2014 03 31 news março g&p

44
News G&P Revista de Comunicação Interna da G&P 02 ª Edição/2014 G&P 25 ANOS ANIVERSARIANTES CULTURA Depoimentos sobre os nossos 25 anos Saiba quem são os aniversariantes do mês Veja as melhores dicas de livros Conheça um pouco mais dos projetos desenvolvidos junto a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo. CASES DE SUCESSO

Upload: gp-projetos-e-sistemas

Post on 09-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Novidades, atualidades e tudo o que rolou em março na G&P!

TRANSCRIPT

Page 1: 2014 03 31 News Março G&P

1 - News G&P

NewsG&P Revista de Comunicação Interna da G&P 02ª

Edição/2014

G&P 25 ANOS ANIVERSARIANTES CULTURA

Depoimentos sobre os nossos 25 anos

Saiba quem são osaniversariantes do mês

Veja as melhores dicas de livros

Conheça um pouco mais dos projetos desenvolvidos junto a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo.

CASES DE SUCESSO

Page 2: 2014 03 31 News Março G&P

2 - News G&P Edição2

6

Índice

Cases de Sucesso

22Depoimentos e curiosidades sobre a empresa

25 Anos de G&P

12Comemoração do Dia Internacional da Mulher

EventoCOMUNICAÇÃO INTERNA

32O melhor da vida está dentro de você - Saúde da mente

SAÚDE

Page 3: 2014 03 31 News Março G&P

3 - News G&P

16Pen drives que funcionam como post-its

NOTÍCIAS

38

Lasanha da Mama

GOURMET

18Lugares que não deveriam ser habitados pelo homem

NOTÍCIAS

40Dúvidas, novidades, comunicados e sugestões

MURAL

Page 4: 2014 03 31 News Março G&P

4 - News G&P Edição2

Editorial

Informações atualizadas, dicas, artigos e tudo o que acontece na G&P você confere na 2ª edição de 2014 da News G&P.

Neste mês apresentamos dois cases de sucesso. O primeiro é o Case da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), que está buscando caminhos para de-senvolver de forma rápida um sistema de Busi-ness Inteligence (BI). O segundo é o Case de im-plantação do Microsoft Office 365 na Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo.

Trazemos também o primeiro espaço dedicado aos colaboradores que têm histórias e aconteci-mentos marcantes sobre esses 25 anos da G&P.

A seção Saúde retrata a campanha “O melhor da vida está dentro de você”, falando da Saú-de Mental, trazendo dicas para manter a mente saudável.

Apresentamos Need for Speed - O Filme e 300 - A Ascensão do Império como dicas de cinema para o mês de março.

Confira também a deliciosa receita de Lasanha da Mama, enviada pela colaboradora Claudia Santana, do Marketing Institucional.Uma ótima leitura!

Equipe de Marketing

2ª Edição 2014 News G&P

EXPEDIENTE

Direção Geral - Patrícia Aleixo

Projeto Gráfico - A3 Comunicação e Marketing G&P

Colaboraram nesta edição - Jorge Alexandre

Carlos RossiLívia DamascenoKate NascimentoAlexandre Bezerra

Rodrigo CozzoBênnon Grohmann

Atendimento ao Leitor - Telefone: 11 3889-6328

[email protected]

Distribuição online e gratuita.Conceitos e opiniões em artigos assinados são de

inteira responsabilidade do autor. Os textos podem ser reproduzidos desde que citadas as fontes.

Page 5: 2014 03 31 News Março G&P

5 - News G&P

Page 6: 2014 03 31 News Março G&P

6 - News G&P Edição2

Case de Sucesso

Comunicação INTERNA

Projeto SEFAZ

Continuando com nossa apresentação de Cases de Sucesso, trouxemos para você um pouco do trabalho realizado junto a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro.

A SEFAZ é a responsável pela arrecadação de tri-butos e gestão financeira do Estado e sua missão é prover e gerir os recursos públicos que viabi-lizam a gestão do Governo, com transparência, isenção e tempestividade, prestando contas e disponibilizando com agilidade as informações necessárias para o contínuo aperfeiçoamento do controle fiscal do Estado.

O desafio da equipe G&P era apresentar uma metodologia para o desenvolvimento de proje-tos BI e um Data Mart (Repositório de dados criado para atender um subconjunto de infor-mações estratégicas da Sefaz) do SPED (Sistema de Escrituração Digital) até abril de 2014.

Ficou a cargo da G&P criar um Sistema BI para atender a SUPLAM (Superintendência de Plane-jamento, Avaliação e Modernização) da SEFAZ, que tem como objetivo centralizar e organizar da forma mais clara possível, a declaração de ICMS das empresas do Estado do Rio de Janeiro.

Um dos grandes resultados obtidos desde o seu início, foi a entrega da primeira parte do projeto para homologação pelo cliente, já que há anos a SEFAZ buscava soluções que atendessem suas necessidades de BI e relatórios estratégicos, e somente com a entrada da G&P no projeto mu-nida de especialistas, a SEFAZ tem conseguido viabilizar suas expectativas.

CONSIDERAÇÕES FINAISO trabalho será totalmente entregue até o final do mês de Abril, sendo o maior impacto ao pro-jeto o tempo disponível para homologação da solução por parte do cliente.

No decorrer do período, a equipe composta por:Carlos Rossi – Gerente do ProjetoCarlos Nazário – Desenho da solução, Front End Cognos e Líder Técnico

Equipe responsável pelo sucesso do projeto

Page 7: 2014 03 31 News Março G&P

7 - News G&P

Leticia Lessa – Entendimento do Negócio, deta-lhamento de Requisitos e Front End CognosBruno Campos – Desenho da solução e Cons-trução ETLIgor Leite – Desenho da solução e Construção ETLMostrou ser eficiente e rápida no desenvolvi-mento da solução proposta, sendo que o cami-nho crítico do projeto estava centrado no pouco tempo disponibilizado pelo cliente para recebi-mento do produto final, o Data Mart (SPED).

Vale ressaltar ainda a satisfação do cliente com o trabalho da equipe e a rapidez com que os problemas têm sido resolvidos.

APRENDIZADO“O documento de Lições aprendidas será pre-enchido ao final do projeto, mas até o momen-to, o nosso maior aprendizado está no enrique-cedor conhecimento do convívio com o cliente SEFAZ”, completa Carlos Alexandre Rossi, Ge-rente de Projetos.

Essa matéria teve a participação de Jorge Alexandre Maciel, Gerente de Negócios e Carlos Alexandre Rossi, Gerente de Projetos, responsável pela equipe de desenvolvimento do Pro-jeto SEFAZ.

Estrutura Básica do Mapa de Soluções

Page 8: 2014 03 31 News Março G&P

8 - News G&P Edição2

Case de Sucesso

Comunicação INTERNA

Projeto Microsoft Office 365

Apresentamos também, nesta edição, outro trabalho que vem sendo realizado por nossos profissionais. Conheça a seguir o Projeto de Im-plantação do Microsoft Office 365.

Aplicado na Secretaria de Gestão Pública do Es-tado de São Paulo, o projeto consiste na adoção do modelo de abertura de OSs (Ordem de Ser-viços) conforme a necessidade do cliente, com a alocação de profissionais para acompanha-mento dia a dia da ferramenta.

Sob a responsabilidade da G&P ficou, além da implantação, a configuração dos Softwares que compõe a solução MS Office 365.

Abaixo você confere alguns dos produtos inse-ridos dentro da Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo pela G&P: •MSExchangeOnline:Oambienteatu-al do cliente, Lotus Notes, possui caixas postais com pouco espaço de armazenamento (no má-ximo 1GB por caixa postal), Backup apenas local e alto custo de licenciamento. Com o Exchange Online, o custo de licenciamento por caixa pos-

tal caiu consideravelmente, além do espaço de cada caixa postal ser de 50GB. Com o recurso de sincronização MAPI e o acesso web pelo Ou-tlook Web App, o acesso à caixa postal pode ser feito de qualquer dispositivo ou navegador. Fo-ram configuradas caixas postais departamentais e listas de distribuição dinâmicas, que alocam os usuários por características de preenchimen-to de cargo e localidade. A confiabilidade é garantida por um SLA de 99,98% e regida por normas como: ISO 27001, EU model clauses, HIPAA BAA, FISMA e FERPA. •MSLyncOnline:Oambienteatualdocliente, Lotus Same Time, possui poucos usuá-rios utilizando a ferramenta devido à complexi-dade de configuração e o alto custo de licencia-mento.ComoLyncOnline, todososusuáriostem licença de uso da ferramenta, que pode ser acessada pelo Outlook Web App, por um clien-te instalado no PC, ou App instalado em dispo-sitivo móvel. Entre os recursos que aumentam a produtividade são citados: Chat, Conferência por Áudio e Vídeo, Compartilhamento de con-teúdo e Área de Trabalho e Acesso Remoto. •MSSharePointOnline: foiutilizadoosite público do SharePoint como principal for-ma de acesso as funcionalidades do Office 365 sendoo layoutpersonalizadoparaumaexibi-ção mais limpa e resumida, contendo apenas as opções que o cliente achou mais adequado, além de um espaço para vídeos explicativos so-bre o uso da ferramenta.

