2012 - crc-escrc.versatecnologia.com.br/wp-content/uploads/2013/12/dt50umte6jug... · montanhas...

64
Balanço Socioambiental 2012

Upload: doancong

Post on 01-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SAS Quadra 05 - Lote 03 - Bloco "J" Edifício CFC - Brasília/DFCEP: 70070-920www.cfc.org.br

Rua Amélia da Cunha Ornelas, 30 Bento Ferreira - Vitória - ES CEP: 29050-620www.crc-es.org.br

Balanço Socioam

biental 2012 / ED

UC

ÃO

E VALO

RIZAÇ

ÃO

BalançoSocioambiental 2012

Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo

BalançoSocioambiental 2012

C755b

Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo. Balanço Socioambiental 2012: Educação continuada e

valorização profissional / Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo - Vitória: CRC-ES, 2013.

60 p. il

1. Balanço Socioambiental. 2. Conselho Regional de Contabilidade3. Educação continuada e valorização profissional I - Título

CDU 657

Ficha Catalográfica elaborada pela Assistente Administrativo do CRC-ES, que também é acadêmica finalista do curso de Bibliotecono-mia, Amanda Dessaune Ruas.

DADOS INTERNACIONAIS DE CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO – CIP

“Há um tempo em que é precisoabandonar as roupas usadas...Que já têm a forma do nosso corpo...E esquecer os nossos caminhosque nos levam sempre aosMesmos lugares...”

Fernando Pessoa

Cada escolha traz um doce com sabor especial. Todos os dias fazemos escolhas, que podem nos trazer surpresas inespe-radas. O segredo é saber quais dessas surpresas serão proveitosas em nossa jornada.

Loca

l: Pe

dra

Azu

l / F

oto:

Set

ur-E

S –

Jeffe

rson

Pan

cier

i

09. Apresentação

11. Introdução

13. Gestão Institucional

21. Gestão de Pessoas

31. Gestão de Registro, Fiscalização e Educação Continuada

43. Gestão Socioambiental

51. Balanço Socioambiental em Dados

61. CRC-ES em 2012

Sumário

Quando lançamos um desafio a nós mesmos, traçamos um novo horizonte em nossas vidas. Para ousar é preciso perder o medo do que está por vir, e o processo de aprendizagem passa por este caminho.

Loca

l: Ra

pel

na

Cac

hoei

ra V

ovó

Lúci

a –

Alfr

edo

Cha

ves

/ Fo

to: S

etur

-ES

– Sa

gril

lo

O Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo tem a honra de apresentar o Balanço Socioambiental 2012, com o lema “Edu-cação e Valorização: para voar cada vez mais alto”. Estamos na 5ª edição do Balanço e, a cada ano, destacamos os projetos idealizados, as ações realizadas e as conquistas deste Regional.

Em 2012 o CRC-ES levantou a bandeira da valorização profissio- nal e, com muito trabalho e dedicação, oportunizou a capacitação de profissionais e estudantes da Contabilidade. Nosso trabalho foi pautado pelos desafios constantes de levar aperfeiçoamento a todos os cantos do estado. Criar possibilidades tornou-se atividade rotineira.

Além do incentivo à Educação Continuada e à Valorização Profis-sional será possível, no decorrer desta edição, identificar os destaques das atividades fins deste Conselho, que são o registro e a fiscalização dos profissionais, bem como, conhecer um pouco mais a estrutura orga-nizacional e o corpo funcional do CRC-ES.

Também conhecerá as nossas ações de responsabilidade social e ambiental, as pesquisas de satisfação e as demonstrações quantitativas. Tudo de forma clara, transparente e, o mais importante, humanizada, pois acreditamos que o CRC-ES é feito por pessoas para pessoas.

Você encontrará muitas novidades nesta edição, a começar pelo layout do Balanço, em que cada imagem traz um traço feito à mão livre, como se tentasse imitar a beleza da natureza, que é perfeita. Isso faz referência ao processo de aprendizagem, ou seja, quanto mais capaci-tados, mais próximos estaremos das grandes conquistas e realizações. Esta é a mensagem central da edição: A prática leva à perfeição!

Dessa forma, temos um convite especial para você: Viaje pelas montanhas capixabas, que seduzem os turistas; Visualize as formas de nossas paisagens, que moldam o nosso jeito de ser; Aventure-se com os esportes radicais e lindas danças, que são a cara do nosso estado; e Encante-se com as cores de nossa flora, que configuram um colorido especial à nossa Terra.

Apresentação

Embarque nesta aventura conosco e deixe-se levarpelos desafios e encantos do CRC e do Espírito Santo.

Aproveite a leitura e a viagem!

“É o tempo da travessia...E se não ousarmos fazê-la...

Teremos ficado...para sempre...À margem de nós mesmos...”

Fernando PessoaCristina Amélia Fontes Langoni – Presidente do CRC-ES

Contemplar a natureza é contemplar a nossa própria existência. Cada amanhecer traz novas possibilidades, tanto de erros como de acertos. Crescer só depende de nós.

Loca

l: D

omin

gos

Mar

tins

/ Fo

to: S

etur

-ES

– Ta

deu

Bia

ncon

i

O Balanço Socioambiental tem como principal objetivo prestar contas à sociedade, de forma clara e objetiva, sobre as atividades desempenhadas pelo CRC-ES no ano de referência. Para isso, utiliza-se de informações qualitativas e quantitativas cedidas pelos setores do Conselho.

Essa publicação pode ser entendida como uma importante ferramenta de gestão, já que apresenta, em linhas gerais, o desempenho do CRC a cada ano. Observar a variação das infor-mações dispostas nos Balanços possibilita planejamentos acertados para os próximos anos.

Para facilitar a leitura e o entendimento, o Balanço Socioambiental está divido em cinco capítulos chaves:

1. Gestão Institucional

Apresenta os dados gerais do Conselho: Estrutura Física e Organizacional, Finalidade, Perfil, Enti-dades de Relacionamento e Informações Econômico-Financeiras.

2. Gestão de Pessoas

Apresenta o perfil do corpo funcional e as ações desenvolvidas pelo Conselho Regional de Con-tabilidade em benefício dos seus colaboradores.

3. Gestão de Registro, Fiscalização e Educação Continuada

Apresenta os principais projetos e ações da Fiscalização, do Registro e de Educação Continuada, de caráter operacional e social.

4. Gestão Socioambiental

Apresenta os principais projetos e ações de caráter socioambiental em prol da sociedade.

5. Balanço Socioambiental em Dados

Apresenta as pesquisas de satisfação e insatisfação dos funcionários, além da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) e os demais demonstrativos do resultado social.

Introdução

Permanecer nos trilhos é um desafio para qualquer gestão. As mudanças são rápidas e exigem a mesma velocidade para a adaptação. No entanto, é preciso seguir em frente e acreditar nas possibilidades.

Loca

l: Vi

ana

– Fo

to: S

etur

-ES

– Ro

mer

o M

end

onça

Apresenta os dados gerais do Conselho: Estrutura Física e Organizacional, Finalidade, Perfil, Entidades de Relacionamento e Informações Econômico - Financeiras.

Gestão Institucional

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

14

O CRC-ES A história do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES) começou com a assinatura do Decreto-Lei n.º 9.295, de 27

de maio de 1946, que autorizou a criação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos Conselhos Regionais. O CRC-ES é uma autarquia de fiscalização do exercício profissional contábil, dotada de personalidade jurídica de direito público.

