[2011] legislação previdenciária - aula extra 2

20
CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA SIMULADO E QUESTÕES COMENTADAS I - Introdução Olá, pessoal! Conforme o aviso contido na introdução da Aula 5, este é um arquivo extra contendo o prometido simulado e as questões comentadas da Aula 5. O conteúdo está organizado da seguinte maneira: primeiro, o simulado contendo 10 questões; depois, os comentários das questões da Aula 5; e, por último, os comentários das questões do simulado. Não deixem de enviar suas perguntas pelo Fórum de Dúvidas do curso. Além disso, gostaria de avisá-los sobre a publicação da Portaria Interministerial MPS/MF n° 407, de 14 de julho de 2011. Tal ato dispõe sobre o reajuste dos benefícios pagos pelo INSS e dos demais valores constantes do Regulamento da Previdência Social - RPS, como os valores mínimo e máximo do salário de contribuição e o valor da cota do salário-família. Essa é uma importante atualização legislativa, sobre a qual escreverei um artigo no espaço aberto do site do Ponto nos próximos dias. Não deixem de conferir. Um abraço e bons estudos! Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 1

Upload: barrosgabriela

Post on 12-Dec-2015

215 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

legislaçao previdenciaria aula extra 2

TRANSCRIPT

Page 1: [2011] Legislação Previdenciária - Aula Extra 2

CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

SIMULADO E QUESTÕES COMENTADAS

I - Introdução

Olá, pessoal!

Conforme o aviso contido na introdução da Aula 5, este é um arquivo

extra contendo o prometido simulado e as questões comentadas da Aula 5. O

conteúdo está organizado da seguinte maneira: primeiro, o simulado contendo

10 questões; depois, os comentários das questões da Aula 5; e, por último, os

comentários das questões do simulado. Não deixem de enviar suas perguntas

pelo Fórum de Dúvidas do curso.

Além disso, gostaria de avisá-los sobre a publicação da Portaria

Interministerial MPS/MF n° 407, de 14 de julho de 2011. Tal ato dispõe sobre o

reajuste dos benefícios pagos pelo INSS e dos demais valores constantes do

Regulamento da Previdência Social - RPS, como os valores mínimo e máximo

do salário de contribuição e o valor da cota do salário-família. Essa é uma

importante atualização legislativa, sobre a qual escreverei um artigo no espaço

aberto do site do Ponto nos próximos dias. Não deixem de conferir.

Um abraço e bons estudos!

Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 1

Page 2: [2011] Legislação Previdenciária - Aula Extra 2

CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

SIMULADO

1 - (Questão Inédita / Estilo ESAF) Com relação aos objetivos da

Previdência Social previstos na Lei n° 8.213/1991, assinale a opção

correta.

a) Cálculo dos serviços considerando-se os salários-de-contribuição corrigidos monetariamente. b) Previdência complementar facultativa, custeada por contribuição adicional. c) Caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão tripartite. d) Universalidade da base de financiamento. e) Valor da renda mensal de todos os benefícios não inferior ao do salário mínimo.

2 - (Questão Inédita / Estilo ESAF) A respeito do regime geral de

previdência social e da classificação dos segurados obrigatórios,

assinale a assertiva incorreta.

a) Como empregado - o brasileiro civil que trabalha para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo se segurado na forma da legislação vigente do país do domicílio. b) Como contribuinte individual - a pessoa física que exerce, por conta própria, atividade econômica de natureza urbana, com fins lucrativos ou não. c) Como trabalhador avulso - quem presta, a diversas empresas, sem vínculo empregatício, serviço de natureza urbana ou rural, com a intermediação obrigatória do órgão gestor de mão de obra ou do sindicato da categoria. d) Como empregado - o empregado de organismo oficial internacional ou estrangeiro em funcionamento no Brasil, salvo quando coberto por regime próprio de previdência social. e) Como contribuinte individual - o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil é membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, mesmo quando coberto por regime próprio de previdência social.

3 - (Questão Inédita / Estilo ESAF) A respeito dos dependentes dos

segurados do Regime Geral de Previdência Social, é correto afirmar:

Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 2

Page 3: [2011] Legislação Previdenciária - Aula Extra 2

CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

a) São dependentes de primeira classe os pais, o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho menor de 21 anos. b) A dependência econômica do irmão inválido é presumida. c) Incumbe ao dependente promover a sua inscrição quando do requerimento do benefício a que estiver habilitado. d) Os dependentes fazem jus aos benefícios de pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-família. e) A existência de irmão menor de 21 anos exclui do direito às prestações os pais do segurado, dependentes de classe inferior.

4 - (Questão Inédita / Estilo ESAF) Julgue os itens abaixo sobre a

manutenção e perda da qualidade de segurado:

I - O segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdência Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remuneração, mantém a qualidade de segurado por até 12 meses após a cessação das contribuições. Tal prazo será prorrogado para até 24 meses se o segurado já tiver pago mais de 120 contribuições mensais sem interrupção que acarrete a perda da qualidade de segurado.

