22 11 2014

44

Upload: o-presente-ltda

Post on 06-Apr-2016

275 views

Category:

Documents


14 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 22 11 2014
Page 2: 22 11 2014

O BRASIL E A TRAGÉDIA DAREDUÇÃO DOS LEITOS

HOSPITALARESPor mais absurdo que possa parecer, apesar dos

seguidos recordes de arrecadação de impostos, anúnciosde pleno emprego e de desenvolvimento econômico ehumano, além da contratação de médicos estrangeiros, oSistema Único de Saúde (SUS) perdeu 14,7 mil leitoshospitalares em todo o país, em apenas quatro anos.

O levantamento, divulgado em outubro último, foi reali-zado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), e suaanálise denuncia a inaceitável e contraditória desativaçãode leitos em hospitais de todo o território nacional, desde2010, atingindo especialmente as especialidades de pedi-atria, psiquiatria e obstetrícia.

Conforme o órgão, os quase 15 mil leitos de internaçãohospitalar fechados, se destinavam a pacientes que devempermanecer no estabelecimento por mais de 24 horas epertenciam a hospitais da rede pública de saúde.

Em julho de 2010, segundo o CFM, o sistema brasileirodispunha de 336,2 mil leitos hospitalares de uso exclusivodo SUS. Em julho de 2014, o número caiu para 321,6 mil, comredução de cerca de dez leitos diários e consequênciasproporcionais para a população de baixa renda.

Os leitos de internação desativados nos últimos noveanos, entre outubro de 2005 e julho de 2014, somam 32 mil,dos quais 15 mil fechados nos últimos quatro anos.

No mesmo período houve aumento de 28% no númerode leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e de114% de unidades destinadas ao repouso e observaçãode pacientes.

Conforme o estudo, o Sudeste foi a região que tevemaior redução de leitos no período. Somente o Rio deJaneiro perdeu 5.977 leitos desde julho de 2010. Somen-te o Sul apresentou pequena elevação, totalizando 417novos leitos.

Entre as especialidades mais prejudicadas no paísestão a pediatria cirúrgica, com perda de 7.492 leitos;psiquiatria, com redução de 6.968 unidades; obstetrícia,com menos 3.926; e cirurgia geral, com redução de 2.359unidades. Somente leitos destinados à clínica geral,ortopedia e traumatologia ganharam acréscimo acima demil leitos no país.

Prova da deficiência da saúde pública brasileira é orelatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2012,onde o país aparece com 2,3 leitos hospitalares, públicose privados, para cada mil habitantes.

O índice é inferior à média mundial, de 2,7 leitos e estámuito abaixo da França, com 6,4 leitos; da Argentina, com4,7 leitos; e da Espanha, com 3,1 leitos por mil habitantes.

O levantamento do CFM foi realizado junto ao CadastroNacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Minis-tério da Saúde. De acordo com o órgão, os dados revelamrealidade que aflige médicos e pacientes, todos os dias, emhospitais do país inteiro.

Para o CFM, a falta de leitos para internação e cirurgiasaumenta a permanência de pacientes nas emergências,pois na falta das unidades, as pessoas são mantidas emáreas de urgência à espera do encaminhamento aoshospitais credenciados, o que explica a superlotação, oatraso no diagnóstico e no tratamento e o aumento da taxade mortalidade no sistema de saúde pública.

Por uma questão de justiça, os médicos brasileiros nãopodem ser responsabilizados pelas tragédias registradasdiariamente em unidades de saúde e corredores de hospi-tais, pois a manutenção e implantação de leitos hospitalarese da infraestrutura adequada para o atendimento dospacientes com esta complexidade, não estão entre suasatribuições profissionais.

* O autor é deputado federal pelo Paraná

[email protected]

Vossa excelência02 | O PRESENTE EDITORIAL SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014

Está ficando chato já escrever, falar, debatere se estarrecer com a corrupção no Brasil. Poroutro lado, talvez nunca na história desse paísa sociedade teve acesso a tanta informaçãosobre a baderna que de fato acontece nos fundi-lhos de empresas e órgãos públicos federais,estaduais e municipais. Isso é o indício de quealgo pode ser feito, que uma mudança, mesmoque singela, está por vir. A esperança é aúltima que morre.

A roubalheira está tão escancarada que oministro do Supremo Tribunal Federal (STF),Gilmar Mendes, classificou o mensalão, queaté pouco tempo atrás era vis-to com o maior caso de corrup-ção descoberto na história dopaís, como um assunto paratribunal de pequenas causas.Ontem (21) a Polícia Federaldenunciou à nação mais umaorganização criminosa infil-trada no poder brasileiro. EmRondônia, os agentes cumpri-ram mandados de busca emoito secretarias estaduais,onde foram encontradasirregularidades em processos de licitação. AOperação Plateias deixou a plateia brasileiramais uma vez decepcionada com a atuação dosgovernantes e seus amigos poderosos, que sub-traíram dos cofres públicos mais de R$ 57milhões. O governador Confúcio Moura é apon-tado como um dos supostos envolvidos. Empre-sários interessados em participar de concor-rências daquele Estado seriam obrigadas a fa-zer doações a campanhas eleitorais. Em troca,venciam licitações direcionadas e, com isso,moldavam mais uma história de esquemas cri-minosos no país.

O advogado de um dos presos na OperaçãoLava Jato, que desviou R$ 10 bilhões da Petro-bras, estatal mais rica do governo federal, dissenesta semana que não conhece a história doBrasil quem não sabe que é preciso fazer acertos,pagar propina para colocar um paralelepípedosequer no chão. O discurso para dezenas derepórteres de todo o país foi um choque a leito-res, ouvintes e telespectadores de todo o país,como também para autoridades de grosso cali-bre. Não deveria ser. Ele disse o que todos sabem,mas não têm coragem de dizer ou de admitir.

A nação vem sendo bombardeada de denúnci-as contra ela de todos os lados.Parece que o país está emguerra. Dos botecos aos escri-tórios finos e pomposos, oassunto é o mesmo. O povocomeçou a perceber, a partirda veiculação das informações,das prisões, que a política bra-sileira é ainda mais podre doque aparentava ser. Está in-fectada e impregnada de ban-didos, corruptos, ladrões, comojá sugeria a música Vossa Ex-

celência, gravada pelos Titãs no ano de 2005.Os escândalos estão escancarados e devem

ser julgados até o fim, com agilidade, parapunir culpados, que aproveitam do poder edas cadeiras que estão ocupando para enri-quecer às custas dos honrosos brasileiros -leia-se a ampla maioria. Agilidade para nãoacontecer como já previam os Titãs, numa dasestrofes, que diz o seguinte; “Isso não provanada. Sob pressão da opinião pública é quenão haveremos de tomar nenhuma decisão.Vamos esperar que tudo caia no esquecimento,aí então! Faça-se a justiça!”

Dos botecos aosescritórios finos e

pomposos, o assuntoé o mesmo. O povo

começou aperceber... que a

política brasileira éainda mais podre doque aparentava ser

Page 3: 22 11 2014

Deputado estadual Ademir Bier: “A bancada do PMDBdecidiu de forma fechada em cima disso (apoiar o deputado

Traiano), até para preservar o espaço que o partido tem”

O PRESENTE | 03SÁBADO,22 DE NOVEMBRODE 2014

AcordoA bancada do PMDB na legislatura 2015/2018 esteve reunida

nesta semana, ocasião em que decidiu que apoiará a candidatura dodeputado estadual Ademar Traiano (PSDB), atual líder do governona Assembleia Legislativa, na disputa pela presidência da Casa deLeis. A eleição ocorre em fevereiro.

Para isso, houve o acordo de que os peemedebistas indicarão doisparlamentares para compor a chapa da mesa diretora: Jonas Guima-rães como 1º vice-presidente e Ademir Bier como 2º secretário - cargoque já ocupa atualmente.

De acordo com Bier, a bancada se reuniu com os dois postulantesao cargo de presidente - Traiano e Ratinho Junior (PSC) - e após houve

um encontro que definiu pelo apoioao tucano. “A bancada do PMDB

decidiu de forma fechada em cimadisso, até para preservar o espaçoque o partido tem. Além disso, acomposição ficou boa”, expõe.

Sobre a sua indicação para in-tegrar a mesa diretora na chapa

de Traiano, Bier se disse satis-feito que o PMDB tenha indi-cado seu nome.

Questionado se pelas con-versas internas na Casa de

Leis pode ocorrer um en-tendimento entreTraiano e RatinhoJunior para que hajasomente um candi-dato, o peemedebistaopina que a candi-datura do tucano es-taria consolidadapela composição fei-ta com os demais par-tidos e com os blocos.“Acho que está con-solidada, mas eleiçãoé eleição”, comenta.

Comentário do dia“Preciso comentário do ministro Gilmar

Mendes (do Supremo Tribunal Federal), deque diante da dimensão do escândalo da

Petrobras o mensalão devia ir para Juizado dePequenas Causas”. Declaração do deputado

federal Marcus Pestana (PSDB-MG).

Quadro disputadoQuadro disputadoQuadro disputadoQuadro disputadoQuadro disputadoA eleição para a mesa diretiva da Câmara de Vereadores de

Santa Helena, para o biênio 2015/2016, indica, ao menos porenquanto, que pode ser bastante disputada. O regimento inter-no da Casa de Leis permite a reeleição. Logo, o atual presidenteValdonir Weizenmann (Titi) (PSL) é um dos nomes cotados para- neste caso - permanecer no cargo.

Contudo, outros vereadores também têm demonstrado inte-resse em assumir o comando do Legislativo santa-helenense,tanto por parte de situação como de oposição. Por isso, asconversas devem exigir muito jogo de cintura para se chegar emum entendimento.

IFPR em GuaíraO deputado federal Zeca Dirceu participou de uma audiência no Ministério

da Educação com o titular da pasta, José Henrique Paim. Na reunião, oparlamentar reiterou a necessidade da implantação do campus do InstitutoFederal do Paraná (IFPR) em Guaíra. “Levei novamente ao ministro a questãoda implantação do IFPR de Guaíra, defendendo a demanda da região peloInstituto. O MEC reconhece a necessidade e estou confiante de que em breveteremos boas notícias”, enalteceu o deputado.

Na audiência, o ministro Paim se mostrou receptivo em relação à proposta deGuaíra, mas explicou que os locais dos campi ainda serão definidos. “Sabemosdas necessidades do Paraná por mais expansões e investimentos nos campi doIFPR. O governo federal também quer aumentar o acesso ao ensino técnico esuperior e um novo campus poderia atender a essa demanda. Estamos analisandoos possíveis locais de implantação”, disse o ministro.

O governador Beto Richadeve reassumir, na segunda-feira (24), o comando do PoderExecutivo Estadual. Ele estevede férias durante as duas últi-mas semanas, período em queo Paraná foi governado pelovice-governador Flávio Arns epelo presidente da AssembleiaLegislativa, Valdir Rossoni.

Com o retorno de Richa, aexpectativa gira em torno dasconversas visando à composiçãoda futura equipe de governo paraseu segundo mandato. Mudan-ças serão necessárias e precisarãoocorrer, resta saber que altera-ções devem ser feitas pelo gover-nador. Por enquanto, este é umassunto que nem tem se falado(muito) no meio político...

ArticulaçõesLíder do PMDB na Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ)

deve desembarcar em Curitiba no próximo dia 04. Os deputados federaisOsmar Serraglio e João Arruda, ambos do PMDB, organizam umareunião do colega de partido com a bancada federal do Paraná.

Na oportunidade, a pauta principal deve ser a presidência da Câmara.Afinal, Eduardo Cunha é candidato e está se articulando para viabilizarapoios. Durante a visita à Capital paranaense ele também deve seencontrar com o governador Beto Richa.

Cooperação bilateralOs ministros de Esporte do Brasil e do Paraguai, Aldo Rebelo e Victor Pecci,

respectivamente, participam de uma reunião técnica na usina de Itaipu, em Foz doIguaçu, na segunda (24) e terça-feira (25), para avaliar os avanços na cooperaçãobilateral para preparar os atletas paraguaios que participarão dos Jogos Olímpicos de2016, no Rio de Janeiro.

Após duas semanas de férias, o governadorBeto Richa reassume o cargo: expectativas

agora ficam por conta das conversasvisando à composição da nova equipede governo em seu segundo mandato

Divulgação

De volta ao trabalho

Page 4: 22 11 2014

[email protected]

04 | O PRESENTE SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014

JAIRO EDUARDO

Conforme o dia e o horá-rio que você chegar àqueleendereço na Rua CarlosGomes onde funcionou aSementes Coral, pertinho doSuper Beal, o lanche a serpreparado em um ônibusvermelho adaptado será ser-vido por uma cara familiar,que irá levá-lo a pensar: co-nheço esse “chapeiro” dealgum lugar - (chapeiro -sujeito que prepara os lan-ches na chapa quente comuma espátula).

A cara familiar você viunos jornais, na tela da TV,nem sempre em circunstân-cia positiva para o noticia-do. Na foto feita nesta seme-na, é o cara do boné escuro,camisa clara, com a espátu-la do chapeiro na mão direita. Mário Sei-bert, vereador afastado pela Justiça,serve lanche na rua, virou “vendedor am-bulante”, como ele mesmo define.

Não é algo que o constranja. Pode-seapontar vários defeitos neste persona-gem, menos que seja desprovido de hu-mildade. Leiteiro na infância com o ir-mão Mauro em pequena propriedade dafamília na porção Sul do município, ele-geu-se vereador em quatro oportunida-des. No auge, fez mais votos para depu-tado federal em Cascavel do que gentede nome e sobrenome, como o Kaefer,Giacobo e o Sciarra.

Sua fórmula de obter sufrágios é oque se chama de assistencialismo. Che-gou a manter uma frota de três vans “pu-xando” doente para atendimento na saú-de pública. Este foi um dos problemasque ele enfrentou no Judiciário. “Era genteque fazia quimioterapia, radioterapia,hemodiálise, não sei onde isso pode es-tar errado. A Justiça me acusou de des-vio de função. Com todo respeito ao juiz,mas quando um servidor da prefeituraestá cedido para o Fórum não é desvio defunção?”, questiona.

Vereador afastado é “chapeiro” na Rua Carlos Gomes

BOY DE LUXO - O “chapeiro” estáhá quase dois anos afastado do mandato.Neste período, recebe o salário de vere-ador, algo em torno de R$ 7,3 mil líquidos.Antes da sentença que lhe devolveu osubsídio, passou dificuldades. Foi quan-do montou a lancheria na rua. O ônibusano 1998 foi adaptado por ele mesmo.Tem mesa e cadeira na área interna, co-zinha na frente e TV tela plana na áreaexterna. O terreno foi cedido em troca demantê-lo limpo pelo ex-deputado JoniVarisco e pode atender até 60 clientes.Ali trabalham o casal de filhos do Mário(19 e 14 anos) e a ex-mulher, além de doisfuncionários. O próprio “chapeiro” dirigeo “busão”, nominado “Estação da Pica-nha”. As refeições com mais saída são apicanha com polenta e o “X Alcatra”. Nosfins de semana, a família estende o expe-diente até o início da madrugada. Seibert“urbanizou a área”, instalou dois mini-postes de luz estilosos no terreno. “Issoaqui era um abandono, tinha mato e lixo,agora tá organizado”.

Após algum grau de negociação, Má-rio Seibert topou conceder entrevista aoPitoco.

Edi tor ia lEm edição memorável do Pitoco, publicada na década passada,manchetávamos: “valeta, o outro lado da política”. O texto relatava asagruras dos vereadores de mandato único, que exerciam profissõeshumildes antes de serem levados aos holofotes do Parlamento. E quenão souberam administrar os 15 minutos de fama, voltandorapidamente para a condição de cidadãos comuns, em situaçãoeconômica ainda pior que na origem. Valeta, o outro lado da política,está disponível no www.pitoco.com.br. O texto soa premonição, umrecado da história para muitos dos 21 que estão vereadores.

Falou e disse“Não vendo e nem alugo, favor não incomode o vizinho”

(Placa postada em imóvel na região do Bairro São Cristovão)

Divulgação

Parada duraO vestibular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)acontece amanhã (23) e segunda-feira (24). Os três cursos maisdisputados no campus de Cascavel são, pela ordem, Medicina, EngenhariaCivil e Odontologia. O funil mais apertado é mesmo para aqueles queaspiram vestir o jaleco branco do médico: 73 candidatos por vaga, aconcorrência mais elevada da história da instituição.

Cultivando pinga boaEm visita a Foz do Iguaçu, na quinta-feira (20), após a tietagem desempre, o ex-presidente Lula recebeu uma garrafa de cachaça artesanalproduzida em aldeiamento indígena. Ele veio para palestrar no encontro doprograma “Cultivando Água Boa”, de Itaipu. E não perdeu a oportunidadede jogar com as palavras: “É desta água que eu gosto!”, disse, aoagradecer a cachaça do índio.

“PROSTITUTAS DO PREFEITO”Mário Seibert, vereador afastado, “chapeiro” na Estação da Picanha,um ônibus que serve lanche na Rua Carlos Gomes, faz uma leituradevastadora do papel do vereador no sistema político vigente. Aqui,ele diz que se fosse reconduzido ao cargo pela Justiça, não aceitariavoltar à Câmara. Confira.

VOCÊ É UM SOBREVIVENTE?Posso dizer que sim. Sofri um grave acidente na BR-277, região deLaranjeiras do Sul, com 22 anos de idade. Trago a cicatriz na testaaté hoje. Fiquei 90 minutos deitado no asfalto esperando socorro,depois 21 dias internado no HU, vários deles na UTI. Achei que nãoiria mais andar...

ESTÁ ENOJADO DO MUNDO DA POLÍTICA, POR QUÊ?Estou consciente que cometi erros. Meus erros causaram sériosdanos à minha vida pessoal e familiar. Após a repercussão daquilotudo, meus pais adoeceram de amargura. Eu fui o filho queincomodou eles. Se eu pudesse voltar atrás e recuperar a saúdedeles, eu jamais me candidataria.

QUAIS FORAM OS ERROS?Errei muito, assinei o que não devia. Perdi o controle do meumandato. Não era mais eu que controlava. Perdi o controle de mimmesmo. E paguei o preço. Na vida é assim mesmo. Se você não segueDeus por amor, vai seguir pela dor...

COM MAIS DE UMA DÉCADA NO MANDATO DEVEREADOR, QUE LEITURA VOCÊ FAZ DO SISTEMA?Sinceramente, se a Justiça me der ganho de causa, eu não aceitariavoltar ao mandato. Vereador aqui não passa de prostituta do prefeito,office-boy do Executivo. Tem que ficar lambendo o prefeito para levaruma lombada para a comunidade.

VOCÊ ESTÁ MAIS CENTRADO HOJE?Digo que sim, aprendi pela dor, vesti as sandálias da humildade. Hojetenho menos vergonha de entrar em um lugar público do que no tempoem que era vereador...

No busão doMário Seibert

Page 5: 22 11 2014

O PRESENTE | 05SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014 GERAL

Dilma Rousseff adia anúncio da nova equipe econômicaExpectativa, no entanto, é que o ex-secretário do Tesouro, Joaquim Levy, assuma o Ministério da Fazenda

SEM NOVA DATA

A presidenta Dilma Rousseffcancelou o anúncio do nome dosnovos ministros que integra-rão a sua equipe econômica. Aexpectativa é que a informaçãofosse divulgada ontem (21). Se-cretaria de Comunicação daPresidência não especificounova data.

O anúncio estava previstopara a tarde, após o fechamen-to da Bovespa, segundo asses-sores presidenciais. JoaquimLevy deverá ser o novo minis-tro da Fazenda e Nelson Bar-bosa assumirá como titular doPlanejamento. Barbosa esteveno Planalto, ainda ontem, eLevy está em Brasília. Ambos

já integraram a equipe econô-mica no primeiro governo.Levy foi secretário do Tesouroe Barbosa é ex-secretário-exe-cutivo da Fazenda.

O presidente do Bradesco,Luiz Carlos Trabuco, era a pri-meira escolha da presidentapara o Ministério da Fazenda,mas ele recusou o convite. Tra-buco esteve com Dilma na quar-ta-feira (19), quando agradeceuo convite, mas disse que nãotinha condições de aceitarpor causa de compromissosassumidos com o presidente doConselho de Administração doBradesco, Lázaro Brandão.

Diante disso, Dilma passou

a avaliar três nomes para for-mar sua equipe econômica: Joa-quim Levy, Nelson Barbosa eAlexandre Tombini, atual pre-sidente do Banco Central.

OUTROS

MINISTROSSenador pelo PTB e candi-

dato derrotado ao governo dePernambuco, Armando Mon-teiro assumirá o Ministério doDesenvolvimento e Indústria,segundo a Folha de S.Pauloapurou. Além da equipe eco-nômica, Dilma iria anunciara senadora Kátia Abreu(PMDB-TO) para o Ministérioda Agricultura.

CPMI da Petrobras pode responsabilizarempreiteira por envio de documento falso

O presidente da ComissãoParlamentar Mista de Inquérito(CPMI) da Petrobras, senadorVital do Rêgo (PMDB-PB), admi-tiu ontem (21) que pode pedirao Ministério Público a respon-sabilização criminal dos funci-onários da empreiteira Enge-vix. Conforme o senador, a de-cisão será tomada caso fiquecomprovada a falsidade de do-cumentos entregues à comis-são. Em nota, a presidência daCPMI acrescentou que o recur-so “será adotado em quaisquercasos em que haja suspeita deuso de documento falso peran-te a comissão”.

A reação do parlamentar foimotivada pelas suspeitas de quea empresa teria enviado osmesmos documentos entreguesà Justiça no Paraná, que, no úl-timo dia 10, identificou a fraudeem notas e cópias de contratos.Ao avaliar os papéis, o juiz Sér-gio Moro, da 13ª Vara Federal deCuritiba, concluiu que, além daEngevix, outras empreiteirasinvestigadas na 7ª fase da Ope-

ração Lava Jato também entre-garam notas fiscais falsas e con-tratos fraudulentos para justifi-car repasses às empresas defachada, comandadas pelo do-leiro Alberto Youssef.

As notas fiscais e contratosforam reunidos para defesadas empreiteiras. Na época,Sérgio Moro afirmou que, alémde falsos documentos sobreserviços que não foram presta-dos, algumas empreiteirasomitiram informações.

O prazo para a CPMI con-cluir as investigações termina-ria neste fim de semana. Re-querimento com 29 assinatu-ras de senadores e 218 de de-putados estendeu o prazo para22 de dezembro. Vital do Rêgoespera entregar o relatório fi-nal até o próximo dia 13. Até lá,os integrantes do colegiadoquerem ouvir novos depoimen-tos e já aprovaram convoca-ções e quebra de sigilo de ex-dirigentes da Petrobras e deexecutivos de empresas forne-cedoras de serviços.

