2197

16
CMYK CMYK Prefeitos da região definem novos presidentes da AmplaNorte Câmara aprova oito projetos de lei em sessão extraordinária Porto União e Major Vieira recebem equipamentos da Secretaria de Agricultura ENCONTRO PÓLÍTICA INVESTIMENTO > Página 5 > Página 7 > Página 8 > Página 3 Caetano Costa, 1230, Centro - Canoinhas/SC Ano VIII Edição: 2.197 www.diariodoplanalto.com.br 2,00 R$ Canoinhas (SC), quarta-feira, 18 de dezembro de 2013 JOCELLI MOREIRA/DIVULGAÇÃO Coral Anjos da Paz emociona público com canções natalinas BR 280, nº 2650 - Água Verde Com um repertório que transmitiu mensagens de paz, amor e bom natal aos canoinhenses, o Coral encantou a comunidade nesta segunda-feira, 16, em apresentação realizada nas escadarias da igreja Matriz Cristo Rei

Upload: jornal-diario-do-planalto-canoinhas

Post on 28-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Diário do Planalto, 18 de dezembro de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: 2197

CMYK

CMYK

1Canoinhas (SC), quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Prefeitos da região definem novos presidentes da AmplaNorte

Câmara aprova oito projetos de lei em sessão extraordinária

Porto União e Major Vieira recebem equipamentos da Secretaria de Agricultura

ENCONTRO

PÓLÍTICA

INVESTIMENTO

> Página 5

> Página 7

> Página 8 > Página 3

Caetano Costa, 1230, Centro - Canoinhas/SC

Ano VIII Edição: 2.197 www.diariodoplanalto.com.br 2,00R$Canoinhas (SC), quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

JOCELLI MOREIRA/DIVULGAÇÃO

Coral Anjos da Paz emociona público com canções natalinas

BR 280, nº 2650 - Água Verde

Com um repertório que transmitiu mensagens de paz, amor e bom natal aos canoinhenses, o Coral encantou a comunidade nesta segunda-feira, 16, em apresentação realizada nas escadarias da igreja Matriz Cristo Rei

Page 2: 2197

CMYK

CMYK

2Canoinhas (SC), quarta-feira,

18 de dezembro de 2013

noite escura e mostrou-se à luz do dia, é porque habita o íntimo das criaturas. Existindo nas Almas e nos corações, se fará presente onde estiver o ser humano.

SOCIEDADE SOLIDÁRIA E ALTRUÍSTICADebate-se em toda a parte a brutalidade infrene e fica-se cada vez mais perplexo por não se achar uma eficiente saída, apesar de tantas teses brilhantes. É que a resposta não está longe, e sim perto de nós: Deus, que não é uma ilusão. Paulo Apóstolo dizia: “Vós sois o Templo do Deus Vivo” (Se-gunda Epístola aos Coríntios, 6:16). Ora, João Evangelista, por sua vez, asseverou que “Deus é Amor” (Primeira Epístola de João Evangelista, 4:8). Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, pelos milênios, vem pacientemente ensinando e esperando que, por fim, apren-damos a viver em comunidade. Trata-se da perspectiva nascida do Seu coração, que é solidária e altruística, firmada no Seu Mandamento Novo: “Amai-vos como Eu vos amei” (Evangelho segundo João, 13:34), a Lei da Solidariedade Espiritual e Hu-mana, sem o que jamais este planeta conhecerá a justiça social verdadeira.

Num futuro que nós, civis e militares de bom senso, de-sejamos próximo, não mais se firmará a Paz sob as esteiras rolantes de tanques ou ao

troar de canhões; sobre pilhas de cadáveres ou multidões de viúvas e órfãos; nem mesmo so-bre grandiosas realizações de progresso material sem Deus. Isto é, sem o correspondente avanço ético, moral e espiritual.

OUTRO PARADIGMADeve haver um paradigma para a Paz. Qual? Os governantes do mundo? Todavia, na era contemporânea, enquanto se põem a discuti-la, seus países progressivamente se armam. Tem sido assim a história da “civilização”... “Quousque tan-dem, Catilina?” (Até quando, Catilina?) A Sabedoria Divina, no entanto, adverte que, se queremos a Paz, devemos preparar-nos para ela. E Jesus nos apresentou um excelente caminho: “Minha Paz vos dei-xo, minha Paz vos dou. Eu não vos dou a paz do mundo. Eu vos dou a Paz de Deus, que o mundo não vos pode dar. Não se turbe o vosso coração nem se arreceie, porque Eu estarei convosco, todos os dias, até o fim dos tempos” (Evangelho segundo João, 14:27). Que tal experimentá-lo?

Violência doméstica

O site de notícias iG divulgou um estudo da Universi-dade de Brasília (UnB), em que mostra que 52,45% dos casos de maus-tratos contra crianças são pratica-dos pelas mães das vítimas. Os pais são os responsá-veis pela violência em 42% das vezes. Os números têm como base o Serviço de Assessoramento a Juízos Crimi-nais (Serav) de 2010.Apesar de, supostamente, a surra ser considerado algo normal, foram os outros genitores ou até os avós que denunciaram a violência contra crianças e adolescen-tes dentro de casa em quase todos os casos analisados pela UnB.O problema muita vezes é que no momento de tentar educar os filhos, os pais podem passar do limite e, ao invés, de melhorar o comportamento do filho, pode transformar a situação em algo mais grave.O melhor a se fazer para conseguir ou caminhar para conseguir a prevenção da violência doméstica seria criar um ação conjunta em o Judiciário e os órgãos públicos responsáveis pela proteção da criança e do adolescente, como destacou a pesquisadora Cristiane Rodrigues, em entrevista ao site de notícias.

Paz em 2014

PAIVA NETTO

Mundo em guerra, ou me-lhor, mundo sempre em guerra. Então, é igualmente hora, no raiar de mais um ano, de falar na Paz e de lutar por ela, até que seja alcançada, incluída a paz no trânsito, em que os desas-tres vitimam tanta gente. Um dos perigos que a Humanidade atravessa é a vulgarização do sofrimento. De tanto assistir a ele pela necessária mídia, par-cela dos povos pode passar a tê-lo como coisa que não possa ser mudada. Eis o assassínio da tranquilidade entre pessoas e nações quando se deixam arrastar pelo “irremediável”. Ora, tudo é possível melhorar ou corrigir nesta vida, como no exemplo de Bogotá.

Se, pelo massacre das notícias trágicas, as famílias se acostumarem ao absurdo, este irá tomando conta de suas existências.

Todos estão profundamen-te preocupados com a selvage-ria que campeia na Terra, à cata de uma solução para pelo me-nos diminuir a violência, que saiu dos lugares ocultos, das madrugadas sombrias, ganhou as ruas e os lares, pois invadiu as mentes. Contudo, hoje, cres-ce o entendimento de que, se há violência, não é só problema dos governos, das organiza-ções policiais, marcantemente, porém, um desafio para todos nós, sociedade. Se ela saiu da

JOSÉ DE PAIVA NETTO é jornalista, radialista e

escritor

Envie seu artigo para [email protected]

Mín: 14ºC Máx: 28ºC

Céu com algumas nuvens Sol com muitas nuvens Sol com algumas nuvens Céu com algumas nuvens

Page 3: 2197

CMYK

CMYK

3Canoinhas (SC), quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Canoinhas Diário

JUCELLI MOREIRA/DIVULGAÇÃO

Coral emociona público com canções natalinasEVENTO

Com um repertório que transmitiu mensagens de paz, amor e bom natal aos canoinhenses, o Coral encantou a comunidade nesta segunda-feira

Mais de cem vozes esti-veram unidas em um grande coro que, nas escadarias da igreja Matriz Cristo Rei, entoou canções natalinas para mais de 400 pessoas. A apresentação do coral Anjos da Paz, que foi realizada na noite desta segunda-feira, 16, integrou a programação do Natal Feliz em Canoi-nhas.

