ouvidor · 2019. 3. 9. · ouvidor ano 28 9 de março de 2019 • nº 1215 jornal um beijo para...

16
Ouvidor 9 de Março de 2019 • Nº 1215 www.jornalouvidor.com.br Ano 28 Jornal Um beijo para todas as mulheres!!! PAMONHA – 8ª Pamonhada Vi- centina acontece entre os dias 09 e 10/03, a partir das 10h, no Salão da Paróquia Nossa Senhora do Patrocí- nio, em Igaratá. ANIMAL – Hoje, sábado, 09/03, a VIP – Treinamento Profissional, em parceria com a Prefeitura de Santa Isabel e a ONG 100% Vira Lata, re- alizará Campanha de Prevenção ao Câncer em Cães e Gatos, das 9h às 14h, no Bairro Jardim Eldorado (ao lado do Ginásio de Esportes). SAÚDE - Exames de Papanicolau e agendamento de mamografia po- dem ser feitos hoje, 09/03, no Cen- tro de Saúde (CS) II, em Arujá, durante mutirão promovido pela Secretaria de Saúde. O atendimen- to é das 8h às 13h. Sito Av. dos Expedicionários, 1.255, Centro. Info.: (11)4653-3500. BINGO Amanhã, domingo, 10/03, a partir das 19h na Sede do Lions Clube Santa Isabel. CONCURSO - 24 mil candidatos prestam concurso público da Prefei- tura de Arujá amanhã, dia 10/03. As provas serão em seis cidades e co- meçam às 9h. Os endereços das pro- vas estão no site www.vunesp.com. br (Concursos em Andamento). APRENDIZ - A Sabesp abrirá no dia 11/03, às 10h, processo seletivo para preencher 516 vagas para o Programa de Aprendiz Sabesp, dis- tribuídas na Região Metropolitana de São Paulo, interior e litoral. As inscrições serão realizadas exclusi- vamente pela internet no endereço www.concursosfcc.com.br. Segurança foi garantia do bom Carnaval Entre os foliões a festa preferida foi a de Igaratá onde a Prefeitura isolou uma parte do centro da cidade para o povo se divertir. O evento foi elogiado por moradores e turistas e nem mesmo a chuva foi capaz de esfriar a alegria de quem participou. Em Santa Isabel fo- ram distribuídos quase um preservativo por habitante. Leia na página 06 e 13 Em Igaratá, a Prefeitura em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) comemora o Dia da Mulher hoje, das 08 às 13h, na antiga creche, no centro, onde hoje está a secretaria de Promoção Social e Cidadania. Além do sorteio de brindes ha- verá atendimento de estética e beleza, de saúde e orientação jurídica. Em Santa Isabel a OAB realizou a homenagem en- tre os dias 06 e 8/3 reunindo em sua sede, diferen- tes profissionais para orientar e ajudar a mulher. Leia na página 11. Hoje Também é Dia da Mulher

Upload: others

Post on 18-Nov-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ouvidor · 2019. 3. 9. · Ouvidor Ano 28 9 de Março de 2019 • Nº 1215 Jornal Um beijo para todas as mulheres!!! PAMONHA – 8ª Pamonhada Vi- centina acontece entre os dias 09

Ouvidor9 de Março de 2019 • Nº 1215 www.jornalouvidor.com.brAno 28

JornalUm beijo para

todas as mulheres!!!

PAMONHA – 8ª Pamonhada Vi-centina acontece entre os dias 09 e 10/03, a partir das 10h, no Salão da Paróquia Nossa Senhora do Patrocí-nio, em Igaratá.ANIMAL – Hoje, sábado, 09/03, a VIP – Treinamento Profissional, em parceria com a Prefeitura de Santa Isabel e a ONG 100% Vira Lata, re-alizará Campanha de Prevenção ao Câncer em Cães e Gatos, das 9h às 14h, no Bairro Jardim Eldorado (ao lado do Ginásio de Esportes). SAÚDE - Exames de Papanicolau e agendamento de mamografia po-dem ser feitos hoje, 09/03, no Cen-tro de Saúde (CS) II, em Arujá, durante mutirão promovido pela Secretaria de Saúde. O atendimen-to é das 8h às 13h. Sito Av. dos Expedicionários, 1.255, Centro. Info.: (11)4653-3500.BINGO – Amanhã, domingo, 10/03, a partir das 19h na Sede do Lions Clube Santa Isabel.CONCURSO - 24 mil candidatos prestam concurso público da Prefei-tura de Arujá amanhã, dia 10/03. As provas serão em seis cidades e co-meçam às 9h. Os endereços das pro-vas estão no site www.vunesp.com.br (Concursos em Andamento).APRENDIZ - A Sabesp abrirá no dia 11/03, às 10h, processo seletivo para preencher 516 vagas para o Programa de Aprendiz Sabesp, dis-tribuídas na Região Metropolitana de São Paulo, interior e litoral. As inscrições serão realizadas exclusi-vamente pela internet no endereço www.concursosfcc.com.br.

Segurança foi garantiado bom Carnaval

Entre os foliões a festa preferida foi a de Igaratá onde a Prefeitura isolou uma parte do centro da cidade para o povo se divertir. O evento foi elogiado por moradores e turistas e nem mesmo a chuva foi capaz de esfriar a alegria de quem participou. Em Santa Isabel fo-ram distribuídos quase um preservativo por habitante. Leia na página 06 e 13

Em Igaratá, a Prefeitura em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) comemora o Dia da Mulher hoje, das 08 às 13h, na antiga creche, no centro, onde hoje está a secretaria de Promoção Social e Cidadania. Além do sorteio de brindes ha-verá atendimento de estética e beleza, de saúde e orientação jurídica.Em Santa Isabel a OAB realizou a homenagem en-tre os dias 06 e 8/3 reunindo em sua sede, diferen-tes profissionais para orientar e ajudar a mulher. Leia na página 11.

Hoje Também é Dia da Mulher

Page 2: Ouvidor · 2019. 3. 9. · Ouvidor Ano 28 9 de Março de 2019 • Nº 1215 Jornal Um beijo para todas as mulheres!!! PAMONHA – 8ª Pamonhada Vi- centina acontece entre os dias 09

2 Jornal Ouvidor - Sábado / 9 de Março de 2019

EditorialRoberto DrumondNo pé do ouvido!

Tiro pelaculatra

A linguagem militar diz exatamente o que aconteceu com o vídeo publicado no tuíte do presidente Jair Bolso-naro. Ao veicular cenas obscenas de um evento isolado ocorrido possivelmente em São Paulo, o Presidente deu projeção a um fato que certamente foi único e que, nas atuais condições, poderia ter sido impedido por uma ação policial com base na definição de um atentado ao pudor. Claro que tal medida, se ali tivesse ocorrido, causaria uma repercussão localizada, mas seria de curto alcance.