Oposição entra com pedido de afastamento de Graça FosterA oposição protocolou na

quinta-feira (20) representaçõessolicitando o afastamento ime-diato da presidente da Petro-bras, Graça Foster, do cargo soba acusação de que teria mentidodurante depoimento da CPI doCongresso que investiga ir-regularidades na estatal. Os pe-didos foram encaminhadospara a Procuradoria da Repú-blica no Distrito Federal e peloMinistério Público junto ao Tri-bunal de Contas da União.

Assinadas pelo líder doPSDB na Câmara, Antônio Im-bassahy (BA), as ações argu-mentam que Graça não infor-mou à CPI que a estatal foicomunicada sobre descober-tas do Ministério Público ho-landês de que funcionários daempresa receberam propinada SBM Offshore. A oposição aacusa de mentir em 11 de ju-nho, quando esteve no colegi-ado. Na ocasião, Marco Maia

(PT-RS) perguntou se a Petro-bras estava respondendo a al-guma “ação no exterior ou noBrasil por conta dessa denún-cia”. Graça negou.

Em 27 de maio, 15 dias antes,a Petrobras havia recebido umacarta enviada pela SBM, forne-cedora de plataformas, avisan-do que o Ministério Públicoholandês tinha informação deque “foram pagos valores a em-pregados da Petrobras por meiodo representante no Brasil”.

Na representação enviada àProcuradoria da República noDF, Imbassahy solicita que sejaanalisada a possibilidade deinstauração de inquérito crimi-nal para investigar a práticados crimes de falso testemunhoe prevaricação. “Ela perdeu aautoridade moral e mentiu du-rante o depoimento desta CPMI.Não apenas para os senhoresdeputados e senhores senado-res, mas mentiu para o povo

brasileiro”, disse Imbassahy.O tucano acusa Graça ain-

da de ter utilizado seu cargopara dificultar a investiga-ção e ainda transferir imó-veis a familiares depois desaber das denúncias. “Tudoisso sem falar na continuadainsistência nos diversos de-poimentos no Congresso Na-cional de que o negócio na re-finaria de Pasadena (nos Es-tados Unidos) não teria qual-quer irregularidade, mesmosabendo de diversos indíciosda falcatrua”, completou.

Na CPI, Graça disse que aapuração interna, entre feve-reiro e abril, não havia desco-berto irregularidades. Só nasegunda-feira (17) ela anunciouque a estatal tinha conhecimen-to dos elementos da investiga-ção internacional. “Imediata-mente mesmo, informamos àSBM que ela não participaria denenhuma licitação conosco”.

Acareação na CPMI daPetrobras será dia 02 de dezembro

A Comissão Parlamentar Mis-ta de Inquérito (CPMI) da Pe-trobras marcou para o dia 02 dedezembro a acareação entre osex-diretores da Petrobras, Nes-tor Cerveró, da Área Internaci-onal, e Paulo Roberto Costa,de Abastecimento, preso pelaPolícia Federal na OperaçãoLava Jato.

Costa disse, em depoimentoà Justiça Federal no Paraná, queos diretores da Petrobras recebi-am 3% do valor dos contratoscom grandes empreiteiras depropina para beneficiar, pelomenos, três partidos (PP, PMDB e

PT). O diretor da Área Internaci-onal teria sido indicado ao cargopelo PMDB e sua diretoria finan-ciaria o partido.

Cerveró era diretor na mes-ma época de Costa e negou, emdepoimento à CPMI em 10 desetembro, conhecer qualqueresquema de desvio de recursosna estatal. Ele foi um dos princi-pais articuladores da aquisiçãoda refinaria de Pasadena, nosEstados Unidos. A compra gerouum prejuízo de US$ 792 milhões àPetrobras, de acordo com deci-são do Tribunal de Contas daUnião de julho.

A solicitação foi feita pelodeputado Enio Bacci (PDT-RS) eaprovada na reunião da CPMIrealizada na terça-feira (18). “OPaulo Roberto afirmou que o Cer-veró recebeu propina, sim, e oCerveró negou em 10 de setem-bro. Vamos colocar os dois frentea frente”, disse.

O líder do governo no Con-gresso, senador José Pimentel(PT-CE), votou contra a acarea-ção e lembrou que Costa já este-ve na comissão e decidiu não fa-lar nada. A reunião para ouvir osdois ex-diretores da estatal serárealizada às 14h30.

Relator eleva receita do Orçamento2015 do país em R$ 21,2 bilhões

Antes mesmo da divulgaçãodo relatório bimestral de avalia-ção de despesas e receitas daUnião, que o Ministério Planeja-mento divulgaria ontem (21),com os novos parâmetros, o re-lator de receitas do Orçamentodo próximo ano, deputado PauloPimenta (PT-MG), aumentou emR$ 21,2 bilhões a previsão dereceita da União. Ele classificouitens da estimativa anterior ela-borada pelo governo de “insufi-cientes” e “subestimados” emparecer apresentado na Comis-são Mista de Orçamento (CMO)na quarta-feira (19).

O parlamentar tomou comobase a arrecadação ocorrida atéjulho deste ano e incluiu “as hipó-teses de comportamento dosparâmetros relevantes até o fi-nal deste exercício (fiscal) e em2015” para projetar quanto deveentrar como receita primária nocofre da União.

Entre os argumentos listadospelo parlamentar consta o de queexiste “a possibilidade de maiorarrecadação das receitas opera-cionais com ativos” e “os efeitosdo crescimento da economia so-bre a receita e o aumento dalucratividade das empresas”.

A métrica serviu de base para

Pimenta elevar em 1,5% a recei-ta primária esperada pelo go-verno, que será agora de R$ 1,447trilhão em 2015. A maior parte doaumento é apresentada pela ele-vação das chamadas “receitasadministradas” - tais como Im-posto de Renda, IPI automotivo,PIS/Pasep. Esse lote soma R$ 9,727 bilhões na nova estimativado relator. A segunda fatia maisconsistente do aumento serádas “receitas não administra-das” - entre elas: concessões,dividendos e operações de ati-vos da União. O impacto desteconjunto foi elevado em R$ 7,344bilhões para 2015.

O relator contabilizou comofonte de receita o pagamento dasoutorgas do leilão do 4G. Pimen-ta, contudo, classificou como “in-suficiente (a) previsão de receitacom a concessão de outorga deserviços de telecomunicações”.O leilão deve render de R$ 4,9bilhões a R$ 5,3 bilhões aos cofresda União, que esperava R$ 8 bi-lhões pela venda da frequênciade 700 MHz e se viu frustrada nocertame realizado em outubro,quando a Agência Nacional deTelecomunicações (Anatel) ne-gociou apenas quatro dos seislotes de tecnologia 4G no país.

Page 6: 22 11 2014

06 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014

Governo reduz para 0,5%projeção de crescimento do PIB

Nova projeção de PIB foi incluída no quinto relatóriobimestral de reprogramação do Orçamento, divulgado

ontem (21) pelo Ministério do Planejamento

POLÍTICA ECONÔMICA

Casamento em criseEm artigo semanal que vários jornais brasileiros inserem, o

senador Cristovam Buarque, maior defensor da educação neste país,faz algumas considerações sobre a democracia que se pratica por aqui.A começar pelo ilusório enunciado de nossa Constituição de ser todopoder emanado do povo e em seu nome exercido. Ocorre que o povo votanos candidatos que os partidos brasileiros oferecem, lembra o sena-dor, todos eles sem legitimidade nessa farra em que se transforma-ram, sem nenhum compromisso com os objetivos traçados em seusprogramas. Tais partidos perseguem como objetivo único o poder, nãoo bem-estar do povo. Daí as promessas irresponsavelmente feitaspelos marqueteiros, que apenas procuram aumentar seus prestígios,em busca de novos milionários contratos, vencendo eleições paraseus contratadores, a qualquer preço, independente das consequên-cias para o futuro do país. Foi o que se viu na última campanha, queversou mais sobre passado e não sobre o futuro que os candidatosofereciam ao país. Depois de anos de corrupção escancarada, farsasnos dados econômicos, política social derrotada pela inflação que aosde classe média e mais pobres pesa mais, chegamos ao que deveriaser transição e não passa de continuidade. Com um agravante: ocontinuador fazendo aquilo que acusou na campanha que seusconcorrentes fariam. Inclusive fugindo ao diálogo proposto no primei-ro pronunciamento pós-vitória. Atitude fundamental para construirpontes que permitam a este governo entrar no novo mandato comrelativa tranquilidade, na medida em que até agora continua velho“como um casamento em crise”, quando a virtude da democracia é “orecomeço do casamento entre os novos eleitos com os eleitores a cadaquatro anos”, lembra Cristovam. Se havia lições a tirar desta campanhaem que aparentemente o povo clamava por mudanças, a atual gover-nante parece nada ter aprendido.

Avanço moralizadorSe vingar o projeto apresentado pelo deputado Roberto Freire

(PPS-SP), já em andamento no Congresso, uma grande moralizaçãoocorrerá nas próximas eleições. Ficaria proibida a soma dos temposde rádio e TV dos partidos que entram em coligações. Valeria apenaso espaço de tempo relativo ao partido que detém o maior tempo. Ossegundos ou minutos dos demais, deixam de “ser vendidos”.

DesrespeitoUm tento espetacular o go-

verno Dilma já marcou: conse-gue chegar a três meses semministro da Fazenda, mesmo queo atual, já previamente demitido,fosse apenas um ocupante docargo sem as prerrogativas ine-rentes: Dilma, segundo versõescorrentes, era um dublê de pre-sidente e ministra da Fazenda.Daí o fato que hoje se assiste dea Bolsa de Valores oscilar positi-vamente a cada novo nome anun-ciado como “possível”! Nuncase viu um desprestigiamento tãogrande a uma figura pública,como o que Dilma produziu emrelação a Guido Mantega.

Nova tentativaMenos mal que a reação é

geral. A tentativa do vice-presi-dente da empreiteira Engevix,Gerson de Mello Almeida, presona sétima fase da Operação Lava-Jato, de tentar transferir ao Su-premo Tribunal Federal (STF) oprocesso que a Justiça Federal doParaná investiga, recebe repúdiogeral. O que todos esperam é quea tentativa do empreiteiro recebado ministro Teori Zavascki o mes-mo tratamento dado à tentativa

do ex-diretor da Petrobras, PauloRoberto Costa, de discutir a com-petência do juiz Sérgio Moro paraconduzir a rumorosa ação: “O STFjulga a participação de políticoscom foro privilegiado”; os demaiscontinuam por aqui.

Novo complicadorPoucas vezes a escolha de

um novo presidente para a Câ-mara Federal teve desdobramen-tos tão preocupantes para o go-verno como esta que se avizinha.Isto porque a bancada governis-ta na Casa já não se mostra tãoobediente. O crescimento dacandidatura do deputado Eduar-do Cunha, do PMDB, tido comopreocupante pelo governo, é umdos sintomas. Com a Lava Jatoem pleno andamento, a comprade votos comum a eleições comoesta fica mais complicada.

Ironia à parteA ironia do ministro Gilmar

Mendes mostra o tamanho dacorrupção investigada pela Ope-ração Lava Jato. Para ele, “escân-dalos como o mensalão, depoisdesse julgamento da Lava Jato,deverão ser julgados em tribu-nais de pequenas causas”.

Diante do fraco desempenhoda atividade econômica no pri-meiro semestre, a equipe econô-mica reduziu de novo a projeçãode crescimento do Produto In-terno Bruto (PIB) em 2014. A es-timativa caiu de 0,9% para 0,5%.Os analistas do mercado finan-ceiro projetam, segundo a últi-ma pesquisa semanal Focus doBanco Central, uma alta de ape-nas 0,21% para o PIB deste ano.

A nova projeção de PIB dogoverno foi incluída no quintorelatório bimestral de repro-gramação do Orçamento, divul-gado ontem (21) pelo Ministé-rio do Planejamento.

A estimativa de PIB é usa-da como parâmetro para asprojeções de receitas e despe-sas. A primeira previsão dogoverno era de que o PIB cres-ceria 2,50% este ano.

Mesmo com o aumento dosgastos e a piora da arrecadação,o governo previu que as contasdo setor público vão fechar oano no azul, com um superávitde R$ 10,1 bilhões. A previsão,que consta no relatório de recei-tas e despesas do Orçamentoenviado ontem ao CongressoNacional, funciona na práticacomo meta a ser perseguida atéo final do ano.

Essa previsão de superávit

leva em consideração um aba-timento de R$ 106 bilhões dosinvestimentos realizados doPrograma de Aceleração doCrescimento (PAC) e das deso-nerações tributárias.

A área econômica destacaque a ampliação do abatimentoda meta de resultado primário,em tramitação no CongressoNacional, possibilitará a pre-servação dos investimentosprioritários, a continuidade daredução da desigualdade soci-al, além de garantir a manuten-ção da competitividade da eco-nomia nacional por meio dasdesonerações de tributos.

“Sem as desonerações tribu-tárias e os investimentos, pode-rá haver comprometimento dasconquistas nos campos social eeconômico alcançadas pela so-ciedade brasileira nos últimosanos”, justifica o relatório.

A previsão de receitas líqui-das caiu em R$ 38,371 bilhões ea estimativa de despesas subiuR$ 32,3 bilhões.

IPCA 2015O governo está esperando

mais inflação e menos cresci-mento em 2015. Para o IPCA, aprevisão anterior, que consta-va no Projeto de Lei Orçamen-tária Anual de 2015 (PLOA), era

de 5%. Agora, a projeção subiupara 6,10%. Para o PIB, caiu de3% para 2%.

Apesar de revisar para pioros números, a expectativa dogoverno continua mais otimis-ta que a do mercado. Pelo bole-tim Focus, levantamento doBanco Central que reúne as pre-visões de cerca de 100 analis-tas, a previsão mediana para ainflação é de 6,40% e, para oPIB, de 0,80%.

Com esses ajustes, o PIB no-minal caiu de R$ 5,756 trilhõespara R$ 5,607 trilhões - umrecuo de 2,6% comparado aonúmero que estava na PLOA.O governo também mudou asperspectivas para o Índice Ge-ral de Preços - Disponibilida-de Interna (IGP-DI), de 5 50%para 6,50%.

CÂMBIOPara o câmbio, a expecta-

tiva é de que a taxa média dopróximo ano fique em R$ 2,57.A previsão anterior estava emR$ 2,45.

O preço médio do petróleo,por essas projeções, deve ficarem US$ 86,02 o barril anteUS$ 107,44 na PLOA.

Para a Selic, a previsão pas-sou de 10,91% ao ano para11,66% ao ano.

Índice de Confiança da Indústriaavança 3,9% na prévia de novembro

O Índice de Confiança daIndústria cresceu 3,9% naprévia de novembro, na com-paração com o resultado con-solidado de outubro. Segun-do pesquisa divulgada ontem(21) pela Fundação GetulioVargas (FGV), o avanço foiprovocado por uma melho-ria da percepção dos empre-

sários da indústria em relaçãoao momento atual.

O Subíndice da Situação Atu-al avançou 8,8%, atingindo omaior patamar desde junho des-te ano. Por outro lado, a confian-ça dos empresários em relaçãoao futuro, medida pelo Subíndi-ce de Expectativas, recuou 0,7%.

O resultado preliminar tam-

bém mostra que o Nível de Uti-lização da Capacidade Instala-da subiu 1% entre o consolida-do de outubro e a prévia denovembro, alcançando 83%.Para a prévia foram consulta-das 781 empresas entre os dias03 e 18 deste mês. O resultadofinal da pesquisa será divulga-do na quarta-feira (26).

Consumidores esperam inflação de 7,5%A inflação deve ficar em 7,5%

nos próximos 12 meses, segundoexpectativa dos consumidoresmedida pela Fundação GetulioVargas (FGV) em novembro. OIndicador de Expectativa de Infla-ção dos Consumidores é o mes-mo observado em outubro (7,5%).

O indicador também man-

teve-se no intervalo entre 7,2%e 7,5%, que vem sendo registra-do desde abril deste ano. Namédia móvel trimestral, o indi-cador ficou em 7,4% em novem-bro, acima dos 7,3% observa-dos no mês anterior.

Segundo o economista daFGV, Pedro Costa Ferreira, o

indicador está em tendência dealta porque, apesar de ter man-tido a média de 7,5% entre outu-bro e novembro, o número deentrevistados que esperam umainflação maior do que 7% au-mentou, enquanto aqueles queesperam inflação menor do que7% diminuiram.

Page 7: 22 11 2014

Polícia Militar do Paranáganha 198 novos sargentos

Na formatura, Arns destaca trabalho preventivo ecomunitário realizado pela corporação no Estado

SEGURANÇA

O PRESENTE | 07SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014 ESTADO

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Jota Agostinho (@blogdojota)Jornalista

Quem investiu FGTS na Petrobras perdeu tudo.

ZhEsportes (@zh_esportes)Pará e Geromel estão fora, e Barcos é dúvida no Grêmio contra o

Corinthians.

Globo Rural (@Globo_Rural)USDA registra alta de 80% nas exportações semanais de milho.

A Voz do Brasil (@avozdobrasil)Provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (#Enade)

serão realizadas neste domingo.

Terra Notícias (@TerraNoticiasBR)Grã-Bretanha testa primeiro ônibus movido a fezes e lixo.

Veja (@Veja)Curta brasileiro é finalista na disputa por uma vaga no Oscar.

Valor Econômico (@valor_economico)Receita regulamenta incentivos fiscais ao setor de biodiesel.

Dilma diz que não há pressão para inibir investigações.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Nelson Motta: “Mentir, todos mentem. O maior perigo é acreditar nas

suas próprias mentiras”.

Mulheres em cargos de chefia são mais depressivas que homens,diz estudo.

Carta Capital (@cartacapital)É hora de tirar imigrantes ilegais das sombras, diz Obama.

Carta de 1964 mostra que, há décadas, estereótipos afetam relaçãodos EUA com o Brasil.

Terra Notícias (@TerraNoticiasBR)Ano de 2014 teve maiores temperaturas desde 1880.

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Por súmula, #Grêmio pode ficar sem técnico e auxiliares.

Folha de S.Paulo (@folha_com)Próximo do título, técnico do Cruzeiro pede pés no chão.

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)Não prorrogar o IPI reduzido dos carros deve ser só o começo. Outros

impostos subirão em 2015.

Josias de Souza (@blogdojosias)Jornalista

“PT só vê PMDB como aliado na hora da limpeza”, diz vice-líderpeemedebista.

Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo)Jornalista

O “não” de Trabuco a Dilma é só mais uma evidência da falta de jeitodo governo.

BandNews FM Curitiba(@BandNewsFMCtba)

Padre pode ter desviado até R$ 400 mil de igreja no Paraná.

Rádio Senado (@RadioSenado)Proposta permite prorrogação de convenção coletiva de #trabalho.

Míriam Leitão (@MiriamLeitaoCom)Jornalista

Aumento do risco Brasil já causa impacto nos negócios. Investimentosestão sendo cancelados.

O governador em exercícioFlávio Arns participou ontem (21)da cerimônia de formatura de 198novos sargentos da Polícia Mili-tar do Paraná e enalteceu o tra-balho preventivo e comunitárioque corporação realiza no Esta-do. “O Paraná tem uma PolíciaMilitar centenária, que é referên-cia nacional nos programas depoliciamento preventivo. O Go-verno do Estado tem orgulho dainstituição e investe para garan-tir melhores condições de traba-lho aos policiais”, afirmou.

A solenidade de formaturafoi na Academia Policial Militardo Guatupê, em São José dosPinhais, na Região Metropolita-na de Curitiba, com a presençado subcomandante-geral da Po-lícia Militar, coronel Péricles deMatos, de familiares e amigosdos formandos. Flávio Arns ci-

Governador em exercício, Flávio Arns, participou ontem (21) da formatura do curso de formaçãode sargentos da Polícia Militar, na Academia Policial Militar do Guatupê

Jonas Oliveira/AENPr

tou os programas preventivos,que têm apresentado bons re-sultados, como o Patrulha Esco-lar, os Conselhos de Segurançae o Programa Educacional de Re-sistência às Drogas (Proerd).

“São exemplos de ações im-portantes que estão sendo for-talecidas para garantir aos pa-ranaenses tranquilidade e se-gurança. Temos hoje uma polí-cia amiga e próxima da comuni-dade”, afirmou. Ele destacou aboa formação dos policiais naárea de direitos humanos. “Éimportante que os policiais te-nham essa formação voltadapara o policiamento comunitá-rio, mais preventivo que osten-sivo”, afirmou.

Os policiais tiveram 630 ho-ras/aula durante todo o Curso deFormação de Sargento, aperfei-çoando técnicas policiais. O sub-

comandante-geral da Polícia Mi-litar, coronel Péricles de Matos,explicou que os formandos pas-saram da função de cabo paraterceiro sargento. “Agora, elestêm uma responsabilidade mai-or, pois são o elo entre o coman-do e a tropa. Com certeza, com aformação desses novos sargen-tos, o nível de segurança e aqualidade do serviço policial irãoaumentar”, afirmou.

Os novos sargentos serãoenviados para batalhões de Cu-ritiba e do interior. O coronelPéricles de Matos comentou, ain-da, as características da forma-ção que receberam os policiais.“Eles passaram por uma rigoro-sa formação baseada, principal-mente, no respeito aos direitoshumanos. Isso é um conceito fun-damental para a Polícia Militardo Paraná”, disse ele.

Sanepar recebe prêmio nacionalde qualidade em saneamento

A Companhia de Saneamen-to do Paraná (Sanepar) conquis-tou três premiações de qualida-de em gestão, concedidas pelaAssociação Brasileira de Enge-nharia Sanitária e Ambiental(Abes). Trata-se da maior pre-miação nacional no setor de sa-neamento das Américas. No Pa-raná, o prêmio foi conferido paraa Gerência Geral Noroeste e

para as unidades regionais deMaringá e Paranavaí.

A cerimônia de premiaçãoserá na terça-feira (25), em BeloHorizonte (MG), no encerra-mento do Seminário de Bench-mark das Práticas em Gestãoda Qualidade das empresasvencedoras do Prêmio Nacio-nal da Qualidade em Sanea-mento (PNQS) 2014.

Durante a cerimônia, o pre-sidente da Sanepar, FernandoGhignone, será homenageadocom a medalha Quíron pelo“apoio à concretização do so-nho de melhorar a qualidade dagestão em saneamento”. A me-dalha é o maior reconhecimen-to que o Comitê Nacional daQualidade da Abes (Abes-CNQA) concede.