Page 9: 2014 03 31 News Março G&P

9 - News G&P

DESAFIOUm dos maiores desafios enfrentados pela equipe G&P foi fazer a ferramenta ser adotada por mais pessoas, conforme as necessidade do cliente.

Para isso, ocorreu um treinamento das ferra-mentas no dia 22 de novembro de 2013, minis-trado por Rodrigo Cozzo e Alexandre Bezerra, responsáveispeloprojetojuntodeAlyGhneim.Já quanto a parte mais técnica, a complexidade da rede utilizada no cliente (IntraGov*) não per-mitequeoprodutoMicrosoftLyncsejautiliza-do em sua totalidade, problema que a G&P foi buscar solução junto à PRODESP.

“A necessidade do cliente era substituir a fer-ramenta utilizada (Lotus Notes) pelo Exchange Online, produto este que compõe a Solução Office 365”, ressalta Rodrigo Cozzo.

CONSIDERAÇÕES FINAISO feedback dos gestores da Secretaria de Ges-tão Pública do Estado de São Paulo não poderia ser mais positivo. Além da aprovação do siste-ma, que atende às suas necessidades, o cliente aprova o acompanhamento dos profissionais da G&P nas atividades diárias com a ferramenta. O que inclusive, já trouxe um plano futuro de

licenciar junto à Microsoft mais licenças dos Softwares que compõe a solução MS Office 365 e usar a expertise da G&P para implantação e treinamento.

*O que é IntraGov?O Projeto IntraGov se constitui no alicerce da Política de Governo Eletrônico, cuja finalidade primária é a de propiciar condições para o aumento de produtividade dos órgãos públicos ao desempenhar suas atribuições.

Tela do sistema utilizado pelo cliente, produzida pela G&P.

Rodrigo Cozzo a esquerda, Mauricio de Moraes um dos gestores da SGP e Alexandre Bezerra.

Rodrigo Cozzo ministrando treinamento no dia 22 de novembro para os profissionais da Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo .

Essa matéria teve a participação de Rodrigo Cozzo e Alexandre Bezerra, ambos Especialista em Aplicações das Soluções Microsoft.

Page 10: 2014 03 31 News Março G&P

10 - News G&P Edição2

8MARÇO

A todas as avós, mães, filhas, irmãs, amigas e namoradas.

Hoje é o dia delas!

PARABÉNS!

10 - News G&P Edição2

Page 11: 2014 03 31 News Março G&P

11 - News G&P

A primeira proposta de criar um dia em homenagem às mulheres foi feita pelo Par-tido Socialista norte-americano em 1909.

O barão de Coubertin, criador dos Jo-gos Olímpicos da era moderna, era con-tra a presença de mulheres nas dispu-

tas. Mas havia uma grande pressão por parte

Logo na abertura dos Jogos de Ams-terdã, em 1928, o barão subiu à tri-buna e pediu demissão do cargo de

presidente de honra do Comitê Olímpico In-ternacional. No discurso, ele acusou seus se-guidores de haverem “traído o ideal olím-pico, permitindo a presença de mulheres”.

Na Olimpíada de Pequim, em 2008, o Brasil teve a maior delegação de atle-tas mulheres da história do país. Par-

ticiparam dos jogos 133 mulheres, o que representa 48% do total de esportistas.

O Exército brasileiro foi a primeira insti-tuição militar do hemisfério sul a admitir mulheres em seus quadros permanentes

e de carreira. Em 1992, eles incorporaram ao seu quadro administrativo a primeira turma fe-minina de oficiais. Antes deles, porém, a Mari-nha já havia formado, em 1981, 307 mulheres.

A Aeronáutica, por sua vez, abriu as por-tas para as oficiais femininas pouco de-pois, mas foi muito mais exigente nos

pré-requisitos das candidatas. Apenas as soltei-ras de até 27 anos eram admitidas para exer-cer funções meramente administrativas. Em 1997, o campo se expandiu e a Força Aérea Brasileira passou a aceitar pilotos mulheres.

No ano seguinte, a ideia foi colocada em prá-tica, já que manifestações pelo direito de voto e fim da discriminação feminina se multiplica-vam em todos os países industrializados.

Até 1913, nos Estados Unidos, a ocasião era lembrada no último domingo do mês de fevereiro. A data, porém, demorou a ser

comemorada de fato: a primeira vez ocorreu em 1910, graças a uma iniciativa da 2ª Conferência Internacional das Mulheres, realizada em Cope-nhague (Dinamarca). O dia 19 de março acabou sendo escolhido para sediar a celebração.

O dia 8 de março passou a ser o Dia Inter-nacional dos Direitos da Mulher e pela Paz em 1977, por decisão da Assembleia Ge-

ral das Nações Unidas. Existem algumas versões para sua escolha.

A versão mais conhecida diz que, nessa data, em 1857, 129 operárias de uma fábri-ca têxtil de Nova York entraram em greve.

Além de salário igual ao dos homens, elas reivin-dicavam a redução da jornada de trabalho, que era de até 16 horas diárias. Os patrões trancaram as operárias e incendiaram a fábrica. Todas as grevistas morreram queimadas.

10 Curiosidades sobre o Dia da Mulher

Data Especial

1

6

7

8

9

10

2

3

4

5

das feministas, cada vez mais atuantes. Para acalmar a fúria dessas precursoras, foi mon-tada uma espécie de torneio paralelo. Em 1920, inscreveram-se 63 mulheres nos Jogos da Antuérpia. Elas já somavam 136 em 1924.

11 - News G&P

Page 12: 2014 03 31 News Março G&P

12 - News G&P Edição2

Dia das Mulheres G&P

Ciente da importância do dia e de tudo o que ele representa a G&P preparou no dia 07 de março ações em comemoração ao Dia Inter-nacional das Mulheres, nos sites Bela Cintra, Marquês de Itu, Rio de Janeiro e Brasília. Con-fira abaixo a cobertura.

DIA ESPECIAL

Com pequenas turmas cada site, tivemos a apresentação de um Workshop de Maquia-gem em parceria com revendedoras da Mary Kay, que disponibilizaram produtos para pro-va e venda, além de ensinarem truques de make up rápida e corporativa. De forma in-

tuitiva e bem humorada, as colaboradoras puderam aperfeiçoar suas técnicas de auto maquiagem, podendo ao final de casa sessão adquirir o produto de características iguais ao usado durante o workshop.

Ao final de cada evento, aconteceu ainda o sorteio de um mimo Mary Kay entre as mu-lheres que haviam assistido ao workshop, num momento que buscou ressaltar a beleza especial de cada participante.

12 - News G&P Edição2

Page 13: 2014 03 31 News Março G&P

13 - News G&P

Eventos

13 - News G&P

Page 14: 2014 03 31 News Março G&P

14 - News G&P Edição2

Aqui você Faz o conteúdo. Não deixe de PARTICIPAR!

Page 15: 2014 03 31 News Março G&P

15 - News G&P

A NEWS G&P é construida para você e acredita que a sua

colaboração é o item mais importante. Convidamos você

para ter seu espaço com colunas, artigos e dicas.

Participe também enviando sua sugestão, dúvida, dica ou

crítica para nossa redação. Você poderá solicitar posta-

gem anônima se preferir, mas não deixe de participar. Dicas CríticaDúvidas Sugestão

Envie sua mensagem para: [email protected]

Este é o seu espaço!