Do jeito que o presidente Bolsonaro fez as imagens correram o mundo despertando ira, revoltas e principal-mente, dando uma imagem do que não é o carnaval brasi-leiro. Fatos mostrados pelo Presidente certamente ocor-rem em todos os lugares do planeta e, possivelmente ocorrem durante e fora do carnaval quando os excessos se transformam, às vezes, em absurdos.

Creio que, ao exibir as cenas, Bolsonaro pretendia con-denar um fato isolado, mas do modo como fez passou a idéia de que o carnaval do Brasil, se não é o desfile colori-do das passarelas do sambas e sambódromos, é o que foi mostrado sobre uma marquise em um local movimentado.

Em todos os lugares do mundo existem ambientes pú-blicos onde cenas semelhantes ocorrem com maior ou me-nor vulgaridade, outras se tornam até mesmo atrações tu-rísticas de cidades como Amsterdã, Tóquio ou Hamburg, onde vitrines exibem prostitutas ou oportunidades de sexo explicito e diferenciado. Mostrá-los é uma opção estraté-gica que pode ser bem aproveitada, infelizmente, no caso brasileiro, sob o patrocínio do Presidente, foi péssima.

O carnaval na maior parte do país é uma festa popular, aproveitada pelas pessoas para darem vazão aos seus so-nhos e até mesmo algumas compensarem suas frustrações. Nos blocos, nas praças, idosos e crianças brincam ao som de marchinhas e músicas de todos os tipos, fantasiadas ou simplesmente cobertas de cores extravagantes, mas dis-postas a manter o respeito às outras pessoas. Não foi isso que o Presidente mostrou.

É de se duvidar que Bolsonaro tenha sequer conversa-do com alguém antes de postar o tuíte. Se conversou, é lamentável ter decidido contrariar o bom senso de quem quer que seja, já que não atendeu ao próprio sentido de ridículo. Que essa oportunidade não aproveitada de ficar calado lhe sirva de lição e aprenda que o Brasil não pode ser a projeção de suas vontades.

O carnaval é uma festa que projeta o país nos melhores lugares do mundo e desperta a cobiça de turistas muito pela liberdade que proporciona a quem dele quer partici-par. Mas não é um país que sobe em uma marquise para atos obscenos, nem um convento de virgens vestais.

BATE – O vereador Gabriel da Água subiu à Tribuna na sessão de quinta-feira passada carregando um pacote de folhas que disse ser o regimento interno da Câmara e outros apontamentos. Afirmou que a imprensa noticiou que sua atitude ao mencionar o nome das testemunhas da prefeita Fábia Porto no processo que tramita na Co-missão Processante havia resultado em “quebra de deco-ro parlamentar” deixando-o sujeito a ter o seu diploma de vereador cassado.BATE 2 – Confessou que não tem nada contra os órgãos de comunicação, mas sugere que sejam mais cuidadosos no noticiário para informar corretamente a população a respeito dos termos da lei. Em seguida leu os artigos que dá ao vereador (e outros parlamentares) a inviolabilida-de em suas opiniões além do direito de se informar com relação aos processos que tramitam na casa.REBATE – Criticando uma postagem feita “por um ve-reador dessa Casa”, o vereador Márcio Pinho, presiden-te da Comissão Processante, usou a Tribuna para vee-mentemente condenar a notícia de que o processo não tramita no legislativo sob segredo de Justiça, o que pro-íbe a divulgação de qualquer fato ou nomes ligado ao tema sob a investigação. Aproveitou para garantir que, com base estrita no que diz a lei e os fatos apurados na CEI (Comissão Especial de Investigação), vai pronun-ciar decidir por sua convicção, doa a quem doer.REBATE 2 – E assegurou que, dependendo dele, vai prosseguir com os procedimentos indicados e solicitar a abertura de um processo visando classificar a atitude de Gabriel da Água como “quebra de decoro parlamentar”, o que poderá resultar em sua cassação.COMPLICADO – O bate e rebate na Câmara remete os fatos para a análise da Corregedoria do Legislativo, cria-do pela resolução 259 que alterou o Regimento Interno. Ironicamente a corregideoria é presidida pelo próprio Ga-briel da Água que, na condição de 3º vice presidente, deve decidir se o fato de ter mencionados nomes da defesa da Prefeita foi ou não quebra de decoro parlamentar.COMPLICADO 2 – O certo é que o vereador Ga-briel se julgue impedido de apreciar a matéria por es-tar vinculado ao procedimento. Isso transfere a deci-são para o Corregedor Adjunto, função atribuída ao 3º secretário, no caso a ser desempenhada pelo verea-dor Paulinho Investigador.IMBRÓGLIO – Paulinho foi o único membro da CEI que investigou a compra da “mansão” da prefeita que apresentou o seu parecer independente e praticamente contrário às conclusões dos demais membros: Reinaldo Nunes, Gabriel da Água, Ti e Zé da Mula apresentaram

o relatório concluindo que a Prefeita havia incorrido em crime de improbidade administrativa.IMBROGLIO 2 – Paulinho optou por apresentar re-latório à parte inclusive criticando o fato de não te-rem sido ouvidos, pela Comissão, personagens dire-tamente envolvidos no processo tal como o representante da PEM, empresa apontada como tendo depositado na conta da vendedora da casa uma das parcelas da negociação.PLACAS - Com intuito de preservar a integridade físi-ca de motoristas e motociclistas que transitam a noite e de madrugada na Rodovia SP 56, entre os municípios de Arujá, Santa Isabel e Igaratá os vereadores Bruna do Pat, Edson Oh Glória e Márcio Pinho solicitaram ao De-partamento de Estrada de Rodagem—DER readequação no limite da velocidade dessas vias. Segundo eles a ve-locidade limitada a 40km/h propicia riscos de assaltos aos motoristas e motociclistas obrigados a trafegar no horário noturno.PLACAS 2 – Eles justificam que durante o dia é ne-cessária a limitação em função do tráfego de pedestres nos locais, especialmente das escolas nas proximida-des. Mas a noite, ponderam, é preciso readequar. O requerimento criaria mais força de convencimento se junto ao pedido viesse também a indicação do número de assaltos já ocorridos nesses locais. O problema é que as vítimas nem sempre se preocupam em registrar o fato nas delegacias.“BOM FILHO” – A casa torna, foi a citação bíblica de Jairo Furini ao assumir a Tribuna da Camara na quinta--feira passada. Em seu discursos agradeceu a prefeita Fábia Porto pela oportunidade e disse que agora está mais experiente e aprendeu que “as coisas não são tão fáceis como parecem”. Não deixou claro qual será o seu papel daqui para a frente, se vai se compor com a situa-ção ou com a oposição junto aos ex-secretários.SENTA/ LEVANTA – Os vereadores aprovaram emenda ao regimento interno que possibilita o emprego de painel eletrônico nas votações em plenário. O painel foi instalado durante o recesso parlamentar, mas só ago-ra entra em funcionamento. Sua principal funcionalida-de será o registro dos votos sem que os vereadores fi-quem de pé para rejeitar em qualquer votação.CARNAVAL - Funcionários contratados pela empresa que venceu a licitação para promover o carnaval em Santa Isabel reclamaram da interferência direta do se-cretário de Turismo Tiago Pierre. “Ele determinou quem poderia ou não ser contratado na cidade, escolheu e dispensou no meio do evento quem ele quis, deixando quem é isabelense da terra sem trabalho só por não ter afinidade com ele, foi lastimável”, diz um trabalhador que prefere não se identificar, para evitar novas perse-guições futuras.