Page 8: 22 11 2014

08 | O PRESENTE ESTADO SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Paraná retoma FAR para facilitar a vida do agricultorFundo de Aval pode garantir financiamentos para aquisição de máquinas,

equipamentos, implementos, matrizes leiteiras e pequenos empreendimentosO Governo do Paraná vai reto-

mar a partir de dezembro o Fundode Aval Rural (FAR) para apoiarpequenos agricultores que neces-sitam de garantias para poder

contratar financiamentos peloPrograma Nacional de Fortaleci-mento da Agricultura Familiar(Pronaf). O Fundo de Aval podegarantir financiamentos para aqui-

sição de máquinas, equipamen-tos, implementos, matrizes leitei-ras, resfriadores de leite, orde-nhadeiras e outros pequenos em-preendimentos voltados para

Produtor que tiver um projeto de investimento aprovado poderáreceber aval no valor de até R$ 50 mil por operação

Hedeson Alves

atividade agropecuária.Para essa retomada, o Estado

disponibilizou R$ 1 milhão em re-cursos do Fundo de Desenvolvi-mento Econômico (FDE). Essevalor permite alavancar até R$ 10milhões em operações de financi-amento pela linha Pronaf MaisAlimentos, que serão feitas peloBanco Regional de Desenvolvi-mento Econômico (BRDE), pormeio das cooperativas de créditoSicredi e Cresol. A estimativa éefetivar em torno de 1,5 mil opera-ções com amparo do fundo, a umamédia de R$ 6,5 mil a R$ 7 mil porcontrato ou operação de crédito.

O produtor que tiver um pro-jeto de investimento aprovadopoderá receber aval no valor deaté R$ 50 mil por operação, deacordo com as regras da linhaPronaf Mais Alimentos. Sobreesse valor vai incidir pagamentode juros que variam de 1% a 2% aoano. O prazo para pagamento dofinanciamento é de até dez anos,incluindo-se até três anos de ca-rência, para começar a pagar. Ovalor do contrato/operação deveser proporcional à capacidade depagamento do empreendedor.

RETOMADA

O FAR é operacionalizadopela Secretaria da Agricultura edo Abastecimento e a FomentoParaná faz a gestão financeira dofundo, que estava paralisado hámais de dois anos em função dainadimplência de contratos fir-mados no passado. Para se che-gar a esse novo momento foi re-formulada toda a base operacio-nal do programa Fundo de AvalRural, criando um novo fluxo ope-racional para reforçar o controledas operações financeiras e dosprocedimentos de aprovação denovos contratos.

O objetivo é que o programaprossiga avalizando novas ope-rações crédito com segurança. Onovo modelo operacional esta-belece critérios técnicos de aná-lise e acompanhamento desde omomento de apresentação daproposta até a liberação dos re-cursos e ainda o acompanhamen-to da execução dos investimen-tos nas propriedades.

De acordo com o diretor do

Departamento de Economia Ru-ral (Deral) da Secretaria da Agri-cultura e coordenador estadualdo programa Fundo de Aval noParaná, Francisco Simioni, a re-tomada das liberações de opera-ções com apoio do FAR será feitacom muita cautela. Segundo ele,todas as propostas serão anali-sadas caso a caso e poderão seraprovadas, desde que atendame se enquadrem dentro dos crité-rios técnicos estabelecidos noPronaf Mais Alimentos.

“Casos de inadimplência po-dem vir a ocorrer em processos definanciamento, mas por motivosnos quais o problema foi ocasiona-do por fatores climáticos incontro-láveis para atividades agropecuá-rias”, afirma Simioni. “O aval doEstado é um instrumento de apoioaos agricultores familiares. Quan-do bem utilizado, os recursos re-tornam ao fundo e permitem quenovos tomadores de crédito obte-nham esse apoio, para fortaleceratividades que possam melhoraro nível de emprego e renda, bemcomo da qualidade de vida dospequenos agricultores”, explica.

O fundo concede aval paraapoiar agricultores que não pos-suem garantias suficientes paraacessar os recursos do Progra-ma Nacional de Fortalecimentoda Agricultura Familiar (Pronaf),mas é 100% reembolsável. “Nãoé recurso a fundo perdido”, des-taca Simioni.

COBRANÇA

Paralelamente à retomada denovas operações de investimen-to com amparo do fundo de aval,serão intensificadas as negocia-ções para cobrança junto aos agri-cultores que ficaram inadimplen-tes. Existem 3.654 contratos nes-ta condição e que levaram o fun-do a honrar R$ 12,2 milhões emfinanciamentos ao longo dosanos. De acordo com o Secretá-rio da Agricultura, Norberto Orti-gara, que é presidente do ComitêGestor do Fundo de Aval Rural, afalta dos recursos dos contratosinadimplentes vem impedindo aexpansão das operações de cré-dito e limitando o número de agri-cultores que podem ser benefici-ados pelos financiamentos.

Page 9: 22 11 2014

O PRESENTE | 09SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014 ESTADO

NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS

Quase 200 mil motoristas fizeram curso de reciclagemÉ como se todos os motoristas de uma cidade como Maringá estivessem com a habilitação suspensa

ou cassada. Por ano, são cerca de 50 mil condutores atendidos nos cursos do Detrane nos Centros de Formação de Condutores credenciados

Em torno de 200 mil pessoasfizeram o curso de reciclagempara motoristas infratores noParaná nos últimos quatroanos. É como se todos os moto-ristas de uma cidade como Ma-ringá estivessem com a habili-tação suspensa ou cassada. Porano, são cerca de 50 mil condu-tores atendidos nos cursos doDepartamento de Trânsito doParaná (Detran) e nos Centrosde Formação de Condutorescredenciados.

“A principal preocupaçãodo Governo do Paraná era solu-cionar, de uma vez por todas, oproblema de espera pelos cur-sos. Atingimos essa meta aopermitir que as autoescolastambém ofertassem as aulas, oque aumentou a capilaridade elevou o curso para municípiossem unidades do Detran”, ex-plicou o diretor-geral da autar-quia, Marcos Traad. Outra me-dida citada por ele foi o reforçodo quadro de instrutores do De-partamento. “Desde 2011, qua-lificamos 85 funcionários. An-tes, eram 44 professores. Hoje,são 113”, completa Traad.

A quantidade de cursos ofer-tados pelo Detran cresceu ano aano e somou 151.227 motoris-tas participantes nos últimosquatro anos. Outras 48.266 milpessoas optaram por fazer asaulas nos Centros de Formaçãode Condutores, possibilidadecriada em 2012 e que garantemais opções de datas e horári-os. A oferta de cursos entre ja-neiro de 2011 e outubro de 2014foi 153% maior que a registrada

nos quatro anos anteriores, pe-ríodo em que 78 mil motoristasfizeram as aulas.

SUSPENSÃO

A demanda pelo curso é pro-porcional ao aumento das sus-pensões de habilitação, já queas aulas são parte da pena ad-ministrativa para quem teve odireito de dirigir suspenso deforma direta ou somando 20pontos em infrações. De janeiroa outubro de 2014 já foram re-gistradas 70.717 suspensões noParaná, o que equivale a umaCarteira de Habilitação suspen-sa a cada seis minutos.

Em 2011, o número de sus-pensões chegou a 108 mil, emrazão da liberação de pontua-ção registrada pelo Departa-mento Nacional de Trânsito(Denatran), através do Siste-ma Renainf - o registro nacio-nal referente a infrações come-tidas em outros Estados e emrodovias federais. Em 2012,foram 84.407 e, em 2013, 56.397CNHs suspensas.

Segundo a Coordenadorade Infrações do Detran, MarliBatagini, o registro da pontu-ação não ocorre de forma si-multânea e digital. “O Dena-tran disponibiliza periodica-mente, através de arquivo, ospontos que só podem ser lan-çados na CNH do condutordecorridos os prazos recur-sais do Auto de Infração, mo-tivo pelo qual muitos moto-ristas são suspensos na mes-ma época”, revela.

Ao receber a notificação da

suspensão do direito de dirigir,o motorista deve entregar ime-diatamente a habilitação aoDetran. Desde junho de 2014,uma portaria autoriza os Cen-tros de Formação de Conduto-res credenciados a ofertarem ocurso de reciclagem e também arecolherem o documento paracumprimento de suspensão.

CURSO

Com o número de protocologerado na entrega da CNH, bas-ta agendar o curso de recicla-gem. Se a opção for realizar asaulas no próprio Detran, o con-dutor pode escolher as datas ehorários na unidade do depar-tamento mais próxima, nos ter-minais de autoatendimento ouno site www.detran.pr.gov.br.Caso a opção seja por uma au-

toescola, basta se matriculardiretamente na empresa cre-denciada.

As aulas são sempre dividi-das em módulos, com temas queenvolvem legislação de trânsi-to, direção defensiva, noções deprimeiros socorros e relaciona-mento interpessoal. Ao final docurso de 30 horas os motoristassão submetidos a uma prova edevem ter aproveitamento mí-nimo de 70%.

A suspensão prevê aindaque o motorista respeite o pra-zo que deve ficar sem dirigir,que pode variar de um a 12meses. O Código de TrânsitoBrasileiro trabalha com duashipóteses. A primeira é a sus-pensão direta, prevista parainfrações gravíssimas, comotrafegar acima da velocidade

permitida superior a 50% oudirigir embriagado, por exem-plo. A outra possibilidade é asuspensão por 20 pontos, quan-do somam-se infrações leves(três pontos), médias (quatropontos), graves (cinco pontos) egravíssimas (sete pontos), noperíodo de um ano.

DEFESA

O motorista tem direito aampla defesa e pode recorrer atrês instâncias depois de rece-ber a notificação da CNH sus-pensa. Primeiramente, é pos-sível protocolar a justificativana Defesa Prévia, no Detran.Em seguida, cabe recurso à Jun-ta Administrativa de Recur-sos de Infrações (Jari) e, porúltimo, ao Conselho Estadualde Trânsito (Cetran).

Quantidade decursos ofertados

pelo Detrancresceu ano a anoe somou 151.227

motoristasparticipantes nos

últimos quatroanos: outras48.266 mil

pessoas optarampor fazer as aulas

nos Centros deFormação deCondutores

Detran

Page 10: 22 11 2014

10 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014

UNIDADE 24 HORAS

Vacinação será intensificadahoje em Marechal Rondon

Intenção é imunizar 2.508 crianças contra a poliomielite e2.225 contra o sarampo; índice está muito abaixo da meta

O homem como ser social vive em sociedade e neste espaço encontrauma população miscigenada com uma diversidade cultural muito gran-de. Em se tratando do povo brasileiro, essa realidade está fortementemarcada por uma diversidade étnico-racial muito rica, desde o períodode colonização do Brasil pelos europeus, com a primeira geração demestiços com os indígenas, posteriormente com os africanos escraviza-dos e mais recentemente com os diferentes grupos europeus que paracá vieram no processo de colonização, formando assim um país mestiço.Esse fato, porém, não significa que as diferentes culturas sejam respei-tadas e tratadas com igualdade. Nesse contexto, muitos grupos nemsempre são aceitos, sofrendo discriminação e preconceitos.

Ao se tratar do âmbito educacional, a diversidade, entendida como algoque é plural, que é diferente, que é variado, está presente e muitas vezesocorrem discriminações ou desvalorização a determinados grupos. Nessesentido, a educação deve ter como objetivo o desenvolvimento da formaçãointegral dos educandos, informando, refletindo, investigando e buscandouma formação de valorização e respeito à diversidade cultural e os direitosde cidadania de quem compõe a nossa sociedade, seja na sua “diferença”física, étnica, cultural, de gênero, etária, de orientação sexual ou qualqueroutra. Porém, o que se percebe é que essa prática nem sempre acontecee o respeito pelo outro nem sempre ocorre no ambiente escolar.

Neste sentido, a lei nº 10639/03 alterou a Lei de Diretrizes e Basesno 9.394/96, com a finalidade de incluir no currículo oficial da rede deensino público a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Tal lei, outra vez foi modificada pela lei nº 11.645/08, a qualtorna obrigatório o estudo da “História e Cultura Afro-Brasileira eIndígena”, com o objetivo principal de reconhecer a importância davalorização da cultura e do combate ao preconceito, ao racismo e àdiscriminação, visando à redução das desigualdades presentes naeducação brasileira, o que já estava assegurado na Constituição de 1988.

A legislação vigente estimulou que as escolas organizassem umaequipe multidisciplinar composta por educadores, como é o caso doColégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco - Ensino Médio eNormal, no município de Santa Helena, Extremo Oeste paranaense. Oprojeto desenvolvido por esta equipe, que recebeu o nome de Projetode Intervenção da Equipe Multidisciplinar, desenvolve ações de reflexão,formação e enfrentamento à discriminação e ao preconceito, em todasas suas formas, zelando pelo respeito à diversidade presente no espaçoescolar. As atividades propostas são organizadas pela equipe multidis-ciplinar, professores e demais funcionários do colégio e são desenvol-vidas pelos educadores de todas as áreas do conhecimento, previstasno Plano de Trabalho Docente no início de cada ano letivo, com destaquepara as disciplinas de Arte, História e Educação Física.

No âmbito da valorização da diversidade, destaca-se a importância dareflexão por parte dos educadores sobre o seu papel na formação e nainformação dos alunos em relação ao que está proposto na lei. Sabe-se quehá a obrigatoriedade da inserção de tais conteúdos no currículo, os quaissão elencados no início de cada ano letivo e previstos no Plano de TrabalhoDocente de cada professor e não esporadicamente em datas comemorativasou no dia 20 de novembro, destacado em nosso calendário escolar comoo Dia da Consciência Negra. Mas o que pensamos? Somos preconceituosos?Nossas ações diferem de nossas práticas? E nossos alunos? Como orientá-los para que respeitem a legislação, respeitem a diversidade e, acima detudo, respeitem as pessoas com que convivem? Precisamos refletir sobrenossa prática, independente do que preconiza a lei.

O trabalho desenvolvido pelas diferentes ações que ocorrem duranteo ano letivo é enaltecido todas as vezes que surgem situações polêmicasque necessitem de um trabalho mais efetivo. Isso demonstra que o dia20 de novembro não é trabalhado apenas como uma data folclórica, masa culminância de um projeto permanente desenvolvido pela escola.

Acreditamos que a educação das relações étnico-raciais no Brasil éainda um desafio, principalmente se entendermos que nosso papel deeducador tem um compromisso com as mudanças sociais. Conformeafirma o mais importante líder da África negra, Nelson Mandela: “Nin-guém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origemou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e,se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”.

* Mestranda em Educação da Unioeste, professora* Mestranda em Educação da Unioeste, professora* Mestranda em Educação da Unioeste, professora* Mestranda em Educação da Unioeste, professora* Mestranda em Educação da Unioeste, professorapedagoga, diretora auxiliar do Colégio Estadual Humbertopedagoga, diretora auxiliar do Colégio Estadual Humbertopedagoga, diretora auxiliar do Colégio Estadual Humbertopedagoga, diretora auxiliar do Colégio Estadual Humbertopedagoga, diretora auxiliar do Colégio Estadual Humbertode Alencar Castelo Branco e professora da Escola Munici-de Alencar Castelo Branco e professora da Escola Munici-de Alencar Castelo Branco e professora da Escola Munici-de Alencar Castelo Branco e professora da Escola Munici-de Alencar Castelo Branco e professora da Escola Munici-

pal Anita Garibaldi ([email protected])pal Anita Garibaldi ([email protected])pal Anita Garibaldi ([email protected])pal Anita Garibaldi ([email protected])pal Anita Garibaldi ([email protected])

** Professora de Geografia do Colégio Estadual** Professora de Geografia do Colégio Estadual** Professora de Geografia do Colégio Estadual** Professora de Geografia do Colégio Estadual** Professora de Geografia do Colégio EstadualHumberto de Alencar Castelo BrancoHumberto de Alencar Castelo BrancoHumberto de Alencar Castelo BrancoHumberto de Alencar Castelo BrancoHumberto de Alencar Castelo Branco

(ni [email protected])(ni [email protected])(ni [email protected])(ni [email protected])(ni [email protected])

*** Doutora em Educação, integrante do Grupo de*** Doutora em Educação, integrante do Grupo de*** Doutora em Educação, integrante do Grupo de*** Doutora em Educação, integrante do Grupo de*** Doutora em Educação, integrante do Grupo dePesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemá-Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemá-Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemá-Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemá-Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemá-tica, docente do Programa de Mestrado em Educação e datica, docente do Programa de Mestrado em Educação e datica, docente do Programa de Mestrado em Educação e datica, docente do Programa de Mestrado em Educação e datica, docente do Programa de Mestrado em Educação e da

área de Física/CCET/Unioesteárea de Física/CCET/Unioesteárea de Física/CCET/Unioesteárea de Física/CCET/Unioesteárea de Física/CCET/Unioeste(dulce.str [email protected])(dulce.str [email protected])(dulce.str [email protected])(dulce.str [email protected])(dulce.str [email protected])

A DIVERSIDADE SOB O OLHAR EAÇÕES DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

A campanha de vacina-ção contra a poliomielite e osarampo, que está sendo re-alizada desde o último dia08, será intensificada hoje(22) na Unidade de Saúde 24Horas, em Marechal Cândi-do Rondon. O atendimentoserá das 08 às 17 horas. “Ameta, em Marechal Rondon,é imunizar 2.508 criançascontra a poliomielite e 2.225crianças contra o sarampo,mas, o índice está muitoabaixo da meta”, comenta aresponsável pelo Setor deEpidemiologia da Secretaria

de Saúde, enfermeira VeraLehr. “Ambas as imuniza-ções são muito importan-tes, por isso pede-se para ospais ou responsáveis que le-vem as crianças para tomara vacina, lembrando que émuito importante levar acarteirinha de vacinação”,acrescenta.

A vacina contra a poliomi-elite é destinada a crianças deseis meses a quatro anos; con-tra o sarampo devem ser imu-nizados os pequenos de um aquatro anos.

Durante a próxima sema-

na, ainda, a Secretaria deSaúde segue a escala nospostos de saúde. Na Unida-de de Saúde 24 Horas, todosos dias úteis, a vacinaçãoestá disponível das 08 às 18horas; na Vila Gaúcha e Jar-dim Primavera nas segun-das-feiras; em Porto Mendesnas terças e quintas-feiras;em Bom Jardim, Jardim Lí-der e no Loteamento Au-gusto nas terças-feiras; noJardim Alvorada nas quin-tas-feiras; e nas sextas-feirasno Jardim Marechal, emMargarida e em São Roque.

Assinado contrato para obras nocampus da UTFPR em Santa Helena

Estiveram reunidos naquinta-feira (20), no campusde Santa Helena da Universi-dade tecnológica Federal doParaná (UTFPR), o diretor emexercício, Adelmo Lowe Plets-ch, o diretor de Planejamentoe Administração, Clóvis Ri-cardo Remor, e o represen-tante da Engevel Construto-ra Ltda, para assinatura docontrato nº 06/2014 e da or-dem de serviço nº 03/2014,referentes à execução da am-pliação da cobertura do audi-tório aberto no campus local.

A cobertura do auditórioproporcionará mais uma opçãode espaço para a celebração deatividades educacionais, comprevisão de alocar 800 pessoas

Diretor Adelmo Pletsch e Clóvis Remor reunidos com o representante daEngevel Construtora Ltda para assinatura de contrato e de ordem de serviço

sentadas e 1,6 mil pessoas em pé.A data prevista para início

da obra será 1º de dezembro,

com prazo para execução de90 dias. O investimento somaR$ 296.962,14.

Rematrículas no Cemic devemser feitas a partir de segundaO Centro de Estudo do

Menor e Integração à Comu-nidade (Cemic) de MarechalCândido Rondon realiza asrematrículas na próxima se-mana, de segunda (24) a sex-ta-feira (28), na secretaria daentidade, das 08 horas às 11h30e das 13h30 às 17 horas. Énecessário apresentar compro-

vante de residência, cartão devacina da criança/adolescenteatualizado e comprovante dematrícula escolar.

Crianças, a partir do 1º anoescolar, e adolescentes que ain-da não frequentam o Cemic, eque queiram ingressar no cen-tro, devem ser matriculadasno Centro de referência de

Assistência Social (Cras), aolado da Copel, de 1º a 05 dedezembro, das nos mesmoshorários. É necessário levartodos os documentos de to-dos os moradores da casa.

Mais informações podemser obtidas pelos telefones (45)3254-4367 (Cemic) ou 3254-0676 (Cras).

Divulgação

Sofia Neumann*Nilse Girotto**

Dulce Strieder***

Page 11: 22 11 2014

O PRESENTE | 11SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014 GERAL

Debate sobre fracking atrai centenas de pessoasParticipantes do encontro em Nova Santa Rosa, o segundo município do Brasil a sancionaruma lei antifracking, fizeram abaixo-assinado que será entregue à presidente da República

NOVA SANTA ROSA

Centenas de pessoas parti-ciparam do encontro realiza-do em Nova Santa Rosa, naquinta-feira (20), que tevecomo tema de debate “Fra-cking - método de extraçãonão convencional do gás xis-to”. O evento foi promovidopela Associação de Câmaras eVereadores do Oeste do Para-ná (Acamop), com o apoio daprefeitura, da Associação Co-mercial, Industrial e Agrope-cuária (Acinsar), da EscolaMunicipal Getúlio Vargas edo Colégio Estadual Mare-chal Gaspar Dutra, e contoucom a presença de autorida-des, lideranças, estudantes, di-retores, professores, represen-tantes de entidades ligadas aocooperativismo e às ativida-des rurais, agricultores e co-munidade em geral.

LEILÃO DO OESTEO encontro teve uma pa-

lestra ministrada pelo enge-nheiro elétrico Ivo Punhalo-ni, de Curitiba, que abordousobre as consequências dautilização do método frackingpara o meio ambiente, para aprodução agrícola e para asaúde das pessoas. Ele escla-receu o público sobre o leilãodo subsolo de todas as cida-des da região Oeste do Para-ná, realizado no ano passa-do, no dia 28 de novembro,no Rio de Janeiro, pela Agên-cia Nacional do Petróleo(ANP), uma vez que o subso-lo pertence ao governo fede-ral e pode ser leiloado para

Engenheiro elétrico Ivo Punhaloni palestrou para cerca de 800 pessoas em Nova SantaRosa sobre o tema “Fracking - método de extração não convencional do gás xisto”

fins de exploração. “O Minis-tério Público Federal de Cas-cavel, atuando com base emação civil pública que promo-vemos, mas que foi rejeitadana sede da ANP, em Brasília,conseguiu uma liminar parasuspender, ainda que tempo-rariamente, o resultado desseleilão, porque ele não cum-priu com os dispositivos cons-titucionais da transparênciade todos os atos públicos queenvolvem esse tipo de leilão”,salientou o engenheiro.

CONTAMINAÇÃOEle apresentou uma maté-

ria veiculada na Rede Recordexpondo a técnica de explora-ção e petróleo pelo métodochamado fracking (fatura-mento hidráulico). A matériaclassifica o método como pre-judicial ao meio ambiente ecausador de danos à saúdedas pessoas. “Nos EstadosUnidos, nas cidades onde es-tão ocorrendo a exploraçãode gás de xisto pelo métodofracking, as famílias têm tan-ques de água em casa porquea água do solo não pode maisser utilizada. A água ficouescura e cheia de impurezas.Análises demonstraram ex-cesso de gás metano na água,que pega fogo nas torneiras eos moradores querem saberpara onde vão todos os quí-micos injetados no solo”, sa-lienta Punhaloni.

