2 - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · logo, um simulado, levando em consideração as condições da...

24

Upload: phungkhuong

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

2o SIMULADO OAB XVIII - 1a FASE

www.cers.com.br 2

A prova objetiva da próxima 1ª fase será no dia 29/11 e nós ofereceremos para você, vi-sando proporcionar ao candidato uma mensuração da evolução de desempenho, con-ceito e abordagem lançado originariamente por nós para o Exame de Ordem, 3 simula-dos para que as deficiências e a EVOLUÇÃO do desempenho seja feita de agora até o dia da prova.

O objetivo declarado aqui é ajudar o candidato a ter a certeza de que irá bem na 1ª fase, e, com isso, dar-lhe mais segurança na hora da verdade: quem se sente seguro conse-gue dominar melhor o emocional.

A segurança, evidentemente, está relacionada à certeza de que o preparo até a prova foi o adequado, e o simulados, visto em conjunto, permitirão ao candidato ATACAR com precisão seus pontos deficientes, auxiliando-o em sua ESTRATÉGIA de estudos.

E QUAL É A FUNÇÃO DE UM SIMULADO?

A resposta é simples: reproduzir as condições de um evento qualquer, visando treinar os interessados sob determinadas condições. No nosso caso, queremos treinar para a prova objetiva da OAB.

Logo, um simulado, levando em consideração as condições da prova objetiva da OAB, tem de ser feito sob os seguintes parâmetros:

1 - ISOLAMENTO

O candidato fará a prova sozinho, logo, se iso-lar do contato é condição sine qua non de um simulado. Sem isolamento você NÃO faz um si-mulado para a prova da OAB.

E a lógica é muito simples: o simulado não serve só para o candidato avaliar conhecimentos, ser-ve também para treinar o emocional.

Sem medo de errar, o emocional no Exame é praticamente “50%” do necessário para se con-seguir a aprovação. É um verdadeiro clichê ou-vir histórias de insucessos ligadas ao nervosis-mo e à ansiedade. Se preparar emocionalmente é FUNDAMENTAL para o sucesso.

2 - CONCENTRAÇÃO

Ao ficar sozinho o candidato poderá testar sua concentração. Aqui temos um ponto inte-ressante. O ideal seria fazer o simulado em uma sala com demais candidatos, mas como no nosso caso isso não será possível, você terá de providenciar um espaço adequado. Como esse espaço não será igual ao de uma sala de prova, você poderá exercitar o foco e a concentração em um nível ACIMA das condições reais da prova. Perfeito para a ges-tão do emocional e do foco!

BEM-VINDO AO 2º SIMULADO DO PORTAL EXAME DE ORDEM PARA O XVIII EXAME!

2o SIMULADO OAB XVIII - 1a FASE

www.cers.com.br 3

3 - DISCIPLINA

Um simulado não é uma brincadeira e nem uma festa da interação. Não se permita dis-trações, não interaja com ninguém, não des-vie o seu foco. Um simulado é para ser levado a sério e isso é muito importante!

Qual a importância de fazer um simulado quando faltam apenas pouco menos de 2 meses para a prova?

Agora, acreditamos, é hora de fazer uma pri-meira averiguação do que foi apreendido nos estudos até agora. Notem a distância do dia de amanhã até o dia da prova. MUITO pode ser corrigido (se for o caso) na hipótese do candi-dato descobrir algum tipo de deficiência.

A HORA DE ERRAR É AGORA!

Claro! Você ainda não está 100% prontos para a prova, e eventual análise tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida em uma questão, a análise do desempenho deve levar esse fator em con-sideração: não se pode exigir aquilo que não se estudou.

E QUAIS OS PONTOS A SEREM OBSERVADOS EM TODOS OS SIMULADOS?

1 - Gestão do tempo durante a prova;

2 - Identificação de deficiências na aprendizagem;

3 - Gerenciamento do aspecto emocional.

Esses 3 elementos precisam ser reavaliados a cada simulado, e as observações para cada simulado precisam ser comparadas. Desta forma você pode notar a evolução nos estu-dos ou, perceber algum tipo de deficiência.

Registre os dados e posteriormente compare as notas.

Vamos ver cada tópico agora:

GESTÃO DO TEMPO DURANTE A PROVATempo é segurança! Talvez essa seja a premissa básica quando se fala no tempo de prova. O candidato tem de ter a convicção de que as 5 horas se-rão suficientes não só para responder todas as perguntas como também para preencher a folha de resposta.

Quem fará a prova pela primeira vez provavelmente não sabe, mas 5 ho-ras passam voando. Claro que a percepção é derivada de um estado de alerta, de tensão, afinal, o tempo corre de forma uniforme, mas a impressão é que durante a prova ele pas-sa mais rápido...muito mais rápido!

O simulado permite que o candidato estude o gerenciamento do seu tempo e sua capa-cidade em responder todas as perguntas. O estado psicológico será diferente, por certo, mas o aprendizado resultante da simulação ajuda no processo de realização da prova,

2o SIMULADO OAB XVIII - 1a FASE

www.cers.com.br 4

porquanto o processo em si não será totalmente estranho ao candidato.

IDENTIFICAÇÃO DE DEFICIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM

Esse, por certo, é o papel mais relevante ao se estudar por provas ante-riores, e, no presente momento, na submissão ao simulado. Certamen-te o candidato não responderá todas as perguntas. Essa percepção é útil para identificar em quais disciplinas estão as maiores limitações no conhecimento.

O erro também faz parte do processo de aprendizagem - com ele o candidato estabelece seu processo de cognição, sedimentando melhor o conhecimento a ser exigido na hora da verdade, pois o erro permite a compreensão de limitações no conhecimento e, por corolário lógico, a supressão de lacunas.

Faltam 2 meses para a prova. Identificar deficiências agora será algo muitíssimo útil, pois o tempo daqui até o dia da prova permite que vocês possam sanar quaisquer problemas com folga, muita folga mesmo!

GERENCIAMENTO DO ASPECTO EMOCIONAL

Eu não tenho dúvidas que o aspecto emocional do candidato é decisivo na sua aprovação. Já li uma infinidade de depoimentos de candidatos que sucumbem às próprias emoções durante a aplicação da prova.

Aliás, já foram centenas de depoimentos retratando a descrença em função de sucessivos fracassos, muitos deles estreitamente relaciona-

dos com o nervosismo.

Acredito na ideia de que a segurança ao se fazer uma prova deve ser resultado da certe-za de que se está bem preparado.

Simplesmente não existe fórmula mágica para se ficar calmo: O ser humano que está apto a enfrentar situações específicas com calma, onde outros ficariam nervosos, ou não tem nada a perder ou já está escolado pela experiência.

Quem faz o Exame de Ordem pela 1ª vez, ou já fez 2 ou 3 vezes, é pouco para ficar 100% calmo, e virtualmente todos têm muito em jogo nessa hora; afinal, aprovar é preciso!

Hoje, agora, neste momento, você certamente está bem longe da sensação de ansiedade que assola os examinandos na véspera da prova! Ótimo! Trabalhar o simulado, compre-ender as falhas e solucioná-las já a partir de agora vai certamente contribuir para deixá--lo mai seguro quando estiver há uma ou duas semanas da data da prova.

Se você pretende suprir deficiências identificadas após o simulado, recomendo forte-mente os cursos do Portal Exame de Ordem, relacionados ao longo deste simulado.

Nossos cursos foram projetados para quem deseja estudar com CONSISTÊNCIA para a prova objetiva.

Estudar com consistência implica, entre outras coisas, ter acesso a um curso completo, que trate de todos o conteúdo abordado na 1ª fase como também estruturados para abordarem com a devida profundidade cada tema abordado, ofertando ao aluno o co-nhecimento necessário para ser aprovado.

O Exame de Ordem acontece aqui, e a SUA preparação, TAMBÉM!

O gabarito será liberado ainda hoje!

BOM SIMULADO!

2o SIMULADO OAB XVIII - 1a FASE

www.cers.com.br 6

ESTATUTO E ÉTICAPAULO MACHADO

01. José Carlos Gondim, advogado devidamente inscrito na OAB/ES, tem uma causa no estado do Rio de Janeiro.

Durante uma audiência realizada na Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, praticou um infração disciplinar de natureza leve.