Page 3: Ouvidor · 2019. 3. 9. · Ouvidor Ano 28 9 de Março de 2019 • Nº 1215 Jornal Um beijo para todas as mulheres!!! PAMONHA – 8ª Pamonhada Vi- centina acontece entre os dias 09
Page 4: Ouvidor · 2019. 3. 9. · Ouvidor Ano 28 9 de Março de 2019 • Nº 1215 Jornal Um beijo para todas as mulheres!!! PAMONHA – 8ª Pamonhada Vi- centina acontece entre os dias 09

4 Jornal Ouvidor - Sábado / 9 de Março de 2019

EDITAL DE PROCLAMAS

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Sinara Ieda Pizza, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Santa Isabel – SP, Fone: 4657-5855. FAÇO SABER que pretendem se casar:

LUIZ PAULO LISI APARECIDA E MÔNICA GRAZIELA AMARAL DA SILVA, ambos brasilei-ros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de Luiz Carlos Aparecida e de Isabel Cristina Ferreira Lisi, residente e domiciliado à Rua Primeiro de Maio nº51 Bairro - Brotas, ela natural desta cidade, filha de Jordino da Silva e de Márcia do Amaral, residente e domiciliada à Rua Primeiro de Maio nº180 Bairro - BrotasCARLOS HENRIQUE SANTOS DA SILVA E PATRICIA JUNGERS DA SILVA, ambos brasilei-ros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de David Ramos da Silva e de Carmelita Paula dos Santos, ela natural de Guararema – SP, filha de Odair José da Silva e de Elenice Maria Jungers da Silva, residentes e domiciliados à Rua Duque de Caxias nº478 Bairro - Jardim Monte SerratFELIPE ARANTES CINTRA E GABRIELLE CORREIA BICALHO, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de São José dos Campos – SP, filho de Valter Ignacio Cintra Junior e de Silvia Monica Arantes, ela natural desta cidade, filha de Marcos da Silva Bicalho e de Elizete Aparecida Correia, residentes e do-miciliados à Avenida da Republica nº768 Bairro - CentroWILLIAM TONONI DE LIMA E MARIA WELLIA LIMA DA SILVA, ambos brasileiros, soltei-ros, ele natural desta cidade, filho de Joaquim de Lima Filho e de Maria Tononi, residente e domici-liado à Rua Tiradentes nº117 Bairro - Cruzeiro, ela natural de São Paulo – SP, filha de Heleno Nasci-mento da Silva e de Maria da Gloria Pereira Lima, residente e domiciliada à Rua Dez de Julho nº117 Bairro - Vila GumercindoTANCREDO DOS SANTOS LIMA E PATRICIA DOS SANTOS RANGEL, ambos brasileiros, sol-teiros, ele natural de Campina Grande - PB, filha de Expedito Florentino de Lima e de Albertina dos Santos

Lima, ela natural de São Paulo – SP, filha de Jonas Rangel e de Sidineia da Cruz Santos, residentes e do-miciliados à Rodovia Presidente Dutra S/N km 181 Bairro - Morro GrandeLUCAS NUNES DE SOUZA E MAYARA DE OLIVEIRA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de Romeu Nunes de Souza e de Benedita Aparecida de Souza, residente e domiciliado à Rua Maria de Lurdes, nº112 Bairro - Jardim das Ácacias, ela natural desta cidade, filho de Jesiel de Olivei-ra e de Eliane Aparecida da Silva Oliveira, residente e domiciliada à Rua Augusto Corrêa Leite nº353 Bairro - Vila GuilhermeJOSÉ CARLOS DOS SANTOS E SILVANA MARIA DE OLIVEIRA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Carira - SE, filho de Aniceto José dos Santos e de Jenira Maria de Jesus, residente e domiciliado à Rua Mato Grosso Bairro - Parque Santa Tereza, ela natural de Conceição das Pedras - MG, filha de Amé-rico Garcia de Oliveira e de Maria do Carmo de Oliveira, residente e domiciliado à Rua dos Ibiscos, Parque Santo Antônio, Jacareí – SPANDERSON DE ALMEIDA PINTO E JULIANA SANTOS VIEIRA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Vila Velha – ES, filho de Edson Benedito Figueira Pinto e de Sandra de Almeida Pinto, ela na-tural de São José dos Campos – SP, filha de Paulo Ricardo Vieira e de Regiane Daniel dos Santos, residen-tes e domiciliados à Avenida Guilherme Alfieri 373, Parque São BeneditoFRANCISCO MANOEL DA SILVA E NEUSA FERNANDES DO PRADO, ambos brasileiros, ele natural de Cabo de Santo Agostinho - PE, filho de Amaro Manoel da Silva e de Maria Cicera da Silva, ela natural de Natividade da Serra – SP, filha de Joao Nunes do Prado e de Nair Alves Fernandes do Prado, residentes e domiciliados à Rua Valdomira Machado de Almeida nº166 Bairro - Jardim Eldorado

Prefeituracontrata

Interessados em dar aulas pelo Programa

Escola do Trabalho já podem baixar o edital

A Prefeitura de Santa Isabel abriu o credenciamento aberto para contratar instrutores de 28 modalidades de qualificação pro-fissional como: Corte e Costura; Guia de Turismo; Jardinagem e Paisagismo; Massagista; Orienta-dor Profissional e Desenvolvi-

mento Pessoal; Horticultura, Plantio e Manejo entre outros.

Os interessados serão contra-tados como pessoa jurídica, por R$20 hora/aula. O edital de cre-denciamento 02/2019 está dis-ponível, no site da Prefeitura de Santa Isabel.

No dia 20/03, às 9h, está agen-dada a abertura de envelopes dos interessados na Sala de Reuniões de Licitações, situada na Av. da República, 530, 3º andar – Cen-tro. Info.: (11)4656-1654

Rotary faz doaçãoao Lar de Idosos

O Rotary Club Santa Isabel Centenário entregou ontem (8/3/19) ao Lar de São Vicente de Paulo um fogão industrial de seis bocas com forno e uma pa-nela de pressão de 20 litros. Os produtos foram adquiridos por R$1.915,00 com subsídios da Fundação Rotária que todos os anos envia para os clubes uma parte dos rendimentos do capital investido pelos próprios clubes.

A entrega foi feita pelo presi-dente Dr. Orlando Pinheiro e ou-tros rotarianos aos funcionários da cozinha do Lar que comemo-raram o novo equipamento. Se-gundo a responsável pela cozinha o fogão que estava sendo usado já não permitia o uso do forno e al-gumas bocas apresentavam pro-blemas nas válvulas impedindo a sua utilização plena.