II - Durante o período de graça, o segurado conserva todos os seus direitos perante a Previdência Social. Contudo, a perda da qualidade de segurado importa em caducidade dos direitos inerentes a essa qualidade.

III - O segurado facultativo mantém a qualidade de segurado por até 6 meses após a cessação das contribuições, assim como o segurado retido ou recluso, que mantém a qualidade de segurado pelo mesmo período após o livramento.

Está correto o que se afirma, APENAS em:

a) I, II e III. b) I e III. c) II e III. d) I e II. e) II.

5 - (Questão Inédita / Estilo ESAF) Assinale a opção correta, entre as

assertivas abaixo, relativas ao número mínimo de contribuições

mensais indispensáveis para que o beneficiário faça jus ao benefício

previsto na Lei n. 8.213/91.

Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 3

Page 4: [2011] Legislação Previdenciária - Aula Extra 2

CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

a) Aposentadoria especial - 180 contribuições mensais. b) Auxílio-doença no caso de acidente de qualquer natureza - 12 contribuições mensais. c) Salário-maternidade no caso de segurada empregada doméstica - 10 contribuições mensais. d) Aposentadoria por invalidez comum - independe de carência. e) Auxílio-acidente - 12 contribuições mensais.

6 - (Questão Inédita / Estilo ESAF) Com relação ao benefício de

aposentadoria por invalidez previsto na Lei n° 8.213/1991, assinale a

opção incorreta:

a) O valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistência permanente de outra pessoa será acrescido de vinte e cinco por cento. b) A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carência exigida, será devida ao segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, e ser-lhe-á paga enquanto permanecer nesta condição. c) O aposentado por invalidez que retornar voluntariamente à atividade terá sua aposentadoria automaticamente cancelada, a partir da data do retorno. d) A doença ou lesão de que o segurado já era portador ao filiar-se ao Regime Geral de Previdência Social não lhe conferirá direito à aposentadoria por invalidez, salvo quando a incapacidade sobrevier por motivo de progressão ou agravamento dessa doença ou lesão. e) Durante os primeiros trinta dias de afastamento da atividade por motivo de invalidez, caberá à empresa pagar ao segurado empregado o salário.

7 - (Questão Inédita / Estilo ESAF) Assinale a opção correta, entre as

assertivas abaixo, relacionada aos benefícios que os dependentes da

Previdência Social têm direito à luz da Lei n. 8.213/91.

a) Auxílio-doença. b) Salário-maternidade. c) Auxílio-reclusão. d) Aposentadoria especial. e) Salário-família.

8 - (Questão Inédita / Estilo ESAF) Com relação ao auxílio-acidente e

suas características, assinale a opção correta. Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

4

Page 5: [2011] Legislação Previdenciária - Aula Extra 2

CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

a) É vedada a acumulação do auxílio-acidente com qualquer outro benefício do Regime Geral de Previdência Social. b) O auxílio-acidente será concedido, como indenização em parcela única, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. c) O auxílio-acidente mensal corresponderá a noventa e um por cento do salário-de-benefício. d) Somente poderão beneficiar-se do auxílio-acidente os segurados empregado, trabalhador avulso e segurado especial. e) O recebimento de salário ou concessão de qualquer outro benefício não prejudicará a continuidade do recebimento do auxílio-acidente.

9 - (Questão Inédita / Estilo ESAF) Assinale a opção incorreta, entre as

assertivas abaixo, relativas aos benefícios previdenciários de acidente

de trabalho previstos na Lei n. 8.213/91.

a) Equipara-se ao acidente do trabalho o acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em consequência de desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior. b) Não é considerada como doença do trabalho a doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, ainda que resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho. c) Não é considerada como doença do trabalho a que não produza incapacidade laborativa. d) É dever da empresa prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e do produto a manipular. e) Nos períodos destinados a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho.

10 - (Questão Inédita / Estilo ESAF) Para efeitos da contagem

recíproca do tempo de serviço, o tempo de contribuição ou de serviço

será contado de acordo com a legislação pertinente, devendo observar

as normas seguintes, exceto:

a) o tempo de contribuição para o RGPS será contado para fins de benefícios previdenciários no serviço público, mas o tempo de serviço público não será admitido para concessão de aposentadoria pelo RGPS. b) é vedada a contagem de tempo de serviço público com o de atividade privada, quando concomitantes.

Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 5

Page 6: [2011] Legislação Previdenciária - Aula Extra 2

CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

c) não será contado por um sistema o tempo de serviço utilizado para concessão de aposentadoria pelo outro. d) o tempo de serviço anterior ou posterior à obrigatoriedade de filiação à Previdência Social só será contado mediante indenização da contribuição correspondente ao período respectivo, com acréscimo de juros moratórios e multa. e) não será admitida a contagem em dobro ou em outras condições especiais.

Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 6

Page 7: [2011] Legislação Previdenciária - Aula Extra 2

CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

GABARITO DO SIMULADO

1) B 2) E 3) C 4) D 5) A 6) E 7) C 8) D 9) B 10) A

QUESTÕES COMENTADAS DA AULA 5

1 - (Adjunto de Procurador do Ministério Público Especial junto ao TCE/RS-FMP / 2008) De acordo com as regras sobre contagem recíproca de tempo de serviço:

a) é possível a soma dos períodos de trabalho prestados em mais de uma empresa, simultaneamente, para fins de aposentadoria. b) é possível a soma do tempo de serviço público e privado, prestado simultaneamente, para fins de aposentadoria. c) as contribuições referentes ao período de contribuição que não tenha sido utilizado para aposentadoria serão objeto de restituição, monetariamente corrigidas. d) é possível que o tempo de serviço público seja contado para fins de aposentadoria no regime geral de previdência social, e vice-versa, desde que atendidas as demais condições legais do sistema no qual o benefício está sendo postulado. e) o tempo de serviço utilizado para a concessão de aposentadoria por um sistema pode ser novamente utilizado para aposentadoria em outro.

Resposta certa: letra "d". As alternativas "a" e "b" estão erradas porque

não é possível a soma dos períodos trabalhados em mais de uma empresa,

simultaneamente, assim como a contagem de tempo de serviço público com o

de atividade privada, quando concomitantes (Lei n° 8.213/91, art. 96, II). Pelo

princípio da solidariedade, o segurado deve contribuir mesmo quando aquele

período de contribuição não for utilizado para aquisição de benefício, o que

nega o direito à restituição previsto na letra "c". Por fim, a letra "e" está errada

porque a Lei n° 8.213 afirma que não será contado por um sistema o tempo de

serviço utilizado para concessão de aposentadoria pelo outro.

Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 7

Page 8: [2011] Legislação Previdenciária - Aula Extra 2

CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

2 - (Inédita / Estilo ESAF) À luz da Lei n° 8.213/1991, marque a assertiva incorreta:

a) A perda da qualidade de segurado importa em caducidade dos direitos inerentes a essa qualidade. b) O segurado em gozo de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e o pensionista inválido estão obrigados a submeter-se a tratamento cirúrgico e a transfusão de sangue. c) a perda da qualidade de segurado não prejudica o direito à aposentadoria para cuja concessão tenham sido preenchidos todos os requisitos, segundo a legislação em vigor à época em que estes requisitos foram atendidos. d) A perda da qualidade de segurado provoca a perda também dos direitos dos dependentes. e) O segurado em gozo de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e o pensionista inválido estão obrigados, sob pena de suspensão do benefício, a submeter-se a exame médico a cargo da Previdência Social e a processo de reabilitação profissional por ela prescrito e custeado.

Resposta certa: letra "b". A assertiva da letra "b" está incorreta porque o

segurado em gozo de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e o

pensionista inválido não estão obrigados a submeter-se a tratamento cirúrgico

e a transfusão de sangue, que são tipos de tratamento facultativos, pois

envolvem risco de vida. Eles somente estão obrigados a submeter-se a exame

médico a cargo da Previdência Social, processo de reabilitação profissional por

ela prescrito e custeado, e tratamento dispensado gratuitamente. Todas as

demais alternativas reproduzem outros dispositivos da Lei n° 8.213/91

estudados na Aula 5.

3 - (Inédita / Estilo ESAF) Marque a assertiva correta:

a) Prescreve em cinco anos, a contar da data em que deveriam ter sido pagas, toda e qualquer ação para haver prestações vencidas ou quaisquer restituições ou diferenças devidas pela Previdência Social. b) O direito da Previdência Social de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os seus beneficiários decai em dez anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé. c) É de cinco anos o prazo de decadência de todo e qualquer direito ou ação do segurado ou beneficiário para a revisão do ato de concessão de benefício. d) As ações referentes à prestação por acidente do trabalho prescrevem em cinco anos. e) A apresentação de documentação incompleta constitui motivo para recusa do requerimento de benefício.

Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 8

Page 9: [2011] Legislação Previdenciária - Aula Extra 2

CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

Respostas certas: letras "b" e "d". Ao contrário do afirmado no gabarito

apresentado na Aula 5, tanto a letra "b" quanto a letra "d" estão corretas. A

letra "b" está correta pois afirma exatamente o que está previsto no artigo

103-A, da Lei n° 8.213/91. A assertiva apresentada na letra "d" também está

correta, pois reproduz o teor do artigo 104, que estipula o prazo de prescrição

das ações referentes à prestação por acidente do trabalho em cinco anos.

