2 7 influencia do ambiente

22
LEGO A Influência do Ambiente.

Upload: instituto-de-psicobiofisica-rama-schain

Post on 07-Jul-2015

30 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2 7 influencia do ambiente

LEGO

A Influência do Ambiente.

Page 2: 2 7 influencia do ambiente

O Fenômeno da IncorporaçãoInfluência do Ambiente

O LAR

LEGO

O lar é a grande escola da vida. É nele que se agrupam, com mais intimidade, as criaturasvinculadas carmicamente, para darem mais um passo evolutivo. Em razão disso vamosencontrar duas categorias de famílias. As harmonizadas e as sob constante incompreensão.

Nos lares onde predomina a incompreensão, a irresistível atração cármica aproxima pessoasde elevada imperfeição, quase sempre espíritos que em vidas passadas foram ferozesadversários, e que, para se suportarem, precisam de vastas doses de resignação e renúncia.

“A Família consangüínea éuma reunião de almas em

processo de evolução,reajuste, aperfeiçoamento

ou santificação.”Instrutor Áulus

Page 3: 2 7 influencia do ambiente

LEGO

O Fenômeno da IncorporaçãoInfluência do Ambiente

O LAR

De qualquer forma, a aproximação mais demorada entre os seres, tal como acontece naformação de uma família, significa deveres coletivos a serem atendidos.

Este é um resultado que só será obtido pelo uso da tolerância e da renúncia, com as quaiscada um dará cumprimento da sua parcela nas obrigações que a vida impõe.

Logo, dada a importância daescola do lar, é de se deduzir queo ambiente doméstico tenhasignificativa influência sobretodos os membros de umafamília.

E isso podemos resumir com a seguinte frase: Numa família, na qualidade de pai, mãe e filho(s),se reúnem espíritos que reencarnaram para um só objetivo: aprenderem, sob o mesmo teto,que a felicidade almejada subjetivamente, será fruto do esforço de todos.

E se da família em questãoalgum dos membros exercer aatividade voluntária de MÉDIUM,pode-se esperar que sobre ele asInfluências gerais serão maiores.

Page 4: 2 7 influencia do ambiente

LEGO

O Fenômeno da IncorporaçãoInfluência do Ambiente

O LAR

Lembrando o estudo sobre a sintonia será fácil entender porque o médium, dentro de seu lar,é o elemento mais sobrecarregado pelas vibrações energéticas do ambiente.

Razões:

5. Como são criaturas diferentes,portadoras de cargas energéticastambém diferenciadas, um sóresultado será comum aoambiente caso não se esforcempor se compreenderemmutuamente:DESENTENDIMENTOS, oudiferenças insuportáveis deopinião.

4. Cada indivíduo, por sua vez, transfereao ambiente coletivo do lar parte da

energia que o influencia;

3. Devido às origens, em torno de cada um dos membros de uma família forma-se umapsicosfera diferenciada, influenciando, especificamente aquele indivíduo;

2. Cada ser encarnado, reencarna mantendo-se ligado ao ambiente espiritual do qual proveio;

1. O médium é o canal de acesso entre as forças psíquicas e físicas;

Page 5: 2 7 influencia do ambiente

Esse quadro de instabilidade, de início pouco significativo, irá, todavia, com o passar do tempo,transformando-se em infidelidade conjugal, incompreensões, desavenças irreconciliáveis,violências, separação e até assassinatos. E o médium, o mais sensível de todos, sob essaexcessiva pressão de efeitos só negativos, sucumbirá. Se não for suficientemente resignadoficará entregue ao domínio das obsessões.

O Fenômeno da IncorporaçãoInfluência do Ambiente

O LAR

“Como reagir diante disso?” perguntarão. A família é um elo importante na escalada evolutiva,e deve ser preservada mesmo ao custo de muito esforço. Naturalmente que há exceções, ecada caso deve ser atendido conforme as possibilidades de entendimento das partesenvolvidas. De um modo geral, o que podemos dizer é que quando um dos cônjuges resvalapara a falta de responsabilidade, o outro, mesmo em que pese a renúncia, deve manter aserenidade, formando com isso um foco de luz a dissipar aquelas trevas que ameaçam oambiente. Esse foco de luz pode ser comparado ao jato de água sobre uma chama indesejável.Extingue-a.

Além disso, como prevenção, a educação social e moral dos filhos deve começar no primeirodia de vida dos mesmos, lembrando que o espírito aprende sob quaisquer circunstâncias. Porisso, a tenra idade dos filhos não serve de desculpa para retardar o início dessa orientação deexclusivo dever dos pais. Educar desde cedo é garantir harmonia para os dias futuros.Salomão, em seus provérbios, já dizia: “eduque enquanto criança e não precisarás puni-loquando adulto.”

