20 anos de uma grande histÓria - previndus.com.br · teriormente recebeu a ade-são do sesc-arrj,...

6
Informativo PREVINDUS 1 ANO XV • Nº 84 • FEVEREiRO / 2015 20 ANOS DE UMA GRANDE HISTÓRIA A PREVINDUS chega aos seus 20 anos de existência ad- ministrando 11 planos de pre- vidência complementar fecha- da, sendo 7 deles estruturados como Contribuição Definida. Constituída em novem- bro de 1994 pelas Patrocina- doras FIRJAN, SENAI-RJ, SESI-RJ e SEBRAE-RJ e a própria PREVINDUS, pos- teriormente recebeu a ade- são do SESC-ARRJ, do SENAC-ARRJ, do CIRJ e do IEL. O longo caminho trilha- do com foco na previdência cumpriu o principal objetivo de administrar os planos de benefícios oferecidos, promo- vendo bem-estar social e se- gurança aos seus associados e familiares, os quais totalizam hoje cerca de 7.300 partici- pantes e 12.410 dependentes. Os órgãos gestores da PREVINDUS - Conselho De- liberativo, Diretoria-Executiva e Conselho Fiscal - atuam de acordo com a legislação especí- fica e a supervisão da PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complemen- tar, contribuindo para a pre- servação e a conformidade aos princípios estatutários. Com um patrimônio de R$ 268 milhões, e no cumprimen- to de seu objetivo principal, oferece aos seus participantes benefícios de aposentadoria, sendo responsável atualmen- te pelo pagamento de renda mensal de 1.091 assistidos (aposentados e pensionistas). A possibilidade de obtenção de empréstimos pessoais com- plementa o conjunto de bene- fícios oferecidos. Ao longo desse período, a PREVINDUS conquistou o respeito e a confiança de seus Participantes e de seus Patroci- nadores, confiança retribuída na assertividade de suas ações e dos bons serviços apresenta- dos, fatores fundamentais para o sucesso de qualquer plano de benefícios.

Upload: hoangdat

Post on 09-Feb-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informativo Previndus 1

ANO XV • Nº 84 • FEVEREiRO / 2015

20 ANOS DE UMA GRANDE HISTÓRIAA PREVINDUS chega aos

seus 20 anos de existência ad-ministrando 11 planos de pre-vidência complementar fecha-da, sendo 7 deles estruturados como Contribuição Definida.

Constituída em novem-bro de 1994 pelas Patrocina-doras FIRJAN, SENAI-RJ, SESI-RJ e SEBRAE-RJ e a própria PREVINDUS, pos-teriormente recebeu a ade-são do SESC-ARRJ, do SENAC-ARRJ, do CIRJ e do

IEL. O longo caminho trilha-do com foco na previdência cumpriu o principal objetivo de administrar os planos de benefícios oferecidos, promo-vendo bem-estar social e se-gurança aos seus associados e familiares, os quais totalizam hoje cerca de 7.300 partici-pantes e 12.410 dependentes.

Os órgãos gestores da PREVINDUS - Conselho De-liberativo, Diretoria-Executiva e Conselho Fiscal - atuam de

acordo com a legislação especí-fica e a supervisão da PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complemen-tar, contribuindo para a pre-servação e a conformidade aos princípios estatutários.

Com um patrimônio de R$ 268 milhões, e no cumprimen-to de seu objetivo principal, oferece aos seus participantes benefícios de aposentadoria, sendo responsável atualmen-te pelo pagamento de renda mensal de 1.091 assistidos (aposentados e pensionistas). A possibilidade de obtenção de empréstimos pessoais com-plementa o conjunto de bene-fícios oferecidos.

Ao longo desse período, a PREVINDUS conquistou o respeito e a confiança de seus Participantes e de seus Patroci-nadores, confiança retribuída na assertividade de suas ações e dos bons serviços apresenta-dos, fatores fundamentais para o sucesso de qualquer plano de benefícios.

Informativo Previndus 2

entrevistas com participantes

CONfIANçA DESDE O INíCIOAntonio Cruz Pereira é participante fundador da

PREVINDUS. Com 65 anos de idade, há 10 usu-frui de sua condição de aposentado por tempo de contribuição.

Administrador, com especialização em Tecno-logia da Informação, trabalha desde os 14 anos e dedicou 39 anos de serviço ao SENAI; ini-ciando como mensageiro, passando por diver-sos cargos e conquistando a posição de Chefe da Divisão de Planejamento. Ainda hoje se man-tém em atividade como Assessor Técnico da SOBERJ, função na qual atua há 12 anos.

Solteiro e sem filhos, partilha a vida com Rosa, sua companheira de longa data.