A entrega dos equipamentos de cozinha é a 13ª doação feita pela Fundação Rotária através do Rotary Santa Isabel Centená-

rio. Diversas outras entidades do município já foram beneficiadas com esses investimentos anuais, entre elas a Cata Papel; o Lar Laura Frugoli, a Apasian; a San-ta Casa de Misericórdia; a Pasto-ral da Criança; a Aipro e outras.

Há três semanas, em parce-ria com o Rotary Club Guaru-lhos Sul, foi feita a entrega de um computador para o Centro de Convivência do Idoso, no

bairro Jardim Eldorado. O equipamento foi entregue ao vice presidente do Conselho do Idoso, o também rotariano Pau-lo Maduro. O computador é uma doação de empresas que ao atualizarem seu parque de informática, destina os equipa-mentos velhos para o Rotary Guarulhos Sul que promove a sua recuperação e os destina a pólos de inclusão digital.

Page 5: Ouvidor · 2019. 3. 9. · Ouvidor Ano 28 9 de Março de 2019 • Nº 1215 Jornal Um beijo para todas as mulheres!!! PAMONHA – 8ª Pamonhada Vi- centina acontece entre os dias 09
Page 6: Ouvidor · 2019. 3. 9. · Ouvidor Ano 28 9 de Março de 2019 • Nº 1215 Jornal Um beijo para todas as mulheres!!! PAMONHA – 8ª Pamonhada Vi- centina acontece entre os dias 09

6 Jornal Ouvidor - Sábado / 9 de Março de 2019

Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março é comemorado o “Dia Internacional da Mulher”. Trata-se de uma data que remete às inúmeras lutas e manifes-tações organizadas por trabalhadoras de todo o mundo, que tinham como intuito reivindi-car melhores condições de trabalho e uma maior equidade de gênero. Muita coisa mu-dou desde as primeiras manifestações – data-das ainda no século XIX. Porém, não há dú-vidas de que temos muito ainda a melhorar.

Nesse aspecto, alguns setores caminham no sentido de diminuir a desigualdade existente entre os gêneros. Em matéria publicada na Folha de São Paulo de 03 de março de 2019 (“Aumenta a participação de mulheres em cargos de chefia”), pode-se ler como algumas empresas estão buscando alternativas para possibili-tar uma maior participação feminina em seus cargos de liderança e chefia; posições ocupadas majoritariamente por homens. A matéria traz alguns exemplos de empresas - como os bancos Itaú e Santander, além da IBM - que criaram políticas internas que visam uma maior equidade na ocupação de tais posições hierárquicas. Políticas como a exigência de ao menos uma mulher entre os candidatos em processos de vagas para chefia, além da presença de mulheres entre os seleciona-dores, e o estabelecimento de metas internas de participação de mulhe-res nos altos cargos da empresa.

Porém, se uma parte do setor corporativo apresenta – mesmo que pequenos, mas necessários – avanços no sentido de equiparar as condi-ções de gênero, o setor político – outro universo predominantemente masculino – caminha na contramão neste quesito (assim como em tantos outros). A mesma edição do jornal apresenta outra matéria (“Candidatu-ras de laranjas levam Congresso a propor fim de cota para mulheres”) em que o Congresso Nacional propõe a extinção da cota feminina nas candidaturas partidárias.

Isso porque, desde 2009, 30% das candidaturas registradas por um partido deve ser preenchida por mulheres. No entanto, um projeto apre-sentado pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA), pretende extinguir esse percentual mínimo de candidatas por partido. Atualmente, dos 81 membros que compõem o Senado apenas 12 são senadoras (15%). Entre os deputados, em um universo de 513 cadeiras, apenas 77 são ocupadas por mulheres (também 15%). Sendo que, segundo o último censo do IBGE de 2010, as mulheres representam 51% da população brasileira. Nesse sentido, é visível – e alarmante – a sub-representação feminina no Congresso Nacional.

Isso apenas demonstra como estamos longe da equidade de gênero desejada em vários setores do país. E é por isso que, mais do que um dia em que as mulheres recebem flores, o dia 8 de março deve ser com-preendido como uma data de conscientização sobre: os direitos sociais e civis da mulher, o empoderamento feminino e as condições de atua-ção da mulher no atual contexto político-social. Uma verdadeira de-mocracia só vigorará quando alcançarmos a equidade de gênero em todos os setores da sociedade.

Ednilson Toledo Sociólogo

[email protected]

Segurança foi razão da alegria no carnaval de Igaratá

O policial aposentado come-morou: - Se tivesse um prego escondido no meu sapato o se-gurança teria encontrado! O melhor de tudo foi a sensação de segurança que o carnaval de Igaratá proporcionou. Nem mesmo a chuva inclemente afastou os foliões. - Pode ser que tenha até mesmo atrasado o show, mas tudo correu bem! Observou o secretário Benja-mim de Lima, responsável pelo evento que trouxe, nos cinco dias da festa, mais de 20 mil pessoas para o centro da cidade.

Mesmo com a sensação de segurança, duas pessoas foram presas, uma dela por porte ilegal de arma. Ele entrou no espaço do evento antes mesmo que o am-biente fosse cercado. Permane-ceu por ali até o show começar, mas um folião observou e viu que sob a camisa, atrás do corpo, havia um volume. Sob comando do Sgto Marcelo um grupo de policiais rapidamente cercou o folião armado e o conduziu à Delegacia. Poucas pessoas per-ceberam a movimentação estra-nha. Nenhum dissabor a mais.

De fato até mesmo morado-res da cercania da praça 30 de dezembro celebraram a organi-zação da festa. Uma área com cerca de 16.000 m2 foi isolada com gradis, deixando apenas cinco entradas onde 60 seguran-ças se alternavam na revista dos foliões, impedindo a entrada de pessoas portando garrafas, co-pos de vidro e até mesmo latas de bebidas, além de qualquer tipo de arma. Na cidade mais 30 policiais militares garantiam a tranqüilidade dos moradores e turistas. A população de Igaratá

mais que dobrou no dia-a-dia do evento.

O prefeito Celso Palau estima que no mínimo cinco mil pessoas participaram, por dia, dos festejos no centro da cidade. A divulgação antecipada do fluxo de veículos impediu que os engarrafamentos fossem grandes. Como sempre estacionamento foi um problema equacionado pelos próprios mo-toristas que deixaram seus carros longe do recinto dos festejos.

Na área da saúde foram dis-tribuídos cerca de seis mil pre-servativos além de gel lubrifi-cante. Muitos preservativos viraram balões no balanço da folia. A secretaria de saúde con-tabilizou 648 atendimentos muitos por excesso de bebida ou pequenos acidentes. Um dos

acidentes registrados foi obra de um motorista da própria prefei-tura. Aparentemente alcooliza-do, ele saiu com uma ambulân-cia com pacientes, mas colidiu com outro carro quebrando vidro e retrovisor da viatura. Imediata-mente foi afastado do serviço e já esta respondendo a uma sindi-cância por determinação do pró-prio prefeito Celso Palau.