Segundo o engenheiro, ométodo fracking consiste naperfuração e um poço, que

pode atingir até 2,4 quilôme-tros de profundidade e a partirde então a perfuração é hori-zontal para todos os lados emuma extensão de até dois qui-lômetros. “Trinta milhões delitros de água são utilizadospor poço de fracking. A águaé misturada a 600 tipos dife-rentes de produtos químicos.Ele é bombeada e separa ascamadas do xisto. O fluido defracking é retirado da rocha,mas somente até 50% de fluidoé recuperado o restante fica nosolo”, explica.

Conforme o palestrante, ofluido retirado do poço ficaem reservatórios na superfí-cie e muitas vezes vazam eatingem o lençol freático su-perior. “O que sobrou no fun-do do poço libera metano quesobe pelas fraturas provoca-das pelo método fracking,contaminando o lençol freá-tico superior de baixo para

cima. As moléculas de gáscontaminam as fontes da águautilizadas por pessoas e ani-mais, inviabilizando o con-sumo e as atividades comoavicultura, suinocultura, bo-vinocultura e o consumohumano”, enfatiza.

SEGUNDO DO PAÍSO prefeito em exercício,

Ademar Bloch, parabenizoua Câmara de Vereadores pelainiciativa da lei antifracking,o prefeito Rodrigo Fernandespor ter sancionado a lei e opresidente da Acamop pelaautoria do projeto de lei. “Nóssomos o segundo municípiodo Brasil a ter uma lei queproíbe a liberação da explora-ção de gás de xisto pelo méto-do fracking. Nós estamosdando o primeiro passo e te-mos de lutar contra isso até ofinal, porque sabemos que nãovai ser bom para a nossa gen-

te nem para o futuro da nossacidade, nem das futuras gera-ções”, ressalta o prefeito emexercício.

O presidente da Acamop,Amauri Ladwig, destacou quetodos os presentes assinaramum documento que será en-tregue para a presidenta daRepública. “A palestra é fun-damental e importante paraos alunos, para todos nós epara as futuras gerações. Va-mos entregar um abaixo-assinado para a presidente daRepública com manifestaçãocontra o fracking. Não va-mos deixar envenenarem onosso solo”, salienta. “O queo Legislativo pôde fazer atéesse momento nós fizemos enos colocamos à disposiçãodaquilo que for preciso paraimpedir que esse método ve-nha a ser aplicado na nossaregião”, enfatiza o presidenteda Câmara, Lari Hitz.

Marcos Elieser

Page 12: 22 11 2014

12 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014

CULTIVANDO ÁGUA BOA

Convênio garante continuação do programa em RondonAções incluem três microbacias, duas onde já existem trabalhos e agora mais uma

atendida pelo convênio de preservação, manutenção e assistência

Durante a programação doEncontros e Caminhos Culti-vando Água Boa, evento reali-zado nesta semana, em Foz doIguaçu, o qual contou com apresença de representantes devárias cidades da região, alémde autoridades, foi realizada aassinatura de novos convêni-os entre municípios e Itaipu,

incluindo Marechal CândidoRondon. O ato garantirá queações do programa Cultivan-do Água Boa tenham sequên-cia no município.

O prefeito Moacir Froehlichparticipou do evento e as-sinou o documento, ressaltan-do que trata-se de um proces-so de continuidade. “Só as-

sinamos o novo convênio por-que cumprimos com o anteri-or. As ações incluem três mi-crobacias, duas onde já exis-tem trabalhos e agora maisuma atendida pelo convêniode preservação, manutençãoe assistência. É um dos maio-res convênios firmados pelomunicípio”, explicou.

Vereadores de Missal marcam eleiçãoda mesa diretiva para o dia 10Na sessão ordinária de se-

gunda-feira (17), a mesa dire-tiva da Câmara de Vereado-res de Missal apresentou aoplenário, para única discus-são e votação, o requerimen-to que antecipa a data da elei-ção da referida mesa para obiênio 2015/2016. A data re-gimental recai no dia 23 dedezembro, e o setor adminis-trativo necessita realizar

procedimentos e providên-cias a serem adotadas emrelação à mesa diretiva, es-pecialmente quanto ao cargode presidente, que demandacadastramento em diversosórgãos e instituições finan-ceiras. Em vista disso, porunanimidade, ficou definidaque a eleição será realizadano próximo dia 10, em sessãoordinária, às 19 horas.

Mesa diretiva apresentou na sessão de segunda-feira (17) orequerimento que antecipa a data da eleição para o biênio 2015/2016

Divulgação

Jean Michel Laureth/AquiAgora.net

Prefeito MoacirFroehlich, com

diretores daItaipu, Nelton

Friedrich eJorge Samek,

por ocasião daassinatura do

convênio

Page 13: 22 11 2014

O PRESENTE | 13SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014 GERAL

10º Feirão de Veículos atrai consumidores de toda regiãoEvento segue hoje (22) e amanhã (23), no Centro de Eventos. São centenas de veículos de

várias marcas e modelos, com preços atrativos e condições especiais de financiamento

NEGÓCIOS

Teve início na noite deontem (21), em MarechalCândido Rondon, o 10º Fei-rão de Veículos da Acima-car. Segundo previsão dosorganizadores do Feirão, quesegue até amanhã (23) noCentro de Eventos, um gran-de número de clientes ron-donenses e de toda a regiãodeve aproveitar as excelen-tes oportunidades oferecidaspara quem quer adquirir outrocar de carro, motocicletae também veículos moto-náuticos.

Segundo o presidente daAcimacar, Josué Maioli, oFeirão de Veículos contacom centenas de veículosde várias marcas e modelos,todos com preços atrativose condições especiais de fi-nanciamento oferecidaspelo Sicredi, que é o agentefinanceiro oficial do 10º Fei-rão de Veículos.

As empresas que partici-pam desta edição são a 4Rodas Venlocar, Beto Mar-cas, Chiapetti Motos, Chia-petti Veículos, Fipal, Franci-osi Veículos, Kaefer MotosHonda, Rondon Veículos,Sidão Veículos e TropicalMoto Náutica Yamaha.

Maioli acredita que, porser época de final de fim deano, o movimento deve serintenso durante o Feirão.“Com a proximidade do pe-ríodo de férias, as pessoascostumam comprar ou tro-car de veículos”, comenta,lembrando que o Feirãooportuniza condições favo-ráveis para todos os interes-sados.

O gerente regional de de-senvolvimento do SicrediAliança PR/SP, Gilson Metz,confirma que as condiçõesde financiamento durante oevento estão bastante atra-

entes. Além de uma equipetreinada para agilizar o aten-dimento, das taxas de jurosmenores em relação ao queé praticado no dia a dia, o

Sicredi também oferece atransferência gratuita dosveículos para todos e planosespeciais para os agriculto-res, como prazos diferencia-

dos de pagamentos.Hoje (22), o Feirão de

Veículos acontece das 09 às22 horas e amanhã (23) das09 às 17 horas.

Centenas de veículos aguardam os visitantes de Marechal Rondon e região

Cristiano Viteck

Page 14: 22 11 2014

Arrastão contra dengue percorre bairros de GuaíraTrabalhos serão desenvolvidos até 12 de dezembro por equipes da prefeitura e do Exército

14 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014

PREVENÇÃO

Foi iniciado em Guaíra,nesta semana, um arrastãocontra a dengue, o qual vaipercorrer os principais bair-ros da cidade. A ação contacom o apoio de servidores de

diversas secretarias da prefei-tura e do Exército. “Agrade-cemos o apoio da 15ª Compa-nhia, que sempre que solicita-da nos oferece ajuda. Maisuma vez eles se juntam a nós

nessa luta contra a dengue”,destaca o prefeito FabianVendruscolo. Segundo ele, oarrastão só termina no dia 12de dezembro.

De acordo com o prefeito,há meses a Secretaria de Saú-de se empenha na realizaçãode campanhas de conscienti-zação. Também foram pro-movidas palestras nos bair-ros que apresentaram índicede infestação predial do mos-quito transmissor da doençae um teatro de fantoches per-correu as escolas da rede mu-nicipal de ensino. Além disso,foram instaladas lixeiras nocentro e principais praças efoi inaugurado o Ecoponto,espaço que serve para arma-zenamento de pneus de for-

O arrastão vai percorrer a Vila Paraná, Vila Hermínia, Tancredo Neves,Jardim Guaíra, Parque Hortência, Centro, Jardim Zeballos, Vila

Margarida, Jardim Santa Paula, Vila Rica e Eletrosul

ma correta.O arrastão vai percorrer a

Vila Paraná, Vila Hermínia,Tancredo Neves, Jardim Gua-

íra, Parque Hortência, Cen-tro, Jardim Zeballos, VilaMargarida, Jardim Santa Pau-la, Vila Rica e Eletrosul.

Divulgação

Acampamento movimentaalunos do Colégio Cristo Rei

Com o objetivo de envolver osalunos em atividades esportivas,recreativas e culturais, o ColégioCristo Rei realizou, no último dia 14,o Acampamento 2014. O eventoreuniu cerca de 60 estudantes dasturmas do 6° ao 8° ano do EnsinoFundamental II na Associação Atlé-

tica Banco do Brasil (AABB), emMarechal Cândido Rondon.

Foram realizadas brincadeirascom balão de água, caos, voleibol,caçador e futebol. Para animar anoite os estudantes cantaram edançaram no Show de Talentos,que contou com músicas estran-

geiras e nacionais e até a apresen-tação de uma banda formada poralunos do 8° ano.

Conforme a coordenadora doEnsino Fundamental II, KatiaLazaretti, o evento visa promo-ver o contato dos alunos com anatureza através de atividadesao ar livre. “É uma oportunidadedos alunos interagirem entreeles e com os professores, é ummomento de lazer e de descon-tração marcado por jogos e mú-sica”, declara a educadora.

A expectativa para a próximaedição já é grande e prometenovidades. “Para o ano que vemvamos tentar desenvolver maisatividades e esperamos que te-nha o mesmo envolvimento dosalunos”, anseia Katia.

A programação contou aindacom jantar e todos os participan-tes acamparam na área de lazerda AABB.

No Show de Talentos, a banda de música do 8° anoanimou os participantes do Acampamento 2014

Katia Lazaretti

Projeto de Maripá conquista prêmio nacionalO Projeto Leia Maripá, de in-

centivo à leitura, foi classificadona 19ª colocação no Prêmio deBoas Práticas e Inovação em Bi-bliotecas Públicas, com média91,5 na avaliação. O programamaripaense está entre as 52 inici-ativas reconhecidas em todo oBrasil como boas práticas inova-doras em bibliotecas públicas,municipais e estaduais.

O projeto envolve atividadesdiversificadas, com objetivo defortalecer o hábito de leitura entrecrianças, adolescentes, jovens,adultos e idosos do município.Tudo isso, articulando práticas

leitoras que despertem a necessi-dade de ler nos cidadãos, promo-vendo ações estratégicas de arti-culação e valorizando o lugar po-lítico da leitura. Além disso, incen-tiva o hábito de leitura com ativi-dades lúdicas e dinâmicas; hábitode leitura nos grupos sociais; for-mar leitores críticos, fortalecer aeducação formal e informal; faci-litar o livre acesso à informação,com ações que visem o exercícioda cidadania e fortalecer a ima-gem da biblioteca pública comodifusora e centro de informação.

Segundo a responsável pelaBiblioteca Pública Cidadã e auto-

ra do projeto, Teresinha Steffens,o Leia Maripá é realizado em todoo município, incluindo os distri-tos, com envolvimento de diver-sos setores da sociedade. “O va-lor do prêmio de R$ 32 mil seráutilizado para ampliar o acervobibliográfico, conforme solicita-ção da população leitora e mate-rial de uso no projeto”, explica.

Os prêmios são concedidos a52 iniciativas pela Fundação Bibli-oteca Nacional, vinculada ao Mi-nistério da Cultura, por intermé-dio da Diretoria do Livro, Leitura,Literatura e Bibliotecas e SistemaNacional de Bibliotecas Públicas.

Page 15: 22 11 2014

SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 15

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]ÁRIES: Início de umanova etapa em que vocêtende a se expandir eprogredir. Invista em es-

tudos e viagens que ampliem seushorizontes.

TOURO: Início de um pro-cesso de libertação emo-cional. Momento signifi-cativo para negócios e

para refletir sobre o que tem valor.

GÊMEOS: Oportunida-de de ter uma outra pers-pectiva de suas rela-ções e parcerias. Mo-

mento em que poderá conhecernovas pessoas.

CÂNCER: Belo momen-to para investir em estu-dos e viagens ligadas aotrabalho. O condiciona-

mento físico está estimulado.

LEÃO: É hora de ter umanova mentalidade e ati-tude em relação ao amor.Tendência a um período

mais alegre e criativo.

VIRGEM: Casa, famíliae emoções estão enfati-zadas. Momento impor-tante para repensar as

suas crenças e verdades internas.

LIBRA: Início de umafase em que pode apos-tar em novos estudos econhecimentos. É hora

de se comunicar e se expressar comconfiança.

ESCORPIÃO: É hora deexpressar seus talentoscom persuasão. Umafase abundante e prós-

pera pode iniciar a partir de agora.

SAGITÁRIO: Início deuma nova, mas promis-sora etapa de vida. Éhora de acreditar mais

no seu potencial e agir comdisciplina.

CAPRICÓRNIO: Mo-mento de refletir e deobservar mais as suasatitudes. A espirituali-

dade, fatores culturais e mentaisestão estimulados.

AQUÁRIO: Momentooportuno para expandira mentalidade, os hori-zontes e fazer novas ami-

zades. Fase de desenvolvimento.

PEIXES: Início de umanova etapa em relação àcarreira. Fase ideal parainvestir em estudos e vi-

agens relacionados ao trabalho.

EMPADÃODE FRANGO

Modo de preparo:Massa: misture a farinha com as gorduras e faça uma farofa

com as mãos. Acrescente as gemas e a água, misturandomais, sem trabalhar muito a massa. Ela não fica homogênea,fica quebradiça (isso faz com que fique crocante). Deixedescansar por meia hora. Recheio: refogue em um pouco demanteiga o alho e a cebola, depois acrescente o frango desfiadoe o tomate em cubos. Refogue mais um pouco. Acrescente afarinha dissolvida no leite (meia xícara de chá) e mexa até ficartudo ligado. Junte a salsa e a cebolinha, o sal e a pimenta.Reserve e deixe esfriar. Montagem: abra metade da massa emuma forma - de preferência com fundo removível - nos fundos enas laterais com as mãos, abrindo o mais que puder. Recheiea massa e distribua por cima do recheio lascas do requeijão.Abra a outra metade da massa com um rolo sobre um pedaçode filme plástico e disponha por cima do recheio, fechando oempadão nas laterais. Pincele por cima a massa com umagema e leve ao forno preaquecido até dourar bem. Desenformeou sirva na própria forma imediatamente. Fica parecendo umamassa folhada, crocante.

Ingredientes:Massa:1/2 kg de farinha de trigo200 g de margarina150 g de gordura vegetal2 gemas1 xícara de café de águaSal1 gema para pincelarRecheio:2 peitos de frango já cozi-

dos e desfiados

1 cebola picada2 dentes de alho amassa-

dos1 tomate sem pele e sem

semente em cubosSalsa e cebolinha picadas1 colher de sopa de farinha

de trigo dissolvida em um pou-quinho de leite

Sal e pimenta a gostoRequeijão culinário em las-

cas

SÁBADO (22)

*

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos amudanças em função da edição das novelas.

Maria Inês torce para que Laura esteja fazendo a coisacerta ao aceitar se casar com Marcos. Sueli não gosta desaber que passará a trabalhar na recepção do hospital. Pepitoencontra o anel de Laura no vaso de plantas do hospital. Césarleva Itália para o litoral e é surpreendido por Manoel e suafamília. Maria Inês comenta com Tina seu arrependimento pornão ter contado a Caíque sobre o casamento de Marcos eLaura. Caíque descobre que Laura se casará com Marcos.

ALTO ASTRAL○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Cristina faz escândalo na porta do curso de inglês.Cláudia pega a bolsa de Cristina e destrói os documentosdela. Inês diz à Madalena que Vicente não poderá viajar e eladecide levar Tadeu. Beto pede a Rafael que convença Sandraa mudar de ideia sobre a festa de casamento. Susana chamaOdete para uma conversa com Homero e ela recusa. Elísionão permite que Cláudia e Otávio jantem na casa de Beatrize a proíbe de vê-los. Mário conta a Rafael que está namoran-do com Gilda. Gilda presenteia Mário com uma gravata iguala de Fernando. Leonor alerta Odete sobre Homero. Cristinavai à Vip Turismo atrás de Mário.

BOOGIE OOGIE

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

José Alfredo manda Josué levá-lo à casa de Cora. Tuanesugere que Elivaldo se aproxime de José Alfredo. Cora encontraJosé Alfredo e cai desmaiada. Cora avisa a José Alfredo queestá com os pedaços de seu diamante cor-de-rosa. Antoninhose surpreende ao saber que Enrico está cozinhando paraManoel. Maria Ísis expulsa os pais do restaurante de Vicentee Magnólia promete acabar com o romance da filha com JoséAlfredo. José Pedro afirma a Maria Marta que Cristina nãodescobrirá nenhum desfalque na empresa. José Alfredo conver-sa com Cristina sobre a empresa. Maria Marta arma umescândalo ao ver Maria Ísis na joalheria Império.

IMPÉRIO

PORTUGUÊS PARAQUEDISTAO português Manuel entra para a aeronáutica, na divisão de

paraquedismo. Recebe a primeira aula prática:- Estamos a dois mil metros de altura. Seu equipamento foi

todo checado. O senhor saltará por aquela porta. Ao puxar aprimeira cordinha, o paraquedas se abrirá. Se isso não aconte-cer, o que é pouco provável, puxe a segunda cordinha. Se aindaassim o paraquedas não se abrir, o que é muito difícil, puxe aterceira cordinha e ele se abrirá.

Lá embaixo haverá um jipe à sua espera, para levá-lo de voltaao quartel. O Manuel salta. Puxa a primeira cordinha e oparaquedas não se abre, puxa a segunda e nada. Puxa aterceira e nem assim o equipamento funciona. Ele começa aficar preocupado e diz:

- Ai, Jesus! Agora só falta o jipe não estar lá embaixo!

Page 16: 22 11 2014
Page 17: 22 11 2014
Page 18: 22 11 2014

Os mais de 14 mil trabalha-dores e também os aposenta-dos de Marechal Cândido Ron-don devem receber neste anopouco mais de R$ 50 milhõesreferentes ao 13º salário. Ovalor, calculado pelo Sindi-cato Patronal do ComércioVarejista de Marechal Cândi-do Rondon e Microrregião

(Sindicomar), é 8% maior queo recebido no ano passado(R$ 47 milhões), exatamente omesmo percentual de reajus-te médio do salário em Mare-chal Rondon neste ano, se-gundo o Sindicato. EduardoBerndt, que assina a colunaEconomia e Administraçãodeste periódico, orienta para

três principais opções que otrabalhador tem ao receberesse dinheiro: pagar dívidasatrasadas, fazer compras ouinvestir.

A primeira parcela do 13º,de no mínimo 50% do valordo salário, já começou a serpaga e até o dia 28, último diaútil de novembro e data-limi-

te para o empregador fazer orepasse, ao menos R$ 25 mi-lhões já devem estar circulan-do com o trabalhador. O res-tante deve ser pago até 20 dedezembro, data-limite para asegunda parcela.

Para atrair o trabalhadorrondonense a gastar esse di-nheiro no comércio local, lo-

jistas apostam em promoções,vitrines com temas natalinose em uma campanha de prê-mios, que vai sortear R$ 100mil entre os consumidores.Tudo para conseguir uma fa-tia desses R$ 50 milhões quesão injetados na economia.“Em 2012 o valor acumuladoera de cerca de R$ 42 milhões.

Page 19: 22 11 2014

No ano passado foi deaproximadamente R$ 47milhões e neste ano devechegar próximo de R$ 51milhões”, revela o presi-dente do Sindicomar,Ademar Bayer. “É um di-nheiro significativo cir-culando”, pontua.

O diretor do Serviçode Proteção ao Crédito(SPC) em Rondon e co-lunista econômico, ad-ministrador EduardoBerndt, explica que o

salário adicional é responsá-vel pela maior parte do movi-mento da época para o co-mércio. “O 13º salário é omais importante fator deaquecimento das vendas defim de ano”, garante.

Entretanto, boaparte desse dinhei-ro vai parar nasmãos de outroscomerciantes, es-pecialmente deToledo, Cascavele do Paraguai. Éo que aponta opresidente do Sin-

dicomar, que cita ainda ascompras feitas pela internetcomo a mais nova concor-rente do varejo presente nomunicípio. Ele explica que ovolume a ser pago é bastanteexpressivo, mas com dinhei-ro na mão, muito consumi-dor acaba optando por com-prar em centros maiores. “Sa-bemos que muito dinheirofica aqui no município, mastemos concorrentes fortes,como o Paraguai, Toledo eCascavel. Nosso consumidortem a característica de com-prar a prazo aqui e, quandotem o dinheiro na mão, pre-fere ir para centros maioresou para o Paraguai, onde acompra tem que ser feita àvista”, diz. “Por isso sabe-mos que boa parte dessesR$ 50 milhões não vai ficarpor aqui”, comenta.

Ainda conforme o presi-dente do Sindicomar, a ten-dência das compras virtuaistambém começa a aparecerna disputa pelo consumidor.“Cada vez mais o e-commer-

ce vem aparecendocomo concorrente

do comércio lo-cal”, diz Bayer.