O Plenário da entidade é composto por 15 conselheiros efetivos, e igual número de suplentes, que são eleitos para mandatos de quatro anos, com renovação a cada biênio, alternadamente, de 1/3 e 2/3 dos representantes. Além disso, esse número de conselheiros deve ser com-posto por 2/3 de contadores e 1/3 de técnicos de contabilidade.

O CRC-ES também conta com 12 delegados, que representam o Conselho em seus Escritórios Regionais, localizados em cidades do Interior do Espírito Santo.

Os principais objetivos do Conselho são: registrar os profissionais; normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil; e promover a Educação Continuada.

ESTRUTURA FÍSICA O CRC-ES conta com um espaço físico privilegiado para a realização de reuniões, treinamentos, cursos, palestras e eventos, que são

utilizados pelos colaboradores, por profissionais e por parceiros do Regional.

O Plenário Contador José de Lima é palco das reuniões plenárias realizadas pelo Conselho Diretor e demais conselheiros efetivos. Essas reuniões são momentos decisivos para o julgamento de processos oriundos dos setores do Regional.

Além disso, possui auditório, com capacidade para 200 pessoas; sala de treinamento, para 50 profissionais; o Espaço Cultural Maria Clara Cavalcanti Bulgarim; e o Museu do Contador, que guarda um pedaço da história da Contabilidade capixaba.

O Museu do Contador é um pedaço da história da Contabilidade capixaba

O Plenário Contador José de Lima é palco das reuniões plenárias realizadas pelo conselho diretor e demais conselheiros

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

15

ESCRITÓRIOS REGIONAIS Em 2012, o CRC-ES optou por reduzir o número de Escritórios Regionais de 18 para 12, conforme disposto na Resolução CRC/ES Nº

326/2012. As 12 Delegacias passaram a abranger áreas de atuação maiores, conhecidas como jurisdições, e investiram mais em qualidade no atendimento prestado ao profissional da Contabilidade.

Os Escritórios Regionais também trabalharam para levar capacitação e conhecimento aos profissionais locais. Só em 2012 foram realiza-das 46 palestras, em 12 cidades do interior, o que oportunizou atualização para, aproximadamente, 2.500 profissionais locais. Vale destacar que, em relação a 2011, o número de palestras realizadas nas cidades do interior aumentou 35%.

A seguir, os Escritórios Regionais, em 2012:

1 – Alegre e jurisdições (Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçui, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado e Apiacá)

2 – Aracruz e jurisdições (Ibiraçu, João Neiva e Fundão)

3 – Barra de São Francisco e jurisdições (Água Doce do Norte, Mantenópolis e Ecoporanga)

4 – Cachoeiro de Itapemirim e jurisdições (Vargem Alta, Atílio Vivacqua, Jerônimo Monteiro, Iconha, Mimoso do Sul, Muqui, Castelo, Marataízes, Presidente Kennedy, Rio

Novo do Sul e Itapemirim)

5 – Colatina e jurisdições (Alto Rio Novo, Marilândia, Pancas, Governador Lindenberg, São Roque de Canaã, Baixo Guandu, Águia Branca e São Domingos do Norte)

6 – Guarapari e jurisdições (Anchieta, Piúma e Alfredo Chaves)

7 – Irupi e jurisdições (Ibatiba, Iúna e Ibitirama)

8 – Linhares e jurisdições (Sooretama e Rio Bananal)

9 – Nova Venécia e jurisdições (Vila Pavão, Boa Esperança, São Gabriel da Palha e Vila Valério)

10 – Santa Maria de Jetibá e jurisdições (Santa Teresa, Itarana, Itaguaçu)

11 – São Mateus e jurisdições (Jaguaré, Pedro Canário, Conceição da Barra, Pinheiros, Montanha, Mucurici e Porto Belo)

12 – Venda Nova do Imigrante e jurisdições (Conceição do Castelo, Muniz Freire, Afonso Claudio, Laranja da Terra e Brejetuba)

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

16

NOVOS CONSELHEIROSEm novembro de 2011 foi realizada a eleição para renovação

de 1/3 do Plenário do CRC-ES. Foram eleitos cinco novos conse-lheiros, exclusivamente pela internet, que representaram o CRC-ES durante todo o ano de 2012.

PRESIDÊNCIA E CONSELHO DIRETOR

Após quase 40 anos, a presidência do CRC-ES voltou a ser ocupada por uma mulher. Atuante na área contábil e presença cons-tante na construção de um estado mais justo para os profissionais da Contabilidade, a contadora Cristina Amélia Fontes Langoni foi eleita para o mandato do biênio 2012/2013.

Membro ativo no Conselho do estado há quase dez anos, Cristina Langoni iniciou sua caminhada como conselheira suplente, em 2004. Após três anos passou a ocupar a cadeira como efetiva, devido a uma renúncia, e não parou mais.

Em 2008 foi eleita como conselheira efetiva, através de uma nova chapa, e ficou dessa forma por dois mandatos, compondo o Conselho Diretor como vice-presidente de Controle Interno e, final-mente, em novembro de 2011, foi eleita presidente.

Além da presidente, a gestão do CRC-ES, neste biênio, conta também com os membros do Conselho Diretor, conforme disposto:

Presidente

Vice-presidente de Administração e Finanças

Vice-presidente de Controle Interno

Vice-presidente de Fiscalização

Vice-presidente de Registro

Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional

Cristina Amélia Fontes Langoni

Carlos Barcellos Damasceno

Reinaldo Marques

Antonio Carlos Rocha

Roberto Schulze

Carla Cristina Tasso

Da esq. p/ dir.: Roberto, Reinaldo, Cristina, Carla, Antonio e Carlos

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

17

ORGANOGRAMA DO CRC-ES

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

18

ENTIDADES DE RELACIONAMENTOO CRC-ES acredita que o trabalho em equipe dá frutos mais produtivos, dessa forma cria laços com empresas e entidades para formar

parcerias importantes no estado. Confira alguns dos parceiros do Regional:

SINDICATOS Sindicato dos Contabilistas do Estado do Espírito Santo (SINDCONTÁBIL) Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional do Estado do Espírito Santo (SINDICOES) Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do

Espírito Santo (SESCON) Sindicato dos Empregados em Empresas de Contabilidade no Estado do Espírito Santo (SINDICES)

ASSOCIAÇÕES Associação dos Contabilistas de Linhares (ASCOL) Associação dos Profissionais de Contabilidade de Colatina (APROC) Associação dos Contabilistas de Cariacica (ASCONCA) Associação dos Contabilistas de Vila Velha (ASCOVV) Associação dos Contabilistas de Vitória (ACV) Associação dos Contabilistas da Região Serrana do ES (ASCORE) Associação dos Contabilistas da Serra (ACS) Associação dos Contabilistas do Sul do Estado do ES (ASCOSUL) Associação dos Contabilistas do Extremo Sul Capixaba (ACESC) Clube dos Profissionais de Contabilidade de Colatina (CPCC) Associação Litoral Centro Sul de Contabilistas (ALCESC) Associação dos Contabilistas da Região Centro Serrana (ACORCES) Associação dos Contabilistas do Norte do ES (ASCON)

CONVENIADOS Universidade de Vila Velha (UVV) Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Faculdade Candido Mendes de Vitória Centro Universitário São Camilo FUCAPE Business School FIPECAFI Vilage Marcas e Patentes Enseada Restaurante Benevix Uniodonto Alterdata Tecnologia em Infomática. Escola de Negócios Contábeis (ENC) Cartório Mais

De Paula & França – Serviços Privados de Intermediação Cartorária

SEBRAE SESC Logus Sistemas Faserra EAD24H GRA – Comercialização de Produtos e Serviços

Ortopédicos Ltda IOB Folhamatic Prosoft Apollo Sistemas IPOG Qualicorp

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

19

PERFIL DA CLASSE CONTÁBILEm 2012 a classe contábil do Espírito Santo era composta por 3.004 Técnicos em Contabilidade e 6.409 Contadores, além disso, 2.231

Organizações Contábeis estavam registradas no CRC.