Com um repertório que transmitiu mensagens de paz, amor e bom natal aos canoinhenses, o Coral en-cantou a comunidade, que antes das 20h já aguarda-va pelas apresentações. O evento contou com a partici-pação do prefeito Beto Faria; da primeira-dama, Larissa Faria e dos secretários mu-nicipais de administração, Argos José Burgardt e de Desenvolvimento Rural, Joercio Mielke.

A abertura do evento fi-cou por conta dos professo-res de projetos da secretaria municipal de Educação, que iniciaram as atividades da noite cantando a música “Natal todo dia”. Acompa-nhados dos ajudantes do Papai Noel, os professores conduziram as crianças aos seus lugares e despertaram no público o clima natalino. Para o prefeito, Beto Faria, a apresentação mostrou o ta-lento das crianças e equipe da rede municipal de ensi-no. “Foi uma noite emocio-

COM ASSESSORIACanoinhas

nante e as estrelas principais deste espetáculo foram os professores e as crianças das escolas do município, que com muito talento entoaram canções natalinas”, avaliou o prefeito.

Este ano o Coral Anjos da Paz teve a regência das pro-fessoras Jaqueline Carvalho do Prado e Aline Lourenço, além da colaboração de professores e equipes das escolas municipais.

3622-4949

Page 4: 2197

CMYK

CMYK

4Canoinhas (SC), quarta-feira,

18 de dezembro de 2013

DIVULGAÇÃO

Estado DiárioSistema de Cadastro Ambiental Rural é lançado em Santa Catarina

Os proprietários ou possuidores de imóveis rurais de Santa Catarina contam agora com uma nova ferra-menta eletrônica para o registro das informações ambientais referentes à terra. O Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) foi lançado em Santa Catarina pelo Ministério do Meio Am-biente (MMA) nesta terça-feira, 17. A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca explica que é no SiCAR que os proprietários ou possuidores de imóveis rurais devem inscrever o Cadastro Am-biental Rural (CAR), o registro público é obrigatório e garante a regularização ambiental do imóvel.

O secretário de Estado da Agricultu-ra e da Pesca, João Rodrigues, ressalta que o CAR faz parte do processo de implantação do novo Código Florestal e é obrigatório para todos os imóveis ru-rais, sejam eles públicos ou privados. O Cadastro tem como objetivo promover a identificação e integração das infor-mações ambientais das propriedades e posses rurais visando à comprovação de regularidade ambiental, seguran-ça jurídica para produtores rurais, acesso ao crédito rural, acesso aos programas de regularização ambiental e instrumento para planejamento do

imóvel rural.“Com o Cadastro, os proprietários

ou possuidores de imóveis rurais não precisarão mais fazer a averbação da Reserva Legal em cartório. Já que a Reserva Legal estará registrada no CAR, e, após aprovação pelo órgão competente, não poderá ser alterada”, lembra João Rodrigues. O secretário--adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, explica que para se inscreverem no CAR os proprietários ou possuidores de imóveis rurais de Santa Catarina devem procurar os escritórios da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e tam-bém as entidades habilitadas a atuar como facilitadores, como sindicatos e cooperativas.

Segundo Spies, o SiCAR traz as imagens aéreas de todos os imóveis rurais, tornando o cadastro dos imó-veis mais fácil para os agricultores ou facilitadores. “O lançamento da ferramenta eletrônica do SiCAR e a sua disponibilização para Santa Catarina representam um grande avanço para a regularização ambiental das proprieda-des rurais, pois é um ato simples e que traz tranquilidade, segurança jurídica e condições para produção agrícola em harmonia com a preservação ambien-tal”, destaca Spies.

COM ASSESSORIASanta Catarina

FERRAMENTA

Ao enviar o Cadastro para o banco de dados do Ministério do Meio Ambiente, o proprietário ou possuidor de imóvel rural fica em dia com as exigências

Por meio de site da internet www.car.gov.br, será possível cadastrar as informações dos imóveis rurais

Casa com 97,00m², terreno aprox. 162,50m², com sala, cozinha, banheiro, 3 quartos, garagem. Localizada na Rua Sofia Movakoski, Campo da Água Verde. VALOR R$ 80.000,00.

Casa com 70,00m², terreno com 500,00m², com 02 quartos, sala, cozinha, Banheiro, lavanderia e garagem. Localizada na Rua Carlos Wagner, Campo da Água verde. VALOR R$ 130.000,00.

Casa com 166,00m², terreno com 421,00m². com suíte , 2 quartos, banheiro, sala de estar, escritório, cozinha com armários, área de serviço, garagem p/ 02 carros, churrasqueira, piscina Localizado na rua Flávio Haensch,, Boa Vista .VALOR R$ 230.000,00.

Casa com 97,00m², terreno aprox. 162,50m², com sala, cozinha, banheiro, 3 quartos, garagem. Localizada na Rua Sofia Movakoski, Campo da Água Verde. VALOR R$ 80.000,00.

Casa com 70,00m², terreno com 500,00m², com 02 quartos, sala, cozinha, Banheiro, lavanderia e garagem. Localizada na Rua Carlos Wagner, Campo da Água verde. VALOR R$ 130.000,00.

Casa com 166,00m², terreno com 421,00m². com suíte , 2 quartos, banheiro, sala de estar, escritório, cozinha com armários, área de serviço, garagem p/ 02 carros, churrasqueira, piscina Localizado na rua Flávio Haensch,, Boa Vista .VALOR R$ 230.000,00.

Casa com 97,00m², terreno aprox. 162,50m², com sala, cozinha, banheiro, 3 quartos, garagem. Localizada na Rua Sofia Movakoski, Campo da Água Verde. VALOR R$ 80.000,00.

Casa com 70,00m², terreno com 500,00m², com 02 quartos, sala, cozinha, Banheiro, lavanderia e garagem. Localizada na Rua Carlos Wagner, Campo da Água verde. VALOR R$ 130.000,00.

Casa com 166,00m², terreno com 421,00m². com suíte , 2 quartos, banheiro, sala de estar, escritório, cozinha com armários, área de serviço, garagem p/ 02 carros, churrasqueira, piscina Localizado na rua Flávio Haensch,, Boa Vista .VALOR R$ 230.000,00.

Casa com 153,00m², terreno com 870,00m²,com sala de estar, jantar, cozinha, dispensa, 03 quartos, 02 banheiros, lavanderia, garagem, churrasqueira. Localiza-da na Rua Emilio Scholze, Jardim Esperança. VALOR R$280.000,00.

Terreno com 440,00m². Lo-calizado na Rua Ernestina B. Cordeiro, Alto da Tijuca. VALOR R$ 75.000,00.

Terreno com área de 956,25m². Localizado Alfredo Paul, Campo da Agua Verde. VALOR R$ 96.000,00.

Terreno com 600,00m². Localiza-do na Rua Erna Schumacher, Jardim Esperança. VALOR R$ 98.000,00.

Terreno com 509,10m². Localiza-do na Rua Francisco José Klahould, Boa Vista. Valor: R$110.000,00.

Terreno com 723,68m², Localiza-do na Rua Cidade de Jaú, Alto das Palmeiras. Valor: R$ 140.000,00.

Terreno com3 17,00m², Localiza-do na Rua Emilio Scholze, Centro. Valor: R$ 165.000,00.

Terreno urbano com 4.050.00m². Frente 40,00, localizada na Rua Sérgio Gapski, Bairro Água Verde, 50 metros da BR-280. VALOR R$ 345.000,00.

Casa com 97,00m², ter-reno aprox. 162,50m², com sala, cozinha, ba-nheiro, 3 quartos, ga-ragem. Localizada na Rua Sofia Movakoski, Campo da Água Verde. VALOR R$ 80.000,00.

