deus: o espírito santo

36
ESPÍRITO SANTO

Upload: geversom-sousa

Post on 24-Jan-2018

28 views

Category:

Spiritual


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Deus: o Espírito Santo

ESPÍRITO SANTO

Page 2: Deus: o Espírito Santo

ESPÍRITO SANTO

Cremos em um só Deus, que subsiste em trêspessoas distintas: Pai, Filho (Jesus Cristo) eEspírito Santo. Cada pessoa da Trindade é Deuscompleto, e não parte de Deus, e as trêspessoas da Trindade são iguais em poder eglória. Portanto, o Espírito Santo é Deus.

Page 3: Deus: o Espírito Santo

O Espírito Santo é Deus

A Bíblia claramente representa o EspíritoSanto como possuindo atributos divinos eexercendo autoridade divina tanto no Antigoquanto no Novo Testamento.

Page 4: Deus: o Espírito Santo

O Espírito Santo é Deus

Quando Ananias mentiu a respeito da venda de suapropriedade, Pedro o repreendeu, dizendo: "Ananias,por que encheu Satanás teu coração, para quementisses ao Espírito Santo, reservando parte dovalor do campo? ( ... ) Não mentiste aos homens, masa Deus" (At 5.3,4). Mentir ao Espírito Santo é mentira Deus, prova de que o Espírito Santo é Deus.

Page 5: Deus: o Espírito Santo

O Espírito Santo - Onisciente

Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque oEspírito a todas as coisas perscruta, até mesmoas profundezas de Deus. Porque qual doshomens sabe as coisas do homem, senão o seupróprio espírito, que nele está? Assim, tambémas coisas de Deus, ninguém as conhece, senão oEspírito de Deus.(1Co 2:10-11)

Page 6: Deus: o Espírito Santo

O Espírito Santo - Onipresente

Para onde me ausentarei do teu Espírito?

Para onde fugirei da tua face?

Se subo aos céus, lá estás;

se faço a minha cama no mais profundo abismo,

lá estás também; (Salmo 139:7-8)

Page 7: Deus: o Espírito Santo

O Espírito Santo é Deus

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor deDeus, e a comunhão do Espírito Santo sejamcom todos vós. (2Co 13:13)

Page 8: Deus: o Espírito Santo

ESPÍRITO SANTO

Jesus Cristo, verdadeiramente Deus e homem,realizou uma obra completa para a nossasalvação. Por isso, quando estava morrendo nacruz ele pôde dizer: "Está consumado'" (Jo19.30). Estava completa a obra que ele vierafazer por nós. Agora só restava a obra a ser feitaem nós.

Page 9: Deus: o Espírito Santo

ESPÍRITO SANTO

A obra de Jesus por nós é completa, mas ela nãoalcança o seu objetivo de salvação sem a obrado Espírito Santo em nós. Por isto, Jesus disseaos discípulos: "Convém-vos que eu vá, porque,se eu não for, o Consolador não virá para vósoutros; se, porém, eu for, eu vô-lo enviarei" (Jo16.7).

Page 10: Deus: o Espírito Santo

ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo aplica em nós a obra redentorade Cristo.Ele atua nos corações dos pecadores e os leva areceber Jesus como Salvador e Senhor. Atua,também, na vida daqueles que foram salvos,levando-os a crescer na graça e noconhecimento de Jesus Cristo.

Page 11: Deus: o Espírito Santo

ESPÍRITO SANTO NO A.T.

A atuação do Espírito Santo não se limita aoperíodo do Novo Testamento. Ele está presentee atuante na história da humanidade desde acriação. "No princípio criou Deus os céus e aterra. ( ...) e o Espírito de Deus pairava por sobreas águas" (Gn 1. 1,2).

Page 12: Deus: o Espírito Santo

ESPÍRITO SANTO NO A.T.

Porém, no Antigo Testamento o Espírito Santo eradado a pessoas especiais para tarefas especiais. Eleera dado, mas também podia ser retirado dessaspessoas. Ele atuava nas pessoas que Deus escolhiapara tarefas especiais, capacitando-as e equipando-as para a obra que deviam realizar. Ele estava sobreMoisés e Josué, quando eles guiavam o povo deIsrael para a teria prometida.

Page 13: Deus: o Espírito Santo

ESPÍRITO SANTO NO A.T.

Foi ele quem deu habilidade a Bezalel para fazer as obrasde arte para o tabernáculo (Êx 35.31). Foi ele quemcapacitou os setenta anciãos para ajudarem a Moisés (Nm11.16-25). Foi ele quem revestiu os juízes de poder eautoridade para libertar e julgar o povo de Israel (Jz 3.10;6.34; 11.29; 13.25; 14.6,19; 15.14). Quando Saul e Daviforam ungidos reis, o Espírito Santo veio sobre eles paraqualificá-los para a importante missão (1 Sm 10.6,10;16.13,14).