INFORMAÇÕES ECONÔMICO-FINANCEIRASO Conselho terminou 2012 com um Patrimônio Social no valor de R$ 7.047.162,87 e contou com uma Receita Arrecadada de

R$ 4.691.600,99, além disso fechou o ano com um Superávit Patrimonial de R$ 977.020,25.

Loca

l: Sa

nta

Tere

sa –

Val

e d

o C

anaã

/ Fo

to: S

agril

o

Para dançarmos no mesmo compasso, devemos afinar nossos conhecimentos com a vontade mútua de crescimento. Com o diálogo é possível vencer a barreira de obstáculos e promover a melhor dança de todas: a do entendimento.

Gestão de PessoasApresenta o perfil do corpo funcional e as ações desenvolvidas pelo Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo em benefício dos seus colaboradores.

Conselheiros, delegados e funcionários do CRC-ES

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

23

PERFIL DO QUADRO FUNCIONALO CRC-ES fechou o ano de 2012 com um total de 72 colaboradores, sendo 30 representantes da Administração Executiva (presidente,

vice-presidentes, conselheiros efetivos e suplentes), 12 representando a Administração Operacional (Delegados dos Escritórios Regionais) e 30 a Administração de Apoio (servidores efetivos do CRC-ES, regidos pela CLT). É importante ressaltar que os conselheiros e delegados não recebem salários.

Para garantir a integração dos trabalhos da Administração Executiva e da Operacional foi realizado, logo no início de 2012, o I Seminário de Gestão Pública. Durante o evento, realizado pela diretoria executiva do CRC-ES, os gestores receberam atualização sobre como realizar uma gestão responsável, além de treinamentos específicos sobre procedimentos internos do Conselho.

SERVIDORES EFETIVOSEm 2012 o CRC-ES contava com 30 servidores efetivos, dos quais 28 estavam ativos e dois afastados pelo INSS. O último Concurso rea-

lizado pelo Conselho foi no ano de 2007 e a expectativa é que em 2013 seja realizado um novo processo seletivo para contratação de pessoal.

TEMPO DE SERVIÇO A estabilidade no emprego é um dos motivos pelos quais 60% dos funcionários estão no Conselho a mais de seis anos. Esse número

representa 18 colaboradores, que contribuem para o crescimento contínuo do CRC. Além disso, temos 12 funcionários, que ingressaram no Regional através do concurso público realizado em 2007, que configuram 40% do quadro funcional.

O funcionário do CRC-ES com mais tempo de casa é ISAIAS PEREIRA SETE, que foi admitido em 1989 e completou 24 anos de trabalho para o Conselho. Já o mais recente é o funcionário EDUARDO DARÓS FONSECA, contratado através do último Concurso realizado pelo Regional, sendo admitido em 2008 e, hoje, já possui quatro anos de casa.

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

24

Da esq. para a dir.: Fernanda, jornalista; Soleane, diretora; Cristina, presidente; e Maria, secretária

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

25

NÍVEL DE ESCOLARIDADE80% dos funcionários do Conselho estão cursando ou já concluíram algum curso de nível superior. Desses, 20% já possuem pós-gradu-

ação. Esses números refletem a preocupação dos colaboradores com a educação. Entre os funcionários temos contadores, administradores, advogados, jornalista, publicitária, entre outros.

Setor de Licitação e Compras: Eduardo e Letícia

Setor Jurídico: Juciara, Elaine, Vinícius, e Douglas

Analfabeto

Com Ensino Fundamental

Com Ensino Médio

Cursando Ensino Superior

Com Ensino Superior Completo

Pós-Graduado

Mestrado

0

3

3

6

12

6

0

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

26

BENEFÍCIOSCom o objetivo de promover o bem-estar e o aumento da

qualidade de vida do corpo funcional, o CRC-ES oferece aos seus funcionários: plano de saúde; convênio odontológico, com valor di-ferenciado para empresa; auxílio-alimentação; vale-transporte e con-vênio para concessão de empréstimo consignado, conforme dispos-to abaixo.

BENEFÍCIOS CONCEDIDOS AOS FUNCIONÁRIOS DO CRC-ES

Plano de Saúde Auxílio-alimentação Vale-transporte Convênio Odontológico Convênio para concessão de Empréstimo Consignado

SALÁRIONo ano de 2012 foi concedido aos funcionários, no mês de

maio, um reajuste salarial de 10%. No mês de junho, foi implantado o novo Plano de Cargos e Salários, com efeitos salariais retroativos a maio/2012.

Setor de Informática - Da esq. para a dir.: Vitor, Wekson e Lwcyano

Recepção, Auxiliares e Motorista - Da esq. para a dir.: Jheniffer, Malvina, José Carlos, Fátima e Elizete

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

27

GINÁSTICA LABORAL E “QUICK MASSAGE”Desde 2008 o CRC-ES oferece aulas de ginástica laboral aos funcionários, que acontecem duas vezes por semana, com duração de 30

minutos, na tentativa de prevenir o aparecimento de Lesões de Esforço Repetitivo (LER) e também amenizar dores já existentes, que surgem com a rotina do trabalho. Além disso, as aulas, ministradas por uma profissional de educação física, também são oferecidas com o intuito de promover maior integração entre os colaboradores.

No ano de 2012 também foram oferecidas, aos funcionários, sessões de “Quick Massage”, que ao pé da letra significa massagem rápida. As sessões duram 15 minutos, são realizadas por uma massoterapeuta, e têm o objetivo de combater o estresse, além de renovar a disposição dos colaboradores.

CONVÊNIOSOs descontos em produtos e benefícios concedidos aos profissionais da Contabilidade com registro regular no CRC-ES, alcançados por

meio de convênios firmados entre o Conselho e empresas, também podem ser usufruídos pelos colaboradores do Regional. Como exemplo, há os convênios assinados com faculdades que ofertam cursos de graduação e pós-graduação, com descontos no valor das mensalidades, e que estão disponíveis também para os funcionários.

Financeiro, Contabilidade e Departamento de Pessoal - Da esq. para a dir. em cima: Amylene; Leandra. Da esq. para a dir. embaixo - Silvania; Pablo; e Tatiane

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

28

CAPACITAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS

No último ano foram investidos mais de R$29,5 mil em trei-namentos para funcionários do Conselho, entre cursos de Licitação, de Capacitação e Seminários em Contabilidade Pública e, com isso, o CRC-ES proporcionou mais qualidade no atendimento aos profis-sionais da Contabilidade.

Além disso, foram realizadas duas capacitações para os funcionários: a primeira aconteceu em agosto, no Parque da Fonte Grande, e teve como destaque a temática ambiental; e a segunda foi realizada em dezembro e também contou com a participação dos estagiários, dos delegados e dos conselheiros do Regional. Foram momentos de interação, aprimoramento e crescimento profissional.

Para 2013 o CRC-ES planejou investimentos da ordem de R$43,5 mil só para treinamento e capacitação dos colaboradores. Veja o comparativo na tabela:

HOMENAGEMDurante a Capacitação dos funcionários, realizada em dezem-

bro de 2012, uma funcionária foi homenageada por organizar esse evento. Com esse gesto, o CRC-ES demonstra que a contribuição para o crescimento, tanto do Regional como dos indivíduos que nele trabalham, merece ser destacada.