O Prefeito avalia que com o investimento de apenas R$100.000,00 foi realizada uma festa que agradou não só os turistas que vêem descobrin-do o singelo e familiar carnaval de Igaratá, mas também aos moradores que, formando blo-cos ou simplesmente assistindo aos desfiles, teve cinco dias de pura folia.

Page 7: Ouvidor · 2019. 3. 9. · Ouvidor Ano 28 9 de Março de 2019 • Nº 1215 Jornal Um beijo para todas as mulheres!!! PAMONHA – 8ª Pamonhada Vi- centina acontece entre os dias 09

Jornal Ouvidor - Sábado / 9 de Março de 2019 7

Grandes redes serendem a Santa Isabel

Basta um passeio pelas principais ruas e avenidas de Santa Isabel para perceber que o comércio tradicional está fechando as portas e cedendo o lugar para grandes redes comerciais em todos os ramos. Isso pode ser um sinal de evolução, mas ao mesmo tem-po preocupante.

É preocupante porque os empreende-dores que construíram o comércio local estão deixando de comprar, vender e empregar e passando a atuar como loca-dores ou simplesmente saindo do mer-cado. O principal efeito é a redução da moeda que circula no município e a bus-ca dos serviços em outras cidades, des-prestigiando o comércio local.

E como reverter isso?Segundo a administradora de empre-

sas e especialista em Recursos Huma-nos e Gestão de Negócios, Erika Matos muitas vezes os empresários passam por todos esses desafios sem buscar ajuda, enfrentam a solidão empresarial, consu-midos pela rotina, problemas do negó-cio e com medo de se abrir e comparti-

lhar seus problemas, pois a concorrência é voraz e muitas vezes desleal. Ficam consumidos na dúvida de como vão vender; na incerteza de onde virão os novos clientes e acabam não inovando nem buscando uma nova forma de se re-lacionar e fazer negócios. Ela destaca que essa “invasão” ao espaço comercial é um fenômeno irreversível, mas sugere que existem meios do comércio local usar esse fato para se alimentar e pro-mover uma melhoria para todos valori-zando o empreendedor local através da união, da convivência e aperfeiçoando as relações comerciais. - A Cultura Co-laborativa tem ganhado espaço no mun-do todo e cada vez mais empresários tem encontrado uma nova forma de se relacionar comercialmente, explica a Especialista.

- Esse é o networking que funciona: os empresários trabalham com sua rede de contatos e se ajudam, seja com uma informação importante, uma troca de conhecimento, uma conexão estratégica ou uma recomendação que ajudará o ou-

tro a fazer negócios.Destacando que é a colaboração mú-

tua que permite a ampliação dos negó-cios, Erika diz que “ tendo como base os relacionamentos e utilizando um méto-do para gerir e medir se os resultados de fato acontecem, todos conquistam seus objetivos e saem fortalecidos, gerando um fluxo contínuo de apoio e novas oportunidades. “É acender a vela do ou-tro sem apagar a minha”, conclui.

No próximo dia 23 Erika estará na sede da ACISI (Associação Comercial e Industrial de Santa Isabel) para falar so-bre essas mudanças e sobre a necessida-de dos empresários locais se organiza-rem para fazer dessa oportunidade uma forma de melhorar não só os próprios negócios, mas e principalmente, aumen-tar o ganho da cidade e da população.

Serviço: ACISIDia: 26/03/2019Rua Imperatriz Teresa Cristina, 29Hora: 08:00Reservas pelo telefone: 4656 2669Saiba mais: HTTP://bit.Iy/bni-santaisabel.

A convite da ACISI Erika Matos virá aSanta Isabel para mostrar como

vencer os desafios

Page 8: Ouvidor · 2019. 3. 9. · Ouvidor Ano 28 9 de Março de 2019 • Nº 1215 Jornal Um beijo para todas as mulheres!!! PAMONHA – 8ª Pamonhada Vi- centina acontece entre os dias 09

8 Jornal Ouvidor - Sábado / 9 de Março de 2019

Vereadoras solicitam proteçãoa ciclistas e pedestres

Preocupadas com a segurança de pedestres e ciclis-tas que utilizam a rodovia SP 56 para pratica de cami-nhada, corrida e ciclismo as vereadoras Bruna e Patrí-cia solicitaram ao Departamento de Estrada de Rodagem (DER), a instalação de placas de sinalização que indiquem a presença de pedestres e ciclistas ao lon-go da estrada.

Diversas atletas compareceram à sessão realizada na quinta-feira que deu início ás atividades legislati-vas do mês de março. O vereador Reinaldo Nunes também utilizou a Tribuna para reforçar a necessidade dessa atenção às dezenas de pessoas que praticam es-portes nos locais com trânsito simultâneo de veículos.

Bonsucesso pavimentadoOs 250 moradores do bairro do Bonsu-

cesso, em Igaratá, já começam a comemo-rar a pavimentação dos 420 metros exten-são de pavimento cobrindo uma área de 2.600 m2. Datada do início do século pas-sado, o Bonsucesso é cenário de uma das grandes tradições do município: a Festa da Carpição.

Nessa semana o prefeito Celso Palau foi inspecionar a obra que utiliza os blo-quetes retirados do centro da cidade e dá acabamento ao principal trecho da estrada que corta o bairro. O casario e a pequena capela são contemporâneos da cidade que ficou submersa pela represa do Jaguari.

Esquecido pelas autoridades nos últi-mos 20 anos, o bairro vem sendo urbani-zado aos poucos. Caberá à Sabesp (Sane-

amento Básico do Estado de São Paulo) o abastecimento de água do local, atual-mente atendido por poços caipiras e fon-tes naturais. A Prefeitura pressiona a em-presa para que ela cumpra um dos compromissos assumidos na autorização para a interligação da represa do Jaguari/Atibainha. Nas últimas semanas a Sabesp disse que vai fazer o cronograma incluin-do a abertura de um poço profundo para obter água de melhor qualidade. Um pro-jeto de estação de tratamento do esgoto local também está sendo avaliado para ser implantado com recursos do FEHIDRO.

Para o prefeito Celso Palau a obra é uma resposta aos moradores do bairro que sem-pre acreditaram no seu trabalho e o cumpri-mento de uma dívida social do município.

Page 9: Ouvidor · 2019. 3. 9. · Ouvidor Ano 28 9 de Março de 2019 • Nº 1215 Jornal Um beijo para todas as mulheres!!! PAMONHA – 8ª Pamonhada Vi- centina acontece entre os dias 09

Jornal Ouvidor - Sábado / 9 de Março de 2019 9

Adeus a ClementinoFaleceu nessa semana, aos 78

anos, depois de prolongada enfermi-dade, o empresário igarataense Cle-mentino Fernandes.

