edição 225

24

Upload: asemana-news

Post on 23-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

De 23 a 29 de março

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 225
Page 2: Edição 225

Geral02

Diretor: Sérgio Dal Gallo

Jornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR

Departamento Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Jornal A SEMANA News - CNPJ: 08.707.885/0001-75

Administração: Rua Parintins, 74 - Vila Izabel - Curitiba

Redação: Av. Brasil, 1890 - Sob 01 - Eucaliptos - FRG

Fone: (41) 3627-1997 / 9162-6192

[email protected]

www.asemananews.com.br

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores.O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Fonte: www.simepar.br

Diagramação: Tatiana Carla de Souza

Tiragem: 25 mil/mês

Impressão: Editora O Estado do Paraná S/A

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

Sexta Sábado Domingo Segunda Terça

O jornal é distribuído em Curitiba e Região Metropolitana

www.asemananews.com.br

Parcialmente nublado com

chuvas e trovoadas

isoladas a partir da tarde

Máx.23º - Mín. 12º

Chuva

Máx.25º - Mín. 14º

A SEMANA News23 a 29 de março de 2012

Editorial○

Comemoraro que, óh Curitiba!!!

Expediente

Fatos que marcaram a semana○

Reflexão

É verdade!!!

Datas e Fatos

Piadas

Nublado passando a

parcialmente nublado com

chuvas rápidas e isoladas

Máx.24º - Mín. 13º

Pancadas de chuva e

trovoadas

Máx.20º - Mín. 17º

Parcialmente nublado com

chuvas e trovoadas

isoladas a partir da tarde

Máx.21º - Mín. 15º

23/03/1919 - O então jornalista Benito Mussolini formou oPartido Fascista, contra o liberalismo e o comunismo. Mais tarde,tornou-se ditador da Itália.

24/03/1993 - O sociólogo Betinho lançou a Ação da Cidadaniacontra a Miséria e pela Vida, também chamada de Campanhacontra a Fome.

25/03/1996 - Membros de 15 países da comunidade Euro-péia recomendaram que as exportações de carne do Reino Unidofossem suspensas por causa da doença da vaca louca.

26/03/1940 - A polícia invadiu o jornal O Estado de S. Paulo,acusando seus diretores de uma conspiração contra o EstadoNovo.

27/03/1990 - A Rede Manchete estreou a novela Pantanal,escrita por Benedito Ruy Barbosa. A novela roubou a audiência daGlobo no horário nobre.

28/03/1964 - Os Beatles conseguiram incluir 10 canções nalista das 100 mais tocadas da Billboard, quebrando o recorde deElvis Presley, que durou 7 anos. No mês seguinte, a banda atingi-ria o máximo de 14 músicas na lista.

29/03/1886 - O farmacêutico americano John Pemberton in-ventou a Coca-Cola.

Um deputado está andando tranqüilamente quando é atropela-do e morre.

A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedrona entrada.

-'Bem-vindo ao Paraíso!'; diz São Pedro-'Antes que você entre, há um probleminha. Raramente ve-

mos parlamentares por aqui, sabe, então não sabemos bem o quefazer com você.

-'Não vejo problema, é só me deixar entrar', diz o antigo depu-tado.

-'Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamosfazer o seguinte: Você passa um dia no Inferno e um dia no Para-íso. Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade.

-'Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso diz o deputa-do.

-'Desculpe, mas temos as nossas regras. 'Assim, São Pedro o acompanha até o elevador e ele desce,

desce, desce até o Inferno.A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de

golfe.Ao fundo o clube onde estão todos os seus amigos e outros

políticos com os quais havia trabalhado.Todos muito felizes em traje social.Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar so-

bre os bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo.Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e

caviar.Quem também está presente é o diabo, um cara muito amigá-

vel que passa o tempo todo dançando e contando piadas.Eles se divertem tanto que, antes que ele perceba, já é hora de

ir embora.Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o

elevador sobe.Ele sobe, sobe, sobe e porta se abre outra vez. São Pedro

está esperando por ele.Agora é a vez de visitar o Paraíso.Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que

andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando.Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba

e São Pedro retorna.-' E aí ? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso.

Agora escolha a sua casa eterna.' Ele pensa um minuto e responde:-'Olha, eu nunca pensei. O Paraíso é muito bom, mas eu

acho que vou ficar melhor no Inferno.'Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce,

desce, desce até o Inferno.A porta abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio

cheio de lixo.Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas

catando o entulho e colocando em sacos pretos.O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do

deputado.-' Não estou entendendo', - gagueja o deputado - 'Ontem mes-

mo eu estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagosta,caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora sóvejo esse fim de mundo cheio de lixo e meus amigos arrasados!!!'

O diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz:-'Ontem estávamos em campanha. Agora, já conseguimos o seu voto...'

Começa o outono

O outono começou na última terça-feira. De acordo com ometeorologista do Cptec José Felipe Farias, a estação começacom maiores incursões de massas de ar frio sobre o continente.“É uma estação de transição entre o verão e o inverno, com frentesfrias mais regulares e as temperaturas começando a diminuir”,aponta. O outono terá mudanças rápidas nas condições de tempo,maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locaisserranos das regiões Sudeste e Sul.

Na segunda-feira, o atacante português começou a explicarcomo cobrou o pênalti:

- Pois é... Na hora de eu chutar o pênalti, o goleiro começou afazer guerra de nervos comigo. Ele dizia, sem parar: "Se vocêchutar no canto esquerdo, eu pego, se chutar no direito, eu pego,se chutar no centro eu pego..."

- E o que cê fez, Manuel?- Chutei fora e ferrei ele...

Em tempos passados jamais se via a administração públicade Curitiba viver um aniversário sem comemorações. É claro quealguma programação haverá, mas sem aquele glamour de outro-ra. É que no próximo dia 29 de março a capital de todos os parana-enses estará completando seus 319 anos de emancipação. Seri-am mais de três séculos sob o comando de pessoas que sempretiveram orgulho de ocupar o cargo de prefeito da cidade que repre-senta o estado. Isto sem contar os títulos recebidos de cidademodelo, melhor sistema de transporte, capital mais verde, entretantos outros títulos que, pelo estado da atual administração devemestar empoeirados.

Comemorar o que? Esta é certamente a pergunta que muitoscuritibanos e pessoas que adotaram esta cidade como sua devemestar se fazendo, principalmente a população dos bairros, que seencontram abandonados notadamente no quesito asfalto, ou pelomenos ruas em condições de tráfego, além dos tradicionais bura-cos que já podem ser chamados de crateras, postos de saúdecaóticos, etc...

É triste em um momento como este ter de chamar a atençãodos políticos que estão à frente da administração municipal dacapital do Estado, apesar de hoje serem poucos os que estão nomesmo barco do atual prefeito. É que nos últimos dias ou horas oatual prefeito sofreu certo enfraquecimento no que concerne aoapoio que tinha junto ao legislativo municipal, ou seja, o prefeitoLuciano Ducci perdeu cancha junto aos vereadores de Curitiba,que em momentos passados eram seus aliados fiéis...

E por ser este um ano eleitoreiro é quase normal termos ummomento de transição, onde cada político busca o grupo que me-lhor lhe favorecerá nas eleições vindouras. Contudo, quero salien-tar que em administrações passadas e não muito distantes - atémesmo quando ainda Ducci era vice de Beto Richa na prefeitura -o tal acerto era muito mais fácil, ou seja, o grupo era mais unido eem se tratando de números era bem mais graúdo.

Mas o que leva uma administração a tal situação? Falta dedinheiro não é, pois Curitiba tem a maior receita do Estado e sem-pre foi administrada com o pé nas costas, sem nenhuma comuni-dade ficar desassistida. Os rumores que rolam entre a oposição,que hoje não é pouca, é que Ducci deixou para resolver tudomomentos antes das eleições. E isto pode ser com base no trunfoou a “carta na manga” que buscávamos descobrir em ediçõespassadas, que garante a tranqüilidade ao atual prefeito mesmodiante de tantas reclamações da população curitibana.

Veja que reclamações é o que não faltam, pois pessoas inda-gadas por integrantes deste veículo nos diziam e dizem que aindasonham com a possibilidade do cumprimento da promessa dopolítico do seu bairro, afinal, promessa é promessa. Aliás, não sóem Curitiba, mas também em grande parte da região metropolitanaexistem promessas ainda sonhadas de políticos que dependemda metrópole Curitiba para sua eleição...

E analisando o atual estado de Curitiba, cidade aniversariante ebola da vez, podemos pensar que Dr. Luciano Ducci, por ser funci-onário concursado, pode estar por aceitar a derrota nas urnas nomês de outubro já pensando em voltar a exercer um cargo qualquerna Secretaria de Saúde do Município, uma vez que foi lá que um diaDucci consagrou-se por ter elaborado um programa que hoje éexemplo mundial. Ora, tem aqueles que dizem que como pessoa oprefeito da capital é maravilhoso, mas como político...

Continuo lamentando pela população curitibana que, aliás, nãoelegeu Ducci como prefeito e sim Beto Richa. Quando as rédeasforam passadas a Luciano Ducci ninguém sonhava que a admi-nistração pública municipal chegasse a tal ponto de degradação.Hoje andando pelos bairros de Curitiba, conversando com a popu-lação, constatamos que ninguém sonha jamais em ter Ducci ree-leito como prefeito da capital paranaense.

E fico eu aqui meditando pelas vezes que proferimos palavrasao seu favor, nobre cidadão Luciano Ducci, será que valeu a pena?

Mas quero eu glorificar o nome do meu Senhor da Glória ejamais da derrota... Um forte abraço a todos e viva o SenhorJesus...

Page 3: Edição 225

Destaque 03www.asemananews.com.brA SEMANA News

23 a 29 de março de 2012

Cartões postais nãomostram o verdadeiro

retrato de CuritibaDimas Rodrigues

Curitiba das quatro es-tações em um mesmo dia,dos ônibus biarticulados,dos inovadores pontos deônibus em forma de tubos.Da população de várias et-nias (e de pouco papo), dosrestaurantes italianos, daBoca Maldita e dos váriospontos turísticos, como oJardim Botânico e o Museudo Olho que atraem visitan-tes de todo o mundo. A belae verde Curitiba completa319 anos no próximo dia 29de março.

E no momento que secomemora mais um aniver-sário, os holofotes não de-vem se voltar apenas paraas referências descritas dacidade, mas também paraa Curitiba real, a do dia adia dos curitibanos. E essaCuritiba está longe de serchamada de "modelo". Assoluções urbanas como otransporte público mos-tram-se saturadas. E a atu-al gestão, do prefeito Luci-ano Ducci, aposta tão so-mente na renovação da fro-ta e no lançamento dos"maiores ônibus do mundo"para amenizar a superlota-ção de diversas linhas. En-tre os usuários, a reclama-ção é de que os ônibus au-mentaram, mas o sofrimen-to do aperto continua igual.Uma outra alternativa apre-sentada para o setor é ometrô. Mas até esse proje-to é contestado por muitosespecialistas, em razão doaltíssimo investimento epelo fato, da primeira linha

Aniversário 319 anosAniversário 319 anosAniversário 319 anosAniversário 319 anosAniversário 319 anos

a ser implantada já possuirum grande número de ôni-bus no trajeto (Pinheirinho- Centro).

E o que dizer da con-servação das ruas da cida-de em que os ônibus comos turistas nem passamperto? Centenas de quilô-metros de ruas pelos bair-ros estão em péssimo es-tado de manutenção, comburacos e antipó desgasta-do remendados com "man-chões" das famigeradasoperações tapa-buracos.

Apesar da urgência deobras de pavimentação emcentenas de ruas, o que aequipe comandada peloprefeito tem feito é "maqui-ar" as avenidas do Centroda cidade. Nas últimas se-manas, ruas do anel cen-tral de Curitiba receberamobras de recapeamento,mas tais avenidas como aJoão Negrão e a VicenteMachado estavam em bomestado de conservação. Ouseja, uma contradição ab-surda.

Os professores muni-cipais também não estãosatisfeitos com o que rece-bem para trabalhar nas es-colas públicas apontadascomo "as melhores doPaís". Uma greve que tevegrande adesão dos docen-tes durou dois dias na se-mana passada e só nãocontinuou para que os alu-nos não fossem prejudica-dos, mas o movimento pormelhorias salariais foi man-tido.

Os servidores munici-pais da Saúde também pro-

testaram durante vários diasna cidade do sistema "mo-delo" de saúde pública. Oscuritibanos sofrem nas uni-dades de saúde, principal-mente nos fins de semanae nos dias de inverno emque a demanda por atendi-mento aumenta substanci-almente. Filas por médicossão formadas nos "posti-nhos" e constantemente, osprofissionais faltam ao tra-balho e aumentam a dordos pacientes.

Na área de Habitação,velhos problemas. Indigna-dos com a demora na filade espera por uma casa daCohab Curitiba, centenasde moradores de baixa ren-da invadiram recentemen-te um terreno na Vila Saba-rá, no CIC e demonstran-do pouca capacidade dediálogo para resolver o pro-blema, a administração re-correu a força policial paraencerrar o assunto.

InsegurançaA sensação de seguran-

ça dos curitibanos tambémdiminui com o passar dosanos. Se antes a violênciaera algo visto somente naperiferia, hoje os assaltosocorrem em grandes con-domínios ou na área cen-tral, em plena luz do dia.

Enfim, o aniversário deCuritiba deve sim ser co-memorado e no abraço sin-cero, algumas verdadessobre a cidade devem serditas. Principalmente emano eleitoral em que se ava-lia como ela tem sido ad-ministrada.

A eleição do verea-dor João Luiz Cordeiro,o João do Suco (PSDB)como novo presidente daCâmara Municipal deCuritiba, na última se-gunda-feira, já era espe-rada por quem acompa-nha o noticiário políticoe as sessões na Casa.Embora outros vereado-res tenham se apresen-tado como postulantesao cargo, no momentodecisivo, a conversa debastidores e costuraspolíticas às vésperas daeleição, indicavam queocorreria uma disputaentre um nome de basede apoio ao prefeito -João do Suco e outro daOposição, no caso, o ve-reador Paulo Salamuni(PV).

O que realmentechamou a atenção foiuma suposta preocupa-ção pelos lados da Pre-feitura para que nenhumimprevisto atrapalhasse aeleição de João do Suco.O vereador Caíque Fer-rante que manteve a can-didatura, apesar de saberque não receberia os vo-tos prometidos por seus

Eleição de novo presidente da Câmara expõeenfraquecimento da base de apoio a Ducci

pares, revelou que algunsvereadores foram "chama-dos para uma conversa naPrefeitura" e com essapressão, nenhum vereadoraliado ao prefeito que esta-va propenso a votar emoutro nome, resolveu arris-car e perder as "benessesdo rei".

Ainda assim, apesar deJoão do Suco ser eleitocom 25 votos, contra 11 deSalamuni e duas absten-ções, fica claro que a basede apoio a Ducci já não étão grande como antes. Eisso pode ser constatadotambém se comparar aseleições anteriores. Em

2009, João Claudio De-rosso, havia recebido 36votos para presidente.Em 2011, diminuiu para30 e agora, o sucessor deDerosso, foi eleito com25 votos.

Vale lembrar queJoão do Suco, além damaioria aliada ao ex-pre-sidente, apoiaram Deros-so até o momento que asituação dele ficou insus-tentável frente a opiniãopública.

Derosso que votouem João do Suco teveque renunciar ao presti-giado cargo, depois doescândalo na contrataçãoda empresa da mulherdele para prestar serviçosde publicidade na Casa.

João do Suco queganhou o apelido no pas-sado em razão de ter sidoproprietário de uma ban-ca que vendia suco nobairro Pinheirinho, pro-meteu que as investiga-ções contra Derosso "nãoacabaram" e que irá tra-balhar pela transparênciana Câmara. Aliás, o úni-co caminho para recupe-rar a manchada imagemda Casa.

Cidade referência no país completa 319 anos.

Contudo, soluções da Curitiba modelo estão saturadas, como o aperto nos ônibus e ruas esburacadas

Vereador João do Suco

eleito presidente da Câmara

Municipal de Curitiba

Page 4: Edição 225

Fazenda Rio Grande04 www.asemananews.com.brA SEMANA News23 a 29 de março de 2012

Reivindicação da Acinfaz, Indústriado Conhecimento do Sesi vira realidade em FRG

Espaço do leitor. Participe: [email protected]

Antenado○

Setim

O deputado federal Luiz Carlos Setim(DEM) deve concorrera prefeito de São José dos Pinhais, nas próximas eleições munici-pais, em outubro deste ano. A indicação, ainda não oficial, ganhouforça nos últimos dias e o comentário na cidade é que de Setimestaria muito bem em pesquisas internas, encomendadas pelogrupo formado por ele, pelo deputado federal Leopoldo Meyer(PSB)e pelo deputado estadual Francisco Buhrer(PSDB). Setim que jáfez um belo trabalho quando prefeito de São José dos Pinhais temtotais condições de reconduzir a cidade ao verdadeiro rumo doprogresso.

Toninho no rádio

Nesta segunda-feira, dia 19 de março, o deputado estadualToninho Wandscheer (PT) estreou um programa semanal na RádioFazenda FM 98,3. A "Roda de Chimarrão" vai ao ar todos os diasdas 6h às 7h30 da manhã. No programa, blocos de reportagens,entrevistas e espaço para a participação do ouvinte. Além disso, odeputado Toninho presta contas do seu mandato como parlamen-tar e discute os problemas e conquistas de Fazenda Rio Grande eregião metropolitana. Pra quem não mora em Fazenda Rio Gran-de, o programa pode ser acessado pela Internet:www.fazendafm.com.br

Em campanha

A campanha eleitoral já começou. Apesar de ainda não seroficial, os vereadores de Fazenda Rio Grande começaram a es-cancarar suas intenções. Na sessão da Casa, na última quarta-feira, alguns vereadores convocaram os interessados para reuni-ões partidárias e expuseram os planos dos partidos que represen-tam. Um falou que o partido pretende fazer três cadeiras. Outrofalou que há muito tempo o partido está na luta, organizado e preten-de aumentar o número de vereadores da legenda na Casa. Secada partido pretende fazer dois a três vereadores, imagina comovai ficar? Acho que esqueceram que só tem vaga para 13 verea-dores. Tsc, tsc,tsc...

Adesivo no carro

Os adesivos nos carros também começam a aparecer. Éum tal de se filie a tal partido, amigos de fulano e amigos de ciclanoque não tem fim. Desse jeito vai ter mais candidato do que eleitor...

Dimas RodriguesA população de Fazen-

da Rio Grande, especial-mente os estudantes e pro-fessores da cidade ganhama partir do próximo dia 04de abril, um novo local paraestudos e pesquisas. Trata-se da Indústria do Conheci-mento, um projeto culturaldo Sesi que há muito tempoera reivindicado pela Asso-ciação Comercial e Indus-trial de Fazenda Rio Grande(Acinfaz). A nova unidadeem que os usuários terãooportunidade de acessar ainformações diversas eaprofundar o conhecimen-to fica na Avenida SantaMônica, ao lado do CentroEsportivo (CEFAZ), no bair-ro Santa Terezinha.

O terreno foi doado

pela Prefeitura, enquantoo Sesi, vinculado ao sis-tema Fiep (Federação dasIndústrias do Estado doParaná) foi o responsávelpela construção da unida-de, além de fornecer todoo mobiliário, acervo de li-vros e um centro multi-mídia com DVD´s, CD´se internet.