Page 6: 2 7 influencia do ambiente

O Fenômeno da IncorporaçãoInfluência do Ambiente

O LAR

Enfim, a construção da paz de um lar é trabalho para todos os dias, a começar do instante emque os dois jovens trocam juras de amor nos primeiros momentos do namoro. Observando eesforçando-se para por em prática esses princípios, só assim o médium terá em casa oambiente que o ajude no desempenho de tão difícil tarefa. Sem esquecer de que a prece e ameditação serão seus fortes aliados, pois no refúgio de sua alma conversará, silenciosamente,com o cônjuge faltoso ou com o filho desgarrado. E como a água macia que por insistir empingar fura a rocha dura, também sua perseverança nesses intentos romperá aquela barreirapsíquica que infelicita todo o lar.

O médium, lembramos, é um trabalhadorda mente, e só com ela, a mente, na

maior parte das vezes deveexercer influência. As palavras,os gestos, as atitudes físicas,costumam realimentar afogueira da discórdia, e além doque só tocam na superfície doproblema. A mente, porém, nameditação, toca a raiz daquelemal, e corrige, desde ali, o fluxoda seiva, dando a ela o rumodos frutos bons.

LEGO

Page 7: 2 7 influencia do ambiente

“O intercâmbio de alma para alma, entre pais e filhos, cônjuges e irmãos, afeiçoados ecompanheiros, simpatias e desafeições, no templo familiar ou nas instituições de serviço emque nos agrupamos, é, em razão disso, a bem dizer, obrigatório e constante. Sem perceber,consumimos idéias e forças uns dos outros.”

“Os pensamentos daqueles que partilham o mesmo teto agem e reagemuns sobre os outros, de modo particular, através de incessantes correntesde assimilação.”

“A influência dos encarnados entre si é habitualmente muito maior que seimagina.”

“Muita vez, na existência carnal, os obsessores que nos espezinham estãoconosco, respirando, reencarnados, o mesmo ambiente.”

“Do mesmo modo há protetores que nos ajudam e elevam e que igualmente participam denossas experiências de cada dia.”

“É imprescindível compreender que, em toda a parte, acima de tudo, vivemos em espírito.”

Page 8: 2 7 influencia do ambiente

O Fenômeno da IncorporaçãoInfluência do Ambiente

O TRABALHO

LEGO

A exemplo do lar, também nos locais de trabalho se reúnem pessoas diferentes, durantemuitas horas por dia. Cada uma delas portando sua particular psicosfera. Mas, naturalmente,mutuamente se influenciando. E as magneticamente mais fortes exercendo pressão sobre asmais fracas.

No ambiente de trabalho, porém, surge uma outra situação agravante, além das apontadaspara o ambiente do lar. É que as pessoas ali estão reunidas pelo impositivo de um ganhofinanceiro, o que torna aquele local, quando freqüentado por ambiciosos, apropriado aodespertamento das mais acerbas manifestações de ganância, geradoras de profundasinimizades.

A Fábrica

CARLOS LUÍZ FLÁVIO

Page 9: 2 7 influencia do ambiente

LEGO

A Fábrica

São nesses ambientes que sobem à superfície das consciências pessoais suas tendências deganho fácil, inveja e egoísmo. O local de trabalho profissional, salvo raríssimas exceções, é umaarena, onde se digladiam almas infelicitadas pelos mesquinhos interesses.

O Fenômeno da IncorporaçãoInfluência do Ambiente

O TRABALHO

Um médium nesse ambiente sentirá sobre si pesadas cargas emocionais. Se for conhecedor dasformas como essas forças são criadas e se propagam, e se possuir suficiente tolerância,conseguirá manter, apesar de tudo, um bom nível de paz em torno de si. Granjeará amizade,senão em todos, pelo menos de uma boa parte dos companheiros de jornada. Irão respeitá-lo,pois ele sempre estará fora de todas as desavenças, quando estas acontecerem.

CARLOSLUÍZ

FLÁVIO

Page 10: 2 7 influencia do ambiente

LEGO

A Fábrica

O Fenômeno da IncorporaçãoInfluência do Ambiente

O TRABALHO

Por possuir suas faculdades psíquicas em fase adiantada de atividade, será, dentre todos,a antena mais sensível a registrar o maciço conjunto de ondas mentais que se formam emum ambiente de trabalho ocupado por várias pessoas.

FLÁVIOLUÍZCARLOS

Por tudo isso deve manter-se muito atento.