Casa com 70,00m², ter-reno com 500,00m², com 02 quartos, sala, cozinha, Banheiro, lavanderia e garagem. Localizada na Rua Carlos Wagner, Campo da Água verde. VALOR R$ 130.000,00.

Casa com 166,00m², terreno com 421,00m². com suíte , 2 quartos, banheiro, sala de estar, escritório, cozinha com armários, área de serviço, garagem p/ 02 carros, churrasqueira, pis-cina Localizado na rua Flávio Haensch, Boa Vista .VALOR R$ 230.000,00.

Por meio de site da internet www.car.gov.br, será possível cadastrar as informações dos imóveis rurais, indicando localização, perímetro, áreas de vegetação nativa, Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal (RL), e de uso restrito. O Cadastro (CAR) opera como uma base de dados que integra informações ambientais das propriedades e posses, e tem também diversas aplicações, seja para o controle e monitoramento

do desmatamento, como para plane-jamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Ao enviar o Cadastro para o banco de dados do Ministério do Meio Ambien-te, o proprietário ou possuidor de imóvel rural fica em dia com as exigências do novo Código Florestal, entretanto, se a propriedade precisar de correções ambientais deverá aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). Até o final do ano, a Presidência da

República deverá emitir o Decreto de Regulamentação do PRA.

A Secretaria de Estado da Agri-cultura e da Pesca, a Secretaria de Estado Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria de Estado da Casa Civil convocam reunião com entidades inte-ressadas em atuar como facilitadores para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) no dia 28 de janeiro, em Florianópolis. Durante a reunião será definido tam-bém o programa de treinamento.

Page 5: 2197

CMYK

CMYK

5Canoinhas (SC), quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

ANA PAULA PIGATTO/DIVULGAÇÃO

Cidades DiárioPrefeitos da região definem novos presidentes da AmplaNorte e do Cisamurc

ENCONTRO

O prefeito de Monte Casteloe o prefeito de Bela Vista do Toldo, respectivamente, foram eleitos os novos presidentes da AmplaNorte e do Consórcio

ferrovia turística do Contestado. O presidente da Amplanorte, Prefeito de Mafra Roberto Scholze, entende que é de grande importância pro-fissionalizar a Associação. “Desta forma, teremos cada vez mais con-dições de oferecer aos municípios serviços diferenciados e de quali-dade, como na área jurídica e na assessoria na parte dos projetos”, afirmou.

LOGOS ASSESSORIAO representante da empresa apre-

sentou aos prefeitos os serviços que a Logos oferece, de assessoria para elaboração, acompanhamento e gerenciamento de projetos junto ao Governo Federal. A proposta da empresa é oferecer estes serviços aos municípios através da Ampla-norte, no sentido de promover o desenvolvimento regional.

ASSESSORIA JURÍDICAA procuradora do Município de São Bento do Sul, advogada Katherine Schreiner, falou aos presentes so-

bre as semelhanças existentes nas questões culturais e econômicas, bem como nos problemas jurídicos que interferem no desenvolvimento dos municípios. Desta forma, ela apresentou aos presentes algumas propostas para oferecer, através do escritório que representa, serviços de assessoria jurídica permanente para a Associação e seus municípios.

FERROVIA DO CONTESTADODe acordo com o representante de Três Barras, a ferrovia turística

deve passar por Mafra, Três Barras, Irineópolis e Porto União, fazendo regularmente o trecho Três Barras – Marcílio Dias, e demais trechos eventuais, podendo atingir apro-ximadamente 8.800 pessoas por ano. “A nossa ideia é agregar va-lores culturais e econômicos pelos municípios da região pelos quais a rodovia passará, bem como os municípios vizinhos, que também poderão se beneficiar com a venda de produtos da agricultura familiar, por exemplo”, explicou Hoppe.

ROSSI JÚNIORCanoinhas/Joinville

COM ASSESSORIAMafra

Em Assembleia Geral realizada em Papanduva na manhã desta segunda-feira, 16, reuniram-se os prefeitos dos municípios que com-põem a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense. O último encontro do ano aconteceu no Pesque e Pague Água Boa, e após a reunião os presentes participaram de um almoço de confraternização.Na pauta da reunião estava, entre outros assuntos, a eleição do novo presidente da Associação e também do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisamurc, além da entre-ga do Protocolo de Intenções do Consórcio para o Desenvolvimento do Planalto Norte (Codeplan), que será encaminhado às Câmaras de Vereadores para aprovação do ingresso dos municípios, conforme explicou o secretário executivo da Associação, Hélio Daniel Costa.O prefeito de Monte Castelo, Aldo-mir Roskamp, e o prefeito de Bela Vista do Toldo, Gilberto Damaso da Silveira, respectivamente, foram eleitos os novos presidentes da AmplaNorte e do Consórcio, para o ano de 2014. Os mesmos assumem automaticamente suas funções na virada do ano, ficando apenas a prestação de contas do exercício de 2013 para a próxima assembleia, a ser agendada em janeiro.Além disso, o prefeitos assistiram à apresentação feita pelo repre-sentante da Logos Assessoria, João Krein, da advogada Katherine Schreiner, e do representante do Município de Três Barras, Claudio Hoppe, que falou sobre o projeto da

O último encontro do ano aconteceu nesta segunda-feira, no Pesque e Pague Água Boa

Page 6: 2197

CMYK

CMYK

6Canoinhas (SC), quarta-feira,

18 de dezembro de 2013

+Cidades DiárioUniversidade do Contestado elege nova Reitoria

ELEIÇÃO

No mesmo dia, reuniram-se os membros da Fundação Universidade do Contestado para decidirem em censo comum o novo Presidente

A Universidade do Con-testado terá uma nova Rei-tora e Vice-Reitor a partir de 2014, Professora Solange Salete Sprandel da Silva e Professor Carlos Eduardo Carvalho foram eleitos na última terça-feira, 10.

O processo eleitoral foi realizado a partir das chapas inscritas, no qual poderiam candidatar-se ao cargo os professores que pertençam ao quadro do-cente da UnC, em função docente ou administrativa há mais de cinco anos conse-cutivos na instituição, com formação mínima em nível de Pós-graduação Stricto Sensu e disponibilidade para dedicação exclusiva ao cargo.

As eleições foram rea-lizadas na terça-feira, das 10h às 15h, através de voto secreto, tiveram poder de voto os membros do Colé-gio Eleitoral, formado por professores e membros da Fundação Universidade do Contestado- FUnC, a chapa formada pelos candidatos Professora Solange Salete Sprandel da Silva como Reitora e Professor Carlos Eduardo Carvalho como Vice-Reitor foi eleita com 100% dos votos.

No mesmo dia, reuniram--se os membros da Fundação Universidade do Contestado

nomia, coletividade e acima de tudo, que possamos fazer uma caminhada que seja de muita valorização de todo aquele que integra e passa pela UnC”, disse.

DIVULGAÇÃO

COM ASSESSORIA Mafra

Chapa formada pelos candidatos Professora Solange Salete Sprandel da Silva como Reitora e Professor Carlos Eduardo Carvalho como Vice-Reitor foi eleita com 100% dos votos

para decidirem em censo comum o novo Presidente, no qual Aldeny de Freitas Rocha foi indicado por una-nimidade.

A Solenidade de Posse da nova Reitoria da UnC e da Presidência da FUnC será realizada no dia 28 de fevereiro do próximo ano, com mandato até 2018.

Professora Solange ex-pressa seu sentimento como nova Reitora da UnC. “O primeiro sentimento é de gratidão e agradecimento, pelo grupo de integrantes da administração, corpo do-cente, acadêmicos e funcio-nários que apostaram nesta proposta de gestão para os próximos quatro anos. Sur-ge de uma maneira muito forte a necessidade de se pensar no planejamento da Instituição, em colocar prin-cípios básicos em prática, como transparência, auto-

Tiveram poder de voto os membros do Colégio Eleitoral, formado por professores e membros da Fundação Universidade do Contestado- FUnC

Page 7: 2197

CMYK

CMYK

7Canoinhas (SC), quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

RODRIGO MELO/DIVULGAÇÃO

Com o objetivo de zerar a pauta antes do reces-so legislativo, vereadores canoinhenses votaram e aprovaram de forma defini-tiva oito projetos de lei em sessão extraordinária, na

noite de segunda-feira, 16. Cinco deles são de origem do executivo municipal.

