edição 229

24

Upload: asemana-news

Post on 14-Mar-2016

243 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

De 20 a 26 de abril

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 229
Page 2: Edição 229

Geral02

Diretor: Sérgio Dal GalloJornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR

Departamento Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Jornal A SEMANA News - CNPJ: 08.707.885/0001-75

Administração: Rua Parintins, 74 - Vila Izabel - Curitiba

Redação: Av. Brasil, 1890 - Sob 01 - Eucaliptos - FRG

Fone: (41) 3627-1997 / 9162-6192

[email protected]

www.asemananews.com.br

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores.O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Fonte: www.simepar.br

Diagramação: Tatiana Carla de SouzaTiragem: 25 mil/mês

Impressão: Editora O Estado do Paraná S/A

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

Sexta Sábado Domingo Segunda Terça

O jornal é distribuído em Curitiba e Região Metropolitana

www.asemananews.com.br

Pancadas de chuvaisoladas à tarde

Máx.23º - Mín. 14º

A SEMANA News20 a 26 de abril de 2012

Editorial○

Um basta na corrupção!

Expediente

Fatos que marcaram a semana○

ReflexãoA Aranha

Datas e FatosPiadas

Parcialmente nublado comchuvas e trovoadasMáx.21º - Mín. 14º

Muitas nuvens

Máx.23º - Mín. 13º

Muitas nuvens

Máx.20º - Mín. 10º

Muitas nuvens

Máx.21º - Mín. 10º

Dia 21 de Abril, dia de TiradentesÉ habitual nos pegarmos lançando farpas contrárias a coisas

erradas que acontecem até mesmo no nosso convívio. Anos vive-mos, mas nada fazemos para mudar coisas do nosso dia a diacomo o simples hábito de tomar um banho a mais por dia ou coisaparecida, que dirá lutar em prol de algo que poderia dar novo nortea algumas vidas ou a uma nação se a semente tivesse sido plan-tada ou se a atitude tivesse sido tomada.

Dias e mais dias convivemos com males que nos corroem etrazem conseqüências, mas nada fazemos para mudar a situa-ção. Ao contrário! Por puro comodismo muitas vezes deixamosde resolver coisas minúsculas até em nossos lares como ir dor-mir por não gostar da novela que a esposa assiste, a qual só estáfazendo isto por retaliação ao que passou durante o domingo, quan-do o domínio do controle remoto estava em suas mãos, obrigando-a a assistir programas conexos ao mundo esportivo “que é o seugênero”.

Muito bem, mas se é difícil você compartilhar com àquela queum dia aceitou para tê-la ao seu lado pelo resto dos seus dias edialogar para resolver o problema do controle remoto da melhorforma, imagine convidá-lo a participar de um movimento que podevir a nortear um futuro esplêndido ao dia a dia do nosso país,movimento este que foge da esfera da sua casa e alcança a dosdemais brasileiros?

Diariamente temos inúmeras oportunidades de contestar àquiloque não convém para nós e para a nossa sociedade. Contudo, émuito mais confortável ficarmos ligados aos noticiários reclaman-do e murmurando de toda a situação sem tomar nenhuma atitudepara mudar o cenário atual do nosso país. A grande verdade é quea amalgamação de raças em nosso querido Brasil tirou o DNA dadignidade, da honra, do caráter e da vergonha na cara entre outrasfalhas que tem definido o povo brasileiro como “o povo sem cultu-ra”, povo que aceita tudo – e aqui me encaixo como coadjuvante detal situação.

Não tenho o direito de excomungar sequer um daqueles quehoje tem acesso a este espaço, por ser também mais um queconvive neste país maravilhoso, que só não é melhor por ter seuspilares ruídos pelos seus próprios pedreiros... E quando tratamospedreiros neste nosso dialogar refiro-me àqueles que têm a mas-sa na mão para elevarem os pilares do Brasil, entretanto os con-vergem para outros horizontes. São as baratas que nós mesmoselegemos para conduzir a nossa nação, mas desviam o rumopara possuir o que nós fingimos e dizemos ser inacessível, o quenão é verdade!

Mas eu não quero ser cúmplice do seu futuro muito menosatalhá-lo em participar de um movimento que diz não àquilo que éda sua vontade. Quero sim instigá-lo a fazer aquilo que for da suanatureza sem jamais deixar morrer um sonho que Deus colocoueu seu íntimo, pois Deus lhe dá oportunidades e não lhe obriga anada, já que é o Deus do livre arbítrio.

E após tê-lo atraído entre estas linhas quero humildementeconvidá-lo a participar neste sábado de um evento que pode lhedar uma minúscula chance de esboçar um pouco da sua indigna-ção contra àqueles em quem depositou seu precioso voto, masque não estão correspondendo as expectativas e a confiança colo-cada. É a Marcha da União contra a Corrupção que aconteceráneste sábado, dia 21 de abril e terá sua concentração às 10 horasna Boca Maldita, em Curitiba, marchando até o Palácio Iguaçu.Este movimento é nacional e acontecerá em várias outras cidadestambém neste sábado.

Venha pelo menos dar um basta ao seu eu e dizer em público“aqui estou para dizer que nunca mais irei votar sem antes conhe-cer o ser a quem darei o meu precioso voto”. Na oportunidadetambém teremos um momento para expressarmos em públiconosso repúdio a tantos Derossos, Marcos Valérios, Zé Dirceus,Silvinhos, Paloccis, Carlos Lupis, Nelson Justus, Alexandre Curis.Outrossim poderemos manifestar contra tantos corruptos em quemvotamos e que só saquearam aos cofres públicos sem sequerdar-lhe uma satisfação pelo seu voto. Brade pelo menos vocêcuritibano para o fim dos buracos em sua rua.

Um forte abraço e diga comigo enquanto ainda podemos “Vivao Senhor Jesus”.

Uma vez um homem estava sendo perseguido por váriosmalfeitores que queriam matá-lo.

O homem, correndo, virou em um atalho que saía da estradae entrava pelo meio do mato e, no desespero, elevou uma oraçãoa Deus da seguinte maneira:

"Deus Todo-Poderoso fazei com que dois anjos venham docéu e tapem a entrada da trilha para que os bandidos não mematem!"

Nesse momento escutou que os homens se aproximavamda trilha onde ele se escondia e viu que na entrada da trilha apare-ceu uma minúscula aranha. A aranha começou a tecer uma teiana entrada da trilha.

O homem se pôs a fazer outra oração cada vez mais angus-tiado :

-- "Senhor, eu vos pedi anjos, não uma aranha."-- "Senhor, por favor, com Tua mão poderosa coloca um

muro forte na entrada desta trilha, para que os homens não pos-sam entrar e me matar..."

Abriu os olhos esperando ver um muro tapando a entrada eviu apenas a aranha tecendo a teia. Estavam os malfeitores en-trando na trilha, na qual ele se encontrava esperando apenas amorte. Quando passaram em frente da trilha o homem escutou :

- "Vamos, entremos nesta trilha!"- "Não, não está vendo que tem até teia de aranha?Nada entrou por aqui. “Continuemos procurando nas próxi-

mas trilhas”.Fé é crer no que não se vê, é perseverar diante do impos-

sível.Às vezes pedimos muros para estarmos seguros, mas

Deus, como sempre, em sua SABEDORIA e BONDADE infini-ta, dá a cada Ser, tão só o que é necessário para sua subsistên-cia, e somente espera que tenhamos confiança n'Ele para queSeu Poder, Glória e Proteção se manifestem de forma JUSTA ePERFEITA.

Que o brasileiro gosta de feria-dos isto todo mundo sabe. Masvocê sabe o porquê de cada feria-do? Sábado, por exemplo, é dia 21de abril, feriado dedicado a home-nagear Tiradentes, tido como umherói brasileiro. E você sabe quemfoi Tiradentes?

Joaquim José da Silva Xavier,o Tiradentes, nasceu em uma fa-zenda no distrito de Pombal, próxi-mo ao arraial de Santa Rita do Rio Abaixo, à época território dispu-tado entre as vilas de São João Del-Rei e São José do Rio dasMortes, em Minas Gerais. Foi um dentista, tropeiro, minerador,comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial,mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio deJaneiro.

Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entreeles poetas e advogados, começa a fazer parte do movimento dosinconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a In-dependência do Brasil. Tiradentes era um excelente comunicadore orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com quefosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira.

Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, omovimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Osinconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocraciaganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite empraça pública ou o degredo.

Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas,foi condenado à forca e executado em 21 de abril de 1792. Partesdo seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava oRio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seusbens confiscados.

O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. Acidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio dasMortes, foi renomeada em sua homenagem.

20/04/2003 - Doze pessoas morreram em um acidente comum barco de turismo em Cabo Frio (RJ). Uma onda mais forteatingiu o Tonea Galea quando ele retornava para a marina e assus-tou seus 64 passageiros, que correram para o lado esquerdo efizeram a embarcação virar.

21/04/1985 - Tancredo Neves, o primeiro presidente eleito deforma indireta depois do regime militar, morreu aos 75 anos deinfecção generalizada. Uma multidão de 2 milhões de pessoasacompanhou o cortejo fúnebre em São Paulo.

22/04/1500 - As caravelas comandadas por Pedro ÁlvaresCabral aportaram na costa brasileira, em frente ao Monte Pascoal.

23/04/1616 - Os escritores, o inglês William Shakespeare,autor de Rei Lear, e o espanhol Miguel de Cervantes, que escre-veu Dom Quixote, morreram coincidentemente no mesmo dia.

24/04/1998 - Morreu de causa não declarada, na Califórnia, oalfaiate Charles Mortensen. Na época ele era considerado o ho-mem mais velho do mundo: 115 anos.

25/04/1921 - Nova York foi a primeira cidade americana aemplacar os carros.

26/04/1992 - Os russos comemoraram a Páscoa ortodoxapela primeira vez depois da revolução no país. Os líderes bolche-viques que assumiram o poder pretendiam banir o cristianismo.

O casal, depois de um mês casados, estão sem dinheiro e sóviam uma solução: A mulher virar garota de programa.

Quando chega a noite ela vai para a esquina.Quando chega no outro dia com 501 reais, o marido pergunta:-Quem foi o babaca que te deu um real?E ela responde:-Todos!

***A mulher do português pede que ele compre veneno para

matar rato e ele traz chá mate.- Manoel estás a ficar louco? Pedi veneno para rato e trazes

chá. . . Como vou matar rato com isto?- Maria! Estás a andar muito com os brazucas, sejas inteli-

gente, o que está escrito na embalagem?- Chá Mate Leão! Diz ela!- Então? Se este chá mata até leão como não vai matar um

ratinho?***

Dois garotinhos que não se conheciam começam a conversar:-Meu nome é André. Como você se chama? - Pergunta um deles.-Roberto. - Responde o outro.-Meu pai é contador. - Diz André - O que é que seu pai faz?-Meu pai é advogado. - Responde Roberto.-Sério?-Não. Do tipo comum, mesmo!

Page 3: Edição 229

Destaque 03www.asemananews.com.brA SEMANA News

20 a 26 de abril de 2012

Fazenda Rio Grande é contempladacom recursos de R$2,5 milhões de reais

Governador Beto Richa liberou contratos de financiamento do programa Paranacidade para o município;

verba será utilizada para execução de obras de melhorias estruturais, anunciou prefeito Chico Santos

O governador Beto Ri-cha liberou recursos quesomam R$2,5 milhões dereais para Fazenda RioGrande na última quarta-feira, em evento no Palá-cio Iguaçu que contou coma participação do prefeitoChico Santos, do deputa-do estadual FranciscoBuhrer, secretários munici-pais e vereadores da cida-de. Fazenda está entre os121 municípios do Estadocontemplados com as ver-bas que servirão para obrasde infra-estrutura.

"Foram recursos queestávamos trabalhando háum bom tempo e agora fo-ram liberados pelo gover-nador", comemorou ChicoSantos que já têm planos eprojetos para aplicação daverba em obras pela cida-de. "Foi a liberação de em-préstimo na ordem deR$2,5 milhões, recursosque serão utilizados para otérmino das obras das ruasRio Tietê, no bairro Igua-çu, Rio Santa Rita de Cás-sia, no Santa Terezinha,Quero-Quero, no GralhaAzul, além da revitalizaçãoda rua Venezuela", enume-rou.

Fundo perdidoOs recursos liberados

para os municípios somamao todo R$112,6 milhõesde reais. São 13,8 milhõesem recursos a fundo per-dido, para atender 64 mu-nicípios pelo Programa deRecuperação Asfáltica dePavimento (Recap). OutrosR$ 98,6 milhões atenderão57 municípios com contra-tos de financiamento doprograma Paranacidade.Os recursos são do Fundode Desenvolvimento Urba-no (FDU), gerido pela Fo-mento Paraná.

Richa disse que o go-verno está concentrandotodos os esforços para fa-zer o melhor pelo Paranánum curto espaço de tem-po. Ele afirmou que as prin-

Feriado foi feito paradescansar, passear e es-quecer dos problemas,certo? Nos dois últimosferiadões não religiosos doano passado parte da po-pulação brasileira tambémaproveitou a folga no tra-balho para levantar a vozcontra os desvios do di-nheiro público e injustiçasocial no Brasil na Mar-cha Contra a Corrupção,movimento que começounas redes sociais e levoupara as ruas cerca de 60mil pessoas.

E no próximo sábado(21), feriado de Tiraden-tes, uma nova mobilizaçãodo Movimento BrasilContra a Corrupção pre-tende reunir multidões emtodo o País. A intenção écobrar punição aos cor-ruptos e chamar a aten-

Marcha Contra Corrupção pretendereunir milhares de pessoas em todo o País

ção para uma lista de rei-vindicações. Na pauta 13itens, como o fim do votosecreto no legislativo, atransformação da corrup-ção em crime hediondo e ojulgamento do mensalão. "A3ª Marcha será nos mes-mos moldes das que acon-teceram no ano passado,sem inclusão de partidospolíticos e com intensa mo-bilização virtual", explicouGiderclay Zeballos, um dosintegrantes do protesto nacapital federal.

Em Brasília, local demaior participação em com-paração a outras capitais,os integrantes do movi-mento esperam que milha-res de vozes engrossem ocoro contra um mal queprovoca vergonha e indig-nação na sociedade. Noano passado, mais de 25

mil pessoas ocuparam aspistas da Esplanada dosMinistérios no dia 7 de se-tembro. Depois, em 12 deoutubro foram 13 mil.

O movimento surpre-endeu, uma vez que nin-guém esperava tanta parti-cipação espontânea da po-pulação em razão da cultu-ra brasileira de se confor-mar e banalizar a roubalhei-ra praticada por políticos.

CuritibaEm Curitiba, a chuva

no feriado do dia 15 denovembro provocou umesvaziamento no protesto,mas ainda assim, cerca de150 manifestantes marca-ram presença no Centroda cidade para reforçar aMarcha.

Na capital paranaensee região, o noticiário polí-tico dos últimos meses

também foi marcado porsupostas irregularidadescometidas na CâmaraMunicipal, em que o ve-reador João Claudio De-rosso foi pressionado adeixar a presidência daCasa em razão de váriasdenúncias de má aplica-ção do dinheiro público.

Na Assembleia Legis-lativa, a Ordem dos Advo-gados do Paraná impetrouuma ação contra a contra-tação de 1.704 funcioná-rios comissionados naCasa.

Nas redes sociais, aadesão a Marcha Contraa Corrupção dos curiti-banos cresce a cada diae a expectativa dos or-ganizadores, apartidári-os, é de que centenas depessoas participem doprotesto. (DR)

cipais demandas dos pre-feitos têm sido atendidassistematicamente. "Faze-mos um governo munici-palista, entendendo que pre-cisamos melhorar a vidadas pessoas nas cidadesonde elas vivem", disse ogovernador, lembrando quea liberação atende projetosde pavimentação, escolas,hospitais e obras sociais.

O governador tambémdestacou a grande mobili-zação feita em Brasília paraque a Secretaria do Tesou-ro Nacional (STN) liberas-se a certidão de capacida-de de endividamento dosmunicípios paranaenses. Odocumento é essencial paraa assinatura dos contratosentre o Estado e as prefei-turas.

De acordo com o se-cretário Cezar Silvestri, em15 meses, o governo já li-berou R$ 70 milhões emrecursos a fundo perdidopara 330 municípios."Contemplamos 95% dospequenos municípios doParaná e pretendemos atin-gir a totalidade das cida-des ainda neste ano", afir-mou Silvestri. "Hoje é umdia de muita alegria paratoda a equipe de governoporque estamos atenden-do a todos, indistintamen-te", afirmou.

Ainda de acordo como secretário, desde o iníciodo governo foram libera-dos R$ 250 milhões em fi-nanciamentos para os mu-nicípios e outros R$ 150milhões aguardam mani-festação da Secretaria doTesouro Nacional para a li-beração, que deve ocorrerainda neste semestre.

Obras edesenvolvimentoOs recursos liberados

pelo governo na últimaquarta-feira serão utilizadosem obras de pavimentaçãoe recapeamento asfáltico,construção de escolas, clí-nicas, ampliação de hospi-tais, construção de barra-

cões industriais e de distri-tos industriais, aquisição deáreas para habitação popu-lar, entre outras áreas. Opresidente da Fomento Pa-raná, Juraci Barbosa So-brinho, disse que o pro-cesso para liberação dosfinanciamentos é resultadode um esforço conjunto.Segundo ele, alguns pro-jetos estavam parados hámais de seis meses em Bra-sília e foram liberados gra-ças à intervenção da ban-cada federal paranaense edo governador Beto Richa.

"Graças a isso conse-guimos a liberação de maisde R$ 100 milhões de re-ais pela Secretaria do Te-souro Nacional. Para ospróximos dias esperamosa certidão para liberar ou-tros R$ 100 milhões emrecursos que já estão em-penhados e destacados naagência de fomento doEstado", afirmou. Deputado Francisco Buhrer, governador Beto Richa e o prefeito Chico Santos

Page 4: Edição 229

Fazenda Rio Grande04 www.asemananews.com.brA SEMANA News20 a 26 de abril de 2012

Espaço do leitor. Participe: [email protected]

Antenado

Vereador Ricardo Miranda propõecriação de ciclovia em Fazenda Rio Grande

Vereador Márcio Wozniackacompanha assinatura de

convênio no Palácio Iguaçu

A assinatura do convê-nio para a liberação de ver-bas a serem destinadas paraa pavimentação de algumasruas importantes da cidadefoi realizada no PalácioIguaçu, em Curitiba, naúltima quarta-feira. Na oca-sião o vereador MárcioWozniack (PSDB) acom-panhou o prefeito Chico

Santos (PSDB) e outrosvereadores para receberdas mãos do governador doParaná, Beto Richa (PSDB)a pasta que destina 2,5 mi-lhões para Fazenda RioGrande. Cerca de 112 mi-lhões foram distribuídospara obras de infraestrutu-ra urbana em 121 municí-pios do Paraná.

Planejamento e trânsitoAlém de nomes, a população de Fazenda Rio Grande es-

pera nos próximos meses propostas dos candidatos para o futu-ro da cidade. E todos esperam que no plano de governo daque-les que se apresentarem para o cargo de prefeito mostrem pro-jetos viáveis e não promessas ilusórias. Na questão de trânsitopor exemplo, com o crescimento da cidade, o número de veícu-los pelas ruas também aumentou e deve continuar subindo ver-tiginosamente.

CongestionamentoPara trafegar pela Avenida Brasil, em alguns horários, o mo-

torista deve dobrar a atenção e ter muita paciência. Pela manhã,forma-se filas em direção a Curitiba, tanto no sinaleiro que dá aces-so a Avenida das Araucárias ou para quem vai sentido Umbará.No final da tarde, a partir das 17 horas, outro trecho da AvenidaBrasil, no bairro Nações a partir do sinaleiro da Avenida Portugalfica engarrafado. Tomara que os pré-candidatos estejam atentos aesse problema que só deve aumentar nos próximos anos.

MetralhadoraTem gente que está atirando para todo lado. Antes desse

mandato, era partidário(a) do ex-prefeito Toninho Wandscheer,mas depois, de oposição virou situação e agora está tentandoagradar gregos e troianos para não ser esquecida e navegarconforme a maré. Dias desses homenageou líderes religiososque tem opiniões distintas em Fazenda Rio Grande. Afinal, deque lado você está?