Natural de Igaratá, Clementino co-meçou a sua vida empresarial com uma pequena fábrica de blocos e arte-fatos de cimentos. Graças à sua imensa capacidade de fazer amigos rapida-mente a empresa transformou-se no depósito de materiais de construção “Pioneira”, atualmente conduzido por seus três filhos e netos, constituindo o verdadeiro empreendimento familiar.

Durante toda a sua vida Clementi-no apoiou todas as iniciativas visando o crescimento e o desenvolvimento do município. De alma caridosa sem-pre participou das festividades reli-giosas e tradicionais contribuindo através de seu trabalho e com doa-ções. Em sua existência teve sempre a seu lado sua esposa e companheira Conceição Vieira Fernandes.

Seu falecimento ocorreu na ma-drugada de terça-feira passada e a missa em sufrágio à sua alma ocor-rerá amanhã, domingo, às 19h na Igreja de Nossa Senhora do Patrocí-nio de Igaratá.

Page 10: Ouvidor · 2019. 3. 9. · Ouvidor Ano 28 9 de Março de 2019 • Nº 1215 Jornal Um beijo para todas as mulheres!!! PAMONHA – 8ª Pamonhada Vi- centina acontece entre os dias 09

10 Jornal Ouvidor - Sábado / 9 de Março de 2019

Arujá adotanovo sistema de emissão

de notas

Na próxima quinta-feira, 14/03, às 14h, na Av. Benedito Manoel Dos Santos, 369, Jardim Fazenda Rincão (auditório da Secretaria de Meio Ambiente), a Prefeitu-ra de Arujá vai oferecer um workshop para contadores e empresários sobre a nova plataforma de emissão de nota fiscal eletrônica (NFS-e) e modernização do sistema tributário do município.

A expectativa é que as notas come-cem a ser emitidas na nova versão do sis-tema já no fim deste mês, segundo Ma-riana Damasceno, consultora da SIL Tecnologia. O workshop será apresenta-do por profissionais dos corpos técnico e jurídico da empresa. Desta forma, os em-presários e contadores poderão fazer su-gestões e tirar dúvidas.

Mais informações sobre o workshop po-dem ser obtidas no telefone (11) 4655-4500.

“As atualizações são uma etapa importante da desburocratização da Prefeitura”, diz o

secretário Julio do Kaikan

Foto: AIPMA

Raio mata em ArujáPai, filho e sobrinho morrem

com descarga elétricaO enterro foi na quinta-feira, dia

07/03. Chovia no momento da despedida tão abrupta quanto o raio. João Batista, 40 anos, o filho João Pedro, 10 anos e o sobrinho Alan Santos de 12 morreram num barraco em construção, no Bairro Pq. Rodrigo Barreto, em Arujá. Eles fo-ram atingidos por um raio na quarta-fei-ra, dia 06/03.

O corpo de João, que estava do lado de fora arrumando as telhas do barraco, ficou carbonizado. O local começou a pegar fogo, todo feito de madeira (paletes) che-gou a pegar fogo, mas as chamas foram contidas pelo Corpo de Bombeiros.

A Polícia Civil deve investigar as cau-sas das mortes dos dois garotos que, na hora da chuva, correram para dentro do barraco para se proteger. Há suspeita que tenham inalado a fumaça do incêndio.

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registra os dados de mor-tes por raios desde o ano 2000 e estas três foram as primeiras mortes nestes últimos 19 anos em Arujá.

Este verão deve registrar uma inci-dência de raios entre 20% e 30% maior na Região Sudeste por causa do fenôme-no El Niño, uma anomalia climática cau-sada pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico na região próxima à Li-nha do Equador.

Leia no site do Jornal Ouvidor dicas de como se proteger de relâmpagos.

Imagem

: Grupo de Eletricidade Atm

osférica/Inpe

Cidade arrecadaR$1,8 milhão em multa

Dado levantado pela Câmara de Arujá, por meio de

requerimentoEm 2018, a Prefeitura de Arujá arreca-

dou um total de R$1.860.768,14 em mul-

tas de trânsito. A informação foi encami-nhada para a Câmara Municipal de Arujá, em resposta ao requerimento feito pelo vereador Rogério da Padaria (PSD). “Pre-cisamos dar transparência às informações de interesse público”, afirma Rogério.

O mês com maior volume de multas foi dezembro, R$233.905,92. E o mês com me-nor quantidade de multas foi fevereiro R$70.516,93. A diferença entre o mês do car-naval 2018 e a festa natalina é de 232% mais infrações durante as festas de fim de ano.

Page 11: Ouvidor · 2019. 3. 9. · Ouvidor Ano 28 9 de Março de 2019 • Nº 1215 Jornal Um beijo para todas as mulheres!!! PAMONHA – 8ª Pamonhada Vi- centina acontece entre os dias 09

Jornal Ouvidor - Sábado / 9 de Março de 2019 11

Mulheres de força e de lençoSanta Isabel faz homenagem

para as mulheres comcampanha de prevenção

contra o câncer

Na sexta-feira, dia 08/03, a Prefeitura de Santa Isabel realizou o evento intitula-do “Divas de Lenço” em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. Cerca de 3.000 lenços foram doados em apoio a este projeto que reuniu na Câmara Muni-cipal cerca de 130 mulheres de idades e gerações diferentes.

80% do público era mesmo feminino e a Prefeita de Santa Isabel Fábia Porto, única mulher eleita da região do Alto Tie-tê, discursou em tom de desabafo entre donas de casa, empresárias, educadoras, líderes de bairro, vereadoras (es), secretá-rias e diretoras municipais.

Aparentemente inspirada no pensador

Érica Alcâ[email protected]

Foto: Érica Alcântara

Evento de homenagem ao Dia Internacional das Mulheres em Santa Isabel

libanês Nassim Nicholas Taleb, autor do livro “Antifrágil: Coisas que se benefi-ciam com o caos”, Fábia destacou que vem enfrentando ao longo do seu manda-to críticas e perseguições, muitas vezes baseadas na ideia de que por ser mulher é

frágil e vai desistir. Nassim defende que o caminho do an-

tifrágil é encarar os eventos adversos de frente e se aperfeiçoar diante deles. O pensador diz que o verdadeiro líder não camufla as vulnerabilidades, as reconhece e trabalha para aperfeiçoar-se. E foi este o recado que Fábia emitiu: “Estou vivendo o melhor momento da minha vida, por que tenho a honra de representar o meu povo no trabalho. E, quando em casa, após 12h/14h de serviço me permito tirar

o salto alto e cuidar do meu lar, ser mãe, avó e dona de casa”, disse.

A Prefeita contou um pouco da histó-ria do Dia Internacional da Mulher, da importância das mulheres se posiciona-rem na sociedade e destacou, com notória emoção, que muitas foram aquelas que no passado lutaram pelo direito ao voto e o poder de escolher o destino de suas cida-des, estados e país.

Fábia aproveitou a oportunidade e anunciou a nomeação da vereadora su-plente Vera Lúcia de Lima Silva como Diretora da Diretoria das Mulheres e da Família, projeto que visa ampliar as polí-ticas públicas voltadas para as mulheres.