Page 20: 22 11 2014

20 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

SÁBADO,22 DE NOVEMBRO DE 2014

Dia 22: César Luiz Gehring

Dia 22: Dirlete Walendorff

Dia 22: Gigliola Cantarella

Dia 22: Guilhermo André Carvalho

Dia 22: Helmuth Rohloff

Dia 22: Inês Gomes

Dia 22: Sirlei Turmina Teixeira

Dia 22: Tassia Cristine Berwig

Dia 23: Alice Maria Strieder Lang

Dia 23: Anilva Tischer

Dia 23: Ernesto Hoffmann

Dia 23: Herton Lagermann

Dia 23: Jeferson Augusto Kuhl

Dia 23: João de Deus de Siqueira

Dia 23: Leomar Rodrigues de Souza

Dia 23: Leonard Lamb

Dia 23: Luciane Bressiani Schaeffer

Dia 23: Márcia Werner

Dia 23: Maria Catarina Rockembach

Dia 23: Maria José Alves

Dia 23: Mauro Siqueira Donha

Dia 23: Pedro Waldemar Becker

Dia 23: Ricardo Alexandre Weber

Dia 23: Tiago Adriano dos Santos

Dia 24: Alessandro Selent

Dia 24: Caroline Grings

Dia 24: Daniele Mombach

Dia 24: Eunice Lehmann

Dia 24: João de Barros

Dia 24: Jorge André Thomas

Dia 24: Marta de Bona Wild

Dia 24: Vera Guiomar Morais

Dia 24: Wesley Kauê Dapper Zuge

Dia 24: Yasmin Vitoria Fischer Rech

ORIENTAÇÃO SOBREDOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Na terça-feira (25), a Secretaria de Saúde dePalotina recebe a equipe da Comissão à Procura deÓrgãos e Tecidos para Transplantes (Copott), deCascavel, para uma palestra de sensibilização sobredoação de órgãos. A palestra será realizada noTeatro Municipal, às 19 horas, e é aberta à partici-pação do público. O objetivo é esclarecer dúvidasda população quanto à doação de órgãos, cujoassunto é polêmico e conflitante, mas essencialdentro da rede de serviços de saúde.

NOITE DE LUZESUma programação que sempre emo-

ciona e encanta a comunidade de Mare-chal Cândido Rondon no mês de Nataljá tem data para acontecer. A Noite deLuzes, promovida pelo Colégio Evan-gélico Martin Luther, será realizadano próximo 06, às 21 horas, na RuaSergipe, em frente ao colégio. Nesteano, o tema das apresentações será“Uma noite com Jesus”.

Desde já, o evento promete agitaralunos, professores, familiares e amigos.

15º PRÊMIOACIPA DESTAQUE

O 15º Prêmio Acipa Destaque será realizadono próximo dia 29, às 19h30, no Avenida TênisClube, em Palotina, com o resultado dos ga-nhadores de 2014. Desde o ano 2000, a Associ-ação Comercial promove essa forma de reco-nhecimento às empresas palotinenses e perso-nalidades da cidade pelos bons trabalhos pro-porcionados. O evento vai premiar as empresasdestaque em 190 categorias em mais uma ediçãoque promete ser sucesso. Após a premiação seráservido um jantar aos presentes.

Leila Fotografias/Foto Rondon

Os noivos Viviane Burgin e Rafael Fischer, que trocaram o“sim” no último dia 15, na Matriz Católica Sagrado Coração

de Jesus, em Marechal Cândido Rondon

Page 21: 22 11 2014

O PRESENTE | 21SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014 SOCIAL

PÓS-GRADUAÇÃOEncerram no próximo dia 05 as inscri-

ções para a seleção de candidatos a alunosregulares do Programa de Pós-GraduaçãoStricto Sensu em Ciências Ambientais daUniversidade Estadual do Oeste do Paraná(Unioeste) de Toledo. As inscrições serãopor linhas de pesquisa e deverão serrealizadas on-line pelo endereço http://www.unioeste.br/pos/inscricoes parapreenchimento de até 14 vagas.

EDITALINTERNACIONALEstão abertas as inscrições para pesqui-

sadores interessados em participar daseleção de projetos que serão realizadospor meio de parceria entre instituições daHolanda e o Programa Capes/NUFFIC. Oedital pretende selecionar 30 projetos,direcionado a estudantes de graduação,doutorado e pós-doutorado. As inscriçõespodem ser feitas até o próximo dia 05, nosite capes.gov.br. Os selecionados terãodireito a bolsas com duração de dois anos,com possibilidade de prorrogação. Alémdisso, também está previsto o custeio deseguro saúde, diárias e despesas delocomoção. O início das atividades estáprevisto para março de 2015.

Liane Pansera, queaniversariou ontem (21)

Le

ila

Fo

tog

rafi

as

BRINQUEDOTECASPassar por um período internado em um hospital

pode ser desanimador para algumas pessoas, tendoem vista a necessidade de repouso para a recuperaçãoé uma das principais indicações dos médicos. Paracrianças que passam alguns dias em um hospital, odesafio pode ser ainda maior, já que geralmente sãoativas e buscam atividades como jogos e brincadeirasao ar livre para passarem o tempo.

A fim de proporcionar mais comodidade durante otratamento de algum problema de saúde, a lei n° 11.104de 2005 tornou obrigatória a implementação de brinque-dotecas nos hospitais. Esse espaço minimiza o efeitodas doenças e tratamentos, pois essas atividades po-dem ajudar a criança a expressar o que está sentindo eauxiliar os profissionais na condução clínica do pacien-te, além de apoiar a família durante o período que acriança passa no hospital.

FRUTAS ECÉREBRO

Karine Munarini

Todasimpatia

de LucianeTrentini eJulianaButzge

prestigiandorecente

evento socialem Santa

Helena

Comer frutas ver-melhas auxilia no re-tardo do declínio cere-bral. Um estudo reali-zado pela Universida-de de Londres indicaque a ingestão regularde frutas como me-lancia, amora, goiaba,entre outras, previnepossíveis dificuldadesde raciocínio mental,comum a partir dos40 anos entre homense mulheres.

Page 22: 22 11 2014

22 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014

Blog de Gastronomia apimenta opresente.com.brEstreia hoje (22) mais uma opção de informação e cultura para quem gosta da boa

cozinha; blog assinado por Carla Adams se soma ao conteúdo de O Presente Digital

MINHA VIDA COM SAL

Amantes da boa comidaganharam mais uma opçãopara se informar e apren-der tudo sobre cozinha emopresente.com.br. Estreiahoje (22) o saboroso blogMinha vida com sal, segundoespaço em O Presente Digitaldedicado ao que todo mundogosta de fazer: comer bem.Quem assina é Carla Adams,cozinheira de mão cheia, for-mada em Gastronomia e atu-ante no Restaurante Casa daSogra. Ele faz companhia parao também blog sobre culiná-ria Cozinha da Marla, queestreou recentemente na pla-taforma digital sob o coman-do de Marla Viteck.

As publicações do novís-simo “Minha vida com sal”vão abordar temas ligados àgastronomia, cortes, tempe-ros, tendências, além de notí-cias sobre feiras, cursos e ou-tros eventos do setor. “Voudivulgar tudo o que acrescen-te sabor ao espírito dos aman-

tes do comer bem”, diz a blo-gueira. Ela promete encher osleitores com receitas, truques,técnicas, abordando cozinhaclássica, brasileira e regional.

Carla cita que o tema, alémde gostoso, é extremamenteimportante para a geração desaúde. “Fazemos no mínimotrês refeições diárias. Se so-mar essas três paradas, leva-mos em média uma hora pordia para nutrir o nosso cor-po. São 30 horas por mês, 365num ano e em uma vida mé-dia de 75 anos são 27.375 ho-ras. Isso é muito tempo paraignorarmos as emoções queuma receita bem preparadapode proporcionar. De modogeral, ingredientes seleciona-dos, somados às técnicas per-feitas, nos apresentam gran-de diferença à mesa, e é issoque quero trazer ao conheci-mento do leitor. Quero atin-gir quem já gosta e sente pra-zer e também as pessoas quedeixam de se apropriar dessa

arte”, revela.Para ela, as refeições devem

ser tempo de amor, de dedica-ção à família, amigos, conhe-cidos. “O tempo dentro da co-zinha deve ser de alegria. De-vemos comer não por obriga-ção e sim com prazer, ternurae afeto”, entende. “Falar sobregastronomia é como falar deum grande amor, de umagrande paixão”, resume.

O primeiro tema do blogde Carla trata de uma delíciaitaliana difundida ao redordo planeta com um toque deuma especialidade estaduni-dense. “O primeiro post seráuma homenagem à minhaprimeira turma do curso dePizzaiolo que se formou emoutubro deste ano (pelo Se-nac)”, adianta. As publica-ções serão semanais, tentan-do abordar diversas áreas dagastronomia. “Espero que osleitores possam se sentir toca-dos e que pratiquem novoshábitos”, diz.

Arq

uiv

o

pe

sso

al

Carla Adams éformada em

Gastronomia ea mais nova

blogueira de OPresente Digital

SOBRE A BLOGUEIRACarla Adams nasceu e mora em Marechal Cândido Rondon.

Formada em Gastronomia, pós-graduada em Planejamento degestão de eventos, atualmente está finalizando um MBA em Gestãoempresarial. Considera a culinária um dom. Dá cursos no Senac nomunicípio, onde recentemente finalizou as aulas da primeira turmado curso de Pizzaiolo. Saiba mais da blogueira em opresente.com.br.

Page 23: 22 11 2014

O PRESENTE | 23SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014 ESPECIAL

Page 24: 22 11 2014
Page 25: 22 11 2014
Page 26: 22 11 2014

26 | O PRESENTE ESPORTES SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014

Atletas de oito times duelam nas semifinais da Copa MarechalPartidas acontecem a partir das 14h45 de hoje (22), no Estádio Valdir Schneider, pelas categorias sub-15 e sub-17

FUTEBOL

A bola rola hoje (22) emquatro disputas válidas pelaetapa semifinal da Copa Mare-chal de Futebol Regional. Aspartidas acontecem a partir das14h45, no Estádio Valdir Sch-neider, em Marechal CândidoRondon, movimentando maisde uma centena de jogadoresque buscam classificar suasequipes à final da competiçãonas categorias sub-15 e sub-17. Duelam por uma vaga àfase decisiva as equipes dascidades de Marechal Rondon,Mercedes, Palotina, SantaHelena e Toledo.

A competição foi iniciadaO time de Marechal Rondon (foto) recebe a equipe de Toledo na categoria sub-17

no dia 15 de março e reuniu 16equipes de oito municípios daregião, mas antes do términodo 1º turno, as equipes de SãoMiguel do Iguaçu se retiraramdo campeonato. Até o momen-to foram realizadas 84 parti-das, sendo 42 em cada catego-ria. Pelo sub-15, foram anota-dos 137 gols, média de 3,26 porpartida, com 30 vitórias, noveempates com gols e três empa-tes sem gols. Mercedes tem oataque mais positivo, com 32gols marcados, e Palotina adefesa menos vazada, com 12gols sofridos. Os principais ar-tilheiros são Inácio Kratz, de

Mercedes, com 25 tentos assina-lados, seguido de Willian As-sakawa, de Toledo, que jámarcou 14 vezes.

Pelos confrontos da cate-goria sub-17 foram anotados

147 gols, média de 3,5 por par-tida, sendo 31 vitórias, oitoempates com gols e três empa-tes sem gols. Santa Helena temo ataque mais positivo, com 38gols, e Toledo a defesa menos

vazada, com apenas sete golssofridos. Os principais artilhei-ros são Vinicius Madsen, deSanta Helena, e Wellinton Se-nhen, de Itaipulândia, cada umcom dez gols assinalados.

Jogos de hoje (22)

Programação do 10º Torneio dePesca inicia hoje em MercedesO Parque de Lazer do Ar-

roio Guaçu, em Mercedes, se-dia hoje (22) e amanhã (23) o10º Torneio de Pesca Espor-tiva de Mercedes. A competi-ção é promovida pela Secre-taria Municipal de Esportes,Lazer e Turismo e conta compatrocínio de diversas em-presas. As inscrições podemser realizadas até hoje, aovalor de R$ 250 por equipe,em frente à prefeitura.

De acordo com o secretá-rio de Esportes, Edson Vilar,a equipe organizadora se pre-

para para receber cerca de 250equipes de pescadores, comparticipação de moradores deMercedes, de municípios vizi-nhos, bem como dos Estadosdo Mato Grosso do Sul e deSanta Catarina.

Serão distribuídos R$ 37mil em prêmios, sendo trêsmotores Yamaha 15 HP, trêsbarcos de alumínio de seismetros, uma carreta para bar-co, dois motores elétricos eum kit com caixas térmicas,além de brindes.

As categorias em disputa

são corvina (com pesca e aba-te) e tucunaré, sendo que oregulamento da competiçãoprevê a medição do exem-plar por parte da comissãojulgadora e depois a solturado mesmo.

A programação de hojeconta com barqueata com sa-ída em frente à prefeitura, apartir das 15h30, jantar eshow sertanejo às 20 horas;amanhã será servido café co-lonial às 06h30, largada dotorneio de pesca às 07h30 eencerramento às 14 horas.

Atletas de Santa Helena disputamo Internacional de Kung-Fu

Oito esportistas que treinam naAcademia Dragão Negro de SantaHelena (DN Top Team) participamhoje (22) e amanhã (23) do 12º Cam-peonato Internacional Cup Of Brazilde Kung-Fu, cujas disputas aconte-cem na cidade de São Paulo. Este éo quinto ano seguido que a escolatem representantes na competiçãoorganizada pela Liga Nacional.

Para os competidores de Santa

Helena, fazer uma excelente apresen-tação pode garantir vaga para as dis-putas do nível internacional da seleçãoda Liga Nacional de Kung-Fu, podendoainda concorrer para o programa deincentivo ao esporte. Os representan-tes do município na modalidade deboxe chinês são: Andrea dos Santos,Daniel Tetericz, Edriane Khalbaum, Ga-brielli Almeida, Jafet Paes, Juliano So-ares, Laison Gandolfi e Rafael Glenn.

Divulgação

Rondon sedia o CampeonatoParanaense de Bicicross

Cerca de 120 pilotos de todasas regiões do Paraná e do MatoGrosso do Sul disputam hoje (22) eamanhã (23) a etapa única do Cam-peonato Paranaense de Bicicross,cujas provas serão realizadas napista de bicicross de Marechal Cân-dido Rondon.

A competição reunirá pelo menos

30 ciclistas rondonenses, que partici-parão das disputas em diversas cate-gorias nos naipes masculino e femini-no. Hoje acontecem as provas de con-tra-relógio e amanhã serão disputa-das as provas de pista. Após as pro-vas serão entregues premiações aosmelhores classificados nas suas res-pectivas categorias.

RONDONENSES DISPUTAM OPARANAENSE DE VOLEIBOL SUB-16

Divulgação

A equipe do Colégio Evangélico MartinLuther/Sicoob/Marechal Cândido Rondonparticipa desde ontem (21) da fase final doCampeonato Paranaense de Voleibolcategoria sub-16, cujas disputas acontecematé amanhã (23), no município de Palotina.As atletas rondonenses tiveram doisconfrontos ontem: um contra São José dasPalmeiras e outro contra o Círculo Militardo Paraná/Expoente. Os jogos seguemhoje (22) e amanhã, quando acontecerá afinal. Por outro lado, o selecionado sub-18(foto) faturou a taça de campeã paranaensena quinta-feira (20), em disputa contra otime de Maringá. As rondonensesperderam os dois primeiros sets, masiniciaram uma virada incrível, empatandoo jogo e forçando a decisão no tie-break,superando as donas da casa.

Divulgação

Lutadoresestão

preparadospara os

confrontosno boxechinês

14h45 Mercedes x Santa Helena (sub-15)15h45 Toledo x Palotina (sub-15)16h45 Mercedes x Santa Helena (sub-17)17h45 Marechal Rondon x Toledo (sub-17)

Page 27: 22 11 2014

O PRESENTE | 27SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014 ESPORTES

FUTSAL

Rafinha Müller deve renovar com a CopagrilEquipe anunciou ontem(21) a permanência deAlvim, Dalton e Parrel;Leandrinho estarialiberado para negociarcom outro clube

Após a concretização da parceria com a Penalty para a utilização de ma-

teriais esportivos por pelo menosduas temporadas nas disputas daLiga Nacional Futsal e da efetivaçãodo técnico Joarez Souza Júnior (Ju-ninho), a comissão técnica da equipeCopagril/Sempre Vida/Penalty anun-ciou ontem (21) a renovação de trêsjogadores para a temporada 2015.

De acordo com o supervisor téc-nico da Copagril Futsal, EduardoSantana, as renovações visam darprosseguimento ao projeto de re-formulação do elenco vice-campeãoda Liga Futsal e dono de dois títu-los no Campeonato ParanaenseSérie Ouro. Dez atletas não inte-gram mais a equipe rondonense.São eles: Léo Costa, Daniel, Quin-zinho, Márcio, Massarico, JoãoNeto, Arthur, Marcelo Paulista,Willian e Marlon. Este, recente-mente, anunciou o seu desligamen-to para atuar em outro clube.

Extraoficialmente, o jogador Le-andrinho - ex-Seleção Brasileira -não estaria nos planos da diretoriada Copagril. Se isso se confirmar,Leandrinho, que foi submetido auma cirurgia no joelho entre se-tembro e outubro deste ano e quedeve ficar sem jogar pelo menos atéo mês de março do ano que vem,teria sua liberação praticamentedefinida. O jogador teria sua recu-peração paga pela Copagril Futsal,no entanto, poderia negociar seuingresso com outro clube. Lean-drinho entrou poucas vezes emquadra neste ano devido às inúme-ras lesões sofridas.

Santana lembra que tão logoterminaram os compromissos des-te ano com o grupo, o primeiropasso foi efetivar a contratação dotreinador Juninho. “Depois trata-mos de renovar a comissão técnica,podendo anunciar a qualquer horaa vinda de um novo preparadorfísico. Nossa segunda maior preo-cupação era a confirmação da par-ceria com a Penalty para disputar aLiga Futsal, o que foi concretizadohá mais de uma semana”, afirma.

REFORMULAÇÃO“Nós (comissão técnica) inicia-

mos a renovação do grupo. A dire-toria da empresa falou conosco e

entendeu que era o momento dereiniciar um projeto diferenciadocom um treinador teoricamentenovo, porém conhecido no Brasil eno exterior e com o perfil da empre-sa. A partir disso, nós definimosalgumas pessoas que deveriam fi-car, apesar de que a ideia inicial eranão manter ninguém. Conversa-mos com a diretoria e hoje (ontem,dia 21) renovamos com os jogado-res Alvim, Dalton e Parrel”, comen-ta o supervisor técnico da Copagril.

Ele diz que o ala rondonenseRafinha Müller tem uma propostabem encaminhada e faltam apenasalguns detalhes para a renovaçãode contrato. “Depende mais dele doque da diretoria. Nós queremos queele aceite a proposta e renove com aCopagril para a próxima tempora-da. O anúncio sobre a sua renova-ção pode ser dado a qualquer mo-mento”, enfatiza. Procurado pelareportagem, o jogador confirma aspalavras do supervisor e tem prefe-rência pela Copagril, apesar de ana-lisar outras propostas.

Santana comenta que alguns cam-peonatos estaduais ainda estão nafase semifinal. “Como outras compe-tições estão na fase decisiva, nós fica-mos de olho na lista de contatos paratratar com novos jogadores, paramontar o esqueleto do time juntocom aqueles que ficaram e com calmapreparar o time para 2015. É precisoter cautela, não precisa sair contra-tando tanto, para evitar ficar semdinheiro, até porque permanecembons jogadores no mercado. Nósvamos analisar (o mercado) e trazeros melhores atletas possíveis paraconquistar todos os objetivos noano que vem”, expõe.

Além das três renovações jácertas e do provável sim de Rafi-nha Müller, a Copagril contariacom os jogadores promovidos dabase: Augusto, Carlos, Obina eRafael Silva.

“Existe a possibilidade de no meiodo ano trazer um ou dois atletastanto da janela do Estado, da LigaFutsal e internacional para se somarà equipe. Tenho convicção de que aCopagril terá uma equipe muito com-petitiva em 2015. Há uma preocupa-ção quando se desmonta um time,porém de 2012 para 2013 só ficou ogoleiro Quinzinho; nós reiniciamose conquistamos o bicampeonato pa-ranaense”, declara Santana.

MOMENTOSO supervisor técnico ressalta

que aconteceram bons momentosneste ano e eles devem ser aprovei-tados. “Não conseguimos atingiros resultados em termos de campe-

Ala Rafael Ferreira da Silva (Parrel) ingressou naequipe em julho e permanece no elenco

Goleiro Dalton Loch foi um dosrenovados para a temporada 2015

Fotos: Arquivo/OP

onatos, entretanto, tivemos bas-tante visibilidade com o gol doMárcio contra o Jaraguá, que re-percutiu no país e fora dele. Hoje onosso retorno de visibilidade é ofi-cial, sendo benéfico aos patrocina-dores. Já as coisas ruins nós va-mos esquecer. O nosso projeto con-

Alvim Costa de Jesus, ala, fará suaterceira temporada na Copagril

Rondonense Rafael Luiz Müller (Rafinha Müller),que atua na ala, pode ter sua permanência

anunciada a qualquer momento

tinua, ele é sólido, vitorioso e nóstemos as portas abertas, pois aCopagril tem uma boa estrutura,fazendo com que jogadores queatuam no Brasil e no exterior des-pertem o interesse de jogar nonosso time. A Copagril é respeita-da em todos os lugares”, destaca.

Supervisortécnico daCopagril/

Sempre Vida/Penalty, EduardoSantana: “Tenho

convicção deque a Copagril

terá uma equipemuito

competitiva em2015”

Joni Lang/OP

Page 28: 22 11 2014

Safra paranaense conquista compradores de outros EstadosClima foi generoso para a cultura no Paraná. Frutas estão grandes, doces

e atraem compradores de diversas localidades

28 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014

MELANCIA

A lavoura verdinha pro-duz uma fruta de peso, quetem atraído muita gente parao campo paranaense. Em umapropriedade em Cruzeiro doOeste, 40 funcionários traba-lham na colheita da melancia.Leandro Ferreira veio de Goi-ás para trabalhar nesta safra.“Vou ficar até dezembro, dápara ganhar um dinheirinhobom, sim”, afirma.

Duas melancias pesammais de 20 quilos juntas, masaté parecem leves nas mãosdos trabalhadores. A produ-ção é acomodada com cuida-do na carroceria, forrada combastante feno para não terperdas. Jaime da Silva, donodo sítio, comemora a boa pro-dutividade deste ano que,para ele, se deve em boa par-te ao clima. “A chuva veiona época certa, no tempocerto, e a produção foi boa.A terceira ‘panha’ está dan-do 12,5 quilos, em média, para

o comércio essa é uma frutamuito boa”, destaca.

A estratégia da produção éimportante para encontrarum bom mercado. “Quandose produz melancia em Goiás,aqui nós estamos terminan-do e quando temos aqui, tam-bém não tem melancia nem

em Goiás, nem no Rio Gran-de do Sul, que são outrosEstados produtores de me-lancia”, comenta.

Pequenos agricultorestambém estão aproveitandoos bons preços. Vilian Junu-nário vende toda a produçãoem feiras da região por, emmédia, R$ 1 o quilo, enquan-to no ano passado ele recebia,na média, R$ 0,50. Com ovalor mais alto, ele planejacolher até o fim do ano. “Maisquatro meses assim e não vaifaltar porque no fim do ano,Natal, tem bastante movimen-to na feira, é bom ter melanciaporque o pessoal vem mes-mo”, pontua. Rio Grande doSul, Goiás e Bahia são os Es-tados que mais produzemmelancia no país.