Page 16: 2014 03 31 News Março G&P

16 - News G&P Edição2

Pen drives que funcionam como post-its

A partir de agora, todos aqueles lembretes colados no monitor do computador finalmente vão arma-zenar dados. Dois designers criaram um concei-to de pen drives USB feitos de papel fino, que se aderem com facilidade a qualquer superfície.Os DataStickies foram desenvolvidos por Parag Anand e Aditi Singh, do estúdio de design ASDS, de Nova Délhi. Pela sua descrição, parece que eles se cansaram de tentar achar portas USB, criando um pen drive que armazena dados e os transfere diretamente para uma superfície ótica de transferência de dados (ODTS). Ela consiste em um painel fino que se adere à tela de um computador ou outro equipamento eletrônico.Segundo os designers, os DataStickies contariam com adesivos condutores sensíveis à pressão, que poderiam ser reutilizados sem deixar marcas. Você

Notícias

também poderá escrever sobre eles, e as bordas acenderão durante a transferência de dados.

Os DataStickies seriam feitos de grafeno, um material que Signe Brewster, do GigaOm, des-creve como “uma única camada de átomos de carbono, ligados por um padrão repetitivo de hexágonos”. Ela também destacou que o “ade-sivo-pen drive” é um milhão de vezes mais fino que o papel. O grafeno permitirá que o usuá-rio carregue uma quantidade significativamente maior de dados que a dos pen drives atuais, em-bora o material ainda apresente alguns desafios.

Quando vemos flash drives minúsculos em uma loja, já podemos nos sentir como uma carroça velha, imagine agora que tudo pode ser arma-zenado em bilhetinhos colados no computador. Só não deixe seus gatos por perto: aquele rela-tório importante pode acabar na caixa de areia.

www.sopadeideias.com.br

Page 17: 2014 03 31 News Março G&P

17 - News G&P

A Apple está querendo saber exatamente como o usuário está se sentindo para veicular propa-gandas mais relevantes no momento certo que o usuário esteja de melhor humor, quando terá uma tendência maior de clicar.O novo sistema desenvolvido procura oferecer às empresas de anúncios e provedores de con-teúdo um modo mais intuitivo e efetivo para atingir usuários.O objetivo da nova plataforma é reunir várias informações de um usuário e criar um “perfil de humor” para ele, o qual, posteriormente, é comparado a regras gerais de humor pré-esta-belecidas. O usuário seria então exposto a um anúncio de acordo com seu estado de humor.A Apple entende que o humor do usuário pode afetar sua resposta a uma propaganda, dessa forma, um anúncio baseado no humor de quem o recebe seria mais eficiente que um anúncio genérico.Como será feita a análise do humor? Segundo o Apple Insider, existem várias possibilidades, tan-

Apple quer entregar anúncios de acordo com humor do usuário

to físicas (batimentos cardíacos, pressão, voz), quanto comportamentais (tipo de música ou ví-deo tocado, atividades nas redes sociais) quanto espaciais (local onde o usuário está). A empresa está realmente decidida a fazer o novo sistema de publicidade atrelada ao humor funcionar, tanto que estão planejando a possibilidade de determinar o humor dos usuários através do re-conhecimento de expressões faciais por meio de uma webcam.

www.publicidadenaweb.com

A Apple vem trabalhando em um sistema de publicidade online que pretende mostrar anúncios de acordo com o humor do usuário.

Page 18: 2014 03 31 News Março G&P

18 - News G&P Edição2

Os lugares que você vai conhecer a seguir têm histórias bastante curiosas, e, definitivamente, não deveriam ser habitados. Confira a lista a seguir e depois nos conte se mesmo com todos os indícios desfavoráveis você teria coragem de passar sua vida nestas regiões:

7 lugares que não deveriam ser habitados pelo homem

Notícias

www.megacurioso.com.br

Page 19: 2014 03 31 News Março G&P

19 - News G&P

material valioso de estudo para historiadores e arqueólogos. Mais tarde essas mesmas matérias de estudo permitiram que cientistas descobris-sem que o local foi cenário de terremotos e ati-vidades vulcânicas muitas vezes antes do ocor-rido em 79.Foi devido ao solo fértil nas terras das regiões próximas a Pompéia que as pessoas continua-ram a se mudar para a cidade. A população atu-al é de 25.671 pessoas, que não deveriam estar ali. Desde o ocorrido em 79, mais dois eventos vulcânicos devastadores foram registrados: um em 1906, quando cem pessoas morreram, e outro em 1944, quando três cidades pequenas foram simplesmente engolidas. Mais catástrofes como essas são esperadas no futuro.

3 - Verkhoiansk, Rússia

Os 1.500 moradores dessa cidade bizarra a consideram simplesmente a região mais fria do mundo, já que um dia de frio comum está na faixa dos –10º C. A cidade foi usada por czares

1 – Cook, Austrália

Essa minúscula cidade com apenas quatro mo-radores é, na verdade, uma estação de trem perdida em algum lugar da Austrália. Criada em 1917, a estação é a única possibilidade de pa-rada em um caminho de 478 km em meio ao deserto.Uma terra quente e árida onde não há possibi-lidades de plantio e quase não há água. Todos os suplementos alimentares – e inclusive a água – chegam a Cook por meio dos trens que param na estação praticamente fantasma. E aí, você te-ria coragem de morar em um lugar desses?

2 - Pompéia, Itália

Um dos sítios arqueológicos mais famosos do mundo, Pompéia é conhecida também pela presença do Vulcão Vesúvio, que foi o respon-sável pela morte de toda a população da cidade em 79 D.C. A lava do vulcão acabou preser-vando construções e vítimas, o que foi e é um

1

2

Page 20: 2014 03 31 News Março G&P

20 - News G&P Edição2

Apesar de parecer um paraíso, as Ilhas Maldivas estão com os dias contados. Uma avaliação feita em 2005 mostrou que o mar em volta das ilhas não está em boas condições, o que significa que os tsunamis na região – frequentes e cada vez mais intensos – tendem a aumentar cada vez mais. Em 2004 um tsunami de pequena escala deixou 10% das ilhas inabitáveis e um terço de toda a população foi gravemente afetada.Em 2008 o presidente Nasheed começou a an-gariar fundos para uma possível necessidade de evacuação repentina devido a inundações. Quando isso ocorrer, os moradores serão leva-dos para a Índia ou o Siri Lanka.

5 – Múli, Ilhas Faroe

Parece cenário de filme, mas é melhor que você fique longe desse lugar. Essa minúscula cidade fica divida entre a Islândia e a Noruega com uma população total de quatro pessoas. O local é conhecido por seu clima completamente im-previsível, regado a chuvas torrenciais, neblina, neve e tempestades de vento: tudo isso presen-te nas quatro estações do ano!O ambiente ao redor da cidade é completa-mente apagado, com pouquíssima vegetação ou qualquer tipo de material natural que pros-pere. Os mantimentos usados pelos moradores

e, mais tarde, sovietes, como um lugar de exílio. A qualidade e a expectativa de vida na região não são altas, obviamente.O principal rio responsável pelo abastecimen-to de água da cidade, Rio Yana, permanece to-talmente congelado durante boa parte do ano. Entre setembro e março a luz do dia dura ape-nas 5 horas. Mesmo assim, a cidade conta com pequenas indústrias e com um porto e um ae-roporto para quando os habitantes precisam de suplementos vindos de fora.

4 – Ilhas Maldivas

O local – foto da capa – é um dos favoritos entre recém-casados que buscam uma lua-de--mel inesquecível. Aproximadamente 328.500 pessoas moram em alguns pontos das ilhas que ficam ao sudoeste da Índia. Por ano, 500 mil turistas visitam o lugar devido às praias luxuo-sas, aos incríveis resorts disponíveis e, claro, ao clima tropical da região.

Notícias

3

4

Page 21: 2014 03 31 News Março G&P

21 - News G&P

chegam via helicóptero ou barco desde 1989. Durante o verão, a cidade vive as 24 horas do dia sob a luz insistente do Sol, que simplesmen-te não se recolhe. No inverno, em compensa-ção, praticamente todos os dias são fadados à escuridão.