Portanto, por uma falha minha, esta questão contém duas alternativas

corretas. A letra "a" está errada por um pequeno detalhe. Apesar de o prazo

tratado ser de cinco anos, existe a exceção do direito dos menores, incapazes

e ausentes, que são casos em que o prazo de cinco anos não será observado

(art. 103, parágrafo único). A letra "c" está errada porque o prazo a que se

refere é de dez anos, em vez de cinco (art. 103). Por fim, a letra "e" está

incorreta porque afirma exatamente o oposto do que prevê a Lei n° 8.213/91,

em seu artigo 105.

4 - (Inédita / Estilo ESAF) Segundo a Lei n° 8.213/1991, podem ser descontados do benefício, exceto:

a) Imposto de Renda retido na fonte. b) contribuições devidas pelo segurado à Previdência Social. c) mensalidades de associações e demais entidades de aposentados legalmente reconhecidas, desde que autorizadas por seus filiados. d) pagamento de benefício além do devido. e) contribuições previdenciárias a cargo do segurado, incidentes sobre benefícios de aposentadoria.

Resposta: letra "e". A Lei n° 8.213/1991 fixa, em seu artigo 115, quais

são os valores que podem ser descontados dos benefícios pagos pela

Previdência Social. Das seis hipóteses previstas na Lei, as alternativas das

letras "a", "b", "c" e "d" repetem quatro dessas hipóteses. A alternativa "e"

está errada porque contém uma pegadinha. As contribuições devidas pelo

segurado à Previdência Social podem ser descontadas dos benefícios (art. 115,

I). Contudo, o erro da assertiva está na afirmação de que essas contribuições

são incidentes sobre benefícios de aposentadoria. Ora, o artigo 195 da

Constituição Federal, ao tratar das contribuições para o financiamento da

seguridade social, é claro ao vedar a incidência de contribuição sobre

Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 9

Page 10: [2011] Legislação Previdenciária - Aula Extra 2

CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

aposentadoria e pensão concedidas pelo RGPS (art. 195, II). Se não há

incidência de contribuições sobre benefícios de aposentadoria, tais

contribuições não podem ser descontadas do benefício. A autorização de

desconto prevista no artigo 115 refere-se a outras contribuições, como aquelas

incidentes sobre a remuneração do trabalhador à época em que ele ainda não

estava aposentado e não pagas oportunamente.

5 - (Juiz do Trabalho/TRT da 11a Região/2007) Constitui hipótese de acumulação indevida de benefícios:

a) auxílio-doença e auxílio-acidente. b) aposentadoria e salário-maternidade. c) pensão por morte de filho e pensão por morte de cônjuge. d) auxílio-reclusão e pensão por morte. e) salário-maternidade e auxílio-doença.

Resposta: letra "e". Questão interessante para fixar as hipóteses de

acumulação indevida de benefícios, que são expressas no artigo 124 da Lei n°

8.213. Vejamos:

"Art. 124. Salvo no caso de direito adquirido, não é permitido o recebimento conjunto dos seguintes benefícios da Previdência Social:

I - aposentadoria e auxílio-doença; II - mais de uma aposentadoria; (Redação dada pela Lei n° 9.032, de

1995) III - aposentadoria e abono de permanência em serviço; IV - salário-maternidade e auxílio-doença; (Incluído dada pela Lei n°

9.032, de 1995) V - mais de um auxílio-acidente; (Incluído dada pela Lei n° 9.032, de

1995) VI - mais de uma pensão deixada por cônjuge ou companheiro,

ressalvado o direito de opção pela mais vantajosa. (Incluído dada pela Lei n° 9.032, de 1995)

Parágrafo único. É vedado o recebimento conjunto do seguro-desemprego com qualquer benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente."

GABARITO DAS QUESTÕES DA AULA 5

1) D 2) B 3) B e D 4) E 5) E

Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 10

Page 11: [2011] Legislação Previdenciária - Aula Extra 2

CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

QUESTÕES COMENTADAS DO SIMULADO

1 - (Questão Inédita / Estilo ESAF) Com relação aos objetivos da Previdência

Social previstos na Lei n° 8.213/1991, assinale a opção correta.

a) Cálculo dos serviços considerando-se os salários-de-contribuição corrigidos monetariamente. b) Previdência complementar facultativa, custeada por contribuição adicional. c) Caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão tripartite. d) Universalidade da base de financiamento. e) Valor da renda mensal de todos os benefícios não inferior ao do salário mínimo.

Resposta certa: letra "b". A opção "b" é a única assertiva correta e

retrata a previsão do artigo 2°, VII, da Lei n° 8.213/1991. Além do Regime

Geral de Previdência Social, que é de filiação compulsória, o sistema

previdenciário brasileiro também prevê a previdência complementar

facultativa, custeada por contribuição adicional - também conhecida como

previdência privada. A letra "a" está errada porque o cálculo dos BENEFÍCIOS é

feito considerando-se os salários-de-contribuição corrigidos monetariamente, e

não dos serviços. Aliás, os serviços não tem qualquer relação com os salários-

de-contribuição. A alternativa "c" começa de maneira correta, ao tratar do

caráter democrático e descentralizado da administração da Previdência Social.