Acerca do processo disciplinar na OAB, marque a alternativa incorreta:

A) A decisão condenatória irrecorrível deve ser ime-diatamente comunicada ao Conselho Seccional onde o a representado tenha a inscrição principal, para constar dos respectivos assentamentos.

B) A jurisdição disciplinar não exclui a comum e, quan-do o fato constituir crime ou contravenção, deve ser comunicado às autoridades competentes.

C) O poder de punir disciplinarmente os inscritos na OAB compete ao Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração, salvo se a falta for cometida perante a Subseção, quando competirá a está julgar o advogado e aplicar a pu-nição cabível.

D) O prazo para a defesa prévia pode ser prorrogado por motivo relevante, a juízo do relator.

02. De acordo com a Lei nº 8.906/94, um dos re-quisitos para o advogado se candidatar a um car-go de conselheiro seccional é ter mais de 5 anos de profissão.

Em relação ao tema “Eleições e Mandatos”, confor-me o Estatuto da Advocacia e da OAB, bem como segundo o Regulamento Geral do EAOAB, marque a resposta correta:

A) Extingue-se o mandato automaticamente, antes do seu término quando o titular faltar, sem justo moti-vo, a cinco reuniões ordinárias consecutivas de cada órgão deliberativo do Conselho ou da diretoria da Subseção ou da Caixa de Assistência dos Advogados, podendo, entretanto, ser reconduzido no mesmo pe-ríodo de mandado.

B) Extinto qualquer mandato, nas hipóteses previstas na Lei nº 8.906/94, cabe ao Conselho Federal escolher o substituto, caso não haja suplente.

C) A eleição dos membros de todos os órgãos da OAB será realizada na segunda quinzena do mês de outu-bro do último ano do mandato, mediante cédula única e votação direta dos advogados regularmente inscritos.

D) O mandato em qualquer órgão da OAB é de 3 anos, iniciando-se em 1º de janeiro do ano seguinte ao da eleição, salvo no Conselho Federal.

03. O Estatuto da Advocacia e da OAB, no art. 45, diz que os órgãos da OAB são: Conselho Federal, Conselhos Seccionais, Caixa de Assistência dos Ad-vogados e as Subseções.

No que diz respeito aos órgãos da OAB, assinale a alternativa correta:

A) É da competência do Conselho Seccional deci-dir o pedido de inscrição no quadro de advogados e estagiários.

B) Em nenhuma hipótese pode o Conselho da Subseção receber pedido de inscrição nos quadros de advogados e estagiários, instruir e emitir parecer prévio, mesmo que para posterior decisão do Conselho Seccional.

C) Compete privativamente ao Conselho Fede-ral criar as Subseções e a Caixa de Assistência dos Advogados.

D) Compete privativamente ao Conselho Seccional fi-xar a tabela de honorários advocatícios, válida para todo o país.

04. Roberto da Costa, advogado inscrito há 6 anos na OAB/BA, foi contratado por uma empresa ban-cária para desempenhar a atividade de advogado do aludido banco.

A respeito do tema, o Estatuto da Advocacia traz algumas regras.

Marque a alternativa que se adéqua a essas regras:

A) O salário mínimo profissional do advogado será fi-xado pelo Conselho Seccional da OAB.

B) A relação de emprego, na qualidade de advogado, retira a isenção técnica e reduz a independência pro-fissional, visto que um dos requisitos caracterizadores do vinculo empregatício é a subordinação.

C) As horas trabalhadas que excederem a jornada normal de trabalho são remuneradas por um adicio-nal não superior a 100 % sobre o valor da hora nor-mal, mesmo havendo contrato escrito.

D) As horas trabalhadas no período das 20 horas de um dia até as 5 horas do dia seguinte são remunera-das como noturnas, acrescidas do adicional de 25 %.

05. Em relação aos direitos dos advogados assegu-rados pelo Estatuto da Advocacia e da OAB, bem como em relação ao entendimento do STF, mar-que a alternativa incorreta.

2o SIMULADO OAB XVIII - 1a FASE

www.cers.com.br 7

A) Constitui direito do advogado, exercer com liberda-de, a profissão em todo o território nacional, exigin-do-se, em alguns casos, a inscrição suplementar.

B) É direito do advogado ter vista de autos de proces-so findos, mesmo sem procuração pelo prazo de 10 (dez) dias, via de regra.

C) Constitui direito do advogado, ser publicamente desagravado, quando ofendido no exercício da pro-fissão ou em razão dela.

D) É direito do advogado sustentar oralmente as ra-zões de qualquer recurso ou processo, nas sessões de julgamento, após o voto do relator, em instância judi-cial ou administrativa pelo prazo de 15 minutos, salvo se prazo maior for concedido.

06. Em relação às infrações e sanções disciplina-res, assinale a opção correta.

A) Prescreve em dez anos a pretensão punitiva contra advogado pela prática de infração punível com exclu-são da advocacia.

B) O advogado que mantém sociedade de advoca-cia em violação às normas do Estatuto da Advocacia e da OAB pratica uma infração disciplinar punível com censura;

C) O estagiário não se submete às penalidades do estatuto do advogado, devendo a pena recair exclu-sivamente sobre o advogado responsável por seu treinamento.

D) A pena de censura pode ser convertida em adver-tência, que ficará registrada nos assentamentos fun-cionais do advogado.

07. Um dos temas regulamentados pelo Estatuto da Advocacia e da OAB é sobre os honorários ad-vocatícios. À luz da Lei Federal 8.906/94 (EAOAB), bem como à luz do Código de Ética e Disciplina é correto afirmar que:

A) A prestação de serviço profissional assegura aos inscritos na OAB o direito aos honorários convencio-nados e aos honorários fixados por arbitramento ju-dicial apenas.

B) Os honorários advocatícios devem necessariamen-te ser parcelados em três vezes, sendo 1/3 no início do serviço, outro terço até a decisão de primeira ins-tância e o restante no final.

C) Na falta de estipulação ou de acordo, os honorários são fixados por arbitramento judicial, em remunera-ção compatível com o trabalho e o valor econômico da questão, na tabela organizada pelo Conselho Sec-cional da OAB.

D) O Código de Ética e Disciplina permite que o advo-gado contrate honorários advocatícios através de no-tas promissórias.

08. Marcos Meira, advogado regularmente inscri-to na OAB/PR, descobriu que seu potencial cliente João omitira-lhe o fato de já ter constituído o ad-vogado Anderson para a mesma causa.

Na situação apresentada, supondo-se que não se trate de medida judicial urgente e inadiável nem haja motivo justo que desabone Anderson, Paulo deve:

A) recusar o mandato, de acordo com imposições éticas, haja vista a existência de outro advogado já constituído;

B) denunciar João ao Conselho Federal por litigância de má-fé;

C) notificar Anderson por intermédio da Comissão de Ética e Disciplina da OAB para que este se manifeste no prazo de quinze dias corridos e, caso Anderson não se manifeste, continuar defendendo os interesses de João em consonância com os preceitos éticos da advocacia;

D) denunciar Anderson ao Tribunal de Ética da OAB por omissão culposa, estando este sujeito a censura.

09. No tocante à sociedade de advogados, assinale a opção correta.

A) A sociedade de advogados pode se associar com advogados apenas para participação nos resultados, sem vínculo de emprego;

B) Com o falecimento do sócio que dava nome à so-ciedade de advogados, o conselho seccional deverá notificar de imediato os demais sócios para a altera-ção do ato constitutivo, independentemente de previ-são de permanência do nome do sócio falecido;

C) Os advogados associados não respondem pelos danos causados diretamente ao cliente, sendo essa responsabilidade exclusiva dos sócios do escritório;

D) Ainda que condenado judicialmente por dano cau-sado a cliente, o advogado não deverá sofrer qual-quer sanção disciplinar no âmbito da OAB.

10. Acerca das disposições relativas a mandato ju-dicial previstas no Código de Ética e Disciplina da OAB, julgue os itens subseqüentes.

I - A revogação do mandato judicial por vontade do cliente desobriga-o do pagamento das verbas ho-norárias contratadas, sendo, em razão disso, reti-rado do advogado o direito de receber eventuais honorários de sucumbência.