Palestras animadas contagiaram os participantes durante a Capacitação, realizada em dezembro de 2012

A funcionária Amylene Delunardo é homenageada por organizar a Capacitação

R$ 29,5 mil investidos

R$ 43,5 mil planejados para investimento

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

29

INTERAÇÃO ENTRE OS FUNCIONÁRIOS

TEATRO

No ano de 2012 foram apresentadas cinco peças teatrais, ten-do como protagonistas os colaboradores do Conselho. Na verdade, as apresentações começaram em 2008, com a peça “O ladrão da alegria”, em virtude do Dia das Crianças, e não pararam mais.

Durante as apresentações foi possível observar a interação en-tre os funcionários, que, a partir das atuações, conferiram alegria, envolvimento e momentos inesquecíveis aos espectadores.

"A vida é um palco de teatro que não admite ensaios. Por isso, cante, chore, ria, antes que as cortinas se fechem e o espetáculo termine sem aplau-sos." (Charles Chaplin)

FUTEBOL

Mas, a interação dos funcionários não parou nos dons artís-ticos. Em 2010, os homens fundaram um time de futebol, compos-to por nove integrantes. Usando um uniforme azul e branco, com a logomarca do CRC-ES estampada, participaram de torneio e de jogos.

No mesmo ano da fundação, o time ficou em terceiro lugar durante a disputa do 1º Torneio da Associação dos Contabilistas de Vila Velha (ASCOVV). O troféu está exposto no Museu do Contador, do CRC-ES.

AÇÕES SOCIAIS

Os funcionários também são inseridos nas ações sociais de-sempenhadas pelo Conselho. As visitas às instituições para levar os produtos arrecadados, durante os eventos e palestras do CRC-ES, são realizadas pelos próprios colaboradores do Conselho que, dessa forma, podem participar da ação social do início ao fim.

Em janeiro de 2012, a peça “Gracy Kelly Show” foi apresentada no treinamento de conselheiros e delegados

A peça “Brincadeira de criança”, encenada pelos funcionários do CRC-ES, encantou os baixinhos de uma escola estadual, em Vitória

O funcionário Isaías entregou o leite em pó arrecadado à Associação Evangélica Pró-Meninos e Meninas de Rua (Assemer)

A beleza de uma cachoeira está no fluxo constante da água, que vence todos os obstáculos para correr livre sobre as pedras. Cada gota d’água contribui para a formação desse espetáculo. Em nosso trabalho diário somos responsáveis pela produção das gotas que se unirão para formar o todo.

Loca

l: C

acho

eira

de

Mat

ilde

– A

lfred

o C

have

s / F

oto:

Sag

rilo

Gestão de Registro, Fiscalização e Educação ContinuadaApresenta os principais projetos e ações da Fiscalização, do Registro e de Educação Continuada, de caráter operacional e social.

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

32

REGISTROO Setor de Registro tem como atribuição coordenar e supervisionar o cadastro dos profissionais e das orga-

nizações contábeis no estado do Espírito Santo. Em 2012 o Conselho tinha 9.413 profissionais registrados, entre contadores e técnicos em contabilidade, e 2.231 organizações contábeis. Comparado a 2011, o CRC-ES apresen-tou um aumento aproximado de 10% no número de registros.

Segundo um estudo publicado pela Forbes e realizado por CareerBuilder e Economic Modeling Specialists Intl. (EMSI), em 2012, “a profissão contábil está em 2º lugar entre as três melhores do mercado de trabalho ameri-cano”, o que representa a valorização da Contabilidade no mundo.

No Brasil, esse reconhecimento não tem sido diferente, o que explica os 500 mil profissionais da contabilida-de registrados no país. Cada vez mais esse profissional tem se destacado como um gestor no ambiente de trabalho.

Mas, para atuar nessa área é preciso muito estudo. Desde junho 2010, em virtude da alteração do Decreto Lei 9.295/46, através da Lei 12.249/2010, o Exame de Suficiência voltou a ser exigido para a concessão de registro profissional no sistema CFC/CRCs. Até setembro de 2012 foram realizadas quatro edições do exame.

A seguir, o número de registros por categoria no CRC-ES, demonstra um crescimento de profissionais no estado.

REGISTROS POR CATEGORIA

Setor de Registro - Da esq. para a dir.: Kênia, Roberto, Érika

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

33

PERFIL DO PROFISSIONALNo universo dos profissionais da Contabilidade, o CRC-ES contava, em 2012, com 5.153 homens e 4.260 mulheres. Comparados a 2011

estimamos um aumento de 1,5% no número de registros de homens e 1,7% no de mulheres.

Interface do SPER

SISTEMA DE PROCESSO ELETRÔNICO DO REGISTRO (SPER) Para melhorar os atendimentos e conferir rapidez aos processos dos registros, o CFC e os CRCs implementaram o Sistema de Processo

Eletrônico do Registro (SPER). Com esse novo sistema toda a tramitação é online, desde o encaminhamento ao Setor de Registro até a ho-mologação pelo Plenário do CRC.

Para a implantação no Regional foi preciso treinamento para os funcionários. No último ano os colaboradores do Setor de Registro do CRC-ES participaram de cinco capacitações sobre o Sistema Eletrônico, que está sendo utilizado desde novembro de 2012, no estado.

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

34

VISITA DOS ESTUDANTES À SEDE DO CRC-ES

Em quatro oportunidades, o CRC-ES acolheu estudantes de faculdades e de ensino médio, que conheceram a sede do Conselho, bem como tiveram oportunidade de participar de palestras sobre o Registro e a Fiscalização, que são as atividades fins do Regional. A interação com os futuros profissionais da Contabilidade também é foco das ações do CRC-ES.

A seguir, tabela que demonstra o número de estudantes durante as visitas ao Conselho.

Durante visita ao CRC-ES, os estudantes conhecem os setores e assistem palestras sobre o Registro e a Fiscalização

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

35

Setor de Fiscalização - Da esq. para a dir.: Wesley; Izabel; Rodrigo; Célia; Elizete; Isaías; Amanda; Renata; João Pedro

FISCALIZAÇÃOEm 2012 o Setor de Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo primou no desenvolvimento dos trabalhos

fiscalizatórios, com foco em promover a imagem do Sistema CFC/CRCs, bem como da profissão contábil perante a sociedade, de forma a enal-tecer e dar credibilidade às informações contábeis.

É importante destacar que o setor de Fiscalização superou todas as metas previstas para o exercício de 2012, o que transparece o com-promisso do CRC-ES com a sociedade. Para tanto, a ação da fiscalização foi desenvolvida por cinco agentes fiscais, abrangendo seis Delegacias e parte da Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana), de forma preventiva e ostensiva.

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

36

COMPOSIÇÃONo exercício de 2012, as atividades do Setor de Fiscalização foram desenvolvidas com o apoio do colegiado e do corpo administrativo

lotado no setor.

A) COLEGIADO: Câmara de Fiscalização e Ética – Dentre as atividades pertinentes ao colegiado, destaca-se a responsabilidade em julgar infrações e aplicar penalidades previstas nos atos normativos baixados pelo CFC. No exercício, foi coordenado pelo Contador Antônio Carlos Rocha (Vice-Presidente da Fiscalização), e composto por seis conselheiros efetivos e seis suplentes, entre janeiro e setembro de 2012, e outros seis efetivos e seis suplentes, entre outubro e dezembro.

