2. o espírito santo e a correção

2
CAPÍTULO 13 O ESPÍRITO SANTO E A CORREÇÃO Quando o Espirito é persistentemente ofendido, mostrará a Sua tristeza, retirando primeiramente o Seu poder e, depois, o Seu testemunho. Se isso não for o suficiente para trazer de volta o crente inconstante, então será certo que vem o açoite da correção. A correção é para todos os filhos de Deus. Isto quer dizer correção ou instrução e se refere a treinar a criança. O crente jamais terá que pagar a penalidade do pecado porque o Senhor Jesus pagou por todos os nossos pecados na cruz. Entretanto, de modo nenhum Deus deixará passar em branco o pecado voluntário e persistente de um filho. Náo podemos, portanto, esperar gozar da presença c das bênçãos de Deus enquanto nós mesmos não ti vermos condenado os nossos pecados conhecidos e não nos aplicarmos honestamente em abandoná-los. 1. AS RAZÕES DE DEUS PARA A CORREÇÃO DO CRENTE: a. O objetivo da correção é sempre desenvolvimento e aperfeiçoamento, e é por amor a Seus filhos que Deus realiza esta obra (Hb 12:6; Pv 13:24). É no estudo da doutrina da correção, que alcançamos, como em nenhum outro lugar, a visão do amor e cuidado de Deus pelos Seus filhos. Algumas pessoas se abstêm de ensinar esta doutrina por pensarem que ela sugere dureza da parte de Deus. Mas ela não prova outra coisa senão ser Deus um verdadeiro Pai, colocando acima de toda a consideração o bem-estar e aperfeiçoamento dos Seus filhos. Quando nenhum outro recurso, senão a vara, pode prometer resultados, então, Ele não poupa a vara. b. Deus corrige a todos os Seus filhos a fim de os conduzir a um mais alto grau de bênção e de utilidade (Hb 12:10). c. Ás vezes, Deus precisa reprovar os Seus filhos (Hb 125; Ap 3:19). d. Conquanto seja verdade que muitos dos males e sofrimentos dos crentes, nesta vida, sejam devidos a pecados de outros e sejam inevitáveis neste período da graça, é também verdade que muitos dos sofrimentos são causados inteiramente pela correção de Deus, que vem não somente para o seu aperfeiçoamento, mas para sua repreensão.

Upload: valdir-gomes

Post on 24-Dec-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O papel do E. Santo na disciplina cristã

TRANSCRIPT

Page 1: 2. o Espírito Santo e a Correção

CAPÍTULO 13

O ESPÍRITO SANTO E A CORREÇÃO

Quando o Espirito é persistentemente ofendido, mostrará a Sua tristeza, retirando primeiramente o Seu poder e, depois, o Seu testemunho. Se isso não for o suficiente para trazer de volta o crente inconstante, então será certo que vem o açoite da correção. A correção é para todos os filhos de Deus. Isto quer dizer correção ou instrução e se refere a treinar a criança. O crente jamais terá que pagar a penalidade do pecado porque o Senhor Jesus pagou portodos os nossos pecados na cruz. Entretanto, de modo nenhum Deus deixará passar em branco o pecado voluntário e persistente de um filho. Náo podemos, portanto, esperar gozar da presença c das bênçãos de Deus enquanto nós mesmos não ti vermos condenado os nossos pecados conhecidos e não nos aplicarmos honestamente em abandoná-los.

1. AS RAZÕES DE DEUS PARA A CORREÇÃO DO CRENTE: a. O objetivo da correção é sempre desenvolvimento e aperfeiçoamento, e é por

amor a Seus filhos que Deus realiza esta obra (Hb 12:6; Pv 13:24). É no estudo da doutrina da correção, que alcançamos, como em nenhum outro lugar, a visão do amor e cuidado de Deus pelos Seus filhos. Algumas pessoas se abstêm de ensinar esta doutrina por pensarem que ela sugere dureza da parte de Deus. Mas ela não prova outra coisa senão ser Deus um verdadeiro Pai, colocando acima de toda a consideração o bem-estar e aperfeiçoamento dos Seus filhos. Quando nenhum outro recurso, senão a vara, pode prometer resultados, então, Ele não poupa a vara.

b. Deus corrige a todos os Seus filhos a fim de os conduzir a um mais alto grau de bênção e de utilidade (Hb 12:10).

c. Ás vezes, Deus precisa reprovar os Seus filhos (Hb 125; Ap 3:19).d. Conquanto seja verdade que muitos dos males e sofrimentos dos crentes, nesta

vida, sejam devidos a pecados de outros e sejam inevitáveis neste período da graça, é também verdade que muitos dos sofrimentos são causados inteiramente pela correção de Deus, que vem não somente para o seu aperfeiçoamento, mas para sua repreensão.

e. Quando estamos sendo repreendidos pelos nossos pecados, nossas vidas, naturalmente, não atraem os nossos amigos ao Evangelho, e Deus não nos pode usar como Ele quer. Aqui pode estar a explicação do nosso fracasso em conquistar os nossos familiares para o Salvador.

f. Deus somente recorre ao açoite em casos em que o Espírito Santo é continuamente ofendido (1 Co 11:29-32). Tal correção pode resultar em morte física para alguns para que o Corpo seja purificado e fortalecido.

2. OS MEIOS DE DEUS PARA A CORREÇÃO DO CRENTE:Na Sua obra de correção dos crentes. Deus usa os meios mais adequados aos Seus

propósitos.a. Aqui parece estar a especial utilidade de Satanás nas mãos de Deus. Se pudesse,

Satanás destruiria todos os crentes, mas Deus os protege. Quando Deus, para correção ou aperfeiçoamento destes, lhes retira a Sua proteção, Satanás não se demora em atacá-los e feri-los (Jó 1:10,12,19-22; 1 Co 5:4-5; 1 Tm 1:19-20).

b. Deus permite que homens pecadores submetam os crentes ao seu poder (1 Sm 7:4,5,14).

c. A doença é um instrumento comum de correção. Nos casos em que a doença tenha esta finalidade, será em vão orar pela cura enquanto não for removida a causa da disciplina (Dt 28:58-62; 1 Co11:29-32).

Page 2: 2. o Espírito Santo e a Correção

NOTAS

3. Quanta tristeza e pesar deve o Pai Celestial sentir ao achar necessário permitir que venham afrontar a vida de Seu filho o fracasso, o sofrimento e o desespero, a fim de que volte ao lugar de bênção!

4. Como Deus deseja o melhor para cada um de Seus filhos! Como deve ficar dolorido o Seu coração por nossa falta de progresso e por nossa teimosia!

5. Devemos alegremente obedecer a Deus por causa de Seu amor e graça para conosco; mas, se não Lhe obedecermos por esta amável razão, o melhor que temos a fazer é obedecer-Lhe para evitar o sofrimento que virá mais do que certo.

6. Aqueles que pensam que o sofrimento da correção é coisa insignificante, deveriam dar uma olhada para Sansão com os olhos arrancados, fazendo andar os moinhos dos filisteus e dando espetáculo para os inimigos apreciarem (Juízes 16:21-25).