra de acordo com o que programou. Não deixe que nada abale a sua confiança. Período bom para intercâmbios.Melhor dia: Sexta-feira

Gêmeos

São necessárias algumas alterações profundas na sua vida. Não espere

que estas ocorram por si só, exige-se muita determinação para que as suas ambições se concretizem. Hora de fazer acontecer.Melhor dia: Quarta-feira

Aquário

A conjuntura traz influências lumino-sas. Não lhe serão colocados obstácu-

los fortes ou inultrapassáveis. Tem todas as condições para fazer a sua vida evoluir. A vida amorosa promete ser emocionante.Melhor dia: Terça-feira

Período de momentos decisivos para estes nativos. Vai revelar-se mais pon-

derado e racional e deverá atuar somente pelo lado seguro. Um novo relacionamento pode surgir com muita intensidade.Melhor dia: Quinta-feira

Touro Capricórnio

Está muito lúcido, objetivo e eficaz, marcando pontos em todas as situa-

ções que se envolver. Os seus atos serão cer-teiros e, pode dizer-se, que o êxito marca o seu caminho, com passos certos.Melhor dia: Quarta-feira

A semana será muito movimentada e pode ser negativa se não programar

cuidadosamente os acontecimentos. Seja co-erente. Não conte com a sorte para resolver problemas que você próprio criou.Melhor dia: Terça-feira

Virgem

Não são de esperar grandes evolu-ções, novidades, surpresas ou aciden-

tes de percurso. A tendência é para se sentir seguro dos seus sentimentos e saber com clareza os próximos passos a dar. Melhor dia: Segunda-feira

Câncer Peixes

Terá agora a possibilidade de ver re-compensados os seus esforços. Con-

seguirá ultrapassar alguma insatisfação acu-mulada. Não reprima os seus sentimentos, as suas palavras serão bem recebidas.Melhor dia: Sexta-feira

Escorpião

Encontrará a força necessária que lhe permitirá vencer os obstáculos que

marcarão a semana. Evite cair em posições obstinadas que apenas o farão perder tem-po. Seja rápido e objetivo ao atuar. Melhor dia: Segunda-feira

Horóscopo

[email protected]

oficiodedelicias.com.br

Twitter:@FariaPauloROfício de delícias

Chef paulo roberto faria

As tortas de frutas são sempre uma ótima pe-dida para uma sobre-mesa ou mesmo para um lanche da tarde. Fugindo um pouco da tradicional torta de mo-rangos, minha suges-tão de hoje é um torta com ameixa fresca. Hoje em dia, temos mais facilidade de en-contrá-las nos merca-dos. Podem ser aquelas vermelhas ou mesmo as escuras, pois tanto uma quanto a outra tem um sabor bastante acentuado. Experimente esta delícia!

Bebum na missa

O manguaceiro, completamente torto, entra na igreja durante a missa, bem na hora da comunhão. Entra na fila também e abre o bocão pra receber a hóstia. Ao ver o seu estado, o padre evidentemente não lhe dá a comunhão e continua com os outros fiéis. E o pau d´água lá, esperando pra receber também. Na hora que o padre termina e se vira de volta pro altar, ouve o bêbado gritar:— Cumé qui é, meu chapa? Vai ou não vai me dá esse Sonrisal?

Sempre a mesmaO velhinho vai à zona.— A Marisa está?— A Marisa está com um cliente no quarto!— Tudo bem, eu espero!— Por que o senhor não vai com outra? Tem a Zoraide, a Janaína, a...— Não... não... eu só gosto da Marisa!— Ué, o que é que a Marisa tem de tão especial?— Paciência! Muita paciência!

