225

24
Os gastos com diárias da Câmara de Vereadores PÁG. 6 Política Perfil: Conheça a história de Alfredão Pág. 16 Pais recorrem ao MP por vagas em creches PÁG. 9 Cidade aqui Camboriú é notícia www.linhapopular.com.br @LinhaPopular Siga-nos no twitter R$1 Camboriú, 12 de julho de 2013 Ano V - nº 225 Linha Popular Jornal Hospital de Camboriú deixa de realizar partos à noite PÁG. 17 Saúde Fernando Assanti/LP Página 5 Uma comissão de moradores está estudando processo de emancipação. Esta semana, eles conversaram com a prefeita Luzia Coppi Mathias e vereadores do distrito. Preocupação é com a viabilidade econômica da nova cidade Debate sobre a emancipação do Monte Alegre ganha força Lideranças do bairro discuram sobre a emancipação do distrito

Upload: jornal-linha-popular-camboriu-sc

Post on 08-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição 225 do jornal Linha Popular, de Camboriú/SC.

TRANSCRIPT

Page 1: 225

Os gastos com diárias da Câmara de VereadoresPÁG. 6

Política

Perfil:Conheça a história de Alfredão Pág. 16

Pais recorrem ao MP por vagas em crechesPÁG. 9

Cidade

aqui Camboriú é notíciawww.linhapopular.com.br

@LinhaPopularSiga-nos no twitter

R$1

Camboriú, 12 de julho de 2013Ano V - nº 225

Linha PopularJorn

al

Hospital de Camboriú deixa de realizar partos à noitePÁG. 17

Saúde

Fern

ando

Ass

anti/

LP

Página 5Uma comissão de moradores está estudando processo de emancipação. Esta semana, eles conversaram com a prefeita Luzia Coppi Mathias e vereadores do distrito. Preocupação é com a viabilidade econômica da nova cidade

Debate sobre a emancipação do Monte Alegre ganha força

Lideranças do bairro discutiram sobre a emancipação do distrito

Page 2: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 20132

Site

Gustavo Zonta - Mtb/SC 3428 JPFernando Assanti - Mtb/SC 3424 JPStefani Ceolla

Redação

Rua Maria da Glória Pereira, nº 149 - sala 102 - 2º pisoCentro - CamboriúCEP 88340-000

Sede

Tiragem2 mil exemplares

- PERIODICIDADE SEMANAL -

EditoraNaiza Comel - Mtb/SC 2899 JP

www.linhapopular.com.br

Impresso na Gráfica Rio Sul

As opiniões expressas em artigos e colunas não representam a opinião do jornal e são responsabilidade de seus autores.

Leandro FranciscaChargista

ContatoTel.: 3365-4893Cel.: 9983-0763

Redaçã[email protected]@gmail.com

Este jornal integra o CCJ - Cadastro Catarinense de Jornais

Opinião

A discussão sobre a possibi-lidade de emancipação do

Monte Alegre segue ganhando força dentro do distrito. Nesta semana, um grupo de morado-res e empresários locais parti-cipou de uma reunião com a prefeita, vice-prefeito e vere-adores eleitos nos bairros que compõem o distrito para deba-ter o assunto.

A comunidade está real-mente envolvida no processo e busca articulação política para que a emancipação seja conclu-ída o mais rápido possível. Não há dúvidas de que esta é uma vontade popular antiga e que, a cada ano, tem ficado mais con-sistente entre os moradores. Os argumentos para que haja esta separação vão desde a falta de serviços básicos como bancos e correios, até a falta de atenção do Poder Público no que diz respeito à segurança e infraes-trutura.

É legítimo que a popu-lação local e agentes políticos constituídos briguem para que esta emancipação aconteça. Porém, há de se ponderar que esta separação também trará prejuízos ao distrito e ao res-tante da cidade de Camboriú. Com a arrecadação – que já é

pequena – dividida, teremos menos possibilidades de inves-timentos e menos poder de en-dividamento, o que prejudica-ria a busca de recursos federais nas duas cidades.

Além disso, com os mesmos recursos com que hoje mantemos uma estrutura de Prefeitura e uma Câmara de Vereadores, teremos que man-ter duas máquinas públicas funcionando. É preciso ava-liar ainda a capacidade de ex-pansão e crescimento do novo Monte Alegre e qual rumo econômico este novo municí-pio irá tomar. Em Camboriú, passados 129 anos de criação, a vocação para a indústria e o tu-rismo rural só agora começam a despontar. Será que não seria melhor o Monte Alegre andar de mãos dadas com este norte econômico?

Enfim, as dúvidas são di-retamente proporcionais à von-tade da população em separar as cidades. O importante agora é que este processo seja enca-minhado com responsabilidade para que no futuro próximo as consequências das decisões to-madas hoje não seja uma queda na qualidade de vida de toda a população.

Emancipação do Monte Alegre

Editorial Charge

CrônicaVir dormindo pela estrada e a estrada

Fui caminhando ressabiado pe-las ruas da cidade, tudo estava

tão mudado. Havia mais prédios e asfalto onde antes reinava um certo assentamento natural das coisas: as pessoas viviam no chão, não empoleiradas em segundos, terceiros, décimos andares e a água da chuva se entranhava de volta na terra; agora não e eu fi-quei meio assim. As ruas tinham os mesmos nomes e a princípio eu não pude concordar com aquilo. Tudo mudara tanto que a rua não era a mesma e aquele nome não era só antiquado, parecia menti-roso. “Emanoel Pinto? Não, deve haver algum engano. Cadê o mer-cadinho, a escola de datilografia, a casa do seu Humberto?”. Tive que desconstruir rotas: quando quis um sorvete eu tive que dar com um prédio comercial e perguntar se alguém sabia de alguma sorve-teria. Só no shopping, disseram. Que shopping?

Aqueles que eu encontrava eram velhos fantasmas, rostos re-feitos, transformados pelo tempo. A um só tempo despertavam e desfaziam a minha memória, im-punham-se estranhamente à mi-nha passagem com cabelos bran-cos e rugas antes inexistentes; aos meus breves olhares mudavam pra sempre a imagem que deles eu vi-

nha conservando com o passar dos anos e eu tinha impressão de que eu mudava junto – em mim tam-bém surgiam súbitos e desconcer-tantes vincos no rosto. Eu achava que os encontraria corpos de bor-racha aos quais minha visita fosse um pequeno sopro do mundo dos vivos e que à minha partida cai-riam inanimados no chão, intactos e imperecíveis como eram na mi-nha infância. Eu achei, achei que eles tivessem esperado, mas eles continuaram existindo.

Em algum momento do dia cheguei à antiga casa dos meus avós: estava lá, no lugar de sem-pre; abandonada, envelhecida, em escombros, mas ainda bonita por causa da saudade. Pensei em entrar e fiquei com medo de alguém ver e chamar a polícia. Hesitei, olhei muito ao redor, quase decidi espe-rar anoitecer pra poder entrar sem que ninguém me visse, mas lem-brei do que minha vó dizia quando meu vô me admoestava – Deixa o menino, nego – e deixei o menino entrar. Verdade verdadeira não en-trou só o menino, entraram os ou-tros que eu fui também; mil olhos olhavam, mil pernas cruzavam a soleira. A princípio entrei meio acanhado, andando com cuidado, mas depois fui ficando corajoso.

Andei de aposento em apo-

sento e os pedaços de madeira po-dre, o pó, as folhas que entraram pelo teto meio quebrado com o passar dos anos, tudo eu ia lim-pando mentalmente. O espaço va-zia eu decorava da maneira como lembrava – a cama aqui, o bidê, o sofá, a pia azul clarinho. Lembra-va sem trégua, uma memória atrás da outra. Às vezes, na ânsia, umas duas ou três de uma vez – era o meu passado invadindo meu pre-sente num vagalhão.

Aí eu já corria de aposento em aposento e não sabia se desvia-va de primos há muito esquecidos e delicados abajures ou de teias de aranha e buracos no chão. Ofega-va, arquejava e não sabia se era por ser pequeno ou velho demais para o esforço. Chamava nomes que não sabia se responderiam ou se já não eram mais que nomes de ninguém.

De repente achei um brin-quinho de ouro, um só, brilhando no meio da bagunça. Quem sabe a única coisa que ainda brilhava sem a necessidade da intervenção do meu saudosismo. Fiquei feliz. Peguei na mão, olhei com carinho. Depois pus de volta onde estava, saí da casa e vim pra cá onde estou agora.

Tom Custódio - músico e escritor - [email protected]

Page 3: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 2013

Painel LP

Foto da semana

Curtas

3

ONLINE

www.linhapopular.com.br

No nosso FACEBOOKwww.facebook.com/linhapopular

www.twitter.com/linhapopular

Quer comprar seu vestido de noiva?A jornalista Naiza Comel apresenta no blog “His-tórias de véu e grinalda” uma oportunidade para quem quer comprar seu vestido de noiva. O Bazar do Atelier Ivanna Corrêa ocorre hoje, sexta-feira, em Itajaí. Acesse o blog e con-fira modelos de vestidos!

Edenilson Pozzobon diz (sobre a proposta de eman-cipação do Monte Alegre): “É daqui que vem todos os recursos para Camboriú. É aqui no Monte Alegre que se compra voto. E já fizemos o estudo da viabilidade e te digo, vamos ter maior arrecadação que Bombinhas”.

Leticia Bento diz (sobre o caso de agressão envolven-do lutadores de MMA): “Não desejo mal a ninguém, mas tá na hora de homens terem mais respeito com as mulheres”.

Kido FotógrafoVocê conheceu esse famoso personagem da história de Cam-boriú? É sobre Kido o novo causo conta-do pela jornalista Stefani Ceolla no blog “Teve aquela vez”. Confira!

Até agora não recebemos a resposta da prefeita sobre reunião para discutir a documentação rece-bida e avaliar as respostas. Isso já era esperado.

@jaimeangelJaime Angel, um dos líderes das manifestações em Camboriú

Bingo e Festa JulinaO Centro de Educação Infan-til - CEI Caic realiza neste sá-bado, dia 13, a partir das 14h, bingo e Festa Julina. O even-to terá também venda de pas-tel, cachorro-quente, pinhão, pipoca, doces, pescaria, ca-ma-elástica, entre outras atra-ções. Toda a comunidade está convidada. O CEI Caic fica na rua Monte Agulhas Negras, no Monte Alegre.

Teatro do Projovem IAdolescentes de 15 a 17 anos, que fazem parte do Projo-vem Adolescente, um projeto do Governo Federal que tem como finalidade promover ações socioeducativas, estão realizando no município a apresentação da peça teatral "Ladrão da Alegria". "A peça fala de valores morais com uma linguagem acessível às crianças e utiliza objetos ca-racterísticos do universo in-fantil para que elas possam compreender a mensagem", comentou a coordenadora do Centro de Referência em As-sistência Social - Cras, Mari-lena Soares.

Teatro do Projovem IIAtualmente, o grupo de teatro do Projovem conta com oito adolescentes. "É importante ressaltar que o projeto inclui

atividades nas áreas de espor-te, cultura, arte e lazer, com cursos como manicure, no esporte temos o boxe, e tudo é oferecido gratuitamente, basta o jovem estar inserido no CadÚnico", enfatizou o se-cretário da Assistência Social, John Lenon Teodoro. A esco-la Anita Bernardes Ganancini e o Peti do Conde Vila Verde serão os próximos a recebe-rem a peça teatral.

Livros infantisUma feira de livros infantis leva diversão e conhecimento a crianças de várias idades na Praça de Eventos do Balneá-rio Shopping. A feira Ciran-da Cultural, promovida pela Editora Ciranda, de São Pau-lo, tem histórias infantis com fantoches, livros sobre aven-turas para jovens, guias de viagens e literatura brasileira. O valor médio dos livros, que terão preços diferenciados du-rante o período da feira, varia de R$ 3 a R$ 40. A exposição segue até o dia 4 de agosto no Balneário Shopping. O evento também terá sessões de conta-ção de histórias.

Meio AmbienteTécnicos da Fundação de Gestão e Desenvolvimento Sustentável - Fucam estarão presentes na 4ª Conferência

Regional do Meio Ambien-te - Região Hidrográfica 07, evento promovido pela Secre-taria de Estado de Desenvol-vimento Regional de Itajaí, juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimen-to Econômico Sustentável. A conferência será realizada no dia 16 de julho, das 8h30min às 17h30min, na Univali. O evento tem como objetivo promover o debate sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Cinema no IFCA Pró-reitoria de Desenvol-vimento Humano e Social - PRODHS lançou o projeto Cinema IFC: valorizando a produção nacional. O obje-tivo é proporcionar acesso à cultura cinematográfica na-cional aos servidores e estu-dantes do Instituto Federal Catarinense - IFC, além de valorizar a produção do cine-ma nacional. De acordo com a professora e coordenadora de ensino técnico do IFC Cam-boriú, Cristalina Yoshimura, "neste mês, até o dia 13, o campus Camboriú está com sete títulos, que podem ser retirados na Coordenação de Ensino Técnico - CET, me-diante preenchimento de uma planilha encaminhada pela PRODHS".

Gustavo Zonta/LP

Arq

uivo

/LP

Stud

ioD

ias/

Div

ulga

ção/

LP

Há menos de duas semanas, foi concluído o asfalto no trecho da rua Santo Amaro, no bairro São Francisco de Assis, até a ponte. No último fim de semana, porém, um buraco apareceu

na pista. De acordo com o secretário de Obras Arnoldo Bastos Junior, foi uma tampa de passagem que quebrou. A estrutura de concreto fica sobre a tubulação e cedeu. Junior explica que a empresa responsável pela obra já foi comunicada e deve fazer o reparo.

Page 4: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 20134Política

BastidoresPor Fernando Assanti

[email protected]@FernandoAssanti

Mais assessoresFiquei sabendo esta semana que já está tudo certo para a Câmara de Vereadores aprovar a contratação de mais um assessor para cada um dos 15 vereadores atuantes na cidade. A proposta deve ir para votação até o final deste ano e vai valer a partir de 2014. Os verea-dores de Camboriú são os que menos têm assessores na região, até agora cada um deles só tem um. Com a nova proposta, serão dois cargos de confiança pessoais para cada vereador. Não sou contra a contratação de assessores, só questiono a forma como isso é ge-renciado na Casa do Povo. Atualmente, os assessores não precisam cumprir horários na Câmara nem dar satisfações a ninguém que não seja o vereador que o contratou. Assim fica fácil usar dinheiro público para garantir o cabo eleitoral das próximas eleições.

Portal da TransparênciaEstava descansando a cabeça, navegando pela internet e resolvi dar uma olhada rápida nos portais da transparência da Câmara e da Prefeitura. Sugiro que todos os moradores de Camboriú saiam por cinco minutos do Facebook e experimentem olhar um pouco o que está sendo feito com o nosso dinheiro. Na minha leitura rá-pida, descobri, por exemplo, que a Câmara gastou mais de R$ 1 mil em decoração somente para a sessão solene de aniversário da cidade. Mas o mais interessante é ver que a Prefeitura continua pa-gando milhões – isso mesmo, milhões - para empresas da cidade que foram denunciadas na Câmara de Vereadores por superfaturar produtos no primeiro mandato de Luzia. É inacreditável. Na época, as denúncias foram tema de duas reportagens de capa do Linha Po-pular, mas como isso aqui é terra sem lei, não deu nada pra ninguém e todos continuam felizes mamando nas gordas tetas da Prefeitura.

Vai melhorarConversei com um amigo pessoal da prefeita sobre a avaliação destes seis meses de Governo. O cara reconheceu que o negócio está difícil de engolir, disse que tem muita coisa errada, mas não deixou de frisar que tudo vai melhorar no ano que vem. O amigo me disse, inclusive, que quem não ficar do lado da prefeita politicamente vai se arrepen-der, porque a mulher vai botar para quebrar e revolucionar Camboriú. Estou na torcida para que seja verdade. Não vejo a hora de escrever uma coluna inteira de reconhecimento ao trabalho do Executivo.

Politicagem é issoEnquanto a gente espera que a atuação do Executivo melhore, o Con-selho Tutelar tem passado por problemas na cidade. Um processo ad-ministrativo foi movido contra o conselheiro Valmor Dalago, ligado ao PDT, por utilização política do cargo na campanha de 2008. O que achei mais interessante é que o processo é somente contra o Valmor, sendo que é público e notório que todos os conselheiros têm algum tipo de ligação política. A Tanalu Garcia, por exemplo, foi candida-ta a vereadora pelo PMDB, o Adriano Gervásio é filiado ao PSC e sua mãe, Fátima Gervásio, foi eleita vereadora pelo PSDB. Aí você, assim como eu, se pergunta por que o processo foi movido somente contra o Valmor? Minhas fontes responderam a este questionamento dizendo que o processo foi aberto por um candidato a conselheiro que está sendo apoiado pela prefeita. Respondido?