B) ADMINISTRATIVO: Denominado Setor de Fiscalização (SEF) – responsável pela execução das atividades fiscalizatórias, bem como dar andamento aos trabalhos desenvolvidos externamente, através da equipe interna. No exercício, foi coordenado pelo contador Rodrigo dos Santos Sanz, cinco contadores atuaram como agentes fiscais e um assistente administrativo estava lotado no setor.

METASA tabela abaixo evidencia a meta prevista para o exercício de 2012 e o quantitativo realizado entre janeiro e dezembro. O superávit nos

trabalhos realizados demonstra o compromisso do Setor de Fiscalização com o sistema CFC/CRCs.

*Tendo em vista que o Regional não desenvolve o projeto Fiscalização de Instituições Financeiras, o percentual foi aglutinado no Projeto Fisca-lização de Órgãos Públicos e Entidades Governamentais.

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

37

EMISSÃO DE DOCUMENTOS FISCAISEntre janeiro e dezembro de 2012 foram gerados 2.604 documentos fiscais, sendo 2.078 notificações e 526 autos de infração.

O gráfico abaixo demonstra o quantitativo de notificações e autos de infrações gerados mensalmente, em 2012.

Em 2012 o CRC-ES registrou 922 infrações éticas e/ou disciplinares. A tabela abaixo demonstra a % das maiores incidências.

DENÚNCIASO CRC-ES recebeu, no exercício de 2012, 42 denúncias para sindicância, sendo que em maio, setembro e novembro, os números foram mais elevados. Confira na tabela a seguir:

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

38

EDUCAÇÃO CONTINUADAO setor de Desenvolvimento Profissional é responsável pela

execução de atividades que tem por finalidade a atualização dos Pro-fissionais da área contábil. Isso é possível através de cursos, palestras e eventos, que são organizados pelo setor, com a ajuda de algumas comissões, que contam com a participação voluntária de contadores e estudantes.

Para tanto, em 2012, o CRC-ES contou com os seguintes projetos para realização das ações: Contabilidade Pública; Co-missão da Mulher Contabilista; Câmara Técnica; e Educação Pro-fissional Continuada.

CAPACITAÇÃOSó no ano passado o Conselho investiu mais de R$ 393 mil em

capacitação de profissionais e estudantes da área contábil e, com isso, foram realizadas 234 ações em todo o Espírito Santo.

Dentro desses números foram realizados: sete grandes even-tos; 31 palestras na Grande Vitória; 46 palestras nas cidades de In-terior, 38 palestras de Parceiros; quatro visitas de estudantes à sede do regional; entre outros. As ações oportunizaram capacitação para mais de 5.600 participantes, entre profissionais e estudantes da área.

É importante ressaltar que, os temas das palestras são escolhi-dos pelos próprios profissionais, através do site do CRC-ES e pelos Escritórios Regionais, que lidam diretamente com profissionais lo-cais. Os temas mais abordados nas palestras organizadas pelo Con-selho e por Parceiros, em 2012, foram:

CRC ITINERANTEO Projeto CRC Itinerante visa aproximar o Conselho dos profissionais das cidades do Interior, que não têm oportunidade de ir até a capital

para sanar dúvidas e expor ideias junto aos representantes do CRC-ES. Sendo realizado desde 2010, o CRC Itinerante já percorreu, até o ano passado, 12 cidades do interior e rendeu bons frutos.

Em 2012 foram contempladas com o projeto as cidades de Venda Nova do Imigrante, Irupi e Santa Maria de Jetibá, o que oportunizou a atualização de aproximadamente 150 participantes.

IFRS

SPED

IRPF

Fisco Digital

NF-e

Substituição Tributária

Teste De Recuperabilidade do Ativo Não Circulante (Impairment)

CRC Itinerante realizado em Venda Nova do Imigrante

Desenvolvimento Profissional - Grazielly e Carlos Eduardo

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

39

EVENTOSForam realizados sete grandes eventos em 2012, para levar capacitação e atualização aos profissionais da Contabilidade. Através de par-

cerias e patrocínios foi possível reduzir os custos previstos para os eventos, o que possibilitou um superávit orçamentário de, aproximadamente, R$38 mil para o CRC-ES.

A presidente do CRC-ES durante Solenidade de abertura da Posse da Nova Diretoria do Conselho

SEMINÁRIO DE GESTÃO E POSSE DA NOVA DIRETORIADesde o início da nova gestão a preocupação com a capacitação e atualização foi perceptiva. Dessa forma, logo na primeira quinzena de

janeiro, foi realizado o I Seminário de Gestão Pública Responsável para conselheiros, delegados, presidentes de associações e representantes de comissões do CRC-ES.

Outro evento importante foi a realização da Posse da Nova Diretoria do Conselho. Realizado em março, o evento contou com a partici-pação de 600 pessoas, entre autoridades estaduais e nacionais, profissionais, parceiros e colaboradores do Regional.

Primeiro Seminário de Gestão de 2012, realizado no CRC-ES

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

40

MANHÃ COM CONTABILISTAForam realizados quatro eventos desse tipo no CRC-ES, em

que o profissional participa de uma manhã com palestras. Aproxi-madamente 150 participantes receberam atualização durante esses eventos, em 2012.

OS TEMAS MAIS ABORDADOS FORAM:

Sped Fiscal e Sped Pis/Cofins: Aspectos Práticos

Imposto de Renda Pessoa Física/ IRPF- 2012

NOTA FISCAL ELETRÔNICA x SPED – O Cruzamento das Infor-mações pelo Fisco

Capital Social mínimo para inscrição estadual: Ilegalidade e Ris-cos

VII ENCONTRO DE AUDITORES E PERITOS

O Encontro de Auditores e Peritos do Espírito Santo foi reali-zado nos dias 07 e 08 de dezembro, e recebeu 40 participantes. No primeiro dia do evento, após a solenidade de abertura, foi ministrada a palestra especial Impairment Test.

NO DIA 08 FORAM MINISTRADAS MAIS QUATRO PALESTRAS:

Pontos Relevantes da Auditoria no Terceiro Setor

Avaliação de Ativos e Passivos Financeiros

NBC TA 200 – Objetivos Gerais do Auditor

Os Desafios da Educação Continuada para Auditores

Palestra em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade, organizada pela Comissão de Contabilidade Pública

DIA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE

Para comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade, o CRC-ES preparou cinco eventos com palestras e Talk Show para os profissionais do estado. Cerca de 160 participantes prestigiaram es-sas ações.

AS PALESTRAS ABORDADAS FORAM:

Lei da Transparência - Requisitos Mínimos exigidos para os Siste-mas de Contabilidade Pública a partir de Janeiro/2013

Cronograma de implementação dos procedimentos contábeis instituído pela STN - Portarias nº 828/2011 e 231/2011

Fiscalização do CRC-ES

SPED

Normas Brasileiras de Auditoria para Micro e Pequenas Empresas

JÁ OS TEMAS DOS TALK SHOWS FORAM OS SEGUINTES:

Desafios e Benefícios na Implementação das Novas Normas para PMES e aspectos relevantes

Contabilidade Pública “Operacionalização do Controle Interno no Âmbito da Administração Pública

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

41

V FÓRUM DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO, VI ENCONTRO DA MULHER CONTABILISTA E XV FÓRUM DE ESTUDANTES

Os três eventos aconteceram entre os dias 25 e 27 de outubro e tiveram 214 participantes entre profissionais e estudantes. Além disso, abordaram temas diversos como: Auditoria; Controle Interno do Setor Público; Implementação de Custos; Questões de Gênero; Aspectos Práticos do Sped Fiscal e Sped PIS/Confins; Avaliação de Ativos da Área Pública e Privada; Planejamento Financeiro e Buro-cracia Fiscal.