Papagaias

Desesperada, uma senhora procura um padre.— Padre, eu estou com um problema! Eu tenho duas papagaias, mas elas só sabem falar uma coisa!— O que elas falam? - perguntou o padre.— Olá, nós somos prostitutas! Vocês querem se divertir? - disse a senhora.— Isto é terrível! - respondeu o padre. - Mas eu tenho uma solução para o seu problema. Leve suas papagaias para minha casa e eu as colocarei junto com meus dois papagaios, os quais ensinei a rezar.No dia seguinte, a mulher levou suas papagaias para a casa do padre. Assim que foram colocadas na gaiola elas disseram:— Olá, somos prostitutas! Vocês querem se divertir? Ao ouvir isso, um papagaio olhou para o outro e disse:— Jogue o terço fora! Nossas preces foram atendidas.

Ingredientes:Para o recheio1/3 de xícara de chá de açúcar 3 colheres de sopa de açúcar 1 colher de sopa de maizena1 colher de chá de casca de limão ralada6 ameixas maduras, com casca cortadas em fatias regulares¼ de xícara de chá de licor de frutas vermelhas ou cassis ou outro de sua preferência

Modo de fazer: Recheio: Em uma tigela, misture 1/3 de xícara do açú-car, a maizena e a casca de limão e o licor, adicione as fatias da ameixa, cobrindo-as com a mistura. Cubra com filme plástico e reserve na geladeira, no mínimo uma hora.Prepare a massa: Em uma tigela, bata as gemas com as raspas de limão, e a baunilha e o iogurte. Reserve. Em outra tigela misture a farinha com o açúcar e sal, junte a manteiga picada em pedacinho e amasse nas pontas dos dedos sem manipular muito a massa. Junte a mistura de ovos e amasse até ficar uma massa lisa. Coloque em um plástico e deixe na geladeira meia hora. Abra a massa sobre dois plásticos e forre fundo e os lados de uma fôrma canelada, de 27 cm de diâme-tro, própria para tortas. Cubra toda a massa com papel alumínio e preencha com grãos de feijão cru. Leve ao forno moderado (180°C), preaquecido, por 20 minutos. Retire o papel com os grãos e asse por mais cinco mi-nutos. Mantenha o forno ligado. Espalhe a geleia no fundo da massa assada. Escorra a ameixa reservando o suco que se formou. Em uma panela pequena, cozi-nhe o suco em fogo baixo, mexendo sempre, por três minutos ou até obter uma calda ligeiramente grossa. Sobre a massa com geleia, arrume as fatias de ameixa. Por cima, despeje a calda ainda quente e polvilhe com o açúcar restante. Volte ao forno por mais 30 minutos ou até a fruta ficar macia e ligeiramente caramelizada. Deixe esfriar e coloque na geladeira.

Torta de ameixa frescaFo

tos:

Pau

lo R

ober

to F

aria

/LP

Para a massa1 ovo inteiro3 colheres de sopa de iogurte naturalCasca ralada de 1 limão1 colher de chá de baunilha2 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo3 colheres de sopa de açúcar1 pitada de sal200 gramas de manteiga sem sal gelada3 colheres de sopa de geleia de sua preferência

Page 21: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 2013 21

Olá, pessoal! O primei-ro a pedir desculpas é o mais corajoso. O primeiro a perdoar é o mais forte. E o primeiro a esquecer é o mais feliz. E só merece a felicidade quem acorda todos os dias disposto a conquistá-la. Pois leve com você somente o que vale a pena e não olhe para trás! Vamos lá galera, mais um final de semana que pro-mete! Confira:

O que rola hoje, dia 9

Warung Beach Club/Itajaí: Começar o final de sema-na no Canto do Morcego, isso que dizer que o findi promete! Atrações: Rena-to Ratier, PHONIQUE, Die-go Accioly, Fabo e Lennox Hortale. Você vai ficar fora dessa? Informações: (47) 3348-7643.

Didge/BC: Todos nós deve-mos ser felizes e hoje é o dia certo. Atrações: Lenny Kravitz Cover. Informações: (47) 3361-6414.