"Essa unidade da In-

dústria do Conhecimento éalgo que estamos lutandojunto ao FIEP, Sesi há mui-to tempo e mais intensa-mente nos últimos trêsanos. Recentemente, tive-mos com o presidente daFIEP, o (Edson) Campag-nolo para tratar desse as-sunto também, porqueFazenda precisa ampliaras opções culturais. E fe-

lizmente, agora surtiu oresultado e essa unidadejá é realidade", comemo-rou João Munaro, presi-dente da Acinfaz.

Os centros multimídiaIndústria do Conhecimen-to são estruturados de for-ma a atender lacunas napromoção do acesso à in-formação, estimulando prá-ticas de leitura e pesquisa.São mais de 1000 títulos àdisposição dos usuários.

Seus ambientes sãoprojetados de forma a fa-cilitar a acessibilidade fí-sica, em 100 municípiosbrasileiros, com boascondições para leitura eestudo, bem como aces-so a tecnologias e horári-os adequados para osusuários.

Os moradores de Fa-zenda Rio Grande tem pou-cas opções de lazer e aten-to a essa necessidade e vi-sando beneficiar as famíli-as que moram no bairroEstados, o vereador Ricar-do Miranda apresentou re-querimento solicitando aconstrução de praças es-portivas com equipamentosde academia ao ar livre.

A área destinada a re-ceber a praça seria um ter-reno atualmente vazio naesquina entre a Rua Sergi-pe e a Rua Jaguariaíva e

Vereador Ricardo Miranda pedeconstrução de praça esportiva no bairro Estados

traria uma alternativa segu-ra para recreação de crian-ças, além de atividades es-portivas e de lazer aos adul-tos, moradores no JardimRosa, Angico e outros lo-teamentos que surgem atodo tempo naquela região."Por serem regiões popu-losas e carentes de áreasque possibilitem uma des-contração em busca demelhor qualidade de vida,justifica-se a criação desteespaço destinado ao lazer ediversão da população", dis-se o vereador.

Ricardo acredita quedevido ao grande sucessodas academias já instaladas,seria importante a instala-ção destes equipamentosem outros locais da cida-de.OHL atende solicitação

Outra solicitação apre-sentada pelo vereador Ri-cardo Miranda junto aosórgãos competentes para acomunidade e que recente-mente foi contemplada tra-tou da melhoria no acessopela BR-116 ao bairro Es-tados.

Durante muito tempo,a Rua Pernambuco na es-quina com a BR-116, úni-co acesso ao Estados, es-tava em situação precária,cheia de buracos e em diasde chuva, praticamente in-transitável. E através de umpedido do vereador, a OHL,responsável pela adminis-tração deste trecho da ro-dovia, executou a coloca-ção de asfalto no local,atendendo assim, a reivin-dicação dos motoristas queprecisam passar por ali di-ariamente. (DR)

A proposta de criaçãode uma linha de ônibusque ligue o município deFazenda Rio Grande ao deAraucária foi apresenta-da pelo vereador MarcioWozniack (foto) durantea sessão na Câmara Mu-nicipal no último dia 21.O vereador solicitouatravés do requerimentoNº 34/12 que seja enca-minhado o anteprojeto delei Nº01/12 de sua auto-ria ao Executivo e Legis-lativo de Araucária, àCOMEC e à AssembleiaLegislativa do Paraná,além da Prefeitura de Fa-zenda Rio Grande.

A ideia busca darmais qualidade de vidaaos usuários do transpor-te coletivo que diariamen-te precisam se deslocar a

Vereador Márcio Wozniack pede acriação de linha de ônibus

Fazenda Rio Grande/Araucária

trabalho ou a estudo até omunicípio de Araucária evice-versa. A proposta foiaprovada por unanimidadepelos vereadores. "A cida-de cresce a cada dia, é pre-ciso pensar novo e formu-lar praticas que atendam arealidade dos nossos mo-radores", comenta o vere-ador. Outra proposta deMárcio, sugere a criação deuma linha ligando Fazendaaté São José dos Pinhais,esta será lida e votada napróxima sessão ordinária.

A Avenida Jatobá, im-portante via de acesso entrea BR-116 ao Parque Indus-trial de Fazenda Rio Grandejá está de cara nova. Asobras de pavimentação notrecho de pouco mais de 500metros foram concluídas,assim, o tráfego está libera-do. Desde que o prefeitoChico Santos assumiu em2009 houve obras de pavi-mentação e asfalto em todaa cidade, cerca de 150 ruastiveram benfeitorias.

Para a revitalização daAvenida Jatobá foram inves-tidos cerca de R$ 800 milreais, sendo R$ 300 mil comrecursos da própria prefei-tura e o restante veio atra-vés de uma emenda parla-mentar do Deputado NelsonMeuer (PP). A nova Av Ja-tobá possibilita o acesso pa-vimentado a Avenida Brasil.

Obras na Av. Jatobá emFazenda Rio Grande estão concluídas

Na segunda etapa, após, arevitalização da Avenida dasIndústrias ela se tornará aprincipal via de ligação aoDistrito Industrial da cidade.O secretário de planejamen-to Claudemir Andrade dizque: "Logisticamente é im-portante as melhorias dessasvias. Pois, elas trarão o de-senvolvimento, e o desenvol-vimento atrai novas empre-

sas e por conseqüência geranovos empregos", comentaClaudemir.

Para moradores e co-merciantes da região a obrachega em um momento im-portante: "Quando chegueiaqui na região nem rua exis-tia, era difícil a situação.Muita poeira, por causa dis-so até a freguesia fugia, erapreciso deixar a janela fecha-

da e em dias quentes issonão é adequado. Agora não,com a melhoria percebo queaté o movimento aqui no res-taurante esta aumentando,gostei muito da iniciativa, oprefeito Chico Santos está deparabéns, ele realmente olhapelo povo fazendense", co-menta o comerciante Clau-dio José dos Santos.

No momento, outra im-portante via de Fazenda RioGrande está em obras, a RuaCesar Carelli. Nela está sen-do feito o aprimoramento darede de drenagem pluvial,recuperação do pavimento,melhorias na iluminação,construção de calçadas empavers de concreto comacessibilidade para deficien-tes, readequação das áreas deestacionamento, sinalizaçãovertical e horizontal. O pra-zo de conclusão é de 90 dias.

Terreno onde

pode ser

implantada

uma praça

esportiva

Acesso ao

bairro recebeu

melhoria, após

pedido de

Miranda

Gerente da Acinfaz Giulianno Gomes e o presidente João Munaro

Avenida Jatobá passou por obras de

revitalização asfáltica e já está liberada para o tráfego

Page 5: Edição 225

RMC 05www.asemananews.com.brA SEMANA News

23 a 29 de março de 2012

Os impactos do crescimentoda frota de motos no País

Veículos sobre duas rodas são mais poluentes e sujeitos a acidentes graves, representandoaumento nos custos do SUS - Sistema Único de Saúde e da Previdência Social

As Mulheres serão benefíciadas no Minha Casa

Ligue para a Casa Fácil

e verifique como você pode

participar da segunda fase

do programa Minha Casa

Minha Vida. Contato: 3627-

7800 ou 3627-5656.

Adamo Bazani

Se no passado a motoera sinal de liberdade e agi-lidade, sendo até símbolode status, hoje representapreocupações sérias emrelação ao meio ambiente,transporte, previdência esaúde pública.

De acordo com dadosdo Denatran - Departa-mento Nacional de Trân-sito, em uma década, a fro-ta de motos no Brasil cres-ceu 325%, o que totaliza10, 6 milhões de motoci-cletas.

Parte desse cresci-mento deve-se à necessi-dade de as pessoas se des-locarem de maneira maisrápida nas cidades, a umaascensão do nível de ren-da e aos financiamentos eestímulos dados pelo Go-verno Federal, em especi-al na gestão de Luís Iná-cio Lula da Silva, para esteveículo.

Mas os impactos dis-so já são sentidos nas mé-dias e grandes cidades bra-sileiras. O aumento da fro-ta de motos representa umdesafio para as autorida-des e parte da solução paraisso passa pelo estímuloaos transportes públicos:

Poluição:A moto polui entre 6 e

7 vezes mais que um carrode passeio e 3 vezes maisque um ônibus em núme-ros absolutos de acordocom o Conama - ConselhoNacional do Meio Ambien-te, levando-se em conta osônibus com tecnologia an-tiga, baseadas nas normasEuro III. Os que são pro-duzidos atualmente, se-guindo as normas Euro V,são bem menos poluentes.

Para se ter uma ideia,ainda em números absolu-tos, por quilômetro percor-rido, as motos emitem 2,3gramas de monóxido decarbono contra 0,34 gra-mas dos carros.

A situação é agravadapelo fato de muitas motoscom baixa cilindrada nãoterem catalisadores, quereduziriam parte dos mate-riais poluidores.

Mas o cálculo de po-luição deve levar em contanão apenas os números ab-solutos, mas a proporçãopor passageiro.

Aí é criado um abismoentre motos e ônibus, pelofato de os ônibus, com ummesmo motor e ocupandoproporcionalmente um es-paço menor, transportarmuito mais pessoas quecarros e motocicletas.

De acordo com dadosda ANTP - Associação Na-cional dos Transportes Pú-blicos, com base nos nú-meros do Conama, as mo-tos poluem, proporcional-mente por passageiro, 16,1vezes mais que um ônibuse 9,6 vezes acima dos car-ros de passeio.

O aumento da poluiçãorepresenta também custosmaiores com a saúde pú-blica e privada, já que cau-sa ou agrava problemas deordem respiratória.

Acidentes, previdênciae gastos com

a saúde pública:As motos também são

mais sujeitas a acidentes.Por dia, só em São Paulo,

a média de mortes de mo-tociclistas chega a quasedois.

São perdas humanas,famílias destruídas e tris-teza. Além do lado senti-mental e humano, os maisimportantes, há também oscustos para os sistemas desaúde e previdência social.

Dados do SUS - Sis-tema Único de Saúde dãoconta que por ano só asinternações médicas demédio e longo prazo poracidentes de trânsito re-presentam R$ 187 mi-lhões, isso sem contar osatendimentos que não sãoconsiderados interna-ções.

As indenizações pagaspelo DPVAT - seguro obri-gatório por invalidez per-manente a vítimas de aci-dentes com motocicletacresceram entre 2000 e2010, 274%

De acordo com a Se-guradora Líder, que admi-nistra o DPVAT, entre janei-ro e setembro de 2011, fo-ram pagas em indenizaçõesa motociclistas R$ 1,6 bi-lhão.

Só de concessões deaposentadoria por invalidezapenas para vítimas de aci-dentes de moto a Previdên-cia Social deve desembol-sar a R$ 8,6 bilhões em2012.

A presidente DilmaRousseff anunciou no diaInternacional da Mulher,uma mudança nas regras depropriedade do ProgramaMinha Casa, Minha Vidapara garantir que as mulhe-res fiquem com os imóveisem caso de separação. Apartir de agora, se houverdivórcio ou dissolução deunião civil estável, o imó-

vel ficará, necessariamen-te, em nome da mulher.

A regra valerá para fa-mílias com renda mensal deaté três salários mínimos,inscritas no programa. Nes-sa faixa de renda, o subsí-dio do governo para a com-pra do imóvel chega a 95%do valor. A única exceçãoserá quando o pai tiver aguarda exclusiva dos filhos.

Segundo o porta-vozda Presidência, a mu-dança segue a mesma ló-gica de outros progra-mas do governo, de pri-vilegiar as chefes de fa-mília como beneficiárias.A mudança será editadapor meio de medida pro-visória, em edição extra-ordinária do Diário Ofi-cial da União.

A Prefeitura de Curiti-ba, em parceria com o Su-permercado Mercadorama,promove neste domingo(25) o 17º Passeio Ciclísti-co em comemoração aoaniversário da cidade. A lar-gada do passeio será ás10h, na Avenida Silva Jar-dim, em frente ao Merca-dorama, e a chegada noParque Barigui.

A participação no pas-seio é gratuita e não é ne-

Bolo de meia tonelada nafesta de aniversário de

Curitibano BariguiA grande festa de ani-

versário dos 319 anos deCuritiba será neste domin-go (25), no Parque Barigui,com um presente gigantepara a cidade: um bolo de500 quilos que será distri-buído à população, a partirdas 15 horas.

A massa de pão-de-lódo bolo gigante, produzidopelo 12º ano consecutivopelo Sindicato da Indústriada Panificação e Confeita-ria do Paraná, em parceriacom o Moinhos Anaconda,ficará pronta nesta sexta-feira (23). Uma equipe de20 pessoas trabalha nosretoques finais da massa.

"O bolo fica maior acada ano. Tem que sergrande para que ninguémfique sem provar e festejaro aniversário da cidade"´,diz o presidente do sindi-cato da panificação, VilsonFelipe Borgmann.

A receita do bolo tam-bém tem quantidades gene-rosas de ingredientes. São

100 kg de farinha de trigo,90 kg de açúcar, 2 mil ovos,7 kg de emulsificante, 4,2kg de fermento, 67 kg defrutas, 130 litros de chan-tilly e 60 litros de calda.

A massa assada do boloserá transportada até o Par-que Barigui em um cami-nhão. O bolo será montadono local, com recheio defrutas, calda e cobertura dechantilly. A estimativa é querenda 6 mil pedaços, distri-buídos com a ajuda daGuarda Municipal.

A festa de aniversáriono parque começará às 10he terminará às 18h. Na pro-gramação, além do bolo gi-gante, teatro da GuardaMunicipal, apresentação dabanda Confraria da Costa,show Passarinha, com JôNunes, grupo folclórico íta-lo-brasileiro, banda Carena-gem, Jazz Cigano, RaulAguilera e Dante Pippi,Roda de Choro do Conser-vatório de MPB e bandaLenda Zero.

Horário: 10h às 18hLocal: Parque Barigui10h - Teatro da Guarda Municipal11h - Banda Confraria da Costa12h - Show "Passarinha" com Jô Nunes13h - Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro14h - Banda Carenagem15h - Jazz Cigano15h40 - Raul Aguilera e Dante Pippi16h - Roda de Choro Conservatório de MPB17h - Banda Lenda Zero

Acompanhe a programação da festa

Passeio ciclístico deveatrair milhares de curitibanos

cessária inscrição prévia. Aconcentração dos ciclistasserá às 9h, na Avenida Sil-va Jardim, em frente aoMercadorama. O percursodo passeio é de seis quilô-metros, com chegada pre-vista às 11h no Parque Ba-rigui - justo no horário dafesta de 319 anos de Curi-tiba. A expectativa é queaproximadamente quatromil ciclistas participem dopasseio.

Page 6: Edição 225

Paraná06 www.asemananews.com.brA SEMANA News23 a 29 de março de 2012

Governo anuncia obras desaneamento para mais

12,8 mil famílias na RMC

O governador Beto Ri-cha e o presidente da Sa-nepar, Fernando Ghignone,assinam nesta quinta-feira(22), Dia Mundial da Água,ordens de serviço paraobras de ampliação dos sis-temas de água e esgoto emsete municípios da RegiãoMetropolitana de Curitiba.Serão beneficiadas 12.800famílias, com investimen-tos de R$ 19,5 milhões. Aassinatura das ordens foi noauditório do Museu OscarNiemeyer, às 8h30, naabertura de seminário quedebaterá a importância daágua e a preservação am-biental.

As obras, que vão ge-rar 3.300 empregos, serãoexecutadas em Balsa Nova,Campina Grande do Sul,Campo Largo, Contenda,Lapa, Mandirituba e Pira-quara. "São obras que tra-zem saúde e qualidade devida, criam empregos e nosmantêm firmes rumo à uni-versalização do saneamen-to no Paraná", afirma Fer-nando Ghignone.

Em Balsa Nova, a Sa-nepar ampliará a Estação deTratamento de Esgoto(ETE), que também teránovos leitos de secagem delodo, além de obras de dre-nagem, urbanização e au-tomação. No município deCampina Grande do Sul,novas instalações elétricasna Estação de Tratamentode Esgoto permitirão aten-der aos bairros Jardim JoãoPaulo II e Jardim SantaAngelina.

As melhorias no siste-

ma de abastecimento deágua em Campo Largocompreendem instalaçõescivil, hidráulica e elétricapara implantação de boos-ters (bombas) em duas Es-tações Elevatórias de ÁguaTratada. Em Contenda, aSanepar implantará 52,8quilômetros de rede cole-tora de esgoto e fará 2.223ligações prediais.

No município da Lapa,será construída rede de dis-tribuição de água e de co-leta e tratamento de esgotopara atender o loteamentoMoradias Olaria, que inte-gra o programa "MinhaCasa, Minha Vida", do go-verno federal. Serão 2,6quilômetros de novas redesde distribuição de água, 1,5quilômetro de linhas de re-calque, além de interliga-ções, travessias e instala-ções elétricas para o siste-ma de esgoto.

Em Mandirituba, a em-presa construirá uma novaEstação de Tratamento deEsgoto, a ETE Rio dos Pa-tos, e implantará 27,5 qui-lômetros de rede coletora,7,5 quilômetros de intercep-tores e 1.120 ligações pre-diais. Piraquara receberáduas obras. No bairro Gua-rituba Redondo, área doassentamento AR1/Coha-par, serão implantados 8quilômetros de rede cole-tora de esgoto e feitas 800ligações prediais. Nas vilasFuck, Marumbi e Olaria,serão construídos 9,6 qui-lômetros de rede coleta,duas travessias e 329 liga-ções prediais.

Obras serão executadas em Balsa Nova, Campina Grande

do Sul, Campo Largo, Contenda, Lapa, Mandirituba e Piraquara

Representantes das se-cretarias da Educação dosestados de Santa Catarina,Rio de Janeiro e Rio Gran-de do Sul conheceram nes-ta quarta-feira (21) os bonsresultados que o Paranávem obtendo com o Pro-grama Estadual de Alimen-tação Escolar (Peae). Elesestiveram na sede da Su-perintendência de Desen-volvimento Educacional(Sude), da Secretaria deEstado da Educação, paraver como funciona o pro-grama.

A diretora de Infraestru-tura, Logística, Organiza-ção e Gestão (Dilog) da se-cretaria, Marcia Stolarski,disse que o interesse pelotrabalho desenvolvido noParaná é o reconhecimen-to de que o estado está nocaminho certo. "Temos sis-temas de gerenciamento deaquisição e distribuição dealimentos totalmente de-senvolvidos aqui e que sãopioneiros no Brasil", afir-mou.

Segundo ela, entre elesestão a aquisição e acom-panhamento dos alimentosnão perecíveis e a aquisi-ção de alimentos da agricul-tura familiar - o que colo-cou o Paraná em evidênciapor ter sido o primeiro es-tado a investir 30% dos re-cursos da alimentação es-

Alimentação escolar do Paranáé referência para outros estados

colar com a compra dessetipo de produto.

FuncionamentoMárcia Stolarski expli-

cou que o Paraná adota umsistema de compra únicade não perecíveis para to-das as escolas, via pregãoeletrônico. Com esse siste-ma, o Governo do Estadoconsegue um preço bemmais atrativo, devido aogrande volume adquirido.

