2 atendimentos simultâneos orientação e tratamento de ambos

1
2 Atendimentos simultâneos Orientação e tratamento de ambos Maior tempo gasto Falhas na transmissão de informações Maior possibilidade de erro nas condutas ATENDIMENTOS CONJUNTOS COM OUTRAS ESPECIALIDADES DA SAÚDE PARA A REAL FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Kubo M.S.; Moraes E.N.de S.; Macea D.D.; Takahagui F.M.; Yeh S.S.K.; Carra R.B.; Junqueira I.R. Exemplos de atendimentos Caso: Paciente do sexo feminino de 65 anos procura atendimento médico por dor em membro superior D há 2 anos. Diagnóstico: Dor osteomuscular por uso repetitivo. O EMA se utiliza do atendimento interdisciplinar conjunto no bairro da Penha em São Paulo . Introdução: Desde o início dos anos 90, muitos hospitais e centros especializados de saúde têm abordado a necessidade do trabalho interdisciplinar entre equipes de saúde, com o objetivo final a melhora da saúde do paciente. Apesar diversas tentativas já implementadas nenhum modelo foi definido como a melhor forma de concretizar um atendimento interdisciplinar entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, e outros. Acreditamos que o atendimento aos pacientes por meio de grupos multidisciplinares melhora o resultado. Objetivos:Relatar a experiência de trabalho interdisciplinar vivenciada por alunos e profissionais de medicina e fisioterapia em um projeto de caráter voluntário e social, analisando os resultados. Metodologia: O EMA foi criado por alunos em 1998 oferecendo atendimentos assistenciais médicos à comunidade do Bairro São Luiz, por meio da Fundação Julita. Há 6 anos, o projeto foi também implementado no Bairro da Penha, tendo apoio do Serviço de Assistência Social Penha (SASP). Em 2010, iniciaram-se os atendimentos da fisioterapia na comunidade com um modelo diferenciado dos centros de saúde atuais, onde os alunos de fisioterapia fazem parte dos mesmos grupos de atendimentos dos alunos da medicina, com discussão de todos os casos e atendimento dos pacientes em conjunto. Resultados: Atualmente, são 4 grupos em atendimento na Penha, com cerca de 15 alunos de medicina e 2 alunos da fisioterapia. Foram realizados cerca de 20 atendimentos e discussões em conjunto, com 8 reuniões semanais. A fisioterapia, juntamente com a medicina, já orientou cerca de 10 pacientes que Pacien te Médico Encaminhamento à Fisioterapia Fila de espera (4 a 12 meses) Atendimento Individual Atendimento Interdisciplinar Conjunto Pacient e Médico + Fisioterapeuta Ganho de tempo Melhor troca de informações Maior possibilidade de acertos nas condutas Aprendizado nos dois lados

Upload: lena

Post on 24-Jan-2016

32 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

ATENDIMENTOS CONJUNTOS COM OUTRAS ESPECIALIDADES DA SAÚDE PARA A REAL FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Kubo M.S.; Moraes E.N.de S.; Macea D.D.; Takahagui F.M.; Yeh S.S.K.; Carra R.B.; Junqueira I.R. Exemplos de atendimentos - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: 2 Atendimentos simultâneos Orientação e tratamento de ambos

2 Atendimentos simultâneosOrientação e tratamento de ambos

Maior tempo gastoFalhas na transmissão de informações

Maior possibilidade de erro nas condutas

ATENDIMENTOS CONJUNTOS COM OUTRAS ESPECIALIDADES DA SAÚDE PARA A REAL

FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Kubo M.S.; Moraes E.N.de S.; Macea D.D.; Takahagui F.M.; Yeh S.S.K.; Carra R.B.; Junqueira I.R.

Exemplos de atendimentos

Caso: Paciente do sexo feminino de 65 anos procura atendimento médico por dor em membro superior D há 2 anos.Diagnóstico: Dor osteomuscular por uso repetitivo.

O EMA se utiliza do atendimento interdisciplinar conjunto no bairro da Penha em São Paulo.

Introdução: Desde o início dos anos 90, muitos hospitais e centros especializados de saúde têm abordado a necessidade do trabalho interdisciplinar entre equipes de saúde, com o objetivo final a melhora da saúde do paciente. Apesar diversas tentativas já implementadas nenhum modelo foi definido como a melhor forma de concretizar um atendimento interdisciplinar entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, e outros. Acreditamos que o atendimento aos pacientes por meio de grupos multidisciplinares melhora o resultado.

Objetivos:Relatar a experiência de trabalho interdisciplinar vivenciada por alunos e profissionais de medicina e fisioterapia em um projeto de caráter voluntário e social, analisando os resultados.

Metodologia: O EMA foi criado por alunos em 1998 oferecendo atendimentos assistenciais médicos à comunidade do Bairro São Luiz, por meio da Fundação Julita. Há 6 anos, o projeto foi também implementado no Bairro da Penha, tendo apoio do Serviço de Assistência Social Penha (SASP). Em 2010, iniciaram-se os atendimentos da fisioterapia na comunidade com um modelo diferenciado dos centros de saúde atuais, onde os alunos de fisioterapia fazem parte dos mesmos grupos de atendimentos dos alunos da medicina, com discussão de todos os casos e atendimento dos pacientes em conjunto.

Resultados: Atualmente, são 4 grupos em atendimento na Penha, com cerca de 15 alunos de medicina e 2 alunos da fisioterapia. Foram realizados cerca de 20 atendimentos e discussões em conjunto, com 8 reuniões semanais. A fisioterapia, juntamente com a medicina, já orientou cerca de 10 pacientes que apresentavam queixas de dores osteomusculares ou de outros acometimentos neurológicos ou ginecológicos.

Paciente Médico

Encaminhamento à FisioterapiaFila de espera (4 a 12 meses)

Atendimento Individual Atendimento Interdisciplinar Conjunto

PacienteMédico + Fisioterapeuta

Ganho de tempoMelhor troca de informações

Maior possibilidade de acertos nas condutasAprendizado nos dois lados