O que rola sábado, dia 10

Green Valley/Camboriú: Green Sunshine: Já se imaginou curtindo o Gre-en Valley de um jeito dife-rente? Em quase 6 anos, o melhor club do mundo nun-ca foi visto a luz do dia. Atrações: Sunnery James & Ryan Marciano (HOL), Di-gitaria, Marcos Carnaval. Será que vai rolar a festa? A partir das 14h. Informa-ções: (47) 3360-8097.

Up!Por Jaison Gardini

[email protected]@jaison31

Variedades

Fotos: Arquivo pessoal/LP

Esses foram os que doeram de verdade. Tá vendo seu nome aí no meio, Laura? Acho que, raspando, até entrava nos dez mais, mas

entre os top five não tem lugar pra você; essa lista está reserva-da para aquele tipo de humilhação e desgosto que você sim-

plesmente não é capaz de causar. Isso provavelmente soou mais cruel do que eu pretendia, mas o fato é que a gente já passou

da idade em que é capaz de deixar o outro na pior, o que é uma coisa boa, e não uma coisa ruim, então não precisa levar pro

lado pessoal o fato de não ter entrado na lista. Essa época já era e, porra, demorou; ser infeliz realmente significava alguma coisa

antes. Agora é só uma aporrinhação, tipo um resfriado ou falta de dinheiro. Se você queria detonar comigo de verdade,

devia ter aparecido antes na minha vida.

Rob Fleming tem 35 anos e é um perdido: sua loja de discos está à beira da falência e, para completar, foi abandonado pela namorada, Laura Lyndon. Na tentativa de superar o rompimento e entender como chegou até ali, Rob decide reorganizar sua vida, mudar de roupa, tro-car seus discos de lugar, rever relacionamentos amorosos, profissão e amizades. Para isso, conta com a ajuda dos únicos dois amigos – fun-cionários da loja de discos que não conseguem manter nenhum tipo de conversa adulta e madura. Através de músicas que marcaram sua histó-ria e das infinitas listas que cria, Rob começa a se dar conta de que não perdeu as ambições, de que é apaixonado por sua loja e de que talvez Laura seja a única ex-namorada pela qual vale à pena lutar.

Por que ler: Com um texto leve, engraçado e povoado de elementos da cultura pop, Alta Fidelidade fala de assuntos comuns à juventude dos anos 1990 e retrata toda uma geração. Para a escritora inglesa Zadie Smith, a obra serve de lembrete de que para serem bons, “nem todos os livros precisam falar dos quinhentos anos de história pós-co-lonial; podem falar da alma de um homem, sua casa e como ele vive nela, das ruas por onde anda e das pessoas que ama”.

Onde encontrar: O livro foi publicado originalmente em 1995, mas a Companhia das Letras lançou no Brasil uma nova edição em julho deste ano no valor de R$ 39. Também é fácil de encontrar, nas livra-rias da região, impressões mais antigas, que saem mais em conta.

Curiosidade: Alta Fidelidade foi adaptado para o cinema no ano 2000 e conta com John Cusack, Jack Black e Catherine Zeta-Jones no elenco. O filme foi muito bem recebido pelo público, fazendo quase tanto sucesso quanto o livro.

Envie comentários, críticas e sugestões para o [email protected] ou através do twitter @silviamendes

Alta fidelidade Nick Hornby

Companhia das Letras (2013)

312 páginas – R$ 39,00

Divulgação/LP

O queLERPor Sílvia Mendes

Jornalista

[email protected]

O que rola domingo, dia 11

Brava Sushi/Itajaí: Domin-go, dia especial para fechar o final de semana. Dia dos Pais, o lugar é esse! Atra-ções: Daniel Monteiro. Infor-mações: (47) 3366-1851.

Ótima semana e até mais!

Rubya Tarasiuk faz aniversário hoje, dia 9 de agosto. O seu noivo, Marlon Tomelin, deseja muitas felicidades ao seu amor e manda este recado: “Que deus te abençoe e ilumine cada dia mais e que realize todos os seus sonhos. Que preserve essa pessoa maravilhosa que você é”.