Convidado a falar sobre a sua experiência como participante PREVINDUS, Antonio Pereira divide na entrevista abaixo seu ponto de vista sobre ques-

INfORMATIvO PREvINDUS - Sendo um participante fun-dador, o que leva a crer que possuía um alto sentimento de confiança na proposta da entidade que estava nascen-do, como se sente usufruindo dos benefícios da comple-mentação de aposentadoria pela PREVINDUS?

ANTONIO PEREIRA - A con-fiança na PREVINDUS era to-tal, uma vez que foi uma inicia-tiva das Entidades que fazem parte do Sistema FIRJAN. O SENAI e o SESI eram entida-des reconhecidas de longa data, inclusive internacional-mente, pela qualidade de seus objetivos.

Ser amparado por um sis-

tema de previdência privada

faz toda a diferença. Trabalho

aqui na SOBERJ e tenho muito

contato com os aposentados

do Sistema FIRJAN. A idade

traz despesas com as quais

normalmente não contamos.

Quando somos jovens, acha-

mos que nunca vamos ficar

velhos nem doentes. Aqueles

aposentados sem o amparo

da PREVINDUS ficam em con-

dições precárias, muitas vezes

não podem pagar o plano de

Assistência Médica. É triste ver

colegas, que até tinham boas

condições (chefes, diretores)

enquanto trabalhavam, por

não terem dado a merecida

atenção ao futuro se encon-

tram em condições difíceis.

Continuo trabalhando, mas

o faço porque gosto e porque

me sinto ainda em condições

de colaborar com base no que

aprendi ao longo de minha

vida profissional. Mas poderia

tranquilamente parar de tra-

balhar, pois a aposentadoria

da PREVINDUS me seria sufi-

ciente para manter a qualida-

de de vida que sempre tive.

INfORMATIvO PREvINDUS - Durante a sua vida laborativa que sonhos o Sr. tinha para a sua aposentadoria? Eles se concretizaram? A comple-mentação de aposentadoria vem colaborando para essa concretização?

ANTONIO PEREIRA - Meus maiores sonhos eram ter mi-nha casa própria, ajudar mi-nha família (irmãos e sobri-nhos), ter um bom carro e conhecer o mundo que eu só conhecia por fotos e por ou-vir falar. Esses sonhos foram todos concretizados e segura-mente a complementação da PREVINDUS contribuiu para a realização desses sonhos. Hoje, tenho tudo o que sonhei,

Antônio e sua companheira, Rosa.

tões essenciais para um planejamento de aposenta-doria.

Informativo Previndus 3

além de conhecer muitos pa-íses, inclusive o Brasil, claro. Portugal, onde nasci, visito com mais frequência.

INfORMATIvO PREvINDUS - Como foi o seu planejamento para esse novo tempo de apo-sentado?

ANTONIO PEREIRA - Eu sem-pre fui um profissional de planejamento, entretanto, determinadas coisas foram acontecendo de forma natu-ral. A despeito disto, sempre procurei ser muito seguro na-quilo que me empenhava em realizar. Trabalhar na SOBERJ imediatamente após ter me aposentado não foi planeja-do. Aconteceu porque sempre cultivei amigos e sei que eles são o que de mais importan-te possuímos. O ser humano é por excelência um ser social. Essa é a razão de eu ainda es-tar aqui na SOBERJ. Mas sa-

bia que a vida não se faz só de trabalho, conhecer outros lugares, etc. etc. Era preciso cuidar da mente, fazer algo que efetivamente me realizas-se e me desse outro tipo de retorno, me fizesse bem como ser pensante e, principalmen-te, como ser espiritual. Como dizem, não estamos aqui a passeio. Nesse sentido, há 25 anos frequento um centro de estudos filosóficos, que é a Logosofia, onde dirijo reuni-ões, faço investigações, enfim, ali nos reunimos pelo menos três vezes por semana. Esse estudo me ajuda a compreen-der quem sou, qual o meu pa-pel na sociedade da qual faço parte, qual o sentido de minha vida etc.

INfORMATIvO PREvINDUS - Em sua opinião de partici-pante, o que mais se destacou ou se destaca na trajetória da existência da PREVINDUS?

ANTONIO PEREIRA - Uma empresa de previdência priva-da tem que ser acima de tudo confiável, já que você está fa-zendo uma poupança de lon-go prazo, esperando no mo-mento em que precisar contar com esse aporte. O destaque na PREVINDUS é essa con-fiança que foi construída e consolidada no decorrer de todos esses anos. Confiança esta respaldada pelas Empre-sas que compõem o Sistema FIRJAN.

INfORMATIvO PREvINDUS - Que mensagem deixaria para quem ainda não é um partici-pante PREVINDUS?

ANTONIO PEREIRA - O futu-ro não é uma incógnita, nem é imponderável, o futuro é previsível, mas deve ser cons-truído durante a própria vida. Comece agora a construir seu futuro!