2o SIMULADO OAB XVIII - 1a FASE

www.cers.com.br 8

II - Tanto o mandato judicial quanto o extrajudicial devem ser outorgados coletivamente aos advoga-dos que integrem a sociedade de que façam parte e exercidos no interesse do cliente, respeitada a liberdade de defesa.

III - Os mandatos judicial e extrajudicial não se ex-tinguem pelo decurso de tempo, desde que per-maneça a confiança recíproca entre o outorgante e o seu patrono no interesse da causa.

Assinale a opção correta.

A) Apenas o item I está certo;

B) Apenas o item III está certo;

C) Apenas os itens I e III estão certos;

D) Apenas os itens II e III estão certos.

FILOSOFIABERNARDO MONTALVÃO

11. Quais dos autores abaixo pertencem ao movi-mento que ficou conhecido como “Culturalismo Jurídico”?

A) Hans Kelsen, Herbert Hart, Austin;

B) Alf Ross, Karl Jaspers, Bobbio;

C) Miguel Reale; Emil Lask; Carlos Cossio;

D) Recaséns Siches; Ortega y Gasset, Jeremy Bentham.

12. Qual a classificação proposta por Herbert Hart acerca das normas jurídicas:

A) norma de conduta, norma de interpretação e nor-ma de organização;

B) norma de reconhecimento, norma de adjudicação e norma de modificação;

C) norma de 1 grau, norma de 2 grau e norma de 3 grau.

D) norma de conduta, norma de competência e nor-ma fundamental.

DIREITO CONSTITUCIONAL FLAVIA BAHIA

13. A súmula vinculante foi introduzida no orde-namento jurídico pela chamada reforma do Ju-diciário, Emenda Constitucional nº 45/2004. Tal instrumento busca a aplicação uniforme da juris-prudência do Supremo Tribunal Federal. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta:

A) Sua aprovação, revisão ou cancelamento poderá ser provocada por qualquer cidadão no pleno gozo dos direitos políticos.

B) A súmula vinculante deve ser aprovada por dois terços dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, mas seu efeito vinculante, que se opera em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à Administra-ção Pública, só se fará presente a partir de sua publi-cação na imprensa oficial.

C) A inobservância da súmula vinculante em sentença proferida por juiz singular pode ser corrigida median-te Reclamação Constitucional dirigida ao STF.

D) As súmulas vinculantes não podem ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade.

14. Sobre o controle de constitucionalidade brasi-leiro, é correto afirmar que:

A) Os partidos políticos, ainda que apresentem re-presentação no Congresso Nacional quando do ajui-zamento da ação direta de inconstitucionalidade, de-vem manter tal representação ao longo de toda a tramitação do feito, sob pena de extinção do proces-so sem apreciação do mérito.

B) Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão espe-cial poderão os tribunais declarar a inconstitucionali-dade de lei ou ato normativo do Poder Público.

C) É vedado ao Superior Tribunal de Justiça o exercício do controle difuso de constitucionalidade, na medida em que tal tribunal tem a função de garantir a inteire-za da legislação federal infraconstitucional.

D) A ADPF é admissível ainda que haja qualquer outro meio eficaz de sanar a lesividade.

15. De acordo com a Constituição Federal, no que se refere à organização e atribuições do Poder Executivo, assinale a alternativa correta.

A) Segundo a CRFB/88, ocorrendo a vacância dos car-gos de Presidente e Vice-Presidente da República nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será realizada trinta dias de-pois da última vacância, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

B) O Presidente e o Vice-Presidente da República poderão, sem licença do Congresso Nacional, au-sentar-se do país, sob pena de perda do cargo, por até 30 dias.

C) O Presidente da República tem competência para suspender a execução, no todo ou em parte, de lei de-clarada inconstitucional por decisão definitiva do STF.

2o SIMULADO OAB XVIII - 1a FASE

www.cers.com.br 9

D) Compete privativamente ao Presidente da Repúbli-ca nomear os Ministros de Estado, após aprovados os nomes pelo Senado Federal.

16. A respeito do processo legislativo previsto na Constituição Federal de 1988, é correto afirmar:

A) Quanto a Emenda à Constituição a proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Na-cional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respec-tivos membros.

B) A Constituição autoriza o presidente da Repúbli-ca, o STF, os tribunais superiores e o Procurador-Ge-ral da República a solicitar, ao Congresso Nacional, regime de urgência para apreciação de projetos de sua iniciativa.

C) A Medida Provisória pode veicular matéria relativa a Partidos Políticos.

D) A iniciativa popular pode ser exercida pela apre-sentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de sete décimos por cento dos eleito-res de cada um deles.

17. Sobre os “Remédios Constitucionais”, assinale a alternativa correta:

A) A impetração de mandado de segurança coletivo por entidade de classe em favor de seus associados depende da autorização prévia destes.

B) É hipótese de cabimento de Habeas Corpus, a exis-tência de ameaça de violência à liberdade de locomo-ção, praticada por abuso de poder.

C) Cabe ação popular para anular ato lesivo ao patri-mônio de entidade que o Estado participe, somente se não houver má-fé do autor.

D) Não cabe mandado de segurança contra os atos de gestão administrativa de um Secretário de Saúde de um Município.

18. O dispositivo da chamada “PEC da Bengala” (Emenda Constitucional no 88/2015), que prevê que os servidores públicos em geral, com exce-ção dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais Superiores e Tribunal de Contas da União, serão aposentados “compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de con-tribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar”, é classificado pela doutrina como norma constitucional de:

A) eficácia contida.

B) eficácia plena.

C) eficácia limitada.

D) conteúdo programático.

19. A suspensão do exercício das funções de Presi-dente da República dar-se-á nas infrações penais comuns:

A) se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supre-mo Tribunal Federal; nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.

B) apenas depois de julgamento pelo Supremo Tribu-nal Federal; nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.

C) apenas depois de julgamento pelo Supremo Tribu-nal Federal; nos crimes de responsabilidade, apenas após o julgamento do processo pelo Senado Federal.

D) e nos crimes de responsabilidade depois de recebi-da a denúncia ou queixa-crime pelo Senado Federal.

DIREITOS HUMANOSFLAVIA BAHIA

20. No que diz respeito à Convenção Americana sobre Direitos Humanos, também denominada Pacto de San José de Costa Rica, marque a alter-nativa incorreta:

A) Ao aderir à referida convenção, o Brasil reconheceu o direito automático de visitas e inspeções in loco da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, ob-servado o prévio aviso às autoridades governamen-tais brasileiras.

B) O universo de direitos civis e políticos previstos na CADH inclui o direito ao reconhecimento da persona-lidade jurídica, o direito de circulação e de residên-cia e o direito de participar da condução dos assuntos públicos, diretamente ou por meio de representantes livremente eleitos.

C) Na CADH é reconhecida a existência de deve-res da pessoa para com a família, a comunidade e a humanidade.

D) É assegurado a qualquer pessoa apresentar à Co-missão Interamericana de Direitos Humanos petições que contenham denúncias ou queixas de violação da CADH por um Estado-parte.

21. De acordo com as disposições da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as For-mas de Discriminação Racial, assinale a alternati-va correta:

2o SIMULADO OAB XVIII - 1a FASE

www.cers.com.br 11

A) A exclusão, distinção, restrição ou preferência em-basada na raça, cor, descendência ou origem étnica esgotam as modalidades de discriminação proibidas pela convenção em pauta.

B) A restrição ou a anulação de liberdades fundamen-tais é irrelevante para a caracterização da discrimina-ção racial.

C) Serão consideradas discriminação racial as medi-das especiais tomadas com o único objetivo de asse-gurar o progresso adequado de certos grupos raciais ou étnicos, ainda que tais medidas não conduzam, em consequência, à manutenção de direitos separados para diferentes grupos raciais.

D) Nos termos da Convenção a exclusão de direitos baseada unicamente na origem nacional também po-derá caracterizar discriminação racial.

22. Com relação à Declaração Universal de Direitos Humanos, assinale a alternativa incorreta:

A) Segundo o texto da Declaração, a proteção à privaci-dade compreende a privacidade do próprio interessa-do, da sua família, no seu lar ou na sua correspondência.