Page 22: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 2013

Esporte22

Camboriuense conquista o bronze

no Campeonato Brasileiro de Judô

Atleta Ramon Dal Bosco foi a João Pessoa com a Seleção Catarinense e conquistou o terceiro lugar no sub-13

Município sedia sexta etapa do Catarinense de Enduro FIM

Provas de motociclismo acontecem no dia 18 de agosto com largada no centro de eventos Portal das Pedras, no interior da cidade

No dia 18 de agosto, o ronco dos motores das motocicletas

vai ser a trilha sonora do interior de Camboriú. Acontece na cidade a 6ª Etapa do Campeonato Catarinense de Enduro FIM, provas de longa distância em que vence o piloto mais rápido e tem como pista cami-nhos na mata fechada.

O palco do evento de mo-tociclismo será o centro de eventos Portal das Pedras, na região dos Macacos. A largada dos pilotos acontece a partir das 9h e o percur-so total é de 46 km. Os participantes largam em momentos diferentes e terão que dar três voltas na pista. O mais rápido vence a competição.

A expectativa dos organiza-dores é de que aproximadamente 200 pilotos participem das provas. Além da prova oficial, que vale pontos para o Estadual, haverá cate-gorias de pilotos iniciantes, voltadas para os participantes não profissio-nais de Camboriú.

“Haverá pista no local para tomada de tempo e serviço com-

pleto de bar e cozinha. Vai ser um evento muito bacana para o público acompanhar”, explica Fábio Ra-

mos, o Gago, um dos organizado-res do evento, que é uma promoção do Camboriú Trail Clube.

Bronze. Ramon voltou para casa com a medalha na bagagem

Acaj/Divulgação/LP

O atleta de Camboriú Ra-mon Dal Bosco fez histó-

ria no último final de semana e conquistou a terceira coloca-ção no Campeonato Brasilei-ro de Judô. A competição foi realizada em João Pessoa, na Paraíba, reunindo os melhores atletas do país.

Representando o estado de Santa Catarina, Ramon começou

a competição perdendo, mas deu a volta por cima e voltou para casa com a medalha de bronze na bagagem.

“Ramon superou todas as expectativas, foi um guerrei-ro. Ele é fruto de um projeto so-cial em que o alto rendimento é fruto do esforço dos próprios garotos”, afirmou o treinador Adrijane França.

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIOComarca - Camboriú / 1ª Vara CívelRua São Paulo, 1271, Loteamento Santa Regina III, Areias – CEP 88345-662, Fone: 47, Camboriú – SC – E-mail: [email protected]íza de Direito: Juliano Rafael BogoEscrivão: << Nenhuma informação disponível >>

EDITAL DE INTERDIÇÃO - Art. 1184, do CPC - PRAZO DO EDITAL: 10 DIASInterdição nº 0002352-20.2012.8.24.0113Requerente: Mirlei Rode Rampelotti Interditando: Adelina Cipriani Rode

Interditando(a)(s): Adelina Cipriani Rode, CPF 419.363.299-72, RG 1226311, nascido em 10/12/1931, brasileiro (a) natural de Ituporan-ga-SC, pai João Cipriani, mãe Tereza Delangelo Cipriani. Doença Mental Diagnosticada: incapacidade intelectual e cognitiva de-corrente de sequelas causadas por AVC. Data da sentença: 29/10/2012. Curador(a) Nomeado(a): Mirlei Rode Rampelotti. Por intermédio do presente, os que virem ou dele conhecimento tiverem, ficam cientes de que, neste Juízo de Direito, tramitaram regularmente os autos do proces-so epigrafado, até sentença final, sendo decretada a medida postulada, conforme transcrito na parte superior deste edital, e nomeado(a) o(a) curador(a), o(a) qual, aceitando a incumbência, prestou o devido com-promisso e está no exercício do cargo. E, para que chegue ao conheci-mento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de constume e publicado 3 vez(es), com intervalo de 10 dias na forma da lei.

Camboriú (SC), 04 de março de 2013.