Separando o Monte AlegreE o movimento que quer a emancipação do Distrito do Monte Ale-gre segue firme estudando e fazendo articulações políticas para dar andamento no processo. Participei de uma reunião em que vários políticos, inclusive Luzia Coppi, disseram que se esta for a vontade da maioria, vão apoiar, mas que têm preocupação com a viabilida-de financeira da nova cidade. Como eu não sou político, posso ser contra a vontade da maioria. Como já disse aqui na coluna, na mi-nha opinião, emancipar o Monte Alegre vai de encontro ao modelo de desenvolvimento que tem se buscado em todo o Brasil, que tem como base a criação de consórcios, a união e não a separação. Eu apoiaria se houvesse um movimento para juntar novamente Cambo-riú e Balneário. Seríamos uma cidade pequena, com R$ 500 milhões de orçamento. Aí sim.

Mudança. Jakinho assume o cargo de secretário após o dia 20

Vereador Jakinho será secretário de Obras

O vereador está de licença sem remuneração da Câmara de Vereadores. Luzia diz que é preciso oxigenar a máquina

O vereador Jakson Genésio Rosa, o Jakinho (PSDB),

será secretário de Obras. A in-formação foi confirmada pela prefeita Luzia Coppi Mathias ao Linha Popular. Segundo Luzia, a alteração é importante para oxigenar a máquina. Mas a prefeita admitiu que a alteração tem ligação com a permanência de Fátima Gervásio (PSDB) na Câmara. "A aposentadoria da Fátima está demorando mais do que esperávamos, a Luana está muito à vontade na Casa e o Jakinho se colocou à disposi-ção para assumir a Secretaria", resumiu a prefeita.

Em maio, Fátima Ger-vásio retomou sua cadeira na Câmara de Vereadores. A ex-pectativa era de que ficasse na Casa dois meses, até resolver as questões de sua aposenta-doria. A princípio, o retorno de Fátima Gervásio representaria a saída da suplente Luana La-

zzaris (PSDB) da Casa. Mas Jakinho solicitou uma licença de 60 dias para tratar de assun-tos pessoais.

Na época, ele explicou que iria tratar de problemas de saúde. Mas confirmou que a li-cença também está relacionada à volta de Fátima. "Eu precisa-ria sair para fazer uma cirurgia e me dispus a sair neste momento para que a Luana pudesse conti-nuar na Câmara", apontou.

Jakinho fez uma cirurgia na segunda-feira, dia 1º, e está em recuperação. Ele conversou com o LP por telefone e disse estar muito feliz com o convite. "É uma responsabilidade mui-to grande. Mas é um trabalho que será feito em equipe e que-ro que seja um bom trabalho", apontou. "Conversei com a pre-feita para assumir quando esti-ver completamente recupera-do", completa. Assim, assume o cargo de secretário após o dia

20. Arnoldo Bastos Júnior, que está à frente da Secretaria hoje, será chefe da frota municipal.

Arquivo/LP

Page 5: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 2013 5Política

Emancipação do Monte Alegre: comissão de moradores debate com prefeita e vereadores

Uma comissão de moradores está estudando o processo de emancipação. Prefeita Luzia e vereadores do distrito defendem uma ampla análise de viabilidade da separação

Uma reunião na noite de quarta-feira, dia 10,

reuniu um grupo de mora-dores do Monte Alegre, pre-feita, vice e vereadores para debater a emancipação do distrito. O empresário Vil-son Albino é um dos inte-grantes de um grupo de seis moradores que está estudan-do esta possibilidade. "É uma ideia muito antiga, já se falava nisso quando meu pai foi vereador em 1992", rela-ta Vilson.

O grupo se formou agora porque está em trami-tação no Senado uma lei que vai favorecer a criação de novos municípios. "Apesar disso, há muitas exigências. Nossa intenção é verificar se esse desejo da comunida-de é viável", esclarece ele. A manutenção econômica desse novo município foi o ponto mais debatido no en-contro. "Não podemos criar um novo município e não ter condições de manter", anali-sa Vilson.

Esta foi também a de-fesa da prefeita Luzia Coppi Mathias (PSDB). "Qual será a economia da cidade Mon-te Alegre? A questão eco-nômica é muito importante, porque mesmo para buscar recursos em outras esferas, é preciso contrapartida do mu-nicípio", afirmou. A prefeita foi enfática no pedido de uma análise cuidadosa. Disse ain-da que afirmar que a divisão do Monte Alegre vai resolver todos os problemas é irres-ponsabilidade.

Vereadores conhecem vontade da comunidade

Os vereadores do distri-to que participaram da reunião dizem saber que a vontade da comunidade é criar uma nova cidade. Antonio Paulo da Silva Neto, o Piteco (PSC), apontou que vai solicitar, através da Câ-mara, dados sobre a arrecadação e os gastos da Prefeitura no dis-trito. "Como morador, quero a divisão. Como vereador, preciso de informações para falar o que é bom e o que é ruim", afirmou.

Com Rio do Meio, viabilidade aumenta

Segundo Vilson Albi-no, com a incorporação do Rio do Meio na proposta des-se novo município são maio-res as chances de conseguir a

Próximos passos da comissão

Agora, este grupo vai le-vantar os dados com a Prefeitura e conversar com deputados - a tramitação é feita na Assembleia Legislativa (veja no BOX). "Nos-so objetivo é ir em frente", afirma Vilson. Este grupo deve apresen-

Como funciona Está em tramitação no Senado uma nova regulamentação para criação de municípios. De acordo com a ementa, que deve ser votada nos próximos meses, o requerimento de cria-ção do município deve ser subscrito por 10% dos eleitores da área. Depois, a Assembleia Legislativa vai providenciar a elaboração de um estudo de viabilidade. Este estudo terá a análise de aspectos econômicos (receitas da localidade, es-timativas com despesas de pessoal principalmente da saúde e educação, receitas de transferências estaduais e federais), aspectos político-administrativos (levantamento da quantida-de de funcionários, bens imóveis, instalações, veículos e equi-pamentos necessários ao funcionamento e manutenção de Prefeitura e Câmara de Vereadores) e socioambientais.

Este levantamento de dados foi chamado de pré-a-nálise de viabilidade e defen-dido também por Luana Laz-zaris (PSDB), Antonio Portella Ribeira, o Toninho Portella (PSC), e Jane Stefenn (PSDB). Para Luzia, esse levantamento dará uma ideia se a proposta pode ser levada adiante: "Vai responder se já há estrutura agora ou se é preciso investir mais antes de separar".

emancipação. "Uma das exi-gências é que tenha para onde crescer e isso seria possível com o Rio do Meio junto", aponta.

tar os dados da pré-análise de via-bilidade para a população quando eles estiverem organizados. "O Monte Alegre precisa dar um salto. É um gigante que precisa acordar e uma possibilidade é a emancipação", finaliza Vilson.

Reunião. Lideranças do distrito se reuniram esta semana na sede da Paróquia Senhor Bom Jesus, no Monte Alegre

Fernando Assanti/LP

Page 6: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 2013

Stefani Ceolla/LP

Reunião. Em encontro realizada no sede da OAB, foram apresentados os principais pedidos da comunidade

Pedidos e soluções 1 - Saúde: Farmácia Popular aberta, CPI nas contas do hospital, UPA funcionando adequadamente, conclusão de obras em postos de saúde.Resposta: A vereadora Jane citou o requerimento que foi feito pedindo que a Farmácia Popular continue aberta. 2 - Transporte público: Revisão da concessão, redução imediata das tarifas.Resposta: O secretário Márcio da Rosa citou a redução das tarifas a partir de 1° de agosto. 3 - Transparência: Portal da Transparência funcionando de forma plena, redução no número de comissionados, divulgação de gastos com obras como o Parque Linear.Resposta: Márcio da Rosa afirmou que o Portal está passando por adequações e sugeriu uma reu-nião para esclarecer a situação do Parque Linear. 4 - Taxa do lixo: redução do valor.Resposta: A vereadora Jane disse que pediu uma audiência pública com a presença do secretário de Saneamento Básico, Janir Francisco de Miranda, para explicar o cálculo do reajuste. 5 - Saneamento Básico: rede de esgoto na cidade.Resposta: O vereador Josué Pereira explicou que foi protocolado em Brasília o projeto que prevê rede de esgoto em toda a cidade. 6 - Educação: aplicação adequada da verba do Fundeb, uniformes e materiais escolares.Resposta: A vereadora Jane afirmou que vai formalizar denúncias no Ministério da Educação sobre a aplicação da verba do Fundeb. 7 - Urbanização: mobilidade, acessibilidade e limpeza dos terrenos baldios.Resposta: O vereador Toninho Portella afirmou que tem ido até os bairros, fazendo o levantamento de terrenos que precisam de limpeza e repassando à Prefeitura. 8 - Meio ambiente: mais rigor na fiscalização, projeto de castração de animais.Resposta: Márcio da Rosa afirmou as questões estão sendo trabalhadas. 9 - Participação popular: mecanismos que facilitem a participação da população nos trabalhos do Legislativo.Resposta: Márcio do Kido afirmou que, se o aviso for prévio, manifestantes podem usar a palavra nas sessões da Câmara. Disse também que seu gabinete está aberto para receber a comunidade.

6In

form

e C

omer

cial

Política

Manifestantes entregam pauta de reivindicações a autoridades

Vereadores e representantes da Prefeitura apontaram soluções para os questionamentos

Em uma reunião realizada na noite de quinta-feira, dia 4,

na sede da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB de Camboriú, líderes dos mani-festantes que já realizaram dois protestos na cidade se encontra-ram com autoridades.

Jaime Angel, Jeremias Coelho, Edson Buiu e Naya-na Wirschum entregaram uma pauta com nove reivindicações aos representantes da OAB, Rodrigo Vinicios Fidêncio e Mariana Vinholi, ao presi-

dente da Câmara de Vereado-res, Márcio Aquiles da Silva, o Márcio do Kido (PSC), ao representante da Prefeitura, o secretário de Administração Márcio da Rosa, e ao coman-dante da Polícia Militar de Camboriú, Pablo Neri Pereira.

Os vereadores Antônio Portella Ribeira (PSC), Luana Lazzaris (PSDB), Jane Ste-fenn (PSDB), Ângelo César Gervásio (PMDB) e Josué Pe-reira (PP) também participa-ram do encontro.

Jaime Angel salientou que a lista dos pedidos foi feita tendo como base os prin-cipais temas levantados nos protestos. "São questões que todo mundo está cobrando e precisamos de soluções", ex-plicou.

As autoridades apon-taram soluções e o secretário de Administração afirmou que todas as solicitações serão le-vadas à prefeita Luzia Coppi Mathias, que não pôde com-parecer ao encontro.

PT promove palestra de formação política

Encontro será realizado amanhã, sábado, dia 13, no Rio Pequeno

O PT de Camboriú realiza amanhã, sábado, uma pa-

lestra de formação política para seus filiados. O encontro está marcado para as 8h30min, na sede do Sindicato dos Traba-lhadores da Construção Civil - Siticom, no bairro Rio Pequeno.

O vice-presidente do partido, Celso Carvalho, expli-

Câmara aprova projeto de criação de

ruas de lazer Proposta do vereador Canídia foi aprovada e agora

segue para sanção da prefeita

A Câmara de Vereadores aprovou, na semana pas-

sada, um projeto de lei do vereador Alexsander Alves Ribeiro, o Canídia (PPS). O

ca que a palestra gratuita tem o objetivo de preparar os filiados para as eleições dos diretórios da sigla, que ocorrerão em to-das as instâncias - municipal, estadual e nacional. Após a palestra, será realizado um almoço de confraternização. Segundo Celso, o PT de Cam-boriú tem 380 filiados.

projeto instituiu em Cambo-riú as ruas de lazer. A finali-dade é autorizar, nas vias, a realização de atividades es-portivas, artísticas, culturais e recreativas de caráter co-munitário.

Canídia (foto) aponta que este projeto é importante devido aos poucos locais em que estas atividades podem ser realizadas no município. "Com esse projeto prioriza-remos a segurança dos cida-dãos camboriuense, já que a ruas será interditada para as ações", destaca. O projeto agora segue para análise da prefeita.

Arquivo/LP

Page 7: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 2013 7Política

A Câmara pagou, de janeiro a junho deste ano, R$ 4.300

em diárias para vereadores. A maior parte foi paga em desloca-mentos para Florianópolis - foram 31 viagens para a Capital. Os pa-gamentos mostram que as via-gens tinham por objetivo conver-sas e solicitações para deputados e secretários de Estado. Houve registros de viagens também para Blumenau e Lages e duas para Brasília - o presidente da Casa, Márcio Aquiles da Silva (PSC) e Josué Pereira (PP) estiveram na capital nacional com a prefeita Luzia Coppi Mathias (PSDB).

O vereador Alexsan-der Alves Ribeiro, o Canídia (PPS), foi o vereador que mais solicitou diárias. Ele esteve, neste semestre, sete vezes em Florianópolis e uma vez em Lages, de acordo com o relató-rio da Casa. O gasto total foi de R$ 800. O vereador aponta que busca projetos e emendas par-lamentares para a cidade. Cita a ida a Lages para conversar com a deputada federal Carmem Zanotto como um exemplo de como funciona o trabalho. "Já temos a indicação de que a Se-cretaria de Assistência receberá um carro. Se isso ocorrer, o re-sultado está aí", completa.

Três viagens a Floria-nópolis, relata Canídia, foram para conversar com o secretário de Agricultura, João Rodrigues, para solicitar internet para a área rural e um trator. "Foi um com-promisso que ele assumiu e esta-mos cobrando". Em outras ocasi-ões, conta, ele buscou conversar com os deputados sem o pedido de diárias.

Cinco vereadores não receberam diárias

Cinco vereadores de Camboriú não receberam nenhuma diária no primeiro semestre - Antonio Portella Ribeira, o Toninho Portella (PSC), Eduardo Melo Re-belo, o Dado (PMDB), José Pedro Costa, o Zé Pedro (PSDB), Josenildo Rosa, o Guigo (PDT), e Luana Leti-zia Lazzaris (PSDB).

Zé Pedro, que é líder do Governo na Casa, diz que tenta usar o mínimo possível as diárias. "Sei que é um di-reito do vereador e não sou contra quem solicita, mas só usarei se for muito necessá-

Impacto com aumento no númerode vereadores

Em 2012, a Câmara de Vereadores de Camboriú desti-nou R$ 4.640 para pagamento de diárias de vereadores. O valor está bem próximo do que foi gas-to agora em 2013 em apenas um semestre. No ano passado, entre-tanto, a Casa tinha 10 vereadores. Agora, são 15. Para o presidente da Câmara, Márcio do Kido, o au-

Como funcionaO presidente da Casa, Márcio Aquiles da Silva, explica que

os pedidos de diárias devem ser feitos com um ou dois dias de antecedência. "É preciso justificar o local e o assunto que será tra-tado", explica. Além disso, os vereadores devem apresentar algum gasto (almoço ou café, por exemplo). Ele não precisa apresentar notas para o gasto total, esta nota serve para comprovar que es-teve naquela cidade.

Aumento do valor das diárias foi aprovado

Na semana passada, a Câmara aprovou um projeto envia-do para a Prefeitura que estabelece novos valores para as diárias. Até agora, elas eram de R$ 100 (meia diária) e R$ 200 (inteira). Estes valores eram estabelecidos por uma lei de 1995. Os valores foram alterados e são agora calculados por UFM - Unidade Financeira Mu-nicipal, variável. Este mês é de R$ 24,47.

Há valores diferentes de acordo com a distância, um especí-fico para Brasília e foi criada uma diária para viagens internacionais. Márcio do Kido aponta que estas diárias valem para os agentes po-líticos - vereadores, prefeita, secretários e presidentes de fundações. O valor para os funcionários é R$ 80 (24h) e R$ 40 (12h).

Os gastos de cada vereador

Alexsander Alves Ribeiro, o Canídia (PPS): R$ 800Josué Pereira (PP): R$ 800Márcio Aquiles da Silva, o Márcio Kido (PSC): R$ 700 Antonio Paulo da Silva Neto, o Piteco (PSC): R$ 500Jackson Genésio Rosa, o Jakinho (PSDB)**: R$ 400Eliomar Getulio Pereira, o Má da Madeireira (PV): R$ 300José Simas, o Zeca Simas (DEM): R$ 300Carlos Alexandre Martins, o Xande (PSDB): R$ 200Ângelo César Gervásio (PMDB): R$ 100Fátima Gervásio (PSDB)*: R$ 100Jane Stefenn (PSDB): R$ 100Antonio Portella Ribeira, o Toninho Portella (PSC): Nenhuma diária Eduardo Melo Rebelo, o Dado (PMDB): Nenhuma diáriaJosé Pedro Costa, o Zé Pedro (PSDB): Nenhuma diária Josenildo Rosa, o Guigo (PDT): Nenhuma diária Luana Letizia Lazzaris (PSDB)***: Nenhuma diária

*retornou para a Câmara em maio **está em licença sem remuneração *** assumiu como vereadora em abril

Vereadores receberam R$ 4.300 em diárias no primeiro semestre Maior parte foi paga para deslocamentos para Florianópolis, em visitas a deputados ou a secretários de Estado. Apenas dois vereadores viajaram para fora do estado

Josué Pereira (PP) tam-bém recebeu R$ 800 - R$ 400 pela viagem à Brasília e R$ 100 por cada uma das quatro idas a Florianópolis. Ele defende que a cobrança pessoal dos vereadores para melhorias na cidade é muito importante.