6 – Ilha de JavaMais de 120 milhões de pessoas vivem na Ilha de Java, um lugar cercado por nada mais nada menos que 22 vulcões em atividade. Um des-

ses vulcões, o Monte Merapi, entrou em erup-ção 60 vezes nos últimos cem anos. Estima-se que mil pessoas tenham morrido durante uma explosão de lava que atingiu um raio de quase 13 km. Hoje 200 mil pessoas vivem em regiões próximas ao Monte Merapi.Se o Monte passar por outra explosão, o resul-

tado será, com certeza, devastador, se não aos moradores, mas à região em si, que está cada vez mais infértil e se mantendo como uma bom-ba relógio da natureza.

7 – Condado de Minqin, China

Esse não é, definitivamente, um local muito bom para se viver. Em 1999 aproximadamente

281.800 pessoas viviam no local – hoje o núme-ro parece ter aumentado muito, e a estimativa é a de que 2 milhões de pessoas vivam em Min-qin. Essa superpopulação trouxe consigo uma tensão imensa que se espalhou pela cidade e afetou o principal fonte de sustento dos que ali vivem:oRioShiyang,queestáquasetotalmen-te seco devido ao aumento de exploração.Para complicar ainda mais, a região fica entre os desertos de Tengger e o Badain Jaran. Fazen-deiros foram relocados em casos quando suas terras eram sobrecarregadas pelas condições da região. O fato é que o local tem pouquíssima terra produtiva, está sem água suficiente para o grande número de pessoas que vivem ali e é localizado entre duas regiões desérticas. Ou seja... Não é o melhor lugar para se morar, de-finitivamente.

5

6

7

Page 22: 2014 03 31 News Março G&P

22 - News G&P Edição2

Nosso primeiro bate-papo aconteceu com o colaborador, que atualmente está à frente do Departamento de Facilities, mas que também esteve à frente de uma série de reformulações estruturais na companhia.

Bênnon Grohmann entrou para o grupo G&P em 1998 atuando inicialmente na cidade de Pedernei-ras no que até então era um Centro Tecnológico, em um conjunto comercial, “Era um conjunto comercial no centro de Pederneiras que dava com a parede de fundo do cinema da cidade”, relembra. Seu objetivo era dar suporte principalmente ao crescimento dos negócios da companhia na região, enquanto busca-vam um local para sediar o novo Centro Tecnológico e a futura FGP. Porém, enquanto essa transição acon-tecia, Bênnon também ficou encarregado da área de Facilities de São Paulo. Segundo ele, a empresa começava a se destacar no mercado pelo seu cresci-mento acelerado e suas instalações já não acompa-nhavam o seu porte.

MUDANÇASO ritmo de crescimento da empresa era tão intenso, que não demorou para que fosse necessário buscar outros espaços que comportassem todos os profis-sionais e departamentos.

Foi então que a G&P, no início de 1999, mudou-se

Em comemoração aos 25 Anos da G&P, vamos trazer uma série de depoi-mentos e matérias com as mudanças e momentos importantes, sob a melhor perspectiva possível: a sua.

25 ANOS G&P, A HISTÓRIA QUEM CONTA É VOCÊ!

para o prédio da Rua Dr. Cesário Mota Junior, um imóvel de uso exclusivo, com quase 8000 metros quadrados, próximo ao Mackenzie e da Santa Casa.

O fato do uso do imóvel ser exclusivo possibilitou que a G&P o reformasse conforme suas necessida-des, com uma recepção totalmente revestida em mármore, elevadores modernizados e o andar da diretoria/presidência com acabamento de primeira qualidade. Bênnon lembra que ficou responsável pelos últimos 30% dos andares, sendo que toda a primeira parte da reforma ficou sob o comando de Daniel Castro.

A taxa bem expressiva de crescimento anual, em termos de G&P Projetos e Sistemas (o carro-chefe do Grupo), possibilitou a inauguração das filiais em outros estados como Rio de Janeiro, Brasília, Curiti-

Interior do imóvel da Rua Dr. Cesário Mota Junior

Page 23: 2014 03 31 News Março G&P

23 - News G&P

Atualmente Bênnon Grohmann é Gerente do Departamento de Facilities da G&P.

ba e Fortaleza. Isso também favoreceu o crescimen-to e fortalecimento de empresas parceiras, essas de propriedades individuais de cada sócio do Grupo como: Fiap, Módulo e Full.

Com o projeto do Centro Tecnológico e da FGP encaminhado, Bênnon ficou em São Paulo, e mais tarde passou a administrar as Filiais e os demais empreendimentos da Companhia.

“Algum tempo depois, a G&P abriu mais o leque de atuaçãoadquirindoumailhaemParatyparaumpro-jeto de condomínio residencial, um imóvel em Igaratá para um projeto de hotelaria, um canal de TV fechada e a Contact One para os projetos de call-center.”

Em 2005, devido às várias alterações estruturais do

Grupo, ficou encarregado pelo Facilities da GPTI, enquanto Daniel Castro ficou com Facilities da G&P.

“Em meados de 2010, o grupo G&P ficou tão gran-de que foi totalmente reestruturado, surgiu a GPTI, alterações no quadro societário, compra/venda de empresas, resultando no que vemos hoje”.

Finalizando, Bênnon dá uma mensagem positiva so-bre a companhia:“Aproveito para compartilhar com os leitores que, a G&P é uma marca consilidada no mercado, forne-cemos bons produtos de TI e é uma empresa co-mandada por uma ótima gestão empresarial, orga-nizada com seus sistemas e métodos, crescimentos anuais acima da média, o que só nos leva a concluir “que sorte” tem aqueles que fazem parte do quadro de funcionários da G&P.”

“Naquela época, a ‘pequena’ G&P estava saindo de uma pe-quena sede na Rua Francisco Alves no bairro da Lapa - imóvel que antigamente era residencial e foi transformado em co-mercial - se transferiu para a Rua Queiroz Filho em um prédio comercial de dois andares (térreo e 1º andar). O legal desse prédio é que ficava em frente à churrascaria Ponteio da Vila Leopoldina (risos)”, conta Bênnon Grohmann sobre as mudan-ças de endereço.

Prédio atual da FGP em Pederneiras

Page 24: 2014 03 31 News Março G&P

24 - News G&P Edição2

Notícias

Facebook compra WhatsApp por 16 bilhões de dólares

Essa foi a bomba de fevereiro. Todo mundo sabe que o Facebook, empresa do visionário Mark Zuckerberg, comprou o WhatsApp. O negócio foi fechado envolvendo 4 bilhões de dólares

em dinheiro, e mais 12 bilhões equivalentes em ações da rede social.Logo após o anúncio, timelines mundo afora já eram inundadas de usuários dizendo que aban-donariam o popular aplicativo de mensagens, uma vez que o Facebook não tem muita moral quando se trata de privacidade e uso de dados das pessoas para fins publicitários, mas a pro-messa é de que nada vai mudar.Assim como aconteceu com o Instagram, o WhatsApp continuará sendo uma ferramenta independente, com desenvolvimento próprio.

Page 25: 2014 03 31 News Março G&P

25 - News G&P

O WhatsApp tem 450 milhões de usuários ati-vos mensalmente. 1 milhão de novas pesso-as entram no serviço todo dia, e o volume de mensagens já se equipara ao de SMS’s somando todas as operadoras do mundo.Para fins de comparação, o custo da aquisição equivale a 40 dólares por usuário. Em 1998, a Microsoft comprou o Hotmail, que tinha 10 mi-lhões de pessoas inscritas à época, por 400 mi-lhões. Ou seja: 40 dólares por usuário.Muitos analistas previam o declínio do Fa-cebook, particularmente devido a migração dos adolescentes para outras ferramentas de chat – como o WhatsApp, por exemplo. Problema resolvido.

MAS AFINAL, POR QUE COMPRAR O WHATSAPP?O Facebook é hoje a rede social mais popu-lar do planeta com mais de 1 bilhão de usu-ários. Perto desse número, o WhatsApp não faz feio: são 450 milhões de usuários ativos – o que representa cerca de 37% do tamanho da audiência da rede social.Mais do que isso, o WhatsApp se faz presen-te em praticamente todos os sistemas opera-cionais: Android, iOS, Windows Phone, Bla-ckBerry,SymbianenalinhaAsha,daNokia.Segundo informações do site Business Insi-der, 41% dos usuários de Android, sistema operacional que responde por 82% do mer-cado de smartphones, contam com o What-sApp ativo em seus aparelhos.Por outro lado, a ferramenta Messenger do Facebook, embora popular, está longe de al-

cançar tamanho sucesso. Levando-se apenas o Android em consideração, apenas 16% dos usuários contam com o Messenger instalado e utilizam o app com frequência. Em outras pa-lavras: se alguma ferramenta poderia ameaçar o domínio absoluto do Facebook no que diz respeito a ferramentas de comunicação, essa empresa não era a Google ou a Microsoft, mas sim o mensageiro WhatsApp.