Quanto aos alimentosperecíveis, 87% das esco-las estaduais são abasteci-das com alimentos da agri-cultura familiar. "Compra-mos alimentos diretamentedos produtores próximos àsescolas, o que enriquece a

alimentação dos estudantescom micronutrientes e di-namiza a economia local,melhorando a condição devida dos pequenos agricul-tores", disse a diretora.

Para as escolas queainda não são atendidas pelaagricultura familiar, o go-verno faz o repasse diretoda verba, por meio do Pro-grama Escola Cidadã.

Santa CatarinaPara a nutricionista

Gladys Milanez, responsá-vel técnica pela alimentaçãoescolar em Santa Catarina,o Paraná avançou muitocom alimentação escolarnos últimos anos, identifi-cando os alimentos mais

aceitos em cada região doEstado e verificando o per-fil nutricional dos alunos."Santa Catarina já teve ummodelo parecido como outilizado pelo Paraná e aca-bamos optando pela tercei-rização. Agora, após as in-formações que colhemosaqui, a ideia é voltar a ado-tar um processo semelhan-te", avaliou.

Rio de JaneiroCamila Ferreira de Sou-

za Costa, nutricionista res-ponsável pela alimentação es-colar no Rio de Janeiro, dis-se que o Paraná tem umaestrutura organizacionalmuito mais interessante quea adotada pelos fluminenses.

O governador Beto Ri-cha recebeu nesta quinta-feira (22) a diretoria da Kla-bin Papel e Celulose e pre-feitos de doze municípiosdos Campos Gerais e Nor-te Pioneiro para assinaturade um convênio pelo qualos municípios concordamem compartilhar o Impos-to sobre Circulação de Mer-cadorias e Serviços (ICMS)proveniente das operaçõesde uma nova fábrica decelulose que a empresa vaiconstruir no Estado.

O novo empreendi-mento da Klabin tem inves-timento previsto de R$ 6,8bilhões, e será enquadrado

Fábrica de R$ 6,8 bilhões daKlabin vai gerar receita para 12 municípios

no programa de incentivosfiscais Paraná Competitivo.A produção projetada é de1,5 milhão de toneladas decelulose por ano e deve ini-ciada ao final de 2014.

"Este é o maior inves-timento do setor privado nahistória do Paraná e podemudar a realidade de umaregião muito carente", afir-mou o governador BetoRicha. Segundo ele, cincodos dez municípios commenor Índice de Desenvol-vimento Humano do Para-ná estão localizados na re-gião que receberá o empre-endimento.

A sede da nova fábrica,

que ainda está em estudo,será em um dos 12 municí-pios conveniados: Cândidode Abreu, Congoinhas, Cu-riúva, Imbaú, Ortigueira,Reserva, Rio Branco doIvaí, São Jerônimo da Ser-ra, Sapopema, TelêmacoBorba, Tibagi e Ventania.

O governador elogiou ainiciativa da Klabin em pro-mover a partilha dos tributosgerados pelo novo empreen-dimento, em vez de concen-trar em apenas um municí-pio. "É uma demonstração degrande senso de responsabi-lidade social", disse.

Ele afirmou que o go-verno está trabalhando em

dobro para recuperar otempo e as oportunidadesperdidas na atração de in-vestimento de empresasque geram emprego, rendae riquezas. Como resulta-do, citou os R$ 9 bilhõesem investimentos anuncia-dos e outros R$ 15 bilhõesem negociação no progra-ma Paraná Competitivo.

Richa reforçou ainda queo Estado está investindo for-temente na melhoria da infra-estrutura, com pacotes deobras rodoviárias, em aero-portos, no porto de Parana-guá, e a negociação com con-cessionárias de rodovias pararetomada dos investimentos.

Programa Estadual de Alimentação Escolar do Paraná é referência para outros estados

Page 7: Edição 225

Quatro Barras 07www.asemananews.com.brA SEMANA News

23 a 29 de março de 2012

Quatro Barras foi con-siderada uma cidade comgestão fiscal de conceito"A", considerada "excelen-te" pelo Índice Firjan deGestão Fiscal (IFGF), ela-borado pela Federação In-dustrial do Rio de Janeiro edivulgado no começo destasemana. Apenas 2% das pre-feituras conseguiram o mes-mo índice no país, sendo que65% dos municípios apre-sentaram uma classificação"difícil" ou "crítica".

O município ficou em5º lugar no ranking estadu-al e 83º no nacional, fican-do entre as 100 melhorescidades do Brasil, com pon-

Quatro Barras é apontada como uma dascidades com melhor gestão fiscal do país

Prefeitura teve gestão considerada "excelente". Apenas 2% das

cidades brasileiras atingiram este índice, segundo levantamento do Firjan

tuação de 0,8061, que lhegarante o título de "gestãode excelência". Além disso,Quatro Barras obteve o ín-dice máximo no quesito"Investimentos".

"Ficamos satisfeitoscom esta avaliação, quemostra o comprometimen-to da Prefeitura com ascontas públicas e os inves-timentos aplicados. É umindicativo de que estamoscolocando em prática estavisão de crescimento e res-ponsabilidade", disse o pre-feito Loreno Tolardo.

O que é avaliadoA avaliação traz dados

de 2010 e é elaborada ex-

clusivamente com infor-mações oficiais, declaradaspelos próprios municípiosà Secretaria do TesouroNacional. O indicador con-sidera cinco quesitos:IFGF Receita Própria, re-ferente à capacidade de ar-recadação de cada municí-pio; IFGF Gasto com Pes-soal, que representa quan-to os municípios gastamcom pagamento de pesso-al, medindo o grau de rigi-dez do orçamento; IFGFLiquidez, responsável porverificar a relação entre ototal de restos a pagar acu-mulados no ano e os ativosfinanceiros disponíveis para

cobri-los no exercício se-guinte; IFGF Investimen-tos, que acompanha o totalde investimentos em rela-ção à receita líquida, e, porúltimo, o IFGF Custo daDívida, que avalia o com-prometimento do orçamen-to com o pagamento de ju-ros e amortizações de em-préstimos contraídos emexercícios anteriores.

Em sua estreia, oIFGF avaliou 5.266 cidadesbrasileiras, onde vive 96%da população. No Paraná,apenas sete cidades ganha-ram o conceito de excelên-cia, e ficaram entre os top100 do país.

Prefeito Loreno Tolardo diz que visão da

Prefeitura concilia crescimento e responsabilidade

Quatro Barras atingiu índice máximo no quesito

"Investimentos" e está entre as cinco melhores cidades do Paraná

A 7ª edição do Dia doEvangélico movimentouQuatro Barras no últimosábado (17), quando milha-res de pessoas acompanha-ram mais uma edição doevento que cresce a cadaano. A concentração dosparticipantes ocorreu naPraça 9 de Novembro, ouPraça da Bíblia como tam-bém ficou conhecida, ondehouve culto evangelísticocom a presença do Conse-lho de Pastores.

De lá, uma passeataseguiu em direção ao Es-paço Cinquentenário, ondeforam apresentadas can-ções, danças e louvores,além das apresentações dacantora Mery Terezinha,que fez dupla com o can-tor Teixeirinha, e da BandaFilhos do Homem. Ao lon-go do evento, houve tam-bém pregação do pastor Hi-dekazu Takayama, que lem-brou os quatro pilares parauma vida correta: arrepen-der-se dos erros, orar, co-locar a palavra em práticae perseverar.

Moção e diplomaNo decorrer da pro-

gramação, o Conselho dePastores recebeu uma mo-ção honrosa da deputadaestadual e cantora MaraLima, entregue pelo pastorIsrael. O Conselho tambémconcedeu um diploma aoprefeito Loreno Tolardopela contribuição que vemdando à cidade, além daatenção dedicada às comu-nidades evangélicas.

"Nunca um prefeitodeu tanto espaço e atençãoa nossa comunidade comoo Tolardo vem fazendo.Sem ele, este evento nãoseria possível", disse o pre-sidente do Conselho dePastores, Francisco Kogi-ma, que esteve à frente do

Dia do Evangélico reúnepúblico de aproximadamente

4 mil pessoasevento juntamente com ovice-presidente do conse-lho, pastor Valcir EugênioGarmier.

O prefeito parabenizouos evangélicos pelo seu diae agradeceu o diploma. "Sótenho a agradecer pela ho-menagem. É uma satisfa-ção estar aqui hoje e poderafirmar que nosso gover-no tem trabalhado para fa-zer o bem e é nisso queestamos concentrando to-dos os nossos esforços",disse.

Uma ampla estruturacom tendas e barracas gas-tronômicas foi preparadapara receber o público quesomou quase 4 mil pesso-as, ao longo das 5 horas deprogramação. Ambulânciae viaturas da Secretaria deOrdem Pública e Cidadaniatambém atuaram na segu-rança, juntamente com aPolícia Militar.

O evento organizadopelo Conselho de Pastores,com apoio da PrefeituraMunicipal, reuniu autorida-des e lideranças religiosas,entre elas a primeira-dama,Ederci Sbrissia Tolardo;dona Inês Michelon Tolar-do; o vice-prefeito EdisonWilmar Repinoski; o presi-dente da Câmara, vereadorOlair Ribeiro Lago (Laio); ovice-presidente, vereadorAntonio Cezar Creplive(Toto); o empresário LuizJosé Tolardo; os membrosdo Conselho de Pastores;secretários municipais; ve-readores e líderes religiosos.

Participaram da orga-nização as igrejas evangéli-cas Assembléia de Deus,Evangelho Quadrangular,Comunidade Cristã, As-sembléia de Deus Unidoscom Cristo e Madureira;além de outras igrejas par-ticipantes.

Uma multidão

de pessoas

acompanhou o

evento, que

encerrou ao

som da Banda

Filhos do

Homem

Alunos das escolas municipais agorarecebem acompanhamento nutricional

Quatro Barras está fa-zendo um levantamento doestado nutricional das cri-anças matriculadas na redemunicipal de ensino. Nestemês, a Secretaria de Edu-cação deu início a um pro-grama que está levantandodiagnósticos e que fará oacompanhamento de crian-ças com obesidade ou queestão abaixo do peso.

Inicialmente os testesde pesagem e medida dascrianças acontecem nasescolas municipais, e de-vem mobilizar mais de1.800 alunos. Na segundafase também entrarão osCentros Municipais de Edu-cação Infantil (Cmeis),com mais 500 alunos. Aprimeira escola a ser visi-tada pela nutricionista Eli-

sangela de Oliveira Fernan-des foi a Escola MunicipalTancredo de Almeida Ne-ves, na área rural, onde aPrefeitura já pôde ter umdiagnóstico inicial.

Com base no levanta-mento, dos 171 alunos ava-liados, 68% estão compeso normal, 14% com ris-co nutricional, 9% com so-brepeso (além de outros

5% com risco de sobrepe-so) e 4% abaixo do peso.

"O programa foi criadopara dar um acompanha-mento às crianças e garan-tir mais qualidade de vida,através de orientações im-portantes que podem so-lucionar casos de sobrepe-so ou baixo peso", comen-tou o prefeito Loreno To-lardo. Segundo a nutricio-

nista, o trabalho tambémpode evitar doenças no fu-turo, já que crianças obe-sas devem se tornar adul-tos obesos no futuro.

Na última semana, os347 alunos da Escola JoãoCurupaná da Silva, no Jar-dim Menino Deus, tam-bém participaram da ava-liação nutricional, sendoque 5% apresentaram bai-xo peso, 10% estão em ris-co nutricional e 15% apre-sentaram sobrepeso. A ava-liação agora segue para aEscola Ernesto Milani, naColônia Maria José. De-pois de passar por todas asescolas, a nutricionista vaiselecionar crianças acimae abaixo do peso para asconsultas de nutrição, juntocom os pais.

Na última

quinta e

sexta-feira foi

a vez dos

alunos da

Escola João

Curupaná da

Silva, no

Jardim

Menino Deus

Page 8: Edição 225

RMC08 www.asemananews.com.brA SEMANA News23 a 29 de março de 2012

Gestão fiscal coloca administração de prefeitoLuizão entre as três melhores do Paraná

A administração muni-cipal de Pinhais está entreas três melhores do Para-ná. O município de Pinhaiscomemorou na última ter-ça-feira (20) seus 20 anosde emancipação política.Apesar de ser um dos maisnovos municípios do Esta-do, Pinhais vem se conso-lidando como a cidade dodesenvolvimento. Frutodisso pode estar na formacomo vem sendo adminis-trada. Neste final de sema-na, o IFGF (Índice FIRJANde Gestão Fiscal), criadopelo Sistema FIRJAN paraavaliar a qualidade de ges-tão fiscal dos municípiosbrasileiros, apontou que Pi-nhais tem a segunda melhorgestão fiscal do Paraná.Maringá lidera o rankingestadual com 0.8940 e ocu-pa a 8ª colocação entremunicípios de todo o país.A cidade com a segundamelhor gestão fiscal noParaná é Pinhais (0.8585),seguido de Cascavel(0.8518), Toledo

(0.8360), Quatro Barras(0.8061), Matinhos(0.8046) e Alto Paraná(0.8006). Apenas estas 7cidades atingiram conceito

de excelência em gestão fis-cal, conforme a Firjan.

ComemorandoO prefeito Luizão Gou-

lart comemora o resultadoapresentado pelo Firjan. "Pi-nhais está vivendo um gran-de momento. Além do fran-co desenvolvimento que

Pinhais tem hoje a 10ª maior economia do

Estado e está se consolidando com a melhor gestão fiscal da Região

Metropolitana de Curitiba

Prefeito Luizão Goulart diz que

a responsabilidade e o

compromisso com a população

são prioridades

O prefeito Neco Pradoassinou nesta última segun-da-feira (19), o Termo deCooperação Técnica e Fi-nanceira entre a Prefeiturade Quitandinha e a Associ-ação dos Artesãos e Produ-tores Coloniais do municí-pio. O objetivo desta par-ceria é contribuir no forta-lecimento da qualidade doartesanato na cidade, fo-mentando assim a ativida-de artesanal e gerandomais renda às famílias.

Atualmente a associa-ção reúne 60 artesãos, sen-do eles moradores da sedee do interior do município,os quais exercem algumaatividade artesanal. Algunsdos associados, por exem-plo, tem nesta atividade arenda principal da família ouaté mesmo como comple-mento da renda familiar.

O presidente da asso-ciação Jaime Antonio Pilo-

Quitandinha firma parceria com associação

ni, representando os arte-sãos, agradeceu mais umavez o apoio que recebe daPrefeitura de Quitandinha,desta vez pelo terceiro anoconsecutivo. "A associaçãoconta com este recursopara poder desenvolvercada vez melhor as suasatividades", disse Piloni.

Também estavam pre-sentes nesta ocasião a se-

cretária da Assistência So-cial, Sílvia Anderle, colabo-radores do Centro de Re-ferência de Assistência So-cial, o CRAS, e demais ar-tesãos associados.

A AssociaçãoEm dezembro de 2011

a associação iniciou na Pra-ça da Bíblia uma feira deartesanato e de gastrono-

mia em parceria com a Pre-feitura de Quitandinha.

Crescendo a cada dia,agora a Feira Gastronômi-ca da associação funcionatodos os sábados, das 15hàs 22h30 e nos domingos,à partir das 14hs. Além dis-so, nas quartas-feiras a fei-ra funciona ao lado da Igre-ja Matriz, das 15h às21h30.

Parceria associação Quitandinha

A Prefeitura de Quitan-dinha, através de uma ini-ciativa da Secretaria deEducação, Cultura e Espor-te, em parceria com o Cir-co Irmãos Romanos, via-bilizou que alunos da redemunicipal de ensino assis-tissem aos espetáculosapresentados pelos artistasdo circo. Cerca de 1.800estudantes da sede e do in-terior prestigiaram o espe-táculo circense.

Segundo o secretáriode Educação, EmersonMitsui Karazawa, o CircoIrmãos Romanos há vári-os anos passam uma tem-porada na cidade e seus es-petáculos são atrativos ecom vários números. "Ma-rabalismo, globo da morte,mágicas, números cultu-rais, entre outras apresen-

Alunos da redemunicipal assistemespetáculo circense

tações, chamam a atençãodas pessoas que assistem,em especial das própriascrianças. Proporcionar estaoportunidade é a forma denós mantermos a culturacircense nestas crianças",explica Karazawa.

O secretário frisa aindaque as apresentações noscircos marcaram épocas eaté hoje fazem parte da his-tória do Brasil. "Nos tem-pos em que a população nãotinha acesso a TV e inter-net, as famílias iam para astendas e levavam as crian-ças. Hoje precisamos resga-tar esta história e proporci-onar essa experiência aosnossos alunos, visando queos estudantes tenham estecontato com a nossa histó-ria e com a cultura e a artedos circos", concluiu.

Milhares de pessoasestiveram no último do-mingo (18), no BosqueMunicipal, para prestigiara última noite de shows doaniversário de 20 anos dePinhais. O evento reuniu acomunidade católica domunicípio. Fieis acompa-nharam a missa celebradapor Dom Rafael Biernaski,Bispo Auxiliar de Curitiba,e a atração nacional, o con-junto Ministério Adoração

Ministério de Adoração e Vida encerraprogramação de shows comemorativos

e Vida.As atividades tiveram

início no final da tarde,com a apresentação dabanda local Tia Cecília.Em seguida foi montado oaltar para a celebração daSanta Missa, com o BispoDom Rafael, padres e mi-nistros do município. Fieisdas diversas paróquias dePinhais participaram dacerimônia, que contoucom a participação espe-

cial do Coral da Igreja doJardim Amélia.

O grande momento danoite ficou por conta doshow da banda católicaMinistério Adoração eVida. O prefeito LuizãoGoulart, que participou damissa e subiu ao palco jun-to com a Vice Marli Pauli-no para anunciar a princi-pal atração, destacou a par-ticipação cada vez maiordo público nos eventos re-

Cerca de 1.800 estudantes da

sede e do interior prestigiaram o espetáculo circense

aquece a economia local egera renda, conseguimosaplicar os investimentos ne-cessários seguindo todas asnormas legais, pois adminis-trar com responsabilidade éuma obrigação de nós queexercemos este papel degestor público", concluiu.

ligiosos. "É gratificantever famílias inteiras parti-cipando dos eventos emcomemoração ao aniversá-rio do município. Maisuma vez reservamos esteespaço para o público reli-gioso nas festividades, poisindependente de religião,valorizamos o importantetrabalho realizado por es-tes movimentos junto à co-munidade e as pessoas",destacou.

Page 9: Edição 225

Mandirituba 09www.asemananews.com.brA SEMANA News

23 a 29 de março de 2012

Alunos de Mandiritubarecebem mochila euniforme escolar

Prefeitura viabiliza R$ 7,8 milhões deinvestimento em Saneamento Básico

Agora a população dodistrito de Espigão das An-tas tem atendimento médi-co de segunda à sexta-fei-ra. Uma equipe com médi-co, enfermeiro, técnico emenfermagem e agentes co-munitários completam oquadro de profissionais dasaúde nesta comunidade deMandirituba.

A comunidade estásendo atendida pela Dra.Carolina Picolo, que vemrealizando um trabalho es-tratégico conforme prevê oPrograma Saúde da Famí-lia. Visitas domiciliares e

Nesta quinta-feira (22),Dia Mundial da Água, avice-prefeita, Sandra Zi-merman esteve represen-tando o prefeito Machadi-nho, assinando a ordem deserviço para as obras deampliação do sistema deágua e esgoto com o Go-vernador Beto Richa e opresidente da Sanepar, Fer-nando Ghignone.