Contudo, a gestão conta com a participação do governo e da comunidade, em

especial de trabalhadores em atividade, empregadores e aposentados. Logo, a

gestão e quadripartite, e não tripartite (art. 2°, VIII). A letra "d" está errada

porque mistura o objetivo constitucional da Seguridade Social de diversidade

da base de financiamento com o objetivo da Previdência Social de

universalidade de participação nos planos previdenciários (art. 2°, I). Por fim,

a letra "e" está errada porque apenas os benefícios substitutos do salário-de-

contribuição ou do rendimento do trabalho do segurado não terão valor inferior

ao salário-mínimo. Os benefícios que não substituem o salário-de-contribuição

ou o rendimento do trabalho do segurado podem ter valor inferior ao mínimo,

como ocorre com o auxílio-acidente e o salário-família.

Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 11

Page 12: [2011] Legislação Previdenciária - Aula Extra 2

CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

2 - (Questão Inédita / Estilo ESAF) A respeito do regime geral de previdência

social e da classificação dos segurados obrigatórios, assinale a assertiva

incorreta.

a) Como empregado - o brasileiro civil que trabalha para a União, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo se segurado na forma da legislação vigente do país do domicílio. b) Como contribuinte individual - a pessoa física que exerce, por conta própria, atividade econômica de natureza urbana, com fins lucrativos ou não. c) Como trabalhador avulso - quem presta, a diversas empresas, sem vínculo empregatício, serviço de natureza urbana ou rural, com a intermediação obrigatória do órgão gestor de mão de obra ou do sindicato da categoria. d) Como empregado - o empregado de organismo oficial internacional ou estrangeiro em funcionamento no Brasil, salvo quando coberto por regime próprio de previdência social. e) Como contribuinte individual - o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil é membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, mesmo quando coberto por regime próprio de previdência social.

Resposta certa: letra "e". A questão pede que o candidato assinale a

alternativa incorreta sobre a classificação dos segurados do RGPS, que está

contida no artigo 11 da Lei n° 8.213/1991. As alternativas "b" e "c" são mais

facilmente identificadas como corretas, pois apresentam situações claras de

enquadramento nas categorias de contribuinte individual e de trabalhador

avulso, respectivamente. Todavia, as alternativas "a", "d" e "e" podem gerar

dúvida no candidato, pois tratam de situações semelhantes, que envolve o

trabalho em organismos internacionais no país e no exterior, tornando mais

difícil a diferenciação do enquadramento como segurado empregado ou como

contribuinte individual. A alternativa "a" está perfeita, pois a União pode ser

identificada como o empregador do segurado e tal hipótese, prevista no artigo

11, I, "e"; enquadra o trabalhador como segurado empregado. A letra "d"

também está correta, pois reproduz o teor do artigo 11, I, "i". Por fim, a

alternativa "e" está incorreta não pelo enquadramento do trabalhador como

contribuinte individual, mas sim pelo final da assertiva, que diz que ele será

contribuinte individual mesmo quando coberto por regime próprio de

previdência social. A Lei n° 8.213/91 diz que o brasileiro civil que trabalha no Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

12

Page 13: [2011] Legislação Previdenciária - Aula Extra 2

CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil é membro efetivo,

ainda que lá domiciliado e contratado, é contribuinte individual, SALVO quando

coberto por regime próprio de previdência social. Quando o trabalhador estiver

coberto por regime próprio de previdência social, ele preservará sua condição

de servidor público e permanecerá vinculado a seu regime próprio, estando

excluído do RGPS. Esse é o caso, por exemplo, de um AFT que vier a trabalhar

temporariamente na Organização Internacional do Trabalho (OIT), não

perdendo seu vínculo com o regime próprio. A grande diferença dessa hipótese

da letra "e" para a situação da letra "a" é para quem o segurado trabalha. Em

"a", ele trabalha para a União, sendo caracterizado como segurado

empregado; em "e", o trabalhador trabalha para organismo internacional,

sendo classificado como contribuinte individual.

3 - (Questão Inédita / Estilo ESAF) A respeito dos dependentes dos

segurados do Regime Geral de Previdência Social, é correto afirmar:

a) São dependentes de primeira classe os pais, o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho menor de 21 anos. b) A dependência econômica do irmão inválido é presumida. c) Incumbe ao dependente promover a sua inscrição quando do requerimento do benefício a que estiver habilitado. d) Os dependentes fazem jus aos benefícios de pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-família. e) A existência de irmão menor de 21 anos exclui do direito às prestações os pais do segurado, dependentes de classe inferior.