No evento voltado para os estudantes os temas foram mais abrangentes sendo: Contabilidade no Cenário Internacional; Conta-bilidade Ambiental; Planejamento Tributário e Geração Y.

Profissionais prestigiaram os três eventos realizados em outubro de 2012, no auditório do CRC-ES

O verde é capaz de transformar as paisagens. O show da natureza se completa com a ação do homem, que tira da terra o seu sustento. No tempo da colheita é possível vislumbrarmos os frutos que nasceram das sementes que plantamos. Assim também é a vida.

Loca

l: Pl

anta

ção

de c

afé

– Ve

nda

Nov

a do

Imig

rant

e /

Foto

: Set

ur -

ES –

Tad

eu B

ianc

oni

Gestão SocioambientalApresenta os principais projetos e ações de caráter socioambiental em prol da sociedade.

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

44

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTALO CRC-ES demonstra sua preocupação com ações sociais, que são indispensáveis na atual conjuntura

econômica. Dessa forma, investiu, no último ano, mais de R$15 mil na vertente socioambiental.

Para 2013, o Conselho espera investir mais de R$ 24 mil em ações e atividades de responsabilidade socioam-biental, aumentando em 60% os investimentos.

INVESTIMENTO SOCIOAMBIENTAL

Entrega de alimentos e fraldas geriátricas ao Asilo dos Idosos, em Vitória

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

45

ARRECADAÇÃO DE LEITE E ALIMENTOS

De todas as palestras, eventos e cursos realizados em 2012, aproximadamente 75 foram gratuitos ou com a inscrição feita medi-ante alguma doação, geralmente, de fralda geriátrica, leite em pó, caixa de leite e alimentos não-perecíveis.

As doações foram entregues às seguintes instituições: Asilo dos idosos, Casa Esperança, Reame e Assemer. Além dessas, du-rante os CRCs Itinerantes foram contempladas algumas instituições locais com as doações.

AÇÕES DA COMISSÃO DA MULHER CONTABILISTA DO ESO trabalho da Comissão da Mulher no estado é pautado pela atuação na vertente social. Dessa forma, em 2012, atuaram nas seguintes ações:

As ações do Planejamento Familiar geralmente são realizadas durante o CRC Itinerante nas cidades do interior, momento em que as integrantes da Comissão visitam residências e comércios locais para levar as informações pretendidas. Em média 80 residências e pontos comerciais foram visitados em 2012.

Para a ação social do Dia das Crianças, o CRC-ES realizou qua-tro palestras com inscrição no valor de R$10, que foram revertidos para o auxílio dessa ação. Os funcionários do Conselho apresen-taram uma peça teatral para divertir as crianças nesse dia.

Leite arrecadado durante o segundo CRC Itinerante de 2012, realizado em Iúna

Ação da Comissão da Mulher, em Iúna

As crianças receberam de presente corte de cabelo, dicas de higiene bu-cal, brinquedos e bolo. Foi um dia especial

Levar informações e entregar cartilha sobre orçamento familiar à comunidade e, também, levar informações sobre empreendedor individual aos comerciantes.

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

46

SEMINÁRIO DOAREm outubro de 2011, o CFC e outras entidades lançaram o

Projeto Direção do Orçamento na Aplicação de Recursos (DOAR). Tendo em vista o interesse da classe contábil no projeto, foram rea-lizados Seminários Regionais sobre Contabilidade das Entidades do Terceiro Setor e sobre Controle Social e Orçamento Familiar.

O Seminário DOAR foi realizado no CRC-ES, em maio de 2012, e contou com a participação de autoridades e promotores de justiça. A abertura do evento foi emocionante, com o Hino Nacional sendo interpretado pelo Coral Maria Marias, formado por internas do presídio feminino do estado.

EVENTO DE APOIO AO FUNDO DA INFâNCIA E DA ADOLESCÊNCIA (FIA)

O Espírito Santo em Ação, em parceria com CRC-ES, FUNDA-ES, Receita Federal e Instituto Carlos Lindenberg, realizou no dia 06 de novembro de 2012, no auditório do Conselho, uma Oficina de Trabalho com o objetivo de incentivar empresas a destinar recursos do Imposto de Renda para o FIA, que se revertem em ações sociais com impactos diretos na vida de crianças e jovens em situação de risco social. Na ocasião, foi lançado o Selo “Empresa Amiga do FIA” a ser entregue às entidades que fizerem a destinação ao FIA.

A abertura do DOAR foi emocionante com a interpretação do Coral Maria Marias

Juarez Carneiro, presidente do CFC, participou do DOAR no ES

Selo entregue às empresas que fizerem destinação ao FIA

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DA CLASSE CONTÁBIL (PVCC)

O PVCC visa sensibilizar os contabilistas sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. No Espírito Santo, o PVCC é realizado através de ações desenvolvidas por uma comissão, coordenada pelo contador Carlos Darlan Patil. Conheça os programas que compõem esse Pro-jeto em http://voluntariadocontabil.cfc.org.br/

Em 2012 as ações de capacitação sobre orçamento familiar foram desenvolvidas pela Comissão Mulher Contabilista em comu-nidades carentes e pequenas empresas. O CRC-ES formalizou, tam-bém, uma parceria com o Tribunal de Justiça, através da Vara de Execuções Penais, para orientação aos Conselhos de Comunidade nas prestações de contas dos recursos por eles recebidos.

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

47

REUNIÕES E AÇÕES IMPORTANTESDurante todo o ano a presidente do CRC-ES e os conselheiros participaram de reuniões, eventos e ações para criar laços e fortalecer

parcerias com empresas e entidades do Espírito Santo, visando sempre a valorização do profissional da Contabilidade.

A presidente do CRC-ES, Cristina Langoni, recebeu inúmeras homenagens durante o ano, e aproveitou esses momentos para destacar a Contabilidade como uma ferramenta de gestão no mundo dos negócios.

A entrega da Comenda “Itamar Silva” também foi um momento marcante para a classe contábil do estado. Durante a Sessão Solene, realizada na Câmara Municipal de Vitória, foram homenageados cinco profissionais com a Comenda e 25 receberam o Diploma de Honra ao Mérito. Em Cachoeiro de Itapemirim, Cristina foi homenageada com a Comenda Rubem Braga, o maior laurel criado pela Municipalidade para agraciar personalidades, que foi entregue pelo prefeito da cidade.

A presidente do CRC-ES recebe homenagem na Câmara Municipal da Serra

Homenagem aos profissionais na Câmara de Vitória

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, entrega a comenda a Cristina

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

48

TREINAMENTO AMBIENTAL PARA OS FUNCIONÁRIOS

Os funcionários do CRC-ES tiveram dois momentos de capaci-tação em 2012, um em agosto e outro em dezembro. Na capacitação de agosto, o treinamento aconteceu no Parque da Fonte Grande, um ponto turístico para exercitar a educação ambiental.

A visita ao parque inclui uma caminhada na trilha que leva ao mirante. Durante o passeio, os funcionários puderam conferir as belezas da vegetação e receberam dicas de preservação ambiental.

PROFISSIONALISMO: FUNCIONÁRIOS UNIFORMIZADOS

Desde agosto do ano passado os funcionários do CRC-ES es-tão uniformizados, o que confere identidade visual ao corpo funcio-nal. Cada um recebeu, em média, oito peças para compor o traje.