No município de Man-dirituba, será construídauma nova Estação de Tra-tamento de Esgoto, a ETERio dos Patos, e serão im-plantados 27,5 km de redecoletora, 7,5 km de inter-ceptores e 1.120 ligaçõesprediais.

A nova obra conquis-tada pela prefeitura de Man-dirituba irá beneficiar 1.351famílias, com investimen-tos de R$ 7.8 milhões. A as-sinatura da ordem de ser-viço foi feita no Museu

Oscar Niemeyer, na aber-tura do seminário que de-bateu a importância daágua e a preservação am-biental.

Segundo o gerente daSanepar, João Luiz, ain-da este ano serão instala-dos aproximadamente 16

mil metros da rede cole-tora e uma estação de tra-tamento de esgoto nomunicípio e as obras de-verão começar nos pró-ximos dias.

O prefeito Machadinhofalou da importância da vi-abilização do Plano de Sa-

neamento, que hoje atendesomente o Conjunto Barce-lona e logo irá beneficiarmuitas famílias de diversosbairros. "O investimentoneste setor é essencial paraa saúde e qualidade de vidada população". Completouo prefeito.

Comunidade de Avencal recebe farmácia básicaA prefeitura de Mandi-

rituba essa semana equipouo posto de saúde da locali-dade de Avencal com osmedicamentos da farmáciabásica. Agora a populaçãoda comunidade tem aces-so a medicamentos gratui-tos mediante apresentaçãode receita médica do SUS.

A comunidade deAvencal agora passa a fa-zer parte do grupo de pos-tos de saúde do municípioequipados com uma série demedicamentos gratuitos. Ospostos de saúde Central,Areia Branca dos Assis, Es-pigão das Antas e Lagoinhajá têm o benefício.

Segundo a SecretariaMunicipal de Saúde, no iní-

cio de 2009 a Farmácia Bá-sica Central tinha 135 itense hoje conta com 220, umsalto de mais de 60%. A

prefeitura vem trabalhandona ampliação de distribui-ção de medicamentos naslocalidades através das far-

mácias básicas, oferecen-do a população uma maioracessibilidade aos itensofertados.

A

comunidade

de Avencal

agora passa a

fazer parte do

grupo de

postos de

saúde

equipados

com uma

série de

medicamentos

gratuitos

A Secretaria de Edu-cação de Mandirituba estáinvestindo na qualidade doensino na rede municipal,realizando a entrega deuniformes e mochilas, in-cluindo as escolas ruraisdo município.

A entrega está emfase de conclusão, faltan-do poucas escolas parareceberem esse material.Até o final do mês serão

mais de 2100 alunos be-neficiados com mochilas,agendas escolares e uni-formes distribuídos pelasecretaria.

Além desta ação, asescolas também contamcom material didático dis-ponível nas unidades deensino para serem distri-buídos gratuitamente aosalunos de acordo com anecessidade.

Governador Beto Richa, vice prefeita

Sandra Zimmermann e o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone

Serão mais de 2100 alunos beneficiados com mochilas,

agendas escolares e uniformes distribuídos pela secretaria

Espigão das Antas agoratem atendimento médico de

segunda à sexta-feirapalestras na escola do dis-trito estão entre as açõesdesenvolvidas na localida-de.

A ampliação do horáriode atendimento médico iráproporcionar um tratamen-to clínico com mais quali-dade e promoção da saúdeaos moradores da área deabrangência do distrito deEspigão das Antas. "A me-lhora de cada serviço nes-se segmento representa aimportância que a saúde dapopulação tem para a ad-ministração municipal", dis-se o prefeito Machadinho.

A comunidade está sendo atendida pela Dra. Carolina Picolo

Page 10: Edição 225

RMC10 www.asemananews.com.brA SEMANA News23 a 29 de março de 2012

Carnês de IPTU de Araucária serãoentregues a partir de 02 de abril

Valor da taxa de coletade lixo sofre reajuste

em Piraquara

A multinacional suecaLeax Group inaugurou naúltima quarta-feira (21) aprimeira unidade fabril daempresa nas Américas.Araucária foi a cidade es-colhida para a instalaçãodo novo site do grupo,que possui cinco empresasna Suécia e Letônia, sen-do uma de consultoria,outra de qualidade e asdemais são fabris.

Fundado em 1982, ogrupo Leax atua nos mer-cados de mineração, auto-

O pagamento do Im-posto Predial, Territorial eUrbano (IPTU) do exercí-cio de 2012 foi prorrogadoem Araucária. Os contribu-intes receberão os carnêsa partir do dia 02 de abrilem suas residências e ovencimento será no dia 15de maio, conforme infor-ma a Prefeitura do Muni-cípio de Araucária.

O reajuste do tributoneste ano foi de 5,91%,baseado na atualização in-flacionária que tem comoreferência o acumuladodos últimos 12 meses doÍndice de Preços ao Con-sumidor (IPC), do Institu-to Paranaense de Desenvol-vimento Econômico e So-cial (Ipardes).

"As pessoas não preci-sam se preocupar por en-quanto, pois os carnês doIPTU 2012 ainda não fo-ram distribuídos. E, alémdisso, prorrogamos o ven-cimento também, então te-rão tempo de efetuar o pa-gamento", explica o diretor

geral da Secretaria Munici-pal de Finanças, FranciscoArruda.

O contribuinte deveprocurar o setor de atendi-mento da Prefeitura, noEspaço Cidadão, somentecaso não receba o carnê emcasa até o dia 20 de abril.

Pagamento IPTUO contribuinte do

IPTU poderá efetuar o pa-gamento do tributo de duasmaneiras. Uma das opçõesé em cota única até o dia15 de maio com descontode 15%, lembrando que odesconto é válido somentepara o imposto e não inci-de sobre as taxas.

A outra forma é parce-lar o valor em até seis co-tas iguais, mensais e suces-sivas, sendo que a primei-ra parcela deverá ser pagaaté o dia 15 de maio e asdemais cotas vencerão nodia 15 de cada mês. O pa-gamento pode ser efetua-do em qualquer agênciabancária ou correspondentebancário.

População de Araucária começa a receber em breve os carnês do IPTU

Multinacionalsueca inaugura

fábrica em Araucáriamotivo, construção civil eindústrias de engenharia.Fabrica peças para a indús-tria de veículos pesados,fornecendo eixos propulso-res completos para o seg-mento, bem como produ-tos de força e velocidadepara as indústrias de mine-ração e construção e pro-dutos que contêm uma ele-vada proporção de monta-gem.

Para começar suas ati-vidades, a empresa locouum imóvel industrial no

Centro Industrial de Arau-cária (CIAR), contratoufuncionários e forneceutreinamento na sede daempresa na Suécia. Vis-lumbrando o mercado na-cional e sulamericano, aLeax já tem projetada a

expansão da unidade bra-sileira, inclusive com aconstrução da sede pró-pria, também em Araucá-ria. A estimativa é de em-pregar 200 funcionáriosquando atingir a capacida-de máxima de produção.

A Santa Casa de Mise-ricórdia de Colombo jácompletou dois meses in-terditada para procedimen-tos médicos e a secretáriada Saúde, Ivonne Solano,fala sobre os problemas queesse fechamento acarretapara o município. "A SantaCasa sem fazer procedi-mentos médicos acarretaem um prejuízo muitogrande para a população deColombo, principalmenteda área rural, da Sede e dasimediações, e também cau-sa prejuízo para a Prefeitu-ra. Aumenta o número depacientes nas Unidades deSaúde e nos Pronto Aten-dimentos", explica Ivonne.

A Secretária conta ain-da que preocupados com asituação da população, ela,juntamente com o prefeitoJ. Camargo, estiveram nasexta,16, com o diretor da2ª Regional Estadual daSaúde, Matheos Chomatas,

População aguardareabertura da Santa Casa de Colombo

A Santa Casa de

Misericórdia de

Colombo é de

responsabilidade

da Justiça e está

interditada para

procedimentos

médicos desde

11 de janeiro de

2012

para verificar a possibilida-de de abrir a Unidade deSaúde da Sede até as 22h,para atender a comunidadeda área rural e imediações."Já que a Justiça e o inter-ventor nomeado, JoaquimRauli, não agilizam a rea-bertura do Hospital, temosque pensar em formas de

atender nossa gente", afir-mou a Secretária.

"Neste momento deve-mos deixar de lado ques-tões políticas e pensar nosmoradores da cidade deColombo. Espero que todosos responsáveis estejamtrabalhando pelo mesmoobjetivo que o nosso, a re-

abertura da Santa Casacom máxima urgência. Pri-mamos pelo atendimentodo ser humano em nossaadministração, como sem-pre frisamos, e o Hospitalestá nos fazendo muita fal-ta", pontuou o prefeito J.Camargo.

A mudança no valor dataxa cobrada pela coleta delixo se deu por diversosfatores, e alguns em espe-cial. Um dos motivos prin-cipais foi a alteração na Lei805/05, feita pela aprova-ção da nova Lei 1157/2011,entrando em vigor em ja-neiro de 2012. Mas diver-sos outros motivos contri-buíram para a mudança novalor da taxa de coleta delixo. "Um serviço como alimpeza pública, em Pira-quara é de fundamentalimportância que seja bemfeito, e prestar um serviço,que abrange desde a limpe-za da rua pelo gari, até odepósito de lixo contamina-do nos locais certos, de-manda um orçamento razo-ável", explica o prefeito dePiraquara Gabriel JorgeSamaha (Gabão).

Até outubro de 2010 oaterro utilizado para o des-carte do lixo orgânico cole-tado na cidade de Piraquarae demais municípios da Re-gião Metropolitana, era oAterro da Caximba. De no-vembro em diante, o usodeste local ficou proibido,devido à grande quantidadede lixo já existente. Com aproibição, todos os municí-pios da Grande Curitibapassaram a utilizar o Ater-ro Sanitário Estre, umaempresa particular. A dife-rença ficou assim:

Dos 24 mil domicíliosde Piraquara, quase 17%não pagaram a taxa em2010.

Então o gasto com acoleta de lixo, que giravaem torno de R$ 23,00 atonelada destinada ao Ater-ro da Caximba, passou a

ser de R$ 54,00 para serdepositada no aterro parti-cular, valor que não podedeixar de ser pago, inde-pendentemente da situaçãofinanceira da prefeitura, jáque a empresa Estre se re-serva ao direito de suspen-der o contrato por falta depagamento.

Em 2011 foram gastosR$ 4,5 milhões em todo oprocesso de coleta do lixo,enquanto a arrecadaçãogerou apenas R$ 2,2 mi-lhões, valor que acabou nãocobrindo o gasto e geran-do um rombo no orçamen-to municipal. Segundo osecretário do Meio Ambi-ente, Agricultura e Turis-mo, Gilmar Clavisso, mui-tos fatores foram importan-tes para a revisão dos va-lores cobrados pela coletade lixo. Sendo assim a Pre-feitura se viu obrigada a au-mentar os valores repassa-dos ao consumidor. Umaalternativa para que o valorrepassado não fosse tãoimpactante para as famíli-as, foi parcelar através daconta de água, de respon-sabilidade da Sanepar. Em2011 o valor pago pelocontribuinte foi de R$67,00, e em 2012 este va-lor passou para R$ 193,20,que pode ser parcelado em12x de R$ 16,10.

Aumentoprodução de lixoA previsão para os cen-

tros urbanos, não só em Pi-raquara, mas principalmen-te em cidades como esta,éde que o valor seja aumen-tado a cada dia naturalmen-te devido ao crescimentoda população, e ao aumen-to da produção de lixo queacontece em conseqüênciadisto. A qualidade de vidada população depende es-sencialmente de uma boalimpeza pública, que abran-ge coleta, higienização eeducação ambiental, paraevitar principalmente pro-blemas de saúde e infesta-ções por pragas e insetos.

Dos 24 mil domicílios de

Piraquara, quase 17% não pagaram a taxa em 2010

Prefeito Zezé Gomes em reunião com diretores da Leax Group

AntesAterro da Caximba

R$ 23,00/ton de lixo

DepoisAterro da Estre

R$ 47,06/ton de lixo

Page 11: Edição 225

Classificados 11www.asemananews.com.brA SEMANA News

23 a 29 de março de 2012

PALIO celebration eco-nomy 2010, prata, veículo deprocedência, estado de 0km.Confira! Fone: 3608- 1000 Rot-ta 8 Veículos.

PALIO Celebration, ano2008, cor preta, 4 portas, vi-dros e travas elétricas, arquente, limpador desemba-çador traseiro, placa A. Parc.R$ 729,00 fixas SEM NADADE ENTRADA. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

PALIO ED, 97, com dire-ção hidráulica, gasolina. R$9.800,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

PALIO EDX, 1.0, 99,completo, 4 portas. R$12.900,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

PALIO fire 2002 verde, arquente limpador e desembaça-dor, placa A, excelente estado.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

PALIO fire 2002, branco,ar quente, limpador e desem-baçador, rodas ll, ótimo estadode conservação. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

PALIO fire 2007, verme-lho, ar quente, limpador, desem-baçador, placa A, excelenteestado de conservação, veicu-

lo de procedência. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

PALIO Fire Economy 10/11, Flex, DH, Insulfilme, Calo-tas, Espelho cortesia para pas-sageiro e motorista, Pára-cho-que personalizado, apenas18mil km rodados, manual. En-trada de R$ 6.500,00 + 60 par-celas de R$ 499,00. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PALIO Young, 2001, cin-za, gasolina. R$ 11.800,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

SIENA ELX 1.4, 06/06,cor prata, flex, aq, dt, calotas,espelho cortesia para passa-geiro e motorista, espelho epára-choque personalizado.Placa A. Entrada de R$6.300,00 + 60 parcelas de R$739,00. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.brELIAUTO VEÍCULOS ESTÁ

COMPRANDO.

PAGAMENTO À VISTA.

UNO fire 2008, vermelho,ar quente, limpador, desemba-çador, vidros elétricos, placa A,baixo km, excelente estado.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

UNO Fire 2p, 03/03, corbranca, gas, ldt, Insulfilme. Veí-culo revisado, placa A, insulfilm,calotas. Entrada de R$ 3.500,00

+ 60 parcelas de R$ 399,00.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

UNO Mille 2011, cinza, es-tado de 0km, excelente estado,carro de procedência. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

UNO Mille Fire 1.0, 03/03,cor prata, gas, ldt, insulfilm. En-trada de R$ 3.500,00 + 60 par-celas de R$ 399,00. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

UNO Mille fire 2006 bran-co flex, placa A, excelente es-tado, carro com procedência.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

UNO Mille fire, placa A,2004, cor azul. SEM ENTRA-DA R$ 459,00 fixas. Eliauto Ve-ículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

ECOSPORT XLT, 03/04,2.0, 16V, 4 ptas, cor preta,gas, Completo, Alarme, AC,AQte, LDT, DH, Insulfilme,RLL, VT e Trio elétrico, Ban-cos em couro, Espelho cor-tesia para passageiro e mo-torista, Pára-choque perso-nalizado. Entrada de R$4.900,00 + 60 parcelas.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FIESTA GL, 2000, gasoli-na. R$ 10.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

FIESTA hatch 1.0 4p10/10 Flex, 4 ptas, prata,Alarme, Ar Qte, ldt, Insulfil-me, Trava mais Trio elétri-co, Break light, Calotas,Controle interno do espe-lho, Encosto Cab Tras, Es-pelho cortesia para passa-geiro e motorista, Paracho-que personalizado. Fone:3604-2428 R ia le .www.rialeveiculos.com.br

FIESTA Street 1.0, 2003,cor vermelha, gas, alarme, ldt,Insulfilme. Veículo revisado,motor zetec rocan, com calo-tas. Entrada de R$ 3.000,00 +60 parcelas de R$ 469,00.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.

KA 2009 preto, placa A,ar quente, limpador, desem-baçador, trio elétrico, estadode 0km. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

KA GL 2005, prata, arquente, desembaçador e lim-pador, placa A, excelente esta-do. Veiculo de procedência.Super oferta! Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

KA GL Rocan, 04/05, 1.0,aq, dlt, insulfilme, calotas, espe-lho cortesia para passageiro emotorista, parachoque persona-lizado, cor vermelha, gas. Entra-da de R$ 2.300,00 + 60 parcelasde R$ 469,00. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

ASTRA sedan, 2.0 flex,completo, 2008, cor prata. Ent.+parc. R$ 519,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

ASTRA Sedan, 2003,completo + rodas de liga. Ent.+parc. R$ 478,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CELTA FlexPower, 2009, 4portas, ar quente, limp. e desemb.traseiro, isulfilme, friso lateral, corPreta. Ent. + parc. R$ 498,00 fi-xas. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br.

CELTA 2001, verde, pla-ca A, carro de procedência, ex-celente estado. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

CELTA 2009 preto, arquente, limpador e desemba-çador, placa A, carro em esta-do de 0km. Super oferta! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CELTA spirit 2007 prata 2p,ar quente, desembaçador e lim-pador, veículo de procedência,excelente estado. Super oferta!Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

CELTA super 1.0, ano 2003,cor prata, 04 portas, alarme, vte,ar qte, limp.desemb.traseiro, isul-film, placa A. Ent.+ parc. R$ 449,00fixas. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br.

CELTA VHC, super, 2004,vermelho, 4 portas. R$17.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

CLASSIC 1.6, branco, arquente, limpador e desemba-çador, excelente estado. Veícu-lo com procedência. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CLASSIC 2008 preto, arquente, desembaçador, placa A,estado de 0 km. Confira! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CORSA Hatch 1.4 Pre-mium, 2009, cor prata, Econo-Flex, DH, alarme, vidros e travaselet., ar qt., limp/desemb., pára-choque personalizado. Ent.+parc. R$ 498,00 fixas. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CORSA Hatch 1.8, 04/05,Flex, cor azul, Alarme, A Qte,ldt, Insulfilme, Trava elétrica, Ca-lotas, Espelho cortesia parapassageiro, e motorista, Para-choque personalizado, Protetorde cárter. Entrada de R$3.600,00 + 60 parcelas de R$499,00. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

CORSA Hatch GL, 1.6,1998, cor prata, 4 ptas, trava,alarme ,limpador e desemba-çador traseiro, ar qte, rodas LL,4 pneus novosGoodyear,manual. Entrada deR$ 3.999,00 + 48 parcelas.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA sedan 2003,branco, placa A, ar quente e de-sembaçador, excelente estado,super oferta! Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

CORSA sedan VHC, pla-ca A, ano 2002, cor prata. Ent.+parc. R$ 339,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

KADET SL, 93, verde, ál-cool. R$ 6.600,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

KADET SL, 95, cinza, ga-solina. R$ 7.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

MONZA SL, 91, preto. R$5.600,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

MONZA SL, 92, cinza,com dh, gasolina. R$ 6.600,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

VECTRA elegance, com-pleto, top, placa A, estado de 0km, veículo de procedência.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

Motor paraautomóvel

várias marcas, apartir de R$

1.000,00, comgarantia de 3 meses

e km livre. AutoPeças Nações.