Metralhadora IIÉ bom lembrar que o tal líder que foi homenageado é favorável

a candidatura do secretário municipal Eloi Kuhn como vice, nachapa de Chico Santos. E outro é ferrenho defensor das propostasdo deputado Toninho Wandscheer.

Governador Beto Richa e o vereador Márcio Wozniack

Verificando a falta deprojetos e a existência derecursos para implantar emFazenda Rio Grande umanel ciclóviário, o vereadorRicardo Miranda (PT) pro-tocolou na Câmara umaproposição para que o exe-cutivo encaminhe e viabili-ze junto ao governo fede-ral um plano para instalarna cidade ciclovias.

A decisão foi tomada apartir da necessidade levan-tada pelos cidadãos que uti-lizam da bicicleta para selocomover. "Precisamos deinvestimentos e a prioriza-ção de projetos para im-plantar ciclovias em nossacidade, pois recurso há",enfatizou o vereador.

Segundo dados divul-gados pelo jornal Gazeta doPovo, no último dia 16, "onível de envolvimento dasprefeituras com o progra-ma é tão baixo que até téc-nicos da pasta governa-

mental já admitem mudan-ças. Os valores repassadossão realmente baixos, sejapor desconhecimento dosmunicípios ou até por pro-jetos mal estruturados",afirma o analista de infra-

estrutura da Semob, LuisEduardo Tinoco.

A reportagem aindadestaca que dos mais deR$ 10 milhões reservadospara repasse a ações deapoio ao transporte não-motorizado no último tri-ênio, apenas R$ 957 milforam efetivamente utili-zados pelas prefeituras.No período, nenhuma ci-dade do Paraná pleiteouou foi contemplada comdinheiro da ação.

Por isso o vereadorRicardo Miranda cobra doExecutivo uma posturapara pleitear estes recursose colocar em prática açõespara a implantação de umanel cicloviário.

A palestra show "A in-crível arte de vender" mar-cou a abertura da Campa-nha Sorte Grande Dia dasMães, realizada pela As-sociação Comercial deFazenda Rio Grande(ACINFAZ) no último dia12, no salão de eventosIdeal Festas.

A palestra teve comoobjetivo identificar fatosque ocorrem no cotidianocom os profissionais devendas e atendimento, pro-curando de maneira bemhumorada, corrigir atitudesnegativas que prejudiquemo bom profissional.

A peça teatral foi es-pecialmente desenvolvidapara os lojistas, empresá-rios, representantes co-merciais e colaboradoresde empresas, com o intui-to de motivar pessoas econtribuir assim para me-lhorar o desenvolvimento

ACINFAZ lança campanhaSorte Grande Dia das Mães com palestra show

inter-pessoal e o profissi-onalismo.

O espetáculo contoucom um público de apro-ximadamente 300 pessoas.Foram mais de 20 perso-nagens encenando fatos e

acontecimentos do dia adia, com muito bom hu-mor, exemplificando oserros mais comuns queocorrem nas empresas naárea comercial.

Música, arte e interpre-

tações foram alguns dos di-ferenciais deste espetáculo,que transportou a platéia paraum ambiente descontraído edivertido, motivando profis-sionais e equipes para o su-cesso em seus negócios!

O Ministério Públicodo Paraná(MP-PR) pror-rogou as inscrições parao processo seletivo que iráselecionar estagiário deDireito para atuar junto à1ª Promotoria de Justiça

Seleção de estagiário em Direitoé prorrogada em Fazenda Rio Grande

de Fazenda Rio Grande.Podem se inscrever, os es-tudantes de Direito matri-culados a partir do 3º anoou 5º semestre.

As inscrições devemser feitas até o dia 27 de

abril, no Fórum (à Rua In-glaterra, nº 545), das 9h30às 16h30. O telefone daPromotoria é (41) 3627-2116. O teste seletivo seráaplicado nos dias 3 e 4 demaio.

Mais informaçõespodem ser obtidas

na página doMinistério Público

www.mp.pr.gov.br(estágios/testes

seletivos).

“Precisamospriorizar projetospara implantarciclovias”,Miranda

Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento

Page 5: Edição 229

RMC 05www.asemananews.com.brA SEMANA News

20 a 26 de abril de 2012

Leblon participa de feirão deempregos em Fazenda Rio Grande

Empresa de ônibus recebeu mais de 350 currículos. Evento reuniu mais de

5 mil pessoas e permitiu a colocação profissional dos trabalhadores fazendenses

Câmara reajusta oMinha Casa, Minha Vida

A Câmara aprovou nes-ta terça-feira (17) o reajus-te que aumenta para R$ 85mil o valor dos imóveis doprograma Minha Casa, Mi-nha Vida que poderão con-tar com benefício tributá-rio para incorporadoresimobiliárias. O valor ante-rior era de R$ 75 mil. Des-de 2009, a alíquota do im-posto pago é de 1% paraos imóveis que se adequamao programa, informou aAgência Câmara.

Além disso, a Câmaratambém prorrogou até de-zembro deste ano a alíquo-ta zero para as tributaçõesPIS/Pasep e da Cofins daimportação e venda de tri-go, sua farinha e misturas

de pão. A proposta aindadeverá passar pelo crivo doSenado. Segundo a Câma-ra, o governo deixará dearrecadar cerca de R$813,12 milhões apenas nes-te ano, mas a medida deredução busca manter es-tável o preço dos pães, aju-dando a suavizar os efeitosdo produto na inflação.

Ligue para a Casa Fácile verifique como você podeparticipar da segunda fasedo programa Minha CasaMinha Vida. Contato: 3627-7800 ou 3627-5656.

Adamo Bazani, jornalista da RádioCBN - SP, especializado

em transportesColaborou: Karoline Dea Falcão

Claro e Móveis Aliançaestão entre as

10 empresas com maisreclamações no Procon-PR

Estabilidade e tranqüi-lidade pessoal e para a fa-mília, o sonho da casa pró-pria, do carro e de umamelhor condição de vida.Todas estas prioridades sãopossíveis através do em-prego e da renda. FazendaRio Grande é uma das ci-dades que mais crescem noPaís do ponto de vista po-pulacional. Com a duplica-ção da BR 116 e melhoriasna infraestrutura local, aperspectiva é de cresci-mento também no nível deempregos.

Mas como organizartoda esta mão de obra? Ecomo atender as necessi-dades de quem precisa deuma colocação profissionalo quanto antes?

Para isso, a FAZ RH,braço de emprego e tra-balho da Associação Co-mercial e Industrial de Fa-zenda Rio Grande - ACI-FAZ, realiza o Feirão deEmpregos de Fazenda RioGrande.

No último sábado(14)foi realizado o II Feirão, nasdependências do ColégioDesembargador Jorge An-driguetto.

Diversas empresas dediferentes ramos participa-ram, entre elas o GrupoLeblon Transporte de Pas-sageiros, que hoje é a com-panhia que mais gera em-pregos na cidade. A parti-cipação da empresa no Fei-rão não é apenas uma for-

ma de criar um banco dedados para pessoas quepleiteiam vagas, mas tam-bém é uma das maneiras daempresa declarar na práti-ca que acredita no cresci-mento e desenvolvimentode Fazenda Rio Grande. ALeblon colocou profissio-

nais da área de RH para re-ceber os currículos comoAndréia Suartz dos Santose Thayanne Cardoso Alcân-tara Schuwandes.

O Grupo Leblon, queagrega também a ViaçãoNobel, prestadora de ser-viços municipais em Fazen-da Rio Grande, recebeu356 fichas de candidatos ecurrículos. Entre as vagasque podem ser preenchidasestão para as seguintes pro-fissões: motoristas, cobra-dores, lavadores, mecâni-cos e prestadores de servi-ços gerais. Todos estescurrículos serão analisadose havendo a disponibilida-de das vagas, os candida-tos serão chamados paraentrevista.

De acordo com a Polí-cia Militar, passaram pelocolégio que abrigou o se-gundo feirão, cerca de 5 milpessoas. O local não foi sófreqüentado por desempre-gados, mas por pessoasque estão no mercado detrabalho e querem uma evo-lução profissional.

Participação da Leblon no evento é prova prática de quea empresa acredita no crescimento e desenvolvimento da cidade

Preços baixos, produ-tos de primeira linha, pra-zos longos para pagamen-to e "condições imbatí-veis". A tentação dos co-merciais que são veicula-dos dia e noite atraem con-sumidores ávidos em apro-veitar as promoções. Masnem sempre os produtos ouserviços prestados pelasempresas condizem comaquilo que é veiculado namídia e ao não consegui-rem atender as necessida-des dos consumidores aca-bam entrando em uma listadesagradável: a de campe-ões de reclamações no Pro-con.

No órgão de defesa doconsumidor no Paraná, asempresas de telefonia lide-ram o ranking de reclama-ções registradas. De janei-ro de 2011 até abril desteano, a empresa Claro rece-beu 297 reclamações noProcon-PR. Em seguidaaparecem a LG, o BancoBMG, a Samsung e a TIMCelular. Entre as dez em-presas que mais tiveramproblemas de entrega, qua-lidade do produto ou servi-ço prestado aparece aindauma loja de eletrodomésti-cos que é conhecida portodos que escutam rádiodiariamente em Curitiba eRMC: trata-se dos MóveisAliança.

A propaganda gravadae ao vivo da empresa nos

programas de rádio AM eFM é marcante e o textodo anúncio já é bem conhe-cido: "você leva sua cozi-nha e estofado e começa apagar lá no mês de 'julho-lho'..."

O Procon-PR divulgaem seu site periodicamen-te o ranking do comporta-mento dos fornecedoresnas audiências realizadaspelo órgão. Com o objeti-vo de auxiliar o consumi-dor a avaliar sua decisão decompra ou na contrataçãode serviços de determina-dos fornecedores, esta fer-ramenta mostra como al-gumas empresas atuam emrelação às reclamações re-gistradas.

Serviços foi a área commaior numero de queixas

Em 2011, a área maisreclamada foi a de serviços,com cerca de 37% dosatendimentos, seguida porprodutos e assuntos finan-ceiros. Os problemas maisrecorrentes envolveramcobrança indevida, registroindevido nos cadastros deproteção ao crédito, des-cumprimento da oferta,cobrança de serviços nãosolicitados, produtos comdefeitos e renegociação dedívidas.

O balanço pode serconsultado pelo sitewww.procon.pr.gov.br,no link "Dados de Atendi-mento.

Um vazamento degás assustou professorese estudantes do prédio doSetor de Ciências Bioló-gicas do Centro Politéc-nico, no Jardim das Amé-ricas na manhã da últimaquinta-feira. O departa-mento de genética daUniversidade Federal do

Vazamento de gás assustano Centro Politécnico

Paraná que fica naqueleprédio precisou ser eva-cuado. Outros departa-mentos acadêmicos es-tão localizados no prédio,entretanto, apenas o se-tor de genética foi atin-gido. O Corpo de Bom-beiros investiga as pro-priedades do gás.

Page 6: Edição 229

Paraná06 www.asemananews.com.brA SEMANA News20 a 26 de abril de 2012

Governo estadual aumentarepasse para o transporte escolar

Em meio às reivindi-cações das prefeituras emrelação ao repasse do go-verno para o transporte es-colar, o governador do Pa-raná, Beto Richa anunciouna última terça-feira (17)que vai aumentar em 38%o volume de recursos queserão repassados nesteano aos municípios para-naenses para essa deman-da. Richa disse que a Se-cretaria da Educação já en-caminhou ofício às prefei-turas informando que o or-çamento para este convê-nio foi reajustado para R$80 milhões, contra R$ 58milhões disponibilizadosno ano passado.

De acordo com Richa,o aumento dos recursoschega a 196% em relaçãoaos valores praticados peloEstado até 2010. "O go-verno está fazendo todo oesforço necessário paraque o Paraná garanta umaeducação de qualidade aosestudantes da rede públi-ca estadual", disse. Richacomplementou dizendoque os municípios tambémvão receber R$ 22 milhõesem recursos federais parao transporte escolar.

O governador reafir-mou que assumiu o com-

promisso de garantir me-lhorias no transporte esco-lar e disse que os avançosconquistados na área daeducação são bastante sig-nificativos. "Estamos pa-gando uma dívida que oEstado tinha com os mu-nicípios e investindo for-temente numa das princi-pais prioridades da nossagestão, a educação", de-clarou, lembrando que ogoverno também iniciou oprocesso de equiparaçãosalarial dos professorescom profissionais de ní-vel superior do quadroestadual.

Richa também desta-cou que o Paraná dispõe doSistema de Gerenciamentodo Transporte Escolar (SI-GET), que permite calcu-lar, de forma transparente,

o custo de transporte es-colar em todos os municí-pios do Estado. "Trata-sede ação inédita no País, naqual a base de cálculo dosrepasses é formada por in-formações inseridas no sis-tema pelas próprias prefei-turas", informou o gover-nador.

Ele disse que o Gover-no do Paraná também ins-tituiu um novo fórum denormatização sobre o temacom a criação, por meio doDecreto 2038/11, do Co-mitê Estadual do Transpor-te Escolar, que é formadopor diversos órgãos do Es-tado, representantes dasprefeituras, professores epais. "Pela primeira vez ogoverno estadual está en-frentando o tema transpor-te escolar de forma parti-

cipativa, transparente etécnica", afirma o vice-go-vernador e secretário daEducação, Flávio Arns.

Arns explicou que,além dessas ações, a se-cretaria intensificou o pla-nejamento e os investimen-tos na expansão da rede es-colar estadual, com ampli-ações de prédios e cons-truções de novas escolasem locais com grande con-centração de alunos. Fozdo Iguaçu

A juíza Sueli Fernan-des da Silva Mohr, da Varada Infância e Juventude deFoz do Iguaçu determinouque a prefeitura local re-tome o serviço de trans-porte de alunos da redeestadual de ensino, que foisuspenso na semana pas-sada por decisão da admi-nistração municipal.

A juíza entendeu que adecisão do município fereo artigo 211 da Constitui-ção Federal, que prevê acolaboração entre União,estados e municípios naorganização do sistema deensino - o que inclui o de-ver de fornecimento detransporte público. A juízainstituiu uma multa de R$5 mil para o caso de a de-cisão não ser cumprida.

Presos do regime se-miaberto da Colônia PenalAgroindustrial, em Piraqua-ra vão produzir blocos deconcreto e de PVC desti-nados à construção de ca-sas populares no Paraná.Em contrapartida, a Com-panhia de Habitação do Pa-raná (Cohapar) auxiliará naconstrução de seis minico-lônias no complexo peni-tenciário em Piraquara.

A parceria foi firmadaentre a Cohapar - respon-sável pelo programa MorarBem Paraná - e a Secreta-ria da Justiça, Cidadania eDireitos Humanos. Esta se-mana, a secretária da Jus-tiça, Maria Tereza UilleGomes, e o presidente daCohapar, Mounir Chaowi-che, vistoriaram a área ondeserão construídas as mini-colônias.

Cada unidade terá alo-jamentos coletivos para 100presos, salas de aula e re-feitório. Também é previs-to um barracão industrial,onde poderão se instalarempresas interessadas emutilizar a mão de obra doscerca de 1.500 presos doregime semiaberto.

ParceirosPara o presidente da

O governador Beto Ri-cha homologou a licitaçãoaberta pela Administraçãodos Portos de Paranaguá eAntonina (Appa) para asobras de dragagem dospontos críticos do Canal daGalheta, que dá acesso aosdois terminais portuários.

Na última quarta-feira(18/04) foi assinado o con-trato com a empresa DTAEngenharia, que venceu a li-citação. A empresa tem até45 dias para mobilizar oequipamento e dar início aostrabalhos, que tem duraçãoprevista de seis meses.

Richa disse que asobras de dragagem abremum ciclo de novos investi-mentos na melhoria do por-

Governo contrata dragagem do canalde acesso aos portos paranaenses

Cohapar, a parceria bene-ficia a todos, especialmen-te aos presos, que obtêmredução de um dia da penaa cada três trabalhados diase se especializam em umofício. "Pretendemos am-pliar a ação conjunta cadavez mais, ajudando estaspessoas a recuperarem adignidade e a se qualificarem uma área com escas-sez de mão de obra, que éa construção civil", afir-mou.

"Trabalhamos em par-ceria na construção de con-juntos habitacionais nosmunicípios de Jesuítas eLapa. Agora estamos am-pliando essa iniciativa, quetem trazido resultados sig-nificativos", disse a secre-tária da Justiça.

A parceria com a Co-hapar faz parte das metasda Secretaria da Justiça defazer com que 100% dospresos do sistema peniten-ciário trabalhem e estudem."Estamos procurando ofe-recer todas as oportunida-des para que nossos cus-todiados tenham condiçõesde voltar ao convívio nasociedade da melhor formapossível", destacou a se-cretária

Casas populares terão blocosde concreto produzidos por

presos do regime semiaberto

to e devem ampliar a capa-cidade de movimentação decargas, que no ano passa-do chegou a um recorde de41 milhões de toneladas.

"A dragagem vai ga-rantir maior capacidade deexportar riquezas e impor-tar produtos. Em breve va-mos anunciar novos inves-timentos para modernizaçãodos equipamentos do por-to de Paranaguá, como es-teiras, ship loader e obrasde ampliação", disse Richa."Todos os paranaenses ga-nham com isso", afirmou.

O preço inicial máximoprevisto para o serviço dedragagem era de R$ 45milhões. Seis empresasapresentaram propostas e

o preço final estabelecidopela vencedora teve umaredução de 20%, ficandoem R$ 37 milhões.

As obras estão dividi-das em dois lotes e com-preendem a dragagem doCanal da Galheta, partes dabacia de evolução e o aces-so ao Porto de Antonina,num total de 3,5 milhões demetros cúbicos a seremdragados.

SegurançaO superintendente da

Appa, Luiz Henrique Dividi-no, explica que as obras irãogarantir a segurança da na-vegação. "A dragagem vaireduzir o tempo de manobrase consequentemente aumen-tar as janelas de atracação.

Por desdobramento, haveráaumento no volume de car-gas", afirmou Dividino.

A dragagem é a primei-ra de três fases do progra-ma de manutenção dos ca-nais de navegação dos Por-tos do Paraná. A segundafase será a contratação deserviços de manutençãocontinuada por 60 meses,evitando assim riscos e res-trições à navegação.

"Esperamos também aliberação da licença para aterceira fase, que é a dra-gagem de aprofundamentodos canais, de 15 para 16metros de profundidade. Apartir dela poderemos rece-ber navios de maior porte",diz o superintendente

De acordo com Richa, o aumento dos recursos chega a 196%

Page 7: Edição 229

Quatro Barras 07www.asemananews.com.brA SEMANA News

20 a 26 de abril de 2012

Quatro Barras vai investir mais deR$ 2,6 milhões em pavimentação

Dez ruas serão contempladas no Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim Graciosa e Santa Luzia

Rua Nilo Fávaro vaireceber recape asfáltico

O prefeito de QuatroBarras, Loreno Tolardo,anunciou na manhã destaquarta-feira (18) mais umprograma de pavimentaçãoque vai levar asfalto e cal-çamento em paralelepípe-dos a dez ruas dos bairrosJardim Nossa Senhora deFátima, Jardim Graciosa eSanta Luzia, na Borda doCampo. As obras somaminvestimentos de R$2.685.113,86, financiadospelo Paranacidade e Agên-cia de Fomento, com con-trapartida do município novalor de R$ 537 mil.

Na manhã de ontem, oprefeito participou da sole-nidade de liberação dos re-cursos, autorizada pelo go-vernador Beto Richa e pelo

- Rua Angela de Lara (entre as ruas São Sebastião e A. Ribeiro da Silva)- Rua Alberto Canestraro (entre as ruas Angelina Afera Milani e Angelina Vidolin)- Rua Angelina Vidolin (entre as ruas Vitório Canestraro e final da rua)- Rua José Egidio de Assis (entre as ruas Vitório Canestraro e 25 de Janeiro)- Rua Luciano Dalagrana (entre as ruas Angelina Vidolin e estaca 0+270)- Rua Vitório Canestraro (entre a continuação da Rua 25 de Janeiro e Rua Angelina Vidolin)- Rua Tertuliano de Lara (entre as ruas São Sebastião e Leopoldina Borba Cordeiro)- Rua Sedemidio Borba Cordeiro (entre as ruas Luiz Antonio de Lara e Leopoldina Borba Cordeiro)- Rua Teodorico Cordeiro (entre as ruas Luiz Gasparin e Leopoldina Borba Cordeiro)- Rua Job de Barros (entre as ruas Luiz Gasparin e Agostinho Biss)

secretário do Desenvolvi-mento Urbano, Cezar Sil-vestri, no Palácio Iguaçu.

