influencia das cores na propaganda

12
A influência das cores na propaganda Processo de Criação em Publicidade (2012.1) Universidade Federal Fluminense Fernanda de Alencar e Mariana

Upload: mariana-depoli

Post on 09-Dec-2014

4.933 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Análise das cores utilizadas pela marca Melissa na campanha Melissa Plastic Dreams (2008)

TRANSCRIPT

Page 1: Influencia das cores na propaganda

A influência das cores na propaganda

Processo de Criação em Publicidade (2012.1)Universidade Federal Fluminense

Fernanda de Alencar e Mariana Depoli

Page 2: Influencia das cores na propaganda

Análise da campanha:

Melissa Plastic

Dreams

Page 3: Influencia das cores na propaganda

“Harmonize as cores do anúncio com as cores do produto.”

“Pense na influência das cores ao escolher qual delas usar no anúncio. (...) Não esqueça a que público se destina.”

“Associe as cores à fotografia do anúncio”

“Não faça um carnaval. Sem contar a foto, três cores são o suficiente. Mas o uso dependerá de cada caso.”

Newton Cesar (Direção de Arte na Publicidade)

Page 4: Influencia das cores na propaganda

Marca: Melissa “Sempre igual, sempre diferente”Público: feminino, classes A e B, em sua maioria jovem (15 a 30 anos)

Marca de calçados femininos brasileira, fundada em 1979, a Melissa começou a buscar em 2008 um melhor e maior posicionamento no mercado internacional. Para isso além de parcerias com estilistas e designers, a Melissa passou a investir em publicidade a nível internacional veiculando peças em diversas publicações estrangeiras.

As campanhas da Melissa focam no público jovem e as peças se caracterizam pelas cores variadas com elementos simples, que ajudam a destacar o design dos calçados da marca. Reforçando sua principal missão que é a busca pelo que é original, fashion e divertido.

Page 5: Influencia das cores na propaganda

Campanha Melissa Plastic Dreams

Plastic Dreams é a primeira campanha internacional da Melissa e tem como objetivo não apenas apresentar os produtos da marca, mas transmitir um conceito que possa ser assimilado por consumidoras de diversas partes do mundo. Por isso o destaque para as cores, a leveza e o design dos produtos, associando a estes elementos da realidade de forma fantasiosa.

Agência: Casa Darwin (SP, Brasil)Diretor de Criação/Redator: Rodrigo LeãoDiretor de Arte/Ilustrador: Jarbas AgnelissProdução Audiovisual: AdStudioVeiculação: Maio de 2008 (Itália, Espanha, Reino Unido, EUA)

Page 6: Influencia das cores na propaganda

Dancing Dreams: Sonhos DançantesPreto (brilhante): Sofisticação , luxo, distinção.Branco: Pureza, dignidade, paz.Cinza: Neutralidade, sobriedade, frieza (utilizado por se harmonizar com o preto e o branco.

Page 7: Influencia das cores na propaganda

Flowery Dreams: Sonhos floridosRosa: Facilmente assimilada transmite feminilidade, ternura, intimidade, calma, delicadeza.Roxo (Lilás): Misticismo, sonho, fantasia, equilíbrio, magia.

Page 8: Influencia das cores na propaganda

Charmed Dreams: Sonhos encantados, sedutoresVermelho: Vida, fogo, mulher, conquista, força, energia, movimento, excitação, emoção, ação e paixão. O vermelho é bastante usado em propaganda por ser uma cor muito atrativa.Preto : Nobreza, sofisticação, seriedade.

Page 9: Influencia das cores na propaganda

Breathtaking dreams: sonhos de tirar o fôlego. A sapatilha no fundo do mar representa essa ideia de tirar o fôlego das pessoas.A peça em tons de azul que significa feminilidade, tranquilidade, fantasia, afeto, serenidade e transmite calma, paz. E aumenta a profundidade da imagem.

Page 10: Influencia das cores na propaganda

Peças da campanha em P&B

Há um grande poder de atração nos anúncios em P&B, devido ao contraste entre as duas cores que os torna ainda mais chamativos.

Page 11: Influencia das cores na propaganda

Mas um anúncio em 4 cores possui um poder de atração maior que o P&B, pois atua diretamente nos aspectos psicológicos do consumidor.

Page 12: Influencia das cores na propaganda

Fontes e Bibliografia

• Livro: Direção de Arte na Propaganda, Newton Cesár• Site: ChocoLa Design http://chocoladesign.com/ (Artigos : Cor e

Psicologia das Cores , Preferências cromáticas e suas relações)• Site: Ads of the world http://adsoftheworld.com/• Site: Casa Darwin http://www.casadarwin.com.br/• Site: Melissa http://www.melissa.com.br/pt• Site: Grendene http://www.grendene.com.br/