Fone: 3627-5218

Loja de automóveis na Fazenda Rio Grande,com instalação completa, computador,

telefones, móveis, placas, alarme, em ótimalocalização. Mais informações pelo telefone:

9971-3056

VENDOVENDOVENDOVENDOVENDO

Page 12: Edição 225

Classificados12 www.asemananews.com.brA SEMANA News23 a 29 de março de 2012

GOL 2001 8v, cinza, ga-solina, super oferta! Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

GOL 2002 cinza, 4p, arquente, limpador e desemba-çador, direção, placa A, exce-lente estado! Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

GOL CL, 94, branco, ga-solina. R$ 7.300,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL CL, 97, 1.0, branco,gasolina. R$ 9.000,00 Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL CL, 97, 1.0, verde, ga-solina. R$ 9.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL G4, 4p, 2006, bran-co, carro em excelente estado,super oferta! Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

GOL GIV 1.0, 07/08, 8v 4ptas, cor preta, flex, alarme, aq,ldt, dh, insulfilme, rLL, trio elétri-co. Entrada de R$ 6.300,00 +60 parcelas de R$ 729,00.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOL GL, 94, 1.8, álcool,preto. R$ 9.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL MI, 96, 1.0, dh, ve,prata. R$ 10.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL special 2003, bran-co, excelente estado, carro deprocedência. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

GOL G4 1.0 TotalFlex,2007, 4 portas, alarme, travaselétricas, ar quente, limpadortraseiro. Parc. R$ 689,00 fi-xas SEM ENTRADA. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

GOLF 1.6, 2000, com-pleto na cor azul. Ent.+ parc.R$ 479,00 fixas. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

GOLF Flash 1.6, 2006, corpreta, flex, completo com couroe rLL, aro 16, alarme, ac, aq, ldt,dh, Insulfilme, Trava e Trio elé-trico, manual. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

GOLF GL, 95, 1.8, comdireção hidráulica e roda de ligaleve, verde. R$ 10.500,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

GOLF GL, 95, 1.8, verme-lho, com rodas de liga leve. R$10.200,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

Av. das Paineiras, 305 - Eucaliptos -FRG - Tel.: 36044136

A Eliauto Veículos contrata:GOLF, 2000, 2.0, comple-

to + teto, rll, prata. R$ 20.000,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

P O L O s e d a n 1 . 6 ,2004 , comp le to na co rp r e t a . E n t . + p a r c . R $459,00 fixas. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

QUANTUM CLI 1.8, 96/96, 4 ptas, cor prata, gas. aq,ldt, dh, Trio elétrico, Banco bi-partido, Controle interno do es-pelho, Farol de neblina, Manu-al, Parachoque personalizado.Entrada + 48x Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

AUDI 1.8 ano 2004 nacor cinza, aspirado, comple-to + airbag duplo, abs, rodade liga, placa A. Ent. + parc.R$ 598,00 fixas. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

MERCEDES BENZ 300,SE, diesel, 4 cc, 1978. Aceitoseu carro na troca. Eliauto Ve-ículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

PEUGEOT 307, sedan pre-sence, 1.6, 07/08, 4 ptas, corpreta, flex, Completo, Alarme, AC,A Qte, DH, Insulfilme, Rodas LL,Trava e Trio elétrico, Air bag,Parachoque personalizado. En-trada + 60x. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

SCENIC Authetic 1.6, ano2007, cor prata, completa, alar-me, airbag, Cd Player, placa A.Ent.+ parc. R$ 537,00 fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

SCENIC, 2000, completa +rodas de liga, placa A. Ent.+parc.R$ 489,00 fixas. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

FIORINO, 94, branca, ga-solina. R$ 9.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

JEEP Toyota bandeirante,motor 608 diesel 4x4, traçado,Banco Bi-partido e Reclinável,De Couro, Regulagem De Al-tura Do Banco, Câmbio F1,Capota De Fibra, Cibie, Con-trole De Tração, DescansoDe Braço Central, Engate,Esguicho De Farol, Estribo,Farol De Milha, Frisos Late-rais, isulfilme, Mata Cachor-ro, quebra-sol, Santo Antô-nio, ano 1978, cor vermelha.Aceita seu carro na troca. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

MONTANA conquest,prata, completa, placa A, exce-lente estado de conservação,veículo de procedência. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

PEUGEOT PARTNER1.6, ano 2008, cor branca, dh,trava elétrica, placa A. FinanciaSEM ENTRADA 60x. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

SAVEIRO G5, 1.6 flex,ano 2011, alarme, vidro etrava elétrica, ar quente, ja-nela basculante, protetor decaçamba, capota marítima,isulfilme e cd player, placa

REVISTARIA PIONEIROS

Temos Apostila da Caixa Econô-mica Federal, conforme novoEdital 2012. Informações tel:3627-2334.

Vendedor com experiência.Venha fazer parte da equipe Eliauto Veículos.

Entrevista com currículo das 9h as 10h.

VAGA CÓDIGO SEXO

AUX. DE AÇOGUEIRO 12-0054 (Masc)AUX. DE COZINHA 12-0048 (Fem)AUX. DE MARCENEIRO 11-0187 (Masc)BALANCEIRO 11-0256 (Masc)ELETRICISTA AUTO (VEIC PESADO) 11-0277 (Masc)EMPREGADA DOMESTICA 12-0058 (Fem)ENCARREGADO DE INJETORA 12-0032 (Masc)ESTÁGIO ASSISTENTE ADM 12-0062 (Masc)ESTÁGIO ASSIST ADM DE PROJETOS 12-0066 (Fem)ESTÁGIO AUTO CAD 12-0056 (Masc)ESTÁGIO DE EDUCADORA 12-0064 (Fem)ESTÁGIO DE EDUCADORA 12-0065 (Fem)ESTÁGIO MAGISTÉRIO 12-0061 (Fem)FATURISTA 12-0021 (Masc)GERENTE DE PRODUÇÃO 12-0049 (Masc)MECANICO DE MOTOS 12-0020 (Masc)MOTORISTA 12-0060 (Masc)PROFESSORA 12-0063 (Fem)VENDEDOR CORPORATIVO 12-0044 (Fem)VENDEDOR EXTERNO 12-0050 (Masc)

Interessados encaminhar currículo [email protected] ou levar pessoalmente na FAZ RH -

Rua Cesar Carelli, 90 - Fone: (41) 3627-4759

A.F. Montagem de Estruturas Metálicas, com sede na RuaRio Quati, 150, Iguaçu, no município de Fazenda Rio Grande,devidamente inscrita no CNPJ/MF sob n° 10.739.657/0001-29,solicita o comparecimento do funcionário Dorval Ferreira Junior,portador da CTPS n° 1411736, série 002-0, no prazo de 2 dias,no intuito de justificar suas faltas que vem ocorrendo desde 03/01/2012, sob pena de caracterização de abandono de emprego,ensejando a justa causa do seu contrato de trabalho, conformedispõe o art. 485, letra l, da CLT.

Interessados comparecer na Agência do Trabalhador de FRG - RuaCedro, 343 das 8h as 12h - 13h as 17h munidos de documentos

VAGA CÓDIGO SEXOAJUDANTE DE ELETRICISTA 621041 MASARMADOR DE FERRO 613299 MASAUXILIAR ADMINISTRATIVO 610403 MASAUXILIAR DE ALMOXARIFADO 617847 MASAUXILIAR DE DEPÓSITO 621994 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 567330 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 587263 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 610336 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 621608 MASAUXILIAR DE SERRALHEIRO 604714 MASCARPINTEIRO 595685 MASCARPINTEIRO 613424 MASCOLETOR DE LIXO 598750 MASELETRICISTA 621013 MASELETRICISTA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL587456 MASFRESADOR 581750 MASFRESADOR UNIVERSAL 609249 MASFUNILEIRO 563193 MASLATOEIRO AUTOMOTIVO 569132 MASMECÂNICO DE MANUTENÇÃO 560292 MASMECÂNICO DE MANUTENÇÃO DIESEL 579566 MASMECÂNICO DIESEL 560579 MASMECÂNICO MONTADOR 613564 MASMONTADOR DE ESTRUTURAS METÁLICAS615454 MASMOTORISTA DE CAMINHÃO – HAB (D) 618331 MASOPERADOR DE MÁQUINAS 567391 MASPEDREIRO 613381 MASPINTOR AUTOMOTIVO 567521 MASPINTOR DE METAIS 614034 MASPINTOR INDUSTRIAL 615136 MASPORTEIRO 617443 MASPOTEIRO 613651 MASSERVENTE 615949 MASSERVENTE DE OBRAS 620934 MASSOLDADOR 615416 MASSOLDADOR MIG 581576 MASTORNEIRO FERRAMENTEIRO 609022 MASVIDRACEIRO 563154 MASAUXILIAR DE COZINHA 559229 FEMAJUDANTE DE COZINHA 567280 FEMAJUDANTE DE COZINHA 569827 FEMATENDENTE DE BALCÃO 563759 FEMAUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 482914 FEMCHAPEIRO 569916 FEMCOZINHEIRO GERAL 565082 FEMOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 596320 FEMRECEPCIONISTA 596247 FEMRECEPCIONISTA SECRETÁRIA 606356 FEMANALISTA CONTÁBIL 595647 INDFASSISTENTE ADMINISTRATIVO 560092 INDFASSISTENTE ADMINISTRATIVO 613817 INDFASSISTENTE CONTÁBIL 577472 INDFATENDENTE DE BALCÃO 597884 INDFAUXILIAR ADMINISTRATIVO 596275 INDFAUXILIAR ADMINISTRATIVO 612821 INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 585041 INDFAUXILIAR DE SERIGRAFIA 574222 INDFCONFERENTE DE CARGA E DESCARGA 560502 INDFCOZINHEIRO GERAL 562931 INDFESTOQUISTA 574479 INDFOPERADOR DE CAIXA / OUTRAS 579248 INDFPANFLETEIRO 612791 INDFPROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 583334 INDFPROMOTOR DE VENDAS 612758 INDFSUPERVISOR COMERCIAL 612868 INDF

Empresa da área de educação contrataEquipe Administrativa, Equipe Comercial,

Coord Comercial, Divulgador Externo, Panfleteiroe Zeladora. Para atuar na Fazenda Rio Grande.

Interessados enviar currículo para o e-mail:[email protected] ou entrar em contato

pelo 3085-8721.

A. Financia 60x. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

SAVEIRO, 99, 1.6, gasoli-na. R$ 13.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

STRADA 1.4 Fire flex,modelo Celebration, ano2008, cabine simples, capotamarítima, rodas de liga, isulfil-me, placa A. Ent.+ ParcelasR$ 498,00 fixas. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CG 150 Titan ES, 06/06,COR vermelha, gasolina,Moto em ótimo estado de con-servação, placa A, partidaelétr ica. Entrada de R$1.500,00 + 48 parcelas de R$144,00. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

HONDA CBX 200, ano01, preta. R$ 3.700,00. NazaMoto Fone 3627-6868.

HONDA CG 125, 2007,preta. R$ 3.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

HONDA CG 150, 2004,preta. R$ 3.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

HONDA TWISTER ,2007, cor amarela. Parc.R$ 329,00 fixas. Eliauto Ve-ículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

HONDA TWISTER ,2007, cor amarela. Parc.R$ 349,00 fixas. Eliauto Ve-ículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

YAMAHA XTZ, 2007,azul. R$ 4.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

Page 13: Edição 225

Classificados 11www.asemananews.com.brA SEMANA News

17 a 23 de fevereiro de 2012Classificados 13www.asemananews.com.brA SEMANA News

25 de janeiro a 02 de fevereiro de 2012

Page 14: Edição 225

Classificados14 www.asemananews.com.brA SEMANA News23 a 29 de março de 2012

Page 15: Edição 225

SULT Creci J4721. Fone 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

Casa de 140m2, com 03 quar-tos sendo uma suíte, sala, cozinha,área de serviço, garagem em umamplo terreno. R$ 800,00 mais taxa.IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA -creci 1564 - J. Fone 3627-1002.www.panakol.com.br

IMÓVEL COMERCIAL

Loja - Rua França, n° 503, com120m2, contendo 2 banheiros, depósi-tos e estacionamento. Valor do aluguelR$ 1.200,00. Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br. Fone(41) 3608-1160

Loja - Rua Áustria, n° 461,com 70m2, contém 1 banheiro. Va-lor do aluguel R$ 900,00. Creci J -747. AW IMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone(41) 3608-1160

Loja - Av. Paraguai, n° 511, com80m2, contém 2 banheiros. Valor doaluguel R$ 700,00. Creci J - 747. AWIMÓVEIS - www.awimoveis.com.br.Fone (41) 3608-1160

Barracão - Rua Carlos EduardoNichele, n° 1346, com 360m2, pisocimento alisado, blocos pintados, me-sanino com estrutura madeira envidra-çada com porta de aço com +/- 5m,frente com paver. Valor do aluguel R$7.500,00. Creci J - 747. AW IMÓVEIS- www.awimoveis.com.br. Fone (41)3608-1160

Sala - Rua Cezar Carelli, n°320, com 50m2 em pavimento supe-

IMÓVEL RESIDENCIAL

Casa - Rua Castanheira, n°289, 70m2 em alvenaria, com 02dormitórios, cozinha, banheiro, áreade serviço e 02 vagas para carro.Valor do aluguel R$ 670,00. Creci J- 747. AW IMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone (41)3608-1160

Apartamento - Rua Casta-nheira, n° 60, com 125m2, em alve-naria, 03 dormitórios, cozinha, copa,banheiro e garagem. Valor do alu-guel R$ 1.300,00. Creci J - 747. AWIMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone (41)3608-1160

Casa - Rua Laranjeira, n° 627,com 90 m2, em alvenaria, 03 dormi-tórios, sala, cozinha, banheiro, lavan-deria, área com churrasqueira, gara-gem fechada e coberta para 2 carrose vaga para 5 carros. Valor do aluguelR$ 600,00. Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br.Fone (41) 3608-1160

IMÓVEL NOVO. Rua Suécia,638 - Nações. R$ 550,00. 2 quartos,sala, cozinha, banheiro e área deserviço. Em condomínio fechado.IMÓVEIS CONSULT Creci J4721.Fone 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

RUA TRIDI, 123 - Gralha Azul.R$ 480,00. 2 quartos, sala, cozinha,banheiro e área de serviço. Em con-domínio fechado. IMÓVEIS CON-

Classificados 15www.asemananews.com.brA SEMANA News

23 a 29 de março de 2012

rior. Valor do aluguel R$ 500,00. CreciJ - 747. AW IMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone (41)3608-1160

Sala Comercial com ótimalocalização na Rua Macedônia,137, 68,00m2. Próximo a prefeitu-ra. R$ 720,00. IMÓVEIS CON-SULT Creci J4721. Fone 3604-7878. www.imoveisconsult.com.br

Sala Comercial com ótimalocalização na Av. Portugal. Es-quina com Supermercado Boza.Com 63,64m2. R$ 1.420,00.IMÓVEIS CONSULT CreciJ4721. Fone 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 03 Quar-tos - 54,00m2 - Bairro IGUAÇÚ -"AVERBADA", próximo a RAIA eótimo espaço de terreno nos fundos.R$ 104.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS).IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02Quartos - 42,65m2 - Bairro ESTA-DOS - "AVERBADA", próximo aBR 116, linhas de ônibus, Super-mercado. R$ 85.000,00 Quitada ouEnt. + Financ. CAIXA (Use seuFGTS). IMÓVEIS CONSULT -3604-7878 / 9986-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria, com laje- 02 Quartos - 50,00m2 - Bairro IGUA-

ÇU - "AVERBADAS", próximo aoSupermercado MAY. R$ 97.000,00Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA(Use seu FGTS). "MINHA CASA,MINHA VIDA". IMÓVEIS CON-SULT - 3604-7878 / 9686-4699 Cre-ci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02 Quar-tos, - 51,50m2 - Bairro NAÇÕES -"AVERBADAS", ótimo acabamen-to. R$ 99.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02Quartos - 48,90m2 - Bairro JAR-DIM VENEZA - "AVERBADA".R$ 89.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9986-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02Quartos, - 51,70m2 - Bairro IGUA-ÇÚ - "AVERBADA", próximo aoSUPERMERCADO BOZA. R$94.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Sobrado - 03 Quartos -66,00m2 - Bairro GRALHA AZUL,Av. Portugal - "AVERBADA", pró-

ximo ao Supermercados BOZA eESTRELA. R$ 142.500,00 Quitadaou Ent. + Financ. CAIXA (Use seuFGTS). IMÓVEIS CONSULT -3604-7878 / 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria, comLAJE - 03 Quartos - 58,00m2 - Bair-ro NAÇÕES - "AVERBADAS",próximo ao Supermercado RIBEI-RO. R$ 105.000,00 Quitada ou Ent.+ Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02Quartos - 61,70m2 - Bairro EU-CALIPTOS - "AVERBADAS",próximo a AVENIDA BRASIL. R$140.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS).IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casa de 01 quarto 50m no Igua-çu 2, próximo a Fortefarma, Rua RioParanapanema com a Rio Piquiri.R$ 85.000,00. IMOBILIÁRIA PA-NAKOL LTDA - Creci 1564 - J. Fone3627-1002. www.panakol.com.br

Casa de 56m, com 2 quartos, naRua Rio Piquiri ao lado da Fortefarma.R$ 100.000,00. IMOBILIÁRIA PA-NAKOL LTDA - creci 1564 - J. Fone3627-1002. www.panakol.com.br

Casa na Rua Rio Amazonasno Iguaçu, com 56m, sendo 2 quar-tos. Próximo a Panificadora Canti-

nho do Pão. R$ 90.000,00. IMOBI-LIÁRIA PANAKOL LTDA - creci1564 - J. Fone 3627-1002.www.panakol.com.br

Casa com 55m, sendo 2 quar-tos, na Rua Polonia, bairro Nações 2.R$ 110.000,00. IMOBILIÁRIA PA-NAKOL LTDA - creci 1564 - J. Fone3627-1002. www.panakol.com.br

RESIDENCIAL GRALHAAZUL - Casa com 50 m², 2 dorm.,sala, coz, bwc, área de serviço e ga-ragem, próx. Supermercados Boza.Utilize se FGTS-PLANO MINHACASA MINHA VIDA. Casas a partirde R$90.000,00. Imobiliária PanakolLTDA - CRECI 1564-J- FONE: 3627-1002 -www.panakol.com.br

NAÇÕES - RESIDENCIALNOVA ERA - Casa com 50,00,00m2,02 dormitorios, sala,coz + área deserviço externa, BWC, excelente lo-calização. Pequena entrada, utilizeseu FGTS - PLANO MINHA CASAMINHA VIDA - R$90.000,00. IMO-BILIARIA PANAKOL LTDA - CRE-CI-1564-J - Fone: 3627-1002 -www.panakol.com.br-

CONDOMÍNIO CENTRALPARK, bairro Nações, casascom 38m2 sendo 02 dorm,sala,coz., bwc,área de serv. Pro-jetoMinha Casa Minha Vida apartir de 82.000,00, sinal 500,00.Faça sua Reserva, disponibili-dade limitada. MMDInc.Part.Ltda. Fone 3627-2037.creci J 0158

Page 16: Edição 225

Segurança16 www.asemananews.com.brA SEMANA News23 a 29 de março de 2012

Jovem é assassinado em plenaluz do dia em Fazenda Rio Grande

Pitoco é preso acusado deassassinato em Araucária

Depois de a lgunsdias de calmaria, a polí-cia de Fazenda Rio Gran-de registrou mais umhomicídio. Maicon Wil-lian Toledo dos Santos,19 anos foi assassinadono Jardim Iguaçu, Fa-zenda Rio Grande, natarde da última quarta-feira (21). Pelo que apolícia levantou, o jovemcaminhava por uma ruado bairro quando foiabordado por um homemportando a arma de fogoque fez três disparos.