"Com este novo pro-grama, vamos alcançarquase 90 mil metros qua-

drados de vias pavimenta-das em pouco mais de trêsanos de governo. Só nestaetapa serão mais de 27,8mil metros quadrados, quevão levar mais conforto,

mobilidade e qualidade devida à população", disseTolardo, que esteve acom-panhado pelo deputado es-tadual Francisco Buhrer.

As obras incluem ser-viços de terraplenagem, re-gularização de subleitos,drenagem, pavimentação,colocação de meio-fios, si-nalização e urbanismo. Se-gundo o secretário de Pla-nejamento Urbano e Obras,Cleverson Santos Fortes,os processos para viabili-zar o programa já tramitamdesde o ano passado, dan-do continuidade aos inves-timentos em infraestruturaurbana realizados pela ges-tão. O próximo passo ago-ra será a abertura do pro-cesso licitatório.

Governador Beto Richa, prefeito LorenoTolardo e o deputado estadual Francisco Buhrer, selam mais

investimentos para infraestrutura urbana

Veja as ruas que serão contempladas com o novo programa:

O prefeito de QuatroBarras, Loreno Tolardo,acompanhou na tarde des-ta terça-feira (17) o anda-mento das obras do novoGinásio da Sede, que já estácom mais de 95% da es-trutura concluída. O giná-sio tem área interna de 888metros quadrados e vai dis-por de uma quadra polies-portiva equipada para a prá-tica de modalidades comovôlei, futsal, basquete ehandebol, além de amplosvestiários e banheiros.

Durante a visita, o pre-feito anunciou que já foi li-citada a segunda etapa daobra - a construção do ane-

Prefeito Tolardo acompanhaobras do Ginásio Esportivo da Sede

xo com piscinas aquecidas,que será utilizado pelos par-ticipantes do Programa Es-tar de Bem com a MelhorIdade. A movimentação doespaço promete ser agita-da: além dos grupos da ter-ceira idade, crianças e ado-lescentes que participamdos projetos esportivos daPrefeitura terão espaço ga-rantido na Sede.

"Estas obras foram pen-sadas para atender a comu-nidade, incentivar o espor-te, ampliar os projetos decontraturno e principalmen-te garantir bem-estar e qua-lidade de vida desde crian-ças aos idosos", disse o pre-

Prefeito visitou as instalações doginásio, que deve ser concluído no mês que vem

feito. A inauguração do Gi-násio está prevista para omês de maio, e em breve o

prefeito deve assinar a Or-dem de Serviço para iníciodas obras do anexo.

Pensando no cresci-mento ordenado de Qua-tro Barras, a Prefeituravem dando andamento auma sequência de açõespara estimular o desenvol-vimento em vias paralelasà Avenida Dom Pedro II.Depois da implantação dobinário central, que alterouo sentido e desafogou otrânsito em ruas de gran-de circulação na sede, aPrefeitura licitou nesta ter-ça-feira (17) o recape as-fáltico das ruas Nilo Fáva-ro e Miguel Vidolin.

"Queremos que a cida-de cresça de forma orde-nada e que dê oportunida-des para as pessoas. A ruaNilo Fávaro tornou-se umavia de grande fluxo, ondehoje estão localizados a Bi-blioteca Municipal, o novoGinásio da Sede, o BancoBradesco, além de outros

empreendimentos que terãoa oportunidade de se insta-lar, gerar empregos e con-tribuir para o crescimentoda cidade", disse o prefeito.

Segundo o secretáriode Planejamento Urbano eObras, Cleverson SantosFortes, a pavimentação vaitotalizar uma área de 5.800metros quadrados, e serárealizada com recursos pró-prios, somando investi-mentos de aproximadamen-te R$ 156 mil.

"Desde a implantaçãodo binário, o prefeito vempensando nestas obrascomplementares para me-lhorar o fluxo no trânsito ecumprir o grande objetivoque é fazer a cidade cres-cer de forma ordenada eresponsável", garantiu. Aprevisão da Prefeitura é queas obras tenham início ain-da no mês de abril.

Recape inicia na Rua Nilo Fávaroe segue trecho na Rua Miguel Vidolin

Paisagismo embeleza praças erotatórias de Quatro Barras

Jardins e projetos depaisagismo estão mudandoo visual de praças e rotató-rias de Quatro Barras. Asmudanças estão na áreacentral e também em al-guns bairros, que recebe-ram plantio de flores e fo-lhagens. Na rotatória do Flo-restal, a Prefeitura criou umextenso jardim para coloriro acesso à Estrada da Gra-ciosa, e instalou um monu-mento em forma de diaman-te, talhado artesanalmente napedra, além de estar cons-truindo um novo portal.

Na outra rotatória, en-tre a Avenida Dom PedroII e a rua Pedro CâmbioCortiano, as flores passa-ram a dar vida e cor aoacesso ao Jardim Pinheiros(Humaitá). Mudanças tam-bém na Praça Pedro Gas-parin, no Santa Luzia - umespaço construído pela Pre-feitura no ano passado - quealém dos jardins com florese árvores, ganhou novosbancos e um pergolado emmadeira, para as horas delazer da comunidade.

"Desde o início da nos-sa gestão, queríamos dei-xar a cidade mais bonita,

não apenas pela atividadeturística que está se desen-volvendo, mas pela quali-dade de vida das pessoas.São esses detalhes que tor-nam Quatro Barras umacidade cada vez melhorpara se viver", disse o pre-feito Loreno Tolardo.

Redescobrindo aspraças

A proposta de transfor-mar os espaços públicos emambientes atrativos come-çou já com o Programa deRevitalização das Praças,que em três anos revitali-zou as praças 9 de Novem-bro e Raulino Alves Cordei-ro (também com projetosde paisagismo) e construiua Praça Pedro Gasparin.

O próximo projeto seráno Jardim Menino Deus,onde a Prefeitura, em par-ceria com o governo fede-ral, vai construir a Praçados Esportes e da Cultura(Praça do PEC), que terápista de caminhada, cineteatro, pista de skate, aca-demia, telecentro e salaspara cursos, além dos pro-jetos de paisagismo, so-mando investimentos decerca de R$ 2 milhões.

Profissionais da Saúde se preparampara implantação da Rede Mãe Paranaense

Quatro Barras está sepreparando para consolidara Rede Mãe Paranaense, queintegra a Rede de Atenção deSaúde do Estado. Entre osdias 10 e 13 deste mês, maisde 110 profissionais de to-das as Unidades Básicas deSaúde de Quatro Barras -entre agentes comunitáriosde saúde, médicos, fisiote-rapeutas, auxiliares e técni-cos de enfermagem - parti-

ciparam da oficina para im-plantação da rede, que pre-vê, sobretudo, um atendi-mento de qualidade desde oacolhimento das gestantespara o pré-natal até o primei-ro ano de vida do bebê.

A capacitação ocorreuno Centro de Treinamentoda Unidade de Saúde do Jar-dim Menino Deus e é a se-gunda de seis oficinas doPlano Diretor de Atenção

Primária para formação equalificação profissional.Três destas oficinas aconte-cem ainda neste ano e a últi-ma delas no ano que vem.

"Estamos estabelecen-do um planejamento paratornar o atendimento maisordenado, de forma que osprofissionais sigam umamesma linha. Este direcio-namento sem dúvida é umavanço para a Saúde, e é

reflexo dos esforços doprefeito Tolardo e do secre-tário de Saúde, Dr. JulioLopes, que estão apoiandocontinuamente as ações vol-tadas à saúde", disse a co-ordenadora da Estratégia daSaúde da Família, MariaCristina Pegoraro Foresti. Aoficina é realizada pela Se-cretaria de Estado da Saúdeem parceria com a Prefei-tura de Quatro Barras.

Page 8: Edição 229

RMC08 www.asemananews.com.brA SEMANA News20 a 26 de abril de 2012

Obras da unidade de saúde daLagoa Verde estão aceleradas

Prefeitura finaliza apavimentação de mais uma

importante via

A Prefeitura de Quitan-dinha segue com as obrasde construção da Unidadede Saúde da Comunidadeda Lagoa Verde. Procuran-do ampliar os pontos deatendimento à população, aprefeitura realiza neste mo-mento um investimento iné-dito naquela região.

Localizada a cerca de7 quilômetros da sede domunicípio, atualmente apopulação daquela comuni-dade, bem como a do Pan-garé e Cerro Verde, depen-dem exclusivamente doatendimento do Complexode Saúde, do centro deQuitandinha.

Para suprir tal necessida-de, a Prefeitura de Quitandi-nha, em parceria com o Go-verno Federal, faz o investi-

mento de aproximadamenteR$ 200 mil para a constru-ção desta unidade na Comu-nidade da Lagoa Verde.

De acordo com o se-cretário de Saúde, DanielAndrade, a unidade da La-goa Verde terá aproximada-

mente 197m², o que possi-bilitará que a estrutura con-te com 15 salas, banheiros,recepção, consultório mé-dico e odontológico, salasde triagem, procedimentos,esterilização de materiais,vacina, farmácia, curati-

vos, inalação, além salasadministrativas.

"A administração doprefeito Neco Prado temprocurado levar a saúdecom qualidade mais próxi-ma dos cidadãos quitandi-nhenses. Essa Unidade deSaúde vem para somar po-sitivamente ao município eem breve estará prontapara ser utilizada por nos-sa população", comentouDaniel Andrade.

Para tanto, segundo osecretário de Saúde, assimque concluída a Comunida-de da Lagoa Verde contarácom uma equipe do PSF 2,a qual incluí médico, enfer-meiro, técnico em enfer-magem, dentista, auxiliar deconsultório odontológico eagentes comunitários.

O investimento de aproximadamenteR$ 200 mil para a construção da nova unidade na Lagoa Verde

A Prefeitura de Quitan-dinha, por meio da Secre-taria de Assistência Social,realizou na última semana,em parceria com o ServiçoNacional de AprendizagemRural, o SENAR, o Cursode Panificação. Orientadopela professora Maria Re-gina, a capacitação benefi-ciou 14 pessoas da Comu-nidade da Água Clara.

De acordo com a as-sistente social TerezinhaMeres, o curso teve a du-ração de 16 horas/aulas eproporcionou aos alunos aoportunidade de desenvol-verem receitas variadas, in-clusive àquelas encontradasem empresas especializadasneste ramo. Entre estes pro-dutos estavam pães, bolos,pizzas, sonhos, pães dequeijo, pães recheados,além de patês.

"Estes cursos são leva-

Município promove curso de panificaçãodos até as localidades ruraiscom o objetivo de garantirque estas pessoas conhe-çam diferentes formas defazer alimentos. Além dis-to, a prefeitura há anos temproporcionado estes cursosvisando que estas pessoastambém possam ter umarenda extra para suas famí-lias com este aprendizado",garante Terezinha.

Segundo ela, em breveoutro curso será realizadona Comunidade da ÁguaClara. "Estamos preparan-do uma nova capacitaçãoem panificação para estalocalidade. Tivemos umaprocura muito boa e váriaspessoas inclusive já efeti-varam suas inscrições",avisou à profissional, res-saltando ainda a realizaçãode cursos para outras lo-calidades. "Constantemen-te a Secretaria de Assistên-

cia Social, por meio doCentro de Referência emAssistência Social (CRAS),tem procurado diferenciaros cursos e as localidadesvisando um maior aperfei-çoamento da população.Tanto as pessoas do interi-or, como da sede, estão ten-do estas oportunidades",relatou ela.

Os interessados nos

cursos oferecidos pela Pre-feitura de Quitandinha de-vem procurar o Centro deReferência de AssistênciaSocial, o CRAS, e preen-cherem as fichas de inscri-ção. As vagas são limitadas.

O CRAS está localiza-do na Rua da Independên-cia, número 156. Outrasinformações pelo telefone3623-2138.

A Prefeitura de Pinhaisentregou, na última sema-na, as obras de pavimenta-ção da rua Marrocos, nobairro Pineville. Antes daaplicação do asfalto, o tre-cho - que vai do cruzamen-to com a rua Cairo até aAyrton Senna da Silva -também recebeu a instala-ção de meio-fio e a manu-tenção do sistema de cap-tação de águas pluviais.Pronta, a via representamais 900 metros de benfei-torias na região, o que devecontribuir para a elevaçãoda qualidade de vida dosmoradores e comerciantesdas redondezas.

Para a proprietária dapanificadora Narciso, MériNarciso, o asfalto significao início de uma nova etapana trajetória do seu comér-cio. "Eu ficava o dia todolimpando o meu estabeleci-mento e mesmo assim nãoadiantava", explica. "Váriasvezes eu cheguei em casa echorei, afinal, a poeira com-prometia muito a qualidadedos meus produtos". Ago-ra satisfeita, a empresáriaavalia. "Essa obra veio mui-to a calhar, não poderia sermelhor. Todos aqui do bair-ro gostaram muito, estátudo diferente. Aprovadís-simo", finaliza.

Também para EdnaPloise, que há algum tem-

po acompanhava o traba-lho das equipes da Secre-taria de Obras Públicas, aentrega foi essencial. Ela émãe de uma moradora darua e estava preocupadacom a pretensão da filha emmudar de cidade quando oserviço começou. Agora,diz que a jovem decidiu fi-car. "Ela sabe que essasobras vão trazer benefíci-os para o bairro. Mais queisso, vão valorizar os imó-veis da região", justifica."Estamos muito felizes porver que o dinheiro dos nos-sos impostos estão sendoaplicados aqui", conclui.

Segundo o PrefeitoLuizão Goulart, a pavimen-tação da rua Marrocos é aconcretização de mais umafase do amplo plano demelhorias estruturais de-senvolvido em várias regi-ões da cidade. Além dessavia, pelo menos outrasduas também estão emobras no mesmo bairro,com a recuperação de blo-quetes, drenagem e alinha-mento topográfico. "Temostrabalhado muito no setorde infraestrutura viária dePinhais" enfatiza o Prefei-to. "Entendemos que alémde o município precisardesses investimentos, apopulação - acima de tudo- merece ser tratada commais dignidade".

Com novoasfalto em umaextensão dequase 1 km, viano Pineville trazmelhorias paramotoristas emoradores

Mais uma obra de in-fraestrutura viária foi con-cluída pela Prefeitura dePinhais na última semana.A rua 13 de Maio, no bair-ro Estância Pinhais, agoratem asfalto e meio-fio, alémdos sistemas de drenageme captação das águas daschuvas novinhos em folha.Ao todo, o trecho pavimen-tado tem cerca de 300 me-tros, e vai do cruzamentocom a rua VicenteD'Andrea até depois da es-quina com a rua Maria Lu-iza Borba, no fim da via.

Para os moradores, umalívio. Muitos deles, que hávários anos esperavam peloasfalto, hoje comemoram.

Moradores do bairro EstânciaPinhais comemoram fim de "atoleiro"

"Vivo aqui há 20 anos. Obarro era tanto que a genteprecisava levar um sapatoa mais quando saía de casapara não passar vergonhana rua", conta Maria da LuzBonetti, com um sorrisosatisfeito no rosto. E en-quanto passeia pela novarua, de chinelos, constata.

"Com o asfalto a gente nãosuja os pés de barro, e issonão tem preço. Atoleiro,nunca mais", ironiza.

Junto dela, um casalcoloca em dia as folhagensdo jardim. Cavam, plan-tam, limpam. São mais tí-midos, mas não escondema alegria da nova fase. Aos

poucos, querem deixartudo bonito, e torcem paraque os vizinhos façam omesmo. Maria se adianta."Agora é com a gente. Cadamorador precisa fazer a suaparte para deixar nossa ruaainda mais bonita", defen-de.

A obra na rua 13 deMaio foi finalizada pelasequipes da Secretaria deObras Públicas na últimasexta-feira (13) e deve re-ceber, em alguns dias, asdevidas sinalizações viárias.Para o Prefeito Luizão Gou-lart, mais que uma etapa doplano de melhorias estrutu-rais da cidade, a entrega éum orgulho.

A obra narua 13 deMaio foifinalizadapelasequipes daSecretariade ObrasPúblicas

Participantes do curso de panificação

Page 9: Edição 229

Mandirituba 09www.asemananews.com.brA SEMANA News

20 a 26 de abril de 2012

Mandirituba terá escola do SENAI Conselho Tutelar deMandirituba recebe veículo eequipamentos de informáticaAgora está mais pró-

ximo dos mandiritubenseso acesso ao ensino profis-sionalizante. Em uma reu-nião nesta terça-feira (17)com o prefeito Machadi-nho e representantes doServiço Nacional deAprendizagem Industrial(SENAI), foi definida umapossível data para a inau-guração da Escola do SE-NAI no município.

Durante a reunião, fo-ram tratados os prováveiscursos que serão disponi-bilizados na nova escola deaprendizagem. Entre eles, ode Corte e Costura, Cons-trução Civil e Soldador. Aprefeitura e o SENAI defi-niram que a inauguraçãoserá no mês de maio.

O objetivo é oferecerà comunidade mandiritu-bense programas de quali-ficação profissional, comtransmissão de conheci-mentos que vão desde onível básico até o técnicoe tecnológico. Hoje a pre-

feitura já disponibiliza atra-vés do SENAI em salas deaula cursos de Auxiliar Ad-ministrativo e de ProduçãoIndustrial e agora a popu-lação irá contar com umespaço específico deaprendizagem, contandocom uma estrutura privi-legiada.

Localizada no antigomercado Machado, nasproximidades da BR 116, a

área, que foi reestruturadapara abrigar as instalaçõesdo Senai, mede aproxima-damente 400m².

"Quando jovem, tive aoportunidade de fazer vári-os cursos do SENAI queajudaram na minha forma-ção profissional e pessoal.Eu me emociono ao ver quea população de Mandiritubaterá a oportunidade que eutive", relatou Machadinho.

O prefeito Machadi-nho recebeu em seu ga-binete o Gerente Regio-nal do SENAI/PR, Mar-co Antonio Areias Sec-co que estava acompa-nhado do Gerente daUnidade SESI/SENAIRio Negro, Marcello Ol-sen e do Gerente da Uni-dade SESI/SENAI Arau-cária, Gilson Luiz Mag-no Kostrzepa.

Há quase um mês aprefeitura esteve assinandoa ordem de serviço para asobras de ampliação do sis-tema de água e esgoto deMandirituba, que no iníciodeste mês tiveram início nomunicípio.

Audiências Públicasem Mandirituba já tinhamsido realizadas, onde a Sa-nepar apresentou o proje-to de Saneamento, queconsiste na complementa-ção do sistema de abaste-cimento de água e esgota-mento sanitário e mostroua demanda de investimen-tos necessários.

Obras de SaneamentoBásico tiveram início em Mandirituba

Até então o municípioestava carente de planeja-mento e apresentava sériasdeficiências na gestão dosaneamento básico. Apenas

5,8% dos domicílios têmhoje rede de esgoto, e ago-ra com a nova obra, apro-ximadamente 42% dos do-micílios serão atendidos.

Nesta primeira fase, oinvestimento de R$ 7.8 mi-lhões irá beneficiar cercade 1.400 famílias comuma nova Estação de Tra-tamento de Esgoto (ETERio dos Patos), 27,5 kmde rede coletora, 7,5 kmde interceptores e 1.120novas ligações prediais.

Conforme determinaa lei, esse Plano de Sa-neamento Básico deveráser revisado a cada qua-tro anos, onde ajustespoderão ser feitos, deacordo com as necessi-dades diagnosticadas nomunicípio.

Nesta terça-feira (18),o prefeito Machadinhoanunciou a construção de168 unidades habitacionaisem Mandirituba, com fi-nanciamento total da CaixaEconômica Federal, atravésde iniciativa privada daempresa Euro Minérios. Onovo conjunto habitacionalserá construído em VilaBrasília e as obras deveminiciar no mês de junho.