O QUE MUDA PARA O CONSUMIDOR?Como já foi dito mais pra cima, tão logo o anúncio da compra foi divulgado nos sites de tecnologia, muitos usuários se questionaram sobre os rumos que os serviços Messenger e WhatsApp devem tomar. Inclusão de publici-dades e uma possível integração entre os dois mensageiros estão entre os maiores temores e expectativas dos consumidores.Entretanto, de acordo com declarações de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, e Brian Acton, cofundador do WhatsApp, em prin-cípio absolutamente nada deve mudar. “O WhatsApp vai continuar a operar de forma independente. A estratégia do produto per-manece inalterada e toda a equipe da fer-ramenta vai continuar em Mountain View”, destacou Zuckerberg.“Aqui está a lista das coisas que vão mudar para os nossos usuários após a compra por parte do Facebook: nada”, informou Acton em nota oficial publicada no blog do WhatsApp. “Vocês poderão continuar usando o WhatsA-pp pelo valor de US$ 1 por ano – como já acontece – e todas as demais ferramentas per-

Page 26: 2014 03 31 News Março G&P

26 - News G&P Edição2

manecem inalteradas”, completou. Se analisarmos o que aconteceu após a compra do Instagram – que completa dois anos no mês de abril –, é possível imaginar que as palavras dos líderes das duas empresas sejam mesmo verda-deiras. De lá pra cá, o Instagram ganhou melho-rias, como o recurso de postagem de vídeos, e foi disponibilizado também para Windows Phone. Seu funcionamento, como foi prometido, per-maneceu independente da rede social.

EM 2011, O WHATSAPP VALIA US$ 8 MILHÕESO WhatsApp foi criado em 2009 pelo norte--americano Brian Acton e pelo ucraniano Jan Koum, que atualmente ocupa o cargo de CEO da companhia. Ambos eram funcionários do Yahoo! e acabaram deixando a empresa para cuidar do seus próprios projetos. A ideia do aplicativo surgiu quando a acade-mia que Jan Koum frequentava decidiu proibir o uso de celulares. Ele ficou incomodado com as ligações perdidas enquanto estava praticando esportes e, como engenheiro, decidiu encontrar uma solução para o problema. À época o iPhone era o principal aparelho por-tátil do mercado e ele apostou que o conceito vingaria e que em breve todos os celulares se tornariam smartphones. Em entrevista, Koum declarou que odiava os anúncios publicitários que invadiam os mensageiros e queria que o seu serviço ficasse longe disso.“Quando você recebe uma mensagem da pessoa que você ama, da sua família ou do seu melhor

amigo, você precisa estar apto para responder imediatamente e não pode ser distraído por ne-nhuma propaganda”, afirmou em entrevista à Fast Company.“Smartphonesemgeralsãotãopeque-nos, tão pessoais que colocar anúncios naquela tela tão pequena não parece correto”, completou.Seu desinteresse pelos anúncios já vem de lon-ga data, desde os tempos que ainda trabalhava no Yahoo! como vice-presidente de Engenharia. Em entrevista concedida em 2011 ao site Giga-Om, Koum e Acton se descreveram como “pes-soas focadas, quietas e preocupadas em fazer um produto que funcione bem”.Assim como Koum teve uma carreira brilhante antes do WhatsApp, Acton também possui um currículo invejável. Como programador, atuou na Rockwell Engineering e depois na Apple. Entre as linguagens que utiliza, estão C, C++, Perl,PHP,Erlang,JavaePython.O sucesso do WhatsApp não parece ter mudado muito o jeito simples da dupla. Em 2012, após uma visita da imprensa à sede do serviço, jorna-listas descreveram que Koum recebeu os visitantes descalço enquanto Acton usava pantufas. Curiosidades à parte, o fato é que juntos eles cria-ram uma empresa sozinhos e que em 2011 valia pouco mais de US$ 8 milhões. Ao chegarem a marca dos US$ 19 bilhões, é bem provável que eles tenham batido um novo recorde: o WhatsA-pp é possivelmente a startup que teve a valoriza-ção mais rápida da história do Vale do Silício.

www.brainstorm9.com.brwww.tecmundo.com.br

Notícias

Page 27: 2014 03 31 News Março G&P

27 - News G&P

Page 28: 2014 03 31 News Março G&P

28 - News G&P Edição2

Notícias

Confira seis previsões para indústria brasileira de TI e Telecom em 2014

A empresa de análise de mercado IDC anun-ciou recentemente algumas previsões para o mercado brasileiro de TI e Telecom em 2014. De acordo com a pesquisa, neste ano o país deverá se consolidar como o quarto maior mercado de TICs do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão, e com um crescimento previsto de 9,2%. Até o final do ano, US$ 175 bilhões (cerca de R$ 422 bi) devem ser investidos no setor no Brasil. Aqui nós trouxemos seis das mais importantes pre-visões.

1. TOMADORES DE DECISÃO INFLUENCIA-RÃO NA TIPara a empresa, 2014 deve ser o ano no qual executivos de negócios deverão cada vez mais opinar e influenciar sobre as direções da TI dentro de suas empresas, conforme a tomada de decisão de CEOs, CFOs e CMOs fica mais próxima das soluções providas pelo setor den-tro da companhia. A consultoria estima que cerca de US$ 6 bi dos investimentos de TI que

empresas brasileiras farão neste ano deverão sair dos orçamentos de setores de negócios.

2. EMPRESAS DEVEM FOCAR EM UPGRADE DE REDES DE DADOSO IDC prevê ainda que empresas deverão fo-car no upgrade de suas redes de dados para acomodar uma série de novos devices e aplica-ções que passarão a fazer parte dos ambientes corporativos. De acordo com a consultoria, o volume de informações digitais deve atingir a impressionante marca de 5,4 zettabytes em2014, o equivalente a 5,4 trilhões de giga-bytes.Somentecomaatualizaçãopararedesmais rápidas e melhores as empresas serão ca-

Page 29: 2014 03 31 News Março G&P

29 - News G&P

pazes de comportar a demanda de velocida-de de novos switches, que devem atingir uma média de 10 Gbps neste ano.

3. TELEFONIA FIXA TERÁ QUEDA DE RECEITA DE VOZDe acordo com a consultoria, o mercado de telefonia móvel deve assistir a uma expansão ampla no país, puxada principalmente pela adoção de novos dispositivos como smartpho-nes e tablets por camadas maiores da popu-lação. Com a expansão da chamada tercei-ra plataforma de TI, operadoras de telefonia também devem passar a ofertar cada vez mais serviços, e passarão a ter a oferta de dados como sua peça central de vendas. Serviços móveis terão um crescimento de re-ceita considerável em 2014, de 21% e 11,4%, para dados móveis e voz móvel, respectiva-mente. Do outro lado, a telefonia fixa terá um crescimento mais modesto no setor de dados, de 9,7%, e deve apresentar até uma queda no setor de voz, de -2,4%, de acordo com a IDC. “O ponto central é que dados serão ago-ra a oferta principal para o setor de serviços”, afirmou João Paulo Bruder, coordenador de Telecom da IDC.Consequência ainda desta demanda por in-fraestrutura de redes móveis, o setor de data centers de Telecom também deve crescer em 13%, considerado um crescimento “maduro” para um mercado que demanda altos volu-mes de investimento. As redes 4G (LTE), que estão presentes atualmente em cerca de 70 municípios brasileiros, deverão também en-

trar em atividade comercial plena, atingindo 3 milhões de usuários até o fim do ano.