"É diferente do que man-dar um ofício, temos que cobrar

para que as propostas saiam do papel", afirma. Foi o que buscou fazer em Brasília, afirma Josué. "Estivemos no Ministério das Cidades com o deputado federal Pizzolatti [João Alberto Pizzo-latti Júnior]. Precisamos de al-guém lá empenhado e cobrando pelos projetos de Camboriú", completa.

rio", afirma. Zé Pedro diz que para viagens próximas, como Florianópolis, prefere usar o próprio carro e não pedir o pagamento de diária.

Josenildo Rosa, o Gui-go (PDT), diz que ainda não solicitou porque não sentiu necessidade. "Quando vou a Florianópolis, gasto pouco e prefiro ir com meu carro, por-que as vezes quero passar em outro lugar. Normalmente, vou sozinho também, porque visito deputado do meu par-tido", completa. Ele aponta, entretanto, que vai usar este benefício mais adiante.

mento no número de vereadores já está refletindo no valor gasto com diárias. "Além disso, os ve-readores têm ido com frequência para Florianópolis e para outras cidades", explica. O presidente da Casa recebeu R$ 700 referentes a diárias - R$ 600 para a viagem a Brasília e R$ 100 por uma a Flo-rianópolis.

R$ 146,82 (6 UFMs): para 12 horas em municípios até 100 quilô-metros de distânciaR$ 220,23 (9 UFMs): para 12 horas em municípios com mais de 100 quilômetros de distânciaR$ 415,99 (17 UFMs): para período maior que 24 horas dentro ou fora do estado R$ 611,75 (25 UFMs): para viagens a Brasília US$400 (dólares): para viagens internacionais

Os novos valores

Arquivo/LP

Page 8: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 20138

Page 9: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 2013 9

Pais recorrem ao Ministério Público para conseguir vagas em creches

Somente este ano, quase cem vagas foram solicitadas à Secretaria de Educação pelo MP. Quase mil crianças aguardam na fila de espera

Com a demora para a aber-tura de vagas em Centros

de Educação Infantil - CEIs, muitos pais buscam outra al-ternativa: recorrer ao Minis-tério Público para conseguir matricular seus filhos. Este ano, o MP já enviou à Secre-taria de Educação 96 solicita-ções de vagas. Destas, 72 fo-ram atendidas. De acordo com a coordenadora de Educação Infantil, Maria Aparecida To-desco Monteiro, são prioriza-dos casos em que a criança e a família estão em situação de vulnerabilidade.

Débora Mees precisou recorrer ao MP para conseguir matricular a neta, Rafaela, em um CEI da cidade. Ela explica que precisou parar de trabalhar para ficar com a menina e só procurou ajuda no Fórum de-pois de ter passado mais de um mês na fila de espera da Edu-cação e de ter buscado auxílio do Conselho Tutelar. "Foi meu último recurso", afirma. De-

Soluções

A coordenadora de Educação Infantil, Maria Aparecida Todesco Montei-

pois que procurou o Ministério Público, em uma semana, Dé-bora conseguiu a vaga.

Mabel Kraemer também precisou recorrer ao MP para poder matricular o filho, Caio, em um CEI. "A fila de espe-ra estava muito grande e tive que ir ao Fórum", explica. No entanto, o problema de Mabel não foi solucionado. "Depois que consegui a vaga veio o problema maior. A sala mais parecia um depósito de crian-ças, tanto que o meu filho ficou doente e tive que tirar", conta.

O menino estava no CEI Neide Merísio Molleri, que fica no bairro Areias. Apesar de ter precisado tirar o filho da unidade, Mabel enaltece o tra-balho das monitoras. "A creche é boa, as monitoras também são ótimas, o problema é que é muita criança para poucas pro-fissionais", opina. Agora, Caio fica com a avó enquanto Mabel trabalha.

Segundo a Secretaria de

Educação, a abertura de va-gas através de determinação do MP tem gerado problemas. "Quando o pedido de vaga é feito pelo promotor, precisa-mos passar o caso solicitado na frente daquelas crianças que estão na fila de espera", explica a coordenadora de Educação Infantil Maria Apa-recida Todesco Monteiro. A situação revolta pais que con-tinuam aguardando.

De acordo com o Minis-tério Público, disponibilizar vagas em creches é obrigação do poder público. Se os pedi-dos de vagas feitos pelos pais ou responsáveis pelas crianças não forem atendidos, a Justiça entende que está sendo violado o direito à educação.

ro, aponta duas medidas que estão sendo tomadas para reduzir e tornar mais trans-parente a fila de espera por vagas em creches. A primei-ra é a aplicação da lei da Fila Única, aprovada este ano. De acordo com a coordenadora, a partir de agosto um site es-tará no ar e os pais poderão acompanhar o cadastro de seus filhos e em que posição estão na fila.

Para que o funciona-mento do Fila Única ocorra como a Secretaria de Educa-ção almeja, uma reunião foi

feita com o promotor Victor Emendörfer Filho. "Expli-camos que vamos fazer uma triagem e só atender a casos mais urgentes solicitados pelo Ministério Público", disse Maria Aparecida.

Além disso, a Prefeitu-ra vai inaugurar, nos próxi-mos meses, três novos CEIs. Eles ficam nos bairros Monte Alegre, Taboleiro e Rio Pe-queno e poderão atender, jun-tos, a mais de 700 crianças. A Secretaria de Educação calcula que hoje cerca de mil estejam na fila de espera.

Page 10: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 201310Cidade

ROCK

Alô, alô, galera, voltei... falando pra nossa terrinha, a verdade e meias verdades, das doideiras que estão por aí!

Amanhã é o Dia Mundial do Rock.Essa data me faz lembrar o Rock in Rio II, que participei

em 1991.Estive no Maracanã em três dias do festival e assisti aos

shows do Faith No More, que era a banda estrangeira mais cul-tuada do Brasil na época; Happy Mondays, a principal banda do movimento Madchester; A-ha, a banda norueguesa que dis-pensa comentários; Engenheiros do Hawaii (eleita a segunda pior banda do festival); George Michael, no auge do sucesso; Deee Lite, que executava a coqueluche “Groove is in the He-art”; Information Sociaty, Lisa Stanfield, Elba Ramalho, Ne-nhum de Nós, dentre outros.

Até hoje mantenho amizades criadas na loucura do “Rock in Maraca/91”.

O Dia do Rock foi criado em 1985, ano em que foi rea-lizado o mega show “Live Aid”, com artistas renomados, para arrecadar fundos para as vítimas da fome na Etiópia.

A história do rock começou nos anos 50, mas foi com o lendário Elvis Presley que se popularizou. Até hoje Elvis é conhecido como o Rei do Rock.

O rock marcou toda uma geração de jovens, sendo iden-tificado na moda, no cinema e até na literatura.

Com o passar dos anos se destacaram bandas e artistas como: Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Deep Purple, Pink Floyd, The Doors, Bob Dylan, Sex Pistols, The Who, The Beach Boys, Genesis, Yes, Jimmy Hendrix, Queen, Iron Mai-den, Metallica, The Police, entre outros.

No Brasil nos anos 60, foi criado o movimento chamado “Jovem Guarda”, que entre outros tinha Erasmo Carlos, Ro-berto Carlos e Vanderléia, os quais compunham e cantavam rock.

Raul Seixas foi um ícone na divulgação deste estilo e passou a ser conhecido como o Rei do Rock Brasileiro.

A maior roqueira brasileira é Rita Lee; da nova geração tem a Pitty.

O Brasil viveu nos anos 80 uma revolução do rock na-cional, com grandes bandas como: Blitz, Paralamas do Suces-so, Barão Vermelho, Kid Abelha, Legião Urbana, Biquíni Ca-vadão, Ira, Capital Inicial e muitos outros.

O rock é um estilo musical que veio para ficar e de tem-po em tempo surgem novas bandas, mantendo uma legião de fãs no mundo inteiro.

Parabéns aos roqueiros pelo dia de amanhã.Por agora é isso, porque eu vou ouvir a minha roqueira

light favorita, Pitty. Fui!

Hélio MarcosBenvenuttiemail: [email protected]

twitter: @HMBenvenutti

População pede que Farmácia Popular continue aberta

Possibilidade de fechamento foi pauta de manifestações e cerca de 3 mil pessoas assinaram abaixo-assinado que pede que serviço seja mantido

Desde maio deste ano, a Prefeitura estuda a pos-

sibilidade de descredenciar a Farmácia Popular do Governo Federal, fechar a estrutura e abrir no Monte Alegre a Far-mácia Municipal. A possibi-lidade não é bem aceita pelos moradores, que iniciaram um abaixo-assinado que já reúne cerca de 3 mil assinaturas. Eles pedem que a Farmácia Popular do Brasil continue aberta.

De acordo com Agos-tinho Ribeiro, um dos organi-zadores do abaixo-assinado, a população teme a falta de medicamentos. "Temos a in-formação de que a Prefeitura não enviou a documentação necessária para a Fiocruz, que envia os medicamentos, e que com isso podem faltar remé-dios na Farmácia Popular", conta Agostinho. Ele acredita que não enviar os documentos demonstra a intenção da Pre-feitura de fazer o descredencia-mento.

A secretária de Saúde Márcia Freitag nega a acusação e garante que a documentação está regular. "O que ocorre é

que a Fiocruz pediu algumas adaptações que estamos ava-liando", explica. Márcia afirma que ainda não foi tomada uma decisão sobre o fechamento da estrutura. "A Farmácia Popular é um grande problema para o município, tem um custo ab-surdo e o repasse do Governo Federal é pequeno", explica. "Muitas pessoas são contrárias a isso porque temem ficar sem os medicamentos, mas jamais faríamos isso. Acreditamos que descredenciar e abrir a Farmá-cia Municipal no local seja a atitude mais acertada", comple-ta. A intenção da secretária de Saúde é fazer uma reunião com os moradores para apresentar os prós e contras e chegar a um

consenso.Na semana passada, os

vereadores Ângelo César Ger-vásio e Jane Stefenn apresenta-ram um requerimento em que pedem que a Prefeitura mante-nha o credenciamento. Eles sa-lientaram que este é um pedido dos moradores, conforme mos-tra o abaixo-assinado.

O pedido foi levado ao presidente da Comissão de Saú-de da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado Volnei Morastoni. Agostinho participou da reunião. "O de-putado explicou que vai entrar em contato com os órgãos do governo para saber a real situa-ção da farmácia e intermediar a solução", disse Agostinho.

Pedido nos protestosNos dois protestos ocorridos nas últimas semanas em Camboriú, a manutenção da Farmácia Popular este-ve entre as pautas. Na primeira manifestação, ocor-rida no dia 22 de junho, Laureci dos Santos e o fi lho Douglas, de 7 anos, carregavam cartazes e faixas na cabeça em que pediam que a unidade continuasse aberta. "O remédio é bem mais em conta, a popula-ção assalariada precisa disso", afirmou.

Stefani Ceolla/LP

Protesto. Nas duas manifestações ocorridas na cidade, cartazes pediam que a farmácia fosse mantida

HÉLIO MARCOS BENVENUTTI SOCIEDADE DE ADVOGADOS - OAB-SC 2007/2012

HÉLIO MARCOS BENVENUTTI – OAB/SC 7087

MARIELZA A. DE SOUZA – OAB/SC 21905

LUIZ FILIPI TESTONI – OAB/SC 28070

INDENIZAÇÕES – QUESTÕES TRABALHISTAS –

APOSENTADORIAS E PENSÕES – OUTRAS CAUSAS

Rua Cel. Benjamin Vieira, 10, 2º Piso, Sala 05, Centro, Camboriú/SC - F: 3365-1395

Page 11: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 2013 11

[email protected] | www.adjorisc.com.br

A notícia que você A notícia que você A lê aqui, mais de 800 mil pessoas também leem. Esta página circula em 52 jornais.

ARMAZENAGEM DE GRÃOS

Déficit é de 3,5 milhões de toneladasPresidente da Ocesc, Marcos Antônio Zordan, diz que são necessários 42 novos armazéns, o que exigirá investimento da ordem de R$ 246 milhões

A insuficiência de armazéns é um problema crônico que se ma-nifesta a cada nova safra agrícola catarinense. A Organização das Cooperativas do Estado de San-ta Catarina (Ocesc) quer o apoio do governo para mudar essa re-alidade: déficit de 40% na atual capacidade de armazenagem de cereais. De acordo com o presi-dente da Ocesc, Marcos Antônio Zordan, das 7,5 milhões de tonela-das de grãos produzidas em Santa Catarina, pouco mais de 4 milhões de toneladas têm onde ser arma-zenadas.

Em termos nacionais, a situa-ção é igualmente crítica. “Com uma safra de grãos estimada em 184 milhões de toneladas, o déficit de armazéns já seria de 75 milhões de toneladas”, salienta Zordan.

O que é precisoEm entrevista à Agência de No-

tícias da Adjori/SC, o presidente da Ocesc disse que são neces-sários 42 novos armazéns em 41 cidades catarinenses, o que exigi-rá investimentos da ordem de R$ 246 milhões. Tais armazéns seriam operados por 22 cooperativas agropecuárias com capacidade total de aproximadamente 520 mil toneladas.

CapacidadeZordan salientou que o pro-

blema de estocagem atinge as 53 cooperativas agropecuárias filiadas e seus 63 mil produtores rurais associados. “Essas coope-rativas dispõem de silos e arma-zéns próprios para 2,1 milhões de toneladas de grãos, o que, soma-das às unidades terceirizadas (178 mil toneladas), totaliza 2,3 milhões de toneladas de capacidade de armazenagem do sistema coo-perativista. O dirigente enfatizou que as cooperativas são, pratica-mente, as únicas a investir em ar-mazenamento. “Nos últimos anos, elas destinaram cerca de R$ 150 milhões, ampliando a capacidade instalada em 250 mil toneladas”.

AlternativaSegundo Zordan, como os

armazéns disponíveis são insufi-cientes para receber e estocar a safra, uma das alternativas para amenizar essa dificuldade é a ex-portação dos produtos, o que, no entanto, não é bom para nenhum elo da cadeia produtiva, nem mes-mo para o Estado, que perde arre-cadação de ICMS.

“Com insuficiência de arma-zéns, o produtor é obrigado a ven-der o produto agrícola em plena safra, momento em que os preços estão naturalmente em queda em razão da alta oferta. A indústria também sofre prejuízos porque vê a matéria-prima ser exporta-da, sabendo que terá, mais tarde, que reimportá-la para o processo industrial, pagando mais caro. Ao final, o consumidor pagará mais pelo alimento – seja carne, leite ou cereais”, lamenta.

Linhas de créditoO presidente da Ocesc admite

que o investimento na ampliação da capacidade de armazenamen-to é elevado, o retorno é muito lento e os encargos financeiros são altos em face da sua natureza operativa. Para Zordan, é preciso estimular concretamente a amplia-ção da rede de armazéns através de linhas específicas de crédito para construção, compra de equi-pamentos e reforma de unidades existentes, além de incentivar a armazenagem na propriedade. “É necessário a abertura de linhas de financiamento através do sistema de crédito rural com prazo de vinte anos para pagamento com juros

menores que os praticados no momento, para a construção de armazéns”.

Segundo ele, “o sistema rei-vindica que o Governo do Estado cubra 100% das despesas com os juros dos financiamentos para ar-mazenagem, retomando o progra-ma que existia no passado”.

Ações concretas O presidente da Ocesc disse

que pediu apoio do Governo Esta-dual para um plano de expansão para as cooperativas agropecuá-rias. O Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014 dá atenção à logística, tendo reservado R$ 5 bilhões para a construção de armazéns priva-dos no período. “As longas filas de caminhões nos acessos aos principais portos do País precisam acabar”, acredita.

Déficit menorMesmo com esses investimen-

tos Zordan reconhece que o déficit não será zerado, mas ficará menor nas esferas estadual e nacional. “Com os recursos anunciados pelo governo para os próximos cinco anos, a capacidade estática da rede nacional de armazéns e silos será ampliada em 65 milhões de toneladas. Continuará a haver déficit, mas em menor escala”, re-força.