As casas de 48m² se-rão construídas em um ter-reno de 38.000 m² e con-tará com infraestrutura

Mandirituba terá 168 casas popularescompleta para os seus fu-turos moradores. O novoespaço irá se chamar Jar-dim California. No primeiromomento serão contem-pladas as famílias que fi-zeram seu cadastro juntoà secretaria de Ação Soci-al do Município e queatendam os requisitos exi-gidos pelo programa de fi-nanciamento.

O anúncio das unida-des habitacionais foi duran-te reunião com o prefeitoMachadinho, a diretora daEuro Minérios, Barbara

A prefeitura de Mandi-rituba recebeu na última se-mana um carro e dois com-putadores para uso do Con-selho Tutelar do município.Os novos equipamentos detrabalho foram entreguespelo prefeito Machadinho erepresentantes da secreta-ria Estadual da Família eDesenvolvimento Social, namanhã de sexta-feira (13).

Através de um projetoencaminhado ao ConselhoEstadual dos Direitos daCriança e do Adolescente -

CEDCA, juntamente comos recursos do Fundo paraa Infância e Adolescência -FIA, foram disponibiliza-dos exclusivamente paraserviços do Conselho Tu-telar, um carro modelo Gol1.0, dois computadores euma impressora.

O novo veículo facili-tará a realização das ativi-dades do Conselho diaria-mente, da mesma formaque os equipamentos deinformática facilitarão osatendimentos à população.

Prefeito Machadinho recebeu em seu gabinete representantes do SENAI e SESI

As obras tiveram início este mês

O prefeito Machadinho e autoridadesvisitaram o local onde serão iniciadas as obras

Machadinho e a vice-prefeitura Sandra Zimmermannentregam as chaves do carro aos conselheiros

Um dos importantesfestivais de música da re-gião aconteceu entre os dias11 e 13 de abril em Mandi-rituba. Em sua 6ª edição, oevento reuniu pessoas detoda a região.

Foram 80 apresenta-ções ao todo no teatro deMandirituba, envolvendovariadas categorias, entreelas, MPB, Gospel, Serta-nejo, Composição Própriae Bandas.

Na grande final na sex-ta-feira (13), foram 5 ho-ras de muita música comaproximadamente 100 ar-tistas participando. As apre-sentações foram de alto ní-

Festival de música reúneaproximadamente 3 milpessoas em Mandirituba

vel e buscando contribuirpara a competitividade e li-sura do festival todos osjurados convidados foramprofissionais da área damúsica.

O prefeito Machadinhofalou da importância emoferecer a oportunidade aosartistas da região e disse,"o festival foi pura alegria,adrenalina e emoção".

Os primeiros coloca-dos de cada categoria irãogravar um CD, que poste-riormente será lançado nomunicípio e divulgado re-gionalmente. Os segundose terceiros lugares recebe-ram troféus.

Foram 80 apresentações ao todo no teatro de Mandirituba

Gondro, o advogado Clé-cio Hidalgo e o represen-

tante da construtora Lupa,Anderson da Silva.

Page 10: Edição 229

RMC10 www.asemananews.com.brA SEMANA News20 a 26 de abril de 2012

Tem vaga. O setor daconstrução civil continuacom alta demanda e temaberta 5 mil vagas, nas áre-as operacional, administrati-va e de engenharia, com sa-lários que oscilam entre R$1.000 e R$ 7.000, na RegiãoMetropolitana de Curitiba. Onúmero é do Sindicato daIndústria da Construção Ci-vil do Paraná (Sinduscon-PR) junto a 40 construtorasassociadas, que devem par-ticipar do 4º Mega Feirão deEmpregos da Construçãoneste sábado, dia 21.

Cerca de 5 mil vagas estãoabertas na construção civil na RMC

O evento é organizadopelo Sistema Serviço Soci-al da Indústria do Paraná(Sesi) e Serviço Nacional deAprendizagem Industrial doParaná (Senai-PR). A feiraque está sendo difundidapela Câmara Brasileira daIndústria da Construção(CBIC) e pelo Ministério doDesenvolvimento Social eCombate à Fome. "Hojetemos, em média, 100 va-gas por empresa", disseEuclésio Manoel Finatti,vice-presidente Administra-tivo do Sinduscon-PR.

A partir do meio-dia dopróximo sábado (21), Pira-quara e São José dos Pi-nhais, da RMC, além deCuritiba, terão o serviço defornecimento de água sus-penso. A suspensão acon-tece devido a obras para arevitalização da Estação deTratamento de Água (ETA)Iguaçu, em Curitiba, alémde um conserto de um va-zamento da adutora de águabruta da captação do Igua-çu, e uma intervenção elé-trica no disjuntor geral daestação.

Segundo a Companhiade Saneamento Básico doParaná, a SANEPAR, oabastecimento volta ao nor-mal até segunda-feira demanhã. Em Piraquara, osbairros Guarituba e Guari-

Aviso de suspensão defornecimento de água emPiraquara, São José dos

Pinhais e bairros de Curitibatuba Pequeno serão os afe-tados, e em São José dosPinhais, faltará água na Ci-dade Jardim, Centro, Bone-ca do Iguaçu, Guatupê,Ipê, Roseira, Academia, RioPequeno e Iná. Nas duascidades o retorno à norma-lidade está previsto para as15h de domingo.

Os bairros que devemser afetados em Curitiba sãoCajuru, Guabirotuba, Jar-dim das Américas, Ubera-ba, Parolin, Rebouças e Pra-do Velho, Água Verde, Ca-pão Raso, Fany, Portão, Fa-zendinha, Guaíra, Lindóia,Vila Izabel, Santa Quitéria,Novo Mundo, Pinheirinho,Seminário, Xaxim, CidadeIndustrial, Boqueirão, AltoBoqueirão, Hauer, Ganchi-nho e Sítio Cercado.

Estação deTratamentode Água(ETA)Iguaçu

A juíza da Vara da In-fância e da Juventude deRio Branco do Sul conce-deu liminar em ação civilpública proposta pelo Mi-nistério Público do Paranáe determinou o afastamen-to provisório da presidentedo Conselho Municipal dosDireitos da Criança e doAdolescente (CMDCA) ede um conselheiro Tutelardo Município. A Justiça

Justiça afasta conselheiro Tutelar e presidente doConselho Municipal da Criança e do Adolescente

decidiu ainda que a candi-data suplente ao cargo deConselheiro Tutelar, nasúltimas eleições, tome pos-se imediatamente.

Na ação, o MP-PRaponta fraude na eleiçãopara o Conselho Tutelar,realizada em novembro de2011. De acordo com aPromotoria de Justiça, me-sários e fiscais de uma dasurnas utilizadas para a elei-

ção, alteraram o resultadoda respectiva urna, dirigin-do-se até as casas dos elei-tores a fim de buscar assi-naturas na lista de votaçãoe preenchendo, no lugardos eleitores, as cédulaseleitorais em favor do can-didato que apoiavam, ten-do este sido eleito.

A presidente do CMD-CA de Rio Branco do Sultomou ciência do ocorrido,

no entanto, não adotou asprovidências cabíveis emtempo hábil.

Além do afastamento,o Ministério Público pedeà Justiça que a presidentedo Conselho, o conselhei-ro Tutelar beneficiado e osmesários responsáveis pelaurna em que a fraude teriaocorrido, sejam responsa-bilizados por ato de impro-bidade administrativa.

O Ministério Públicodo Paraná em AlmiranteTamandaré ajuizou umaação civil pública na úl-tima semana, pedindo acondenação do prefeitoVilson Goinski e dos só-cios do Hospital NossaSenhora da Conceição,entre eles o ex-secretá-rio de saúde, por ato deimprobidade administra-tiva. Também foram ci-tados na ação o secretá-rio municipal de Gover-no e uma farmacêuticada Secretaria Municipalde Saúde.

Segundo a promotorade Justiça Maria Apareci-da Mello da Silva, respon-sável pela ação, teriamsido firmados contratosentre a prefeitura e o hos-pital sem a devida licita-ção. Além disso, de acor-

Ministério Público pede condenação de prefeitode Almirante Tamandaré por improbidade

do com a promotora, háindícios de desvio de ver-bas que deveriam ser des-tinadas à saúde. Se con-denados, os agentes pú-blicos podem perder os

cargos, além de teremque ressarcir o erário.

Outro ladoEm nota enviada a im-

prensa, o prefeito Vilson

Goinski afirma que já pres-tou todos os esclarecimen-tos sobre a situação em2008 e reitera que mantémum Centro Médico 24h naGrande Cachoeira e que in-veste cerca de 190 mil re-ais somente no pagamen-to de profissionais paraum atendimento médio de5000 pacientes/mês. Ocontrato com o HospitalNossa Senhora da Concei-ção custava mais baratopara o município e atendiacerca de 8000 pacientes/mês. O fato de o contratoter sido firmado sem lici-tação justifica-se por setratar, à época, do únicohospital na cidade, inclu-sive credenciado pelo SUS- recebendo também re-cursos públicos do Minis-tério da Saúde, governofederal.

Prefeito de Almirante Tamandaré, Vilson Goinski

O setor da construção civil continua com alta demanda

Page 11: Edição 229

Classificados 11www.asemananews.com.brA SEMANA News

20 a 26 de abril de 2012

PALIO Atrative, 1.0, 2007/08, flex, 4 ptas, cor cinza. Entra-da + 60X. Fone 3604-4824 -3604-0757. RP Auto Center.

PALIO Celebration 4 portas,vte, aq, limp/desemb traseiro, ano2008, cor preta, placa A. Parc. R$729,00 fixas S/ENTRADA. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

PALIO ED, 97, com dire-ção hidráulica, gasolina. R$9.800,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

PALIO EDX, 1.0, 99, com-pleto, 4 portas. R$ 12.900,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

PALIO fire 2002 verde, arquente limp/desemb, placa A,excelente estado. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

PALIO Fire 2002, branco,aq, limp/desemb, rodas ll. Ótimoestado de conservação. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

PALIO fire 2007, vermelho,aq, limp/desemb, placa A, ex-celente estado de conservação,veículo de procedência. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

PALIO Fire Economy 10/11, Flex, DH, Insulfilme, Calo-tas, Espelho cortesia para pas-sageiro e motorista, Pára-cho-que personalizado, apenas

18mil km rodados, manual.Entrada + 60 parcelas de R$499,00. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PALIO Young, 2001, cin-za, gasolina. R$ 11.800,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

SIENA ELX 1.4, 06/06, corprata, flex, aq, dt, calotas, espe-lho cortesia para passageiro emotorista, espelho e pára-cho-que personalizado. Placa A.Entrada + 60 parcelas de R$539,00. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

SIENA, ELX 1.0, flex., dh,alarme, vte, aq, desemb. trasei-ro, isulfilme, ano 2010 na cor pra-ta. Ent.+ parc. R$ 526,00 fixas.Eliauto Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

UNO Fire 2008, vermelho,aq, limpador, desembaçador, vi-dros elétricos, placa A, baixo km.Excelente estado! Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

UNO Fire 2p, 03/03, corbranca, gas, ldt, Insulfilme. Veí-culo revisado, placa A, insulfilm,calotas. Entrada + 60 parcelas.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

UNO Mille 2011, cinza, es-tado de 0km, excelente estado,

carro de procedência. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

UNO Mille Fire, 2006, bran-co, flex, placa A, excelente esta-do, com procedência. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

UNO Mille fire, placa A,2004, cor azul. SEM ENTRA-DA R$ 459,00 fixas. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

ESCORT SW 2000 4p, di-reção hidráulica, vidros elétricos,ar quente, desembaçador e lim-pador traseiro. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

FIESTA Gl 1.0 4p 2001/2001, placa A, calotas, insulfilm,limp/desemb traseiro. Docu-mentos 2012 pago. Entrada + 48xde R$ 399,00. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

FIESTA GL, 2000, gasoli-na. R$ 10.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

FIESTA hatch 1.0 4p 10/10 Flex, 4 ptas, prata, Alarme,Ar Qte, ldt, Insulfilme, Trava maisTrio elétrico, Break light, Calo-tas, Controle interno do espelho,Encosto Cab Tras, Espelho cor-tesia para passageiro e moto-rista, Parachoque personaliza-do. Entrada + 60 parcelas deR$ 599,00. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

FIESTA Sedan 1.6 preto2007/2008 , ac, direção hidráu-lica, vidros e travas elétricas,alarme,manual,nota fiscal de fa-brica, placa A. Entrada + 60x.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FIESTA Sedan 1.6 verme-lho 2007/2008 ,ac, dh, vidros etravas elétricas, alarme, manu-al, nota fiscal de fabrica, placa A.Entrada + 60x. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

FIESTA Street 1.0, 2003,cor vermelha, gas, alarme, ldt,Insulfilme. Veículo revisado, mo-tor zetec rocan, com calotas.Entrada + 60 parcelas de R$399,00. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

KA 2009 preto, placa A, arquente, limpador, desembaça-

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.dor, trio elétrico, estado de0km. Fone: 3608- 1000 Rotta8 Veículos.

KA GL 2005, prata, arquente, desembaçador e lim-pador, placa A. Veiculo de pro-cedência. Super oferta! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

KA GL Rocan, 04/05, 1.0,aq, dlt, insulfilme, calotas, espe-lho cortesia para passageiro emotorista, parachoque persona-lizado, cor vermelha, gas. En-trada + 60 parcelas de R$399,00. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

ASTRA hatch advantage,4 pts, 2.0, completo, air bag du-plo, rodas de liga17, ano 2008na cor cinza. SEM NADA DEENTRADA em 60x fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

ASTRA sedan 2.0, flex.,completo, ano 2008, cor Prata.Ent.+ parc. R$ 519,00 fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CELTA FlexPower, 4 por-tas. ar quente, limp. E desemb.Traseiro, isulfilme, friso lateral,ano 2009, cor Preta. Ent. + parc.R$ 498,00 fixas. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CELTA 2009 preto, ar quen-te, limpador e desembaçador,placa A, carro em estado de0km. Super oferta! Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

CELTA Life 2007 prata 2p, arquente, desembaçador e limpa-dor. Veículo de procedência e ex-celente estado. Super oferta! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CELTA spirit 2010 vhc-e, ac,vidros elétricos, aq, desemb/lim-pador traseiros, alarme e trava,único dono e step sem uso. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CELTA VHC, 1.0, 2008/09,flex, cor prata, vidro, trava e arcondicionado. Entrada + 60 X.Fone 3604-4824 - 3604-0757.RP Auto Center.

CELTA VHC, super, 2004,vermelho, 4 portas. R$17.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

CLASSIC 1.6 branco, arquente, limpador e desembaça-dor, excelente estado. Veículocom procedência. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

CLASSIC 2008 preto, arquente, desembaçador, placa A,estado de 0 km. Confira! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CORSA Hatch 1.4 Pre-mium EconoFlex, DH, alarme,vidros e travas elet. ar qt. limp/desemb., pára-choque persona-lizado, ano 2009, cor prata. Ent.+parc. R$ 498,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CORSA Hatch 1.8, 04/05,Flex, cor azul, Alarme, A Qte, ldt,Insulfilme, Trava elétrica, Calo-tas, Espelho cortesia para pas-sageiro, e motorista, Paracho-que personalizado, Protetor decárter. Entrada + 60 parcelasde R$ 499,00. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

CORSA Hatch GL, 1.6,1998, cor prata, 4 ptas, trava,alarme, limp/desembaçador tra-seiro, aq, rodas LL, 4 pneus no-vos Goodyear,manual. Entrada+ 48 parcelas. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

CORSA sedan 2003, bran-co, placa A, ar quente e desem-baçador, excelente estado. Su-per oferta! Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

CORSA sedan, VHC, pla-ca A, ano 2002, cor prata. Ent.+parc. R$ 339,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

KADET SL, 93, verde, ál-cool. R$ 6.600,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

KADET SL, 95, cinza, ga-solina. R$ 7.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

MONZA SL, 91, preto. R$5.600,00. Fone: 3604-6258 - Fa-zenda Automóveis.

MONZA SL, 92, cinza,com dh, gasolina. R$ 6.600,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

VECTRA elegance 2.0,flex, completo, ar Digital,roda de liga 16, air bag du-plo, ABS, sensor chuva, pi-lotoautom., comp.bordo, ano2009 na cor prata. Ent.+ par-celas R$ 698,00 fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

PROMOÇÃO DEPARABRISA

Várias marcas, a

partir de R$ 199,00,

colocado.

Auto Peças Nações.

Fone: 3627-5218

Loja de automóveis na Fazenda Rio Grande,com instalação completa, computador,

telefones, móveis, placas, alarme, em ótimalocalização. Mais informações pelo telefone:

9971-3056

VENDOVENDOVENDOVENDOVENDO

ELIAUTO VEÍCULOS ESTÁ

COMPRANDO.

PAGAMENTO À VISTA.

Page 12: Edição 229

Classificados12 www.asemananews.com.brA SEMANA News20 a 26 de abril de 2012

VECTRA elegance, com-pleto, top, placa A, estado de 0 km.Veículo de procedência. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

VECTRA Elite, completo,teto solar, automático, bancos decouro, computador de bordo, abs.Rodas de liga, cd play, ano 2010na cor preta. Financia em 60x fi-xas. SEM NADA DE ENTRA-DA. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br.

GOL 1.0 flex 4p vermelho06/07, vte, limp/desemb trasei-ro, pneus em ótimo estado, ma-nual, placa A, baixa km rodado.Entrada + 60x. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

GOL 2001 8v, cinza, gaso-lina, super oferta! Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

GOL 2002 cinza 4p, arquente limpdesemb, dh, placaA. Excelente estado! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

GOL CL, 94, branco, ga-solina. R$ 7.300,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL CL, 97, 1.0, branco, ga-solina. R$ 9.000,00 Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL CL, 97, 1.0, verde, ga-solina. R$ 9.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL G4 4p 2006, branco,carro em excelente estado. Su-per oferta! Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

GOL GIV 1.0, 07/08, 8v 4ptas, cor preta, flex, alarme, aq,ldt, dh, insulfilme, rLL, trio elétri-co. Entrada + 60 parcelas de R$529,00. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOL GL, 94, 1.8, álcool,preto. R$ 9.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL MI, 96, 1.0, dh, ve,prata. R$ 10.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL Special 2004, branco,excelente estado. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

GOL trend 2008, vidroselétricos, limp/desemb traseiro,veículo de procedência. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

GOL trend G4, flex, 4 portas,completo, ano 2009 na cor prata.Ent.+ parc. R$ 398,00 fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

GOLF 1.6, MI, 2001, corpreta, 4 ptas, completo. Entrada+ 60X. Fone 3604-4824 - 3604-0757. RP Auto Center.

GOLF Flash 1.6, 2006, corpreta, flex, completo com couro erLL, aro 16, alarme, ac, aq, ldt, dh,Insulfilme, Trava e Trio elétrico,manual. Entrada + 60 parcelas deR$ 599,00. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

GOLF GL, 95, 1.8, com dhe roda de liga leve, verde. R$10.500,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

GOLF GL, 95, 1.8, verme-lho, com rodas de liga leve. R$10.200,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

GOLF GLX 2.0 Automatico1998/1998, ac, dh, vte, rodas de liga.Entrada + 48x. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

GOLF, 2000, 2.0, comple-to + teto, rll, prata. R$ 20.000,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

POLO sedan, 1.6, comple-to, ano 2004, cor preta.Ent.+parc. R$ 459,00 fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

AUDI 1.8 aspirado, comple-to + airbag duplo, abs, roda de liga,Placa A, ano 2004 na cor cinza.Ent. + parc. R$ 598,00 fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CLIO sedan 1.6, 16v, RN,completo, ano 2001 na cor pra-ta. Financia em 48x fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CLIO sedan Autentique, 1.0,flex 2006/2007, cor verde, arquente, desembaçador traseiro,calotas, placa A. Entrada + 60x.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

MERCEDES Benz 300 SE di-esel 4 cc, ano 1978. Aceito seu carrona troca. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br.

PEUGEOT 307, sedan pre-sence, 1.6, 07/08, 4 ptas, corpreta, flex, Completo, Alarme, AC,A Qte, DH, Insulfilme, Rodas LL,Trava e Trio elétrico, Air bag, Pa-rachoque personalizado. Entra-da + 60x. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

TWINGO 1.0, 2P, 2001/2001, cor Preta, ac, vte, insul-film, radio cd. Entrada + 48x.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FIORINO, 94, branca, ga-solina. R$ 9.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

MONTANA conquest , pra-ta, completa, placa A, excelenteestado de conservação, veículode procedência. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

PEUGEOT PARTNER 1.6dh,trava elétrica.placa A, ano 2008cor branca. Financia SEM ENTRA-DA 60x. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br.