Segundo o soldadoManuel, da Polícia Mili-tar, os familiares e ami-gos fazem uma lei do si-lêncio e até o momentoninguém falou nada. In-

clusive o amigo que an-dava ao lado de Maicon,fugiu ao ver a viatura po-

Maicon foi morto quando caminhava por uma rua do Bairro Iguaçu

licial. Ainda de acordocom a polícia, Maicon eraacusado de ter cometido

um homicídio no muni-cípio, o que pode ter mo-tivado o crime.

Foto

: B

arbo

sa J

r

Na tarde da últimaquarta-feira (21), a PolíciaMilitar prendeu três ele-mentos que carregavamaproximadamente meio qui-lo de crack, avaliados emR$ 15 mil, cuja droga pro-cedia de Fazenda Rio Gran-de. O trio foi preso porvolta das 15 horas na RuaEudóxia Cortiano, no bair-ro Tatuquara, em Curitiba.Murilo Heymowiski Cola,18 anos, Sérgio Evertondos Santos, conhecidocomo "Testa", 22, e Ânge-lo Maurício dos Reis, o"Mau-Mau", 25, foram au-tuados em flagrante.

Durante patrulhamen-

Polícia apreende grande quantidade de crackque era armazenada em Fazenda Rio Grande

Trio foi preso com meio quilo decrack, que era guardado em Fazenda Rio Grande

to rotineiro no Tatuquara,a Polícia Militar suspeitoude Murilo e Sérgio, sendoque um deles carregavauma mochila. Na revista,os PMs encontraram 10blocos de crack e 177 pe-

dras da droga, pesando527 gramas. Sérgio trazia23 buchas de cocaína nobolso da calça. A duplaguardaria a droga numacasa alugada por Ângelo.

Segundo o que foi apu-

rado, Ângelo recebia R$300 do grupo para arma-zenar a droga e por ter lo-cado o imóvel. "O Muriloera o chefe dos três e bus-cava a droga em FazendaRio Grande, já o Sérgio erao vapor, ou seja, quem ven-dia o produto nas esquinas",explicou o sargento Josmarde Lima. De acordo com osargento, desde janeiro apolícia já havia recebido 18denúncias envolvendo onome dos três traficantes,por meio do telefone donarcodenúncia. O trio foiencaminhado ao 13.º Dis-trito Policial e responderápor tráfico.

A Polícia RodoviáriaFederal atendeu dois aci-dentes na BR-116, no finale inicio de noite do últimodomingo (18), imediaçõesda ponte sobre o Rio Igua-çu. A rodovia recebe gran-de fluxo de veículos aossábados e domingos, poismuitos moradores de Cu-ritiba vêm para as cidadesda região passar o final desemana e no retorno, dei-xam a BR com trânsitocomplicado.

Por volta das 18 horas,o automóvel Kia Cerato,placa ASM-4101 de Curiti-ba, dirigido por MarceloAmadeu Soder se envolveu

Dois acidentesna BR-116

com três vítimasem estado grave

numa colisão com o cami-nhão Volkswagen, placaAKP-0325 de Campo Ale-gre - RS, conduzido porBernardo Veiga. Ainda nabatida ficou envolvida aHonda Titan, ANQ-9929 deCuritiba, pilotada por Mar-celo Pereira de Queiroz.Cintia Ferreira de Queiroz,que seria passageira damoto, recebeu ferimentosgraves e foi encaminhadoao Hospital do Trabalhador.

Duas horas após o pri-meiro acidente, ou seja,perto das 20 horas, nova-mente os patrulheiros ro-doviários voltaram para arodovia, para atender ou-

tro acidente, nas imedia-ções da ponte sobre o RioIguaçu, envolvendo trêsveículos. Bateram o UnoMille, placa AOF-2668 deCuritiba, dirigido por EderPahls, o Fiat Punto, placaATR-6948 de Fazenda RioGrande conduzido porOscar França Ribas e oGol, placa AOW-0510, deCuritiba, dirigido por Emer-son Carlos Mendes. Fica-

ram feridos em estado gra-ve com risco de morteEder Pahls, 25 anos, leva-do ao Hospital do Trabalha-dor e Daniele Santos Nu-nes, 21 anos, também comferimentos graves e inter-nada no Hospital do Traba-lhador.

Em decorrência dosacidentes, a rodovia ficoucom o trânsito complicadonos dois sentidos.

Sequência de acidentes na ponte sobre o Rio Iguaçu,na divisa de Fazenda Rio Grande com Curitiba sinalizam urgêncianas obras de duplicação da BR-116. Na foto, um dos veículos ficou

destruído com impacto

Foto

: A

da

lton

Ca

ssin

s

A vingança de WelisonFernando Lima Moraes, 23anos, conhecido como "Pi-toco", se voltou contra ele.Suspeito de matar SandroAparecido dos Santos, emjunho do ano passado, emAraucária, ele foi preso naquarta-feira (21) por polici-ais da delegacia local. Mes-mo agonizando, a vítimaconseguiu escrever um bi-lhete para o irmão, no qualdenunciava o autor dos dis-paros.

O delegado HaroldoDavison disse que a prisãosó se deu ontem porque oendereço de Welison era in-certo. "Após várias tentati-vas de chamá-lo a deporsobre o crime, finalmenteele compareceu à delegaciae ficou detido". O acusadonega ser autor do homicí-dio. "Vim depor atendendoa intimação que recebi e fuipreso. Assim como da ou-tra vez que fui detido commaconha na mochila quecarregava achando queeram peças de computador",argumentou Welison.

A prisão dele, por con-

ta de 19 quilos de maconhaencontrados pela PolíciaRodoviária Federal, emagosto de 2010, foi o pon-tapé inicial da vingança ar-quitetada pelo rapaz. "Ele eSandro atuavam juntos, tra-zendo droga do Paraguai.Welison foi preso em Iratie, como Sandro não pagouum advogado para liberá-lo, ele quis se vingar", ex-plicou o delegado. Welisonficou oito meses preso esaiu no dia 19 de abril de2011. Dois meses depois,Sandro foi morto com cin-co tiros nas costas, emuma lan house, no centrode Araucária. O bilhete es-crito pela vítima entregouo assassino.

Welison Fernando,o Pitoco foi acusado do

assassinato por meio de bilhete

A Polícia Civil de Fa-zenda Rio Grande continuainvestigando o assassinatodo jovem Jonhatan Williande Lima, morto na noite doúltimo sábado (10) na casaonde morava na Rua Ma-dagascar, bairro Nações. Apolícia levantou que trêselementos participaram docrime e um deles já foi iden-tificado e preso pela polí-cia fazendense. A família deJonhatan esteve prestandodepoimento na delegacia econtou alguns detalhes davida pregressa do rapaz edesmentiu que os autoresdo crime tenham tentadoatear fogo na casa comoforma de atrair a vítimapara fora. De acordo comum dos familiares, Johna-tan foi chamado ao portãoe ao sair para fora, acabousendo executado. De acor-

Família de jovem assassinadodesmente tentativa de incêndio

do com superintendenteValdir Ferreira, o crimepode estar relacionado àsdrogas. "Os parentes con-firmaram que Jonhatan erausuário e vinha sendo ame-açado", comentou Valdir.

Jonhatan Willian deLima morreu quando eralevada ao hospital de Fazen-da Rio Grande para atendi-mento médico. Um vizinhotentou encaminhá-lo aohospital, mas, na pressa,bateu o carro ao passarsobre uma lombada.

A velha história dochamado no portão fezmais uma vítima, por vol-ta das 20h30 da última ter-ça-feira (20), em Piraqua-ra. Paulo Félix da Silva, 43anos, foi executado comtiros na cabeça, em frentea sua casa, na Rua das An-dorinhas, esquina com aRua dos Jasmins, no Gua-rituba.

A esposa de Paulo, queestá grávida, disse ao sol-dado França, do 17.º Bata-lhão da Polícia Militar, que

Assassinado noportão da casa em Piraquara

já estavam recolhidos, pre-parando-se para descansar,quando ouviram alguémchamar seu marido pelonome lá fora. Quando Pau-lo se aproximou do portão,foi alvejado com os tiros norosto. A esposa não soubedizer aos policiais quemeram as pessoas que espe-ravam seu marido na ruanem o motivo do crime.Paulo era usuário de dro-gas e ex-presidiário. Res-pondia por crimes de rou-bo e homicídio.

Acesse: www.asemananews.com.br

Celta usado no socorro dojovem baleado no interior da

casa onde morava

Page 17: Edição 225

Geral 17www.asemananews.com.brA SEMANA News

23 a 29 de março de 2012

Page 18: Edição 225

Agenda Cultural18 www.asemananews.com.brA SEMANA News23 a 29 de março de 2012

ÁriesProcure pessoas mais experientes no trabalho para trocar

ideias e você irá aprender muito com elas. Energia, vitalidade edisposição não vão faltar a você, sobretudo se precisar usar aforça física para alguma atividade. Conquistará o que deseja, gra-ças ao seu espírito de luta e competência. Mantenha o bom humore busque a companhia dos colegas.

TouroAtividades em equipe será favorecido, mas você precisa fa-

zer a sua parte, demonstrando independência e autonomia. Suaenergia está em alta, aproveite para resolver problemas profissio-nais e superar os obstáculos que surgirem. Acredite nos seussonhos, mas aja também, faça tudo para alcançá-los.

GêmeosSe está pensando em conseguir um aumento ou promoção é o

momento certo para demonstrar e divulgar suas qualidades no em-prego. Tarefas feitas em grupo com o qual você tem afinidade podemtrazer bons resultados. A família vai precisar da sua atenção, tenteequilibrar suas atividades para não deixá-la em segundo plano.

CâncerNão seja fechada a novas ideias, ouvir o conselho de pesso-

as mais experientes vai fazer com que você enxergue novaspossibilidades e oportunidades no ambiente profissional. Sonhosmateriais que você tem já há algum tempo podem ser realizadosagora. Confie no seu taco. Lembre-se de que momentos de des-canso são essenciais para o seu bem-estar.

LeãoFique bem longe de intrigas e fofocas no ambiente de trabalho e

tome muito cuidado com pessoas oportunistas. Confie mais na suaintuição e imaginação, especialmente para ganhar um dinheiro extra.Em casa, não deixe nada para fazer depois e cumpra com suas pro-messas. A vida social vai estar a mil, muitas festas e encontros festivos.

VirgemProcure terminar as tarefas que começou no trabalho. Imprevis-

tos não estão descartados , por isso, use toda sua garra para superá-los. Mantenha distância de pessoas invejosas. Ótimo momento parainvestir em você em cursos de aperfeiçoamento. Cuide um poucomais da sua vida espiritual e dê atenção aos amigos e familiares.

LibraSerá bom ficar longe de boatos e fofocas no serviço. Concen-

tre-se em suas atividades e mantenha a discrição. Se fizer partede uma equipe, suas atividades renderão mais. Boa semana paraquem lida com comércio. Disposição física não vai faltar . Se estáem dúvida sobre alguma decisão, faça uma pausa e reflita sobreos rumos da sua vida.

EscorpiãoVocê poderá contar com sua intuição para encontrar soluções

interessantes e propostas inovadoras no trabalho e isso irá fortale-cer a sua imagem profissional. Como estará cheio(a) de energia,aproveite também para resolver problemas familiares. Os amigospoderão cobrar mais sua presença, então, procure reservar umtempo para eles.

SagitárioAs relações familiares podem estar meio confusas nesta se-

mana, então, arme-se de paciência para não entrar em atrito. Notrabalho, terá que ser mais flexível e abrir-se às novidades. Ener-gia não vai faltar para concluir suas obrigações. Aproveite esseastral para praticar um esporte ou movimentar mais o corpo.

CapricórnioAposte na sua intuição e enfrente seus receios, inclusive no am-

biente profissional. Convém também ficar longe das situações estres-santes para avaliar qual será seu próximo passo. Precisará tomardecisões importantes no campo familiar. Muito cuidado com colegasque adoram se meter na sua vida. Busque mais a espiritualidade.

AquárioVocê vai precisar olhar com mais carinho o lado financeiro.

Evite pedir dinheiro emprestado ou gastar todas as suas economiaspara não sofrer as consequências mais tarde. No serviço, convémmoderar sua impulsividade e sua ansiedade. Respire fundo e reco-mece as tarefas, se for necessário. Alegrias em família.

PeixesVocê vai se dar bem no trabalho, pois poderá aprender coisas

novas ou mesmo colocar em prática algo que estudou. É possível queapareça uma nova proposta de emprego ou que mude de cargo. Afamília poderá precisar da sua ajuda para uma decisão em conjunto,mas as coisas fluirão bem. Um amigo(a) pode decepcionar.

Horóscopo

Cinema Estreia no Cinema

Toquinho faz show dia 29na Boca Maldita em

comemoração aoaniversário de Curitiba

Jogos Vorazes estréianesta sexta-feira nos cinemasJogos Vo-

razes se passaum futuro dis-tante, depois daextinção daAmérica doNorte, quandosua população édividida em 12distritos.

Todos osanos nas ruínasde onde outro-ra fora a Amé-rica do Norte, anação de Panemforça cada umde seus dozedistritos paraenviar um me-nino e uma menina para competir nos Jogos Vorazes.Parte entretenimento, parte tática de intimidação do go-verno, os Jogos Vorazes são um evento televisionado emque os "Tributos" devem lutar um contra o outro até queum sobrevivente permanece.

Como represália por um levante contra a capital, acada ano os distritos são forçados a enviar um menino euma menina entre 12 e 18 anos para participar dos JogosVorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como sãochamados os jovens, são levados a uma gigantesca arenae devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. Ovitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para oseu distrito.

Cinemark Shopping São JoséPequenos Espiões 4 (Dub) – Sala 1 – 13:00 – 15:00 – 17:05 –19:30Anderson Silva: Como Água – Sala 1 – 21:30 – 23:30Guerra é Guerra (Dub) – Sala 2 – 12:30 – 14:40 – 17:15 - 19:25 –21:35 – 23:45Jogos Vorazes – Sala 3 – 11:35 – 14:30 – 17:45 – 21:00 – 23:55Cada um tem a Gêmea que merece (Dub) – Sala 4 – 12:00 – 14:05– 16:20 - 18:45 – 20:50 – 23:20John Carter 3D (Dub) – Sala 5 – 13:45 – 16:30 – 19:15 – 22:00

Cinesystem – Shopping CuritibaA Invenção de Hugo Cabret (Dub) – Sala 4 – 14:20 - 19:00Faça-me Feliz (Leg) – Sala 2 – 14:10 – 16:30 – 19:10 - 21:40Guerra é Guerra (Dub) – Sala 1 – 14:10 – 16:30 – 19:10 – 21:40Jogos Vorazes (Leg) – Sala 5 – 13:30 – 16:20 – 19:10 – 22:00John Carter: Entre dois Mundos 3D – Sala 6 – (Dub) 19:20 – (Leg)– 21:55O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida 3D (Dub) – Sala 6 – 14:30– 17:00Pequenos Espiões 4 (Dub) – Sala 2 – 13:30 – 15:30 – 17:30Projeto X – Uma Festa Fora de Controle (Leg) – Sala 4 – 17:00 –21:40Protegendo o Inimigo (Leg) – Sala 3 – 14:20 – 16:50 – 19:20 –21:50

Cinesystem – Shopping TotalAnderson Silva: Como Água (Leg) – Sala 5 – 17:20Anjos da Noite 4 – O Despertar 3D (Dub) – Sala 2 – 21:30Guerra é Guerra (Dub) – Sala 3 – 14:00 – 16:20 – 19:00 – 21:20Jogos Vorazes (Dub) – Sala 4 – 13:30 – 16:20 – 19:10 – 22:00Motoqueiro Fantasma 2 – Espírito de Vingança (Dub) – Sala 1 –13:40 – 15:40 – 17:40 – 19:40Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida 3D (Dub) – Sala 2 – 15:30 – 17:30O Pacto (Dub) – Sala 5 – 21:20Pequenos Espiões 4 3D (Dub) – Sala 2 – 13:30 – 19:30Projeto X – Uma Festa Fora de Controle (Leg) – Sala 5 – 15:00 –19:20

O cantor Toquinho seapresenta em Curitiba nodia 29 de março, ao meiodia, na Boca Maldita, comoparte das festividades doaniversário da cidade.Acompanhado de sua ban-da, Toquinho toca violão einterpreta sucessos de suacarreira como "Aquarela","Cálice, Meu Pai Oxalá","Morena dos Olhos

d’Água" e "Tarde em Ita-poá", entre outros.

Toquinho vem a Curi-tiba para comemorar tam-bém os 40 anos do Teatrodo Paiol, pois foi o primei-ro a cantar do teatro, aolado de Vinícius de Moraese Marília Medalha, na me-morável noite de inaugura-ção do teatro.

A entrada é gratuita.

Um dos conjuntos vo-cais mais ativos da músicabrasileira, o Demônios daGaroa se apresenta neste fi-nal de semana em Curitiba.

Responsáveis pelosmaiores sucessos de Ado-niran, os Demônios da Ga-roa fizeram as gravaçõesoriginais de Saudosa Malo-ca, Samba do Arnesto eTrem das Onze. Entre an-tigos e atuais integrantesestão Cláudio Rosa, Oswal-do da Cuíca, Toninho, Ar-naldo Rosa, Antônio Go-

Demônios da Garoa seapresentam em Curitiba

mes Neto, Artur Bernardo,Ventura Ramirez, Ivan Pi-res Augusto, FranciscoPaulo Galo, Sérgio Rosa,Roberto Barbosa e Simbad.

A banda paulista desamba atualmente promo-ve o lançamento do DVD“Vem Cantar Comigo”. Norepertório estão as canções“Trem das Onze”, “Tiro aoÁlvaro” e “As Mariposa”,entre outras.

O show será dia 25 demarço, às 19 horas, Auditó-rio Mário de Mari - CIETEP.

Page 19: Edição 225

Social 19www.asemananews.com.brA SEMANA News

23 a 29 de março de 2012

"Cria em mim, ó Deus, um

coração puro e renova dentro de

mim um espírito inabalável."

(Salmo 51:10)

Dr. DouglasBittencourtLopes daSilva - 27de março

Habilidade de Fabio Gonzales do Studio G3. Esta semana a pequena Julia Aquino pousoupara um Click do mestre em fotografia... Parabéns a ambos

Nesta edição ojornal A SEMANAtem a honra dehomenagear umleitor assíduodeste periódicoda Cidade de PatoBranco, SrArlindo Cantuque no ultimo dia16 completou 85anos. Parabéns eque por muitosanos ainda otenhamos comonosso leitor.

Parabéns aos amigos do jornal A SEMANA narede social Orkut pelo seu aniversário!

Elaine Leite - 20 de março

MarklonLima - 27de março

Andersson Perussi - 28 de março

Page 20: Edição 225

Política20 www.asemananews.com.brA SEMANA News23 a 29 de março de 2012

Professor César Graça

Economia

Eleições municipais

Desportistas de Fazenda Rio Grande pedemapoio parlamentar em projeto esportivo

Essas eleições serão muito diferentes. O presidente da Câ-mara de Vereadores de Curitiba fez o desserviço de mostrar amaneira como são tratados os interesses públicos. O forte apoiode mais de 80% dos vereadores à sua permanência na lideran-ça da Casa mostrou como se conduzem atualmente os traba-lhos por lá.