Ao apreciarem o proje-to de lei nº196/2013, os vereadores autorizaram a prefeitura a repassar o valor de R$ 26.460,00 à Liga Es-portiva Canoinhense (LEC). O recurso será utilizado no custeio de despesas re-

ferentes às realizações da Copa Integração de Futebol e Campeonato do Interior de Futebol durante o ano de 2013.

A matéria havia sido retirada de pauta, na sema-na passada, a pedido dos vereadores Paulo Glinski (PSD), João Grein (PT) e da vereadora Cris Arrabar (PT).

Política DiárioCâmara aprova oito projetos de lei em sessão extraordinária

COM ASSESSORIACanoinhas

Cinco matérias aprovadas durante a sessão são de origem do executivo municipal; Votação aconteceu na noite de segunda-feira, dia 16

MATÉRIAS

Eles solicitaram, naquela oportunidade, explicações sobre o porquê da liga não ter prestado, corretamente, contas de parte de verba recebida e que havia sido au-torizada em projeto votado e aprovado pela Câmara no início deste ano. “A direção da liga participou da reu-nião das comissões e expôs os fatos. O importante é que não houve má fé. Aconteceu apenas um equívoco. Mas, com esse novo projeto, será feito a regularização contá-bil deste recurso”, afirmou Glinski.

Aprovado também o projeto de lei nº153/2013, de autoria do vereador João Grein (PT), que denomina de “Miguel Pyrciak” as insta-lações físicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), situada na Rua Otávio Xavier Rauen, nº15, no bairro Água Verde.

De autoria do executivo municipal foi apreciado o projeto de lei nº200/2013 que altera o artigo 1º da Lei nº4.466/2009, incluindo as alíneas “a” e “b”. Desta forma, ficam concedidas isenções fiscais aos em-preendimentos vinculados ao programa Minha Casa, Minha Vida e adequada faixa salarial familiar a fim de beneficiar pessoas vincula-das ao cadastro municipal de programas sociais do município.

O p ro j e to de l e i nº201/2013, de autoria de toda edilidade, declara de utilidade pública o Rotary Club de Canoinhas.

Também aprovado em segundo turno o projeto de lei nº202/2013 de abre crédito adicional no orça-mento geral do município e que destina o valor de R$ 200 mil ao Fundo Municipal de Saúde.

Com a apreciação do pro-jeto de lei nº203/2013, a Câ-mara autorizou a prefeitura a conceder oito horas de serviço de retroescavadeira e oito horas de serviço de caminhão para a movimen-tação e retirada de entulhos em favor das Confecções Trunfo. No local, a empresa vai promover a ampliação de um barracão de apro-ximadamente 350 metros quadrados, localizado na Avenida dos Expedicioná-rios, no distrito do Campo D`Água Verde.

Vereadores também au-torizaram, com a apreciação definitiva do projeto de lei nº204/2013, a prefeitura a receber automóvel Fiat Pálio Weekend, ano 2012, na cor branca e também cinco com-putadores, uma impressora multifuncional e um refrige-rador e bebedouro doados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Por fim, a Câmara votou e aprovou o projeto de lei nº205/2013 que denomina de Rua José Arendarchuka a via pública que tem iní-cio na Rua José Bail, sendo paralela e entre as Ruas Edson Fernando Grosskopf e Antônio Carlos Groscopf. A matéria tem a assinatura do vereador João Grein (PT).

Sessão extraordinária desta segunda foi realizada para votar oito projetos de lei em segundo turno

Page 8: 2197

CMYK

CMYK

8Canoinhas (SC), quarta-feira,

18 de dezembro de 2013

+Cidades DiárioPorto União e Major Vieira recebem equipamentos da Secretaria de Agricultura

INVESTIMENTO

Somente em 2013, a Secretaria da Agricultura e da Pesca aplicou R$ 51 milhões na aquisição de implementos agrícolas em parcerias com Governo Federal

Mais de 100 municípios catarinenses foram benefi-ciados com a entrega de 32 tratores, três retroescava-deiras e 200 implementos agrícolas nesta terça-feira, 17, em Florianópolis, para marcar o ano positivo na agricultura de Santa Catari-na. Aconteceu a entrega de tratores e implementos. Os implementos, dez tratores e as três retroescavadeiras são da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e foram adquiridos com recursos do Governo do Estado, via Fundo de De-senvolvimento Rural (FDR), representando um investi-mento de R$ 3 milhões.

De acordo com o secretá-rio da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, os equi-pamentos serão cedidos às prefeituras e entidades ligadas à agricultura e pesca nos municípios, via termo de cessão de uso, para fo-mentar a agricultura. “É fun-damental dar esse suporte para os municípios criarem a infraestrutura necessária

para melhorar o segmento da agricultura familiar, mas sempre com foco na sustentabilidade”. Entre os implementos agrícolas estão ensiladeiras, carretas agrícolas, distribuidores de calcário e de adubo, balan-ças bovina, grades nivelado-ras e aradora, entre outros.

O primeiro momento foi realizado na sede da Secre-taria da Agricultura e da Pesca, com entrega de 22 tratores que foram adquiri-dos com sobras dos recursos aplicados na compra de 117 tratores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), en-tregues no início do ano nas regiões de Chapecó e São Mi-guel do Oeste. A compra dos tratores e distribuidores de adubo líquido foi feita com R$ 10 milhões em recursos do Ministério da Agricultura e com R$ 1,15 milhão de contrapartida do Governo do Estado. “No total foram 117 equipamentos adqui-ridos via leilão presencial e, com a economia feita, sobraram os recursos que foram utilizados para com-pra destes 22 tratores que serão entregues na terça-

BRUNA OLESKOVICZ/ASSESSORIAPorto União/Major Vieira

-feira”, detalha Rodrigues.O segundo momento com

a entrega de três retroesca-vadeiras, dez tratores e 200 implementos agrícolas ad-quiridos com recursos pró-prios do Governo do Estado. O secretário João Rodrigues ressalta que a entrega das retroescavadeiras, tratores e implementos agrícolas integra o conjunto de ações planejadas pelo Governo do Estado para auxiliar os municípios catarinenses na melhoria da sua agricultura familiar. Rodrigues explica que o Fundo Estadual de De-senvolvimento Rural (FDR)

é um instrumento de polí-tica agrícola estadual que visa prestar atendimento à agricultura através de ações e programas que possam beneficiar as famílias rurais catarinenses. “Essa é uma forma eficiente de ajudar os agricultores familiares de Santa Catarina, fornecendo melhores condições para desenvolverem suas ativi-dades e gerarem renda de forma sustentável”.

Somente em 2013, a Se-cretaria da Agricultura e da Pesca aplicou R$ 51 milhões na aquisição de implemen-tos agrícolas em parcerias

com Governo Federal e emendas parlamentares, Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) e descentraliza-ções da própria secretaria. Foram contemplados, pela primeira vez na história catarinense, 100% dos mu-nicípios com algum tipo de equipamento agrícola. Em três anos do mandato do governador Raimundo Colombo, a Secretaria da Agricultura e da Pesca apli-cou R$ 300 milhões no setor.

No Planalto Norte, Porto União foi contemplado com um trator e Major Vieira com implementos agrícolas.