Além de Fábia, discursaram no evento os secretários: de Saúde, Estela Santana e de Assistência e Promoção Social, José Heleno; a vereadora Patrí-cia Simão e a Psicóloga Renata Vargas que fez uma palestra sobre “Saúde Emocional da Mulher”.

Maria da Gloria Guimarães e a secre-tária de Gabinete Maria Ângela Sanches emocionaram o público com seus depoi-mentos sobre a luta contra o câncer. Em 2018, foram registrados em Santa Isabel 15 novos casos de câncer de colo de útero e um de câncer de mama.

OAB faz homenagem às mulheres

Evento reuniu parceiros e promoveu o acesso livre ao

direito da mulher e sua família

A Comissão da Mulher Advogada, da 167ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – de Santa Isabel, eventos em ho-menagem ao Dia Internacional da Mulher.

Nos dias 06 e 07, quarta e quinta-feira, a comissão fez atendimento gratuito na Delegacia de Santa Isabel. A inauguração da Galeria da Mulher Advogada, na noite de quinta-feira, enalteceu a força da mu-

lher em defesa do direito.Já no dia 08/03, Dia Internacional da

Mulher, a OAB conseguiu reunir na frente da Casa da Advocacia, ao lado do Fórum, uma série de parcerias com o comércio local, representantes de uni-versidade, farmácia, artesã, organizado-ra de eventos e até Chef de Gastrono-mia, tudo isso e muito mais estava acessível não só para mulheres, mas para seus filhos, amigos e parentes.

O presidente da OAB de Santa Isabel, Vagner dos Santos Lobo, parabenizou a todos pela dedicação e cuidado que pro-moveram um dia de direito, saúde e bem--estar para todos.

Érica Alcâ[email protected]

Maria Helena agradeceu a OAB pelo atendimento que recebeu durante o evento

Foto: Érica Alcântara

Page 12: Ouvidor · 2019. 3. 9. · Ouvidor Ano 28 9 de Março de 2019 • Nº 1215 Jornal Um beijo para todas as mulheres!!! PAMONHA – 8ª Pamonhada Vi- centina acontece entre os dias 09

12 Jornal Ouvidor - Sábado / 9 de Março de 2019

Page 13: Ouvidor · 2019. 3. 9. · Ouvidor Ano 28 9 de Março de 2019 • Nº 1215 Jornal Um beijo para todas as mulheres!!! PAMONHA – 8ª Pamonhada Vi- centina acontece entre os dias 09

Jornal Ouvidor - Sábado / 9 de Março de 2019 13

Érica Alcâ[email protected]

Érica Alcâ[email protected]

Quase uma camisinha por habitanteA equipe de prevenção as do-

enças sexualmente transmis-síveis, da secretaria de Saúde

de Santa Isabel, fizeram um trabalho impressionante

neste carnaval 2019

Durante a festividade carnavalesca de Santa Isabel foram distribuídas 45.160 unidades de preservativos masculinos e 6.000 unidades de gel lubrificante. A festa foi da prevenção e contou com o apoio do comércio que, mesmo com o grande volu-me da chuva, apoiou as atividades pro-postas pela Prefeitura de Santa Isabel.

A Delegacia de Santa Isabel funcionou em sistema de plantão. E a segurança do evento contou com a equipe de 30 briga-distas de incêndio, o reforço da Polícia Militar e equipes do SAMU. Não houve registro de boletins de ocorrência graves.

Devido às chuvas, a matinê sofreu al-teração na programação e foi realizada na quadra poliesportiva da Emef. Oscar Fer-

reira de Godoy, no Bairro 13 de Maio, mas alguns dias as filas para usar os brin-quedos infláveis deixaram a praça mais atraente para a família.

A equipe da secretaria de Serviços Municipais também trabalhou incansa-velmente. Antes mesmo do dia amanhe-cer, o bloco da limpeza saiu as ruas com o pessoal que lavou, varreu e recolheu toda a sujeira.

Os blocosOs destaques da música ficaram com a

Corporação São Benedito e a Banda de Metais e Percussão. E o brilho de passare-la contou com os desfiles dos blocos Boi--Olá, Gaviões da Fiel, Fanfarrões, Chope do Leopoldo e o Vai Quem Qué com a JAM Bateria.

Para muitos foliões não foi o melhor carnaval de Santa Isabel, mas para a maioria houve um esforço notório de que a cidade quer resgatar tradições e esta fes-ta se inclui na lista. O investimento de re-curso público previsto inicialmente era em torno de R$80mil, mas o valor oficial a Prefeitura deve publicar posteriormente conforme permite a legislação.

Lama promoveinsegurança e prejuízos

Durante o carnaval, moradores de Santa Isa-bel, enviaram fotos da si-tuação das estradas, mui-tos estão com medo de circular entre o centro e a volta para casa em razão das condições precárias das vias escorregadias.

Marcelo da Silva Nalini viveu momentos difíceis no último dia 01/03, no Bairro do Funil. Ele estava com a família no carro quando a lama fez o veícu-lo deslizar para uma valeta de 1,5m de profundidade. “Fui socorrido por alguns amigos que tenho na re-gião, mais o carro só foi retirado no dia seguinte e os prejuízos somam cerca R$1.000,00”, conta.

Clayton Benedito mora no Bairro Santo Ângelo, lo-calizado no final do Monte Negro. “Quando chove pre-ciso carregar meu filho nos braços para levar na escola, não passa nem carro, nem moto. Está muito complica-do, há três anos a prefeitura não passa por aqui e preci-samos de ajuda”, relata.

Na Av. Criolan, no Bair-ro Aralu, (veja imagem) uma moradora contou com

a ajuda dos vizinhos para voltar para casa. Na quinta--feira, dia 07, aparentemen-te ela procurou desviar de outro veículo que se aproxi-mou na direção contrária, mas caiu numa cratera que deixou seu carro com as ro-das no ar.

Todos estes problemas fazem parte das denúncias recebidas pelo WhatsApp do Jornal Ouvidor (11) 98904-6228.

Perigo de transitar pela zona rural, chuva inten-sa e muita lama provo-

caram acidentes

Page 14: Ouvidor · 2019. 3. 9. · Ouvidor Ano 28 9 de Março de 2019 • Nº 1215 Jornal Um beijo para todas as mulheres!!! PAMONHA – 8ª Pamonhada Vi- centina acontece entre os dias 09

14 Jornal Ouvidor - Sábado / 9 de Março de 2019

Foto: Alexandre Caraça

Érica Alcâ[email protected]

O Jornal Adverte: Não faça negócios por telefone. Exija suas garantias. Os anúncios são de responsabilidade dos anunciantes

CLASS OUVIDOR

O resgate do corsa verdeVeículo roubado no domingo

é resgatado do matagalna segunda-feira

Era final de expediente no domingo, dia 03/03, o isabelense Alexandre Caraça, 40, deixava o veículo em que trabalha como taxista na garagem localizada na Rua Fernanda Magi, no Centro, quando dois indivíduos com máscaras de palhaço renderam o trabalhador e o raptaram em seu carro particular, obrigando-o a dirigir para o tráfico. “No início, até achei que era alguma brincadeira de Carnaval. Quando vi o revólver é que soube que era sério”, conta.