Segurança NacionalZordan acredita que silos e ar-

mazéns devem ser tratados como questão de segurança alimentar e de segurança nacional. “Não adianta nada produzir muito se não há estrutura de estocagem e armazenamento”, finaliza.

SEBRAE-SC

Tecnologia para setor calçadista

Referência nacional no seg-mento de couro e calçados, o Vale do Rio Tijucas terá a opor-tunidade de se tornar ainda mais competitivo. Foi lançada em São João Batista, a capital catarinense do calçado, a Rede de Serviços Tecnológicos (RST), um projeto do Sebrae, em parceria com o Banco Interamericano (BID) e o Centro de Tecnologia e Qualidade do Setor de Móveis, da Região de Marche, na Itália. A RST vai forne-cer ao segmento o acesso direto, por meio de um único ponto de atendimento, a serviços como ca-pacitações, cursos e consultorias técnicas, inovações de processo e produto e demais serviços tecno-lógicos, de forma integrada com outros programas do Sebrae/SC.

SENADO

Sob pressão Acossado pela demanda das

ruas, o plenário do Senado voltou atrás e aprovou na quarta-feira, dia 10, mudanças nas regras para escolha do suplente de senador. O texto da Proposta de Emenda Constitucional, aprovado por 64 votos, reduz de dois para um o número de suplentes e proíbe que o titular do mandato de senador te-nha como suplente cônjuge ou pa-rente consanguíneo até segundo grau, (filhos, irmãos, tios) ou com grau de parentesco por adoção (sogros, genros, noras, cunhados).

Segundo o senador Luiz Hen-rique da Silveira, “com o fim do nepotismo e do segundo suplen-te venceu a representatividade política que respondeu às reivin-dicações das ruas”. O senador espera que, com a aprovação da emenda, se acelere a discussão sobre outros temas da reforma política, como data única para elei-ções e fidelidade partidária.

O texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

SINDITABACO

Foco na conscientização

Dois municípios catarinenses participaram do 5º Ciclo de Cons-cientização sobre saúde e segu-rança do produtor e proteção da criança e do adolescente, promo-vido pelo SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Ta-baco), por empresas associadas e pela Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil), em junho. Ituporanga, no Alto Vale catarinen-se, reuniu mais de 400 pessoas. Em Palmitos, o seminário contou com a participação de produtores de tabaco, orientadores das em-presas associadas, autoridades, diretores de escolas, agentes de saúde e imprensa, num total de 420 pessoas. Esta é a quinta edi-ção do Ciclo, que já percorreu 27 cidades da região sul do Brasil, reunindo 10,3 mil pessoas.

MORADIA POPULAR

Liberados R$ 10 milhões

O governador Raimundo Co-lombo autorizou a liberação de R$ 10 milhões a serem investidos na construção de duas mil casas iso-ladas nas áreas rurais e urbanas. A assinatura do convênio ocorreu no gabinete do governador, em Florianópolis, com a presença dos representantes da Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (Cooperhaf) e Federação das Co-operativas Habitacionais de Santa Catarina (Fecoohasc). O Governo Federal entrará com a maior parte dos recursos – R$ 73,5 milhões.

As moradias construídas na zona rural custarão de R$ 28 mil a R$ 35 mil. Já as da zona urba-na, de R$ 45 mil a R$ 50 mil. Cada unidade construída no campo será de alvenaria, com área mínima de 46 m². A habitação da zona urba-na terá as mesmas características, com tamanho mínimo de 48 m². As cooperativas esperam atender aproximadamente 100 municípios. catarinenses.

Marcos Antonio Zordan: “A falta de armazéns é um problema estrutural com profundos reflexos no nível de renda dos produtores”

Page 12: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 201312

KarinaElisa [email protected]/kasocial

Estúdio Fotográfico Marciane/LP

O pastor Reuel Bernardino e sua filha mais velha Kessy Bernardino Rodrigues estão aniversariando hoje, dia 12. Na foto, a família reunida. Recebem aqui a nossa homenagem e um abraço especial do Marcos, cabeleireiro da família.

Quem sopra velinhas no dia 17 é a gatinha Lara Beatriz Reinert, filha dos amigos Barbara e Gilberto Reinert. Lara, que tem feito alguns trabalhos como modelo, aparece na coluna cheia de charme e muito linda. Beijinhos especiais a você!

Fotos: Arquivo pessoal/LP

Marina Pedroni comemora seu niver no dia 18. Na foto com seu namorado, Thiago Venturini, a alegria está no ar. Recebam as minhas felicitações.

Queridíssima, Tathiani Louise também é aniversariante do dia 17 de julho. Sorte, amor, paz e sucesso é o que te desejo, linda!

Quem casou no sábado, dia 6, foi a Camila Pereira

e o Nabor Pires. A festa aconteceu no

Maria`s, em Cambo-riú. Quem mandou

a foto foi a Jane, que aparece na foto

com os noivos e oseu marido Adolfo.

Page 13: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 2013 13

R. Silva faz pré-lançamentodo Opera Prima Residence

Na noite de quarta-feira, dia 10, a R. Silva Empreendimentos Imobiliários realizou a festa de pré-lançamento seu novo projeto em Camboriú: o Opera Prima Residence. O prédio está sendo construído na Rua Osvaldo Minela, no bairro Cedro, e terá a qualidade já tradicional nas obras da R. Silva.Durante o evento de pré-lançamento, vários empresários do ramo imobiliário de Camboriú marcaram presença, garantindo a credibilidade da construtora. Visite a R. Silva Empreendimentos e conheça mais sobre esta e outras obras. Veja fotos do evento.

Rua Rio Amazonas, 198, Bairro Rio PequenoCamboriú | 47 3365-2543 Cedro

Page 14: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 201314Cidade

Gustavo Zonta/LP

Estrutura. Local funciona como posto de saúde e não como pronto atendimento, como era previsto

UPA completa um ano sem funcionar adequadamente

Estrutura abriga dois postos de saúde que precisam sair do local para que seja possível a habilitação junto ao Ministério da Saúde

Em julho do ano passado, foi inaugurada a Unidade de

Pronto Atendimento - UPA no bairro Taboleiro. No entanto, o local nunca funcionou adequa-damente. Desde o ano passado, a estrutura abriga equipes de dois postos de saúde e nunca ficou aberta durante 24 horas, como era previsto. E a Prefeitura não sabe quando o local funcionará efetivamente como UPA.

Segundo o Ministério da Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento devem ficar abertas 24 horas, durante todos os dias da semana, e ter uma equipe especí-fica. Além disso, a UPA deve ter consultórios médicos especiali-zados, salas de urgência, emer-gência e oferecer outros serviços, como raio-x.

Nada disso ocorre na UPA do Taboleiro. Assim que foi aber-ta, a estrutura passou a abrigar a equipe que atuava no posto de saúde do bairro, que foi fechado por não ter condições de funcio-namento. Em outubro, foi o posto do Caic que fechou para reforma. A equipe do local também passou a atuar na UPA.

De acordo com a secre-tária de Saúde Márcia Freitag, o primeiro passo para que o local funcione adequadamente é retirar as duas unidades básicas de saú-de que funcionam ali. "Primeiro temos que tirar as unidades lá de dentro. Estamos licitando os mó-veis para o posto reformado do

Caic e procurando uma casa para alugar e colocar o posto do Tabo-leiro", explica.

Com as duas equipes fora do local, a Prefeitura precisa com-prar os equipamentos necessários ao funcionamento da UPA. "De-pois disso temos que fazer o cre-denciamento junto ao Ministério da Saúde, fazer um chamamento público de profissionais para atuar no local e conseguir a habilitação do Governo Federal", completa.

Márcia salienta que a Prefeitura não tem condições de arcar sozinha com os custos da UPA. "Precisamos do repasse do Ministério da Saúde para ofere-

cermos esse serviço. Os custos da Prefeitura aumentaram muito com a necessidade de manter o Pronto Atendimento do hospital", explica. "Por isso, agora, temos que ir a passos lentos", completa a secretária.

Há um mês, a vereadora Jane Stefenn denunciou ao Mi-nistério da Saúde o uso do prédio como posto de saúde e não como pronto atendimento, como era previsto. A denúncia foi feita ao Departamento Nacional de Audi-toria do Sistema Único de Saúde - Denasus. Segundo Jane, em breve uma auditoria deve ser realizada na unidade para verificar a denúncia.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A rede APAEANA é um dos maiores movimentos sociais pela digni-dade das Pessoas com deficiência Intelectual e Múltipla do Brasil. Para assegurar o atendimento aos aproximadamente 17.000 educandos nas 193 APAEs do Estado de Santa Catarina é que as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais buscam dia a dia vencer desafios, através das campanhas realizadas.

As 11 APAEs que compõem o Conselho do Litoral Norte, vem através da sua Conselheira Regional, Sra. Lisete Mª Schmitt Garcia, esclarecer que a campanha realizada pela CELESC em parceria com as Lojas Co-lombo de todo o Estado, conseguiram arrecadar R$1.300.000,00 montante este que foi depositado na conta da Federação Estadual das APAEs e será distribuído para as 193 APAEs em forma de: equipamentos para fisiote-rapia; Software para comunicação Alternativa; Tecnologia (tablets e note-books); Cursos de capacitação para os profissionais. Portanto não iremos receber nenhum valor em dinheiro.

Todo este investimento só foi possível pelos serviços prestados pela CELESC, buscando o consumo consciente de energia, motivando a eco-nomia, beneficiando a população e as entidades como as APAEs.

Parabenizamos a empresa pela iniciativa e a população Catarinense que fez sua compra de eletrodoméstico e eletrônico nas lojas Colombo.

Funcionário bate ambulância e vai

responder a processo administrativo

De acordo com o secretária da Saúde, servidor com cargo comissionado não tinha autorização para levar

ambulância para festa realizada no interior

Um acidente com uma am-bulância da Secretaria de

Saúde, no sábado à noite, vai gerar um processo administra-tivo contra o chefe de veículos do setor. De acordo com a se-cretária Márcia Freitag, o fun-cionário utilizou a ambulância para atuar em uma festa reali-zada no interior. O problema é que ele teria feito isso sem autorização da secretária ou da prefeita e acabou se envolven-do em um acidente.

À noite, na volta para a cidade, a ambulância foi batida em um barranco e caiu em uma vala. A secretária diz que os da-nos não foram muito grandes, mas que fará um orçamento de todos os gastos e incorpora-rá ao processo administrativo ao qual o servidor responderá. "Queremos que ele pague estes gastos", aponta.

Ele foi afastado do car-go de confiança. Está de férias, que estavam vencidas, até que o processo administrativo seja concluído. "Foi contratado por processo seletivo e assumiu posteriormente um cargo de confiança", relata Márcia. Ela acredita que ele será demitido após a conclusão do processo. "Ela não comunicou ninguém e acreditamos que sabia do risco

Três dias sem ambulância

O acidente deixou a Se-cretaria de Saúde sem ambulân-cia de domingo até a tarde de quarta-feira, quando outra voltou da oficina. A Saúde possui três veículos deste tipo, mas duas estavam em manutenção. "As ambulâncias passam por manu-tenção constantemente, porque rodam muito. A que foi danifi-cada no sábado, para dar uma ideia, tinha retornado da oficina na quinta-feira", conta Márcia.

A secretária aponta que as cidades vizinhas foram avisa-das da situação, caso houvesse a necessidade de atendimento em Camboriú. O mesmo foi feito ao ambulatório dos Gideões, que tem uma ambulância.

que estava correndo", aponta. O Linha Popular recebeu

a informação de que o funcio-nário teria ingerido bebidas alcoólicas antes de dirigir. A secretária diz que recebeu esta mesma informação de testemu-nhas, mas que não pode afirmar se ele realmente bebeu porque a polícia não foi chamada e, portanto, ele não foi submetido ao teste do bafômetro.

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO B. SANTA REGINA I À VI

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO Obedecendo os § 1º e 2º do artigo 10 capítulo III e Artigos 11,12,13 e

14, do Estatuto Social desta Associação, ficam convocados todos os mora-dores e filiados para a 5ª ASSEMBLÉIA GERAL ELEITORAL. Conforme programação abaixo:

DIA: 27 DE JULHO DE 2013 (SÁBADO)HORARIO: 14.00 H. EM 1ª CONVOCAÇÃO 14.15 H. EM 2ª CONVOCAÇÃOLOCAL: ESCOLA IVONE TEREZINHA GARCIA, SITO A RUA

QUITO S/N SANTA REGINA II

ORDEM DO DIA:ELEIÇÃO DA DIRETORIA P/ OS PRÓXIMOS DOIS ANOSMAIS INFORMAÇÕES COM, MIGUEL: FONES: 3365-6972 - 9207-5154 - 9657-6403 - 8815-4610

EVERSON DA SILVAPresidente eleito

RUDSONPresidente em exercício

MIGUEL OLIVEIRAComissão Eleitoral

Page 15: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 2013 15Segurança

Lutadores de MMA se envolvem em briga em posto de gasolina

Um deles, Kauê Mena está internado em estado grave. Polícia identifica envolvidos. Os dois atletas foram expulsos da equipe em que treinavam

Dois lutadores de MMA se envolveram em uma bri-

ga em um posto de gasolina que fica na entrada de Cambo-riú na madrugada de sábado, dia 6. Kauê Mena, de 22 anos, está em estado grave no hos-pital e corre risco de morte.

As imagens das câme-ras de segurança do posto registraram o momento da briga. Kauê e Maiquel Fal-cão chegam à loja de con-veniências por volta das 5h. Maiquel se aproxima de uma mulher que aguarda no cai-xa. Ela não gosta do assédio e discute com Maiquel, que tenta atingi-la com um tapa no rosto.

A mulher está acompa-nhada de uma amiga e chama um grupo de homens que está do lado de fora do posto. O grupo entra na loja e começa a agredir os dois lutadores. Kauê e Maiquel vão para o pátio do estabelecimento e a briga continua.

Um dos envolvidos, identificado como um adoles-cente de 15 anos, usa um pe-daço de pau para agredir Kauê, que acaba desmaiando. Mesmo desacordado, o lutador ainda foi atingido por socos e chutes na cabeça. Maiquel também é agredido até desmaiar. Depois disso, o grupo foge do local.

O tenente Tiago Ghi-lardi, da Polícia Militar de Camboriú, estava trabalhan-do naquela madrugada e con-

ta que a polícia foi acionada às 5h50min. Quando che-garam ao local, os policiais encontraram os lutadores já desacordados. Ninguém quis falar sobre a briga e as víti-mas foram encaminhadas ao hospital. Maiquel passa bem. Kauê está internado na Unida-de de Terapia Intensiva - UTI do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.

A Polícia Civil trabalha para identificar os envolvi-dos no caso de agressão. De acordo com a delegada Da-niela Souza, falta identificar apenas um dos rapazes que participou da briga. Foi ele que chutou Kauê quando o lutador já estava desmaiado. A primeira pessoa ouvida foi

Falcão, que já recebeu alta. "Foram ouvidos os en-

volvidos no caso de agressão e os funcionários do posto que presenciaram a briga", esclarece Daniela. Ela expli-ca que, por enquanto, a Po-lícia Civil trata o caso como lesão corporal e tentativa de homicídio contra Kauê. Se-gundo Daniela, ainda não é possível apontar vítimas e suspeitos. "Isso só saberemos ao fim do inquérito", afirma. A Polícia Civil tem o prazo de 30 dias para concluir o in-quérito.

Na quarta-feira, a mu-lher assediada por Maiquel prestou depoimento e regis-trou ocorrência contra oluta-dor.

Expulsos da equipeOs dois lutadores envolvidos na briga foram expulsos da equipe Company Fight/RFT. O técnico Marcelo Bri-gadeiro divulgou nota em que explica os motivos. "A atitude desses dois atletas não reflete o comportamen-to de toda a nossa equipe. Somos conhecidos por ser-mos uma das mais vitoriosas equipes do mundo, mas também por sermos uma verdadeira família de atletas e homens de bem, de caráter idôneo e de comporta-mento exemplar como é de se esperar dos verdadeiros praticantes de artes marciais", afirma. Ele completa: "As atitudes de Maiquel Falcão e de Kauê Mena não condi-zem com o que é pregado por mim e praticado pelos meus alunos, nem pelo que é esperado por parte de nossos patrocinadores e parceiros comerciais".

Leia a nota na íntegra e assista ao vídeo da agressão no site do LP: www.linhapopular.com.br.

Lutadores. Kauê Mena e Maiquel Falcão se envolveram em uma briga contra um grupo de seis pessoas

Divulgação/LP

Mais de 20 menores fugiram de casa no primeiro semestre

Segundo balanço do Núcleo de Prevenção às Drogas e à Pedofilia, todos já foram localizados

No primeiro semestre de 2013, 23 menores fugiram

de casa em Camboriú. Os casos foram acompanhados pelo Nú-cleo de Prevenção às Drogas e à Pedofilia. De acordo com Ma-noel Mafra, responsável pelo Núcleo, eles saíram sem avisar e dormiram pelo menos uma noite fora de casa.