Os implementos, dez tratores e as três retroescavadeiras foram adquiridos com recursos do Governo do Estado

FOTO: NEY BUENO/SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DA PESCA

Page 9: 2197

CMYK

CMYK

9Canoinhas (SC), quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Correspondente Diário Direto da CapitalAlisson Micoski

[email protected]

CHARGE

Na berlinda

Análise das contas de pouco mais da metade dos municípios catarinenses, feita pelo TCE, mostra que tem ex-prefeito e reeleito que precisam pôr as barbas de molho.

Dos documentos de 162 municípios avaliados, as prefeituras de Canelinha, Celso Ramos, Garopaba, Herval d’Oeste, Irani, Jaguaruna, Lauro Müller, Otacílio Costa, Painel e do Planalto Norte, Porto União, tiveram parecer prévio pela rejeição.

Entre alguns dos problemas que motivaram os pare-ceres pela rejeição, o diretor de Controle dos Municípios, Kliwer Schmitt, destaca o déficit consolidado de execução orçamentária — quando o município gasta mais do que arrecada — e a contratação de despesa nos dois últimos quadrimestres do mandato do prefeito que não tenha sido paga no período ou com parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja dinheiro em caixa. Ambas as irregularidades contrariam a Lei de Respon-sabilidade Fiscal – Lei Complementar nº 101/2000.

Na apreciação das contas anuais, o TCE/SC verifica se o balanço geral representa adequadamente a posição financeira, orçamentária e patrimonial do município em 31 de dezembro e se as operações estão de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade aplicados à Administração Pública municipal.

A manifestação do TCE/SC, que pode ser por reco-mendar a aprovação ou a rejeição das contas, orienta o julgamento das contas dos prefeitos pelas respectivas Câmaras Municipais e, segundo a Constituição Estadual, só deixa de prevalecer por decisão de dois terços dos vereadores.

Todos por DilmaA ministra Ideli Salvati conversou com o novo presi-

dente estadual do PT, Cláudio Vignatti, na abertura do Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores, em Brasília. Convidou-o para uma reunião no Palácio do Planalto, durante a reunião, em seu gabinete, a ministra voltou a reiterar o conteúdo do pronunciamento feito na solenidade de posse de Vignatti na presidência do Diretório Estadual. A prioridade absoluta para 2014 em Santa Catarina é a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Pretende praticar atos e cumprir agendas que também fortaleçam, ao mesmo tempo, a estrutura do PT no Estado.

A ministra constata que se a eleição fosse hoje a pre-sidente Dilma teria dois palanques em Santa Catarina: um do governador Raimundo Colombo e outro do PT. Prontificou-se a trabalhar em Brasília e Santa Catarina por alianças que oxigenem a campanha de Dilma.

Dilma agradeceNa coloração partidária em volta a Raimundo

Colombo, caso permaneçam na rota pró-reeleição do governador, duas siglas estarão deslocadas, do ponto de vista nacional. O PPS, ferrenho opositor ao governo federal e o recém-desligado PSB, do também pré-candidato Eduardo Campos.

Dificilmente o eleitorado vai identificar candidatu-ras que estarão amealhadas no mesmo palanque cuja chapa majoritária (governo, vice e senado) apoiará a atual presidente.

Dilma Rousseff é só alegria em Santa Catarina!

Fim de ano, época do ‘minha emenda, minha vida’

Minha emenda, minha vida. O bordão, tomado em-prestado de um programa do governo federal, pode ser usado para traduzir o clima de guerra que toma conta do Congresso Nacional todo fim de ano e leva depu-tados e senadores a varar madrugadas para defender suas emendas ao Orçamento da União – algumas vezes até com risco de briga corporal.

A pressão por conseguir a liberação das emendas é tão grande que, por ameaça de retaliação no Congresso, eles conseguiram fazer a presidente Dilma Rousseff recuar da decisão de vetar a exigência aprovada por eles de pagamento automático das emendas – o orça-mento impositivo.

Tapando o sol...O PT aprovou, durante o 5º Congresso Nacional do

partido, uma resolução prevendo apoio aos petistas condenados no processo do mensalão. Pelo texto, os réus – José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e João Paulo – foram condenados sem provas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

SOS CeponSituação financeira crítica está vivendo o Cepon-

-Centro de Pesquisas Oncológicas, instituição pública modelar de Santa Catarina. Desde outubro, a Secretaria da Saúde não repassa os recursos.

Com pagamentos atrasados, os fornecedores amea-çam suspender a entrega de medicamentos vitais para tratamento de pacientes com câncer.

O exemplo do Chile

“A vitória também é dos jovens que marcharam desde 2011, mostrando aos políticos que a educação é um direito e não um bem de consumo”, presidente eleita do Chile Michelle Bachelet ao discursar após proclamação do resultado.

E sobre a reforma constitucional, que também forma parte do seu projeto de governo, ela garantiu: “vamos trabalhar por uma nova constituição, que garanta mais direitos sociais, mais justas com todas as expressões da cidadania, desde os que têm mais aos que tem menos recursos econômicos”.

Para terminar, falou: “peço a todos os chilenos ago-ra também se comprometam, porque queremos fazer grandes mudanças neste país. Como presidente, é minha responsabilidade liderar este processo, mas para isso também precisarei do apoio de todos os setores polí-ticos e todas as cidadãs e todos os cidadãos chilenos”.

DiretaNa abertura do primeiro seminário programático da

Rede, na saudação aos presentes, sentada na mesma mesa de Campos e de Marina, a ex-senadora Heloísa Helena afirmou: "Com todo respeito a todos, é por você, Marina, que eu estou aqui." Depois, foi aplaudida pelo público.

Viva a democracia!

Pois então

Muita chiadeira da turma que recebe bufunfa de empresas quando subiu o placar no STF pela incons-titucionalidade das doações de pessoas jurídicas nas campanhas eleitorais.

Representantes no Legislativo alvissaram-se em “denunciar” que o Poder Judiciário estava invadindo competência do Congresso Nacional.

Mas suas excelências omitem que tramita na Câma-ra um projeto que se ajusta como luva ao veredicto insinuado no placar parcial do Supremo.

Mas essa proposta não deve nem ser votada.

Vacas magras

Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Marco Tebaldi (PSDB), começa a semana com uma má notícia. Foi informado que o governo federal não liberar nenhuma das emendas coletivas da bancada catarinense. Totalizam 400 milhões de reais e preveem recursos para várias obras e serviços no Estado.

A questão não é política. É falta de dinheiro em caixa.

Valor simbólico

Doutora em direito e professora na Universidade de Toronto, a brasileira Mariana Mota Prado diz que episódios recentes de punição contra corruptos – como o caso do mensalão- têm apenas valor "simbólico", pois não são acompanhados por mudanças efetivas na Justiça "lenta e formalista" do Brasil.

Ela defende a criação de uma "justiça anticorrupção" no país, nos moldes da Justiça do Trabalho ou Eleitoral, para acelerar punições a empresas e agentes corruptos.

"Há monitoramento e investigação. É no Judiciário que a coisa está parando", comenta Prado, que integra a direção da ONG Transparência Internacional no Canadá.

Contato PonTiagudo

Deputados Jailson Lima e Dirceu Dresch não gos-taram de ouvir que partiu de Ideli a iniciativa para o encontro da última sexta-feira no gabinete da ministra, em Brasília.

Vignatti marcou a audiência com a assessoria de Ideli por telefone.

Page 10: 2197

CMYK

CMYK

10Canoinhas (SC), quarta-feira,

18 de dezembro de 2013

Polícia DiárioPolícia Militar de Canoinhas realiza Formatura do Fogo

CURSO ASSALTO

REVISTA PESSOAL

VIOLÊNCIA

OCORRÊNCIA

Criminosos levam R$ 6 mil de cliente de um banco

Homens de posse de maconha

Vias de fato

Perturbação do sossego e desacato

Por volta das 12h15 desta segunda--feira, 16, a proprietária do supermerca-do Servilar, em Três Barras, foi abordada próximo ao banco Itaú por ladrões arma-dos, que a forçaram entregar um malote que estaria levando ao banco com cerca

de seis mil reais. Na sequência, entraram em um veículo e fugiram em direção a São Mateus do Sul (PR). Policiais foram acionados e fizeram buscas localizando o automóvel abandonado, os criminosos não foram localizados.