Page 14: Deus: o Espírito Santo

ESPÍRITO SANTO NO A.T.

O Espírito Santo falou através dos profetas(Ne 9.30). Inspirou os escritores da BíbliaSagrada (2 Tm 3.16; 2 Pe 1.21). Mas foi nodia de Pentecostes que ele veio para ficarpara sempre com o povo de Deus.

Page 15: Deus: o Espírito Santo

MINISTÉRIO DE JESUS

O Espírito Santo agiu e sempre agirá emfunção do pacto da redenção. Ele preparou ocaminho para a vinda do Salvador, estevecom ele em sua vida, morte e ressurreição.Ele está conosco como selo e "penhor danossa herança" (Ef 1.14).

Page 16: Deus: o Espírito Santo

MINISTÉRIO DE JESUS

O Espírito Santo exerceu um papel de grandeimportância na vida e no ministério de Jesus.Ele foi gerado no ventre da virgem Mariapelo Espírito Santo.

Page 17: Deus: o Espírito Santo

MINISTÉRIO DE JESUS

Jesus, como Segunda Pessoa da SantíssimaTrindade sempre existiu; mas como homem,ele passou a existir a partir do momento emque foi gerado pelo Espírito Santo.

Page 18: Deus: o Espírito Santo

MINISTÉRIO DE JESUS

João Batista veio como precursor de Jesus,para preparar-lhe o caminho. Ele foipreparado para isto, sendo cheio do EspíritoSanto desde o ventre materno (Lc 1.15).

Page 19: Deus: o Espírito Santo

MINISTÉRIO DE JESUS

Toda a vida terrena de Jesus foi vivida sob a ação doEspírito Santo. Quando ele foi batizado por JoãoBatista, o Espírito Santo desceu sobre ele em formade pomba (Mt 3.1317). "A seguir, foi Jesus levadopelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo"(Mt 4. 1). E, com a assistência do Espírito Santo, elevenceu o tentador.

Page 20: Deus: o Espírito Santo

MINISTÉRIO DE JESUS

. Quando expulsava demônios, Jesus o fazia pelopoder do Espírito (Mt 12.28). Seus milagres eramfeitos pela unção do Espírito (Le 4.18; At 10.38). Jesusse ofereceu como sacrifício por nós, soba assistênciado Espírito Santo (Hb 9.14). E, por fim, o Pai, porintermédio do Espírito Santo, "ressuscitou a CristoJesus dentre os mortos" (Rm 8.11).

Page 21: Deus: o Espírito Santo

NA VIDA DOS APÓSTOLOS

A atuação do Espírito Santo sobre osapóstolos, antes do dia de Pentecostes, ébem semelhante à atuação do Espírito noAntigo Testamento.

Page 22: Deus: o Espírito Santo

NA VIDA DOS APÓSTOLOS

Quando Jesus prometeu aos discípulos o Consolador,disse-lhes: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outroConsolador, a fim de que esteja para sempreconvosco, o Espírito da verdade, que o mundo nãopode receber, porque não no vê, nem o conhece; vóso conheceis, porque ele habita convosco e estará emvós" (Jo 14.16,17).

Page 23: Deus: o Espírito Santo

NA VIDA DOS APÓSTOLOS

Embora o Espírito Santo habitasse com osapóstolos, ele ainda não estava para semprecom eles. Como no Antigo Testamento, apresença do Espírito ainda não era umadádiva permanente.

Page 24: Deus: o Espírito Santo

NA VIDA DOS APÓSTOLOS

Embora o Espírito Santo já habitasse com osapóstolos, logo após a ressurreição Jesus"soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei oEspírito Santo" (Jo 20.22). Mas essa aindanão era a posse definitiva do Espírito

Page 25: Deus: o Espírito Santo

NA VIDA DOS APÓSTOLOS

Jesus havia acabado de comissioná-los parapregar o evangelho e exercer autoridadeespiritual. E, a seguir, deu-lhes o EspíritoSanto como equipamento para realizarem atarefa que haviam recebido.

Page 26: Deus: o Espírito Santo

NA VIDA DOS APÓSTOLOS

O Espírito Santo só habitaria permanentementenos apóstolos após a glorificação de Jesus (Jo7.39). Ele precisaria ir para o Pai para que oEspírito viesse. Ele disse aos discípulos:"Convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, oConsolador não virá para vós outros; se, porém,eu for, eu vo-lo enviarei" (Jo 16.7).