Todos os casos acompa-nhados são de crianças e ado-lescentes com idades entre dez e 17 anos. Foram 14 meninas e nove meninos. Vinte dias foi o período máximo em que os jovens permaneceram fora de casa. A maioria entrou em con-tato com a família no segundo dia. Todos já foram localizados. Segundo o Núcleo, os bairros em que esse tipo de problema é mais comum são Monte Alegre e Taboleiro.

Em todo o ano passado, foram 39 crianças e adolescen-tes que abandonaram o lar. "A maioria não tinha nenhum mo-tivo para sair de casa. Algumas meninas que abandonaram o lar alegaram que queriam mais liberdade", explica Manoel. Outras foram induzidas por pessoas adultas. Alguns jovens saíram porque estavam sendo ameaçados.

Em alguns casos, os me-nores deixaram cartas expres-sando amor pelos pais e seus motivos. Outros saíram sem dar notícias.

Em apenas dois casos foi necessário encaminhamento das crianças ao abrigo pelo Conse-lho Tutelar. Uma alegou uso de drogas por parte do pai e em outro caso foi constatado maus tratos.

Encaminhamento. Pai e filho buscaram ajuda para se livrar do vício em drogas

Drogas: pai e filho são internados em clínica

de recuperaçãoEles procuraram ajuda do Núcleo de Prevenção

às Drogas e à Pedofilia

Pai e filho buscaram ajuda do Núcleo de Prevenção às

Drogas e à Pedofilia para se li-vrar do vício em entorpecentes. De acordo com Manoel Mafra, responsável pelo Núcleo, eles foram até a sede na tarde de segunda-feira, dia 8. O pai tem 51 anos e o filho 28. O filho co-meçou a usar drogas há quatro anos. Eles já foram encaminha-dos à clínica de recuperação. "Esses casos mostram que além da preocupação com as crian-ças e adolescentes para não se

Casal retorna à clínica

Também na tarde de segunda-feira, dia 8, o casal de usuários de drogas que ha-via abandonado o tratamento em um centro de recuperação voltou para a clínica. Eles têm três filhos que foram re-tirados da família e encami-nhados a um abrigo. O casal já havia sido internado, mas permaneceu apenas 17 dias

envolverem com drogas, temos de orientar também os adultos", disse Manoel.

na clínica. Nesta semana, eles voltaram a entrar em contato com o Núcleo de Prevenção às Drogas e à Pedofilia pe-dindo uma nova chance. An-tes de irem para o centro de recuperação eles visitaram os filhos. Segundo o casal, foi a saudade das crianças que fez com que abandonassem o tra-tamento inicial.

Manoel Mafra/Divulgação/LP

Page 16: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 201316Perfil

Dizem que um raio não cai duas vezes no mes-

mo lugar. Pois onde Alfredo Collet Morais nasceu caiu três vezes. No total, onze pessoas morreram, entre elas sua mãe, quando ele tinha apenas quatro anos de idade. Alfredão, como é conhecido em Camboriú, sobreviveu às três tragédias, apesar das descargas elétricas que rece-beu. Lembra que na última vez, quando uma das vítimas foi um cunhado, precisou ser enterrado para que a terra isolasse a energia. “Perdi o movimento das pernas”, lem-bra. E mesmo assim, preci-sou dirigir uma camionete até a cidade, carregando todos os corpos.

A infância difícil foi vivida na localidade do Uba-tã, interior da cidade de Santa Cecília, na Serra catarinense. Não é à toa que o primeiro nome dado àquele município foi Serra do Corisco - a pa-lavra define os trovões que atingem com frequência o local.

Alfredão saiu de lá ainda na adolescência e foi morar em Curitibanos, cida-de vizinha. Mas logo veio a morte do pai e as dificulda-des aumentaram. “Foi uma vida difícil, perdi mãe, perdi pai, fiquei jogado na rua, fui morar com irmão. Sofri mui-to”, relata.

Aos 18 anos, casou-se com Maria Salvelina. “No começo da minha vida che-guei a ir para o mato traba-lhar como funcionário de ser-raria, e para deixar comida para meu filho mais velho, eu ia sem comer”, conta. “Daí lá os trabalhadores puxavam a tampa da marmita e cada um me dava um pouco. Essas coisas fazem a gente desa-creditar em conto de fadas”, completa.

Alfredão não teve es-tudo. O pai chegou a matri-culá-lo oito vezes na escola, mas ele nunca ficou. “Eu não completei nem o 1° ano

“Eu só acredito em três coisas:no que faço, vejo e digo”

Gustavo Zonta/LP

do ensino fundamental, mas tenho conhecimento de toda área por vontade própria”, garante. O homem grande, de 1,82 metro - o que lhe rendeu o apelido - de 64 anos, afirma que “foi o conhecimento da vida que me fez chegar aqui”.

“Tem um ditado que eu falo para os meus filhos hoje. Eu só acredito em três coisas: no que faço, vejo e digo”, afirma. E foi durante a jorna-da que o trouxe até Camboriú que aprendeu a importância

disso.Há mais de 30 anos,

quando já tinha quatro filhos - Marcos, Marcelo, Marcio e Maicom (todos iniciado em “m”, assim como o nome da mãe) - Alfredão decidiu mu-dar de rumos. Foi a realida-de no local em que nasceu e cresceu que o empurrou para o litoral.

“Lá as pessoas são de se olhar muito, cuidar muito da vida dos outros, e foi se tornando difícil para a gente

trabalhar lá por causa da eco-nomia”, explica. “Lugar pe-queno é assim: se você tem, tem, se não tem, não tem. Se você chegava com um car-ro velho na frente do banco, não era atendido. Se tivesse um carro novo, as portas se abriam”.

Desanimado, ouvia muito que “aqui para baixo” era bom, e se mudou. Primei-ro, investiu em uma garagem de venda de veículos. “Fui muito bem, era uma época em que vendia até 70 carros por mês”, recorda. Depois, investiu em um camping. Al-fredão lembra que, nos pri-meiros anos, encontrou difi-culdades para se adaptar. “A cultura aqui é muito dife-rente”, justi-fica. Mas com os negócios dando certo, percebeu que havia tomado a atitude cor-reta.

A s s i m que pôde, investiu na compra de um sítio e lotes em Camboriú. “Eu achava que aqui tinha que ser o lu-gar para eu finalizar a vida”, afirma. Depois de 19 anos em Balneário, se mudou para um sítio no Rio do Meio. Agora, vive em uma casa no centro da cidade.

Além da melhora finan-ceira, a vinda para Camboriú veio acompanhada de mais uma novidade: aqui Alfredão e Maria Salvelina tiveram sua primeira filha, Maria Luiza, que foi adotada. “Ela sempre soube e isso nunca foi pro-blema. Sempre recebeu mui-to amor, ela é nossa paixão”, ele afirma. “Eu fico indignado com pessoas que dizem ‘que sorte teve essa menina’. Sorte tive eu”, comemora. A família aumentou bastante: Alfredão já tem dez netos.

Para Camboriú tam-bém trouxe junto o amor

pela política. “Sempre gostei de política uma montanha”, afirma. Mas sabe que essa paixão também tem seus con-tras: “Hoje meu capital seria muito maior se eu não fosse envolvido nisso”.

Alfredão nunca foi candidato. Atua nos bastido-res apoiando políticos. Atual-mente faz parte da executiva do PSDB e na última eleição, apoiou Fátima Gervásio. “Eu sempre olho aquele que está trabalhando, o que está pro-duzindo”, explica. E conta-biliza resultados vitoriosos. “Dos candidatos que apoiei, sei que uma fatia de 50% da vitória deles foi minha”, afir-ma. Não pensa em se candi-datar, mas faria isso se for vontade do partido. “Pela amizade que tenho, hoje só a prefeita Luzia é capaz de me convencer a me candidatar”, diz.

Discutir política faz parte de sua rotina diária. Alfredão, sempre empreen-dedor, trabalha na construção civil e já faz planos para o

futuro. Mas não deixa a política de lado. “Estou sempre na rua, a políti-ca me trouxe também mui-tas amiza-des”, afirma. A c o m p a n h a também, sem-pre atento, as

sessões da Câmara de Verea-dores.

Por tudo que encontrou aqui, o homem nascido no in-terior diz que já se considera um cidadão camboriuense. “Não me vejo saindo daqui para ir para nenhum lugar”, garante. Mas não esquece suas origens. Mostra que além do espírito empreendedor e do tino para os negócios, é grato a quem lhe ajudou. E tem um nome na memória: Henrique Rosa, seu cunhado. “Ele me trouxe para o caminho cer-to para enxergar as pessoas com outros olhos, o caminho para ganhar dinheiro”, afirma. Hoje, Didi, como chama o cunhado, está internado com problemas de saúde. Alfredão avalia o momento como apro-priado para a homenagem e garante: “A pessoa por trás de tudo isso que eu sou e tenho chama-se Henrique Rosa”.

Sempre gostei de política

uma montanha

Alfredo Collet Morais, de 64 anos, passou por muitas dificuldades e encontrou o sucesso em Camboriú. É um empreendedor e conseguiu, na região, recomeçar a vida. Deixou para trás problemasfinanceiros, uma cidade fria e um passado que serviu como aprendizagem

Page 17: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 2013 17Saúde

Gustavo Zonta/LP

Sala de parto. Centro obstétrico passa a funcionar das 7h às 19h

Sala de parto do hospital fecha no período noturno

Prefeitura encerrou os dois convênios que tinha com a Fundação Hospitalar, entre eles o que mantinha o sobreaviso dos médicos do

centro obstétrico. Com isso, serviço fica comprometido

Na semana passada, a Prefei-tura de Camboriú anunciou

que estava assumindo o pronto atendimento da Fundação Hospi-talar. A decisão foi tomada após uma recomendação do Ministério Público, que recebeu a informação de que a Fundação não poderia mais manter o atendimento. Como o pronto atendimento é conside-rado serviço básico de saúde, é obrigação do município mantê-lo. No entanto, a decisão da Prefeitura gera outros problemas.

Até a semana passada, o município mantinha dois convê-nios com a Fundação Hospitalar. Um deles, no valor de quase R$ 60 mil por mês, era destinado ao plantão do pronto atendimento. O outro convênio, no valor de R$ 66.690, era usado para pagar o sobreaviso da sala de parto.

Com a obrigação de as-sumir o controle total do pronto atendimento, a Prefeitura decidiu cancelar os dois convênios que mantinha com a Fundação. "Não concordamos em manter o repas-se porque nosso custo aumen-ta muito com a necessidade de assumir o pronto atendimento", afirmou a secretária de Saúde, Márcia Freitag.

Durante a semana, a dire-tora administrativa da fundação, Margareth Cadore, conversou com obstetras para decidir de que forma o atendimento da sala de parto poderia ser mantido. Che-gou a ser cogitada a possibilidade de suspender este serviço. "Deci-dimos que a partir de agora a sala de parto não funciona mais du-

Folha de pagamento

Nesta semana, a Prefeitu-ra enviou à Câmara de Vereado-res projeto de lei que prevê o re-passe no valor de R$ 104.829,09 para a Fundação Hospitalar. O valor será usado para pagamen-to da folha de pagamento de junho. No mês passado, funcio-

rante a noite", explicou Margare-th. O centro obstétrico funcionará das 7h às 19h.

Os partos durante o dia continuarão a ser atendidos nor-malmente. No período noturno, no entanto, serão repassados a outros hospitais da região. "Sem os valo-res que a Prefeitura repassava re-ferente ao sobreaviso, não temos como manter. Essa foi a alternativa encontrada", completa a diretora.

De acordo com Marga-reth, os partos realizados à noite

são poucos em relação aos que ocorrem durante o dia. No mês de junho, por exemplo, 113 partos foram realizados no hospital de Camboriú. Deles, 26 ocorreram no período noturno - quase um por noite.

Margareth explica que essa decisão é temporária. "Esta-mos aumentando a produção do hospital e acreditamos que, den-tro de dois meses, conseguiremos retomar o atendimento noturno", afirma.

nários do hospital colaram car-tazes na fachada da unidade em que protestavam contra o atraso no salário. "Precisamos pedir este aporte da Prefeitura para regularizar a folha", disse Mar-gareth. O projeto foi aprovado pelos vereadores.

Camboriú terá cinco novos postos de saúdeMunicípio é um dos 87 do estado que receberão

verba para a construção e ampliação de unidades

O Diário Oficial da União de quarta-feira, dia 10, publica a

Portaria número 1.380. Ela divul-ga a lista do processo de seleção de propostas apresentadas para oaconstrução de Unidades Básicas de Saúde. Estas obras serão fei-tas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2. Camboriú faz parte da listagem, que prevê para o município cinco novos postos de saúde.

De acordo com o Minis-tério da Saúde, a partir da data de publicação da portaria, os recur-sos já estão disponibilizados para a execução das obras. No total, os cinco novos postos vão custar R$ 3.637.000. Duas unidades custarão R$ 659 mil cada e outras três custa-rão R$ 773 mil cada.

Os recursos serão enviados pelo Fundo Nacional de Saúde, que está em contato com os municípios. De acordo com a secretária de Saúde de Camboriú, Márcia Freitag, agora a Prefeitura precisa seguir a tramita-ção burocrática necessária para que as obras saiam do papel. "Primeiro é enviada uma parcela de 20% para

Locais que receberão os novos postos- Bairro São Francisco de Assis, Barranco- Bairro Taboleiro- Bairro Areias- Localidade dos Macacos- Bairro Monte Alegre

que façamos os projetos e comece a base das construções", explica. As obras precisam passar por processo licitatório. Os projetos devem ser fei-tos pela Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí - Amfri.

"Nós apresentamos muitos pedidos ao Ministério da Saúde. Além destes novos postos, pedimos também a ampliação de unidades, como a do Santa Regina. Aguar-damos que esses recursos também sejam liberados", disse Márcia.

Em todos os municípios do Brasil que constam na Portaria pu-blicada, o investimento chega a R$ 412 milhões. Para Santa Catarina, foram repassados R$ 98 milhões. A maior parte será investida na cons-trução de novas unidades em 87 municípios do estado.

Page 18: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 2013

APOLAR IMÓVEIS – APARTAMENTO no Centro, 01 suíte + 01 dorm. Sala de estar e jantar, cozinha, área de serviço, sacada com churras-queira, garagem privativa, por-tão eletrônico. R$ 190.000,00 Referência 104643 Fone: (047) 3365-6820 CRECI-SC-Prot. 1766/13 www.apolar.com.br

18

apartamentos

vendaImóveiscasas

Vendo Casa em alvenaria com 2 dormitorios e demais dependencias em terreno de 12 x 24 mts,em frente ao ponto de ônibus, rua asfalta-da proximo a todo o comér-cio do Sta Regina. R$ 170 mil. 3365-6955 / 9636-6873.

Vendo sítio a 8 km de Cam-boriú, com 50 mil m2 e cacho-eira. R$ 360 mil. Aceito casa, carro ou apto. 8427-9202 (Pa-raná) / 9918-2503 (Rike)

Vendo casa no centro de Na-vegantes por R$ 450.000,00. Toda averbada e escriturada. São 260m² de construção em um terreno de 12m x 25m. Com sala comercial de 60m² que tem como dividir em duas + o banheiro. Fone 9667-9047

Vendo casa c/ 5 quartos, sala cozinha, garagem. Rua Sa-mambaia, Monte Alegre. Tro-ca por sítio (motivo de saúde). 8486-5502

Vendo casa no Monte Ale-gre, rua Monte Serra Negra. 3 quartos, sala, cozinha, banhei-ro, lavanderia, garag. 2 car-ros, churrasq. 478m2. Galpão no fundo. Valor a combinar. 3363-9126 c/ Darcilo.