Setor produtivo discute indicaçãogeográfica para cachaça

A Câmara Setorial daCadeia Produtiva da Cacha-ça do Ministério da Agricul-tura, Pecuária e Abasteci-mento (Mapa) reuniu-se naquinta-feira (20) para discu-tir a proposta de indicaçãogeográfica em âmbito nacio-nal para o produto. O obje-tivo é garantir uma identifi-cação genuinamente brasi-leira para a bebida para ex-portá-la para outros países.

O último encontro docolegiado em 2014 ocorreuna sede da Confederação daAgricultura e Pecuária doBrasil (CNA), em Brasília.A presidente da Câmara Se-torial, Margareth Rezende,explicou que a medida visaassegurar o acesso da ca-chaça nacional a mercadoscomo a União Europeia,que exige a indicação geo-gráfica como critério paraconsumir o produto.

“Precisamos garantir queoutros países não exportema cachaça no nosso lugar,dizendo que o produto édeles”, disse a presidente. Aproposta de indicação geo-gráfica nacional vem sendodiscutida entre governo se-tor privado. Hoje, as indica-

ções geográficas são regio-nais, o que garante que abebida produzida em regi-ões como Parati (RJ) e Sali-nas (MG) seja exportada.

O representante da CNAno colegiado, Múcio Fer-nandes, lembrou que umdos mercados consumido-res da cachaça brasileira éo norte-americano, graçasa um acordo entre os doispaíses. No entanto, ele de-fendeu a indicação geográ-fica nacional para ampliaro consumo da bebida. “Éuma forma de assegurarao consumidor o alto pa-drão de qualidade da ca-chaça”, afirmou.

Ao final do encontro,ocorreu o lançamento dolivro “Caipirinha: Espírito,Sabor e Cor do Brasil”. Apublicação, escrita em por-tuguês e inglês, contém his-tórias e curiosidades sobre abebida tipicamente brasilei-ra, além de dicas e receitas depreparo e consumo. O livroé de autoria de Jairo Martinsda silva, consultor da Câ-mara Setorial. O lançamen-to foi seguido de coquetelpara degustação de diversasmarcas de cachaça.

Pequenos agricultores estão aproveitando os bons preços.Produção tem sido vendida em feiras, em média, por R$ 1 o quilo:

no ano passado, média era de R$ 0,50

Divulgação

Page 29: 22 11 2014

O PRESENTE | 29SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014 AGRONEGÓCIO

DEMANDA ALTA

Brasil é fundamental para ampliar a produção de alimentosEstimativa de crescimento anual dos produtores rurais brasileiros é de 3,5%

Nos próximos anos, omundo aumentará conside-ravelmente a demanda poralimentos, ocasionado pelaelevação no número de habi-tantes, pela migração da zonarural para a urbana e pelocrescimento da renda per ca-pita. Com isso, a produçãode alimentos deve aumentarem 20% até 2020 e, dentrodeste contexto, o Brasiltem papel fundamental. Aconsideração é do professorda Fundação Dom Cabral(FDC), Alberto Duque Por-tugal, em palestra ministra-da na quarta-feira (19), nasede da Federação da Agri-cultura e Pecuária de MatoGrosso do Sul (Famasul).

O professor apresentoudados que mostram que oBrasil deverá ampliar em 40%sua produção até 2020 paraatender à necessidade mundi-al de alimentos. “A estimati-va de crescimento anual dosprodutores rurais brasileirosé de 3,5%, então o nosso desa-

fio é muito grande. Mas valeressaltar que somos os maiscapacitados para atender esteobjetivo”, destacou o pales-trante, considerando que oBrasil possui vantagens di-nâmicas e competitivas nomercado internacional.

Segundo Portugal, a mai-or parte do crescimento po-pulacional está localizada nospaíses dos continentes asiáti-cos e africanos, regiões quenão apresentam expectativasmais representativas de au-mento do volume da produ-ção agropecuária. “Num fu-turo próximo, a fração daprodução agrícola a ser co-mercializada será cada vezmaior, considerando o au-mento da população mundialque não acompanha a distri-buição de terras aráveis e acapacidade de geração de ali-mentos”, salientou.

A produção do setor, se-gundo informações divulga-das por Portugal, cresceu220% entre 1990 e 2013, en-

quanto que a área, em nívelbem menos expressivo, subiu40%. “Este resultado é frutodo crescimento da produtivi-dade que, no período analisa-do, aumentou 128%, graçasao uso da tecnologia. E nãohá como deixar de elevar aprodutividade porque é elaque faz o produtor se mantercompetitivo no mercado eganhar dinheiro”, comentou.

Este avanço tecnológicodestacado pelo especialistatambém foi enfatizado, naabertura do evento, pelo pre-sidente da Famasul, EduardoRiedel. “O produtor rural queincorporou tecnologia se tor-nou competitivo ‘dentro daporteira’. O atual desafio é agestão e a Fundação Dom Ca-bral tem papel relevante nesteprocesso”, enfatizou.

Entre os desafios a seremsuperados pelo setor paraatingir a meta de produção,Portugal citou a escassez demão de obra e a concentraçãode produção. “Atualmente,

0,7% dos produtores produ-zem 52% do valor bruto daprodução do Brasil, ou seja,está muito concentrado. Amão de obra tanto em quan-tidade como no nível de pro-dutividade”, destacou.

Para o especialista, o pro-dutor precisa ficar atento à

administração da sua propri-edade. “Tem que se tratar tam-bém a gestão tanto dentro donegócio, como por exemplo,a governança do negócio, aanálise de risco, como fora daporteira, como política públi-ca, a participação do produ-tor”, lembrou.

Produtividade aumentou 220% de 1990 a 2013

Divulgação

Page 30: 22 11 2014

30 | O PRESENTE ESPORTES SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014

Corinthians se reapresenta e conta com trio de gringosGuerrero, Romero e Lodeiro voltam a treinar com o grupo após amistosos de suas seleções

CAMPEONATO BRASILEIRO

O Corinthians teve novi-dades na reapresentação doelenco após a vitória por 1 a0 sobre o Goiás, na quarta-feira (19), em Belém. Apósum dia livre para os jogado-res, o CT ficou cheio ontem(21) com a presença dos trêsestrangeiros que representa-vam suas seleções em amis-tosos internacionais. O pe-ruano Paolo Guerrero, o pa-raguaio Ángel Romero e ouruguaio Nicolás Lodeirotreinaram com bola ao ladodos reservas do Timão.

O trio está à disposição do

técnico Mano Menezes parao jogo de amanhã (23) contrao Grêmio, às 19h30, na Are-na. Mano comemora os re-forços, principalmente deGuerrero. “Não tenho dúvi-da de que a equipe com PaoloGuerrero vai ser melhor. É omelhor atacante do nossogrupo e vem vivendo umgrande momento. Temos deser uma equipe melhor que ado Grêmio para dar as opor-tunidades ao Guerrero, queserá o definidor que semprefoi”, disse Mano.

O zagueiro Anderson Mar-

tins e o lateral-esquerdo Fá-bio Santos são dúvidas, ain-da se recuperando de lesões.O meia Petros volta de sus-pensão e deve ser titular.Mano Menezes define o timeem treino tático de hoje (22).A escalação provável é Cás-sio, Fagner, Anderson Mar-tins (Felipe), Gil e Uendel (Fá-bio Santos); Ralf, Elias, Pe-tros e Renato Augusto; Mal-com e Guerrero. Com 63 pon-tos, o Timão é o 3º colocado esó depende das próprias for-ças para chegar à Taça Liber-tadores do ano que vem. Paolo Guerrero durante treino do Corinthians

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Mercedes domina segunda sessãode treinos e Hamilton lidera

A Mercedes dominou a se-gunda sessão de treinos livreso circuito de Abu Dhabi, nofinal da tarde de ontem (21). Oinglês Lewis Hamilton saiuna frente na disputa diretacom seu companheiro de equi-pe, Nico Rosberg. O dinamar-quês Kevin Magnussen foi o3º e Sebastian Vettel foi o 4º.Bottas fechou a lista de cincoprimeiros. O brasileiro FelipeMassa fez só o 10º tempo. Ha-milton teve o melhor tempo,com 1m42s113, e Robserg fi-cou 0s083 atrás. A sessão acon-teceu em horário com tempe-ratura do asfalto semelhanteao do dia da prova.

O espanhol FernandoAlonso teve um problema como carro entre as curvas 19 e 20e ficou parado. O carro daFerrari, que já anunciou queo piloto não continuará, teveuma aparente pane elétrica, jáque apagou até mesmo o vo-

Lewis Hamilton liderou e precisa só ser 2º em Abu Dhabi

lante. O título será decididoem Abu Dhabi, quando a pon-tuação será dobrada. Hamil-ton tem 334 pontos, enquan-to o companheiro de equipeRosberg está com 317. O ven-cedor da corrida fatalmenteficará com o título; a pontua-ção dobrada deixa Hamiltonprecisando ser apenas 2º paraser campeão.

A escuderia Williams teveum começo difícil no GP deAbu Dhabi no primeiro trei-no livre. A equipe inglesa con-

seguiu melhorar na segundasessão, com Massa em 10º eBottas em 5º, mas sabe queainda precisa superar desafi-os para aumentar sua compe-titividade. Massa e os outrospilotos voltam à pista hoje(22), às 08 horas, para o 3º eúltimo treino livre no circui-to de Yas Marina. O classifica-tório acontece pouco depois,às 11 horas, e a corrida serádisputada amanhã (23) nomesmo horário da tomadaoficial de tempos.

Felipão reúne imprensa eaponta erros da arbitragem

O confronto entre Grêmio eCruzeiro, realizado quinta-fei-ra (20), na Arena, deixou o técni-co Luiz Felipe Scolari (Felipão)inconformado com a arbitra-gem. Tanto que o treinador pro-moveu uma situação inusitadana tarde de ontem (21): chamoua imprensa para conversa in-formal, no Olímpico, e apontousupostos erros de arbitragemna partida que poderiam ter mu-dado o resultado do confronto,que acabou 2 a 1 para a Raposa.

Foram dois lances capitaisque deixaram o treinador in-conformado. O primeiro ocor-reu aos 25 minutos do primei-ro tempo, em lance no qualBarcos cabeceou na trave. Nomesmo lance, Geromel foraderrubado pelo zagueiro Léodentro da área. Enquanto fala-va sobre o lance, Felipão apon-tava com um “laser” para umtelão montado na sala de im-prensa. Naquele momento,ressaltou o posicionamento do

árbitro Vinicius Furlan, queestava próximo ao zagueirogremista. O treinador e o Grê-mio não autorizaram a veicu-lação de imagens do encontro,realizado na sala de imprensado Olímpico, e consideradoinformal por clube e Felipão.

O segundo lance ocorreuaos 25 do segundo tempo, no-vamente em Geromel. Apóscobrança de escanteio para oGrêmio, o zagueiro fora atro-pelado dentro da área e, maisuma vez, a arbitragem igno-rou. O atleta chegou a reclamarcom o juiz, mas acabou ignora-do. Felipão também lamentoua falta de “replays” dos lancesno momento das transmissõesem lances capitais como osapontados. Avalia que a cober-tura da partida poderia ressal-tar os erros. Embora tenha con-siderado o Grêmio prejudica-do, Felipão também admitiu asuperioridade do Cruzeiro nosegundo tempo.

Zé Love treina normalmente,mas ainda é dúvida no Coritiba

O atacante Zé Love seguecomo dúvida para o confrontodo Coritiba com o Palmeiras,marcado para amanhã (23). Ojogador sentiu dores na pernana última quarta-feira (19),durante a partida com o Vitó-ria, e chegou a pedir para sersubstituído. Zé Love se reapre-sentou normalmente ontem (21)com o restante do elenco, e feztrabalhos regenerativos naacademia do clube. O técnicoMarquinhos Santos aguarda adecisão do departamento mé-dico, que fará hoje (22) uma re-

avaliação médica do camisa 7.A incerteza da presença de Zé

Love no time titular deixa a esca-lação do time um mistério. Se ojogador for liberado, a tendênciaé que Marquinhos Santos repita oesquema usado contra o Vitória,o 4-4-2 com Joel e Zé Love fazendoa dupla de ataque. Por outro lado,se o departamento médico vetaro atacante, Marquinhos pode vol-tar a usar o esquema com trêszagueiros, isolando Joel no ata-que. Outra possibilidade é forta-lecer o meio-campo, escalando ovolante Sérgio Manoel.

Flamengo não terá Eduardo daSilva e Samir contra o Criciúma

Na reta final da temporada,o Flamengo terá dois proble-mas para o confronto com oCriciúma, amanhã (23), em SãoLuís, pelo Campeonato Brasi-leiro. O atacante Eduardo daSilva, com um problema notornozelo direito, e o zagueiroSamir, com dores na coxa di-reita, estão vetados e sequerviajam com o grupo. Eduardoda Silva vai desfalcar o Fla-mengo pelo quarto jogo segui-

do. A última vez em que entrouem campo foi na eliminação daCopa do Brasil para o Atlético-MG, quando deixou o campo noinício do segundo tempo.

Samir se machucou na vitó-ria por 3 a 2 sobre o Coritiba edesfalcou o time na derrota por4 a 0 para o Atlético-MG, quar-ta-feira (19), em Belo Horizonte.Na ocasião, Marcelo foi seusubstituto. Em compensação, otécnico Vanderlei Luxemburgo

confirmou a volta do para-guaio Cáceres ao time. Consi-derado o pilar defensivo dotime, ele ficou fora dos doisúltimos jogos por estar a ser-viço da seleção do Paraguai. OFlamengo acabou sofrendoseis gols nos confrontos. O pro-vável time terá Paulo Victor,Léo Moura, Wallace, Chicão eAnderson Pico; Cáceres, Can-teros, Márcio Araújo e Ever-ton; Gabriel e Nixon.

Nelson Almeida/AFP

Page 31: 22 11 2014

O PRESENTE | 31SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014 ESPORTES

Médicos temem que Claudio Winck não atue mais este anoTécnico Abel Braga pede que jogadores fiquem alerta hoje (22) com o Atlético-MG

INTERNACIONAL

O seu nome caiu nas gra-ças da torcida. O que para umjogador de time grande é fun-damental e foi exatamente oque aconteceu com ClaudioWinck. Herdeiro de um so-brenome ligado à dupla Gre-Nal, o lateral-direito é lem-brado pela boa técnica, passa-gens pelas seleções de base,mas também pelas lesões.

Quando engatava uma se-quência como titular de AbelBraga, sentiu dores no poste-rior da coxa esquerda em trei-no preparatório para o Gre-Nal de número 403, na Are-na. Foi diagnosticada umalesão no bíceps femoral e elenão voltará mais nesta tem-porada. Ao menos, no quedepender do departamentomédico do Internacional.

“Se ele voltar, pode piorara situação. O Winck até vaiforçar para isso acontecer, eleé jovem. Mas, dentro dos pla-nos normais, não acho acon-selhável”, explica o diretormédico, Paulo Rabello. O jo-gador já está na fase da mus-culação, bicicleta, esteira e fi-sioterapia. Mas o que acon-

Winck (centro) sofreu lesão bíceps femoral da coxa esquerda

tece com Winck? De acordoRabello, uma lesão não cos-tuma ter relação com a ou-tra, à exceção da última coma penúltima. Isso porque olateral-direito foi um dos 23convocados para os amisto-sos de outubro da seleçãobrasileira sub-21 e a mudan-ça de ambiente e, consequen-temente, de treino, pode terlevado à lesão.

“Ele estava ansioso parase apresentar à seleção. Mudatoda a rotina, e isso acabainterferindo”, detalha. Para ocoordenador de preparaçãofísica, Élio Carravetta, o tem-po em que o jogador esteve nacategoria de base ainda estámuito presente no corpo dolateral-direito. A adaptação ea exigência de esforços com ogrupo principal são comple-tamente diferentes, o que podeser um agravante nas lesões.

“É tudo diferente da basepara o principal. O Winckveio com uma baixa resistên-cia e melhorou muito. Embo-ra ele saiba que não é o sufici-ente. Mas é um jogador dedi-cado, e tem só algumas lacu-

nas, no ponto de vista físico,que ainda vão melhorar”,explica Carravetta. Segundoa preparação física, o jogadorque sobe para o profissionaldestaca-se pela qualidade téc-nica. Na base, ele não necessi-ta muita força para mostrar asua capacidade e quando che-ga ao profissional, a situaçãomuda de figura.

ALERTAO técnico Abel Braga sabe

que hoje (22) terá uma pedrei-ra pela frente. Não virão aPorto Alegre todos os titula-res do Atlético-MG, já queterão uma final na quarta-feira (26) diante do maior ri-val, Cruzeiro, pela Copa doBrasil, e este é o problema,segundo o técnico do Inter.“É nítido o julgamento. Ima-gine o Atlético-MG jogandocom os titulares sabendo quejogam na quarta com o maiorrival, com uma vantagem de2 a 0, disputando um títuloinédito? Para mim, seria mui-to melhor um time titular.Em uma dividida, o cara pen-sa que pode ter uma contusão

e ninguém quer perder umjogo deste quilate”, afirma.

Dos três titulares que co-meçam jogando, o técnicoLevir Culpi apostará em Vic-tor, que tem sido utilizadoem todos os jogos, Josué,suspenso da final contra oCruzeiro, e Rafael Carioca,ainda em busca de ritmo nacompetição, já que ficou pa-rado quase dois meses emfunção de uma ruptura domúsculo adutor da coxa es-querda, ocorrida na primei-ra semana de setembro.

O meio-campo reforçadodo Atlético-MG fez Abel redo-brar a orientação sobre aten-ção aos seus jogadores. “Ofutebol não permite errar. Pri-meiro é a organização. Vocênão pode desfocar um lance.Todo jogo, eu falo. Lateralcontra nós é uma falta perigo-sa. Tomamos quatro gols. Temque estar focado. Temos de terconsciência que, com os trêsjogadores (de meio-campo doGalo), temos de buscar pelaslaterais, e focar no contra-ata-que”, destaca.

Alexandre Lops/Inter

Muricy elogia Dracena, mas despista sobre interesseEm busca de um zagueiro para

2015, o técnico Muricy Ramalhodesconversou ontem (21) sobre ointeresse em contratar Edu Dra-cena, do Santos. O treinador elo-giou o defensor, mas disse que asnegociações estão paradas no SãoPaulo em virtude das últimaspartidas no Campeonato Brasi-leiro e na Copa Sul-Americana.

“O Edu é meu amigo, traba-lhou comigo. É um profissionaldiferenciado, um dos caras maisrespeitados do Santos. Estamosem competições complicadas eparamos de conversar em rela-ção a isso. Estamos viajando

muito. Paramos de falar nisso enão sentamos mais para falarde jogadores”, afirmou Muricy.

A diretoria do São Paulo negaque esteja conversando com ozagueiro. O vice-presidente defutebol do Tricolor, Ataíde GilGuerreiro, disse que o clube nãotem interesse na contratação.Dracena, de 33 anos, é um velhoconhecido de Muricy. Eles con-quistaram três títulos juntos noSantos: Libertadores (2011) eduas vezes o Campeonato Pau-lista (2011 e 2012). O jogadortem contrato com o Peixe até ofim de 2015, mas estaria interes-

sado em ser negociado em virtu-de do atraso nos salários.

Muricy solicitou à diretoriaa contratação de um zagueiroque possa atuar pelo lado es-querdo - Dracena é destro. A in-tenção do treinador é contratarum jogador para formar duplacom Rafael Toloi no próximoano. Atualmente, Edson Silva é ooutro titular do setor. “Não adi-anta falar de setores agora. Te-mos uma base boa, o que nãotínhamos no ano passado. Ago-ra, precisamos trabalhar compoucos jogadores, mas de quali-dade”, concluiu o treinador.

Belfort faz exame antidopinge resultados são negativos

O lutador brasileiro Vi-tor Belfort passou no testeantidoping surpresa reali-zado pela Comissão Atléticade Nevada (NSAC) no dia 1ºde novembro. Segundo in-formações, o brasileiro foisubmetido a testes de san-gue e urina que buscavammedir seus níveis de testos-

terona e detectar todas assubstâncias proibidas pelasregras da NSAC, e os resulta-dos foram negativos.

Vitor Belfort enfrenta ChrisWeidman em 28 de fevereirona luta principal do UFC 184,válida pelo cinturão dos pe-sos-médios do UFC. Apesarde a luta ter de ser sancionada

pela Comissão Atlética daCalifórnia (CSAC), a entida-de concordou que a NSACrealizasse os testes em Bel-fort, se comprometendo aaceitar os resultados que fo-rem informados pela entida-de de Nevada, mas se mante-ve no direito de testar o bra-sileiro pouco antes da reali

Page 32: 22 11 2014

São apenas quatro letras queformam uma sigla, sendo quepor trás dela tem um significadoque tem dado o que falar nasacademias. Trata-se do HIIT, quevem do ingês high intensity in-terval training - traduzindopara o português: treinamentointervalado de alta intensidade.O método é considerado um ali-ado importante para quem de-seja emagrecer (viram só mu-lheres?), além de conter diver-sos outros benefícios.

Embora seja um exercício quesurgiu há muito tempo, somentenos últimos anos é que começoua ser mais difundido. Para falar a

respeito do HIIT, a reportagemdo Jornal O Presente conversoucom a personal trainer AdrianaFreitag, que é de Marechal Cândi-do Rondon, mas que atualmentereside e trabalha em Brasília. Elaé uma grande defensora destemétodo e explica porque: “O trei-no intervalado é muito melhordo que o treino aeróbio de baixaintensidade”, resume.

Estudos antigos vêm demons-trando que praticar o HIIT pro-porciona melhorias para a saú-de. “A maioria dos estudos sãoda década de 1990, mas na déca-da de 50 já havia um corredor queganhou três tipos de prova, como

maratona (42 quilômetros), dez ecinco quilômetros (coisa que nin-guém na época havia consegui-do). Quando questionado sobre otipo de treino que fazia, ele res-pondeu que apenas treinava ti-ros no “all out” (até atingir olimite) e que não treinava cor-rendo nenhuma distância com-pleta. Isso demonstra que o HIITproporciona um ganho de condi-cionamento e é melhor para pes-soas que querem correr. Alémdisso, é melhor para emagreci-mento”, detalha.

E quer saber o melhor? A prá-tica do HIIT é super rápida. Ouseja, nada de perder tempo du-rante longos minutos.

COMO FAZER O HIITEngana-se quem pensa que o

HIIT pode ser feito somente naesteira. Esse método pode ser usa-do na bicicleta, elíptico, corda eaté mesmo natação, musculação,burpee (composto por agacha-mento, flexão de braços e saltovertical) e assim por diante. “Vaida criatividade do professor, mascom cautela e bom-senso, por-que hoje em dia tem muito inven-cionismo que não serve paranada”, expõe Adriana.