Resposta certa: letra "c". Todas as assertivas referem-se a disposições

dos artigos 16 e 17 da Lei n° 8.213/1991. A letra "a" está incorreta porque os

pais são dependentes de segunda classe, embora todos os demais realmente

sejam de primeira classe. A letra "b" também está errada porque a

dependência econômica só é presumida para os dependentes de primeira

classe, ou seja, para o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não

emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido. Para os pais

e para o irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou

inválido, a dependência econômica deve ser comprovada. Já na letra "d", o

erro está na afirmação de que o benefício de salário-família é devido ao

Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 13

Page 14: [2011] Legislação Previdenciária - Aula Extra 2

CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

dependente do segurado. Vimos na aula que, embora tal benefício esteja

relacionado aos filhos do segurado, ele é devido ao próprio segurado, e não

aos dependentes. Também a letra "e" está errada, pois os pais foram

elencados numa classe anterior aos irmãos na definição dos dependentes do

segurado. Portanto, os pais têm precedência no direito às prestações como

dependentes, sendo válida a relação inversa, ou seja, a existência dos pais

exclui o irmão menor de 21 anos do direito às prestações. A letra "c" está

correta pois reproduz o teor do artigo 17, § 1°, sendo o próprio dependente

responsável por sua inscrição no RGPS.

4 - (Questão Inédita / Estilo ESAF) Julgue os itens abaixo sobre a

manutenção e perda da qualidade de segurado:

I - O segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdência Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remuneração, mantém a qualidade de segurado por até 12 meses após a cessação das contribuições. Tal prazo será prorrogado para até 24 meses se o segurado já tiver pago mais de 120 contribuições mensais sem interrupção que acarrete a perda da qualidade de segurado.

II - Durante o período de graça, o segurado conserva todos os seus direitos perante a Previdência Social. Contudo, a perda da qualidade de segurado importa em caducidade dos direitos inerentes a essa qualidade.

III - O segurado facultativo mantém a qualidade de segurado por até 6 meses após a cessação das contribuições, assim como o segurado retido ou recluso, que mantém a qualidade de segurado pelo mesmo período após o livramento.

Está correto o que se afirma, APENAS em:

a) I, II e III. b) I e III. c) II e III. d) I e II. e) II.

Resposta certa: letra "d". Apenas o item III está errado, logo, a resposta

certa é a alternativa "d", pois está correto o que se afirma em I e II. O erro do

item III está na afirmação de que o segurado retido ou recluso mantém a

qualidade de segurado pelo período de até 6 meses após o livramento.

Segundo o artigo 15 da Lei n° 8.213, de 1991, de fato o segurado facultativo

Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 14

Page 15: [2011] Legislação Previdenciária - Aula Extra 2

CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

mantém a qualidade de segurado por até 6 meses após a cessação das

contribuições (art. 15, VI). Todavia, ao contrário do que se afirma no item III,

para o segurado retido ou recluso, o período de graça é de 12 meses (art. 15,

IV). O item I está correto, pois combina as previsões do inciso II e do § 1°, do

artigo 15 da Lei. O item II é interessante, pois dá uma definição da expressão

"período de graça". Período de graça é o prazo durante o qual o segurado

mantém a qualidade de segurado, mesmo sem estar contribuindo para o

RGPS. Nesse sentido, o item II está correto, pois combina as previsões do § 3°

do art. 15 e do art. 102 da Lei n° 8.213/1991.

5 - (Questão Inédita / Estilo ESAF) Assinale a opção correta, entre as

assertivas abaixo, relativas ao número mínimo de contribuições mensais

indispensáveis para que o beneficiário faça jus ao benefício previsto na Lei n.

8.213/91.

a) Aposentadoria especial - 180 contribuições mensais. b) Auxílio-doença no caso de acidente de qualquer natureza -mensais. c) Salário-maternidade no caso de segurada empregada doméstica mensais. d) Aposentadoria por invalidez comum - independe de carência. e) Auxílio-acidente - 12 contribuições mensais.

Resposta certa: letra "a". Segundo o artigo 25, II, da Lei n° 8.213/1991,

a concessão dos benefícios de aposentadoria por idade, por tempo de

contribuição e especial depende do cumprimento de um período de carência

de 180 contribuições mensais. Logo, o que se afirma em "a" está correto. As

letras "b" e "d" estão erradas porque relacionam erradamente quando a

carência é exigida para os benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por

invalidez. Para esses benefícios, só é exigida carência de 12 contribuições

mensais em caso comum, sendo que o art. 26 da Lei afirma que independe de

carência o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez nos casos de

acidente de qualquer natureza ou causa e de doença profissional ou do

trabalho, além do segurado que for acometido por aquelas doenças graves

vistas durante a Aula 2. Também não há carência exigida para a situação da

Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 15

12 contribuições

- 10 contribuições

Page 16: [2011] Legislação Previdenciária - Aula Extra 2

CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

letra "c", visto que a carência de 10 contribuições mensais para o salário-

maternidade só é exigida para as seguradas contribuinte individual, especial e

facultativa (art. 25, III). Ao contrário do que se afirma em "e", o auxílio-

acidente é um dos benefícios que independem de carência (art. 26, I).