Sobrados

Vendo casa no centro com ter-reno de 300 metros, com área total construída de 100m², 3 dormitorios, sala de estar e jan-tar, cozinha, wc social. Mais edicula com 1 suite e cozinha. R$ 300.000,00, proprietária tem interesse em permuta. 3365-5102 - 8422-3252

APOLAR IMÓVEIS - Ex-celente sobrado no Bairro Tabuleiro, 02 demi-suítes, sala de estar e jantar, cozi-nha, amplo quintal, BWC social, 02 vagas de gara-gem, fácil acesso e fino acabamento. Somente R$ 200.000,00. Pronto pra mo-rar. Ref. 104627. Fone: (047) 3365-6820 CRECI-SC-Prot. 1766/13 www.apolar.com.br

Vendo casa no Centro com sala, cozinha, banheiro, três quartos, área de serviço, ga-ragem e salão de festas, e um ótimo terreno. R$ 280.000,00. 3365-6733 / 9968-0848

APOLAR IMÓVEIS – Óti-mo APARTAMENTO no Bairro Areias, 01 suíte, 01 dorm., sala de estar e jan-tar, cozinha, área de serviço, sacada com churrasquei-ra, garagem privativa. R$ 180.000,00. Ref. 104637. Fone: (047) 3365-6820. CRECI-SC - Prot.1766 www.apolar.com.br

terrenosVendo terreno de esquina no Centro de Camboriú, ótima localização para comércio e residência, com 350m2, R$ 300 mil. 3365-6733 / 9968-0848

Vendo sobrado c/ 1 suíte c/ sacada + 2 dorms., banheiro, sala de estar, lavabo, cozinha, área de serviço, churrasquei-ra, vaga 2 carros, 121,72m2, direto c/ construtora. Centro de Camboriú. 9920-8754

APOLAR IMÓVEIS – TERRENO COMERCIAL OU RESIDENCIAL NO CENTRO DE CAMBORIÚ, próximo a Avenida Minas Ge-rais, com 296 m², pronto pra construir. R$ 200.000,00. Re-ferência 104644 Fone: (047) 3365-6820 CRECI-SC-Prot. 1766/13 www.apolar.com.br

APOLAR IMÓVEIS – Ter-reno com 387 m² no Centro de Camboriú, ótima locali-zação, pronto para construir. R$ 250.000,00. Aceita pro-postas. Ref. 12165. Fone: (047) 3365-6820 CRECI--SC- Prot. 1766/13 www.apolar.com.br

Vendo terreno na rua Biguaçu, bairro dos Municípios. R$ 250 mil. 3365-1704 c/ Gói ou 9101-2902 c/ Juliana

Vendo terreno de 300 m2 Rio do Meio ao lado do Clu-be Brejeiro, R$ 80.000,00 aceita-se proposta. Fones: 47 99102018 / 48 98146650 e 48 32990993 email: [email protected]

Vendo casa em Bombas, aprox. mil metros da praia, 2 quartos. Valor R$ 120 mil. Aceito troca por quitinete em Camboriú e Itapema. 3363-8428 / 8411-9355

Vendo sobrado novo no bair-ro Cedro c/ 2 dorm., garagem p/ 2 carros. R$ 120 mil. Finan-ciamento Minha Casa, Minha Vida. 9636-6873 / 8491-6732

Vendo sobrados no bairro Santa Regina, com 2 dor-mitórios, sala, cozinha, wc social e lavabo, área de servi-ço, 1 ou 2 vagas de garagem, ótimo acabamento. Finan-ciamento pelo plano minha casa minha vida. 3365-5102 - 8422-3252

Vendo terreno localizado próximo ao Forum, em rua pavimentada e com exce-lente valorização. Bairro Santa Regina. Valor: R$ 150.000,00 Fone: 3365-1956 / 9626-2626

Vendo casa no Rio Peque-no. Terreno 12x20, casa 8x8 semi-pronta. R$ 140 mil ou troco por caminhão caçamba. 8472-7914 / 9609-2740

Vendo casa grande próximo à Policlínica, no centro de Camboriú. 3 dormitórios (1 suíte), 3 salas e área de lazer. 3365-6709 / 9660-5691

Vendo sobrado no bairro dos Municípios, com 2 dormitó-rios, 2 wc social, sala, cozi-nha, área de serviço, 1 vaga de garagem. R$ 260.000,00. Aceita proposta. 3365-5102 - 9190-0757

APOLAR IMÓVEIS – TER-RENO EM CONDOMÍNIO FECHADO no Bairro Fazen-da em Itajaí com 359 m², com-pleta estrutura de lazer com salão de festas, churrasqueira, piscina, academia, quadra po-liesportiva. R$ 300.000,00 Re-ferência 104640 Fone: (047) 3365-6820 CRECI-SC-Prot. 1766/13 www.apolar.com.br

Vendo apto. com entrega pre-vista para abril de 2013, com 2 dorm., sala, cozinha, wc social, 1 vaga de garagem, sacada. En-trada facilitada e financiamento pelo minha casa minha vida. R$ 130.000,00. 3365-5102 - 8422-3252

Vendo excelente sobrado geminado no bairro santa Regina VI, possui uma suíte com sacada, um dormitório, entrada facilitada, valor R$ 140.000,00 Fone: 8441-8252 / 9168-0424 / 33654995 CRECI.12.981

Vendo sobrado de altíssimo padrão totalmente mobiliado pronto para morar. Bela de-coração e ótimo acabamento. Aceita troca por imóvel em Balneário Camboriú. 100m² Valor: R$ 260.000,00. 9626-2626 / 3365-1956

Vendo bela casa de tijolo a vista. Com ótima vista. Dois grandes quartos, sendo um suite. Ampla cozinha. Grande sacada com deck de madeira e lindo jardim. Valor: R$ 700 mil. 3365- 1956 / 9626-2626

Vendo ou troco apartamento em Camboriú. 2 quartos, sala, cozinha. Valor a combinar. 8412-8398 / 9677-6067

Vendo casa no centro de Camboriú, com 2 suítes mais 2 dormitorios, sala, cozinha, área de serviço. Por apenas R$ 250 mil. Ótima oportunidade. 3365-5102 - 9965-8610.

Vendo terreno 300m2, R$ 110 mil. Rua pavimentada, área no-bre. 9921-9054 / 8430-2598 - Creci 20250

Vendo terreno com casa em obra, localizado no bairro santa Regina II, o terreno esta quitado, Aceita-se permuta no local e outras propostas, Valor R$ 130.000,00 Fone: 8441-8252 / 9168-0424 / 3365-4995 CRECI.12.981

Vendo ótima casa no bairro Monte Alegre, o terreno além desta casa possui uma casa de madeira aos fundos totalizando uma área de 300 m² Valor R$ 120.000,00. Aceita financiamen-to, Fone: 8441-8252 / 9168-0424 / 3365-4995 CRECI.12.981

Vendo sobrado para ser aca-bado no Minella, em terreno de 300m². Troca por imóvel até R$ 150 mil e transfere 74 parcelas de R$ 1.180,00 direto com loteador. 3365-6955 / 9636-6873

Vendo terreno de 16,5 X 25 mts de esquina com 1 casa de alvenaria de 1 suite + 2 dormts e 1 casa de 1 dormt e demais dependencias, bairro Sta Regina 1, local livre de alagamentos. R$ 176 mil. 3365-6955 / 96366873.

Vendo casa em alvenaria, 4 quartos, 2 banh. Edícula com lavanderia, salão c/ 178 m2 p/ comércio c/ porta p/ 2 ruas. Terreno mede 428m2 na rua Atenas, esq. c/ Jerusalé, bairro Santa Regina, próx. do novo ginásio da Prefeitura. R$ 230 mil. 9636-5915

Vendo terreno no centro de Camboriú. Área 1.600 m2. R$ 1.500.000,00 – 9957-8004

Vendo sobrado no Santa Re-gina 4, 2 suítes, cozinha, sala, lavabo, churr., garagem, área de serviço. Área constr. 84 m2. R$ 130 mil. 50% entrada restante em janeiro de 2013. 9957-8004

Vendo sobrado no Santa Re-gina 5, c/ 2 suítes, cozinha, sala,WC, churr., garagem, área de serviço. Área contr. 112 m2. R$ 155 mil. 9957-8004

Vendo terreno com 2 casas simples, 586m2, Pedra de Amolar, Ilhota. Aceito tro-ca. R$ 70 mil. 8444-8614 / 9627-5364 c/ Dete

[email protected] 3365-4893

Anuncie!É grátis

Imóveis Troca Empregos Automóveis MotosAluguel Negócios Serviços

Vendo casa no Monte Alegre, rua Samambaia, 681. Com 13 peças e garagem para 4 car-ros. Fone: 9995-2938

Vendo casa nos fundos (com entrada da rua) no bairro Ce-dro. R$ 40 mil. Aceita-se car-ro de R$ 15 mil. 8449-2238

Vendo terreno c/ 2 casas em Lages, próx. ao centro da ci-dade, ou troco por outra casa na região de Camboriú. (49) 9971-3357

APOLAR IMÓVEIS – APARTAMENTO no Santa Regina V, 02 dorm., sala de estar e jantar, cozinha integra-da, BWC social, área de servi-ço, 01 vaga de garagem, Área de festas. R$ 165.000,00 Ref. 104636. Fone: (047) 3365-6820 CRECI-SC-Prot. 1766/13 www.apolar.com.br

APOLAR IMÓVEIS - Exce-lente CASA DE ALVENARIA no Santa Regina III, terreno com 360m², completa área de lazer com churrasqueira, 01 suíte, 01 dorm., closet, sala de estar e jantar, cozinha, área de serviço, garagem coberta, fundação para o 2 piso, jardim, canil, portão eletrônico . Ref. 104639. Fone: (047) 3365-6820. CRECI-SC--Prot.1766 www.apolar.com.br

APOLAR IMÓVEIS – APARTAMENTO no Cedro, 02 dorm. Sala de estar e jan-tar, cozinha, área de serviço, sacada com churrasqueira, salão de festas, piscina, aca-demia, quadra poliesportiva, garagem. R$ 158.000,00 Re-ferência 104628 Fone: (047) 3365-6820 CRECI-SC-Prot. 1766/13 www.apolar.com.br

APOLAR IMÓVEIS - EX-CELENTE CASA DE AL-VENARIA, frente mar, em Piçarras, dois pavimentos, 04 dormitórios, e demais depen-dências, sacada ampla de frente pro mar, garagem coberta para 02 carros, com 439 m² de área construída. Referência 104642. R$ 650.000,00 Aceita propos-tas. Fone: (047) 3365-6820 CRECI-SC - Prot.-1766/13 www.apolar.com.br

APOLAR IMÓVEIS – TER-RENO NO BAIRRO AREIAS com 339 m², 15x22,60 CAM-BORIÚ, com 339 m², 15 m x 22,60 m, ÓTIMA LOCALI-ZAÇÃO !!!. R$ 180.000,00. Referência 104633 Fone: (047) 3365-6820 CRECI-SC-Prot. 1766/13 www.apolar.com.br

Page 19: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 2013 19Classi Popular

Procuro casa ou kitinete para alugar no centro, ou próximo ao centro, de Camboriú. Com cozinha, sala, po-dem ser integrados, com quarto e ga-ragem. 8481-9007

Alugo sobrado 2 dormitórios novo bairro Rio Pequeno. Locação anual R$ 800,00 + txs. 3365-4995. Creci 12.981

Alugo sala comercial c/ 33m2, pon-to de antena parabólica, área externa coberta, banheiro c/ chuveiro. Em frente a Central de Luto. 9143-9749 (Tim) ou 84415025 (Oi).

Alugo casa com 1 quarto na rua Ja-maica, bairro das Nações, BC. 3361-6470

Anuncie!É Grátis

Alugo kitinetes no Taboleiro, rua Sassafrás, 344. R$ 500 – livre de água e luz. 9211-0892 / 9629-9818

Alugo casa c/ 1 quarto, mobiliada, cen-tro de Camboriú. 9955-5184

Alugo 2 aptos. com 02 dorm. de-mais peças, com garagem coberta, no Bairro Areias Rua Bahia esq. Goi-ás. R$ 650,00. CRECI 19.531 - (47) 8404.4306

Vendo máquina de escrever Olivetti Studio 45 com maleta. P/ colecionador, perfeito estado. Melhor oferta. 9967.0164

Alugo aptos em Balneário Camboriú de 1, 2 e 3 dormitórios. Tratar (47) 3367-2829

Vendo Uno 96 4p verde ótimo estado – R$ 8.800,00 - 47-8454-8484

Vendo Gol 2011, 1.0, geração 4, branco, flex, 2 portas, c/ ar. 3365-2250 / 9932-4180

Vendo Golf prata 02/03, completo, revisado. R$ 17 mil à vista. 9608-7253 / 8426-8153

Vendo Uno Mille Fire, duas portas, ano 2004/2005, branco, gasolina. R$13 mil. 3365-6733 / 9932-1166

Vendo FIESTA 2010, completo! Ar, direção, faróis de neblina, vidros elétricos, alarme. Quitado. Contato: (47) 9902-4054, 9977-1363

Imóveis Troca Automóveis MotosAluguel Negócios ServiçosEmpregos

Vendo Classic Preto, 2012. Finan-ciado – R$ 18,5 mil já pagos. Assu-mir parcelas. Aceito propostas (moto ou carro de menor valor). 8431-0911

Vendo Astra, 2003, completo, em perfeito estado. 9934-3098

Alugo kitinete mobiliada. 3365-1967 / 9941-9306

Alugo apartamentos com 2 quartos, sala, cozinha e banheiro. Rua Sa-mambaia, 612 – Monte Alegre. 3264-8536 / 8481-9755 c/ Paulinho

Alugo kitinete na rua Acyla Garcia, 85, Centro. 3365-2064/9933-2974

Alugo casa no bairro Cedro, 3 quar-tos, rua Rodrigo Faveri, 156. Fone: 9657-2081 ou 9659-9413. Falar com Elton ou Terezinha.

Ofereço serviço de profissional adequado para cuidar de criança, com local. Horário e preço a com-binar. 8449-2238

Alugo apartamento 2 dormitórios, no Dom Amaro - próx. escola Clotil-de. R$ 750. 9918-0503 c/ Júnior

Vendo tudo para montagem de em-presa de salgados. Relação de clien-tes, freezer dupla ação, fritadeira grande Eccel, forno Venâncio para duas formas, máquina para fazer mas-sa Progaz, cilindro para abrir massa, diversas bacias, formas e equipamen-tos para linha de produção. Contato: 3365-5078 ou 8819-6355

Contrata-se aux. técnico p/ trabalhar em empresa de internet via rádio em Camboriú. É preciso ter mais de 18 anos e cart. de habilitação. Compare-cer no local c/ docs. e currículo. Rua José Fco. Bernardes, nº 733, 2º piso.

Vendo lancheria, com móveis no-vos, em Perequê - Porto Belo. Bom faturamento. Motivo da venda: dono não pode atender. 8492-2902

Vendo perfumes importados e ori-ginais a preço acessível. Mais infor-mações: 9690-2769

Contrata-se vendedora/telemarke-ting para trabalhar de forma interna e externa para Escritório de Marcas e Patentes, Balneário Camboriú. En-trar em contato com Noeli para mar-car entrevista (47) 9728-6181 / [email protected]

Vendo máquina de sorvete ex-presso direto de fábrica. (51) 9586-7115 / (51) 8286-7542

Vendo aparelho de musculação completo. Marca Athletic. R$ 800. Fone: 9658-1796

Vendo ponto de Krep´s Suíco conten-do: 1 geladeira, 2 estufas (uma quente e uma fria), um freezer, balcão de pia, 2 máquinas de kreps, uma máquina de sorvete. Entrar em contato pelos fo-nes: (47) 8481-9755, (47) 9953-1632 ou (47) 3264-8536. Falar com Paulo.

Vendo compressor odontológi-co silencioso. Em ótimo estado. R$ 1.000,00. 3365-1411

Vendo máquinas de sorvete expres-so. (51) 3586-7115 / (51) 8286-4542

Arrendamos sítio/pesque pague. Camboriú. R$ 1.100,00. CRECI 19.531 - (47) 8404.4306

Vendo ou troco por Biz, equi-pamentos de salão de beleza completo semi-novo. R$ 3,5 mil. 9957-8004

Vendo Empresa de Salgados com carteira de clientes ativos, com faturamento de aproxima-damente R$ 20 mil/mês, sediada em Camboriu-SC. Informações: Marcos – 9927-8006

Vendo carta de crédito que ser-ve para compra de imóveis (casa, apartamento, sítio ou construção), valor da carta R$ 100.000,00 entra-da de R$ 4.800,00 + parcelas de R$ 850,00 Contato: (48) 3626-3141

NegóciosTroco terreno em Chapecó, bair-ro Esplanada, próx. Hospital Re-gional por imóvel em Camboriú, preferível terreno. 8426-8432 - 9643-6532

Vendo violão de sete cordas novo e acordeon Scandalli. 9973-7196

Vendo televisão 29’’ marca Mitsubishi e geladeira Consul. 3368-3069 / 9982-0842

Vendo táxi em Camboriú. 9977-3100 c/ Zênio.

Vendo máquina de sorvete monofá-sica, em bom estado. Contato pelos fones: 8481-9755 ou 9953-1632 com Paulinho

Vendo padaria completa com clientela formada. Ponto c/ boa localização, próximo a entrada de Camboriú. Tratar direto com o pro-prietário: 3363-7717

Alugo casa na rua Pedro Saut Junior, 307. Kitinete. R$ 450 + água e luz. 9660-6332

Alugo sala comercial no residencial Maria Helena, no Cedro. R$ 800. 9690-2762 / 9932-4180

aluguelImóveis

Vendo Montana 2010, prata, em perfeito estado, completa. Bom pre-ço. 9934-3098

automóveisVeículos

Vendo Bongo K2500 TCI com-pleto, ar quente e frio, 14 mil KM. Ano 2010. 9116-5151

Vendo Tempra 97/97 completo, GNV e couro. R$ 6 mil. Fone: 9924-1474.