No sábado, 14, por volta das 23h14, na Rodovia BR-280 nas proximidades do Portal de Canoinhas, uma guarnição policial militar abordou uma motocicleta Honda CG 125 Fan, placas MGC7369 de Canoinhas, conduzida por um homem de 18 anos e seu carona um homem de 22

anos. No local, a guarnição realizou revista pessoal nos suspeitos, sendo encontrada uma pequena quantia de substância tóxica (maconha) de posse de um dos suspeitos, para o qual foi confeccionado boletim de ocorrência termo circunstanciado e apreendida a substência entorpecente.

No domingo, 15, por volta das 00h23, guarnições policiais militares deslocaram a rua Santa Catarina em Três Barras, para atender ocorrência de vias de fato. No local as guarnições constataram que havia se envolvido na ocorrência, dois jovens de 15 anos, um homem de 38 anos e um homem

de 26 anos, que sofreram lesões corporais e foram encaminhados ao Pronto Atendimento do Hospital de Três Barras. Após serem liberados do hospital, os mesmos foram conduzi-dos à Delegacia para serem tomadas as devidas providências e a lavratura do respectivo Boletim.

No domingo, 15, por volta das 22h27, guarnições policiais militares se deslo-caram a rua Etelvina de Almeida Pires, distrito de São Cristovão, para atender ocorrência de perturbação do sossego alheio. Ao chegar no local, a solicitante, uma mulher de 38 anos, informou que havia várias pessoas ingerindo bebida alcoólica

e promovendo perturbação. Ao realizar a abordagem, um homem de 25 anos, um homem de 33 anos, uma mulher de 24 anos, um homem de 28 anos, iniciaram desacato contra os policiais. Por motivo de segurança, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia, onde foi confeccionado bole-tim de ocorrência termo circunstanciado.

A formatura do fogo, nome dado à solenidade em virtude do acendimento de tochas, tem como característica o ambiente noturno

Aconteceu na noite de quarta-feira, 11, na sede do 3º BPM, a Formatura do Fogo do Curso de Formação de Soldados 2013, com a pre-sença de policiais militares, a Banda Musical Novos Ta-lentos, autoridades e fami-liares dos alunos soldados que abrilhantaram o evento.

A formatura do fogo,

nome dado à solenidade em virtude do acendimento de tochas, tem como caracterís-tica o ambiente noturno, foi criada no Centro de Forma-ção e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e é destinada à apresentação dos novos alunos com seus unifor-mes, que pela primeira vez estão usando a farda da Polícia Militar, para tanto, devem honrá-la em todas as circunstâncias e ter o maior orgulho em envergar o cáqui.

Em seu discurso, o Tenen-te Coronel PM Mario Renato Erzinger, comandante do 3º BPM, citou a origem dos uniformes militares e o com-prometimento que os novos alunos Soldados devem ter com sua apresentação pes-soal e com o correto uso do fardamento.

Ao final da solenidade foi marcada pela emoção de todos, principalmente dos alunos que usavam a farda da Polícia Militar de Santa Catarina pela primeira vez.

COM ASSESSORIACanoinhas

Page 11: 2197

CMYK

CMYK

11Canoinhas (SC), quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Planeta Fama Carol [email protected]

Morena que saiu de mãos dadas com Romário de show no Barra Music seria uma Transexual

Essa semana o Extra di-vulgou uma foto do Deputa-do Federal Romário saindo do show do Luan Santana no Barra Music com uma mo-rena, essa morena seria a modelo Thalita Zampirolli, a capixaba faz diversos trabalhos como modelo para catálogos, campanhas e diversos ensaios. Mas o que muitos não sabiam é que Thalita Zampirolli seria uma Transexual.

Sobre toda essa possí-vel repercussão Thalita disse: “Não planejei nada, saímos para curtir uma ba-

lada como amigos e jamais poderia imaginar que isso poderia acontecer, afinal Romário é uma pessoa maravilhosa e super do bem. Sobre o fato de não assumir o meu passado é porque não me vejo como uma transexual e sim uma mulher em todos os sen-tidos e pelo fato também das pessoas me veem como uma mulher. Preconceito é algo que nunca deixei bater em minha porta, pois eu sei o meu potencial como mu-lher e como profissional na minha carreira de modelo”.

Estilista Christian Audigier comemoram a entrada do chapagne da marca que leva seu nome no Brasil

O famoso estilista Chris-tian Audigier está passando uns dias no Rio de Janeiro a trabalho, o estilista que é sócio de Joãozinho King na marca de champagne que leva seu nome. Christian passou o dia no barracão da Grande Rio, onde seu amigo o assessor Fabiano de Abreu levou a Mallan-drinha Gabi D`Avila para

ser credenciada como musa na escola.

Christian a convite do presidente Jaider da Gran-de Rio foi acompanhado da esposa e com seus amigos para provar da comida portuguesa na Cadeg, onde ficou maravilhado com o mercado e as flores que ali encontrou dando um belo bouquet a Heloisa Tolipan,

sua esposa.Para fechar a noite de

sexta-feira, 13, o estilis-ta foi conhecer a boate Miroir na Lagoa a convite do Fabiano de Abreu da agencia MF Models onde marcaram presença alguns de seus assessorados como o Ex-BBB Marcello Soares, a Mallandrinha Gabi D`Avila, e algumas modelos.

Patrícia Jordane

Christian Audigier e Heloisa Carol Grosskopf e Gabi D`Avila

Marcello Soares Gabi D`Avila e Fabiano de Abreu

CAROL GROSSKOPF/MF MODELS ASSESSORIA

Page 12: 2197

CMYK

CMYK

12Canoinhas (SC), quarta-feira,

18 de dezembro de 2013Publicação Legal

Perda de documentosFoi perdida uma carteira com

documentos de Eloir José de Souza. Gratifica-se quem devolver.

( 3624.0875 e 9207.3355

Page 13: 2197

CMYK

CMYK

13Canoinhas (SC), quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

DIVULGAÇÃO

Ricardo Pereira Martin [email protected] Diário

FUTSAL

Durante o ano de 2013, a equipe do Mafra/Ferromax conquistou algumas boas vi-tórias e fez alguns bons jogos, mas seu futsal foi ofuscado pelo brilho do seu arquirrival Botafogo, de Canoinhas, que conquistou o título dos dois turnos da primeira divisão do Campeonato Catarinense e, como consequência, o acesso à elite do futsal do estado.

Nesta temporada, a equipe do Mafra acabou não chegan-

ROSSI JÚNIORMafra

Sem conseguir o acesso para a elite do futsal catarinense, Mafra inicia renovaçãoClássico regional deve acontecer somente no JASC, pois as duas equipes do futsal catarinense se encontram em divisões diferentes

do na final do estadual, nem conquistando o acesso direto a elite, com isso, obrigou a di-retoria a iniciar mais cedo um planejamento para iniciar o ano de 2014 bem, em busca do aces-so à elite do estadual de 2015, para poder novamente disputar o clássico regional com o Bota-fogo, que costumeiramente lota os ginásios, podendo ser consi-derado, talvez, um dos maiores clássicos do futsal brasileiro.

Neste ano, as equipes do Bo-tafogo e Joaçaba conquistaram o acesso para a divisão do esta-dual após obterem as melhores campanhas na primeira divisão. Para esclarecimento, primeira divisão do estadual é chamada

de “Divisão Especial”, e a se-gunda, de “Primeira Divisão”.