4. BIG DATA SE CONSOLIDA ENTRE EMPRESASTendências amplamente discutidas em 2013, oBigDataeAnalyticsdevemcontinuaraga-nhar espaço entre empresas, conforme essas amadurecem a ideia de aplicar as ferramentas em seus negócios. Segundo o IDC, os gastos no setor deverão atingir US$ 426 mi em 2014 no Brasil, puxados pelos setores de varejo, Te-lecom e finanças. A IDC não divulgou a por-centagem de crescimento do setor, mas afir-ma que será de “dois dígitos”. “O carro chefe dessesinvestimentosseránosocialytics,queéo conjunto de análises e dados de interações sociais”, disse o Coordenador de Software da IDC, Luciano Ramos.No entanto, permanece o desafio de se en-contrar mão-de-obra qualificada, ainda escas-sa, para trabalhar com esse fluxo de informa-ções – os chamados cientistas de dados. “São profissionais ainda em formação, que estão entendendo qual o seu papel dentro desta tecnologia e o que eles têm que gerar de va-lor para as empresas”, explicou Ramos. Para isso, a consultoria prevê que empresas deve-rão elas próprias investir em programas de ca-pacitação para integrar esses profissionais em seus ambientes.Com o crescimento da demanda, também será necessário que os provedores de soluções de Big Data se especializem para mostrar o valor de se integrar esse tipo de solução para em-presas e quais suas vantagens em relação a

Page 30: 2014 03 31 News Março G&P

30 - News G&P Edição2

Notícias

analyticstradicionaiselastrazem.

5. DEMANDA POR INFRAESTRUTURA EX-PANDIRÁ DATA CENTERSO cenário de expansão das TICs no Brasil deve demandar um novo surto de infraestru-tura no país, que terá que renovar e expandir os data centers locais. A previsão é que mais de 20% dos servidores vendidos no Brasil em 2014 sigam para data centers. Para a IDC, por serem investimentos de alto custo, grande parte das empresas deve focar seus esforços na otimização técnica, elétrica e de gestão de data centers já existentes em vez de investir em novos centros. “Eu tenho mais demanda, por outro lado existe uma pressão de custo muito forte dentro da indústria, as áreas de TI não têm um orçamento elástico”, explica Pietro Dalai, Manager Enterprise da DCI. “Vai ter que se buscar uma melhoria de eficiência”.De acordo com a pesquisa, a legislação bra-sileira também deve incentivar a presença de data centers no Brasil. É possível que ainda neste ano seja aprovada a nova legislação que exige que empresas atuantes no Brasil ar-mazenem dados localmente, e não em data centers no exterior. Outro mercado que tam-bém puxa a demanda por data centers é o de startups brasileiras, que já não compram seus próprios servidores e contratam serviços de hosting ou colocation desde o princípio.

6. NOVAS APLICAÇÕES ALAVANCARÃO CLOUD PÚBLICAA empresa prevê ainda um aumento de de-manda pela cloud pública e híbrida conforme empresas se conscientizam e aprendem mais sobre o ambiente em nuvem. Dados apontam que o setor de cloud pública deverá atingir investimentos de US$ 569 mi, puxado prin-cipalmente por SaaS (Software as a Service) e pela necessidade de atualização de sistemas de gestão antigos. “Muita empresa vai pen-sar assim, ‘tenho que atualizar minha ver-são de ERP e CRM. Por que já não ponho na cloud?’”, afirma Dalai. A IDC estima que até 2017, o setor de cloud pública deverá movi-mentar US$ 2,6 bi no país.Ainda em estágio de adoção, companhias devem relegar seus sistemas menos críticos à nuvem pública, como camadas de apresenta-ção, que podem se beneficiar da velocidade da tecnologia sem comprometer sistemas de segurança maiores – esses, de acordo com o IDC, deverão ainda permanecer em ambien-tes fechados ou clouds privadas.

Page 31: 2014 03 31 News Março G&P

31 - News G&P

Eu poderia simplesmente falar de governança, ressaltar os conceitos e destacar as bibliotecas de melhores práticas disponíveis das quais fa-zemos uso todos os dias das nossas atividades profissionais, não incomum, também fazemos uso destes instrumentos na vida pessoal. Mas como estilo de comunicação que escolhi, pre-firo falar de como isso se materializa no nosso dia-a-dia, simplesmente do conjunto de con-troles que criamos baseados nessas boas práti-cas, que nos levarão diretamente a medições pragmáticas de resultados.

Apesar dessa turbulência inicial, nada fica fácil a partir daí, o amadurecimento desses proces-sos se dará da forma mais difícil possível, serão inúmeros os questionamentos até que as estru-turas os aceitem como parte do habitat.

Finalmente consolidado, o modelo será pos-to à prova numa perspectiva inevitavelmente inconclusiva, o sentido quase que etéreo ab-sorverá as análises e reflexões, com o objetivo firme de definir quais controles mais devem ser criados, ou em muitos casos, quais con-troles devem ser extintos. Significa dizer que a maturidade atingiu o patamar desejado, quando tentamos avaliar quais controles con-tribuem efetivamente para aqueles resulta-

dos, ou quais resultados foram atingidos com a ajuda dos controles. Com isso percebemos que na verdade nesse momento não há uma conclusão possível, pois trata-se apenas do início de um novo ciclo.

PALAVRA DO CEOHELIO NASCIMENTO

De nada servirá o controle se este não produzir resultados

Helio Nascimento é CEO da G&P Projetos e Sistemas.

“O primeiro desafio na jornada da gestão corporativa é criar e implementar os pro-cessos de controle, que embora num pri-meiro momento se apresentam enrustidos de simplicidade, logo se transformarão na mais vigorosa geradora de dificuldades: a definição analítica de responsabilidades, a resistência dos envolvidos, o impacto na operação, e finalmente, o “terrível” encon-tro entre o que é “novo” e a natureza hu-mana”, por Helio Nascimento.

Page 32: 2014 03 31 News Março G&P

32 - News G&P Edição2

Espaço SAÚDE

Confira 10 passos para cuidar da sua mente

Continuando com a campanha de Marke-ting Interno,”O melhor da vida está dentro de você!” que visa melhorar sua qualdiade de vida, trouxemos nessa edição algumas dicas e práti-cas que vão fazer muito bem para sua mente.

10 PASSOS PARA CUIDAR DA SUA MENTE

1. Desafie seu cérebroParticipe de grupos de leituras, aprenda um idio-ma, tenha hobbies manuais complexos (como marcenaria), faça aulas de dança, jogue xadrez e outros jogos de tabuleiro, faça exercícios de memória ou de raciocínio lógico.2. TrabalheUma pesquisa realizada pelo Instituto de Psi-quiatria da Universidade de King’s College de Londres, Inglaterra, revelou que, para cada ano a mais de carteira assinada, há um atraso de seis semanas no surgimento da perda de memória. E, além disso, sair com os colegas de trabalho faz bem para o organismo.3. Exercite o corpoA prática de exercícios evita o risco de acidentes vasculares (que causam derrames). Além disso, 40 minutos de treino aeróbico, três vezes por se-

mana, durante um ano, aumenta em 2% o hi-pocampo – área do cé-rebro responsável pela memória.4. Curta os amigosQuem tem contato constante com os ami-gos possui menor risco de desenvolver pro-blemas no futuro. Isso porque, para o cérebro, vivenciar uma amizade configura um exercício, da mesma forma que uns minutinhos de palavras cruzadas. 5. Controle a pressãoDepois do Alzheimer, a maior causa de proble-mas são acidentes vasculares como derrames. Eles ocorrem quando obstruções de artérias no cérebro levam à interrupção de abastecimento de oxigê-nio e nutrientes aos neurônios, comprometendo o trabalho deles. Atividades físicas regulares e baixa ingestão de gordura e sódio ajudam a diminuir a pressão e o risco de micro lesões.6. Reduza o açúcarUma pesquisa australiana observou redução de regiões cerebrais responsáveis pela memória em pacientes que abusavam de açúcar. Para evitar