B) A Declaração assevera que toda pessoa tem o di-reito à liberdade de locomoção, sendo, tal direito, ga-rantido pela Constituição Federal brasileira por meio do habeas corpus.

C) Nada declara sobre o direito à propriedade, em razão da necessidade de acomodação das diferen-tes ideologias das potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial.

D) De acordo com a Declaração toda pessoa tem di-reito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário e habitação.

DIREITO INTERNACIONALBRUNO VIANA

23. Um avião privado, pertencente a uma empresa espanhola, se envolve em um incidente que resul-ta na queda de uma aeronave comercial brasilei-ra em território brasileiro, provocando dezenas de mortes. A família de uma das vítimas brasileiras inicia uma ação no Brasil contra a empresa espa-nhola, pedindo danos materiais e morais. A em-presa espanhola alega que a competência para julgar o caso é da justiça da Espanha.

Segundo o direito brasileiro, o juiz brasileiro:

A) tem competência concorrente porque o acidente ocorreu em território brasileiro.

B) não tem competência concorrente porque o réu é empresa estrangeira que não opera no Brasil.

C) não tem competência, absoluta ou relativa, e deverá remeter o caso, por carta rogatória, à justiça espanhola.

D) tem competência concorrente porque a vítima ti-nha nacionalidade brasileira.

24. Sr. Fuleco, cidadão brasileiro, falece em Lon-dres, Inglaterra, local onde residia e tinha domi-cílio. Em seu testamento, firmado em sua residên-cia poucos dias antes de sua morte, Sr. Fuleco, que não tinha herdeiros naturais, deixou um imóvel localizado na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, para a Senhora Benta, neta de sua enfer-meira, que vive no Brasil. Inconformada com a partilha, Senhora Bela, brasileira, sobrinha-neta do falecido, que há dois anos vivia de favor no re-ferido imóvel, questiona no Judiciário brasileiro a validade do testamento.

A) Senhora Bela tem razão em seu questionamento, pois a sucessão testamentária de imóvel localizado no Brasil rege-se, inclusive quanto à forma, pela lei do lo-cal onde a coisa se situa (lex rei sitae).

B) Senhora Bela tem razão em questionar a valida-de do testamento, pois a Lei de Introdução às Nor-mas do Direito Brasileiro veda a partilha de bens imóveis situados no Brasil por ato testamentário fir-mado no exterior.

C) Senhora Bela não tem razão em questionar a vali-dade do testamento, pois o ato testamentário se rege, quanto à forma, pela lei do local onde foi celebrado (locus regit actum).

D) O questionamento de Senhora Bela não será apre-ciado, pois a Justiça brasileira não possui competência para conhecer e julgar o mérito de ações que versem sobre atos testamentários realizados no exterior.

DIREITO TRIBUTÁRIOJOSIANE MINARDI

25. Em relação às medidas provisórias em matéria tributária, assinale a afirmativa correta.

A) Segundo a Constituição Federal de 1988 é veda-do o uso de medidas provisórias para instituir ou majorar impostos por violar o princípio da legalida-de tributária.

B) Medida provisória que implique instituição ou ma-joração de impostos, como regra, só produzirá efei-tos no exercício financeiro seguinte se houver sido convertida em lei até o último dia daquele em que foi editada.

2o SIMULADO OAB XVIII - 1a FASE

www.cers.com.br 12

C) É vedado o uso de medida provisória para instituir empréstimos compulsórios, imposto sobre grande fortuna e imposto de importação, por serem tributos reservados à lei complementar.

D) Medida provisória não poderá instituir ou majorar o imposto de importação, exportação, IPI e IOF por se-rem tributos extrafiscais.

26. Nos termos do Código Tributário Nacional, é modalidade de suspensão de exigibilidade do cré-dito tributário a:

A) transação.

B) prescrição.

C) moratória.

D) anistia.

27. A expiração do prazo legal para lançamento de um tributo, sem que a autoridade administrativa fiscal competente o tenha constituído, caracteriza hipótese de:

A) remissão.

B) prescrição.

C) decadência.

D) transação.

28. Em caso de crédito tributário resultante de ato praticado por gerente de pessoa jurídica de direito privado que infrinja determinado dispositivo legal:

A) a responsabilidade é da empresa, pois ela respon-de pelos atos praticados por seus dirigentes, gerentes ou representantes.

B) o gerente somente responde subsidiariamente à empresa.

C) o gerente e a empresa respondem solidariamente.

D) o gerente responde pessoalmente.

DIREITO ADMINISTRATIVOMATHEUS CARVALHO

29. Assinale a opção correta acerca dos bens públicos.

A) Consideram-se privados os bens pertencentes às pessoas jurídicas de direito público aos quais a lei te-nha dado estrutura de direito privado.

B) Considera-se bem público de uso comum o bem público imóvel onde funcione repartição pública.

C) Depende de prévia aprovação do Congresso Nacional a alienação ou cessão de terras públicas, de qualquer tamanho, incluindo-se as destinadas à reforma agrária.

D) Pode ser autorizada por meio de permissão de uso a utilização, a título precário, de bens públicos imóveis federais para a realização de eventos de curta dura-ção, de natureza recreativa, esportiva, cultural, religio-sa ou educacional.

30. Com base no regime jurídico dos servidores pú-blicos federais, assinale a opção correta.

A) Remoção caracteriza-se como o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âm-bito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo poder.

B) A anulação do ato de demissão de servidor público detentor de cargo efetivo ou em comissão implica a sua reintegração ao cargo.

C) O servidor público que tenha sido absolvido na esfera criminal, por falta de provas da existência de crime, deve ser, obrigatoriamente, absolvido da in-fração administrativa.

D) O servidor público detentor de cargo efetivo que seja demitido por lesão aos cofres públicos e dilapi-dação do patrimônio não pode mais retornar ao ser-viço público.

31. Conforme dispõe a lei geral de concessões, a encampação consiste

A) no retorno dos bens públicos aplicados na exe-cução do objeto do contrato de concessão ao poder concedente.

B) na declaração de extinção do contrato de conces-são em face da inexecução total ou parcial do contra-to, desde que respeitados o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa.

C) na retomada do serviço pelo poder concedente du-rante o prazo da concessão, por motivo de interes-se público, mediante lei autorizativa específica e após prévio pagamento da indenização.

D) no fim do contrato de concessão, por iniciativa do concessionário, quando houver descumprimento das condições do contrato pelo poder concedente.

32. Assinale a opção correta conforme a Lei de Im-probidade (Lei n.º 8.429/1992).

A) É cabível a indisponibilidade dos bens do indiciado quando o ato de improbidade causar lesão ao patri-mônio público ou ensejar enriquecimento ilícito.

2o SIMULADO OAB XVIII - 1a FASE

www.cers.com.br 13

B) Se houver fundados indícios de responsabilidade, será cabível o arresto dos bens do agente ou terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimônio público.

C) Proposta a ação de improbidade, é permitido o acordo, a transação ou a conciliação.

D) O sucessor daquele que causar lesão ao patri-mônio público ou enriquecer ilicitamente está su-jeito às cominações da lei além do limite do valor da herança.

33. Acerca da intervenção do Estado na proprieda-de privada, assinale a opção correta.

A) A limitação administrativa consiste na instituição de ônus real de uso pelo poder público sobre a pro-priedade privada.

B) A desapropriação, que consiste na transferência de propriedade de terceiro ao poder público, tem por objeto bens móveis ou imóveis, corpóreos ou incor-póreos, públicos ou privados.

C) A desapropriação por interesse social, para fins de reforma agrária, é de competência da União e dos es-tados, devendo ser realizada sobre imóvel rural que não esteja cumprindo a sua função social, mediante prévia indenização em títulos da dívida agrária.

D) Ocorre a desapropriação indireta quando a enti-dade da administração direta decreta a desapropria-ção, sendo o processo expropriatório desenvolvi-do por pessoa jurídica integrante da administração descentralizada.

34. No que concerne à responsabilização extra-contratual da administração pública, assinale a opção correta.

A) As concessionárias de serviço público, quan-do em exercício deste, respondem objetivamente à responsabilização civil pelos atos comissivos que praticarem.