Para as mulheres foi possível escolher entre vestido, saia, calça, blusa social com manga longa, blusa com manga curta, blazer e colete. Já os homens puderam optar por calça, blazer, camisa com manga curta e camisa com manga longa.

Funcionários durante capacitação ambiental

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

49

PARCERIA DURANTE O IMPOSTO DE RENDADurante o período de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), em 2012, o CRC-ES fez uma parceria com o jornal A Tribuna

para responder as principais dúvidas dos contribuintes no momento da declaração e, dessa forma, prestou um serviço importante à sociedade.

As perguntas foram respondidas pela Câmara Técnica do Conselho, formada por conselheiros e profissionais experientes. Em média, cinco perguntas e respostas foram publicadas diariamente, na coluna “Como Declarar o IR”, localizada na editoria de Economia, do jornal A Tribuna.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO

JORNAL BIMESTRAL

Há 10 anos o jornal do CRC-ES é utilizado para levar informação, atualização e novidades para os leitores. Distribuído para todos os pro-fissionais da contabilidade do Espírito Santo e também para os órgãos oficiais do estado, o jornal cumpre seu papel junto a sociedade.

INFORMATIVO ONLINE

Outra ferramenta da comunicação é o informativo online, que é disparado duas vezes por semana, sendo uma maneira rápida de atuali-zação profissional. Além de informar sobre cursos e eventos do Conselho, também é um espaço para divulgação de alterações importantes na legislação contábil. Além disso, também é espaço para a divulgação de cursos e eventos das empresas parceiras.

SITE

Estamos na era digital e o CRC-ES trabalha para acompanhar as mudanças que as novidades trazem, e conta com o site para isso. Desde o final de 2011 o novo site do Conselho procura tornar a vida do profissional mais ágil, com a proposta de oferecer serviços online para o usuário.

Entre os serviços online disponíveis é possível a atualização do cadastro profissional, além da emissão de DECORE; Certidões; Alvarás; entre outros documentos. Além disso, o usuário pode tirar suas dúvidas através do site, no link CONTATO.

FACEBOOK

Em 2012 foi criada uma página no Facebook para o CRC-ES, onde é possível conferir fotos de reuniões e comunicados importantes para a classe contábil. Essa ferramenta passará por atualização em 2013, para atender da melhor forma, os usuários.

Apesar das diferenças, objetivos comuns nos movem. Devemos ficar atentos para identificar tais finalidades e a partir das descobertas trabalhar para melhorar nossa atuação.

Loca

l: A

gro

turis

mo

– Ve

nda

Nov

a d

o Im

igra

nte

/ Fo

to: S

etur

- ES

- Ta

deu

Bia

ncon

i

Balanço Socioambiental em DadosApresenta as pesquisas de satisfação e insatisfação dos funcionários, além da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) e dos demais demonstrativos do resultado social.

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

52

PESQUISA DE SATISFAÇÃO E INSATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS (PSIF)A Pesquisa de Satisfação e Insatisfação dos Funcionários aponta a opinião dos colaboradores em relação às condições físicas e ambien-

tais, aos relacionamentos, à comunicação interna, aos benefícios e às atividades sociais. Os resultados apurados na pesquisa contribuem para o direcionamento de ações de melhoria por parte do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo.

Confira os resultados da pesquisa:

De acordo com o gráfico, elaborado a partir da soma total das porcentagens da pesquisa, foi possível constatar que 60% dos funcionários consideraram de nível Bom e Ótimo os itens analisados na pesquisa, enquanto 15% marcaram os itens Desconheço e Ruim sobre as informações pesquisadas. Além disso, 25% dos colaboradores marcaram como sendo de nível Regular alguns itens da pesquisa.

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

53

A partir da pesquisa foi possível constatar que 50% dos profissionais opinantes consideram os serviços assinalados de nível Bom e Ótimo, enquanto 34% afirmaram que desconhecem ou acham ruins alguns dos serviços disponibilizados pelo CRC-ES.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADEA pesquisa foi veiculada no site do CRC-ES e respondida por aproximadamente 200 profissionais da Contabilidade, que puderam expor

suas opiniões sobre a sede do Conselho, a qualidade dos serviços prestados e sobre os projetos do CRC-ES.

Em função dos resultados apurados na pesquisa, o Conselho Regional de Contabilidade pode avaliar e aperfeiçoar a sua gestão e, con-sequentemente, fornecer um atendimento e um suporte melhores aos profissionais registrados no estado.

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

54

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO - DVANa sequência seguem as planilhas que compõem a DVA, que representa a distribuição da riqueza gerada pelo CRC-ES.

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

55

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

56

INFORMAÇÕES FINANCEIRAS A seguir apresentamos as informações das demonstrações contábeis do CRC-ES, do exercício 2012, com suas notas explicativas

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

57

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

58

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012

1. CONTEXTO OPERACIONAL

O Conselho Regional de Contabilidade foi criado conforme Decreto-Lei nº. 9.295, publicado no Diário Oficial da União de 28/5/46 e tem como principais atividades o registro e a fiscalização do exercício profissional, além de orientar, disciplinar e fiscalizar acerca do exercício da profissão de contabilidade. Em 11 de junho de 2010, a Lei nº 12.249 atribuiu ainda aos Conselhos de Contabilidade a função de “regular acerca dos princípios contábeis, do Exame de Suficiência, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada; e editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional”.

O CRCES é uma entidade dotada de personalidade jurídica e forma federativa, que presta serviço público e tem sua estrutura, organização e funciona-mento estabelecidos pela Resolução CFC nº. 1.370/2011, que trata do Regulamento Geral dos Conselhos.

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Espírito Santo tem sua constituição, sede e foro regulamentados no seu Regimento Interno aprova-do pela Resolução CRCES nº 230, de 07/08/2003, alterada pelas RES CRCES nº. 252/2005, 264/2006 e 276/2007.

2. PRINCIPAIS DIRETRIZES CONTÁBEIS

2.1 APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

As Demonstrações Contábeis do exercício de 2012 foram elaboradas em conformidade com a Lei nº. 4.320/64 e a Resolução CFC nº. 1.161/09, que institui normas contábeis para os Conselhos Regionais de Contabilidade, com observância às normas técnicas criadas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Para elaboração dos demonstrativos contábeis foi utilizado o regime de competência para as receitas e despesas, conforme Normas Internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

2.2 ATIVOS CIRCULANTE E NÃO-CIRCULANTE

As contas do ativo devem ser dispostas em ordem decrescente de grau de conversibilidade; as contas de passivo em ordem decrescente de grau de exigibilidade, e estão divididas em:

a) Ativo Circulante - compreende as contas representativas de disponibilidades, ou seja, caixa, bancos e as contas representativas de créditos da enti-dade, compostos, em sua maioria, pelos créditos realizáveis até o término do exercício seguinte;

b) Ativo não-circulante – está representado por direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, tais como dívida ativa, investimentos, imobili-zado e intangível.

c) Passivo circulante – está representado por valores exigíveis até o final do exercício financeiro subsequente, inclusive valores de terceiros e retenções tributárias;

d) Passivo não-circulante – está representado por valores exigíveis a longo prazo.

3. MODIFICAÇÕES NAS PRÁTICAS CONTÁBEIS OU RETIFICAÇÃO DE ERRO

Foram realizados, em 31/12/2012, os lançamentos da Provisão da Perda estimada dos Créditos de Liquidação Duvidosa e da Provisão de Cota-Parte, conforme Pronunciamento do CFC nº 85/2012.