Page 33: 2014 03 31 News Março G&P

33 - News G&P

o risco, reduza o consumo de doces e ingira ali-mentos ricos em fibras.7. Cuide da alimentação“As vitaminas B1 e B2, por exemplo, agem na formação de membranas cerebrais e no apro-veitamento energético dos neurônios”, expli-ca Sônia Brucki, neurologista e coordenadora do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia. Essas duas substâncias são encon-tradas, respectivamente, em cereais integrais, frutas vermelhas e na carne de fígado. Outros alimentos importantes são ovos, aveia, salmão, chocolate (versões com mais de 65% de cacau) e café (até quatro xícaras por dia).8. Pare de fumarTestes clínicos realizados nos EUA mostraram que, entre as pessoas que fumavam dois maços de ci-

garro por dia, o perigo de desenvolver problemas vasculares cresceu 172%. Também houve aumen-to do risco de Alzheimer. O risco de desenvolver a doença aumenta 157% se a pessoa fuma.9. Recorra à terapia (se precisar)A ajuda psicoterápica é importante para comba-ter a depressão. “A depressão provoca distúrbios nos neurotransmissores de áreas responsáveis pela consolidação de novas memórias”, diz o geriatra Alexandre Busse.10. Visite o otorrinoA perda da audição é mais uma das possíveis causas da perda cognitiva apontadas pela ciência recentemente. Pesquisadores norte-americanos constataram que indivíduos com perda suave, moderada e severa de audição apresentam risco duas, três e cinco vezes maior de desenvolver al-gum tipo de problema cerebral, respectivamente. w

ww

.coi

sade

velh

o.co

m.b

r

Page 34: 2014 03 31 News Março G&P

34 - News G&P Edição2

Espaço SAÚDE

Meditação diminui dores e aumenta a imunidade do corpo, diz estudo

Um estudo realizado por pesquisadores dos EUA, da Espanha e da França concluiu que a meditação tem poder analgésico e anti-inflamatório, uma vez que a atividade diminui os níveis das substâncias que causam o estresse e as dores no organismo. Sendo assim, o estudo sugere que, aliada a um modo de vida saudável, a meditação é capaz de aumentar a imunidade do corpo e espantar doen-ças de forma eficaz.Com objetivo de analisar os efeitos da meditação no organismo, o estudo comparou dois grupos: enquanto o primeiro era composto por meditado-res experientes, o segundo era formado por pesso-as que não realizam a prática zen. Depois de oito horas de meditação, o primeiro grupo apresentou menores níveis das substâncias inflamatórias – o que significa dizer que, além de reduzir a dor, a meditação também é capaz de trazer uma recu-peração física mais rápida depois de uma situação traumática ou estressante.“O mais interessante é que se observaram as mu-danças nas propriedades que são os alvos atuais dos remédios anti-inflamatórios e analgésicos”, comentou Perla Kaliman, membro do Instituto de

Page 35: 2014 03 31 News Março G&P

35 - News G&P

Dicas para meditar

Leia aqui algumas dicas que vão te ajudar a mergulhar no fascinante mundo da meditação:

Se familiarize“A meditação começa pelo relaxamento, permitindo que tudo se torne tranqüilo. Portanto, buscar se fami-liarizar com técnicas de relaxamento é uma boa es-tratégia para começar”, diz Claudio Mendes Moraes, Instrutor deMeditação do InstitutoNyingma do Riode Janeiro.

Comece a prática com a leitura de um bom livro a respeito. Sugestões: A Arte da Felicidade (Dalai Lama, Howard Cuttler), Transformação e Cura (Thich Nhat Hanh), Paz a Cada Passo (Thich Nhat Hanh), Autoper-feição com Hatha Yoga (Hermógenes) e Yoga para Ner-vosos (Hermógenes).

A meditação sentada Conte as respirações. Diga mentalmente “um” na ins-piração, e depois “um” na expiração. Depois “dois” e “dois”. Se perder a contagem volte para o um. Quan-do conseguir chegar até 10, pode voltar ao começo. É uma forma da pessoa não se perder demais no iní-cio da prática e auxiliar a pessoa a conseguir fixar sua atenção na respiração”, ensina Leonardo Dobbin da Sangha Viver Consciente.

A meditação caminhando“Preste atenção em cada passo que se dá e sincronize a respiração com os passos. Normalmente para inician-tes é mais fácil por que não precisa ficar imóvel por muito tempo”, diz Leonardo.

Medite mais de uma vez por dia“Vinte minutos, duas vezes ao dia é o que as pesqui-sas indicam para obter ganhos em nossa saúde física e mental” , ensina Sandra Rosenfeld.

Saiba que não é preciso ter religião para praticar “É preciso sim, diligência e esforço, e não é necessário acreditar em dogmas ou sistemas de crenças” (Leonar-do Dobbin).

Não lute quando os pensamentos surgirem ”Apenas deixe que passem sem se envolver com eles.” (Sandra Rosenfeld).

Deixe a produtividade de lado por um momento “Nos disciplinamos a fazer, mais e mais rápido. Chega-mos ao ponto de acharmos que não podemos fazer de outro jeito. Pare com a listas de atividades de coisas a fazer “ (Vitor Caruso Jr.).

Saiba que não há nenhum lugar a ser alcançado “A dificuldade talvez esteja no fato da pessoa acreditar que tem que sentar e necessariamente fazer alguma coisa ou chegar a algum lugar. Como parar de pensar, por exemplo, que é o quê muitos crêem. Isto pode se tornar um obstáculo” (Claudio Mendes Moraes).

Pesquisa Biomédica de Barcelona e responsável pela pesquisa. Assim, o estudo coloca a prática zen como uma alternativa natural aos remédios utilizados para combater diversas doenças.E não para por aí: de acordo com um estudo pro-duzido pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), as pessoas que fazem meditação

tem o cérebro mais bem desenvolvido do que os não praticantes. Isso ocorre porque algumas áreas do cérebro – principalmente as responsáveis por regular as emoções – tornam-se maior a partir dos exercícios zen.

www.consumidormoderno.uol.com.br

Page 36: 2014 03 31 News Março G&P

36 - News G&P Edição2

Need for Speed - O Filme

300 - A Ascensão do Império

Filmes do mês

Após a morte do pai, Xerxes (Rodrigo Santoro) dá início a uma jornada de vingança e ruma em direção à Gré-cia, com seu exército sendo liderado por Artemisia (Eva Green). Enquanto os 300 espartanos liderados por Leo-nidas tantam combater o Deus-Rei, os exércitos do resto da Grécia se unem para uma batalha com as tropas de Artemisia no mar. Themistocles (Sullivan Stapleton) é o responsável por liderar os gregos.

Lançamento: 07 de março de 2014

TobeyMarshall (AaronPaul)éumpilotoquefoitraídopor seu rico e arrogante sócio Dino (Dominic Cooper) e acabou sendo preso. Ele começa a articular uma vingan-ça depois de finalmente ganhar liberdade. Porém, seu ex-parceiro descobre o plano e decide colocar a cabeça deTobeyàprêmio. Issoobrigaocorredoraparticiparde um circuito de corridas ilegais por todo país, usando carros superpotentes.

Lançamento: 13 de março de 2014

www.adorocinema.com.br

Cultura e Lazer

Page 37: 2014 03 31 News Março G&P

37 - News G&P

www.livrariacultura.com.br

SONHO GRANDE - Autor: Cristiane Correa

12 ANOS DE ESCRAVIDÃO - Solomon Northup

1889 - Laurentino Gomes

ADEUS, FACEBOOK-O MUNDO PÓS-DIGITAL- Jack London

Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergue-ram, em pouco mais de qua-tro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial. Eles com-praram nada menos que três marcas americanas conheci-das globalmente - Budweiser, Burger King e Heinz. A fórmula de gestão que desenvol-veram se baseia em meritocracia, simplicidade e busca in-cessante por redução de custos. ‘Sonho Grande’ é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70.

‘Doze anos de Escravidão’ nar-ra a história real de Solomon Northup, negro americano nascido livre que, por conta de uma proposta de empre-go, abandona a segurança do Norte e acaba sendo seques-trado e vendido como escra-vo. Durante os doze anos que se seguiram ele foi submetido a trabalhos forçados em diver-sas fazendas na Louisiana. Este relato autobiográfico, publi-cado depois da libertação de Northup, em 1853, é reco-nhecido como a melhor narrativa sobre um dos períodos mais nebulosos da história dos Estados Unidos.

A obra trata da Proclamação da República e fecha uma trilogia iniciada com ‘1808’, sobre a fuga da corte portu-guesa de Dom João para o Rio de Janeiro, e continuada com ‘1822’, sobre a Inde-pendência do Brasil. Com 24 capítulos ilustrados, ‘1889’ busca contribuir para a com-preensão de um dos períodos mais controversos da história do país, em um relato que procura explicar não só os acontecimentos que levaram à queda da monarquia, em 1889, mas também outros episódios da história brasileira como a Guerra do Paraguai e o movimento abolicionista.