B) Inexiste dever de indenizar quando o ato adminis-trativo é praticado em estrita observância ao princípio da legalidade.

C) A verdade sabida, em atenção ao princípio da efici-ência, é admitida no direito brasileiro para apuração de falta que, tendo sido cometida por servidor públi-co, cause dano a terceiro.

D) O homicídio cometido, fora da penitenciária, por presidiário que esteja em fuga não implica responsa-bilização do Estado, pois este não pode ser considera-do segurador universal.

DIREITO AMBIENTALFREDERICO AMADO

35. As autoridades nacionais devem procurar pro-mover a internalização dos custos ambientais e o uso de instrumentos econômicos, tendo em vis-ta a abordagem segundo a qual o poluidor deve, em princípio, arcar com o custo da poluição, com a devida atenção ao interesse público e sem pro-vocar distorções no comércio e nos investimentos internacionais.

Este enunciado decorre do Princípio:

A) USUÁRIO - PAGADOR

B) PROTETOR-RECEBEDOR

C) PRECAUÇÃO

D) POLUIDOR-PAGADOR

36. Sobre a responsabilidade civil por danos ao ambiente, marque a alternativa FALSA:

A) É objetiva

B) É propter rem

C) É solidária

D) estão sujeita à prescrição em 30 anos.

DIREITO CIVILLUCIANO FIGUEIREDO

37. No que tange às pessoas, assinale a alternati-va correta:

A) A morte fica ou presumida, no Brasil, apenas po-derá ser declarada na hipótese de desaparecido em campanha ou feito prisioneiro que não for encontra-do até dois anos após o término da guerra.

B) O casamento é uma das hipóteses de emancipação legal. Caso, porém, após o casamento haja divórcio, tendo em vista o término do enlace conjugal, o divor-ciado retornará à condição de incapaz, acaso ainda persista com menos de 18 (dezoito) anos de idade.

C) Nas pegadas do Código Civil Brasileiro não é possí-vel que haja a desconsideração da personalidade jurí-dica da pessoa jurídica de ofício, pelo juiz.

D) A exclusão do associado, segundo o direito nacio-nal, pode ser realizada sem necessidade de defesa ou recurso. Isto, porque, em sendo uma questão privada não demanda-se a prerrogativa de defesa do excluído.

38. Caio vive em união estável com Maria há dez anos. Durante a dita união, Caio recebeu uma he-

2o SIMULADO OAB XVIII - 1a FASE

www.cers.com.br 14

rança de seu pai no valor de R$ 200.000,00 (duzen-tos mil reais). Com este montante, Caio adquiriu um imóvel. Hoje, Maria lhe procura no seu escritó-rio afirmando que deseja dissolver sua união está-vel com Caio. Sobre o tema é correto afirmar que:

A) Tendo em vista a ausência de eleição do regime de bens, regulará a união estável o regime da comu-nhão universal. Logo, a herança recebida por Caio co-munica à Maria, bem como o apartamento sub-roga-do. Maria, portanto, terá direito à metade do imóvel quando do desenlace afetivo.

B) Tendo em vista a ausência de eleição do regime de bens, regulará a união estável o regime da separação convencional de bens. Logo, a herança recebida por Caio não comunica à Maria, bem como o apartamen-to sub-rogado. Assim, Maria não terá direito à metade do imóvel quando do desenlace afetivo.

C) Tendo em vista a ausência de eleição do regime de bens, regulará a união estável o regime da comu-nhão parcial de bens. Logo, a herança recebida por Caio não comunica à Maria, bem como o apartamen-to sub-rogado. Assim, Maria não terá direito à metade do imóvel quando do desenlace afetivo.

D) Tendo em vista a ausência de eleição do regime de bens, regulará a união estável o regime da comunhão parcial de bens. Logo, a herança recebida por Caio comunica à Maria, bem como o apartamento sub-ro-gado. Assim, Maria terá direito à metade do imóvel quando do desenlace afetivo.

39. Sobre o direito sucessório, assinale a alterna-tiva correta:

A) Segundo o Código Civil, os irmãos são herdeiros le-gítimos necessários.

B) Tendo em vista o exercício da autonomia privada, é plenamente possível no Brasil a cessão de herança, a qual dar-se-á por instrumento público ou particular e demandará a concordância dos demais herdeiros.

C) Por razões de ordem ética são ilegitimados a suce-der o concubino e o filho fruto do concubinato.

D) O Código Civil de 2002 premiou o cônjuge como herdeiro legítimo necessário. Assim, o cônjuge so-brevivente herdará, independentemente do regime de bens, quando não houver nem descendentes e nem ascendentes.

DIREITO CIVILROBERTO FIGUEIREDO

40. Rita, por 11 anos, sem interrupção nem oposi-ção de quem quer que seja, possui, como seu, imó-

vel no qual estabeleceu a sua moradia habitual. Considerando que Rita não possui qualquer títu-lo referente à titularidade proprietária do imóvel, assinale a afirmativa correta.

A) Estando Rita de comprovada boa-fé, e somente nes-se caso, poderá adquirir a propriedade do bem imóvel por meio de ação de usucapião, na qual requeira ao juiz declaração por sentença, que servirá como título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis.

B) Independentemente de comprovada boa-fé, Rita poderá adquirir a propriedade do bem imóvel por meio de ação de usucapião, na qual requeira ao juiz declaração por sentença, que servirá como título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis

C) Independentemente de agir com boa-fé, Rita não poderá adquirir a propriedade do bem imóvel por não ter atingido ainda o tempo mínimo da prescrição aquisitiva, qual seja, quinze anos.

D) Estando Rita de comprovada boa-fé, e somente nesse caso, poderá adquirir o direito de superfície do bem imóvel por ter atingido o tempo mínimo para a titularidade, qual seja, cinco anos.

41. Em relação à propriedade, pode-se afirmar que:

A) são formas de aquisição da propriedade sobre bens imóveis a ocupação, especificação, confusão, co-missão, adjunção, usucapião e tradição.

a legitimação da posse e a conversão desta em pro-priedade pressupõem

necessariamente sentença judicial.

C) a usucapião familiar é assegurada àquele que exer-ça posse ininterrupta por dois anos sobre imóvel ur-bano com área não superior a 250 m² , cuja proprie-dade dividia com excônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia e de sua família.

D) são modos peculiares de aquisição da propriedade sobre bens móveis o registro do título, a sucessão, a usucapião e a acessão.

DIREITO CIVILCRISTIANO SOBRAL

42. Em nosso direito civil, a teoria da imprevisão:

A) não tem previsão normativa em nenhuma situação, tratando-se apenas de criação doutrinária, aceita pela jurisprudência em situações de onerosidade excessi-va ao devedor e de imprevisibilidade de fatos extraor-dinários posteriores à celebração do contrato.

2o SIMULADO OAB XVIII - 1a FASE

www.cers.com.br 16

B) é prevista, normativamente, podendo o devedor pleitear a resolução do contrato e observado que os efeitos da sentença que a decretar serão produzidos a partir de sua prolação.

C) não tem previsão normativa, a não ser nas relações de consumo, bastando a onerosidade excessiva ao consumidor para sua caracterização.

D) tem previsão normativa e, no Código Civil, é preciso que a prestação de uma das partes se torne excessi-vamente onerosa, com extrema vantagem para a ou-tra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, ocasião em que o devedor poderá plei-tear a resolução do contrato.

43. Nas obrigações alternativas:

A) não poderá haver pluralidade de optantes, caben-do a escolha a apenas uma pessoa.

B) a escolha cabe ao devedor, se outra coisa não se estipulou, não podendo, porém, obrigar o credor a re-ceber parte em uma prestação e parte em outra.

C) a escolha cabe ao credor, salvo acordo em sentido contrário, e ele pode exigir do devedor que lhe pague parte em uma prestação e parte em outra.

D) se uma das duas prestações não puder ser objeto de obrigação ou se tornar inexequível, a outra tam-bém será extinta.