Para praticar o HIIT existemprotocolos e quem vai defini-los éo professor. Para citar um exem-plo, existe o método tabata, emque a pessoa deve dar tiros de 20segundos, como na esteira, bici-cleta ou qualquer outra das op-ções podem ser utilizadas, compausa de dez segundos. As repe-tições variam de seis a oito. “Masexistem protocolos com dois mi-nutos de tiro e dois minutos deintervalo. Vai ficando mais difícil

quando se coloca o tempo do tiromaior em relação ao descanso. Obom professor vai moldando asvariáveis”, afirma.

COMOSABER SE É HIIT

Tem muita gente que achaque está fazendo o HIIT, mas estápraticando o treino intervaladode intensidade moderada, cha-mado MIIT - que, segundo a per-sonal trainer, ainda assim temvantagem sobre o aeróbio de lon-ga duração e baixa intensidade.“Ouço pessoas falando que fi-zeram 30 minutos de HIIT. Masnão existe praticar 30 minutosde treino intervalado de altaintensidade. No máxi-mo a pessoa consegueaguentar uns dez ti-ros. Mais do que issopode não ser HIIT”,declara. “Quantomenos tiros fizer, mascom maior intensida-de, é melhor. Não tem comoter volume e intensidade ao mes-mo tempo. Para ter intensidadetem que ter volume baixo. Notreino de intensidade, menos émais. É uma abordagem quali-tativa, e não quantitativa”,destaca a personal trainer.

Adriana reforça que parafazer o HIIT é preciso atingir olimite. Questionada como o alu-no pode saber se está pratican-do o treino correto, ela exemplifi-ca: “É algo mais abstrato. Eu cos-tumo utilizar uma tabela de es-forço, em que o zero é muito fácile dez é insuportável. Aos meusalunos digo que quero eles no 11.Quero além do insuportável. Alémdo máximo, além do limite. Com

isso, priorizam-se característicasanaeróbias”, detalha.

QUEMPODE FAZER?

A maioria das pessoas, co-menta Adriana, pode fazer o HIIT.Algumas exceções existem, comoé o caso das gestantes. Ela reforçaque o aluno que está em um grupode risco deve procurar umbom profissional deEducação Física e ummédico, que juntospoderão avaliar omelhor protoco-lo de HIIT. “Obe-sos, magros que

Page 33: 22 11 2014

querem perder gordura, ido-sos, cardiopatas (com acompa-nhamento médico), todos podempraticar o treino intervalado. Umacoisa precisa ficar clara: o HIITnão precisa ser feito somente naesteira ou com corrida”, frisa.

BENEFÍCIOSVamos lá então, qual os bene-

fícios de fazer o HIIT? O principaldeles, conforme a profissional, éo auxílio ao emagrecimento.“Não que o aeróbio seja proibi-do. Ele é relevante como esportee para quem sente prazer em fazê-lo, mas como é de longa duraçãoe tem um volume alto, causamuito mais lesões que o HIIT. Pormais que o HIIT seja insano en-quanto está sendo feito, o volumeé muito pequeno. Então causamenos lesões, vai deixar o meta-bolismo de gordura mais acele-rado, enquanto o aeróbio de lon-ga duração e baixa intensidade

vai desacelerar o metabolismode gordura”, cita, lembrando aimportância de aliar a prática dotreino intervalado com muscu-lação, que ajudará a evitar lesõese trará mais resultados.

De acordo com a rondonense,o aeróbio de longa duração real-mente queima mais gordura du-rante o exercício, enquanto o trei-no anaeróbio (HIIT, no caso) uti-liza glicogênio. Porém, no casodo aeróbio, o corpo faz uma com-pensação após o exercício. “Comoutiliza gordura na atividade, de-pois o corpo vai economizar gor-dura. No treino anaeróbio, o or-ganismo também faz uma com-pensação, mas para compensaro glicogênio precisa queimarmais calorias e aumenta o meta-bolismo de gordura. Então o queé melhor: queimar gordura na-quela uma hora de atividade ae-róbia, e o resto do dia o metabo-lismo ficar baixo, ou fazer pou-

cos minutos de HIIT e ficar o restodas 24 horas do dia queimandogordura? Essa é a diferença dotreino aeróbio para treino anae-róbio”, explica.

Outro benefício do HIIT é queo praticante não perde massamuscular e ainda melhora o sis-tema cardiorrespiratório. “É omelhor exercício para aumen-tar o condicionamento. Para umcorredor, por exemplo, a melhorestratégia de treino é fazer ti-ros”, sugere.

FREQUÊNCIAFicou animado com os benefí-

cios do HIIT? Ok, mas nem penseem sair por aí querendo praticá-lo todos os dias. Até porque sóquer fazer o treino intervalado dealta intensidade diariamentequem não o conhece. “Não temcomo fazer todos os dias. E outra,uma das maiores causas das pes-soas não terem resultado na aca-demia é não respeitar o tempo dedescanso. O treino no HIIT temque ser elaborado conforme o trei-no da musculação. Por exemplo:se hoje o aluno treinou perna eamanhã quer fazer HIIT, existeuma prioridade de escolha. Teriaque praticá-lo na bicicleta ou elíp-tico, pois não dá para fazer tiro decorrida um dia depois do treinode perna. O ideal não é fazer tododia, porque é preciso ter descanso.Um bom profissional pode orien-tar o aluno”, expõe a rondonense.“O ideal é que não faça nem trêsdias seguidos. Há pesquisas quemostram que isso baixa conside-ravelmente a imunidade”, alerta.

Page 34: 22 11 2014

34 | O PRESENTE POLICIAL SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014

OPERAÇÃO TRÊS PLANALTOS

BPFron fecha cerco ao tráfico de drogas e armasOnze pessoas foram detidas, suspeitas de atuar em crimestransfronteiriços, na região de Terra Roxa, Palotina e Guaíra

O Batalhão de Polícia deFronteira (BPFron) desen-volveu ontem (21) uma ope-ração para prender suspei-tos de tráfico de drogas earmas e contrabando na re-gião de Terra Roxa, Palotinae Guaíra. Os policiais milita-res se reuniram na sede doBatalhão em Marechal Cân-dido Rondon ainda de ma-drugada para se deslocar atéos municípios. Aproximada-mente 50 policiais e 12 viatu-ras, com o apoio aéreo dohelicóptero da Casa Militar,cumpriram sete mandadosde busca e apreensão em Ter-ra Roxa, sendo um deles nacasa de um ex-policial mili-

tar do 19º Batalhão.Na casa foram encontra-

dos a farda, rádios HT comu-nicadores e uma pequena por-ção de maconha. A esposa e ofilho do policial também fo-ram encaminhados para a de-legacia. Em outro local foramencontradas porções de ma-conha e cocaína, causando aprisão em flagrante do mora-dor. Outras seis pessoas fo-ram detidas e levadas para oFórum de Justiça de TerraRoxa, todas por suposto en-volvimento no contrabandoe tráfico de drogas e armas, deacordo com a polícia.

Na segunda etapa da opera-ção, três mandados acabaram

sendo expedidos no distrito deSanta Rita do Oeste. Em Palo-tina uma pessoa foi presa.

A ação policial que estásendo realizada na regiãode Terra Roxa, Palotina eGuaíra faz parte da Opera-ção Três Planaltos, que foiiniciada na quarta-feira (19),em todo o Estado. Durantesos três dias de operação tam-bém foram apreendidos dezquilos de haxixe, 111 de ma-conha e recuperados cincoveículos com registro defurto ou roubo. Os traba-lhos de investigação da po-lícia local tiveram o apoioda população, que denun-ciou pelo telefone 181.

Policiais cumpriram mandados ontem (21) em Terra Roxa e Guaíra

Catve

Adolescente de 15 anos éapreendido com pistolaPoliciais militares do Ser-

viço Reservado, que atuamsem farda, apreenderam ummenor de idade portandouma pistola calibre 380, dealto poder de fogo. O fla-grante aconteceu quinta-fei-ra (20), à tarde, depois que o19º Batalhão recebeu infor-mação de que o suspeito comcamisa bordô havia embar-cado em um ônibus na Li-nha São Clemente, no mu-nicípio de Santa Helena, comdestino à rodoviária de To-ledo. A denúncia, entretan-to, era de que ele estariatransportando drogas.

A equipe foi até o local e

avistou o rapaz desembar-car do coletivo e ir até obanheiro do terminal rodo-viário, momento em foi rea-lizada abordagem e buscapessoal. Em sua cintura foilocalizada uma arma defogo, mas nesse momento orapaz fugiu em disparada.Ele conseguiu correr porcerca de 200 metros até serdetido pelos policiais, pró-ximo ao Fórum.

O adolescente, de apenas15 anos, é morador de Cas-cavel. O detido relatou teradquirido a arma no Para-guai, no dia anterior. Ele foiconduzido à Polícia Civil.

Pistola teria sido comprada no Paraguai, um dia antes

Divulgação/PM

Um acidente com vítimafatal foi registrado ontem(21) na PR-496, em TerraRoxa. Antônio Gomes daRocha, de 66 anos, pilotavauma moto que colidiu comum carro, na rodovia estadu-al. De acordo com informa-ções das polícias Civil e Mili-tar de Terra Roxa, que aten-deram a ocorrência, o aciden-te envolveu um Fiat Puntocom placas de Guaíra e umamoto Honda C-100, de TerraRoxa, conduzida por Rocha.

Após a colisão ainda a ser

apurada, o motociclista so-freu ferimentos graves, che-gou a ser socorrido e enca-minhado para o HospitalMunicipal de Terra Roxa,mas acabou morrendo antesmesmo de ser atendido uni-dade hospitalar. O corpodo motociclista foi encami-nhado para o Instituto Mé-dico Legal de Toledo, onde oexame de necropsia apon-tou politraumatismo comocausa da morte. AntônioGomes da Rocha será sepul-tado em Terra Roxa.

Idoso morre emacidente em Terra RoxaPF apreende R$ 500

mil em eletrônicosNo início da noite de quin-

ta-feira (20) equipes do Nú-cleo Especial de Polícia Maríti-ma (Nepom), da Polícia Fede-ral, localizaram cerca de R$ 500mil em eletrônicos importa-dos ilegalmente do Paraguai.A carga estava em um hotelno centro da cidade, descober-ta após denúncia anônima.

Quando os policiais che-garam um ônibus estava sen-do carregado com volumesiguais aos trazidos do Para-

guai, gerando o interesse pelaabordagem. Enquanto umaequipe verificava a procedên-cia da mercadoria já embarca-da no ônibus, outra foi visto-riar o hotel.

Os agentes encontraramdois homens desembalandoas mercadorias, provavelmen-te para abastecer o comércioda região. Entre as mercado-rias apreendidas estão peçasde computadores, pendrives,videogames de última gera-

ção, máquinas fotográficas,câmeras de segurança e tele-visores. No ônibus foramapreendidas mais mercadori-as, que deveriam abastecer acidade de Ribeirão Preto (SP).

Os dois homens que esta-vam com o maior volumede mercadorias no hotelassumiram a propriedade damercadoria, foram presos, en-caminhados até a Delegaciade Polícia Civil, pagaram fi-ança e foram liberados.

Page 35: 22 11 2014

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOLeopoldo Bona torna público que irá requer ao

IAP, Renovação da Licença de Operação para Suino-cultura – Sistema de UPL para 1000 matrizes implan-tada no Lote Rural N°101/A/B/B na Linha Flor doSertão – Distrito de Margarida. Município de Mare-chal Cândido Rondon, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOAurélio Maldaner torna público que irá requer ao

IAP, a Renovação da Licença de Operação paraAvicultura de Corte com capacidade para 70.500aves/lote implantada no Lote Rural N°148-A na LinhaBoa Esperança. Município de Entre Rios do Oeste,Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

Ricardo José Kemfer torna público que irá requerao IAP a Licença Prévia para Suinocultura – Sistemade Crechário para 4800 leitões a ser implantada noLote Rural N°237-A na Linha Esquina Bandeirantes –Distrito de Novo Três Passos. Município de MarechalCândido Rondon, Estado do Paraná.

Edição 3972 - O PRESENTE | 35SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014 EDITAIS

Page 36: 22 11 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.br SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 201436 | O PRESENTE

APARTAMENTO, vendo,150m², cobertura, fase finalde construção, c/ 2 quartos,suíte, bwc, sala de estar, salade jantar, 2 sacadas, terraço,área de serviço, R. Rio Gran-de do Norte, próx. ao CartórioEleitoral, ótima localização,MCR, R$ 420.000,00. Tr. (45)3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

APARTAMENTO, vendo,80m² + vaga de garagem,fase final de construção, c/ 2quartos, R. Rio Grande doNorte, próx. ao Cartório Elei-toral, ótima localização, MCR,R$ 240.000,00, última unida-de. Tr. (45) 3254-3083 ou9991-5266 (tim) com Imobi-liária Waldow, Creci J03479.

APARTAMENTOS, vendo, 2juntos, 65 m² cada, 2 quar-tos, sala de estar, sala de jan-tar, cozinha, bwc, terreno 396m², murado e cercado, no Lot.Independente, em MCR, R$260.000,00, estudo propos-ta. Tr. (45) 9979-1080 c/ Ade-lar ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 100 m², 3quartos, sala, cozinha, gara-gem, lavanderia, bwc, edícu-la de 68 m², terreno 12x40,na Rua Colombo, próximoao Sesc, em MCR, R$275.000,00. Tr. (45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim)com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

CASA, vendo, 220m², c/ 4quartos, sendo 3 suítes, hi-dro, garagem, c/ planta e es-critura, terreno 320m², próx.ao blocos Canadá, MCR, R$210.000,00. Tr. (45) 9979-9116 (após as 18hs).

CASA, vendo, 100 m², suí-te grande + 2 quartos, salade estar conjugada com salade jantar, cozinha, bwc soci-al, toda murada, averbada,na R. Men de Sá 1729, a 50m do Colegio Eron Domin-gue, em MCR, R$350.000,00, pode ser finan-ciada, aceito propostas. Tr.(45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim) com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 105 m², 1suíte + 2 quartos, jardim deinverno, sala, cozinha, la-vanderia, bwc social, gara-gem com churrasqueira,murada e cercada, no Lot.Roda d' água, MCR, R$200.000,00, sem entrada.Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 140m², c/2 quartos, sala, cozinha, 2bwc, garagem, área de fes-tas, R. Souza Naves esq.c/ R. 2 de Abril, Bairro VilaGaúcha, MCR, R$260.000,00. Tr. (45) 8821-9999 (tim) ou 8822-5555(claro) com Lodi Corretorde Imóveis, Creci F-25.522.

CASA, vendo, 140m², c/2 quartos, sala, cozinha,bwc, garagem, área de fes-tas, R. Continental, nº 885,Lot. Florença, MCR, R$180.000,00. Tr. (45) 8821-9999 (tim) ou 8822-5555(claro) com Lodi Corretorde Imóveis, Creci F-25.522.

CASA, vendo, 155 m², c/3 quartos, sala, cozinha,bwc, garagem, área de fes-tas, na Rua Ponta Grossa969, Jardim Paraíso, MCR,R$ 260.000,00. Tr. (45)8821-9999 (tim) com LodiCorretor de Imóveis, CreciF-25.522.

CASA, vendo, 158 m², ter-reno de 13x45, área de fes-tas, próxima ao Posto Tonin,R$ 280.000,00, aceito pro-posta. Tr. (45)9978-6422 ou9903-0280. Creci F-11955.

CASA, vendo, 165m², c/ 3quartos, sala, cozinha, 2bwc, garagem, área de fes-ta, Av. Maripá, nº 1920, MCR,R$ 800.000,00. Tr. (45)8821-9999 (tim) com LodiCorretor de Imóveis, CreciF-25.522.

CASA, vendo, 180 m², 1suíte + 2 quartos, sala de es-tar e jantar, cozinha, área deserviço, despensa, 2 bwc,garagem fechada p/ 2 veícu-los, terreno de 361 m² mura-do e cercado, no Lot. Alto daBoa Vista, MCR, R$385.000,00, entrada de 30%e saldo para safra de soja2015. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 200m², c/ 3quartos, 3 salas, 3 cozinhas,3 bwc, 3 garagens, área defestas, R. Men de Sá, nº 2507,Lot. Santa Mônica, MCR, R$270.000,00. Tr. (45) 8821-9999 (tim) ou 8822-5555 (cla-ro) com Lodi Corretor deImóveis, Creci F-25.522.

CASA, vendo, 40 m²,construída no fundo do ter-reno, ideal para construirmais uma na frente, sol damanhã, na Rua Alecrim715, Lot. Augusto I, emMCR, R$ 95.000,00. Tr.(45)9969-6919 com Valdirou 9965-4400 com Ivar,www.valdirimoveis.net.br.

CASA, vendo, 54m², alve-naria, c/ laje, 2 quartos, sala,cozinha, bwc, varanda, Lot.Recanto Feliz, MCR, R$100.000,00, pelo programaMinha Casa Minha Vida. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 225m², alve-naria, c/ 4 quartos, 2 suítes, 2bwc, 2 salas, cozinha, despen-sa, lavand., 2 garagens c/ por-tão elet., cercada, murada, ter-reno 800m², R. 31 de Março, nº1122, centro, MCR, R$550.000,00, aceito terreno demenor valor, ou casa, pode serfinanciada. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 64,56 m², 2quartos, sala de estar, escri-tório, hall, cozinha, lavande-ria, bwc social, no Lot. GralhaAzul, R$ 130.000,00, estudopropostas. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 67m², nova,alvenaria, c/ laje, 3 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand. fe-chada, c/ sobra de terreno nosfundos, Lot. Porto Bello, MCR,R$ 120.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 70m², alvena-ria, c/ laje, 2 quartos, sala, co-zinha, bwc, terreno 234m², R.Curitiba, nº 75, Lot. Luciana II,em MCR, R$ 120.000,00,pode ser financiada. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 75m², nova,alvenaria, c/ 3 quartos, sala,cozinha, terreno 14x33, Lot.Barcelona, MCR, R$130.000,00, aceito carro outerreno, pode ser financiada.Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretorde Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 91,63m², al-venaria, c/ 3 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., gara-gem, churrasq., Bairro Bo-tafogo, a 2 quadras da Av.Maripá, MCR, R$170.000,00, aceito terrenocomo forma de pgto. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 94m², semi-nova, c/ laje, 2 quartos c/ ar-cond. Split 12.000btu's, cozi-nha nova planejada, sala,bwc, lavand. e garagem co-berta, edícula, depósito, próx.a Super Creche, MCR, R$165.000,00, aceito terrenocomo forma de pgto. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, com laje,120 m², terreno de 600 m², a1 quadra da Av. Irio Welp,bem localizada, R$190.000,00, aceito propos-tas. Tr. (45)9978-6422 ou9903-0280. Creci F-11955.

Temperatura: 30º/22º Temperatura: 29º/22º Temperatura: 29º/22º Temperatura: 30º/22º Temperatura: 27º/21ºTemperatura: 29º/22º

Page 37: 22 11 2014

O PRESENTE | 37SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014 CLASSIFICADOS

CASA, vendo, alvenaria, c/3 quartos, sala, cozinha, 2bwc, lavand., varanda, gara-gem, churrasq., R. Três Pas-sos, Lot. São Francisco,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, esquina, c/3 quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., garagem, churrasq.,toda murada, terreno 230m²,R. Rio de Janeiro, centro,MCR, R$ 167.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, grande, 1suíte + 2 quartos, 2 salas,cozinha, bwc social, gara-gem p/ 3 carros, lavanderiagrande, toda reformada, ter-reno 16x24, Lot. Trento Bran-dalize, atraz do mercado All-mayer, R$ 400.000,00. Tr.(45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim) com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

CASA, vendo, na Rua 13de Setembro, 1 suíte + 2 quar-tos, bwc, sala, cozinha, lavan-deria, garagem, Lot. SãoFrancisco, em MCR, R$170.000,00, aceito cami-nhão, terreno ou área de ter-ra. Tr. (45) 3254-3083 ou9991-5266 (tim) com Imobi-liária Waldow, Creci J03479.

CASAS, vendo, 2, 56m²cada, c/ 3 quartos, sala, co-zinha, lavand., garagem,mesmo terreno, R. das An-dorinhas, nº 244, Lot. SãoFrancisco, MCR, R$110.000,00 cada, pode serfinanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com An-tonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CASAS, vendo, novas, emdiversos bairros, MCR, valora combinar, podem ser finan-ciadas pelo programa MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASAS , vendo, peloprograma minha casa,minha vida, disponiveisem diversos bairros. Tr.(45)9969-6919 com Valdirou 9965-4400 com Ivar,www.valdirimoveis.net.br.

CHÁCARA, vendo, 1 alq., a 7km de MCR, com plantação deeucalipto, na Linha Palmital,valor a combinar. Tr. (45)3254-7122 ou 9801-3579.

CHÁCARA, vendo, c/ ria-cho, 100% plana, próx. a As-soc. do Guarani, 3km deMCR, R$ 110.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CHÁCARAS, vendo,8.400m², 400m da novasede do CTG, 300m do as-falto, saída p/ Margarida, emMCR, valor a combinar. Tr.(45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim) com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

MEIO TERRENO, vendo, noBairro Santa Felicidade, va-lor a combinar. Tr. (45)3254-7122 ou 9801-3579.

PRÉDIO, vendo, integral ouparcial, c/ apartamento330m², sala comercial320m², anexo barracão200m², garagem 100m², R.7 de Setembro, nº 1744, cen-tro, MCR, valor e condiçõesa combinar. Tratar pelo fone(45) 9965-1830.

SALA COMERCIAL, vendo,56m², c/ cozinha, 2 bwc, ga-ragem, em fase final deconstrução, R. Rio Grandedo Norte, próx. ao CartórioEleitoral, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-3083 ou9991-5266 (tim) com Imobi-liária Waldow, Creci J03479.

SOBRADO, vendo,104,32m², esquina, c/ 2quartos, suíte, sala de estar,cozinha, bwc, lavabo, área deserviço, churraq., murado,cercado, Lot. Parque Ecoló-gico, MCR, R$ 240.000,00,estudo proposta. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

SOBRADO, vendo, 170 m²,novo, de esquina, suíte c/ hi-dromassagem e closet, 2quartos, sala de estar e jan-tar, cozinha, área de festas,2 bwc, garagem, 2 sacadas,excelente acabamento, naRua Castelo Branco 488,centro, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45)9962-6232 comCarlos. Creci F 18880

SOBRADO, vendo, 210m²,c/ 6 quartos, 2 bwc, 2 salas,2 cozinhas, 2 garagens, áreade festas, piscina, R. Bahia,nº 129, Lot. Ana Neusa,MCR, R$ 350.000,00. Tratarpelo fone (45) 8821-9999(tim) ou 8822-5555 (claro)com Lodi Corretor de Imó-veis, Creci F-25.522.