Aníbal Ferreira Pinto

O MAIOR DESAfIO é PERMANENTEAnos atrás, poderíamos dizer que ele era “a prata

da casa”. Nos tempos atuais Aníbal Ferreira Pinto é o que chamamos de um profissional especialista na área de Contabilidade da PREVINDUS, onde atua desde maio de 1995, quando foi admitido como o 2º funcionário contratado pela Entidade.

Desde então vem acumulando grande experiên-cia e reconhecida capacidade técnica, que nesta en-trevista socializa com os leitores do nosso Informa-tivo mediante a visão de quem é ao mesmo tempo funcionário e participante.

INfORMATIvO PREvINDUS - Como a PREVINDUS aconte-ceu na sua vida? Você já ha-via trabalhado em Previdência Complementar?

ANíbAl - No início do ano de 1995, fui convidado a par-ticipar do processo seletivo para a vaga de Contador da PREVINDUS. Concorri à vaga

com alguns colegas contado-res do segmento de Fundos de Pensão, sendo escolhido pelo então Superintendente e iniciando efetivamente na em-

Informativo Previndus 4

presa em maio daquele mes-mo ano.

Antes de ingressar na

PREVINDUS, eu já tinha uma

vasta experiência em Previdên-

cia Complementar. Entre os

anos de 1978 e 1980 fui o res-

ponsável pelo Setor Contábil

do Fundo de Pensão da Cia UL-

TRAGAZ, denominado ULTRA-

PREV. No período de 1980 a

1995, fui o Contador do Institu-

to Brahma de Seguridade So-

cial, patrocinado pela Cia Cer-

vejaria Brahma, hoje AMBEV.

INfORMATIvO PREvINDUS - Como se sente participando da construção e preservação dos objetivos de uma entidade que congrega tantos trabalha-dores, tantos sonhos e ideais de uma aposentadoria digna?

ANíbAl - Eu me sinto um pro-fissional realizado, pois pude acompanhar e contribuir para o crescimento da PREVINDUS. Hoje, exerço o cargo de Ge-rente de Contabilidade, atu-ando através das análises dos balancetes mensais, balanços, demonstrações financeiras e outros relatórios acessórios, de modo a garantir transpa-rência e fidedignidade dos registros contábeis e informa-ções pertinentes.

A PREVINDUS mantém um

equilíbrio profissional em to-

dos os setores operacionais e

estamos voltados ao propósi-

to de prestar um serviço eficaz

para garantir aposentadorias

dignas a todos os participan-

tes de nossas Patrocinadoras.

INfORMATIvO PREvINDUS - Destaque um fato positivo

que marcou a sua carreira na PREVINDUS.

ANíbAl - A contratação e implantação de um sistema informatizado, integrando os setores da Contabilidade, Investimentos e Benefícios. A partir desse momento, a PREVINDUS buscou no mer-cado de trabalho profissio-nais qualificados para atuar nos setores de Investimentos e Benefícios, agregando va-lor na prestação de serviços aos Conselhos Deliberativo e Fiscal, Diretoria-Executiva e, principalmente, aos nossos participantes.

INfORMATIvO PREvINDUS - Qual o maior desafio enfren-tado até hoje?

ANíbAl - O maior desafio é permanente: buscar atualiza-ção profissional, participando de cursos, congressos e semi-nários. Dessa forma, procuro estar em sintonia com o que está acontecendo no segmento de Previdência Privada, trazen-do para a execução das minhas atividades mais conhecimento, produtividade e eficácia, por conseguinte, mais qualidade no atendimento a todos que ne-cessitam de informações sobre a PREVINDUS.

INfORMATIvO PREvINDUS - Como observa o seu futuro, o futuro da PREVINDUS e a cor-relação entre os dois?

ANíbAl - No momento me sinto bem e disposto a conti-nuar contribuindo profissio-nalmente com a PREVINDUS, contudo, no futuro, não muito distante, desejo usufruir com saúde e paz a minha reserva

de poupança acumulada na minha previdência privada.

A minha perspectiva em re-

lação ao futuro da PREVINDUS

é promissora, acredito na ade-

são de novas Patrocinadoras,

na valorização consistente dos

nossos Investimentos, no au-

mento do Patrimônio dos nos-

sos planos de benefícios, garan-

tindo o cumprimento do nosso

grande objetivo que é pagar os

devidos benefícios aos nossos

participantes.

INfORMATIvO PREvINDUS - Deixe uma mensagem como um participante que conhece os bastidores da entidade para todos os demais participantes.