ECACRISTIANE DUPRET

44. Caio, com 12 anos de idade, começou a apre-sentar mau comportamento na escola, envol-vendo-se em diversas confusões, as quais redun-daram em inúmeras reclamações aos pais. Na semana passada, Caio foi suspenso das aulas por-que furtou a carteira da professora. Sendo infor-mados do ocorrido, seus pais, Paulo e Catarina, aplicaram-lhe uma surra severa, ocasionando a fratura de seu braço esquerdo. Alertados pelos gritos, os vizinhos chamaram o Conselho Tutelar, que lá compareceu e constatou o castigo físico cruel aplicado ao menor pelos pais. Considerando as medidas legais previstas no Estatuto da Crian-ça e do Adolescente, o conselheiro deve tomar a seguinte providência:

A) encaminhamento do agressor a programa oficial ou comunitário de proteção à família e advertência;

B) encaminhamento do agressor a cursos ou pro-gramas de orientação e aplicação de multa, se hou-ver reincidência;

C) perda imediata do poder familiar, se a agressão for grave, e encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;

D) advertência e obrigação de encaminhar a criança imediatamente a abrigo oficial, proibindo provisoria-mente a visitação pelos pais;

45. Flávio, adolescente com 15 anos de idade, foi flagrado cometendo ato infracional análogo ao crime de roubo. Considerando as medidas previs-tas no Estatuto da Criança e do Adolescente, quan-do verificada a prática de ato infracional por ado-lescente, poderá ser aplicada a seguinte medida:

A) apreensão do menor, observado que o regime de semiliberdade não pode ser estabelecido desde o iní-cio, sendo, porém, possibilitada a realização de ativi-dades externas;

B) liberdade assistida pelo prazo mínimo de seis me-ses, podendo a qualquer tempo ser prorrogada, revo-gada ou substituída por outra medida;

C) internação do menor pelo prazo máximo de 05 (cin-co) anos, considerando a gravidade do ato infracional praticado;

D) prestação de serviço remunerado, de modo a le-vantar recursos suficientes para o ressarcimento do dano, como forma de compensação do prejuízo cau-sado à vitima;

DIREITO DO CONSUMIDORCRISTIANO SOBRAL

46. Considere a publicidade feita por sociedade prestadora de serviço. A mensagem publicitária assinala, ao final: “não se comporte como pobre, como um gari ou outro perdedor, contrate nossos serviços”. Assinale a proposição correta:

A) Trata-se de publicidade enganosa e, em tese, con-figura tipo penal, que admite a modalidade dolosa ou culposa.

B) A hipótese é de publicidade abusiva, mas a Lei nº 8.078/90 não prevê sanção penal, e sim apenas cível.

C) Cuida-se de publicidade abusiva e, em tese, apta a acarretar sanção cível, criminal e administrativa.

D) A publicidade citada é, dependendo do ângulo, en-ganosa ou abusiva, e encerra infração cuja pena é so-mente de multa, sem prejuízo de eventual repercus-são civil.

47. As opções abaixo deturpam e contrariam enun-ciados de súmulas do Superior Tribunal de Justiça,

2o SIMULADO OAB XVIII - 1a FASE

www.cers.com.br 17

salvo uma delas, que expressa orientação juris-prudencial dominante. Assinale a opção correta:

A) Em regra, a simples devolução indevida de cheque não caracteriza o dano moral.

B) Em regra, ainda quando preexistente legítima ins-crição, a anotação irregular em cadastro de proteção ao crédito gera indenização por dano moral, além do direito ao seu cancelamento.

C) Submete-se ao prazo decadencial de noventa dias o direito de obter prestação de contas e escla-recimentos sobre cobrança de taxas, tarifas e en-cargos bancários.

D) Ainda que a fraude seja de boa qualidade e difí-cil de ser percebida, as instituições financeiras res-pondem, em regra, por danos gerados em virtude de abertura de conta falsa, em nome do inocente lesado, que teve seus documentos furtados.

DIREITO EMPRESARIALFRANCISCO PENANTE

48. Assinale a alternativa incorreta.

A) Na sociedade limitada, em que o capital social ain-da não estiver integralizado, a designação de admi-nistrador não sócio depende da aprovação pela una-nimidade dos sócios.

B) Exceto se houver expressa autorização no contra-to social, na sociedade limitada, um sócio não pode ceder quotas a outro quotista sem o consentimento dos demais.

C) Na sociedade limitada, a responsabilidade dos só-cios é restrita ao valor das suas quotas, salvo quanto à obrigação de integralização do capital, que é solidária.

D) Na sociedade simples, a contribuição do sócio pode consistir apenas em serviços.

49. Sobre alienação dos estabelecimentos empre-sariais, é correto afirmar:

A) a alienação implica a responsabilidade do adquiren-te pelos débitos anteriores à transferência, desde que regularmente contabilizados, sem prejuízo da obriga-ção solidária do devedor primitivo na forma da lei.

B) exige que o alienante ceda, separada e individual-mente, ao adquirente cada um dos contratos estipu-lados para a exploração do estabelecimento.

C) permite que o alienante se restabeleça de imediato se assim desejar, continuando a exploração da mes-ma atividade, caso não haja expressa vedação contra-tual no contrato de trespasse.

D) o contrato de alienação de estabelecimento produ-zirá efeitos imediatos entre as partes e perante tercei-ros, salvo se alienante e adquirente exercerem o mes-mo ramo de atividades, quando a operação ficará na dependência da aprovação da autoridade de defesa da concorrência.

50. Nos termos da Lei no 12.529/11, não constitui por si só infração da ordem econômica os atos dos competidores que tenham por objeto ou possam produzir o seguinte efeito:

A) limitar a livre iniciativa.

B) dominar mercado relevante de bens ou serviços.

C) exercício de forma abusiva de posição dominante.

D) falsear ou de qualquer forma prejudicar a livre concorrência.

51. No período de seis meses, a contar do deferi-mento da recuperação judicial:

A) é permitido retirar do estabelecimento do devedor bens móveis sobre os quais o credor tenha proprie-dade fiduciária, mesmo que sejam eles essenciais à atividade empresarial do recuperando.

B) não tramitam as ações propostas contra a recupe-randa que demandem quantias ilíquidas.

C) o juízo da recuperação judicial é competente para decidir sobre a constrição de todos os bens da recu-peranda, mesmo que não abrangidos pelo plano de recuperação da empresa.

D) não são suspensas as execuções fiscais em face da recuperanda.

52. Analise os itens abaixo e responda em seguida:

I- Como o aval e a fiança são garantias acessórias, o vício que atinge a obrigação principal se trans-mite à obrigação do garante.

II- Segundo o Código Civil, na sociedade em co-mum, todos os sócios assumem responsabilidade sem limite pelas obrigações sociais, sendo direta a responsabilidade do sócio que contratou pela so-ciedade e subsidiária a dos demais sócios.

III- Exaurido o patrimônio da sociedade limitada, cujo capital social não foi totalmente integraliza-do, pode o credor executar qualquer dos sócios quotistas, mesmo aquele que já integralizou a sua quota social.

IV- A duplicata mercantil é título de crédito causal, enquanto o cheque e a nota promissória são títu-los de crédito abstratos.

2o SIMULADO OAB XVIII - 1a FASE

www.cers.com.br 18

A) São corretos os itens I e II.

B) São corretos os itens I e III.

C) São corretos os itens I, II e IV.

D) São corretos os itens II, III e IV.

PROCESSO CIVILANDRÉ MOTA

53. Acerca do rito comum sumário, é correto afirmar:

A) no rito comum sumário, as partes necessitam com-parecer pessoalmente à audiência de conciliação, sendo vedada a representação por preposto com po-deres para transigir.

B) podem observar o rito comum sumário as causas cujo valor corresponda a cem vezes o valor do salário mínimo, as quais versem acerca de acidentes de veí-culos de via terrestre;

C) é cabível a Reconvenção, desde que a mesma seja conexa com a ação principal;

D) no rito comum sumário, não é admissível a ação declaratória incidental, bem como qualquer espécie de intervenção de terceiro;

54. Acerca da temática “incompetência do juízo” assinale a afirmativa correta:

A) A incompetência relativa sempre pode ser conheci-da de ofício pelo juiz.

B) A incompetência absoluta gera a nulidade de todos os atos praticados no processo até seu reconhecimento.

C) A incompetência absoluta é alegada como prelimi-nar da contestação e a relativa mediante o instrumen-to de exceção.

D) A incompetência relativa pode ser alegada a qual-quer tempo.