SAVEIRO G4 1.6, flex, ca-pota marítima, travas elet. Prot.Caçamba isulfilme, rodas aro15, ano 2009 na cor branca. Fi-nancia em 60x. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

REVISTARIA PIONEIROS

Temos Apostila da Caixa Econô-mica Federal, conforme novoEdital 2012. Informações tel:3627-2334.

VENDO Franquia de ócu-los em local de grande circula-ção. Excelente oportunidade elucratividade! Valor R$30.000,00 com estoque. Ligarpara 9980 7171

VAGA CÓDIGO SEXOATENDENTE/BALCONISTA 12-0087 (Masc)ATENDENTE/BALCONISTA 12-0082 (Masc)AUX. DE AÇOGUEIRO 12-0054 (Masc)BALANCEIRO 11-0256 (Masc)COSTUREIRA 12-0074 (Fem)EMPREGADA DOMESTICA 12-0058 (Fem)ENCARREGADO DE INJETORA 12-0032 (Masc)ESTAGIO ADMINISTRAÇÃO 12-0084 (Fem)ESTÁGIO AUTO CAD 12-0056 (Masc)ESTÁGIO MAGISTÉRIO 12-0061 (Fem)ESTÁGIO MAGISTÉRIO/PEDAGOGIA 12-0077 (Fem)ESTAGIO SECRETARIADO 12-0083 (Fem)ESTOQUISTA 3º TURNO 12-0068 (Masc)FATURISTA 12-0021 (Masc)GARÇON / ATENDENTE 12-0070 (Masc)MECÂNICO AUTOMOTIVO 12-0085 (Masc)MECÂNICO DIESEL 12-0086 (Masc)MECANICO DE MOTOS 12-0020 (Masc)MOTORISTA 12-0060 (Masc)PROFESSOR DE INGLÊS 12-0072 (Masc)SALGADEIRA 12-0073 (Fem)VENDEDOR CORPORATIVO 12-0044 (Fem)

Interessados encaminhar currículo [email protected] ou levar pessoalmente na FAZ RH -

Rua Cesar Carelli, 90 - Fone: (41) 3627-4759

Interessados comparecer na Agência do Trabalhador de FRG - RuaCedro, 343 das 8h as 12h - 13h as 17h munidos de documentos

VAGA CÓDIGO SEXOAJUDANTE DE CARGA E DESCARGA 662447 MASALMOXARIFE 649883 MASARMADOR DE FERRO 613299 MASARMADOR DE FERRO 692901 MASAUXILIAR DE ALMOXARIFADO 617847 MASAUXILIAR DE ALMOXARIFE 682014 MASAUXILIAR DE DEPÓSITO 621994 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 631557 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 640120 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 656806 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 682235 MASAZULEJISTA 650854 MASCARPINTEIRO 613424 MASCARPINTEIRO DE CARROCERIAS 689741 MASCARPINTEIRO DE FORMA 662214 MASCONTROLADOR DE QUALIDADE 642114 MASELETRICISTA 621013 MASELETRICISTA 631944 MASINSTALADOR DE SOM E ACESSÓRIOS PARA VEÍCULOS 663208MASMARCENEIRO 649094 MASMECÂNICO MONTADOR 679238 MASMONTADOR DE ESTRUTURAS METÁLICAS615454 MASMOTORISTA CAMINHÃO TURCK 662771 MASMOTORISTA DE CAMINHÃO 682235 MASMOTORISTA DE CAMINHÃO 690778 MASMOTORISTA DE CAMINHÃO – HAB (D) 618331 MASOPERADOR DE INJETORA 677584 MASOPERADOR DE JATO DE GRANALHA 365014 MASOPERADOR DE MÁQUINA 675430 MASPEDREIRO 613381 MASPINTOR DE METAIS 614034 MASPINTOR INDUSTRIAL 647596 MASPORTEIRO 617443 MASSERVENTE 615949 MASSERVENTE DE PEDREIRO 691608 MASSOLDADOR MIG 689413 MASTECNICO ANALISTA DE PCP 631970 MASTÉCNICO EM EDIFICAÇÕES 692822 MASTORNEIRO FERRAMENTEIRO 683207 MASVENDEDOR INTERNO 664078 MASVENDEDOR PRACISTA 656717 MASATENDENTE DE BALCÃO 647705 FEMAUXILIAR DE PESSOAL 662001 FEMCAIXA 664184 FEMCAMAREIRA 682992 FEMCHAPISTA DE LANCHONETE 647784 FEMCOSTUREIRA 648242 FEMCOZINHEIRA 677894 FEMGERENTES DE VENDAS 665705 FEMSALGADEIRA 665805 FEMVENDEDOR INTERNO 647390 FEMAUXILIAR DE COZINHA 682696 INDFAUXILIAR DE DEPARTAMENTO PESSOAL 656536 INDFAUXILIAR DE DEPÓSITO 669904 INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 651237 INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 656464 INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 673175 INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 682117 INDFAUXILIAR FINANCEIRO 656568 INDFCOZINHEIRA 662089 INDFCOZINHEIRA 682567 INDFELETRICISTA 655861 INDFENCARREGADO DE PRODUÇÃO 656938 INDFMECÂNICO MONTADOR 626248 INDFPROMOTOR DE VENDAS 666015 INDFREASTREADOR DE SATELITE 683735 INDF

SAVEIRO G5 1.6 flex. alarme,vidro e trava elétrica, ar quente, janelabasculante, protetor de caçamba,capota marítima, isulfilme e cd player,placa A, ano 2011. Financia 60x.Eliauto Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

SAVEIRO, 99, 1.6, gasoli-na. R$ 13.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

STRADA 1.4 Fire flex. mo-delo Celebration, cabine simples,capota marítima, rodas de liga,isulfilme, placa A ano 2008. Ent.+Parcelas R$ 498,00 fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CG 150 Titan ES, 06/06,COR vermelha, gasolina,Moto em ótimo estado de con-servação, placa A, partida elé-trica. Entrada de R$ 1.500,00+ 48 parcelas de R$ 144,00.Fone: 3604-2428 Rialewww.rialeveiculos.com.br

HONDA CBX 200, ano 01,

preta. R$ 3.700,00. Naza MotoFone 3627-6868.

HONDA CG 125, 2007,preta. R$ 3.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

HONDA CG 150, 2004,preta. R$ 3.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

HONDA TWISTER, 2007,Amarela. Parc. R$ 349,00 fixas.Eliauto Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

YAMAHA XTZ, 2007,azul. R$ 4.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

RENOVA AUTOCENTER CONTRATAURGENTE: Mecânico e geometrista com experiência.

Interessados enviar currículo para [email protected] ligar para (41) 3604-0076.

CSR SUPLEMENTOS DE INFORMÁTICA -CNPJ 04124391/0001-07, INFORMA EXTRAVIO DE2 BLOCOS DE NOTA N° DE 1 A 100, SÉRIE F.ESTES BLOCOS NÃO TEM MAIS VALIDADE FIS-CAL, ESTÃO VENCIDOS. INFORMAÇÕES - 3604-3176.

EXTRAVIO DE NOTAS

PRECISA-SE DE VENDEDORApara trabalhar em quiosque

de óculos na Fazenda RioGrande. Interessadas ligar

para 3076-6800 ou 9980-7171

Page 13: Edição 229

Classificados 11www.asemananews.com.brA SEMANA News

17 a 23 de fevereiro de 2012Classificados 13www.asemananews.com.brA SEMANA News

25 de janeiro a 02 de fevereiro de 2012

Page 14: Edição 229

Classificados14 www.asemananews.com.brA SEMANA News20 a 26 de abril de 2012

Page 15: Edição 229

Classificados 15www.asemananews.com.brA SEMANA News

20 a 26 de abril de 2012

Creci J4721. Fone: 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

RUA TRIDI, 123 - Gralha Azul.R$ 480,00. 2 quartos, sala, cozinha,banheiro e área de serviço. Em con-domínio fechado. IMÓVEIS CON-SULT Creci J4721. Fone 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

CASA de 140m2, com 03 quar-tos sendo uma suíte, sala, cozinha,área de serviço, garagem em umamplo terreno. R$ 800,00 mais taxa.IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA -creci 1564 - J. Fone 3627-1002.www.panakol.com.br

IMÓVEL COMERCIAL

EUCALIPTOS, Rua Vinheiro n° 115,Barracão 01 contendo vão livre e pé direitocom 5m Valor 3.300,00. Creci J - 747. AWIMÓVEIS - www.awimoveis.com.br. Fone(41) 3608-1160

BARRACÃO 02 Rua Vinheiro, n°115, contendo vão livre, 02 banheiros, pédireito com 5m e piso reforçado para carre-ta. Valor: R$ 2.500,00. Creci J - 747. AWIMÓVEIS - www.awimoveis.com.br.Fone (41) 3608-1160

LOJA - Rua França, n° 503, com120m2, contendo 2 banheiros, depósi-tos e estacionamento. Valor do aluguelR$ 1.200,00. Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br. Fone(41) 3608-1160

LOJA - Av. Paraguai, n° 511, com80m2, contém 2 banheiros. Valor do alu-guel R$ 700,00. Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br. Fone(41) 3608-1160

IMÓVEL RESIDENCIAL

CASA - Rua Castanheira, n°289, 70m2 em alvenaria, com 02dormitórios, cozinha, banheiro, áreade serviço e 02 vagas para carro.Valor do aluguel R$ 570,00. Creci J- 747. AW IMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone (41)3608-1160

EUCALIPTOS Rua: Equadorn°394 Sobrado 02 (3 dorm, sendo 1suíte, sala, cozinha, banheiro, lava-bo, area de serviço com churras-queira, depósito e garagem. Valor:R$ 900,00. Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br.Fone (41) 3608-1160

APARTAMENTO - Av. dasAraucárias esquina com Tv. Caviu-va, 60, com 125m2, em alvenaria,03 dormitórios, cozinha, copa, ba-nheiro e garagem. Valor do aluguelR$ 1.300,00. Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br.Fone (41) 3608-1160

CASA – R. Nogueira, nº 694Eucaliptos R$ 480,00. 2 quartos, sala,cozinha, banheiro e área de serviço.IMOVÉIS CONSULT Creci J4721.Fone: 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

CASA – R. Cerejeira, 377 Eu-caliptos, 2 quartos, sala, cozinha,banheiro, e área de serviço. Em con-domínio fechado, com portaria 24ho-ras. R$ 585,00 já incluso valor docondomínio. IMOVÉIS CONSULT

SALA - Rua Cezar Carelli, n°320, com 50m2 em pavimento superi-or. Valor do aluguel R$ 500,00. Creci J- 747. AW IMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone (41)3608-1160

SALA Comercial com ótima lo-calização na Rua Macedônia, 137,68,00m2. Próximo a prefeitura. R$720,00. IMÓVEIS CONSULT CreciJ4721. Fone 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

SALA Comercial com ótima lo-calização na Av. Portugal. Esquinacom Supermercado Boza. Com63,64m2. R$ 1.420,00. IMÓVEISCONSULT Creci J4721. Fone 3604-7878. www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 03 Quar-tos - 54,00m2 - Bairro IGUAÇÚ -"AVERBADA", próximo a RAIA eótimo espaço de terreno nos fundos.R$ 104.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS).IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02Quartos - 42,65m2 - Bairro ESTA-DOS - "AVERBADA", próximo aBR 116, linhas de ônibus, Super-mercado. R$ 85.000,00 Quitada ouEnt. + Financ. CAIXA (Use seuFGTS). IMÓVEIS CONSULT -3604-7878 / 9986-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria, comlaje - 02 Quartos - 50,00m2 - Bair-ro IGUAÇU - "AVERBADAS",próximo ao Supermercado MAY.R$ 97.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02 Quar-tos, - 51,50m2 - Bairro NAÇÕES -"AVERBADAS", ótimo acabamen-to. R$ 99.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02 Quar-tos - 48,90m2 - Bairro JARDIM VE-NEZA - "AVERBADA". R$ 89.000,00Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). "MINHA CASA, MI-NHA VIDA". IMÓVEIS CONSULT- 3604-7878 / 9986-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02Quartos, - 51,70m2 - Bairro IGUA-ÇÚ - "AVERBADA", próximo aoSUPERMERCADO BOZA. R$94.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Sobrado - 03 Quartos -66,00m2 - Bairro GRALHA AZUL,

Av. Portugal - "AVERBADA", pró-ximo ao Supermercados BOZA eESTRELA. R$ 142.500,00 Quitadaou Ent. + Financ. CAIXA (Use seuFGTS). IMÓVEIS CONSULT -3604-7878 / 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria, com LAJE- 03 Quartos - 58,00m2 - Bairro NA-ÇÕES - "AVERBADAS", próximo aoSupermercado RIBEIRO. R$ 105.000,00Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). "MINHA CASA, MINHAVIDA". IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02Quartos - 61,70m2 - Bairro EU-CALIPTOS - "AVERBADAS",próximo a AVENIDA BRASIL. R$140.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS).IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casa de 01 quarto 50m no Igua-çu 2, próximo a Fortefarma, Rua RioParanapanema com a Rio Piquiri.R$ 85.000,00. IMOBILIÁRIA PA-NAKOL LTDA - Creci 1564 - J. Fone3627-1002. www.panakol.com.br

Casa de 56m, com 2 quartos,na Rua Rio Piquiri ao lado da Fortefar-ma. R$ 100.000,00. IMOBILIÁRIAPANAKOL LTDA - creci 1564 - J.Fone 3627-1002.www.panakol.com.br

Casa na Rua Rio Amazonas noIguaçu, com 56m, sendo 2 quartos.

Próximo a Panificadora Cantinho doPão. R$ 90.000,00. IMOBILIÁRIAPANAKOL LTDA - creci 1564 - J.Fone 3627-1002.www.panakol.com.br

Casa com 55m, sendo 2 quar-tos, na Rua Polonia, bairro Nações2. R$ 110.000,00. IMOBILIÁRIA PA-NAKOL LTDA - creci 1564 - J. Fone3627-1002. www.panakol.com.br

RESIDENCIAL GRALHAAZUL - Casa com 50 m², 2 dorm.,sala, coz, bwc, área de serviço e ga-ragem, próx. Supermercados Boza.Utilize se FGTS-PLANO MINHACASA MINHA VIDA. Casas a partirde R$90.000,00. Imobiliária PanakolLTDA - CRECI 1564-J- FONE: 3627-1002 -www.panakol.com.br

NAÇÕES - RESIDENCIALNOVA ERA - Casa com 50,00,00m2,02 dormitorios, sala,coz + área deserviço externa, BWC, excelente lo-calização. Pequena entrada, utilizeseu FGTS - PLANO MINHA CASAMINHA VIDA - R$90.000,00. IMO-BILIARIA PANAKOL LTDA - CRE-CI-1564-J - Fone: 3627-1002 -www.panakol.com.br-

CONDOMÍNIO CENTRALPARK, bairro Nações, casascom 38m2 sendo 02 dorm,sala,coz., bwc,área de serv.ProjetoMinha Casa Minha Vidaa partir de 82.000,00, sinal500,00. Faça sua Reserva, dis-ponibilidade limitada. MMDInc.Part.Ltda. Fone 3627-2037.creci J 0158

Page 16: Edição 229

Segurança16 www.asemananews.com.brA SEMANA News20 a 26 de abril de 2012

Trio é preso pela PMcom R$ 1 mil em notas falsas

Morre atropelado aoatravessar a BR-116 acaminho do trabalho

Uma quadrilha que uti-lizava notas de R$ 100,00falsas para fazer comprasno comércio de FazendaRio Grande foi presa no fi-nal da tarde da última ter-ça-feira (17) pela PolíciaMilitar. Numa abordagem aum Palio branco, no cen-tro da cidade, a polícia en-controu Wellington Emer-son, Emanulle Mara Ferrei-ra e Luciano Monteiro dosSantos.

Com o trio havia emtorno de R$ 1 mil em no-tas falsas. Emanuelle ain-da tentou se livrar de al-gumas cifras, usando o fi-lho de um ano: ela pediupara entregar a criança aomarido e neste meio tem-po tentou dispensar algu-mas notas. Entretanto, aação foi frustrada por Po-liciais Militares do 17° Ba-talhão. O trio responderápor estelionato.

Sidnei, o menor e Agenor, presos com cinco quilos de maconha

Foto

: B

arbo

sa J

r

O pedreiro Isael Ro-drigues, 39 anos, fazia ocaminho que segue todosos dias para ir ao trabalho.Ele morava no JardimTupi, em Araucária e aobra onde estava prestan-do serviços fica no bairroCampo Comprido, em Cu-ritiba. Por volta das 6 ho-ras ele desceu do ônibusna BR-116, no trecho en-tre Curitiba e Fazenda RioGrande, e ao atravessar arodovia onde pegaria umaVan da empresa do outro

Dois elementos forampresos pela Polícia Militarde Fazenda Rio Grande emum posto de combustívelda BR-116 no momento emque negociavam drogas. Oacusado de comandar umponto de tráfico na cidadeda Lapa, tinha "clientes" nomunicípio fazendense e sedeu mal desta vez ao serflagrado por policiais mili-tares. Um menor tambémfoi apreendido na operação.A PM chegou aos elemen-tos por meio de denúnciasno 181, que é o telefone donarcotráfico.

Agenor Sampaio, 32anos, era, de acordo coma Polícia Militar, responsá-vel por ações criminosas nacidade da Lapa e mantinhanegociações em FazendaRio Grande com Sidnei An-gelo Neto, de 35 anos. "Re-cebemos a denúncia pelo181 e vínhamos trabalhan-do no sentido de localizaros elementos. Na noite dehoje (segunda, 16) obtive-mos êxito e encontramos ostrês em um posto de com-bustível. Além de Agenor eSidnei foi apreendido o me-nor D. de 17 anos. Com o

PM de Fazenda Rio Grande tira decirculação suspeito de comandar tráfico

trio, a polícia apreendeu 5quilos de maconha.

O tenente Razera, do17° Batalhão, destacou aimportância das denúnciasanônimas para a prisão dosdois suspeitos. "Queremosque a população use o tele-fone 181 e denuncie ondeestão traficantes, crimino-sos, enfim pessoas que pra-ticam crimes não só emFazenda Rio Grande, comoem todas as cidades da re-gião. Esse tipo de delação

é de extrema importância,pois nos leva a prender ele-mentos perigosos e que re-presentam perigo para a po-pulação", sugere Razera,afirmando que o nome dosdenunciantes são preserva-dos. "O atendente do 181nem pergunta o nome dodenunciante", completa ooficial.

O tenente Razera con-firmou que Agenor, vulgoQueixinho, era considera-do chefe do tráfico na

Lapa. "Ele fazia bastantemovimentação com dro-gas. Segundo nossos co-legas do serviço reserva-do, já tinha ameaçado po-liciais. Agora está atrásdas grades", disse o co-mandante da PM de Fa-zenda Rio Grande. Osdois maiores foram leva-dos para a Delegacia deFazenda Rio Grande. Oadolescente foi encami-nhado para a Delegaciaresponsável na capital.

Notas falsas apreendidas pela Polícia Militar

O trecho próximo aokm 167 da BR- 116, emQuitandinha, foi liberado às15h45 após ficar interdita-do durante a manhã da úl-tima segunda-feira (16).Um acidente com um ca-minhão carregado com to-ras paralisou o trânsito nosdois sentidos por quasequatro horas.

O caminhão com re-boque tombou na cabecei-ra da ponte do Rio da Vár-zea por volta das 11h50 dasegunda-feira (16), quan-do seguia no sentido RioNegro - Curitiba. A polícianão soube informar os mo-

Caminhão capota na regiãode Quitandinha e interdita BR-116

Foto

: Jo

ão

Pa

ulo tivos do acidente. Dois pe-

destres que estavam pas-sando pelo local na horaem que a carreta tombouforam atingidos. Um delesse feriu gravemente e foisocorrido pelo helicópte-ro da Polícia RodoviáriaFederal (PRF) e levadoao Hospital Angelina Ca-ron, em Campina Gran-de do Sul. O outro pe-destre foi levado ao Hos-pital do Trabalhador, emCuritiba. O motorista docaminhão recebeu feri-mentos generalizados efoi atendido em um hos-pital da região.Madeiras ficaram espalhadas pelo asfalto após o acidente

Perto da meia noite daúltima terça-feira (17), umhomem acabou sendo ba-leado em uma rua do Bair-ro Gralha Azul e, devido aoestado grave, foi transpor-tado pelo SIATE ao Hospi-tal do Trabalhador em Cu-ritiba, onde ficou interna-do em estado grave. "Elefoi atingido em órgãos vi-tais importantes e seu es-tado é grave", comentouum membro do SIATE.

