2 ciclos biogeoquimicos novos

14
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS São os caminhos mais ou menos circulares percorridos pelos elementos químicos passando pelos organismos e voltando ao ambiente e daí novamente voltando ao organismos. A geoquímica é uma ciência que estuda a composição química das rochas e solo, além dos ciclos geoquímicos (troca de elementos entre os diferentes ambientes geológicos). A biogeoquímica é o estudo das trocas de materiais entre os componentes viventes e os não viventes da biosfera.

Upload: guest5b12783

Post on 10-Jul-2015

7.391 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2 ciclos biogeoquimicos novos

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

São os caminhos mais ou menos circulares percorridos pelos elementos químicos passando pelos organismos e voltando ao ambiente e daí novamente voltando ao organismos.A geoquímica é uma ciência que estuda a composição química das rochas e solo, além dos ciclos geoquímicos (troca de elementos entre os diferentes ambientes geológicos).A biogeoquímica é o estudo das trocas de materiais entre os componentes viventes e os não viventes da biosfera.

Page 2: 2 ciclos biogeoquimicos novos

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

Existe um grande pool não biológico, de movimentação lenta, e um pool menor, porém mais ativo que está cambiando rapidamente com os organismos.

• Os elementos essenciais na natureza são são nunca, ou quase nunca, distribuídos homogeneamente, nem presentes sob a mesma forma química através de um ecossistema. Ao contrário, os elementos estão em compartimentos ou pools, com várias taxas de câmbio entre eles.

Page 3: 2 ciclos biogeoquimicos novos

Ciclo do enxofre em ambientes aquáticos

O sulfato (SO4) na água, constitui a principal forma disponível que é reduzida pelas plantas autotróficas e incorporadas nas proteínas, sendo o enxofre um constituinte essencial de certos aminoácidos. Quando os cadáveres das plantas e animais são decompostos pelos microrganismos heterotróficos, desprende-se gás sulfídrico (H2S). Parte deste H2S é reconvertido em sulfato por bactérias sulfurosas especializadas (quimiossintetizantes – obtém energia a partir da oxidação química de compostos inorgânicos em vez de obtê-la a partir da luz como fazem os organismos fotossintetizantes).

Page 4: 2 ciclos biogeoquimicos novos

Ciclo do enxofre em ambientes aquáticos

Os sedimentos constituem o principal local onde as decomposições se processam, daí a tendência de se instalarem processos anaeróbicos, com o resultado que muito do H2S acaba não sendo oxidado mas passa não sendo oxidado mas passa para o pool de reservatório.

O ciclo do enxofre ilustra o ciclo biogeoquímico do tipo sedimentar.

Page 5: 2 ciclos biogeoquimicos novos

Os organismos em especial os microrganismos

Exercem papel fundamental em todos os ciclos biogeoquímicos

Os organismos são passivos no meio físico mas também são ativosEx: Agricultura

Page 6: 2 ciclos biogeoquimicos novos

CICLO DO NITROGÊNIOO Nitrogênio ilustra o ciclo de biogeoquímico do tipo gasoso.O ar é o grande reservatório e a válvula de segurança do sistema. O nitrogênio está continuamente entrando e saindo deste reservatório a partir do pool de circulação rápida associado aos organismos. Mecanismos biológicos e não biológicos são envolvidos na nitrificação e na fixação do nitrogênio, sendo esta a conversão do nitrogênio do ar, que não é disponível aos autótrofos, em nitratos, que são disponíveis.

Page 7: 2 ciclos biogeoquimicos novos

CICLO DO NITROGÊNIO

Tal como no ciclo do enxofre, microrganismos especializados exercem papel importante. Somente algumas bactérias e as algas azuis podem fixar nitrogênio.

As leguminosas fixam nitrogênio somente através de bactérias especializadas que vivem em suas raízes.

Page 8: 2 ciclos biogeoquimicos novos

Nitrogênio gasoso

Nitratos

Nitritos

Amônia

Aminoácidos

protoplasma

Passagens que necessitam de energia de outras fontes (luz solar ou matéria orgânica

CICLO DO NITROGÊNIO

Page 9: 2 ciclos biogeoquimicos novos

Ciclo Da Água

S O L

R a d i a ç ã o s o l a r

E v a p o r a ç ã od o s o c e a n o s

O C E A N O

Á g u a s a l i n as u b t e r r â n e a

I n f i l t r a ç ã o e p e r c o l a ç ã oI N T E R F A C E

R e c a r g a

P o ç o

A r m a z e n a g e me m l a g o s

N u v e n s

P r e c i p i t a ç ã o

U m i d a d ea t m o s f é r i c a

U s o h u m a n o

E s c o r r i m e n t os u p e r f i c i a l

E v a p o r a ç ã o e t r a n s p i r a ç ã o d as u p e r f í c i e d e c o r p o s d ’ á g u a ,

s o l o e v e g e t a ç ã o

Á g u as u b t e r r â n e a

T o t a l d a á g u a s u p e r f i c i a le s u b t e r r â n e a e s c o a d a

p a r a o s o c e a n o s

Escoamento superficial

Page 10: 2 ciclos biogeoquimicos novos

CICLO DO CARBONOO carbono encontra-se disponível, principalmente, no ar atmosférico, na forma de gás carbônico (CO2).

Os organismos produtores (vegetais) retiram o carbono do gás carbônico, através da fotossíntese. A matéria orgânica sintetizada pelos vegetais servirá de alimento para organismos consumidores, os quais devolverão o carbono ao meio, através do processo de respiração ou, quando mortos, forem decompostos.

Page 11: 2 ciclos biogeoquimicos novos

CICLO DO CARBONO

Os vegetais produzirão nos seguintes casos: através da respiração; quando mortos forem decompostos e através de sua queima.

Grandes depósitos de carvão e petróleo se originaram através de organismos decompositores. Quando são queimados liberam CO2 na atmosfera, causando o Efeito Estufa, responsável pelo aquecimento gradual do Planeta.

Page 12: 2 ciclos biogeoquimicos novos

CICLO DO CARBONO

Page 13: 2 ciclos biogeoquimicos novos

CICLO DO OXIGÊNIO

Assim como o ciclo do carbono, o do oxigênio está estreitamente relacionado a processos de fotossíntese e de respiração aeróbica. As quantidades de O e C na atmosfera estão em equilíbrio, uma vez que as reações da fotossíntese e respiração aeróbica ocorrem de forma oposta.O oxigênio do ar é quase que totalmente resultante da atividade fotossintética da vegetação terrestre e aquática.

Page 14: 2 ciclos biogeoquimicos novos

CICLO DO OXIGÊNIO

Os organismos consumidores utilizam oxigênio no processo de respiração, liberando gás carbônico, o qual é fixado pelos organismos produtores, durante a fotossíntese.