Jucélia Vinholi Monteiro Presidente da 43º Subseção Camboriú

Pai e Advogado. Doistítulos importantesque só podem serdados a homens justose nobres. Parabéns.

11 de agosto, Dia do AdvogadoParabéns advogados!Feliz Dia dos Pais! 11 de agosto, Dia dos Pais

Juliano Dalago Müller e seupai Hercílio Müller Junior

Page 23: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 2013

Prata da casa IO lateral esquerdo Ruan, que por muito tempo foi um dos xodós da torcida do Camboriú Futebol Clube por sua dis-posição dentro de campo, está fazendo a diferença com a camisa do Guaratinguetá, que disputa a Série B do Campe-onato Brasileiro. No sábado, dia 3, contra o time do ABC, Ruan marcou seu primeiro gol com a camisa do clube. A equipe do Vale do Paraíba venceu por 3 a 1 e o lateral es-querdo marcou o terceiro. O atleta chegou na equipe para a disputa da Série B do ano passado e aos poucos foi ganhan-do espaço na equipe.

Prata da casa IIConversei com Ruan esta semana e ele está muito confiante no trabalho que está realizando no time paulista. Para ele, o gol veio para confirmar de vez sua importância para a equi-pe. “Trabalhamos sempre contra a desconfiança de alguns”, apontou Ruan. O lateral acredita que a vitória pode marcar uma arrancada do time na Série B, já que os três pontos ti-raram a equipe da zona de rebaixamento. Amanhã, sábado, dia 10, o adversário do Guaratinguetá será a Chapecoense, às 16h20min, em Santa Catarina. O time catarinense é um dos primeiros colocados da competição.

De volta aos treinosDepois da vitória de Rafael Morcego pelo Bellator, muita gente me perguntou por onde andava outro lutador cambo-riuense de MMA: o Gilberto Galvão. Giba, como é conhe-cido no mundo das lutas, está voltando aos treinamentos agora. Há dois meses, ele passou por uma cirurgia para a retirada de algumas veias dilatadas nas pernas e só na se-mana passada retornou aos treinos. O lutador deve voltar a subir no octógono no fim do mês de setembro. O combate ainda não está confirmado.

Nas canchas por aí No final de semana passado, foi disputado em Jaraguá do Sul, no Clube Atlético Baependi, o Campeonato Estadual Individual de Bocha Vollo masculina. Camboriú foi repre-sentada na competição por quatro atletas: Tonho, Cisso, Ita e Alberto. A melhor colocação foi de Tonho, que se classifi-cou para a segunda fase. Porém, na partida eliminatória en-frentou o Chapecoense Garcia Touché, que levou a melhor e depois se sagrou campeão invicto da competição.

Futebol entre os melhores dos JoguinhosEncerrou no sábado, dia 3, a participação de Camboriú na Fase Regional dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. A cidade participou nas modalidades futsal e futebol de cam-po, ambos no masculino. Os dois times conseguiram chegar entre os quatro melhores. No futsal, Camboriú perdeu na pri-meira fase para Blumenau, depois se recuperou e venceu os times de Três Barras e Rodeio. Na fase eliminatória, vitória de Camboriú sobre São Bento do Sul. Porém, nas semifinais, os atletas camboriuenses foram derrotados pela forte equipe da Krona, de Joinville. Na disputa do terceiro lugar, Blume-nau novamente superou os meninos de Camboriú, que fica-ram com o quarto lugar. Joinville foi o campeão e Itajaí con-quistou a segunda colocação. No futebol de campo, a equipe local chegou nas semifinais, mas perdeu para Blumenau. Na disputa do terceiro lugar, bateu Papanduva, conquistando a medalha de bronze. Blumenau foi ouro e Canoinhas ficou com a prata.

Esporte

Em Cima da Linha

Email: [email protected]

por Gustavo Zonta

Twitter: @gugazonta

23

Assista o programa de segunda a sexta, a partir das 18h na TV Litoral Panorama.