A polícia esteve no lo-cal e levantou poucas infor-

Homem é baleado noGralha Azul e internado em

hospital de Curitibamações, já que nenhummorador presenciou o fato.A única coisa que se sabe éque Rodrigo da Silva Perei-ra, 31 anos, caminhavapela Rua Pardais, quandosofreu o ataque. Uma pes-soa que passou pelo localminutos depois encontrouo homem agonizando echamou o SIATE. A polí-cia civil de Fazenda RioGrande espera o restabele-cimento de Rodrigo paralevantar o que motivou atentativa de homicídio.

Dois homens foramatropelados por volta das20 horas do último sábado(14) em frente à FazTrans,autarquia que cuida do trân-sito em Fazenda Rio Gran-de. As vítimas receberamferimentos graves e preci-saram ser removidas peloSIATE ao Hospital do Tra-balhador em Curitiba.

De acordo com o bo-letim do Corpo de Bombei-ros, Alberto Almeida, 34

Homens são atropeladosem frente à FazTrans

anos e Wilson Medeiros, 46anos, cruzavam a Rua Ve-nezuela, em frente à Fa-zTrans, momento em queforam colhidos pelo Corsa,placa AKJ-5649, conduzi-do por Gisele de Lima Ra-mos. Um Guarda Munici-pal, que estava de plantão,acionou o SIATE, que apósos primeiros socorros nolocal, transportou as víti-mas para o Hospital do Tra-balhador.

lado para seguir até a obra,acabou sendo atropeladopor um caminhão. Rodri-gues morreu na hora e ocaminhoneiro não parou.Uma ambulância da con-cessionária que administraa rodovia foi até o local,mas nada podia ser feito.O caminhoneiro, que se-guia sentido Santa Catari-na, só parou no posto daPRF (Polícia RodoviáriaFederal) em Mandirituba einformou que fora o respon-sável pelo atropelamento.

O pedreiro Isael Rodrigues morreu na hora

Page 17: Edição 229

Segurança 17www.asemananews.com.brA SEMANA News

20 a 26 de abril de 2012

Cerca de 550 policiaismilitares vão reforçar a se-gurança ao redor e dentrodo estádio Couto Pereira,em Curitiba, para o Atleti-ba que será realizado às 16horas do domingo (22).Policiais vão ficar tambémem outros pontos estraté-gicos da cidade, como nasproximidades de terminaise estações-tubo. Haverábloqueio de ruas no entor-no do estádio e controle deacesso à região.

O plano de segurançafoi apresentado na últimaquarta-feira (18), durantereunião no Quartel do Co-mando Geral. A reuniãocontou com representantesdo Coritiba e do Atlético, doMinistério Público, da Fe-deração Paranaense de Fu-tebol, Polícia Civil, inte-grantes das torcidas orga-nizadas e outros órgãos di-reta ou indiretamente en-volvidos com o Atletiba.

Também ficou defini-do que, a exemplo do queocorreu no Atletiba anteri-or, o jogo deste domingoterá torcida única no está-dio- desta vez, a do Coriti-

Apesar de torcida única, PMreforça segurança para o Atletiba

ba. "É uma decisão pruden-te neste momento, tendoem conta que somente atorcida do Atlético assistiuà partida anterior", avaliouo tenente-coronel NelsonArgentino Soares Júnior,comandante do Batalhão dePronto Emprego (BEPE),que atuará no domingo jun-to com as demais unidadesda PM em Curitiba. "A tor-

cida única facilita o traba-lho, mas a Polícia Militarestá preparada para ofere-cer segurança ao torcedore à população em qualquersituação", afirmou.

Aspectos como entra-da e saída das torcidas, es-colta e acesso dos mora-dores também foram trata-dos na reunião. O plano desegurança será aplicado a

partir de uma hora antes daabertura dos portões do es-tádio, com bloqueios e fis-calizações.

Haverá controle de aces-so ao estádio e imediações.Apenas moradores e as pes-soas que apresentaram in-gressos para o jogo serãoautorizados a ingressar noperímetro a ser traçado pelaPM no entorno do estádio.

Reunião contou com representantes dos clubes, do MP, da FPF e do comando da PM

A partir da próxima se-gunda-feira (23) , motoris-tas de todo o Paraná quetiveram a carteira de habi-litação suspensa poderãomontar a própria grade deaulas do Curso de Recicla-gem de Condutores Infra-tores. O sistema modular -que já estava disponível emCuritiba desde novembro -permite que o usuário des-marque e remarque disci-plinas separadamente, nasdatas mais adequadas aosseus compromissos.

Nesta quinta-feira (18),em Foz do Iguaçu, 73 ins-trutores do Departamentode Trânsito do Paraná (De-tran), de todas as regiões doEstado, estão reunidos paraaprender mais sobre asmudanças no sistema e ocontrole biométrico de pre-sença, que verifica de for-ma informatizada a impres-são digital dos alunos nasturmas de reciclagem. O sis-tema foi desenvolvido peloDetran, em conjunto coma Companhia Paranaensede Informática (Celepar).

"Nosso papel é maisque formar pessoas no cur-so de reciclagem. Temosque educar e conscientizaresses condutores buscan-do reduzir os indicadoresde acidentes de trânsito",disse o diretor-geral doDetran, Marcos Traad.

Motoristas paranaenses podem montar grade de aulano Curso de Reciclagem de Condutores Infratores

Sistema permite que o usuáriodesmarque e remarque disciplinas separadamente

Em Curitiba, as aulasem módulos estão disponí-veis desde novembro,como projeto-piloto, eatenderam cerca de 7 milpessoas. Para que o siste-ma entrasse em funciona-mento também no interiorforam feitas alterações emelhorias apontadas pelospróprios usuários.

Nas demais cidades doParaná, até agora a capa-

citação de 30 horas só po-dia ser feita em blocos fe-chados, em dias seguidos,sem interrupção. A partir deagora será possível agen-dar as aulas em blocos,logo que o motorista en-trega a CNH ao Detran, e,caso haja necessidade,marcar e remarcar aulasseparadamente, por maté-rias, sem o pagamento denova taxa.

12 horas/aulaSegundo o coordena-

dor de Educação para oTrânsito do Detran, JuanRamon Soto Franco, nãohaverá prazo-limite para aconclusão do curso, masmanteve-se a possibilidadede finalizá-lo em três dias."Uma pessoa que participedo curso apenas uma vezpor semana concluirá o pro-cesso em 30 dias, prazomínimo de suspensão daCNH. Quem tem mais pres-sa pode participar das aulasde fim de semana", disse.

Independentemente dotempo programado para ocurso, todos os motoristastêm de assistir a 12 horas/aula de Legislação de Trân-sito, oito horas/aula de Di-reção Defensiva, quatrohoras/aula de Noções dePrimeiros Socorros e seishoras/aula de Relaciona-mento Interpessoal.

A ousadia dos picha-dores parece não ter limi-te. O prédio giratório doEcoville (Suite Vollard)amanheceu todo pichadona última quinta-feira. Ospichadores conseguiramatingir os andarem maisaltos do prédio, localizadoem uma das áreas maisnobres de Curitiba e em-porcalharam o local com

Picha e posta na rede socialsuas marcas que audacio-samente foram postadas noFacebook. A página ficou noar até o meio-dia da últimaquinta-feira e então, foi re-tirada do ar em seguida..

O perfil Thcapertamai-sum Zonaoestecwb, do Fa-cebook dizia que a missãoestava cumprida." Prédio nazona Oeste curitibana, 6 li-tros de tinta foi pouco no

Pico. 1º prédio giratório domundo. Salve os mano(sic) q tava na missão,Hemp, Aperta +1, CYe,12ABA, Your e Mac. Sal-ve todos do movimento",postou o pichador na redesocial.

O delegado DemetriusGonzaga, da delegacia deCiber Crimes de Curitibainvestiga o caso.

Por volta das 6h30 damanhã da última quarta-fei-ra, um homem, sem iden-tificação foi encontradomorto na estrada do Pes-que Pague Peixe Dourado,em Campina Grande do

Mulher morre com golpesde pauladas em CuritibaA Polícia Militar aten-

deu na manhã da últimaquarta-feira um chamado deque uma mulher se encon-trava morta, nos fundos deum colégio, no bairro Pilar-zinho. Ao checar a informa-ção, os policiais se depara-

ram com o corpo de EdnaBeatriz dos Santos Silva, 32anos, morta com sinais deter recebido pauladas na ca-beça na Rua Guilherme Lu-nardon, no Jardim Kosmos.A Polícia Civil investiga aautoria do crime.

Homem é encontrado mortoem Campina Grande do Sul

Sul. O corpo do homem ti-nha marca de três disparosde arma de fogo e foi en-caminhado para o InstitutoMédico Legal, onde até ofechamento da edição, nãohavia sido identificado.

Um comerciante foipreso na última quinta-fei-ra minutos depois de con-fessar aos berros que eleque tinha matado o jovemLeandro Pereira, 23 anos,em seu estabelecimento. Ocrime aconteceu na madru-gada da última quinta-fei-ra(19), na rua Nossa Se-nhora dos Sagrado Coração,no bairro Pilarzinho, emCuritiba, dentro do bar doautor confesso, QuirinoChalegre dos Santos quedesferiu golpes de faca nopescoço e no peito de Le-andro que morreu na hora.

Quirino não se impor-tou com a presença dos po-

Comerciante confessaque matou cliente

liciais que foram atender aocorrência e alterado, gri-tava que havia cometido ocrime. "Não fugi porque araiva era imensa. Confes-sei que matei, mas estouarrependido do que fiz.São doze anos vivendo umclima de insegurança, ten-do que trabalhar de por-tas fechadas. Não sei oque aconteceu e o que melevou a tomar esta atitu-de", disse em entrevista àrádio Banda B, o comer-ciante que está recolhidono 10º DP.

A alegação de Quirinoé de que ele era ameaçadodiariamente pelo cliente.

A Guarda Municipal deAraucária (GMA) com oapoio da população conse-guiu recuperar duas motosfurtadas na última terça-fei-ra (17), as duas modelosCG. Ambas já foram entre-gues aos proprietários. AGMA recebeu uma ligaçãoavisando de uma atitudesuspeita e solicitando ave-riguação dos fatos. Che-gando no local, em frentea uma construção no cen-tro da cidade, uma equipedescaracterizada checou asituação e descobriu quehavia alerta de furto. Osguardas a paisana ficaramaguardando o suspeito equando ele foi voltou parabuscar o objeto, foi pego emflagrante e encaminhado atéa Delegacia de Polícia.

Com ele foi encontra-da outra moto, que estavacom a placa trocada, quetambém era resultado defurto. A segunda moto erado entregador de sushi,Moacir Chorobinski, de 32anos. Ele conta que suamoto foi furtada na terça-feira (17) em frente à umaloja que fica na rodovia dacidade e já tinha perdido asesperanças de encontrar.

"Estava desesperadoporque meu trabalho de-

Guarda Municipal de Araucáriarecupera duas motos furtadas

pende da moto. Acabei li-gando para o 153, telefoneda Guarda Municipal, faleida minha situação e deixeimeus dados lá. Ontem detarde eles me ligaram dizen-do que tinha uma moto quebatia com as característi-cas da minha, mas estavacom a placa trocada. Osadesivos da moto ajudaramna primeira identificaçãovisual", comenta.

A vítima aproveita paraagradecer o trabalho dosguardas e da comunidadeque chamou os profissionais."Eu ainda nem acredito queconsegui de volta a minhamoto, que é fonte do meusustento. Agradeço muito acomunidade que chamou osprofissionais e os própriosguardas que ajudaram a medevolver a moto", diz.

O guarda municipalJosé Carlos Brekailo Men-des recomenda que sempreque alguém perceber algu-ma atitude suspeita quechame a polícia pelo tele-fone 190 ou a GMA pelo153. "A população podeajudar na resolução de cri-mes. Se alguém presenciaralguma situação suspeita,peça ajuda. Você pode aju-dar alguém e também serajudado", finaliza.

Page 18: Edição 229

Agenda Cultural18 www.asemananews.com.brA SEMANA News20 a 26 de abril de 2012

ÁriesFalar menos e escutar mais deve ser seu lema nesta sema-

na, principalmente no trabalho. Ouça sua intuição e não conte seusplanos a pessoas que você não conhece bem. Corte as despesascom supérfluos e organize sua vida financeira. Momento favorávelpara começar a fazer um pé-de-meia.

TouroConvém finalizar suas tarefas pendentes para não receber

cobranças. Mantenha o foco em seu trabalho. Evite se envolverem assuntos que não lhe dizem respeito. Suas finanças merecematenção, procure se organizar para não ter surpresas desagradá-veis. Bom momento para adotar hábitos mais saudáveis.

GêmeosProcure ser mais flexível e trocar ideias com pessoas mais expe-

rientes. No trabalho, poderá se deparar com diferenças de opinião, man-tenha a calma e não se altere ao defender seu ponto de vista. Ótimomomento para fazer planos a longo prazo, mas guarde para si porenquanto. Procure descansar mais para recarregar suas energias.

CâncerEvite fazer julgamentos precipitados , a dica é fazer a política

da boa vizinhança. No trabalho, tome a iniciativa e não fique nadependência de terceiros para realizar as coisas. Apresente osprojetos à chefia com clareza e aproveite para fazer sugestões.Cuidado para não cometer excessos com a alimentação.

LeãoMuito cuidado com pessoas oportunistas, manter a discrição

será fundamental. Fique longe de fofocas para não se queimar notrabalho. Se quiser obter bons resultados, mantenho o foco em seusobjetivos. Saia mais, reveja amigos queridos e ofereça apoio aosparentes que precisarem de sua ajuda.

VirgemProcure finalizar pendências antes de começar uma nova tare-

fa. Viagens a trabalho estão favorecidas. Colegas podem decepcio-nar ao não cumprir com suas obrigações, mas não desanime, façaa sua parte e evite discussões. Bom momento para trocar ideiascom as pessoas ao seu redor, pode aprender bastante.

LibraFique ligado(a) nas oportunidades profissionais que podem apa-

recer, um pouco de ambição vai lhe fazer bem. Mantenha distânciade pessoas invejosas e fofoqueiras ou poderá ver seu nome envol-vido em boatos. Colabore com quem precisa de sua ajuda. Seprometeu algo, não arrume desculpas, cumpra a palavra.

EscorpiãoTerá que ter muito cuidado com promessas boas demais ou

poderá se decepcionar. Na área profissional, evite realizar tudode uma vez, fazer as coisas com calma será mais produtivo.Sua saúde merece atenção, evite se desgastar à toa. Uma via-gem vai lhe fazer bem, apenas tenha cuidado com os excessosalimentares.

SagitárioBom momento para praticar um esporte ou começar hábitos

mais saudáveis. No trabalho, faça mais e fale menos. Sua since-ridade pode ser mal interpretada no ambiente profissional. Mante-nha seus objetivos e não desanime quando algum contratempoocorrer. Dedique-se a um hobby ou algo que lhe dê prazer.

CapricórnioNão fique esperando as coisas acontecerem, tome a iniciativa e

não vai se arrepender. Poderá ter ajuda dos colegas em tarefas maiscomplexas. Ouça o conselho de pessoas mais experientes e use-ospara superar os obstáculos. Procure fazer alguma atividade em gru-po, vai se divertir bem mais.

AquárioAja com praticidade ao lidar com suas responsabilidades e

com quem trabalha. Fique longe de falsos amigos e não deixem queabusem da sua boa vontade. Tente agir com mais independência,mentalize pensamentos positivos e vá à luta em busca dos seussonhos. Alguém da família pode ajudar com um conselho.

PeixesTerá que dedicar-se mais à sua vida financeira ou pode ter proble-

mas depois. Procure economizar e cortas gastos desnecessários.No ambiente profissional, não espere cobranças, aja com determina-ção para cumprir com suas obrigações. Abra-se a novos conheci-mentos e a novas experiências.

Horóscopo

Cinema Estreia no Cinema

Xingu

American Pie:O Reencontro

Cinemark Shopping São JoséO Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida (Dub) – Sala 1 – 12:50 – 15:00Como Agarrar Meu Ex Namorado (Dub) – Sala 1 – 17:10 – 19:30– 21:40 – 23:50Jogos Vorazes – Sala 2 – 14:10Fúria de Titãs 2 – Sala 2 – 17:20 – 19:40 – 22:00American Pie: O Reencontro (Dub) – Sala 3 – 11:25 – 13:50 –16:30 – 19:00 – 21:30 – 00:00Espelho, Espelho Meu (Dub)- Sala 4 – 11:20 – 13:40 – 16:10 –18:35 – 21:00 – 23:25Os Vingadores 3D – Sala 5 – 23:55Titanic 3D – Sala 5 – 20:50Titanic 3D (Dub) – Sala 5 – 13:00 - 16:50

Cinesystem – Shopping CuritibaAmerican Pie: O Reencontro (Leg) – Sala 5 – 14:20 – 16:50 –19:20 – 21:50Como agarrar meu ex-namorado (Leg) – Sala 4 – 19:50 – 21:40Espelho, Espelho Meu (Dub) - Sala 3 – 15:00 – 17:20 – 19:30Fúria de Titãs 2 (Dub) – Sala 4 – 17:40Fúria de Titãs 2 3D (Dub) – Sala 6 – 14:10Heleno – Sala 1 – 14:00 – 16:30 – 19:00 – 21:30Jogos Vorazes (Leg) – Sala 3 – 21:40O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida (Dub) – Sala 4 – 14:00 - 15:50Raul Seixas – O Início, o Fim e o Meio – Sala 23 – 14:20 – 16:50 –19:20 – 21:50Titanic 3D – Sala 6 - (Dub) 16:10 – (Leg) 20:00

Cinesystem – Shopping Total12 Horas (Dub) – Sala 1 – 22:00A Perseguição (Leg) – Sala 5 – 14:20 – 16:50 – 19:20 – 21:55American Pie: O Reencontro (Dub) – Sala 4 – 14:10 – 16:40 –19:10 – 21:40Como agarrar meu ex-namorado (Dub) – Sala 3 – 16:30 – 19:00 – 21:20Espelho, Espelho Meu (Dub) - Sala 1 – 15:40 – 17:45 – 19:50Fúria de Titãs 2 (Dub) – Sala 3 – 14:00Fúria de Titãs 2 3D (Dub) – Sala 2 – 17:30 - 19:40 – 21:50O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida 3D (Dub) – Sala 2 – 13:40 - 15:35Xingu – Sala 1 – 13:30

Bem-vindo àreunião da Tur-ma de 1999 daEast Great FallsHigh. Na comé-dia American Pie:O Reencontro,todos os perso-nagens de Ame-rican Pie que co-nhecemos umpouco mais deuma década trásretornam parauma reunião docolégio. No fimde semana hámuito aguarda-do, eles vão des-cobrir o que mu-dou, quem não mudou e que o tempo e a distância nãosão capazes de destruir os laços da amizade.

Era verão de 1999 quando quatro rapazes do interiordo Michigan se lançaram na missão de perder a virginda-de. Nos anos seguintes, Jim e Michelle se casaram, en-quanto Kevin e Vicky disseram adeus. Oz e Heather sedistanciaram, mas Finch ainda cobiça a mãe de Stifler.Stifler continua o mesmo de sempre. Agora, esses ami-gos de longa data voltaram às origens, como adultos,para lembrar - e homenagear - os adolescentes hormo-nais que foram.

O Brasil descobre oBrasil. O cinema brasilei-ro está encontrando assuas raízes. Após o gran-de sucesso de Tropa deElite, que mostra a durarealidade das grandes ci-dades brasileiras, o cine-ma brasileiro volta para ointerior. A dura conquistade imensas terras para asua agricultura e o con-flito com os seus habitan-tes, os índios brasileiros.