Confira na íntegra a nota oficial da assessoria do Mafra sobre a renovação:

“Equipe de Futsal Mafra Fer-romax já inicia a composição do seu quadro de atletas para o próximo ano. Entre possíveis renovações e contratações, quatro jogadores já renovaram contrato para o próximo ano. São eles: Peru (fixo), Gerson Paranhos (ala/pivô), Muralha (goleiro) e Jean Ribeiro (ala). Nos próximos dias, mais nomes que irão compor a equipe para o próximo ano serão divulgados, inclusive o novo treinador.”

Campo Vence Esport rua Getúlio Vergas, Centro

Seg., qua. e sex: 8h30 às 11h30 13h30 às 16h30

Equipe que disputou a temporada 2013 defendendo as cores do Mafra

Page 14: 2197

CMYK

CMYK

14Canoinhas (SC), quarta-feira,

18 de dezembro de 2013

Faço Serviço de retroescava-deira, aterro, corte e limpeza de terrenos, abertura e lim-peza de valas, demolições, buraco para fossa e piscina. ( 9188.3451 e 3622.6873

Vende-se terra, areia e brita. ( 9188.3451 e 3622.6873

ClassiDiárioVeículos Imóveis

Vende-se Renault Clio Sedan, cor cinza escuro, ano 2005/2006, 1.0/16v, Expression, direção, vi-dros, alarme, ar, air bag's, tabela Fipe R$ 16.500,00. Vendo Urgente por R$ 14.500,00. Falar com Beto após às 18h30. ( 3622.8335

Vende-se Van Renaut Master, 2007, completa. ( 3627.2405

Vende-se Palio Celebration Eco-nomy, 2011, 4 portas, direção hidráulica, ar cond., vidros e travas elétricos, alarme. Mil reais abai-xo da tabela. ( 3622.2841 e 9949.6505

Vende-se F1000, ano 1990, carroceria de madeira alongada, aceita-se carro no negócio. R$ 28 mil. ( 8852.6802

Vende-se Caminhão Baú, MB 1113, no toco, mecânica toda revisada, 6 pneus seminovos. baú com porta lateral. Aceito troca. ( 8868.0399

Vende-se Van GS, ano 2000. R$

teral. Na parte terrea (fundos), garagem com churrasqueira e banheiro, área de serviço e amplo terreno com casinha de boneca. Valor R$ 1.800,00. Contato com Corretor Marcos V. Murara, Creci 11º R. 5.716-F

Vende-se propriedade com 5.400,00 m², contendo casa em alvenaria de 122,00 m³, com 01 suíte, 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de ser-viço e ampla varanda, barracão com 450 m² e fundação (vigas baldrame) pronto para barracão de 800,00 m² de área total, localizada na BR 280 a 15,3 km do trevo do parque de expo-sições, sentido Porto União, na localidade de Rio Pretinho. Obs: entrada de energia é trifásica. Tratar com Marcos V. Murara, corretor, nos telefones 47-3622-2040/9104-5011

Aluga-se Kitnet com 2 quar-tos. Alto das Palmeiras. ( 9905.7531 e 3622.3336

Aluga-se Apto mobil iado para estudante, quarto indi-vidual e quarto para dividir, exclusivo moças e senhoras. ( 3622.4110

Vende-se casa no centro de Canoinhas, com 200m² Ter-reno com 810m². Próxima ao Jardim do Mickey. Falar com Júnior. ( 3622.0505 ou 8857.6666

Vende-se Casa mista, com 95 m², sala, cozinha, lavan-deria, 3 quartos, banheiro, lote com 510 m². Rua José Martin Leitholdt. R$ 100 mil. ( 9755.3905

23 mil, aceito carro no negócio. ( 9976.5903

Vende-se moto Honda Falcon 400, ano 2006, Motard, impecável com 22 mil km, ou troco por Stilo ou Focus, a partir do ano 2003. ( 8803.3408

Vende-se Ka Flex, 2011, com 20 km, e Corsa hatch Maxx, 2008, completo por 2 mil abaixo da tabela. ( 3622.6475

Vende-se Moto XLR 125, ano 2002, segundo dono, com baixa km, moto impecável. R$ 3.900,00. ( 8868.9260

Vende-se Uno EX, 4 portas, ano 99, rodas de liga leve, pneus novos, excelente estado. R$ 8.600,00. ( 9975.1799

Vende-se Celta 1.0, 2001, roda de liga leve, pneus novos, vi-dros elétricos, alarme e trava, pneus novos, revisões todas em ordem, manual do proprietário, carro impecável. ( 3622.2841 e 9949.6505

Vende-se Gol CL 1997, direção hidráulica, vidros elétricos, alarme, rodas de liga-leve 14'', bancos em veludo e regulagem de altura, som com pendrive. R$ 9.800,00, estudo proposta. ( 9761.0755 - Tim, 8448.9247 OI

Vende-se terreno de esquina asfaltada com 500m², rua Fermino de Paula e Silva, São Cristóvão, Três Barras. ( 9205.6190

Vende-se casa na rua Mal. Floriano, 57, Centro, com 3 quartos, 2 salas, 3 banheiros, garagem para 2 carros, chur-rasqueira, lavanderia, casa com laje. Aceita-se lote no centro, apartamento ou casa de menor valor no negócio. ( 3622.3757 e 9912.8404

Arrenda-se pontaço, libera-do pela Celesc e Casan por mandato judicial para Athos A. Scholze, o qual arrenda a empresa fundada em janeiro de 1951, por Waldema Scholze, sendo a primeira sorveteria de Canoinhas. Bar, café expresso, sorvetes, lanches e refeições. No calçadão da Rua Vida Ramos, 813, ao lado do Hotel Scholze, o qual não serve refeições. Infor-mações e detalhes pelo e-mail: [email protected]. Contato: 9242.7295 – Athos.

Aluga-se apartamento central, na rua Vidal Ramos, localizada entre a Volkswagen e a Toyota, com 189,00 m² de área, con-tendo 1 suíte, dois quartos, 1 bwc, sala de estar/sala de jantar, sala tv, cozinha ampla, sacada frontal e ampla varanda na la-

Para anunciar:Ligue para (47) 3622-4444

e-mail: [email protected]

DiversosVende-se Freezer horizontal, R$ 350. Frigobar R$ 250. Mesa de ferro com guarda sol e 4 ca-deiras, R$ 350. ( 9247.6150

Vende-se duas bicicletas ergo-métricas sendo uma R$ 80, e outra R$ 130, estudo troca. ( 3622.8290

Vende-se jogo de rodas aro 15', de ferro, para Gol, Astra, com pneus seminovos. R$ 400. ( 3622.8290

Vende-se Pad Stara, 750, adaptada para trator Maxi 296. R$ 20 mil. ( 8852.6802

Neste Natal Contrate a família Noel para alegrar sua noite de natal. ( 8836.4104 e 3622.8107

Perda de documentos: foi perdida uma carteira com docu-mentos de Eloir José de Souza. Gratifica-se quem devolver. ( 3624.0875 e 9207.3355

Vende-se Equipamentos para

panificadora, estudo troca por carro ou terreno. R$ 28 mil. ( 9199.5790

Coloco P i s ca-p i s ca . ( 9726.2685

Faço Serviços de Eletrecista, residência e Industrial. ( 9726.2685 e 9614.7869

Faço Fretes e mudanças. ( 3624.0859 com Fernando e 9642.2572

Faço Excursão para o Beto Car-rero. ( 9945.0864

Aluga-se Cama elástica e piscina de bolinha com óti-mos preços. ( 3623.5011 e 9976.6072

Vende-se Escada caracol em bom estado de ferro. ( 3623.1236

Vende-se Máquina de algodão doce, profissional, seminova. ( 3623.1236

Vende-se Máquina de fran-go em excelente estado. R$ 2.800,00. ( 3622.2137

Os anúncios abaixo são de inteira responsabilidades dos anunciantes.