ANíbAl - A PREVINDUS, atra-vés de uma gestão transpa-rente e profissional, tem os recursos financeiros sob a sua responsabilidade aplicados em investimentos administra-dos com responsabilidade e lisura, visando proporcionar uma aposentadoria segura e o bem-estar aos seus partici-pantes e familiares. Investir na PREVINDUS através de sua contribuição mensal é uma maneira simples de planejar seu futuro e oferecer mais tranquilidade e segurança aos Participantes.

Os benefícios pagos pelo

governo através das aposen-

tadorias, com certeza não

mantém o padrão de vida do

trabalhador, nesse momen-

to entra a PREVINDUS para

manter o seu poder aquisitivo,

dando o retorno das suas con-

tribuições, através dos benefí-

cios que são concedidos.

Informativo Previndus 5

notas

Em continuidade ao Programa de Educação Previdenciária e financeira, a PREvINDUS juntamente com a DIbEN realizou duas palestras nas Unidades do Sesi e Senai de Três Rios em novembro passado.

PAlESTRA NAS UNIDADES SESI E SENAI DE TRêS RIOS

NOvIDADES NO EMPRéSTIMO

REAjUSTE DOS ASSISTIDOS

Informamos a todos os par-ticipantes que a concessão de empréstimos poderá ser obtida através do site da PREVINDUS na “área do participante”.

Após a solicitação e coman-do de impressão do Contrato de Empréstimo, o participante poderá preencher seus dados bancários no espaço em bran-co destinado a essa informação, para crédito específico do em-

préstimo solicitado.*IMPORTANTE! Não se es-

queça de enviar o contrato e a proposta do seguro prestamista devidamente preenchidos e as-sinados para a PREVINDUS, via malote ou por Correio até a quinta-feira anterior à data do crédito informada na solicita-ção do empréstimo.

É essencial que os dados bancários informados no con-

trato sejam de uma conta cor-rente ou poupança da pessoa que está solicitando o emprés-timo. Não pode ser conta salá-rio, de uso exclusivo do empre-gador para crédito de salário.

*INfORMAMOS que o depó-sito do empréstimo será reali-zado sempre ao final do dia da data do crédito e estará dispo-nível, efetivamente, apenas no dia subsequente a esta data.

EvOlUçÃO DA COTA DOS PlANOS DE CONTRIbUIçÃO DEfINIDA

ACUMUlADO 12 MESES (%) - JAN/14 a DEZ/14 8,72

ACUMUlADO 24 MESES (%) - JAN/13 a DEZ/14 13,83

O reajuste aplicado aos be-nefícios do Plano BD em ja-neiro/2015 foi de 6,2283%”.

Informativo Previndus 6

INFORMATIVO PREVINDUS – Associação de Previdência ComplementarEndereço: Rua Santa Luzia, 735 / 8º andar - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20030-041 Tel.: (21) 2217-1100 – Site: www.previndus.com.brEdição, projeto gráfico e diagramação: CV Design Projetos de Comunicação Ltda – Impressão: Arte e Criação.As matérias publicadas neste periódico têm caráter informativo, não gerando quaisquer direitos ou obrigações.

o planeta agradece

Como tem sido amplamente divulgado

por todas as mídias, o País vem atravessan-

do uma grave crise hídrica. Todos os reser-

vatórios estão operando bem abaixo dos

níveis críticos admissíveis.

Vão aqui algumas dicas, já bem conheci-

das e divulgadas, mas que não custa lem-

brar:

1. Utilize um balde para coletar a água do

chuveiro enquanto esquenta; essa água

poderá ser utilizada para molhar plantas

ou na descarga.

2. Evite molhar as plantas com mangueira,

de preferência ao uso do regador.

3. Feche o chuveiro enquanto for passar

o sabonete. Quem não tem esse hábito

gasta de 12 a 20 litros de água por minu-

to. E se deixar o chuveiro pingando são

desperdiçados 46 litros por dia.

4. Ao lavar as louças da cozinha, não deixe

a torneira aberta o tempo todo porque o

desperdício poder ser de até 105 litros.

O ideal é ensaboá-las e depois enxaguar

tudo de uma só vez.

5. Acumule roupas sujas e lave-as todas de

uma só vez, na capacidade máxima da

lavadora.

6. Lavar o carro com a mangueira gasta

até 560 litros de água em 30 minutos.

Quando precisar lavá-lo, opte por usar

um balde.

7. A palavra de ordem, hoje, é reaprovei-

tar. Se possível, instale um sistema de

reaproveitamento de água em casa ou

mesmo utilize um balde comum. Assim,

a água do banho gasta enquanto es-

quenta pode servir para a descarga, a

da máquina de lavar pode ser útil para

limpar a calçada e a que foi usada para

lavar as verduras pode irrigar o jardim.

8. Elimine os vazamentos da sua casa.

ÁGUA, vIvER SEM ElA é bEM MAIS DI-

fíCIl qUE ECONOMIzAR.

A CRISE HíDRICA