55. O reexame necessário, previsto no art. 475 do CPC, constitui condição de eficácia das sentenças proferidas contra a fazenda pública. Acerca desse instituto, é correto afirmar que:

A) aplica-se o duplo grau de jurisdição obrigatório nas sentenças que condenem ao pagamento de quantia superior a 60 salários mínimos.

B) é condição de admissibilidade do reexame neces-sário a interposição de apelação pela Fazenda.

C) aplica-se o duplo grau obrigatório se a sentença estiver fundada em jurisprudência do plenário do Su-premo Tribunal Federal.

D) aplica-se o duplo grau obrigatório à sentença que julga procedente, no todo ou em parte, embargos à execução de dívida ativa da Fazenda Pública, quando o débito for inferior a 60 salários mínimos.

PROCESSO CIVILSABRINA DOURADO

56. Daniel possui uma pequena mercearia e costu-ma aceitar cheques de seus clientes, como forma de pagamento. Ocorre que, no último mês, três dos cheques apresentados no prazo foram devol-vidos por insuficiência de fundos. Daniel não obte-ve êxito na cobrança amigável, não lhe restando, portanto, outra alternativa senão recorrer ao Po-der Judiciário.

Com base nessa situação hipotética, assinale a afirmativa correta.

A) Daniel pode cumular várias execuções, sendo o mesmo devedor, ainda que fundadas em títulos dife-rentes e diversa a forma do processo, desde que o ju-ízo seja competente para todas.

B) É vedado ao juiz examinar de ofício os requisitos que autorizam a cumulação de execuções.

C) Daniel pode cumular várias execuções, fundadas em títulos diferentes, ainda que diversos os devedo-res, desde que para todas elas seja competente o juí-zo e idêntica a forma do processo.

D) Daniel pode cumular várias execuções, sendo o mesmo devedor, ainda que fundadas em títulos diver-sos, desde que seja competente o juízo e haja identi-dade na forma do processo.

57. O arresto e o sequestro constituem procedi-mentos cautelares específicos. Portanto, consti-tuem medidas concedidas mediante cognição su-mária, nas quais o juiz, para a sua concessão, deve verificar a existência de fumus boni iuris e pericu-lum in mora.

No que tange a estas medidas cautelares, assinale a afirmativa incorreta.

A) O arresto busca garantir a efetividade da futu-ra execução de pagar quantia certa, consistindo na apreensão de bens indeterminados do patrimônio do devedor.

B) No sequestro, considerando que o objetivo é asse-gurar a entrega de coisa, sempre haverá certeza so-bre quem é o dono da coisa. Ou seja, no sequestro a coisa não é e nunca será litigiosa.

2o SIMULADO OAB XVIII - 1a FASE

www.cers.com.br 19

C) A futura execução garantida pelo sequestro não precisa ser desenvolvida, necessariamente, por meio de processo autônomo, sendo admitida que esta seja desenvolvida através de mera fase procedimental (cumprimento de sentença).

D) O sequestro tem por objetivo assegurar a eficácia de futura execução para a entrega de coisa, consis-tindo na busca e apreensão de determinado bem do patrimônio do requerido.

58. A ação de consignação em pagamento, proce-dimento especial de jurisdição contenciosa, é o meio pelo qual o devedor ou terceiro poderá re-querer a consignação da quantia ou da coisa devi-da com efeito de pagamento.

A respeito da resposta do réu na referida ação, as-sinale a afirmativa correta.

A) Por ser o réu o credor, ainda que não ofereça con-testação, não estará sujeito aos efeitos da revelia, caso em que haverá procedência do pedido e extin-ção da obrigação, devendo arcar com as custas e os honorários de sucumbência.

B) Alegado em contestação que o depósito não é in-tegral, o autor poderá completá-lo, salvo se o ina-dimplemento acarretou a rescisão contratual, mas o réu ficará impedido de levantar o valor ou coisa de-positada até que a sentença conclua acerca da par-cela controvertida.

C) Na contestação o réu poderá alegar que foi justa a recusa e que o depósito não é integral, e, na segunda hipótese, tal argumento somente será admissível se o réu indicar o montante que entende devido.

D) Caso o objeto da prestação seja coisa indetermi-nada e a escolha couber ao credor, será citado para exercer o direito no prazo legal e, em vez de contes-tar, receber e dar quitação, a obrigação será extinta, sem condenação em custas e honorários.

DIREITO PENALGEOVANE MORAES

59. Marcos desejava danificar o carro de Paulo, mas danificou, por serem semelhantes, o carro de Joana, que estava estacionado em frente e a casa de Marcos. Com base nestas informações, anali-sando a conduta dolosa de Marcos, assinale a al-ternativa correta:

A) Marcos respondera por Dano culposo, pois incor-reu no erro quanto o objeto, hipótese que o agente deverá responder pelo que realmente fez e não pelo que almejava fazer.

B) Marcos responderá por Dano consumado, inde-pendente de ter danificado o carro de Joana, por equívoco.

C) Marcos responderá por Dano culposo em relação ao carro de Joana em concurso formal com tentativa de Dano com relação ao carro de Paulo.

D) Marcos não poderá ser penalmente responsabili-zado.

60. Tomando por referência os institutos normati-vos referentes a prescrição, indique a alternativa incorreta.

A) o fato do agente ser menor de 21 anos à época do fato tido como delituoso reduz os prazos prescricio-nais pela metade.

B) O termo inicial de contagem da prescrição da pre-tensão punitiva em um crime sexual praticado contra criança o adolescente só será computado da data em que a vítima completar 18 anos, independentemente de quando o delito foi praticado.

C) A prescrição da pretensão punitiva é regulada pela pena máxima em abstrato do delito.

D) Um crime cuja pena máxima cominada em lei é de 15 anos, prescreverá, regra geral, em 20 anos.

61. São requisitos ao estabelecimento do livra-mento condicional, exceto:

A) ter o apenado cumprido mais de um terço da pena se não for reincidente em crime doloso e tiver bons antecedentes;

B) ter o apenado cumprido mais da metade se for reincidente em crime doloso;

C) tenha o apenado reparado, salvo efetiva impossibi-lidade de fazê-lo, o dano causado pela infração;

D) tenha cumprido mais de dois terços da pena, nos casos de condenação por crime hediondo, prática da tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, e terrorismo, ainda que o apenado seja reincidente específico em crimes dessa natureza.

62. A retratação, causa de extinção da punibilida-de, é aceita nos crimes abaixo, exceto:

A) calúnia

B) difamação

C) crime de falso testemunho

D) Desacato.

2o SIMULADO OAB XVIII - 1a FASE

www.cers.com.br 21

63. João, logo após a subtração de bem alheio mó-vel, empregou de violência e grave ameaça contra a vítima, com o intuito de assegurar a impunidade do crime e a detenção da coisa para ele próprio. Nesse sentido, pode-se dizer que:

A) Ocorreu roubo simples.

B) Ocorreu roubo circunstanciado.

C) Ocorreu roubo impróprio.

D) Ocorreu furto qualificado.

64. Pedro, diretor de uma famosa empresa da ci-dade, sempre convidou Marta, sua secretária, para jantarem juntos e se conhecerem melhor em seu apartamento. Com a reiteração de convi-tes, Marta começou a se sentir constrangida com a situação a ponto de não mais ter a liberdade de se movimentar pela empresa para não chamar a atenção do mesmo pois Pedro chegou a ameaçar demiti-la se não praticasse conjunção carnal com ele. Com relação a conduta de Pedro, assinale a al-ternativa correta:

A) configura crime de assédio sexual.

B) é atípica.

C) configura crime de estupro.

D) configura crime de constrangimento ilegal.

PROCESSO PENALANA CRISTINA MENDONÇA

65. A respeito das prisões cautelares, pode-se afirmar:

A) Poderá o Juiz substituir a prisão preventiva pela do-miciliar quando o agente for maior de 60 anos ou ex-tremamente debilitado por motivo de doença grave.

B) O preso em flagrante será informado de seus di-reitos constitucionais e, caso não informe o nome de seu advogado, será comunicado, imediatamente, o Promotor de Justiça da Comarca.