A saída é uma mudança profunda nos quadros dos vereado-res de Curitiba. Não é mais possível aceitar o atual estado dascoisas. Esse quadro de mudança também vai atingir a Prefeiturade Curitiba, pois o vereador Derosso contou com o apoio do prefei-to para tentar permanecer na liderança da Câmara.

Apesar de todo esse apoio a opinião pública não esmoreceue o presidente teve que renunciar. As pessoas estão muito descon-fiadas das atitudes dos políticos. As lideranças antigas estão desa-creditadas. As suas ações traíram os seus discursos.

Existe um ar de mudança. É preciso transformar a políticabrasileira. Chega desse processo de transformar os interessespessoais em plataformas administrativas. É um anseio de renova-ção que está se formando. Todos os políticos contaminados pelaconduta do desvio do dinheiro público deverão deixar o poder.

Derosso é só uma peça de um longo dominó: caiu o primeiro,os outros cairão em seguida. Esse é um momento de transforma-ção da política do Paraná. Aqui sempre teve um líder que manipulaas ações para manter-se no poder por longos tempos. Cada ciclode mando dura mais que uma década.

Finalmente o Paraná está se libertando desse jugo. É o efeitodos novos canais sociais. As formas tradicionais de comunicaçãoestão muito desgastadas. Elas perderam muita credibilidade e in-fluência na formação da opinião pública.

O que está ocorrendo é uma descentralização do poder. Vá-rios canais divulgam os fatos. Não existe mais o monopólio datelevisão ou dos jornais. A internet não é fácil de controlar. Esse é onovo momento.

As transformações ocorrem de forma rápida. É só observaras transformações que estão ocorrendo no norte da África. Emsemanas o horizonte que se formou é outro. Em alguns países asalterações foram rápidas, em outros ela está muito lenta e sangui-nária, mas nada mais está no mesmo lugar.

A marcha das transformações não para. Líderes estão caindoum a um. Os países árabes logo terão uma nova geração de líderese uma nova mentalidade no povo. Essa mudança quando ocorre debaixo para cima é transformadora. Constrói uma nova sociedade.

No Brasil também ocorrerá o mesmo. O controle dos atospúblicos será muito maior. Qualquer denúncia será investigada deta-lhadamente. Não é mais possível comprar o silêncio da imprensa.

Os novos políticos precisarão provar a sua competência. Sóo discurso não será mais suficiente. As ações serão o novo pontode avaliação. É olhar o que está acontecendo para verificar comoo Paraná perdeu o ímpeto de transformações.

Curitiba já foi uma cidade referência de desenvolvimento urba-no. Hoje importamos todos os problemas das maiores metrópolesdo país. O nosso trânsito caminha rapidamente para o colapso,como ocorre no Rio de Janeiro e São Paulo. Todos os rios urba-nos estão mortos contaminados pelo esgoto. Curitiba não trata oseu esgoto é essa a nossa dura realidade.

Não temos mais um plano diretor para o desenvolvimento delongo prazo. As ações são pontuais. Projetos são anunciados,mas a execução é várias vezes adiada. A coordenação das açõesna Região Metropolitana de Curitiba é muita fraca.

Esse é o outro lado do processo de desvio de dinheiro públi-co. Não existem recursos para as grandes obras, o que existe édesviado. É preciso construir uma nova realidade na administra-ção pública, pois os atuais agentes já demonstraram a sua incom-petência. É necessária uma grande renovação. Que a próximaeleição seja o começo da construção de novos tempos.

Melhorar o futebolamador de Fazenda RioGrande. Esse é o objetivode um grupo de despor-tistas da cidade que entre-gou no dia 09 de março,o Projeto Ação ao deputa-do estadual Toninho Wan-dscheer (PT).

O grupo faz parte daFederação Desportiva deFazenda Rio Grande (FDF)- entidade que beneficia to-dos os clubes de futebolamador do município eapresentou uma série dereivindicações ao deputadoToninho.

"Contamos com seuapoio parlamentar para im-plantar esse projeto emnossa cidade", disse JaimeMoreira, do FDF.

PlanejamentoJaime contou que o

grupo resolveu se unir elutar pelas mudanças no es-porte, porque está cansa-do de esperar uma solução

do poder público."Uma das melhorias

que queremos com esseprojeto é criar um calendá-rio oficial planejado, hojenão temos isso. Desta ma-neira poderemos organizarum campeonato estrutura-do, com a participação detodos os clubes da cidadee também da zona rural,melhorar a condição dosnossos estádios, da arbitra-gem, além de promover as

escolinhas de futebol nascanchas esportivas da ci-dade", disse Jaime.

O deputado consideroua reunião como um "gran-de avanço para o futebol deFazenda Rio Grande". Se-gundo ele é preciso respei-tar os desportistas da cida-de. "O poder público devefazer o possível para incen-tivar o esporte na cidade",frisou o parlamentar.

Toninho se compro-

meteu de enviar o projetopara o Governo do Estadoe ao Ministério dos Espor-tes no sentido de buscarrecursos que possam aju-dar na efetivação do calen-dário anual do esporte ama-dor fazendense.

LeiAo finalizar o encon-

tro, o deputado sugeriu àFDF que entre com proje-to na Câmara Municipalpara buscar o reconheci-mento da Federação comoentidade de utilidade públi-ca e assim facilitar a aqui-sição de recursos para oesporte.

"Uma lei que benefici-aria todos os desportistasde Fazenda Rio Grande ecom isso vocês não preci-sariam depender mais dedecisões políticas para queo esporte amador volte afuncionar adequadamentena cidade", finalizou o de-putado.

O senador RobertoRequião (PMDB-PR) foicondenado pela Justiça apagar uma indenização deR$ 30 mil por danos mo-rais ao ex-governador Jai-me Lerner (sem partido).Requião, ex-governadordo Paraná é antigo desa-feto de Lerner e durantesua gestão no PalácioIguaçu costumava atacá-lo principalmente nos pro-gramas semanais exibido

Requião é condenado aindenizar Jaime Lerner

pela TV Educativa, na reu-nião do secretariado queficou conhecida como"Escolinha do Requião".

Segundo a decisão,Requião comentou em fe-vereiro de 2010, em umasolenidade quando era go-vernador do Paraná, umartigo que Lerner havia es-crito para um jornal e dis-se que pensava que o ex-governador "estava pre-so". Cabe recurso.

"Estamos abertos paraatender o público parana-ense, para estabelecer par-cerias com municípios,garantindo avanços na edu-cação", afirmou o reitor doInstituto Federal do Para-ná (IFPR), Irineu MárioColombo, ao participar dasessão plenária da Assem-bleia Legislativa desta quar-ta-feira (21), a requerimen-to do deputado ProfessorLemos (PT). Na ocasiãoele discorreu sobre a ex-pansão e efetivação da ins-tituição, criada a partir datransformação da EscolaTécnica da UniversidadeFederal do Paraná, e quehoje já conta com 14 cam-pi espalhados pelo estado,com oferta de 57 cursos,14 deles de nível superiore 43 cursos técnicos, to-dos públicos e gratuitos.

Além disso, Colombolembrou que o setor deEducação à Distância(EAD) do IFPR possuipólos de apoio presencialem mais de 230 cidadesparanaenses e em todos os

Reitor do Instituto Federal do Paraná fala adeputados sobre a atuação da instituição de ensino

estados da federação. Naavaliação do Professor Le-mos, "o Instituto Federal éuma conquista de todos osparanaenses. Já temos vá-rios campi pelo Paraná eainda muitos outros estarãofuncionado até o final doano. É de fundamental im-portância compartilharmosestas conquistas", frisou.Uma das metas do Gover-no Federal é a implantação,até 2014, de 200 novoscampi no país, dos quaiscerca de 80 já foram con-tratados e estão em fase deimplantação. Pinhais e Fa-zenda Rio Grande, na RMCdevem ser contempladoscom uma unidade do IFPR.

EstruturaO Instituto Federal do

Paraná é uma autarquia fe-deral criada a partir da Lei nº11.892 de 29 de dezembrode 2008. Hoje cada institutocriado pelo Governo é orga-nizado e estruturado comvários campi e conta comuma proposta orçamentáriaanual identificada para cadaregião e respectiva reitoria.

Reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR),Irineu Mário Colombo, durante o pronunciamento

Deputado Toninho Wandscheer e Jaime Moreira

Page 21: Edição 225

Brasil 21www.asemananews.com.brA SEMANA News

23 a 29 de março de 2012

O desenvolvimentodo pré-sal

Governo federal dá aval para oParaná captar US$ 127,2 milhões do BID

A ministra do Planeja-mento, Orçamento e Ges-tão, Miriam Belchior, assi-nou autorização para queo Governo do Paraná cap-te financiamentos interna-cionais que somam US$127,2 milhões para dar an-damento aos programasParaná Seguro e FamíliaParanaense.

Os recursos serão apli-cados no financiamento deações dos programas Para-ná Seguro e Família Para-naense que totalizam US$212 milhões, com as con-trapartidas do governo es-tadual.

As linhas de créditosão do Banco Interameri-cano de Desenvolvimento(BID), cujos técnicos es-tão no Estado para analisaros projetos que envolvemestes recursos e outras pro-postas do Estado para cap-tação de empréstimos ex-ternos.

Os pedidos de emprés-timos passaram pela Co-missão de FinanciamentosExternos (Cofiex), que re-comendou a autorização daministra do Planejamento.

Agora, a documentaçãosegue para a Secretaria doTesouro Nacional (STN),que analisará as contraga-rantias.

Antes da formalizaçãodos contratos, o financia-mento será apreciado pelaComissão de Assuntos Eco-nômicos (CAE) do SenadoFederal e pelo plenário dacasa.

Paraná SeguroPara o programa Para-

ná Seguro está previsto umempréstimo de US$ 67,2milhões, com contraparti-da do Estado de no míni-mo US$ 44,8 milhões.

O projeto do Governodo Paraná estabelece queos recursos serão utiliza-dos para a compra de 1.572viaturas com tecnologiaembarcada (GPS e compu-tador), reestruturação de 21delegacias, implantação de393 módulos móveis, alémda implantação de um siste-ma integrado de informa-ção, entre outros serviços.

Para o programa Famí-lia Paranaense, lançado nasemana passada pelo go-vernador Beto Richa, serãodirecionados US$ 60 mi-lhões, com uma contrapar-tida de US$ 40 milhões do

Estado. Um dos principaisinvestimentos é na constru-ção de 50 Centros de Re-ferência da Assistência So-cial (CRAS), que são a por-ta de entrada de todos pro-gramas sociais do Estado,além da reforma e moder-nização de outras 106 uni-dades.

Também está no projetoa capacitação de 2.000 técni-cos e gestores e intervençõesem 156 áreas com alto índi-ce de famílias em situação devulnerabilidade social.

A proposta do progra-ma Família Paranaense éreduzir o grau de vulnera-bilidade social de 100 milfamílias até 2014, garantin-do acesso a serviços e pro-gramas que contribuampara a emancipação socialdos beneficiários.

As famílias poderão per-manecer por dois anos noprograma, período em queserão integradas à rede so-cial de atendimento dos mu-nicípios e às políticas públi-cas da assistência social,educação, segurança, traba-lho, habitação, saúde, meioambiente, cultura e esporte.

Para o programa Paraná Seguro está previsto um empréstimode US$ 67,2 milhões, com contrapartida do Estado

de no mínimo US$ 44,8 milhões

César Graça

O desenvolvimento do pré-sal não é uma tarefa fácil. Os pri-meiros problemas começam a aparecer. Os estaleiros contrata-dos pela Petrobras não estão conseguindo entregar as encomen-das por diversos motivos. Os primeiros acidentes com derrama-mento de petróleo em alto-mar já começaram. As desculpas co-meçaram a chegar, e logo será um tsunami delas. O resultado noaumento da produção de petróleo ainda está muito longe.

A produção de petróleo tem o seu preço e ele não é só o custofinanceiro, é o desenvolvimento de uma nova tecnologia que oBrasil precisa conquistar. Não será uma tarefa fácil como os políti-cos deixavam a entender. Mas nada que a perseverança e forçade vontade não consigam fazer. É no erro que se constrói o acerto.Bem vindo ao mundo real. Vários atrasos vão ocorrer, outrosacidentes também. Fazem parte do crescimento esse percalços.

A realidade é muito mais complexa. O planejamento é umagrande simplificação. Auxilia, mas não consegue prever tudo. No-vos desafios deverão aparecer. O crescimento da produção depetróleo de dois milhões de barris por dia para o patamar de dez éuma meta muito ousada. Várias adaptações precisarão ser feitas.É nesse acompanhamento diário que se faz o crescimento.

O importante é não perder a direção do crescimento. O petró-leo é um meio de crescimento do país e não uma fórmula deenriquecimento rápido. O que geralmente acontece é que um pe-queno grupo captura a riqueza do petróleo, e toda a nação continuamuito pobre. É a maldição do petróleo que várias nações viverame ainda vivem.

São poucos os países que enriqueceram com o petróleo. Agrande maioria se transformou em ditaduras. A riqueza do petróleoé um chamariz de oportunistas. É preciso ter em conta essesriscos no desenvolvimento dessa nossa nova riqueza.

Exemplos bons existem. A Noruega é um deles. Ela criou umfundo de reserva para que a riqueza da exploração do petróleochegasse às próximas gerações. O Brasil poderia copiar esseexemplo e reservar parte dessa riqueza para as próximas gera-ções. Não é preciso gastar toda essa riqueza no momento que elafor gerada. Isso vai dar uma maior estabilidade para a nossa eco-nomia.

Nem tudo precisa ser da mão para a boca. O nosso governosempre teve a tendência de gastar mais o que arrecada o que geraum crescimento da dívida pública. Os governos seguintes sempretêm que carregar o fardo do pagamento dos juros e amortizaçãode parte da dívida.

Para que ocorra essa mudança é preciso que o povo pensede forma diferente. Ao invés de só ver as suas necessidadesatuais, é preciso pensar no país a longo prazo. O Brasil tem umatradição de grandes desperdícios. Os nossos governos são muitoincompetentes, pela falta de cobrança por parte da opinião pública.

Agora as coisas estão mudando. É preciso aproveitar essemomento para desenhar um futuro melhor para as próximas gera-ções. Chega de viver no aperto.

Vamos participar ativamente dos próximos passos da cons-trução do Brasil. O pré-sal é uma rara oportunidade de mudar ascondições de vida dos brasileiros na atual geração e também nasseguintes. Só a possibilidade desse desenvolvimento está colo-cando o Brasil numa posição privilegiada. Grandes investimentosestão chegando. Novas empresas estão sendo criadas.

O mais importante é controlar o ímpeto do governo em gastarem coisas supérfluas. A todo o momento um projeto é lançado,enquanto os anteriores ainda não foram completados. Vamos ata-car as deficiências básicas de educação e saúde pública. Comcompetência e os recursos do pré-sal é possível mudar o paíspara melhor.

Após uma seca que redu-ziu de forma considerável a pro-dução agrícola, a nossa atençãovai para a próxima safra quecomeça a ser plantada em outu-bro, daqui seis meses. Mas adecisão do volume e do tipo deproduto a ser plantado será to-mada nos próximos meses. Écomum que os agricultorescomprem as sementes e o adu-bo com bastante antecedência.

Até o momento as pers-pectivas são muito animadoras.Os preços internacionais da sojae do milho não param de subir. Atendência é que as máximas his-tóricas sejam batidas. A queda daprodução na América Latina ain-da está subestimada pelo mer-cado mundial. Uma visão maisreal das perdas só será conheci-da daqui três ou quatro meses.

Outro fator que afeta os pre-ços internacionais da soja e domilho é a safra norte-americanaque começa a ser plantada. Aexpectativa é que ela seja recor-de, se o clima não atrapalhar,como aconteceu no ano passa-do. A seca também atingiu algunsestados norte-americanos no

A próxima safraano passado.

Os agricultores lá estão dan-do preferência ao milho em detri-mento da soja, em função do cli-ma e dos preços. Esse cenáriofortalece ainda mais o Brasil, poisa nossa safra de soja é maior quea do milho. Nos Estados Unidosacontece o contrário.

Somando a quebra de safrana América Latina e uma áreaplantada igual à anterior, o preçoda soja tende a subir ainda mais,fortalecendo a expectativa de umaumento bastante grande na áreaplantada de soja na próxima sa-fra brasileira e dando um grandeimpulso na economia agrícola,pois os produtores comercializamaproximadamente metade dasafra antes de ela ser plantada.Com os preços em alta, o girofinanceiro será muito alto.

A dificuldade é reintegrar aoprocesso os produtores atingi-dos pela seca. Só alongar osprazos de pagamento das dívi-das agrícolas não resolve total-mente a situação. É precisoampliar o seguro agrícola. Nãoadianta só proteger os bancos,como o seguro atual faz. É fun-

damental dar condições míni-mas aos produtores para queeles continuem produzindo e,principalmente, melhorem a suatecnologia de produção para su-portarem as secas em melho-res condições.

Não é suficiente que o Bra-sil cresça apoiado na agricultu-ra, é preciso ampliar ainda maisa sua capacidade produtiva e arentabilidade. A absorção de no-vas tecnologias é fundamental.Esse é o papel do governo.

Os esforços do governoestão concentrados na nova leide ocupação do solo. Ela é mui-to restritiva à produção agrícola.O governo está se comportan-do de forma a restringir e nãoampliar a produção agrícola, oque é um grande contrassenso.O governo deveria apoiar aindamais a agricultura e não dificultara sua ampliação com a descul-pa da preservação da natureza.O que está ocorrendo no Con-gresso Nacional é uma luta depoder. Os interesses da naçãosão colocados de lado.

O argumento do governo éque ele deve preservar a natu-

reza para as próximas gera-ções. Argumento ótimo. Por quenão melhorar o tratamento dosesgotos nas grandes cidades?Por que não criar um códigomais severo para a construçãode moradias nas cidades?

O estado do Rio de Janeiroé um caso típico da incompetên-cia do planejamento urbano. Sónão ocorreram grandes tragédi-as esse ano porque choveu abai-xo do normal. No próximo verãoteremos uma nova safra de gran-des tragédias.

Na área agrícola o gover-no mais atrapalha que ajuda. Afalta de investimentos na infra-estrutura de transporte reduzmuito a lucratividade da nossaagricultura. As grandes filas nosnossos portos limitam a comer-cialização.

É preciso que o governo eo Brasil reconheçam a sua de-pendência da agricultura, tendoum pouco de gratidão com osagricultores e dando a devidaatenção às suas necessidades,pois o que eles estão pedindo édo seu direito.

César Graça - Economista

Page 22: Edição 225

Mundo22 www.asemananews.com.brA SEMANA News23 a 29 de março de 2012

Fukushima -um ano depois

Próteses mamárias fabricadas ouimportadas antes da suspensão da Anvisa

podem ser usadas, diz entidade César GraçaEm 11 de março do ano passado o Japão sofre um

grande terremoto, que foi seguido de um tsunami e umsério acidente nuclear. As perdas estimadas de vidas hu-manas foram acima de dez mil pessoas e as perdas mate-riais acima de 400 bilhões de dólares, em torno de cincopor cento do Produto Interno Bruto (PIB) japonês.