6 - (Questão Inédita / Estilo ESAF) Com relação ao benefício de

aposentadoria por invalidez previsto na Lei n° 8.213/1991, assinale a opção

incorreta:

a) O valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistência permanente de outra pessoa será acrescido de vinte e cinco por cento. b) A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carência exigida, será devida ao segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, e ser-lhe-á paga enquanto permanecer nesta condição. c) O aposentado por invalidez que retornar voluntariamente à atividade terá sua aposentadoria automaticamente cancelada, a partir da data do retorno. d) A doença ou lesão de que o segurado já era portador ao filiar-se ao Regime Geral de Previdência Social não lhe conferirá direito à aposentadoria por invalidez, salvo quando a incapacidade sobrevier por motivo de progressão ou agravamento dessa doença ou lesão. e) Durante os primeiros trinta dias de afastamento da atividade por motivo de invalidez, caberá à empresa pagar ao segurado empregado o salário.

Resposta certa: letra "e". Das questões sobre benefícios do RGPS que

podem ser cobradas na prova de AFT, considero que os benefícios de auxílio-

acidente, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez são os que têm a maior

probabilidade de serem cobrados, pois podem se relacionar a acidentes do

trabalho. Portanto, essa é uma questão interessante sobre aposentadoria por

invalidez. A única opção incorreta é a letra "e", pois a Lei n° 8.213/1991

determina que caberá à empresa pagar ao segurado empregado o salário

durante os primeiros quinze dias de afastamento da atividade por motivo de

invalidez, e não trinta (art. 43, § 2°). Todas as demais alternativas

reproduzem corretamente disposições da Lei sobre a aposentadoria por

invalidez (arts. 42 a 47).

Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 1e

Page 17: [2011] Legislação Previdenciária - Aula Extra 2

CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

7 - (Questão Inédita / Estilo ESAF) Assinale a opção correta, entre as

assertivas abaixo, relacionada aos benefícios que os dependentes da

Previdência Social têm direito à luz da Lei n. 8.213/91.

a) Auxílio-doença. b) Salário-maternidade. c) Auxílio-reclusão. d) Aposentadoria especial. e) Salário-família.

Resposta certa: letra "c". Questão relativamente simples, mas que

merece atenção porque o assunto foi cobrado no último concurso para Auditor-

Fiscal do Trabalho, de 2010. O artigo 18 da Lei n° 8.213/1991, ao tratar das

espécies de prestações do RGPS, as divide entre aquelas devidas ao segurado

e as devidas aos dependentes. Desconsiderando os serviços do RGPS, somente

os benefícios de pensão por morte e auxílio-reclusão são devidos aos

dependentes, enquanto todos os demais são devidos ao próprio segurado. Vale

ressaltar que o benefício de salário-família, embora esteja relacionado ao

número de filhos do segurado (podendo confundir o candidato), não é devido

aos dependentes, mas ao próprio segurado. Portanto, a única alternativa que

apresenta um benefício devido aos dependentes é a letra "c". Lembre-se que

os serviços de reabilitação profissional e serviço social são devidos tanto ao

segurado quanto aos dependentes.

8 - (Questão Inédita / Estilo ESAF) Com relação ao auxílio-acidente e suas

características, assinale a opção correta.

a) É vedada a acumulação do auxílio-acidente com qualquer outro benefício do Regime Geral de Previdência Social. b) O auxílio-acidente será concedido, como indenização em parcela única, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. c) O auxílio-acidente mensal corresponderá a noventa e um por cento do salário-de-benefício. d) Somente poderão beneficiar-se do auxílio-acidente os segurados empregado, trabalhador avulso e segurado especial. e) O recebimento de salário ou concessão de qualquer outro benefício não prejudicará a continuidade do recebimento do auxílio-acidente.

Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 17

Page 18: [2011] Legislação Previdenciária - Aula Extra 2

CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

Resposta certa: letra "d". Está correto o que se afirma em "d", pois,

segundo o art. 18, § 1°, da Lei n° 8.213/1991, somente poderão beneficiar-se

do auxílio-acidente os segurados empregado, trabalhador avulso e segurado

especial. Portanto, os segurados contribuinte individual, empregado doméstico

e facultativo não fazem jus ao auxílio-acidente. Na letra "a", o § 2° do art. 86

da Lei veda a acumulação do auxílio-acidente com qualquer aposentadoria. No

entanto, a assertiva está errada porque é possível a acumulação com outros

benefícios, como o recebimento conjunto de pensão por morte e auxílio-

acidente, sendo vedado também o recebimento de mais de um auxílio-

acidente. Aproveitando o tema de acumulação de benefícios, chamo atenção

para um importante dispositivo da Lei n° 8.213/1991 que pode ser cobrado na

prova de AFT, pois trata do seguro-desemprego: "É vedado o recebimento

conjunto do seguro-desemprego com qualquer benefício de prestação

continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente

(art. 124, parágrafo único)". A letra "b" está quase certa, a não ser quando

afirma que o auxílio-acidente será concedido como indenização em parcela

única. Realmente o benefício de auxílio-acidente tem caráter indenizatório,

mas ele é um benefício de prestação continuada. A ideia de parcela única

estava relacionada aos pecúlios, que não mais existem no sistema

previdenciário atual. Na letra "c", a renda mensal do auxílio-acidente não é de

91% do salário-de-benefício, mas sim de 50%. Por fim, a letra "e" também

está errada porque a concessão de aposentadoria prejudicará sim a

continuidade do recebimento do auxílio-acidente. O § 3° do art. 86, da Lei n°

8.213, afirma que o recebimento de salário ou concessão de outro benefício,

exceto de aposentadoria, não prejudicará a continuidade do recebimento do

auxílio-acidente. Como é vedada a acumulação do auxílio-acidente com

qualquer aposentadoria, a concessão de benefício de aposentadoria interrompe

o recebimento do auxílio-acidente.

9 - (Questão Inédita / Estilo ESAF) Assinale a opção incorreta, entre as

assertivas abaixo, relativas aos benefícios previdenciários de acidente

de trabalho previstos na Lei n. 8.213/91. Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br

18

Page 19: [2011] Legislação Previdenciária - Aula Extra 2

CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

a) Equipara-se ao acidente do trabalho o acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em consequência de desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior. b) Não é considerada como doença do trabalho a doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, ainda que resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho. c) Não é considerada como doença do trabalho a que não produza incapacidade laborativa. d) É dever da empresa prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e do produto a manipular. e) Nos períodos destinados a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho.

Resposta certa: letra "b". O enunciado pede para o candidato assinalar a

opção incorreta e está incorreto o que se afirma em "b". A Lei n° 8.213/1991,

em seu artigo 20, § 1°, afirma que "não são consideradas como doença do

trabalho a doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em

que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou

contato direto determinado pela natureza do trabalho". Portanto, ao contrário

do que se afirma na letra "b", se for comprovada que a doença endêmica foi

adquirida por consequência de exposição ou contato direto determinado pela

natureza do trabalho, tal doença será considerada como uma doença do

trabalho. Nas demais alternativas, estão reproduzidos corretamente

importantes dispositivos da Lei n° 8.213/1991 sobre o acidente do trabalho,

contidos nos artigos 19 a 23. Como já repeti diversas vezes, considero esse

um assunto quente para a prova de Auditor-Fiscal do Trabalho e recomendo

atenção redobrada para esse assunto.

10 - (Questão Inédita / Estilo ESAF) Para efeitos da contagem recíproca do

tempo de serviço, o tempo de contribuição ou de serviço será contado de

acordo com a legislação pertinente, devendo observar as normas seguintes,

exceto:

a) o tempo de contribuição para o RGPS será contado para fins de benefícios previdenciários no serviço público, mas o tempo de serviço público não será admitido para concessão de aposentadoria pelo RGPS.

Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 19

Page 20: [2011] Legislação Previdenciária - Aula Extra 2

CURSO DE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA O AFT PROFESSOR: GABRIEL PEREIRA

b) é vedada a contagem de tempo de serviço público com o de atividade privada, quando concomitantes. c) não será contado por um sistema o tempo de serviço utilizado para concessão de aposentadoria pelo outro. d) o tempo de serviço anterior ou posterior à obrigatoriedade de filiação à Previdência Social só será contado mediante indenização da contribuição correspondente ao período respectivo, com acréscimo de juros moratórios e multa. e) não será admitida a contagem em dobro ou em outras condições especiais.

Resposta certa: letra "a". O assunto contagem recíproca de tempo de

contribuição é um tema que o candidato a concurso público geralmente se

recorda depois de tomar posse no seu cargo público, pois precisa averbar o

tempo de contribuição para o RGPS (se houver), no serviço público. Vimos na

Aula 5 a lógica da contagem recíproca, que é tratada na Lei n° 8.213/1991 nos

artigos 94 a 99. A alternativa "a" é a única opção incorreta, pois a contagem

recíproca é uma via de mão dupla: tanto o tempo de contribuição para o RGPS

é contado no serviço público como o inverso também pode acontecer. Todas as

demais alternativas tratam de importantes normas destinadas a evitar a

ocorrência de privilégios, sobretudo no serviço público, buscando o equilíbrio

financeiro e atuarial dos sistemas previdenciários.

Prof. Gabriel Pereira www.pontodosconcursos.com.br 20