Vendo Gol Special, ano 2002, pra-ta, doc. em dia. R$ 10.500. 3361-7080 / 9670-4494 c/ Monique ou Rodeniulson

Vendo Gol Geração 3, 2001, c/ ar e direção hidráulica. R$ 11.000. 8472-4503

Vendo Palio 2007, básico, 2 portas, prata. R$ 14 mil. 9932-4180

Vendo Palio EX 1.0 Mod. 99, pa-rata, 2 portas. 2º dono, licenciado. 8836-2420

Vendo Pampa 91. R$ 8 mil. 8486-5502

EmpregosContrata-se secretária para Clínica Odontológica. Requisitos: ensino médio completo, experiência com-provada, noções de informática e de preenchimento fiscal. Salário: a com-binar. Favor entregar currículo na rua Guaraparim, nº 260, Taboleiro, para agendamento de entrevistas.

Ofereço-me para lavar roupas em domicílio, preço a combinar. 8449-2238 ou 8489-3584

Procuro emprego na área de segu-rança ou vigilância ou somente para eventos no final de semana. Tenho ex-periência. 8841-2924 ou 9908-1977.Vendo capa de sofá 2 e 3 lugares

(aquela com estático/toda franzida) semi-nova. Valor R$ 80. 8481-9007 9908-1977.

Alugo kitinete na rua Jamaica, no bair-ro das Nações, em Balneário Cambo-riú. 3361-64701 / 9619-11646

Alugo SALA COMERCIAL, CEN-TRO, CAMBORIÚ. Excelente loca-lização. 75m², reformada, iluminação de emergência, copa, BWC mobilia-do, câmeras de segurança. (47) 9645-4290 CRECI/SC Prot.1765/13

ASSEMBLEIA GERAL DA ASSOCIAÇÃO CENTRO DE RECUPERAÇÃO FILHOS DE ISRAEL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Em conformidade com o que estabelece o Estatuto, convocamos os se-nhores associados e diretoria plena, para uma reunião á realizar-se no dia 20 de julho de 2013 (sábado), na sede do Centro de Recuperação Filhos de Israel, às 16h para deliberam e decidirem sobre os seguintes assuntos:

1. Eleição da Nova Diretoria2. Assuntos Gerais.

Camboriú (SC), 08 de julho de 2013

Vendo vidraçaria já estabilizada e pronta para trabalhar com muita clien-tela e serviço. Rua Theonilia Simas Ramos, 130, centro de Camboriú.

Alugo kitnete no Rio do Meio, ao lado do Clube Brejeiros. 1 dorm, sala conj. cozinha, banheiro R$ 300,00 Fones: 47 99102018 / 48 98146650 e 48 32990993 Email: [email protected]

Page 20: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 201320Variedades

Semana serena. Estará no controle das suas emoções e não será difícil

absorver-se dos acontecimentos. Atravessa uma fase de avaliação. O momento é propí-cio à exposição de trabalhos. Melhor dia: Domingo

Deve definir as suas posições com firmeza e clareza. Tudo deve ser ex-

plicado e, em alguns casos, terá mesmo de fazer cortes com pessoas ou situações. Evi-te pedir opiniões a terceiros.Melhor dia: Terça-feira

Áries Sagitário

Período movimentado em que terá de contar com várias solicitações. Mes-

mo com algum cansaço pode contar com evoluções. Os próximos dias serão pauta-dos por pensamentos para o futuro.Melhor dia: Sábado

Leão

Libra

Semana surpreendente e auspiciosa em que a sua vida será marcada por

acontecimentos positivos. Isso abrirá no-vos caminhos para o seu futuro. Deixe o passado para trás. Estará muito perspicaz.Melhor dia: Sexta-feira

Gêmeos

Deve procurar um caminho de inde-pendência, embora com toda a pru-

dência. Terá preocupações com a conclu-são de alguns trabalhos mas tudo indica que vai conseguir. Tente divertir-se mais.Melhor dia: Sábado

Aquário

Atravessa um período intenso e radio-so. Conseguirá ter os melhores com-

portamentos e atingir em pleno objetivos. Vão surgir novas possibilidades de mudan-ça que serão positivas.Melhor dia: Domingo

Passará a semana com algumas difi-culdades, já que terá alguma ansieda-

de e falta de confiança no futuro. Faça um esforço para ser mais positivo. Terá de ter mais paciência com o seu parceiro.Melhor dia: Quinta-feira

Touro Capricórnio

Pode contar com uma semana forte em que de uma maneira geral vai con-

seguir alcançar o que deseja. Terá grande poder de ação e conseguirá reforçar as suas posições pessoais.Melhor dia: Segunda-feira

Terá uma semana rica em afetos e ca-rinhos. Passará por emoções intensas

em todos os setores da sua vida. Pode contar com apoios importantes para os seus proje-tos. Deve seguir seus sentimentos.Melhor dia: Terça-feira

Virgem

Período de evoluções lentas mas fa-voráveis. Tudo caminha de forma es-

truturada e sem problemas ou dificuldades. Deixe que tudo flua, o tempo fará com que as coisas se encaixem da melhor forma.Melhor dia: Terça-feira

Câncer Peixes

Terá uma semana marcada por pro-gressos que contudo implicarão muito

esforço. Insista nos seus propósitos e verá que os apoios vão surgir na hora certa. Tudo deve ser falado de forma direta e clara.Melhor dia: Segunda-feira

Escorpião

Será uma semana muito intensa. A sua intervenção será necessária e

constante. Nada pode passar em claro ou sem que defina o que se quer. Deve fazer uma pausa para pensar melhor na sua vida.Melhor dia: Quinta-feira

Horóscopo

[email protected]

oficiodedelicias.com.br

Twitter:@FariaPauloROfício de delícias

Chef paulo roberto faria

O arroz carreteiro é um prato bastante tradicional na nossa região. Aqui no Sul, é muito comum depois de um churras-co se fazer um arremedo de arroz carreteiro. Na verdade, o prato tradicional é feito com carne seca ou charque, mas mesmo essa receita feita com as carnes que sobraram do churrasco do domingo fica muito saborosa. Normalmente se faz bastante, pois é uma receita que não se consegue fazer pouca quantidade, até pelas características da comi-da. Muitas vezes, sobra aquele carreteiro pronto que fica na geladeira e não sabemos o que fazer com ele. A sugestão de hoje é transformar essa sobra de carreteiro em um delicioso bolinho. Depois de alguns testes, o bolinho ficou surpreendente. Experimente, pois quem provou aprovou!

Pesando com a barriga

Era uma vez um criador de porcos que estava há tanto tempo nesse ramo que nem precisava mais de balança para pesar os bichos. Ele simplesmente colocava os porcos em cima da barriga e já sabia o peso. Certo dia, depois de ter pesado muitos porcos desse jeito, ele já estava cansado e pediu para o filho:— Ferisvaldo! Vá chamar a sua mãe pra me ajudar, vai!(Sim, a mulher também dominava a técnica de pesar porcos com a barriga). O menino saiu correndo e logo voltou, sem a mãe.— Ué, filho! Cadê a sua mãe? Ela não vem pesar os porco?— Ah, pai... Não sei não... Ela tava ocupada pesando o vizinho!

A loira que queria emagrecer

A loira visita um médico para perder uns quilos. Após um exame minucioso, o doutor receita a seguinte dieta:— Você pode comer normalmente por dois dias, aí pula um dia, come normalmente mais dois dias, pula outro dia e assim por diante... Durante o mês inteiro. Se seguir esse regime à risca, vai perder pelo menos uns 5 quilos.No início do mês seguinte, ela retorna ao médico 15 quilos mais magra.— Incrível! Vejo que você seguiu minhas recomendações à risca. Parabéns!— Obrigado, doutor! Mas fique sabendo que eu quase morri.— De fome?!— Não! De tanto pular!

Gato no psiquiatra

O sujeito, muito esquisito, vai ao psiquiatra.— Doutor, doutor! O meu problema é que eu acho que sou um gato! — Há quanto tempo você vem pensando isso? - pergunta o psiquiatra.— Ah, desde que eu era um filhotinho!

Bolinho de arroz carreteiroIngredientes:4 xícaras de arroz carreteiro pronto1 copo de água3 colheres de sopa de margarina200 g de farinha de mandioca branca (crua)2 colheres de sopa de polvilho azedoCheiro verde a gosto200 gramas de linguiça frescaFarinha própria para empanarÓleo suficiente para fritar os bolinhos

Modo de fazer: Coloque o arroz em uma panela com o copo de água e mexa bem até ferver. Acrescente a mar-garina e deixe cozinhar um pouco. Desligue o fogo e passe pelo processador ou bata no liquidi-ficador até virar uma pasta. Volte então à panela e assim que começar a ferver coloque a farinha de mandioca. Mexa vigorosamente até formar uma bola e desgrudar do fundo da panela. Se ficar muito mole, coloque mais um pouco de fa-rinha de mandioca, desligue o fogo e deixe es-friar um pouco. Quando a massa estiver morna, acrescente o polvilho azedo, misture bem, junte o cheiro verde a gosto e leve à geladeira para gelar. Enquanto isso, afervente a linguiça fresca, retire a pele e esmigalhe bem. Frite em pouco óleo para que fique bem sequinha e reserve. Retire a massa da geladeira e faça os bolinhos colocando um pouco de linguiça frita no centro, dê o formato de bolinho e passe pela farinha de empanar. Coloque todos em uma assadeira e leve para congelar. Depois de congelado, frite em óleo abundante e quente.

Fotos: Paulo Roberto Faria/LP

Observações: não substitua a farinha de em-panar por outra farinha, pois não dará certo. É necessário con-gelar os bolinhos para que não se abram na fritura.

Page 21: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 2013 21

Olá, pessoal! Aprendemos que o amor chega na hora exata. Que a maturidade vem aos poucos. Que a família é tudo. Que amigos bons e sinceros são poucos. Que cuidar da sua vida é sempre a melhor opção. Que dias melhores sempre vi-rão. Que na vida nem tudo vale à pena. E principalmente que a felicidade depende das escolhas que você faz. Final de semana chegou, vamos curtir a programação!

O que rola hoje, dia 12

Shed Western Bar/BC: Arraial Shed! E com esse frio, lugar per-feito com música boa e gente bonita. Atrações: Rodrigo Va-letim e Willian Alves e Junior. A partir das 23h. Informações: www.shedbar.com.br

O que rola sábado, dia 13

Espaço Garden-Show e Even-tos/Camboriú: A Leeloo club está de volta. A festa que inovou a década dos 90 com mais de 20 edições em SC já têm data para reestrear. Os fãs de en-tretenimento poderão apreciar um evento que mistura música eletrônica com conceitos de van-guarda, moda e comportamen-to. Atrações: VIP ROOM: atra-ção surpresa e Ton Antony Well. ROOM 01: Steve Travell (Mont Blanc music), DIRTY VEGAS, TIE-FSCHWARZ (Seven Music) e Lika Live (Leeloo Club). Na antiga Cabanha Del Pia. Informações: (47) 3346-6658.

ATENÇÃO NOIVOS! Começa nesta sexta-feira o evento que vai dar um casamento dos so-

Up!Por Jaison Gardini

[email protected]@jaison31

Variedades

nhos para um casal. Os casais apaixonados de toda a nossa região já têm destino certo este final de semana.

Começa nesta sexta-feira, dia 12, e vai até domingo, dia 14, a Exponoivas Litoral, o evento que escolhe a frase

Acessório clássico das baixas temperaturas e figurinha carimbada em looks inspiradores do inverno 2013 streetstyle, os gorros, além de quentinhos, trazem um charme todo especial à produção. O que antes servia apenas para esquentar surge repaginado e totalmente fashionista. O gorro virou um acessório super estiloso e atual. Tem o poder de deixar até o look mais basiquinho descolado e atual, dei-xando a mulher com cara de fashionista. E outra coisa boa é que ele ainda disfarça quando o cabelo não esta colaborando!

O queVESTIR

Por Gabriela ZuckiDesigner de Moda

[email protected]

Esquente a cabeça com...GORROS!

Esquente a cabeça com...GORROS!!

Acessório clássico das baixas temperaturas e figurinha carimbada em looks inspiradores do inverno 2013 streetstyle, os gorros além de quentinhos trazem um charme todo especial a produção. O que antes servia apenas para esquentar surge repaginado e totalmente fashionista. O gorro virou um acessório super estiloso e atual. Tem o poder de deixar até o look mais basiquinho descolado e atual, deixando a mulher com cara de fashionista. E outra coisa boa é que ele ainda disfarça quando o cabelo não esta colaborando!

DICA: Para usá-los tem que ter atitude e segurar o look, sem neuras. Meus preferidos são os mais larguinhos de tricot!

DICA: Para usá-los tem que ter atitude e segurar o look, sem neuras. Meus pre-feridos são os mais larguinhos de tricot!

mais criativa para realizar o casamento dos sonhos do ca-sal que a criou completando a frase: Um casamento dos so-nhos seria...

Criada com o objetivo de reunir noivas, noivos, casais e profis-sionais do segmento de festas e também do mercado imobi-liário, enxovais, listas de pre-sentes e turismo, a Expo Noivas Litoral 2013, que acontece no Centreventos, em Itajaí, ofere-cerá mais de 100 stands com produtos e serviços ligados à área. O valor da entrada é de R$ 8 por pessoa. Informações: (47) 3349-3114 / www.expo-noivaslitoral.com.br

Ótima semana e até mais!

O casal Dani Serpa e Luciano brindando o que vida tem de melhor!

Jana declara que ama muito seu esposo Maicon Reis.

Fotos: Arquivo pessoal/LP Esquente a cabeça com...GORROS!!

Acessório clássico das baixas temperaturas e figurinha carimbada em looks inspiradores do inverno 2013 streetstyle, os gorros além de quentinhos trazem um charme todo especial a produção. O que antes servia apenas para esquentar surge repaginado e totalmente fashionista. O gorro virou um acessório super estiloso e atual. Tem o poder de deixar até o look mais basiquinho descolado e atual, deixando a mulher com cara de fashionista. E outra coisa boa é que ele ainda disfarça quando o cabelo não esta colaborando!

DICA: Para usá-los tem que ter atitude e segurar o look, sem neuras. Meus preferidos são os mais larguinhos de tricot!

Esquente a cabeça com...GORROS!!

Acessório clássico das baixas temperaturas e figurinha carimbada em looks inspiradores do inverno 2013 streetstyle, os gorros além de quentinhos trazem um charme todo especial a produção. O que antes servia apenas para esquentar surge repaginado e totalmente fashionista. O gorro virou um acessório super estiloso e atual. Tem o poder de deixar até o look mais basiquinho descolado e atual, deixando a mulher com cara de fashionista. E outra coisa boa é que ele ainda disfarça quando o cabelo não esta colaborando!

DICA: Para usá-los tem que ter atitude e segurar o look, sem neuras. Meus preferidos são os mais larguinhos de tricot!

Esquente a cabeça com...GORROS!!

Acessório clássico das baixas temperaturas e figurinha carimbada em looks inspiradores do inverno 2013 streetstyle, os gorros além de quentinhos trazem um charme todo especial a produção. O que antes servia apenas para esquentar surge repaginado e totalmente fashionista. O gorro virou um acessório super estiloso e atual. Tem o poder de deixar até o look mais basiquinho descolado e atual, deixando a mulher com cara de fashionista. E outra coisa boa é que ele ainda disfarça quando o cabelo não esta colaborando!

DICA: Para usá-los tem que ter atitude e segurar o look, sem neuras. Meus preferidos são os mais larguinhos de tricot!

Esquente a cabeça com...GORROS!!

Acessório clássico das baixas temperaturas e figurinha carimbada em looks inspiradores do inverno 2013 streetstyle, os gorros além de quentinhos trazem um charme todo especial a produção. O que antes servia apenas para esquentar surge repaginado e totalmente fashionista. O gorro virou um acessório super estiloso e atual. Tem o poder de deixar até o look mais basiquinho descolado e atual, deixando a mulher com cara de fashionista. E outra coisa boa é que ele ainda disfarça quando o cabelo não esta colaborando!

DICA: Para usá-los tem que ter atitude e segurar o look, sem neuras. Meus preferidos são os mais larguinhos de tricot!

Esquente a cabeça com...GORROS!!

Acessório clássico das baixas temperaturas e figurinha carimbada em looks inspiradores do inverno 2013 streetstyle, os gorros além de quentinhos trazem um charme todo especial a produção. O que antes servia apenas para esquentar surge repaginado e totalmente fashionista. O gorro virou um acessório super estiloso e atual. Tem o poder de deixar até o look mais basiquinho descolado e atual, deixando a mulher com cara de fashionista. E outra coisa boa é que ele ainda disfarça quando o cabelo não esta colaborando!