O brasileiro não co-nhece a sua história, é aescola que não ensina. Ocinema está mudando essarealidade e mostrando aconstrução do Brasil. Sãoos heróis reais que cons-truíram o Brasil que ama-mos, não os fabricadospela propaganda política.

Xingu mostra a sagada conquista do interior.A disputa de terras férteispor parte dos fazendeirose luta pela sobrevivência

por partedos índios.Essa lutatem heróis.São os ir-mãos Vi-llas-Bôas;O r l a n d o ,Claudio eLeonardo,que deramoutro ca-minho paraa b s o r ç ã odos índiosbrasileirose criaram o Parque Naci-onal do Xingu.

O filme mostra o es-forço da integração degrandes áreas ao proces-so cultural brasileiro. Oslados positivos e negati-vos são mostrados. Comoé dura a construção nomundo real! Promessassão feitas e não cumpri-das. Atravessando muitasdificuldades os irmãos Vi-

l las-Bôasvão cons-truindo ummodelo deintegraçãoque usou oa m o rcomo fer-ramenta det r aba lho .Esse mo-delo é bembrasileiro,muito rarode encon-trar em ou-

tros países.Nos outros países da

América ele foi muitomais violento. Na Améri-ca Hispânica nunca ocor-reu à integração entre ocolonizador espanhol e osnativos americanos. Ocolonizador europeu fezuma grande miscigenaçãocom índio no Brasil. Nãosó os portugueses cruza-ram com as índias, como

também os franceses,provocando o nascimen-to de mestiços tipicamen-te brasileiros.

Nos Estados Unidos aordem era matar os índi-os. Muitos poucos índiossobreviveram aos ataquesdo exército. Até hoje elestentam transformar emheróis os assassinos ofi-ciais. São os filmes mos-trando a conquista do oes-te. O elemento coloniza-dor é o forte do exércitolutando contra os índios.

No Brasil os heróissão outros. Rondon, queera também mestiço, e osirmãos Villas-Bôas. É mui-to importante conhecer onosso processo de colo-nização. É muito diferen-te, ele é muito mais hu-mano. Até hoje ele foimuito pouco valorizado.

Xingu resgata a histó-ria que não é conhecidados brasileiros.

Page 19: Edição 229

Social 19www.asemananews.com.brA SEMANA News

20 a 26 de abril de 2012

De que serve ao homem

conquistar o mundo inteiro

se perder a alma?

Marcos 8:36

O Atacadão da BR possui inúmeras opções

para você vestir a sua família com qualidade, bom

gosto e preços incríveis, pois só quem fabrica pode

vender mais barato. Confira alguns dos modelos em

destaque da nossa coleção de inverno - 2012, que já

estão disponíveis e esperam por você.

Atacadão da BR agora também no varejo.

A homenagem de hoje do jornal A SEMANA é para Gustavo Fruet

que na última quinta-feira comemorou idade nova, sempre rodeado de muitos amigos. Parabéns!

Parabéns ao musico Doriko da Banda Tony Mathias que neste

domingo dia 22 estará comemorando mais um ano de vida.

Recebe a homenagem de toda sua família. Parabéns!

Um forte abraço ao amigos dojornal A SEMANA na rede

social Orkut pelo aniversário

Liria - 24 de abril

Catia Mara Oliveira

19 de abril

Miltinho Oliveira

20 de abril

Raquel - 22 de abril

AT AT AT AT ATAAAAACCCCCADÃO DADÃO DADÃO DADÃO DADÃO DA BRA BRA BRA BRA BR

O Atacadão da BR fica localizado

na BR 116, nº 13.057 (Linha Verde),

próximo ao Viaduto da Marechal

em Curitiba

Tel.: 3045-6515 / 3045-7515

Page 20: Edição 229

Política20 www.asemananews.com.brA SEMANA News20 a 26 de abril de 2012

Professor César Graça

Eleições 2012

Queda nos Juros

Obras de duplicação sobre a ponte do Rio Iguaçu,em Fazenda Rio Grande estão encaminhadas

A presidente Dilma está empenhada na queda da taxade juros. De um lado, está empenha na redução da taxade juros cobrada pelos bancos, de outro, espera que oBanco Central reduza ainda mais a taxa Selic, que hojeestá em 9% ao ano.

A causa de tanto empenho é a redução do crescimen-to do PIB (Produção Interna Bruta), que nos acumuladosdos últimos 12 meses está em 2% ao ano - muito abaixoda taxa desejada pelo governo, que é de pelo menos de5% ao ano.

O aumento da taxa de juros foi a ferramenta que oBanco Central aplicou no ano passado na nossa econo-mia para a redução da inflação, pois no ano de 2010 ogoverno federal fez grandes despesas para ganhar a elei-ção presidencial, o que acabou conseguindo, mas a umpreço da subida da inflação.

O que o governo não quer fazer é reduzir os seusgastos com as despesas correntes. Despesas com o fun-cionamento da máquina administrativa. Com essa estra-tégia o Brasil cresceu menos, ou seja, o governo estáfazendo tudo, menos o essencial. Cortar despesas.

Comparado com os países desenvolvidos o Brasil estámuito bem, pois lá a gastança foi muito maior. Os Esta-dos Unidos continuam com duas guerras no mundo: noIraque e no Alfagnistão, que geram grandes déficits nasua economia. A Europa ainda não cortou os gastos comauxílios sociais: aposentadorias e outros benefícios, e vainavegando de crise em crise.

Por outro lado, também não estamos estatizando asempresas estrangeiras, como a Argentina está fazendocom a indústria de petróleo no seu país, o que vai espan-tar o investimento estrangeiro e atrasar ainda mais o cres-cimento econômico da Argentina.

Em função de estarmos fazendo menos bobagens queos outros países, estamos melhores. O que não quer di-zer que estamos realizando todo o nosso potencial decrescimento. Está faltando um choque de eficiência namáquina administrativa do governo.

Essa reforma nenhum dos partidos políticos atuaisquer fazer, pois eles são os privilegiados do atual quadroeconômico. Ninguém gosta de cortar a própria carne.

O gasto com o Congresso Nacional é abusivo. Masnão é só o Congresso, as Assembléias e Câmaras tam-bém fazem gastos desnecessários. A Câmara de Vereado-res de Curitiba é um péssimo exemplo de mau uso dodinheiro público.

E todo o sistema político atual se protege, pois elessabem que caindo uma peça, todas as outras estão ame-açadas. Esse é o motivo de tanto empenho da nossa pre-sidenta atacar a taxa de juros. Os juros deveriam ser bemmais baixos, mas ela não faz o essencial, melhorar a ges-tão dos gastos públicos.

É preciso reformar o código dos funcionários públi-cos. É preciso reduzir os privilégios dessa classe de tra-balhadores e unificar os direitos e deveres de todos ostrabalhadores brasileiros.

Enquanto não aparecem políticos corajosos para darum salto de qualidade na administração pública, o Brasil as-siste essas batalhas menores que não passam de escaramu-ças. Fazem grande barulho, mas não decidem a guerra.

É nessa toada de meias medidas, que vamos indo.Tudo é feito pela metade. Nem tão mal que comprometaa situação atual, e nem tão bem quanto seria desejável. Ede forma vagarosa estamos construindo o nosso cresci-mento.

Essa batalha da taxa de juros é algo necessário, masnão é suficiente para um crescimento sustentável a longoprazo. O governo tenta vender como se fosse tudo debom. O que na realidade é só mais um tijolo na constru-ção de uma parede. Ele propositalmente esconde as açõesque não está fazendo e vai jogando a culpa em outrossetores da sociedade.

Hoje são os bancos privados, ontem era a políticaeconômica dos países desenvolvidos. Amanhã será umbode expiatório qualquer. É nesse cozinhar em banho-maria que o governo está levando. Vamos ver até queponto o povo se acomoda com a situação.

César Graça

No último fim de se-mana, a concessionáriaAutopista Planalto Sul rea-lizou o transporte de vigasna BR-116 para a execuçãode obras sobre a ponte doRio Iguaçu, na divisa entreCuritiba e Fazenda RioGrande. Os serviços estãoadiantados sobre a ponte erepresentam um marco ini-cial na efetiva duplicação darodovia iniciada, no trecho

urbano do município, naépoca em que o deputadoestadual Toninho Wands-cheer foi prefeito de Fazen-da Rio Grande.

O deputado lembra quenaquele período, conquis-tou para o município a im-plantação de uma segundavia na BR-116, bem comoa construção de uma trin-cheira e a iluminação darodovia.

A Justiça determinou obloqueio dos bens do ex-presidente da Câmara deCuritiba João Cláudio De-rosso, do ex-vereador Eh-den Abib e do servidor pú-blico João Leal de Matos(valores no quadro abaixo).A decisão, da juíza Patrí-cia de Almeida Gomes Ber-gonse, da 8ª Vara da Fa-zenda Pública, atende pe-dido liminar feito em açãoprotocolada no último dia10, pela Promotoria de Pro-teção ao Patrimônio Públi-co de Curitiba.

Na ação, o MP-PRpede a devolução aos co-fres públicos de R$ 2,5milhões, montante de di-nheiro público que teriasido gasto indevidamenteno pagamento de saláriosa funcionários "fantas-mas" do legislativo muni-cipal.

A Promotoria requer

Justiça bloqueia bens de Derosso

ainda a condenação de De-rosso, Ehden Abib e JoãoLeal de Matos por ato deimprobidade administrati-va. Esses pedidos, no en-tanto, ainda aguardam de-cisão de mérito.

Segundo os promoto-res de Justiça Paulo Oví-dio dos Santos Lima e Da-nielle Gonçalves Thomé,que assinam a ação, as in-vestigações revelaram acú-mulo de cargos públicos deservidores da Assembleia

Legislativa do Paraná e daCâmara Municipal de Cu-ritiba.

O MP-PR aponta queJoão Maria Vosilk, SuzanaSchriepietcz Rodrigues Pi-res, Wilson Schabatura eIara Rosane da Silva Ma-tos, que é esposa de JoãoLeal de Matos, tinham seusnomes utilizados para titu-larizar cargos no legislati-vo. No entanto, nunca te-riam trabalhado naquelepoder. Já o servidor públi-

co João Leal de Matos,além ocupar cargo efetivoda Assembleia Legislativa,foi nomeado para funçõescomissionadas de consul-tor das Comissões Perma-nentes na Câmara Munici-pal e de assistente parlamen-tar, no gabinete do ex-ve-reador Ehden Abib, irmãodo ex-diretor-geral da As-sembleia Abib Miguel (Bi-binho).

Além da aplicação dassanções por ato de impro-bidade administrativa, oMinistério Público levantouos valores que teriam sidodesviados com as nomea-ções dos "servidores fan-tasmas" e pediu à Justiça aindisponibilidade dos bensde Derosso, Ehden e Joãode Matos para garantir oressarcimento ao erário(conforme o quadro abai-xo), medida que foi agoradeferida:

RÉU VALOR RESSARCIMENTO VALOR INDISPONIBILIDADEJoão Cláudio Derosso R$ 545.680,35 R$ 1.637.041,05Ehden Abib R$ 2.182.525,29 R$ 6.547.575,87João Leal de Matos R$ 903.065,16 R$ 2.709.195,48

Ao mesmo tempo quea Justiça acatou ação doMinistério Público por con-tratações irregulares naCâmara Municipal, o MP-PR moveu nova ação con-tra Derosso por prática denepotismo. Na ação, o ór-gão pede a suspensão dosdireitos políticos do verea-dor por um período de trêsa cinco anos.

Segundo a Promotoriade Proteção ao PatrimônioPúblico, Noêmia QueirozGonçalves dos Santos foinomeada para o cargo de

Ex-presidente tenta se livrarde processo por acusação de nepotismo

assistente parlamentar dogabinete da presidência, porindicação de Derosso, emmaio de 2005, e exoneradaem dezembro de 2006. Foientão recontratada para ocargo de assistente técni-co às comissões, lotada naDiretoria de Apoio às Co-missões em janeiro de 2007e exonerada em dezembrode 2008. Por fim, foi no-meada em janeiro de 2009para o mesmo cargo de as-sistente técnico as comis-sões e exonerada em se-tembro de 2010.

Já Renata Queiroz Gon-çalves dos Santos foi con-tratada para o cargo de as-sistente técnico da presidên-cia em janeiro de 2011 eexonerada em fevereiro de2011, sendo sucessivamen-te contratada para o cargode consultor, lotada na Con-sultoria das Comissões eexonerada em abril de 2011.

A ação é assinada pe-los promotores de JustiçaDanielle Gonçalves Thomé,Paulo Ovídio dos SantosLima e Adriana VanessaRabelo Câmara.

DefesaEm entrevista à Rádio

Banda B, Derosso que temmantido distância da im-prensa se diz "injustiçado"por tudo que foi levantadocontra ele, comemora quea Justiça não teria acatadoa denúncia de nepotismo eainda se compara a Jesus."Eu sinto como se fossemais ou menos como há2000 anos, quando os sa-cerdotes do templo nãoqueriam uma pessoa dopovo", disse, a reportagemda Banda B.

Obras sobre a ponte do Rio Iguaçu,

na divisa entre Curitiba e Fazenda Rio Grande

Ex-vereador João Claudio Derosso

Page 21: Edição 229

Brasil 21www.asemananews.com.brA SEMANA News

20 a 26 de abril de 2012

Saltos de Produtividade na AgriculturaApesar da seca intensa

que atingiu, principalmen-te, a agricultura do sul dopaís, o Brasil vai produzirnesse ano a mesma quanti-dade de grãos que o anopassado, o que parece umgrande contrassenso. Nummomento de grandes difi-culdades, ainda assim aagricultura crescendo.

Agora ela está entran-do numa nova fase, a deum grande salto de produ-tividade na produção domilho. A diferença entre aprodutividade dos melhoresprodutores e a média brasi-leira é muito grande. Osmelhores produtores conse-guem até 12 mil quilos porhectare, ou seja, 200 sacasde 60 quilos. A média brasi-leira não alcança a metade.Na agricultura familiar aprodução é mais baixa ain-da, não é raro produçãoabaixo de 2 mil quilos.

Na soja essa diferençaé bem menor. Os melhoresagricultores conseguem 4mil quilos por hectare, ouseja, 65 sacas de 60 qui-los. A média brasileira estáem 3,2 mil quilos. Os avan-ços ocorrem, mas são mui-to mais lentos.

Além da possibilidadedo avanço, o milho, para osagricultores que usam todaa tecnologia disponível, émais rentável que a soja.Esse argumento faz toda a

diferença, o que tem levadoum grande número de agri-cultores a trocar a safra deverão de soja para o milho.

Esse movimento vaiaumentar muito a produçãobrasileira de grãos, pois omilho pode produzir trêsvezes mais que a soja, nummovimento que vai aproxi-mar o Brasil da estrutura deprodução dos Estados Uni-dos. Lá são produzidas 420milhões de toneladas demilho e 90 de soja.

No Brasil, até a safrapassada, a soja dominava.O milho era visto com umaboa alternativa para a pro-

dução da safrinha de verão,ou seja, a segunda safra,que é plantada após a co-lheita da soja.

O que está transfor-mando a nossa agriculturaé a tecnologia. A absorçãode novas ferramentas estáaumentando muito a produ-tividade e a rentabilidade.As novas sementes, gene-ticamente modificadas, sãomuito mais produtivas,mas não são somente assementes que contam. Ométodo de plantio, a épocacorreta e todas as técnicasde manejo.

O outro lado da ques-tão são os preços interna-cionais, que estão subindode forma jamais vista. É ademanda da China por co-mida. A melhoria do padrãode vida na China a leva acomprar grandes quantida-des de grãos no mercadomundial.

A nossa agriculturatem um grande potencial decrescimento com esse es-tímulo. Nos próximos cin-co anos vamos ver umagrande transformação. Ovolume de produção demilho aumentará muito e areceita gerada se aproxima-rá rapidamente da soja,dando uma melhor susten-tabilidade para a nossa agri-cultura, pois além da soja,do álcool e do açúcar tere-mos mais um item que ge-rará grandes receitas deexportação.

A grande barreira para

o crescimento será a nos-sa infraestrutura. As estra-das e os portos ficarão con-gestionados mais uma vez.Mas agora já começam aaparecer outras alternati-vas. As estradas de ferro enovos portos de exporta-ção de grãos começam aser implantados. Em dezanos teremos uma nova in-fraestrutura para a expor-tação de grãos, o que noslevará a um grande salto deprodução.

Esse crescimento daagricultura em conjuntocom a expansão da expor-tação de minério de ferro etambém da exportação depetróleo do pré-sal dará umgrande impulso ao cresci-mento do Brasil.

O milho é só mais umaboa notícia não esperada,algo que está pegando desurpresa o nosso governoque mais uma vez vê algosurpreendente ocorrer enão consegue explicar osmotivos. O Brasil continuacrescendo de forma acele-rada. São vários setoresque estão ganhando umgrande destaque no merca-do mundial.

Enquanto a indústriatem grandes dificuldadespara competir, a agricultu-ra vai nadando de braçadas.A cada dia aparece um novocompetidor de classe inter-nacional. Até fica difíciladivinhar quem será o pró-ximo? Será o algodão?

César Graça

Brasília(ABr) - Entre2003 e 2011, o valor in-vestido por quilômetro nasrodovias concedidas pas-sou de R$ 160 mil para R$254 mil. No mesmo perí-odo, esse valor nas estra-das públicas federais pas-sou de R$ 25 mil para R$177 mil por quilômetro.Segundo o estudo Rodo-vias Brasileiras: Investi-mentos, Concessões e Ta-rifas de Pedágio, elabora-do pelo Instituto de Pes-quisa Econômica Aplicada(Ipea), apesar de o cres-cimento ter sido maior nasestradas públicas, o inves-timento por quilômetronas rodovias concedidassempre foi superior ao va-lor aplicado nas públicas.

O principal motivo,segundo o Ipea, é a dife-rença na extensão das ma-lhas. A malha rodoviáriaconcedida, que inclui es-tradas federais e estaduais,representa 15.234 quilô-metros, enquanto as estra-

Rodovias concedidas tiverammaiores investimentos por

quilômetro nos últimos oito anosdas federais sob adminis-tração pública somam57.157 quilômetros. "Por-tanto, mesmo que o inves-timento público em rodo-vias sendo maior que oprivado (em valores abso-lutos) quando o dividimospelas extensões das res-pectivas malhas apresenta-se uma situação inversa",aponta o estudo.

O Ipea também con-cluiu que o investimentomédio por quilômetro nasvias concedidas ao setorprivado tende a se estabi-lizar, principalmente por-que, após os investimen-tos iniciais de recuperação,essas rodovias passam aapresentar um bom padrãode qualidade. Nas rodovi-as federais, o investimen-to médio por quilômetrotende a continuar crescen-do, já que cerca de 30%da malha ainda apresentamcondições gerais classifi-cadas como péssimas eruins.

Brasília(ABr) - A re-dução da taxa básica dejuros (Selic) em 0,75ponto percentual podetornar a caderneta depoupança um rendimen-to mais interessante doque os fundos de rendafixa. A conclusão é deestudo divulgado na úl-tima quinta-feira pelaAssociação Nacional deExecutivo de Finanças,Administração e Conta-bilidade (Anefac). Umdia antes, o Comitê dePolítica Monetária (Co-pom) do Banco Central(BC) anunciou que a Se-

Redução da Selic pode tornarpoupança mais vantajosa doque renda fixa, diz Anefac

lic passou para 9% aoano.

A poupança pode setornar atraente porque di-ferentemente dos fundosde renda fixa, a cadernetarende a TR (taxa referen-cial) + 6% ao ano, não re-colhe imposto de renda(IR) sobre os rendimen-tos e é livre da taxa de ad-ministração cobrada pelosbancos. No caso do im-posto de renda, a incidên-cia do tributo varia de22,5% em aplicações deaté seis meses e cai para15% para aplicações aci-ma de 2 anos.

Brasília(ABr) - O Con-gresso Nacional criou ofi-cialmente, na tarde da últi-ma quinta-feira(19), a co-missão parlamentar mistade inquérito (CPMI) quevai investigar as relações doempresário de jogos de azarCarlos Augusto Ramos, oCarlinhos Cachoeira, comparlamentares e agentespúblicos e privados. O es-quema de Cachoeira fazparte das apurações dasoperações Vegas e MonteCarlo, da Polícia Federal.