Também em 31/12/2012, foi efetuado um lançamento de ajuste referente encargos sociais sobre férias, que foram apropriados a maior em exercícios anteriores, no valor de R$ 62.267,84 (sessenta e dois mil e duzentos e sessenta e sete reais e oitenta e quatro centavos), causando, assim, uma diferença no Balanço Financeiro neste valor.

4. IMOBILIZADO E ESTOQUE

O CRCES adquiriu em 2007, com recursos próprios, um imóvel para as instalações da Nova Sede. Em 2008, 2009 e 2010 deu-se andamento à obra de reforma e ampliação predial cujas receitas para custeio das despesas foram advindas de empréstimos obtidos com o Conselho Federal de Contabilidade.

Em 2010 foram adquiridos equipamentos de processamento de dados para renovação do parque de informática do CRCES.

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

59

Em 2011 realizou-se inventário de todos os bens do imobilizado e, com o apoio do CFC, foi contratada empresa especializada para avaliação dos ativos a valor de mercado, a UNISIS ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL E INFORMÁTICA LTDA.

Foram efetuados, em 2012, todos os ajustes de “impairment” ao valor recuperável e de reavaliações, de acordo com os laudos nº 2.887/12, 2.888/12, 2.890/12, 2.957/12 e 3.006/12 da empresa contratada e de acordo com Instrução de Trabalho do CFC INT/VPCI Nº 004/2012.

O estoque do almoxarifado encerrou o exercício com um saldo de R$ 48.012,63 (quarenta e oito mil e doze reais e sessenta e três centavos). Demonstra-do ao custo de aquisição e correspondente a itens de materiais de consumo que se encontra em estoque.

5. PATRIMÔNIO SOCIAL

O patrimônio social é constituído de recursos próprios, sofrendo variações em decorrência de superávits ou déficits apurados em cada exercício. O Conselho apresenta no exercício de 2012 um superávit de R$ 977.020,25 (Novecentos e setenta e sete mil e vinte reais e vinte e cinco centavos), decorrente da diferença entre as variações aumentativas e as variações diminutivas.

6. PATRIMÔNIO LÍQUIDOA situação do patrimônio líquido apurada no balanço patrimonial encerrado em 31/12/2012 está assim constituída:

7. CONTIGÊNCIAS PASSIVASInforma-se que, existem valores de ações de natureza cível e trabalhista movidas contra o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo, cuja

obrigação será confirmada somente pela ocorrência, ou não, de um ou mais eventos futuros.

8. TRANSAÇÕES ENTRE PARTES RELACIONADAS

O CRCES repassa mensalmente o valor de 20% (vinte por cento) de toda a arrecadação, excluindo-se as receitas de capital e subvenções, devido ao Conselho Federal de Contabilidade na forma de cota-parte, que em 2012 totalizou R$ 897.620,06 (oitocentos e noventa e sete mil e seiscentos e vinte reais e seis centavos).

9. COBERTURA DE SEGUROSO CRCES manteve em 31 de dezembro de 2012 coberturas de seguros contra roubo, incêndio e outros sinistros de seus bens móveis e imóveis.

Vitória, 31 de dezembro de 2012.

TATIANE RASSELI PEZZIN

Contadora CRCES 016114/O

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

60

INDICATIVOS DOS RECURSOS HUMANOS

Bal

anço

Soc

ioam

bien

tal 2

012

61

CONSELHEIROS EFETIVOSPRES. CRISTINA AMÉLIA FONTES LANGONICARLOS BARCELLOS DAMASCENO CARLA CRISTINA TASSO ANTONIO CARLOS ROCHA ROBERTO SCHULZE REINALDO MARQUES CARLOS AUGUSTO OLIVEIRA RONALDO SOARES VIEIRA RIDER RODRIGUES PONTES PAULA KOEHLER MARTINSJOÃO ADORIS PANDOLFI THEREZA LUZIA NADERJANE ELCIONE RISSIPAULO GILVAN ALIXANDRE DE CARVALHO ELI BATISTA DE ARAÚJO PIROLA

CRC-ES em 2012CONSELHEIROS SUPLENTES

PAULA ANTONELA VIEIRA PINTOGILBERTO DOS SANTOS ROSA WAGNER TUÃO GOMESJOÃO ALFREDO DE SOUZA RAMOSJOÃO VALDIR STELZER MARLENE FRACALOSSICARLOS ALEXANDRE DA SILVA JOSÉ ERNESTO PIAZZINI MAIOLI ADRIANA KOCK MALACARNE SOUZAGUTTIERES GAROZI RIBEIROSIMONE REINHOLZ VELTENCLAIR MARTINS DA SILVAPAULO GESU TASSOJOSÉ SILVA VIEIRAMARCOS ANTONIO TELES GONÇALVES

DELEGADOSMAGDA RODRIGUES COELHOELENITA DA SILVA SOBRALRONEY GUIMARÃES PEREIRAMAURICIO JOSÉ MATIASJOSÉ CARLOS BRAVO ALVAREZ JUNIORIZAC QUEIROZ DE JESUSFERNANDA MATOS DE MOURA ALMEIDAANA RITA NICOEDNILSON ANTÔNIO ZOTELLERUDSON FRANZ RUDIOMAISY HELENA B. M. DE CARVALHODIOMAR VAZZOLER

CâMARA DE CONTROLE INTERNOEFETIVOS

Coord. Reinaldo Marques Carlos Augusto OliveiraSimone Reinholz Velten

SUPLENTES

Eli Batista de Araújo PirolaJoão Adoris Pandolfi

CâMARA TéCNICACoord. Carla Cristina TassoVice-coord. Eduardo José ZanoteliJoão Alfredo de Souza RamosSimone Reinholz VeltenJoão Adoris PandolfiAntonio Fernando MaiJosé Elias Feres de AlmeidaSimei Delpupo da RochaFernando Caio GaldiFabio Moraes da CostaJorge Elias Piazzarolo

CâMARA DE FISCALIZAÇÃO E éTICACOMPOSIÇÃO DE JANEIRO A SETEMBRO/2012:

EFETIVOS:

Paula Antonela Vieira PintoRider Rodrigues PontesRonaldo Soares VieiraWagner Tuão GomesJane Elcione RissiPaula Koehler Martins

SUPLENTES:

Adriana Kock Malacarne SouzaGuttieres Garozi RibeiroJosé Silva VieiraClair Martins da SilvaJoão Valdir StelzerPaulo Gesu Tasso

COMPOSIÇÃO DE OUTUBRO A DEZEMBRO/2012:

EFETIVOS Adriana Kock Malacarne SouzaPaula Antonela Vieira PintoRider Rodrigues PontesJane Elcione RissiPaula Koehler MartinsThereza Luzia Nader

SUPLENTES

Guttieres Garozi RibeiroJosé Silva VieiraRonaldo Soares VieiraCarlos Augusto OliveiraClair Martins da SilvaJoão Valdir Stelzer

CâMARA DE REGISTRO Coord. Roberto Schulze Gilberto dos Santos RosaTereza Luzia Nader

“Sossega, coração! Não desesperes!Talvez um dia, para além dos dias,Encontres o que queres porque o queres.Então, livre de falsas nostalgias,Atingirás a perfeição de seres.”

Fernando Pessoa

EXPEDIENTE

SAS Quadra 05 - Lote 03 - Bloco "J" Edifício CFC - Brasília/DFCEP: 70070-920www.cfc.org.br

Rua Amélia da Cunha Ornelas, 30 Bento Ferreira - Vitória - ES CEP: 29050-620www.crc-es.org.br

Balanço Socioam

biental 2012 / ED

UC

ÃO

E VALO

RIZAÇ

ÃO