Page 27: Deus: o Espírito Santo

O PENTECOSTES

No dia de Pentecostes o Espírito Santo veiopara ficar para sempre com os servos deJesus Cristo, conforme ele havia prometido(Jo 14.16).

Page 28: Deus: o Espírito Santo

O PENTECOSTESO livro de Atos dos Apóstolos registra que "Ao cumprir-se odia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmolugar; de repente, veio do céu um som, como de um ventoimpetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.E apareceram, distribuídas entre eles, línguas como de fogo,e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram, cheiosdo Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas,segundo o Espírito lhes concedia que falassem" (At 2.1-4).

Page 29: Deus: o Espírito Santo

O PENTECOSTES

Como era um dia especial para os judeus, Jerusalémestava cheia de pessoas de diferentes países. Alguns eramjudeus nascidos fora da Palestina. Outros eram prosélitosdo judaísmo. Uma enorme multidão dirigiu-se para o localonde os apóstolos estavam. E o maravilhoso é que osapóstolos receberam o dom de falar línguas que nãoconheciam, e assim cada pessoa ouvia a pregação doevangelho em sua própria língua materna.

Page 30: Deus: o Espírito Santo

O PENTECOSTES

"Estavam, pois, atônitos e se admiravam,dizendo: Vede! Não são, porventura, galileustodos esses que aí estão falando? E como osouvimos falar, cada um em nossa próprialíngua materna... as grandezas de Deus?

(At 2.7,8,12).

Page 31: Deus: o Espírito Santo

O PENTECOSTES

As “línguas como de fogo" que pousaram sobre cada umdeles pode ter sido um meio que Deus usou para dissipara desconfiança que, possivelmente, existia no grupo.Judas Iscariotes tinha traído o Mestre; Pedro o negara; eTomé, a princípio, descreu da sua ressurreição. Por isto,podia haver um clima de desconfiança dentro do grupo.Sem um sinal visível de que cada um recebeu o EspíritoSanto, um poderia questionar se o outro também o tinharecebido.

Page 32: Deus: o Espírito Santo

O PENTECOSTES

Com aquela manifestação visível ficou patente que todosreceberam o Espírito. E as línguas que passaram a falareram símbolo da universalização do evangelho. Em Babel,Deus havia confundido a linguagem do povo; por causa darebeldia contra o Criador, cada um passou a falar umalíngua que o outro não entendia; e assim foram dispersospela terra (Gn 11.1-9). Mas agora estava sendo inauguradauma nova era de salvação, e todos podiam ouvir asgrandezas de Deus em sua própria língua.

Page 33: Deus: o Espírito Santo

CONCLUSÃO

O Espírito Santo veio para aplicar em nós a obraperfeita e completa que Cristo fez por nós. Ele"prepara o caminho para o evangelho, acompanha-ocom seu poder persuasivo e recomenda a suamensagem à razão e â consciência dos homens, demaneira que os que rejeitam a oferta misericordiosa,ficam não somente sem desculpa, mas tambémculpados de terem resistido ao Espírito Santo".

Page 34: Deus: o Espírito Santo

CONCLUSÃO

O Espírito Santo é Deus. Mas no processo da redenção, ele nãochama a atenção para a sua Pessoa, nem para a sua obra. Eleatua em função da obra feita por Jesus Cristo.

Por isto, J. I. Packer, um dos maiores teólogos do século 20, nosfaz a seguinte advertência: "Perguntamos: Você conhece oEspírito Santo? Não devíamos estar perguntando isso. Pelocontrário, deveríamos perguntar: Você conhece a Jesus Cristo?Você conhece o suficiente em relação a ele? Você o conhecebem? Estas são as interrogações que o próprio Espírito desejaque façamos

Page 35: Deus: o Espírito Santo

CONCLUSÃO

O seu ministério é um ministério de holofote em relação aJesus, uma questão de focalizara glória de Jesus diantedos nossos olhos espirituais e de estabelecera ligaçãoentre nós e ele. Ele não chama atenção para si próprio,nem se apresenta a nós como objeto de comunhão direta,como o fazem o Pai e o Filho; o seu papel e a sua alegria éaumentar a nossa comunhão com os dois, glorificando oFilho como objeto da nossa fé e, então, testemunhandoda nossa adoção através do Filho, na família do Pai".

Page 36: Deus: o Espírito Santo

Bibliografia Básica

SPROUL, R.C. Verdades Essenciais da Fé Cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2015.

NASCIMENTO, Adão Carlos e MATOS, Alderi de Sousa. O que todo presbiteriano inteligente precisa saber. Santa Bárbara do Oeste SP: SOCEP Editora, 2007.

NASCIMENTO, Adão Carlos. A razão de nossa Fé. São Paulo: Cultura Cristã, 2015.