Mas as perdas foram maiores ainda no plano dos valo-res morais. A população perdeu a confiança no governo.Ficou evidente que o governo sabia da fragilidade do siste-ma de segurança da usina nuclear de Fukushima 11 anosantes do acidente. Os custos da reforma para aumentar asegurança da velha usina ficariam acima de um bilhão dedólares e foram adiados por causa do alto custo.

Depois do fato consumado fica muito difícil para apopulação japonesa compreender os atos do seu gover-no. A indignação e desconfiança é uma dura herança a seradministrada. Todos os avisos sobre a segurança dos ali-mentos produzidos atualmente no Japão estão sob sus-peita. Foram detectados níveis significativos de irradia-ção até no leite em pó para os nenês.

Como se não fosse suficiente, a recuperação estásendo mais dura que o previsto. Os bancos japonesesestão com dificuldade em financiar os empreendedoresque perderam tudo no terremoto e no tsunami. Os segu-ros cobrem só uma pequena parte dos prejuízos.

Um ponto que dificulta esses empréstimos é que amaioria desses empreendedores são pessoas com maisde 60 anos. O Japão é um país de velhos. A taxa de nata-lidade é muito baixa. Bancos desconfiam da capacidadede pagamento dos mais velhos.

As imagens vendidas no exterior são que a recupera-ção está sendo mais rápida que o esperado. O Japão temuma grande tradição de vencer os acidentes naturais. Láos terremotos e tsunamis são bastante frequentes. Mas arealidade é bem diferente.

Agora tem algo bem mais sério, um grave acidentenuclear que poderia ter sido evitado se o governo fossemais cuidadoso com a sua população. Essa desconfiançanão faz parte da cultura japonesa. O que é muito diferen-te do Brasil.

Aqui o governo é uma entidade com baixa credibili-dade. Todo o momento são descobertas fraudes no ser-viço público, praticadas pelos líderes políticos. Curitiba éum belo exemplo. Apesar do fato bem constado de des-vio de verbas públicas na Câmara de Vereadores, a justiçae as autoridades públicas não fizeram nada. Só o clamorpopular conseguiu derrubar o presidente.

Essa pressão popular é contínua e a todo o momentoestá olhando os atos do governo para ver se não encontrafalhas. No Japão não existe essa tradição de desconfian-ça do governo. Após o acidente nuclear de Fukushima aopinião pública mudou.

Os japoneses não querem mais usinas nucleares noseu país, e ponto final. O governo já demonstrou a suaincompetência para operar tais usinas. A Alemanha tam-bém está fazendo o mesmo. Está desligando, só que deforma gradual, as suas usinas nucleares.

E o Brasil, como sempre, muito atrasado. Nós sótemos duas usinas funcionando em Angra dos Reis, lito-ral do estado do Rio de Janeiro, no meio do caminhoentre a cidade do Rio de Janeiro e da cidade de São Pau-lo. O nosso governo está com planos de construção deuma terceira usina.

É preciso aprender com os erros alheios. Para queesperar um grande acidente nuclear no Brasil para tomaras providências? Países com governos muito mais estru-turados se mostraram incompetentes para administrar usi-nas nucleares. Qual seria o motivo do Brasil ser melhor?

É preciso fazer uma grande pressão no governo bra-sileiro para desativar as duas usinas nucleares e inter-romper a construção da terceira. Vamos evitar mais umato incompetente do nosso governo.

Economia e seus reflexosA presidente da Petrobrás, Maria das Graças Fos-

ter, tem rechaçado a possibilidade de um reajuste nospreços dos combustíveis no Brasil. Mas, para analistas, ogoverno dificilmente conseguirá evitar uma alta em 2012.Por isso, muitos já fazem as contas para calcular o efeitodo provável aumento nos índices de inflação.

O secretário do Tesouro, Arno Augustin, informouque o governo já negocia o pagamento antecipado de US$2,9 bilhões de empréstimo do Banco Interamericano deDesenvolvimento (BID). Mas o potencial de quitação an-tecipada é superior a US$ 15 bilhões.

O governo vai acelerar o pagamento de parte da dí-vida externa para ajudar no combate à valorização do real.A quitação antes do prazo de vencimento dos emprésti-mos e dos títulos da dívida abre espaço para comprasmaiores de dólares no mercado local pelo Tesouro Naci-onal.

Augustin afirmou que várias medidas cambiais es-tão sendo preparadas para evitar a continuidade do pro-cesso de valorização do real. Ele não está satisfeito como nível atual de R$ 1,80. As declarações do secretárioforam interpretadas por operadores como a entrada defi-nitiva do Tesouro na guerra cambial.

A Apple comunicou ter vendido três milhões de uni-dades do novo iPad em menos de uma semana. O apare-lho foi lançado em 12 países na sexta-feira, 16 de março,e chegará a mais 25 no dia 23. Não há previsão de lança-mento no Brasil.

As estimativas de vendas de tablets em 2012 vari-am bastante: 103,5 milhões de unidades a 124 milhõesaparelhos. A Apple domina esse mercado com uma fatiade 60% das vendas. No Brasil, a estimativa é de que onúmero chegue a 2,2 milhões de aparelhos.

O núcleo do déficit público de Portugal quase tri-plicou nos primeiros dois meses deste ano, com as recei-tas de impostos caindo e os gastos aumentando, o quemostra que o país tem cortes a fazer para atingir as me-tas fiscais exigidas pelo resgate de 78 bilhões de euros daUnião Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional(FMI).

O Banco Central grego prevê a continuidade da re-cessão em 2012, com queda de 4,5% no Produto InternoBruto (PIB) do país, após o recuo de 6,9% visto em 2011.A autoridade monetária da Grécia projeta ainda uma piorano mercado de trabalho, com o nível de ocupação caindoem média 3% e a taxa de desemprego excedendo 19%.

Brasília(ABr) - A Soci-edade Brasileira de CirurgiaPlástica (SBCP) informounesta quinta-feira (22) quepróteses mamárias de sili-cone fabricadas ou impor-tadas até a 0h de 21 podemser utilizadas no país semrestrições. De acordo coma SBCP, a orientação tem oaval da Agência Nacionalde Vigilância Sanitária (An-visa).

Na última terça-feira(20), o órgão publicou umaresolução estabelecendoque todas as próteses ma-márias tenham certificadode aprovação do InstitutoNacional de Metrologia,Qualidade e Tecnologia (In-

metro) para serem vendi-das no mercado brasileiro.Esse selo será concedidoem caso de cumprimentoa requisitos mínimos deidentidade e qualidade, con-forme resolução publicada

hoje pela Anvisa.As importações de im-

plantes de silicone no Bra-sil estão suspensas até queuma portaria que trate dacertificação desses produ-tos seja publicada. De acor-

do com o Inmetro, as re-gras devem ser definidasaté o final deste mês. ASBPC, por meio de nota,disse que a conclusão daregulamentação está pre-vista para 29 de março.

As novas regras foramaprovadas depois de de-núncias de irregularidadesenvolvendo a marca fran-cesa Poly Implant Prothe-se (PIP) e a holandesa Ro-fil, acusadas de usar silico-ne inapropriado, aumentan-do o risco de o implanteromper ou vazar e provo-car problemas de saúde.Calcula-se que 20 mil bra-sileiras tenham implantesdas marcas estrangeiras.

A SBCP publicou uma resolução estabelecendo que todas aspróteses mamárias tenham certificado de aprovação do Inmetro

Brasília - O cerco poli-cial na cidade de Toulouseterminou hoje (22) com amorte do suspeito pelo as-sassinato de sete pessoasna região, segundo confir-mou o ministro do Interiorda França, Claude Guéant.Atiradores de elite mata-ram o francês de origemargelina Mohammed Me-rah, de 23 anos, com umtiro na cabeça.

Suspeito de ataques na Françamorreu com tiro na cabeça, diz ministro

A polícia entrou no apar-tamento onde ele estava siti-ado desde a madrugada deontem (21). SegundoGuéant, a decisão de invadiro prédio foi tomada após aperda de contato com o sus-peito desde a noite anterior.

De acordo com ele, ospoliciais que invadiram oapartamento, após quase32 horas de cerco, foramrecebidos a tiros. Guéant

disse que Merah pulou poruma janela do apartamen-to. Três policiais ficaramferidos na ação.

Merah é o principal sus-peito do ataque que matouum rabino e três crianças emuma escola judaica de Tou-louse na última segunda-fei-ra (19) e pela morte de trêssoldados em outros dois ata-ques na região na semanapassada.

Segundo Guéant, ospoliciais atiraram granadasno apartamento e entrarampela porta e pelas janelas pou-co após as 10h30 (6h30 deBrasília). Eles encontraramMerah escondido no banhei-ro. Ainda segundo o minis-tro, ele saiu disparando epulou pela janela enquantocontinuava a atirar, quandofoi atingido pelo disparo deum atirador de elite.

Page 23: Edição 225

Esporte 23www.asemananews.com.brA SEMANA News

23 a 29 de março de 2012

Começou na manhãdesta quinta-feira (22), ascompetições de futevôleino Jardim Botânico emCuritiba. Serão três campe-onatos disputados até do-mingo envolvendo 118 atle-tas: Etapa dos CircuitosBrasileiros Masculino e Fe-minino e a primeira Etapado Circuito Mundial de Fu-tevôlei.

Na manhã de quinta-feira começaram as dispu-tas do Circuito NacionalMasculino, com 30 duplasde 12 estados. O Paranáestá representado com seteduplas. Na sexta-feira, 23,ocorrem os jogos (23) se-rão as finais.

Começa o Circuito Nacionalde Futevôlei em Curitiba

Na sexta-feira tam-bém inicia a etapa femini-na do Circuito Brasileiro,com a participação de 11duplas. A média de idadedas atletas é de 17 anos, oque faz da competição umavitrine para a modalidade.As finais femininas serãono sábado (24).

E no fim de semanaacontece à primeira etapado Circuito Mundial, esta éa primeira vez que uma ci-dade do sul do país recebeuma etapa do circuito, se-rão 22 duplas de 17 países.As próximas etapas domundial serão em Portugale Dubai.

Para Nicinha Araújo de

Queiroz, Presidente daConfederação Internacionalde Futevôlei e Vice-Presi-dente da Confederação Bra-sileira, a estrutura monta-da para receber o evento éexcelente e projeta novascompetições no estado."Vamos realizar em Foz doIguaçu o mundial de clubescom a participação de 26países, será uma competi-ção experimental com trêsatletas em cada time", con-ta Nicinha.

Os jogos acontecerãoaté o próximo domingo naarena montada ao lado dovelódromo do Jardim Botâ-nico em Curitiba, das 9h ás17h, a entrada é gratuita.

Aconteceu no últimofinal semana a rodada queabriu a 49ª edição da TaçaParaná, competição quereúne equipes amadoras detodo o estado do Paraná. Aotodo quatro partidas foramrealizadas neste sábado e

Resultados dos jogos da primeirarodada da Taça Paraná 2012

domingo, 17 e 18,respectivamente.Confira osresultados:

Ass. Unidos do BairroEstação Nova (Rio Negro)1 x 6 Internacional (Cam-po Largo)

Ana Terra (Colombo) 5

x 0 Timbu (Campina Gran-de do Sul)

Novo Mundo (Curiti-ba) 1 x 0 Sartori (S. J. Pi-nhais)

Luziana FC (Goioerê)0 x 1 GER Madeirit (Gua-rapuava)

Serão três campeonatos disputados até domingo envolvendo 118 atletas

Page 24: Edição 225

Fonte e fotos: Site Terra

Atlético terá mudança nogol para encarar Cianorte;novo camisa 1 é aguardado

Esporte24 www.asemananews.com.brA SEMANA News23 a 29 de março de 2012

Fórmula 1:Americanos seguem italianos e especulam sobre saída de MassaO desempenho negativo de Felipe Massa no volante da Ferrari nas últimas

temporadas faz aumentar as especulações sobre uma saída precoce do brasileiro daescuderia de Maranello. No início desta semana, a revista italiana Autosprint chegou aclassificá-lo como "inútil". Na última terça-feira, foi a vez de a imprensa americana falar sobre aperformance do brasileiro e até sugerir um substituto. De acordo com o site da emissora Speed,Massa pode ter seu lugar na Ferrari ocupado por Jarno Trulli, veterano italiano que disputou a últimatemporada pela Team Lotus e está sem equipe. Nas duas últimas temporadas Felipe Massa terminouo campeonato na sexta posição, enquanto seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, foi vice-líder em 2010 e quarto colocado em 2011.

Fernando Alonso admite Ferrari na defensiva na MalásiaO desempenho ainda aquém do esperado do novo carro da Ferrari deixará a equipe na defensi-

va no Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1 no próximo domingo, o segundo da temporada. Deacordo com o espanhol Fernando Alonso, ele e o seu companheiro de equipe Felipe Massa não terãograndes novidades no carro, que foi à pista pela primeira vez em Melbourne.

Segunda etapa da temporada de Fórmula 1 de 2012, domingo 25 de março 5hs:Circuito Internacional de SepangPrimeiro GP de F1: 17/10/1999Capacidade: 130 mil pessoasDistância de volta: 5,543 kmVoltas: 56 (310,408 km)Curvas: 15Velocidade máxima: 330 km/hPole 2011: Sebastian Vettel (Red Bull)London 2012:Por Londres, Murer expõe dores e nega neura após vara perdida

A experiência pode ser extremamente importante na busca por um objetivo: leva acometer menos erros, deixa mais preparado e pronto para o sucesso. Nos últimos quatroanos, a atleta do salto com vara fez tudo para melhorar o suficiente para poder brigar poruma medalha. Aparentemente, a atleta do clube BM&F Bovespa está pronta: segue atentaà mínima possibilidade de lesão e reconhece o que será preciso para ter condições de

brigar pelo pódio. Além disso, não se esqueceu de um dos maiores fiascos da Olimpíada de Pequim, em2008: o sumiço da vara que usaria na final. Em entrevista ao Terra, ela se disse mais esperta com aorganização, mas descartou que possa ser atacada por uma neurose em Londres.

Futebol:CBF inscreve Oscar no São Paulo e complica InterO Internacional não pode contar com Oscar para partida contra o The Stron-

gest na última quarta-feira pela Copa Libertadores. O meia perdeu mais cedodisputa judicial contra o São Paulo, terá seu vínculo restabelecido com o clubepaulista, e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) já notificou o time de PortoAlegre da situação irregular do jogador. a 16ª turma do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo(TRT-SP) decretou que fosse restabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pelaFederação Paulista de Futebol (FPF) o vínculo do atleta com o São Paulo. Oscar entrou na Justiçacontra o time do Morumbi no final de 2009, alegando atraso de vencimentos e que também teria sidocoagido a emancipar-se e assinar um contrato aos 16 anos, quando ainda era menor de idade.Assim, a renovação do vínculo foi desfeita por decisão da juíza Eumara Nogueira Borges LyraPimenta, da 40ª Vara do Trabalho de São Paulo, em 14 de junho de 2010, e Oscar pôde transferir-seà equipe colorada. A Justiça ainda negaria uma liminar do São Paulo no mês de setembro de 2010,mas o clube apelou. Oscar, que pelo Internacional conquistou o título da Copa Libertadores da Américade 2010 e a Recopa em 2011, está entre os 52 jogadores convocados por Mano Menezes para adisputa da Olimpíada de Londres com a Seleção Brasileira.

Futebol Internacional:Messi dá espetáculo e faz história no Barcelona

Lionel Messi não se contentou em "apenas" fazer história pelo Barcelona, naúltima terça-feira. Ele também quis ser decisivo e dar espetáculo na vitória contrao Granada, por 5 a 3. O argentino, que se tornou o maior artilheiro da história doBarcelona, fez três gols e foi fundamental para acabar com qualquer possibilidadede surpresa no Camp Nou. Foi uma noite histórica, mas também uma noite

comum. Afinal, ver Messi quebrar recordes e decidir jogos já é rotina para o torcedor do Barcelona.Brasil 2014:"Não vejo embaraços para Fifa", diz Marin sobre negociação de bebidasO impasse sobre a comercialização de bebidas alcoólicas na Copa do

Mundo de 2014 continua a gerar questionamentos. Na última terça-feira, o novopresidente da CBF, José Maria Marin, disse que não vê problemas para Fifanegociar com cada Estado que sediará jogos do Mundial a venda de bebidasdurante os jogos. "Eu não acredito, não vejo embaraços para Fifa, vai ser tranqui-lo", disse o dirigente, que visitou o Congresso Nacional nesta terça-feira. A visitade Marin a Brasília visa estreitar o relacionamento com o parlamento.

A CBF divulgou nestaquinta-feira a tabela da se-gunda fase da Copa do Bra-sil e o Paraná Clube fará ojogo de ida contra o Ceará,apenas no dia 11 de abril,às 21h50, em Fortaleza.Até lá, o técnico Ricardi-nho espera aprimorar aequipe que eliminou na pri-meira fase da competiçãoo Luverdense-MT.

Outra missão de Ricar-dinho é encontrar um

A contusão do goleiroRodolfo no decepcionanteempate do Atlético contrao Roma na última rodadapode acelerar a contrataçãode um novo camisa 1 parao time. Weverton, da Por-tuguesa já teria acertado asbases salariais e a vindadele dependia da liberaçãoda diretoria da Lusa.

O afastamento de Rodol-fo do time por 45 dias deixapreocupado o torcedor atleti-cano que viu, sob o comandodo jovem arqueiro, a equipe

se destacar pela eficiência nosetor defensivo. A equipe, ape-sar de não fazer um bom se-gundo turno, continua com adefesa menos vazada da com-petição com nove gols sofri-dos em 15 jogos. Vinícius devesubstituir Rodolfo contra o Ci-anorte, neste domingo. Asoutras duas opções, Renan eSantos também estão contun-didos.

Copa do BrasilDepois de eliminar,

com certo sofrimento, oSampaio Correia na primei-

ra fase da Copa do Brasil,o Atlético encara agora oCriciúma e o jogo de idaestá marcado para o dia 05de abril (quinta-feira), às19h30 no estádio Heriber-to Hülse, em Criciúma.

A partida de volta estáprogramada para o dia 12de abril (quinta-feira), às19h30, na Vila Capanema.Assim como no primeiroturno, se o visitante vencerpor diferença de dois golsou mais na partida de idaelimina o jogo de volta.

Paraná faz primeira partida contra oCeará fora de casa pela Copa do Brasil

substituto para o atacanteWellington Silva que se le-sionou durante os treinos eficará três semanas afasta-do da bola. Douglas, apre-sentado oficialmente na úl-tima segunda-feira, masque já vinha trabalhando fi-sicamente e com o grupohá um mês, surge comoprincipal opção. "Vim paracá ciente de que tenho con-dições de ajudar a equipe abuscar o seu espaço", de-

clarou o jogador.Douglas comentou sua

atuação no início do ano,quando foi destaque doCorinthians-SP, na campa-nha campeã da Copa SãoPaulo. "Eu era conhecidocomo Tanque, pela minhaforça física. Procuro apro-veitar o meu porte, e bus-co as finalizações na área",disse o jogador, que fica noTricolor até o final da Sé-rie B 2012.

GoleiroWevertonpode reforçaro Atlético