De Segunda a Sexta-feira ...............R$ 10,00Sábado e Domingo com som ao vivo .....R$ 13,00

Aluga-se Instalações com-pletas de um Hotel no Centro de Canoinhas, com clientela formada. ( 9693.5022

Vende-se lote no centro de Canoinhas, medindo 16,75 x 58,00 metros com área total de 971,5 m².Vende-se aptos centro de Meia Praia – Praia de Itapema, SC, com 4 suítes, com área a partir de 167, 66 até 177, 62 m² (consulte).Aluga-se sala comercial no centro de Canoinhas, com 100m², em frente a Loja de Materiais de Const. Quero-QueroVende-se casa com 70m², terreno com com 574m², com 2 quar-tos, mais 1 quarto c/ acesso por fora, sala e cozinha conjugados banheiro, área de serviço, garagem e ampla varanda, localizada a rua Carlos Wagner, Campo D’Água Verde. R$ 100.000,00

Aluga-se apartamento central ao lado da AABB, com 130,00 m², com 03 dormitórios, sendo 1 com sacada, sala estar e de jantar com sacada copa e cozinha conjugados com móveis sob medida, banheiro com blindéx, área de serviço, garagem coberta, localizado a rua Paula Pereira, 1010, centro, em cima da farmácia popular. Valor R$ 1.400,00Vende-se propriedade com 5.400,00 m², contendo casa em alvenaria de 122,00 m³, com 01 suíte, 02 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e ampla varanda, barracão com 450 m² e fundação (vigas baldrame) pronto para barracão de 800,00

m² de área total, localizada na BR 280 a 15,3 km do trevo do parque de exposições, sentido Porto União, na localidade de rio pretinho. obs: entrada de energia é trifásica.Aluga-se sala comercial central (antiga farmácia dos SUS), na rua Vidal Ramos localizada entre a Volkswagen e a Toyota, com 66,00 m² de área . Valor R$ 1.500,00.Aluga-se sala comercial central , na rua Vidal Ramos localizada entre a Volkswagen e a Toyota, com 126,00 m² de área . Valor R$ 2.500,00.Aluga-se apartamento central , na rua Vidal Ramos localizada

entre a Volkswagen e a Toyota, com 189,00 m² de área, contendo 01 suíte, dois quartos, 01 bwc, sala de estar/sala de jantar, sala tv, cozinha ampla, sacada frontal e ampla varanda na lateral. na parte terrea (fundos), garagem com churrasqueira e banheiro, área de serviço e amplo terreno com cazinha de boneca. Valor R$ 1.800,00.Aluga-se sala comercial central , na rua Paula Pereira, esquina com a rua Barão do Rio Branco, em frente a Supermercado Bruda, com 281,00 m² de área total. Contato com Corretor Marcos V. Murara, Creci 11º R. 5.716-F nos telefones 47-3622-2040/9104-5011.

Page 15: 2197

CMYK

CMYK

15Canoinhas (SC), quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

18/dez Maria Idilete Selenko18/dez Gustavo B. Marcolino

Os diálogos podem ser tão esclarecedores que con-tribuem para a mudança das ideias enraizadas há tanto tempo. É tempo de inaugurar um novo modo de pensar através de novas experiências.

Conforto, beleza e segu-rança sempre tiveram lugar de destaque na sua lista de prioridades. É tempo de ficar atento para os excessos cometidos, uma vez que a satisfação material apenas não é o suficiente.

A vontade de conhecer novos territórios não deixa brechas para o desânimo. Entretanto, a idealização pode florear coisas difíceis de se realizar. É tempo de buscar novidades com simplicidade.

Quando as reações emo-cionais se fundem com o racional, é possível construir relacionamentos mais equili-brados. É tempo de se abrir para sentir, sem deixar de pensar antes de agir.

A autoconfiança de fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode acabar se tornando uma armadilha. É tempo de ser mais comedido nas suas escolhas, para não ter que reduzir o tamanho de sua pretensão.

Em momentos de maior irritação é necessário buscar a calma para que a instabilidade diminua e possa haver diálogo. É tempo de entender que as coisas mais verdadeiras devem ser ditas com naturalidade.

O prazer de estar com as pessoas amadas deve ser vivenciado na sua plena potência. No entanto, se houver apego, pode acabar sufocando. É tempo de expressar seu amor de forma saudável.

A sua opinião pode in-fluenciar os outros para mais ou para menos, por isso atente ao que está sendo dito. É tempo de ser cuidadoso ao se expressar para que as palavras não fiquem distorcidas.

É possível que as trivia-lidades venham a irritá-lo. É tempo de aprender a ouvir o outro, mesmo quando ele fala apenas porque tem que dizer alguma coisa e não porque tem realmente algo a dizer.

A capacidade de lidar com a vida de forma realista se mostra como vantagem para realizar as suas aspirações. É tempo de ser perseverante, tendo o cuidado de não atro-pelar quem estiver no caminho.

A criatividade é neces-sária para contrabalançar a imposição de receitas prontas e impessoais. É tempo de estimular a produção de ideias originais que tenham aplicações práticas na sua vida.

Quando alguma situação chega a um ponto em que não se pode fazer mais nada, é melhor não insistir. É tempo de perceber que observar pode trazer muitos aprendizados e soluções para o futuro.

Quarta, 18 de dezembroFélix é avisado da morte de Glauce e en-

trega à polícia a carta que recebeu da médica. Bruno e Paloma contam para Paulinha o que aconteceu com a sua madrinha. Renan convence Inaiá a procurar um médico. Laerte teme perder seu diploma médico. Félix e Márcia brigam na rua pelos fregueses. Inaiá é encaminhada para um infectologista, e Renan a apoia. Márcia se emociona com Félix. Valdirene entra no Projac, mas é expulsa pelos seguranças.

Quarta, 18 de dezembroVera insiste para que Anita arrume suas

malas. Sofia se insinua para Edgard, mas o menino a ignora. Ben descobre que Anita se mudou para a Barra. Caetano se enfurece com a notícia do namoro entre Anita e Ben. Antônio revela para Tita que se concentrará em ficar com Anita. Bernardete apoia Vera. Ben e Anita se veem escondidos. Luana acredita que Vitor terminou o namoro com Clara e pede para sair com o rapaz, que recusa o convite. Caetano orienta Abelardo a distrair Bernardete.

Além do Horizonte

Amor à Vida

Jóia Rara

Malhação

Quarta, 18 de dezembroErnest fica furioso ao saber do envolvimento

entre Viktor e Sílvia e exige que o filho a abandone. Manfred insiste para que Amélia dance com ele e Franz o enfrenta. O delegado avista os quatro homens encapuzados em frente ao carro de Franz e inicia uma perseguição. Arlindo convida Manfred a se retirar do cabaré. Odilon fica emocionado ao término de sua apresentação. Sílvia e Viktor conseguem fugir do hospital. Ela confessa a Viktor que é filha de Heitor Zampari.

Variedades Diário

Quarta, 18 de dezembroAndré ouve a ligação de Heloísa e decide

acompanhar Thomaz em seu encontro. Os eleitos entregam seus celulares para Assis. William percebe a tensão de Berenice. Marcelo tem uma crise ao saber do sumiço de Lili. Keila se desculpa com Fátima. André se apresenta para Priscila. Rafa e Lili se animam com a ida de Hermes à viagem. Júlia tenta se desculpar com Rafa. Inês chega à casa de Heloísa e Thomaz se enfurece.

Arquivo Histórico Colabore com esta coluna, envie suas fotos antigas com legenda para [email protected]

a Foto tirada na casa de Luiz Tack, no ano de 1966 ou 1967. Na imagem aparecem Armin Baukat, Isis Maria Tack Baukat, Everaldo, Luiz e Ema Tack.

EVERALDO BARCELOS

Page 16: 2197

CMYK

CMYK

16Canoinhas (SC), quarta-feira,

18 de dezembro de 2013