Page 11: 2 7 influencia do ambiente

Alguns recursos adicionais para manter a harmonia pessoal podem ser lembrados pelasseguintes atitudes: Toda vez que notar algum colega lhe dirigindo olhares desconfiados,bastará usar seu pensamento carregado de boas intenções com o fito de evitar desavenças;

LEGO

A Fábrica

O Fenômeno da IncorporaçãoInfluência do Ambiente

O TRABALHO

CARLOS LUÍZ FLÁVIO

Quando estiver em seu lar, todas as noites, mentalizar o local de trabalho, fazendo derramarsobre o mesmo energias harmonizantes para que o dia seguinte seja repleto de compreensões;Jamais maldizer a fonte de onde lhe vem o sustento, pois esse lamento tornará ainda maisimprofícuo aquele provento que é a economia de seu lar.

Page 12: 2 7 influencia do ambiente

LEGO

O Fenômeno da IncorporaçãoInfluência do Ambiente

O LAZER

A distração, ou diversão, exerce profunda influência sobre as pessoas. Estamos numa épocaonde se dá excessiva importância às coisas materiais e ao culto do corpo. Nunca, como dantes,se fala tanto em ginástica e modelação física. Se na Grécia antiga havia os torneios olímpicos,não esqueciam, todavia, dos cuidados com a mente. O objetivo era “mente sã em corpo são”.

Agora, entretanto, cuida-se apenas do exibir o corpo. A mente, ora, segue intoxicada pelaobsessão de embelezar o corpo, como se este fosse tudo e que jamais viria perecer.

Page 13: 2 7 influencia do ambiente

Em razão disso, as diversões se tornaram mais sofisticadas. E cada vez renovadas em novidades,pois em pouco tempo não mais satisfazem a exigência dos exibicionistas. Nota-se que há umainsaciabilidade, também nas diversões, e os exageros chegam a tal ponto que se tem aimpressão de que para todos a vida é apenas matéria. Não sei dizer se a sociedade vive dessemodo por esquecimento da origem ou se por desespero. Acredito que seja por desespero.

O Fenômeno da IncorporaçãoInfluência do Ambiente

O LAZER

Uma infrutífera tentativa de resistir ao irresistível fluxo evolutivo da vida. Daí, o espírito, aessência da própria individualidade, está relegado ao esquecimento.

Page 14: 2 7 influencia do ambiente

É neste particular, o esquecimento do espírito, que o médium se sente mais deslocado. Ele éa ponte que liga o mundo espiritual ao mundo físico, mas como o mundo físico não quer saberdo espiritual, a sensação que dele se apodera é a de um estrangeiro em terras distantes.

O Fenômeno da IncorporaçãoInfluência do Ambiente

O LAZER

Não se trata de fazer-se santificado. Não se pede tanto a ele. Afinal de contas, ao médium éabsolutamente permitido e necessário que participe de diversões.

Apesar dessa preferência seu lado humano continua exercendo alguma provocação, às vezesforte, dominadora, seduzido pelas aparências do mundo físico. Disso o médium não está isento.

Sente dentro de si o apelo de sua consciência convocando-o para ações nobres, e mesmo nosmomentos de lazer só sente atraído para diversões que elevam o conceito da alma.

Sua luta interior, portanto, não é pequena. Mesmo que demonstre calma e contentamento,essa exteriorização não será autêntica, se não aprender a dominar as tendências que ainda ofazem voltar os olhos à sedução da vida humana.

O que se alerta é quanto ao fato de que, em todo e qualquer lugar onde se encontre, é sempreo foco mais sensível de atrações psíquicas.

Page 15: 2 7 influencia do ambiente

Por esse motivo deve tomar os devidos cuidados na escolha das diversões. Por diversõesdeve-se entender ser tudo aquilo que se faz fora dos compromissos e obrigações de trabalho.

O Fenômeno da IncorporaçãoInfluência do Ambiente

O LAZER

Tudo isso sem precisar praticar os excessos, condenáveis, que distanciam o homem de seupróprio espírito.

o distrair-se entre amigos em festas sociais ajuda a aliviar

tensões. viagem faz sentir a alma mais leve;

umauma caminhada ajuda a descansar a mente;Logo, uma boa leitura é uma diversão;

Page 16: 2 7 influencia do ambiente

O Fenômeno da IncorporaçãoInfluência do Ambiente

O LAZER

A verdade é que enquanto a pessoa se sente desejosa ou doentiamente saudosa dasdiversões extravagantes que envolvem aglomerações em exibições corporais, ou uso debebidas e alucinógenos, é porque, como médium, ela ainda não se encontra em condiçõesde participar de grupos espiritualistas cujo caráter dos trabalhos seja o da fraternidade isentade interesses menos dignos.

Page 17: 2 7 influencia do ambiente

“(...) milhares de almas, despidas do envoltório denso, praticam ovampirismo junto dos encarnados invigilantes, simplesmente no intuito deprosseguirem coladas às sensações do campo físico das quais não se sentemcom suficiente coragem para se desvencilharem.”

“Dois guardas arrastavam, de restaurante barato, um homem maduroem deploráveis condições de embriaguez.”