TERRA, vendo, 10.000 m²,sem benfeitorias, ao lado dofuturo lago municipal deQuatro Pontes, R$350.000,00, entrada + pra-zo. Tr. (45)3279-1666 ou8840-6226 Creci F-21.288.

TERRA, vendo, 2 alq., plan-ta 1.15 alq., com 3.000 pésde eucalipto de 4 anos, sembenfeitorias, Linha Vorá, Mar-garida, valor a combinar. Tr.(45)9848-6028 ou 3282-1095 com Mário.

TERRA, vendo, 2,8 alq.,planta 1,2, sem benfeitorias,doc. toda em dia, na regiãoda Linha Arara, próx. a MCR,R$ 115.000,00, preço deocasião, pode ser parcela-da. Tr. (45) 3254-3083 ou9991-5266 (tim) com Imobi-liária Waldow, Creci J03479.

TERRENO COMERCIAL,vendo, 4.200 m², na Rua Mi-nas Gerais esq c/ Rua 22 deAbril, R$ 1.600.000,00. Tr.(45)9969-6919 com Valdir ou9965-4400 com Ivar,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO , vendo,1.051,65 m², de esquina,possui 4 casas de madei-ra, todas alugadas, centro,em MCR, R$ 560.000,00,estudo propostas. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

TERRENO, vendo,12,60x40,20, no Lot. NovaAmérica, MCR, R$70.000,00, aceito carro. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretorde Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 12x42,murado de um lado, plaino,pronto p/ construir, Jd. Impe-rial, MCR, R$ 90.000,00,pode ser financiado. Tr. (45)3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 300m²,12,50x24, frente p/ o sol damanhã, Res. Vila Flora, próx.a Super Creche, MCR, R$75.000,00. Tr. (45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim)com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRENO, vendo, 318m²,12x26,5, R. Rogerio V. Grun,Lot. Prass, 6 quadras da Ve-terinária do Ari, MCR, R$115.000,00, parcelo parte.Tr. (45) 9135-3481 (tim)com Elsio.

TERRENO, vendo,331,5m², 13x25,5 comp.,Lot. Bem Te Vi, MCR, R$90.000,00, estudo propos-tas. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

TERRENO, vendo,358,80m², 12x29,90, frentep/ o sol da manhã, Res. VilaFlora, próx. a Super Creche,MCR, R$ 85.000,00. Tr. (45)3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 360m²,12x30 comp., c/ asfalto,muro, Lot. Higienópolis,MCR, R$ 68.000,00. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 364m²,14x26, sol da manhã, R. 31de Março, centro, Lot. Tren-to, MCR, R$ 175.000,00,pode ser financiado. Tr. (45)3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO, vendo,382,5m², 15x25,5 comp.,Lot. Beija Flor, MCR, R$120.000,00, estudo propos-ta. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

TERRENO , vendo,416m², 10,40x40, todo mu-rado, Lot. São Francisco,MCR, R$ 68.250,00, podeser f inanciado. Tr. (45)3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO , vendo,433m², c/ asfalto, muradonas laterais, no Conj.União, próx. a praça e a fu-tura instalação da unidadede saúde, em Quatro Pon-tes, R$ 100.000,00. Tr. (45)9832-0382.

TERRENO , vendo,441,60m², 12x36,80, Lot.Trentine, atrás do merca-do novo da Copagril, MCR,R$ 95.000,00, pode ser fi-nanciado. Tr. (45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim)com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRENO, vendo,484,375m², 12,5x38,75, Lot.Monte Carlo, em frente aomercado novo da Copagril,MCR, R$ 120.000,00. Tr.(45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim) com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo,591,50m², R. Darlei Brego-lli, Lot. Maioli, MCR, R$90.000,00. Tratar pelo fone(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 627m², no Lot. Pinz, saída paraMargarida, R$ 88.000,00,estudo propostas. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, lança-mento, loteamento novo,próximo ao mercado da Co-pagril II, prolongamento daAv. Rio Grande do Sul, valora combinar. Tratar pelo fone(45)9969-6919 com Valdir ou9965-4400 com Ivar,www.valdirimoveis.net.br.

APARTAMENTO, alugo,100m², c/ 2 quartos grandesclimatizados, demais de-pendências, cozinha c/ pia efogão, c/ sofá, em cima daMultiplex, MCR, R$ 724,00, c/avalista. Tr. (45) 3284-2591ou 9135-3475.

APARTAMENTO, alugo, c/2 quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., garagem, churrasq.,portão elet., parabólica, R.Concordia, nº 1126, MCR, R$580,00. Tr. (45) 9978-5714.

APARTAMENTO, alugo, c/2 quartos, suíte, bwc, sala,sala de estar, sala de jantar,lavand., bwc e dependênciap/ empregada, elevador, Ed.Valle do Reno, 5º andar, nº501, MCR, R$ 1.300,00. Tr.(45) 3254-2788.

APARTAMENTO, ofereçopara alugar, 1 quarto, sala,cozinha, bwc, lavanderia,centro, valor a combinar. Tr.(45)9801-2376.

APARTAMENTO, ofereçopara alugar, 2 quartos e de-mais dependências, centralde gás, portão eletronico, ga-ragem, no Res. Ana Luíza, naR. Presidente Costa e Silva1125, próximo a reeita fede-ral, MCR, R$ 730,00 + con-dominio. Tr. (45)3254-0298.

APARTAMENTO, ofereçopara alugar, 3 quartos, na Av.Irio Welp, valor a combinar.Tr. (45)8404-1596.

Page 38: 22 11 2014

38 | O PRESENTE CLASSIFICADOS SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014

APARTAMENTO, ofereçopara alugar, na Av. Parigot deSouza, em frente a Unipar,em Toledo, (está mobiliado,vendo os móveis por R$3.500,00), valor a combinar.Tr. (45)9915-5013.

APARTAMENTO, ofereçopara alugar, para uma pes-soa ou casal, garagem p/ 1veículo, ao lado do centro deeventos, valor a combinar. Tr.(45)9992-5176 com Mirta.

CASA GEMINADA, ofereçopara alugar, 1 suíte + 1 quar-to, garagem, churrasqueira,apróx. 110 m², na Av. Irio Welp5000, valor a combinar. Tr.(45)9981-9308.

CASA, alugo, nova, gemi-nada, c/ 1 quarto, garagem,semi mobiliada, R. ArlindoArtmann, nº 28, Jd. Modelo,MCR, R$ 530,00, sem con-domínio. Tr. (45) 9981-9308com Maria Inês.

CASA, alugo, alvenaria, c/2 quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., R. Talismã, nº 177,Lot. São Marcos, MCR, R$420,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9977-5515, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, alvenaria, c/laje, 3 quartos, suíte, 2 bwc,sala, cozinha, 3 lavand., ga-ragem p/ 4 carros, churrasq.,despensa, R. Ceará, nº1900, próx. ao Centro deEventos, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-0477 ou9977-5515, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, nova, c/ 1quarto, suíte, demais depen-dências, c/ ou sem móveis,preferência p/ 1 pessoa,próx. ao Posto Tonin, saídap/ Curvado, MCR, R$ 570,00.Tr. (45) 9913-1604.

CASA, ofereço para alugar,3 quartos, gargem para 1 car-ro, na Rua Tocantins 5389,Lot. Borboleta, próximo a Ve-terinária do Ari, em MCR, va-lor a combinar. Tr. (45)9930-6820 ou 9103-3552.

CASAS, ofereço para alu-gar, 1 de madeira e 1 de al-venaria, na Rua Santa Cata-rina 1380, próxima a HausBier, valor a combinar. Tr.(45)9977-0614 com Liro.

QUARTOS, alugo, c/ ousem móveis, próx. ao PostoTonin, saída p/ Curvado,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9913-1604.

QUITINETE, alugo, centro,em MCR, valor a combinar.Tratar pelo (45) 9938-5408com Lena.

QUITINETE, ofereço paraalugar, centro, valor a com-binar. Tr. (45)9801-2376.

AGILE 1.4, vendo, ano2012, completo, impecá-vel, R$ 30.000,00. Tratarpelo (45)9936-5937.

ASTRA HATCH 2.0, vendo,ano 2010, preto, banco decouro, ar digital, 4 pneus no-vos, R$ 28.000,00, aceitocarro de menor valor. Tr. (45)9991-4477.

CAMINHÃO MB 715, ven-do, ano 2004, R$ 56.000,00.Tr. (45)9993-1855 ou 3254-7076 com Ruben.

CELTA 1.0, vendo, ano2009, vermelho, 4 portas,básico, R$ 18.000,00, acei-to moto de menor valor. Tr.(45) 9991-4477.

CITROEN C4 PALLAS,vendo ou troco, ano 2008,completo, banco de couro,chave reserva, manual, R$33.000,00. Tr. (45)9905-8531 ou 9136-8813.

CONJUNTO 7 EIXOS, ven-do, ano 2004, cavalo meca-nico MB 1944 S, carreta bi-trem guerra, valor a combi-nar. Tr. (45)9929-8345.

CORSA CLASSIC, vendo,ano 2012, cinza, completo, R$23.000,00. Tr. (45)9991-4477.

DOBLÔ ADVENTURE, ven-do, ano 2006, prata, comple-ta, impecável, R$ 28.500,00.Tr. (45)9936-5937.

ECOSPORT, vendo, ano2007, prata, completa,pneus novos, R$ 27.500,00.Tr. (45)9936-5937.

ESCORT GL, vendo, ano99/00, placa A, ótimo esta-do, R$ 9.500,00, pode serfinanciado, aceito troca ouproposta. Tr. (45) 8821-9999 (tim) ou 8822-5555(claro) com Lodi.

F-1000 TURBO XLT, vendo,ano 98, vermelha, motorMWM, completa, carroceriade madeira, valor a combi-nar. Tr. (45)9993-1855 ou3254-7076 com Ruben.

FIESTA HATCH, vendo, ano2004, turbo, 95 cv, completomenos vidros, ótimo estado,valor a combinar. Tr.(45)3254-2851 ou 9933-4794 com Arno.

GOL 1.0, vendo, 2 portas,prata, DH, R$ 8.000,00. Tr.(45)9993-1855 ou 3254-7076 com Ruben.

GOL 1000, vendo, ano 2003,8 v, prata, 4 portas, 114.000 Km,cd player, MP3, R$ 13.000,00.Tr. (45)9971-1104.

GOL BOLINHA, vendo, ano97, 2 portas, prata, motor fei-to, impostos pagos, R$9.000,00, sem troca. Tr.(45)9910-7058.

HONDA CIVIC LXL, vendoou troco, ano 2004, ar-cond.,vidros eletricos, DH, couro,cambio automático, ótimaconservação, placa A, valor acombinar. Tr. (45)9912-5550.

JEEP WILLYS, vendo,ano 73/74, modelo militar,todo restaurado, motor6cc, valor a combinar. Tr.(45)9936-5937.

KA, VENDO, ANO 2012/13,PRETO, C/ AR-COND., VA-LOR A COMBINAR. TR. (45)9916-1010.

KOMBI STANDARD, ven-do, ano 2011, 9 lugares, todrevisada, R$ 28.500,00. Tr.(45)9936-5937.

MERIVA JOY 1.8, vendo,manual, 112.000 Km, todorevisado, R$ 25.000,00. Tr.(45)3253-1513 ou 9911-7578 com Juliano.

MONTANA, vendo, ano2012/13, prata, completa, R$30.000,00. Tratar pelo fone(45)3281-1163.

PASSAT HIGHLINE 2.0TURBO, vendo, ano 2008, xe-non, banco elétrico, R$51.000,00. Tratar pelo fone(45)9936-5937.

PEUGEOT 207 1.4 FLEX,vendo, ano 2010, ar-cond., vi-dros, DH, retrovisor elétrico,trava, placa A, estado denovo, valor a combinar. Tr.(45)9936-8717.

SANDERO 1.0, vendo, ano2012, 4 portas, ar cond., DH,impecável, R$ 25.000,00. Tr.(45)9936-5937.

Page 39: 22 11 2014

O PRESENTE | 39SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014 CLASSIFICADOS

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 19/11/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 20/11/2014R$ 2,00

PARA ASSINANTES

SANTANA 2.4, vendo,ano 2012, prata, 16v, auto-mático, 50.000km, placa A,R$ 66.000,00, abaixo da ta-bela fipe. Tr. (45) 9918-5675 com José.

SAVEIRO 1.6 MI, vendo,ano 2012, ger 5/6 CS, R$28.000,00, aceito troca, podeser financiado. Tr. (45) 8821-9999 (tim) com Lodi.

SAVEIRO MI, vendo, ano2007, motor AP 1.6, flex, todarevisada, R$ 19.500,00. Tr.(45)9936-5937.

SAVEIRO, vendo, ano2011, completa, chave reser-va, manual, R$ 28.500,00. Tr.(45)9936-5937.

SCENIC PRIVILEGE 1.6,vendo, ano 2005, prata,completo, chave reserva,pneus novos, R$ 20.000,00,aceito carro de menor valor.Tr. (45) 9991-4477.

UNO VIVACE, vendo, ano2011, 4 portas, completo,baixa Km, R$ 24.500,00. Tr.(45)9936-5937.

VECTRA ELEGANCE, ven-do, ano 2008/08, prata,completo, automatico, ban-cos em couro, 2º dono, im-pecável, R$ 32.800,00. Tr.(45)9965-9142.

VECTRA ELITE 2.0, vendo,ano 2009, prata, 4 pneus no-vos, bancos em couro, auto-matico, sensor de ré, com87.000 Km, valor a combinar.Tr. (45)9995-1222.

VECTRA GLS, vendo, ano98, prata, revisado, R$15.000,00. Tr. (45)9993-1855ou 3254-7076 com Ruben.

BIZ 125 ES, vendo, ano2009, bordô, com partidaelétrica, valor a combinar. Tr.(45)9995-1221.

BOULEWARD 1500 C,vendo ou troco, ano 2007,Suzuki, 27.000km, ótimo es-tado, valor a combinar, acei-to Honda Civic, Vectra ou Gol.Tr. (45) 9941-3550.

BROS NXSR 150 ES, ven-do, ano 2007, R$ 5.500,00.Tr. (45)9993-1855 ou 3254-7076 com Ruben.

CB 300 R, vendo, ano2014/14, preta, com 1.600Km, sem detalhes, tirada naKaefer, R$ 12.900,00. Tr.(45)9965-9142.

CBX 250, vendo, ano2005, preta, bom estado, R$4.990,00. Tratar pelo fone(45) 9941-3550.

CG 125 ML, vendo, embom estado, ano 87, R$1.650,00. Tratar pelo fone(45) 9941-3550.

CG 125, vendo, ano 2001,azul, bom estado, R$2.800,00. Tratar pelo fone(45) 9941-3550.

CG 125, vendo, ano 2012,com partida eletrica, R$4.500,00. Tratar pelo fone(45)9916-0002.

DREAM, vendo, ano 98,azul, ótimo estado, R$2.350,00, aceito troca. Tr.(45) 9941-3550.

MOTO JOG, vendo outroco, ano 97, documentosatrasados, R$ 500,00,aceito bicicleta de menorvalor. Tr. (45)3254-0003 ou9936-9573.

TENERÉ 600, vendo outroco, R$ 9.000,00. Tr.(45)9812-2604.

TITAN, vendo, ano 2003,R$ 2.500,00. Tr. (45)9993-1855 ou 3254-7076 comRuben.

TWISTER, vendo ou troco,ano 2003, preta, ótimo esta-do, R$ 4.500,00. Tr.(45)9908-3451.

TWISTER, vendo, ano2005, R$ 5.500,00. Tr.(45)9993-1855 ou 3254-7076 com Ruben.

XRE 300, vendo, ano 2011,R$ 11.000,00. Tratar pelofone (45)3253-1513 ou 9911-7578 com Juliano.

ACORDEON, vendo, To-deschine, 48 baixos, ótimoestado, valor a combinar,aceito novilhas em troca. Tr.(45) 9988-8654.

ASSOALHO, vendo, 60m², de pinheiro araucaria e4 janelas venezianas, demadeira, 0.96x1.26 m, usa-dos, valor a combinar. Tr.(45)9988-4004.

BARCO DE ALUMINIO,vendo, conjunto completo, 6m, motor 25 Hp, carretanova, R$ 11.000,00. Tr.(45)9923-5587.

BARRACÃO, vendo, pré-moldado, 240m², 20x12, 4mde altura, em concreto, en-trego instalado, coberturametalica, R$ 80,00 o m². Tr.(45) 9969-9004.

CACHORROS, vendo,adultos, pequines, pintcher,poodle, schitzu, lhasa, valora combinar. Tr. (45)3254-3025 ou 9985-3400.

CARROCERIA DE MADEI-RA, vendo, para F-1000, óti-mo estado de conservação,valor a combinar. Tr.(45)8814-3463 (claro) ou9859-2576 (tim).

CAVALO MANSO DEMONTARIA, vendo, valor acombinar. Tratar pelo fone(45)9984-3409.

EQUIPAMENTOS PARALAVA CAR, vendo, valor acombinar. Tratar pelo fone(45)9823-5490.

FAÇO serviços de pinturase soldas em portões, grades,janelas, portas, calhas e te-lhados, interessados. Tr. (45)9909-8309 ou 9933-4262.

FILHOTES, vendo, Pequi-nês e Lhasa Apso, vacina-dos e desverminados, valora combinar. Tr. (45)9985-3400 ou 3254-3025.

FILHOTES, vendo, York ePintcher, vacinados e des-verminados, valor a combi-nar. Tr. (45)3254-3025 ou9985-3400 com Nelli.

FREEZER, vendo, 2, expo-sitores para bebida, marcaGelopar, valor a combinar. Tr.(45)9969-4646 com Antonio.

INSTALADOR DE ANTE-NAS, parabólicas, sky e digi-tais, consertos e instalaçõesem geral, interessados. Tr.(45) 9945-6693 com Marcio.

JOGOS DE MESA, vendo,12, com 4 cadeiras cada, demadeira, ótimo para lancho-nete ou restaurante, valor acombinar. Tr. (45)9969-4646com Antonio.

LIMPA PISO, polimento,tira manchas, riscos e en-cardidos da superfície doporcelanato, cerâmica, gra-nito, pedras em geral, poli-mento de granitilha e con-creto, interessados. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

MOLDURAS, vendo, de ci-mento, p/ portas e janelas,valor a combinar. Tr. (45)9999-4891.

OFERTA DE TRABALHO p/instalação de som, alarmes,travas, vidros elét., ar-cond.,p/ sexo masculino, acima de18 anos, c/ experiência, inte-ressados. Tr. (45) 3284-2591 ou 9135-3475 (tim)com Cristiane ou Elsio.

OFERTA DE TRABALHO,para auxiliar de produção, se-tor de industria metalurgica,salário, comissão e bonus. Tr.(45)3254-7056 ou 9992-3609, www.academialivre.net.

OFERTA DE TRABALHO,para cozinheira, de segundaa sábado, das 18 h às 00 h,somente com experiência.Tratar pelo fone (45)9938-1174 com Carla.

OFERTA DE TRABALHO,para instrutor de trânsito, te-órico/prático. Tratar pelo fone(45)9916-0002.

OFERTA DE TRABALHO,para manicure, com experi-ência. Tr. (45)3254-0925 ou9961-4065.

PADARIA, vendo ou alugo,valor a combinar. Tratar pelofone (45)9996-4169 ou9970-7226.

PAINEL DE LED, vendo,para publicidade, 3x2 m., va-lor a combinar. Tratar pelo(45)8802-5136.

PÁSSAROS, vendo, Cala-fate, Catorita Inglesa e Co-dorna Chinesa, valor a com-binar. Tr. (45)3254-3025 ou9985-3400 com Nelli.

PROCURO senhor p/ ser-viços gerais, interessados.Tratar pelo (45) 9913-1604ou 8813-7030.

PROCURO VENDEDORASpara fazer cadastro da Natu-ra. Tr. (45)9962-2164.

SERRARIA, vendo, com-pleta, c/ afiação, em MCR,valor a combinar. Tr. (45)9950-0412 ou 9970-7163.

TIJOLOS, vendo, novos, 6furos, 2.000 unidades, R$300,00 o milheiro. Tr. (45)9931-3874.

VENDO, areia e pedra,carga fechada, R$ 35,00 om³. Tr. (45) 9946-4733.

VENDO, loja de confecçãoe enxoval infantil, 80m², c/bwc, sem garagem, porta deentrada em alumínio, emMCR, R$ 85.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

COBERTURAS, vendo, decavalo, das raças Quartode Milha, Paint Horse, nascores Baio Amarilho, Pretoe Branco, Castanho eBranco, 3 garanhões, R$1.200,00 cada cobertura.Tr. (45) 3254-2730 ou9841-7917 com Diego.

EXAUSTORES, vendo, 12,p/ aviário e chiqueirão, c/ 3pás, motor monofásico, 1 cvc/ cone, marca Agromarau,bom estado, R$ 650,00cada. Tr. (45) 8818-2844com Tais.

NOVILHAS, vendo, 8, Ho-landesas, 4 a 9 meses deidade, valor a combinar. Tr.(45)9953-4901.

PLAINA DIANTEIRA, ven-do, Sfil, 2011, pantografica,concha, lamina e bag, trator4 cil., R$ 25.000,00. Tr.(45)9936-2984 com Manoel.

PLANTADEIRA, vendo,usada, Semeato, PSM 102,reformada, c/ recâmbio, R$15.000,00, sendo R$5.000,00 de entrada + 2parcelas para março de2015 e março de 2016 Tr.(45) 9941-7454 (ao meiodia) com Sergio.

TRATOR VALTRA BM 125,vendo, ano 2008, cabine ori-ginal, em ótimo estado, va-lor a combinar. Tr. (45)9936-2984 com Manoel.

TRATOR, vendo, New Ho-lland 7630, ano 2005, valora combinar. Tratar pelo fone(45)9927-0825.

Page 40: 22 11 2014
Page 41: 22 11 2014

SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014 Edição 3972 - O PRESENTE | 01

Page 42: 22 11 2014

Continua

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE OPERAÇÃO

DE REGULARIZAÇÃORogério Claudio Mundt torna público que reque-

reu ao IAP Licença de Operação de Regularizaçãopara empreendimento de piscicultura, implantado noLote Rural 57/C/A, saída para o Parque de Exposi-ções, município de Pato Bragado, PR.

02 | O PRESENTE - Edição 3972 EDITAIS SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014

Page 43: 22 11 2014

Edição 3972 - O PRESENTE | 03SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014 EDITAIS

Page 44: 22 11 2014

04 | O PRESENTE - Edição 3972 EDITAIS SÁBADO, 22 DE NOVEMBRO DE 2014