A história tinha tudo para dar errado, mas no final, Alexandre só tem a agrade-cer pelo atendimento que recebeu das po-lícias Militar e Civil, e também da equipe

da secretaria de Serviços Municipais.Os bandidos obrigaram Alexandre a

dirigir pela cidade, carregando no banco traseiro uma mochila em que diziam estar carregada de produtos do tráfico. Até que,

ao constatar que as viaturas se ocupavam da festa de carnaval, resolveram deixar o taxista nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento – UPA e seguir via-gem sem refém.

“Esperei uns 10 minutos e chamei a PM, eles me levaram na Delegacia onde registrei o Boletim de Ocorrência e fui orientado. De lá saí com um amigo em busca do meu carro. Os assaltantes disse-ram que iam abandonar o carro perto da Represa Jaguari, e foi lá perto que nós en-contramos mesmo”, conta.

Atolado pela lama, já tarde de noite, não conseguiram retirar o carro. Alexan-dre lembra que quase não dormiu. “Tive medo que voltassem lá e colocassem fogo no meu carro”, recorda.

No dia seguinte, graças ao apoio dos funcionários da secretaria de Ser-viços Municipais e um trator do setor, Alexandre conseguiu resgatar seu veí-culo com quase que nenhuma avaria. “Só tinha muita formiga. Sem a ajuda e atendimento que tive, não sei o que te-ria acontecido. Agradeço a todos de coração”, finaliza.

Alexandre agradece as Polícias Militar e Civil, mais os funcionários dos serviços municipais

ALUGOExcelente salão p/ festas, 200m² c/ estacionamento, Vl. Osiris, valor a combinar 94174-4625

ALUGO APTO2 dorm, sl, coz, wc e garagem p/ 1 carro, Bº Monte Serrat 97202-5079/97172-3236

VENDO 500M² Bº Ouro Fino, boa top, pra formar chác, doc contrato R$30mil ac auto e fac 99764-9445 Reginaldo

VENDO GOLAno 2000/2001, 4 portas R$9.000,00 99764-9445 Reginaldo

PRECISA-SE Chácara ou sítio p/ trabalhar c/ casei-ros, casal s/ filhos, com urgência!! Tr. 94150-5845

EXCELENTEOPORTUNIDADE

P/ sair do aluguel, p/ ter o seu lote, a sua casa ou chác, faça seu cadastro 99764-9445 Reginaldo

VENDE-SE CASA3 dorm, 2 wc, garagem, sl, coz, lav, terreno 300m² R$280mil Nv Eden 94116-2131/4680-1055 Siab

ALUGO CASA2 côm, ent individual, c/ área de serv, água e luz individual R$480,00 R. São Pedro 86 próx a praça 95069-0071

CARRETOFaço carreto/frete com HR Baú. Pre-ços acessíveis. (11) 4680-3043 / zap (11) 95020-2829.

VENDE-SEGol bola ano 2009, doc ok, 4 portas R$12.500,00 troco p/ moto de menor valor (11) 96896-5684

VENDO TERRENOMeio Lote, plaino no asfalto, Bº Jd Portugal R$35mil 97340-4531

VENDO CASA3 dorm, sl, coz, Eldorado R$115mil próx a escola 4657-8499

ALUGO APTOAtrás do Fórum, 1 dorm, sl, coz, wc e lavand 97202-5079/97172-3236

Page 15: Ouvidor · 2019. 3. 9. · Ouvidor Ano 28 9 de Março de 2019 • Nº 1215 Jornal Um beijo para todas as mulheres!!! PAMONHA – 8ª Pamonhada Vi- centina acontece entre os dias 09
Page 16: Ouvidor · 2019. 3. 9. · Ouvidor Ano 28 9 de Março de 2019 • Nº 1215 Jornal Um beijo para todas as mulheres!!! PAMONHA – 8ª Pamonhada Vi- centina acontece entre os dias 09

16 Jornal Ouvidor - Sábado / 9 de Março de 2019

Érica Alcâ[email protected]

“O papai matou a mamãe”,disse a menina de três anos

Agricultor mata a mulher na frente dos filhos e suicidou.

Sem lesões físicas, as crianças foram levadas para o

abrigo em choque

No final do dia 05/03, por volta das 20h30 uma discussão de casal terminou em tragédia. Antônio Bueno, 46 anos, matou a jovem Cin-tia de Jesus Silva, de 22 anos. O corpo da mãe caiu na sala, na frente das crianças L.M. (me-nino de cinco anos) e M.H. (menina de três

anos). Desesperado, Antônio foi até a cozinha, colocou o revólver contra a própria cabeça e atirou. Morreu ali mesmo, deixando na casa duas crianças sozinhas e em choque.

O crime aconteceu no Bairro Jd. Luiza, em Guararema. Os vizinhos ouviram os disparos. Mas só souberam da proporção da tragédia quando a menininha entrou na casa deles, a cer-ca de 30 metros, e disse: “O papai matou a ma-mãe”. O menino estava no portão, quando viu a ajuda chegando gesticulou com as mãos mos-trando como o pai atirou na própria cabeça.

A descrição da Polícia Militar é de uma cena de guerra, o revólver calibre 38 jazia ao lado de um dos corpos, com a numeração e in-formações do fabricante raspadas. Mas havia munição e projéteis espalhados na cozinha,

sala, corredor e lavanderia.O corpo de Cíntia tinha cinco perfurações,

no tórax, tronco e pescoço, possivelmente, al-vejada três vezes pelo seu algoz que, com um único disparo ceifou a própria vida.

As crianças foram entregues ao Conse-lho Tutelar, que as conduziu até a Casa de Acolhimento.

Relação virtualCíntia e Antônio se conheceram numa rede

social de relacionamento há dois anos, mas so-mente há três meses resolveram morar juntos, contaram os vizinhos, acrescentando que ape-sar de chamarem Antônio de papai, as crianças eram filhas somente de Cíntia.

As brigas entre o casal se intensificaram nos últimos tempos e, um dia antes da tragé-

dia, testemunhas ouviram o homem gritando que “só uma bala na cabeça resolveria”.

DenuncieEm briga de marido e mulher, você pode

meter a colher. É esse o espírito das campa-nhas nacionais, em que a denúncia não mais precisa partir da vítima. Qualquer pessoa, pró-xima ou até desconhecida, pode denunciar ca-sos de agressão contra a mulher.

Para denunciar basta ligar para o número 180, nenhum dado pessoal do denunciante é divulgado e há como esclarecer dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.

Leia no site do Jornal Ouvidor quais infor-mações são necessárias para registrar uma de-núncia no 180.