ciclos termosexanicos

7
CICLOS TERMOSEXANICOS

Upload: athen-rock

Post on 27-Oct-2015

510 views

Category:

Documents


19 download

TRANSCRIPT

Page 1: CICLOS TERMOSEXANICOS

CICLOS TERMOSEXANICOS

Page 2: CICLOS TERMOSEXANICOS

CICLO DE OTTO

O Ciclo de Otto é um ciclo termodinâmico, que idealiza o funcionamento de motores de combustão internade ignição por centelha. Foi definido por Beau de Rochas e implementado com sucesso pelo engenheiro alemão Nikolaus Otto em 1876, e posteriormente por Étienne Lenoir e Rudolf Diesel.

Motores baseados neste ciclo equipam a maioria dos automóveis de passeio atualmente. Para esta aplicação, é possível construir motores a quatro tempos mais eficientes e menos poluentes em comparação aos motores a dois tempos, apesar do maior número de partes móveis, maior complexidade, peso e volume, comparando motores de mesma potência

Page 3: CICLOS TERMOSEXANICOS

MODELOA IDEAL

O ciclo ideal se constitui dos seguintes processos:

Admissão isobárica 0-1. Compressão adiabática 1-

2. Combustão isocórica 2-3,

expansão adiabática 3-4. Abertura de válvula 4-5,

exaustão isobárica 5-0.

Page 4: CICLOS TERMOSEXANICOS

CICLOS DE REAIS

Os ciclos termodinâmicos associados às máquinas reais se diferem sensivelmente da idealização, já que os processos ocorrem apenas de forma aproximada à maneira descrita e que os motores estão sucetíveis a fenômenos não reversíveis como o atrito.

Page 5: CICLOS TERMOSEXANICOS

CICLO MOTOR DE DIESEL

Motor diesel Os motores Diesel caracterizam-se pela

ignição por compressão. O fluido de trabalho é comprimido sem ser misturado ao combustível e quando o combustível e injetado no fluido comprimido e quente esse se inflama. As máquinas que impulsionam veículos pesados como caminhões, trens e navios, usualmente são baseadas no ciclo ideal de Diesel, o que não se refere ao combustível utilizado e sim ao ciclo termodinâmico em que operam.

¡ Rudolf Diesel

Page 6: CICLOS TERMOSEXANICOS

CICLO BRAYTON

O ciclo Brayton é um ciclo termodinâmico no qual a adição de calor ocorre a pressão constante, utilizado no estudo das turbinas a gás.

Ele é um ciclo ideal, uma aproximação dos processos térmicos que ocorrem nas turbinas a gás, descrevendo variações de estado (pressão e temperatura) dos gases. O conceito é utilizado como base didática e para análise dos ciclos reais, que se desviam do modelo ideal, devido a limitações tecnológicas e fenômenos de irreversibilidade, como o atrito

Page 7: CICLOS TERMOSEXANICOS

Etapas do ciclo ideal No modelo de ciclo, o fluido de

trabalhopassa pelas seguintes etapas:

1 - 2 Compressão isentrópica(Adiabática e Reversível).

2 - 3 Transferência de calor isobárica da fonte quente (câmara de combustão).

3 - 4 Expansão isentrópica. 4 - 1 Transferência de calor

isobárica para a fonte fria (ambiente).