Canal 11 - Balneário Camboriú e CamboriúCanal 15 cabo - Balneário Camboriú

[email protected] - (47) 9977-1842www.pcnacidade.com.br

Skatistas voltam a cobrar pista oficial para a modalidade

Esportistas reconhecem avanço com a pista improvisada, porém mantêm a cobrança da promessa de uma pista oficial de skate

Há quase dois meses, a Fun-dação Municipal de Es-

portes construiu, em parceria com a Associação de Skate de Camboriú, uma pista improvi-sada de esportes radicais. O lo-cal escolhido para o espaço foi uma parte do pátio do ginásio de esportes Irineu Bornhau-sen, no centro da cidade. Fo-ram confeccionados caixotes de madeira e outros obstáculos para a prática das modalidades. Porém, a estrutura não satisfaz os esportistas.

Os skatistas de Camboriú seguem reivindicando a cons-trução de uma pista oficial para a modalidade na cidade. Segun-do os atletas, o local escolhido para a pista improvisada não é apropriado para a prática de es-portes radicais. O piso é muito irregular e vários equipamentos já quebraram por causa disso.

“Desde o início sabía-mos que a pista no ginásio seria provisória e por isso não vale a pena investir nela pois os obstá-culos não vão durar muito tem-po”, explica Alexandre Nejedlo, presidente da Associação de Skate de Camboriú.

Diante disso, os skatistas voltaram a cobrar a promessa

feita pela prefeita Luzia Coppi durante a campanha eleitoral. Na ocasião, Luzia fez reunião com a associação e garantiu que uma pista oficial da modalidade seria construída ainda no ano passado em Camboriú. Até ago-ra, nada foi feito.

“O projeto da pista está pronto, temos até um projetista à disposição caso seja necessá-ria alguma alteração. Mesmo assim, o processo de construção da pista não anda”, lamenta Gil-van Endrius, vice-presidente da associação.

Segundo os esportis-tas, hoje existem centenas de pessoas que praticam esportes radicais na cidade e seriam be-neficiadas com a construção de um espaço adequado. “Em ou-

tras cidades da região, as pistas saíram quando o poder público finalmente quis fazer”, afirma Oberdan Barni Junior, 16 anos. Como exemplo, ele cita Nave-gantes, que passou a ter uma ótima pista depois que o prefeito Roberto Carlos de Souza assu-miu a construção do espaço.

Aqui em Camboriú não houve nenhum avanço por par-te da Prefeitura em relação à construção do local. O presi-dente da FME, Altamir Mon-tibeller, garante que o assunto deve voltar a ser debatido com a prefeita Luzia Coppi nos pró-ximos dias.

A reportagem do Linha Popular tentou contato com a prefeita Luzia durante toda a se-mana, mas não obteve sucesso.

Times da Kadiz seguem liderando Campeonato da Acef

Três equipes de categorias sub-9 e sub-7 foram campeãs da 5ª etapa da competição e estão na ponta na tabela de classificação

As equipes da Kadiz de Cam-boriú participaram no final de

semana da 5ª etapa do Campeonato Fraldinhas e Mamadeiras da Asso-ciação Catarinense de Escolinhas de Futebol - Acef. Jogando em Pi-çarras, os garotos demonstraram mais uma vez que estão preparados para enfrentar os adversários e con-quistar bons resultados.

Os três times principais da escolinha foram campeões da eta-pa nas categorias Fraldinhas Ouro (sub-9), Fraldinhas Prata (sub-9) e Mamadeiras (sub-7). Além disso, diversos destaques da competição também foram da Kadiz.

Com as conquistas do últi-mo final de semana, a Kadiz lidera os três campeonatos da Acef. A 6ª etapa será realizada no dia 1º de se-tembro, em Guabiruba.

Divulgação/LP

Page 24: 229

Jornal Linha Popular - Camboriú, 9 de agosto de 201324

´

FelizDia dos

Pais

Hoje o sorrisoé só para

você, papai!