DICA: Para usá-los tem que ter atitude e segurar o look, sem neuras. Meus preferidos são os mais larguinhos de tricot!

Fotos: Divulgação/LP

Page 22: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 2013

Esporte22

Assista o programa de segunda a sexta, a partir das 18h na TV Litoral Panorama.

Canal 11 - Balneário Camboriú e CamboriúCanal 15 cabo - Balneário Camboriú

[email protected] - (47) 9977-1842www.pcnacidade.com.br

Colégio Recriarte se destaca no início dos Jogos EscolaresNos três primeiros dias de competições do Jecam 2013, escola particular é a que mais ganhou entre as 20 instituições de ensino que participam dos jogos

Nestes primeiros dias de competição dos Jogos Es-

colares de Camboriú - Jecam, o colégio Recriarte vem man-tendo a tradição de conquistar muitas medalhas. Nos primei-ros três dias de jogos, que co-meçaram na segunda-feira, dia 8, a escola somou vinte me-dalhas de ouro conquistadas. A segunda escola que mais ganhou medalhas de ouro nos primeiros dias foi o Clotilde Ramos Chaves, com 13, e em terceiro empatam Caic Monte Alegre e Cecam, com 9.

Apesar das provas do Jecam terem iniciado na segun-da-feira, com a disputa do tênis de mesa, do xadrez e das moda-lidades de atletismo, a abertura oficial dos jogos aconteceu na terça-feira, dia 9. Uma cerimô-

Atletas conquistam doze medalhas na Copa SKD de Judô

Quinze atletas representaram Camboriú na competição e trouxeram 6 medalhas de ouro, 4 de prata e 2 de bronze

No último final de sema-na, a Associação Cam-

boriuense de judô - Acaj par-ticipou de mais uma edição da Copa SKD de judô, que aconteceu em Itajaí. Ao todo, 218 atletas de 23 clubes de Santa Catarina participaram da competição.

A Acaj esteve presente

com 15 atletas e conquistou 6 medalhas de ouro, 4 de prata e 2 bronze. “Quero parabe-nizar todos os atletas, os que conquistaram lugar no pódio e os que não conquistaram. Tenho a certeza de que es-tamos no caminho certo”, comentou Adrijane França, técnico da equipe.

Cerimônia. Abertura oficial dos jogos aconteceu na terça-feira e reuniu delegações de atletas

nia com a presença das delega-ções das 20 escolas que parti-cipam da competição marcou o início do Jecam 2013.

Além da presença dos alunos, a cerimônia de abertu-ra também teve apresentações culturais de escolas da cidade e o acendimento oficial da pira olímpica dos jogos, feito pelo estudante e atleta Arnoldo Bas-tos, do colégio Recriarte.

Arnoldo Bastos é um dos 2.500 alunos da rede de ensino de Camboriú que estão disputando as 10 modalidades dos jogos, que vão da categoria sub-7 até a sub-17.

Hoje, sexta-feira, dia 12, as disputas do Jecam seguem com as modalidades de caçador 10, na categoria sub-9, que acon-tece no Complexo São Francisco

de Assis, o handebol, na cate-goria sub-11, que acontece na quadra da escola Clotilde Ramos Chaves, no Areias, o futebol de salão, no sub-13, que será dispu-tado no ginásio Irineu Bornhau-sen, no centro, o futebol de areia, no sub-15, que também acontece no Complexo Esportivo do Bar-ranco, e o voleibol, no sub-15, que também será disputado no ginásio do centro.

Todos estes jogos estão programados para acontecer entre as 8h30min e as 17h. A partir das 18h30min, começam as partidas de futebol de salão na categoria sub-17, no ginásio do centro.

Esta é a 11ª edição dos Jogos Escolares de Camboriú. As disputas do Jecam seguem até o dia 19 de julho.

Gustavo Zonta/LP

Ouro. Mariana Testoni conquistou um ouro para Camboriú

Acaj/Divulgação/LP

Bola Cheia e Ibiza fazem final da 1ª Copa Caic de Futsal

Partidas finais da competição acontecem amanhã, sábado, dia 13, no ginásio de esportes do Caic, no Monte Alegre, a partir das 19h30min

A primeira edição da Copa Caic de futsal encerra

neste sábado, dia 13. As par-tidas finais serão realizadas no ginásio de esportes do Caic, no bairro Monte Alegre. Na dis-puta pelo 3º lugar o duelo será entre as equipes Caic x JWA, a partir das 19h30min. Já na grande final, Bola Cheia x Ibi-

za disputam o troféu de cam-peão a partir das 20h30min. A entrada é gratuita.

Dez equipes participa-ram da competição que teve início no mês de maio. Os campeões levarão para casa R$ 1 mil, já o segundo coloca-do R$ 800, terceiro R$ 500 e o quarto R$ 250, além de troféu

e medalhas. “Todos estão convida-

dos para este grande momento do esporte em nossa cidade. As equipes que chegaram às finais são de muita qualidade e sem dúvidas vão dar um show em quadra”, declarou Cesar Cardoso “Bavária”, um dos or-ganizadores da competição.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DA REGIÃO DA FOZ DO RIO ITAJAÍ – S.S.P.M.R.F.R.I., por sua presidente ELIANE APARECIDA CORRÊA, no uso de suas atribui-ções legais e estatutárias, convoca, nos termos da Legislação Vigente e dos Estatutos Sociais desta entidade, todos os SERVIDORES E EMPRE-GADOS PÚBLICOS DE CAMBORIÚ, para participarem de ASSEM-BLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, que, realizar-se-á no dia 17 do mês de julho de 2013, às 19:00 horas, em primeira convocação e, na falta de quorum mínimo, às 19:30 horas, em segunda convocação, tudo nos termos da legislação vigente e estatutos sociais da entidade, no Clube Palmeiras. Sito na rua: Getulio Vargas, sem número, centro, Camboriú – SC, objetivando discutir a seguinte ordem do dia:

1º - Informações sobre o processo de regularização do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Camboriú – SISEMCAM;

2º - Apresentação, votação e aprovação de Pauta de Propostas reivin-dicatórias.

3º - Demais assuntos de interesse da categoria;

Itajaí/SC, 12 de julho de 2013. Eliane Aparecida Corrêa - Presidente

Base territorial, Itajaí, Navegantes, Camboriú, Ilhota, Luiz Alves, Penha e Piçarras.

____________________________________________________________________________________________

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERALEXTRAORDINÁRIA

O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DA REGIÃO DA FOZ DO RIO ITAJAÍ – S.S.P.M.R.F.R.I., por sua presidente ELIANEAPARECIDA CORRÊA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, convoca, nos termos da Legislação Vigente e dos Estatutos Sociais desta entidade, todos os SERVIDORES E EMPREGADOS PÚBLICOS DE CAMBORIÚ, para participarem de ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, que, realizar-se-á no dia 17 do mês de julho de 2013, às 19:00 horas, em primeira convocação e, na falta de quorum mínimo, às 19:30 horas, em segunda convocação, tudo nos termos da legislação vigente e estatutos sociais da entidade, no Clube Palmeiras. Sito na rua: Getulio Vargas, sem numero, centro, Camboriú – SC, objetivando discutir a seguinte ordem do dia:

1º- Informações sobre o processo de criação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Camboriú – SISEMCAM; 2º- Apresentação, votação e aprovação de Pauta de Propostas reivindicatórias.3º Demais assuntos de interesse da categoria;

Itajaí/SC, 12 de julho de 2013.

Eliane Aparecida Corrêa Presidente

Base territorial, Itajaí, Navegantes, Camboriú, Ilhota, Luiz Alves, Penha e Piçarras.

____________________________________________________________________________________________

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERALEXTRAORDINÁRIA

O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DA REGIÃO DA FOZ DO RIO ITAJAÍ – S.S.P.M.R.F.R.I., por sua presidente ELIANEAPARECIDA CORRÊA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, convoca, nos termos da Legislação Vigente e dos Estatutos Sociais desta entidade, todos os SERVIDORES E EMPREGADOS PÚBLICOS DE CAMBORIÚ, para participarem de ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, que, realizar-se-á no dia 17 do mês de julho de 2013, às 19:00 horas, em primeira convocação e, na falta de quorum mínimo, às 19:30 horas, em segunda convocação, tudo nos termos da legislação vigente e estatutos sociais da entidade, no Clube Palmeiras. Sito na rua: Getulio Vargas, sem numero, centro, Camboriú – SC, objetivando discutir a seguinte ordem do dia:

1º- Informações sobre o processo de criação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Camboriú – SISEMCAM; 2º- Apresentação, votação e aprovação de Pauta de Propostas reivindicatórias.3º Demais assuntos de interesse da categoria;

Itajaí/SC, 12 de julho de 2013.

Eliane Aparecida Corrêa Presidente

Page 23: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 2013

O esporte nas páginas policiais I

No último final de semana, aconteceu aqui em Camboriú um dos episódios mais tristes do esporte regional nestes últimos anos. Dois atletas de MMA (o antigo Vale-Tudo) se envolveram em uma briga generalizada em um posto de gasolina na entrada da cidade (mais informações so-bre o caso estão na matéria da página 15 desta edição). Kauê Mena e Maiquel Falcão, membros da Company Fight Team, de Balneário Camboriú, foram cruelmente agredi-dos após mexerem indevidamente com uma garota. Kauê foi o que mais sofreu com socos e pontapés e permanece internado na UTI do hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, correndo risco de morte. Todo o ocorrido foi filmado pelas câmeras de segurança do estabelecimento comercial.

O esporte nas páginas policiais II

O que se vê naqueles minutos de vídeo é algo extrema-mente brutal, que não condiz com a realidade do esporte MMA e muito menos representa a postura esperada de dois atletas que dominam as técnicas das artes marciais mistas. São cenas lamentáveis, que prejudicam a imagem de um esporte que já carrega há anos o estigma de ser violento. A atitude de Kauê e Maiquel foi duramente criticada pelo técnico da equipe Company Fight Team, Marcelo Briga-deiro, que comunicou oficialmente a expulsão deles do quadro de atletas da academia.

O esporte nas páginas policiais III

Conheço o trabalho de Marcelo Brigadeiro há pouco tem-po, mas é admirável a relação que ele estabelece com seus atletas, formando uma verdadeira família de esportistas. Na nota oficial que encaminhou para a imprensa, Briga-deiro lamentou muito todo o ocorrido e reiterou que o comportamento dos dois não condiz com o esperado de atletas de MMA, que não podem ser associados à vida no-turna, a brigas, confusões e consumo de álcool. O profes-sor finalizou o comunicado dizendo que “ser atleta não é uma profissão, mas uma filosofia de vida que implica em abdicação, disciplina e obediência”.

O esporte nas páginas policiais IV

Até o presidente do UFC, maior organização de MMA do mundo, Dana White, falou sobre o ocorrido em Camboriú, taxando o episódio como algo lamentável. Dana ainda se disse incomodado por Maiquel Falcão ainda ser conside-rado um lutador de MMA, já que foi expulso do UFC em 2011, justamente por ter agredido uma mulher. Por tudo isso, o episódio trágico do último final de semana precisa ser encarado como aprendizado por todos aqueles que es-colhem a carreira de esportista, principalmente os atletas que praticam artes marciais e outros tipos de lutas. Quan-do o esporte passa a estampar as páginas policiais é porque há algo de muito errado e que precisa ser revisto. Para pes-soas que como eu acreditam no esporte como um fator de transformação social, é triste ver que situações como esta ainda acontecem e acabam manchando toda a beleza que há nas práticas esportivas. A única coisa que resta agora é torcer para que Mena se recupere e todos os envolvidos neste ato criminoso sejam punidos.

Esporte

Em Cima da Linha

Email: [email protected]

por Gustavo Zonta

Twitter: @gugazonta

23

Equipes da Kadiz conquistam invictas mais uma etapa AcefTimes sub-9 Ouro e sub-7 Mamadeiras não perderam e ficaram com os títulos da

4º etapa da competição, que foi realizada em Blumenau no final de semana

No final de semana passa-do, as equipes da Kadiz,

que representam Camboriú no campeonato promovido pela Associação Catarinense de Escolinhas de Futebol - Acef, estiveram em Blumenau para a disputa da 4ª etapa da competi-ção. Dois dos três times da ci-dade conquistaram os títulos da etapa de forma invicta: o sub-9 Ouro e o sub-7 Mamadeiras.

Na categoria sub-9 Ouro, o título veio com 4 vi-tórias e um empate. Destaque para os atletas Kauan da Silva Rodrigues, Lukas Silva dos Santos, goleiro menos vazado,

e Augusto M. Souza, artilheiro. A classificação final da catego-ria ficou assim: Kadiz 1º lugar, Joclamar (Blumenau) 2º lugar, IAFA (Blumenau) 3º e Atlético de Jaraguá em 4º lugar.

Já no Mamadeiras (sub-7), a equipe camboriuense ob-teve cinco vitórias. O destaque do time foi Rodrigo Rosin e o goleiro menos vazado foi Phi-lipe da Silva Santos, também da Kadiz. Classificação final da categoria: Kadiz 1º lugar, Guabiruba em 2º lugar, Santos Dumont em 3º e Atlético Jara-guá em 4º lugar.

Na categoria sub-9 Pra-

ta, a equipe da Kadiz ficou com o 2º lugar, perdendo a fi-nal para Jaraguá do Sul. Santos Dumont ficou em 3º. Gabriel Pires, da Kadiz, foi o goleiro menos vazado.

“Foi muito bom voltar de Blumenau com mais estas belas conquistas. Estou or-gulhoso de nossos meninos, pois eles estão aproveitando a oportunidade e defendendo muito bem a nossa cidade”, declarou o professor Altair Kadiz dos Santos. A próxima etapa do Campeonato Acef será disputada em Piçarras no dia 4 agosto.

Mamadeiras. Equipe sub-7 venceu os cinco jogos que disputou e ficou com o ouro

Gustavo Santos/Divulgação/LP

Divulgação/LP

Sub-9 Ouro. Garotos da categoria Fral-dinhas venceram quatro partidas e empataram apenas uma na campanha para mais um título

Page 24: 225

Jornal Linha Popular - Camboriú, 12 de julho de 201324Cidade

Stefani Ceolla/LP

Draga. Dragagem será feita ao longo de mais de 16 quilômetros de rios que cortam a cidade

Inicia trabalho de desassoreamento dos riosDraga vai fazer o trabalho nos rios Camboriú e Pardo, enquanto escavadeira hidráulica passará pelos rios menores

O trabalho de desassorea-mento dos rios que passam

por Camboriú iniciou na terça-feira, dia 9. Uma draga foi en-viada à cidade pela Defesa Civil estadual e vai atuar na retirada de sedimentos dos rios Cambo-riú e Pardo. Outro equipamento, uma escavadeira hidráulica, fará a limpeza de rios menores, onde a draga não cabe.

De acordo com a coorde-nadora da Defesa Civil de Cam-boriú, Carla Krug, o desassorea-mento vai custar R$ 450 mil e será pago pelo Governo do Estado. “O desassoreamento dos rios irá beneficiar diretamente os bairros Santa Regina, Areias, centro, Rio Pequeno e São Francisco de As-sis. Já a limpeza dos outros rios, que são menores e não suportam o equipamento, vai favorecer os demais bairros e a área rural”, completou. A draga deve percor-rer um trecho de 16,2 quilômetros nos rios. Não há data especificada para o término da obra.

O secretário de estado da Defesa Civil, Milton Hobus, es-

teve em Camboriú na terça-feira acompanhando o início do de-sassoreamento. Ele afirmou que esta obra é importante pelo ca-ráter preventivo. “Não podemos dar apenas a resposta imediata às pessoas atingidas pelas cheias, entregando donativos. Precisa-mos minimizar os impactos”, ex-plicou. “Prevenir é sempre mais barato do que dar uma resposta depois”, disse o secretário.

O serviço será coordena-

meira vez que vejo um secretário de estado tão presente”, disse a prefeita. Essa foi a terceira vez que Milton esteve em Camboriú.

Além do desassoreamento, a Defesa Civil estadual se com-prometeu a construir a nova ponte passando pela rua Guaraparim, sobre o rio Peroba, e mais duas no interior. Os locais ainda não foram definidos. Casas para cerca de 30 famílias que foram atingidas pela última enchente também devem começar a ser construídas dentro de dois meses. A última enchente ocorreu no início de abril.

do pela equipe da Defesa Civil do município e executado pela empresa Submar Dragagens, de Porto Belo. “Este é um trabalho histórico na cidade e um servi-ço fundamental para amenizar e resolver problemas pontuais das cheias no município. Há muito a fazer, mas este é, sem dúvida, um grande passo”, disse a prefeita Luzia Coppi Mathias.

Ela recebeu o secretário e agradeceu pela visita. “É a pri-