Parar e pensar sobre como as novas tecnologias transforma-rão o mundo parece algo im-possível de se fazer. Sempre preocupadas em atualizar o status online, cada vez mais as pessoas têm menos tempo livre. Além disso, a natureza volátil das redes sociais per-mite que tudo nessas plata-formas possa mudar de um dia para o outro. Este novo cenário já alterou a forma de empreender tanto no Brasil quanto no mundo.

Dica de leitura

Page 38: 2014 03 31 News Março G&P

38 - News G&P Edição2

Espaço Gourmet

INGREDIENTES

• 500 g de massa para lasanha• ½ kg de carne moída• Óleo• Cebola• Salsinha• 1 caldo de carne• 1 caixa de molho de tomate• Alho• Sal• 400 g de queijo mussarela

MODO DE PREPARO

Macarrão

Coloque em uma panela água. Assim que ferver coloque sal e óleo e em seguida a massa de lasanha para cozinhar.

Lasanha da Mama

Cláudia Santana

Analista de Marketing

Molho

Coloque em uma panela óleo, cebola, alho e salsinha. Deixe dourar e em seguida coloque a carne moída e a deixe fritar. Dissolva em uma xícara o caldo de carne e acrescente à carne moída. Quando a mesma estiver bem frita acrescen-te o molho de tomate. Deixe ferver até que o molho fique encorpado (não muito grosso).

Montagem

Forre um refratário com o molho e cubra com a massa de lasanha.Repita as camadas na seguinte ordem:• Uma de molho• Uma de massa de lasanha• Uma de mussarela fatiada• Sempre terminando com uma de molhoPolvilhe com queijo ralado.Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos.

Faça sua receitaSepare seus ingredientes e faça sua receita.

1ºpassoVocê pode participar!Agora você poderá mostrar seus dotes culinários e invenções na cozinha, aqui na News G&P. Divida seus segredos infalíveis conosco e sua receita poderá ser um dos destaques de nossa NewsLetter.

Page 39: 2014 03 31 News Março G&P

39 - News G&P

FotografeTire uma foto sua com o prato pronto.

2ºpassoTranscreva sua receitaTranscreva passo-a-passo a recei-ta, de forma que contenha ingre-dientes, porção, modo e tempo de preparo.

3ºpassoEnvieEnvie sua receita com a foto para o e-mail [email protected] com o assunto: MINHA RECEITA

4ºpasso

Page 40: 2014 03 31 News Março G&P

40 - News G&P Edição2

Comunicados Importantes

Solicitação de MaloteVisando melhorias no envio e recebimento de correspondências transportadas por malote entre as filias Marquês de Itu X Bela Cintra, solicitamos que enviem os documentos devidamente acon-dicionados em envelope com as informações de REMETENTE e DESTINATÁRIO. Para correspondência interna, solicitamos o uso de envelopes vai-e-vem. Caso não tenha, solici-tar na Compra de Material de Escritório. Os documentos com saída da Marquês, devem ser entregues na Sobre Loja nos seguintes horários:Entrega manhã: 09h00Entrega tarde: 13h30 Os documentos com saída da Bela Cintra devem ser entregues na recepção nos seguintes horários:Entrega manhã: 10h30Entrega tarde: 15h30Documentos entregues fora deste horário serão encaminhados no malote posterior.

Solicitação de MotoboyVisando melhoria no atendimento, informamos queparasolicitaçãodeserviçosdeMotoboy,pe-dimos que seja enviado e-mail para o grupo re-cepção de cada filial, informando:• Origem e Destino para o envio ou retirada

do documento;• Centro de Custo a ser utilizado.Oe-mailparaSolicitaçãodeMotoboydevesercopiado o Gestor do Centro de Custo, para que

tenha ciência da utilização.Informamos que todo documento transportado esteja armazenado adequadamente em envelo-pe, constando Remetente e Destinatário. Caso seja de interesse do solicitante, enviar o envelo-pe com protocolo. A empresa contratada para a prestação de serviço é exclusivamente para o envio e recebimento de correspondências, não se responsabilizando pelo transporte de bens de valor ou itens volumosos.

Solicitação de voucherVisando melhoria no atendimento, informamos que a partir desta data solicitamos que para re-tirada de voucher de táxi, deverá ser enviado e--mail para o grupo recepção de cada unidade informando:• Quantidade de vouchers;• Origem e Destino;• Centro de Custo a ser utilizado.O e-mail deve ser enviado com cópia ao Gestor do Centro de Custo para que tenha ciência da utilização. O voucher somente será liberado com a confirmação do e-mail.Bela Cintra: [email protected]ês de Itu: [email protected]

Page 41: 2014 03 31 News Março G&P

41 - News G&P

G&P na Mídia

Computer World 01/04/2014

O Portal Computerworld, presti-giado e especializado na cobertura de temas ligados à tecnologia da informação, pertencente ao grupo Now!Digital, que atua há mais de 30 anos e possui mais de 1 milhão de leitores, publicou recentemen-te uma importante matéria sobre o expressivo crescimento da G&P nos últimos anos.Com um depoimento de nosso CEO Helio Nascimento, a matéria fala ainda da nova fase da companhia, da atual gestão, sobre parcerias que contribuíram para a ampliação des-ses números, e ressalta as estratégias que visam expandir a presença da empresa no setor privado, além da oferta de aplicativos próprios vol-tados à área da educação como a plataforma de gestão educacional e-DUC.

Clique no link abaixo para conferir a matéria na íntegra:

www.computerworld.com.br

Page 42: 2014 03 31 News Março G&P

42 - News G&P Edição2

Nós da G&P queremos parabenizar a todos os aniversariantes e desejar muitas felicidades.

Aniversariantesdo mês Março

Flavio Quirino de SousaPedro Luiz Cantarela Junior

Fernando Pazoti de Marco

Cristiano Tadeu Vilhena Araújo

Marco Aurélio Sales da SilvaLeandro da Silva de MoraesFelipe CarvalhoRobson Pereira JuniorGabriela Rodrigues Graisfimber

Augusto Rodini FilhoPedro Ferreira Cabreira

Paulo Vilella de A. Vasconcello

Roger Araújo da SilvaRicardo Tecendi CardosoAdriano Mariano AlvesAlexsandro Mattos Couto

Antonio Carlos Rodrigues

01

02

03

04

05

06

07

08

09

11

12

13

14

15

16

17

Hamilton Gaspar Bibas

Carlos Alberto Pereira VidalFernando Sant’ana JastreRaphael Pereira DechandtLuana Marinho do Nascimento

Marcio Rocha dos Santos

Rodrigo Aparecido MaravilhaRoque Vinicius Nascimento

Juliane Galassi

Alex Correia CunhaDenislei Passoni MolinaTiago de Oliveira SáManoel Nilton Lopes De Miranda

Evandro Barbosa FaquiniRafael Cunha Muricy

Jonathan Ferreira SilvaSimone Vicente ReisMauro Cesar da Silva Serrano

Page 43: 2014 03 31 News Março G&P

43 - News G&P

18

19

20

21

22

23

24

25

26

26

28

29

30

Robson Roberto CamanducciClaudio Smith de Carvalho

Alcides AmaroBruno Deo VergilioBruno da Silva Macabu

Fernando Correia De SouzaRomulo do Nascimento BarataRafael Canas Sanchez

Rodrigo Faria OrlandoLuiz Antonio ToratoAdemar Oliveira CamposGabriel Mellado Zago

Lennon de Araujo Silva PereiraJeane de Paiva Santos

Marcio Jose da SilvaThiago Fernandes da Cunha

Rosana Tiemi Saito

Rafael Crispim LimaEdilson Fortes de MoraesAlexandre de Oliveira CarvalhoGustavo Pinheiro de Almeida

Jose Eduardo Conte CrivellariGeraldo Marco Antonio Prado JuJosué Prestes de OliveiraJose Luis Candido de Lima

Bruno Pimentel TeixeiraRoberta Evelyse TchobnianJeferson de Souza Rocha

Diego Benites LopesAlexandre Pignataro MachadoJoao Kleberson Nunes da Silva

Sandro Claudio Vieira da SilvaClaudia Wynie Novikovas LenzLaeste Pereira da Silva

Claudio Buranelo

Aparecido da Silva LemosRenato Rodrigo NevesRoberto Goncalves de OliveiraRicardo Henrique Daniel

31

Page 44: 2014 03 31 News Março G&P

44 - News G&P Edição2