“O mísero esperneava e proferia palavras rudes, protestando...”

“Achava-se o pobre amigo abraçado por uma entidade da sombra, qual se um polvo estranhoo absorvesse.”

“(...) reparamos que a bebedeira alcançava os dois, porquanto se justapunhamcompletamente um ao outro, exibindo as mesmas perturbações.”

Page 18: 2 7 influencia do ambiente

Em um restaurante barato...

“A casa de pasto regurgitava...”

“Muita alegria, muita gente.”

“As emanações do ambiente produziam em nós indefinível mal-estar.”

“Junto de fumantes e bebedores inveterados, criaturas desencarnadas detriste feição se demoravam expectantes.”

“Algumas sorviam as baforadas de fumo arremessadas ao ar, ainda aquecidas pelo calor dospulmões que as expulsavam, nisso encontrando alegria e alimento. Outras aspiravam o hálitode alcoólatras impenitentes.”

“– Muitos de nossos irmãos, que já se desvencilharam do vaso carnal, se apegam comtamanho desvario às sensações da experiência física, que se cosem àqueles nossos amigosterrestres temporariamente desequilibrados nos desagradáveis costumes por que se deixaminfluenciar.”

“– Mas por que mergulhar, dessa forma, em prazeres dessa espécie?”

“(...) o que a vida começou, a morte continua... Esses nossos companheiros situaram a mentenos apetites mais baixos do mundo, alimentando-se com um tipo de emoções que os localizana vizinhança da animalidade.”

ao entrar...

Page 19: 2 7 influencia do ambiente

“(...) como se transformarão?”

“– Chegará o dia em que a própria Natureza lhes esvaziará o cálice –(...) Há mil processos de reajuste, no Universo Infinito em que se cumpremos Desígnios do Senhor, chamem-se eles aflição, desencanto, cansaço,tédio, sofrimento, cárcere...”

“(...) tudo indica que esses Espíritos infortunados não se enfastiarão tãocedo da loucura em que se comprazem...”

“– Concordo plenamente – (...), todavia, quando não se fatiguem, a Lei poderá conduzi-los aprisão regeneradora.”

“– Como?”

“– Há dolorosas reencarnações que significam tremenda luta expiatória para as almasnecrosadas no vício. Temos, por exemplo, o mongolismo, a hidrocefalia, a paralisia, a cegueira,a epilepsia secundária, o idiotismo, o aleijão de nascença e muitos outros recursos,angustiosos embora, mas necessários, e que podem funcionar, em benefício da mentedesequilibrada, desde o berço, em plena fase infantil. Na maioria das vezes, semelhantesprocessos de cura prodigalizam bons resultados pelas provações obrigatórias que oferecem...”

Page 20: 2 7 influencia do ambiente

A Televisão

“O advento da televisão, não nos cabendo aqui adentrar-nos em mais amplas considerações,trouxe, para a intimidade doméstica, as altas cargas de informações, que nem semprepodem ser digeridas com facilidade.”

Página 235.

“Como é natural, agita-se durante o processo do sono, detendo-senas cogitações não superadas ou partindo em direção das sugestões queforam captadas, com sérios distúrbios para o equilíbrio, a paz pessoal.”

“Quando vai desligada, o telespectador nem sempre se libera da película,de cujo conteúdo emocional participou, ou das últimas notícias querecebeu...”

“Como a mesma se transformou em poderoso veículo de recreação, em muitos laresencontra-se colocada na alcova (quarto), propiciando que dali se assistam programasportadores de carregadas mensagens negativas, que despertam o interesse, prendendoa atenção.”

Page 21: 2 7 influencia do ambiente

“(...) Os prostíbulos, sob qualquer hipótese, são cisternas de fluidosintoxicantes, os quais aderem à tessitura delicada do Perispírito, criandocondições eletivas para atuar os obsessores e os vampiros egressos dassombras do astral inferior.

O médium que se entrega às aventuras sexuais menos dignas transfor-ma-se no traço de união entre o astral trevoso e o lar em que vive, car-reando para este as emanações nocivas e as perturbações, que sãofrutos do seu mau comportamento sexual.

Os miasmas, os bacilos e vírus psíquicos da degradação do sexo termi-nam por povoar-lhe o ambiente familiar, ali instalando-se a enfermidade,a angústia e a desarmonia que caracteriza as noitadas tristes e trágicasdos ambientes de prostituição.”

Prostíbulos (casa onde se pratica a prostituição)

Capítulo 27.Página 246.

Page 22: 2 7 influencia do ambiente

Veremos a seguir:A Reunião Mediúnica.

LEGO

Última Atualização:20 de Abril de 2010.

[email protected] – Pernambuco

Este trabalho foi desenvolvido a partir do site:http://vivenciasespiritualismo.net/index.htm

de Luiz Antonio Brasil