C) A prisão preventiva poderá ser decretada como ga-rantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da exis-tência do crime e indício suficiente de autoria. Poderá, também, ser decretada em caso de descumprimento de qualquer das obrigações impostas por força de ou-tras medidas cautelares.

D) A prisão de qualquer pessoa e o local onde se en-contre serão comunicados ao Juiz competente, ao Mi-nistério Público em até 24 horas da data da prisão.

66. Nos processos da competência do júri, o Juiz, encerrada a primeira fase, poderá desclassificar o crime para outro da competência do Juiz singu-lar, pronunciar o réu, absolvê-lo desde já ou im-pronunciá-lo. Da decisão que impronunciar o réu caberá o seguinte recurso:

A) recurso em sentido estrito no prazo de 05 dias.

B) apelação no prazo de 15 dias.

C) recurso em sentido estrito no prazo de 02 dias.

D) apelação no prazo de 05 dias

67. A busca domiciliar pode ocorrer durante o dia ou durante a noite. Sobre o tema, marque a res-posta correta.

A) poderá ocorrer durante a noite desde que haja or-dem judicial.

B) caso a busca domiciliar seja realizada durante a noite será necessária a autorização do morador.

C) pode ser realizada para fins de citação do acusado.

D) se ocorrer durante o dia, se o morador demonstrar resistência, não será permitido o uso de força contra coisas existentes no local.

68. A sentença de transação penal, nos termos do artigo 76, parágrafo 5o , da Lei no 9.099/95, tem as seguintes características:

A) tem natureza homologatória e não faz coisa julga-da material.

B) tem natureza condenatória e gera eficácia de coisa julgada apenas material.

C) possui natureza condenatória e gera eficácia de coisa julgada formal e material.

D) possui natureza absolutória e não faz coisa julgada formal e material.

69. Após a devida instrução processual e a apre-sentação de memoriais, José foi condenado a 5 anos e 4 meses por crime de roubo cometido com arma de fogo. A sentença é publicada no dia 17 de julho, uma sexta-feira, da qual o advogado cons-tituído toma ciência na própria audiência. O réu, que não estava presente na audiência, é intimado no dia 21 de julho, terça feira, e o mandado junta-do aos autos no dia 23, do mesmo mês. A defesa interpõe recurso de apelação no dia 28 de julho. Neste caso, o juiz

2o SIMULADO OAB XVIII - 1a FASE

www.cers.com.br 22

A) não deverá receber o recurso, por ser intempesti-vo, tendo o prazo para o advogado terminado no dia 24 de julho, sexta feira.

B) deverá receber o recurso por ser tempestivo, já que o prazo tem sua contagem iniciada com a juntada do mandado.

C) não deverá receber o recurso, por ser intempesti-vo, tendo o prazo terminado no dia 22 de julho, quar-ta feira.

D) deverá receber o recurso, por ser tempestivo, uma vez que o advogado poderá se utilizar do prazo recur-sal atribuido ao réu.

DIREITO DO TRABALHORAFAEL TONASSI

70. O contrato entre a empresa de trabalho tem-porário e a empresa tomadora ou cliente, com re-lação a um mesmo empregado, em regra, NÃO po-derá exceder de:

A) sessenta dias.

B) trinta dias.

C) três meses.

D) seis meses.

71. Pedro cometeu delito tipificado pelo Código Pe-nal brasileiro e sofreu condenação em primeira ins-tância. Seu advogado apresentou recurso cabível tempestivamente, porém, ainda não houve julga-mento. Diante desta situação, Pedro que continua trabalhando e seu contrato individual de trabalho:

A) não sofrerá qualquer alteração.

B) poderá ser rescindido por justa causa obreira.

C) será suspenso.

D) será interrompido.

72. Lúcia, empregada da empresa X, recebeu hoje a notícia de que seu irmão faleceu. Mara, também empregada da empresa X, irá se casar com o seu colega de trabalho, Mário, na próxima terça-feira. Nestes casos, Lúcia e Mara, respectivamente, po-derão deixar de comparecer ao serviço sem preju-ízo do salário, até:

A) três e cinco dias consecutivos.

B) dois e três dias consecutivos.

C) dois dias consecutivos.

D) três dias consecutivos.

73. Letícia labora para a empresa X e está sofren-do assédio sexual por chantagem de seu superior hierárquico, Marcos, tendo em vista que o mesmo solicita a prestação de atividade sexual sob pena de Letícia perder o emprego. A empresa descobriu a conduta de Marcos e pretende dispensá-lo pela prática da falta grave caracterizada e especifica-mente por:

A) indisciplina.

B) desídia.

C) incontinência de conduta.

D) insubordinação.

74. João, empregado da empresa J, registrou no sindicato competente a sua candidatura para diri-gente sindical. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o sindicato deverá comuni-car a empresa J deste registro no prazo de:

A) dez dias.

B) 48 horas.

C) cinco dias.

D) 24 horas.

75. Marta é empregada da empresa W, trabalhan-do como ajudante na elaboração de cestas de café da manhã. Solange é considerada empregada em regime de tempo parcial. Neste caso, a duração da sua jornada de trabalho:

A) poderá ser livremente pactuada entre as partes, desde que não ultrapasse vinte e oito horas sema-nais, sendo vedada a prestação de horas extras.

B) não poderá exceder a vinte horas semanais, sendo vedada a prestação de horas extras.

C) deverá ser obrigatoriamente de vinte e quatro ho-ras semanais.

D) não poderá exceder a vinte e cinco horas semanais, sendo vedada a prestação de horas extras.

PROCESSO DO TRABALHOARYANNA MANFREDINI

76. Em relação aos recursos no procedimento su-maríssimo, é correto afirmar:

A) Somente será admitido recurso de revista por vio-lação de lei e por afronta à Constituição Federal.

B) O recurso ordinário terá acórdão consistente uni-camente na certidão de julgamento, com indicação

2o SIMULADO OAB XVIII - 1a FASE

www.cers.com.br 23

suficiente do processo e parte dispositiva, e das ra-zões de decidir do voto prevalente.

C) Em caso de confirmação da sentença, o recurso or-dinário terá acórdão consistente unicamente na cer-tidão de julgamento, com indicação dos motivos que levaram o Tribunal a manter a decisão de origem.

D) O recurso ordinário terá parecer escrito do Ministé-rio Público presente à sessão de julgamento, que será entregue ao Relator para inclusão no voto.

77. Se um empregado é contratado em determina-do lugar para prestar serviço em outra localidade, a eventual reclamação trabalhista:

A) deve ser ajuizada apenas no lugar da prestação dos serviços.

B) poderá ser ajuizada no local da contratação ou da prestação dos serviços.

C) deve ser ajuizada no lugar da contratação, somente.

D) poderá ser ajuizada no local da prestação do servi-ço ou do domicílio do autor.

78. Murilo, que presta serviços a uma companhia aérea no Japão, é autor de um processo em face da Viação Brasil S/A, sua ex-empregadora. Na data da audiência, Murilo estará, comprovadamente, tra-balhando no Japão.

Considerando que Murilo tem interesse no desfe-cho rápido de seu processo, deverá:

A) requerer o adiamento para data próxima.

B) dar procuração com poderes específicos ao seu ad-vogado para que este o represente.

C) fazer-se representar por outro empregado da mes-ma profissão ou pelo seu sindicato.

D) deixar arquivar a demanda e ajuizar uma nova.

79. No processo trabalhista, a compensação ou retenção:

A) só poderá ser arguida como matéria de defesa.

B) poderá ser arguida em qualquer fase do processo, mesmo na execução definitiva da sentença.

C) poderá ser arguida em qualquer momento, até que a sentença seja proferida pelo juiz de 1ª instância.

D) poderá ser arguida em qualquer momento, até que a sentença tenha transitado em julgado.

80. No Processo do Trabalho, em relação ao ônus da prova, assinale a alternativa correta.

A) É do empregador quanto à alegação de inexistên-cia de vínculo de emprego, se admitida a prestação de serviços com outra qualidade.

B) É sempre do empregador nas reclamações versan-do sobre horas extras.

C) É sempre da parte que fizer a alegação, não impor-tando o comportamento da parte contrária a respeito.

D) É sempre do empregador nas reclamações versan-do sobre equiparação salarial.