A vice-presidente doCongresso, Rose de Frei-

Comissão Mista de Inquéritoé criada para investigar

esquema Cachoeiratas (PMDB-ES), comuni-cou que as lideranças daCâmara e do Senado têmaté terça-feira (24) para in-dicar os titulares e suplen-tes que farão parte daCPMI.

A comissão será com-posta por 15 senadores e15 deputados titulares eigual número de suplentes.Os parlamentares serão in-dicados seguindo o crité-rio de proporcionalidade,aquele partido que dispõe demais políticos terão direitoa um maior número de ca-deiras.

Apesar da seca, Brasil vai produzir boa safra

Apesar de o investimento ter sido maior nas estradas públicas, o

investimento por quilômetro nas rodovias concedidas sempre foi

superior ao valor aplicado nas públicas

Page 22: Edição 229

Mundo22 www.asemananews.com.brA SEMANA News20 a 26 de abril de 2012

A nova aproximaçãodos Estados Unidos

Argentina EstatizaIndústria do Petróleo

Economia e seus reflexosO Banco Central (BC) anunciou quarta-feira, 18

de abril, o sexto corte seguido dos juros básico da eco-nomia, que caiu mais uma vez 0,75 ponto. Agora, a taxaSelic está em 9% ao ano.

A taxa de juros real no Brasil caiu para 3,4% aoano, a segunda maior do mundo, só inferior à da Rússia,que hoje está em 4,2%, que lidera a lista. A maioria dospaíses desenvolvidos tem juros real negativo ou abaixode 2% ao ano. Juros real é o que desconta os efeitos dainflação, para os próximos 12 meses está estimada em5,3 %.

O conteúdo do comunicado divulgado pelo BC deua entender que, ao contrário do que era imaginado pelamaioria do mercado, cresceram as possibilidades de umacontinuidade no processo de afrouxamento monetário,iniciado em agosto do ano passado. A tendência é que ataxa Selic caia mais nos próximos meses.

A Petrobras ficou em 10.º lugar no índice For-bes Global 2000, das maiores empresas de capitalaberto do mundo. Com 319 bilhões de dólares emativos e valor de mercado de 180 bilhões de dólares,a Petrobrás é a maior empresa da América Latina. OItaú Unibanco, o Bradesco, o Banco do Brasil e a Vale

também estão entre as 100 maiores empresas domundo.

A Espanha ameaça promover uma guerra comercialcontra a Argentina após a estatização dos 51% das açõesda YPF que estavam nas mãos da espanhola Repsol. Semmuitas opções, Madri tem pressionado a União Europeia(UE) a retaliar.

A expropriação da YPF pode ter efeitos menoresque o esperado na imagem pública da presidente argenti-na Cristina Kirchner. Dados preliminares mostram que aaceitação da medida é muito inferior à esperada e está nomesmo patamar da aprovação popular da presidente, queestá em 46%. É um sinal que a forma pelo qual foi feita aestatização não está sendo bem assimilada pela populaçãoargentina.

A Itália anunciou ontem que não vai equilibrar seuorçamento no ano que vem, como prometido, mas o pri-meiro-ministro, Mario Monti, afirmou que não está tro-cando medidas de austeridade por uma tentativa de au-mentar o crescimento da economia.

O Produto Interno Bruto (PIB) da Itália vai se con-trair 1,2% este ano, quase três vezes mais que o previstoem dezembro.

A Argentina está per-correndo velhas trilhas, pri-vatizando empresas estra-tégicas. Em todo o mundoa indústria do petróleo é umsetor muito sensível. Como argumento que não esta-va investindo na Argentinao suficiente, a presidenta daArgentina, Cristina Kirch-ner, nacionalizou a compa-nhia petrolífera YPF.

Na realidade essa em-presa que controla mais de50% da produção de petró-leo e gás da Argentina já foiuma estatal. Ela foi privati-zada com o argumento queo estado argentino não ti-nha capital suficiente parafazer os investimentos ne-cessários para o cresci-mento da empresa.

Quem comprou foiuma empresa espanhola, aRepsol, que foi atingidapela crise europeia. Ou seja,tem bons motivos para nãoinvestir na Argentina, poisalém de lutar para sobrevi-ver na Europa tem que en-frentar dificuldades de umambiente muito hostil àsempresas. As regras defuncionamento mudam atodo o momento. Ora ospreços são tabelas, ora épreciso investir tal quanti-dade de capital em novasexplorações.

A Petrobras tem umafilial na Argentina que tam-bém corre o risco de sernacionalizada da mesmaforma que a Bolívia o fezcom a sua refinaria bolivi-ana. É esse clima de velhaspráticas nacionalistas queestá se voltando a uma par-te da América Latina.

O Brasil já viveu mo-mentos semelhantes logodepois da 2ª Guerra Mun-dial. Uma forte campanha

nacionalista, O Petróleo éNosso, varreu o país. Oresultado foi a criação daPetrobras. No início a açãofoi muito construtiva, oBrasil começou a desenvol-ver a sua indústria do pe-tróleo. Mas por falta decapital, a Petrobras se fi-xou mais na distribuição,que é mais lucrativa.

O resultado para o paísfoi um desastre. O Brasilestava despreparado para acrise do aumento do preçodo petróleo nos anos 70. Empoucos anos, o preço dobarril de petróleo variou detrês dólares para 40 dólares.O resultado foi que o Brasilquebrou e entrou numa sé-rie crise econômica, quedurou mais de 30 anos.

Quando a Petrobrasnão conseguiu acompanharas necessidades de investi-mentos no petróleo brasi-leiro, a nossa solução foidiferente. Ao invés de na-cionalizar a Petrobras, asaída foi quebrar o mono-pólio de exploração do pe-tróleo e convidar empresasestrangeiras para investi-rem no Brasil.

Hoje várias empresas

exploram petróleo no Bra-sil. Algumas são brasileiras,mas a maioria é estrangei-ra. Ora, essas empresastrabalham em associaçãocom a Petrobras, dividin-do risco e investimentos,ora fazem investimentossozinhas.

O modelo de criar umambiente competitivo entreempresas foi mais eficazdo que o da privatizaçãoargentina. A Petrobras con-tinua sendo uma empresabrasileira controlada peloGoverno Federal, mas temações negociadas na Bolsade Nova York. Ou seja, boaparte do seu capital é es-trangeiro.

Com esse modelo eco-nômico o Brasil está expan-dindo a sua indústria dopetróleo. Vários países es-tão fazendo grandes inves-timentos aqui. Os dois prin-cipais são a China e os Es-tados Unidos. E dentro de10 anos estaremos entre ostrês maiores produtores depetróleo do mundo.

O resultado final dessaação do governo argentinojá é conhecido. Muitas em-presas estrangeiras irão sair

da Argentina. O capital ne-cessário para fazer grandesinvestimentos será maisescasso ainda. A crise eco-nômica vai se acentuar e oBrasil precisará ajudar aArgentina sair do buracomais uma vez.

Governos populistasproduzem grandes desas-tres. Nesse ponto a Argen-tina tem muita companhia:Venezuela, Equador e Bolí-via. É a parte mais atrasa-da da América Latina quequer um crescimento eco-nômico sem ajuda de nin-guém. O resultado final éum grande desastre econô-mico.

O Brasil já passou des-sa fase de procurar inimi-gos externos para justificarfalhas internas. Sabemosdas nossas deficiências eestamos tentando resolvê-las com parcerias econô-micas e culturais com di-versos países.

É nessa diversidade derelações que se constrói ofuturo de uma nação. Os rom-pantes nacionalistas só levamao desastre. É preciso fugirdesses ímpetos juvenis.

César Graça

Menos de uma semana da visita da presidenta Dilma aosEstados Unidos e a secretária de estado Hilary Clinton está noBrasil. Os norte-americanos estão fazendo marcação cerrada aoBrasil. Parece que estão querendo recuperar o tempo perdido.

Enquanto eles estavam preocupados com as guerras na Ásiae no Oriente Médio, o Brasil ia crescendo e desenvolvendo a suaeconomia. Parece que agora os Estados Unidos se surpreende-ram com a liderança brasileira no mundo e, principalmente, naAmérica Latina. Estão fazendo de tudo para tentar voltar a controlaro Brasil.

Mas o Brasil já cresceu e os Estados Unidos não se deramconta. Não somos mais uma nação que eles controlam, fabrican-do presidentes como se fossem marionetes da sua vontade. OBrasil está construindo a sua inserção na comunidade internacio-nal com independência, o que não quer dizer que não façamosbobagens, mas são as nossas bobagens e não as norte-america-nas.

É preciso que os Estados Unidos compreendam que o Brasilnão é o mesmo de 50 anos atrás. Somos uma nação com vontadeprópria e caminhos diferentes. A velha intimidação econômica emilitar não funciona mais no Brasil.

O crescimento da China nos abriu uma oportunidade impar eestamos aproveitando. O Brasil está expandindo muito a sua agri-cultura e a sua indústria do petróleo. Com essas exportações oBrasil está financiando parte do seu crescimento econômico. Aoutra parte está vindo de investimentos estrangeiros de diversospaíses, inclusive dos Estados Unidos.

É essa independência que está incomodando os norte-ame-ricanos. O Brasil deixou de ser um adolescente que precisa sertutelado. Agora já escolhemos os nossos caminhos. O que osEstados Unidos estão querendo fazer é que o jovem adulto volte aser um adolescente. Essa atitude é de um pai que não quer que osfilhos cresçam.

Os outros países da América Latina já perceberam a mudan-ça. Muitos nos veem com os novos imperialistas. Outros, comesperança de um novo tipo de relação que a força econômica ebélica não seja os instrumentos de negociação.

Nessa construção de um novo tipo de relação os EstadosUnidos estão perdidos, não sabem como se comportar. É precisoque o Brasil dê um tempo para que eles reconheçam o novomomento. Enquanto isso é preciso ter uma grande dose de paci-ência, que vem com a maturidade.

Logo os Estados Unidos partirão para as ameaças e chanta-gens. É do seu estilo. O que não conseguem com conversa ten-tam com intimidações. O Brasil já está preparado para esse con-fronto. É preciso perseverança para a construção da maturidade.

Nós conhecemos as nossas fraquezas e estamos procuran-do transformá-las em forças construtivas. Não é preciso que osEstados Unidos apontem, como é muito do seu estilo. Tambémnão devemos responder às provocações, pois elas logo virão.

Agora é preciso certo distanciamento, mas também não de-verá ser muito grande. O suficiente para demonstrar independên-cia. Não muito, para provocar medo. Só o suficiente para demons-trar a nossa liberdade.

Logo os Estados Unidos estarão metidos em outra guerra eprecisarão do nosso auxílio. É do seu feitio estar sempre em guerra.Eles ainda não alcançaram o estágio de conviver em harmonia.

Talvez seja essa a grande lição que o Brasil tenha a ensinaraos norte-americanos, que é possível viver em um mundo semguerras. Que é possível conviver com os diferentes, respeitandoas suas individualidades.

Enquanto isso, devemos suportar essas investidas de tutelacom serenidade e maturidade. Vai demorar um tempo para que osEstados Unidos aceitem que não somos mais crianças e quepodemos nos cuidar de nós mesmos.

César Graça

Hillary Clinton durante conferência em Brasília

Page 23: Edição 229

Esporte 23www.asemananews.com.brA SEMANA News

20 a 26 de abril de 2012

Final do amador emQuitandinha deve parar cidade

Doce Fino tenta quebrar jejum de 24 anos sem título

O estádio FranciscoLechinoski será o palco dafinal do Campeonato Mu-nicipal de Futebol Amadorentre as equipes do Inde-pendente e Doce Fino. Adecisão que deverá receberum grande público estámarcada para domingo(22), às 15h30.

Detentor de quatro tí-tulos, a equipe do Indepen-

Equipe Doce Fino

dente chegou a sua sétimafinal do Municipal após ven-cer nos pênaltis o Nacionalpor 5 a 3, nas semifinais.No tempo normal o jogohavia ficado no 0 a 0.

Já o seu adversário, oDoce Fino, foi vice-cam-peão nesta década e nosanos 80 foi campeão muni-cipal. Após vencer nos pê-naltis o atual campeão Vas-

Aconteceu no últimosábado (14) a II Edição doFight Spirit Piraquara, noGinásio Poliesportivo Gil-berto Alves do Nascimen-to. O evento contou coma participação de lutadoresde artes marciais comoMMA e MUAY THAI,oriundos de Piraquara, demunicípios vizinhos e atéde outros estados, comoSanta Catarina.

A edição mostrouprincipalmente a forçaque o município de Pira-quara tem com relação às

RMC mostra força em torneio de MMA

Artes Marciais Mistas -MMA, esporte que estáem alta no mundo todo.Os atletas tiveram ótimos

resultados nas lutas, quese dividiram entre as ca-tegorias profissional, ama-dor e submission.

co, o time entra em campomotivado em busca do títu-lo depois de 24 anos.

Porém, às 13h30 oCampeonato Municipal deFutebol de Quitandinha -Primeira Divisão terá outraimportante partida. As equi-pes do Vasco e do Nacio-nal entram em campo paradisputar o terceiro lugar dacompetição.

Page 24: Edição 229

Fonte e fotos: Site Terra

Esporte24 www.asemananews.com.brA SEMANA News20 a 26 de abril de 2012

Fórmula 1:

Protestos contra GP do Bahrein terminam em intervenção policial

As forças de segurança do Bahrein tiveram que enfrentar na últimaquarta-feira alguns manifestantes em uma série de protestos convocadospara exigir reformas democráticas e criticar a realização do Grande Prê-mio de Fórmula 1 no país neste fim de semana. Pelo menos 17 passeatasforam realizadas em diversos pontos do Bahrein, e a maioria acarretouem distúrbios com a Polícia, que utilizou bombas de efeito moral paradispersar os participantes. Bahrein é um pequeno reino do Golfo Pérsico, no qual 70% da populaçãoé xiita, mas que é governado por uma monarquia sunita.

Bruno Senna destaca evolução do carro e espera pontuar no Bahrein

Em 2010, quando competiu no Grande Prêmio do Bahrein e estreou na Fórmula 1, Bruno Sennanão recebeu um carro competitivo da Hispania. No entanto, para a corrida no circuito de Sakhir destatemporada, que ocorre neste domingo, o piloto da Williams vive expectativa de somar mais pontos noMundial. "Tivemos um bom desempenho nas três primeiras corridas deste ano. Espero que possa-mos repetir isto nesta etapa", disse o brasileiro, que terminou em sexto lugar na Malásia e em sétimona China, obtendo 14 pontos. O brasileiro comentou ainda sobre quem poderá ter melhor performanceno Bahrein. "Carros com um bom DRS terão vantagem, então será interessante ver o desempenhodas equipes"...

Terceira etapa F1 – 2012:

Circuito Internacional de BahreinPrimeiro GP de F1: 4/4/2004Capacidade: 50 mil pessoasDistância de volta: 5,412 kmVoltas: 57 (308,238 km)Curvas: 15Velocidade máxima: 315 km/hPole 2011: Não houve corrida

London 2012:

Com M. Jackson no maiô, russas dominam evento de nado sincronizado

O "Rei do Pop" Michael Jackson se tornou uma grande inspiraçãopara que duas atletas do nado sincronizado mostrassem ao mundo omelhor da modalidade na última quarta-feira, em Londres. Com a figura docantor, morto em 2009, estampada no maiô, as russas Natalia Ischenko eSvetlana Romashina dominaram o primeiro dia de disputas do evento-teste da modalidade. A competição, que serve de Pré-Olímpico para definir

as vagas para os Jogos de Londres, começou com a disputa da rotina técnica, na qual as russasimpressionaram o público: com apresentação inspirada em Michael Jackson, tiveram "timing" perfei-to e impressionaram o inicio da competição...

Futebol Internacional:

Protestos marcam julgamento de acusados por massacre em estádio

O julgamento de 75 egípcios acusados pelo massacre ocorrido no estádioda cidade de Port Said, no qual 74 pessoas morreram no dia 1º de fevereiro desteano, foi marcado por protestos em frente ao tribunal penal do Cairo...

Havelange apresenta piora e estado é grave, diz hospital

O estado de saúde do presidente de honra da Fifa, João Havelange, piorou eé considerado grave, informaram os médicos na última quarta-feira. "João Have-lange necessita de medicamentos para controlar a pressão arterial e melhorar asfunções do coração, pois apresentou piora no quadro cardíaco e pulmonar", disse

o boletim do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. "O quadro clínico é grave e inspira cuidados",acrescentou a nota. Havelange, 95 anos, foi internado há exatamente um mês devido a uma infecçãono pé direito e tem apresentado oscilações no quadro de saúde.

Brasil 2014:

Curitiba lança projeto de monitoramento de trânsito para Copa

A prefeitura de Curitiba inaugurou o Centro de Controle Operacional(CCO), que faz parte do Sistema Integrado de Mobilidade de Curitiba,investimento previsto pelo PAC da Copa. O CCO facilitará o tráfego emCuritiba, com monitoramento das ruas da cidade. O transporte coletivotambém tem integração com o centro, que terá comunicação direta comos motoristas. "Este é um processo de transformação na área da mobili-dade urbana. Curitiba está entrando em um novo patamar e terá avanços importantes a partir destecentro de operações", disse o prefeito Luciano Ducci.

Atletiba decisivo trazfinalmente emoção ao Paranaense

No Atletiba decisivodeste domingo, às 16 ho-ras, o mando é do Coriti-ba, as arquibancadas esta-rão lotadas somente com ostorcedores do alviverde,mas quem tem chance deter muito mais o que co-memorar caso vença o jogoé o Atlético. O time rubro-negro pode encaminhar aconquista antecipada doParanaense 2012 caso su-pere o arquirrival.

Campeão do primeiroturno, o Atlético está doispontos atrás do Coxa naclassificação do segundo tur-no com duas rodadas para otérmino. A vitória faz comque o rubro-negro ultrapas-se o agora líder e assim, jo-gue contra o desmotivadoParanavaí, na última rodadana Vila Capanema para sol-tar o grito de campeão.

Na teoria, o torcedoratleticano já tem o planopronto, mas na prática, to-dos sabem que em clássi-co não tem como fazer pre-visão. O Coritiba tem ra-zões de sobra para ir paracima do adversário e evitaruma festa antecipada do ri-val em pleno Couto Perei-ra. Com o clássico de tor-cida única, o apoio ao timedeverá ser incessante das

arquibancadas. A necessi-dade de jogar pelo menospor um empate com o rivalpara ficar com a mão nataça do segundo turno eassim, forçar dois novosduelos para decidir o Esta-dual são objetivos vitaispara o time. Outro resulta-do pode fazer balançar aestrutura do Alto da Glóriae deixar em xeque, o tra-balho do técnico MarceloOliveira.

TimesComo previsto em clás-

sicos, nenhum treinador con-firmou a equipe para o jogo.O torcedor rubro-negro,contudo, confia na fase doatacante Guerrón que mar-cou seis gols nos últimos doisjogos e do outro lado, Rafi-nha, tido como talismã noCoxa, surge como grande di-ferencial da equipe alviver-de. Um jogo que prometeemoção do começo ao fim.

Depois de um empateheróico com o Ceará em 1a 1, na última quarta-feira,em que a estrela do atacan-te Douglas Tanque brilhou,o Paraná terá pela frente omaior desafio na tempora-da. O time enfrenta o Pal-meiras, nas oitavas de finalda Copa do Brasil, em umduelo de pentacampeões. De

Paraná encara Palmeirasnas oitavas de final da Copa do Brasil

um lado o técnico Ricardi-nho, campeão como joga-dor pela Seleção em 2002,e do outro, Felipão que ocomandou no último títulobrasileiro em Mundiais.

"Será uma grande hon-ra enfrentar o Felipão, pri-meiro porque é um amigo edepois por se tratar de umdos melhores treinadores que

já conheci", disse Ricardinhoque elogiou a postura do jo-vem time diante do experi-ente Ceará. "Foi um resulta-do muito bom e dá confian-ça aos jogadores", emendou.

As datas do duelo ain-da não foram confirmadas,mas o primeiro jogo seráem Curitiba e a decisão, nacasa do Palmeiras.